RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... -...

43
RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM O FUTURO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 EXPEDIENTE Coordenação Lilian Paula Pagliochi. Mayara Luana S. Mugnol. Projeto Gráfico Fullgaz Comunicação. Impressão Julho de 2017. Tiragem 1.000 exemplares. Distribuição Clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, governo e sociedade.

Transcript of RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... -...

Page 1: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

RESPONSABILIDADE ECOMPROMISSO COM O FUTURO

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6

EXPEDIENTE

Coordenação

Lilian Paula Pagliochi.

Mayara Luana S. Mugnol.

Projeto Gráfico

Fullgaz Comunicação.

Impressão

Julho de 2017.

Tiragem

1.000 exemplares.

Distribuição

Clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, governo e sociedade.

Page 2: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

A TirolA história da Tirol iniciou em 1974, em Treze Tílias (SC),

com a captação de 200 litros de leite por dia produzidos por meio do trabalho de algumas famílias imigrantes da Áustria, que tinham em seu sustento a cultura do leite. Desse trabalho, que começou há mais de 42 anos, a Tirol chegou a uma estrutura com mais de 1.600 colaboradores e mais de 10 mil produtores de leite distribuídos entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, proporcionando a captação de mais de 2 milhões de litros de leite por dia.

Com sede e unidade produtiva na mesma cidade de fundação, a empresa também conta com filial em Chapecó (SC) e unidades terceirizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Goiás. Para alimentar com sabor e saúde, a Tirol acompanha as práticas de produção do seu mix de mais de 200 produtos desde a captação do leite até a industrialização e a entrega dos seus produtos, um processo feito de forma criteriosa baseado em segurança alimentar, amor e respeito aos seus milhares de consumidores em todo o País.

1974 - Início

2 3

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 3: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Mensagem dos diretores

Com satisfação é apresentado o Relatório de Susten-tabilidade da Lacticínios Tirol, referente ao ano de 2016. Em sua quinta edição, o relatório nada mais é que o acompanhamento da evolução alavancada pela consis-tência de estratégias, definições de prioridades, indica-dores e metas, o qual tem contribuído muito com toda a equipe Tirol.

Fielmente a diretoria executiva inicia o ano com um planejamento estratégico aprovado juntamente com o Conselho Administrativo, o qual contempla metas, po-tenciais e riscos que precisam ser observados nos próxi-mos cinco anos para que, dessa forma, os procedimentos internos sejam alinhados de acordo com as expectativas econômicas apontadas.

Alinhado a isso, 2016 foi um ano de resultados positi-vos e investimentos para a Tirol. A empresa seguiu evo-luindo em vários indicadores nas dimensões ambiental e social, adicionando valor à sociedade com impactos ambientais cada vez menores. No aspecto econômico, ao contrário do cenário que se projetou para a maioria das empresas, a Tirol cresceu expressivamente. Além de cumprir com o seu papel social gerando empregos e rea-lizando projetos sociais, em 2016 a empresa inaugurou a primeira fase das obras da nova Unidade de Pinhalzinho (SC), deu continuidade às obras de Ipiranga (PR) e iniciou as atividades de prospecção para exportação.

Isso foi possível porque a Tirol investiu em eficiência fabril, maquinário moderno, aproveitou oportunidades e, acima de tudo, investiu em capacitação de pessoas. Resultado disso foi a conquista dos prêmios: Top Of Mind da Folha de São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, o

1 O stakeholder é uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e nos resultados dessa mesma organização. É formado pelos colaboradores da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

qual apontou a Tirol como marca destaque na região Sul do Brasil; e pelo 15º ano consecutivo foi Top Of Mind Santa Catarina na categoria Leite.

O ano de 2016 também foi de investimento nos pro-cessos internos da Tirol com o início do projeto de im-plantação do sistema SAP. Este consiste em um integra-do sistema de gestão empresarial, líder no segmento de software corporativo e irá substituir a ferramenta Prosyst. Além de aperfeiçoar os processos, com a in-serção do projeto muitos talentos dentro da empresa surgiram.

No aspecto ambiental, a empresa deu continuidade aos projetos de redução de consumo de água e efluen-tes e cuidados com o meio ambiente para garantir um melhor controle dos recursos naturais.

Sobre os aspectos sociais, a Tirol também investiu em campanhas direcionadas. Com o tema “Tão bom estar junto”, a empresa buscou valorizar as relações e ressal-tar a importância do leite em todas as fases da vida. A segunda campanha contou com a participação do cantor Michel Teló, a qual teve como objetivo fortalecer o tema “Tão bom estar junto” e também apresentar aos consu-midores o achocolatado Tirol tradicional e zero lactose.

A cada ano, a Tirol compreende cada vez mais a sua importância e os benefícios que as estratégias para o desenvolvimento dos aspectos econômicos, ambientais e sociais trazem para aprimorar e tornar a empresa mais sustentável, além de ampliar seu relacionamento com os stakeholders1. Dessa forma, a principal estratégia da Tirol é manter a equipe focada nos resultados, garantin-do, assim, a sustentabilidade da empresa.

4 5

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 4: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Sumário

MEIOAMBIENTE

PERFILORGANIZACIONAL

ENGAJAMENTO

ECONOMIA

NOSSOSPRODUTOS

01

02

03

05

04

Sobre o relatório

Nossa identidade

Governança

Apresentação dos diretores

Como chegamos até aqui

9

12

12

13

14

Pesquisa e desenvolvimento de produtos

Compromisso com a qualidade

Rotulagem dos produtos

Reconhecimento

Presença de mercado

Principais mercados internos atendidos

22

24

26

27

28

29

Mapa de stakeholders

Colaboradores

Saúde e segurança no trabalho

Treinamento e segurança

Produtores rurais

A qualidade do leite

Programa Mais Leite Saudável

Rastreabilidade do leite até a indústria

Compromisso com o produtor rural

Valorização da parceria com o produtor

Fornecedores

Área de suprimentos

Controle dos materiais fornecidos

Cuidados com o transporte

Relacionamentos

Clientes

Atendimento aos consumidores

33

34

40

43

45

47

48

50

51

53

57

59

59

60

61

63

64

Gestão de materiais

Reciclagem

Água

Biodiversidade

Habitat protegido

Comunidade

Ações

Investimentos tecnológicos

69

69

70

70

71

72

74

79

Investimentos de expansão

Estrutura de governança

Organograma

80

81

83

Page 5: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Pelo quinto ano consecutivo, nosso relatório está alinhado com as diretri-zes da Global Reporting Initiative (GRI), em sua versão G4.

Elaborado em 2017, o Relatório de Sustentabilidade da Tirol abrange infor-mações relativas aos eventos ocorridos durante 2016, bem como os com-promissos assumidos para os próximos anos. O processo de levantamento de dados ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2017 e apresenta dados das Unidades Produtivas da Lacticínios Tirol Ltda. de Treze Tílias, Chapecó e Pinhalzinho, todas localizadas no estado de Santa Catarina.

A elaboração do Relatório de Sustentabilidade é uma importante ferra-menta, pois apresenta de forma transparente os indicadores da evolução da empresa e provoca o acompanhamento dessa evolução. Da mesma forma, descreve as ações da empresa realizadas no ano de 2016, as quais mostram que a empresa adota ações socialmente responsáveis, investindo em treina-mentos e capacitações para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e obtenção de um melhor desempenho organizacional, socioambiental e eco-nômico.

Processo de elaboração

Com base nas informações repassadas pelas áreas envolvidas no projeto, o setor de marketing preparou o conteúdo e produziu o relatório. A contribui-ção dos gerentes juntamente com suas equipes foi fundamental para reunir todas as ações e práticas realizadas pela empresa. O resultado é a apresen-tação de indicadores que reforçam a preocupação da Tirol com os processos e sua constante evolução no mercado.

Global Reporting Initiative (GRI)

É uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar o nível de transparência nos negócios por meio de relatórios de sustentabilidade das empresas. A principal ferramenta para a assimilação de relatórios de susten-tabilidade é o quadro regulamentar Informações GRI G4, que contém orien-tações detalhadas para a prestação de contas em impactos e contribuição para a sustentabilidade. Ele também fornece uma estrutura coerente que as empresas podem utilizar para divulgar sua abordagem e seu progresso na gestão sustentável.

Sobre o relatório

8 9

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 6: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

PERFIL DAORGANIZAÇÃO

01

Presente no mercado há 42 anos, a Tirol é uma em-presa especializada na produção de lácteos e conta com um mix que possui mais de 200 produtos, dentre eles leites, achocolatados, iogurtes, bebidas lácteas, requei-jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de leite e leites condensados.

Sempre focada em oferecer produtos com sabor e saúde, a Tirol monitora a procedência e a qualidade de sua principal matéria-prima, acompanhando as práticas de produção desde a captação do leite até a industria-lização e a entrega do produto industrializado no ponto de venda. Afinal, na Tirol, o compromisso no desenvol-vimento de cada produto vem do amor que se tem pelo leite e, acima de tudo, pelo amor às pessoas e o desejo de estar cada vez mais presente nos lares das famílias brasileiras.

Page 7: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Nossa identidade

Governança

Apresentação dos diretores A conduta da Tirol é guiada pela missão e visão da

empresa, as quais estão alinhadas com os valores da or-ganização, compartilhadas com os colaboradores e re-forçadas por meio dos procedimentos e das práticas em todos os processos da empresa.

