RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN - sapili.org filede funcionamento do curso de Farmácia e...

38
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE CUIABÁ-UNIC MT ASSUNTO: Reconhecimento do curso de Farmácia e Bioquímica, ministrado pelas Faculdades Integradas de Cuiabá. RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN PARECER Nº 302/93 CÂMARA ou COMISSÃO CESU APROVADO EM: PROCESSO N º: 23001.000248/93-20 1-RELATÓRIO 0 Presidente da União das Escolas Superiores de Cuiaba-UNIC, encaminha a este Conselho pedido de reconhecimen to do curso de Farmácia e Bioquímica, ministrado pelas Facul dades Integradas de Cuiabá, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, DGE-39 . / 0 referido curso foi autorizado pelo Parecer nº 0004/89 de 23/01/89 e pelo Decreto nº 97.705 de 02/05/89, com 80(oitenta) vagas totais, anuais. " A UNIC teve aprovado seu Projeto de Universidade pela via da autorização, pelo Parecer nº 129/92-CFE, razão pela qual a Comissão de Acompanhamento, constituida pela Por taria nº 02, de 19 de fevereiro de 1991, e Portaria nº 48,de 30 de outubro de 1991, do Conselho Federal de Educação, está neste ato exercendo as funções de Comissão Verificadora "ad hoc" , conforme estabelece a Portaria nº 54/87-CFE Integrada pelos Professores Ignácio Ricken, da UDESC/SC, Cecília Eugênia Rocha Horta, da UFJF e Ronald Bra- ga, da UFMG, a Comissão procedeu a verificação das condições de funcionamento do curso de Farmácia e Bioquimica, no perio do de 28 a 29 de abril de 1993. Além do Relatório da Comissão Verificadora é anexado ao Processo, relatório específico ela borado pelo Professor João Carlos Grigoli, Farmacêutico Bio- químico pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Riberão Preto-USP-, Mestrado em Ciências dos Alimentos e Professor Universitário e Diretor do Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade do Oeste Paulista, desde 1987.

Transcript of RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN - sapili.org filede funcionamento do curso de Farmácia e...

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE CUIABÁ-UNIC

MT

ASSUNTO:

Reconhecimento do curso de Farmácia e Bioquímica, ministrado

pelas Faculdades Integradas de Cuiabá.

RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN

PARECER Nº 302/93 CÂMARA ou COMISSÃO CESU

APROVADO EM:

PROCESSO Nº: 23001.000248/93-20

1-RELATÓRIO

0 Presidente da União das Escolas Superiores de

Cuiaba-UNIC, encaminha a este Conselho pedido de reconhecimen

to do curso de Farmácia e Bioquímica, ministrado pelas Facul

dades Integradas de Cuiabá, na cidade de Cuiabá, Estado de

Mato Grosso, DGE-39 .

/ 0 referido curso foi autorizado pelo Parecer nº

0004/89 de 23/01/89 e pelo Decreto nº 97.705 de 02/05/89, com

80(oitenta) vagas totais, anuais. "

A UNIC teve aprovado seu Projeto de Universidade

pela via da autorização, pelo Parecer nº 129/92-CFE, razão

pela qual a Comissão de Acompanhamento, constituida pela Por

taria nº 02, de 19 de fevereiro de 1991, e Portaria nº 48,de

30 de outubro de 1991, do Conselho Federal de Educação, está

neste ato exercendo as funções de Comissão Verificadora "ad

hoc" , conforme estabelece a Portaria nº 54/87-CFE

Integrada pelos Professores Ignácio Ricken, da

UDESC/SC, Cecília Eugênia Rocha Horta, da UFJF e Ronald Bra-

ga, da UFMG, a Comissão procedeu a verificação das condições

de funcionamento do curso de Farmácia e Bioquimica, no perio

do de 28 a 29 de abril de 1993. Além do Relatório da Comissão

Verificadora é anexado ao Processo, relatório específico ela

borado pelo Professor João Carlos Grigoli, Farmacêutico Bio-

químico pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Riberão

Preto-USP-, Mestrado em Ciências dos Alimentos e Professor

Universitário e Diretor do Curso de Farmácia e Bioquímica da

Universidade do Oeste Paulista, desde 1987.

1_ DADOS SOBRE A MANTENEDORA

1.1. CONDIÇÕES JURÍDICAS E REGULARIDADE FISCAL E PARAFISCAL

A UNIC-União das Escolas Superiores de Cuiabá, com sede e foro na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, e cons-tituída sob forma de Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos tendo como objetivo manter e desenvolver o ensino em todos os graus, em sua área de abrangência. Seus atos constitutivos encontram-se registrados sob nº 2.968, em 28 de setembro de 1989,no Cartório de Registro Civil e Notas-Registro de Sociedade Civil, da Comarca de Cuiabá. 0 extrato de seus Estatutos foram publicados no Diário do Estado de Mato Grosso em 26/09/89. Está inscrita no CGC/ MF sob nº 033.005.265/0001-31 e registrada no Conselho Nacional do Serviço Social sob nº 23002.002717/90.

foram apresentados à Comissão Verificadora as Certidões Negativas de Débitos junto ao IAPAS, Negativas de Protes-tos, de Ações cíveis ou Criminais bem como da Justiça do Trabalho, tanto da entidade Mantenedora quanto de seus Diretores, sendo, por-tanto, plenamente regular sua situação jurídica, fiscal e parafis-cal.

2- DADOS SOBRE 0 CURSO

2.1. DO CURSO

0 curso de Farmácia e Bioquímica é ministrado em 5(cinco) anos letivos, em regime seriado anual, funciona em período integral, com 80(oitenta) vagas totais, anuais, em uma única turma, para as aulas teóricas, subdivididas em duas, três e ate quatro tur-mas para as aulas práticas de laboratório.

Foi autorizado pelo Parecer do CFE nº 0004/89 de 23/01/89 e pelo Decreto nº 97.705 de 02/05/89.

2.2. REGIMENTO

0 Regimento Geral Unificado da Instituição foi aprovado por este Conselho através do Parecer 129/92, de 20 de feve-reiro de 1992, constando a Departamentalização e a Estrutura Curricu lar do curso de Farmácia e Bioquimica.

2.3. COORDENAÇÃO DO CURSO

A coordenação do curso de Farmácia e Bioquímica e exercida pela Professora Ilza Martha de Souza, Farmacêutica-Bioqui_ mica com Pós-Graduação na área, Professora Universitária desde 1985, na Universidade do Oeste Paulista e Coordenadora do curso desde sua implantação.

2.4. ALUNADO

0 alunado é composto de 191 alunos assim matri-

culados: lº ano - 58 2º ano - 46 3º ano - 48 4º ano - 39

2.5. -ESTRUTURA CURRICULAR

0 Currículo Pleno do Curso de Farmácia e Bioquími-ca encontra-se estruturado de acordo com o disposto na Resolução nº 04 de 1 de julho de 1969, do CFE.

Comparando o Currículo Pleno do curso de Farmácia e Bioquímica e o Currículo mínimo do curso fixado pelo CFE, podemos concluir que a carga horária para integralização do curso de Farmácia da- UNIC é de 3.816 hs/a, com 1.566 hs/a além do mínimo exigido pelo CFE.

Para a formação do Farmacêutico-Bioquímico são oferecidas duas opções- Indústria de Alimentos e Saúde Publica. A mo_ dalidade Indústria de Alimentos integraliza-se em 4.970 hs/a e a Mo-dalidade Saúde PÚblica(Análises Clínicas) em 5.066 hs/a.

Alem das disciplinas fixadas pelo CFE no curricu-Io mínimo, a instituição enriqueceu-o com as Disciplinas de Lingua Portuguesa, Metodologia Científica, Química Farmacêutica, Processa-mento de Dados, Cosmetologia, Farmácia Homeopática e Microbiologia dos Alimentos, objetivando a melhor formação de recursos humanos que atendam as necessidades regionais sem perder de vista o contexto da sociedade como um todo.

