Relatório de Actividades de 2010

93
CENTRO DE HISTÓRIA DE ALÉM-MAR RELATÓRIO DE ACTIVIDADES ANO 2010 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores Av. de Berna, 26 C 1069-061 Lisboa

Transcript of Relatório de Actividades de 2010

Page 1: Relatório de Actividades de 2010

CENTRO DE HISTÓRIA DE ALÉM-MAR RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

ANO 2010

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Universidade Nova de Lisboa e

Universidade dos Açores Av. de Berna, 26 C 1069-061 Lisboa

Page 2: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

1

 

1. APRESENTAÇÃO O Centro de História de Além-Mar (CHAM) é uma unidade de investigação da Faculdade de Ciências

Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e da Universidade dos Açores. O CHAM tem vindo a desenvolver, promover e aprofundar os estudos da História dos

Descobrimentos, da Expansão Portuguesa no seu enquadramento histórico e em comparação com fenómenos paralelos, da história dos territórios povoados e dos povos contactados pelos portugueses, assim como dos efeitos provocados por este processo na História de Portugal e do Mundo.

Para além da investigação, o CHAM presta apoio aos mestrados e doutoramentos na área da História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, dentro do Departamento de História, através da organização e promoção de seminários, conferências e reuniões científicas e através da dinamização de cursos de formação inicial e avançada no âmbito das suas competências científicas. 2. MEMBROS DO CHAM

No ano de 2010, o número e a organização dos investigadores do CHAM sofreram alterações, registando a entrada de novos membros e a saída de alguns investigadores, passando estes à categoria de investigadores associados e correspondentes1. 14 Novos Doutores Integrados em 2010: - Alberto Baena Zapatero (Bolseiro de Pós-Doutoramento FCT) - Ana Luisa Pereira (Investigadora) - Ana Paula Avelar (Professora Auxiliar da UAberta) - André Teixeira (Professor Auxiliar da FCSH-UNL) - Cristina Brito (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) - Florbela Frade (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) - Guida Marques (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) - João Figueiroa-Rego (Bolseiro de Pós-Doutoramento FCT) - Luis Filipe Madeira (Investigador) - Manuel Alberto Vicente (Investigador) - Miguel Seixas (Bolseiro de Pós-Doutoramento) - Nandini Chaturvedula (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) - Roberta Stumpf (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) - Virgínia Valadares (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT)

- Jorge dos Santos Alves (passou de investigador integrado para associado) e Jelmer Vos (passou de

investigador integrado para correspondente). 14 Novos Assistentes de Investigação em 2010: - Carlene Recheado - Catarina Simões - Cristina Trindade - Duarte Chaves - Jonh Harvey - Jorge Freire - Manuela Gonzaga - Manuela Rosa - Matilde Santos - N’zinga Oliveira                                                             1 Veja-se anexo 1: Investigadores do CHAM.

Page 3: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

2

 

- Nascimento José Wellington - Raquel Prazeres - Tiago Fraga - Tiago Silva Merece ainda destaque o acolhimento de 13 investigadores visitantes alguns dos quais transitados do ano anterior: - João António Botelho Lucídio (Universidade de Mato Grosso, Brasil): Setembro de 2009-Setembro de

2011. - Daniele Frisson (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa): 2009-

2013. - Patrícia Woolly Cardoso Lins Alves (Universidade Federal Fluminense): Março 2010-Junho 2010. - Kátia Brasilino Michelan (Universidade Estadual Paulista): Maio 2010-Setembro 2010. - Maria da Glória Guimarães Correia (Universidade Federal do Maranhão): Abril 2010-Fevereiro 2011. - Manuel Francisco Fernández Chaves (Universidade de Sevilha): Julho 2010-Outubro 2010.

Figura 1: Crescimento do número de investigadores integrados, associados e assistentes de

investigação desde 2003 a 2010

Page 4: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

3

 

Figura 2: Crescimento do CHAM

3. SERVIÇOS, INFRAESTRUTURAS E PATRIMÓNIO

3.1. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS No decorrer do ano de 2010, os serviços de secretariado-geral, organização e gestão das actividades

científicas do Centro, assim como, a organização da contabilidade foram assegurados por quatro funcionários contratados André Texeira, Inês Pinto Coelho, Maria do Céu Diogo e Sofia Diniz.

3.2. BIBLIOTECA Durante o ano de 2010, Cátia Carvalho procedeu à catalogação, indexação e classificação das novas

aquisições e doações da biblioteca do CHAM. No ano de 2010 foram catalogadas cerca de 242 obras. Foram registadas 413 requisições de livros e publicações periódicas, efectuadas por investigadores do CHAM.

3.3. PÁGINA WEB Em virtude da avaliação das Unidades de Investigação levada a cabo pela Fundação para a Ciência

e Tecnologia, o CHAM sentiu a necessidade de renovar e actualizar o seu site na World Wide Web. A manutenção do site do CHAM – efectuada por Cátia Carvalho e desde Dezembro de 2008 por Inês Pinto Coelho – foi sempre a principal opção estratégica na divulgação das actividades desenvolvidas e na disponibilização de conteúdos produzidos pelos investigadores. Tendo em conta a complexidade da actividade científica do CHAM, e vasta informação que o site comporta, neste momento, estamos a preparar a sua renovação possibilitando uma navegação mais imediata aos vários utilizadores, podendo estes aceder de forma mais eficaz a todas as informações acerca da orgânica e funcionamento do CHAM; actividades desenvolvidas, em execução e em vias de desenvolvimento; projectos de investigação já concluídos e em curso; lista de publicações editadas pelo CHAM, com acesso aos respectivos índices e resumos, no caso das revistas científicas; informações sobre os investigadores e a sua área de especialidade; lista de teses de mestrado e de doutoramento dos investigadores do CHAM; instrumentos de trabalho resultantes dos projectos e actividades dos bolseiros e investigadores na área da história moderna e da história dos descobrimentos e notas de imprensa sobre as actividades do CHAM.

O site do CHAM (http://www.cham.fcsh.unl.pt) foi registado no Google Analytics, uma ferramenta que gera relatórios sobre a utilização do site, contabiliza a qualidade e proveniência dos acessos, permitindo visualizar a intensidade do tráfego. Para além deste, foi também registado o subsite da Enciclopédia

Page 5: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

4

 

Virtual da Expansão Portuguesa (http://www.cham.fcsh.unl.pt/eve). No ano de 2010, o site do CHAM teve cerca de 17.500 visitas e da EVE cerca de 10.500.

4. PROTOCOLOS E PARCERIAS

As diferentes acções de cooperação entre o CHAM e outras entidades científicas são fruto da sua diversa actividade e capacidade de cooperação. O CHAM colabora em projectos de investigação com o Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Investigação Científica e Tropical. Tal articulação concretizada através da parceria no projecto Pequena Nobreza e “Nobreza da Terra” na construção do Império: a Arquipélagos Atlânticos, aprovado em 2006, financiado pela FCT, que terminará em 2011. Entre Junho e Julho deste ano foi submetida a candidatura de um projecto intitulado Conhecimento e reconhecimento em espaços de influência Portuguesa: registos, expedições científicas, saberes tradicionais e biodiversidade na África Subsariana e Insulíndia, que mereceu a aprovação e o financiamento da FCT.

No âmbito do projecto de investigação Portugal e o Sul de Marrocos: Contactos e Confrontos, séculos XV-XVI, financiado pela FCT, em que o CHAM opera em parceria com a Universidade do Minho, foi estabelecido um protocolo de cooperação cultural e científica entre Portugal e Marrocos, através da Direction du Patrimoine Culturel (DPC).

Ainda na esfera dos projectos de investigação o CHAM estabeleceu uma pareceria com o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto (CIBIO - ICETA), no âmbito do projecto Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII, com o objectivo de proceder ao registo, estudo, análise e identificação das madeiras do navio.

Foi celebrado um protocolo de cooperação com a DRCLVT – Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, com o objectivo de registar, estudar, valorizar, musealizar e divulgar conjuntos e sítios classificados, bem como de espólios arqueológicos da responsabilidade da DRC, dentro da área territorial sob a sua jurisdição.

Nos Açores, após uma primeira parceria com o Governo Regional em 2006, através de um projecto de prospecção arqueológica: Promover o estudo e o levantamento dos sítios arqueológicos subaquáticos Angra A, B, C, D e E; iniciou-se, em 2008, uma nova parceria no âmbito da Componente Patrimonial do Estudo de Impacte Ambiental do “Ordenamento do Porto da Horta 1.ª Fase – Requalificação da Frente Marítima da Horta (Ilha do Faial – Açores) ”2, financiada pela Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental, SA. Em 2009-2010, para a execução da segunda fase dos trabalhos de arqueologia preventiva3, esta parceria renovou-se através da Somague Ediçor – Engenharia; em 2010, iniciou-se um novo projecto, intitulado CASA – Carta Arqueológica Subaquática dos Açores, a fim de cumprir os objectivos do Projecto da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM) e do Plano de Ordemamento do Espaço Marítimo (POEM), que visa constituir um documento de apoio à gestão do espaço marítimo.

Ainda no âmbito da arqueologia subaquática, o CHAM celebrou uma nova parceria com a Câmara Municipal de Cascais. Estando o CHAM a procurar dinamizar entre o seu corpo de investigadores a arqueologia moderna e da expansão portuguesa, e tendo em conta o grande investimento já realizado pelo referido município, em particular através dos trabalhos desenvolvidos pelo Museu do Mar, é sem dúvida uma cooperação produtiva como forma dinamizar o levantamento, estudo e valorização do património cultural subaquático da região.

                                                            2 Trabalhos de prospecção arqueológica efectuados na baía da Horta, Faial, com o objectivo de identificar o impacte do projecto sobre o património cultural submerso existente na sua área de afectação, nomeadamente por via da construção do terminal norte deste porto. Foram efectuadas prospecções visuais e com detector de metais na área de implementação do projecto a dragar e a construir, entre os 3 e os 12 m de profundidade. Identificaram-se diversos vestígios, entre os quais se destaca uma área aparentemente correspondente a um contexto arqueológico que, apesar de não ter uma cronologia definitiva, apresenta uma importância científica e patrimonial muito elevada. 3 As várias áreas de intervenção foram alvo de uma avaliação com sondagens por escavação, com a vista a detectar eventuais zonas com maior concentração de materiais arqueológicos e recolher, após registo e posicionamento, os materiais de superfície mais significativos. Inclui-se também a prospecção exaustiva e recolha, após registo e posicionamento, dos materiais mais significativos, bem como a conservação e inventário de todos os materiais recolhidos nestas acções e a publicação dos resultados de acordo com a legislação em vigor. Nos anos seguintes far-se-á o acompanhamento arqueológico de todas as fases de empreitada e, finalmente, a monitorização dos vestígios que vierem a ser removidos para fora da área de intervenção.

Page 6: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

5

 

No âmbito da realização de cursos e seminários para investigadores que integram os programas de Doutoramento: o CHAM celebrou uma parceria com o curso de Postgrado em História de América Latina, Mundos Indígenas na Universidade Pablo de Olavide.

Com o objectivo de programar e dinamizar iniciativas que tenham por fim o estudo, a promoção e a divulgação das Ordens Militares, em particular com a Ordem de Santiago, em 2010 foi celebrado um acordo de colaboração com o GEsOS (Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago).

A propósito do colóquio em homenagem a Bernard Vicent, intitulado “Negócier l’obeissance” foi estabelecida uma parceria com o EHESS (Centre de Recherches Historiques).

Finalmente, no âmbito da celebração dos 150 anos do Tratado de Paz, Comércio e Amizade entre Portugal e o Japão foi estabelecido um acordo de colaboração com o Jornal Expresso tendo-se criado um blog acerca desta mesma temática, que decorre desde 12 de Abril de 2010 até à presente data [http://aeiou.expresso.pt/oventonasvelas].

Durante os anos 2005 e 2009, o CHAM esteve associado ao The Europe-South Ásia Maritime

Heritage Project: Teaching Methodologies, Distance Learning & Multimédia Course Materials Development, um projecto financiado pela Comissão Europeia através do Programa Ásia-Link, que ligou o CHAM a outras instituições congéneres, a saber: - Department of History, University of Dhaka, Bangladesh; - Department of Architecture, University of Moratuwa, Sri Lanka; - School of Historical Studies, University of Leicester, Reino Unido; - Unité de Formation et de Recherche, Université de Bretagne-Sud, França; - Centre for French and Francophone Studies, Jawaharlal Nehru University, Índia; - History Department, University of Leiden, Holanda.

O Programa Asia-Link é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover as relações

multilaterais entre países da Europa e da Ásia. O programa tem como principal objectivo a criação de novas parcerias e o reforço das já existentes entre instituições de ensino superior europeias e as suas congéneres de países asiáticos em vias de desenvolvimento. Dentro deste âmbito, o Centre for French and Francophone Studies da Jawaharlal Nehru University encabeça um projecto intitulado The Europe-South Asia Maritime Heritage Project: Teaching Methodologies, Distance Learning & Multimedia Course Materials Development. Em 2010, o Programa Asia-Link promoveu uma reunião em Warwick, para apresentação dos resultados do Projecto, tendo contado com a participação de Alexandra Curvelo.

A EFEO (École Française d’Extréme-Orient) é uma instituição que está sob a dependência do

Ministério do Ensino Superior e Investigação francês, e que se dedica ao estudo das civilizações

Page 7: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

6

 

clássicas asiáticas. No início de 2007 a EFEO passou a dirigir o ECAF – European Consortium for Asian Field Study, que conta com a participação de diversas instituições de ensino superior europeias, constituindo-se assim a maior rede internacional de instituições europeias e asiáticas que se dedicam aos estudos asiáticos. Entre os parceiros do CHAM neste consórcio encontram-se: - Académie des Inscriptions et Belles-Lettres (Paris, França); - Academy of Sciences of the Czech Republic (Praga, República Checa); - Afrika-Asien-Institut (Hamburgo, Alemanha); - Association of South East Asian Studies (Londres, Reino Unido); - British Academy (Londres, Reino Unido); - Centre National de la Recherche Scientific (Paris, França); - Consiglio Nazionale delle Ricerche (Roma, Itália); - École des Hautes Études en Science Sociales (Paris, França); - École Française d'Extrême-Orient (Paris, França); - École Pratique des Hautes Études (Paris, França); - Eötvös Loránd University (Budapeste, Hungria); - European League of Non-Western Studies (Leiden, Holanda); - Faculty of Oriental Studies (Univ. Cambridge, Reino Unido); - Faculty of Oriental Studies (Univ. Oxford, Reino Unido); - Ferenc Hopp Museum of Eastern Asiatic Art (Budapeste, Hungria); - Fondazione Ing. Carlo Murilio Leirici (Milão, Itália); - Hungarian Academy of Sciences (Nador, Hungria); - Institut National des Langues et Civilizations Orientales (Paris, França); - Institute Italiano pel l'Africa e l'Oriente (Roma, Itália); - Institute of Oriental Studies (São Petersburgo, Russia); - Max-Planck-Institut für Ethnologische Forschung (Halle, Alemanha); - Musée Nationale des Arts Asiatiques Guimet (Paris, França); - Needham Research Institute (Cambridge, Reino Unido); - Royal Asiatique Society (Londres, Reino Unido); - Société Asiatique (Paris, França); - University of Bristol (Reino Unido); - White Rose Centre (Reino Unido).

Em Janeiro de 2010, João Paulo Oliveira e Costa e Alexandra Curvelo participaram na Assembleia

Geral do ECAF, em Hamburgo e, em Julho de 2010, João Paulo Oliveira e Costa participou na reunião do Steering Comittee que decorreu em Praga.

Em Junho de 2010, Nuno Senos iniciou a participação no Steering Comittee do Programa Palatium -

Court Residences as Places of Exchange in Late Medieval and Early Modern Europe, 1400 – 1700 (08-RPN-073 | http://www.courtresidences.eu). Este programa traduz-se numa rede de investigação, financiada pela European Science Foudation, que tem como objectivo reunir investigadores europeus das mais diversas áreas – historiadores, historiadores de arquitectura, historiadores de arte –, assim como promover a investigação transdiciplianar e transnacional no âmbito do estudo das Cortes europeias enquanto espaço de troca durante a Baixa Idade Média e a Idade Moderna (1400-1700). É objectivo desta rede estimular o intercâmbio de conhecimentos entre os investigadores que se dedicam a este tema, através da organização de reuniões, workshops, conferências e escolas de verão (código finaciamento) ENTIDADES COM AS QUAIS O CHAM DESENVOLVE PARCERIAS NO ÂMBITO DE TRABALHOS E PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO (2009): ENTIDADES ESTRANGEIRAS - Centre for French and Francophone Studies, Jawaharlal Nehru University, Índia; - Department of History, University of Dhaka, Bangladesh;

Page 8: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

7

 

- Department of Architecture, University of Moratuwa, Sri Lanka; - École Française d’Extréme-Orient; - École des Hautes Etudes en Sciences Sociales ; - History Department, University of Leiden, Holanda; - Eötvös Loránd University (ELTE); - School of Historical Studies, University of Leicester, Reino Unido; - Unité de Formation et de Recherche, Université de Bretagne-Sud, França; - Universidade da Corunha; - Universitat Degli Studi Roma Tre (Itália); - Universidade de Hamburgo; - Universidade Autónoma de Madrid; - Universidad Complutense de Madrid; - Universidad de Múrcia; - Universitad Pablo de Olavide (Sevilha); - Universitat Pompeu Fabra (Barcelona); - Universidade de Provence-Aix (Marselha).

- Direction du Patrimoine Culturel (Marrocos).

- Instituto Português de Santo António em Roma. - New Holland Foudation (Amesterdão).

- Red Columnaria (Espanha). ENTIDADES NACIONAIS - Academia de Ciências de Lisboa. - Associação Brotéria.

- Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental, SA; - ParqueExpo; - Somague – Ediçor Engenharia.

- Câmara Municipal de Almeida; - Câmara Municipal de Cascais; - Câmara Municipal de Faro; - Câmara Municipal da Horta; - Câmara Municipal de Lagos; - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago – Câmara Municipal de Palmela; - Câmara Municipal de Ponta Delgada.

- Centro de Estudos Gaspar Frutuoso; - Centro de Estudos de História Religiosa; - Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa; - Centro Científico e Cultural de Macau; - Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa; - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

- Direcção Regional de Cultura do Algarve; - Direcção Regional de Cultura – Governo Regional dos Açores; - Direcção-Geral de Arquivos – Torre do Tombo. - Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo.

Page 9: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

8

 

- Departamento de Ciências Humanas – Instituto de Investigação Científica Tropical; - Instituto Camões; - Instituto Cervantes; - Instituto de Ciências Sociais; - Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana. - Fundação Calouste Gulbenkian; - Fundação Casa de Bragança; - Fundação Oriente; - Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva;

- Museu Nacional de Arte Antiga. - Museu Nacional do Azulejo.

- Jornal Expresso.

- Núcleo de Estudos de Arquitectura – Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra; - Universidade dos Açores; - Universidade do Minho.

Page 10: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

9

 

5. ACTIVIDADE CIENTÍFICA DO CHAM

As actividades de investigação do CHAM encontram-se subdivididas em grandes áreas temáticas, cada uma delas sob a responsabilidade de um investigador doutorado É dentro destas linhas de investigação que se integram as diversas acções desenvolvidas pelo CHAM e as actividades individuais dos investigadores. Desde Junho de 2007, as linhas de investigação são as seguintes: - Configurações Políticas e Sociais do Império Português.

Investigador responsável: Avelino Freitas de Meneses; - As Artes e Experiência Colonial Portuguesa.

Investigador responsável: Nuno Senos; - Intercâmbios Culturais e Globalização.

Investigador responsável: Nelson Veríssimo; - As Elites e o Império Português.

Investigador responsável: José Damião Rodrigues; - Os Portugueses e o Islão.

Investigador responsável: Rui Loureiro; - Dimensões Religiosas da Expansão Portuguesa.

Investigador responsável: João Paulo Oliveira e Costa; - Economias Ultramarinas e Redes Comerciais.

Investigador responsável: Margarida Machado.

Page 11: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

10

 

5.1. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

5.1.1.PROJECTOS FCT LIDERADOS PELO CHAM - Portugal e o Sul de Marrocos: Contactos e Confrontos, Séculos XV-XVI.

(PTDC/HAH/71027/2006) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Parcerias: Universidade do Minho Investigador Responsável: Maria Augusta Lima Cruz Equipa de Investigação: Maria Augusta Lima Cruz, Rafael Moreira, José Damião Rodrigues, André Teixeira, Teresa Lacerda, João Figueirôa-Rêgo, José Bettencourt, Patrícia Carvalho, Valdemar Coutinho, Maria Marta Lobo Araújo, António Manuel Clemente Lázaro, Edite Maria da Conceição Alberto e Jorge Manuel Alves Correia Bolseiros: Patrícia Carvalho e Rui Henriques

- Relações de Portugal com a Pérsia durante a União Ibérica. Os "Comentários" de D. Garcia de Silva y Figueiroa. (PTDC/HAH/69734/2006) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: Rui Loureiro Equipa de Investigação: Rui Loureiro, Zoltán Biedermann, Vasco Pacheco, Maria João Pacheco Ferreira e José Manuel Garcia.

- Território e Fronteira no Médio Eufrates no período meso-assírio (século XIII a.C) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: Francisco Caramelo Equipa: António Ramos dos Santos, Ignácio Márquez Rowe e Juan Luís Montero Fenollós

- De Todas as Partes do Mundo, o Património do 5.º Duque de Bragança, D. Teodósio I Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: Jessica Hallett Equipa: Nuno Senos, Maria de Jesus Monge, João Ruas (Direcção); Alexandra Curvelo, Alexandra Pelúcia, Alexandre Pais, Ana Isabel Buescu, Angelo Cattaneo, Annemarie Jordan, Bernadette Nelson, Carla Alferes Pinto, Celina Bastos, Hugo Crespo, Kirsta De Jonge, Leonor Freire Costa, Madalena Esperança Pina, Mafalda Soares da Cunha, Maria Antónia Pinto de Matos, Maria João Ferreira, Nuno Vassallo e Silva, Teresa Pacheco Pereira, Teresa Alarcão, Vitor Rodrigues, Vitor Serrão.

- Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: José Damião Rodrigues Equipa: José António Bettencourt, Patrícia Carvalho, André Teixeira, Inês Pinto Coelho, Cristóvão Fonseca, Ana Catarina Garcia, André Murteira, João Tereso, José Pissarra, Rubim Almeida da Silva, Rute Dias Gregório, Simon Davis, Sónia Grabriel e Tiago Fraga

- Faiança Portuguesa no Mundo (séculos XVII-XVIII) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: Rosa Varela Gomes

Page 12: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

11

 

Equipa: John Allan, Luis Sebastian, Mário Varela Gomes, Michiel Hans Bartels, Peter Pope e Tania Casimiro

5.1.2.PROJECTOS APROVADOS PARA FINANCIAMENTO PELA FCT LIDERADOS PELO CHAM

- Prosoprografia das Comunidades Lusófonas residentes e de passagem nas Filipinas (1582-1654) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: Elsa Penalva Equipa: Miguel Lourenço e Rui Loureiro

- A Faiança Portuguesa no Mundo (séculos XVI-XVIII) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: Rosa Varela Gomes Equipa: John Allan, Luís Sebastian, Mário Varela Gomes, Michiel Hans Bartels, Peter Edward Pope, Tania Casimiro 5.1.3.PROJECTOS FCT LIDERADOS POR PARCEIROS

- Pequena Nobreza e "Nobreza da Terra" na Construção do Império – Os Arquipélagos Atlânticos. (PTDC/HAH/66107/2006) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Investigação Científica Tropical Parcerias: CHAM e IAN/TT Investigador Responsável: Miguel Jasmins Rodrigues Equipa de Investigação: João Paulo Oliveira e Costa, Arlindo Caldeira, Luís da Cunha Pinheiro, Luís Filipe, Rute Dias Gregório, Teresa Lacerda, Lucília Runa e Cátia Carvalho

- Inquirir da Honra: Comissários do Santo Ofício e das Ordens Militares em Portugal, 1570-1773 (PTDC/HAH/64160/2006) Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora Parcerias: CHAM e Centro de História da Cultura Investigador Responsável: Fernanda Olival Equipa de Investigação: José Alberto Veiga Meira Torres, Ana Isabel López-Salazar Codes, Maria Inês Versos, José António Guillen Berrendero, Carlos Alberto Martins, João Figuerôa Rêgo e Tiago Miranda.

- Conhecimento e reconhecimento em espaços de influência Portuguesa: registos, expedições científicas, saberes tradicionais e biodiversidade na África Subsariana e Insulíndia Entidade Financiadora: FCT Unidade de Investigação Promotora: IICT – Instituto de Investigação Científica e Tropical Parcerias: CHAM e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Investigador Responsável: Ana Cristina Roque Equipa de Investigação: José Alberto Veiga Meira Torres, Ana Isabel López-Salazar Codes, Maria Inês Versos, José António Guillen Berrendero, Carlos Alberto Martins, João Figuerôa Rêgo e Tiago Miranda. 5.1.4.PROJECTOS COM APOIOS EUROPEUS

- EVE – Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, Séculos XV-XVIII (POS-C 702/4.2/C/REG)

Page 13: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

12

 

Entidade Financiadora: POS-Conhecimento (Programa Operacional Sociedade do Conhecimento) Unidade de Investigação Promotora: CHAM Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Casa de Bragança, Câmara Municipal de Lagos, Câmara Municipal de Faro e Câmara Municipal de Palmela Investigador Responsável: João Paulo Oliveira e Costa Coordenadora Científica: Alexandra Pelúcia Equipa de Investigação: Alexandra Curvelo, André Murteira, André Teixeira, Andreia Martins, Francisco Caramelo, José Damião Rodrigues, Pedro Cardim, Rui Manuel Loureiro, Teresa Lacerda e Zoltán Biedermann

- PAMES – Projecto Arqueológico Médio Eufrates Sírio Entidade Financiadora: Ministério da Cultura de Espanha Unidade de Investigação Promotora: Universidade da Corunha Investigador Responsável: Juan Luis Montero Fenollós Equipa: Juan Luis Montero Fenollós, Francisco Caramelo e Ignacio Marquez Rowe 5.1.5.PROJECTOS COM OUTROS APOIOS

- Componente Patrimonial do Estudo de Impacte Ambiental “Ordenamento do Porto da Horta 1.ª Fase – Requalificação da Frente Marítima da Horta (Ilha do Faial – Açores) ” Entidade Financiadora: Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental, SA e Somague – Ediçor Engenharia Unidade de Investigação Promotora: CHAM Investigador Responsável: José António Bettencourt Equipa: José António Bettencourt, Patrícia Carvalho, Inês Pinto Coelho e Cristóvão Fonseca

5.2. CANDIDATURA A NOVOS PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO Entre 30 de Dezembro de 2010 e 24 de Fevereiro de 2011, o CHAM concorrerá a uma nova fase de

candidaturas de Projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 1. Identificação do Projecto: “Interacções entre Rivais. A missão Cristã e as seitas budistas no

Japão durante a presença portuguesa (c. 1549 -c.1647) ” Entidade Proponente: CHAM Investigador Responsável: Alexandra Curvelo

2. Identificação do Projecto: “O O Clero Secular nos Arquipélagos Ibéricos Atlânticos (1404-1640) ”

Entidade Proponente: CHAM Investigador Responsável: Susana Goulart Costa

3. Identificação do Projecto: “Espaços e vivências do período português no Norte de África: cidades e vilas do “Algarve de Além-Mar” (séculos XV a XVII)” Entidade Proponente: CHAM Investigador Responsável: Jorge Correia

4. Identificação do Projecto: “Literatura portuguesa de viagens no mundo islâmico (os itinerários terrestres da Índia a Portugal, 1600-1610) Entidade Proponente: CHAM Investigador Responsável: Rui Loureiro

Page 14: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

13

 

5.3. ACTIVIDADE EDITORIAL As publicações periódicas do CHAM foram editadas com a exigida regularidade.4 Foi editado um

número da colecção Estudos e Documentos, intitulado O Estado da Índia e os Desafios Europeus. Actas do XII Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, edição conjunta com o CEPCEP. Do mesmo modo, foi editado o primeiro volume da publicação Res Antiquitatis, Journal of Ancient History.

5.3.1. ANAIS DE HISTÓRIA DE ALÉM-MAR Os Anais de História de Além-Mar são uma publicação anual do CHAM que pretende divulgar

trabalhos de investigação sobre a história da expansão portuguesa. Divididos em estudos, documentos, recensões e notícias, os Anais de História de Além-Mar são uma publicação que engloba os diferentes tipos de contribuições e divulga ao mesmo tempo, notícias e iniciativas que se relacionem com o tema em apreço.

Em Janeiro de 2008, devido à saída de um dos membros e ao desejo de reforço da internacionalização da revista, o CHAM sentiu necessidade de alterar o Conselho Editorial dos Anais de História de Além-Mar.

Conselho Editorial existente: Director: João Paulo Oliveira e Costa Conselho Editorial: - Ana Isabel Buescu (CHAM – FCSH-UNL); - Ângela Domingues (IICT – Departamento de Ciências Humanas-); - António de Almeida Mendes (CHAM – École des Hautes Études en Science Sociales e); - Avelino Freitas de Meneses (CHAM – Universidade dos Açores); - Barbara Karl (Academia das Ciências de Viena); - Dejanirah Couto (Universidade de Paris IV); - João Paulo Oliveira e Costa (CHAM – FCSH-UNL); - Jorge Flores (Universidade de Brown); - José Damião Rodrigues (CHAM – Universidade dos Açores); - Juan Marchena (Universidade de Pablo de Olavide); - Nuno Senos (CHAM – FCSH-UNL); - Pedro Cardim (CHAM – FCSH-UNL); - Pedro Puntoni (Universidade de São Paulo); - Rogério Puga (CHAM – Universidade de Macau); - Rui Loureiro (CHAM – Universidade Lusófona).

Os Anais de História de Além-Mar estão referenciados e indexados nos principais catálogos internacionais: - European Reference Index for the Humanities – European Science Foundation (categoria B) - Latindex – Índice Latino-Americano de Publicações Científicas Periódicas - America: History and Life - Historical Abstracts

Durante o ano de 2008 foi também introduzido o sistema de arbitragem científica, para elevar a

qualidade da revista e para respeitar os critérios científicos internacionais para este tipo de publicações. Tal facto acarretou o atraso no volume IX referente a 2008, que saiu no ano de 2009 e o do volume X referente a 2009, que saiu em 2010.