Missão

Oferecer alimentos com qualidade e inovação, adicio-nando valor aos clientes, colaboradores, acionistas e à sociedade com responsabilidade socioambiental.

Visão

Ser reconhecida como indústria alimentícia de alta qualidade, posicionando-se entre as maiores do seg-mento lácteo, com resultados empresariais acima da média do setor.

Valores

Respeito, comprometimento, trabalho em equipe, mo-tivação e honestidade.

Modelo de gestão

Oferecer aos clientes produtos diferenciados com base em inovações tecnológicas, matéria-prima selecionada e elevado nível de serviço.

A Lacticínios Tirol é uma empresa familiar adminis-trada estrategicamente pela diretoria com funções administrativas e executivas e pelo Conselho de Admi-nistração, que possui funções deliberativas. A fim de prover, maximizar resultados e acompanhar os mesmos de forma efetiva, a organização também conta com os diretores das áreas responsáveis pela gestão de depar-tamentos especializados.

Adalberto RofnerDiretor Executivo

Comercial

Fabio Cesar DreschDiretor Administrativo

e Financeiro

Edson MartinsDiretor de Mercado

Júlio Alberto WickertDiretor de Controladoria

e Tecnologia

Valter Antônio BrandaliseDiretor de Expansão e Política Leiteira

Fernando BertotiDiretor de Produção Operacional e Alimentação

Tarso DreschDiretor Executivo Industrial

André RofnerDiretor de Logística e Suprimentos

12 13

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 8: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

linha

do

tem

po1974

1984

1994

1995

1977

2004

1979

Fundada emTreze Tílias (SC), maior

colônia austríaca do Brasil, a Lacticínios Tirol

iniciou a produção e a industrialização de leite

no dia 26 de setembro de 1974 com a captação de

200 litros diários.

Construção do primeiro posto de resfriamento, em Peritiba. Neste ano,

também foi adquirido o primeiro caminhão-tanque da empresa.

Aquisição da fábrica em Chapecó. No mesmo ano, também começa a

produção de leite longa vida.

Início da produção de leite longa vida.

Conquista do Selo de Inspeção Federal (SIF), primeiro certi�cado de

qualidade da empresa.

Inauguração da unidade produtiva de Linha Caçador (Treze Tílias). A planta absorve toda a

produção, ampliando a área de atuação e a capacidade produtiva, permitindo o

lançamento de novos produtos.

Aquisição da primeira balança mecânica.

Como chegamos até aqui

14 15

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 9: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

linha

do

tem

po

2013

2013 2014

2014

2015

2016

20162016

Lançamento do primeiro Relatório de Sustentabilidade. No mesmo ano, a Tirol é eleita a marca de leite preferida dos catarinenses.

Tirol recebe o prêmio Top Of Mind Santa Catarina pelo 13º ano consecutivo.

Aos 40 anos, é a marca de leite mais vendida do Brasil e uma das 50 marcas mais presentes nos lares brasileiros.

Recebe o prêmio Top Of Mind pelo 14º ano consecutivo em Santa Catarina. No mesmo ano, a campanha Tirolzinho Transforma envolve mais de 15 mil crianças, em parceria com a SIG Combibloc. Prêmio ADVB Marketing e Vendas (Case Biociclos).

Tirol é Top! Eleita como a Marca Destaque na região Sul do País

pelo prêmio Top Of Mind, do jornal Folha de S. Paulo.

Tirol foi eleita pelo 2º ano consecutivo como a Marca Destaque na região Sul no prêmio Top Of Mind, do jornal Folha de S. Paulo, categoria que

reconhece empresas e marcas que são líderes de lembrança de marca, independentemente do tipo

de produto. E recebe pelo 15º ano consecutivo o prêmio Top Of Mind Santa Catarina, com

destaque na categoria Leite.

Iniciaram-se as obras de terraplanagem para a construção da nova unidade da Tirol no município de Ipiranga (PR).

Em 30 de dezembro é inaugurada a primeira fase da unidade produtiva no município de Pinhalzinho (SC).

16 17

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 10: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Edson MartinsDiretor de Mercado

A Tirol acredita que em tempos de crise, quando todo mundo para de investir, é hora de acelerar, de realmente acreditar no País e cumprir seu papel social, de gerar emprego e renda. O segredo é agir de uma forma sim-ples, fazer o dever de casa e tomar as decisões muito rapidamente diante das oportunidades para transfor-mar isso em resultado. Dessa forma, diferentemente do que o mercado apontou, a Tirol chegou ao final de 2016 crescendo acima do projetado.

A empresa investiu na capilaridade de seu sistema de distribuição, soube aproveitar a sinergia operacional e oportunidades, bem como reduzir custos com ganho de escala, garantindo a qualidade e confiabilidade em rela-ção ao produto para atender às expectativas dos consu-midores.

Prova disso foi a conquista pelo segundo ano consecu-tivo do Top Of Mind 2016, pela Folha de São Paulo, como Marca Destaque na Região Sul do País, e o prêmio pelo 15º ano consecutivo, no Top Of Mind Santa Catarina.

A Tirol é uma empresa formada essen-cialmente por pessoas, e as premiações só reforçam a trajetória de respeito e confiança que a Tirol estabeleceu junto de seus con-sumidores, colaboradores e produtores ao longo de 42 anos de atuação da empresa.

Nosso planejamento é 360°, com início no campo por meio de uma equipe preparada que acompanha e orien-ta os produtores rurais com o intuito de garantir uma matéria-prima de alto padrão de qualidade e seguran-ça alimentar. Esse planejamento tem continuidade nos processos industriais, com uma produção eficiente por meio de maquinário moderno, equipe técnica qualifi-cada e um time de vendas comprometidos com o re-sultado da empresa. Partindo disso, vem o marketing e as ações de comunicação da empresa, alinhadas com os valores da organização, que permitem estreitar ainda mais o relacionamento com o público.

18 19

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 11: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

NOSSOS PRODUTOS

02

A Tirol acredita que levar alimentos saudáveis até a mesa dos consumidores é uma das formas de contribuir para o crescimento e para a manutenção de muitas ge-rações. Por isso, tem como negócio alimentar com sabor e saúde.

Para isso, a empresa segue à risca a legislação e tam-bém trabalha com um integrado sistema que cuida da qualidade, desde a matéria-prima até o produto final.

Em busca de soluções para contribuir com a saúde dos consumidores e aperfeiçoar seu mix de produtos, a Tirol lançou, em 2016, 11 produtos tradicionais e quatro produ-tos zero lactose. São eles: creme de leite, doce de leite, achocolatado e leite condensado, os quais atenderam às tendências e às expectativas dos consumidores.

A linha zero lactose teve destaque de vendas em 2016. Esse segmento vem sendo alavancado por consumido-res com incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar do leite e de seus derivados. Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de in-tolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada. Dessa forma, a Tirol também vem investindo muito nessa linha nos últimos anos, a fim de contribuir cada vez mais com a saúde e a alimentação de intolerantes.

Page 12: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

1

2

3456

78

9

Na identi�cação de oportunidades são avaliados, pelo setor de marketing, os recursos internos disponíveis, o grau de complexidade do projeto e a capacidade de gerar vantagem competitiva;

IDENTIFICAÇÃODE OPORTUNIDADE

PESQUISA DE VIABILIDADE ECONÔMICA

Nesta etapa ocorre a busca por novas ideias de produtos para depois solucionar a que melhor se identi�ca com a empresa e que apresenta maiores vantagens competitivas. Entre as fontes importantes de conceito para novos produtos estão colaboradores, clientes, distribuidores, representantes, fornecedores e participação de feiras do setor;

Tendo de�nido o produto, iniciam-se as pesquisas para levantamento de custos de produção e preço de venda, com o intuito de identi�car se o projeto é economicamente viável ou não; DESENVOLVIMENTO

DE TESTE CONCEITONesta fase o teste sensorial em pequena escala é desenvolvido, juntamente com o conceito do produto, tendo como base os dados levantados nas etapas anteriores;

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DO MARKETINGCom a validação e a aceitação do produto, realizam-se estudo e desenvolvimento de estratégias para divulgação do produto junto ao público-alvo;

DESENVOLVIMENTO DO PRODUTOCom os testes de conceito aprovados, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realiza testes em escala industrial para validar o projeto e garantir que o produto atinja os resultados esperados;

TESTE DE MERCADOOs testes de mercado são feitos quando o produto está praticamente concluído e têm como objetivo simular a comercialização, antes de a empresa assumir as grandes despesas de uma introdução efetiva;

LANÇAMENTO DOPRODUTO NO MERCADOCom todas as etapas anteriores validadas, o produto é lançado no mercado. Juntamente são realizadas ações de comunicação para a divulgação do produto; e

VALIDAÇÃO DO PROJETOApós o produto estar no mercado, por aproximadamente um ano, são avaliados o desempenho do produto e a satisfação do cliente.

GERAÇÃO DE IDEIAS

Como um produto Tirol tem origem?Pesquisa e desenvolvimento de produtos

A empresa conta com uma equipe especializada em pesquisa e desenvolvimento (P&D), a qual trabalha para garantir qualidade e competitividade dos produtos Tirol no mercado. O P&D, juntamente com o departamento de marketing da Tirol, está constantemente em busca de produtos inovadores por meio de pesquisas e ten-dências mundiais.

