RESUMO INTERVENÇÃO BREVE GRUPAL NO TRANSTORNO...

2
INTERVENÇÃO BREVE GRUPAL NO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Diego Rafael Schmidt E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Analisa Lorenzi, Carlisa Peccin ORIENTADOR: Prof.ª Dr.ª Marcia Fortes Wagner ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 7.07.10.01-5 ¿ Intervenção Terapêutica UNIVERSIDADE: IMED, Faculdade Meridional INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados decorrentes da pesquisa ¿Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais no Transtorno de Ansiedade Social¿, desenvolvida pela Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo ¿ RS. Trata-se de um estudo cujo foco compreende a avaliação e intervenção em um grupo de estudantes de ensino superior que preencham critérios diagnósticos para o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social. Realizaram-se grupos psicoterápicos breves de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com a finalidade de promover o repertório comportamental, a fim de que os sujeitos desenvolvessem habilidades de relacionamento interpessoal, assertividade e conversação. Abordou-se, ainda, a comunicação e expressão adequada de afetos, como desagrado e empatia, mudança de comportamentos e pensamentos disfuncionais e o aprendizado de novas formas para lidar com a ansiedade e o estresse. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo caracterizado como uma pesquisa de avaliação pré e pós-teste. A amostra compõe-se de um total de 19 indivíduos, do sexo masculino e feminino. Após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da IMED, os indivíduos foram convidados a participar da pesquisa. Para tanto utilizou-se um Questionário Sociodemográfico para levantar informações gerais sobre os participantes, seguido do Questionário de Ansiedade Social para Adultos/Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30). Os dados coletados foram analisados, estatisticamente, com auxílio do software "Statistical Package for the Social Sciences" (SPSS) versão 17.0.

Transcript of RESUMO INTERVENÇÃO BREVE GRUPAL NO TRANSTORNO...

INTERVENÇÃO BREVE GRUPAL NO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIALRESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Diego Rafael Schmidt

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Analisa Lorenzi, Carlisa Peccin

ORIENTADOR:Prof.ª Dr.ª Marcia Fortes Wagner

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:7.07.10.01-5 ¿ Intervenção Terapêutica

UNIVERSIDADE:IMED, Faculdade Meridional

INTRODUÇÃO:Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados decorrentes da pesquisa ¿Avaliação e Promoção de HabilidadesSociais no Transtorno de Ansiedade Social¿, desenvolvida pela Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo ¿ RS. Trata-sede um estudo cujo foco compreende a avaliação e intervenção em um grupo de estudantes de ensino superior quepreencham critérios diagnósticos para o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social. Realizaram-se grupospsicoterápicos breves de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com a finalidade de promover o repertóriocomportamental, a fim de que os sujeitos desenvolvessem habilidades de relacionamento interpessoal, assertividade econversação. Abordou-se, ainda, a comunicação e expressão adequada de afetos, como desagrado e empatia, mudançade comportamentos e pensamentos disfuncionais e o aprendizado de novas formas para lidar com a ansiedade e oestresse.

METODOLOGIA:Trata-se de um estudo quantitativo caracterizado como uma pesquisa de avaliação pré e pós-teste. A amostra compõe-sede um total de 19 indivíduos, do sexo masculino e feminino. Após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da IMED, osindivíduos foram convidados a participar da pesquisa. Para tanto utilizou-se um Questionário Sociodemográfico paralevantar informações gerais sobre os participantes, seguido do Questionário de Ansiedade Social para Adultos/Cuestionáriode Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30). Os dados coletados foram analisados, estatisticamente, com auxílio dosoftware "Statistical Package for the Social Sciences" (SPSS) versão 17.0.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:No presente estudo, do total da amostra (n=19), 26,32% (n=5) eram do sexo masculino e 73,68% do sexo feminino (n=14),com idades entre 19 e 49 anos e idade média de 28,33 anos. Da amostra total, 52,63% participantes (n=10) desistiram nodecorrer da intervenção, ao passo que 47,37% (n=9) concluíram o THS. Entre os nove participantes com TAS queconcluíram a intervenção, 44,44% (n=4) apresentaram Transtorno de Ansiedade Social Generalizada (com escoreselevados em mais de dois fatores) e 55,56% (n=5) apresentaram Transtorno de Ansiedade Social Não Generalizada (cujosescores demonstram-se elevados em apenas um ou dois fatores). Ao final da intervenção, constatou-se uma melhorasignificativa dos sintomas de TAS, sendo que 77,78% (n=7) dos participantes apresentaram diminuição das pontuações nosfatores de avaliação, deixando de apresentar escores elevados, que caracterizam o Transtorno de Ansiedade Social e22,22% (n=2) dos indivíduos continuaram a apresentar sintomas de Fobia Social Não Generalizada. Constatou-se quenenhum participante apresentou escores elevados em mais de dois fatores do CASO-A30.

CONCLUSÃO:No contexto acadêmico, torna-se necessário o desenvolvimento de competências e habilidades que auxiliem a formaçãoprofissional. Dessa forma, o presente estudo permite concluir que o método de intervenção utilizado proporcionouresultados positivos em indivíduos com TAS, sugerindo ser um método eficaz para a redução de seus sintomas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BOLSONI-SILVA, A. T. et al. Habilidades Sociais, Saúde Mental e Universitários: Possíveis Relações. In: PESSOA, C. V. B.B., COSTA, C. E.; BENVENUTI, M. F. Comportamento em Foco. São Paulo: ABPMC, 2011. p. 77-85.

CABALLO, V. E. et al. The Multidimensional Nature and Multicultural Validity of a New Measure of Social Anxiety: TheSocial Anxiety Questionnaire for Adults. Behavior Therapy, v. 43, n. 2, p. 313-328, 2012.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador