Revista & 002

64
É NATAL NO SÃO GONÇALO SHOPPING! pág.30 MODERNA INOVADORA COMPLETA 002 Dezembro 2012 ABRIGO DO CRISTO REDENTOR pág.8 CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LUZ pág.12 DIREITOS DO CONSUMIDOR pág.18 DECORAÇÃO DE NATAL pág.20 LOOKS DE FIM DE ANO pág.38 BÚZIOS pág.48

description

Dezembro_2012 - Fevereiro_2013

Transcript of Revista & 002

Page 1: Revista & 002

É NATAL NO SÃO GONÇALO SHOPPING! pág.30

MODERNA

INOVADORA

COMPLETA

002Dezembro 2012

ABRIGO DO CRISTO REDENTOR pág.8

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LUZ pág.12

DIREITOS DO CONSUMIDOR pág.18

DECORAÇÃO DE NATAL pág.20

LOOKS DE FIM DE ANO pág.38

BÚZIOS pág.48

Page 2: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

2

Page 3: Revista & 002

A recepção espetacular da primeira edi-ção da &, evidenciou a necessidade que São Gonçalo tem de possuir canais de comunicação que valorizem e divulguem o patrimônio, a his-tória e a cultura da nossa cidade. Tivemos dois grandes indicadores de que o nosso trabalho foi bem sucedido. O primeiro foram os e-mails e os telefonemas recebidos com incentivos e elo-gios de leitores de quase todos os lugares de São Gonçalo. O segundo foi a renovação de 100% dos anunciantes que participaram da edição de outubro e ainda pela entrada de mais três no-vas marcas em nossas páginas: Gade Rio, Novo Mundo e Metal. Lembro ainda que para manter a imparcialidade e a qualidade do nosso produ-to vamos continuar distante de todo tipo de de-nuncismo barato ou vínculos partidário. Essa é a nossa filosofia. Vamos falar da edição 002? Antes, se vocês me permitem, eu gostaria de fazer um agradecimento ao nosso novo colu-nista de Moda & Estilo, Gabriel Cohen. Pegou o bonde andando e ainda assim demonstrou com-prometimento e profissionalismo realizando um excelente trabalho. Agora sim, vamos lá! Nesta edição você irá conhecer uma instituição que há mais de 70 anos oferece assistência, carinho e abrigo aos idosos carentes. Tem ainda a história de uma das mais antigas capelas do Brasil. Des-ta vez os nossos colunistas trazem dicas de como decorar a casa e ainda de como se vestir para as festas de fim de ano. Em épocas de muitas com-pras conheça um pouco mais sobre os direitos do consumidor. O nosso tour pelo estado do Rio che-ga a Búzios. Claro, temos ainda as nossas dicas de livros, filmes, games e cd’s. E a capa anuncia uma matéria sobre a decoração de Natal do São Gonçalo Shopping. É isso. Feliz Natal! Feliz 2013!

Boa leitura!

Matheus FeitozaEditor

EDITO

RIA

L

Page 4: Revista & 002

sumárioQuem faz a &

Repercussão

Social & Educação Abrigo do Cristo Redentor

Arte & Cultura Capela de Nossa Senhora da LuzA Luta Pelo Direito Direitos do Consumidor

Arquitetura & Decoração

Decoração de NatalCapa

É Natal no S.G. Shopping!Moda & Estilo

Looks de Fim de AnoTurismo & Lazer

Búzios&MÚSICA

&GAMES

&LIVROS

&CINEMA

SERVIÇO

4

6

8

12

18

20

30

38

48

52

54

56

58

60

Page 5: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

5

Page 6: Revista & 002

04

QUEM FAZ A &

Gabriel Cohen – Novo Colunista de Moda & Estilo

Estudante de Design de Moda da Universidade Veiga de Almeida, é estagiário do Curso de Moda Contemporânea em Paris. Além de ter topado fazer parte da & sem nem saber do que se tratava, o nosso novo colunista de Moda & Estilo é louco pela Demi Lovato e espera que o mundo não acabe esse ano por um único motivo: assistir ao reencontro do Rouge em 2013. No mais gostaria que a vida fosse um episódio de Glee.

Roni Ramos – Produtor de beleza da seção Moda & Estilo

Hairstylist formado na Fundação Bradesco, já trabalhou no Red Salon e agora está no Prima Qualitá Istituto Di Bellezza da Rua do Ouvidor. O nosso produtor que estudou em academias nacionais e internacionais, participa com grande êxito de grandes eventos e campeonatos de corte no Rio de Janeiro e em São Paulo. Apesar da serenidade e equilíbrio com que leva a vida, ele admite que ain-da assim morre de medo de morrer antes dos 110 anos.

Graciane Venancio - Maquiadora da seção Moda & Estilo

Formada em Pedagogia pela UNIGRANRIO, se especializou em nail design, maquiagem social e artística, efeitos especiais e caracteri-zação. Quando questionada sobre a sua idade a nossa maquiado-ra mantém o bom humor inabalável e contagiante “mais de trinta!”. Entre os inúmeros sonhos que possui e que pretende realizar antes de morrer, um ela diz estar empenhada em alcançar: “Aprender a comer arroz com hashi”. Força Graciane!

