Relatório de Fisica

5
NARCISO GALVÃO OLIVEIRA – 2201414224 FÍSICA EXPERIMENTAL I TÍTULO: Medição de blocos com instrumentos de precisão RESUMO: O experimento consiste na medição das dimensões de três blocos de madeira com o uso do paquímetro e do micrômetro, determinando assim suas grandezas físicas. É importante salientar que essa situação deve ser contextualizada com a Teoria dos Erros, onde se discutirá as relações de diferença de uma medida. OBJETIVOS: O objetivo primeiro desta prática é realizar medidas diretas de blocos de madeira com o paquímetro e micrômetro. A partir das medidas experimentais, será analisada a discrepância dos resultados para a discussão do fato. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Teoria de erros e medidas As medidas ou combinações de medidas são o que determinam experimentalmente as grandezas físicas. Essas medidas têm uma incerteza intrínseca que advém das características dos equipamentos utilizados e na manipulação destes instrumentos pelo operador. Sendo assim, a experiência mostra que, sendo uma medida

description

experimental 1

Transcript of Relatório de Fisica

NARCISO GALVO OLIVEIRA 2201414224FSICA EXPERIMENTAL I

TTULO: Medio de blocos com instrumentos de precisoRESUMO: O experimento consiste na medio das dimenses de trs blocos de madeira com o uso do paqumetro e do micrmetro, determinando assim suas grandezas fsicas. importante salientar que essa situao deve ser contextualizada com a Teoria dos Erros, onde se discutir as relaes de diferena de uma medida.

OBJETIVOS: O objetivo primeiro desta prtica realizar medidas diretas de blocos de madeira com o paqumetro e micrmetro. A partir das medidas experimentais, ser analisada a discrepncia dos resultados para a discusso do fato.

FUNDAMENTAO TERICA: Teoria de erros e medidasAs medidas ou combinaes de medidas so o que determinam experimentalmente as grandezas fsicas. Essas medidas tm uma incerteza intrnseca que advm das caractersticas dos equipamentos utilizados e na manipulao destes instrumentos pelo operador.Sendo assim, a experincia mostra que, sendo uma medida repetida vrias vezes tomando-se o mesmo cuidado durante o procedimento e sendo realizada pelo mesmo operador ou por vrios operadores, os resultados obtidos no so, em geral, idnticos. Ao fazermos a medida de uma grandeza fsica achamos um nmero que a caracteriza. Quando este resultado vai ser aplicado, frequentemente necessrio saber com que confiana pode-se dizer que o nmero obtido representa a grandeza fsica. Deve-se, ento, poder expressar a incerteza de uma medida de forma que outras pessoas possam entend-las e para isso utiliza-se de uma linguagem universal. A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior preciso possvel o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que o objetivo da chamada Teoria dos Erros. A teoria dos erros aplicada a um conjunto de medidas experimentais apresenta resultados variados. Para encontrar o que satisfaa mais proximamente o resultado real faz-se necessrio a realizao de vrias medidas e aplicao de frmula para identificar o desvio padro. O que ser apresentando no decorrer deste relatrio.

ARRANJO E MTODO EXPERIMENTAL:Com auxlio do paqumetro e o micrometro, foram obtidos os dados de trs amostras de madeira para obteno de sua massa especifica aparente (densidade).O paqumetro utilizado para medio foi o da figura ao lado, do tipo analgico, ZAAS Precision, com ordem de preciso de 0.05 mm. O micrmetro utilizado do tipo analgico, DIGIMESS, com ordem de preciso de 0.01 mm. As amostras de madeira foram medidas em altura, comprimento e largura com auxlio do paqumetro e do micrmetro para obteno de seu volume. BLOCOI BLOCOII

BLOCOIII

O procedimento de medio foi realizado em cada amostra de acordo com as posies nas figuras acima. A referida posio foi adotada pois parecia ser a mais convencional em relao a ilustrao das dimenses de comprimento, altura e largura. Alguma das medidas no foram possveis de realizao pois ultrapassavam as dimenses dos instrumentos utilizados, dessa forma, essas medidas foram simbolizadas com x nas tabelas abaixo.

RESULTADOS E DISCUSSO:PaqumetroBloco IBloco IIBloco III

Altura (mm)21,55 0,0519,95 0,0512,10 0,05

Comprimento (mm)69,00 0,0533,20 0,0560,70 0,05

Largura (mm)66,10 0,0520,80 0,0541,50 0,05

MicrmetroBloco IBloco IIBloco III

Altura (mm)21,62 0,0119,91 0,0112,02 0,01

Comprimento (mm)XXX

Largura (mm)X20,60 0,01X

CONCLUSO:No trmino do experimento as dimenses dos blocos de madeira foram de terminadas, podendo-se perceber que, os valores foram bem prximos respeitando a ordem de preciso de cada instrumento. A possvel explicao para as medidas no serem iguais a dos outros alunos, foi a manipulao de cada instrumento, pois cada um pode ter interpretado certos valores diferentes do que foram encontrados pela minha medio.Deste modo, enfatizada a importncia do uso de instrumentos de preciso para a determinao de grandezas fsicas, j que com elas podemos confiar mais nos valores encontrados, tornando a incerteza da medio bem menor.1. REFERNCIAS VUOLO, JOS HENRIQUE. Fundamentos da Teorias dos Erros. 2 ed. Editora Edgard Blucher, 1996. HALLIDAY, RESNICK, WALKER. Fundamentos de Fsica. Vol. 1. 8 ed. Editora LTC, 2009.