Revisão de teorias da compreensão textual, 02

90
Manoel Neves Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Transcript of Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Page 1: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Manoel Neves

Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Page 2: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Às vezes a saudade deita aomeu lado na cama, e eu sinto o seu peso nomeuombro.Àsvezeselacaminhacomigoaomeulado,sorriparamimquandopassoemfrente de determinados lugares. Ela sempre, sempre, puxa a manga da minhacamisaemeapontaooutroladodaruaquandoestouindoparaotrabalho, indoparaofutebol,indoparaoshoppingler–háumaruaondeasaudadeestásemprenaesquina,mepedindocarona.Tentandofugir,fuiàpraiacaminhar,finaldetarde.Asaudadesentouaomeulado,estendeuumatoalhabranca,meserviuumataçadevinhoedeitouacabeçanomeucolo.Asaudadetemcaprichos,meimpededeira determinados lugares, nãome deixa voltar a certos locais. Às vezes a saudadeembaçameusolhos,nãomedeixaverdireitoascoresquehánodia.Àsvezeselapassa o dia sem aparecer, e eu penso que tudo vai voltar ao normal. Então euchegoacasa, tomoumbanho,deitoeescutoseuspassos.Elavem,passaamãopelaminhabarbamalfeita,tocadelevemeupeitoedeitaaomeulado,cantandobaixinhoasmúsicasquedevoescutar.Eu sinto seupesoemmeuombro.Elameembala.Maseudemoromuitoadormir.

PAULA,Satlerde.Asaudadecaminhaaomeulado.Disponívelem:https://stellerdepaula.wordpress.com/2012/06/29/a-saudade-caminha-ao-meu-lado/.Acessoem10dez.2015.

Page 3: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 01 revisão de teorias da compreensão textual

Notextoacima,predominaafunçãodalinguagema) metalinguística, com extrema valorização da subjetividade no jogo entre apresençaeaausência.b) apelativa, num jogo de sentido pelo qual o poeta transmite uma formaidealizadadeamor.c)referencial,privilegiando-seaexpressãodeformaracional.d) emotiva, marcada pela contenção dos sentimentos, dando vazão aosubjetivismo.e)poética,fazendousodapersonificaçãocomobasedaconstruçãodotexto.

Page 4: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Notextoemanálise,predominaotrabalhode linguagem.Marque-se,portanto,aletra“e”.

conteúdos abordados na questãofunçõesdalinguagem

Page 5: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

OseusantonomeNãofacilitecomapalavraamor.Nãoajoguenoespaço,bolhadesabão.Nãoseinebriecomoseuengalanadosom.Nãoaempreguesemrazãoacimadetodarazão(eéraro).Nãobrinque,nãoexperimente,nãocometaaloucurasemremissãodeespalharaosquatroventosdomundoessapalavraqueétodasigiloenudez,perfeiçãoeexílionaTerra.Nãoapronuncie.

ANDRADE,CarlosDrummondde.Seusantonome.In.:Corpo.RiodeJaneiro:Record,1984.

Page 6: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 02 revisão de teorias da compreensão textual

No texto lido, predomina uma função de linguagem que também pode serverificada:a)Emnotíciasdejornalnasquaisorepórterregistrafatosdocotidianodeinteresseparaoleitor.b) Em textos científicos que relatam descobertas e experiências realizadas peloscientistas.c)Emtextosliteráriosquandoonarradorconversacomoleitorarespeitodaobraoudaspersonagens.d) Em textos literários quando o eu poético ou o narrador expõem seussentimentoseemoções.e) Em propagandas e publicidade em geral, que procuram orientar ocomportamentodointerlocutor.

Page 7: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Otextoemanálisevisaaorientarocomportamentodoleitor.Marque-se,portanto,aletra“e”.

conteúdos abordados na questãofunçõesdalinguagem

Page 8: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

VenhosolicitaraclarividenteatençãodeVossaExcelênciaparaquesejaconjuradauma calamidade que está prestes a desabar em cima da juventude feminina doBrasil. Refiro-me, senhor presidente, ao movimento entusiasta que estáempolgandocentenasdemoças,atraindo-asparasetransformarememjogadorasdefutebol,semselevaremcontaqueamulhernãopoderápraticaresteesporteviolentosemafetar,seriamente,oequilíbriofisiológicodassuasfunçõesorgânicas,devido à natureza que se dispôs a sermãe. Ao que dizem os jornais, no Rio deJaneiro,jáestãoformadosnadamenosdedezquadrosfemininos.EmSãoPauloeBeloHorizontetambémjáestãoseconstituindooutros.E,nestecrescendo,dentrodeumano,éprovávelqueem todooBrasil estejamorganizadosuns200clubesfemininosdefutebol:ouseja:200núcleosdestroçadosdasaúdede2,2milfuturasmães,que,alémdomais,ficarãopresasaumamentalidadedepressivaepropensaaosexibicionismosrudeseextravagantes.

Colunapênalti.Cartacapital.28abr.2010.

Page 9: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 03 revisão de teorias da compreensão textual

Otrechoépartedeumacartadeumcidadãobrasileiro,JoséFuzeira,encaminhada,em abril de 1940, ao então presidente da República Getúlio Vargas. As opçõeslinguísticasdeFuzeiramostramqueseutextofoielaboradoemlinguagem

a)regional,adequadaàtrocadeinformaçõesnasituaçãoapresentada.b)jurídica,exigidapelotemarelacionadoaodomíniodofutebol.c)coloquial,considerando-sequeeleeraumcidadãobrasileirocomum.d)culta,adequando-seaoseuinterlocutoreàsituaçãodecomunicação.e)informal,pressupondoograudeescolaridadedeseuinterlocutor.