5.3.2. BULLETIN OF PORTUGUESE JAPANESE STUDIES

                                                            4 Veja-se o anexo 2: Permutas das Publicações do CHAM.

Page 15: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

14

 

O Bulletin of Portuguese Japanese Studies, cujo lançamento decorreu em Dezembro de 2000, pretende ser uma revista semestral de estudos luso-nipónicos de carácter internacional e em língua inglesa. O nascimento do Bulletin é um reflexo do desenvolvimento dos estudos japoneses em Portugal e também da presença portuguesa noutras áreas da Ásia Oriental e do Sueste Asiático. Os seus historiadores entenderam a necessidade de trabalhar em conjunto, numa perspectiva de história comparada, para melhor compreenderem as especificidades de cada região. Espera-se que o Bulletin constitua um espaço de divulgação da investigação realizada em Portugal, assim como um fórum onde os investigadores de todo o mundo possam apresentar os seus trabalhos e também divulgar as mais recentes publicações na matéria, através de recensões críticas.

O Bulletin of Portuguese-Japanese Studies está referenciado e indexado nos principais catálogos internacionais: - European Reference Index for the Humanities – European Science Foundation (categoria C) - Latindex – Índice Latino-Americano de Publicações Científicas Periódicas - America: History and Life - Historical Abstracts

Em 2010, devido à saída de um dos membros, o CHAM sentiu necessidade de alterar o Conselho Editorial dos Anais de História de Além-Mar. Conselho Editorial existente: Editor: Alexandra Curvelo (CHAM – FCSH-UNL|UAç) Editor Associado: Giovanni Raneri (Manchester University) Conselho Editorial: - João Paulo Oliveira e Costa (CHAM – FCSH-UNL|UAç) - Silvio Vita (Italian School for East Asian Studies, Kyoto) - José Miguel Pinto dos Santos (CHAM – FCSH-UNL|UAç) - Isabel Pina (Centro Científico e Cultural de Macau, Lisboa) - Ana Fernandes Pinto (CHAM – FCSH-UNL|UAç) - Pedro Lage Correia (Centro Científico e Cultural de Macau, Lisboa) - Catarina Simões (CHAM – FCSH-UNL|UAç)

O Bulletin não manteve a sua periodicidade, tendo-se concluído em 2010 a edição do volume 17, referente a Dezembro de 2008. Espera-se que saia no 1.º semestre 2011, o volume 18/19, referente a 2009; e, no 2.º semetre de 2011, o volume 20, referente a Junho de 2010, estando os outros em preparação.  

5.3.3. RES ANTIQUITATIS, JOURNAL OF ANCIENT HISTORY Res Antiquitatis, Journal of Ancient History é o projecto editorial mais recente do CHAM, com o

objectivo de se tornar um espaço para reflexão e debate sobre a Antiguidade. O estudo e investigação das várias Antiguidades, desde o pré-clássico e do Oriente Próximo à Antiguidade Clássica, são a principal motivação deste projeto, tanto por seu intrínseco interesse científico e a convicção de que tal investigação se pode tornar, no seu conjunto, uma útil reflexão conceitual para o estudo de outros períodos e questões históricas. Res Antiquitatis, Journal of Ancient History é, portanto, uma contribuição para o desenvolvimento em Portugal da investigação em domínios relacionados com a Antiguidade, e é aberto à produção científica tanto de investigadores consagrados, como de estudantes.

Editor: Francisco Caramelo (Universidade Nova de Lisboa) Editor Assistente: Marcel Paiva do Monte (Universidade Nova de Lisboa) Conselho Editorial: - António Ramos dos Santos (Universidade Nova de Lisboa) - José das Candeias Sales (Universidade Aberta) - Zoltán Biederman (University of London)

Page 16: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

15

 

- Juan Luis Montero Fenollós (Universidade da Couña) - Leonor Santa Bárbara (Universidade Nova de Lisboa) - Jessica Hallett (Universidade Nova de Lisboa) - Rui Loureiro (Instituto Superior Manuel Teiexira Gomes) - Brigitte Lion (Université François Rabelais – Tours) - Nuno Simões Rodrigues (Universidade de Lisboa) - José Virgílio Garcia Trabazo (Universisdade de Santiago de Compostela)  

5.2.4. ENCICLOPÉDIA VIRTUAL DA EXPANSÃO PORTUGUESA  

A Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa (EVE), cujo investigador responsável é João Paulo Oliveira e Costa e Alexandra Pelúcia a sua coordenadora científica, em 2010 os investigadores do CHAM e os tarefeiros contratados para o efeito, realizaram 82 artigos. Actualmente a EVE dispõe de cerca de 1150 conceitos e 730 associações entre eles.

Page 17: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

16

 

 

6. LINHAS DE INVESTIGAÇÃO5 6.1. CONFIGURAÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS

6.1.2. PUBLICAÇÕES 6.1.2.1. LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL

ALVES, Jorge dos Santos, Fernão Mendes Pinto and the Peregrinação. Studies, Restaured Portuguese Text, Notes and Indexes, 4 vols. (director e editor), Lisboa, Fundação Oriente/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010, 1614 pp. RODRIGUES, José Damião, “1710”, in Roberto Carneiro, Artur Teodoro de Matos e João Paulo Oliveira e Costa (coord.), Portugal, Anos 10, Alfragide, Leya-Texto Editores, 2010, pp. 139-162. RODRIGUES, José Damião; COSTA, Ricardo Manuel Madruga da, “Entre o Reino e o império: os Açores e a viragem de 1807-1808”, in José Luís Cardoso, Nuno Gonçalo Monteiro e José Vicente Serrão (org.), Portugal, Brasil e a Europa Napoleónica, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 211-227. SILVA, Susana Serpa, Ponta Delgada: Roteiros Republicanos, Matosinhos, Quidnovi - Comissão Nacional para as Celebrações do Centenário da República / Câmara Municipal de Ponta Delgada, 2010. SILVA, Susana Serpa, Margarida de Chaves, a benemérita. Notas sobre a sua vida e o seu legado, Ponta Delgada, Instituto Margarida de Chaves, 2010.

6.1.2.2. LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO

ALVES, Jorge dos Santos, História de Macau e da China, (Scientific supervisor), 3 vols., Macau, Escola Portuguesa de Macau, 2010. MARTÍNEZ CARRASCO, Adolfo; MARTÍN MARCOS, David et alii (eds.), Conflictos y sociedades en la Historia de Castilla y León. Aportaciones de jóvenes historiadores, Valladolid, Universidad de Valladolid, 2010 MARTÍNEZ TORRES, José António, Esclavos, Imperios, Globalización (1555-1778), Madrid, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2010; prólogo de Carlos Martínez Shaw. MARTÍNEZ TORRES, José António, Peso de todo el Mundo (1622) y Discurso sobre el aumento de esta Monarquía (1625), de sir Anthony Sherley, Madrid, Ediciones Polifemo, 2010. VALADARES, Virgínia, Minas Colonial em Documentos: Economia, Política e Sociedad. Reedição e revisão Belo – Horizonte: Com Arte, 2010.

6.1.2.3. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL

BIEDERMAN, Zoltán, ‘Home Sweet Home : The Networks of Fernão Mendes Pinto in Portugal’ (co-autoria com Andreia Martins de Carvalho), in Jorge Santos Alves et al. (eds.), Fernão Mendes Pinto, Lisboa, Fundação Oriente, 2010. BIEDERMAN, Zoltán, ‘Columbo’, in José Mattos, coord., Património de Origem Portuguesa no Mundo, vol. II, Ásia, ed. Walter Rossa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. BIEDERMAN, Zoltán, ‘Galle’, in José Mattos, coord., Património de Origem Portuguesa no Mundo, vol. II, Ásia, ed. Walter Rossa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. BIEDERMAN, Zoltán, ‘Batticaloa’, in José Mattos, coord., Património de Origem Portuguesa no Mundo, vol. II, Ásia, ed. Walter Rossa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. BIEDERMAN, Zoltán, ‘Trincomali’, in José Mattos, coord., Património de Origem Portuguesa no Mundo, vol. II, Ásia, ed. Walter Rossa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. BIEDERMAN, Zoltán, ‘Mannar’, in José Mattos, coord., Património de Origem Portuguesa no Mundo, vol. II, Ásia, ed. Walter Rossa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. CARDIM, Pedro, “1610” in R. Carneiro, A. Teodoro de Matos e J. P. Costa (coords.), Portugal. Anos 10. De 1210 a 2010. Nove retratos de Portugal, Lisboa, Texto, 2010, pp. 115-138.                                                             5 Veja-se o anexo 3: Actividades das Linhas de Investigação.

Page 18: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

17

 

DIAS, Érika, “A ida da corte para o Brasil nos documentos do Arquivo Histórico Ultramarino: séries Brasil – Geral, Ultramar e Reino”, in capítulo 24 Portugal, Brasil e a Europa Napoleónica, organizado por José L. Cardoso, Nuno G. Monteiro e José V. Serrão. SILVA, Susana Serpa, “Sonhos e Ideais de Vida”, in José Mattoso, dir., História da Vida Privada em Portugal, vol. 3, Irene Vaquinhas, coord., A Época Contemporânea, Lisboa: Círculo de Leitores, 2010. TEIXEIRA, André, “A concessão de Bombaim aos britânicos e suas implicações no território de Baçaim (1661-1668)“, in O Estado da Índia e os Desafios Europeus. Actas do XIIº Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Lisboa, Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa, 2010, pp. 515-55 (com Isabel Almeida e Pedro Nobre). VIANA, Mário, História da ilha do Faial (das origens a 1833), Horta, Câmara Municipal da Horta, vol. 2 («Património cartográfico e artístico»), 200 p., 2010 (organização da cartografia). VIANA, Mário, “Sobre as primeiras representações cartográficas dos Açores e do Faial e a sua informação toponímica”, in História da ilha do Faial (das origens a 1833), Horta, Câmara Municipal da Horta, vol. 2 («Património cartográfico e artístico»), pp. 25-35.

6.1.2.4. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO

ALVES, Jorge dos Santos, “Nayinar Kuniyappan, Seorang Syahbandar Tamil di Samudera-Pasai pada Awal Abad ke-16”, Selat Melaka di persimpangan Asia. Artikel Pilihan Daripada Majalah Archipel, ed. Daniel Perret, Kuala Lumpur, École française d’Extrême-Oriente/Jabatan Muzium Malaysia, 2010. ALVES, Jorge dos Santos, “Sepucuk Surat dalam Bahasa Parsi bertarikh 1519 tentang Keadaan di Melaka”, Selat Melaka di persimpangan Asia. Artikel Pilihan Daripada Majalah Archipel, ed. Daniel Perret, Kuala Lumpur, École française d’Extrême-Oriente/Jabatan Muzium Malaysia, 2010. BIEDERMAN, Zoltán, “The “Malwana Convention” revisited. Notes on the Lankan transition to Iberian rule”, in Gaston Perera, ed., Christians and Spices: The Portuguese in Sri Lanka and Goa, Colombo: International Centre for Ethnic Studies, 2010, pp. 29-48. BIEDERMAN, Zoltán, ‘An Island under the Influence: Soqotra at the Crossroads of Egypt, Persia and India from Antiquity to the Early Modern Age’, in A. Schottenhammer & R. Kauz (eds.), The Silk Route of the Seas: From the Persian Gulf to the China Seas, Wiesbaden: Harrassowitz Verlag, 2010, pp. 9-24. CARDIM, Pedro, “De la nación a la lealtad al rey. Lourenço de Mendonça y el estatuto de los portugueses en la Monarquía española de la década de 1630” in David González Cruz (org.), Extranjeros y enemigos en Iberoamérica: La visión del otro. Del Imperio Español a la Guerra de la Independencia, Madrid, Sílex, 2010, pp. 57-88. CARDIM, Pedro, “La aspiración imperial de la monarquía portuguesa (siglos XVI y XVII)” in Gaetano Sabatini (org.), Comprendere le Monarchie Iberiche: Risorse Materiali e Rappresentazione del Potere, Roma, Viella - Università degli Studi - Roma Tre, pp. 37-72. MARTÍN MARCOS, David, El episcopado castellano ante la ruptura de relaciones entre Felipe V y la Santa Sede, en Adolfo MARTÍNEZ CARRASCO, David MARTÍN MARCOS et alii (eds.), Conflictos y sociedades en la Historia de Castilla y León. Aportaciones de jóvenes historiadores, Valladolid, Universidad de Valladolid, 2010. MARTÍNEZ TORRES, José António, “Entre la autonomía y la dependencia. La Monarquía Católica y sus posesiones en Asia, África y América en el contexto de la Unión de las Coronas de España y Portugal”, en Peso de todo el Mundo (1622) y Discurso sobre el aumento de este Monarquía (1625), de sir Anthony Sherley, Madrid, Ediciones Polifemo, 2010. MIRANDA, Tiago, “Editar cartas e notícias setecentistas”, em co-autoria com João Luís Lisboa, in Colóquio Internacional “Crítica Textual & Crítica Genética em diálogo”, Porto: 18-20 de Outubro de 2007, Actas – Vol. II, org. Maria João Reynaud e Francisco Topa, Munique, Martin Meidenbauer Verlagsbuchhandlung, 2010, pp. 311-325.

6.1.2.5. ARTIGOS EM REVISTAS PEER REVIEW

Page 19: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

18

 

CARVALHO, Rita Bernardes de, “Bitter enemies or Machiavellian friends? Exploring the Dutch-Portuguese Relationship in the seventeenth-century Siam”, Anais de História de Além-Mar, Volume X (2009), Lisboa, CHAM, 2010, pp. 361-385. MARTÍN MARCOS, David, “Ideología e historiografía en torno al papel del Papado en la Guerra de Sucesión española”, Anuario de Historia de la Iglesia, 19, 2010, pp. 361-372. MARTÍN MARCOS, David, “La embajada española en Roma y el cambio dinástico de la Monarquía española. Aspectos políticos”, Cuadernos de Investigación Histórica, 27, 2010, pp. 315-346.

6.1.2.6. ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS S/PEER REVIEW

COSTA, Ricardo Madruga da, “A valia estratégica dos Açores na manobra naval da Guerra da Secessão Americana”, in Boletim do Núcleo Cultural da Horta, Horta, 2010, n.º 19, pp. 373.386. SILVA, Susana Serpa, “Perspectivas sobre a emigração açoriana no século XIX”, in FONSECA, Maria Lucinda, coord., Actas da Conferência Conferência Internacional Aproximando Mundos: emigração, imigração e desenvolvimento em espaços insulares, Lisboa, Fundação Luso-Americana, 2010, pp. 327-345 (em co-autoria com Carlos Cordeiro).

6.1.2.7. ARTIGOS EM REVISTAS INTERNACIONAIS S/PEER REVIEW

COSTA, João Paulo Oliveira e, Recensão crítica de Portuguese Colonial Cities in the Early Modern World (ed. Liam Brockey); Farnham, Ashgate, 2008 in e-journal of Portuguese History, issue 14. MARTÍNEZ TORRES, José António, “Antonio Miguel Bernal. De Imperio, comercio y sociedad”: Aula. Historia Social, 23, 2010. MARTÍNEZ TORRES, José António, “L´Europe et la problematique du rachat de captifs chrétiens sur les côtes barbaresques (XVIe-XVIIIe siécles)”, in Cahiers des Anneaux de la Memoire. Universidad de Nantes-CNRS, Número spécial: “La Méditerranée”, 13 (Décembre 2010).

6.1.2.8. PUBLICAÇÕES ELECTRÓNICAS

BASTIÃO, Maria, A ilustração e a administração de Moçambique. António Manuel de Melo e Castro e o governo dos Rios de Sena. Blogue de História Lusófona - Instituto de Investigação Científica Tropical, 24 de Abril de 2010. [disponível em: http://www2.iict.pt/?idc=102&idi=15887]. BIEDERMAN, Zoltán, Recensão de ‘Portuguese Encounters with Sri Lanka and the Maldives. Translated Texts from the Age of the Discoveries’, edited by Chandra R. de Silva [Farnham/Burlington, VT, Ashgate Publishing, 2009], in e-Journal of Portuguese History, 8, 1 (2010), online at: http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/ BIEDERMAN, Zoltán, Recensão de ‘The Portuguese Missionary in 16th and 17th Century Ceylon: The Spiritual Conquest’, by C. Gaston Perera [Colombo, Vijitha Yapa Publications, 2009], in e-Journal of Portuguese History, 8, 1 (2010), online at: http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/. DIAS, Érika, “O Projeto Resgate, o Arquivo Histórico Ultramarino e a administração do Brasil colonial no século XVIII – análise de uma memória”. ISSN 2176-4514 Junho 2010, in I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogoa Interdisciplinares [www.ufcg.edu.br/~historia]. MARQUES, Guida, “Entre deux empires: le Maranhão dans l’union ibérique (1614-1641)”, Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Debates 2010 [http://nuevomundo.revues.org/59333]. SILVA, Susana Serpa, “Do Abolicionismo às Novas Formas de Escravatura. Portugal e os Açores no Século XIX” integrado no E-Book resultante do projecto Escravos e Libertos nos Açores, séculos XV-XIX, (DRCT, M2.1.2/I/014/2006).

6.1.3. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS PORTUGAL

Page 20: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

19

 

Ana Luiza Castro Pereira - "Ego te baptizo in nomine Patris, et Filis, et Spiritus Sancti: ser escravo no mundo cristão da América Portuguesa". XIII Congreso Latinoamericano sobre Religión y Etnicidad, In Actas do XIII Congreso Latinoamericano sobre Religión y Etnicidad, Granada, 13 e 16 de Julho de 2010. - “Viver nos trópicos com bens do Império: a circulação de pessoas e objectos no Império Português". XIV Seminário sobre a Economia Mineira, In Actas do XIV Seminário sobre a Economia Mineira, Diamantina, 24 e 28 de Maio de 2010. - "Conflitos de família: o papel da Justiça e da Sociedade na disputa pela herança entre filhos legítimos e ilegítimos nas duas margens do Atlântico". XI Reunión Científica de la Fundación Española de Historia Moderna, In Actas da XI Reunión Científica de la Fundación Española de Historia Moderna, Granada, 9 e 11 de Junho de 2010. - "Faces do Brasil Holandês: interculturalidade e diversidade religiosa na formação da sociedade na primeira metade do século XVII". 3º Encontro Internacional de História Colonial: cultura, poderes e sociabilidades no mundo atlântico (séc. XV-XVIII), In Actas do 3º Encontro Internacional de História Colonial: cultura, poderes e sociabilidades no mundo atlântico (séc. XV-XVIII), Recife, 4 e 7 de Setembro de 2010. Érika Dias - “Martinho de Melo e Castro e a extinção da companhia pombalina em Pernambuco”, Sessão 6A: Dinâmicas do império português, séculos XVI a XVIII, XXX Encontro da APHES, Lisboa, ISEG, 19-20 Novembro 2010. João Paulo Oliveira e Costa - “A escolha dos súbditos: Portugal e o Império Restaurado”, Colóquio Representações da Portugalidade, Covilhã, 28 e 29 de Outubro de 2010. José António Martínez Torres - “Discursos imperiales para la cooperación entre España y Portugal durante la Unión de Coronas”. Coloquio Internacional Portugal na Confluência das Rotas comerciais Ultramarinas, Lisboa, CHAM-Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad Nova de Lisboa, 3 e 4 de Dezembro de 2010. Jorge dos Santos Alves - “Translating Fernão Mendes Pinto’s Peregrinação – Two European Languages Experiences”, Mesa Redonda, Lisboa, Museu do Oriente, 15 de Maio de 2010. - “From Warriors and Martyrs to Bullfighters. The Image of Portugal and the Portuguese in the Malay World’s History and Memory - Outlines of a Research Project”, Lisboa, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa, 10 de Novembro de 2010. Paulo Teodoro de Matos - 'Expostos e Ilegítimos no Império Português', Curso de Estudos Aprofundados em História da Expansão Portuguesa, Centro de História de Além-Mar, 16 de Março de 2010. - 'Família, herança e sistema de reprodução social na ilha de S. Jorge no século XIX. Contributo para o seu estudo', O Faial e a Periferia nos Séculos XV a XX, Faial-São Jorge, Núcleo Cultural da Horta - CHAM, 17 a 20 de Maio de 2010. - 'A mortalidade na cidade do Funchal (1750-1830)', sessão Os comportamentos demográficos das sociedades insulares (sécs. XVI a XIX), Congresso da Associação de Demografia Histórica, ADEH-Universidade dos Açores, São Miguel, 16-19 de Junho de 2010 (em co-autoria com Carlota Santos e Fátima Barros).

Page 21: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

20

 

- 'A emigração insular para o Brasil e a produção censitária no Atlântico Português (1747-1820)', Seminário Permanente de História do Brasil, Centro de História de Além-Mar, Lisboa, 22 de Junho de 2010. - 'As fontes e os métodos da Demografia Histórica', Curso de Estudos de Doutoramento em História, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 19 de Outubro de 2010. Pedro Cardim - «Política e relações de poder no Portugal dos Bragança», comunicação apresentada no colóquio Um gosto português – o uso do azulejo no século XVII, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, 1 de Julho de 2010. Susana Serpa Silva - “Em torno da criação de um corpo policial, na cidade de Ponta Delgada, nos alvores do século XX”, Colóquio Luso-Brasileiro Territórios e Fronteiras do Poder, organizado pelo CEHCP - ISCTE-IUL, Lisboa, ISCTE, de 10 a 12 de Março de 2010. - “Uma perspectiva histórica sobre os fenómenos da pobreza e da exclusão social: o caso dos Açores”, Colóquio Açores: uma reflexão sobre a pobreza e o desenvolvimento social, organizado pela Direcção Regional da Solidariedade e da Segurança Social no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, Angra do Heroísmo, 7 de Abril de 2010. - “A emigração no distrito de Angra do Heroísmo, entre 1850 e 1920, com base nos registos de passaportes”, VI Seminário Internacional sobre emigração portuguesa para o Brasil: Um Passaporte para a Terra Prometida, que resultou da cooperação entre a Universidade dos Açores, o CEPESE da Universidade do Porto e algumas instituições de ensino superior do Brasil, Angra do Heroísmo, Universidade dos Açores – campus do Pico da Urze, 19 a 23 de Julho de 2010. - “Balanço de um Seminário” – Sessão de Encerramento do VI Seminário Internacional sobre emigração portuguesa para o Brasil: Um Passaporte para a Terra Prometida, que resultou da cooperação entre a Universidade dos Açores, o CEPESE da Universidade do Porto e algumas instituições de ensino superior do Brasil, Praia da Vitória, Câmara Municipal da Praia da Vitória, 23 de Julho de 2010. - “Vida cultural e associativa nos meandros do Republicanismo e da I República em Ponta Delgada (Açores)”, Congresso Internacional I República e Republicanismo, Assembleia da República e Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, 29 de Setembro a 2 de Outubro de 2010. - “Instituições assistenciais micaelenses de finais do século XIX e inícios do século XX”, Colóquio Internacional Desafios do Serviço Social: políticas, intervenção e luta contra a pobreza e a exclusão, integrado na Semana do Serviço Social da Universidade dos Açores, campus de Ponta Delgada, 11 a 13 de Novembro de 2010. - “As duas primeiras visitas presidenciais à ilha de S. Miguel”, Colóquio A República e as Ilhas – História e Memória, organizado pelo Centro de Estudos Gaspar Frutuoso (CEGF) – Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 16 e 17 de Dezembro de 2010. Tiago Miranda - “Fragmentos acrescidos. O espólio documental do 2º Marquês do Lavradio (1729-1790)”. Colóquio Internacional: Arquivos de Família, sécs XIII-XIX: que presente, que futuro?”, Lisboa, DGARQ e FCSH-UNL, 29-30 de Outubro de 2010. - “Agentes, secretários e encarregados de negócios: os limites da representação diplomática (sécs. XVI-XIX)”. Seminário Permanente “As nobrezas do Sul da Europa: modelos, práticas, estruturas e sistemas de representação nos séculos XV-XVIII” | III Sessão: “Nobres-diplomatas na configuração do espaço político. Séculos XVI-XVIII”, Évora, Universidade de Évora, 16 de Novembro de 2010.

ESTRANGEIRO Guida Marques

Page 22: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

21

 

- "Martim Soares Moreno, capitaine luso-brésilien au service du roi et chef indien. Colonisation et indianisation dans l'Amérique portugaise du 17e siècle." Participação no colóquio internacional, L’indianización en los confines de las Américas, s. XVI-XIX, EEHA-CSIC, Sevilha, 28-30 de setembro de 2010. João Paulo Oliveira e Costa - “Afonso de Albuquerque’s Conquest of Goa and the Collective Imagination”, XIII Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Aix-en-Provence/Marselha, 23-27 Março de 2010. - “The First Rival: John II of Castile and Portuguese Overseas Expansion”, From Iberian Kingdoms to Atlantic Empires. Spain, Portugal, and the New World, 1250-1700. Universidade de Notre Dame (USA-IN), 17-18 Setembro de 2010. - “The Conquest of Goa by Albuquerque”, Universidade de Massachussets, 21 de Setembro de 2010. Jorge dos Santos Alves - “Multinational Corporations in the Nanyang”, Fernão Mendes Pinto’ Peregrinação, Macau, University of Macao, 5 de Maio de 2010. - “Fernão Mendes Pinto’s Peregrinação New Edition (Lisbon, 2010) – A XR of a Project”, Colóquio Internacional Portuguese Discoveries and the Mitteleuropa, Budapest, University Eötvös Loránd, 18 -19 de Outubro de 2010. José António Martínez Torres e Julio Caro Baroja - “Ponencia invitada”, Sis grans historiadors del segle XX, Barcelona (UNED-CUXAM), 1 de Julho de 2010. Paulo Teodoro de Matos - 'The Portuguese Population Data System for the Overseas Territories, 1766-1820', painel 'New developments with large historical databases' discussant Kees Mandemakers, 8th European Social Science History Conference, Ghent, International Institute of Social History, 13-16 Abril de 2010. - 'The Portuguese in Asia, c.1750-1860. A brief account of the period, the historiography and an outline for future research', International Workshop Europe in Asia during the Age of Revolutions, c. 1757 to c. 1858. Overview, Perspectives, Challenges, Université de Nice-Sophia Antipolis, Centre de la Mediterranée Moderne er Contemporaine - MSH de Nice / Institute of Netherlands History, Nice, 22-25 de Setembro de 2010. - 'Demography Trends of the Estado Português da Índia, 1750-1820', Portuguese and Luso-Asian Legacies in Southeast Asia, 1511-2011, Institute of Southeast Asian Studies, Singapura, 28-30 de Setembro de 2010. Pedro Cardim - «L’expansion de la couronne portugaise et le statut politique des territoires», seminário apresentado no ciclo «Histoire et Anthropologie du Monde Hispanique», uma organização conjunta da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e da Université de Paris I, Paris, Colegio de España, 12 de Janeiro de 2010. - «’Todos los que no son de Castilla son yguales’. Le statut du Portugal dans la Monarchie espagnole au temps d’Olivares», seminário apresentado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 14 de Janeiro de 2010. ‐ «Parliamentary culture in early-modern Portugal. The decision-making processes in the Cortes, 16th-17th centuries», comunicação apresentada no colóquio internacional Parlamentarische Kulturen vom Mittelalter bis in die Moderne. Reden, Räume, Bilder, Berlim, 21-23 Julho de 2010, Humboldt Universität zu Berlin.

Page 23: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

22

 

«Gobierno y justicia en Portugal bajo Felipe II», conferência apresentada no âmbito do XLI CURSO da CÁTEDRA “FELIPE II”, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Valladolid, 18 de Novembro de 2010. «El Portugal de Felipe II. Historia e historiografia», seminário apresentado no âmbito do XLI CURSO da CÁTEDRA “FELIPE II”, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Valladolid, 19 de Novembro de 2010. Tiago Miranda - “Sobre uma única folha: cartas, arquivos e interpretação”. Aula Inaugural da Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista [UNESP] de Franca, França, Universidade Estadual Paulista, 24 de Março de 2010. - “Do Pátio das Vacas ao Palácio da Ega: o destino e a organização dos arquivos do Ultramar Português”. Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas [IFCH] da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, 25 de Março de 2010. - “Reforming the Secretaries of State (1736-1739). How was it done and what did it mean?”. 41st Annual Meeting da Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, Ottawa, Lord Elgin Hotel, 15-18 de Abril de 2010. - “O Brasil no Distrito de Aveiro. Metodologia de recuperação de dados sobre familiares do Santo Ofício”. III Encontro Internacional de História Colonial - Simpósio Temático “A Inquisição em Portugal e no Império Luso – 4 documentação, hereges, agentes”, Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 4-7 de Setembro de 2010. - “D. João da Mota e Silva (1685-1747). O discreto valimento de um purpurado”. Colóquio Internacional “Religião e Política no Mundo Português (Sécs. XVI-XIX)”, nos , Salvador, Faculdade de Medicina da UFBa, 8-10 Setembro de 2010. - “Do Pátio das Vacas ao Palácio da Ega: o destino e a organização dos arquivos do Ultramar Português”. Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas [IFCH] da UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2010. - “Da eficácia dos modelos epistolares, ou a recepção dos manuais de secretário em Portugal”. Colóquio Internacional “O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono – II” (5º Colóquio de Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras [PPRLB]), Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura, 13-17 de Setembro de 2010. - “Sem sombra de pecado. A primeira primeira mulher de um governador exemplar”. Seminário Internacional “Justiça, Administração e Luta Social: dimensões do poder em Minas”, Mariana, Universidade Federal de Ouro Preto, 22-24 de Setembro de 2010. Zoltán Biedermann - ‘Le littoral de l’Arabie méridionale dans les cartes portugaises du XVIe siècle’, Les ports des mers de l’Arabie et de la Perse du VIIe au XVIe siècle – Représentations idéalisées et réalités matérielles (textes – images – archéologie), Journées d’étude du programme APIM (Atlas des ports et itinéraires maritimes de l’Islam médiéval) dans le cadre de l’ANR MEDIAN, Paris, BnF, 7-8 Outubro 2010. - ‘Negotiating India: Portuguese travel and diplomacy in Hindustan, 1498-1550’, Europe and India in the Early Modern Period, Dublin, Trinity College, 3-4 Junho 2010.

