Relatório de atividades Nures 2014

17
Relatório de atividades NURES 2014 O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi criado em 2007, com as seguintes atribuições: promover a gestão de Responsabilidade Social (RS) na Unidade; desenvolver estratégias de motivação dos empregados para participação em projetos sociais; incentivar o trabalho voluntário entre os empregados; articular parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social. Concentra sua atuação nos objetivos do milênio, priorizando as metas e políticas públicas das áreas da educação básica e do respeito ao meio ambiente.

Transcript of Relatório de atividades Nures 2014

Page 1: Relatório de atividades Nures 2014

Relatório de atividades

NURES 2014

O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi criado em 2007, com as seguintes atribuições: promover a gestão de Responsabilidade Social (RS) na Unidade; desenvolver estratégias de motivação dos empregados para participação em projetos sociais; incentivar o trabalho voluntário entre os empregados; articular parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), para execução de ações de mobilização social. Concentra sua atuação nos objetivos do milênio, priorizando as metas e políticas públicas das áreas da educação básica e do respeito ao meio ambiente.

Page 2: Relatório de atividades Nures 2014

Principais atividades

Page 3: Relatório de atividades Nures 2014

Conselho Municipal dos Direitos

da Mulher

Durante o ano de 2014 o NURES esteve compondo a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). O CMDM é um órgão de defesa dos direitos das mulheres. Atua no sentido de criar e propor políticas públicas que garantam a igualdade de direitos e a isonomia entre os gêneros. Está presente também na articulação de ações de combate aos preconceitos e violências contra a mulher. Umas dessas ações, por exemplo, foi ajudar na construção da campanha “Pelotas Sem Medo”. Construída por muitas entidades da cidade de Pelotas, a campanha visa combater a violência de gênero que tem vitimado muitas mulheres na região. O manifesto da campanha pode ser conferido no link: http://conselhodamulherpelotas.blogspot.com.br/2014/12/pelotas-sem-medo-tods-junts-pelo-fim.html. Mais informações sobre as atividades do CMDM no blog http://conselhodamulherpelotas.blogspot.com.br/

Page 4: Relatório de atividades Nures 2014

Outros Conselhos, Fórum e

Comitês de Pelotas

O NURES teve uma participação expressiva em outros Conselhos da cidade. No Comitê Municipal de Diversidade Religiosa, por exemplo, a equipe ajudou a realizar o 2º Seminário Municipal da Cultura da Paz, realizado no auditório do Colégio Municipal Pelotense, no dia 14 de agosto. Também compõe a comissão responsável pela elaboração da minuta de criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável. Nessa temática, juntamente com a Cáritas Arquidiocesana de Pelotas e Emater/Ascar, realizaram o “I Seminário de Segurança Alimentar: para que e para quem?”, no dia 23 de outubro, no Espaço Multiuso da UCPel. Além disso, atuamos no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ocupando a cadeira de “usuário”, representando a Associação FRAGET. Neste Conselho atuamos na Comissão de Políticas Públicas que tem por objetivo propor as prioridades da Política de Assistência Social, elencar as diretrizes a serem respeitadas na elaboração do Plano Municipal de Assistência Social entre outras atribuições de expressiva importância, que estão disponíveis no regimento interno do CMAS. Estivemos presentes também nas reuniões mensais do Fórum dos Conselhos, exercendo a função da secretaria.

Page 5: Relatório de atividades Nures 2014

Comitê Gestor de

Empreendimentos e Economia

Solidária do Território Sul

Este órgão foi criado pela Secretaria Estadual da Economia Solidária e apoio à Micro e Pequena Empresa - SESAMPE, agora extinta. Participamos da mobilização para criação da Casa de Economia Solidaria em Pelotas. Atuamos no apoio estratégico para ampliação dos espaços de comercialização dos produtos dos grupos de economia solidária das comunidades parceiras (feiras), com participação da Rede de Artesãos do município.