Page 10: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

A carta em análise apresenta uma linguagem formal, padrão, culta, totalmenteadequadaaointerlocutor.Assinale-seaalternativa“d”.

conteúdos abordados na questãopadrõeslinguísticos,variaçãolinguística

Page 11: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 04 revisão de teorias da compreensão textual

“Pelojardimhánumerososestragos.Asplantasandammeioloucas:gardênias,quecostumam desabrochar em dezembro, abriram repentinamente em outubro eagoraestãosecasecaemmelancolicamente,querendoaindaconservaroperfumeeoaveludadonaspétalasqueimadas”.Osegmentoanteriorpossuilinguagem:

a)pejorativab)conotativac)denotativad)argumentativa

Page 12: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

A presença figuras de linguagem [prosopopeia: plantas andam meio loucas,gardênias... caem melancolicamente] permite afirmar que o autor faz uso deconotaçãoparaarticularseudiscurso.Marque-se,pois,aletra“b”.

conteúdos abordados na questãopadrõeslinguísticos,figurasdelinguagem

Page 13: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 05 revisão de teorias da compreensão textual

“Lei é um preceito social obrigatório imposto coercitivamente pelo poder doEstado.”.Nofragmentoanterior,verifica-seoempregode:

a)funçãoreferencialoudenotativa.b)funçãoemotivaouexpressiva.c)funçãoconativaouapelativa.d)funçãopoéticaouestética.e)funçãofática.

Page 14: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Como se trata de umadefinição, predomina, no fragmento em análise, a funçãoreferencialoudenotativa.Marque-se,pois,a letra“a”.Emtempo:namedidaemquepalavrasexplicampalavras,épossívelentrever,notextoemanálise,afunçãometalinguística

conteúdos abordados na questãopadrõeslinguísticos

Page 15: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 06 revisão de teorias da compreensão textual

“Relacionamentoemredessociaisnãoécomocampanha,quetemcomeçoefim.Éumtrabalhoquenãopossuiprazoparaterminar,oqueémuitopositivo–assimseespera, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hojecandidatos,amanhãeleitos”.Noparágrafoanterior,verifica-seoempregode:a)linguagempadrão.b)linguagemconotativa.c)linguagemtécnico-científica.d)linguagemconotativaemumtextocomcaracterísticasjornalísticas.e)linguagemdenotativaemumtextodidático-científico.

Page 16: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

O respeito às regras de concordância, a boa colocação pronominal, a seleçãovocabular, entre outros, confirmam que o fragmento em análise articula-se nopadrãoformal,cultodalíngua.Assinale-se,portanto,aalternativa“a”.

conteúdos abordados na questãopadrõeslinguísticos

Page 17: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 07 revisão de teorias da compreensão textual

Avariedade linguísticaadequadaàsituaçãoespecíficadeusosocialestáexpressaem:a)na faladeumprofessorao iniciaraaulanoensinosuperior:Falagalerinhadomal!Hojevamosestudarumnegóciomuitoimportante.b) na leitura de um discurso de uma autoridade pública na inauguração de umestabelecimento educacional: Senhores cidadões do Brasil, com alegria,inauguramosmaisumaescolaparaamelhoreducaçãodenossopaís.c)nomemorandodadiretoradaescolaaoresponsávelporumaluno:ResponsávelpeloalunoHenrique,dêumachegadinhanadiretoriadaescolaparasaberoqueoseufilhinhoandafazendodebesteira.d) na fala de uma criança, na tentativa de convencer a mãe a lhe entregar amesada:Mãe,assimnãodáparaserfeliz!Dápraliberarminhamesada?Prometoquesóvoutirarnotãonaspróximasprovas.e) na fala de uma mãe em resposta ao filho que solicitou a mesada: Carodescendente,porobséquio,antecipeaprestaçãodesuascontas,afimdefazerjusaosolicitado.

Page 18: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

A opção em que há adequação entre o nível linguístico usado e a situação deproduçãoéaletra“d”.

conteúdos abordados na questãopadrõeslinguísticos,variaçãolinguística

Page 19: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Disponívelem:http://www.mt.gov.br.Acessoem28jun.2011.

Page 20: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 08 revisão de teorias da compreensão textual

Otextopublicitáriotemcomoobjetivoprincipaloconvencimentodopúblico-leitore, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peçapublicitária,que foidivulgadanaocasiãodaaprovaçãodaLeiSeca,oselementosverbaisenãoverbaisforamusadosafimdelevarapopulaçãoaa)reduzirgradativamenteaingestãodeálcoolantesdedirigir.b)associaroconsumodebebidasàideiademortenajuventude.c)prevenir-sequantoaosefeitosdoálcoolnoorganismohumano.d)incompatibilizarasbebidasalcoólicascomadireçãodeautomóveis.e)reconhecerquetipodebebidaalcoólicadeveserevitadanotrânsito.