6.1.4. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

Ana Luiza Castro Pereira - Consultora no Projecto: Pequena Nobreza e "Nobreza da Terra" na Construção do Império. Os Arquipélagos Atlânticos. Referência do projecto: PTDC/HAH/66107/2006; Parceiro(s): Centro de História

Page 24: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

23

 

de Além Mar; Instituto de Investigação Científica Tropical; Universidade Nova de Lisboa; Universidade dos Açores; Direcção Geral de Arquivos; Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia. David Martín Marcos - Membro do Projecto Guerras de España. Identidad y política en la encrucijada de 1700 (HUM2007-61586), Ministerio de Ciencia e Innovación. 2007-2010. Érika Dias - Consultora do Projecto “Resgate Barão do Rio Branco no Arquivo Histórico Ultramarino”, em Lisboa. Guida Marques - Participação no grupo de investigação sobre “les villes et les ports de l’Atlantique comme lieux de liberté et de reconfiguration (XVe-XXIe siècles)”, coord. António de Almeida, Universidade de Nantes (France). - Participação no projecto de investigação Histoire et anthropologie des sensibilités, dir. Frédérique Langue, CNRS-EHESS, Paris. - Elaboração em curso de um projecto de investigação sobre a Baía dos séculos XVII e XVIII, com Giuseppina Raggi e Pedro Cardim, no quadro da montagem de um projecto de cooperação entre o CHAM e a Universidade Federal da Baía. José António Martínez Torres - «Islam/Chrétienté au seuil de la modernité. Images et realités de la guerre de course en la Méditerranée (XVI-XVIII)», Agence Nationale de la Recherche de Francia (ANR). 2007-2010, Investigadora Principal: Dra. Anne DUPRAT (Centre de Recherche en Littérature Comparée-Universidad París IV-Sorbona). Paulo Teodoro de Matos - Membro da equipa de investigação do Projecto Urban Spaces: Demographic and Social Dynamics (17th-20th centuries), CITCEM – Universidade do Porto e Universidade do Minho, Investigador com dedicação de 20%. Projecto financiado pela FCT. - Membro da equipa de investigação do Projecto NeDiMAH - Network of Digital Methods in the Arts and Humanities, 09-RNP-062 ESF. Financiado pelo Research Networking Programmes e Fundação para a Ciência e Tecnologia. Responsável em parceria com José Borbinha (IST-UTL) pela implementação do projecto em Portugal. - Global Collaboratory on the History of Labour Relations in the period 1500-2000, International Institute of Social History, Amsterdam. Responsável em parceria com Jelmer Vos pela demografia da África portuguesa. Pedro Cardim - Membro da equipa de investigação do projecto O Governo dos Outros. Imaginários Políticos no Império Português (1496-1961); dirigido por Ângela Barreto Xavier, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Ana Cristina Nogueira da Silva, Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa; entidade (s) financiadora (s): Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES). - Membro da equipa de investigação do projecto A comunicação política na monarquia pluricontinental portuguesa (1580-1808): Reino, Atlântico e Brasil; dirigido por Nuno Gonçalo Monteiro, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; entidade (s) financiadora (s): Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES).

Page 25: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

24

 

Susana Serpa Silva - Investigadora Responsável do Projecto Vida Cultural em Cidades de Província: espaços, sociabilidades e representações (1841 - 1926), como investigadora responsável, por parte do CHAM (núcleo da Universidade dos Açores).

6.1.5. CURSOS E SEMINÁRIOS LECCIONADOS / ORGANIZADOS PELOS INVESTIGADORES Paulo Teodoro de Matos - Organização da sessão 'Os comportamentos demográficos das sociedades insulares (sécs. XVI a XIX) em parceria com Isabel Moll. IX Congresso da Associação de Demografia Histórica, ADEH - Universidade dos Açores, São Miguel, 16-19 de Junho de 2010. Pedro Cardim - Leccionação do módulo “Territorio y estatuto político. El caso de la corona portuguesa y sus dominios ultramarinos (siglos XVI-XVII) ” e “Los representantes de las ciudades ultramarinas en las Cortes de Portugal (siglos XVI-XVII) ”, no âmbito do Programa Master Oficial y Doctorado en Historia de América Latina. Mundos indígenas da Universidad Pablo de Olavide, 24-26 de Fevereiro de 2010. - Leccionação do módulo “El gobierno y la administración de la América Portuguesa, siglos XVI-XVIII”, no Programa Oficial de Postgrado Europa, el Mundo Mediterráneo y su Difusión Atlántica, dirigido por Bartolomé Yún e Manuel Herrero Sánchez, Universidad Pablo de Olavide, 24-26 de Fevereiro de 2010. - Leccionação do módulo “Identidad y estatuto político en la corona portuguesa (siglos XVI-XVII)”” no Master Universitario en Estudios Avanzados de Historia Moderna «Monarquía de España, siglos XVI-XVIII», Universidad Autónoma de Madrid, Facultad de Filosofía y Letras, Departamento de Historia Moderna, no âmbito da disciplina La Monarquía como poder global. Dinámicas e imaginarios imperiales ibéricos, 3 a 5 de Março de 2010.

6.1.6. PROJECTOS DE PÓS-DOUTORAMNTO

David Martín - El Portugal de los Braganza entre Austrias y Borbones. Las Relaciones Hispanoportuguesas ante la Crisis Dinástica de la Monarquía de España. Edval de Souza Barros - Gerindo frustrações: o Conselho Ultramarino e os conflitos de jurisdição no Atlântico e no Índico (1643-1711). Guida Marques - “Histórias cruzadas: Lisboa, Baía e Goa no século XVII. O Império Português e a União Ibérica através dos seus municípios”. José António Martínez Torres - Os Impérios de Espanha e de Portugal, dos Áustrias aos Braganças. Circulação e Intercâmbios.

Page 26: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

25

 

6.1.7. TESES DE DOUTORAMENTO E DE MESTRADO

TESES DE DOUTORAMENTO DEFENDIDAS EM 2010 - Ana Luisa Castro Pereira, Unidos pelo sangue, separados pela lei : família e ilegitimidade no Império Português, 1700 – 1799. Orientação de Orientadora: Margarida Durães e Co-orientação de Junia Furtado. - André Pinto de Sousa Dias Teixeira, Baçaim e o seu território (1534-1738): administração, economia e sociedade. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa.

TESES DE DOUTORAMENTO EM ELABORAÇÃO - André Murteira, A crise da Carreira da Índia e o corso norte-europeu durante o período filipino. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa - Érika Dias, Continuidades e rupturas da política pombalina na capitania de Pernambuco (1774-1807). Orientação de Pedro Cardim e Ângela Domingues. - João António Lucídio, Colonização e índios de Mato Grosso. Orientação de Pedro Cardim e Ângela Domingues. - Pedro Nobre, O Mundo Ultramarino nas Relações Luso-Britânicas (1640-1668) – Cooperação, Rivalidade e Conflito. Orientação: Pedro Cardim. TESES DE MESTRADO EM ELABORAÇÃO - Ana Rita Domingues, A Câmara Municipal do Rio de Janeiro na segunda metade do século XVIII. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Luís Pinheiro, As Ilhas de S. Tomé nos séculos XV e XVI. Orientação de Artur Teodoro de Matos.

 

6.1.8. ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS: COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS, CONGRESSOS E ACÇÕES

DE FORMAÇÃO

• 5.º CICLO DE CONFERÊNCIAS: O ATLÂNTICO IBERO-AMERICANO (SÉCULOS XVI-XVIII). PERSPECTIVAS HISTORIOGRÁFICAS RECENTES Janeiro a Dezembro de 2010 – (Lisboa e Évora) Organização: CHAM, ICS, CIDEHUS e Universidade dos Açores Coordenação do CHAM: Pedro Cardim Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_iberoamericano_2010.html].

• NEGOCIER L’OBEISSANCE. COLLOQUE EN HOMENAGE A BERNARD VICENT 25 a 26 de Março de 2010 (Paris) Organização: Group d’Etudes Ibériques; Centre de Recherches Historiques (EHESS) e CHAM Coordenação do CHAM: Pedro Cardim e Jean-Frédéric Schaub

Page 27: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

26

 

Consultar programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_n%C3%A9gocier_l'obeissance.pdf].

• JORNADAS: IDEOLOGIAS RACIAIS E PRÁTICAS RACISTAS. INVESTIGAÇÕES EM CURSO NO ÂMBITO DA

HISTÓRIA E DO DIREITO 24 de Maio de 2010 (Lisboa) Organização: CHAM; École des Hautes Études en Sciences Sociales Coordenação do CHAM: Jean-Frédéric Schaub Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_jornadas_ideologiasraciaisparticasracistas.pdf]

• 10.º ÖSTERREICHISCH-PORTUGIESISCHES SOMMERKOLLEG 8 a 21 de Julho de 2010 (Colares | Sintra) Organização: CHAM; Institut für Romanistik da Universidade de Viena e do CHAM-UNL e UAç Coordenação do CHAM: Pedro Cardim Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_Sommerkolleg.pdf]

• COLÓQUIO DE HISTÓRIA COMPARATIVA. LAS INDEPENDÊNCIAS EN ESPAÑA, PORTUGAL, BRASIL E

HISPANOAMÉRICA 19 a 22 de Julho de 2010 (Universidad Andina Simón Bolívar, Equador) Organização: Área de Historia UASB-E; Universidad Pablo de Olavide (Sevilha); Universidad de Murcia e CHAM Coordenação do CHAM: Alexandra Pelúcia Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/Unnamed%20Site%202/2010_programa_equador.pdf]

• 250 ANOS DA RUPTURA DIPLOMÁTICA ENTRE PORTUGAL E ROMA: RELIGIÃO E POLÍTICA NO MUNDO

PORTUGUÊS (SÉCS. XVI-XIX) 8 a 10 de Setembro de 2010 (Universidad Federal da Bahia, Salvador) Organização: CHAM Coordenação do CHAM: Tiago Miranda Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_coloquio_bahia.pdf]

Page 28: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

27

 

Page 29: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

28

 

6.2. AS ARTES E EXPERIÊNCIA COLONIAL PORTUGUESA 7.2.1. PUBLICAÇÕES

6.2.2.1. LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL PINTO, Carla Alferes, Josefa de Óbidos. Matosinhos QuidNovi, 2010.

6.2.2.2. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO CURVELO, Alexandra, "Namban folding screens: between knowledge and power", Empires éloignés. L’Europe et le Japon (XVIe-XIXe siècle). Dir. Dejanirah Couto; François Lachaud. Paris: École Française D’Extrême-Orient, 2010, pp. 201-215. HALLETT, Jessica, “Pearl Cups like the Moon: The Abbasid reception of Chinese ceramics”, Shipwrecked, Tang Treasures and Monsoon Winds, Washington: Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution, 2010, pp. 75-81. HALLETT, Jessica, “VI. From the Looms of Yazd and Isfahan: Persian carpets and textiles in Portugal”, Carpets and Textiles from the Iran World, Oxford: Ashmolean Museum / London: Hali Publications, pp. 90-123. HALLETT, Jessica, “VI. From the Looms of Yazd and Isfahan: Persian carpets and textiles in Portugal”, Carpets and Textiles from the Iran World, Oxford: Ashmolean Museum, Genova: The Bruschettini Foundation for Islamic and Asian Art, 2010, pp. 235-239. HALLETT, Jessica, Reviewed in Robinson, William, Review on Carpets and Textiles in the Iranian World 1400-1700, Hali, no. 165, London, Hali Publications, 2010, pp. 133-137. MOREIRA, Rafael, Leonardo Turriano, Ingeniero del Rey, 1560-1629, Fundación Juanelo Turriano, Madrid, 2010 (em conjunto com Alícia Cámara). MOREIRA, Rafael. "Conhecer Portugal", introduction to Bueno, Beatriz Siqueira, Desenho & Desígnio. O Brasil dos Engenheiros Militares, 1500-1822, 2 vols., EDUSP (Editorial da Universidade de São Paulo), 2010, pp. 11-25. SENOS, Nuno. “Buildings at war: Franciscan architecture in colonial Brazil” in Donna Pierce, ed. The Arts of South America, 1492-1850 (conference proceedings). Denver: Frederick and Jan Mayer Center for Pre-Columbian and Spanish Colonial Art at the Denver Museum of Art: Denver, 2010, pp. 39-55.

6.2.2.3. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL

CURVELO, Alexandra, “Encomendas Namban. Os Portugueses no Japão da Idade Moderna / Namban Commissions. The Portuguese in Modern Age Japan”. Encomendas Namban. Os Portugueses no Japão da Idade Moderna / Namban Commissions. The Portuguese in Modern Age Japan. Lisboa: Museu do Oriente, 2010, pp.11-31. CURVELO, Alexandra, "Da oficina de restauro de Luciano Freire ao Instituto José de Figueiredo", 100 de Património. Memória e Identidade. Portugal 1910-2010. Lisboa: IGESPAR, 2010, pp. 175-180. CURVELO, Alexandra, "José de Figueiredo (1872-1937)", 100 de Património. Memória e Identidade. Portugal 1910-2010. Lisboa: IGESPAR, 2010, pp. 137-138. HALLETT, Jessica and Sousa, Micaela, “A cor” in Sobre o Trilho da Cor: Para uma rota dos pigmentos (cat. exp.), Lisbon: Museu Nacional de Arte Antiga, pp. 18-33, 36, 40, 44, 47, cat. nos, 1-2, 15-16, 24-25. MOREIRA, Rafael. Several entries on "Maranhão", in José Mattoso, dir., Património de Origem Portuguesa no Mundo - Arquitectura e Urbanismo, vol. I, Brasil, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, pp. 488-515. PAIS, Alexandre. “En los vasos de Lisboa, Que hoy llevan por todo el orbe. Resistência e identidade. A produção cerâmica de Lisboa no século XVII sob o domínio filipino” in Matrizes de Investigação em Artes Decorativas (Direcção Gonçalo de Vasconcelos e Sousa), Porto: CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa), 2010, pp. 67-86. PAIS, Alexandre. “A cerâmica europeia dos séculos XVII a XIX, da influência oriental às imagens do Ocidente”in A cerâmica europeia dos séculos XVII a XIX, da influência oriental às imagens do Ocidente, Angra do Heroísmo, 2010.

Page 30: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

29

 

PINTO, Carla Alferes. “Gravuras e óleos europeus, miniaturas persas e mogóis. Pintura de corte nos impérios safávida e mogol (séculos XVI e XVII)”. In Oriente / Ocidente. Miscigenações. Livro de Actas e Memória do Evento. Lisboa. Faculdade de Belas Artes, 2010, pp. 76-83. TEIXEIRA, André, “O quotidiano medieval no castelo de Castelo Novo (Fundão): síntese de resultados das três campanhas de escavação”, in As Idades Média e Moderna na Península Ibérica. Actas do IV Congresso de Arqueologia Peninsular, ed. Nuno Ferreira Bicho, Faro, Universidade do Algarve / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2010, pp. 151-62.

6.2.2.4. ENTRADAS DE CATÁLOGOS E ENCICLOPÉDIAS EM PORTUGAL

CORREIA, Jorge - “Aguz”, “Arzila”, “Azamor”, “Ben Mirao”, “Graciosa”, “Santa Cruz do Cabo de Guer”, “Tânger”. In África, Mar Vermelho, Golfo Pérsico. Património de Origem Portuguesa no Mundo, arquitectura e urbanimso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. CURVELO, Alexandra, “Armadura do tipo Karuta Gane Tatami Do” / “Karuta Gane Tatami Do Suit of Armour”; “Armadura Ryo Takahimo Renjaku Do” / “Ryo Takahimo Renjaku Do Suit of Armour”; “Estribos namban [abumi]” / “Namban Stirrups [abumi]”; “Capacete namban [namban boshi] / “Namban Helmet [namban boshi]”; “Estantes de Missal [kendai]” / “Missal Lecterns [kendai]”; “Oratório namban” / “Namban oratory”; “Oratório namban” / “Namban oratory”; “Oratório namban” / “Namban oratory”; “Caixa” / “Casket”; “Contador namban” / “Namban cabinet”; “Contador namban” / “Namban cabinet”; “Arqueta” / “Small chest”; “Arqueta” / “Coffer”; “Cofres” / “Coffers”; “Cofre-relicário” / “Reliquary coffer”; “Leito namban” / “Namban Bed”; “Contador de cenas familiares” / “Cabinet with domestic scenes”; “Colcha” / “Bedspread”; “Jan Huygen van Linschoten” / “Jan Huygen van Linschoten”; “Caixa-escrivaninha (suzuribako) / Writing box (suzuribako); “Cenas com nmabna-jin” / “Scenes with namban-jin”; “Cenas de Itsukushima” / “Scenes of Itsukushima”; Encomendas namban. Os Portugueses no Japão da Idade Moderna / Namban Commissions. The Portuguese in Modern Age Japan. Lisboa: Museu do Oriente, 2010, p.34-36, p.37-39, p.52-55, p.60-61, p.76-79, p.87-89, p.90-93, p.98-99, p.105-106, p.107-108, p.112-114, p.121-123, p.124-126, p.130-131, p.132-133, p.155-161, p.167-168, p.169-171, p.182-186, p.187-188, p.196-199; p.200-203. FERREIRA, Maria João. “Meia casula”, “Paramento”, “Panos de armar” and “Véu de esquife” in Teresa Freitas MORNA (coord.), Arte Oriental nas Coleccções do Museu de São Roque, Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Museu de São Roque, 2010, pp. 106-109; 146-157. PINTO, Carla Alferes, Several catalogue entries in Imagens do Menino Jesus no Patriarcado de Lisboa. E habitou entre nós, Lisboa. Patriarcado de Lisboa, pp. 64-77. SENOS, Nuno, “Seven entrie s on Franciscan churches in Northeastern Brazil” in José Mattoso, ed. Património Português no Mundo. Arquitectura e Urbanismo. Lisbon: Fundação Gulbenkian, 2010 (vol. on South America).

6.2.2.5. ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS PEER REVIEW HALLETT, Jessica and Sousa, Micaela, “Tecer a cor, uma abordagem interdisciplinar”in Lisbon: Newsletter da Associação Portuguesa de História da Arte, 2010, 4, pp. 8-9.

6.2.2.6. ARTIGOS EM REVISTAS INTERNACIONAIS S/PEER REVIEW

MOREIRA, Rafael. "A Scientia de Vitrúvio em Portugal nos Séculos XV e XVI", in DESÍGNIO, "Dossier Palavra, Imagem, Exegeses e Recepções de Vitrúvio no Passado e no Presente", Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 9/10, Set. 2009, São Paulo, 2010, pp. 7-26. PINA, Madalena Esperança, “Mobiliário assistencial em Portugal nos séculos XVII e XVIII: Quotidiano e saúde”, Cadernos de Cultura nº XXIV, Novembro de 2010. PINTO, Carla Alferes. “Género, arte e mecenato: a criação das casas de mulheres em Goa”. In Portuguese Literary and Cultural Studies: Parts of Asia, edited by Cristiana Bastos. University of Massachusetts Dartmouth, 2010, n.º 17/18, pp. 51-75. SILVA, Susana Serpa, “O património artístico da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Algumas notas”, in Boletim do Núcleo Cultural da Horta, nº 19 , 2010, pp. 269-301.

Page 31: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

30

 

6.2.2.7. PUBLICAÇÕES ELECTRÓNICAS

MOREIRA, Rafael. "O mulato Aleijadinho: o maior artista português do fim do século XVIII", in Temporalidades, Departamento de História, Universidade Federal de Minas Gerais. [http://www.bu.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=73:periodicos&id=419:temporalidades&Itemid=171]. SENOS, Nuno. Obras de Referência nos Museus da Madeira (exhibition), Palácio Nacional da Ajuda / Galeria D. Luís, Lisbon, 2009-10 in Lisbon: Newsletter da Associação Portuguesa de História da Arte, 2010, 2 (http://www.apha.pt/noticias/nl_02.pdf).

6.2.2. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS

PORTUGAL Alexandra Curvelo - “Matteo Ricci e a cultura visual da missão da China”. Colóquio Internacional Os alicerces da Missão da China no tempo de Matteo Ricci: ciência, diplomacia e redes locais, Lisboa, FCSH-UNL, 10-11 de Dezembro de 2010. - “Goa no circuito das rotas imperiais, c. 1600”. Colóquio Internacional Portugal na Confluência das Rotas Comerciais Ultramarinas, Lisboa, FCSH-UNL, 3-4 de Dezembro de 2010 (em conjunto com Angelo Cattaneo). - “Biombos namban. Um olhar japonês sobre os Portugueses do século XVI”, Conferências de Verão do Centro Científico e Cultural de Macau, Lisboa, 25 de Agosto de 2010. - “Comunicar o cristianismo pela arte no Oriente”, Seminário de História Religiosa Moderna, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, 20 de Julho de 2010. - “A azulejaria portuguesa do século XVII e o contexto asiático”. Um Gosto Português. O uso do azulejo no século XVII, Lisboa, Museu Nacional do Azulejo, 30 Junho-1 Julho 2010. - “O Japão nas redes mundiais de circulação de obras, modelos e artistas (séculos XVI-XVII). Colóquio Portugal, a Europa e o Oriente. Circulação de artistas, modelos e obras. Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 25-27 de Março de 2010. Alexandre Pais - “A produção de faiança em Lisboa. Das manufacturas do final do século XVI ao aparecimento das fábricas pombalinas (1763)”, Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, Fevereiro 2010. - “A produção de faiança em Lisboa. Das manufacturas do final do século XVI ao aparecimento das fábricas pombalinas (1763)”, conferência no congresso internacional História dos impérios ibéricos, CHAM, 2 a 4 de Março de 2010. - “Reflexos. Os azulejos de repetição e as Artes Decorativas”, Um gosto português. O uso do azulejo no século XVII, Museu Nacional do Azulejo, 30 de Junho a 1 de Julho de 2010. - “Os revestimentos azulejares no Paço Ducal de Vila Viçosa ao tempo de D. Teodósio”, workshop do projecto De todas as partes do mundo: o património do 5º duque de Bragança, D. Teodósio, Paço Ducal de Vila Viçosa, 17 de Setembro de 2010. - “A cerâmica europeia dos séculos XVII a XIX, da influência oriental às imagens do Ocidente”, Museu de Angra do Heroísmo, Novembro de 2010. Ana Lopes - “As fortificações portuguesas em Azamor: contributo para a actualização do seu conhecimento”, II Simpósio Internacional sobre Castelos, Fortificações e Território na Penínsulo Ibérica e no Magreb (séculos VI a XVI), Óbidos, Portugal, 10 a 14 de Novembro de 2010 (em conjunto com André Teixeira, Jorge Correia e Azzeddine Karra). - Roundtable speaker at the session «Perspectivas sobre Património de Origem Portuguesa em Marrocos», VIe Colloque d'Histoire Maroco-Lusitanienne, Lagos, Portugal, 3 a 4 Dezembro de 2010.

Page 32: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

31

 

Ana Cristina Gil - “O digital liberta? A rádio e os desafios dos novos media”, II Encontro Os Mass Media e a Escola, realizado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, 6-7 de Maio de 2010. - “Paradoxos e desafios da imprensa regional”, O futuro da imprensa regional, colóquio comemorativo do 175.º aniversário do jornal Açoriano Oriental, 19 de Outubro de 2010. - “’Pobrezinhos’ e marginais na ficção de António Lobo Antunes”, O espelho cultural da pobreza. Imagens, vozes e silêncios nas artes e nas ideias, Universidade dos Açores de 1 a 3 de Novembro de 2010. André Texeira e Inês Pinto Coelho - “Achados arqueológicos de cerâmica seiscentista”. Colóquio Um Gosto Português. O uso do Azulejo no século XVII, Lisboa, Museu Nacional do Azulejo, 30 de Junho a 1 de Julho 2010. Carla Alferes Pinto - “«Presentes goeses» de D. frei Aleixo de Meneses para a Europa e Pérsia: diplomacia e poder” Simpósio Europa e o Oriente. Circulação de artistas, modelos e obras, Lisboa, Fundação Casa de Fronteira e Alorna, Março de 2010. - “Going Indian and beyond: objectos artísticos, personagens misteriosas e relações entre Portugal e a Ásia”, História dos Impérios Ibéricos: investigações em curso, Lisboa, Centro de História de Além-Mar, 2 a 4 de Março de 2010. - “Gravuras e óleos europeus, miniaturas persas e mogóis. Pintura de corte nos impérios safávida e mogol (séculos XVI e XVII)”, Simpósio Oriente / Ocidente. Miscigenações, Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 10-12 de Fevereiro de 2010. Giuseppina Raggi - “A metáfora da quadratura na sua origem italiana e no mundo português”, Simpósio Continuidades e Descontinuidades das Artes no Espaço Global Português, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Março de 2010. - “A edificação da sabedoria entre Coimbra e Salvador”, Simpósio Continuidades e Descontinuidades das Artes no Espaço Global Português, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Março de 2010 (em conjunto com Vítor Murtinho). Jessica Hallett - “How Lisbon took over from Venice: The reception of the Persian carpet in Europe”, Portugal, A Europa e o Oriente. Circulação de artistas, modelos e obras, Lisbon, Palácio Fronteira, Março de 2010. - “De todas as partes do mundo: o património do 5.º duque de Bragança, D. Teodósio”, Encontros sobre Arte e Império, CHAM, 25 January 2010. Colaboração de outros membros do CHAM: Nuno Senos. - “The Grammar of Ornament: Islamic textiles and the Portuguese Azulejo”, Um Gosto Português, o uso do azulejo no século XVII, Lisboa, Museu Nacional do Azulejo, 30 de Junho a 1 de Julho de 2010. - “A cor dos texteis: tecer a História com a Ciência”, Encontros sobre Arte e Império, CHAM, 25 de Outubro de 2010 (em conjunto com Micaela Sousa, Raquel Santos e Ana Serrano). - Colour and the Portuguese Expansion: research in progress, com a colaboração de: Inês Pinto Coelho (“Chinese Blue and White”); José Bettencourt (“Underwater Archaeology”); Alexandre Pais (“Faience Production in Lisbon”); Carla Alferes Pinto (“White and Painted Ivories”); Maria João Ferreira (“Chinese Textiles”), Alexandra Curvelo (“Textiles and Colour in Japanese Art”), Dyes in History and Archaeology, DHA 29, Lisbon, CHAM-FCSH and DCR/REQUIMTE-FCT, Universidade Nova de Lisboa and Fundação Calouste Gulbenkian, 11 a 12 de Novembro de 2010. - “Visita guiada à exposição Sobre o trilho da Cor. Para uma Rota dos Pigmentos”, Encontros sobre Arte e Império, Museu Nacional de Arte Antiga, 25 de Novembro de 2010 (em conjunto com Teresa Pacheco Pereira e Micaela Sousa).

Page 33: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

32

 

Jorge Correia - “Do urbanismo regulado no Atlântico português”, Conferência do CHAM. Biblioteca Pública e Arquivos Regionais de Angra do Heroísmo / CHAM, Angra do Heroísmo, Azores, 26 de Março de 2010. - “Três castelos portugueses em Tânger: entre tardo-medievalidade e modernidade”, 2nd International Symposium on Castles, Óbidos, Portugal, 10-13 de Novembro de 2010. Madalena Esperança Pina -“A representação do corpo na Arte ”, Sessão Clínica de Pediatria, Hospital Cuf Descobertas, a convite da Prof. Doutora Ana Maria Serrão Neto, Lisboa, 28 de Outubro de 2010. -“As Faculdades da Medicina na I República”, Jornadas Científicas do CEHFCi, Universidade de Évora, 6 de Fevereiro de 2010. Maria João Ferreira - “Exotica ao serviço de Deus. A presença de têxteis chineses nas comemorações religiosas inacianas no Portugal de Seiscentos (1622)” Portugal, A Europa e o Oriente. Circulação de artistas, modelos e obras, Lisbon, Palácio Fronteira, Março de 2010. Nuno Senos - “Tiles in Seventeenth-Century Brazil”, Um gosto português: o uso do azulejo no século XVII, Lisboa, Museu Nacional do Azulejo, 30 de Junho a 1 de Julho de 2010. - “Franciscan Architecture between Portugal and Brazil”, Simpósio Continuidades e Descontinuidades das Artes no Espaço Global Português, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Março de 2010.

ESTRANGEIRO

Alexandra Curvelo - “L'apporto dei Seminari di pittura di Giovanni Nicolao SJ”. Dies Academicus in Classe Asiatica, Accademia Ambrosiana, 22 a 23 de Outubro de 2010. - “Crossing Boundaries. The Portuguese Visual Culture in India, 16th-17th centuries”, History and Memory, Indian Institute of Advanced Study, Shimla, India, 17 a 21 de Maio de 2010. - Participation in the panel «Histories from the Sea». BASAS (British Association of South Asian Studies) Annual Conference 2010. Warwick, University of Warwick, 29 a 31 de Março de 2010. - “L’art namban au Japon et en Chine (XVI et XVII siècles) ”, Interdisciplinar Seminar Les Portugais et le monde asiatique: réligions, cultures et politiques – XVIe-XXIe siècles. Paris, Centre Culturel Calouste Gulbenkian / École Française d’Extrême Orient, 15 de Março de 2010. Ana Cristina Gil - “Rethinking National Identity: the Role of School, Media and Artistic Production in the Construction of Collective Memory”, Cultural Histories: Close Readings, Critical Syntheses, International Society for Cultural History na Universidade de Turku, Finlândia, 26-30 de Maio de 2010. André Texeira e Ana Lopes - “The Portuguese in Azemmour: Social Relations and Military Architecture” integrada na sessão “The «European» city in the Maghreb: society and space clashes in the Early Modern period”. Xth International Conference on Urban History: City and Society in European History, Ghent, European Association for Urban History, 1 a 4 Setembro 2010.

Page 34: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

33

 

Carla Alferes Pinto - “Os marfins indo-portugueses do Museu de Artes Aplicadas de Budapeste” Simpósio Os Descobrimentos Portugueses e a Mitteleuropa, Budapest, Hungary, 18 a 19 de Outubro de 2010. - “Formosura, graça e virtude. Arte e quotidiano nas casas de mulheres em Goa” Simpósio Un chantier de mémoire: construire l’histoire des femmes de Goa, Paris. Fondation Calouste Gulbenkian / Université de Paris – IV Sorbonne, 29 de Março de 2010. - “Objectos artísticos e devocionais no Monte Santo de Goa. O convento das freiras agostinhas de Santa Mónica” Simpósio XIII Seminário de História Indo-Poruguesa. Aix-en-Provence. Universidade de Aix-en-Provence, 22 a 27 de Março de 2010. Giuseppina Raggi - “Pintura monumental no Terreiro de Jesus: jogo de espelhos entre política e religião”, Colóquio Internacional 250 anos da ruptura diplomática entre Portugal e Roma. Religião e política no mundo português (sécs. XVI-XIX), Brazil, Salvador, Setembro de 2010. - Arquitetura do engano entre Brasil e Europa no século XVIII, Universidade de Campinas (SP), 13 de Março de 2010. - Il gioco degli sguardi: cogliere la diversità dentro la medesima cultura, Roma, Università Tre di Roma e IPSAR, Roma, 3 de Junho de 2010. Jessica Hallett - “From Fra Angelico to André Reinoso. The oriental Carpet in italian and portuguese painting”, Conferências do CHAM em Roma, Instituto Português de Santo António em Roma, 25 de Fevereiro de 2010. Jorge Correia - "Atlantic Urban Transfers in Early Modernity: Mazagão, from Africa to the Americas", Urban Identity and the Atlantic Public Sphere Conference, University of Massachusetts, Boston, EUA, 1 a 2 de Outubro de 2010. Madalena Esperança Pina - “Género e Internacionalismo: Congressos Científicos, Congressos Feministas na primeira metade do século XX”, mesa-redonda: “Género na História, Filososfia, Sociologia e Política Científica e Tecnológica” em colaboração com Margaret Lopes, Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Curitiba, Brasil, 5 a 9 de Abril de 2010. Nuno Senos - A ducal inventory in Sixteenth-Century Portugal: from China to the Caribbean, Seminar in Cultural History, Bard Graduate Center, Nova Iorque, EUA, Novembro de 2010. - Counter-curved walls and national identity in Brazil, The Colloquium on Spanish and Latin American Art and Visual Culture, Institute of Fine Arts, New York University, EUA, Novembro de 2010. - ‘A saint of your color’: black and pardo saints in Franciscan Brazil, Oberlin College, Ohio, EUA, Abril de 2010. - ‘A saint of your color’: black and pardo saints in Franciscan Brazil, Kellogg Institute's Spring 2010 Lecture and Seminar Series, University of Notre Dame, Indiana, EUA, Março de 2010.