Gabriel Wirzma – Consultor de Games

Formado em Computação pela Universidade La Salle, já trabalhou na própria universidade, na UFF e na Silos Tecnologia. Hoje o tricolor das Laranjeiras divide o seu tempo entre freelancers, livros, filmes, games e a arte milenar da vagabundagem. Dizem por aí, que ele só conseguiu essa boquinha aqui na & porque é o melhor amigo (quase irmão!) do editor. Quanta injustiça! Ele só está aqui porque é o maior viciado em videogame.

Page 7: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

7

Page 8: Revista & 002

06

&REPERCUSSãO

Mario dos SantosPresidente da CDL São Gonçalo

“A Câmara de Dirigentes Lojis-tas de São Gon-çalo parabeniza a & e seus feito-res pela atitude de ter vencido os obstáculos para a realiza-ção desta bela revista em São Gonçalo.”

Rosângela OliveiraGestão de Parceria do Reame

“Sinceramente a revista me surpreendeu com o seu design limpo e real, e em sua escrita poética e encantadora. Confesso que não tinha ideia que ficaria tão atrati-va. Parabéns a toda equipe!”

Lucidalva Vianna de PaulaSuperintendente de Artes Plásticas de São Gonçalo

“Parabéns a talentosa equi-pe de jovens da & por aju-dar a divulgar e a valorizar o patrimônio e a cultura da cidade de São Gonçalo!”

Jacqueline Rosa MenezesDiretora da Gade

“Parabéns pela inicia-tiva e ousadia! Revis-ta com qualidade, excelente diagrama-ção, clara e objetiva. São Gonçalo precisa sair do lugar comum!”

Rebecca MelloRepórter do Jornal do Commercio

“Como moradora de São Gonçalo fico feliz por enfim a nossa cidade ter um veículo de comunicação que nos brinda com informação de qualidade. É um novo ciclo que se inicia com a &!”

Page 9: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

9

Page 10: Revista & 002

08

SOCIAL&EDUCAÇãO

Respeitar o idoso é valorizar o passado

Há 73 anos, o Abrigo do Cristo Redentor, localizado no bair-ro Estrela do Norte, oferece assistência aos idosos carentes.

TEXTO: MATHEUS FEITOZA / FOTOS: MATHEUS FEITOZA

Page 11: Revista & 002

“A trajetória do idoso no Brasil é as-sim: ele ajudou a fazer a história do nosso país, construiu a sua família e no fim ele é jogado em um abrigo ou nas ruas. O idoso no Brasil não tem futuro!”. É assim que Hélio Jorge Abicalil, atual presidente do Abrigo do Cristo Redentor de São Gonçalo, defi-ne a situação da pessoa idosa em geral. A frente da instituição, há sete anos, Hélio ainda conclui que “O idoso trabalhou e pagou impostos a vida toda, mas depois o governo não consegue cuidar dele. Um pai cria dez filhos, mas depois dez filhos não conseguem cuidar de um pai”. Fundado em 1939, o Abrigo do Cris-to Redentor é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo ofere-cer assistência a pessoas idosas. O abrigo, localizado na Rua Nilo Peçanha, no bair-ro Estrela do Norte, foi idealizado por Ra-phael Levy Miranda, conhecido como o Apóstolo da Assistência Social no Brasil. A princípio a meta de Raphael era criar uma federação que unificasse no país os servi-ços gerais de assistência a pessoas idosas carentes abandonadas. Hoje, porém, a Instituição é independente, sem nenhum vínculo com outras do mesmo nome. O Cristo Redentor de São Gonça-lo possui capacidade para atender a 200 idosos. Os leitos estão distribuídos em qua-tro pavilhões residências, de construção horizontal, destinados a pessoas de ambos os sexos. No momento 176 idosos vivem no local. O assessor de diretoria do abrigo, José Antônio, lembra que além de mo-radia todos os idosos residentes contam com atendimento médico, assistência social, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, nutricionista, enfermaria e etc. “O gasto com cada idoso é de cerca de R$1800,00 por mês”, afirma José Antônio.

1 Mariana de Azevedo Abicalil, Diretora Superintendente2 Hélio Jorge Abicalil, Presidente do abrigo

3 Fachada do Abrigo do Cristo Redentor4 José Antônio, Assessor de Diretoria

12

3

Page 12: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

10

Outros números presentes em ta-belas apresentados pelo assessor impres-sionam: mais de 60 litros de leite consumi-dos por dia, duas mil fraldas utilizadas por semana e quase dez mil comprimidos por mês, nesse último número estão incluídos somente os cinco medicamentos mais uti-lizados pelos residentes. O Abrigo do Cristo Redentor conta com quatro ambulâncias para eventuais transferências dos idosos para um hospital. Por sinal, o Diretor de As-sistência e Previdência a Saúde, Antônio Maia recorda que o local não é um hospi-tal, “Somos uma residência”. Na verdade todos os 121 funcioná-rios do abrigo se referem ao local como uma residência. A ideia é estabelecer a imagem de que o abrigo é na verdade um “lar” para todos que fazem parte da famí-lia do Cristo Redentor. Mas não é só isso que é feito. Visando uma interação entre os residentes, os funcionários e os visitan-tes, a equipe técnica da instituição realiza uma série de eventos nas dependências do local. Um dos objetivos dessas iniciati-vas, segundo a Diretora Superintendente, Mariana Abicalil, é suprir a ausência de vi-sitas “Só 10% recebem visitas”. Toda a receita do Cristo Redentor é obtida por meio de doações, sócios con-tribuintes e cooperadores, idosos em ca-ráter particular e ainda por um serviço de telemarketing que atua de forma decisiva para complementar todas as despesas do local. O abrigo precisa de todo tipo de do-ação: material hospitalar, odontológico e de higiene, medicamentos e alimentos. A lista detalhada dessas necessidades estão disponíveis no site: www.abrigodocristo-redentor.com.br. Mas a melhor forma de ajudar é conhecendo. Agende uma visita e faça parte dessa corrente de carinho.