22 23

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 13: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Compromisso com a qualidade A Tirol investe anualmente em novas tecnologias, pro-

cessos, equipe e pesquisas de alto padrão de qualidade. Para garantir um alimento saudável, a empresa realiza procedimentos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com tecnologias mundiais nas linhas de laticínios. Durante todo o processo de ela-boração e fabricação dos produtos são realizados acom-panhamentos e análises.

Os trabalhos de segurança alimentar iniciam no campo, sendo que antes da coleta do leite são realizadas análises físico-químicas. Dessa forma, somente o leite de boa qualidade é coletado. Ao chegar à indústria são realizadas mais de 28 análises, dentre elas físico-químicas, microbiológicas e de fraude para, mais uma vez, garantir somente o recebimento de um leite que atenda aos padrões da legislação vigente e aos padrões internos.

As diretrizes voltadas à qualidade e à segurança ali-mentar são praticadas dentro da empresa e envolvem o programa de Análise dos Perigos e Pontos Críticos

de Controle (APPCC), Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Programas de Autocontrole (PA), os quais respeitam as legislações previstas.

Com base no princípio da precaução, são adotadas ações como suspensão da fabricação, do comércio, do uso do produto ou a interdição parcial ou total desse. Essas medidas visam a cessar a exposição da população a riscos, garantindo, assim, um produto com segurança alimentar.

Esse mesmo processo de cuidados e análises aconte-ce com os fornecedores de ingredientes e embalagens utilizados pela empresa, sendo exigido desses especifi-cação técnica e declaração de metais pesados. Todos os materiais recebidos passam primeiramente por análi-ses de qualidade em pequena escala (no laboratório) e posteriormente em grande escala (na planta industrial). Somente após a aprovação desses ingredientes é que passam a fazer parte do processo de produção dos pro-dutos da Tirol.

24 25

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 14: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Rotulagem dos produtos

Reconhecimento

A rotulagem dos produtos conta com informações que seguem a legislação vigente da Anvisa e do MAPA. Na le-gislação estão descritas as informações pertinentes aos produtos, tais como: modo de conservação antes e após a embalagem ser aberta, lista de ingredientes com suas porcentagens, restrições a alergias, aromatizantes, res-trições alimentares e modo de preparo do produto (leite em pó), sendo que as informações expressas no rótulo são baseadas nas legislações que regem cada produto em seu respectivo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ). Nenhum produto é comercializado sem aprovação do registro de rótulo pelo MAPA e pela Anvisa.

Pelo segundo ano consecutivo, a Tirol conquistou o prêmio Top Of Mind 2016, do jornal Folha de S. Paulo, como Marca Destaque da Região Sul do País. Catego-ria que reconhece empresas e marcas que são líderes de lembrança de marca, independentemente do tipo de produto.

Além de ser a Marca Destaque do Sul, a Tirol também foi premiada em 2016 pelo 15º ano consecutivo no Top Of Mind Santa Catarina, na categoria Leite. Promovido

pelo Instituto MAPA e pelo Diário Catarinense, o evento premiou as marcas catarinenses mais lembradas pelos consumidores.

As premiações comprovaram o quanto a empresa preserva suas ações, trabalha com cuidado, veracidade e, acima de tudo, com respeito aos seus consumidores. Além disso, mostra quão forte é a presença de mercado da marca na região Sul.

26 27

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 15: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Presença de mercado Principais mercados internos atendidos

A força de vendas da Tirol é medida de acordo com a exposição e a relevância que os produtos apresentam em cada estado. Dessa forma, é possível acompanhar o desenvolvimento da marca em todos os estados do Bra-sil. No entanto, os principais mercados concentram-se nos estados do Sul e do Sudeste. No Sul, a marca detém cobertura de 100% em Santa Catarina, 80% no Paraná e 60% no estado do Rio Grande do Sul.

Em 2016, a Tirol deu o primeiro passo para a globali-zação da empresa com o início dos trabalhos de cotação para exportação em países da América Latina, África e Oriente Médio. A meta para 2017 é exportar produtos, como manteiga, leite condensado e leite em pó.

28 29

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 16: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

ENGAJAMENTO

03

Page 17: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Mapa de Stakeholders

Fabio Cesar Dresch Diretor Administrativo e Financeiro

Sempre respeitamos os valores de todos, desde o pro-dutor rural a colaboradores, clientes e consumidores. Afinal, todos fazem parte da história da empresa. Des-sa forma, busca-se firmar parcerias sólidas, estabelecer canais de comunicação coerentes e construir relações de confiança mútua, pautada em valores como respei-to, comprometimento, trabalho em equipe, motivação e honestidade.

Como parte da identidade da Tirol, o relatório de sus-tentabilidade apresenta a todos os colaboradores, clien-tes e interessados, por meio de indicadores, o que era a Tirol, a evolução da empresa e aonde se pretende che-gar, divulgando sempre de forma transparente a gestão empresarial e os impactos das atividades da empresa na sociedade.

A Tirol tem dois grandes patrimônios: o produtor rural e seus colaboradores. Eles são a essência da qualidade dos nossos produtos.

INST

ITUIÇÕES DE ENSINOMEIO AMBIENTEPRODUTOR

CLIENTE

FORNECEDOR

PODER PÚBLICO E

ENTIDADES EMPRESARIAIS

COMUNIDADE FAMILIARES

COLABORADORES E

32 33

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 18: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Para a Tirol, uma empresa é formada essencialmen-te por pessoas. Da mesma forma, acredita que é possí-vel alcançar a excelência por meio do investimento em programas e em ações que valorizem e melhorem ainda mais a qualidade de vida do seu quadro funcional, bem como ofereçam um ambiente de trabalho agradável e condições de desenvolvimento pessoal e profissional para seus colaboradores.

A organização conta com 1.645 colaboradores capacita-dos para enfrentar os constantes desafios e resolvê-los com grande eficácia, seguindo sempre as determinações da Legislação Trabalhista Brasileira e Acordo/Convenções Coletivas do Trabalho.

Colaboradores

34 35

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 19: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Objetivos estratégicos da área de recursos humanos

�Fortalecer a meritocracia, o desenvolvimento e a valorização dos profissionais comprometidos com os resultados da empresa, bem como identificar talentos e promover a retenção e a valorização desses profissionais;

�Elevar o nível de formação técnica e pessoal dos profissionais;

�Conscientizar as pessoas quanto à importância do comprometimento (senso de pertencer/engajamento), orienta-ção para resultados e comunicação dentro da empresa.

Indicadores do quadro funcional

A Tirol contribui de maneira ativa no desenvolvimento econômico e social das regiões de atuação, gerando empregos diretos e indiretos. Em 2016, a organização gerou 1.645 empregos diretos, ou seja, 161 empregos a mais do que em 2015.

2015

1.645 1.484

2016

2015

2016

2,89%

1,43%

1.015

630

De 30 a 50 anos

Mais de 50 anos

Até de 30 anos

828

736 81

3,07%2,61%

2015

2016

colaboradoras entraram emlicença-maternidade39 2015

24 19

2016

Quantidade total de colaboradores Quantidade de empregados por faixa etária

Quantidade de colaboradores em 2016(por gênero)

Índice de absenteísmo geral(média anual)

Quantidade de colaboradores portadores de necessidades especiais

Colaboradoras em licença-maternidade

Média anual de rotatividade(média anual em 2016)

Além da geração de empregos, a Tirol também acredi-ta na importância da inclusão no mercado de trabalho. Inserindo pessoas especiais em seu quadro de colabo-radores a empresa colabora com o desenvolvimento do cenário social e psicológico.

36 37

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 20: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Brindes

Em 2016, foram distribuídos brindes aos colaboradores referentes ao Dia do Trabalhador e ao Natal.

Vacinação contra gripe H1N1

338 colaboradores vacinados contra a gripe em 2016.

Jornal interno

O setor de marketing, juntamente com o setor de re-cursos humanos, confecciona um jornal interno trimes-tral com todas as atividades realizadas nas unidades da empresa.

A entrada no mercado de trabalho Programa Menor Aprendiz

Tempo de empresa

Além de permitir a troca de experiências entre os co-laboradores da empresa como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias, o estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno porque alia na prática conteú-dos acadêmicos. E a Tirol valoriza esse início no merca-do profissional por meio de estágios nas mais diversas áreas de trabalho.

O Programa Menor Aprendiz busca promover a inclu-são social, a retenção escolar e combater o trabalho in-fantil, inserindo jovens no mundo do trabalho por meio da qualificação profissional. Em 2016, 59 menores apren-dizes trabalharam na Tirol.

Alinhada ao desenvolvimento contínuo, a Tirol tam-bém promove e subsidia oportunidade de capacitação e desenvolvimento dentro da empresa. Em 2016, foram realizadas 4.034,51 horas de treinamento de liderança e 25.377,28 horas de treinamentos operacionais. Fechando 21,81 horas/treinamento por colaborador de liderança e 17,24 horas/treinamento por colaborador operacional.

Os programas implementados para aperfeiçoar as ha-bilidades dos colaboradores em 2016 foram: Formação de Líderes Tirol (FLT); Diálogo Tirol (DT); Plano de Desen-volvimento Individual (PDI) - Avaliação de Atendimento: Coaching; Programação Neolinguística (PNL); Dale Car-negie; e SESI - Treinamentos Comportamentais.

