Relatório MITI 2008

26
RELATóRIO 2008 CUIABÁ | MATO GROSSO | BRASIL

description

Relatório de conclusão MITI 2008

Transcript of Relatório MITI 2008

Page 1: Relatório MITI 2008

relatório 2008

Cuiabá | mato grosso | brasil

Page 2: Relatório MITI 2008

relatório 2008

Page 3: Relatório MITI 2008

3

No período de 22 de setembro a 02 de outu-bro 14 monitoras, sendo estas estagiárias de pedagogia da UNiC, aplicaram atividades em 15 escolas, das quais 11 municipais e cinco particulares de ensino básico e fundamental , com o tema “a borboleta quer abraçar o lu-gar onde vivo”, incentivando a conscientização da criança através da criação de desenhos.

a metodologia aplicada visa fortalecer o papel do indivíduo dentro de sua comunidade, pos-sibilitando o crescimento e o desenvolvimento de ambos.

Conscientizar também faz parte do projeto da Miti, que crê em indivíduos atentos e capazes de questionar e transformar suas realidades.

Neste contexto, a arte, serve de base para de-senvolver solidariedade e sociabilidade, car-acterísticas fundamentais para a formação de um indivíduo atento e atuante.

a experiência de se trabalhar com 4.115 crian-ças tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares envolvendo a temática ambiental trouxe a nós, organizadores, um incalculável desejo de despertar em cada uma delas, a certeza de um mundo melhor através do cui-dado com o lugar onde elas vivem.

todas as escolas envolvidas na Miti ambien-tal, participaram da ação brilhantemente, nos apoiando no que fosse necessário no aspecto humano (diretores, coordenadores, professores) e no aspecto físico (material para aplicação das atividades, alimentação para as estagiárias), e isso nos proporcionou um suporte significativo na aplicação das atividades em sala de aula.

toda vez que se decide por uma atividade nova no campo educacional e cultural, enfrentamos um enorme desafio de não falharmos e não de-cepcionarmos aos que acreditaram na aplica-ção dela e por isso é importante ressaltar a dedi-cação de quem de fato a aplicou diretamente.

Miti aMbieNtal

Page 4: Relatório MITI 2008

4

Page 5: Relatório MITI 2008

5

o sucesso que foi conseguido se deve não só a dedicação, carinho, e, esforços colocados na preparação da ação, mas a grande parceria e colaboração entre Miti e UNiC (Universi-dade de Cuiabá), que nesta ação contou com a colaboração da coordenadora de Pedagogia, Sebastiana Maria de barros Pantarotto; e com suas dedicadas alunas do 3º semestre de peda-gogia (noturno).

eSColaS ateNdidaS

• eMeb Cel. octayde Jorge Silva localizada no bairro tancredo Neves. Quantidade de alunos atendidos = 400;

• eMeb irmã Maria betty Souza Pires local-izada no bairro Novo Mato Grosso. Quantidade de alunos atendidos = 400;

• eMeb Ministro Marcos Freire localizada no bairro Jardim dos ipês. Quantidade de alunos atendidos = 230;

• eMeb Mal. Cândido Mariano da Silva ron-don localizada no bairro alvorada. Quantidade de alunos atendidos = 227;

• eMeb Profª Guilhermina localizada no bairro Carumbé. Quantidade de alunos atendidos = 321;

• eMeb Profº Francisvaldo de brito localizada no bairro Coopamil. Quantidade de alunos atendidos = 316;

• Máster Júnior localizada no bairro boa esperança. Quantidade de alunos atendidos = 215;

• issac Newton (CiN) localizada no bairro baú. Quantidade de alunos atendidos = 401;

• avanço Pedagógico (CaP) localizada no bairro CPa ii. Quantidade de alunos atendidos = 201;

• alicerce localizada no bairro Petrópolis. Quantidade de alunos atendidos = 120;

