Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas...

18
Relações Públicas na Relações Públicas na gestão estratégica da gestão estratégica da comunicação comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges

Transcript of Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas...

Page 1: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Relações Públicas na gestão Relações Públicas na gestão estratégica da comunicaçãoestratégica da comunicação

Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre

Profª. Carolina Alves Borges

Page 2: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

RP devem desenvolver sua função estratégica Exercício dessa função – planejamento Profissional – se valer de ensinamentos teorias de

gerenciamento ou ADM

Aplicações claras: RP lidam c/ incerteza c/ tarefas de responsabilidade na tomada de decisões Implantação de planos de ação

Page 3: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Exercer a função estratégica = “ajudar as organizações a

se POSICIONAREM perante a sociedade, demonstrando

qual é a razão de ser do empreendimento, isto é, sua

MISSÃO, quais são seus VALORES, no que acreditam e o

que cultivam, bem como a definirem sua IDENTIDADE

PRÓPRIA e como querem ser VISTAS NO FUTURO”.

Page 4: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Função estratégica Abre canais de comunicação entre organização e os

públicos Cria confiança mútua Constrói credibilidade Valoriza dimensão social Enfatiza missão, propósitos e princípios

FORTALECE DIMENSÃO INSTITUCIONAL

Page 5: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Fritz Cropp e J. David Pincus (2001, p.197-198) Ratificam a visão

Evolução do campo de RP – função tática função estratégica

Século XXI – profissional = posicionador organizacional

Estrategistas de RP Assessoram dirigentes Identificam problemas e oportunidades – COM e

Imagem Avaliam comportamento dos públicos e a OP – afetam negócio e a vida da organização.

Page 6: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

RP – com base em PESQUISA e PLANEJAMENTO – encontrar estratégias comunicacionais, PREVER e ENFRENTAR reações dos públicos e da OP em relação à organização.

Lidam c/ comportamentos, atitudes e conflitos

Técnicas e instrumentos de comunicação – promover relacionamento afetivo

Administram percepções

Encontram saídas estratégicas institucionais positivas

Trabalham visibilidade interna e externa

Identidade corporativa organizacional

Page 7: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Desempenho da função – posicionamento da área na organização e formação e capacitação executivos.

Programas de Comunicação decorrente de planj. » agregar valor ao negócio » cumprir suas missão » atingir objetivos » e posicionar institucionalmente frente à sociedade e os públicos de relacionamento.

As organizações modernas – planejar; administrar e pensar estrategicamente sua comunicação.

Page 8: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Função de RP Auxiliar a alta direção fazer leitura de cenários das

ameaças e oportunidade Avaliar cultura organizacional Pensar estrategicamente ações comunicativas

Ações atingir: públicos estratégicos - transcendem âmbito local

Planejamento resultará INSTRUMENTOS materiais TANGÍVEIS = projetos, planos e programas de ações.

ADM a comunicação organização – em SINERGIA c/ modalidades de comunicação INTEGRADA (adm, interna, institucional e mercadológica

Page 9: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Planejamento estratégicoPlanejamento estratégico

Contextualização e definição

Page 10: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

• Dificuldade das empresas = conceituação da função do planejamento estratégico - sua real amplitude e abrangência.

• Drucker (1977), livro Introdução a Administração,antes mesmo de definir o que é planejamento estratégico - define o que não é planejamento estratégico. Segundo ele:– Planejamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um

amontoado de técnicas – quantificar não é planejar;– Não é previsão – ele se faz necessário por não se ter a

capacidade de prever;– Não opera com decisões futuras. Ele opera com o que há de

futuro nas decisões presentes;– Ele não é uma tentativa de eliminar o risco.

É fundamental que os riscos assumidos sejam

os riscos certos.

Page 11: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

• Há muitas conceituações......

– Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

– Drucker (1977) define Planejamento Estratégico como um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos.

Page 12: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

– “processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada” (Djalma Oliveira – 2007)

• Independente do autor = o planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas que por si só são insuficientes, mas quando é seguido de planejamentos táticos e operacionais, consiste em robusta ferramenta para implementar o pensamento estratégico da organização.

Qual a diferença entre o planejamento entre o Qual a diferença entre o planejamento entre o planejamento estratégico, tático e operacional?planejamento estratégico, tático e operacional?

Page 13: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

• PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO = relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo

• PLANEJAMENTO TÁTICO = relaciona-se aos objetivos de mais curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa.

• PLANEJAMENTO OPERACIONAL = pode ser considerado como partes homogêneas do planejamento tático, sendo a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidos. Tem foco nas atividades do dia-a-dia.

Page 14: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

• Outra forma de compreender as diferenças....– o planejamento estratégico é responsabilidade dos níveis

hierárquicos mais elevados da empresa / organização;– o planejamento tático é desenvolvido pelos níveis

intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis; e

– o planejamento operacional é elaborado pelos níveis mais baixos da organização.

Page 15: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

Gestão EstratégicaGestão Estratégica

Page 16: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

• Gestão Estratégica de Empresas (ou Strategic Enterprise Management - SEM) é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respectivas (como software, por exemplo) concebidas para ajudar empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.

• O autor Raul Grumbach representa o processo de Gestão Estratégica

Page 17: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.
Page 18: Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação Planejamento de Relações Públicas III - 7°semestre Profª. Carolina Alves Borges.

• Grande parte dos autores considera como pilares da Gestão Estratégica o planejamento estratégico, a prospectiva estratégica e a inteligência competitiva com todas as ferramentas que a elas são agregadas. É portanto, um universo de opções e ferramentas que se coloca a disposição dos empresários ou gestores públicos para contribuir com o sucesso de suas organizações.