4

Page 13: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

13

Page 14: Revista & 002

12

ARTE&CULTURA

Inaugurada em 1647, a Capela de Nossa Senhora da Luz. é uma das mais antigas do país e é um patrimônio gonçalense.

TEXTO MATHEUS FEITOZA / FOTOS: MATHEUS FEITOZA, FELIPE FERREIRA E GOOGLE MAPS

Capela da LUZ

Page 15: Revista & 002

13

A 12 km do centro de São Gonça-lo, a Praia da Luz, localizada no bairro de Itaoca, nos reserva uma das capelas mais antigas do Brasil. Mas apesar da distância relativamente curta, uma tortuosa estrada de terra trata de transformar os poucos quilômetros de distância em uma aven-tura de cerca de 40 minutos de carro. A recompensa, porém, é um verdadeiro marco da ocupação e do povoamento realizado por colonizadores e colonos (em sua maioria de portugueses), na baía de Guanabara, no decorrer do século XVII: a Capela de Nossa Senhora da Luz. A história nos conta que a primeira missa realizada na Capela da Luz, como é conhecida, foi há 365 anos. Por sinal, o mesmo ano da criação da freguesia de São Gonçalo do Amarante. A construção da capela começou logo depois que o capitão Francisco Dias da Luz aportou no local após sobreviver a um naufrágio. Em agradecimento, o português devoto de Nossa Senhora da Luz ergueu uma capela para a Santa. Incorporado ao patrimônio da cidade, até hoje se celebra no local, sempre no dia dois de fevereiro, as festas de devoção a Nossa Senhora da Luz. A singela capela é a derradeira construção do conjunto arquitetônico de Nossa Senhora da Luz, já que não ficou um vestígio sequer da sede da Fazenda da Luz. O único registro do conjunto é de autoria da escritora e pintora inglesa Lady Maria Graham. Em visita a região em 1822, ela relatou as suas impressões do lugar em um diário e ainda retratou o conjunto ar-quitetônico que a deixou impressionada em uma tela. Tanto o diário quanto o qua-dro estão expostos no British Museum em Londres, na Inglaterra, um museu que re-cebe seis milhões de visitantes por ano.

1 Capela de Nossa Senhora da Luz2 Praia da Luz

1

2

Page 16: Revista & 002

14

ARTE&CULTURA

O porém fica por conta do percur-so até a capela que evidencia alguns dos problemas de infraestrutura que o municí-pio de São Gonçalo ainda apresenta: es-tradas de terra, esburacadas, intransitáveis em dias de chuva e sem nenhum tipo de sinalização; saneamento básico precário, moradias irregulares, e uma aparente au-sência de coleta seletiva. Sem citar a ur-gente necessidade de se criar um progra-ma efetivo de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico da cidade. Só um pacto entre a sociedade civil, a iniciativa pública e a privada, mu-dará a situação.

Caminho do Centro até a Praia da Luz

Page 17: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

17

Page 18: Revista & 002

16

ARTE&CULTURA

Quem observa seus traços seculares forjada em esforço de muito braço escravo, talvez não possa aquilatar sua importância na história de nossa cidade de São Gonçalo do Amarante. No seu interior há um toque especial de magia, fé, rezas e bênçãos. As fi-guras desenhadas pelo sol invadem sorrateiramente as frestas das janelas se derramando no chão próximo ao altar, nos remetendo às epopeias de uma época, onde os escravos de então, além dos pescadores, traziam em suas redes, moinhos de vento, cérebros, músculos e sonhos, que se transformavam em verdadeira mistura ética que ainda guarda sinais da pureza dos seus ancestrais. No átrio da igreja, uma linha tênue do horizonte nos remete a um cenário de rara beleza. Imaginamos as barracas com as oferendas, os leilões, além, da sempre esperada benção paroquial nos dias de festa. Confesso que ainda paira no ar um cheiro de lampa-rina, mentiras de pescadores, uma sabor inexplicável de galinha caipira, linguiça de por-co, pé de moleque, chicória e hortelã. Pode-se perceber, ainda, que a brisa da Baía de Guanabara, no seu fundo, emite vozes das cantigas da época, misturada aos murmúrios dos escravos e dos pescadores, devidamente impregnadas em suas colossais paredes, como testemunhas de uma densa memória. O que se sabe é que o interior da Capela convida permanentemente o seu visi-tante para uma reflexão de fé. A sua simplicidade se aconchega, com certeza, entre as mãos do nosso Criador, deixando ainda mais rica a obra dos homens deitada ao tempo. Nada é mais delicioso do que renovar a emoção e a crença, com gosto de promessa de festa no coração e de eternidade na alma, quando contritamente se faz uma evocação aos céus. Aqui, cada tijolo, cada telha, cada caibro, conspira a nosso favor. O que nos faz enfeitiçado. Essa capela, de muitas preces e de sonhos tão presentes, de fantásticas histórias e crenças, de espontânea e calorosa gente praieira é um endereço certo para você chegar ainda mais perto de Deus. E com certeza, depois da benção, se orgulhar ainda mais, de ser gonçalense.