Page 21: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Considerando-sea intencionalidadedapropagandaeoselementosverbaisenãoverbais que a constituem, infere-se que seu objetivo é associar a ingestão debebidaalcoólica [notadamente cerveja] comodeterminantenoaumentono riscodemortenotrânsito.Assinale-se,pois,aletra“d”.

conteúdos abordados na questãocontextodeprodução,decirculaçãoederecepçãodetextos

Page 22: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

http://www.wwf.org.br.Acessoem:27abr.2010.Adaptado.

Page 23: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 09 revisão de teorias da compreensão textual

A relação entre o texto e a imagem potencializa a força de persuasão desseanúncio,queapresentacomoprincipalobjetivo.a)informaraspessoasdequeelaspodemperder70%doseucorpo.b)confrontaropiniõesacercadodescasoparacomomeioambiente.c)enumerarfatosquepossamtrazermaisinformaçõesaocontexto.d)conscientizardequeoconsumismodeáguaagrideoplaneta.e) sensibilizar quanto à situação dos que vivem sem água em sacrifício peloplaneta.

Page 24: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

A intencionalidade do texto publicitário em análise é conscientizar acerca doquantooconsumoirresponsáveldeáguapodeagrediroplaneta.Marque-se,pois,aletra“d”.

conteúdos abordados na questãocontextodeprodução,decirculaçãoederecepçãodetextos

Page 25: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

E=poca,SãoPaulo,n.698,3out.2011.

Page 26: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 10 revisão de teorias da compreensão textual

Os resultados da pesquisa realizada a respeito do consumo de álcool poradolescenteschamamaatençãoparaa)osefeitosmaléficosdoálcoolnosadolescentes.b)oconsumoexageradodeálcoolentreadolescentes.c)oriscodoconsumodeálcoolcadavezmaisprecoce.d)aproblemáticadoconsumodeálcoolnadécadade1990.e)adiferençadecomportamentoentreadolescenteseadultos.

Page 27: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Osmarcadoreslinguísticos[numeraiselocuçõesadverbiais]deixamentreverqueaintencionalidadedo texto é alertar parao fatodequeo consumodo álcool estáacontecendo precocemente quando se comparam os anos 2010 aos anos 1990.Assinale-se,pois,aletra“c”.

conteúdos abordados na questãocontextodeprodução,decirculaçãoederecepçãodetextos

Page 28: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Garotopropaganda.Disponívelem:http://lumaxaazevedo.com.br.Acessoem:10nov.2011.

Page 29: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

EU,ETIQUETAMeulenço,meurelógio,meuchaveiro,Minhagravataecintoeescovaepente,Meucopo,minhaxícara,Minhatoalhadebanhoesabonete,Meuisso,meuaquilo.Desdeacabeçaaobicodossapatos,Sãomensagens,Letrasfalantes,Gritosvisuais,Ordensdeuso,abuso,reincidências.Costume,hábito,permanência,Indispensabilidade,Efazemdemimhomem-anúncioitinerante,Escravodamatériaanunciada.Estou,estounamoda.

ANDRADE,C.D.Disponívelem:http://pensadoruol.com.br.Acessoem:10nov.2011.Fragmento.

Page 30: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 11 revisão de teorias da compreensão textual

O anúncio publicitário Garoto propaganda e o poema Eu, etiqueta, emborapertençamagênerostextuaisdiferentes,abordamamesmatemática,comvistasa

a) submeter à crítica do leitor a sujeição a que a sociedade é obrigada pelomercado.b) manifestar desagrado aos anúncios-itinerantes e às etiquetas impostas pelomercado.c) descrever minuciosamente o cotidiano do homem que anuncia desde seunascimento.d) caracterizar o mercado da moda como elemento de inserção do homem àsociedade.e) comparar as diversidades de etiquetas e modas existentes na sociedadecapitalista.

Page 31: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Osdoistextosemanálisearticulam-sediscursivamentecomvistasacriticarofatodeaspropagandassubmeteremosujeitoconsumidoradeterminadaconformaçãoideológiae identitária.DeacordocomopoemadeDrummond,nasociedadequedá tamanhopoder para a propaganda, a constituiçãoda identidadedo indivíduopassapelasubmissãodeleaosvaloresveiculadosnaspeçaspublicitárias.Postoqueos textos [principalmente o poema] são nitidamente críticos, deve-se assinalar aalternativa“a”.

conteúdos abordados na questãocontextodeprodução,decirculaçãoederecepçãodetextos

Page 32: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

A última edição deste periódico apresenta mais uma vez tema relacionado aotratamentodadoaolixocaseiro,aquelequeproduzimosnodiaadia.Ainformaçãoagora passa pelo problema do material jogado na estrada vicinal que liga omunicípio de Rio Claro ao distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, areportagem encontrou mais uma forma errada de destinação do lixo: materialatiradoaoladodapistacomoseissofosseoideal.Muitosmoradores,porexemplo,retiram o lixo de suas residências e, em vez de um destino correto, procuramdispensá-loemoutrasregiões.Umasituaçãonomínimoincômoda.Sevocêsaidecasa para jogar o lixo emoutra localidade, por quenãoo fazer no local ideal? Émuitafaltadeeducaçãoacharqueaquiloquenãoécorretoparasuaregiãopossaser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo inteligente e deconsciência.Olhaoexemploquepassamosaosmaisjovens!Quemaprendeerradocolocaempráticaoerrado.Umperigo!

Disponívelem:http://jornaldacidade.uol.com.br.acessoem:10ago.2012.Adaptado.