Page 35: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

34

 

Rafael Moreira - "As igrejas-salão manuelinas: a inovação de João de Castilho" (in print), International Conference La Arquitectura Tardogótica Castellana entre Europa y América, Universidad de Cantábria, Santander, 10-12 de Fevereiro de 2010. - "Pedro e Jorge Reinel, dois cartógrafos negros na côrte do rei D. Manuel I de Portugal (1495-1521)", USP, 27 de Abril de 2010.

6.2.3. CONSELHOS EDITORIAIS Alexandra Curvelo - Bulletin of Portuguese and Japanese Studies; Lisbon, CHAM. - L+Arte Jessica Hallett - Res Antiquitatis. Journal of Ancient History, Lisbon, Centro de História de Além-Mar. Jorge Correia - Journal of Islamic Architecture, University of North Carolina, USA. - Pedra & Cal, Lisbon, GECORPA. Nuno Senos - Anais do Centro de História de Além Mar, Lisbon, CHAM.

6.2.4. TRABALHO PEER-REVIEW Nuno Senos - Referee para a Ler História, n. 58, 2010 (Publicação Periódica do Departamento de História do ISCTE, Lisboa).

6.2.5. CONSULTORIA E OUTROS TRABALHOS EDITORIAIS

Ana Lopes - Coordenadora Book of Abstracts / Papers of the Congress. EAHN / Escola de Arquitectura da Universidade do Minho / CHAM, Guimarães, 2010. Carla Alferes Pinto - Fernão Mendes Pinto and the Peregrinação. Editing. Lisboa. Imprensa Nacional-Casa da Moeda / Fundação Oriente, 2010.

6.2.6. OUTRAS ACTIVIDADES ACADÉMICAS

Alexandra Curvelo - Aula de mestrado no âmbito da cadeira de Arte / Estudos Asiáticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 12 de Outubro 2010 (convite de Vitor Serrão). Carla Alferes Pinto - Professora do curso intitulado “Ivories”, no âmbito de um Programa da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Page 36: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

35

 

Giuseppina Raggi - “A edificação da Sabedoria: a Biblioteca Joanina de Coimbra e a Biblioteca dos Jesuítas de Salvador”, aula no âmbito do Primeiro Seminário do “Projeto temático Plus Ultra - FAU/USP, UNICAMP”, Brazil, São Paulo, 25 de Março de 2010. Jessica Hallett - “Taste and selection in 16th-century Portuguese collecting”, Programa de Estudos Aprofundados em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, CHAM, 4 de Maio de 2010 [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_estudos_aprofundados_dep.pdf]. - “História de arte na época moderna”, aula no âmbito do curso Metodologias, Doutoramento em História, FCSH-UNL, 2 de Fevereiro de 2010. - “História da Expansão: as artes”, aula no âmbito do curso de História da Expansão (João Paulo Oliveira e Costa, resp.), Licenciatura em História, Departamento de História, 23 de Março de 2010. - “As Artes e o Império: O inventário de D. Teodósio I”, aula no âmbito do curso Problemáticas, Doutoramento em História, FCSH-UNL, 2 de Novembro de 2010. - Curso A Rota da Seda, Mestrado em História, Departamento de História, FCSH-UNL (6 aulas em conjunto com João Paulo Oliveira e Costa). Maria João Ferreira - “Textiles and interior decoration” parte do programa de Mestrado em “Conservação e Reabilitação de Interiores”, Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Maio de 2010 (1 sessão). - “Liturgical textiles: symbolism, form and function (16th to 18th centuries) parte do programa de Doutoramento em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Dezembro de 2010. Nuno Senos - “As artes decorativas no inventário de D. Teodósio de Bragança”, Cadeira de Artes Decorativas (Alexandra Curvelo, resp.), Licenciatura em História de Arte, Departamento de História da Arte, FCSH-UNL, 9 de Setembro de 2010. Rafael Moreira - "A Arte no Maranhão do Século XVI ao XIX", Universidade Federal do Maranhão e ("A Arquitetura Maranhense e suas raízes", Faculdade de Arquitectura em São Luís (2 sessões numa missão de 1 mês no Brasil); reuniões com estudantes e colegas na the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e visita ao dispositivo defensivo (1817) que deu o nome à cidade, assim como a Aquiraz, cidade do século XVIII.

6.2.7. PROJECTOS PÓS-DOUTORAMENTO

Giuseppina Raggi - As dinâmicas da maravilha: identidade e transformação da quadratura na pintura monumental do século XVIII em Portugal e no Brasil.

6.2.8. TESES DE MESTRADO E DOUTORAMENTO TESES DE DOUTORAMENTO EM ELABORAÇÃO - Andreia Torres, Arte de los Abolorios. La Colección del Museo Nacional de Historia, Castillo de Chapultepec. Orientação: Alexandra Curvelo.

Page 37: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

36

 

- Carla Alferes Pinto, Arte colonial nas colecções do Patriarcado de Lisboa. Proposta de estudo e musealização, Art History Department, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Orientação de Alexandra Curvelo. - Edilson Motta, Fisionomia das Terras do Amazonas. Representações cartográjicas portuguesas da desembocadura do Amazonas no século XVII. Orientação: Rafael Moreira. - Luís Gil, Arquitectura militar portuguesa em Safim (Marrocos) (1508-1541). Orientação: André Teixeira. - Maria João Ferreira, Os têxteis chineses em Portugal nas opções decorativas nacionais (séculos XVI a XVIII). O seu uso efémero e o perene. Orientação de Natália Ferreira Alves. - Rita Bernardes de Carvalho, Les communautés portugaises d’Ayutthaya et Lovek. Formation et reconstruction de l’identité dans le Sud-est asiatique (XVIème – XVIIème siècles). Orientação: João Paulo Oliveira e Costa. TESES DE MESTRADO EM ELABORAÇÃO - Luis Gil, O Castelo de Porto de Mós: da Arqueologia à Arquitectura uma visão de complementariedade. Orientação de Rosa Varela Gomes (a aguardar defesa). - Carlos Santos, A Cidade Velha de Cabo Verde: urbanismo e arquitectura, Departamento de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Orientação de Nuno Senos.

6.2.9. PROJECTOS

6.2.9.1. AO ABRIGO DE PROTOCOLOS E PARCERIAS Nuno Senos - Investigador responsável do Projecto Arquitectura do Império no SIPA (Sistema de Informação do Património Arquitectónico), em conjunto com o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) (http://www.monumentos.pt). Este projecto teve também a colaboração do Bolseiro Manuel Rico Apóstolo. 6.2.9.2. FINANCIADOS PELA FCT Jessica Hallett - De Todas as Partes do Mundo. O Património do 5.º Duque de Bragança, D. Teodósio I / All his Wordly Possessions. The Inventory of the 5th Duque of Bragança, D. Teodósio I (PTDC/EAT-HAT/098461/2008). Outros colaboradores do CHAM: Alexandra Curvelo, Ana Isabel Buescu, Maria João Ferreira, Alexandre Pais, Carla Alferes Pinto, Nuno Senos, Madalena Esperança Pina, David Soares, Filipe Soares, Inês Cristóvão, Joana Torres. - Textiles, Trade and Taste: Portugal and Asia, 16th-17th centuries, Um projecto de investigação no âmbito da definição da tipologia, diversidade, escalas económicas e estéticas do comércio de têxteis entre Portugal e a Ásia, Ciência 2007. Jorge Correia - Portugal e o sul de Marrocos: contactos e confrontos entre os séculos XV e XVIII (PTDC/HAH/71027/2006). Com a colaboração de outros membros do CHAM: Maria Augusta Lima Cruz (Investigadora Responsável), André Teixeira e Ana Lopes. - Investigador Responsável do projecto Cidades e arquitecturas de origem portuguesa no norte de Marrocos: Arzila e Alcácer Ceguer / Villes et architectures d’origine portugaise au nord du Maroc: Asilah et Ksar Seghir (FCT/CNRST 2010/2011). Com a colaboração de outros membros do CHAM: André Teixeira e Ana Lopes. Madalena Esperança Pina

Page 38: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

37

 

- “Junta de Educação Nacional”, coordenado por Augusto Fitas, Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência. Maria João Ferreira - Relações de Portugal com a Pérsia durante a União Ibérica: os Comentários de D García de Silva y Figueroa. Outros membros do CHAM: Rui Loureiro (Investigador Responsável) 6.2.9.3. FINANCIADOS POR OUTRAS ENTIDADES Jorge Correia - Centro Interpretativo da Cite Portugaise de El Jadida. Um projecto da Universidade do Minho em conjunto com a Direction Régionale de la Culture – Doukkala/Abda, financiado pelo IGESPAR, I.P. Outros colaboradores do CHAM: Rafael Moreira e Ana Lopes. 6.2.9.4. S/ FINANCIAMENTO Alexandra Curvelo - Percepções do Budismo na Europa Moderna. Outros colaboradores do CHAM: João Paulo Oliveira e Costa. 6.2.9.5. CONSULTORIA Nuno Senos - Consultor como Historiador de Arte no projecto de renovação urbana na Ribeira das Naus, Lisboa, pelos Gabinetes de Arquitectura Paisagista – ProAp e Global. Rafel Moreira - Relatório do Forte de Jesus em Mombaça, Quénia, para Património Mundial da UNESCO World (aceite mas ainda não foi avaliado).

6.2.10. EXPOSIÇÕES

• EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: SOBRE O TRILHO DA COR. PARA UMA ROTA DOS PIGMENTOS 23 de Setembro a 28 de Novembro de 2010 (Lisboa) Coordenação da Exposição: Jessica Hallett, Micaela Sousa, Teresa Pacheco Pereira Organização: MNAA, FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL) e co-organização do CHAM

Consultar o programa em: http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/pt PT/exposicoes%20temporarias/exposicoes%20passadas/Ano%20de%202010/ContentDetail.aspx?id=439

• EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: ENCOMENDAS NAMBAN. OS PORTUGUESES NO JAPÃO DA IDADE

MODERNA | NAMBAN COMMISSIONS. THE PORTUGUESE IN MODERN AGE JAPAN 17 Decembro 2010 – 31 Maio 2011 (Lisboa) Coodenação da Exposição: Alexandra Curvelo

Page 39: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

38

 

Organização: Museu do Oriente

Consultar o programa em: http://www.museudooriente.pt/1098/encomendas-namban-os-portugueses-no-japao-da-idade moderna.htm

6.2.11. ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS: COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS, CONGRESSOS E

ACÇÕES DE FORMAÇÃO

• ENCONTROS SOBRE ARTE E IMPÉRIO Anual – Lisboa Organização: CHAM Coordenação do CHAM: Nuno Senos

Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_arteimperio.htm]

• 1ST INTERNATIONAL MEETING EAHN – EUROPEAN ARCHITECTURAL HISTORY NETWORK 17 a 20 de Junho de 2010 (Guimarães) Organização: Universidade do Minho; European Architectural History Network em parceria com o CHAM Coordenação do CHAM: Jorge Correia

Consultar o programa em: [http://www.eahn2010.org/] 

• ENCONTROS NO MNAZ: UM GOSTO PORTUGUÊS. O USO DO AZULEJO NO SÉCULO XVII 30 de Junho a 1 de Julho de 2010 (Lisboa) Organização: Museu Nacional do Azulejo; Instituto dos Museus e da Conservação (Ministério da Cultura) e CHAM Coordenação do CHAM: Alexandra Curvelo e Alexandre Pais

Consultar o programa em:  

[http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_mnaz.pdf] 

 

• WORKSHOP | DE TODAS AS PARTES DO MUNDO: O PATRIMÓNIO DO 5º DUQUE DE BRAGANÇA, D. TEODÓSIO I. ARQUIVO DO PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA

Page 40: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

39

 

17 de Setembro de 2010 (Vila Viçosa) Organização: CHAM Participação: Nuno Senos (“A história arquitectónica do palácio de Vila Viçosa” e visita ao Paço Ducal de Vila Viçosa); Annemarie Jordan (“Catherine of Austria and Elite Female Circles at the Portuguese Court (1525-1578)”); Alexandre Pais, (“Os revestimentos azulejares no Paço Ducal de Vila Viçosa ao tempo de D. Teodósio”); Maria João Ferreira (c/ J. Hallett, “O mundo têxtil no inventário”); Nuno Senos (c/ Carla Alferes Pinto e Jessica Hallett), “A expansão no inventário”. Coordenação do CHAM: Jessica Hallett

• COLÓQUIO | O ESPELHO CULTURAL DA POBREZA: IMAGENS, VOZES E SILÊNCIOS NAS ARTES E NAS

IDEIAS 1 a 3 de Novembro de 2010 (Ponta Delgada) Organização: CHAM Coordenação do CHAM: Ana Cristina Gil, Maria Leonor Sampaio e Madalena Teixeira da Silva

Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_espelhoculturalpobreza.pdf]

• CONFERÊNCIA DE JOHN THOMPSON, DYERS AND DESIGNERS: CARPETS AND COLOUR VISION 10 de Novembro de 2010 (Lisboa – Museu Nancional de Arte Antiga) Organização: Centro de História de Além-Mar Coordernação do CHAM: Jessica Hallett

• DYES IN HISTORY AND ARCHAEOLOGY, 29 11 e 12 de Novembro de 2010 (Lisboa) Organização: Centro de História de Além-Mar em parceria com Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL), Universidade de Évora, Centro Hércules, Instituto dos Museus e da Conservação (Ministério da Cultura), Museu Nacional de Arte Antiga, Museu dos Lanifícios, Fundação Calouste Gulbenkian Coordernação do CHAM: Jessica Hallett

Consultar o programa em:  

[http://www.cham.fcsh.unl.pt/dyeshistoryarchaeology.html] 

 

Page 41: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

40

 

• WORKSHOP A BIBLIOTECA DE D. TEODÓSIO 15 de Novembro de 2010 (Lisboa) Organização: Centro de História de Além-Mar Participação: Nuno Senos “A Arquitectura na Biblioteca do Duque”. Coordernação do CHAM: Jessica Hallett

 

 

Page 42: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

41

 

6.3. INTERCÂMBIOS CULTURAIS E GLOBALIZAÇÃO 6.3.1. PUBLICAÇÕES

6.3.1.1. LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL BUESCU, Ana Isabel, Na Corte dos Reis de Portugal. Saberes, ritos e memórias. Estudos sobre o século XVI, Lisboa, Colibri, 2010. LOUREIRO, Rui, Frei Gaspar da Cruz. Tratado das coisas da China. Lisboa: Biblioteca Editores Independentes, 2010 (283 pp.). ROQUE DE OLIVEIRA, Francisco e MENDOZA VARGAS, Héctor (coord.), Mapas de metade do mundo. A cartografia e a construção territorial dos espaços americanos: séculos XVI-XIX = Mapas de la mitad del mundo. La cartografía y la construcción territorial de los espacios americanos: siglos XVI al XIX, Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa, Instituto de Geografía, Universidad Nacional Autónoma de México, Lisboa, Ciudad del México, 2010. VERÍSSIMO, João Nelson, Poesias: Joaquim Pestana / compilação, prefácio e organização de Nelson Veríssimo, Câmara de Lobos – Madeira: Câmara Municipal de Câmara de Lobos, 2010.

6.3.1.2. LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO

CATTANEO, Angelo, Fra Mauro’s Mappa mundi and Fifteenth-Century Venice, Turnhout: Brepols: 2010 (433 pp.).

6.3.1.3. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL COSTA, Ricardo Madruga da, “A imagem da Ilha do Faial nos desenhos de Samuel Longfellow”, in História da Ilha do Faial, (Vol.2), Horta, Câmara Municipal da Horta, 2010, pp. 159-189. FERREIRA, Mário Clemente, «O conhecimento da área de fronteira entre Mato Grosso e a América Espanhola no século XVIII: a procura de informações geográficas e cartográficas por portugueses e castelhanos», in Francisco Roque de Oliveira e Héctor Mendoza Vargas (coord.), Mapas de metade do mundo. A cartografia e a construção territorial dos espaços americanos: séculos XVI-XIX = Mapas de la mitad del mundo. La cartografía y la construcción territorial de los espacios americanos: siglos XVI al XIX, Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa, Instituto de Geografía, Universidad Nacional Autónoma de México, Lisboa, Ciudad del México, 2010, pp. 267-297. LACERDA, Teresa, “As Visões do Outro Chinês, Japonês e Filipino e os Métodos de Missionação. Notas para uma História Comparada dos Jesuítas do Padroado e do Patronato. ”, Actas do XII Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa - O Estado da Índia e os desafios europeus, Lisboa, Centro de História de Além-Mar & Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Lisboa, 2010, pp. 329-345. LOUREIRO, Rui, Rui Manuel Loureiro. “‘The arms and the heroes’: bellic aspects of the Portuguese presence in the East” / “‘As armas e os barões’: Aspectos bélicos da presença portuguesa no Oriente”, in Rites of Power: Oriental Weapons / Rituais de Poder: Armas Orientais – Collection of / Colecção de Jorge Caravana. Coords. Joaquim Caetano, Fátima Pimenta Macedo & Jorge Caravan, Lisboa: Caledoscópio, 2010, pp.9-22. VERÍSSIMO, João Nelson, “Maria Aurora: entre a popularidade e o popular”, in SANTOS, Thierry Proença dos (org.), Leituras e afectos: Homenagem a Maria Aurora Carvalho Homem, Vila Nova de Gaia: Exodus, 2010, pp. 65-66.

6.3.1.4. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO BRITO, Cristina, “Land-based sperm whaling in the Azores: Historical and social-economical perspectives” in Whaling and History III (Ringstad, J.E., Ed.), Sandefjord, 2010, pp. 123-130. BUESCU, Ana Isabel, “À mesa do rei. Cultura Alimentar e Consumo no século XVI”, in Portas Adentro: habitar, comer e vestir, s.s XVI-XIX, dir. Isabel dos Guimarães Sá e Máximo García Fernández, Coimbra-Valladolid, Imprensa da Universidade – Secretariado de Publicaciones/Universidad de Valladolid, 2010, pp. 19-46. CATTANEO, Angelo, “La cartografia in Cina, Corea, Giappone e mondo arabo (sec. XIV-XVI). Studio della carta universale Honil Kangni Yŏktae Kukto Chi To (Corea, c. 1479-85) in una prospettiva comparata,” in

Page 43: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

42

 

M. Angelillo (ed.), Culture, religioni e diritto nelle società dell'Asia Orientale, Rome: Bulzoni, 2010, pp. 177-200 (Asiatica Ambrosiana. Saggi e ricerche di cultura, religioni e società dell'Asia 1, 2010). CATTANEO, Angelo, “Venedig, 1450. Ozen – Meer – Seefahrt – Welthandelsrouten – Schiffbrüche,” in H. Baader, G. Wolf (eds), Das Meer, der Tausch und die Grenzen der Repräsentation, Zürich and Berlin: Diaphanes, 2010, pp. 263-292. LOUREIRO, Rui, “Turning Japanese? The experiences and writings of a Portuguese Jesuit in 16th century Japan”. In Empires éloignés: L’Europe et le Japan (XVIe-XIXe siècle). Eds. Dejanirah Couto & François Lachaud. Paris: École Française d’Extrême-Orient & Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, pp. 155-168. POS, Arie, A Literary History of the Low Countries. Rochester New York, Theo Hermans (Ed.), Camden House, 2009. In Internationale Neerlandistiek 48, nr. 3 (October 2010), pp. 80-82. POS, Arie, Van koelies, klontongs en kapiteins. Het beeld van de Chinezen in Indisch-Nederlands literair proza 1880-1950, Widjajanti Dharmowijono, Dissertation, University of Amsterdam, 2009. In Internationale Neerlandistiek 48, nr. 3 (October 2010), pp. 83-84. ZAPATERO, Alberto Baena, “Honor y violencia en la América Hispana”, in PÉREZ CANTÓ, Pilar (ed.): El origen histórico de la violencia contra las mujeres. Madrid, Ed. Dilema, 2010, pp. 59-89.

6.3.1.5. PUBLICAÇÕES EM REVISTAS PEER REVIEW

BRITO, Cristina, Using historical accounts to assess the occurrence and distribution of small cetaceans in a poorly known area. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, 90(8), 2010, pp. 1583-1588. BUESCU, Ana Isabel, “D. João III e D. Miguel da Silva, bispo de Viseu: novas razões para um ódio velho” Revista de História da Sociedade e da Cultura, nº 10, T. I, 2010, pp. 14. BUESCU, Ana Isabel,“Festas régias e comunicação política no Portugal Moderno (1521-1572)”. Comunicação & Cultura (CEPCEP-UCP), número temático sobre “A Festa”, nº 10, 2010, pp. 33-531-168. CALDEIRA, Arlindo, - “La leyenda de Lodã, o de cómo Rolando, compañero del emperador Carlomagno, defendió la isla de Annobón de una terrible invasión”, Oráfrica, Revista de oralidad africana, nº 6, Barcelona, Abril de 2010, pp. 89-114. CATTANEO, Angelo, “Humanisme et découvertes géographiques,” Médiévales 58, N. Bouloux, A. Cattaneo, P. Gautier Dalché (eds), 2010. CATTANEO, Angelo, “Découvertes littéraires et géographiques au XVe siècle. Le 'Portolano 1' de la Bibliothèque Nationale Centrale de Florence,” Médiévales 58, 2010, pp. 79-98. CATTANEO, Angelo, “La rappresentazione del mondo,” in F. Camerota (ed.), Museo Galileo. Capolavori della scienza, Florence: Giunti, 2010, pp. 103-118. LOUREIRO, Rui, “Drogas asiáticas e práticas médicas nas Relaciones de Pedro Teixeira (Antuérpia, 1610)”, in Revista de Cultura / Review of Culture (Macau), n. 32, 2009, pp. 24-40. POS, Arie, ‘V.h. Het vertalersparadijs en het Paard van Troje’. In Filter, tijdschrift voor vertalen 17, nr. 1 (March 2010), pp. 65-68. POS, Arie, ‘Nederlandse partikels in het Portugees’ In Internationale neerlandistiek 48, nr. 2 (May 2010), pp. 7-18. POS, Arie, ‘“Ee, Geordie lad, where did ye gan?” Subjectieve vertaalkritiek.’ In Filter, tijdschrift voor vertalen 17, nr. 2 (June 2010), pp. 3-6. POS, Arie, ‘Vertaalnachtmerrie’. In Filter, tijdschrift voor vertalen 17, nr. 3 (September 2010), pp. 10-12. POS, Arie, ‘Vertalersvoetnoot’. In Filter, tijdschrift voor vertalen 17, nr. 4 (December 2010), pp. 75-79. ZAPATERO, Alberto Baena, “Reseña: GONZALBO, Pilar, Vivir en Nueva España, orden y desorden en la vida cotidiana”. Arenal, 16:1, enero-junio 2010, pp. 191-207.

6.3.1.6. ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS S/PEER REVIEW COSTA, Ricardo Madruga da, “As ilhas do Pico e de S. Miguel em representação iconográfica de Georges Heriot”, in Boletim do Núcleo Cultural da Horta, Horta, 2010, n.º 19, pp. 475-479. CHATURVEDULA, Nandini, “Preserving Purity: Cultural Exchange and Contamination in the Late Seventeenth Century” publicado em Ler História, Dossier Goa: 1510-2010, No. 58, Maio 2010. PACHECO, António Fernando, “Hospital Real de Todos-os-Santos – o hospital grande de Lisboa”, Pedra & Cal, Património Hospitalar. Lisboa, Gecorpa, ISSN 1645-4863 (2010) 14-15.

Page 44: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

43

 

PEREIRA, António dos Santos, "O combate de uma vida: José Augusto de Castro, fronteiro da República, entre o Brasil e Portugal", Praça Velha. Revista Cultural, 27 (2010), pp. 119 – 131. MONTE, Marcel Paiva do, “Review: Zainab Bahrani, Rituals of War: The Body and Violence in Mesopotamia”, Res Antiquitatis. Journal of Ancient History 1 (2010), pp. 265-272. VERÍSSIMO, João Nelson, “Escavar o quotidiano”, AMC – Arqueologia Moderna e Contemporânea, n.º 1, Lisboa – Machico, 2010, pp. 16-21. VERÍSSIMO, João Nelson, “Teixeira Dias (coord.), Instituições e Ideais Educativos nos Açores…” [Recensão crítica], Boletim do Núcleo Cultural da Horta, n.º 19, Horta, 2010, pp. 501-503.

6.3.1.7. PUBLICAÇÕES ELECTRÓNICAS

PEREIRA, António dos Santos, “Gaspar Frutuoso e Bernardim Ribeiro: A revelação de Deus faz-se na História”, UBILETRAS - 2010, revista online do Departamento de Letras. [http://ubiletras.ubi.pt/wp-content/uploads/2010/ubiletraspdf/Pereira-antonio-santos-gaspar-frutuoso.pdf]. PEREIRA, António dos Santos, “Património rural, ambiente e educação”, UBILETRAS - 2010, revista online do Departamento de Letras. [http://ubiletras.ubi.pt/wp-content/uploads/2010/ubiletraspdf/Pereira-antonio-santos-patrimonio.pdf] FERREIRA, José, D. João I in Enciclopédia Virtual da Expansão. [disponível em http:// http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/]. FERREIRA, José, Conquista de Ceuta in Enciclopédia Virtual da Expansão. [disponível em http:// http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/] RODRÍGUEZ GARCÍA, Margarita, Prologo do libro Viajeras entre dos mundos, parte IV “Viajes y discurso testimonial”, editado por Sara Beatriz Guardia. Actualmente en edición [http://webserver.rcp.net.pe/cemhal/publicaciones5.html] VERÍSSIMO, João Nelson, «O ensino da História na visão de alguns estrangeirados: Martinho de Mendonça de Pina e Proença, Luís António Verney e Ribeiro Sanches», in FELGUEIRAS, Margarida Louro, AZEVEDO, Rodrigo, ALVES, Luís Alberto, FERREIRA, António Gomes, CORREIA, Luís Grosso, PESSOA, Ana Maria e BARROSO, António, Cultura Escolar Migrações e Cidadania: actas do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2010 [http://web.letras.up.pt/7clbheporto/trabalhos_final.aspx].

6.3.2. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS

PORTUGAL Alberto Baena Zapatero - "Un ejemplo de historia global: los biombos mexicanos". Programa de estudos aprofundados em história dos descobrimentos e da expansão portuguesa, CHAM, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 23 de Março de 2010. Ana Isabel Buescu - “Alexandre Herculano e o Milagre de Ourique”, por ocasião da Comemoração do II centenário do nascimento de Alexandre Herculano (Lisboa, Grémio Literário, Maio de 2010) - “D. João III e Tomar: um lugar de poder, o poder de um lugar” no âmbito do Ciclo de Conferências Heranças de Santa Iria (Tomar, Capela de Santa Iria, Junho de 2010) – entregue para publicação

Page 45: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

44

 

- “Alexandre Herculano (1810-1877) cidadão, homem de letras e fundador do Grémio Literário” por ocasião da Comemoração do II Centenário do seu Nascimento (Lisboa, Grémio Literário, 16 de Outubro de 2010. - Colóquio Internacional A Herança do Infante, com uma comunicação intitulada “A tradução portuguesa do Secreta Secretorum do Pseudo-Aristóteles e o Infante D. Henrique. Entre o mito e a história” (Câmara Municipal de Lagos, CEPCEP-UC, CHAM-UNL, UAçores), Lagos, Auditório dos Paços do Concelho século XXI, 10-12 de Novembro de 2010. - “Alexandre Herculano e a polémica de Ourique. Anticlericalisno e iconoclastia,” em Revisitando Alexandre Herculano: Colóquio Comemorativo dos 200 Anos do Nascimento de Alexandre Herculano (1810-2010) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, FLUP, 19 de Novembro de 2010) – entregue para publicação nas Actas. Angelo Cattaneo - "A construção e difusão internacional da memória historiográfica do Infante pelo Visconde de Santarém," Colóquio Internacional “A Herança do Infante", Lagos, 10-12 de Novembro de 2010. - “Goa no circuito de rotas imperiais c.1660,” Colóquio Internacional Portugal na Confluência das Rotas Comerciais Ultramarinas, Lisboa, CHAM, 3-4 de Dezembro de 2010. - “As imagens-mundo derivadas de Ricci: ciência, contemplação e meditação entre Europa, China e Japão” in Colóquio Internacional Os alicerces da Missão da China no tempo de Matteo Ricci: ciência, diplomacia e redes locais, Lisboa, CHAM, 10-11 Dezembro 2011 (membro da organização do evento; Centro de História de Além-Mar, a Academia das Ciências de Lisboa, o Centro de Estudos Geográficos e o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa e do nstituto Italiano di Cultura di Lisbona). António dos Santos Pereira - “História e Imaginário em Ferreira de Castro: dos Emigrantes, através d’A Selva, até A Lã e a Neve, «Famintos de pão e de futuro»”, Colóquio Internacional Ferreira de Castro e a Emigração: Ontem como Hoje, Lisboa, 24 a 26 de Maio de 2010. - “De Adolfo Coelho a Fernando Pessoa: da Decadência ao Super-Camões. Nos pólos da identidade portuguesa”, Colóquio Representações da Portugalidade, Lisboa, 28 e 29 de Outubro de 2010. João Nelson Veríssimo - “A inspecção de 1867 às escolas de instrução primária da ilha de S. Jorge”, in V Colóquio O Faial e a Periferia açoriana nos séculos XV a XIX, Faial e S. Jorge, Açores, 7 a 20 de Maio de 2010. - “Plantar a cruz com impedimentos do demónio: a voz do índio na crónica do Padre Claude d’Abbeville”, Colóquio Internacional Viagens Cruzadas: mobilidade e transferência, realizado na Universidade da Madeira, Funchal, 23 a 25 de Setembro de 2010. - O Vintém das Escolas, Colóquio A República e as Ilhas: História e Memória, Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 16 a 17 de Dezembro de 2010. - Tertúlias em cafés: As Ilhas, os Intelectuais e a República, moderado por Maria de Lourdes Câncio Martins, no Café Golden Gate, Funchal, 24 de Setembro de 2010. José Ferreira & Catarina Simões - "Troféus e Iguarias: o Exótico no discurso dos primórdios dos Descobrimentos". Colóquio Internacional – A Herança do Infante. Lagos, 10 a 12 de Dezembro de 2010. Marcel Paiva do Monte - “Rei das Quatro Regiões: Sargão de Acad e o ‘modelo’ imperial na Mesopotâmia”. Colóquio Arqueologias de Império. Fórmulas Originárias de Império, organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa, 26 de Novembro de 2010, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Page 46: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

45

 

Margarita Eva Rodríguez García - “Islas e Imperio: la descripción de los territorios insulares por los oficiales de la marina española a finales del siglo XVIII”, Ciclo Oceano de Histórias - Novos caminhos da história do Atlântico, parceria do Centro de História de Além-Mar e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Histórico de Angra do Heroismo, em Angra do Heroísmo a 8 de Junho de 2010. - “A Imprensa setecentista limenha e o debate sobre o Iluminismo na América hispânica”, colóquio International O Atlântico Revolucionário: circulação de ideias e de elites no final do Antigo Regime, 5 de Novembro de 2010, Museu de Angra do Heroismo. - Participação na Mesa 2 intituladas “Dinâmicas políticas e económicas” do Workshop Investigação historiam numa perspectiva global promovido pelo Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores, realizado no dia 16 de Novembro de 2010, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Maria Bastião - A Ilha de Moçambique de Seiscentos: os testemunhos de Frei João dos Santos e António Bocarro. VII Jornadas do Mar, Escola Naval/Marinha Portuguesa, Lisboa, 8-12 de Novembro de 2010 (1.º prémio na categoria de História e Sociologia, 2º escalão). Mário Clemente Ferreira - “A fronteira ocidental do Brasil setecentista nas fontes dos arquivos ibero-americanos”, Seminário Permanente de História do Brasil, organizado pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a 2 de Dezembro de 2010 (em co-autoria com João António Lucídio). Nandini Chaturvedula - “Coruption in a Global Perspective”, Workshop: Investigação histórica numa perspectiva global, Lisboa, CHAM | FCSH-UNL/UAç, 16 de Novembro de 2010. Rui Henriques - "António Leite e os Capitães de Azamor e Mazagão: Comparação Social ", VI Colóquio de História Luso-Marroquina, Lagos, 3-4 de Dezembro de 2010. Teresa Lacerda - “Os mestiços nas «Restaurações de Angola e Pernambuco. Problemáticas metodológicas e conceptuais.”, 2.as Jornadas de História dos Império ibéricos (Investigações em Curso), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, nos dias 2 -4 de Março de 2010.