(*) Advogado e membro da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências

Capela de Nossa Senhora da Luz

por Edson Oliveira dos Santos (*)

Page 19: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

19

Page 20: Revista & 002

18

A luta pelo DIREITO

Por Jair Eduardo Magluf

1964, 1967, 1969, 1974, 1985, direita volver! Após duas décadas de res-seção democrática, em 1988, com a promulgação da Constituição cidadã, iniciou-se uma nova era de direitos. Em 1990, surge o Código de Defesa do Consumidor, composto por normas progressista sobre o tema, objetivando a proteção de um grupo específico de indivíduos denominados consumidores. Mas o que vem ser consumidor? Por que o constituinte originário lhe garantiu amplos direitos? Como é possível efetivar a tutela desses direitos? Denotativamente, consumidor é aquele que faz uso de mercadorias ou serviços visando à satisfação de suas necessidades, seus desejos humanos. Para o Direito esta definição de consumidor não é suficiente, visto que para a legislação consumeirista, é preciso que o consumidor seja o destinatário final do produto ou serviço, além de ser vulnerável tecnicamente, juridicamente ou economicamente. A exigência do requisito vulnerabilidade para a carac-terização das relações consumeiristas se deve ao fato de que o consumidor é a parte mais fraca das referidas relações, tendo em vista a sua falta de co-nhecimentos específicos sobre os produtos ou serviços ofertados, a dificulda-de enfrentada pelos consumidores na garantia e consolidação de seus direi-tos, bem como a posição de subordinação obrigatoriamente assumida pelos consumidores frente aos conglomerados econômicos. Sendo asssim, o Código de Defesa do Consumidor, garante um rol exemplificativo de direitos básicos, quais sejam: liberdade de escolha, infor-mação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, proteção contra publicidade enganosa e abusiva, efetiva reparação de danos morais e materiais, a facilitação da defesa de seus direitos com a inversão do ônus da prova, ou seja, o fornecedor do produto ou serviço é que deverá provar se o que está sendo alegado pelo consumidor é verídico ou não. Diante de qualquer violação aos direitos acima expostos, o consumidor deverá buscar meios de solução judicial e /ou extrajudicial, como procurar o Juizado Especial Cível de seu bairro (antigo pequenas causas), o PROCON (DISQUE 151), e para os que não possuem condições financeiras comprova-das para arcar com as custas de um advogado, existe o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DISQUE 129).

A tal da vulnerabilidade

Page 21: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

21

Page 22: Revista & 002

20

ARQUITETURA&DECORAÇãO com

Senny Ferreira Final do ano chegando e o espírito natalino invade as residências e as ruas. Hora de preparar a casa! A decoração de natal pode ser simples, sofisticada, tradicional ou moderna, desde que encha os nossos lares com a alegria que a época transmite. Nada de pensar que sua casa só vai ficar bonita com a árvore e os enfeites de tal loja ou tal marca. Podemos sim, buscar inspiração e adaptar o que já temos, comprar alguns itens novos ou fazê-los nós mesmos. Então, nosso primeiro passo é escolher as cores que serão utilizadas. Geralmente, optamos pelo verde e vermelho, mas com tantas opções de cores e materiais, podemos ousar um pouco. Isso mesmo. Os artigos nata-linos trazem todos os anos novidades e tendências, árvores coloridas, brancas ou com galhos que imitam neve. E os enfeites são um detalhe à parte, com modelos e cores que vão das tradicionais ao roxo, rosa, lilás... Sem esquecer do dourado ou prateado. Uma linda guirlanda na porta, para receber os ami-gos e familiares, um presépio, luzes, pisca-pisca e velas, tornam o ambiente alegre e aconchegante. Tudo anotado? Lembre-se o mais importante é co-memorar! Se por algum motivo você não puder comprar nada novo, invente, faça. Lembro da minha primeira árvore de Natal, tínhamos acabado de che-gar do Norte, não tínhamos recursos, e minha mãe fez uma árvore de Natal com uma planta. Eu era criança, mas essa árvore nunca saiu da minha men-te. Natal é união, então reúna a família, enfeite a casa. Você pode fazer sua árvore de papelão, garrafa pet ou até mesmo com um galho de árvore. Enfeites feitos de canudinhos ou forminhas de papel. Guirlandas de saco plástico ou de flores. Um bichinho de pelúcia pendurado na porta, fica lindo! Monte seu presépio com brinquedos dos seus filhos, as crianças vão adorar. Deixe que o espírito natalino entre na sua casa... E no seu coração.

Feliz Natal!

Então é Natal...