A Tirol é grata por todos os colaboradores que fazem parte da empresa, os quais compartilham seu conheci-mento, sua experiência e sua entrega a cada dia. Portan-to, a empresa também busca oferecer diferentes incen-tivos que reforcem e retribuam o ofício e proporcionem um ambiente de trabalho cada vez mais agradável.

�Ticket Alimentação;

�Seguro de vida;

�Plano de Saúde – Unimed.A Tirol acredita que as pessoas em contínuo desenvolvimento são a principal engrenagem para a realização dos objetivos da organização. Ao encontro disso, investe no auxílio à educação, seja graduação, pós-graduação, cursos diversos ou congressos de diferentes áreas.

Nível superior

Nível técnico

31

21

10

Ensino fundamental incompleto

Ensino fundamental completo

Ensino médio incompleto

Ensino médio completo

Superior incompleto

Superior completo674

75

253321

214

108

1.645

59

2016

Até 1 ano

De 1 a 5 anos

De 5 a 10 anos

De 10 a 15 anos

De 15 a 20 anos

De 20 a 25 anos

De 25 a 30 anos

1.645

487

69

9

251

117

51 31 9

Número de estágios concedidos pela Tirol em 2016

Escolaridade

Treinamentos Benefícios

Pessoas beneficiadas com o primeiro emprego (menores aprendizes)

38 39

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 21: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Saúde e segurança no trabalho

No que se refere à saúde e à segurança, a Tirol toma todo o cuidado necessário para preservar a integridade física de seus colaboradores. Por isso, investe em treina-mento e instruções sobre prevenção e segurança. Além disso, a empresa também oferece uniforme e Equipa-mentos de Proteção Individuais (EPIs) necessários para cada atividade.

De acordo com a Norma Regulamentadora 04 (NR 04), a Tirol também conta com uma equipe especializada em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) formada pelo seguinte quadro de profissionais: médico do trabalho, enfermeira do trabalho, engenhei-ra de segurança no trabalho, técnico de segurança no

trabalho, fonoaudióloga e fisioterapeuta. Esses profis-sionais trabalham para avaliar e controlar situações de risco, bem como apurar causas e implantar medidas de segurança a fim de proporcionar um ambiente de tra-balho mais seguro e saudável por meio da redução de acidente e doenças ocupacionais.

A empresa também mantém colaboradores treinados para repassar a ginástica laboral e tem como norma interna a participação de 100% de seus colaboradores para aplicação desse programa, o qual tem como obje-tivo prevenir doenças ocupacionais por meio de exercí-cios específicos conforme repasse da fisioterapeuta da empresa.

Taxas e lesões

A Tirol investe em treinamentos, campanhas e con-dições necessárias para a realização do trabalho. Como consequência, vem registrando baixas taxas de lesões e doenças ocupacionais. Da mesma forma, as ocorrências de doenças ocupacionais, acidentes e/ou incidentes são investigadas para apurar as causas e a implantação de medidas de segurança para que as ocorrências não se

repitam.

Em 2016, foram registrados 37 acidentes típicos e seis acidentes de trajeto, os quais foram comunicados ao Ins-tituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ainda no mesmo ano, não foram contabilizados casos de doenças ocupa-cionais nas unidades da empresa.

Além das iniciativas descritas anteriormente, são rea-lizadas ações globais para reduzir o número de aciden-tes e doenças ocupacionais:

�Integração para prestadores de serviços e colabo-radores;

�Treinamentos específicos;

�Diálogo Diário de Segurança (DDS);

�Ginástica laboral;

�Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);

�Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Tra-balho (SIPAT);

�Campanha de vacinação contra a gripe; e

�Participação do SESMT nas fases dos projetos de implantação de novas fábricas, layout, processos e aquisição de máquinas para a gestão adequada dos riscos.

UNIDADE CAT TÍPICO TRAJETO ACIDENTE SEM AFASTAMENTO

ACIDENTE COM AFASTAMENTO DIAS PERDIDOS

Chapecó 02 02 - - 02 12

Trindade do Sul 01 01 - - 01 07

São Domingos 01 01 - - 01 02

Matriz 08 03 05 03 05 26

Linha Caçador 31 30 01 05 26 136

40 41

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 22: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A CIPA trabalha em conjunto com o Serviço Espe-cializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) a fim de oferecer ao colaborador co-nhecimento sobre segurança, doenças relacionadas ao trabalho e prevenção de acidentes.

Na Tirol, a CIPA está presente na matriz e nas unida-des de Linha Caçador e Chapecó, a qual é composta por membros dos colaboradores e do empregador, sendo que o empregador indica os componentes e os colabo-radores devem escolher por meio de eleição.

O número de componentes da CIPA está previsto na NR 05 Quadro 01, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, dimensionado por classificação de atividades e número de funcionários nela existente. Os membros dessa comissão participam de reuniões mensais, inspe-

ções, participação em grupos de melhoria, execução de campanhas, realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), dentre outras ações.

As práticas de saúde e segurança estão de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Traba-lho e Emprego. Dentro desse requisito, a Tirol investiu, em 2016, em cursos específicos para a equipe técnica de trabalho em altura, espaço confinado, Brigada de Emer-gência, CIPA, operador de empilhadeira e transpaleteira, operação de elevador de carga e operação de ponte ro-lante e talha.

Brigada de Emergência

Na Tirol, a Brigada de Emergência é composta por um grupo de colaboradores voluntários, os quais são previa-mente treinados, organizados e capacitados para rea-lizar atendimento em situações de emergência dentro do local de trabalho, tais como: prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacua-ção de área. A Brigada de Emergência está presente na matriz e nas unidades de Linha Caçador e Chapecó, que possuem maior número de colaboradores e um maior grau de risco.

UNIDADE EMPREGADOR COLABORADORES

Efetivos Suplentes Efetivos Suplentes

Treze Tílias | Linha Caçador 04 04 04 04

Treze Tílias | Matriz 06 05 06 05

Chapecó 04 04 04 04

Treinamento e segurança

42 43

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 23: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

�Supervisor em Trabalho em Altura: carga horária de 40 horas, estabelecendo requisitos mínimos e as medidas de proteção no trabalho em altura, envol-vendo o planejamento, a organização e a execução de forma a garantir a segurança e a saúde dos tra-balhadores envolvidos direta ou indiretamente com essa atividade;

�Supervisor de Entrada em Espaços Confinados: car-ga horária de 40 horas, estabelecendo requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, a avaliação, o monitoramento e o controle de riscos existentes de forma a garantir permanentemente a segurança e a saúde dos tra-balhadores que interagem direta ou indiretamente nesses espaços;

�Curso Internacional de Emergências com Amônia: carga horária de 16 horas, estabelecendo as normas internacionais do comportamento real do químico em campo, suas reações químicas e tipos de fugas e vazamento;

�Curso de Operação de Segurança de Ponte Rolan-te/Talha: carga horária de 12 horas, estabelecendo

requisitos mínimos a operar de forma segura e efi-ciente pontes rolantes, uniformizando procedimen-tos para inspeção, manutenção e conservação des-ses equipamentos; e

�Curso de Operação de Segurança de Elevador de Car-ga: carga horária de 12 horas, estabelecendo requi-sitos mínimos a operar de forma segura e eficiente elevador de carga, padronizando procedimentos para inspeção, manutenção e conservação desses equipamentos.

Tendo como matéria-prima o leite, a Tirol tem o pro-dutor à frente do processo produtivo. A preocupação da empresa na qualidade do leite está diretamente inter-ligada com o produtor, sendo que técnicos da Tirol es-tão diariamente fomentando, auxiliando e monitorando as atividades que prezem pelas boas práticas agrope-cuárias, com responsabilidade social, em acordo com o bem-estar animal e preservação do meio ambiente. Além disso, a empresa investe em novas tecnologias e na frequente qualificação dos profissionais que traba-lham no campo e nas indústrias, o que permite que a Tirol desenvolva um trabalho ainda melhor com seus stakeholders.

Em 2016, a empresa melhorou os indicadores da quali-dade do leite recebida principalmente em Contagem Pa-drão em Placas (CPP) e, com isso, provou mais uma vez a sua preocupação com a cadeia do leite e, especialmente, em preservar a saúde dos consumidores e participar do desenvolvimento de uma sociedade onde os valores mo-rais e éticos sejam o estandarte do sucesso.

Produtores rurais

44 45

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 24: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Valter Antônio BrandaliseDiretor de Expansão e Política Leiteira

O leite vem crescendo muito em importância no agro-negócio brasileiro respondendo por uma expressiva fatia do Produto Interno Bruto (PIB) de muitos municípios, e deixou de ser a segunda atividade para ser uma das principais fontes de rendas em muitas propriedades no Brasil.

Além de sua importância nutritiva, o leite desempe-nha um relevante papel social com ênfase na geração de empregos no campo e também pela extensão da cadeia produtiva em muitos outros setores da sociedade, ge-rando renda a milhares de pessoas.

A produção de leite no Brasil vinha numa crescente até o ano de 2014, mas eventos como a baixa rentabilida-de, fatores climáticos e queda no consumo provocaram uma retração na produção em 2015 e 2016.

Poucos estados conseguiram resultados positivos, como é o caso de Santa Catarina, que alavancado por investimentos em novas plantas, assistência técnica, melhoramento genético do rebanho, combinado com o trabalho e a dedicação do produtor e das indústrias, acabaram criando um cenário positivo, apesar das difi-culdades.

A Tirol trabalha diariamente para garantir a melhoria contínua da qualidade do leite.

