Resoluções das Atividades - Educacional - Soluções … · 2013-03-15 · var que o fato de o...

3
Resoluções das Atividades VOLUME 2 | GRAMÁTICA Pré-Universitário | 1 Sumário 1 2 Aula 9 – Substantivo II ....................................................................................... Aula 10 – Adjetivo e advérbio ........................................................................... Aula 9 Substantivo II Atividades para Sala 01 a) Que há uma pessoa acordando e se preparando para sair. b) Que o personagem está praticando várias ações. c) Cigarro, indicando que ele fuma bastante. d) Homem. Cueca, gravata, paletó. e) Agitado, pois há recorrência de elementos, como che- ques, memorando, telefones etc. 02 a) Vida organizada; povo feliz; (povo) de cabeça muito sólida e mãos reforçadas: cabeça muito sólida; mãos reforçadas; coisas aladas; (coisas) cheias de sabedoria; vida longa; os cabecences-para-baixo. b) Os sintagmas (citados no item anterior) no texto II trazem uma conotação positiva, ou seja, estão rela- cionados à felicidade, à sabedoria, à organização, à longevidade, o que contrasta com a caracterização nor- malmente atribuída a povo primitivo. 03 a) O artigo definido o e o artigo indefinido uma. b) O artigo definido determina, particulariza o termo homem, enquanto o indefinido generaliza o termo mulher. c) O artigo o enaltece o homem; o artigo uma banaliza a mulher. 04 É preciso destacar que lábio e lábia são semelhantes quanto à forma (por exemplo, diferem apenas na termina- ção, contrastam apenas quanto ao gênero gramatical, são invariáveis quanto à marca de gênero etc.), mas diferentes quanto ao significado (lábio é cada uma das duas partes externas da boca e lábia é habilidade na argumentação, na persuasão, no convencimento). Deve-se ainda obser- var que o fato de o poeta ser concretista e, como tal, per- tencer a um movimento que explora ao máximo a relação entre forma e significado justifica a ocorrência de lábio e lábia na crônica. Atividades Propostas 01 C O pronome este foi empregado dessa forma, pois o livro encontra-se nas mãos do defunto-autor, e o pronome esse refere-se ao mundo terreno onde o leitor, com quem se fala, está. 02 D O item d é o único em que a forma senão é substantivada, como ocorre na expressão "O senão do livro", em que o artigo lhe atribui valor de substantivo masculino (com o sentido de pequena imperfeição, falha, defeito). 03 A Silvícolas está no grau normal, o sufixo -cola traz ideia de habitante, morador. 04 B Cônjuge e criança são sobrecomuns; cobra é epiceno (cobra macho e cobra fêmea); cliente é comum de dois gêneros. 05 C Em a, dinamite e cal são femininos; em b, perdiz e tribo são femininos; em d, bílis e omoplata são femininos; em e, rês é feminino. 06 a) cidadezinha, igrejinha, burricos. b) Ao utilizar-se de grau diminutivo, o poeta demonstrou um carinho explícito em relação à cidade mencionada.

Transcript of Resoluções das Atividades - Educacional - Soluções … · 2013-03-15 · var que o fato de o...

Page 1: Resoluções das Atividades - Educacional - Soluções … · 2013-03-15 · var que o fato de o poeta ser concretista e, ... Ao utilizar-se de grau diminutivo, o poeta demonstrou

Resoluções das Atividades

VOLUME 2 | GRAMÁTICA

Pré-Universitário | 1

Sumário

1

2

Aula 9 – Substantivo II .......................................................................................

Aula 10 – Adjetivo e advérbio ...........................................................................

Aula 9 Substantivo II

Atividades para Sala

01 a) Que há uma pessoa acordando e se preparando para sair.

b) Que o personagem está praticando várias ações.c) Cigarro, indicando que ele fuma bastante.d) Homem. Cueca, gravata, paletó.e) Agitado, pois há recorrência de elementos, como che-

ques, memorando, telefones etc.

02 a) Vida organizada; povo feliz; (povo) de cabeça muito sólida e mãos reforçadas: cabeça muito sólida; mãos reforçadas; coisas aladas; (coisas) cheias de sabedoria; vida longa; os cabecences-para-baixo.

b) Os sintagmas (citados no item anterior) no texto II trazem uma conotação positiva, ou seja, estão rela-cionados à felicidade, à sabedoria, à organização, à longevidade, o que contrasta com a caracterização nor-malmente atribuída a povo primitivo.

03 a) O artigo definido o e o artigo indefinido uma. b) O artigo definido determina, particulariza o termo

homem, enquanto o indefinido generaliza o termo mulher.

c) O artigo o enaltece o homem; o artigo uma banaliza a mulher.

04 É preciso destacar que lábio e lábia são semelhantes quanto à forma (por exemplo, diferem apenas na termina-ção, contrastam apenas quanto ao gênero gramatical, são invariáveis quanto à marca de gênero etc.), mas diferentes quanto ao significado (lábio é cada uma das duas partes externas da boca e lábia é habilidade na argumentação, na persuasão, no convencimento). Deve-se ainda obser-var que o fato de o poeta ser concretista e, como tal, per-tencer a um movimento que explora ao máximo a relação entre forma e significado justifica a ocorrência de lábio e lábia na crônica.

Atividades Propostas

01 C

O pronome este foi empregado dessa forma, pois o livro encontra-se nas mãos do defunto-autor, e o pronome esse

refere-se ao mundo terreno onde o leitor, com quem se fala, está.

02 D

O item d é o único em que a forma senão é substantivada, como ocorre na expressão "O senão do livro", em que o artigo lhe atribui valor de substantivo masculino (com o sentido de pequena imperfeição, falha, defeito).