Page 23: Revista & 002

21

Árvore de Garrafa PetMaterial:Garrafas pets de 2 litrosUm pedaço roliço de Madeira ou cano.VasoTesouraArgilaEnfeites de Natal

- O número de garrafas é que vai definir o tamanho da sua árvore.- Para uma árvore de um metro, utilizei 20 garrafas pet.- Lave bem as garrafas, tire o rotulo e a tampinha.- Corte o fundo.- Corte tiras de 1 cm, até o gargalo.- Abra as garrafas, como se fossem uma flor.- Prepare o tubo no vaso, fixando com a argila.- Vá encaixando as garrafas.- Apare as pontas para que a árvore tenha forma de pinheiro.- Decore com os enfeites natalinos.

Guirlanda de Saco PlásticoMaterial:30 sacolas plásticasPapelãoTesouraFita adesiva largaLaços, fitas, bolinhas...

- Faça um círculo no papelão de 35 cm.- Dentro desse circulo, faça outro com 30 cm e corte o miolo. - Para ficar bem firme, enrole a fita adesiva larga por todo o círculo.- Dobre as sacolas plásticas, corte as alças.- Faça tiras de 26 cm x 7 cm.- Junte três tiras e vá amarrando até cobrir todo o papelão.- Decore com laços, fitas, bolinhas... Use sua criatividade!

Page 24: Revista & 002

22

ARQUITETURA&DECORAÇãO

Árvore de RevistaMaterial:2 revistas do mesmo tamanho e mesmo número de páginasColaPalito de denteClips de papel

- Dobre as páginas das revistas formando um triângulo, dobre novamente.- Repita em todas as páginas.- Feito isso você vai ter duas metades, uma de cada revista.- Faça duas estrelas, cole uma sobre a outra com o palito de dente no meio.- Passe cola nas metades das revistas e cole. Não se esqueça da estrela.- Para fixar bem, utilize os clips de papel.- Deixe secar.

Page 25: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

25

Page 26: Revista & 002

24

ARQUITETURA&DECORAÇãO

Guirlanda de Papel de PresenteMaterial:Papel de presenteColaTesouraPapelãoFita adesiva largaCD para o moldeBolinhas de Natal

- Faça um círculo no papelão de 35 cm.- No meio faça outro de 30 cm.- Corte o miolo.- Passe por todo o círculo a fita adesiva larga.- Use o CD para fazer o molde das flores.- Cada flor é feita com 3 pedaços de papel de presente.- Dobre 3 vezes ao meio cada círculo- Corte até a metade, sem cortar todo o papel, apenas um pedaço.- Passe cola nas pontas e cole, formando as pétalas das flores.- Cole três flores, uma sobre a outra.- Repita até fazer flores suficientes para cobrir o círculo de papelão.- Espere secar.Cole as bolinhas.

Page 27: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

27

Page 28: Revista & 002

26

ARQUITETURA&DECORAÇãO

Era uma vez... Oscar Niemeyer.

Tem quem não goste da sua arquitetura.Tem quem critique.

Para ver Niemeyer, você precisa ter poesia nos olhos.Ele desenhou a sua vida.

Espalhou pelo mundo a sua arte APAIXONADA.Ficaram as obras...

As curvas...As palavras...

Ficou a poesia... e a saudade.

Senny Ferreira

Uma homenagem da & ao poeta da curva:

OSCAR NIEMEYER 1907 - 2012

Page 29: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

29

Page 30: Revista & 002

30

Page 31: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

31

Page 32: Revista & 002

32

É Natal no São Gonçalo Shopping

TEXTO: MATHEUS FEITOZA / FOTOS: MATHEUS FEITOZA

Page 33: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

33

Com centenas de lojas e restaurantes para todos os gostos e bolsos, o primeiro shopping da cidade se enfeita para o Natal.

Page 34: Revista & 002

32

CAPA

Quem chega à cidade pela Rodo-via Niterói Manilha fica encantado com a decoração externa de natal do São Gon-çalo Shopping. Um espetáculo impressio-nante de luzes que faz até com que mo-toristas encostem os seus carros para tirar uma fotografia de lembrança. A decora-ção interna também não deixa nada a desejar: uma árvore de natal de sete me-tros e uma bota gigante estão no centro da decoração que este ano conta com o tema “Bota Encantada!”. Além disso, os clientes do shopping podem tirar fotos com o Papai Noel e com a Mamãe Noel. O São Gonçalo Shopping sorteará ainda entre os seus clientes um carro im-portado 0km cheio de presentes. É a pri-meira vez que um carro importado será sor-teado em um shopping de São Gonçalo. Na parte social, o shopping está receben-do doações de brinquedos novos ou em bom estado para as crianças do Lar Anjo Rafael. Na véspera do Natal haverá uma apresentação de um coral na praça de alimentação do São Gonçalo Shopping. A Cantada Natalina será realizada pelo Co-ral Vida de Voz, que promete envolver e emocionar o público do shopping. Inaugurado em 25 de março de 2004 como o primeiro da cidade, o São Gonçalo Shopping conta com mais de 150 operações, sendo um dos shoppings mais bem ancorados do país. Os núme-ros impressionam: são cinco lojas âncoras, dez megalojas, uma universidade e oito salas de cinema com capacidade total de 1500 pessoas, uma praça de alimenta-ção com capacidade para 1000 pessoas sentadas e com vista panorâmica para a Baía de Guanabara. O local concentra as melhores opções de fast-food do merca-do. Há também restaurantes e cafés.