Page 33: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 12 revisão de teorias da compreensão textual

Esseeditorial fazuma leituradiferenciadadeumanotíciaveiculadano jornal.Taldiferençatrazàtonaumadasfunçõessociaisdessegênerotextualqueéa)apresentarfatosquetenhamsidonoticiadospeloprópriojornal.b)chamaraatençãodoleitorparatemasraramenteabordadosnojornal.c)provocaraindignaçãodoscidadãosporforçadosargumentosapresentados.d) interpretar criticamente fatos noticiados e considerados relevantes para aopiniãopública.e)trabalharumainformaçãopreviamenteapresentadacombasenopontodevistadoautordanotícia.

Page 34: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Oeditorialéumgênero textualdenaturezapredominantementeopinativa.Nele,apresenta-se notícia relevante e, em seguida, elencam-se argumentos a fim deevidenciar o ponto de vista do conselho editorial do jornal oumesmo do grupoeconômico responsável por sua manutenção financeira. Tal qual no artigo deopinião,oobjetivo,aquí,écomentaranotícia.Adiferençaestáno fatodequeopontodevistaquesubjaztaiscomentáriosestaraserviçodeumgrupoeconômicoespecífico.Marque-se,pois,aletra“d”.

conteúdos abordados na questãogênerostextuais:editorial

Page 35: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Disponívelem:http://blog.planalto.gov.br.Acessoem:29fev.2012.

Page 36: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 13 revisão de teorias da compreensão textual

Anúnciospublicitáriosgeralmente fazemusodeelementosverbaisenãoverbais.Nessa peça publicitária, a imagem, que simula um manual, e o texto verbal,combinados,pretendema)fazeragradaçãodecomportamentosedeatitudesemtermosdagravidadedeefeitosdabebidaalcoólica.b)aconselharoleitordapeçapublicitáriaanão“pegar”anamoradadoamigoparao“bichonãopegar”.c)promoveramudançadecomportamentodosjovensemrelaçãoaoconsumodeálcooleàdireção.d) demonstrar que a viagem de ônibus ou de táxi é mais segura,independentementedoconsumodeálcool.e)incentivarapráticadacaronaemcarrosdemotoristasdosexofeminino.

Page 37: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Apeçapublicitáriaemanálise[propagandasocial]vale-sederecursosverbaisenãoverbaisparatentarconvencerjovensdosexomasculinoquesaemparasedivertiranãodirigirdepoisdebeber.Oenunciadorsugerequeseuleitor-alvovádetáxi,deônibus ou de carona [de preferência, comuma garota que não bebeu]. Deve-se,pois,assinalaraalternativa“c”.

conteúdos abordados na questãogênerostextuais:propaganda

Page 38: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

ENTREVISTA-TONYBELLOTTOALÍNGUAÉROCKGuitarristadoTitãseescritorcompletadezanosàfrentedeprogramatelevisivoemquediscutealínguaportuguesapormeiodamúsicaOqueoatraiunapropostade“Afinandoalíngua”?

No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de línguaportuguesausandoamúsicacomoatrativo,principalmente,paraosjovens.Comopassardotempo,elefoisetransformandonumprogramasobrealinguagemusadaemletrasdemúsica,nojornalismo,naliteraturadeficçãoenapoesia.ComonãosouumcaradeTV,tragoaexperiênciadeescritoremúsico,esempreparticipodeformamaisativadoquecomoummeroapresentador.Estounasreuniõesdepautaefaçosugestõesnosroteiros.MasoconteúdoéfeitopelopessoaldoFutura.

Page 39: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Quais as vantagens e desvantagensdo ensinoda línguapormeiodas letras demúsica?Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras demúsicausamuma linguagemqueéadodiaadia,principalmente,dos jovens.Amúsicaéalgoquelhesdáprazere,didaticamente,podefazerasvezesdealgoqueoalunotemanoçãodeserentediante-estudodalíngua,sentareabrirumlivro.Aoouvir umamúsica, os exemplos surgem. É a grande vantageme sempre foi aideiadoprograma.

Disponívelem:http://revistalingua.uol.com.br.Acessoem:8ago.2012(fragmento).

Page 40: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 14 revisão de teorias da compreensão textual

Osgênerostextuaissãodefinidospormeiodesuaestrutura,funçãoecontextodeuso.Tomandoporbaseaestruturadessaentrevista,observa-sequea) a organização em turnos de fala reproduz o diálogo que ocorre entre osinterlocutores.b) o tema e o suporte onde foi publicada justificam a ausência de traços dalinguageminformal.c) a ausência de referências sobre o entrevistado é uma estratégia pra induzir àleituradotextonaíntegra.d)ousododestaquegráficoémrecursodeediçãopararessaltaraimportânciadotemaparaoentrevistador.e)oentrevistadoéumespecialistaemabordagenseducacionaisalternativasparaoensinodalínguaportuguesa.

Page 41: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Aentrevistaéumgênerotextualpautadopelaartificialidade.Ojornalistarecebeapauta e a linha editorial [tema e abordagem] do editor e, então, seleciona oentrevistado, que deve ser alguém cuja competência na área seja reconhecida.Feitoisso,sãoformuladasperguntaseenviadasparaaquelequeseráentrevistado.Trata-sedeumatolocutórioemqueorepórtercomandaaenunciação.Marque-se,pois,aletra“a”.

conteúdos abordados na questãogênerostextuais:entrevista

Page 42: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

DAHMER,A.Disponívelem:http://roundfinal.blogspot.com.Acessoem:14dez.2012.