0 Consultor Especialista em seu Relatório assim se manifesta:

"Observa-se também que o curso esta bem estrutu-rado, com a carga horária bem distribuída ao longo dos anos letivos.

Os conteúdos exprimem a unidade de cada discipli-na numa busca integradora possibilitando o aprendizado teorico-prati_ co comprometido com o alcance de seu conteúdo formativo sem perder de vista o teor humanístico, filosófico e crítico, necessário a formação do profissional apto a contribuir para a transformação da so-ciedade."

2.6. EMENTAS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Todas as Ementas fazem parte do corpo do processo acompanhadas do conteúdo programático e bibliografia básica.

2.7. ESTÁGIO SUPERVISIONADO

0 estagio e oferecido na 4ª serie para o aluno de Farmácia. É obrigatório com uma carga horária de 360 horas/aula na FARMAUNIC-Farmácia-Escola, instalada no "campus" da UNIC e no mínimo 150 horas/aula nas Farmácias conveniadas, previamente aprovadas pela Comissão de Estágio Supervisionado-COES. Há regulamento específico aprovado pelo CONSEPE que disciplina o estágio.

2.8. PESQUISA E EXTENSÃO

Em seu relatório a Comissão Verificadora assim se manifesta em relação à Função - Pesquisa: "Percebe-se que a qua lidade de ensino é trabalhada com seriedade nos diversos segmentos da UNIC onde o ensino vem indissociado da pesquisa e extensão."

• No relatório a Comissão de Verificação destaca pesquisas em andamento nas áreas da Fitoquímica, Bromatologia, Dete_ rioração Microbiana do Pescado, dentre outras.

No aspecto referente a extensão, podemos destacar a realização da Semana de Farmácia e Bioquímica, Cursos e ativi_ dades ligadas à área, com o objetivo de contribuir com a população ao mesmo tempo possibilitar aos alunos a imediata relação teoria/pra tica.

2.9. CORPO DOCENTE

0 Corpo Docente é composto por 58 professores com o seguinte perfil acadêmico: 03 com Doutorado, 13 com Mestrado, 35 com Especialização e 07 com graduação, apresentando a seguinte proporção:

Mestrado/Doutorado - 27.7 % Especialização - 60.3 % Graduação - 12.0 %

55 , dos 58 professores indicados possuem ex-periência docente à nível de 3º grau e 35 deles possuem Parecer de Aprovação do CFE.

0 Consultor Especialista no seu relatório, assim se manifesta: " Percebe-se que a UNIC tem se preocupado em atualizar seus professores através de cursos de extensão e estimular a especia-lizaçao na própria instituição ou em outros centros de excelência."

A UNIC com o objetivo de melhoria da qualificação docente, propõe alternativas de solução através de seu plano de Ca-pacitação Docente, aprovado e em fase de implantação.

0 Corpo Docente indicado encontra-se relacionado no Anexo I.

3. ESTRUTURA FÍSICA

3.1. INSTALAÇÕES

0 Curso de Farmácia e Bioquímica esta instalado no Campus Universitário da UNIC, à Av. Beira Rio, 3.100, na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, ocupando as seguintes dependências:

BLOCO A Diretoria, Secretaria, Tesouraria, Xerox, Coorde-

nação do Curso, Salas de aula Teórica, Sala dos Professores, Audio-visual, e Núcleo de Processamento de Dados. Área construída 3.711 m2 .

Biblioteca, Laboratório de Informática, Centro de Leitura, Coordenações, Sala de aula. Área construída 2.561 m2 .

BLOCO I Laboratórios de Ciências Básicas, com uma área

construída de 4.177 m2 , abrigando os Laboratórios de: . - Anatomia e Neuro-anatomia - Fisiologia - Biologia - Biofísica - Bioquímica - Patologia - Histologia e Embriologia - Radiologia - Laboratório de Produção farmacêutica - Laboratório de Farmacotécnica Homeopática e Fi_ tofarmacos

- Laboratório de Bromatologia - Laboratório de Química Orgânica/Inorgânica e Toxicologia

- Laboratório de Produtos Domissanitários - Laboratório de Bioquímica BLOCO II Com área construída de 4.926 m2 , onde esta loca-

lizado o: - Laboratório de Analises Clinicas BLOCO III Com área construída de 6.049 m2 onde se localizam

os laboratórios de: - Laboratório de Patologia para diagnostico e produção de lâminas - Laboratório Física - Laboratório Química - Laboratórios de Microscopia I e II

3.2. FARMÁCIA-ESCOLA

A FARMAUNIC-Farmácia-Escola da UNIC, localizada no "campus" universitário, possue uma área de 500,00 m2 , com as se-guintes dependências:

- Área de Atendimento - Sala de Aplicação - Sala de Controle de Psicotrópicos - Sala de Aula - Laboratório de Fito-farmacos - Laboratório de Manipulação e Formulas Magistrais - Escritório para aulas de Administração e gerên- ciamento.

0 Consultor Especialista assim se manifesta: " 0 curso de Farmácia e Bioquímica de Cuiabá está muito bem instalado, suas dependências são amplas e arejadas e seus laboratórios construídos de acordo com as normas de GMP e devidamente equipados."

3.3. BIBLIOTECA

A Biblioteca está instalada no Bloco B, ocupando uma área de 488,00 m2 , dos quais 98,00 m2 são destinados ao acervo; 62,00 m2 às atividades técnicas e 328,00 m2 à salas de leitura.

Dispõe de 28.227 títulos e 39.522 exemplares. 0 acervo destinado para o Curso de Farmácia e Bio-

química compões-se 1.580 títulos com 4.080 exemplares. Alem dos livros conta também com 33 assinaturas de

periódicos da área e 230 assinaturas englobando todas as áreas do co-nhecimento.

0 sistema de classificação usado é o C .D .U. (Classi-ficação Decimal Universal). Para catalogação é adotado o Código de Ca-talogação Anglo-americano.

a consulta é de livre acesso ao acervo, podendo ser feita no local ou sob a forma de empréstimo domiciliar.

0 horário de atendimento é continuo das 8:00 as 22:00 horas e aos sábados das 8:00 às .12:OOhoras. Os recursos humanos são constituídos por um Bibliotecário auxiliado por 10 auxiliares e 2 serventes.

A Biblioteca mantém convênios com a BIREME, FGV, IBICT-COMUT e Biblioteca Nacinal. Sua informatização está prevista para o ano em curso ja tendo a Instituição adquiridos todos os aparelhos aguardando os Softwares específicos.

Cerca de 82% dos alunos do curso de Farmácia e Bio-química frenquentam regularmente a Biblioteca.

3.4. REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO

A Secretaria está bem estruturada, se localiza no BLOCO A, ocupando uma área de 96,00 m2 .

0 registro e controle acadêmico e totalmente infor-matizado .

0 controle de frequência é feito através de Diário de Classe, pelo próprio professor.

4. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO

A capacidade econômica-financeira da UNIC e demons-trada pelos Balanços Patrimoniais e pelas Demonstrações de Receita e Des_ pesa do "último biênio, bem como pelos índices econômicos apresentados no processo, que revelam ser boa a situação econômica-financeira da Mante-nedora,

5. CONCLUSÃO:

5.1. CONCLUSÃO DO CONSULTOR ESPECIALISTA

"Pelo que pudemos observar podemos informar que o

curso de Farmácia e Bioquímica, encontra-se bem estruturado e ministrando ensino de boa qualidade."

5.2. CONCLUSÃO DA COMISSÃO VERIFICADORA

"Com base nas observações feitas "in loco", no rela tório apresentado pelo especialista da área de Farmácia e Bioquímica, na elaboração clara e coerente do Projeto do Curso de Farmácia e Bio-química e considerando o cumprimento da legislação e das normas espe-cificas do Conselho Federal de Educação que regem a matéria, a Comis_ são de Acompanhamento funcionando "ad hoc" como comissão Verificação, por força da Portaria CFE 54/87, recomenda o reconhecimento do Curso de Farmácia e Bioquímica ministrado pelas Faculdades Integradas de Cuiabá, mantidas pela União das Escolas Superiores de Cuiaba-UNIC,nos termos do Projeto apresentado pela Instituição."

