Reunião de monitoramento de projetos: uma realidade nas … · gundo o Guia PMBOK®, é o processo...

6
Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 69 - 13 de outubro de 2014 Reunião de monitoramento de projetos: uma realidade nas rotinas do EGPP Como acompanhar o de- senvolvimento de um pro- jeto estratégico do Incaper para saber se sua execução está dentro do planejado em termos de escopo, pra- zo, custo, entregas e quali- dade? O Escritório de Gerencia- mento de Processos e Proje- tos (EGPP), por meio de reu- niões de monitoramento, junta-se aos coordenadores dos projetos para que pos- sam atender e acompanhar as demandas. Em termos conceituais, monitorar o projeto, se- gundo o Guia PMBOK®, é o processo de acompanhar, revisar e ajustar o seu pro- gresso com o intuito de atender aos objetivos de desempenho definidos no planejamento e no respecti- vo cronograma. Para o integrante da equi- pe do EGPP Jonas Lisboa, é por meio das reuniões de monitoramento dos proje- tos que é possível identifi- car problemas e pensar em soluções. “O monitoramen- to é realizado para reduzir ao máximo as diferenças entre o que foi planejado e o que efetivamente está sendo desenvolvido na exe- cução das atividades, além de possibilitar a identifica- ção de gargalos e correções durante o curso do projeto”, afirma o servidor. As reuniões são realizadas com uma frequência trimes- tral, para cada projeto que Jonas Lisboa, integrante do EGPP, Juliana Valle e Lucimary Ferri, coordenadoras do projeto está sendo acompanhado pelo EGPP. O monitoramen- to inclui a emissão de sú- mulas de acompanhamen- to, com informações sobre o andamento do projeto e a medição do progresso, por meio de indicadores men- sais de desempenho, geren- ciados pelo sistema Gepla- nes. A última reunião foi re- alizada recentemente no projeto “Estudos para de- marcação de parques aquí- colas marinhos no ES”, que é coordenado pela agente de extensão em desenvol- vimento rural Juliana de Barros Valle. Essa iniciativa tem como principal objetivo a definição de áreas aptas em todo o litoral do Espíri- to Santo para o desenvol- vimento da maricultura. O resultado do encontro foi a identificação dos fatores críticos que interferem na execução do projeto em re- lação a escopo, cronograma, custo, recursos, qualidade e risco, o que possibilita a previsão de cenários futu- ros e a recomendação de ações para corrigir ou evitar os desvios.

Transcript of Reunião de monitoramento de projetos: uma realidade nas … · gundo o Guia PMBOK®, é o processo...

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 69 - 13 de outubro de 2014

Reunião de monitoramento de projetos: uma realidade nas rotinas do EGPP

Como acompanhar o de-senvolvimento de um pro-jeto estratégico do Incaper para saber se sua execução está dentro do planejado em termos de escopo, pra-zo, custo, entregas e quali-dade?

O Escritório de Gerencia-mento de Processos e Proje-tos (EGPP), por meio de reu-niões de monitoramento, junta-se aos coordenadores dos projetos para que pos-sam atender e acompanhar as demandas.

Em termos conceituais, monitorar o projeto, se-gundo o Guia PMBOK®, é o processo de acompanhar, revisar e ajustar o seu pro-gresso com o intuito de atender aos objetivos de

desempenho definidos no planejamento e no respecti-vo cronograma.

Para o integrante da equi-pe do EGPP Jonas Lisboa, é por meio das reuniões de monitoramento dos proje-tos que é possível identifi-car problemas e pensar em soluções. “O monitoramen-to é realizado para reduzir ao máximo as diferenças entre o que foi planejado e o que efetivamente está sendo desenvolvido na exe-cução das atividades, além de possibilitar a identifica-ção de gargalos e correções durante o curso do projeto”, afirma o servidor.

As reuniões são realizadas com uma frequência trimes-tral, para cada projeto que

Jonas Lisboa, integrante do EGPP, Juliana Valle e Lucimary Ferri, coordenadoras do projeto

está sendo acompanhado pelo EGPP. O monitoramen-to inclui a emissão de sú-mulas de acompanhamen-to, com informações sobre o andamento do projeto e a medição do progresso, por meio de indicadores men-sais de desempenho, geren-ciados pelo sistema Gepla-nes.