• eMeb José torquato da Silva localizada no bairro residencial Coxipó. Quantidade de alunos atendidos = 305;

• eMeb Profª Maria ambrosio localizada no bairro Jardim imperial. Quantidade de alunos atendidos = 326;

• eMeb Gastão de Matos Muller localizada no bairro Pedra 90. Quantidade de alunos atendidos = 411;

• eMeb Maria da Glória de Souza localizada no bairro lixeira. Quantidade de alunos atendidos = 271;

• eMeb Padre raimundo Pombo localizada no bairro Parque Cuiabá. Quantidade de alunos atendidos = 160;

reGiõeS ateNdidaS

17%

22%50%

11%

LesteOesteNorteSul

Page 6: Relatório MITI 2008

6

exPoSiçãoForam apresentados ao todo 4.035 trabalhos, sendo destes 1.115 expostos no Museu do Morro da Caixa d´água Velha, 920 no Panta-nal Shopping e 2.000 no Parque Mãe bonifá-cia, durante toda a programação na semana da criança.

em média passaram pelos locais de visitação da Miti ambiental 2.116 pessoas diariamente, sendo que no encerramento do evento no Parque Mãe bonifácia, visitaram a exposição cerca de 5.401 pessoas.

Page 7: Relatório MITI 2008

7

dePoiMeNtoS

“Participei das ações da Miti ambiental na minha escola, e fiquei muito feliz com a par-ticipação dos alunos. Cuiabá precisa muito investir no público infantil. a equipe está de parabéns”.

eunice Professora da e.M.e.b. Francisval de brito

“Meu filho chegou em casa me contando a novidade: ‘mamãe meu desenho vai ficar pendurado no shopping’ , fiquei muito feliz por vê-lo realizado. No dia seguinte a famí-lia toda foi ver o trabalho do nosso artista.”

adriana Santos 38 anos advogada Mãe de aluno

(visitou a exposição no Pantanal Shopping)

“a criança é verdadeiramente sensível. Quando ela desenvolve essa sensibilidade se torna um adulto melhor. encantei-me com a forma como elas se expressaram.”

Camila rosa 27 anos musicista Visitou a exposição no Museu do Morro

da Caixa d´ Água Velha

Page 8: Relatório MITI 2008

8

Siti

aconteceu nos dias 6 e 7 de outubro o Semi-nário internacional de teatro infantil (Siti), que focou nesse ano nos educadores e na produção teatral. teve como tema central “Comunicação e Conectividade na américa do Sul”. o evento aconteceu no MaS – Museu de arte Sacra, ao lado da igreja bom despacho.

No primeiro dia foi ministrada a palestra “a produção em artes cênicas para a criança: da fabulação artística à existência fabuladora”. o palestrante foi o mineiro luiz Carlos Garrocho, pesquisador e criador teatral, arte-educador e gestor cultural. Formado em Filosofia pela UFMG, mestre em artes pela escola de belas artes/UFMG, ele dirigiu o Centro de Cultura belo Horizonte (1999-2004) e atualmente di-rige os teatros Municipais de belo Horizonte.

a palestra de luiz Carlos Garrocho abordou a produção cultural para as crianças, com ên-fase nas artes cênicas, repensando os valores de mercado e de expressão simbólica. anal-isou, ainda, algumas das modalidades de pre-sença da infância nos espetáculos infantis. a memória, os contextos de vida, a cultura pop-ular e midiática, tudo isso forma um universo desigual e misturado no qual a criança com-parece (ou não) de vários modos.

ainda na segunda-feira, aconteceu a mesa re-donda “o lúdico e o teatro para Crianças na escola – Qual o papel do Professor?”, tendo como mediador o ator e diretor Justino astrevo, da dupla Nico & lau.