Page 6: Relatório de atividades Nures 2014

Projeto FRAGETA Associação de Vilas Reunidas FRAGET foi criada em 1981. Desde então ela vem sendo uma referência na luta por direitos das populações das vilas Fragata, Real, Aurora, Guabiroba, Elsa e Treptow. Na Associação se organizaram vários grupos de pessoas oriundas da zona rural, sem perspectiva de emprego, precisaram organizarem-se para gerar renda e sobreviver. Daí surgiu o grupo da costura, do artesanato e dos catadores (recicladores). No final do ano de 2012, a Associação apresentou e aprovou na Petrobras o projeto “FRAGET - Empreendedorismo e sustentabilidade”. A parceria com a estatal brasileira visa aumentar a renda dos grupos associados, adequar a estrutura física da Associação, comprar equipamentos necessários e oferecer capacitações em diversas áreas, na perspectiva de empoderá-los para o enfrentamento á pobreza e a desigualdade social.O projeto visa também fortalecer os empreendimentos de economia solidária, organizados em grupos e cooperativas de geração de renda da Associação. Espera-se capacitar os trabalhadores enquanto novos empreendedores em gerencia administrativa (autogestão, produção, comercialização e liderança) para gerar mais renda e ampliar as oportunidade de trabalho para redução da pobreza.

A equipe do NURES auxilia a Associação acompanhado a execução do projeto, plano de capacitações e de comunicação previstos. Todas as informações do Projeto FRAGET podem ser encontradas no blog https://fragetvilasreunidas.wordpress.com/.

Page 7: Relatório de atividades Nures 2014

Programa Embrapa & Escola

(PE&E)No final do ano de 2013 a equipe do PE&E resolveu enviar uma carta convite para as escolas da rede de ensino fundamental, estadual e municipal da região. A carta, nos moldes de um edital, visava disciplinar e qualificar a ação do Programa Embrapa & Escola na Unidade. A equipe acreditou na possibilidade de transformar o papel da Embrapa neste processo de construção do conhecimento básico, fortalecendo professores, direção, alunos e comunidade, buscando mudança de atitude ao requerer uma visita nas Estações de pesquisa da Unidade. A Embrapa não pode ser vista pelos alunos da rede de ensino fundamental como um simples espaço de lazer e visitação, foco muitas vezes dado por alguns professores. Após a distribuição dos convites, dez escolas manifestaram interesse, sendo que oito compareceram ao evento (um Dia de Campo) onde apresentamos a Empresa, sua finalidade, objetivos e infra estrutura, demonstrando tecnologias, serviços e produtos possíveis de serem utilizados como ferramentas em sala de aula. Os representantes das escolas que compareceram ao Dia de Campo ficaram com a tarefa de encaminhar projetos que seriam desenvolvidos com acompanhamento e apoio da equipe durante o ano de 2014. Das oito escolas que participaram deste primeiro momento, apenas quatro enviaram projetos e foram atendidas de forma diferenciada em 2014. São elas:

- Escola Estadual Padre Anchieta - Projeto “Consumir e Sustentar o Planeta” – e a Pesquisa entre os alunos com a temática "Que tipo de consumidor eu sou?”

- Escola de Ensino Fundamental Adolfo Fetter – Projeto “Alimentação Equilibrada”

- Instituto São Benedito – Projeto “O Lixo x Educação”

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Giuseppe Garibaldi – Projeto “Alimentação Saudável no Rural”.

Page 8: Relatório de atividades Nures 2014

Programa Embrapa & Escola

(PE&E):Todas as oito escolas inscritas no edital foram visitadas pela equipe do PE&E entre os dias 22 a 30 de abril, sendo recebidos pelo professor responsável do projeto e direção da escola. Revimos as propostas e relacionamos o cronograma de ações em parceria.