Page 43: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 14 revisão de teorias da compreensão textual

Na tirinha, o autor utiliza estratégias para atingir sua finalidade comunicativa.Considerando os elementos verbais e não verbais que constituem o texto, seuobjetivoéa)incentivarousodatecnologianacomunicaçãocontemporânea.b)mostraroempenhodohomemnaresoluçãodeproblemassociais.c)atrairaatençãodoleitorparaagenerosidadedaspessoas.d)chamaraatençãoparaoconstanteabandonodeanimais.e)fazerumacríticaàsituaçãosocialcontemporânea.

Page 44: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Nosquadrinhosemanálise,hátrêstemasemdebate:a)oabandonodeanimais;b)o ativismo nas redes sociais; e c) a insensibilidade aos problemas sociais. Se seatentarapenasaoselementosverbais,percebe-seapresençados itens“a”e“b”,na medida em que três personagens mobilizam-se para tentar ajudar um gatoabandonado na rua. Entretanto, a leitura dos elementos não verbais permiteperceber a falta de solidariedadedas personagens comomorador de rua. Postoisso, é possível afirmar que a tirinha emquestão lê ironicamente o ativismo dosagentesenvolvidosnaproteçãoaosanimaisabandonados.

conteúdos abordados na questãogênerostextuais:históriaemquadrinhos,tirinha

Page 45: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

GALHARDO,Caco.2001.Disponívelem:http://solinguagem.blogspot.com.br.Acessoem:7dez.2012.

Page 46: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 15 revisão de teorias da compreensão textual

Achargeéumgênerotextualquetemporfinalidadesatirizaroucriticar,pormeiode uma caricatura, algum fato atual. Assumindo umposicionamento crítico, essachargeretrata

a)ocaráteragregadordoentretenimentotelevisivo.b)odesinteressedotelespectadorpelaprogramaçãooferecida.c)ocontentamentodeumafamíliacomseusbensdeconsumo.d)aqualidadedosprogramastelevisivosquesãooferecidosàpopulação.e)aintolerânciadaspessoasfrenteàmercantilizaçãodatelevisão.

Page 47: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Achargeemanálise apresentauma família em frenteauma latade lixo.As trêspersonagens que estão sentados na poltrona parecem estar hipnotizados/bestializadospeloqueveem.Tal leituraécorroboradapelofatodeosolhosdelasestaremvidradosedeelasestaremcomalínguaparafora.Aocolocaralatadelixoconectadanaredeelétrica,próximaaumsofá,oautorconstruiuumaanalogiaquevisa a criticar a qualidadedaprogramação televisiva.Da leituradoenunciadodaquestão em análise depreende-se que ela trata apenas da analogia referidaanteriormente.Sendoassim,deve-seassinalaraletra“d”.

conteúdos abordados na questãogênerostextuais:charge

Page 48: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

ELITEEINTELECTUALIDADEBRASILEIRA

Queelite?Política? Intelectual?Se foremesses,sópoderemaisnadanacabeça.Masseformospensaremelitecomosendoomelhor,odeponta,oBrasilestámal.Tempouco. Falo do alto de 40 anos de universidade, já estou aposentado, nadatenhocomisso.AintelectualidadenoBrasiléassim:sevocêabrirabocaparadizeralguma coisa nova, imediatamente vai ser combatido.Nãoporque alguém tenhaentendidooquevocêdisse.Numlugarmaiscivilizado,vocêseriaouvido,estudado,entendido,edepoissuasideiasseriamcombatidasemnomedeoutras.Aquiumaideia é combatida de graça.Mas se alguém importante disser que é sensacionaltodomundobaixaacrista.Eu,porexemplo,sempreestive,hátrintaanos,dizendoasmesmascoisaselevandoporrada.AíquandofuianalisadoporLacan,elecioneinaUniversidadedeParisnodepartamentodirigidoporele,vireiomáximo.

MDMagno:Novaperspectiva.OGlobo:14deoutubrode2007.CadernoOPaís,p.16.

Page 49: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 16 revisão de teorias da compreensão textual

Asopiniõesapresentadasnotextosão,principalmente:a)pontosdevistacontraditórios.b)depoimentosautobiográficosdoautor.c)relatosdeexperimentoseobservações.d)posicionamentoscientíficosa-históricos.

Page 50: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Aargumentaçãosearticulapor intermédiodaexposiçãodeconstataçõesdaquiloqueobservou[segundoolocutor,noBrasil,assimqueseapresentaumaideia,é-secontestado] e daquilo que se viveu [a experiência viva pelo locutor em Paris].Assinale-se,pois,aalternativa"c".

conteúdos abordados na questãoestratégiasdeorganizaçãotextual

Page 51: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Quandoouvimosfalardeumestudantequevemdointeriorparaacapital,oudeum jovem casal que assume o matrimônio, mesmo sem tantas facilidadesmateriais,estamosfalandodeatitudesempreendedorasemrelaçãoavida.Essa essência é a mesma que leva pessoas arrojadas a abrirem negócios, a searriscaremem inúmeras situações emquehaja ounão ganhomaterial,masqueproporcioneumsensoderealização.Sendoassim,creioquetodoserhumanoéumpouco empreendedor, embora poucas pessoas tenham essa consciência e seesforcempordesenvolveressahabilidade.