Na terça-feira o seminário prosseguiu com a palestra “Produção Cultural – o avesso da Cena”, tendo como palestrante rômulo avelar, também de Minas Gerais. É produtor e gestor cultural, responsável pela produção e direção

de diversos espetáculos musicais. desde 1998, tem ministrado cursos nas áreas de produção, gestão, planejamento e marketing cultural, em várias cidades brasileiras.

a palestra abordou especialmente os basti-dores de uma montagem teatral. o público que vê um espetáculo no palco não imagina a infinidade de providências que precisam ser tomadas nos bastidores, antes, durante e de-pois daquele breve período em que o artista está em cena. aos olhares leigos, a impressão é de que tudo acontece num passe de mágica, de modo quase espontâneo e sem maiores es-forços, entretanto, essa visão romântica se dis-sipa instantaneamente quando se mergulha no universo das coxias. ali, a vida real se faz pre-sente com a mesma intensidade de qualquer outro campo profissional”, acrescenta.

“Produção Cultural – o avesso da Cena” é também o título do livro que rômulo avelar lançou logo após a sua palestra. em seguida aconteceu a mesa redonda “reflexões sobre o Fazer teatral para Crianças – estratégias de encantamento”. Participaram do debate mem-bros das companhias convidadas.

79%

21%

Acesso das crianças a arte

1ª vez que foram ao teatro

Já tinham acesso ao teatro

Page 9: Relatório MITI 2008

9

Miti eSColaProporcionou aos estudantes da rede Pública e Privada de ensino de Cuiabá a oportunidade de irem ao teatro assistir os espetáculos através do agendamento escolar, valorizando a obra de arte enquanto agente formador e educador do jovem, além de ampliar a cada ano a platéia para o teatro infantil.

2.700 crianças prestigiaram espetáculos re-gionais, nacionais e internacionais. espetáculos de diferentes linguagens (marionetes, palha-ços, bonecos infláveis, mamulengos, etc) en-cantaram os alunos durante três dias, em dois períodos. e o maior pagamento é o aplauso da platéia lotada.

os espetáculos ocorreram em dois períodos. Pela parte da manha com inicio as 09:00h e termino as 10:00h, e no período da tarde com inicio as 15:00h e termino as 16:00h. após os espetáculos foi aberto debate entre artistas e cri-anças, para aproximar os mesmos. Vale ressal-tar que os traslados das escolas públicas foram disponibilizados pela organização da Miti, pois a mesma visa proporcionar fomentar a arte ed-ucação, para a comunidade como um todo.

esperamos as próximas Mostras! Contamos com o apoio de todos e a credibilidade ad-quirida de que é possível se realizar um mundo melhor através de parcerias.

aCeSSo daS CriaNçaS a arte

79%

21%

Acesso das crianças a arte

1ª vez que foram ao teatro

Já tinham acesso ao teatro

Page 10: Relatório MITI 2008

10

oFiCiNaSas oficinas foram direcionadas não apenas para o entretenimento, e também para pos-sibilitar futuramente a geração de emprego e renda a esses aprendizes. outro ponto impor-tante é a qualificação dos artistas e educado-res que trabalham com a linguagem infantil, onde as oficinas técnicas foram ministradas por profissionais renomados do teatro infantil da américa do Sul.

as oficinas tiveram participação maciça de educadores, atores, bailarinos e estudantes de artes Cênicas de vários cantos do estado: Cui-abá, Vera, Feliz Natal, Comodoro, Primavera e rondonópolis.

Page 11: Relatório MITI 2008

11

FreQüêNCia NaS oFiCiNaS

“CoMo CoNtar e eNCaNtar CoM HiStóriaS”

oficina com carga de 9h, ministrada pela atriz mato-grossense alicce oliveira, no MaS – Museu de arte Sacra. Na sua metodologia foi apresentado detalhadamente os aspectos do processo de pesquisa sobre contos e narrativas.

o público foi de profissionais da arte e educadores interessados em se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias.