A última reunião foi re-alizada recentemente no projeto “Estudos para de-marcação de parques aquí-colas marinhos no ES”, que é coordenado pela agente de extensão em desenvol-vimento rural Juliana de Barros Valle. Essa iniciativa tem como principal objetivo a definição de áreas aptas em todo o litoral do Espíri-to Santo para o desenvol-vimento da maricultura. O resultado do encontro foi a identificação dos fatores críticos que interferem na execução do projeto em re-lação a escopo, cronograma, custo, recursos, qualidade e risco, o que possibilita a previsão de cenários futu-ros e a recomendação de ações para corrigir ou evitar os desvios.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 69 - 13 de outubro de 2014

O processo de Avaliação de Desempenho agora será totalmente online. Anterior-mente, apenas o formulário FADI, no qual constam as notas dos servidores, era feito de maneira online. O formulário onde é descrito o acompanhamento das ati-vidades dos profissionais, o FADA, era feito manualmen-te. A partir do próximo ciclo de Avaliação de Desempe-nho, os dois formulários serão preenchidos na inter-net.

Para saber como será feito o preenchimento do FADA, está disponível no site do Incaper e na versão online do boletim um manual que orienta seu preenchimento. Para acessar o documento, clique em http://www.inca-per.es.gov.br/sistemas/drh.php/frontend/documentos_drh/6 .

“Orientamos todos os servidores e chefias que preencham o formulário de acompanhamento de de-sempenho de atividades

(FADA) referente ao período de 01/03/2014 a 31/08/2014 no portal do servidor: www.servidor.es.gov.br”, falou a chefe da Área de Desenvol-vimento Pessoal, Hildeneia Patrício Ribeiro.

Ela disse que, em bre-ve, será disponibilizado o formulário FADA referente ao segundo semestre do ciclo 2015, no período de 01/09/2014 a 02/02/2015.

Importância do FADA “O preenchimento das ati-

vidades no formulário FADA é um processo sistemático e importante para o servidor mensurar seu desempenho e para as chefias medirem o grau de contribuição de cada servidor com a insti-tuição”, explicou Neia.

Ela também informou que é importante que a chefia in-forme, no campo feedback, a identificação de necessi-dade de capacitação, o estí-mulo ao autoaperfeiçamen-to e o incentivo ao maior empenho para a melhoria dos serviços prestados.

Avaliação de Desempenho será totalmente informatizada

FIQUE POR DENTRO

“É preciso traçar um pla-no de desenvolvimento, pois isso irá repercutir no desempenho dos serviços prestados pelo Instituto à sociedade”, reforçou a che-fe da ADP.

Avaliação como elemen-to positivo

De acordo com Neia, há autores que dizem que a aprendizagem é um proces-so de mudança resultante de experiência anterior, que significa entendimento do passado para evitar repeti-ções de erros. A avaliação possibilita programar uma capacitação no presente para melhorar o desempe-nho no futuro.

“Precisamos entender melhor o processo de ava-liação de desempenho. Te-mos que desmitificar a cul-tura negativa de avaliação, o que requer mudança de paradigma e tempo para que o processo se efetive”, finalizou a servidora.

Para obter mais informa-ções sobre o processo de avaliação de desempenho, acesse: http://www.seger.es.gov.br/seger/index.php/programa/gestao-de-de-sempenho/avaliacao-de-desempenho-individual .

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 69 - 13 de outubro de 2014

FIQUE POR DENTRO

Balanço Social 2014 recebe contribuições de servidores

O Balanço Social do Incaper 2014 está sendo preparado com uma metodologia ainda mais participativa. Foi enviada uma pesquisa que procurou apurar sugestões de pautas para matérias e soluções para que possam ter o seu retorno econômico avaliado.