Para isso, oferece suporte técnico a todos os produto-res, investe em programa de pagamento pela qualidade do leite e remunera o produtor pelo seu esforço e inves-timento em qualidade de matéria-prima e sanidade do rebanho.

A parceria entre a Tirol e seus produtores de leite comprovadamente está dando certo, trazendo resulta-dos positivos na qualidade do leite, na produtividade e, principalmente, na segurança alimentar. Todas nossas ações são voltadas para oferecer produtos de qualida-de e sabor aos nossos clientes e consumidores, os quais acreditam no compromisso que temos com a saúde, bem-estar e segurança de nossos produtos.

Além dos ganhos econômicos, a busca pela qualida-de do leite envolve ganho nas esferas social e de saúde. A melhoria de qualidade da matéria-prima aumenta a produtividade e a rentabilidade para o produtor e para a indústria, além de garantir a segurança dos alimentos e, em especial, a saúde dos consumidores.

A Tirol busca a melhoria contínua da qualidade do lei-te, por isso o processo de qualidade acontece desde a seleção do material genético, da preservação do solo, investimento em instalações e equipamentos, alimenta-ção do rebanho e higiene de ordenha.

Além disso, a empresa conta com um sistema de pa-gamento por qualidade do leite totalmente estruturado para dar suporte e reconhecimento financeiro aos es-forços de seus produtores quanto à qualidade da maté-ria-prima entregue à indústria. Assim, além do produtor adequar o seu manejo às melhores condições técnicas, agregará valor à sua matéria-prima entregue, receben-do incentivo financeiro no pagamento do leite.

A qualidade do leite

46 47

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 25: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

O projeto Mais Leite Saudável Tirol objetiva sanar a demanda por assistência técnica e qualificação da mão de obra no campo, de produtores de leite ligados à em-presa. O trabalho é desenvolvido com foco específico nos parâmetros de qualidade especificados pela IN 62/2011 para a Contagem Padrão em Placas (CPP) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Nas visitas técnicas os pontos abordados são: mastite, obtenção higiênica do leite – manejo de ordenha, qualidade da água, higienização e limpeza de equipamentos e instalações, armazenamen-to e resfriamento do leite, dentre outros.

No ano de 2016, mais de 2.675 famílias produtoras de leite foram beneficiadas com o projeto e apresentaram adequação e melhoria dos parâmetros de CPP e CCS.

Assistência técnica

A visita é conduzida pelo técnico de campo com fre-quência mínima de visitação in loco de 60 dias, sendo a duração dessas visitas de 30 minutos a duas horas, o que dependerá da necessidade identificada, devido às dife-rentes realidades e perfis encontrados por propriedade, permitindo, dessa forma, trabalhar as individualidades de cada uma.

O critério de seleção é baseado no histórico de quali-dade do leite dos últimos três meses desses produtores, os quais apresentaram maiores dificuldades de adequa-ção dos parâmetros de qualidade àqueles estipulados pela IN 62/2011, especificamente a CPP, sendo esse pa-drão trabalhado de 300 mil ufc/ml, em 2016, e 200 mil ufc/ml para seleção 2017. E CCS em que foi trabalhado para ambos os anos, como parâmetro de padrão para seleção 500 mil células/ml.

Benefícios do programa

Por meio do projeto, a Tirol pretende garantir a sus-tentabilidade do fornecimento de seu mix de produtos e estreitar os laços com o produtor, bem como oportuni-zar aos mesmos melhores condições socioeconômicas e de sustentabilidade na cadeia leiteira. Ao encontro disso, o programa trabalha pela busca constante da qualidade, a qual envolve diversos fatores que vão além dos ganhos econômicos para toda a cadeia do leite. Esses fatores envolvem ganhos em esfera econômica, social e saúde.

A melhoria de qualidade da matéria-prima aumen-ta a produtividade e rentabilidade para o produtor e a indústria, além de garantir a segurança dos alimentos e, principalmente, a saúde dos consumidores. A curto prazo espera-se, com o projeto Mais Leite Saudável, a adequação aos padrões de qualidade dos produtores vinculados à Tirol. Em médio, melhorar índices socioe-conômicos garantindo maior rentabilidade ao produtor rural, aumentando suas condições de sustentabilidade na cadeia leiteira, mitigando fatores críticos hoje do se-tor agropecuário, como o êxodo rural. E, em longo prazo, garantir a sustentabilidade do fornecimento de produ-tos com qualidade e segurança alimentar, melhorando, assim, índices de saúde pública, tanto pela segurança dos produtos que chegam ao consumidor quanto na melhoria das condições de trabalho para os produtores rurais no campo.

Para o ano de 2017, dentre as famílias produtoras de leite beneficiadas pelo projeto, espera-se promover a melhoria continuada da matéria-prima baseada nos parâmetros de Contagem de Células Somáticas e Contagem Padrão em Placas.

Programa Mais Leite Saudável

48 49

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 26: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

SELEÇÃO DEFORNECEDORESCOM BASE NAQUALIDADE DO LEITE

1 2

3

4

5

6 7

ORIENTAÇÕES TÉCNICASVisitas in loco com orientação sobre manejo, alimentação, sanidade, reprodução, melhoramento genético, controle leiteiro, instalações e mercado lácteo;

3ª ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA Nas unidades produtivas, a matéria-prima passa por

mais três baterias de testes laboratoriais até o envase do produto. Tudo isso para garantir que não ocorram falhas

no processo.

1ª ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO LEITEE SUA COLETA PELO TRANSPORTADORTestes rápidos realizados na casa do produtor para averiguar a estabilidade do leite. Acaso este não estiver nos parâmetros que a empresa deseja, o leite não deverá ser coletado. Também é coletada uma amostra do leite do resfriador para rastreamento e controle. Essa amostra é acondicionada em resfriador de amostras especí�co para conservar a qualidade conforme o momento da coleta;

2ª ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA,RECEBIMENTO E RESFRIAMENTONA FILIALOs laboratoristas são responsáveis por analisar a qualidade e a estabilidade do leite na plataforma. Os casos suspeitos são rastreados e descartados;

TRANSPORTEPARA INDÚSTRIAO transporte é realizado em caminhões que possuem sistema isotérmico com escala de logística de�nida pela Tirol;

ORDENHATécnicas de ordenha repassadas ao produtor, como pré e pós-dipping, higiene na limpeza de ordenha e equipamento, sanitização utilizando produtos especí�cos para cada tarefa;

Rastreabilidade do leite até a indústria

Compromisso com o produtor rural

O trabalho realizado em parceria com o produtor bus-ca torná-lo um empreendedor rural. E para isso, a Tirol, por meio da sua equipe de fomento, presta suporte para que ele tenha sucesso em sua atividade e permaneça no campo com rentabilidade, produzindo matéria-prima com excelência de qualidade.

A equipe de campo da Tirol é composta por engenhei-ros agrônomos, médicos veterinários, técnicos em agro-pecuária e administradores, a qual é preparada para dar atendimento igualitário aos grandes, médios e pequenos produtores de leite, bem como apresentar a eles novas tecnologias, opções para redução de custos de produção e tantas alternativas que auxiliem as propriedades a se tornarem rentáveis e preparadas para a sazonalidade da economia brasileira e mundial.

50 51

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 27: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Entre as atividades de assistência técnica do Fomento Tirol estão:

�Acompanhamento da ordenha: orientações sobre as técnicas de manejo dos animais repassadas ao pro-dutor no momento da ordenha, como pré-dipping, pós-dipping e aferição de equipamentos;

�Planejamento forrageiro e ajuste de dietas: orientação de planejamento sobre o plantio de áreas de pas-tagens destinadas à produção de silagens e rações para a alimentação do rebanho durante todo o ano. Com o ajuste das dietas, é possível proporcionar a alimentação na dosagem exata para cada lote de animais;

�Controle leiteiro: acompanhamento da vida produti-va do animal, bem como da produção diária de leite e qualidade do leite produzido;

�Melhoramento genético: ocorre por meio de avalia-ção técnica individual do rebanho. A análise dessas

A Tirol oferece a seus produtores oportunidades e incentivos para reduzir custos, otimizar as receitas na propriedade e promover a sucessão familiar, destacando a melhoria contínua da qualidade do leite. Alguns meca-nismos disponibilizados pela Tirol a seus produtores são:

�Incentivo ao resfriamento: com este bônus de in-centivo, o produtor substitui o tanque resfriador de expansão direta, reduzindo o custo com energia elétrica e conservando a qualidade do leite. O apoio acontece enquanto o produtor permanecer vincu-lado à Tirol por meio da destinação de 1,5 centavos por litro de leite entregue;

�Incentivo à sanidade: os produtores que possuem suas propriedades certificadas livres de tuberculose e brucelose, conforme o Programa Nacional de Con-trole e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT/2006), recebem o incentivo monetário de 3 centavos por litro de leite produzido, como forma de premiação e reconhecimento pelo status sanitário;

�Compra de insumos na conta do leite: com essa moda-lidade de compra, o produtor adquire os principais insumos utilizados na produção de leite, sendo que

Valorização da parceria com o produtor

informações resulta na escolha do sêmen ideal para a fertilização de cada animal, levando em conside-ração o pedigree, consanguinidade e heterose indi-vidual;

�Orientações globais: são diretrizes repassadas aos produtores no que tange à implantação e à cons-trução de instalações adequadas à produção leiteira, em sintonia com a legislação ambiental. Os produ-tores são orientados ainda com práticas agronômi-cas que visam à conservação do solo por meio de adoção de técnicas como o plantio direto, adubação verde, rotação de culturas, manejo integrado do solo e da água, recuperação de matas ciliares e integra-ção lavoura/pecuária. O controle sanitário também é trabalhado. A prevenção é a forma utilizada para reduzir as ocorrências de doenças nos animais; e

�Manejo sanitário preventivo: os médicos veterinários elaboram em conjunto com os produtores os calen-dários anuais de vacinação, com objetivo de prevenir o surgimento de doenças e garantir a sanidade do rebanho por meio da adoção de práticas modernas e seguras.