Page 35: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

35

Page 36: Revista & 002

34

CAPA

O São Gonçalo Shopping está lo-calizado no Km 8,5 da Rodovia Niterói Ma-nilha. Com 2000 vagas de estacionamen-to oferece ainda uma gama de serviços gratuitos como fraldário, empréstimo de cadeira de rodas e de carrinho de bebê e pulseiras de identificação para crian-ças. Além disso, o shopping conta com uma unidade do Poupa Tempo. Com am-bientes confortáveis, opções de entreteni-mento, ótima localização e fácil acesso, o São Gonçalo Shopping, possui tudo que o cliente necessita e assim oferece uma ex-periência única para os seus visitantes.

Page 37: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

37

Page 38: Revista & 002

36

&ENTREVISTA

Raimundo Nonato Moreira, o Papai Noel do São Gonçalo Shopping, tem 56 anos e há dez veste a roupa do bom velhinho para alegria de crian-ças e adultos. Casado com a Mamãe Noel, sua companheira de trabalho Olivia de Jesus Fava Quintanilha e com quem tem quatro filhos, Raimun-do, ou melhor, Papai Noel afirma: “Ser Papai Noel é pura emoção!”.

& Primeiramente, como é a vida de Papai Noel?Muito atarefada e requer muita preparação até chegar a ser Papai Noel. Eu, por exemplo, me preparo seis meses antes do Natal para ser Papai Noel.

& Há quanto tempo o senhor é Papai Noel?Há dez anos. Comecei em creches e escolas infantis, e em 2009 fui chamado para um shopping. Já fiz Papai Noel na Bahia, em Maceió...

&Por que e como começou?Eu era segurança de carro forte e vigilante, mas estava desempregado. Um dia peguei os últimos cinco reais que tinha no bolso e me aventurei em um jogo do bicho. Ganhei, paguei todas as minhas dívidas e com o dinheiro que sobrou comprei uma roupa do Papai Noel.

& Lembra de alguma história curiosa que vivenciou?São muitas. Algumas tristes. Uma vez uma criança pediu um presente, queria que eu trouxesse o pai dela de volta. Tem também um senhor de 92 anos que me visita todo ano e afirma que eu sou o Papai Noel de verdade.

&Papai Noel sofre muito no verão carioca?Sofre bastante, mesmo eu usando uma roupa bem mais leve. Sem falar dos beliscões, chutes na canela e puxões na barba que eu “ganho”.

&O melhor e o pior de ser Papai Noel?O pior não existe. O melhor é fazer a alegria de todos. Uma coisa linda é você dar uma esperança a uma criança. Fora da roupa do Papai Noel eu sou outra pessoa, com a roupa eu me sinto completo.

&O que o Papai Noel faz no resto do ano?Papai Noel recebe aposentadoria. Além disso, eu tenho um carrinho de doces.

&O que as crianças estão pedindo em 2012?Tablet, computador e notebook são campeões.

&E o que o senhor gostaria de ganhar de presente?Que Deus me deixe viver por mais tempo, para continuar sendo Papai Noel.

&Muito obrigado!

Page 39: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

39

Page 40: Revista & 002

38

MODA&ESTILO com

Durante um ano repleto de tendências, modismos e estilo o mês das festas pede que usemos tudo que rolou de melhor durante o ano, adicionan-do sempre nossas expectativas para o que irá fluir no ano que vem! O que não faltam são referências. Mas a dúvida ainda é muita na hora de escolher a roupa que irá marcar o fim de um ciclo e o início de outro. São inúmeras as opções, mas a escolha é sempre divertida! Nessa hora então, vale brincar com tudo. Comprimento de saias, trans-parências em blusas, brilho nos pés! Para os homens os shorts, camisetas diver-tidas e blusões jeans são sempre bem-vindos. A moda masculina traz aquele frescor de fim de ano e a facilidade para se encontrar essas peças é enorme, pois hoje em dia diversas lojas apresentam em suas coleções mais de uma opção que na hora de montar o look deixam tudo com a sua cara! No Natal, o clima de família e amigos propõe que conforto e estilo podem andar lado a lado. Se jogue nas cores! Não tenha medo de ousar, porque vamos combinar que o branquinho de ano novo é ótimo, mas virar o ano de maneira inovadora é sempre melhor! Os tons pastéis fazem o look contemporâneo ao mesmo tempo divertido e jovem, apropriado para a ceia de Natal, para assistir aos fogos na praia ou para qualquer outra situação. Fim de ano é sinônimo também de verão, sol, praia, férias, festas durante o dia e a noite. Procure looks versáteis, confortáveis e que tenham sempre a sua marca. O melhor de tudo é que contamos com a palavra-chave do ano: cus-tomização. Não gosta mais daquela calça jeans? Então a transforme em um short, desbote, tinja, aplique tachinhas e faça daquela peça, um produto ex-clusivo seu e que com certeza arrancará elogios, pois, quem quer passar as festas de dezembro sem ser notado? É o momento de refletir e dizer ao mundo que se já somos sobreviventes à virada do ano 2000, não existe 2012 que nos pare! 2013 é todo nosso!