ESTRANGEIRO Alberto Baena Zapatero - "Los biombos en el comercio del Pacífico". I Seminario de discusión sobre temas de investigación en Historia de América, Universidad de Salamanca, 19 de Maio de 2010. - “Mujeres entre Manila y Acapulco (s. XVII-XVIII)”. XII Encuentro de Género, Feria Internacional del libro, Guadalajara (México), 29 de noviembre de 2010.

Page 47: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

46

 

- “Ellas también participaron”. XV Coloquio Internacional de la AEIHM, Mujeres e Historia: Diálogos entre España y América Latina, Universidad del País Vasco, Bilbao, 11, 12 y 13 de Novembro de 2010. - “La expulsión de los jesuitas de México y su exilio en Italia”. 200 LAT NIEPODLEGLOSCI AMERYKI LACINSKIEJ, Centro de Estudios Ibéricos e Iberoamericanos, Universidad de Varsovia, 19 de Novembro de 2010. - "Mujeres e Independencia: la participación de las mexicanas en la guerra". Maestría en Historia de México de la Universidad de Guadalajara (México), 27 de Agosto de 2010. Ana Isabel Buescu - International Conference Re-Creating Renaissance and Baroque Spectacle: The Hispanic Habsbourg Dinasty in Context, iniciativa no âmbito do Re-Creating Early Medieval Festivals Project, com uma comunicação intitulada “Royal Entries in Portugal in the XVIth Century: Lisbon, “Queen of the Ocean” - 1521 and 1552” (University of Edinburgh, Edimburgo, Julho de 2010) – entregue para publicação na Ashgate. Angela Domingues - “Um governador ilustrado: Francisco Maurício de Sousa Coutinho, governador do Estado do Grão Pará” na mesa redonda Governação, escravidão e tráfico no Atlântico português (séculos XVIII e XIX): problemas e perspectivas de investigação, 3º Encontro Internacional de História Colonial. Cultura, Poderes e Sociabilidade no mundo atlântico (séculos XVI- XVIII), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 4-7 de Setembro de 2010. - “Aver-se feito fruyto e nenhum prejuízo ao sigillo da confissão: missionários, índios e comunicação” no Colóquio Internacional 250 anos da ruptura diplomática entre Portugal e Roma Religião e Política no mundo português (séculos XVI-XIX), Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de São Paulo, Bahia, 8-10 de Setembro de 2010. - Representações da colónia: território, historia e historiografia, promovida pelo programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 21 de Setembro de 2010. - “A imagem do Brasil na Europa do século XVIII” organizada pelo Curso de História da Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 23 de Setembro de 2010. - “O mar como fronteira: o Brasil de James Cook e Joseph Banks” realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande e pelo Grupo de Pesquisa Nordeste Colonial e Imperial, Campina Grande, 29 de Setembro de 2010. Angelo Cattaneo - “Fra Mauro’s Mappa mundi and the Pictorial Representation of Asia," The Renaissance Society of America Annual Meeting, Veneza, 8-10 de Abril de 2010. - "A Warning against the Pitfalls of National Histories and Memory. The 200-years Journey of Universal Cartography through the Islamic World, China, Korea and Japan,” Colóquio Internacional History and Memory, Shimla, Indian Institute of Advanced Study, 17-21 May 2010. - “The Myth of Henry the Navigator in the Diplomatic Exchange between Portugal and Italian Cities around the Mid-Fifteenth Century," Colóquio Internacional 17th International Medieval Congress – Travel and exploration, Leeds, University of Leeds, 11-15 de Julho de 2010. - “Cosmografia e cartografia del XV secolo,” Workshop Fonti cartografiche tra medioevo ed età moderna, San Miniato, Fondazione Centro Studi sulla Civiltà del Tardo Medioevo, 6-9 de Setembro de 2010. - "Cartografia occidentale e asiatica nel Kyūshū in epoca Namban," Colóquio Internacional Geografia e cosmografia dell’altro fra Asia ed Europa. Matteo Ricci in occasione del IV Centenario dalla morte in Pechino. Dies Academicus 2010, Milan, Accademia Ambrosiana, 22-23 de Outubro de 2010. João Nelson Veríssimo

Page 48: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

47

 

- “Catequizar e instruir: o perfil dos pescadores de almas, segundo o Padre António Vieira”, III Encontro Internacional de História Colonial, Recife – Brasil, 4 a 7 de Setembro de 2010. Margarita Eva Rodríguez García - “Criollismo y patria en la Lima Ilustrada (1732-1795)” na Pontificia Universidad Católica de Lima, Perú, a 31 de Agosto de 2010. Maria Batião, José Ferreira e João Luís Ferreira - “Por mares nunca dantes navegados: rotas e navegação na Era das Descobertas”. X Congreso Internacional de Caminería Hispánica, Madrid, 21-25 de Junho de 2010. Maria Leonia Chaves de Resende - “Os índios e a visitação do Santo Ofício na América Portuguesa colonial”, XXXI Congresso Internacional de Americanística Circolo Amerindiano, Centro de Studi Americanistici,. Perugia / Itália, 5 a 11 de Maio de 2010 . - “Brasil, brasis: Os índios e a inquisição na América Portuguesa”, I Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais, Relações de Poder: Visões Contemporâneas, Universidade Federal de Viçosa / Brasil, 18 a 20 de Maio de 2010. - “Los prisioneros de La Inquisición: indios de Brasil en las garras del Tribunal del Santo Oficio (siglo XVIII)”, XI Reunión Científica de la Fundación Española de Historia Moderna (FEHM) – Universidad de Granada – Granada / Espanha, 9 a 11 de Junho de 2010. - “Brasil, brasis: os índios e a inquisição nos cadernos do promotor (século XVIII)”, Encontro Internacional de História colonial: cultura, poderes e sociabilidades no Mundo atlântico (sec. XV-XVIII), Universidade Federal de Pernambuco / Pernambuco, Brasil, 4 a 7 setembro de 2010. - “Em terras brasilis: índios e mestiços hechicheros em La Inquisición em la America Portuguesa (siglo XVIII)”, II Coloquio Nuevas Perspectivas sobre el Chamanismo, el Curanderismo y la Brujeria, Benerita Universidade Autonoma de Puebla / Puebla, México, 8 a 10 de Novembro de 2010. Teresa Lacerda - “Local speeches and the struggles against the Dutch in Brazil and Angola”, 41st Annual Meeting Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, 15-18 de Abril de 2010, Ottawa.

6.3.3. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO Ana Isabel Buescu - “Apresentação sobre “A Biblioteca de D. Teodósio de Bragança. Algumas constatações, linhas e dificuldades de investigação”no workshop do Projecto De Todas as Partes do Mundo, O património do 5.º Duque de Bragança, D. Teodósio I. (PTDC/EAT-HAH/098461/2008), coordenado por Jessica Hallett, no âmbito do CHAM. - Apresentação da Livraria de D. Teodósio no Workshop sobre A Biblioteca de D. Teodósio, 5º duque de Bragança, no âmbito do Projecto De Todas as Partes do Mundo… (PTDC/EAT-HAH/098461/2008) (FCSH, 15 de Novembro de 2010) - Projecto, concepção e preparação, ao longo do ano de 2010, do volume colectivo, com c. 30 autores, em colaboração com David Felismino (doutorando em História Moderna, Bolseiro da FCT), sobre o tema A Mesa dos Reis de Portugal. Ofícios, Consumos, Práticas e Representações (séculos XIII-XVIII), a publicar pela Gradiva em 2011. Angela Domingues - Membro da equipa de investigação Projecto Histórico-Cultural História Indígena, História Ambiental e Coleção de Documentos Históricos do rio São Francisco no Brasil Colonial, coordenado pelo Professora

Page 49: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

48

 

Doutora Juciene Ricarte Apolinário, Universidade Federal de Campina Grande, Unidade de Historia e Geografia, Programa de Pós-Graduação em História (desde 2010). Angelo Cattaneo - Membro da equipa de investigação do Projecto “De todas as partes do mundo. O património do 5.º Duque de Bragança, D. Teodósio I” (PTDC/EAT-HAT/098461/2008), dirigido por Jessica Hallett e financiado pela FCT. - Membro da equipa do Projecto “L’île de Kyūshū centre mondial de production scientifique et artistique pendant le Siècle Chrétien. Une nouvelle culture visuelle au Japon à l’époque Momoyama: une convergence entre cartographie occidentale, namban et sino-coréenne”, financiado pela École Française d’Extrême Orient (EFEO) / Fundação Calouste Gulbenkian, Paris. António dos Santos Pereira - Membro da comissão científica da EVE - Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, projecto desenvolvido no Centro de História de Além-Mar e financiado pelo POSC (Programa Operacional Sociedade do Conhecimento). António Fernando Pacheco - Membro da equipa do projecto de investigação Decisão política, necessidades colectivas e afirmação profissional: o Hospital de Todos os Santos em perspectiva, financiado pela FCT, coordenado por Laurinda Abreu (Universidade de Évora). Cristina Brito - “Conhecimento e reconhecimento em espaços de influência Portuguesa: registos, expedições científicas, saberes tradicionais e biodiversidade na África Subsariana e Insulíndia”, financiado pela FCT e coordenado pelo Instituto de Investigação Científica e Tropical. Inês Pinto Coelho - Membro da equipa de investigação do Projecto “Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII” (PTDC/HIS-ARQ/104084/2008), financiado pela FCT. - Colaboração no Projecto “Portugal e o Sul de Marrocos: Contactos e Confrontos, Séculos XV a XVIII”. (PTDC/HAH/71027/2006), financiado pela FCT. Investigadora Responsável: Maria Augusta de Lima Cruz. - Escavação arqueológica (Faial - Açores) (Maio a Junho de 2010) integrada no Projecto “Ordenamento do Porto da Horta – Requalificação da Frente Marítima da Horta”, financiado pela Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental, SA e pela Somague, Ediçor – Engenharia. Maria Leonia Chaves de Resende - Projeto Fapemig - Cartografia da Arte Rupestre na Estrada Real: itinerários culturais no Campo das Vertentes, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. - Projecto “História de Minas e do Brasil - espaço, cultura e sociedade”. - Projecto “Práticas de Representação Sócio-Culturais no Novo Mundo Atlântico Português dos séculos XVI ao XIX”. Rui Henriques - Bolseiro de Investigação do Projecto “Portugal e o Sul de Marrocos: Contactos e Confrontos, Séculos XV a XVIII”. (PTDC/HAH/71027/2006), financiado pela FCT. Investigadora Responsável: Maria Augusta de Lima Cruz.

Page 50: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

49

 

Teresa Lacerda - Membro da Comissão Executiva do Projecto “Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa. Séculos XV a XVIII”, financiado pelo POS - Conhecimento (Programa Operacional Sociedade do Conhecimento). [http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/index.php?lang=pt] - Membro da equipa de investigação do Projecto “Pequena Nobreza e "Nobreza da Terra" na Construção do Império. Os Arquipélagos Atlânticos”, financiado pela FCT. Investigador Responsável: Miguel Jasmins Rodrigues (IICT) - Membro da equipa de investigação do Projecto “Portugal e o Sul de Marrocos: Contactos e Confrontos, Séculos XV a XVIII”. (PTDC/HAH/71027/2006), financiado pela FCT. Investigadora Responsável: Maria Augusta de Lima Cruz. [http://www.cham.fcsh.unl.pt/portugalemarrocos.html].

6.3.4. LECCIONAÇÃO DE CURSOS

Margarita Eva Rodríguez García - Leccionação a cadeira “Historia de España” (6 Creds.) no primer semestre do Ano lectivo 2009-2010, na Licenciatura de “Linguas, Literaturas e Cultura” da Facultade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. - Leccionação a cadeira “Historia de España” (6 Creds.) no segundo semestre do Ano lectivo 2009-2010, na Licenciatura de “Linguas, Literaturas e Cultura” da Facultade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. - Leccionação junto a Prfa. Dra. Alicia Campos a disciplina de “El Encuentro colonial”, no Master en Relaciones Internacionales y Estudios Africanos da facultade de Direito da Universidad Autónoma de Madrid, no segundo semestre do Ano lectivo de 2009-2010, com um total de 6 horas lectivas. - Participou no Máster “Monarquía de España SS. XVI-XVIII do Departamento de História Moderna da Universidad Autonoma de Madrid no dia 21 de mayo, com uma aula intitulada “Una mirada a los Imperios: los viajes de la Ilustración y las reformas para ultramar en las décadas finales del siglo XVIII (4 horas)”. - Participação no “Master en Historia de América Latina. Mundos Indígenas” da Universidad Pablo de Olavide com duas aulas os dias 24 e 25 de Fevereiro de 2010.

6.3.5. PROJECTOS DE PÓS-DOUTORAMENTO

Alberto Baena Zapatero - "«En ti se Juntan Espana y China», las Relaciones de Oriente y Occidente a través del Mexico Colonial (S. XVI-XVIII)". Cristina Brito - “Comércio, Transporte e Circulação de animais exóticos e seus materiais, 1500-1970: seu impacto na cultura e ciência europeia”. Maria Leônia Chaves de Resende - “Brasil, brasis: a inquisição e os índios na América Portuguesa”. Nandini Chaturvedula - “Clima, Cultura e Contaminação: Diferenças Sociais na Índia Portuguesa no século XVII”.

6.3.6. CONSULTORIA E OUTROS TRABALHOS EDITORIAIS

António dos Santos Pereira - Revista Notícias da Covilhã.

Page 51: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

50

 

Arie Pos - Revista de Cultura, International Edition, n.º 29 (February 2010).

6.3.7. TESES DE DOUTORAMENTO E MESTRADO TESES DE DOUTORAMENTO DEFENDIDAS EM 2010 - Cristina Brito, Os mamíferos marinhos nas viagens marítimas pelo Atlântico entre os séculos XV e XVIII: A evolução da ciência e do conhecimento. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. TESES DE DOUTORAMENTO EM ELABORAÇÃO - António Fernando Bento Pacheco, Cuidados na Lisboa de Setecentos. Políticas e práticas de saúde e assistência. - Marcel Paiva do Monte, Apropriação simbólica do espaço na construção imperial assíria (séculos X-VII a.C.). Orientação: Francisco Caramelo. - Maria de Fátima Rosa, A percepção da ordem e a consciência do tempo em Mari no período paleo-babilónico (sécs. XIX e XVIII a.C.). Orientação de Francisco Caramelo. - Mário Clemente Ferreira, O Antemural da Colónia. Construção da Fronteira em Mato Grosso no século XVIII. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa e Angela Domingues. - Teresa Lacerda, Os Mestiços nas "Restaurações" de Angola e de Pernambuco. Orientação João Paulo Oliveira e Costa. TESES DE MESTRADO EM ELABORAÇÃO - Catarina Simões, O Exótico na Cultura de Corte: uma análise comparada entre Portugal e o Japão. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - João Ferreira, Entre duas margens. Os Portugueses no Golfo Pérsico (1623-1653). Orientação: Alexandra Pelúcia. - José Ferreira, A Restauração de 1640 no Estado Português da Índia. Orientação de Alexandra Pelúcia. - Rui Henriques, Uma análise do percurso social de António Leite: contador e capitão em Azamor e Mazagão. Orientação: Alexandra Pelúcia. TESES DE MESTRADO DEFENDIDAS EM 2010 - Marcel Paiva do Monte, Os tratados adē – instrumentos políticos e jurídicos na construção imperial assíria (sécs. VIII-VII a.C.): entre a continuidade e a singularidade. Orientação de Francisco Caramelo.

6.3.8. ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS: COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS, CONGRESSOS E ACÇÕES DE

FORMAÇÃO

• II JORNADAS: HISTÓRIA DOS IMPÉRIOS IBÉRICOS. INVESTIGAÇÕES EM CURSO 2 a 4 de Março de 2010 (Lisboa) Organização: Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) e CHAM Coordenação do CHAM: Margarita Rodriguez García e Roberta Stumpf

Consultar programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_jornadas_cham_upo.html]

Page 52: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

51

 

• PAINEL ORGANIZADO PARA O 17TH INTERNATIONAL MEDIEVAL CONGRESS – TRAVEL AND

EXPLORATION 12 a 15 de Julho de 2010 (Leeds) Organização: Institute for Medieval Studies, University of Leeds Coordenação do CHAM: Angelo Cattaneo

Consultar o programa em:  

[http://fmrsi.wordpress.com/2009/07/29/cfp-imc-leeds-12-15-july-2010/] 

 

• WORKSHOP: INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA NUMA PERSPECTIVA GLOBAL 16 de Novembro de 2010 (Lisboa) Organização: Centro de História de Além-Mar Coordenação do CHAM: Alberto Baena Zapatero e Margarita Rodríguez García Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_workshop_linhaintercambiosculturais.pdf].

• MESA REDONDA | INICIATIVAS DAS LINHAS DE INVESTIGAÇÃO “INTERCÂMBIOS CULTURAIS E

GLOBALIZAÇÃO” E “AS ARTES E EXPERIÊNCIA COLONIAL PORTUGUESA” 18 de Novembro de 2010 (Lisboa) Organização: CHAM e Kunsthistorische Institut in Florenz – Max-Planck-Institut (KHI) Coordenação do CHAM: Angelo Cattaneo

Consultar programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_cartaz_linhasintercambiosculturaisglobalizacao.pdf]

• COLÓQUIO INTERNACIONAL | A HERANÇA DO INFANTE 10 a 12 Novembro de 2010 (Lagos) Organização: CHAM; Câmara Municipal de Lagos e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa Coordenação do CHAM: João Paulo Oliveira e Costa, Teresa Lacerda, Rui Loureiro e Carla Alferes Pinto

Consultar programa em: [http://cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_infante.pdf]

Page 53: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

52

 

• COLÓQUIO INTERNACIONAL: OS ALICERCES DA MISSÃO DA CHINA NO TEMPO DE MATTEO RICCI: CIÊNCIA, DIPLOMACIA E REDES LOCAIS

10 11 de Dezembro de 2010 (Lisboa) Organização: CHAM; Centro de Estudos Geográficos-Universidade de Lisbos; Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia-Universidade de Lisboa; Academia de Ciências; Istituto Italiano di Cultura di Lisbona Coordenação do CHAM: Angelo Cattaneo

Consultar programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_matteoricci.pdf]

Page 54: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

53

 

6.4. PORTUGAL E O ISLÃO 6.4.1. PUBLICAÇÕES

6.4.1.1. LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL CARAMELO, Francisco, Identidade e Cidadania da Antiguidade aos nossos dias, Porto, Papiro Editora, 2010. LOUREIRO, Rui (ed.), Estudos de História Luso-Marroquina, Lagos: Câmara Municipal de Lagos, 2010 (em co-autoria com Maria Augusta de Lima Cruz).

6.4.1.2. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL CARAMELO, Francisco, “Alexandre e a conquista da Babilónia: a imagem da metrópole nos relatos dos biógrafos”, in Francisco Caramelo et al. (ed.), Identidade e Cidadania da Antiguidade aos nossos dias, Porto, Papiro Editora, 2010, pp. 359-372. CARAMELO, Francisco, “A crise política e militar de Shamash-shumu-ukin no reinado de Assurbanípal: os ecos na adivinhação” in António Ramos dos Santos e José Varandas (eds.), A Guerra na Antiguidade III, Lisboa, Centro de História – Caleidoscópio, 2010, pp. 65-82. COUTINHO, Valdemar, “As influências islâmicas no Algarve depois da Reconquista”, In Estudos de História Luso-Marroquina, coordenação de Maria Augusta da Lima Cruz e Rui Manuel Loureiro, Lagos, Câmara Municipal de Lagos, 2010. COUTINHO, Valdemar, “Fortaleza de Alcácer Ceguer. Reconstruída no século XV e abandonada no século XVI”, In Estudos de História Luso-Marroquina, coordenação de Maria Augusta da Lima Cruz e Rui Manuel Loureiro, Lagos, Câmara Municipal de Lagos, 2010. GOMES, Rosa Varela, “Castelo de Silves”, in Dicionário de Arqueologia Portuguesa, 2010. GOMES, Rosa Varela, “Ribāt da Arrifana”, in Dicionário de Arqueologia Portuguesa, 2010 (em colaboração com Mário Varela Gomes). GOMES, Rosa Varela, “Aves no prato e…não só! A ornitofauna recuperada no Sector Sul do Castelo de Silves”, Xelb 10, Silves, Câmara Municipal de Silves, 2010, pp 399-419 (em colaboração com C.M. Pimenta e M.M. Garcia). TEIXEIRA, André, “Nuno Fernandes de Ataíde et l’intervention portugaise à l’intérieur des terres du Maroc“, in Estudos de História Luso-Marroquina, coord. Maria Augusta Lima Cruz e Rui Manuel Loureiro, Lagos, Câmara Municipal de Lagos, 2010, pp. 97-116.

6.4.1.4. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO CARAMELO, Francisco, “La religión babilónica. El triunfo del dios Marduk” in J.L. Montero (ed.), Torre de Babel. Historia y mito, Murcia, Museo Arqueologico de Murcia, 2010, pp. 167-177. LOUREIRO, Rui, “Osmanlilar Hakkinda Flandre’de 1530’da Yayinlanan Portekiz Metinleri”. In Avrupa ve Osmanlila: Yedi Yüzyillik Savas ve Diyalog. Ed. Dejanirah Couto. Istambul: Kit y Yveni, 2010, pp. 95-116. RESENDE, Vasco, « Türklerin Kökeni ile Ýlgili Rönesans Metinleri: 16. ve 17. Yüzyýllarýn Portekiz Kroniklerinde Etnik Köken ve Soyaðacý Tartýþmalarý », in Dejanirah Couto (ed.), Harp ve Sulh: Avrupa ve Osmanlýlar. Istanbul: Kitap Yayýnevi, 2010, pp. 117-37 [trad. turca de « Les récits sur l'origine des Turcs à la Renaissance: Ethnogenèse et généalogie dans les chroniques portugaises du XVIe et XVIIe siècles »] ZEKRI, Mostafa, “A cultura islâmica: os paradoxos do presente e a necessidade de uma nova configuração”, in Arabismos: um tema e as suas representações no Brasil e em Portugal, UFRJ, USR, ALMÁDENA (RIO BONITO), 2010, pp. 99-113. ZEKRI, Mostafa, “Sufismo: impacto social e político”, in Arabismos: um tema e as suas representações no Brasil e em Portugal, UFRJ, USR, ALMÁDENA (RIO BONITO), 2010, pp. 163-171.

6.4.1.5. PUBLICAÇÕES EM REVISTAS PEER REVIEW CARAMELO, Francsico, “Tell Qubr Abu al-Atiq: From an early Dynastic City to a Middle Assyrian Fort”, Aula Orientalis, Barcelona, nº 28, 2010, pp. 73-84 (em colaboração com J.L. Montero, Sh. Al-Shbib, I. Márquez). ZEKRI, Mostafa, “Compte rendu du livro de Nelly Amri, in Les saints en islam: les messagers de l’espérance, sainteté et eschatologie au Maghreb aux XIVº et XVº siècles, Bulletin Critique de Annales Islamologique” (BCAI), IFAO – Paris / Cairo, Junho 2010.

Page 55: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

54

 

6.4.1.6. ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS S/PEER REVIEW ZEKRI, Mostafa, “La Mediterranée: un foyer de Civilisations et de Cultures”, in Percursos, nº 3, Revista periódica, ISMAT, Dezembro 2010, pp. 59-63.

6.4.1.7. ARTIGOS EM REVISTAS INTERNACIONAIS S/PEER REVIEW COUTINHO, Valdemar, “O Magreb no tempo de Manuel Teixeira Gomes”, in Percursos, nº3, Instituto Manuel Teixeira Gomes, Portimão, Dezembro 2010.

6.4.2. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS PORTUGAL

Francisco Caramelo - “Olhares sobre o feminino na Mesopotâmia”, colóquio organizado pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, 3 de Março de 2010. - “Una teoría del poder en Mesopotamia”, seminario dirigido a estudantes espanhóis na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 6 de Julho de 2010. - “Território e fronteira no Médio Eufrates Sírio no contexto da expansão meso-assíria”, colóquio Arqueologias de Império Fórmulas Originárias de Império, organizado pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 26 de Novembro de 2010. - “Conselho a um príncipe”: o poder real e o paradigma da justiça na Mesopotâmia, colóquio A justiça na Antiguidade, organizado pelo Centro de História da Cultura, 16 e 17 de Junho de 2010. Isabel Almeida - “A deusa Ištar e as suas expressões artísticas e literárias: concepções e imagética do Divino Feminino na Mesopotâmia- problemáticas e metodologias”, Segundas Jornadas de História dos Impérios Ibéricos. Investigações em curso, Centro de História de Além-Mar, da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores; e pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilha, Lisboa, 2 a 4 de Março de 2010. - “A criação do Mundo e do Homem na tradição literário da Médio Oriente Antigo” na Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 25 de Fevereiro de 2010. Mostafa Zekri - “A língua árabe e a cultura árabe e islâmica no Mediterrâneo”, conferência proferida no quadro do projecto PROJECTOCHARME, programa Estudos sobre o Mediterrâneo, Universidade de Verão, organização Universidade do Algarve, Centro Histórico de Loulé, Concelho de Loulé, 6 – 17 de Setembro 2010. - “Mediterrâneo e Mediterraneidade”, Colóquio Encruzilhadas, Manuel Tixeira Gomes, Luz e Sombra no Horizonte Incerto, Coordenação de José Tengarrinha, Organização: Gabinete das Comemorações Nacionais do 150º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes – Câmara Municipal de Portimão, 10 de Dezembro 2010. Rosa Varela Gomes - “Castelo Belinho - Uma residência fortificada almóada”, II Simpósio Internacional Sobre Castelos, Fortificações e Território na Península Ibérica e no Magreb (séculos VI a XVI), Óbidos, Câmara Municipal de Óbidos, 10 a 13 de Novembro de 2010 (em colaboração com Mário Varela Gomes).

Page 56: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

55

 

- “Torre de Odeceixe. Um Novo Tipo de Arquitectura Militar (Sécs XII-XIII)”, II Simpósio Internacional Sobre Castelos, Fortificações e Território na Península Ibérica e no Magreb (séculos VI a XVI), Óbidos, Câmara Municipal de Óbidos, 10 a 13 de Novembro de 2010 (em colaboração com Mário Varela Gomes). Rui Loureiro - “De Macau a Xangai, caminhos de homens e de livros”. Comunicação ao 5º Fórum Internacional de Sinologia. Organização: Instituto Português de Sinologia & Delegação Económica e Comercial de Macau, 26 Fevereiro 2010. - “A China nos escritos de Duarte Gomes de Solis”. Comunicação ao Colóquio Internacional Europa – China, Relações Interculturais (Séculos XVI-XVIII)”. Organização: Centro Científico e Cultural de Macau, Lisboa, 11-13 de Outubro de 2010. - “Livros e manuscritos na missão jesuíta da China no início do século XVII”. Comunicação ao Colóquio Internacional “Os alicerces da Missão da China no tempo de Matteo Ricci: Ciência, diplomacia e redes locais. Organização: CHAM, Centro de Estudos de Geografia, CIUHCT & Istituto Italiano di Cultura, Lisboa, 10-11 de Dezembro de 2010.

