Relatório de sustentabilidade 2016/2017 ......6 Relatório de sustentabilidade 2016/2017...

8
Relatório de sustentabilidade 2016/2017 1 Relatório de sustentabilidade 2016/2017 SUSTENTABILIDADE EM CURSO Versão resumida

Transcript of Relatório de sustentabilidade 2016/2017 ......6 Relatório de sustentabilidade 2016/2017...

Relatório de sustentabilidade 2016/2017 1

Relatório de sustentabilidade 2016/2017

SUSTENTABILIDADE EM CURSO

Versão resumida

2 Relatório de sustentabilidade 2016/2017

Sustentabilidade em cursoA sustentabilidade é parte imprescindível de nossa filosofia corporativa e significa, para nós, a harmonia entre eficiência econômica, proteção ao meio ambiente e responsabilida-de social com base em um desenvolvimento econômico estável. Intitulado “Sustentabilidade em Curso”, a Hamburg Süd relata sobre temas centrais, sucessos conquistados e desenvol-vimentos relevantes no período 2016/2017. O relatório foi elaborado em conformidade com a variante central dos novos padrões da Global Reporting Initiative (GRI). A Hamburg Süd faz, também, referência aos Objetivos de Desen-volvimento Sustentável das Nações Unidas. Os conteúdos do relatório foram determinados com base em uma enquete com os envolvidos de diversos grupos, como clientes, fornecedo-res, ONGs e colaboradores. Foram considera-dos aspectos ecológicos, como poluição por óleo, emissões no ar e eficiência energética. A segurança no trabalho e a privacidade têm alto valor, sendo que a Hamburg Süd apre-senta balanço positivo em todos os temas.

Apesar do navio de contêineres ser, em ter-mos de emissão de CO2, o meio mais eficiente para o transporte de bens por longas distân-cias, adotamos medidas diversas, orientadas sobretudo para maior eficiência e consumos mais baixos — e, simultaneamente, contribuir com a redução das emissões de nossa frota. Nosso objetivo ambiental de menos de 45% de emissões de CO2 até o ano de 2020 não continuará a ser perseguido por iniciativa própria por conta da aquisição pela Maersk Line. Entretanto, até o final de 2017, já havía-mos alcançado uma redução de 40%. Estamos seguros de que nossa frota contribuirá para alcançar os objetivos de redução de emissões, mesmo sob nova direção. Todas as medidas têm efeitos positivos similares sobre a emissão de outros poluentes do ar, como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e poeira fina.

A Hamburg Süd conseguiu reduzir as suas emissões de CO2e em

até 40% por TEU/km

Relatório de sustentabilidade 2016/2017 3

Avaliações independentes de nosso desem-penho de sustentabilidade demonstram que estamos no caminho certo. Recentemente, Carbon Disclosure Project, para o qual relata-mos voluntariamente índices sobre emissões de CO2e e outras informações desde 2013, nos avaliou com uma nota acima da média. Do EcoVadis, rebemos, pela segunda vez, a maior classificação possível - Gold. O Carbon Disclo-sure Project coleta e publica dados ambientais de empresas e comunidades do mundo todo.

Igualmente, o vazamento de combustíveis e lubrificantes em oceanos, rios e berços de portos representa um risco ambiental importan-te na navegação e podem danificar seriamente a flora e a fauna marinhas, bem como regiões costeiras. Por isso, o alto nível de segurança de todos os navios da Hamburg Süd tem, além de outras metas, o propósito de evitar tais incidentes — os chamados Oil Spills (vaza-mentos de óleo). No período do relatório, não houve vazamentos de óleo Hamburg Süd.

Também no desenvolvimento de nossa frota de contêineres, atentamos para a sustentabilidade. Desde 2013, já equipamos todos os contêineres secos novos com pisos de bambu. O bambu é uma matéria-prima com rápida renovação e a renúncia a outras madeiras tropicais cria melhor proteção de florestas tropicais ameaçadas.

67 navios da frota já dispõem de uma instalação de tratamento

da água de lastro

Nenhum vazamento de óleo no período do relatório

Desde 2013, equipamos todos os contêineres secos com

pisos de bambu

100 %

4 Relatório de sustentabilidade 2016/2017

Novos Sócios

Desde 1° de dezembro de 2017, um mês antes do final do período do relatório, a Hamburg Süd passou a pertencer ao líder de mercado Maersk Line. Apesar da Hamburg Süd con-tinuar ativa no futuro como marca comercial independente nos mercados, a associação com uma nova coorporação traz alterações consigo. A alteração mais importante consiste no fato de navios da Hamburg Süd serem atualmente operados pela Maersk Line para tirar proveito de sinergias. No futuro, a definição de metas de eficiência e meio ambiente para os navios e contêineres será tarefa da Maersk Line.