Page 52: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 17 revisão de teorias da compreensão textual

Aargumentaçãofundamentadaentreosparágrafoslidosanteriormentesedápormeiode

a)estereótiposb)repertóriosc)antítesesd)analogias

Page 53: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Aestrutura“essaessência”refere-seaoqueseafirmouanteriormente.Asequência“amesmaque”estabeleceumacomparaçãoentreoquesediráeoquejáfoidito.Marque-se,pois,aalternativa“d”.

conteúdos abordados na questãoestratégiasdeorganizaçãotextual

Page 54: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Quemdera fosse levada à prática a ideia depelomenos, a cada trêsmeses, umsetor da empresa fazer uma avaliação, dentro da metodologia de crítica eautocrítica.Equeninguémficasse isentodestaavaliação.ComoJesusumdia fez,aoreunirumgrupodos12eperguntou:“Oqueopovopensademim?”Edepoisacrescentou:“Eoquevocêspensamdemim?”

FreiBetto.EstadodeMinas.Julhode2009.CadernoOpinião,p.4.

Page 55: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 18 revisão de teorias da compreensão textual

São exemplos de recursos argumentativos usados pelo autor na construção doparágrafotranscritoanteriormente,EXCETO:

a)analogiab)dadosestatísticosc)intertextualidaded)questionamentos

Page 56: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Olocutor,aoarticularseudiscurso,sevalederecursos,taisquaisaanalogiaentreaavaliaçãosugeridaeafeita,segundooautor,porJesusCristo;aintertextualidadecom o texto bíblico; e os questionamentos presentes ao final do parágrafotranscrito. Não há, pois, dados estatísticos,motivo pelo qual se deve assinalar aalternativa“b”.

conteúdos abordados na questãoestratégiasdeorganizaçãotextual

Page 57: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Nós,brasileiros,estamosacostumadosaver jurasdeamor, feitasdiantedeDeus,seremquebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separamcomo inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastanteinteressante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogadosconsultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandesseparações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte queprecisam ser fotografadas antes da separação?Não seriamais útil dar conselhosmais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável nãointerferenomododepartilhadosbens?Que,sejaqualforotipodeseparação,elanão vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve serassinadocomatenção,poisébastantecomplicadomudarsuascláusulas?Achoqueessassãodicasquepodeminteressaraoleitormédio.

Disponívelem:http://revistaepoca.globo.com.Acessoem26fev.2012.(adaptado)

Page 58: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 19 revisão de teorias da compreensão textual

O texto foi publicado emuma revista de grande circulação na seção de carta doleitor.Nele,umdosleitoresmanifesta-seacercadeumareportagempublicadanaediçãoanterior.aofazersuaargumentação,oautordotexto

a)fazumasíntesedoquefoiabordadonareportagem.b)discuteproblemasconjugaisqueconduzemàseparação.c)abordaaimportânciadosadvogadosemprocessosdeseparação.d)oferecedicasparaorientaraspessoasemprocessosdeseparação.e)rebateoenfoquedadoaotemapelareportagem,lançandonovasideias.

Page 59: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

O autor da carta em análise comenta a reportagem que trata da separação equestionaoenfoquedadopelosadvogadosespecialistasreferenciadospelarevista.Para além disso, sugere alguns temas que poderiam ampliar a reportagem eadaptá-laaoqueeleconsidera“leitormédio”[oqual,segundooseu julgamento,nãofoicontempladopeloenfoquedadonareportagemreferida].Porisso,deve-seassinalaraalternativa“e”.

conteúdos abordados na questãoestratégiasdeorganizaçãotextual

Page 60: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Disponívelem:http://portal.rpc.com.br.Acessoem:13jun.2011.

Page 61: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 20 revisão de teorias da compreensão textual

A tirinha faz referência a uma situação muito comum nas famílias brasileiras: anecessidadedeestudarparaovestibular.Buscandoconvencero seu interlocutor,ospersonagensdatirafazemusodasseguintesestratégiasargumentativas:a)Comoçãoechantagem.b)Comoçãoeironia.c)Intimidaçãoechantagem.d)Intimidaçãoesedução.e)Seduçãoeironia.

Page 62: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Odiscursodapersonagemadolescentevisaaintimidar,oquesedepreendedousodaexpressão“falaremaltoebomtom”.Seuinterlocutor,porsuavez,apropria-separodicamentedodiscursodogarotoeochantageia/ameaça:“tuamesadaestá[rá]suspensaportrêsanos”[setunãoestudares].Marque-se,pois,aletra“c”.

conteúdos abordados na questãoestratégiasdeorganizaçãotextual

Page 63: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir orisco de infrator, mas também de problemas como morte súbita e derrame.Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade físicaregularmentejáreduz,porsisó,aschancesdedesenvolverváriosproblemas.Alémdisso,éimportanteparaocontroledapressãoarterial,dosníveisdecolesteroledeglicosenosangue.Tambémajudaadiminuiroestresseeaumentaracapacidadefísica, fatores que, somados, reduzemas chances de infrator. Exercitar-se, nessescasos,comacompanhamentomédicoemoderação,éaltamenterecomendável.

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.

Page 64: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 21 revisão de teorias da compreensão textual

As ideiasveiculadas seorganizamno textoestabelecendo relaçõesqueatuamnaconstruçãodosentido.Aesserespeito,identifica-se,nofragmentoquea)aexpressão“Alémdisso”marcaumasequenciaçãodeideias.b)oconectivo“mastambém”iniciaoraçãoqueexprimeideiadecontraste.c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz umageneralização.d)otermo“Também”exprimeumajustificativa.e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose nosangue”.