II. VOTO DO RELATOR

Tendo presente as informações processuais, o relató-rio da Comissão Verificadora e o relatório especifico do Consultor Especialista, o Relator é de Parecer favorável ao reconhecimento do curso de Farmárcia, na modalidade Farmacêutico e na modalidade Far maceutico-Bioquimico, com as opções Industria de Alimentos e Saúde PÚblica(Análises Clínicas), nos termos em que foi autorizado, com 80 (oitenta)vagas totais, anuais, ministrado pelas Faculdades Integradas de Cuiabá, mantida pela União das Escolas Superiores de Cuiaba-UNIC, em Cuiabá, Estado de Mato Grosso.

III. CONCLUSÃO DA CÂMARA

lator. A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Re-

4 de maio de 1993.

Presidente

UNIC - União das Escolas Superiores de Cuiabá

CURRÍCULO PLENO

O Currículo Pleno do Curso de Farmacia e Bioquimica encontra-se estruturado de

acordo com o disposto na Resolução no. 04 de 1º de Julho de 1969, do Conselho Federal de

Educação, obedecendo aos seguintes preceitos :

REGIME : Seriado Anual

INTEGRALIZAÇÃO : 05 Anos

DURAÇão: HS/AULA: FARMÁCIA............................ 3944 HS/A .

SAUDE PUBLICA (Análises Clinicas) . . 5066 HS/A .

INDUSTRIA DE ALIMENTOS .............. 4970 HS/A.

0 Currículo Pleno do Curso de Farmacia e Bioquimica encontra -s e a s s i m e s t r u t u r a

d o

1a Série

CARGA HORÁRIA Teórica / Prática

LINGUA PORTUGUESA 064 COMPLEMENTOS DE MATEMATICA 064 BIOESTATÍSTICA 064 FÍSICA 032 064 QUÍMICA ORGÂNICA 064 064 QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA 064 064 ANATOMIA 032 064 HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL 032 064 BIOLOGIA (CITOLOGIA E GENÉTICA HUMANA) 064 064 EDUCAÇÃO FISICA - 064

TOTAL................................................. 480 443 TOTAL GERAL............................................ 928

UNIC - Uniao das Escolas Superiores de Cuiaba

2a Série

QUÍMICA ANALÍTICA BIOQUÍMICA FÍSICO/QUÍMICA FISIOLOGIA FARMACOBOTÂNICA MICROBIOLOGIA IMUNOLOGIA PARASITOLOGIA METODOLOGIA CIENTIFICA

TOTAL.................. TOTAL GERAL............

CARGA HORÁRIA Teórica / Prática

064 064 064 096 032 064 064 064 064 064 032 064 032 032 064 064 064 --

480 512 992

3a Série

PATOLOGIA GERAL FARMACOGNOSIA FARMACOTÉCNICA I FARMACODINÂMICA QUÍMICA FARMACÊUTICA PROCESSAMENTO DE DADOS COSMETOLOGIA

TOTAL .................. TOTAL GERAL ...........

CARGA HORARIA Teorica / Pratica

064 064 064 064 064 064 064 096 064 064 032 032 064 064

416 443 864

4 a Série

FARMACOTÉCNICA II FARMACOTECNICA HOMEOPATICA TOXICOLOGIA BROMATOLOGIA I DEONTOLOGIA E LEGISLAÇAO ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS HIGIENE SOCIAL ESTAGIO SUPERVISIONADO I ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS

TOTAL ................................................ TOTAL GERAL ..........................................

CARGA MORARIA Teórica / Prática

064 064 064 064 064 096 064 064 064 064

064 -.- 360

064 -.-

512 648 1160

UNIC -- Uniao das Escolas Superiores de Cuiabá

5a Série - Modalidade Industria de Alimentos

CARGA HORARIA

Teórica / Pratica

TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS E ENZIMOLOGIA 064 064 BROMATOLOGIA II 064 064 TECNOLOGIA DAS FERMENTAÇÕES 064 064 FÍSICA INDUSTRIAL 032 0 64 MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS 032 064 ESTAGIO SUPERVISINADO II - 450

TOTAL ................................................. 256 770

TOTAL GERAL .......................................... 1026

5a Série - M o d al i d ad e Saúde Pública: Análises Clínicas

CARGA HORARIA

Teorica / Pratica

BIOQUÍMICA CLÍNICA 064 064 MICROBIOLOGIA CLÍNICA 064 064 PARASITOLOGIA CLÍNICA 064 064 CITOLOGIA CLÍNICA 064 096 IMUNOLOGIA CLÍNICA 064 064 ESTAGIO SUPERVISINADO II .- 450

TOTAL ................................................ 320 802 TOTAL GERAL .......................................... 1122

RESUMO

HABILITAÇÃO GERAL = FARMÁCIA

HORAS/AULA ........................................... 3.456

ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS......................... 064

EDUCAÇÃO FÍSICA ...................................... 064

ESTAGIO I ............................................ 360

TOTAL ............................................... 3.944

UNIC - Uniao das Escolas Superiores de Cuiabá

HABILITAÇÃO MODALIDADE INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

HABILITAÇÃO GERAL ................................... 3 . 944

HABILITAÇÃO INDÚSTRIA DE ALIMENTOS .................. 576

ESTAGIO II .......................................... 450

TOTAL GERAL ........................................ 4 .970

HABILITAÇÃO = MODALIDADE SAÚDE PÚBLICA (ANÁLISE CLÍNICAS)

HABILITAÇÃO GERAL................................... 3.944

HABILITAÇÃO ANALISES CLÍNICAS ....................... 672

ESTAGIO II .......................................... 450

TOTAL GERAL ........................................ 5 .066

O Quadro a seguir visuailiza comparativamente o

Currículo Mínimo do Curso e o Currículo Pleno ministrado.

CURRICULO MINIMO CURRICULO PLENO

FARMÁCIA

COMPLEMENTOS DA MATEMÁTICA E ESTA--TISTICA

COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA BIO- ESTATÍSTICA

FÍSICA FÍSICA

QUÍMICA ANALITICA QUÍMICA ANALÍTICA

QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ANALÍTICA

QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA

BIOQUÍMICA BIOQUÍMICA

FÍSICO QUÍMICA FÍSICO QUÍMICA

BOTÂNICA FARMACOBOTÂNICA

UNIC - União das Escolas Superiores do Cuiabá

BIOLOGIA (FUNDAMENTOS DE ANATOMIA, ANATOMIA

FISIOLOGIA , HISTOLOGIA, EMBRIOLOGIA FISIOLOGIAE GENÉTICA HUMANA) HISTOLOGIA EMBRIOLOGIA GERAL

BIOLOGIA (CITOLOGIA E GENÉTICA HUMANA)

PARASITOLOGIA PARASITOLOGIA

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA MICROBIOLOGIA

IMUNOLOGIA

PATOLOGIA (PROCESSOS GERAIS) PATOLOGIA GERAL

FARMACOGNOSIA FARMACOGNOSIA

FARMACOTÉCNICA FARMACOTÉCNICA I E II

FARMACODINAMICA FARMACODINÂMICA

ECONOMIA E ADMINISTRAÇAO (EMPRESAS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DE EM

FARMACÊUTICAS) PRESAS FARMACÊUTICAS

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO

HIGIENE SOCIAL HIGIENE SOCIAL

ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS ESTUDO DE PROBlEMAS BRASILEIROS

EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇAo FÍSICA

ESTAGIO SUPERVISIONADO ESTAGIO SUPERVISIONADO I E II

BIOQUÍMICA - MODALIDADE: INDUSTRIA DE ALIMENTOS

TOXICOLOGIA TOXICOLOGIA

TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS ENZIMOLOGIA TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS E ENZI-