ESTRANGEIRO Francisco Caramelo - “Le Canal Sémiramis: étude historique et archéologique”, colóquio The International Seminar for Heritage Antiquities in Deir Ezzor, organizado pelo Directorate of Culture e pelo Directorate of Antiquities in Deir Ezzor, 5 e 6 de Junho de 2010. Mostafa Zekri - “Portugal e a mediterraneidade”, conferência proferida no quadro do Seminário Portugals kulturelle Verortungen in der Gegenwart, Organização Institut fur Romanistik da Universidade de Leipzig – Alemanha e Instituto Camões, 14 de Junho 2010 na Universidade de Leipzig – Alemanha. Rui Loureiro - “The Indian jourbeys of a Spanish ambassador: Don García de Silva y Figueroa and his Comentarios (1614-1624)”. Comunicação à International Conference “Europe and India in the Early Modern Period”. Organização: Trinity College, Dublin, 3-4 de Junho de 2010. - “La conquista espiritual de Oriente: Los Franciscanos en el Estado português de India”. Seminário do Curso de Verano “De Oriente a Occidente: Los Franciscanos en la evnagelización y representación de un Mundo Nuevo”. Organização: Universidad Internacional de Andalucia, La Rábida, Huelva, Julho 2010. - “Portas do Estreito : Iconographie portugaise des ports de la mer Rouge et du golfe d’Aden au XVIe siècle”. Comunicação às Journées d’étude “Les ports dês mers d’Arabie et de la Perse du VIIe au XVIe siècle”. Organização: Laboratoire Islam médieval, CNRS & Bibliothèque Nationale de France, Paris, 7-8 de Outubro de 2010. - “Missão impossível: Em busca das fontes da Peregrinaçam de Fernão Mendes Pinto”. Comunicação ao Colóquio Internacional “Os Descobrimentos Portugueses e a Mitteleuropa”. Organização: CHAM, Instituto Camões e Universidade Eötvös Loránd, Budapeste, 18-19 de Outubro de 2010.

6.4.3. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

Francisco Caramelo

Page 57: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

56

 

- Investigador Responsável do Projecto “Território e fronteira no Médio Eufrates no período meso-assírio (séc. XIII a.C.)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. - “A cultura de Uruk e as primeiras sociedades complexas no vale do Eufrates”, financiado pela Junta da Galiza. - “Expedición arqueolóxica da Universidade da Coruña no Medio Éufrates Sirio. Cidade e vida urbana en Mesopotamia (IV-III milenios a.C.)”, financiado pela Junta da Galiza. - “Investigaciones arqueológicas en el medio Éufrates. De la cultura de Uruk al reino de Mari: urbanismo y vida urbana en Mesopotamia (IV y III milenios a.C.)”, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – Espanha. Mostafa Zekri - Coordenador do projecto «Programa de Formação dos imams» da Região de Catalunha, Centro de Cultura Islâmica de Catalunha e Direcção dos Assuntos Religiosos – Generalitat Barcelona – Catalunha, Espanha. - Colaboração no Projecto THEMIS (Teorização da Evolução dos Sistemas Migratórios na Europa), Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT-UL), Centro de Estudos Geográficos (CEG). Rosa Varela Gomes - Projecto La Arquitectura residencial de tradición islámica en Andalucía: Análisis tipológico y contexto urbano, CSIC, Granada (2010-2012). Rui Loureiro - Participação no projecto “EVE – Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, séculos XV-XVIII”, POS-C 702/4.2/C/REG, Centro de História de Além-Mar. - Investigador Responsável do projecto “Relações de Portugal com a Pérsia durante a União Ibérica – Os Comentários de Don Garcia de Silva y Figueroa”, FCT – PTDC/HAH/69734/2006, Centro de História de Além-Mar.

6.4.5. TESES DE DOUTORAMENTO E MESTRADO

TESES DE DOUTORAMENTO EM ELABORAÇÃO - Isabel Almeida, A deusa Ištar e as suas expressões artísticas e literárias: concepções e imagética do Divino Feminino na Mesopotâmia. Orientação de Francisco Caramelo. - Luís Duque, "O discurso religioso na glíptica assíria do I milénio a.C.". Orientação: Francisco Caramelo. - Vasco Resende, Le monde islamique dans la culture portugaise du XVIème siècle. Orientação: Dejanirah Couto.

6.4.6. ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS: COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS, CONGRESSOS E ACÇÕES DE

FORMAÇÃO

• VI COLÓQUIO DE HISTÓRIA LUSO-MARROQUINA 3 e 4 Dezembro de 2010 (Lagos) Organização: CHAM; CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória Coordenação do CHAM: Rui Loureiro

Page 58: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

57

 

Consultar programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_coloquio_lusomarroquino.pdf]

Page 59: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

58

 

6.5. AS ELITES E O IMPÉRIO PORTUGUÊS 6.5.1. PUBLICAÇÕES

6.5.1.1. LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL PELÚCIA, Alexandra, Corsários e Piratas Portugueses. Aventureiros nos Mares da Ásia, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2010.

6.5.1.2. LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Santiago, Tradução e revisão científica do livro de Patrick Williams, El Gran Valido. El Duque de Lerma, la corte y el gobierno de Felipe III, 1598-1621, Junta de Castilla y León, 2010 (a partir da edição inglesa The Duke of Lerma and the Court and Government of Philip III, 1598-1621, Manchester University Press, 2006). HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Santiago, Revisão científica da edição espanhola do livro de Geoffrey Parker, Felipe II. La biografía definitiva, Barcelona, Ed. Planeta, 2010. STUMPF, Roberta G., Filhos das Minas, Americanos, Portugueses. Identidades Coletivas na Capitania das Minas Gerais (1763-1792). São Paulo, Editora Hucitec, 2010.

6.5.1.3. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL LACERDA, Teresa, “D. João de Meneses, um retrato da Nobreza Portuguesa em Marrocos”, Maria Augusta Lima e Cruz e Rui Manuel Loureiro (coord.), Estudos de História Luso-Marroquina, Lagos, Câmara Municipal de Lagos, 2010, pp. 117-140. RODRIGUES, José Damião, “Família e clero em Portugal”, in Mafalda Soares da Cunha e Juan Hernández Franco (orgs.), Sociedade, Família e Poder na Península Ibérica. Elementos para uma História Comparativa / Sociedad, Familia y Poder en la Península Ibérica. Elementos para una Historia Comparada, “Biblioteca – Estudos & Colóquios, 21”, Lisboa, Edições Colibri-CIDEHUS/Universidade de Évora-Universidad de Murcia, 2010, pp. 103-127.

6.5.1.4. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO

FIGUEIRÔA-REGO, João de, "Limpieza di sanguini in Portogallo", in Dizionario storico dell’Inquisizione, coord. Adriano Prosperi, “Edizioni della Normale”, Pisa, 2010.

6.5.1.5. PUBLICAÇÕES EM REVISTAS PEER REVIEW STUMPF, Roberta. O ouro nobilitante: a nobreza na capitania de minas gerais. in: Anais de História de Além-mar. Volume X (2009), 2010, pp.183-203.

6.5.1.6. ARTIGOS EM REVISTAS INTERNACIONAIS S/PEER REVIEW HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Santiago, “En la Corte la ignorancia vive […] y […] son poetas todos. Mecenazgo, bibliofilia y comunicación literaria en la cultura aristocrática de corte”, Cuadernos de Historia Moderna, 35 (2010), pp. 35-67. HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Santiago, “El valido del valido: Don Rodrigo Calderón, marqués de Siete Iglesias”, Torre de los Lujanes, 66 (Junho 2010), pp. 29-59.

6.5.1.7. PUBLICAÇÕES ELECTRÓNICAS

GREGÓRIO, Rute, As genealogias de Carlos Machado e Ernesto do Canto. Introdução à edição em linha da Base de Dados Livro de genealogias de Carlos Machado. Co-autoria com Fátima Soares Sousa. Direcção Regional da Cultura – Centro de Conhecimento dos Açores, 2010. A editar em linha no Portal do Conhecimento dos Açores. HERNÁNDEZ MARTÍNEZ, Santiago, “Ya no hay Rey sin Privado: Cristóbal de Moura, un modelo de privanza en el Siglo de los Validos”, revista Libros de la Corte, nº 2, Año 2, Invierno 2010, pp. 21-36 (www.librosdelacorte.es). PELÚCIA, Alexandra, “D. João III” e “Tomé de Sousa”, in Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa – www.cham.fcsh.unl.pt/eve.

Page 60: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

59

 

RODRIGUES, José Damião, “D. João V” e “D. Luís Manuel da Câmara”, in Plutarco XXI. Biografías (individuales y colectivas) y procesos (sociales, políticos, económicos y culturales), 1650-1750. [URL: http://biografias1650-1750.org/pt]. STUMPF, Roberta G. “Nobrezas na América portuguesa: notas sobre as estratégias de enobrecimento na capitania de Minas Gerais”. In: Almanack braziliense. Revista eletrônica semestral, Novembro 2010 n.12, pp. 119-132. [URL: http://www.brasiliana.usp.br/almanack/index.php/almanack/article/view/719/pdf].

6.5.2. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS PORTUGAL

João Figueirôa-Rego - Escola de Verão Análise de Redes Sociais, módulos: I «Introdução à análise de Redes Sociais», II «Introdução aos Modelos Estatísticos de Análise de Redes Sociais», III «Análise de Redes Pessoais», correspondente a um nível de formação de 5 ECTS, ICS-UL, Lisboa, 5 a 9 Julho 2010. - Curso de Verão Hierarquias Sociais de Macau, sécs. XVI e XVII, Centro Científico e Cultural de Macau do MCTES, Lisboa, 8, 15, 22 e 29 Julho 2010. - “Efeitos colaterais. As nobrezas secundogénitas no contexto ultramarino (sécs. XVI e XVII) ”, Seminário Permanente «Pequena Nobreza e ‘nobreza da terra’ na construção do império», IICT, CHAM/FCSH/UNL, DGARQ, UNIV. ALGARVE, UNIV. AÇORES; 28 de Maio de 2010. João Silva de Jesus - “Casa de Viseu, o comércio da Guiné e os Genoveses”, Colóquio Internacional A Herança do Infante, Lagos, 10-12 de Novembro 2010. José Damião Rodrigues - “Portugal, as ilhas e a Atlantic history: uma viagem crítica”. Ciclo de Conferências Oceano de Histórias: Novos caminhos da história do Atlântico, uma parceria entre o Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, Angra do Heroísmo, Palácio Bettencourt, 28 de Janeiro de 2010. - “Os vereadores-capitães da ilha do Pico no século XVIII: elementos para a história social da ilha-montanha”. V Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XX, organizado pelo Núcleo Cultural da Horta e pela Câmara Municipal da Horta, Horta e Velas, 17 a 20 de Maio de 2010. - “Os comportamentos demográficos das sociedades insulares (séculos XVI-XIX)”, a comunicação “Endogamia, consanguinidade e reprodução social: o mercado matrimonial das elites açorianas no Antigo Regime”. IX Congreso de la Asociación de Demografía Histórica / IX Congresso da Associação de Demografia Histórica, Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 16 a 19 de Junho de 2010. - Colóquio Internacional Arquivos de família, séculos XIII-XIX: que presente, que futuro?, organizado pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e pela Direcção-Geral de Arquivos, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 29 e 30 de Outubro de 2010, tendo presidido à mesa do Tema 2 – Fazer História com Arquivos de Família / Fazer História dos Arquivos de Família. - “Um Europeu nos trópicos: sociedade e política no Rio joanino na correspondência de Pedro José Caupers”. Colóquio Internacional O Atlântico Revolucionário: circulação de ideias e de elites no final do Antigo Regime, organizado pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, Museu de Angra do Heroísmo, 4 a 6 de Novembro de 2010. - Mesa-redonda “A crise do século XVII em Portugal: interpretações e estado da questão”, organizada e moderada pelo Professor Doutor José Vicente Serrão, no âmbito do XXX Encontro da Associação

Page 61: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

60

 

Portuguesa de História Económica e Social (APHES), Crises económicas, crises sociais / Economic crises, social crises, Lisboa, Instituto Superior de Economia e Gestão, 19 e 20 de Novembro de 2010. - “Information overload: a gestão da informação na sociedade contemporânea” / “Information overload: a gestão da informação na sociedade contemporânea”. IX Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Sociedade da Informação: Desafios para o século XXI, organizado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – Delegação Regional dos Açores, Ribeira Grande, Teatro Ribeiragrandense, 26 de Novembro de 2010. - “O eixo insular. Açores e Marrocos: relações sociais e económicas (séculos XV-XVIII) ”. 6º Colóquio de História Luso-Marroquina, organizado pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, Antigos Paços do Concelho, Lagos, 3 e 4 de Dezembro de 2010. Maria Dávila - “O infante D. Henrique e a gestão dos “Dez Reais para Ceuta”, Colóquio Internacional A Herança do Infante, Lagos, CEPCEP, CHAM e Câmara Municipal Lagos, 10 a 12 de Novembro de 2010. Marisa Marques - “Mem de Sá, um percurso singular no Império Quinhentista Português”, Segundas jornadas CHAM-UNL e UAÇ, Universidad Pablo de Olavide intituladas “História dos Impérios Ibéricos”, CHAM na FCSH da UNL, Março de 2010. - “A formação da sociedade brasileira ao longo do séc. XVI”, 41º Encontro da Associação de Estudos Portugueses e Hispânicos, Ottawa, Abril de 2010. Nuno Vila-Santa - “D. Luís de Ataíde: soldado, embaixador, vice-rei e conde”. II Jornadas de História dos Impérios Ibéricos, Lisboa, CHAM, 2010. Roberta Stumpf - “Mercês e venalidade: a aquisição de honras e ofícios na América portuguesa 1706-1808”. Programa de Estudos Aprofundados em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, Centro de História de Além-mar/Universidade de Lisboa, 18 de Maio de 2010. - “Remanejamento de identidades em um contexto de crise: as Minas Gerais na segunda metade do século XVIII”, no Colóquio Internacional O Atlântico Revolucionário: Circulação de ideias e de elites no final do Antigo Regime, Universidade dos Açores, 6 de Nobembro de 2010. Santiago Martínez Hernández - “Diarios de nobles: miradas de señores e imágenes de servidores en la Monarquía Hispánica de los siglos XVI-XVII”, Seminário Se tratarão à lei da nobreza com criados. Serviço e servidores domésticos em Castela, Portugal e Itália na época Moderna (Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora), 22 de Março de 2010. Valdemar Coutinho - “O Infante D. Henrique e a situação económica do Algarve”, Colóquio Internacional A Herança do Infante, Lagos, 10-12 de Novembro de 2010. - “Azamor após o abandono”, Colóquio de História Luso-Marroquina, Lagos, 3-4 de Dezembro de 2010.

Page 62: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

61

 

ESTRANGEIRO Alexandra Pelúcia - «The Portuguese Malabar Fleet: Practices of Privateering and Piracy», ao International Seminar on European Maritime Activities in Peninsular India, 1500-1800, Thalassery (Índia), 18 a 20 de Janeiro de 2010. - «The Appropriation of the Memory of the Infante Henry at the Beggining of the Imperio Manuelino», ao International Medieval Congress, Leeds, 12 a 15 de Julho de 2010. - “Do Império Marítimo ao Império Territorial: a Expansão Portuguesa entre os séculos XV e XVIII” no âmbito das Conferências do CHAM, Academia Nacional de História do Esquador (Quito), 21 Julho 2010. - «Dos Brasis ao Brasil – A Invenção Portuguesa de um País e da sua Independência» ao Coloquio de Historia Comparativa Las Independencias en España, Portugal, Brasil e Hispanoamérica, Quito, 19 a 22 de Julho de 2010. - «Movimentos de Conspiração e de Revolta Política c. 1787 – Histórias Conectadas do Império Português em Finais do Antigo Regime», ao Simpósio Discursos Políticos de los Científicos Crioullos en la Independencia Americana, Bogotá, 27 de Julho de 2010. João Figueirôa-Rego - “La violencia en lo contexto de los procesos de limpieza de sangre (siglos XVII-XVIII)”, XI reunión científica de la Fundación Española de Historia Moderna, Universidad de Granada, 9-10-11 de Junho de 2010. - “The Holy Office and the Mesa da Consciência e ordens: social networks and the granting of offices (seventeenth and eighteenth centuries)”, apresentado ao 41st Meeting of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies, Ottawa, Trent Universty, 15 to 18 April 2010. José Damião Rodrigues - “Quadros institucionais e práticas de colonização no Atlântico Sul português: uma comparação entre Brasil e Angola” e “Centros e periferias no olhar dos viajantes estrangeiros. Para uma leitura crítica da literatura de viagens”. Seminário “Sociedades Coloniales II” no âmbito do Programa de Máster Universitario y Doctorado en Historia de América Latina, Mundos Indígenas, da Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, 25 de Fevereiro de 2010. - “Processos políticos e biografias colectivas: as elites dos Açores e as dinâmicas imperiais na viragem do século XVII para o século XVIII”. Seminario Interuniversitario e Internacional Plutarco XXI. Biografías (individuales y colectivas) y procesos (sociales, políticos, económicos y culturales), 1650-1750, a convite do Professor Doutor José Manuel de Bernardo Ares, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Córdoba, Córdova, 19 e 20 de Março de 2010. - “Os Açores e as rotas oceânicas nos séculos XVI a XVIII”. Conferência Internacional Cidade Velha e a Cultura Afro-Mundo: O Futuro do Passado II, organizada pela Universidade de Cabo Verde no âmbito do Programa 2010 Ano da História, Convento de São Francisco, Cidade Velha, Santiago, 31 de Maio a 2 de Junho de 2010. - 3º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (séculos XV-XVIII), organizado pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, campus da Universidade Federal de Pernambuco, 4 a 7 de Setembro de 2010, tendo efectuado as seguintes acções: participação na mesa-redonda “Na fronteira dos impérios: territórios, colonização e migrações na América platina”, a convite dos Professores Doutores Fábio Kühn e Eugenio Neumann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; participação na mesa-redonda “Instituições e elites na monarquia imperial portuguesa”, a convite do Professor Doutor Nuno Gonçalo Monteiro, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. - “A emigração açoriana: ritmos e destinos”. Diálogos sobre a história dos Açores, organizado pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e pela Direcção Regional das Comunidades, East Providence, Rhode Island, Casa dos Açores da Nova Inglaterra, 10 e 11 de Novembro de 2010.

Page 63: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

62

 

Roberta Stumpf - “As nobrezas Coloniais. O caso da Capitania de Minas Gerais”, Simpósio Temático “Poderes, riquezas e saberes: elites plurais num império multifacetado”. 3.º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Socxiabilidade no Mundo Atlântico (século XVII-XVIII), Universidade Federal de Pernambuco, 5 de Setembro de 2010. - Participação na Mesa Redonda “Instituições e elites na monarquia imperial portuguesa” com o trabalho “O sistema de compra-venda de cargos na América portuguesa no século XVIII”, 3º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidade no Mundo Atlântico (século XVII-XVIII), Universidade Federal de Pernambuco, 7 de Setembro de 2010. - “As nobrezas na capitania de Minas Gerais: a trajetória de uma pesquisa acadêmica”, ministrada aos alunos de graduação do Departamento de História da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, 16 de setembro de 2010. Santiago Martínez Hernández - “Disidencia aristocrática y anti-olivarismo: el proceso secreto contra el marqués de Castelo Rodrigo, embajador en Roma (1634) ”, Congresso Internacional da Rede “The Court Studies”, La Corte en Europa: Política y Religión (Siglos XVI-XVIII) –The Court in Europe: Spiritual Movements and Court Factions, Madrid, 13-15 de Dezembro de 2010.

6.5.3. CONSELHOS EDITORIAIS

José Damião Rodrigues - Membro do Editorial Board da Série “European Expansion and Indigenous Response”, da editora Brill, editada por Glenn J. Ames, The University of Toledo. | ISSN: 1873-8974 Revistas – Portugal - Membro do Conselho Editorial dos Anais de História de Além-Mar, Lisboa. | ISSN: 0874-9671 - Membro do Conselho Editorial do Boletim do Núcleo Cultural da Horta, Horta, Faial | ISSN: 1646-0022) Revistas – Brasil - Membro do Conselho Consultivo da Revista de História Regional, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná – Brasil | ISSN: 1414-0055 URL: http://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=rhr&page=index - Membro do Conselho Editorial da Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas – Brasil | ISSN: 1518-4765).

6.5.4. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

Arlindo Caldeira - Investigador do Projecto "Pequena nobreza e nobreza da terra na construção do Império (Os arquipélagos atlânticos) " IICT; CHAM-FCSH-UNL; DGARQ (PPTDC/HAH/66107/2006). João Figueirôa-Rego

Page 64: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

63

 

- Investigador do Projecto - Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos (séculos XV-XVIII. (PTDC/HAH/71027/2006). - Investigador do Projecto Inquirir da honra: comissários do Santo Ofício e das Ordens Militares em Portugal (1570-1773). (PTDC/HAH/64160/2006). - Linha de investigação do CHAM, em parceria com o IICT: Elites and the Portuguese Empire, no âmbito dos projectos: (PTDC/HAH/66107/2006), (PTDC/HAH/64160/2006), (M2.1.2/I/010/2006, financiado durante o período de 2006/2010. José Damião Rodrigues - Investigador do Projecto PTDC/HAH/71027/2006 Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos (séculos XV-XVIII. - Investigador do Projecto HAR2009-08765, Monarquía Universal, Hispánica o Católica. Una revisión de la cultura política de las élites hispánicas en los reinados de Felipe III y Felipe IV, Proyecto Nacional de Investigación del Ministerio de Ciencia e Innovación de España [início em 2010]. - Investigador do Projecto Plutarco XXI. Biografías (individuales y colectivas) y procesos (sociales, políticos, económicos y culturales), 1650-1750, sob direcção do Professor Doutor Professor Doutor José Manuel de Bernardo Ares, da Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Córdoba, e coautor, no âmbito do mesmo Projecto, do Dicionário Biográfico. URL: http://biografias1650-1750.org/pt/. - Investigador do Projecto PTDC/HIS-HIS/098928/2008, A comunicação política na monarquia pluricontinental portuguesa (1580-1808): Reino, Atlântico e Brasil, a cargo do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. - Investigador responsável pelo Projecto PTDC/HIS-ARQ/104084/2008, An Iberian ship for the Atlantic: shipbuilding, life aboard and Angra port of call in 16th and 17th centuries / Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII, a cargo do Centro de História de Além-Mar (CHAM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores. Nuno Vila-Santa - Membro da equipa desde Julho de 2010 do Projecto de Investigação “De todas as partes do mundo: o património do 5º duque de Bragança, 4º duque de Bragança” dirigido por Jessica Hallet. Santiago Martínez Hernández - Propaganda y representación. Lucha política, cultura de corte y aristocracia en el Siglo de Oro Ibérico, sob a direcção do Professor Dr. D. Fernando Bouza (Ministério de Ciência e Innovação, Espanha, HAR2008-03878). Duração três anos: (01/01/2009-31/12/2011). Virgínia Valadares - Ilustração e Cultura escrita na transição do Antigo Regime Português (Portugal e Brasil -1750-1834): Do domínio político ao império da língua. Belo – Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Duração de dois anos: Novembro de 2010 a Novembro de 2012, financiado pelo CNPq. - A acção da justiça do trabalho em Minas Gerais no período de 1920-1945. Belo – Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Duração de um ano, Agosto de 2010 a Agosto de 2011, financiado pela FAPEMIG. Elsa Penalva - Hierarquias Sociais de Macau Séculos XVI e XVII, Centro Científico e Cultural de Macau, I.P., 8, 15, 22, 29 de Julho de 2010.

6.5.5. PROJECTOS DE PÓS-DOUTORAMENTO Elsa Penalva

Page 65: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

64

 

- Prosopografia das elites e redes sociais na criação e sustentação de Macau (c.1582-c.1660). João de Figueirôa-Rego - As Juntas e Estancos de Tabaco na Península Ibérica: uma aproximação sociológica e política (séculos XVII-XIX). Roberta Stumpf - Mercês e venalidade: a aquisição de ofícios e honras na América portuguesa 1706-1808. Santiago Martínez Hernández - Cristóvão de Moura, 1.º Marquês de Castelo Rodrigo, e a nobreza portuguesa na Corte dos Filipes, 1554-1613. A arte da privança e a retórica do poder.

6.5.6. TESES DE DOUTORAMENTO E MESTRADO TESES DE DOUTORAMENTO EM ELABORAÇÃO - Andreia Martins, The high officials of the court of King John III (1521-1557). A prosopographical approach. Orientação de Harold Short. - João Silva de Jesus, Os Capitães das Fortalezas do Oriente. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Maria Barreto Dávila, Governar o Atlântico: a Infanta D. Beatriz e a Casa de Viseu (1470-1485). Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Marisa Marques, Mem de Sá um percurso singular no Império Quinhentista Português. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Nuno Vila-Santa, No trilho de uma vida e carreira singulares: D. Luís de Ataíde, 3º conde de Atouguia e vice-rei da Índia. Orientação de Alexandra Pelúcia. TESES DE MESTRADO EM ELABORAÇÃO - Ana Guerreiro, Pedro de Sousa Pereira: um percurso. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Renato Pires, António de Albuquerque Coelho Carvalho, um governador no espaço Atlântico. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. TESES DE MESTRADO DEFENDIDAS EM 2010 - Maria Dávila, "D. Fernando I, 2º duque de Bragança: vida e acção política". Orientação de Bernardo Vasconcelos e Sousa.

6.5.7. ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS: COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS, CONGRESSOS E ACÇÕES DE

FORMAÇÃO

• SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO DOS ARQUIVOS DE FAMÍLIA. ASPECTOS LEGAIS, ECONÓMICOS E ORGANIZATIVOS. JORNADA DE ESTUDO E DEBATE

27 de Fevereiro de 2010 Organização: IEM; CHAM e DGARQ Coordenação do CHAM: Tiago Miranda

Page 66: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

65

 

Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_arquivosdefamilia.pdf]

• COLÓQUIO INTERNACIOANAL | ARQUIVOS DE FAMÍLIA, SÉCULOS XIII-XIX: QUE PRESENTE, QUE FUTURO?

29 e 30 de Outubro de 2010 (Lisboa) Organização: IEM; CHAM e DGARQ

Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_arquivosdefamilia.pdf]

• COLÓQUIO INTERNACIONAL | O ATLÂNTICO REVOLUCIONÁRIO: CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E DE ELITES

NO FINAL DO ANTIGO REGIME 4 a 6 de Novembro de 2010 (Angra do Heroísmo) Organização: CHAM Coordenação do CHAM: José Damião Rodrigues Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_atlantico_revolucionario.pdf]

• CONFERÊNCIAS E DEBATES | IMPÉRIO PORTUGUÊS DE ANTIGO REGIME: CARACTERÍSTICAS ESTRUTURANTES E PAPEL DA PEQUENA NOBREZA

18 de Novembro de 2010 (Lisboa) Organização: IICT com co-organização do CHAM

Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_%20imperioportuguesantigoregime.pdf]

 

Page 67: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

66

 

6.6. DIMENSÕES RELIGIOSAS DA EXPANSÃO PORTUGUESA  

6.6.1. PUBLICAÇÕES

6.6.1.1. LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL LALANDA, Margarida, O Turismo Religioso nos Açores, CESTUR - Centro de Estudos de Turismo, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2010 (em co-autoria com Vítor Ambrósio e Rita Peres).

6.6.1.2. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL COSTA, João Paulo Oliveira e, “D. Duarte Nunes O.P., o primeiro bispo português na Índia”, in Dominicanos em Portugal, História, Cultura e Arte, (coord. José Eduardo Franco e Ana Cristina da Costa Gomes), Lisboa, Alêtheia Editores, 2010, pp. 413-422. LALANDA, Margarida, «Problemas do clero nos Açores no tempo do Padre António Vieira», in Os Açores

na rota do Padre António Vieira: estudos e antologia (org. de Maria do Céu Fraga e José Luís Brandão da Luz), Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2010, pp. 99-106. LALANDA, Margarida, “Sistémica Qualitativa: aplicabilidade na História”, in A Sistémica Qualitativa: uma

reflexão nos Açores, Ponta Delgada: Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores, 2010, pp. 191-197 (paginação ainda não definitiva). LOURENÇO, Miguel, “De São Lázaro às Filipinas: imagens de um arquipélago na cartografia náutica ibérica do século XVI”, Mapas de metade do mundo. A cartografia e a construção territorial dos espaços

americanos: séculos XVI a XIX = Mapas de la mitad del mundo. La cartografía y la construcción territorial

de los espacios americanos: siglos XVI al XIX. Coordenação de Francisco Roque de Oliveira e Héctor Mendoza Vargas, Lisboa e México, D. F., Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e Instituto de Geografía de la Universidad Nacional Autónoma de México, 2010, pp. 387-422. LOURENÇO, Miguel, “Mercedários”, Dicionário Histórico das Ordens. Institutos e outras formas de vida

consagrada católica em Portugal. Direcção de José Eduardo Franco, [s. l.], Gradiva, 2010, pp. 220-222. LOURENÇO, Miguel, Prefácio a Vila-Adentro – o Espírito do Lugar. Dir. de Rosa Trindade e Dulce Bulha, Faro, Escola Secundária Tomás Cabreira, 2010. PINA, Isabel, “From Lisbon to Beijing” in Luís Filipe Barreto (ed.), Tomás Pereira, S.J. Life, Work and

World, Lisboa: CCCM, 2010, pp. 185-202 6.6.1.2. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO

COSTA, João Paulo Oliveira e, “Japanese Christians (16h-17th centuries: Na original community”, in Empires Eloignés. L’Europe et le Japon (XVIe-XIXe siècle), (dir. Dejanirah Couto e François Lachaud), Paris, École Française d’Extrême Orient, 2010, pp. 109-118. LOURENÇO, Miguel, “De São Lázaro às Filipinas: imagens de um arquipélago na cartografia náutica ibérica do século XVI”, Mapas de metade do mundo. A cartografia e a construção territorial dos espaços

americanos: séculos XVI a XIX = Mapas de la mitad del mundo. La cartografía y la construcción territorial

de los espacios americanos: siglos XVI al XIX. Coordenação de Francisco Roque de Oliveira e Héctor

Page 68: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

67

 

Mendoza Vargas, Lisboa e México, D. F., Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e Instituto de Geografía de la Universidad Nacional Autónoma de México, 2010, pp. 387-422. SANTOS, José Miguel Pinto dos, “Five Types of Reaction of a Neo-Confucian Scholar to Western Cosmology: The Case of Mukai Gensho (1609-1677)”, Empires Éloignés: l’Europe et le Japon XVIe-XXe

Siècles, Dejanirah Couto and François Lachaud, eds., 2010. 6.6.1.3. PUBLICAÇÕES EM REVISTAS PEER REVIEW

PAES, Maria Paula, “Entre a conversão e a conquista: reflexões sobre o modus operandi dos jesuítas e sua adequação ao processo colonizador na América Portuguesa dos séculos XVI e XVII”, Cadernos de

História, Universidae Católica de Minas Gerais, Brasil, v.10, n,13, 2010, pp. 112-130. PAES, Maria Paula, Os Índios e a Inquisição nas Missões da América Portuguesa Colonial, Quadeni di THULE, Centro Studi americanistici “Circulo Amerindiano” Onlus, v.IX, 2010, pp.569-595. SANTOS, José Miguel Pinto dos, “Corporate Employment Strategies in Japan, 1991-2003”, with John Sutherland, Asian Business and Management, Vol. 9 (1), pp. 67-100, 2010.