Entre as soluções tecno-lógicas desenvolvidas pelo Incaper que mais se desta-caram ao longo do ano, está o trabalho para garantir o acesso dos produtores ru-

rais capixabas às políticas públicas de comercialização dos produtos da agricultura familiar. O tema foi um dos mais sugeridos pelos cole-gas servidores que respon-deram à pesquisa e pode figurar nas páginas da próxi-ma edição desse relatório de responsabilidade social.

“Nosso objetivo foi jus-tamente promover um en-volvimento ainda maior dos servidores. A ideia é que a publicação seja um trabalho

que reflita a realidade do In-caper, demonstrando os re-sultados sociais, econômicos e ambientais. Queremos que o servidor enxergue o resul-tado do seu trabalho no rela-tório”, disse Vanessa Borges, coordenadora do Balanço So-cial.

Temas sugeridosAlém das políticas públi-

cas de comercialização, fo-ram sugeridos temas, como análises químicas e físicas de solo, Projeto Sementes do Conhecimento, agroeco-logia e produção orgânica, piquete rotacionado para bovinos de leite, organiza-ção social de agricultores, irrigação por aspersão, ma-nejo intensivo de pastagem, projetos de crédito, projeto de incentivo à redução de agrotóxicos na horticultura, Projeto PAIS, análise de água de consumo humano e pro-jetos de agroindústrias de pequeno porte.

Próximos passosSelecionadas as soluções

tecnológicas, o próximo pas-so é iniciar os estudos para o cálculo do retorno econômi-co e a produção das matérias que contarão um pouco da história de vida dos agriculto-res capixabas e a relevância do trabalho no Incaper nesse contexto.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 69 - 13 de outubro de 2014

POR DENTRO Das UNIDaDEs

Por dentro do ELDR de Guaraná

De que maneira o escri-tório tem contribuído para o desenvolvimento rural?

Contribuímos com a me-lhoria da qualidade do café conilon por meio da rea-lização de dias de campo, excursões, interpretações de análises de solos, de-monstrações de métodos e reuniões. Prestamos assis-tência técnica à cooperativa (Cafeicruz) e associações de produtores; incentivamos a diversificação das culturas, assim como a renovação dos cafezais com a introdução de novos clones de alto po-tencial genético e contribuí-mos para a organização de concursos de produtividade e qualidade do café.

Trabalhamos em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com a Prefeitura Municipal de Aracruz (PMA) na elaboração de projetos

O Incaper possui um escri-tório no Distrito de Guaraná, Município de Aracruz. Confira as atividades dessa equipe:

Quais os principais tra-balhos desenvolvidos pelo escritório no município?

Os principais trabalhos re-alizados pelo escritório são a assistência técnica e ex-tensão rural, principalmente na área de café conilon; fru-ticultura, como cacau, coco, banana e mamão; e culturas alimentares, como milho, feijão e mandioca.

Destaca-se ainda a aqui-cultura, com a produção de tilápias em tanques-rede; a pecuária de leite, com paste-jo rotacionado; e o agroturis-mo. Desenvolvemos ações na área ambiental, como orientações na adequação de barragens, licenciamen-tos e irrigação; e elaboramos projetos de crédito rural.

de barragens e do programa Energia Mais Produtiva.

Participamos também do Conselho Municipal de De-senvolvimento Rural Susten-tável e do Conselho Munici-pal de Meio Ambiente.

Quais os desafios e pers-pectivas do trabalho do Incaper no seu município?

O principal desafio é a re-dução do custo de produção do café aliada ao aumento da produtividade, além da melhoria da qualidade do produto. Outros desafios são a conscientização do produtor sobre o uso corre-to da irrigação, com a finali-dade de evitar desperdícios, além da redução do uso de agrotóxicos.

Quem é a equipe do es-critório?

A equipe do ELDR de Guaraná tem como chefe o administra-dor rural e técnico em agrope-cuária Odair Braido. O econo-mista Edvan Silva de Freitas é assistente de suporte em de-senvolvimento rural e Maria da Penha Santos Carvalho é auxiliar de serviços gerais, ce-dida pela Prefeitura Municipal de Aracruz.