E TECNOLOGIA DAS FERMENTAÇÕES MOLOGIA TECNOLOGIA DAS FERMENTA- COES

BROMATOLOGIA BROMATOLOGIA

FÍSICA INDUSTRIAL FÍSICA INDUSTRIAL

BIOQUÍMICA: MODALIDADE: ANALISES CLÍNICAS

BIOQUÍMICA CLÍNICA BIOQUÍMICA CLÍNICA

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICAS MICROBIOLOGIA CLÍNICA

IMUNOLOGIA CLÍNICA

UNIC - União das Escolas Superiores de Cuiabá

PARASITOLOGIA CLINICA PARASITOLOGIA CLINICA

CITOLOGIA I CITOLOGIA CLÍNICA TOXICOLOGIA ! TOXICOLOGIA

ACRESCIMOS DE ENRIQUECIMENTO

LINGUA PORTUGUESA

METODOLOGIA CIENTIFICA

QUÍMICA FARMACÊUTICA

PROCESSAMENTO DE DADOS

COSMETOLOGIA

FARMACOTÉCNICA HOMEOPATICA

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS

QUADRO DE DOCENTES , POR

DISCIPLINA, COM RESPECTIVA

QUALIFICAÇÃO

DISCIPLINA PROFESSORES G E M D PARECER APROVAÇÃO EXPERIÊNCIA MAGISTÉRIO

INDICADOS .

C . F . E . 1º E 2º G 3º G

lingua Por- Maria Carmem X

844/98 Literatura X X

tuguesa. S. Chaves Brasileira Teoria da Literatura e

Cultura Brasileira

Complementos Ildeu de Souza X X X

da Matemáti- Bertoldi ca. .

Física Jorge Soares de Almeida

X 575/92 - Biofísica X X

Osvaldo Bueno Soares

X

X

Quimica Or- Maria de Fá- X i.8/98- Química Or- X

ganica tima Alves gânica, Química , 275/92-Biofisica

Química Ge- Maria de Fa- X i.8/98 - Química Org X

ral e Inor- tima Alves e Química gânica . 275/98 - Biofísica

Evandro Josti- X 12/92 - Quim. Geral X

da Silva e Inorg. Quim.Ana- litica e Físico -

•- Química

Tânia Mara X

X

Grigoli

Samuel Simião X X

de Souza

Anatomia Air de Carvalho

"" *" X 644/88 - Anatomia Hu- X ...........

X mana, Histologia e Embriologia

Abrao Antonio X

130/92 Anatomia Hu -

X

Sébe

mana e Neuro - Anato- mia

Paulo Antonio X 275/98-Anatomia Hu- ........... "X

Mariano

mana e Neuroanato- mia i

Sandra Maria Hipolito

X

275/92 - Anatomia Hu mana e Neuro-Anato- mia

X

DISCIPLINA PROFESSORES INDICADOS

G E

M D PARECER APROVAÇÃO C . F . E .

EXPERIÊNCIA 1º E 2º G

MAGISTERIC 3º G

Ademir Lopes Correia

X

275/92-Anatomia

X

Bioestatis- Ildeu de Souza X . X

c a Bertoldi

Histologia e Aloísia da S . X 275/92 -Histologia e

X

X

Embriologia Rondon Embriologia tGeral Márcia Beatriz X

275/92 Histologia eX X

A. Mello Embriologia

Biologia Solange Fatima X 275/92 - Biologia X X

O. Cruz Citologia Genetica Humana Maria Alice X 275/92 -• Biologia X Paes de Barros

Educaçao Luis Carlos X 802/88 - Ed . Física X X

Física Norbiato 1322/88-Ed. Física

Química Ana

Tânia Nara X X

lítica Grigoli

Mauro Sérgio S. Arantes

X

X

Samuel Simiao X X

de Souza

Bioquímica Leoncio Pinhe - ro S. Filho

X

275/92 - Bioquímica X

Angela Maria X 275/92 - Bioquimica X X

Nolasco

Vera Lúcia P. X 275/92 - Bioquímica X

X

Haas

Fisico/Qui - Evandro José da X 12/92 - Quim. Geral e X

mica Silva

Inorg Quim Analit - ca e Fisico-Quimica

Maria de Fatima " X

"

275/92-Biofisica X

Alves 12/92-Quim Orgânica e Química

Fisiologia Boaventura de "X

""

275/92 - Fisiologia, X

Jesus Lapoente Fund. de Farmacolo- gia e Patologia

DISCIPLINA PROFESSORES INDICADOS

G E

M D

PARECER APROVAÇÃO C . F . E . _

EXPERIÊNCIA 1º E 2º G

MAGISTÉRIO 3º G

Carmem de Fi- gueiredo Pinho

X

275/92 Fisiologia e Biologia

X

Amarildo Gren - X 130/92-Fisiologia X

dene Geral e Humana

275/92-Fisiologia

Farmacobotâ- Gleycon Bene- X 130/92-Ecologia Ve- X

nica dito de Fi- getal, Anat. Vegetal gueiredo Fisiologia Vegetal

Nalderi Tere-sinha Satori

X

.

X

Ana Margarida X X

, de Jesus

Microbiolo -

Ceclie Maria X 130/92-Microbiolo- X

gia A. Biancardi gia , Imunologia , n (Parasitologia e

I Embriologia

Cyra Maria P. de Carvalho

X 275/92-Microbiolo- gia, Parasitologia

X

Bianchi e Imunologia

Rosane Chris- X X

tine Kahn I

Imunologia Leomar Pereira Mendes

X

-

X

# Rosane Chris- tine Haln

X

X

Dóris Sobral Marques Souza

X ...

-

I X

liaria Auxilia- X X

d o r a li a c . e s l<

Parasitolo-gia Ceclie Maria A. Biancardi ni

X 130/92-Microbiolo - gia , Imunologia, Parasitologia e Embriologia

X

liaria Auxilia- dora Macieski

— X

X

DISCIPLINA PROFESSORES INDICADOS

G

E M

D

PARECER APROVAÇÃO C . F . E .

EXPERIENCIA 1º E 2º G

MAGISTERIC 3º G

Wilson Rigolin X

275 /92- Microbiolo- gia, Parasitologia e Imunologia

X

.

Metodologia Científica

Tarcisio Miguel Birck

X ._

12/92 - Metodologia Cientifica

X

Patologia Geral

Celso Marti-- nelli

X 275/92 Patologia X

Patolgia Geral

Evanice P. Me-nezes

X 275/92-Patologia, Histologia e Em- briologia

X

Jun Okada , .

275/92 - Patologia X

Farmacogno-sia

Gleyçon Benedi-to de Figueire do

X

130/92 - Ecologia Vegetal, Anatomia Vegetal , Fisiologia Vegetal

X

Maria Imelda Leite dos Anjos

X

X

- -

Nalderi Terezi- nha Satori

X

X

Farmacotéc-nica I e II

Cláudio Luiz Venturini

X

X

Marco Ferrari

...

X

275/92 -Fundamentos Farmacologia

X

Ilza Martha de Souza

...

-X

- X

Farmacod- inâmica

Boaventura de Jesus Lapoente

l

-

275/92-Fisiologia, Fund.de Farmacolo-gia e Patologia

X

Pericles Martin Reche

X

DISCIPLINA PROFESSÔRES INDICADOS

G E . M D PARECER APROVAÇÃO C

. F . E . EXPERIÊNCIA 1º

E 2º G MAGISTERIO 3º G

Q u i m i c a Far- macêutica

Izabel Cr isti n a P i l o t o Ferrei r a

.

X

X

Carlos A l b e r t o Balbino

X

X

Paulo de 0li- veira

x

X

Leomar P. Mendes -X X

Maristela SHICASHO

Processamen -to de Dados

Raul Domingos Valle M o n t e i r o

X -

..