Utilizamos uma nova metodologia de trabalho, que tinha como meta qualificar nosso compromisso com a educação de qualidade e o alinhamento de Responsabilidade Social que a Embrapa tanto preza. Ao final do ano a Escola Garibaldi, da Colônia Maciel (8º Distrito de Pelotas), conquistou, em cerimônia ocorrida no Teatro do Sesi, em Porto Alegre o 2º lugar no Prêmio Planejamento 2014. O Prêmio faz parte do Programa Consultoria para Educação de Qualidade do SESI-RS/Fiergs. A escola ficou entre as três finalistas, de 51 inscritas, e com a segunda colocação garantiu um prêmio de 10 mil reais, que serão investidos na própria escola. Ao divulgar o desempenho da escola a direção cita a parceria com a Embrapa Clima Temperada, conferir: http://www.diariopopular.com.br/tudo/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=OTMyNDI=&id_area=OA==

Durante o ano de 2014 o Programa Embrapa & Escola atendeu: 9 escolas em um total de 1 298 jovens do ensino fundamental.

Equipe do NURES em reunião

com a Escola Garibaldi

Crianças do Instituto São Benedito

visitam a EEC

Page 9: Relatório de atividades Nures 2014

Roteiros Agroecológicos de

CicloturismoO projeto “Roteiros Agroecológicos da Serra dos Tapes” visa aproximar o público urbano das comunidades rurais,

com foco nas propriedades que desenvolvem a agricultura familiar com produção agroecológica. A idéia é promover o cicloturismo como estratégia de desenvolvimento rural, no intuito de abrir novas perspectivas para os produtores familiares ecológicos, participantes e público geral. Os passeios são organizados pelas equipes do Pedal Curticeira e Embrapa Clima temperado e conta com o apoio do NURES, JL Casarin (comércio de bicicletas) e da Arpa-Sul, que visitam as propriedades rurais, estabelecem contato com as famílias de agricultores e traçam os roteiros dos passeios que contemplam as regiões de Turuçu, Morro Redondo, Canguçu e Pelotas. Os participantes se encontram no centro da cidade de Pelotas. As bicicletas são transportadas de caminhão e um ônibus leva os participantes até a propriedade. Aqueles que desejam somente conhecer o local, sem bicicletas, podem participar também.

Page 10: Relatório de atividades Nures 2014

No passeio, todos são recebidos pelas próprias famílias onde eles próprios preparam o café da manhã para o grupo. Após o café, acontece a pedalada ao redor da propriedade, possibilitando conhecer pontos turísticos da região sob as orientações de ciclistas experientes sobre questões de segurança e características do percurso. Vale lembrar que, para qualquer eventualidade, as pedaladas são acompanhadas por um carro de apoio. Após o almoço é realizada uma caminhada orientada pelas famílias de agricultores que mostram seu dia a dia, manejo da terra, experiências e desafios. Isso permite ao público se contextualizar sobre a realidade do trabalho desenvolvido, o que é extremamente proveitoso para todos. Os agricultores saem fortalecidos, pois apresentam seus produtos, sua terra, família, casa e trabalho a um público urbano, que muitas vezes desconhece o grande desafio que é produzir alimentos orgânicos. Além disso, sua renda é incrementada neste dia com o valor arrecadado para a visitação. Ainda, o mercado consumidor deste tipo de alimento é ampliado, aumentando a capacidade de gerar renda dessas famílias. O participante sai ganhando também: ele se torna um consumidor muito mais consciente quando conhece o modo de produção e os benefícios de uma alimentação orgânica. Já foram realizados seis passeios, em regiões como Afonso Pena e Rincão da Caneleira (Morro Redondo), Coxilha dos Campos (Canguçu), Colônia São Manoel (Pelotas) e São Domingos (Turuçu).

Page 11: Relatório de atividades Nures 2014

Entrega Prêmio Betinho

O Prêmio Betinho busca homenagear pessoas que dedicaram sua trajetória à luta pelo avanço da cidadania e dos direitos sociais. A temática do Prêmio este ano foi o trabalho com resíduos sólidos e reciclagem. A entrega do prêmio é feita após votação online com os candidatos sendo indicados devido a relevância do seu trabalho. A homenageada eleita este ano foi a Ana Maria Soares Silva, que há muito tempo envolve-se com as populações de catadores e trabalhadores do lixo.