“oNde eU botei MeU Nariz”

oficina com carga de 12h, ministrada pelas atrizes do grupo teatral as Marias da Graça do rio de Janeiro, no MiSC. Na sua metodologia foi apresentando à arte do palhaço, através de exercitar o lúdico, o poético, o criativo, a es-pontaneidade, a concentração, a imaginação, a relação com o outro, o bom humor, entre tantas possibilidades de ser.

o público foi de profissionais da arte e deve grande participação de educadores.

“HiStóriaS de PaPel”

oficina com carga de 4h, ministrada pelo ator rafael Curci do grupo asterion da argentina, no MiSC. Na sua metodologia foi apresentado os princípios básicos sobre a dramartugia do teatro de animação, com o objetivo de tratar os elementos teórico-conceituais necessários para abordar a vasta linguagem dos bonecos.

o público teve a participação maciça de edu-cadores.

05

1015202530354045

Como contar e encantar com histórias

Onde eu botei meu nariz

Histórias de Papel

05

1015202530354045

Como contar e encantar com histórias

Onde eu botei meu nariz

Histórias de Papel

Page 12: Relatório MITI 2008

12

Manipulação e construção de fantoches, Con-strução de brinquedos com material reciclável e brincando com argila, aconteceram no Pan-tanal Shopping atraíram um público de 2.113 pessoas, sendo o público alvo às crianças. o adulto pode acompanhar de pertinho a desen-voltura da criança durante as oficinas.

aS oFiCiNaS rotatiVaS:

Page 13: Relatório MITI 2008

13

a MoStratrata-se de apresentações teatrais de grupos do brasil e de outros países da américa do Sul, aberta ao público em geral com ações descen-tralizadoras que levam espetáculos a bairros periféricos, praças, salas de teatro e institu-ições sociais de apoio a crianças.

os espetáculos foram selecionados através de um edital aberto em março á junho de 2008. teve um total de 136 materiais recebidos, desde 14 selecionados para mostra. Fizeram parte da curadoria Maira Jeannyse, romeu benedicto, Ju-liana Notari, Hélio taques e eduardo espindola.

o lançamento oficial da mostra foi feito no dia 08 de outubro as 19:30h no teatro do liceu Cuiabano com o espetáculo “bichos do brasil” com a companhia Pia Fraus de SP. entre realizadores e patrocinadores teve-se um públi-co de 412 pessoas.

a mostra atingiu um público de 6.150 pessoas nos espaços: teatro do liceu Cuiabano, Pan-tanal Shopping, Sesc arsenal, Sesi Park, Sesi Clube Várzea Grande, zoológico da UFMt, Museu do Morro da Caixa d Água Velha, Praça alencastro, dentro do Ônibus urbano de Cui-abá e aaCC.

Page 14: Relatório MITI 2008

14

Page 15: Relatório MITI 2008

15

eStrÉia de eSPetÁCUloCom o intuito de incentivar a produção teatral infantil, além de desenvolver o planejamento e a pré-produção, a 2ª Miti possibilitou uma bolsa – incentivo para uma companhia, que foi selecionada pelo projeto montagem. a compa-nhia seleciona foi o instituto Jaboti de Mt, com a estréia do espetáculo “branquela aguada” que aconteceu no zoológico da UFMt, com a presença de 1.682 pessoas.

eSPetÁCUloS SeleCioNadoS:

Palhaçando... Grupo tibanaré (Mt)

o Mundo de Pimporruta Cia. liberarte (Chile)

bichos do brasil Pia Fraus (SP)

Nos País dos Perequetes atores em Metamorfose (Mt)

o trio descadeirado Cia. el individuo (MG)

Mimesis Cia. arte Negus (Mt)

zôo-ilógico Cia. truks (SP)

tem areia no Maiô as Marias da Graça (rJ)

trecos e Cacarecos Cia. alice oliveira (Mt)

Squash – Confusões na água aqualoucos (SP)

Um ratinho e a lua Cia. asterion (argentina)

branquela aguada instituto Jaboti (Mt)

Minhocão do Pari Confraria dos atores (Mt)

Page 16: Relatório MITI 2008

16

laNçaMeNto de liVroSem parceria com a editora tantatinta de Cui-abá, a 2ª Miti difundiu os livros com a temáti-ca infantil. entregando livros, com tardes de autógrafos, bate-papo com os autores, conta-ção de histórias todas as crianças participantes tivessem acesso à leitura.