52 53

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 28: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

o pagamento pode ser feito de forma parcelada, de acordo com os vencimentos das faturas do lei-te entregue. O pedido do insumo pode ser feito nas unidades em que o produtor entrega o leite ou até mesmo em conversa com o transportador que faz a coleta do leite diretamente na propriedade, ou tam-bém por meio dos técnicos e gerentes das unidades;

�Noite de Negócios: os eventos são realizados com o objetivo de oferecer aos produtores insumos utili-zados na produção agropecuária em condições co-merciais facilitadas, com descontos e parcelamento, auxiliando os produtores no planejamento de suas aquisições e fluxo de caixa;

�Compra com desconto: o produtor recebe o valor re-ferente à sua produção diretamente na conta ban-cária. A nota fiscal é encaminhada diretamente para a sua casa por meio do transportador que recolhe o leite, gerando comodidade e praticidade;

�Informativo Tirol: é uma ferramenta de comunicação direta com os produtores rurais, a qual aborda as-suntos pertinentes ao campo, à economia, às novi-dades do setor, do mercado e da própria empresa. Produzido pela equipe de fomento em parceria com o marketing da Tirol, há 16 anos tem circulação bi-mestral e é entregue diretamente para cada produ-tor de forma gratuita;

�Capacitação: a Tirol oferece também, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Se-nar SC), cursos de capacitação. Em 2016, foram rea-lizados 147 eventos visando à formação profissional rural nas áreas de qualidade do leite, controle, ensi-lagem, produção e manejo de pastagens e animais, objetivando melhorar a qualidade do leite recebido na indústria e aumentar a lucratividade na explora-ção leiteira;

�Programa ATG: o projeto Assistência Técnica Geren-cial (ATG), realizado em parceria com o Senar SC, tem por objetivo, juntamente com a Tirol, selecionar

produtores nos quais se identifica um potencial de crescimento e desenvolvimento futuro. Propriedades nas quais trabalham com a sucessão familiar, assim desenvolvendo o trabalho de gestão da propriedade. O objetivo é tornar as propriedades cada vez mais rentáveis e eficientes. Em 2016, foram atendidos 375 produtores no programa. As visitas são realizadas mensalmente por um instrutor do Senar nas proprie-dades. O objetivo, para 2017, é continuar realizando o trabalho para que os produtores continuem crescen-do e desenvolvendo sua empresa rural;

�Programa Tirol/Alltech “On Farm”: em parceria com a Alltech, a Tirol desenvolveu o projeto On Farm, sendo que, em 2016, foram acompanhadas 119 pro-priedades com o objetivo de gerar informações zoo-técnicas, melhoria contínua na qualidade do leite e melhor conversão alimentar buscando tornar a ati-vidade cada vez mais rentável;

�Programa Leite Legal: desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar SC), o projeto oportuniza aos produtores apren-dizados teóricos e práticos de qualidade do leite, manejo e sanidade animal, dentre outros assuntos, além de visitas técnicas com a avaliação individual da propriedade, considerando o histórico de quali-dade da propriedade e seus índices zootécnicos. Se a propriedade não apresentar melhoria contínua, ela receberá nova visita e orientação;

�Sistemas de irrigação: sistemas de irrigação e uso consciente da água vêm tornando-se cada vez mais frequentes nas propriedades. Esse sistema busca garantir pastagens com um nível nutricional e qua-lidade bromatológica mais estáveis, o que permite uma qualidade superior do leite;

�Programa Mais Leite Saudável Tirol: o projeto visa à melhoria da qualidade do leite entregue pelos pro-dutores, os quais serão acompanhados e capacita-dos durante um ano, no qual serão abordados pon-tos como: mastite e obtenção higiênica do leite; e

�Palestras técnicas, dias de campo e reuniões com pro-dutores: são eventos organizados e realizados pela equipe de fomento com o objetivo de replicar e di-fundir tecnologias agropecuárias, promovendo a in-teração entre a extensão agropecuária.

54 55

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 29: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Quantidade de palestras/dias de campo/reuniões com produtores e cursos com o Senar realizados em 2016

Fornecedores

Palestras/Dias de Campo/Reuniões (total: 98)

Chap

ecó

Cursos Senar (total: 147)

São

Carlo

s

Caib

i

São

J. O

este

Des

cans

o

São

J. C

edro

Doi

s V

izin

hos

Boa

Vis

ta d

o B

uric

á

Trin

dade

do

Sul

Ipum

irim

Perit

iba

Pin

halz

inho

Rio

das

Ant

as

Rio

do

Oes

te

São

Dom

ingo

s

Tang

ará

Tape

jara

Trez

e Tí

lias

Goi

ás

6

87

9

43

6

0 0

6

11

26

7

54

2

19

9

18

3

5

9

21 1 1

2

4

18

3

8 8

10 0

4

23

2

56 57

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 30: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

André Rofner Diretor de Logística e Suprimentos

A Tirol tem uma grande preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade em suas diferentes dimensões. Por isso, vem trabalhando assiduamente em programas dentro da cadeia produtiva e em ações que promovem o meio em que está inserida.

Além disso, ao longo dos anos a empresa vem investindo constantemente na otimização da estrutura logística a fim de facilitar a distribuição dos produtos, atender às necessidades dos clientes e diminuir os impactos ambientais do transporte.

Área de suprimentos

Controle dos materiais fornecidos

Em 2016, a área de suprimentos manteve seu proces-so de compras por meio de procedimentos alinhados às práticas de identificação, qualificação, seleção e avalia-ção dos fornecedores contratados. São priorizados os fornecedores que, além dos quesitos técnicos, trabalhis-tas, financeiros e condições adequadas de preço e quali-dade, também apresentem práticas de sustentabilidade.

Para o cadastramento dos mesmos é necessário que ele envie o material técnico para a área responsável rea-lizar um teste e assim comprovar a eficiência do mate-rial e as características desejáveis. Após isso, é enviado um questionário de autoavaliação aos fornecedores. Como retorno desse questionário junto à avaliação do desempenho, o fornecedor passa a fazer parte da lista de fornecedores da Tirol.

A Tirol tem uma grande preocupação com os materiais recebidos na empresa. Por isso, para fazer parte da lista de fornecedores da organização, a empresa fornecedora precisa atender aos padrões estabelecidos para garantir os principais requisitos de qualidade e segurança aos co-laboradores, clientes e consumidores.

Além disso, no ato do recebimento, o almoxarifado confere todos os itens. No caso de divergência, o setor de compras avalia a gravidade do problema conforme os créditos estabelecidos e emitem cartas de orientação, de advertência ou de suspensão. Da mesma forma, é es-tabelecido um prazo para que os fornecedores respon-dam à carta com uma correção.

58 59

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 31: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Cuidados com o transporte RelacionamentosO transporte é uma peça fundamental no ramo da lo-

gística, pois é por meio dele que o produto finalizado sai da indústria e chega até clientes e consumidores com segurança e qualidade, respeitando o próximo e obede-cendo as regras instituídas.

Para que os mais de 200 produtos da marca cheguem até seu destino na hora certa e no local correto, da ma-neira mais segura possível e com menor custo, a Tirol atua de forma estratégica por meio do setor de logística da empresa, a qual administra cerca de 700 transporta-dores. Estes, fazem o transporte dos produtos finais de

todas as unidades produtivas da Tirol até os centros de distribuição ou pontos de vendas.

Para diminuir os impactos ambientais de transporte em todo o Brasil é orientado que os transportadores ad-quiram caminhões e ônibus com pouco tempo de uso ou novo e com Arla, que consiste em um despoluente que vai ao combustível.

Em 2016, foi dado sequência no projeto cabotagem, o qual consiste na navegação entre portos marítimos de um mesmo País. Esse projeto foi implantado com o ob-jetivo de atender às regiões Norte e Nordeste, introdu-zindo no mercado dessas regiões produtos da linha seca e refrigerada a fim de contribuir com a diminuição dos impactos ambientais, com a redução de custos e ampliar a segurança dos produtos Tirol.

60 61

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 32: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Adalberto RofnerDiretor Executivo Comercial

Trabalhamos em prol de relações sustentáveis com nossos colaboradores e com nossos clientes por meio do bom relacionamento dos setores da Tirol com os setores dos clientes correlacionados, bem como garantir a rea-lização de ações sustentáveis que envolvem a produção de matéria-prima, a qualidade dos produtos, o relacio-namento com a comunidade, a preservação ambiental, o gerenciamento dos processos industriais, administra-tivos e comerciais.

Para isso, além de ser comprometida com a excelência dos processos da cadeia leiteira, a Tirol treina sua equipe comercial com ações e foco nos negócios, aproveitan-do as melhores oportunidades, bem como busca apoiar e incentivar as ações dos clientes relacionadas com a sustentabilidade ambiental e com práticas de vida mais saudáveis.