Ana Maria é uma mulher de muitas histórias: professora aposentada, pedagoga, teóloga. Há mais de 50 anos

lidera o Grupo Cidadania e Vida e luta pelo empoderamento dos envolvidos, que são os protagonistas de suas

conquistas. Vencendo os preconceitos e a pobreza, conquistou no magistério e na pedagogia valores que a

levaram a trabalhar na rua, ou seja, com os mais pobres e necessitados. Foi a primeira idealizadora da

organização de catadores e catadoras no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Acompanhou a criação do

primeiro galpão de reciclagem do município, e com tristeza, viu seu fechamento devido a troca do governo

municipal. Mas a semente do cooperativismo havia sido plantada e a luta pela igualdade social persevera até hoje.

Em 2001, defendeu a tese de mestrado onde já falava na preservação do meio ambiente, inclusão produtiva,

multimistura e movimentos sociais.

O prêmio foi entregue dia 30 de outubro na Paróquia Nossa Senhora da Luz. Contou com a presença de amigos,

companheiros e pessoas queridas que compartilharam um momento muito especial.

Page 12: Relatório de atividades Nures 2014

Programa de rádio do COEP

PelotasAqui em Pelotas a secretaria executiva é exercida pelo NURES. Durante todo o ano de 2014 foi dado seguimento ao programa semanal na Rádio Com (104.5 FM). Novamente, fizemos deste programa um espaço de articulação das causas sociais. Todas as quintas feiras, no horário das 13 horas e 30 minutos, os integrantes do NURES trazem convidados para divulgarem e debater seus projetos sociais das comunidades, entidades e pessoas da região. O programa pode ser ouvido ao vivo pelo site da rádio (www.radiocom.org.br). Ele ainda é reprisado todas as terças feiras, às 14 horas e 30 minutos. Os programas também são gravados e disponibilizados na íntegra no nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/coeppelotas. A pauta do programa e estabelecida previamente, com convidados, responsáveis ou envolvidos no projeto, cria-se uma mesa de informes e debates, que vem fortalecendo, ampliando a dando maior visibilidade ao NURES, a Rede COEP Pelotas e aos parceiros/associados.

Page 13: Relatório de atividades Nures 2014

Encontro Nacional dos 20 anos de

avanços e desafios na promoção da

cidadania no Brasil

Participamos do Encontro Nacional dos 20 anos de avanços e desafios na promoção da cidadania no Brasil, no Rio de Janeiro, no COEP Nacional, em Botafogo de 8 a 11 de setembro, com apresentação das atividades locais e debates sobre a Erradicação da miséria, Direitos e cidadania, Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidades finalizando com a aula inaugural curso Investimento social e inovação, que será disponibilizado no site dos mobilizadores COEP. www.mobilizadores.org.br

http://www.mobilizadores.org.br/noticias/encontro-nacional-20-anos/

Page 14: Relatório de atividades Nures 2014

Rede Social Interna da Embrapa

Participação e apoio na organização da pauta do:

Comitê Local de Gestão Ambiental

Relatório do Balanço Social

Comitê de Pró- equidade de gênero e diversidade

Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Qualidade de Vida

Page 15: Relatório de atividades Nures 2014

Comunidade Quilombola Rincão

da FaxinaApoio na organização do plano de desenvolvimento da Comunidade Quilombola Rincão

da Faxina do 5ª Distrito de Piratini,RS. Realização de um dia de campo em 20 de maio,

na Estação Experimental da Cascata ,com encerramento na propriedade agro ecológica

do Sr. Nilo Schiavon.

Page 16: Relatório de atividades Nures 2014

Promotoria Regional de

EducaçãoParticipação das atividades e reuniões semanais do Grupo EduAção da Promotoria

Regional de Educação.,coordenado pelo Promotor Dr. Paulo Charqueiro.

Page 17: Relatório de atividades Nures 2014

Agenda do NURES/COEP

Pelotas,RS

A equipe do NURES mantém um blog e uma agenda online. Ambos

são instrumentos de publicidade das nossas atividades.

Confira em: nures-embrapa.blogspot.com.br/