Foi lançado no dia 10 de outubro no Pantanal Shopping o livro “dona treleleca” da escritora danuza lenzi, com a distribuição gratuita de 100 livros. No dia 11 de outubro foi lançado o livro “Cabelo ruim?” da escritora Neuza bap-tista e distribuídos gratuitamente 100 livros. No dia 12 de outubro foi lançado o livro Poe-sia necessária escrito pelos alunos das escolas raimundo Pinheiro e Ferreira Mendes, com distribuição gratuita de 200 livros.

Page 17: Relatório MITI 2008

17

SHow do dia daS CriaNçaSNo dia 12 de outubro comemora-se o dia da criança, e a 2ª Miti comemorou com elas essa data tão especial com um show de encerramen-to no Parque Mãe bonifácia, com brincadeiras, exposição Miti ambiental, pipoca, algodão doce e um grande show com a cantora mi-neira ana Cristina. No repertório, o espetáculo “Histórias da arca” com divertidas canções de Vinícius de Moraes.

5.112 pessoas participaram do encerramento da 2ª Miti. “as expectativas da 2ª Miti foram atingidas, estamos muito satisfeitos e já nos preparando para a próxima”, concluiu o co-ordenador geral do evento eduardo espindola.

Page 18: Relatório MITI 2008

18

CliPPiNG

Page 19: Relatório MITI 2008

19

data: 16/09/2008 Caderno: Folha 3 - Folha do estado Página: Capa

data: 07/10/2008 Caderno: ilustrado - diário Página: e3

data: 10/10/2008 Caderno: ilustrado - diário Página: e3

data: 25/09/2008 Caderno: ilustrado - diárioPágina: e 1

data: 04/10/2008 Caderno: Folha 3 - Folha do estado Página: Chamada de Capa

Page 20: Relatório MITI 2008

20

data: 3 a 9/10/2008 Caderno: Variedades Página: 2

data: 04/10/2008 Caderno: ilustrado Página: Chamada de Capa

data: 04/10/2008 Caderno: Folha 3 - Folha do estado Página: Capa

data: 04/10/2008 Caderno: Folha 3 - Folha do estado Página: Chamada de Capa

data: 05/10/2008 Caderno: ilustrado – diário – Coluna Holofote Página: e2

data: 04/10/2008 Caderno: Vida – a Gazeta - Coluna Fernando baracat Página: 6e

Page 21: Relatório MITI 2008

21

data: 06/10/2008 Caderno: Folha 3 – Folha do estado - roteiro Página: 7a

data: 06/10/2008 Caderno: Vida – a Gazeta Página: Capa

data: 07/10/2008 Caderno: Folha 3 – Folha do estado - roteiro Página: 7a

data: 09/10/2008 Caderno: ilustrado – diário – Coluna Holofote Página: e2

data: 09/10/2008 Caderno: ilustrado – diário – Coluna Holofote Página: e2

Page 22: Relatório MITI 2008

22

data: 10/10/2008 Caderno: Folha 3 – Folha do estado Página: 3 a

data: 10/10/2008 Caderno: Vida – a Gazeta – Programe-se Página: 5 e

data: 11/10/2008 Caderno: Vida – a Gazeta Página: 4 e

data: 11/10/2008 Caderno: Vida – a Gazeta Página: Chamada de Capa

data: 11/10/2008 Caderno: ilustrado – diário Página: e 2

Page 23: Relatório MITI 2008

23

data: 08/10/2008 Caderno: ilustrado diário Página: e1

data: 11/10/2008 Caderno: Folha 3 – Folha do estado - roteiro Página: 7a

data: 12 e 13/10/2008 Caderno: ilustrado – diário – Holofote Página: e 2