A equipe do escritório distrital é formada por Edvan, Odair e Maria da Penha

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 69 - 13 de outubro de 2014

QUalIDaDE DE vIDa

Outubro Rosa com toque de Novembro Azul no Incaper

As atividades de conscien-tização sobre a prevenção ao câncer de mama ocorrerão durante todo o mês de outu-bro, no Incaper.

Uma novidade neste ano é que alguns temas relaciona-dos à saúde do homem tam-bém serão tratados de ma-neira conjunta com a saúde da mulher.

“A Afecc, que impulsiona o Outubro Rosa no Estado, realiza uma abordagem diferenciada sobre o câncer. Essa doença não atinge apenas mulheres, mas também o público masculino quando se trata inclusive do câncer de mama”, relatou a assistente social do Incaper Janaína Paulino.

Atividades nas unidades Na próxima terça-feira (14), às 14 horas, no auditório da Sede do Incaper, haverá uma expo-sição dialogada que abordará temas a respeito da saúde

da mulher e do homem, tais como: câncer de mama e de colo de útero, câncer de prós-tata, colorretal e peniano, além de nutrição e desenvol-vimento de doenças.

A facilitadora da atividade, a enfermeira Lis Pereira Ramos, é especialista em oncologia e chefe da Enfermaria de Onco-logia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

No Centro Serrano, a ati-vidade será realizada no dia 22/10, às 9 horas. No Centro Norte, o evento será no dia 28/10, às 13 horas. Nesse Cen-tro Regional, além da preven-ção ao câncer de mama, será abordada a saúde bucal.

Essa ação integra o Projeto de Qualidade de Vida do Incaper e faz parte do Movimento Outubro Rosa.

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 69 - 13 de outubro de 2014

MOvIMENTaÇÃO DE sERvIDOREs

12/10: Adailton Alves Ribeiro (CRDR Centro Serrano)/ Celia Jaqueline Sanz Rodriguez (DOT).

13/10: Luiz Carlos Prezotti (DOT)/ Neusiléia Pagung Ribeiro (ELDR de Pancas).

14/10: Leandro Canal (ELDR de Água Doce do Norte).

15/10: Dejaira de Aguar Pansiere (ELDR de Nova Venécia)/ Edion Maiquel Dubberstein (ELDR de Vila Valério)/ Lorena Mendes

AniversariantesBernardo (ELDR Ibitirama)/ Vinicius Nascimento (ELDR de São Domingos do Norte).

16/10: Márcia Neves Guelber Sales (CRDR Centro Norte).

17/10: Altamiro de Oliveira (CRDR Centro Serrano)/ Sérgio Roncetti Correa (CRDR Centro Serrano).

18/10: Fabiano Tristão Alixandre (ELDR Brejetuba).

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Maxwel Assis de SouzaDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre / Carla EinsfeldRevisão: Marcos Roberto da CostaDiagramação: Cristiane Silveira/ Larissa Firme Trabach (estagiária)Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Fernando Almeida

Localização de novos servidores:

CRDR Centro Norte: O agente de pesquisa e inovação Flávio Neves Celestino foi localizado nessa unidade.

ELDR de Pancas: O técnico em desenvolvimento rural Mayko Roberto Plantakow Rosa foi localizado nessa unidade.

Nova composição do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Incaper:

- Luiz Antonio Bassani, chefe da Área de Planejamento do DPC - coordenador;

- Aparecida de Lourdes do Nascimento - representante do DPC;

- Pierangeli Cristina Marim

Movimentação de servidoresAoki - representante do DOT;

- José Aires Ventura - representante do DOT;

- Luiz Carlos Prezotti - representante da Diretoria;

- Livia Cipriano Dal Piaz - representante da Assessoria Jurídica.

Substituição de chefia:DEF: A servidora Clarissa

Vassem Campos irá exercer a função de Chefe do Departamento Financeiro no período de 13 de outubro a 11 de novembro de 2014, por motivo de gozo das férias da titular.

ELDR de Cariacica: O servidor Rodgers Soares de Barros irá exercer a função gratificada de Chefe do ELDR de Cariacica no

período de 1 de outubro a 29 de dezembro de 2014, por motivo de gozo das férias-prêmio do titular.