03 A

Silvícolas está no grau normal, o sufixo -cola traz ideia de habitante, morador.

04 B

Cônjuge e criança são sobrecomuns; cobra é epiceno (cobra macho e cobra fêmea); cliente é comum de dois gêneros.

05 C

Em a, dinamite e cal são femininos; em b, perdiz e tribo são femininos; em d, bílis e omoplata são femininos; em e, rês é feminino.

06 a) cidadezinha, igrejinha, burricos.

b) Ao utilizar-se de grau diminutivo, o poeta demonstrou um carinho explícito em relação à cidade mencionada.

Page 2: Resoluções das Atividades - Educacional - Soluções … · 2013-03-15 · var que o fato de o poeta ser concretista e, ... Ao utilizar-se de grau diminutivo, o poeta demonstrou

2 | Pré-Universitário

VOLUME 2 | GRAMÁTICA

07 a) rosas – substantivo feminino; punhal – substantivo mas-culino; Princesa – substantivo feminino; Rei – substan-tivo masculino.

b) Não, pois os substantivos rosa e punhal não apresen-tam flexões por possuírem uma só forma.

c) Princesa – príncipe; Rei – rainha.

08 C

Cartão não é carta grande; flautim não é flauta pequena; lingueta não é língua pequena; cavalete não é cavalo pequeno. Observe que todos os vocábulos adquiriram sentido diverso daquele que deveriam ter com o valor pri-mitivo do sufixo.

09 D

Os verbos ascender e acender são formadores dos seguintes substantivos cognatos, respectivamente: ascen-são e acendimento.

10 D

Apenas o substantivo alfaiate não muda de sentido ao mudar de gênero, daí dizermos “o alfaiate” ou “a alfaiate”. Nos demais exemplos, temos variações, como ocorre com o coma (estado de inconsciência)/a coma (cabeleira); o nascente (o leste)/a nascente (onde nasce curso de água, cabeceira).

Aula 10 Adjetivo e advérbio

Atividades para Sala

01 A

Em III, o erro está na afirmação de que o substantivo é composto, já que esse é simples.

02 B

Em II, os adjetivos são biformes, e a mudança de posição não implicará mudança de sentido; em IV, imóvel é adje-tivo e não advérbio.

03 a) Vocal b) Fraterno/fraternal c) Inaptod) Bélicae) Caninaf) Áureag) Lacustreh) Férreai) Inodoraj) Torácica

Atividades Propostas

01 E

No período: “... da Terra que é um globo cego girando no caos...”, a palavra cego funciona como adjetivo, pois qualifica o substantivo globo.

02 B

Note-se que, em B, o termo em destaque não se prende a verbo, a adjetivo ou advérbio, ele é de fato um extrapola-dor do discurso sem atribuir qualquer circunstância a outra palavra específica a que se ligue.

03 B

Observe-se que extremamente modifica o adjetivo “can-sado“, acrescentando-lhe circunstância intensificadora. Com tristeza modifica o verbo “olhar“; de jovem sacerdote não é advérbio nem locução adverbial, pois se liga a “tempos“, que é substantivo; na rua modifica o verbo “falar“, acrescen-tando-lhe circunstância de lugar; instintivamente modifica o verbo “benzer-se“, acrescentando-lhe circunstância modal.

04 A

É inesperada a combinação entre o advérbio maliciosa-mente, que se associa à maldade, astúcia, e o adjetivo ingênuo, que expressa sentido totalmente oposto ao advérbio.

05 A

Quando se diz que um advérbio pode relativizar o sentido do termo a que se liga, quer se dizer que o termo não pode ser tomado em sentido absoluto, mas apenas em sentido relativo à determinada circunstância. No caso, o advérbio presumivelmente, em "utilizá-las em história presumivelmente verdadeira?", de fato relativiza o sentido do adjetivo verdadeira: a história não é absolutamente verdadeira, mas verdadeira apenas em relação ao que pre-sume quem a conta, isto é, de que deve ser verdadeira.

06 C

Vermelho-claro é composto de dois adjetivos, só o último varia; amarelo-laranja tem um substantivo como elemento, nesse caso não há variação.

04 2; 5; 6; 8; 10. Em 1, o primeiro "muito" é pronome indefi-

nido (liga-se a prazer); Em 3, mais é pronome indefinido (liga-se a livros); Em 4, as duas palavras destacadas ligam--se a substantivos (cuidado e valor); Em 7, que é pronome indefinido (ligam-se a dificuldade); Em 9, as duas palavras destacadas ligam-se a substantivos (livro e revistas).

Page 3: Resoluções das Atividades - Educacional - Soluções … · 2013-03-15 · var que o fato de o poeta ser concretista e, ... Ao utilizar-se de grau diminutivo, o poeta demonstrou

VOLUME 2 | GRAMÁTICA

Pré-Universitário | 3

07 C

O grande traficante = poderoso / o traficante grande = estatura do traficante.

O pobre viciado = coitado / viciado pobre = sem recursos financeiros.

O bom filho = filho bom. O alto traficante = mais importante / o traficante alto =

tamanho. O velho amigo = de antigas datas / o amigo velho = idade.

08 C

Essa é a única opção em que o vocabulário pior modifica um verbo, no caso, o verbo "comportar-se". Nos demais casos, o adjetivo "pior" se liga a substantivos (forma, parte, livro e desempenho).

09 E

Os termos “muito”, “mais” e “menos” apresentam valo-res semânticos de advérbio no período: “Ele se dedicou muito, trabalhou mais horas, porém ganhou menos”.

10 D

O não no item D é apenas enfático. A prova disso é que ele pode ser retirado da frase sem causar prejuízo à com-preensão dela.