Page 65: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

A expressão “além disso” tem valor aditivo, sequencial. Assinale-se, pois, aalternativa“a”.

conteúdos abordados na questãocoesãotextual:valordosarticuladores

Page 66: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

OFlamengo começouapartidanoataque,enquanto oBotafogoprocurava fazeruma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões,isoladoentreos zagueiros rubro-negros.Mesmo commaispossedebola,o timedirigidoporCucatinhagrandedificuldadedechegaràáreaalvinegraporcausadobloqueiomontadopeloBotafogonafrentedasuaárea.No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Após cruzamento dadireitade Ibson, a zagaalvinegra rebateuabolade cabeçaparaomeiodaárea.Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. RonaldoAngelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundoda rede quasequeemcimadalinha:Flamengo1a0.

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.

Page 67: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 22 revisão de teorias da compreensão textual

O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol,realizadoem2009,contémváriosconectivos,sendoquea)após é conectivo de causa, já que apresenta omotivo de a zaga alvinegra terrebatidoaboladecabeça.b)enquantotemumsignificadoalternativo,porqueconectaduasopçõespossíveisparaseremaplicadasnojogo.c)no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados nojogoemordemcronológicadeocorrência.d)mesmotrazideiadeconcessão,jáque“commaispossedebola",terdificuldadenãoéalgonaturalmenteesperado.e)porcausadeindicaconsequência,porqueastentativasdeataquedoFlamengomotivaramoBotafogoafazerumbloqueio.

Page 68: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

A única opção que comenta corretamente a função sintática e semântica doconectivodestacadonotextoéaletra“d”.

conteúdos abordados na questãocoesãotextual:valordosarticuladores

Page 69: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QuemnãogostadoBigBrotherdizqueosrealityshowssãoprogramasvazios,semcultura.Nomundoárabe,esseproblemajáfoiresolvido:emTheMillions’Poet(“OPoeta dos Milhões”), líder de audiência no golfo pérsico, o prêmio vai para omelhorpoeta.Oprograma,queétransmitidopelaAbuDhabiTVetem70milhõesdeespectadores,éumacompetiçãoentre48poetasde12paísesárabes—emqueovencedorlevaumprêmiodeUS$1,3milhão.Mas lá, como aqui, o reality gera controvérsia. O BBB teve a polêmica dos“coloridos”(grupoemquetodososparticipanteseramhomossexuais).EMillions’Poetdetonouumadiscussãosobreosdireitosdamulhernomundoárabe.

GARATTONI,B.OAmericanIdolislâmico.SuperInteressante.Edição278,maio2010(fragmento).

Page 70: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 23 revisão de teorias da compreensão textual

Notrecho“Maslá,comoaqui,orealitygeracontrovérsia”,otermoLÁfoiutilizadopara estabelecer uma ligação com outro termo presente no texto, isto é, fazerreferênciaaoa)vencedor,queéumpoetaárabe.b)poeta,quemoranaregiãodaArábia.c)mundoárabe,localemqueháoprograma.d)Brasil,lugarondeháoprogramaBBB.e)programa,quehánoBrasilenaArábia.

Page 71: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Jánaprimeirafrasedotexto,estabelece-seumconfrontoentreoBigBrothereoThemillions'poet, realityshowlíderdeaudiêncianogolfopérsico.Oadvérbio lá,analisado nesta questão, refere-se ao mundo árabe, local onde é transmitido orealityshowquepremiaomelhorpoeta.Marque-se,pois,aalternativa“c”.

conteúdos abordados na questãocoesãotextual:elementosderetomada

Page 72: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

Páris, filhodoreideTroia, raptouHelena,mulherdeumreigrego. Issoprovocouum sangrento conflitodedez anos, entreos séculosXIII e XII a.C. Foi oprimeirochoque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar ostroianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo demadeira.Ostroianos,felizescomopresente,puseram-noparadentro.Ànoite,ossoldadosgregos,queestavamescondidosnocavalo,saírameabriramasportasdafortalezaparaainvasão.Daísurgiuaexpressão“presentedegrego”.

DUARTE,Marcelo.Oguiadoscuriosos.SãoPaulo:CompanhiadasLetras,1995.

Page 73: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 24 revisão de teorias da compreensão textual

Em“puseram-no”,aformapronominal“no”refere-se.a)aotermo“reigrego”.b)aoantecedente“gregos”.c)aoantecedentedistante“choque”.d)àexpressão“murosfortificados”.e)aostermos“presente”e“cavalodemadeira”.

Page 74: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Oreferentedopronomeemdestaqueéosintagma“cavalodemadeira”[referido,posteriormente,pelosubstantivo“presente”].Assinale-se,pois,aalternativa“e”.

conteúdos abordados na questãocoesãotextual:elementosderetomada

Page 75: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 25 revisão de teorias da compreensão textual

Osegmentointeiramentedenotativoéa)OautornosbrindaagoracomTheshallows:whattheinternetisdoingwithourbrains, (...) que dosa linguagem fluida com a melhor tradição dos livros dedisseminaçãocientífica.b) Carr mergulha em dezenas de estudos científicos sobre o funcionamento docérebrohumano.c) esse ganho se dá à custa de alimentar nossa memória de longa duração eestabelecerraciocíniosmaissofisticados.d)Concluiqueainternetestáprovocandodanosempartesdocérebro.e) Saltamos textos e imagens, traçando um caminho errático pelas páginaseletrônicas.

