Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

8
A América Latina pode ser dividida em duas grandes partes: México e América Central: Estende-se desde o México até Panamá. Essa região também abrange a região do Caribe e das Antilhas. América do Sul: Todos os países localizados ao sul do istmo do Panamá. Clima e Formações Vegetais A ampla extensão longitudinal da América Latina , as características de relevo e a influência das correntes marítimas, são os principais fatores que possibilitam a variedade de climas: desde climas frios e temperados até climas quentes e extremamente úmidos, que consequentemente, possibilita a formação de variados vegetais.

Transcript of Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

Page 1: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

A América Latina pode ser dividida em duas grandes partes:• México e América Central: Estende-se desde o México até Panamá. Essa região também abrange a região do Caribe e das Antilhas.• América do Sul: Todos os países localizados ao sul do istmo do Panamá.

Clima e Formações Vegetais

A ampla extensão longitudinal da América Latina , as características de relevo e a influência das correntes marítimas, são os principais fatores que possibilitam a variedade de climas: desde climas frios e temperados até climas quentes e extremamente úmidos, que consequentemente, possibilita a formação de variados vegetais.

Page 2: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

Clima Vegetação

Equatorial & Tropical Floresta Tropical e Equatorial

Subtropical Araucárias, campo e estepes

Desértico Deserto

Mediterrâneo Vegetação mediterrânea

Temperado Savana

Altas Montanhas Vegetação de altitude

Semiáridos Estepe e pradaria

Chuvas: condensação do vapor da água atmosférica.

• Chuvas de verão ou convecção: Durante um dia de verão, ocorre intensa evaporação. No fim da tarde, ocorre resfriamento da atmosfera, provocando esse tipo de chuva.• Chuva de montanha, barreira ou orográfica: Quando ventos úmidos ganham altura para “passar” as montanhas, eles passam pelo processo

Page 3: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

de condensação, pois no alto das montanhas há uma queda de temperatura na atmosfera, “fazendo” chover. A umides do ar fica para traz em forma de chuva e o vento continua seu trajeto, só que seco.• Chuva de frente: Quando uma massa polar de ar frio se choca com uma massa polar quente, acontece a frente fria. A frente fria provoca queda de temperatura e chuva (de frente).

Domínio Climático equatorial

Estende-se pela porção setentrional (norte) da América do Sul, faz com que o ambiente tenha temperaturas elevadas e “tenha” muita chuva, principalmente as de convecção. Essa região abriga a maior biodiversidade do planeta (essa região é onde ocorre a Floresta Amazônica).

Domínio Climático Tropical

O ambiente que tem esse domínio climático apresenta temperaturas elevadas durante o ano todo.O domínio tropical típico apresenta duas estações bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. O domínio tropical típico está pre-

Page 4: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

sente nas savanas ou cerrados. Esse domínio climático, também apresenta uma diversificada fauna de mamíferos.

O domínio tropical de altitude ocorre sobretudo nas áreas serranas da América Central e na porção leste do Brasil. Apresenta um clima controlado pelas chuvas orográficas. No Brasil, esse clima está presente na Mata Atlântica.

Domínio Climático de altas montanhas

Estende-se sobretudo nas regiões mais elevadas da Cordilheira dos Andes. Essa áreas tem um temperaturas abaixo dos 10ºc e invernos rigorosos com chuvas de neve. O ambiente onde domina esse clima, é frio e úmido em alturas médias, com vegetações coníferas ( ). Nas

altitudes, tem pouca umidade, surgindo vegetação de estepes

Domínio Climático desértico e semiárido

Esse domínio é caracterizado por ser extremamente seco e com notáveis amplitudes térmicas, que variam de 50ºc de dia, a 15º de noite. Sua vegetação é escassa e adaptada ao clima (geralmente estepes), com

Page 5: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

exceção dos oásis e ilhas verdejantes, que se formam sobre lençóis da água. Ocorrem principalmente em quatro áreas: na porção norte do território mexicano, no deserto do Atacama, na Patagônia e no nordeste brasileiro. Esses domínios apresentam baixos níveis de pluviosidade.

Problemas Agrários

Agrário – relativo à terra

• Má distribuição de terras• Solos pobres que necessitam de investimento • Propriedades pouco produtivas• Exploração imobiliária• Técnicas de exploração arcaicas

Pg 88 – O espaço agrário da América Latina:

Historicamente sempre fomos dependentes das atividades do setor primário e as impressões podem ser observadas no espaço agrário da América Latina e com os ciclos econômicos (Pau Brasil, cana de açúcar, ouro, café).

Page 6: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

Pg 89- A dependência dos países latino americanos em relação dos recursos minerais:

Venezuela- 91% do PIB depende do petróleoBolívia- 71% do PIB depende de Gás e PetróleoChile- 63% do PIB depende Ferro, Cobre e Carvão

Vantagens: geração de empregosarrecadação de impostosequilíbrio da balança comercial

Desvantagens: empobrecimento do solopoluição / desmatamentobaixos preços de venda

Pg 90 – Estrutura fundiária e exploração da terra:

A maior parte das terras está nas mãos de uma elite formada por poucas pessoas. Nessas propriedades encontramos características do período colonia: plantiom (latifúndios, mão de obra mal remunerada monocultura, produção em grande escala, finalidade comercial).

Page 7: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

Além disso, há um contraste, diferença entre a agroindústria moderna e aquela de subsistência, tradicional e ultrapassada.

Pg 91: Dependência dos PIBs em relação à exportação de produtos ou gêneros agropecuários.

Nicarágua- 82%Paraguai- 83%Guatemala- 37%

Pg 92- Principais produtos de exportação:

Laranja, café, soja, milho, cana de açúcar e feijão

Pg 93- Concetração das terras:

Estrutura fundiária = forma como as terras estão destribuídas

Vamos considerar o total de 100 propriedades (na Bolívia) :86 são menores que 20 hectares (10000m²) e ocupam 4% do território

Page 8: Resumo para p.m de geografia 1º trimestre

enquanto 4 propriedades são iguais ou maiores que 100 hectares e ocupam 90% das terras.No Brasil, 58 propriedades tem até 25 hectares e ocupam 6% das terras, enquanto 15 propriedades são maiores que 100 hectares e ocupam 80% das terras.

Pg 94- Reforma Agrária: redistribuição das terras:

Por que não ocorrem?Historicamente os latifúndios foram implantados pelos colonizadores.

Hoje a concentração de terras provoca a desigualdade social, desemprego, pobreza, êxodo rural, movimentos sociais e crescimento populacional exagerado nas áreas urbanas.

A reforma agrária não ocorre na América Latina, pois aqueles que possuem grandes propriedades quase sempre são os próprios políticos que deveriam aprová-la. Mas, não é do interesse deles dividí-las