ReRevista

14
rerevista na ag agenda cultural novos artistas act actividades da reocupar abril maio junho + + desidério lázaro joana protásio smooth voltage joshua rodriguez #$%! Colective didgenbass from the cave mystery artists i had a plan 19 de junho | I had a plan | Carrasquinha 25 de junho | doka - performance| Carrasquinha julho | david leal - exposição fotográfica | Carrasquinha 24 de julho | rodrigo viterbo - didgiriduo| Carrasquinha

description

Revista Oficial da Associação Cultural Reocupar

Transcript of ReRevista

Page 1: ReRevista

rerevista

na agagenda

cultural

novos artistas

act actividadesda reocupar

abril maio junho+ +

desidério lázaro joana protásio smooth voltage joshua rodriguez#$%! Colective didgenbass

from the cavemystery artists

i had a plan

19 de junho | I had a plan | Carrasquinha

25 de junho | doka - performance| Carrasquinha

julho | david leal - exposição fotográfica | Carrasquinha

24 de julho | rodrigo viterbo - didgiriduo| Carrasquinha

Page 2: ReRevista

rerevista - propriedade da reocupar associação cultural

ficha técnicaDirector: Ricardo RodriguesEditora: Alexandra FonsecaDesign: Diogo ConstantinoPaginação: Leonardo Santos

Colaboradores: Ricardo Rodrigues, Desidério Lázaro, Tiago Cobrado, Rodrigo Viterbo, Mistery Artists, Tiago Ferreira, Raquel Inácio, Joana Protásio,Nuno Barbeado, David Leal e Joana Santos.

Distribuição: Gratuita - via internet

Tiragem: Ilimitada

EditorialO primeiro editorial da nossa revista, deve ser não mais que a explicação do que é a revista, do que

trata e como se trabalha. Não antes, escrever sobre a Reocupar | Associação da qual presido.

A Associação Cultural | Reocupar é um projecto que nasce num conjunto de pessoas com uma real percepção da realidade socio-cultural que existe. Hoje as plataformas e espaços culturais

encontram-se sediados em cidades ou pontos estratégicos, deixando por vezes as comunidades menos numerosas de parte, quando nem sempre as acessibilidades são tidas em conta, quando

nem sempre a divulgação destes mesmos espaços e plataformas chega a estas comunidades.

A Reocupar existe precisamente para colmatar essa necessidade de haver plataformas, em pequenas comunidades que além de promoverem novos talentos emergentes, promovem

também a cultura, que não é apenas um alargar do conhecimento mas também uma forma de socialização. Esta associação prima por reocupar espaços e dinamizá-los temporariamente em

salas culturais.

A revista, rerevista, não mais que é uma plataforma de divulgação.Dar a conhecer o que se faz e quem faz é o objectivo principal, aqui não interessa onde se faz, mas o que se faz. Por último a revista conta com

uma agenda de espaços e outras plataformas culturais de nível nacional.

A rerevista, tem um conceito, ser de fácil leitura, esteticamente simples, mas com um bom conteúdo.

Ricardo Rodrigues

Page 3: ReRevista

actSmooth Voltagerock | concerto l 9 de abril | 23h00 | carrasquinha

Zé, Alexandre, Tiago e David são os «comandantes» de um projecto alternativo de rock progressivo, chamado de MOOTH VOLTAGE. Death from Above 1979 , The Smiths, Stanley Kubrick são algumas das influências. Para quem duvida do potencial deste grupo, não duvide o tema ´´Luxurious Youth`` é exemplo da excelente capacidade individual musical, mas também como a força técnica de todo o colectivo. Bateria forte e presente, bons grooves de baixo, boas «guitarradas» e uma voz que completa tudo isto. para quem quiser ouvir: www.myspace.com/smoothvoltagetheband

3

Page 4: ReRevista

actJoana Protásioexposição fotográfica | Carrasquinha

24 a 31 de abril

Num mundo de hoje, a fotografia é mais que um rectângulo de um jornal, tornou-se uma arte generalizada. Através do site olhares e de outras plataformas, conseguiu assim uma promoção desta vaga de fotógrafos.

Joana Protásio, é uma artista emergente, ligada a várias artes, trabalhando mais com a fotografia, influênciada claramente pela musica e pelo cinema.

Já tardiamente, com 16 anos é que a fotografia ganhou mais significado na sua vida. Autodidaticamente, conseguiu, aos poucos uma evolução prática consistente, coerente e criativa. De uma forma arrojada e contemporânea existe uma originalidade fotográfica que nos leva a uma teatralidade e a um movimento.

4

Page 5: ReRevista

actDesidério TrioJazz | concerto |7 de maio | 23:00 | café degrau

O Desidério Lázaro Trio é a nova incursão deste jovem saxofonista na exploração de composições próprias, fazendo-se acompanhar de dois músicos muito experientes neste tipo de formato. A música, experimental e ao mesmo tempo melódica, tem por base textos, ideias e conceitos.

Desidério Lázaro alia uma boa técnica a uma criatividade e inteligência invulgar nos executantes do saxofone nacionais.

5

Page 6: ReRevista

actJoshua RodriguezPerformance Multidisciplinar | 23 maio | 16h00 e 22h00 | Carrasquinha

Joshua Rodriguez, é um artista multidisciplinar, em parte conhecido pelo seu lado mais poético, mas Joshua também pinta, toca didgiriduo, recita sobre instrumentais e ainda fotografa.

Nascido no México, mas á mais de 12 anos em Portugal este artista que teve a sua formação artística de forma auto-didacta. « A minha ideia no Carrasquinha é fazer algo inovador, uma sessão multidisciplinar onde basicamente assenta sobre o conceito de festa de família, será uma experiência para todos e espero que todos gostem.»

Tendo sempre como inspiração a música, a história e a psicologia, este tende em partilhar pensamentos, questionar para que haja uma recepção, análise e depois uma compreensão. «hoje vemos e ouvimos muita coisa, mas á que ser directos, as pessoas têm que se questionar o que se passa em seu redor, porque o conformismo, é que trai a dignidade de Portugal, pensando e agindo podemo mudar qualquer coisa.»

6

Page 7: ReRevista

act#$%! Colectiveexposição artística |Apolo café

24 a 28 de maio

#$%! é um projecto artístico que tem como protagonistas David Leal, David Agostinho, Francisco Santos e Beatriz Tiago, todos eles estudantes de artes no ensino secundário.

A exposição que irá estar patente no café apolo, em benedita de 24 a 28 de maio, será uma exposição onde os artistas expõem os seus trabalhos levando-nos por uma viagem da pop arte até à arte contemporânea.

7

Page 8: ReRevista

na Didgenbass surge em 2008 por Rodrigo Viterbo e Rui Leitão, o primeiro instrumentista de didgiriduoe o segundo ligado ao experimentalismo de sons sintetizados. Tornando-se num projecto de frequência experimental e alternativa.

Os Didgenbass é uma fusão entre o didgiriduo, um dos instrumentos mais antigos do mundo, e a músicaeletrónica contemporânea.

A vontade de tocar e de explorar novas sonoridades, com a fusão de outras, criando ambientes sonorosfora do comum.

Amon Tobim, Prodigy, Jruder and Dorfmeister, Bonodo,Marc Mietthe, Dubravko Lapaine e Si Mullumbuy; são as suas influências.

8

Page 9: ReRevista

na from the cave

From The Cave é um projecto artístico de Nuno Barbeado, surgindo em 2008 como necessidade do artista em fazer algo diferente, iniciando-se no grafitti, sempre desenhou bonecos e coisas diferentes das perspetivas mais conceptuais com base no humor negro, até porque na maioria das imagens, parece que saíram de uma caverna, que vêm de um sitio feio.

A intenção é evoluir, crescer. Visto que desenvolvo trabalhos nas áreas do design, na ilustração e no grafiti, utilizando materiais diferentes.

www.myspace.com/from_the_cave

exposição artística agosto | entre as 12h00 e as 4:00Carrasquinha

entrada livre

9

Page 10: ReRevista

na novos artistasnovos artistasMistery Artists

The Mystery Artist surgiu inicialmente em início de 2006 no Luxemburgo como um conceito ainda nublado, indefinido e em constante evolução. Reinventou-se no Verão do mesmo ano no Porto, com novos elementos e novas roupagens musicais. Seguem-se vários concertos ao longo desse ano que culmina com a gravação do EP “Funny Little Town”. O ano seguinte foi de vários concertos que levaram a banda a vários locais conhecidos do Porto, Trás-os-Montes, Lisboa, Algarve, assim como várias lojas Fnac.O ano de 2009 trouxe novos elementos, assim como reajustamentos dentro da banda, que culminaram numa formação mais dinâmica e coesa. O aparecimento de novos temas não tardou, juntamente com uma enorme vontade de tocar ao vivo.

10

Page 11: ReRevista

na Prog D

Um projecto que emerge do acaso e se fundamenta numa fusão ritmo-melódica.

PROG-D é o nome de um projecto que surge em Abril de 2004, na vila da Benedita - Alcobaça. Tudo começou com aquele que

viria a ser o primeiro tema da banda - "purpleness". Da ocasionalidade, David,

Ivo e Fábio começam a pôr em prática nossas novas ideias e assim foram surgindo novos temas, em grande parte com as suas

raízes no electro-pop/industrial.

Ao fim de 5 meses, a gravação do primeiro trabalho 31Dimension tornou-se

fundamental para a divulgação de uma nova atitude e vontade de criar música. Os 11

temas que compões este CD promocional, cuja edição foi da inteira responsabilidade

da banda, vem culminar todo o nosso trabalho desde o início.

Passados quase dois anos o projecto ganha mais consistência, algo que esperamos conseguir transmitir com um segundo

trabalho a ser apresentado ainda neste ano de 2006, após o lançamento do EP eye-tech

composto por 4 músicas que antecedem o segundo álbum.

11

Page 12: ReRevista

na I Had A Plan

12

«A vida seria mais fácil se nos sentissemos tão bem a servir à mesa, atrás de um balcão,de um computador, de um telefone a vender seguros ou mesmo numa carreira mais prometedora, do que como nos sentimos a tocar, o mundo seria mais simpático e as pessoas menos assustadoras se todas elas fossem como as que conhecemos ligadas a algo como a expressão individual, esta banda é um esforço para existirmos cada vez mais ligados a esse universo independentemente das consequências.» Esta é a maneira como os I Had a Plan definem todo o projecto.

Além de fora do comum, a sua visão sobre as coisas torna o projecto muito peculiar. Inovador e sem dúvida criativo, este grupo que já tocou em Espanha, mostra-nosuma performance consistente, única, com uma música que nos dá energia para saltar.

Page 13: ReRevista

ag

junho

julho

julho

i had a plan

xplosiv

Joshua Rodriguez

doka

rodrigo viterbo

dj ride

19

16

18

25

24

24

23h00

23h00

23h00

23h00

23h00

23h00

|rock alternativo ||concerto| |carrasquinha|

|hip hop and breack dance ||dança| |carrasquinha|

|poesia and the beat ||performance multidisciplinar| |carrasquinha|

|actividade circense ||performance| |carrasquinha|

|didgiriduo ||concerto| |carrasquinha|

|dj set ||live act| |carrasquinha|

Page 14: ReRevista

reocupar.blogspot.com

publicite connosco