Page 76: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

O único fragmento em que se usa o sentido próprio, real, denotativo, é aalternativa“d”.

conteúdos abordados na questãodenotaçãoxconotação,figurasdelinguagem

Page 77: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 26 revisão de teorias da compreensão textual

Marqueaopçãoqueindicaotipodefiguradelinguagemqueocorrenosseguintesversos de Castro Alves:Auriverde pendão daminha terra,/Que a brisa do Brasilbeijaebalança.a)sinestesia;b)metáfora;c)metonímia;d)aliteração.

Page 78: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

NotrechodeNavionegreiro,transcritonestaquestãoháumexemplodealiteração–repetiçãodeconsoantes,visandoaumefeitoexpressivo.Marque-seaalternativa“d”.

conteúdos abordados na questãodenotaçãoxconotação,figurasdelinguagem

Page 79: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 27 revisão de teorias da compreensão textual

Em:Seusolhossãodoiscéusemminiatura,temosa)metonímia;b)eufemismo;c)metáfora;d)prosopopeia.

Page 80: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Notrechotranscrito,aproximam-seduasrealidadesdíspares,dissonantes[olhosecéus].Trata-sedeumametáfora.Marque-se,portanto,aletra“c”.

conteúdos abordados na questãodenotaçãoxconotação,figurasdelinguagem

Page 81: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 28 revisão de teorias da compreensão textual

(CPPS/Agente-2010)Em:Jálhedissemaisdemilvezesquenãodeveconversarnaaula,ocorreu:a)eufemismo.b)prosopopeia.c)hipérbole.d)ironia.e)antítese.

Page 82: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

No fragmento em análise, o que se destaca é a hipérbole, o exagero, expressoespecificamentenotrechodissemaisdemilvezes.Assinale-se,pois,aalternativa“c”.

conteúdos abordados na questãodenotaçãoxconotação,figurasdelinguagem

Page 83: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 29 revisão de teorias da compreensão textual

Nas altas esferas do Olimpo midiático, a imprensa diária dispara a cortina derelâmpagosetratademanipularaopiniãopública,atemorizarjuízesefomentaraarbitrariedade dos esbirros e beleguins. Marque a alternativa cujas palavras,respectivamente, possam substituir os termos destacados no trecho em análise,semquehajaperdadesentido:a)empregadosdostribunais,melindrar,bazofiar;b)dominar,desalentar,empregadosdostribunais;c)embotar,derrogar,agentedepolícia;d)controlar,acoroçoar,agentesdepolícia.

Page 84: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

No fragmento em análise, o que se destaca é a hipérbole, o exagero, expressoespecificamentenotrechodissemaisdemilvezes.Assinale-se,pois,aalternativa“c”.

conteúdos abordados na questãosinonímia,antonímia,paronímia,homonímia,hiponímiaehiperonímia

Page 85: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 30 revisão de teorias da compreensão textual

(CTSP)Assinaleaopçãoquepodesubstituirnotexto,semprejuízodasignificaçãooriginal,apalavraemdestaque:a)Eosinquisidores,donosdaverdade,nãoduvidavam.(altruístas)b)Oproblemaseagravaquandoodonodaverdadetemlábia.(astúcia)c)Aqueaspessoassãolevadasporsuasconvicções.(desconfianças)d)Acoisanãovaialémdealgumasdiscussõesacaloradas.(pusilânimes)

Page 86: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Aexpressãocoloquial ter lábia indicaastúcia, esperteza.Assinale-se,pois, a letra“b”.

conteúdos abordados na questãosinonímia,antonímia,paronímia,homonímia,hiponímiaehiperonímia

Page 87: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 31 revisão de teorias da compreensão textual

Aexpressãoqueexprimecorretamenteosignificadodapalavra“provisórias”em:Prefirooshomenstolerantes,paraquemasverdadessãoprovisórias,é:a)imutáveis;b)convicçõesacadêmicas;c)observaçõespelasucessãodeengodosvividosporoutrem;d)obtidasapartirdoconsenso.

Page 88: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

No contexto frasal dado, a palavra provisórias pode indicar que não é imutável,obtidaapartirdeumconsenso.Marque-se,pois,aletra“d”.

conteúdos abordados na questãosinonímia,antonímia,paronímia,homonímia,hiponímiaehiperonímia

Page 89: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

QUESTÃO 32 revisão de teorias da compreensão textual

E se um filho de um deputado for flagrado dirigindo bêbado, o caso muitoprovavelmente será abafado. Se não der, contarão uma história triste sobre osproblemas psicológicos que omenino vem enfrentando. Todos se solidarizarão etudoficaráporissomesmo.Apalavraquemelhorresumeotrechodestacadoé:a)impropério;b)impunidade;c)impudico;d)incitação.

Page 90: Revisão de teorias da compreensão textual, 02

SOLUÇÃO COMENTADA revisão de teorias da compreensão textual

Asequênciatextualdestacadarefere-seaimpunidade.Marque-se,pois,aletra“b”.

conteúdos abordados na questãosinonímia,antonímia,paronímia,homonímia,hiponímiaehiperonímia