6.6.1.4. ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS S/PEER REVIEW LARCHER, Maria Madalena, A Jurisdição Eclesiástica de Tomar: as Constituições de 1555, in Humanistica, Lisboa, Universidade Lusófona, 2010.

6.6.1.5. ARTIGOS EM REVISTAS INTERNACIONAIS S/PEER REVIEW PAES, Maria Paula, “Religiosidade e multiculturalidade na América Portuguesa do século XVII”, Revista

da ALER, 2010, pp.223-241. 6.6.1.6. PUBLICAÇÕES ELECTRÓNICAS

PAES, Maria Paula, Minas Gerais, Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, CHAM – Centro de História de Além Mar, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores. http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve PAES, Maria Paula, Ouro Preto, Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, CHAM – Centro de História de Além Mar, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores. http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve

6.6.2. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS

PORTUGAL Isabel Pina - “Jesuítas Chineses: Alicerces da Missão da China (1589-1610)”, Colóquio Internacional Os Alicerces da

Missão da China durante o tempo de Matteo Ricci: ciência, diplomacia e redes locais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 10-11 Dezembro 2010. - “Mãos e Pés de Todos: Jesuítas chineses e mestiços da missão da China (1589-1689)”, Colóquio Internacional Europa-China: Relações Interculturais, Centro Científico e Cultural de Macau, Lisboa 11-13 Outubro 2010.

Page 69: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

68

 

João Paulo Oliveira e Costa - “Acção cruzadística e Ordens Militares nos Descobrimentos Portugueses: o outro Oriente”, VI Encontro

sobre Ordens Militares, Palmela, 10 a 14 de Março de 2010. - “Ordens e Missionação na Época Moderna”, Congresso Internacional Ordens e Congregações

Religiosas em Portugal, Lisboa, 2 a 5 de Novembro de 2010. - “Bispos Franciscanos do padroado Português do Oriente”, Congresso Internacional Ordens e

Congregações Religiosas em Portugal, Lisboa, 2 a 5 de Novembro de 2010. Margarida Lalanda - “As Clarissas nos Açores no Antigo Regime”, Painel “O Franciscanismo e o Império” - Congresso Internacional Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, Lisboa, Novembro de 2010. Maria Madalena Larcher - “D.Diogo Pinheiro e a Jurisdição Eclesiástica Ultramarina da Ordem de Cristo”, Ciclo de Conferências

sobre temas da Ordem de Cristo, realizado em Tomar, na capela de Santa Iria, durante o ano de 2009-2010. Miguel Lourenço - “Missionação e Ortodoxia: o Padre Mateo «Francisco» Cebrián, SJ, e o fim da missão jesuítica do Japão”, 2.as Jornadas «História dos Impérios Ibéricos. Investigações em curso», Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, pela Universidade dos Açores e Universidad Pablo de Olavide, Lisboa, 2 a 4 de Março de 2010. - “Pensar a expansão humana a partir da Inquisição”, Jornada de Estudo do Grupo de Trabalho sobre

«Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas», Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2 de Junho de 2010. - “Fontes para a História de Macau no século XVII. Desafios paleográficos dos «Papéis de D. Francisco Mascarenhas» da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora”, Curso de Paleografia e Edição de

Textos (Sécs. XVI-XVIII), Centro Científico e Cultural de Macau, IP, sob a coordenação da Doutora Ana Cristina da Costa Gomes, em Lisboa, 19 de Novembro de 2010. Silvana Roque de Oliveira - "Os catecismos jesuíticos e a difusão do cristianismo no Oriente: os casos de Goa e do Japão",

Seminário de História Religiosa - Época Moderna: O cristianismo no império português organizado pelo CEHR da Universidade Católica Portuguesa, 20 de Julho de 2010.

Page 70: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

69

 

Susana Goulart Costa - “O Convento de Santo António: ex-libris da Lagoa”, Convento dos Franciscanos de Santa Cruz de

Lagoa, 9 de Junho de 2010. - “O Pico no tempo de Manuel de Arriaga”, Comemorações do Centenário da República promovidas pelo Governo Regional dos Açores, Pico, Museu dos Baleeiros do Pico, 3 de Setembro de 2010. - “Lagoa Republicana: O Concelho Lagoense na I República”, comemorações sobre o Centenário da

República no Concelho de Lagoa, a 17 de Setembro de 2010. - “Os Açores na História”, Biblioteca Municipal de Ponta Delgada, a 8 de Outubro de 2010. - “A implantação da Ordem Franciscana nos Açores”, Congresso Internacional Ordens e Congregações

Religiosas em Portugal. Memórias, Presença e Diásporas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 3 de Novembro de 2010.

ESTRANGEIRO Anne McGinness - “The Massacre of the Fifty-two Jesuits and its Aftermath in the Brazilian Mission.”, Overt and Discreet

Violence: Ruptures and Continuities in Latin America and the Caribbean, Colombia University, 5 de Março de 2010. - “The Use of Female Martyr-Saints in the Evangelization of Brazil: José de Anchieta’s Auto de S. Úrsula.”, GEMELA Conference, Mt. Holyoke, Setembro de 2010. - “Martyrdom in the Atlantic 1570-1571: Writing another chapter in the French Wars of Religion”, Sixteenth Century Society Conference in Montreal, Canada, Outubro de 2010. João Paulo Oliveira e Costa - “Luis Fróis, un missionaire entre le Japon et l’Europe”, Seminaire Interdisciplinaire 2010 Les Portugais et

le monde asiatique: religions, cultures et politiques XVI-XVIIe siècles, Paris Fundação Calouste Gulbenkian, École Française d’Extrême Orient e École Pratique des Hautes Études, 25 Janeiro 2010. - Participação em painel sobre “Infante D. Henrique”, 17th Medieval International Congress, Leeds, 12-15 de Julho de 2010. - “Os ecos da missionação no Japão, na Polónia no início do século XVII”, Colóquio Internacional Os

Descobrimentos Portugueses e a Mitteleuropa, Budapeste, 18 e 19 de Outubro de 2010. Margarida Lalanda - ”RAÍZES/ROOTS”: Educational Multimedia Project about History and traditions of Azorean people, Congresso Internacional INTED, Valencia, Março de 2010 (em co-autoria com Isaura Ribeiro).

Page 71: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

70

 

- “Entre le bien public et les intérêts de l’élite: les Mairies des Açores aux XV.e et XVII.e siècles” e “Le “dedans” et le “dehors”: les monastères des Clarisses au XVII.e siècle”, 78º Congresso da ACFAS, Montréal, Maio de 2010. - «Questions d’éthique chez les notaires dans l’Ancien Régime», Colóquio Internacional Ethique et

métaéthique dans les professions de l'information et de la communication, Béziers, França. Maria Madalena Larcher - “Le Jésuite Jean Philipe Bettendorff: les itinéraries d’un érudit de la Province Gallo-Belge”, Missionação

e Globalização, Universidade de Luxemburgo, em Luxemburgo, de 13 Outubro de 2010. - "Jean Philipe Bettendorff, vie et oeuvre d’un missionnaire né à Lintgen”, Missionação e Globalização, Lintgen, 14 de Outubro 2010. Maria Paula Paes - “A experiência quotidiana entre indígenas e colonizadores católicos e protestantes no Nordeste da América Portuguesa – Século XVII”. XXXII Congresso Internacional de Americanística – Centro Studi

Amiracanistici “Circulo Amerindiano” Onlus, Perugia, Itália, 3 a 10 de Maio de 2010. - “The body as an instrument to evangelize: a case study: the imagens of the Church od N. S. Of Pilar in Ouro Preto / Brasil”. The body on Display from Renaissance to Enlightenment, Durham University, UK, 6-7 July 2010. - “A República das Províncias Unidas e o Catolicismo das Potências Ibéricas: Conflitos de Religiosidade durante a Ocupação neerlandesa no Nordeste do Brasil – século XVII”. XI Reunión científica de la

Fundación Española de História Moderna – F.E.H.M., Universidad de Granada, España, 9, 10 y 11 de Junio de 2010. - “Religiosidade e multiculturalidade na América Portuguesa do século XVII.”, XIII Congreso

Latinoamericano sobre Religion y Etnicidad – “Dialogo, ruptura y mediación en contextos religiosos,

Associación Latinoamericana para el Estúdio de las Religiones – ALER, Universidad de Granada, España, 13 al 16 de Júlio de 2010. - “Prudência e Persuasão: Estratégias de governo no Período Nassoviano”. III Encontro Internacional de

História Colonial – Cultura, Poderes e sociabilidades no Mundo Atlântico (Séculos XV-XVIII), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil, 4 a 7 de Setembro de 2010. Miguel Lourenço - “Espaço e experiência na cartografia ibérica das Filipinas no século XVI. Para uma metodologia de desconstrução do mapa”, 3.º Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia, São Paulo, Abril de 2010.

Page 72: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

71

 

- “Macau, porto seguro para os cristãos-novos? Problemas e métodos sobre a periferia da Inquisição de Goa”, seminário de investigação sob os auspícios da Cátedra de Estudos Sefarditas “Alberto Benveniste”, 20 de Maio de 2010. Susana Goulart Costa - “Politics and the Azorean Church under the First Republic” in The Republic of Portugal. Its Tradition,

Achievements and Future, University of California, Berkeley, 12 de Março de 2010. - “Religião e Cultura nos Açores”, Ciclo de Conferências Diálogos sobre a História dos Açores, Casa dos Açores da Nova Inglaterra, CHAM/Direcção Regional das Comunidades, East Providence, EUA, 11 de Novembro de 2010.

6.6.3. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

Isabel Pina - Membro da equipa de investigação do Projecto de investigação “Tomás Pereira, S.J. (1646-1708): Vida, Obra, Época”, Centro Científico e Cultural de Macau. Margarida Lalanda - Participação no Projecto “História dos Açores”: documentários em elaboração para a RTP-Açores (guião para o programa sobre religiosidade em colaboração com Susana Goulart Costa, CEGF (Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, da Universidade dos Açores). - Participação no Projecto “História da Ilha do Faial”, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso e com a Câmara Municipal da Horta. - Participação no Projecto “Turismo Religioso nos Açores”, do Centro de Estudos de Turismo, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, para o Observatório Regional de Turismo (nome entretanto alterado para “Observatório do Turismo dos Açores”). Maria Paula Paes - Membro da equipa de investigação do projecto Religiosidade e Práticas de Representação Sócio-Culturais no Novo Mundo Atlântico Português dos séculos XVI ao XIX. Financiado pelo CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (BR), CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa (BR) – Auxílio Financeiro, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (BR) – Apoio. Instituição de Acolhimento: CHAM – Centro de História de Além Mar, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores. Miguel Lourenço - Co-coordenação do Grupo de Trabalho sobre «Expansão Religiosa: Civilizações e Culturas» do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, sob a Direcção de Prof. Doutor António Matos Ferreira.

Page 73: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

72

 

Susana Goulart Costa - Participação no Projecto História da Ilha do Faial, coordenado por Mário Viana do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores, financiado pela Câmara Municipal da Horta. - Coordenação da Musealização da Igreja do Convento da Ordem Terceira de São Francisco da Ribeira Grande, com financiamento da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e Câmara Municipal da Ribeira Grande.

6.6.4. PROJECTOS DE PÓS-DOUTORAMENTO Maria Paula Paes - Um Governo "Humanista". Pragmatismo Religioso ou Prudência Política no Domínio Holandês da América Portuguesa - Século XVII.

6.6.5. TESES DE DOUTORAMENTO E MESTRADO

TESES DE DOUTORAMENTO EM ELABORAÇÃO - Ana Fernandes Pinto, A construção da memória do Japão na Europa Católica (1598-1650). Orientação de João Paulo Oliveira e Costa e Ana Isabel Buescu. - Francisco Faria, O financiamento da missão japonesa da Companhia de Jesus. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Isabel Tavares Mourão, Gaspar do Amaral S.J. (1594-1646). La vie et l'oeuvre d'un jésuite portugais fondateur de la mission jésuite du Tun Kim à la cour des Trinh. Orientação de Dejanirah Couto. - José Miguel Pinto dos Santos, A influência do Kenkon Bensetsu na cosmologia japonesa do século XVII. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Maria de Lurdes Sales, Província Jesuíta do Malabar no século XVII. Orientação: João Paulo Oliveira e Costa. - Miguel Lourenço, Missionação e Ortodoxia: o Padre Mateo «Francisco» Cebrián, SJ, e o fim da missão jesuítica do Japão. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa. - Pedro Lage Correia, A missionação de Alessandro Valignano no Oriente (1574-1606). Orientação de Luís Filipe Barreto e João Paulo Oliveira e Costa.

6.6.5. ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS: COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E ACÇÕES DE FORMAÇÃO

• CONGRESSO INTERNACIONAL | ORDENS E CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS EM PORTUGAL – MEMÓRIA, PRESENÇA E DIÁSPORAS 2 a 5 de Novembro de 2010 (Lisboa) Organização: Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa (FLUL) e Co-Organização do CHAM Coordenação do CHAM: Susana Goulart Costa Consultar o programa em: [http://www.congressoordens2010.net/]

Page 74: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

73

 

6.7. ECONOMIAS ULTRAMARINAS E REDES COMERCIAIS 6.7.1. PUBLICAÇÕES

6.7.1.1. LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL GREGÓRIO, Rute, Salvaguardar para comunicar: o Arquivo Histórico da Misericórdia de Ponta Delgada. Ponta Delgada: Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, 2010, 63 p. VIANA, Mário, Caderno de fórmulas farmacêuticas de Francisco Maria Supico. Um documento para a história da farmácia nos Açores, Ponta Delgada, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, 243 p. (coordenação científica). VIANA, Mário, História da ilha do Faial (das origens a 1833), Horta, Câmara Municipal da Horta, vol. 2 (“Património cartográfico e artístico”), 200 p. (coordenação científica).

6.7.1.2. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS EM PORTUGAL COSTA, Ricardo Madruga da, “A Ilha do Faial na transição para o século XX. Dominantes sócio-económicas em breve esboço”, in Mário Mesquita; Sara Pina; Susana Neves (Coord.), À procura da Grande Estratégia de Roosevelt a Obama (I Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt), Lisboa, Tinta-da-China, 2010, pp. 131-147. MACHADO, Maria Margarida, “ Introdução” in Mário Viana, coord, História do Faial. Das origens a 1833 ,2010. Horta, Edição da Câmara Municipal da Horta, vol II, pp. 11-22. MIRANDA, Susana Münch, Notes (notas ao capítulo1, pp. 29-31, capítulo 2, pp. 32-37, capítulo 226, pp. 294-295) in Alves, Jorge Santos (ed.), Fernão Mendes Pinto and the Peregrinação. Studies, Restored Portuguese Text, Notes and Indexes, vol. III., Lisboa, Fundação Oriente e Instituto Nacional da Casa da Moeda, 2010. MIRANDA, Susana Münch, «Guerra e Pressão Fiscal no Estado da Índia: limites constitucionais e negociação política no início do século XVII» in João Paulo Oliveira e Costa e Vítor Luís Gaspar Rodrigues (ed.), O Estado da Índia e os Desafios Europeus. Actas do XII Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Lisboa, Centro de História de Além Mar (FCSH-UNL e UA) e Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (UCP), 2010, pp. 215-233. VIANA, Mário, “Breve nota metrológica sobre pesos apotecários”, in Caderno de fórmulas farmacêuticas de Francisco Maria Supico. Um documento para a história da farmácia nos Açores, Ponta Delgada, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, pp. 57-65. VIANA, Mário, “Posturas municipais portuguesas: uma introdução”, in Posturas da câmara da Horta (1603-1886), Horta, Câmara Municipal da Horta – Núcleo Cultural da Horta, pp. 13-40.

6.7.1.3. CAPÍTULOS DE LIVROS EDITADOS NO ESTRANGEIRO ANTUNES, Cátia, “Early Modern ports, 1500-1750”, EGO/Europaïsche Geschichte Online/European History Onlilne, 2010. MIRANDA, Susana Münch, “Organización financiera y práctica política en el Estado de la India durante la Unión Ibérica”, in Gaetano Sabatini (org.), Comprendere le Monarchie Iberiche – Risorse Materiali e Rappresentazione del Potere, Roma, Viella, 2010, pp. 261-292. POHLE, Jürgen, “Das portugiesische Tor zur Welt”, in: Katja Boettche et al. (eds.), Geschichte und Geschehen. Europa an der Schwelle zur Neuzeit, Stuttgart: Klett, 2010, cap. 3/13. VIOLA, Antonella, Wholesale and Retail Trade (with J. Ciment) in Booms and Busts: An Encyclopedia of Economic History from Tulipmania of the 1630s to the Global Financial Crisis of the 21st Century, M.E. Sharpe Publishers, August 2010. VIOLA, Antonella, Indian Industrialization; Thinking about trade; Innovation in textile manufacturing in World History Encyclopedia, ABC-CLIO, December 2010.

6.7.1.4. PUBLICAÇÕES EM REVISTAS PEER REVIEW

MIRANDA, Susana Münch, “Centre and periphery in the administration of the royal exchequer of Estado da India (1517-1640)”, e-Journal of Portuguese History, Volume 7, number 2, Winter 2009.

6.7.1.5. ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS S/PEER REVIEW

Page 75: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

74

 

ANTUNES, Cátia, “An insight in European trade networks: the commercial relationship between Amsterdam and Lisbon, 1580-1710”, Tijdschrift voor Zeegeschiedenis, 29-2 (2010), 44-67. VIANA, Mário, Caderno de fórmulas farmacêuticas de Francisco Maria Supico. Um documento para a história da farmácia nos Açores, Ponta Delgada, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, pp. 71-198, 2010 (transcrição, em colaboração com João Teles e Cunha). VIANA, Mário, “Para a história da metrologia em Portugal: um documento de 1353 relativo a Bragança”, Arquipélago. História, Ponta Delgada, 13-14, pp. 281-295, 2010.

6.7.1.6. PUBLICAÇÕES ELECTRÓNICAS GREGÓRIO, Rute, Construindo a história da escravatura: resultados do encontro científico. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso / Centro de História de Além-Mar, 2010. GREGÓRIO, Rute, E-book do Projecto de Investigação Escravos e Libertos nos Açores, séculos XV-XIX, financiado pela DRCT entre 2006-2009 e entregue como um dos indicadores do mesmo no âmbito do relatório final. Ficará disponível em linha no Repositório da Universidade dos Açores a partir de Março de 2011 (http://escravoselibertos.wordpress.com/indicadores/). GREGÓRIO, Rute, Propriedade e exploração da terra: abordagens, conceitos e fontes, séculos XV-XVIII. Resultados do encontro científico. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso / Centro de História de Além-Mar, 2010. E-book do projecto de Investigação O Homem e a Terra nos Açores, séculos XV e XVI, financiado pela DRCT entre 2006-2009 e entregue como um dos indicadores do mesmo no âmbito do relatório final. Ficará disponível em linha no Repositório da Universidade dos Açores a partir de Março de 2011 (http://aterraeohomem.wordpress.com/e-book/). MIRANDA, Susana Münch, MIRANDA, Susana Münch, “Centre and periphery in the administration of the royal exchequer of Estado da India (1517-1640)”, e-Journal of Portuguese History, Volume 7, number 2, Winter 2009. http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/html/issue14/pdf/smiranda.pdf. VIOLA, Antonella, Book Review: 'Infrastructure and Trade in Asia' by Douglas H. Brooks and Jayant Menon, in Asian Integration (www.asianintegration.org), February 2010.

6.7.2. PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS / SEMINÁRIOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS PORTUGAL

Antonella Viola - “The Business of Coral: Italian Coral industry and coral trade in the long 19th century”, in 35th Economic & Business Historical Society Conference, Braga, 27-29 Maio 2010. - “Projecto italiano para uma Companhia das Indias: preliminary insights into a17th century commercial parnership”, in Portugal na confluencia das rotas comerciais ultramarinas, Lisboa, 3-4 Dezembro 2010. Arlindo Caldeira - "A 'carreira' de São Tomé: navios e capitais; transportadores e homens de negócio". Colóquio Internacional Portugal na Confluência das Rotas Comerciais Ultramarinas, Lisboa, CHAM, 3 e 4 de Dezembro de 2010. Artur Teodoro de Matos - “As Madres do Rosário das Velas (S. Jorge). Algumas notas para a sua História”, V Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana, Horta e Velas, 17-20 de Maio de 2010. Cátia Antunes - “Managing Portuguese risk: the Amesterdam insurance market for Portuguese interests, goods and markets, 1580-1715”, Colóquio Internacional Portugal na Confluência das Rotas Comerciais Ultramarinas, Lisboa, CHAM, 3 e 4 de Dezembro de 2010.

Page 76: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

75

 

João Teles e Cunha - “Corso e pirataria na costa ocidental indiana na Idade Moderna”. Seminário modular apresentado no Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 22 de Maio de 2010. - “Na confluência de interesses: redes privadas nas rotas comerciais ultramarinas, o caso dos grandes contratadores (c. 1575-1625). Colóquio Internacional: Portugal na confluência das rotas comerciais ultramarinas, Lisboa, CHAM, 3 e 4 de Dezembro de 2010. Jürghen Pohle - “Martin Behaim e os Descobrimentos Portugueses”, Seminário Estudos Aprofundados em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, CHAM, Universidade Nova de Lisboa, 13 de Abril de 2010. - “O estabelecimento dos mercadores-banqueiros alemães em Lisboa no início do século XVI”, Colóquio Internacional Portugal na Confluência das Rotas Comerciais Ultramarinas, Lisboa, 3 a 4 de Dezembro de 2010. Maria da Graça Delfim - O papel dos contratos agrários na formação do património material do Convento de S.João de P. Delgada no século XVII, 11 de Novembro de 2010. Este trabalho surge, na sequência da divulgação do II Encontro de Jovens Investigadores de História Moderna, 16-18 de Junho de 2011, Braga. Maria Margarida Machado - “O Chá nos Açores – sua História”, Conferência na Casa dos Açores, em colaboração com a Brown’s University, 16 de Abril de 2010. - “Património e influência de Um grande proprietário micaelense na ilha do Faial”, Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana do século XV a XX, Ilhas do Pico e de S. Jorge, 17-21 de Maio 2010. - “A Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense: A intervenção associativa das elites sociais no mundo económico das ilhas”, Congresso Internacional As Ilhas do Mundo e o Mundo das Ilhas, Madeira, 26-30 de Julho de 2010. - “O capital mercantil e a pequena nobreza no Açores”, Ciclo de Conferência e debates sobre O Império Português do Antigo Regime: características estruturantes e papel da Pequena Nobreza, Instituto de Investigação Científica Tropical em Lisboa, 19 de Novembro de 2010. Mário Viana - O Faial e a periferia açoriana nos séculos XV a XX (Horta, Faial, Açores), 2010. - Categorias sociais e mobilidade urbana na Península Ibérica no final da Idade Média (Évora), 2010. Patrícia Carvalho e José António Bettencourt - "A história submersa na baía da Horta: resultados preliminares dos trabalhos arqueológicos no "naufrágio do marfim" (século XVIII), V Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana, Horta (Faial) e Velas (S. Jorge), 17 a 20 de Maio, 2010. Ricardo Madruga da Costa - “Uma outra visão da Ilha do Faial – A reportagem de um companheiro de Mark Twain”, in Colóquio Mark Twain – Um Viajante Inocente? No Centenário da Morte do Escritor, Horta, 22 de Outubro de 2010, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores, Fundação Luso-Americana e Núcleo Cultural da Horta.

Page 77: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

76

 

Rute Gregório - “Pro-IAHDA: Um projecto para o Arquivo Histórico Diocesano dos Açores”. I Jornadas Nacionais de Arquivos Diocesanos, Santarém, 7 de Dezembro de 2010. Organização do Secretariado para os Bens Culturais da Igreja (http://www.bensculturais.com/page45.php). - “O arquivo dos Canto e Castro: documentos, informação e história de uma família açoriana dos séculos XV e XVI”, Colóquio Internacional Arquivos de Família, séculos XIII-XIX: que presente, que futuro?, Lisboa, 29 e 30 de Outubro de 2010. Organização de Instituto de Estudos Medievais, Centro de História de Além-Mar, Direcção Geral de Arquivos (http://iem.fcsh.unl.pt/organizar/seminarios/ja-disponivel-o-programa-das-sessoes) - “Configurações de uma pequena nobreza nos Açores, séculos XV e XVI”, Conferências e Debates: Império Português de Antigo Regime: características estruturantes e papel da pequena nobreza. Temática 3: Consolidação do património e filhos secundogénitos. Comentador: José Damião Rodrigues. Lisboa, 27 de Maio de 2010, organização do Instituto de Investigação Científica e Tropical e do Centro de História de Além-Mar (http://www2.iict.pt/?idc=12&idi=15947). - “Propriedade e proprietários na ilha Graciosa, séculos XV e XVI: uma aproximação ao seu estudo”, V Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana, Horta e Velas, 17 a 20 de Maio de 2010, Núcleo Cultural da Horta e Centro de História de Além-Mar (http://www.nch.pt/destaques/2010_coloquio-faial-periferia.html). - “Salvaguardar para comunicar: o Arquivo Histórico da Misericórdia de Ponta Delgada”. Comunicação apresentada ao 1º Encontro “Colóquios da Santa Casa”: “Salvaguardar para comunicar: o Arquivo Histórico da Misericórdia de Ponta Delgada”, 30 de Abril de 2010. Organização: Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. Susana Münch Miranda - “O financiamento do Estado da Índia (c. 1580-1640): fiscalidade e crédito”, colóquio Portugal na Confluência das Rotas Ultramarinas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, CHAM, 3 e 4 de Dezembro de 2010.

ESTRANGEIRO Antonella Viola - “Re-thinking trust in trading-networks. The De Vecchi's enterprise in Mysore (1860-1872)”, in European Social Science History Conference, Ghent, 13-16 Abril 2010. Arlindo Caldeira - "Para uma história comparada de duas cidades euro-africanas dos séculos XVI e XVII: os municípios da Ribeira Grande de Santiago e da Cidade de São Tomé". Simpósio Internacional Cidade Velha e a Cultura Afro-Mundo: o futuro do passado, Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, Universidade de Cabo Verde, 31 de Maio a 2 de Junho de 2010. Artur Teodoro de Matos - “Viajando pelo Mediterrâneo e Índico em meados de oitocentos. Itinerários, quotidianos e observações de Lopes de Lima, Cunha Rivara e Amorim Pessoa”, XIII Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Aix-en-Provence, 23-29 de Março de 2010. Cátia Antunes - ‘The Inquisition in Brazil: targeting and profiling a colonial society (1536-1821)’, International Conference: From Iberian kingdoms to Atlantic Empires: Spain, Portugal and the New World, 1200-1700, Notre Dame University, USA, 17-18 de Setembro de 2010. - “Cross-cultural and inter-faith business networks in the Atlantic, 1580-1776”, 8th European Social Science History Conference, Ghent, Belgium, 13-16 de Abril de 2010. - “The Western African trade and the slave trade i n the business portfolio of Amsterdam’s entrepreneurs and businessmen, 1580s-1670s”, International Conference The Impact of the Atlantic

Page 78: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

77

 

worlds on the ‘old worlds’ in Europe and Africa from the 15th to the 19th centuries, Université de Nantes, Nantes, France. - “The Netherlands: ‘The Baltic trade and the Portuguese Economy: an insight on Early Modern patterns 1580-1800”, Workshop ‘Sound Toll Registers Online. First Proof’, University of Groningen, Groningen. - “Agents of Globalization: Iberian ports within the European context, 17th and 18th centuries”, 10th International Conference on Urban History ‘City and Society in European History’, University of Ghent, Ghent, Belgium. - “Prosecuting the persecutor: commercial contracts, Jews and Inquisitors, 1580-1650”, International Congress: ‘Negotiating Trade: commercial institutions and cross-cultural exchange in the medieval and Early Modern period’, Center for Medieval and Renaissance Studies, Binghamton University (SUNY), New York, USA. João Teles e Cunha - “The “Carreira da Índia” and the struggle for the supremacy in the European spice trade with the Mediterranean world, c. 1550-1615”. Seminário Internacional de História Indo-Portuguesa, Aix-en-Provence, França, 25 de Março de 2010. Maria Margarida Machado - “Tea Culture in the Azores”, Seminário na Pós-graduação em Estudos Portugueses, University of Massachusets Darmouth, 14 de Abril de 2010. Mário Viana - Réglementations publiques et risques maritimes (Nantes), 2010. Rute Gregório - “Las origines humanas y culturales de los Azores: gentes, espacios y prácticas, siglos XV y XVI”, Acercamiento de Culturas: Canarias como Encrucijada Atlántica, Las Palmas, Gabinete Literário, 3 e 4 de Junho de 2010. Organização da Universidade de Las Palmas / Faculdade de Geografía e Historia e Gabinete Literário (Centro UNESCO). Susana Münch Miranda - “Fiscalidade no Estado da Índia: configuração e dinâmica (1510-1640) ”, colóquio Los Ambitos de la Fiscalidad: fronteras, território y percepción de tributos en los impérios ibéricos, siglos XV-XIX, Escuela de Estudios Hispano-Americanos (CSIC), Sevilha, 7 e 8 de Junho de 2010.

6.7.3. PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO

Antonella Viola - Investigadora no Projecto Muslim Civilisations Abstract database (MCA), projecto coordenado pelo Institute for the Study of Muslim Civilisations, Aga Khan University, Londres. - Investigadora no project/book Genealogy and Knowledge in Muslim Societies: Understanding the Past, coordenado por Sarah Savant. José António Bettencourt - Membro da equipa de investigação do projecto Um Navio Ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII (financiado pela FCT (PTDC/HIS-ARQ/104084/2008).

Page 79: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

78

 

- Membro da equipa de investigação do projecto Portugal e o Sul de Marrocos. Contactos e confrontos, séculos XV a XVIII (financiado pela FCT (PTDC/HAH/71027/2006) – Campanha de arqueologia nas vilas de Safim e Azamor – 12 de Setembro a 31 de Outubro. - Investigador responsável pelo projecto de Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – Campanha de arqueologia durante o ano de 2010. Patrícia Carvalho - Membro da equipa de investigação do projecto Um Navio Ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII (financiado pela FCT (PTDC/HIS-ARQ/104084/2008). - Membro da equipa de investigação do projecto Portugal e o Sul de Marrocos. Contactos e confrontos, séculos XV a XVIII (financiado pela FCT (PTDC/HAH/71027/2006) – Campanha de arqueologia nas vilas de Safim e Azamor – 12 de Setembro a 31 de Outubro. - Projecto de Requalificação e Reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta – Campanha de arqueologia – Abril a Junho de 2010. Maria da Graça Delfim - Membro da equipa do Atlântico coordenada por Rute Dias Gregório, do Projecto FCT, PTDC/HIS-HIS/113654/2009: Terras além dos Mares: Direitos de Propriedade no Império Português Moderno. Maria Margarida Machado - História Insular e Fontes para a História dos Açores (investigação sobre “Elites comerciais Açorianas” e sobre a “Sociedade Promotora da Agricultura micaelense e as suas Elites”). Mário Viana - Coordenador Científico do Projecto História da Ilha do Faial, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores, financiado pela Câmara Municipal da Horta. Ricardo Madruga da Costa - Investigador do projecto “Espaços urbanos: Dinâmicas demográficas e sociais (séculos XVIII-XX) ” coordenado pela Professora Doutora Carlota Santos da Universidade dos Minho e apoiado pela FCT.