A Tirol também promove ações de responsabilidade social, como o projeto Tirolzinho Transforma, o qual tem por objetivo levar à população conhecimento sobre boas práticas ambientais.

É uma forma de a empresa retribuir aos consumidores o reconhecimento e a fidelidade para com a marca e de cumprir com o seu papel social.

Clientes

A Tirol busca intensificar a relação de parceria com os clientes principalmente por meio da atuação da área co-mercial. Por isso, realizam-se pesquisas com os clientes visando a desenvolver soluções personalizadas. Críticas e sugestões são acolhidas por meio de reuniões, visita-ção ou via Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e pelo e-mail [email protected]. Além disso, a fim de identificar as oportunidades e antecipar as necessidades dos clientes, a empresa desenvolve visitas diretas como forma de negócio.

Da mesma forma, a empresa busca continuamente a inovação e melhorias de seus processos por meio de projetos que impactam diretamente na segurança e na qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.

62 63

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 33: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Atendimento aos consumidores

A Tirol tem uma grande preocupação com o atendimento ao cliente e ao consumidor, pois considera esse um fator muito relevante para a empresa. Por isso, busca sempre repassar informações verídicas e sanar as dúvidas da comunidade. Dessa forma, a empresa trabalha de acordo com as normas jurídicas e atende a todas as solicitações de pedidos, prestações de informações e apresentações de documentos, estando em conformidade com a legislação vigente.

74.3

87,

85

litr

os*

01 não conformidade*

* Em 2016, a cada 74.387,85 litros de leiteproduzidos ocorreu uma não conformidade.

...

X

A empresa possui o canal de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que possibilita a comunicação com os consumidores e os clientes da Tirol. Além disso, também disponibiliza redes sociais como Facebook e Instagram para interação com a comunidade de modo geral.

Em 2016, o SAC compilou 9.679 atendimentos relacionados à solicitação de informações, caso de não conformidade, troca de produtos e dúvidas. Os atendimentos do SAC são importantes para que a Tirol possa melhorar ainda mais seu controle de qualidade, além de estreitar a comunicação com seus clientes e conquistar a confiança de seus consumidores.

64 65

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 34: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

MEIO AMBIENTE

04

Pensar em sustentabilidade ambiental é pensar no fu-turo das próximas gerações e buscar estratégias para que o meio ambiente não sofra com resíduos tóxicos, que a água devolvida ao meio ambiente tenha uma boa qualidade e que materiais recicláveis tenham um desti-no correto.

Da geração de energia até o tratamento da água, a Tirol busca métodos eficazes, não apenas para garantir o crescimento por meio do equilíbrio econômico, mas também para que as próximas gerações não sofram com agressões ambientais. Por meio dessas políticas, a Tirol também incentiva seus stakeholders a preservarem o meio ambiente.

Page 35: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Fernando Bertoti Diretor de Produção

Operacional e Alimentação

Na Tirol, a sustentabilidade ambiental se faz presen-te no dia a dia, nos processos produtivos por meio da otimização do consumo de água, na redução constan-te de geração de efluentes e a mitigação de impactos ambientais a partir de procedimentos, como recicla-gem, economia de energia e destinação certa dos resí-duos provenientes dos processos produtivos, bem como acompanhamento de indicadores ambientais.

Em 2016, o compromisso socioambiental esteve efeti-vamente presente na estratégia da organização fazendo parte da missão da empresa. Com isso, o compromisso da Tirol com a sustentabilidade aumenta de forma com que todos os projetos sejam pensados para não gerar ou minimizar cada vez mais os impactos ambientais, e dessa forma apresentar resultados positivos.

Gestão de materiais

Reciclagem

Em seu processo produtivo, a Tirol utiliza na fabrica-ção dos principais produtos e serviços 100% de mate-riais recicláveis, possibilitando benefícios econômicos e sociais, uma vez que proporciona a recuperação de ma-térias-primas e recoloca-as no ciclo de consumo, geran-do emprego e renda para fornecedores e cooperativas. Ambientalmente, essa ação reflete em redução signifi-cativa de resíduos em aterros.

A reciclagem é muito importante para a sustentabi-lidade e saúde do nosso planeta, além de ser uma das formas de minimizar a quantidade de resíduos gerada no mundo.

Dentro da Tirol, a reciclagem inicia com a separação do lixo plástico e cartonado nas lixeiras de coleta seleti-va devidamente identificadas dentro da indústria, para facilitar o tratamento dos resíduos na central de com-pactação.

Os resíduos depositados nas lixeiras são coletados pe-los motoristas da coleta de resíduos e encaminhados para a central de reciclagem, onde é feita mais uma se-paração minuciosa dos resíduos plásticos e cartonados, posteriormente classificados e separados para compac-tação.

Após classificação, os resíduos são compactados em prensas até a formação de blocos para facilitar o trans-porte dos mesmos. O material reciclado é destinado às cooperativas de reciclagem.

Esse procedimento está alinhado diretamente com os objetivos da Lei 12.305/2010, que dispõe sobre objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sóli-dos, incluídos os perigos, as responsabilidades dos gera-dores, do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.

68 69

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 36: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Água

Biodiversidade

Habitat protegido

A Tirol valoriza o maior bem da humanidade: a água. Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. E é pensando nisso que a empresa continua investindo em tecnologia e buscando projetos de reutilização da água e cuidados com o meio ambiente.

Em 2016, a Tirol deu continuidade ao seu projeto de redução de consumo de água e efluentes por meio da otimização do uso da água nos processos de limpeza e conscientização da mesma.

Todos os projetos desenvolvidos pela empresa fazem com que a qualidade da água devolvida ao meio am-biente mantenha o padrão de lançamento, com o méto-do de tratamento em lagoas.

A Unidade Produtiva de Linha Caçador possui 42.000 m² e a Unidade Produtiva de Chapecó 2.000 m². Por meio de recursos sustentáveis, a Tirol trabalha para minimizar os impactos significativos existentes em suas atividades produtivas. Os principais impactos são: a emissão at-mosférica, a utilização de combustíveis, além dos outros resíduos produzidos que não ocorrem naturalmente no habitat, como efluente tratado líquido e resíduos sólidos (gordura e material reciclado).

A Lacticínios Tirol possui uma área protegida de 187.550 m² localizada no município de Ibicaré (SC). Esse habitat protegido está dividido em dois terrenos, pos-suindo uma nascente que desemboca no Rio Estreito, que corta a propriedade.

Além desse ambiente protegido, a Tirol também pos-sui uma área de 48.000 m² de Área de Preservação Per-manente (APP) e Reserva Legal.

A Tirol possui um total de 235.550 m² de APP, Reserva

Legal e compensação ambiental.

70 71

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 37: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Comunidade

Tarso DreschDiretor Executivo Industrial

As comunidades de entorno são foco para os investi-mentos sociais da Tirol. Além de contribuir ativamente na geração de empregos diretos e outros milhares de empregos indiretos, a Tirol contribui ativamente no de-senvolvimento econômico e social nas regiões de atua-ção, influenciando diretamente na economia e na arre-cadação.

Para isso, a empresa oferece aos produtores de leite assistência técnica por meio da equipe de fomento da Tirol, a qual trabalha diretamente no campo focada na sustentabilidade do produtor com ações direcionadas à melhoria da renda nas propriedades rurais.

Outra ação é a redução dos impactos ambientais por parte da empresa. Além dos projetos de redução do con-sumo de água, efluentes e energia elétrica, a Tirol tam-bém trabalha com ações direcionadas à sustentabilidade ambiental.

Com essas ações, a Tirol influencia diretamente na qualidade de vida dos moradores das cidades e, sobre-tudo, dos colaboradores, contribuindo na redução da de-sigualdade social.

A empresa procura crescer juntamente com a comunidade, buscando melhorar a qualidade de vida e incentivando o de-senvolvimento, principalmente da cadeia produtiva.

72 73

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 38: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Ações

A Tirol cumpre sua responsabilidade social por meio de projetos sociais e campanhas institucionais. Dessa forma, a empresa contribui para o bem-estar de todos os envolvidos, estejam eles presentes nas comunidades de entorno ou nacionais.

Em 2016, a Tirol trabalhou com duas campanhas institucionais. A primeira com o tema “Tão bom estar junto”, a qual buscou valorizar as relações e ressaltar a importância do leite em todas as fases da vida. A campanha teve expressiva divulgação televisiva na região Sul do Brasil e divulgação on-line a nível nacional, a qual buscou valorizar e incentivar as relações entre as pessoas e o envolvimento da comunidade com a mesma foi extremamente positivo. Prova disso, foram as centenas de fotos recebidas com a #taobomestarjunto, as quais fizeram parte do álbum de fotos da Tirol nas redes sociais.

A segunda campanha contou com a participação do cantor Michel Teló, a qual teve como objetivo fortalecer o tema “Tão bom estar junto” e também apresentar o achocolatado Tirol tradicional e zero lactose aos consumidores. Com divulgação nas redes sociais e nos canais locais da RBS TV, do SBT e da Band, além da veiculação nacional no canal GNT, a Tirol e o Michel Teló levaram ao público muito carinho e diversão.