Gestão de sustentabilidade na Hamburg Süd

As gestões de sucesso e de sustentabilidade da empresa andam de mãos dadas na Hamburg Süd. Temos o objetivo de melhorar continua-mente nosso desempenho de sustentabilidade e desenvolver constantemente a gestão da mesma. Sobre a cooperação em iniciativas e o contato com nossos stakeholders, temas impor-tantes são trazidos para a empresa, bem como o intercâmbio e a cooperação são promovidos.

Adesões a associações e iniciativas

Nossos princípios econômicos estão conecta-dos diretamente a nossas diretrizes éticas. Es-tas últimas estão fixadas em nossos princípios de responsabilidade social e ecológica, em nos-so código de conduta, bem como em nossas

políticas ambientais, de segurança e de qualida-de. Em conjunto com nossos sistemas de ges-tão, elas formam a estrutura básica para nossa atuação operacional e decisões estratégicas.

Colaboradores ao nível de gestores

ICCO Box Club – International Council

of Containership Operators

Engajamento ao nível de projetos ou em trabalho compartilhado

Relatório de sustentabilidade 2016/2017 5

Diálogo com os stakeholders

O intercâmbio regular com os nossos stakehol-ders é natural e valioso para nós. Ele acontece continuamente em diálogos pessoais, bem como no âmbito de nosso trabalho de asso-ciação e de nosso engajamento em diversas iniciativas. Concretamente, figuram entre eles encontros de grupos de trabalho na associação Verband Deutscher Reeder (VDR) e no World Shipping Council (WSC) ou palestras em uni-versidades, bem como em reuniões. Além disso, estamos sempre em contato direto com nossos clientes — no encontro e nos grupos de traba-lho do Clean Cargo Working Group (CCWG). Trabalhamos, por exemplo, com métodos e soluções para melhorar continuamente a pro-teção ambiental da navegação de contêineres.

Prevenção da corrupção

Práticas comerciais corruptas colocam em perigo a livre concorrência e podem causar danos permanentes à reputação das empresas envolvidas. Por isso, trabalhamos continuamente em diversos níveis para não somente sensibi-lizar nossos colaboradores sobre a temática e possíveis consequências, mas também para atuar contra as causas da corrupção. Avalia-ções de risco de sociedades individuais de países e setores comerciais ocorrem conforme a necessidade e revelam potenciais de perigo e de otimização — até hoje, foram realizadas 35 destas avaliações. Nisto, com exceção dos chamados Facilitation Payments (pagamentos por facilitação), por vezes exigidos em portos e passagens de canais para um processamen-to mais rápido, não foram identificados riscos relevantes. Em conjunto com outros partici-pantes do mercado, desenvolvemos estraté-gias para enfrentar também tais exigências.Independentemente de sua posição e atuação, todos os nossos colaboradores em terra pas-sam por um treinamento on-line obrigatório de prevenção da corrupção. Na operação a bordo, os riscos e a conduta correta são transmitidos no âmbito de instruções regulares dos oficiais. Todos os colaboradores, incluindo a diretoria,

estão informados sobre a diretriz contra o su-borno e a corrupção na Hamburg Süd, vigente desde 2013. A empresa também se engaja também se engaja, desde 2013, na Maritime Anti-Corruption Network (MACN). O objetivo da iniciativa global é uma economia marítima livre de corrupção. Para este fim, os membros

identificam as melhores práticas e desen-volvem medidas comuns contra exigências ilegais. Para agir não só contra os sintomas, mas também contra as causas da corrupção, a MACN coopera diretamente com gover-nos e diversas organizações internacionais.

Desde 2013, a Hamburg Süd se engaja na rede Maritime Anti-Corruption Network – por uma

economia marítima sem corrupção.

6 Relatório de sustentabilidade 2016/2017

Privacidade e segurança de dados

Também na navegação, a digitalização avan-ça de maneira implacável. Em especial neste contexto, a privacidade e a segurança dos dados de colaboradores, clientes e parceiros da Hamburg Süd têm importância especial. Para atender à nossa responsabilidade, estabele-cemos processos firmes para a privacidade e segurança de dados. O Corporate Information Security Officer (CISO) é responsável para todos os temas de segurança de informações e recebe apoio de cinco Regional Information Security Officers (RISOs) — os diretores de TI das regiões da Hamburg Süd — bem como dos responsáveis por TI de nossas filiais. No período do relatório, foi implantado o treina-mento on-line “Competition Compliance”.Como nos dois anos anteriores, não houve, no

período do relatório, ocorrências de vazamento, furto ou perda de dados ou queixas fundamen-tadas relativas à violação da privacidade de clientes. Os mecanismos e processos estabele-cidos se mostraram eficientes repetidamente.