12/92 Elementos de Computacao

X

Cosmetologia Cláudio Luís Venturini X

"

X

M á r c i o Ferrari -X

275/92 - Fund. de F a r m a c olo gi a

X

Izabel Pilioto Ferrei ra

X

X

Farmacotéc nica Homeo- -

Reina l d o G a s - par Mota

X

X

patica V a l é r i a Car d o- so Pere l a

X

-

X

Toxicolog ia Izabel Cr i s t - n a P . Ferreir a

X

X

Túlio M á r c i o Galvão Corvo- sier

-

)... X

-

X

Nald e r i T e v e - z i n h a Satori

X

X

Bromatologia I e II

Klaus Rudimar Zulke —

X

M a r i s t e l a Shicasho

X

X

Deontologia e Legislaçao

P é r i c l e s M. Reche

X

X

DISCIPLINA PROFESSORES INDICADOS

G E li

D PARECER APROVACAO C F . E .

EXPERIENCIA

1º E 2º G MAGISTéRI 3º G

Aliomar Duarte Marques X

X

Economia e Administração de Em-presas far maceêuticas

José Maria Biancardin

X

X

Higiene Social

Aliomar Duarte Marques

X

X

Estudo de Problemas BRASILEI-ros

Julio de Fi- gueiredo Faria

X

X

Bioquímica

Clinica

Leôncio Pi- nheiro S . Filh o

X

275/92 - Bioquimi- ca X

Vera Lúcia 0. Haas

X 275/92-Bioquímica X

t Ângela Maria Nolasco

X

275/92-Bioquímica X

Microbiologia Clinica

Marly Pinto de Mattos

X

802/88-Microbiolo- gia e Imunologia Imunol. clinica e microbiologia Clinica

X

I Aliomar Duarte Marques

X

Cyra Maria P. de C a r v a l h o Bianchi

X

"

275/92 Microbiolo gia, Parasitologia e Imunologia

X

Alba Regi n a Galindo Pla- cheski

802/88--Citologia (Clinica e Micro - biologia Clinica

X X

Parasitolo-gia Clinica

Ceclie Maria A . Biancardini

"

130/92-Microbio logia, Imunologia, Parasitologia e Embriologia

X

DISCIPLINA PROFESSORES INDICADOS

G E MlD PARECER APROVAÇÃO C F

E EXPERIENCIA 1º E 2º G

MAGISTÉRIO 3 º G

Wilson Rigolin X

275/92Microbiolo- gia, Parasitloiogia e Imunologia

X

Citologia Clinica

Celso Marti-nell

X 275/92 Patologia X

Alba Re gina Galindo Pla -cheski

X

802/88 " Citologia Clinica e Micro- biologia Clinica

X X

Wilda MM de Macedo

X - X

Dimas José Campiolo

X

X

Imunologia Clínica

Marly Pinto de Mattos

X 802/88 - Microbio- logia e Imunologia, Imunologia Clinica, e microbiologia Clínica

Leomar Pereira Mendes

X

X

Rosane Chris - tine Hahn

X

I

X

José Maria Diancardini

" X

Tecnologia dos Alimentos Enzí-mologia

Ilza Martha de Souza

X

X

Tecnologia das Fermen-

Klaus Rudimar Zulke

"

"

X

I

taçoes

X

275/92 - Fund de Farmacologia

X

Física In dustrial Jorge Soares d e Almeida

X

275/92--Biofísica X X

Microbiolo-gia dos Alimentos

Marly Pinto de Mattos

1802/88 - Micróbio- logia e I munologia , Imunologia Clínica Microbiologia Clín

X

DISCIPLINA PROFESSORES INDICADOS

G E M D PARECER APROVAÇÃO C F E

EXPERIENCIA 1º E 2º G

MAGISTERIC 3º G

Cyra Maria P . de Carvalho Bianchi

X 275/92-Microbiolo- gia, Parasitologia e Imunologia

X

Maristela Shicasho

X X

Estágio Su-pervisiona-do I e II

Cláudio Luis Venturini

X X

Carlos Alberto Balbino llza Martha do de Souza

_

X

X

X

X Pericles Mart im

Reche X X

CURSO DE FARMÁCIA E BIOQUÍMICA

CORPO DOCENTE

01-ABRÃO ANTONIO SEBE Anatomia Aprovado para esta disciplina Parecer-CFE- nº 1322/88

Aceito 02-ADEMIR LOPES CORREIA

Anatomia aprovado para esta Disciplina-Parecer-CFE nº 275/92

Aceito 03-AIR DE CARVALHO

Anatomia Aprovado para esta Disciplina-Parecer-CFE nº 644/88

04-ALBA REGINA GALINDO PLACHESKI Microbiologia Clínica Citologia Clínica Aprovada para estas disciplinas-Parecer-CFE nº 802/88

05-ALIOMAR DUARTE MARQUES Higiene Social Microbiologia Clínica Deontologia e Legislação

GRADUAÇÃO: Farmácia-Bioquímica- Universidade Federal do Rio Grande do Norte- 1974

ESPECIALIZAÇÃO: Administração de Serviço de Saúde-Faculdade de Ad ministração Hospitalar- UNAERP-SP 890 hs Desenvolvimento em Projeto de Pesquisa n Área de Educa ção para a Realidade da Amazônia- 1986-375 hs/a

ATIVIDADE TÉCNIO PROFISSIONAL: Chefe do Departamento de Divisão de Material e Farmacêutico Responsável pela Farmácia-Hospital Mons Walfredo Gurguel-Natal-RN-1975/76

ATIVIDADE DOCENTE: Professor do Departamento de Farmácia e Bioqu mica- UNIC Aceito p/ este curso

06- ALOÍSIA DA SILVA RONDON Histologia e Embriologia Profesora aprovada para esta disciplina-Parecer CFE- nº 275/92

07-AMARILDO GRENDENE Fisiologia Aprovado para esta disciplina Parecer-CFE nº 275/92

08-ANGELA MARIA NOLASCO MONTEIRO Bioquímica Bioquímica Clínica Aprovada para esta disciplina pelo CFE Parecer nº 275/

09- BOAVENTURA DE JESUS LAPOENTE Fisiologia Farmacodinâmica Aprovado para estas disciplinas-Parecer CFE nº 275/92

10- CARLOS ALBERTO BALBINO Química Farmacêutica Estágio Supervisionado

GRADUAÇÃO- Farmácia e Bioquímica- Universidade Estadual de Ma-ringá-1981

ESPECIALIZAÇÃO- Saúde Publica- Universidade Federal de Mato Gro so- 1992- 925 hs

ATIVIDADE TÉCNICO PROFISSIONAL- Proprietário e responsável téc-nico pela Farmácia Confiança-Cuiabá- MT, a partir 1985

ATIVIDADE DOENTE: Profesor de Química Farmacêutica e Estágio S pervisionado- UNIC- a partir de 1992 Aceito p/ este curso

11- CARMEM DE FIGUEIREDO PINHO/ Fisiologia Aprovada para esta disciplina Parecer CFE,n$ 275/92

12- CECLIE MARIA ANTUNES B BIANCARDINI Parasitologia Microbiologia Parasitologia Clínica Aprovada para estas disciplinas-Parecer CFE nº 130/92

13-CELSO MARTINELLI Patologia Geral Citologia Clínica Aprovado para esta disciplina-Parecer CFE nº 275/92

14-CLÁUDIO LUIZ VENTURINI Farmacotécnica Cosmetologia Estágio Supervisionado

GRADUAÇÃO: Farmácia e Bioquímica Universidade Estadual de Ponta Grossa-1988-Habilitação:Análises Clíncias

ESPECIALIZAÇÃO: Saúde Pública- Vigilância Sanitária-Centro de

Saneamento e Vigilância Sanitária- Curitiba- 400 hs-199 Metologia e Didática do Ensino Superior-UNOESTE/UNIC-SEME-Produção de Medicamentos Simplificados no Estado de Mato Grosso- 360 hs/a-UNOESTE/UNIC ATIVIDADE TÉCNICO PROFISSIONAL: Assistente de Saúde no Departamento de Saúde-Cianorte-1990- Junho-1991 ATIVIDADE DOCENTE: Professor de Cosmetologia, Farmacobotânica

e Estagio Supervisionado-Uniao das Escolas Superiores de Cuiabá- a partir de 1991 Aceito p/ este curso

