Relatório dissecação do coração de porco

13
Ano Letivo 2013/2014 Trabalho efetuado por: Ano:Turma:B2 Professora: Disciplina: Ciências Naturais Relatório Ciências Naturais Página 1

Transcript of Relatório dissecação do coração de porco

Page 1: Relatório dissecação do coração de porco

Ano Letivo 2013/2014

Trabalho efetuado por:

Ano:9º

Turma:B2

Professora:

Disciplina: Ciências Naturais

Relatório Ciências Naturais Página 1

Page 2: Relatório dissecação do coração de porco

1.Introdução2.Material necessário3.Procedimento4.Resultados 5.Discussão de resultados6.Conclusão

Relatório Ciências Naturais Página 2

Page 3: Relatório dissecação do coração de porco

O objetivo desta atividade experimental é observar a estrutura do coração e identificar as diferentes partes que o constituem, como por exemplo, as aurículas, ventrículos, artérias, veias. Com esta experiencia pretendemos também perceber melhor o funcionamento deste órgão.

Relatório Ciências Naturais Página 3

Page 4: Relatório dissecação do coração de porco

Coração do porcoLuvas descartáveisPalhinhasBisturiTesouraPinça

 Calçaram-se as luvas;

Relatório Ciências Naturais Página 4

Page 5: Relatório dissecação do coração de porco

Colocou-se o coração num determinado recipiente largo e retangular, no género de um tabuleiro;

Observou-se o aspecto externo dos órgãos e a sua textura do coração e dos pulmões;

Inseriu-se a palhinha na artéria pulmonar e verificamos que a palhinha ia dar ao ventrículo direito, fez-se o mesmo processo com as aurículas e com o outro ventrículo;

Identificamos as artérias, veias e ventrículos antes do coração ser dissecado;

De seguida, a professora questionou os alunos sobre as respetivas partes constituintes do coração.

Com o bisturi cortou-se o coração ao longo da artéria pulmonar

Observou-se o seu interior e identificou-se as aurículas e os ventrículos e foram efetuadas perguntas sobre relativamente às suas funções.

Verificou-se a espessura do miocárdio (e a sua diferença entre a parte esquerda que é mais espessa que a direita).

Identificaram-se as válvulas aurículo ventriculares, as válvulas semi- lunares e o septo cardíaco;

Identificou-se também as artérias e as veias.

Inseriu-se a palhinha na artéria pulmonar e verificamos que a palhinha ia dar ao ventrículo direito,

Observámos o endocárdio, o pericárdio.

Para concluir, foram feitas perguntas pela professora para testar os conhecimentos adquiridos durante a experiência.

Após esta actividade prática, pode-se tirar várias conclusões. O coração é constituído pelo miocárdio que envolve quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos.

Relatório Ciências Naturais Página 5

Page 6: Relatório dissecação do coração de porco

As aurículas são mais finas do que os ventrículos, pois as aurículas só enviam o sangue para os ventrículos. Concluí-se que existem diferenças entre as cavidades inferiores do coração: o ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito. Isto porque, o sangue do ventrículo direito é apenas bombeado para os pulmões enquanto o sangue do ventrículo esquerdo é enviado para todo o corpo. As válvulas existentes no início das artérias têm como função impedir que o sangue retroceda para o coração .Ao observar as válvulas aurículo ventriculares conseguiu-se ver a diferença entre a válvula bicúspide e a válvula tricúspide devido às pregas membranosas, a válvula tricúspide tem 3 e a válvula bicúspide 2, tal como indicam os seus nomes As aurículas estão ligadas às veias cavas e veias pulmonares, respetivamente. E os ventrículos estão ligados às artérias pulmonares e aorta.

Relatório Ciências Naturais Página 6

Page 7: Relatório dissecação do coração de porco

Grupo IPara realizares a atividade experimental e dissecação do coração deves seguir o protocolo que está na página 102 do teu manual.

Grupo IIDepois de realizares a atividade experimental, responde às seguintes questões:1.- Assinala, em cada alínea, a afirmação correta:

1.1.- Externamente o coração é revestido por:a)Um músculo que é o miocárdio b)Por uma membrana que é o endocárdioc)Por uma membrana que é o pericárdio.

1.2.- Os vasos sanguíneos que irrigam externamente o coração denominam-se: a) veias cavasb) artérias pulmonaresc) artéria aortad) artérias e veias coronárias 1.1.1- Indica qual a sua função.