No ano de 2016, a Hamburg Süd assinou a declaração da “United for Wildlife International Taskforce on the Transportatin of Illegal Wil-dlife Products”. A iniciativa tem por objetivo suprimir o comércio ilegal de animais selva-gens, plantas e seus produtos. Uma diretriz interna pertinente da Hamburg Süd declara proibição de transporte para as atuais mais de 1.000 espécies de animais e plantas lista-das no anexo 1 da Convenção de Washington (CITES). Em cada confirmação de reserva, nossos clientes são alertados por norma sobre esta proibição de transporte. Adicionalmente, nós decidimos, em acordo com o World Wide Fund For Nature (WWF), a não transportar barbatanas de tubarões — independentemen-te da espécia, cuja obtenção significa grande sofrimento e, por fim, a morte dos animais.

Segurança no trabalho e proteção da saúde

Como empregador consciente, damos grande valor à proteção da saúde de nossos colabora-dores e à garantia à sua segurança. Um padrão unificado para todos os navios da Hamburg Süd ultrapassa, em muitos setores, as exigên-cias legais. Uma frota com baixa idade média (sete anos), bem como equipamentos de última geração, com manutenção constante, contri-buem para um ambiente de trabalho seguro. Treinamentos regulares para as tripulações dos navios, bem como exercícios práticos, garantem que situações potencialmente perigosas sempre sejam treinadas, para que as rotinas se perpe-tuem e possam ser otimizadas, se for o caso.

Nenhuma ocorrência de vazamento, furto ou perda de dados no período do

relatório

Há proibição de transporte para mais de 1.000 espécies de animais e plantas

Nenhum acidente de trabalho com morte no período do relatório

Relatório de sustentabilidade 2016/2017 7

Treinamentos e instruções

No ano de 2016, nossa filial brasileira, Alian-ça, elaborou um programa sobre segurança em conjunto com um parceiro. A motivação foi a estatística brasileira de acidentes. Se-gundo dados do governo, mais de um quinto de todos os acidentes têm mortos ou feridos como consequência — a cada cinco horas, quatro pessoas morrem nas estradas federais do Brasil e outras 12 ficam gravemente feridas. Como cerca de um terço de todos os acidentes de trânsito incluem caminhões, não somente os próprios caminhoneiros foram treinados

correspondentemente por um período de quatro meses, mas também os das transpor-tadoras contratadas. Um dos pontos centrais do treinamento foi a direção defensiva, mas também foram abordados aspectos como saúde e manutenção do veículo. Ao todo, foram treinados 620 motoristas em dez cidades.

Troca de combustíveis no Chile

Em cooperação com o nosso cliente Electro-lux, um dos fabricantes líderes mundiais de eletrodomésticos, realizamos, em 2017, um projeto piloto para a redução de emissões de dióxido de enxofre, que pode provocar polui-ção do solo e doenças respiratórias. A chave para a redução das emissões está na troca do combustível padrão óleo pesado (HFO) para o gasóleo (MGO). O projetou compro-vou: Quando expedidores e companhia de navegação cooperam, podem ser implanta-das medidas para maior sustentabilidade que ultrapassam as exigências legais mínimas.

Formação de marinheiros no Pacífico Sul

Também estamos orgulhosos pelo fato do Marine Training Centre em Tarawa, Kiriba-ti, do qual somos cofundadores, já formar marinheiros há meio século — cerca de 5.000 pessoas aprenderam uma profis-são aqui, muitos deles se tornaram mem-bros qualificados de nossas tripulações.O país insular Kiribati, que fica a meio cami-nho entre Fiji e Hawaii no meio do Pacífico, é conhecido por sua tradição de navegação. Um projeto único une, aqui, a necessidade de perí-cia de marujos com uma perspectiva profissio-nal de futuro para os nativos: O Marine Training Centre (MTC), cofundado pela Hamburg Süd, dá formação de marujos a jovens kiribatianos. Como sócia administradora da South Pacific Marine Services GbR (SPMS), acompanhamos e apoiamos a escola e empregamos os maru-jos ali formados a bordo de nossos navios.

Mercado em crescimento farmalogística — soluções flexíveis para cargas sensíveis

Como um dos líderes entre os prestadores de serviços de transporte de contêineres refrigera-dos, estruturamos nosso equipamento para que atenda às estritas diretrizes da Good Distribution Practice (GDP). A norma, ditada pela Organiza-ção Mundial de Saúde (OMS) e pela Comissão Europeia, tem por objetivo garantir a qualidade dos medicamentos no caminho da produção até a farmácia ou o consultório médico. Desde meados de 2017, nosso equipamento refrige-rado atende às exigências correspondentes. Colaboradores selecionados são treinados anualmente sobre GDP em nossas cinco regi-ões. Assim, podemos oferecer soluções ainda mais abrangentes de transporte aos nossos clientes, posicionando-nos, ao mesmo tempo, em um mercado importante em ascensão.

620caminhoneiros foram treinados

sobre como garantir a segurança no trânsito no Brasil

8 Relatório de sustentabilidade 2016/2017

Willy-Brandt-Straße 59–6520457 HamburgTel. +49 40 3705-0E-Mail [email protected]