6.7.4. PROJECTOS DE PÓS-DOUTORAMENTO Antonella Viola - Um Projecto Luso-Italiano da Companhia da Índias - final do século XVII. Jürgen Pohle - Os mercadores-banqueiros alemães e a Expansão Portuguesa no Reinado de D. Manuel I. Ricardo Madruga da Costa - O século Dabney.

Page 80: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

79

 

Susana Münch Miranda - Comunicação Política na Idade Moderna. Portugal e o Sacro Império Romano-Germânico (1683-1738).

6.7.5. CURSOS LECCIONADOS PELOS INVESTIGADORES José António Bettencourt - História Marítima (2010-2011) para os cursos CET OPMAR, juntamente com Patrícia Carvalho, Catarina Garcia e José Damião Rodrigues, na Horta.

6.7.6. TESES DE DOUTORAMENTO E MESTRADO

TESES DE MESTRADO EM ELABORAÇÃO - Maria da Graça Delfim, O Património do Mosteiro de S.João no século XVII. Orientação de Rute Gregório. TESES DE DOUTORAMENTO EM ELABORAÇÃO - José António Bettencourt, Os naufrágios na baía de Angra (ilha Terceira, Açores): uma aproximação arqueológica aos navios ibéricos e ao porto de Angra nos séculos XVI e XVII. Orientação: André Teixeira. - Patrícia Carvalho, O sítio Ria de Aveiro A e o comércio de cerâmica comum dos séculos XV ao XVII. Orientação de André Teixeira. - Tiago Fraga, A evolução da fragata portuguesa, séculos XV a XIX. Orientação: André Teixeira.

6.7.7. ORGANIZAÇÃO DE CONFERÊNCIAS: COLÓQUIOS, MESAS REDONDAS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E ACÇÕES DE FORMAÇÃO

• V COLÓQUIO O FAIAL E A PERIFERIA AÇORIANA 17 a 20 de Maio de 2010 Organização: Câmara Municipal da Horta, Governo dos Açores, CHAM, Núcleo Cultural da Horta e Misericórdia das Velas Coordenação do CHAM: Artur Teodoro de Matos Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_faial.pdf]

• SEMINÁRIO INTERNACIONAL | LA FISCALIDAD DISCONTINUA: FRONTERAS Y PERCEPCION DE TRIBUTOS EN LOS IMPÉRIOS IBÉRICOS (SIGLOS XVI-XVIII) 7 e 8 de Junho de 2010 (Sevilha) Organização: Escuela di Estudios Hispano-Americanos (CSIC) e CHAM Coordenação do CHAM: Luis Salas Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_coloquio_sevilha.pdf]

• PAINEL ORGANIZADO PELO PROJECTO PORTUGAL E O SUL DE MARROCOS: CONTACTOS E CONFRONTOS, SÉCULOS XV A XVIII PARA O 10TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON URBAN HISTORY 1 a 4 de Setembro de 2010 (Universidad de Ghent)

Page 81: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

80

 

Organização: Escola de Arquitectura e Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho em parceria com o Centro de História de Além-Mar Coordenação do CHAM: Jorge Correia Consultar o programa em: [http://www.eauh2010.ugent.be/sessions?sess_code=S15]

• COLÓQUIO INTERNACIONAL | PORTUGAL NA CONFLUÊNCIA DAS ROTAS COMERCIAIS ULTRAMARINAS 3 e 4 de Dezembro de 2010 (Lisboa) Organização: CHAM Coordenação do CHAM: Maria Margarida Vaz do Rego Machado Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_rotasultramarinas.pdf]

Page 82: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

81

 

7. GRUPO DE TRABALHO DE ARQUEOLOGIA O grupo de arqueologia do CHAM, não constituindo uma linha de investigação autónoma,

congrega uma série de investigadores que dedicam a esta disciplina pelo menos parte do seu tempo de investigação.

Tem os mesmos objectivos do Centro, ou seja, o estudo da história da expansão portuguesa entre os séculos XV e XVIII, dos seus reflexos e interacções no Reino e na Europa durante o mesmo período e da história dos países com os quais Portugal manteve contactos no âmbito deste processo, nomeadamente as civilizações asiáticas. Comungando destes desígnios gerais, o grupo procura atingi-los através de uma abordagem distinta, prestando especial atenção aos seus vestígios arqueológicos enterrados ou submersos. Neste momento os estudos e projectos realizados pelo grupo inserem-se fundamentalmente em três áreas de pesquisa, relacionando-se com trabalho há muito desenvolvido no CHAM: - Navegação e comércio marítimo português no espaço além-mar. - Arquitectura militar tardo-medieval e dos inícios da modernidade no Reino e Império. - Civilizações asiáticas.

O grupo encontra-se numa fase inicial de estruturação, tendo arrancado já com projectos importantes e pioneiros nesta área tão lacunar da arqueologia, mas esperando poder vir a aprofundá-los e alargá-los a outros temas e parcerias.

Decorre desde 2006 com o patrocínio da Secretaria Regional da Cultura dos Açores, o «PIAS – Estudo, Valorização e Monitoragem dos Sítios Arqueológicos de Angra A, Angra B, Angra E, Angra F e do navio Angra D (Terceira)», centrado fundamentalmente em investigação arqueológica subaquática, uma área desta disciplina também relativamente pouco desenvolvida. A proveitosa parceria com aquele organismo do Governo Regional dos Açores antevê o desenvolvimento deste e de outros domínios da arqueologia naquele arquipélago.

Ainda no domínio da navegação e comércio saliente-se a realização do estudo preliminar das obras de construção do porto da Horta, uma primeira experiência de arqueologia de salvamento no quadro do CHAM, justificada pela presença de vestígios da Idade Moderna. O trabalho tem vindo a ser desenvolvido desde 2008 e terá continuação no ano de 2011, visto terem sido adjudicados ao CHAM os referidos trabalhos de salvamento.

Por outro lado, foi aprovado em 2007 pela FCT o projecto «Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos», com uma importante componente de arqueologia, particularmente centrada na cidade de Azamor. Trata-se da primeira missão arqueológica luso-marroquina e um dos primeiros projectos de instituições portuguesas em sítios da expansão portuguesa no mundo.

No âmbito da linha de investigação «As Artes e a Experiência Colonial Portuguesa», pretende-se também incrementar os estudos sobre a arquitectura militar na expansão portuguesa, aliando a história da arte, a história da arquitectura e da engenharia militar à arqueologia. Este tópico foi até ao momento desenvolvido nos citados trabalhos arqueológicos em Marrocos, mas também desde 2007 no castelo de Almeida, com evidentes afinidades face aos exemplares ultramarinos.

Finalmente, destaque-se que desde 2005 o CHAM participa também no projecto arqueológico Médio Eufrates Sírio (PAMES), que resulta do acordo entre a Direcção Geral de Antiguidades e Museus (DGAM) do Ministério da Cultura da Síria e a Faculdade de Humanidades da Universidade da Corunha, tendo dado origem a uma missão arqueológica conjunta. O PAMES nasceu com o objectivo essencial de estudar uma região da Síria, correspondendo a uma secção do vale do Médio Eufrates, na actual província de Deir ez-Zor, zona pouco explorada pela investigação moderna. Em coerência com este objectivo, entre 2005 e 2007, ao longo de três campanhas, o projecto encarregou-se da escavação de Tall as-Sin, um sítio bizantino, fortificado e com uma necrópole extra-muros. Esse trabalho foi concluído em 2007, dando origem a uma monografia publicada pelo CSIC, em 2008.

7.1.PROJECTOS DE ARQUEOLOGIA

Page 83: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

82

 

- Portugal e Marrocos (Duquela-Abda) nos séculos XV a XVIII, da Direction Régionale de la Culture - Région Doukkala-Abda do Ministère de la Culture et Affaires Culturels (Marrocos) e Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (Portugal), coordenado por Maria Augusta Lima Cruz, desde Junho de 2010. - Arqueologia Subaquática no âmbito da requalificação da frente marítima da Horta (Faial), coordenado por José Antónuio Bettencourt, desde 2008. - Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto, coordenado pelo Prof. Doutor José Damião Rodrigues e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde Abril de 2010. - O Castelo de Almeida: origem medieval, reformas manuelinas e reutilização moderna. Projecto de investigação e valorização arqueológica, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, financiado pela Câmara Municipal de Almeida desde Julho de 2009, como responsável. - Patrimoine maroco-lusitanien dans la région de Doukkala-Abda, missão arqueológica e de estudo arquitectónico da Direction du Patrimoine Culturel de Marrocos, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho iniciada em Abril de 2009, como co-responsável (com Azzeddine Karra e Jorge Correia). - Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos (séculos XV-XVIII), do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Minho, coordenado pela Prof. Doutora Maria Augusta Lima Cruz e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desde Setembro de 2007.

Page 84: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

83

 

8.ORGANIZAÇÃO DE OUTROS EVENTOS

• CONFERÊNCIAS DO CHAM Anual – Lisboa Organização: CHAM Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_conferenciascham.htm]

• CONFERÊNCIAS DO CHAM EM ROMA Anual – Lisboa Organização: CHAM Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_conferenciaschamroma.html]

• SEMINÁRIO PERMANENTE DE HISTÓRIA DO BRASL Anual - Lisboa Organização: CHAM Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_brasil.html] Coordenação do CHAM: Tiago Miranda

• CICLO DE CONFERÊNCIAS | OCEANO DE HISTÓRIAS. NOVOS CAMINHOS DA HISTÓRIA DO ATLÂNTICO Anual – Angra do Heroísmo Organização: CHAM e Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo Coordenação do CHAM: José Damião Rodrigues Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_conferenciasoceanohistorias.html]

• SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS SOBRE MACAU Anual – Lisboa Organização: CETAPS e CHAM Coordenação: Rogério Puga Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/pages/actividades_macau.html]

• XIII SEMINÁRIO DE HISTÓRIA INDO-PORTUGUESA 23 a 27 de Março de 2010 Organização: Université de Provence; Paris IV – Sorbonne; CHAM ; Université PARIS OUEST Nanterre La Défense; Service Inter-ministériel des archives de France; Fondation Calouste Gulbenkian-Paris Consultar o programa em: [http://www.seminar.history.indoportuguese.sitew.com/#Accueil.A]

• COLÓQUIO INTERNACIONAL: OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES E A MITTELEUROPA 18 a 19 de Outubro de 2010 Organização: CHAM; Instituto Camões e Eötvös Lorand University (Budapeste)

Page 85: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

84

 

Coodenação do CHAM: Carla Alferes Pinto e István Rakoczi Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_budapeste.pdf]

• COLÓQUIO INTERNACIONAL: PORTUGAL-JAPÃO | 150 ANOS 22 de Outubro de 2010 Organização: CHAM; CHC; Observatório Político Apoio: Ministério dos Negócios Estrangeiros Coordenação do CHAM: Tiago Miranda Consultar o programa em: [http://www.cham.fcsh.unl.pt/files/activities/2010_programa_150anos.pdf]

Page 86: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

85

 

ANEXO 1: INVESTIGADORES DO CHAM

Investigadores integrados (a 31/12/2010)

1. Doutor Alberto Baena Zapatero (Bolseiro de Pós-Doutoramento FCT) 2. Doutora Alexandra Curvelo (Professora Auxiliar da FCSH-UNL)3. Doutora Alexandra Pelúcia (Professora Auxiliar da FCSH-UNL)4. Doutora Ana Cristina Gil (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 5. Doutora Ana Isabel Buescu (Professora Associada com agregação da FCSH-UNL) 6. Doutora Ana Luiza de Castro Pereira (Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT) 7. Doutora Ana Paula Avelar (Professora Auxiliar da Universidade Aberta) 8. Doutor André Teixeira (Professor Auxiliar da FCSH-UNL) 9. Doutor Angelo Maria Cattaneo (Investigador – Programa Ciência 2007) 10. Doutora Antonella Viola (Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT)11. Doutor António dos Santos Pereira (Professor Catedrático UBI) 12. Doutor António Vale (Professor Titular do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário)13. Doutor Arie Pos (Investigador) 14. Doutor Avelino de Freitas Meneses (Professor Catedrático e Reitor da Universidade dos Açores)15. Doutor Casimiro Rodrigues (Professor Auxiliar da Universidade dos Açores) 16. Doutora Cristina Brito (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) 17. Doutor David Martin (Bolseiro de Pós-Doutoramento Programa de Ayudas de movilidad

postdoctoral en centros extranjeros", Ministerio de Educación | Espanha) 18. Doutor Edval de Souza Barros (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT) 19. Doutora Elsa Penalva (Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT)20. Doutora Florbela Frade (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) 21. Doutor Fernando Larcher (Professor Auxiliar do Instituto Politécnico de Tomar) 22. Doutor Francisco Caramelo (Professor Auxiliar da FCSH-UNL)23. Doutora Giuseppina Raggi (Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT) 24. Doutora Guida Marques (Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT) 25. Doutor Jean Frédéric-Schaub (Investigador – Programa Ciência 2008) 26. Doutora Jessica Hallett (Investigadora – Programa Ciência 2007) 27. Doutor João de Figueirôa-Rêgo (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT) 28. Doutor João Nelson Veríssimo (Professor Auxiliar da Universidade da Madeira) 29. Doutor João Paulo Oliveira e Costa (Professor Catedrático da FCSH-UNL) 30. Doutor João Teles e Cunha (Investigador; Conferencista da UCP) 31. Doutor Jorge Correia (Professor Auxiliar da Universidade do Minho) 32. Doutor José António Martínez Torres (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT) 33. Doutor José Damião Rodrigues (Professor Auxiliar da Universidade dos Açores) 34. Doutor José Miguel Pinto dos Santos (Professor da AESE - Escola de Direcção de Negócios) 35. Doutor Jürghen Pohle (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT) 36. Doutor Manuel Alberto Vicente (Investigador) 37. Doutora Margarita Eva Rodríguez García (Investigadora – Programa Ciência 2008) 38. Doutora Margarida Lalanda (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 39. Doutora Maria de Jesus Mártires Lopes (Investigadora Principal IICT com agregação –

aposentada) 40. Doutora Maria Leônia Chaves de Resende (Bolseira de Pós-Doutoramento da FCT) 41. Doutora Maria Leonor Sampaio (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 42. Doutora Maria Madalena Larcher (Professora Auxiliar do Instituto Politécnico de Tomar) 43. Doutora Maria Madalena Silva (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 44. Doutora Maria Margarida Machado (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 45. Doutora Maria Paula Dias Couto Paes (Professora Adjunta na Universidade Católica de Minas

Gerais – Brasil)46. Doutor Mário Viana (Professor Auxiliar da Universidade dos Açores)47. Doutor Miguel Metelo de Seixas (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT)

Page 87: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

86

 

48. Doutor Mostafa Zekri (Professor da Universidade Lusófona) 49. Doutora Nandini Chaturvedula (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) 50. Doutor Nuno Senos (Coordenador do Programa FCSH/CIEE - Council on International Education

Exchange) 51. Doutor Paulo Lopes Matos (Investigador – Programa Ciência 2008)52. Doutor Pedro Cardim (Professor Associado da FCSH-UNL) 53. Doutor Rafael Moreira (Professor Associado da FCSH-UNL)54. Doutor Ricardo Madruga da Costa (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT; Conferencista da

Universidade dos Açores) 55. Doutora Roberta Stumpf (Bolseira de Pós-Doutoramento FCT) 56. Doutora Rosa Varela Gomes (Professora Auxiliar da FCSH-UNL) 57. Doutor Rui Manuel Loureiro (Professor do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) 58. Doutora Rute Dias Gregório (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 59. Doutor Santiago Martínez Hernández (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT) 60. Doutora Susana Goulart Costa (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 61. Doutora Susana Münch Miranda (Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT) 62. Doutora Susana Serpa Silva (Professora Auxiliar da Universidade dos Açores) 63. Doutor Tiago C. P. dos Reis Miranda (Investigador – Programa Ciência 2007) 64. Doutora Virgina Valadares (Bolseira Pós-Doutoramento da FCT)

Investigadores Associados (a 31/12/2010)

1. Doutora Ângela Domingues (Investigadora Auxiliar IICT)2. Doutor António Lázaro (Professor Auxiliar da Universidade do Minho) 3. Doutor Artur Teodoro de Matos (Professor Catedrático da UCP) 4. Doutora Cristina Castel-Branco (Professora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade

de Lisboa) 5. Doutor Francisco Contente Domingues (Professor Associado com Agregação da Faculdade de

Letras – Universidade de Lisboa) 6. Doutor Francisco Roque de Oliveira (Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade

de Lisboa) 7. Doutor Henrique Leitão (Investigador Auxiliar da Universidade de Lisboa) 8. Doutora Isabel Pina (Investigadora) 9. Doutora Isabel Tomás (Professora Auxiliar da FCSH) 10. Doutor Jorge dos Santos Alves (Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Estudos Orientais

da Universidade Católica Portuguesa) 11. Doutor José Horta (Professor Auxiliar da Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa) 12. Doutor Jorge Pedreira (Professor Auxiliar da FCSH) 13. Doutor Luís Filipe Barreto (Professor Associado com agregação da FL-UL; Director do Centro

Científico e Cultural de Macau) 14. Doutor Luis Filipe Madeira (Professor Auxiliar) 15. Doutor Luís Filipe Thomaz (Director do Instituto de Estudos Orientais da UCP) 16. Doutora Madalena Esperança Pina (Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Médicas da

Universidade Nova de Lisboa) 17. Doutora Maria Augusta Lima Cruz (Professora Associada com Agregação da Universidade do

Minho) 18. Doutor Rogério Puga (Investigador; Professor na Universidade de Macau)

Page 88: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

87

 

Correspondentes (a 31/12/2010)

1. Doutor António Almeida Mendes (Professor da Université de Nante) 2. Doutora Annemarie Jordan Gschwend (Investigadora) 3. Doutora Anne McGuiness (Professora da Boston College, Chestnut Hill, Massachusetts) 4. Doutora Cátia Antunes (Professora Assistente da Universidade de Leiden) 5. Doutora Catarina Madeira Santos (Professora na Ecole des Hautes Etudes en Sciences

Sociales) 6. Doutor Jelmer Vos (Investigador) 7. Doutor Jorge Flores (Professor da Universidade de Brown) 8. Doutor Lúcio Sousa (Investigador) 9. Doutora Maria Cecília Guirado (Professora na Universidade de Marília – Brasil) 10. Doutor Timothy Walker (Professor Assistente da Universidade de Massachusetts) 11. Doutor Zoltán Biedermann (Professor na Universidade de Londres)

Assistentes de Investigação (a 31/12/2010)

1. Mestre Alexandre Pais (Investigador) 2. Mestre Ana Lopes (Investigadora)3. Mestre Ana Cristinda Trindade (Investigadora)4. Mestre Ana Fernandes Pinto (Conferencista da UCP)5. Mestre André Murteira (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 6. Mestre Andreia Martins (Bolseira de Doutoramento do King's College, Londres) 7. Mestre Andreia Torres (Bolseira de Doutoramento FCT) 8. Mestre António Fernando Bento Pacheco (Investigador) 9. Mestre Catarina Garcia (Investigadora) 10. Mestre Carla Alferes Pinto (Investigadora)11. Mestre Carlos Cruz dos Santos (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 12. Mestre Edilson Motta (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 13. Mestre Élvio Sousa (Investigador) 14. Mestre Érika Dias (Bolseira de Doutoramento da FCT) 15. Mestre Francisco Faria (Professor no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de

Lisboa) 16. Mestre Helena Barros Rodrigues (Investigadora) 17. Mestre Helena Resende da Rocha (Investigadora) 18. Mestre Inês Fialho Brandão (Investigadora) 19. Mestre Inês Pinto Coelho (Investigadora) 20. Mestre Isabel Almeida (Bolseira de Doutoramento da FCT; Conferencista da FCSH-UNL) 21. Mestre Isabel Tavares Mourão (Professora Titular do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino

Secundário) 22. Mestre João Silva de Jesus (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 23. Mestre José António Bettencourt (Investigador) 24. Mestre Luís Duque (Investigador) 25. Mestre Luzia Soromenho (Investigadora) 26. Mestre Madalena Ribeiro (Bolseira de Investigação do CHAM/FCT) 27. Mestre Manuela Gonzaga (Investigadora) 28. Mestre Maria Conceição Flores (Investigadora) 29. Mestre Maria Barreto Dávila (Investigadora) 30. Mestre Maria Fátima Rosa (Bolseira de Doutoramento da FCT) 31. Mestre Maria de Fátima Tomás (Investigadora) 32. Mestre Maria de Lurdes Sales (Investigadora) 33. Mestre Maria João Pacheco Ferreira (Bolseira de Doutoramento da FCT) 34. Mestre Mário Clemente Ferreira (Professor Titular do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino

Page 89: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

88

 

Secundário) 35. Mestre Marisa Marques (Investigadora) 36. Mestre Matilde Santos (Investigadora) 37. Mestre Miguel Pereira Coutinho (Investigador) 38. Mestre Miguel Rodrigues Lourenço (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 39. Mestre Natália Tojo (Investigadora) 40. Mestre Nuno Vila-Santa (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 41. Mestre Patrícia Carvalho (Bolseira de Investigação do Projecto “Portugal e o Sul de Marrocos:

contactos e confrontos (séculos XV a XVIII) 42. Mestre Paulo Silveira e Sousa (Investigador) 43. Mestre Pedro Lage Correia (Bolseiro de Investigação do Centro Científico e Cultural de

Macau/FCT) 44. Mestre Pedro Nobre (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 45. Mestre Rita Bernardes de Carvalho (Bolseira de Doutoramento da FCT) 46. Mestre Silvana Pires (Bolseira de Doutoramento da FCSH-UNL) 47. Mestre Sofia Diniz (Investigadora) 48. Mestre Teresa Monteiro Ramos da Costa (Investigadora) 49. Mestre Teresa Lacerda (Bolseira de Doutoramento da FCT) 50. Mestre Tiago Fraga (Investigador) 51. Mestre Valdemar Coutinho (Investigador) 52. Mestre Vasco Resende (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 53. Lic. Ágata Xavier (Investigadora) 54. Lic. Ana Patrícia Milhanas Machado (Investigadora) 55. Lic. Ana Rita Domingues (Investigadora) 56. Lic. Arlindo Caldeira (Professor Titular do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário) 57. Lic. Carlene Recheado (Investigadora) 58. Lic. Catarina Simões (Investigadora) 59. Lic. Cristovão Fonseca (Investigador) 60. Lic. Duarte Chaves (Investigador) 61. Lic. Inês Matos (Investigadora) 62. Lic. João Luís Ferreira (Investigador) 63. Lic. Jonh Harvey (Investigador) 64. Lic. Jorge Freire (Investigador) 65. Lic. José Miguel Ferreira (Investigador) 66. Lic. Luís Gil (Investigador) 67. Lic. Luís Pinheiro (Investigador) 68. Lic. Manuela Rosa (Investigador)69. Lic. Maria Bastião (Investigadora) 70. Lic. Maria da Graça Delfim (Investigadora) 71. Lic. Maria Leonor Leiria (Investigadora) 72. Lic. Marcel Monte (Bolseiro de Doutoramento da FCT) 73. Lic. N’zinga Oliveira (Investigadora) 74. Lic. Raquel Prazeres (Investigadora) 75. Lic. Renato Pires (Investigador) 76. Lic. Rui Henriques (Bolseiro de Investigação do Projecto “Portugal e o Sul de Marrocos:

contactos e confrontos (séculos XV a XVIII) 77. Lic. Sónia Brochado (Investigadora)78. Lic. Tiago Silva 79. Lic. Wellington Nascimento (Investigador)

Page 90: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

89

 

ANEXO 2: PERMUTAS DAS PUBLICAÇÕES DO CHAM

Permutas

Nacionais Estrangeiras Total

Permutas Gerais 17 14 31

Permutas Exclusivas do BPJS 10 38 48 Total 27 52 79

Permutas Gerais: Instituições Nacionais 1. Arquivo Histórico Ultramarino – IICT 2. Biblioteca Central da Marinha 3. Biblioteca D. José Pedro da Silva – UCP – Pólo de Viseu 4. Biblioteca da Faculdade de Letras – UL 5. Biblioteca da Faculdade de Letras – UP 6. Centro de Estudos de História do Atlântico – Funchal 7. Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga – IICT 8. Centro de Investigação Histórica – FL/UP 9. CIDEHUS – Universidade de Évora 10. Fundação Oriente 11. Instituto Açoriano de Cultura – Angra do Heroísmo 12. Instituto Cultural de Ponta Delgada 13. Instituto de História da Expansão Ultramarina – FL/UC 14. Instituto Histórico da Ilha Terceira – Angra do Heroísmo 15. Sociedade de Geografia de Lisboa 16. Sociedade Histórica da Independência de Portugal 17. Universidade dos Açores Permutas Gerais: Instituições Estrangeiras 18. Academie Royale des Sciences d’Outre Mer (Bélgica) 19. Arquivo Histórico Nacional (Angola) 20. Arquivo Histórico Nacional (Cabo Verde) 21. Biblioteca Nadir Gouvea Kfouri – P.U.C. de S. Paulo (Brasil) 22. Centro de Estudios Brasileños (Espanha) 23. Instituto de Ciências Humanas – Univ. Fed. de Pelotas (Brasil) 24. Prohistoria (Argentina) 25. The John Carter Brown Library (EUA) 26. Universidad de Leon (Espanha) 27. Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) 28. Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil) 29. Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil) 30. Universidade Federal Fluminense (Brasil) 31. Xavier Centre (Índia) Permutas exclusivos do Bulletin of Portuguese and Japanese Studies: Instituições Nacionais 32. Centro de Estudos de História Religiosa – UCP 33. Centro de Estudos Sociais – Colégio de S. Jerónimo 34. Companhia de Jesus – Província de Portugal 35. Instituto de História e Teoria das ideias – FL/UC 36. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade Técnica de Lisboa 37. Museu Nacional Soares dos Reis

Page 91: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

90

 

38. Universidade Autónoma de Lisboa 39. Universidade Lusíada 40. Universidade Lusófona 41. Universidade Portucalense Permutas exclusivas do Bulletin of Portuguese and Japanese Studies: Instituições Estrangeiras 42. Association Archipel (França) 43. Association for Asian Studies (Maryland, EUA) 44. Ateneo de Manila University Loyola Schools (Filipinas) 45. Biblioteca Daniel Cosio Villegas – El Colegio de Mexico (México) 46. Bibliothèque des Langues Etrangères – Université Toulouse Le Mirail (França) 47. Centro de Estudios de Asia y Africa – El Colegio del México (México) 48. Centro de Estudios Historicos Internacionales (México) 49. Centro de Estudos Luso-Brasileiros – Universidade Sofia (Japão) 50. Colegio Mayor Universitario Ntra. Sra. de África – Madrid (Espanha) 51. Dipartimento di Studi Asiatici – Nápoles (Itália) 52. Dipartimento di Studi sull’Asia Orientale – Università Ca’Foscari di Venezia (Itália) 53. École Française d’Extreme-Orient (França) 54. Editor of Historical Abstracts (Santa Barbara, EUA) 55. Faculta di Lettere e Filiosofia “La Sapienta” Universita di Roma (Itália) 56. German-Japanese Lawyers Association (Alemanha) 57. Historical Institute, Faculty of Arts, Universiteit Leiden (Holanda) 58. Institute of Asian Cultural Studies – International Christian University (Japão) 59. Instituto de Historia de la Iglesia – Universidad de Navarra (Espanha) 60. Instituto Ricci de Macau (Macau) 61. Instituto Superior de Cultura Religiosa – Universidade Católica de Pelotas (Brasil) 62. Institutt Universitari d’Història Jaume Vicens Vives (Espanha) 63. Institutum Historicum Societatis Iesu (Itália) 64. Istituto Universitario Orientale (Itália) 65. Japan-Netherlands Institute (Japão) 66. Missionological Research Library (Suiça) 67. Monumenta Serica – Institute Journal Library (Alemanha) 68. Musée National des Arts Asiatiques - Guimet (França) 69. Museum Library, Asian Art Museum (San Francisco, EUA) 70. Museum of Applied Arts – Budapeste (Hungria) 71. Nanzan Institute of Religious Studies (Japão) 72. Ostasiatische Seminar der Universität Zürich – Zurique (Alemanha) 73. Pontificia Università Urbaniana – Cidade do Vaticano (Itália) 74. Russian Academy of Sciences Library (Rússia) 75. Sankt Augustin (Alemanha) 76. Singapore Art Museum (Singapura) 77. The Institute of Eastern Culture (Japão) 78. Universidade de Saragoça (Espanha) 79. Universidade de Tóquio (Japão)

Page 92: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

91

 

Linhas de Investigação Livros editados

Portugal Livros editados

estrangeiros

Capítulos de livros editados

em Portugal

Capítulos de livros editados no estrangeiro

Entradas de catálogos

Publicações em revistas peer

review Artigos em revistas

nacionais s/ peer review

Artigos em revistas internacionais s/ peer

review

Publicações electrónicas

TOTAL

Configurações Políticas e Sociais do Império

5  5  12  9  _  3  2  3  6 45 

As Artes e a Experiência Colonial Portuguesa

1  _  8  9  35  1  _  4  2 60 

Intercâmbios Culturais e Globalização

4  1  4  9  _  14  12  _  6 50 

As Elites e o Império Português

1  3  2  1  _  1  _  2  5 15 

Portugal e o Islão 2  _  8  5  _  2  1  1  _ 19 

Dimensões Religiosas da Expansão Portuguesa

1  _  7  3  _  3  1  1  2 18 

Economias Ultramarinas e Redes Comerciais

3  _  6  5  _  1  3  _  5 23 

16  9  47  41  35  15  23  11  26  

Page 93: Relatório de Actividades de 2010

Centro de História de Além-Mar Relatório de Actividades

92

 

Linhas de Investigação Comunicações Portugal Comunicações

Estrangeiro TOTAL

Configurações Políticas e Sociais do Império  24   22  46  

As Artes e a Experiência Colonial Portuguesa 35  21  54  

Intercâmbios Culturais e Globalização  23  25  48  

As Elites e o Império Português 21   16  37 

Portugal e o Islão 13  6  19 

Dimensões Religiosas da Expansão Portuguesa 16  20  36  

Economias Ultramarinas e Redes Comerciais 24   14  38  

156  124