Gabriel CohenDezembro!

Page 41: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

41

Beatriz veste Opção / Calçado Espelho Mágico

Felipe veste Opção / Calçado acervo

Page 42: Revista & 002

42

Beatriz veste South / Calçado Espelho Mágico

Page 43: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

43

Felipe veste South

Page 44: Revista & 002

44

Beatriz veste Opção

Page 45: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

45

Felipe veste South / Bolsa Opção

Page 46: Revista & 002

46

Beatriz veste South / Óculos acervo

Page 47: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

47

Felipe veste Opção

Page 48: Revista & 002

48

PRODUÇãO GABRIEL COHEN E MATHEUS FEITOZA - PRODUÇãO DE BELEZA RONI RAMOS - MAQUIAGEM GRACIANE VENANCIO - MODELOS BEATRIZ FORTI E FELIPE RODRIGUES - FOTOS LEONARDO COSTA - AGRADECIMENTOS OPÇãO BOULEVARD SHOPPING, SOUTH BOULEVARD SHOPPING E ESPELHO MÁGICO

Felipe veste Opção / Calçado South

Beatriz veste Opção / Calçado Espelho Mágico

Page 49: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

49

Page 50: Revista & 002

50

Búzios: Terra deBrigitte Bardot!

A simples aldeia “descoberta” pela atriz francesa na década de 60, hoje está entre os destinos turísticos mais sofisticados e concorridos do Brasil. TEXTO: MATHEUS FEITOZA / FOTOS: MATHEUS FEITOZA

Page 51: Revista & 002

51

A descoberta de um lugar é histori-camente atribuída para aquele que apre-sentou o tal novo local para o restante do mundo. No caso do Brasil, por exemplo, é fato que milhões de índios viviam aqui muito antes da chegada dos portugueses, mesmo assim, o “crédito” ficou para Pedro Álvares Cabral. Seguindo então essa mes-ma “tendência”, não seria nenhum exa-gero atribuir a descoberta da cidade de Armação dos Búzios à atriz francesa Brigit-te Bardot. Apesar do considerável número de pescadores que habitavam a região, foi a grande musa do cinema que colo-cou a cidade no mapa. É evidente que se voltarmos ainda mais no tempo, iremos nos deparar com muitos episódios que envolveram índios tupinambás, colonizadores franceses e portugueses e escravos africanos. Mas ne-nhum deles ficou tão marcado na história da cidade quanto a passagem em 1964 de Brigitte Bardot, pela ainda desconheci-da e isolada aldeia de “homens do mar”. Acompanhada do então namorado Bob Zagury e amigos, a atriz encontrou em Bú-zios, um paraíso distante da imprensa. Um refúgio! Ainda assim, Brigitte acabou, mes-mo que sem intenção, apresentando a ci-dade ao mundo. Para isso, bastaram as fotos da es-trela de “E Deus Criou a Mulher”, cami-nhando descalça na areia, mergulhando no mar e até tocando violão, serem divul-gadas em revistas e jornais mundo afora. Foi a partir dessas icônicas imagens clica-das pelo fotógrafo francês Denis Albanése, que todos passaram a se perguntar “que lugar é esse?”. E aí foi só uma questão de tempo até que a atividade turística trans-formasse aquela simples aldeia em um dos destinos mais sofisticados e concorridos do Brasil. Hoje, repleta de hotéis, boates, lojas, cafés e restaurantes, Búzios é conhecida como a Saint Tropez Brasileira.

Page 52: Revista & 002

50

TURISMO&LAZER

Super Dicas &

Onde dormir?- Pousada Bon Bini: A poucos metros da badalada praia de Geribá, tem suítes com belas vistas e um ótimo restaurante a beira da piscina.

Onde comer?- Chez Michou Crêperie: Ponto de encontro oficial de toda uma geração, o restaurante é um dos mais icônicos e disputados da cidade.

O que fazer?- Rua das Pedras e Orla Bardot: Uma disputada reunião de lojas, restaurantes, bares, sorveterias, boates, cafés, pousadas e gente bonita.

O reconhecimento da enorme im-portância de Brigitte Bardot para a cida-de está por todos os lugares: no nome de um charmoso cinema e da orla principal, e ainda por uma bela escultura em bron-ze da atriz de autoria da consagrada ar-tista plástica Christina Motta. Tudo isso no entorno do burburinho de Búzios, mais conhecido como Rua das Pedras, o pós--praia mais famoso da cidade. Falando em praia, Armação dos Búzios, localizada a apenas 146 km de São Gonçalo, nos re-serva 23 praias espetaculares, entre elas, as inesquecíveis Geribá, João Fernandes, Ferradura e Azeda. Merci Bardot!