15-CYRA MARIA PIRES DE CARVALHO/ Microbiologia Microbiologia Clinica Microbiologia dos Alimentos Aprovada pelo CFE-Parecer n° 275/92 aceito

16-DIMAS JOSÉ CAMPIOLO Citologia Clínica

GRADUAÇÃO: Farmácia e Bioquímica-Universidade Estadual de Lon-drina-PR- 1981

ESTÁGIOS: Estágio -Setor de Urgência do Laborátio Clínico do „ Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná-Lon drina-PR- 444 hs Estágio-Laboratório Patologia Clíncia Campinas Ltda-Campinas-SP-Nov/81 à Març/82

ATIVIDADES TÉCNICO PROFISSIONAL: Bioquímico responsável pelo setor de Hematologia do Laboratório Carlos Chagas-Cuia báMT-1985 até a presente data Supervisor de Laboratório no Hospital Santo Antonio da Sociedade Portuguesa de Beneficiência-Santos-SP-1983/85

ATIVIDADE DOCENTE: Professor de Higiene Aplicada à Educação Física e Primeiros Socorros- Curso de aperfeiçoamento em Educação Física- Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná - agosto à dezembro de 1982 Professor indicado para a disciplina de Citologia Cli-nica-União das Escolas Superiores de Cuiabá'

17- DÓRIS SOBRAL MARQUES SOUZA Imunologia

GRADUAÇÃO: Ciências Físicas e Biológicas-Fundação Educacional Severino Sombra-RJ-1987 ESPECIALIZAÇÃO: Microbiologia-

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de B Mansa-RJ

ATIVIDADE TÉCNICO PROFISSIONAL: Clínicas Paraíba do Sul S/A-1985/86 Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul-RJ-1986 Governo do Estado de Mato Grosso-Laboratório Central-a partir de 1990 ATIVIDADES DOCENTE: Professora do Departamento de Farmácia e Bio

química a partir de agosto/1990-UNIC Aceito para este curso

18: EVANDRO JOSÉ DA SILVA- Química Geral e Inorgânica Físico-Química Aprovado para estas disciplinas-Parecer CFE nº 802/88

Aceito

19-EVANICE P MENEZES Patologia Geral Aprovada para esta disciplina-Parecer CFE nº 275/92

20-GLEIÇON BENEDITO DE FIGUEIREDO Farmacobotânica Farmacognosia Aprovado pelo CFE-Parecer nº 130/92

Disciplinas: Ecologia Vegetal, Anatomia Vegetal e Fi-siologia Vegetal

GRADUAÇÃO: Engenharia Florestal-Universidade Federia de Mato Grosso - 1979

ESPECIALIZAÇÃO: Agro Florestal-Universidade Oxford-Inglaterra MESTRADO: BiomassaEdinburgo-Escócia-1983 ATIVIDADE TÉCNICO PROFISSIONAL: Engenheiro Florestal do Instituto

Brasileiro de Ações do Meio Ambiente-IBAMA-a partir de 1980 Professor de Farmacobotânica e Farmacognosia-UNIC

21- ILDEU DE SOUZA BERTOLDI Bioestatística Complementos de Matemática

GRADUAÇÃO: Engenheiro Civil-Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro-Uberaba- MG-1966

ESPECIALIZAÇÃO- Complementação Pedagógica-Universidade Federal de Mato Grosso- 1974 - 600 hs Curso de Gerência Geral-DERMAT, e ministrado na PUC-RJ 1968- 300 hs

ATIVIDADE DOCENTE: Professor de Matemática- Geometria e Tri-gonometria- 1962 a 1966 Professor de Irrigação e Drenagem e Construção Rurais Depto. de Agronomia -Universidade Federal de Mato Grosso 1978/79 Professor de Construção de Estradas da Escola Técnica Federal de Mato Grosso-Cuiabá - 1973/77

Federal de MT- 1976 Professor das Disciplinas de Bioestatística e Complementos de Matemática-União das Escolas Superiores de Cuiabá- a partir de 1992 Aceito p/ este curso

22- ILZA MARTHA DE SOUZA Estágio Supervisionado Tecnologia de Alimentos e enzimologia Farmacotécnica GRADUAÇÃO: Farmácia-Faculdade de Farmácia

e Bioquímica de Pres Prudente-UNOESTE-1982 Habilitação: Farmacêutico Bioquímico-Modalidade Saúde PÚblica-UNOESTE-1983

Habilitação: Farmacêutica Bioquímico-Modalidade Indústria de Alimentos-UNOESTE-1990 ESPECIALIZAÇÃO: Relações Anátomo-funcionais do Eixo Hipofisá-

rio e funções dos Hormônios Isofísicos hipofisários- UNOESTE/USP/UNESP- 380 hs Metodologia do Ensino Superior-UNOESTE-368 hs/a 1986 Química Geral e Química Analítica-UNOESTE-280 h/a 1983 Curso: Controle de Qualidade e Departamento de Produção Frigorífico Bordon 330 - 1990 ATIVIDADE TÉCNICO

PROFISSIONAL: Técnica de Laboratório-Análi- ses Clíncias-pres. Prudente- 10 anos ATIVIDADE DOCENTE:

Professora de Farmacoténica-UNOESTE-6 anos Professora de Microbiologia-Faculdade de Medicina- UNOESTE- 2 anos Professora do Estágio Supervisionado-Farmácia Pública e Manipulação-UNOESTE-6 anos Professora do Departamento de Farmácia e Bioquimica-UNJ a partir de 1991Aceito p/ este curso

23- IZABEL CRISTINA PILOTO FERREIRA Quimica Farmacêutica Toxicologia Cosmetologia

GRADUAÇÃO: Farmácia e Bioquímica-Habilitação em Análises Clí_ nicas-Universidade Estadual de Maringá-1980

MESTRADO: Análise, síntese e Controle de Medicamentos-Uni-versidade Federia do Rio Grande do Sul- 1984

ATIVIDADE TÉCNICO PROFISSIONAL: Coordenadora da Área de Far macia do Departamento de Farmácia e Farmacologia da Universidade Estadual de Maringá- a partir de 1990 Responsável pelo Programa de Qualidade da Indústria Pi_ loto de Medicamentos do LEPEMC- da UEM- 1983- 1983/2 e 1986/2 Membro do Conselho Universitário da UEM

ATIVIDADE DOCENTE: Professora adjunta das disciplinas: Quí-mica Farmacêutica, síntese de medicamentos e Estágio

Supervisionado para Farmacêutico-Universidade Estadual de Maringá Professora indicada para a disciplina de Química Farmacêutica e Toxicologia- UNIC

24 - JORGE SOARES DE ALMEIDA: Física Física Industrial Aprovado para esta disciplina - Parecer CFE nº 130/92 GRADUAÇÃO: Bacharelado e

Licenciatura Plena em Física - FAHUPE RJ - 198C MESTRANDO: Física - Universidade Federal da Paraíba ESPECIALIZAÇÃO: Instrumentação para o Ensino de Física - Universidade Fe-deral de Mato

Grosso - 1987 Física Geral e Experimental - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - 720 hs EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Técnico de Armamentos Leves (Misistério do

Exército) 12 anos ATIVIDADE DOCENTE: Professor de Física, Bipquimica - UNIC a partir de

1990. Aceito

25 - JOSÉ MARIA BIANCARDINI:

Imunologia Clínica

Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas GRADUAÇÃO:

Farmacêutico - Bioquímico - Escola de Farmácia e Odontologia

de Alfenas - Minas Gerais - 1964 ESPECIALIZAÇÃO: Saúde

Pública - UFMT - 630 hs APERFEIÇOAMENTO: Treinamento de Executivos

Hospitalares - CEBRAE - CEAG

MT - 360 hs ATIVIDADE TÉCNICO-PROFISSIONAL: Chefe do Laboratório

Central de Cuiabá MT - durante 9 anos

Chefia do Serviço de Hanseníase da Se-

cretaria de Saúde de Mato Grosso

Chefia do Serviço de Tuberculose da Secretaria de Saúde de

Mato Grosso

Gerência do Serviço de Laboratório do Estado de Mato

Grosso Aceito

26- JUN OKADA:

Patologia Geral

Aprovado para esta disciplina - Parecer CFE nº 275/92

27- KLAUS RUDIMAR ZULKE

Tecnologia das Fementações Bromatologia GRADUAÇÃO: Engenheiro Químico

- Universidade Federal de Santa Maria -

1983 MESTRADO: Engenharia Quimica - Universidade Federal de

São Carlos - SP

1988 ATIVIDADE TÉCNICO-PROFISSIONAL: Engenheiro Químico - responsável

técnico Refinadora Sulbrasileira de Óleos Vegetais - Giruá RA 1983/84

Engenheiro Químico - Chefia do Setor Industrial e desenvol-

vimento de produtos - SADIA OESTE S/A - Várzea Grande - MT

1987 até a presente data Aceito

28- LEÔNCIO, PINHEIRO S FILHO:

Bioquimica

Bioquimica Clínica

Professor aprovado para esta disciplina - Parecer CFE nº 275/92

Aceito 29- LEOMAR PEREIRA MENDES:

Imunologia Imunologia Clinica Quimica Farmacêutica Aprovada pelo

Parecer CFE 87/70 Disciplina: Química Farmacêutica GRADUAÇÃO:

Farmácia e Bioquímica - Faculdade de Farmácia e Odontologia

Universidade de SP - 1957 ESPECIALIZAÇÃO Bacteriologia

Geral - Instituto Osvaldo Cruz - 1960-

1600 h/a ATIVIDADE TÉCNICO-PROFISSIONAL: Farmacêutica

do Laboratório da Policlíni

ca Geral do Rio de Janeiro e do Lab do Departamento de Nutrição e

Aparelho Digestivo - 1959 Chefe do Laboratório Escola de Análises

Clínicas da UFMS - 1971 a 1973 ATIVIDADE DOCENTE: Professora titular

da cadeira de Química Farmacêutica

UFMS - 1966 a 1973

Professora titular da cadeira de Citologia - UFMS - 1970 - 1973 Professora do Departamento de Farmácia e Bioquimica da UNIC a

partir de 1991 Aceito

30- LUIZ CARLOS N0RBIATO: /

Educação Física

Aprovado para esta disciplina - Parecer nº 1322/88

31- MÁRCIA BEATRIZ A MELLO:

Histologia e Embriologia

Aprovada para esta disciplina - Parecer CFE nº 275/92

32- MÁRCIO FERRARI

Farmacotécnica

Cosmetologia

Tecnologia das Fermentações Aprovado pelo CFE - Parecer nº 275/92

„ Disciplina: Fundamentos de Farmacologia GRADUAÇÃO: Farmácia e

Bioquimica - Universidade do Oeste Paulista - 1990 ESPECIALIZAÇÃO: Est

Produção e Manipulação de medicamentos UNOESTE 320 hs Metodologia e

Didática do Ensino Superior - UNOESTE UNIC Biofarmacotécnica aspectos

básicos de farmacotécncia e Bio disponibilidade 360 h/a UNOESTE/UNIC

APERFEIÇOAMENTO: Controle de qualidade e produção de Carnes e seus derivadc

Frigorífico Bordon - Pres Prudente - 330 hs Curso de Farmacocinêtica - Univ

Federal do Esperito Santc 1992 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Farmacêutico

Responsável - 2 anos ATIVIDADE DOCENTE: Professor da disciplina de

Farmacotécnica - Universidade do Oeste Paulista - 1 ano

Professor da disciplina de Farmacologia UNIC a partir

de 1991 Aceito

33 - MARISTELA SHICASHO:

Química Farmacêutica

Bromatologia

Microbiologia dos Alimentos GRADUAÇÃO: Farmácia e Bioquímica -

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de

ESPECIALIZAÇÃO:

ESTAGIO: Controle de qualidade dos medicamentos

Particiapação an palestras, jornadas e Encontros na área, 405

horas - Santa Casa de Misericórdia PP/SP

Estagio de Iniciação cientifica - Princípios atuais naturais e

toxicologica - UNESP - Araraquara - Orientador - Dr Célio

Cebrio de Araújo Reis CH - 240 h Aceito p/ este curso

34- MARIA ALICE F PAES BARROS:

Biologia (Citologia e Genética Humana)

Aprovada para esta disciplina - Parecer nº 1322/88

35- MARIA CARMEM S CHAVES:

Lingua Portuguesa

Aprovada para esta disciplina - Parecer CFE nº 244/92

36- MARIA DE FÁTIMA ALVES:

Quimica orgânica

Qumica Geral e Inorgânica

Fisico / Química

Aprovada para estas disciplinas pelos Pareceres nº 12/92 e 130/92

37- MARIA IMELDA LEITE DOS ANJOS:

Farmacognosia GRADUAÇÃO: Farmácia e Bioquímica - Universidade Federal da

Paraiba - 1976 MESTRADO: Ciências Biológicas - Área de Concentração:

Botânica - Institu to Nacional de Pesquisas da Amazônia - Fundação Universidade do Amazonas, 1983 ATIVIDADE TÉCNICO PROFISSIONAL:

Assessora do Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará

e do CEME 1987/89 Farmacêutica - Bioquímica da Secretaria de Saúde do Es

tado do Ceara, coordenadora do Projeto de Plantas Medi-nais em Saúde

Pública - Março/83 a Out 89 ATIVIDADE DOCENTE: Professora Substitutiva de

Biologia Geral, Departamento

de Biologia - UFMT - Cuiabá - 1989/2

38 - MARIA AUXILIADORA MACTESKI:

Parasitologia

GRADUAÇÃO: Licenciatura em Biologia - UFMT - 1988

ESPECIALIZAÇÃO: Saúde Publica - Faculdade São Camilo - 1989 - 840 hs

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Parasitologista do Laboratório de Saúde Pu

blica do Estado de Mato Grosso - 11 anos ATIVIDADE

DOCENTE: Professora da Disciplina de Microbiologia, Imologia"

e Parasitologia - UNIC - 1990/91 Aceito p/ este curso

39- MARLY PINTO DE MATTOS : Microbiologia dos Alimentos

Microbiologia Clinica

Imonologia Clinica

Aprovada para disciplina - Parecer CFE nº 802/88

40- MAURO SÉRGIO S ARANTES:

Química analítica GRADUAÇÃO: Licenciatura Plena em Quimica -

Universidade Federal de Mato

Grosso - Cuiabá - MT - 1989 MESTRADO: Química Analítica -

Universidade Estadual Paulista "Julio de

Mesquita Filho" UNESP - Cursando (defesa de tese)

ATIVIDADE DOCENTE: Professor da disciplina de Química Analítica - UNIC

a partir de 1990Aceito

41 - NALDERI TEREZINHA SATORI: Farmacognosia

Toxicologia Farmacobotânica GRADUAÇÃO: Farmácia e Bioquimica - Habilitação:

Análises Clinicas - Universidade Federal de Santa Catarina - 1987 ATIVIDADE

TÉCNICO-PROFISSIONAL: Bioquimica junto à Coordenadoria do Meio

Ambiente - MT Outubro/87 à Março/88

Bioquimica desenvolvendo junto à Sevretaria de Estado

da Saúde um programa de estudo e uso de plantas mediei

nais, com objetivo de introduzir na rede pública de

saúde a utilização de Fitoterápicos - a partir de 1988

Plantas medicinais na central de medicamentos do Brasil:

secretaria de Saúde de MT Fitoterápicos carn 400 horas

Metodologia e Didática do Ensino superior UNOESTE UNIC

360 horas

Assistência farmacêutica e Politica de medicamentos Aceito para este curso

42- JULIO DE FIGUEIREDO FARIA

Estudos de Problemas Brasileiros Aprovado para a

disciplina - Parecer CFE nº 11/92

Aceito

43- OSCALDO BUENO DE SOUZA SOARES:

FÍSICA GRADUAÇÃO: Licenciatura em Ciências - Habilitação: Física -

UFMT - 1983 ESPECIALIZAÇÃO: Intrumentação para o Ensino de Física - UFMT

1987 360 hs atividade DOCENTE: Professor efetivo do Estado do MT a

partir de 1980

Professor de Física - UNIC - 1989

44- PAULO ANTONIO MARIANO:

Anatomia

Aprovado para esta disciplina - Parecer CFE nº 1322/88

45- PÉRICLES MARTIM RECHE:

Farmacodinâmica Deontologia e Legislação Estagio Supervisionado

GRADUAÇÃO: Farmácia - Universidade Estadual de Maringá - PR - 1984

ESPECIALIZAÇÃO: Farmácia Hospitalar - Hospital Universitário Onofre

Lopes

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 1992 400 hs Curso de

administração em Politica de administração de medicamentos :

APERFEIÇOAMENTO: Curso de Farmacologia - Universidade Estadual de Ma-

ringá - PR

Curso - assistência farmacêutica e politica de medicamentos CEME ATIVIDADE TÉCNICO-PROFISSIONAL: Fiscal do Conselho Regional de Farmácia

do Estado de MT - Cuiabá MT - 1987/88

Farmacêutico - Coordenação de Medicamentos Básicos de MT Se

cretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso - a partir de

1988

Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia - MT Eleição

1989 (Gestão Atual)

ATIVIDADE DOCENTE: Professor da disciplina de Farmacodinâmica e Estágio

-Supervisionado no curso de Farmácia - Bioquímica UNIC a partir

46- RAUL DOMINGOS VALLE MONTEIRO: Processamento de Dados Aprovado para esta disciplina - Parecer CFE nº 12/92

47- REINALDO GASPAR MOTA: Farmacotécnica Homeopática GRADUAÇÃO: Medicina - Pontifica

Universidade Católica de SP na Faculda de_ de Medicina de Sorocaba-1985 ESPECIALIZAÇÃO:

Homeopatia -Associação paulista de Homeopatia 1987- 400 h APERFEIÇOAMENTO: Curso de Homeopatia na

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Abril à Junho de 1989 ATIVIDADE

TÉCNICO PROFISSIONAL: Presidente fundador da Asso ciação Medica Homeopática de Mato Grosso do Sul- Outubro 1988 à Maio 1989 coordenador do Grupo de Estudos de Homeopatia Gilda Guimarães da Faculdade de Medicina da UFMS 1988/89 Exerce a Medicina desde 1986 ATIVIDADE DOCENTE:

Professor do Departamento de Farmácia e Bioquímica a partir de 1992 Aceito

48- ROSANE CHRISTINE HALN Imunologia Clínica Microbiologia Imunologia GRADUAÇÃO: Farmácia-Universidade Federal

Fluminense-Niterói RJ-1982

Bioquimica -Universidade Federal fluminense-Nite rói-RJ-1983 ESPECIALIZAÇÃO: Curso de Superintendência

Regional do Estado Rio de Janeiro Instituição Nacional de Assistência Medica da Previdência Social-Análises Clínicas- 480 Metodologia e Didática do Ensino Superior-UNOESTE/ UNIC- 1992 Estágio em Microbiologia e Bromatologia-

Laboratório Central- Sadia- 220 horas Estagio - Universidade Federal Fluminense-Controle

de Qualidade - 200 horas ATIVIDADE TÉCNICO PROFISSIONAL: Chefe do Laboratório de Patologia Clínica- Supervisora do Setor de Bacterio-logia do Hospital Universitário Julio Müller- a par

tir de 1986-UFMT-cuiabá-MT

ATIVIDADE DOCENTE: Professora da disciplina de Microbiologia e Imunologia- UNIC- a partir de 1992

49- SAMUEL SIMIÃO DE SOUZA Química Analítica Química Geral e Inorgâmica GRADUAÇÃO: Licenciatura Plena em Química-Universidade Fe-

deral de Mato Grosso -Cuiabá-MT MESTRANDO: Química ATIVIDADE DOCENTE: Professor de Química Analítica e Química

Geral e Inorgânica-UNIC- a partir de 1992

50-SANDRA MARIA HIPÓLITO CORREA LOPES tomia Aprovada para esta disciplina - Parecer CFE

Nº 275/92

51-SOLANGE FÁTIMA 0 CRUZ Biologia Aprovada para esta disciplina-Parecer-CEF nº 12/92

52-TÂNIA MARA GRIGOLI Química Analítica Química Geral e Inorgânica GRADUAÇÃO: Bacharelado

em Química-UNESP-Araraquara-SP-1987 MESTRADO: Química Analítica-Instituto de Física e química

de são Carlos-USP-1991 ATIVIDADE DOCENTE: Professora de Química Analítica-UNIC-a

partir de 199 2 Aceito

53-TARCÍSIO MIGUEL BIRCK Metodologia Científica Professor Aprovado para esta disciplina Parecer CFE nº 11/92 Aceito

54- TÚLIO MARIO GALVÃO CORVOSIER: Toxicologia GRADUAÇÃO: Farmacia-Universidade Federal de Pernambuco-1984 HABILITAÇÕES: Farmácia e Bioquímica Analista-1984/2

Farmácia e Bioquímica Toxicologista-1985 ESPECIALIZAÇÃO: Curso de Farmacêutico Bioquímico-Toxicologis-

ta- Departamento de Farmacia-Universidade Federal de Pernambuco- 1985

ATIVIDADE TÉCNICO-PROFISSIONAL: Bioquímico-Secretaria Muni-cipal de Saúde-1985/86 Perito Criminal-Secretaria de Segurança Publica, lo-tado no Instituto de Criminalística, responsável pe-los laboratórios de Quimica, Biologia e Toxicologia legal-Cuiabá-MT-1986 a 1987 Responsável Técnico como Bioquimico pela Dedetizado-ra Pró-Higiene-Profilaxia e Higiene Ambiental desde 1986 Responsável Técnico pela Drogaria Boa Esperança-Cuia-bá- a partir de 1989 Aceito para este curso

5- VALÉRIA CARDOSO DE PAULAI Farmacotécnica Homeopática GRADUAÇÃO: Farmácia-

Universidade Federal de Goiás-1987 Bioquímica- UNiversidade Federal de Goiás-1989

ESPECIALIZAÇÃO- Farmácia e Homeopática-Instituto Homeopático François Lamasson- Ribeirão Preto-1989- 255 horas Bioquímica- Universidade Federal de Goiás-Goeânia

ATIVIDADE TÉCNICO-PROFISSIONAL: Farmacêutica responsável e proprietária da Farmácia de Manipulação Pharmaco- química - Cuaibá-MT-a partir de 1990

56- VERA LÚCIA PACHECO HAAS Bioquímica Bioquímica Clínica Professora aprovada para a disciplina, Parecer CFE

nº 275/92Aceito 57- WILDA MARA MACHADO DE MACEDO

Citologia Clinica GRADUAÇÃO: Farmácia e Bioquímica-Universidade Estadual de

Maringá- Paraná-1981 ESPECIALIZAÇÃO: patologia Clínica- Instituto Dante Pazzaneze

Cardiologia - SP- 1983 EXPERIÊNCIA TÉCNICO-PROFISSIONAL: Laboratório de Análises

Clinicas-Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia- São Paulo- 2 anos Laboratório de Análises Clínicas-Hospital Escola de Vassouras- Regime de Plantão- 1 ano e meio Experiência em Farmácia Comercial- 7 anos

58- WILSON RIGOLIN Parasitologia Clinica Parasitologia **- Aprovado para a disciplina Parecer- CFE nº 275/92

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,

a conclusão da Câmara

Sala Barreto Filho, em 05 de maio de 1993

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO CONSELHO FEDERAL DL EDUCAÇÃO - CFE FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE: A SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 05/05/ 1993, REALIZADA AS 10 HORAS REUNIÃO ORDINÁRIA DE / 1993

NOME DO CONSELHEIROASSINATURA