data: 12 e 13/10/2008 Caderno: Folha 3- Folha do estado - roteiro Página: 7a

Page 24: Relatório MITI 2008

24

data: 12 e 13/10/2008 Caderno: Folha 3- Folha do estado Página: 5

data: 04/10/2008 Caderno: Folha Página: Capa

data: 20/10/2008 Caderno: Folha 3- Folha do estado - Coluna lélio duarte Página: 4 a

Page 25: Relatório MITI 2008

25

eQUiPe Coordenação Geral - eduardo espindola

Produção executiva e Planejamento - Viviene lozi

Secretaria Geral - Silvana Córdova

assistentes de Produção - anderson Michel | Jéferson Neves | benone lopes

Produção Miti escola e Miti ambiental - elaine Guarani

Coordenação Siti - Jan Moura

Coordenador das oficinas - Mauricio ricardo

Monitoras das oficinas Pantanal Shopping - dreyde Karla de Moraes | Mayana Pereira Soares

Coordenação do lançamento de livros - editora tantatinta

assessoria de imprensa - Cronos Comunicação - João Negrão | Neusa baptista | rozane ribeiro

Curadoria - Maira Jeannyse | romeu benedicto | Juliana Notari | Hélio taques

Fotógrafo - Protásio de Moraes

designer Gráfico - docedesign - rosalina taques

Motoristas - elvio Ferreira | Mário Márcio

decoração - Jorge Katumba

web designer e Cartunista - augusto Figliaggi

imagens - terra do Sol | leonardo Santana | Maik rules

Vt - rafael braguini

Programação Site - dot brasil – Heitor Klauss

Som - biju Som

iluminação - Hiald iluminação

Monitoras Miti ambiental - andrenize Fatima Mario | Cristiana Falcão | débora Philippen | elza Moreira de Souza | leonilda Morais da luz | Jucilene emília da Silva | waldirene aparecida de Miranda | angela antonia dos Santos | daiane Menezes | diane aparecida Menezes | Juliane Cristine Correa alves | Kênia C. dos Santos | rosa Maria andrade oliveira | Keila rejane

| Fonseca barbosa

Caixa - Sueli Gonçalves

aGradeCiMeNtoSPantanal Shopping - alfredo zanotta | diogo bulhões | Mariele Magnabosco

Sesi - luiz augusto Moreira da Silva

Sesi Park

Sesi Clube VG

Secretaria Municipal de Cultura - Mário olímpio

Conselho Municipal de Cultura - Jan Moura, ahmad Jarrah | andré lauro | Paulo Fagner | anderson rogério | Flaviany tieme

Secretaria estadual de Cultura - Paulo Pitaluga | Franciele leão

Conselho estadual de Cultura - Joeli Milhorança, luiz Gonçalves | Vanderlei alves | ademir benoto | luis antônio tolotti

revista espectador

lidiane barros

Sema - Vicente Paulo

Museu do Morro - ligiane dauzacker

MiSC - lenissa lenza | ahmad Jarrah

Movimento de teatro

Hotel amazon

delta turismo

Page 26: Relatório MITI 2008

apoio: realização: Patrocínio:Produção:

SECRETARIA DE

ESTADO DE CULTURA

Projeto Incentivado pelo FundoEstadual de Fomento a CulturaSEMA-MT

www.movimentodeteatro.ning.com

MOVIMENTO

TEATRO

DE

w w w. m o s t r a i n f a n t i l . c o m . b re-mail: [email protected] | blog: www.mostrainfantil.blogspot.com

Programação completa e informações: 3028-6285 | 8409-9630