Carnaval 2016

Em 2016, a Tirol novamente fez parte do Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste. O evento promovido pela Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIES-JHO) promove a cultura e reúne visitantes de toda re-gião. A Tirol traz para o evento clientes de todo o Brasil com o objetivo de incentivar a cultura regional.

Expotílias 2016

Realizada anualmente, a Tirol apoia e esteve presen-te na IV Expotílias – Feira da Agropecuária, Indústria e Comércio –, realizada em comemoração ao aniversário administrativo de Treze Tílias. A feira proporciona aos visitantes, em especial os agricultores, informações so-bre novas tecnologias, melhoramento genético do gado leiteiro, as novidades de maquinários agrícolas, dentre outras. Em 2016, a Tirol participou do evento com os setores de Política Leiteira, Fomento e Marketing para atender aos produtores e também expor os produtos e as campanhas.

Projeto Tirolzinho Transforma Sul do Brasil

Com o tema “Reino Encantado”, em 2016, o projeto Ti-rolzinho Transforma foi destinado aos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Em parceria com a empresa SIG Combibloc, o concurso cultural visa a levar educação ambiental para os alunos de escolas munici-pais e estaduais. Em sua terceira edição, 29 diferentes cidades foram visitadas, impactando mais de 22 mil crianças e arrecadando mais de 1.200 brinquedos.

Tirolerfest 2016

Fundada na maior colônia austríaca do Brasil, a Tirol participa há 42 anos da Tirolerfest, tradicional festa que comemora a chegada dos primeiros imigrantes ao muni-cípio de Treze Tílias. Realizado no Parque de Exposições Johan Otto Küng, em 2016, o evento contou com estande da Tirol e produtos para degustação durante os seis dias de festa.

74 75

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 39: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

ECONOMIA

05

Page 40: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Júlio Alberto Wickert Diretor de Controladoria e Tecnologia

Com as metas de crescimento da Tirol para seus negó-cios, 2016 foi um ano em que houve necessidade de ade-quação dos processos internos da empresa e de forma automatizada do ponto de tecnologias da informação.

O projeto iniciado em abril de 2016 foi realizado em to-das as unidades da Tirol, inclusive nas duas fábricas em Treze Tílias e Chapecó, Santa Catarina. Com tecnologia SAP, a Tirol tem avançado na direção dos objetivos pro-postos de transformar seus negócios, superar desafios e melhorar a competitividade com soluções aderentes ao negócio, abrangendo seus processos do início ao fim de forma mais dinâmica e ágil, que é o que o mundo com-petitivo exige atualmente.

Além do SAP, a empresa também investiu em outras tecnologias, dentre elas a área de gestão de pessoas e controle da área de recursos humanos. Além disso, implementou um novo sistema de força de vendas e trade marketing, na área comercial. Já no setor de logística foi implementado um sistema de coleta de leite totalmente integrado.

Ao encontro disso, também foram realizadas melhorias na gestão de transportes. Todos esses sistemas totalmente integrados ao principal, que é o sistema SAP.

Para ter controle de processos com in-formações integradas em tempo real, ar-quitetura integrada, informações, simu-lação, previsão dos resultados e redução de riscos, a Tirol deu início ao projeto de implantação do novo sistema integrado SAP, o qual oferece à empresa mudanças positivas na condução de seus processos de forma totalmente integrada.

Investimentos Tecnológicos

SAP

Em busca do aperfeiçoamento dos processos internos da Tirol, no dia 18 de abril de 2016, a empresa iniciou o projeto de implantação do sistema SAP, em que todas as atividades desenvolvidas no Prosyst passam a ser execu-tadas no novo sistema.

O processo de desenvolvimento do sistema SAP den-tro da Tirol ganhou o nome de projeto de Inserção de Negócio Sustentável Participativo com Inovação Racio-nal e Assertiva (INSPIRA), o qual envolve todas as áreas da empresa, na ocasião, representada por meio de cola-boradores denominados de usuários-chaves e donos de processos, os quais estão à frente do projeto participan-do do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos procedi-mentos para a implantação do mesmo.

A troca de plataforma permitirá corte de custos e a entrega de um serviço de maior qualidade, dinamismo, assertividade e competitividade no mercado, pois as to-madas de decisões são mais ágeis e as informações es-tarão em único lugar, gerando resultados positivos para todos os envolvidos no processo.

E, para que tudo ocorresse dentro do planejado duran-te o ano de 2016, foram realizados por meio dos usuá-rios-chaves, diversos treinamentos em todos os setores da Tirol, a fim de ensinar os colaboradores sobre como utilizar o sistema.

SAP é um integrado sistema de gestão empresarial, da empresa alemã SAP AG, líder no segmento de softwares corporativos, tendo cerca de 86 mil clientes, segundo a própria SAP, em todo mundo, dentre a grande maioria empresas de grande porte.

78 79

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 41: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

Investimentos de expansãoA expansão da Tirol faz com que muitos empregos sejam

gerados ao longo da sua cadeia produtiva. Além dos em-pregos diretos, a Tirol contribui para a geração de diversos empregos indiretos que estão ligados aos produtores rurais, fornecedores, distribuidores, representantes e muito mais.

Em 2016, a empresa deu continuidade ao seu projeto de expansão pelo Brasil. Além de focar o seu desenvolvimento nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, a empresa deu anda-mento aos processos de construção da Unidade Produtiva de Ipiranga (PR) e inaugurou a primeira etapa da obra da Unidade Produtiva no município de Pinhalzinho (SC).

A obra da Unidade Produtiva de Pinhalzinho compreende três fases

Em novembro de 2015, a Tirol deu continuidade ao seu projeto de expansão com a assinatura do protocolo de in-tenções para construção da nova Unidade Produtiva em Pi-nhalzinho, com uma área total de 43 hectares. As obras de terraplanagem começaram em novembro de 2015.

A inauguração da primeira etapa da obra aconteceu no dia 30 de dezembro de 2016, na própria unidade, no Distrito da Machado, SC-160, ao lado da subestação da Celesc.

Somente na primeira fase da obra, a unidade terá capa-cidade de resfriar 200 mil litros de leite por hora. Já na se-gunda etapa, serão 400 mil litros de leite processados com fabricação de 140 mil toneladas de leite condensado e 30 toneladas de doce de leite por dia.

A terceira etapa já está prevista com produção de leite em pó e creme de leite. Com essa fase concluída, o proces-samento total da unidade chegará a 1,4 milhão de litros de leite por dia.

Por compreender sua responsabilidade social e susten-tável, a empresa também investe em tecnologia. Assim, grande parte do investimento dessa obra será destinada para processos produtivos de alta eficiência, gerando ainda muitos empregos diretos e indiretos na região.

Estrutura de governança

80 81

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 42: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de

A governança corporativa da Tirol é norteada por seus valores e comprometida com as melhores práticas de mercado, privilegiando a transparência, a ética, a pres-tação de contas e o tratamento igualitário no relaciona-mento com acionistas e demais stakeholders.

Os principais órgãos de governança são o Conselho Ad-ministrativo, a Assembleia Geral de Acionistas e a Dire-toria Executiva. O Conselho Administrativo é o mais alto grau de governança da Tirol, e cabe a ele representar os demais cotistas e contribuir para a elaboração do pla-nejamento anual de negócio da empresa por meio de objetivos e metas traçados a partir da análise dos inves-timentos realizados. Já a administração é exercida pelo Conselho de Administração, que possui funções delibe-rativas, e pela Diretoria, com funções representativas e executivas.

Atualmente a sociedade Lacticínios Tirol Ltda. é for-mada por 35 sócios, sendo que 99,362% das cotas per-tencem às famílias Dresch e Rofner, que são responsá-veis pelo controle da sociedade. Os sócios elegem oito membros do Conselho de Administração, sendo quatro membros efetivos e quatro suplentes, respeitando sem-pre a divisão igualitária de cada família.

A cada dois anos, a gestão é alterada, sendo que por dois anos um membro da Família Rofner exerce o car-go de Diretor Executivo Comercial e outro membro o de Diretor de Logística e Suprimentos. Da mesma forma, um membro da família Dresch exerce o cargo de Diretor Executivo Industrial e outro na função de Diretor Admi-nistrativo e Financeiro. Passados esses dois anos, há tro-ca de funções entre as famílias. Essa alternância ocorre desde 2002.

O Conselho Administrativo reúne-se bimestralmente ou sempre que necessário para discutir pontos estraté-gicos da empresa focando nos investimentos de maior relevância, nos riscos dos negócios e das operações já existentes e em andamento, bem como no acompanha-mento e na análise das demonstrações financeiras.

Organograma

ASSEMBLEIA DE COTISTAS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

DIRETORIA EXECUTIVA INDUSTRIAL DIRETORIA EXECUTIVA COMERCIAL

DIRETORDE PRODUÇÃO

OPERACIONAL EALIMENTAÇÃO

DIRETOR DELOGÍSTICA E

SUPRIMENTOS

DIRETOR DEPOLÍTICA LEITEIRA

E EXPANSÃO

DIRETORADMINISTRATIVO

E FINANCEIRO

DIRETOR DEMERCADO

DIRETOR DECONTROLADORIA

E TECNOLOGIA

82 83

R E L AT Ó R I O D E S U S T E N TA B I L I D A D E 2 0 1 6 L A C T I C Í N I O S T I R O L

Page 43: RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2016 ... - tirol.com.brtirol.com.br/files/sustainability/3ddf5d55cb2bf53c6c280355b86a1154.pdf · jões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de