As artérias coronárias transportam oxigénio para todo o coração enquanto as veias recebem o gás carbónico que as células produzira, como resultado final da respiração celular. As artérias são mais elásticas e recebem grande pressão enquanto as veias estão em maior quantidade e servem como reservatório de sangue.

1.3- Internamente o coração é constituído por quatro cavidades:a) duas aurículas e dois ventrículos.b) quatro aurículasc) quatro ventrículosd) uma aurícula e três ventrículos

1.3.1- Explica como ocorre a comunicação entre as cavidades do coração.Através das válvulas auricolo-ventriculares , as válvulas semilunares o septo

cardíaco.

2- Indica o nome do(s) vaso(s) sanguíneo(s) que:

Leva o sangue do coração a todo o corpo: Artéria AortaLeva o sangue dos pulmões para o coração: Veias pulmonaresLeva para o coração o sangue de todas as partes do corpo: Veias cavas

Leva o sangue do coração para os pulmões: Artérias pulmonaresTem maior diâmetro: Artéria aortaSai do ventrículo esquerdo: Artéria AortaSai do ventrículo direito:

Relatório Ciências Naturais Página 7

Page 8: Relatório dissecação do coração de porco

Artéria PulmonarEntra na aurícula esquerda: Veias PulmonaresEntra na aurícula direita:Veias cava

Relatório Ciências Naturais Página 8

Page 9: Relatório dissecação do coração de porco

3- Indica de que lado do coração o miocárdio apresenta maior espessura e apresenta uma justificação para esse facto.

É por que é o ventrículo esquerdo que, após receber o sangue dos pulmões pela veia pulmonar através do átrio esquerdo, bombeia o sangue para todo o corpo. Já o ventrículo direito recebe o sangue depositado no átrio direito pela veia cava, a qual traz o sangue venoso do corpo para ser repassado aos pulmões (onde há a descarga de CO2 e oxigenacão deste) e posteriormente levado -novamente- ao ao átrio esquerdo, completando o ciclo. Logo, o ventrículo esquerdo tem uma musculatura mais desenvolvida por que utiliza-se de um maior esforço para bombear o sangue por um percurso vascular muito maior (o do corpo) do que o que o ventrículo se incumbe (o dos pulmões).

4- Descreve as estruturas que consegues observar nos pulmões e qual é o aspeto dos pulmões.

Conseguimos observar nos pulmões as seguintes estruturas:

Traqueia - A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.Brônquio principal - Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo.O brônquio principal direito aproxima-se da direção da traquéia, isto é, é menos oblíquo, mais curto e mais grosso. Pleura - Cada pulmão flutua dentro da cavidade torácica, circundada por fina película de líquido pleural o qual tem função de lubrificante para os movimentos pulmonares dentro da cavidade

O aspeto dos pulmões é: O pulmão apresenta aspecto esponjoso, e é revestido, por fora e por dentro, de uma membrana chamada pleura. No caso dos pulmões humanos, o pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo. Este (o esquerdo) é dividido em duas partes menores; São dois órgãos de forma piramidal mais ou menos 25 cm de comprimento.

Relatório Ciências Naturais Página 9

Pleura

Page 10: Relatório dissecação do coração de porco

Manual – Página 102

1. Quantas cavidades observas no interior do coração?

Ventrículos direito e esquerdo; Válvulas auriculoventricolares; Aurículas direitas e esquerda, válvulas semilunares.

2. Qual é o ventrículo mais musculoso?

Ventrículo esquerdo

3. Qual o aspeto das válvulas auricoventriculares?

Cada uma destas válvulas é formada por pequenos folhetos de forma trapezoidal ou triangular, denominados valvas, cuja base é inserida num anel fibroso que rodeia o orifício de comunicação auriculoventricular, têm cor esbranquiçada.

Relatório Ciências Naturais Página 10

Page 11: Relatório dissecação do coração de porco

Sem dúvida que, com esta dissecação de material vivo podemos observar, melhor, aspectos que não são possíveis através das fotografias e dos esquemas do livro, como a textura, a cor e o tamanho. A actividade experimental correu bem, sem incidentes. Pode-se concluir que os objectivos do trabalho foram alcançados.

Relatório Ciências Naturais Página 11