Page 53: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

53

Page 54: Revista & 002

52

&MÚSICA

Esse Cara Sou EuRoberto CarlosGravadora: Sony BMGEstilo: MPBPreço médio: R$10,00

RedescobrirMaria Rita

Gravadora: UniversalEstilo: MPB

Preço médio: R$40,00

VoltaAna CañasGravadora: Guela Records/Som LivreEstilo: MPBPreço médio: R$30,00

Alice CaymmiAlice CaymmiGravadora: Kuarup/Sony MusicEstilo: MPBPreço médio: R$30,00

AbraçaçoCaetano Veloso

Gravadora: UniversalEstilo: MPB

Preço médio: R$30,00

(imagens: divulgação)

Page 55: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

55 53

Take me HomeOne DirectionGravadora: Sony BMGEstilo: PopPreço médio: R$30,00

Grrr!The Rolling StonesGravadora: Universal Estilo: RockPreço médio: R$40,00

Unorthodox JukeboxBruno Mars

Gravadora: Warner MusicEstilo: Pop

Preço médio: R$30,00

Girl on FireAlicia Keys

Gravadora: Sony BMGEstilo: R&B & Soul

Preço médio: R$30,00

Push and ShoveNo DoubtGravadora: UniversalEstilo: Pop RockPreço médio: R$30,00

Page 56: Revista & 002

54

&GAMES

The Walking Dead - Xbox 360/PS3Lançamento: 21 de Dezembro de 2012Developer: Telltale GamesGênero: Aventura Preço: PS3/Xbox - R$130,00

Zumba Fitness Core - Xbox 360/WiiLançamento: 21 de Dezembro de

2012Developer: Pipeworks Software

Gênero: EsportePreço: Wii/Xbox 360 - R$150,00

PlayStation All Stars Bat-tle Royale - PS3/VitaLançamento: 14 de Dezembro de 2012Developer: SuperBot Entertainment, Blue-point GamesGênero: LutaPreço: PS3/Vita - R$180,00

Wonder book - Book Of Spells - PS3Lançamento: 14 de Dezembro de 2012Developer: Sony Computer EntertainmentGênero: AventuraPreço: R$150,00

Halo 4 - Xbox 360Lançamento: 1 de Dezembro de 2012

Developer: 343 IndustriesGênero: Tiro em Primeira Pessoa

Preço: R$150,00

(imagens: divulgação)

Page 57: Revista & 002

57

Devil May Cry - Xbox 360/PS3/PCLançamento: 17 de Janeiro de 2013Developer: Ninja TheoryGênero: AçãoPreço: PS3/Xbox - R$180,00 / PC - R$99,00

Angry Birds Star Wars - MAC/Android/iPhone/WinPhone Lançamento: 8 de Novembro de 2012Developer: RovioGênero: AçãoPreço: MAC/Android/iPhone/WinPhone – U$0,99

Hitman Absolution - Xbox 360/PS3/PCLançamento: 14 de Dezembro de 2012Developer: Square Enix, Eidos InteractiveGênero: AçãoPreço: PS3/Xbox 360 - R$180,00 / PC - R$99,00

Lego The Lord of the Rings - Xbox 360/PS3/PC

Lançamento: 14 de Dezembro de 2012Developer: TT Games

Gênero: AçãoPreço: PC - R$60,00 / PS3/Xbox 360 - R$180,00

Epic Mickey 2 Power of Two - Wii/PS3/Xbox360

Lançamento: 14 de Dezembro de 2012

Developer: Junction Point Studios, Heavy Iron Studios

Gênero: AçãoPreço: Wii/PS3/Xbox 360 -

R$180,00

Page 58: Revista & 002

58

&LIVROS

Morte SúbitaAutor: J.K. RowlingTradução: Izabel Aleixo e Maria Helena RouanetEditora: Nova FronteiraPreço médio: R$50,00

Tudo Sobre FotografiaAutor: Juliet Hacking

(Editora Geral)Tradução: Fernanda

Abreu, Fabiano Morais e Ivo Korytowski

Editora: SextantePreço médio: R$60,00

O HobbitAutor: J.R.R. TolkienTradução: Almiro Pisetta e Lenita Maria Rimoli EstevesEditora: WMF Martins FontesPreço médio: R$40,00

As Aventuras de PiAutor: Yann MartelTradução: Maria Helena RouanetEditora: Nova FronteiraPreço médio: R$50,00

No Campo e na Moral - Flamengo Campeão Brasileiro de 1987Autor: Gustavo Roman com

prefácio de ZicoEditora: iVentura

Preço médio: R$30,00

(imagens: divulgação)

Page 59: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

59

Quentin Tarantino – Arquivos de um Fanático por CinemaAutor: Paul A. WoodsTradução: Santiago NazarianEditora: LeyaPreço médio: R$50,00

Marighella – O Guerrilheiro que incendiou o

MundoAutor: Mário Magalhães

Editora: Companhia das LetrasPreço médio: R$50,00

Cinquenta Tons de Liberdade

Autor: E.L. JamesTradução: Maria

Carmelita DiasEditora: Intrínseca

Preço médio: R$40,00

Inferno O Mundo em Guerra 1939-1945Autor: Max HastingsTradução: Berilo VargasEditora: IntrínsecaPreço médio: R$60,00

Manual de Intervenção UrbanaAutor: Eduardo SrurEditora: BeiPreço médio: R$80,00

Page 60: Revista & 002

60

&CINEMA

18 de JaneiroDjango Livre(Django Unchained)Direção: Quentin TarantinoElenco: Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Christoph Waltz, Samuel L. Jackson, Jonah Hill, Kerry Wa-shington e James Remar

21 de Dezembro O Impossível(The Impossible)Direção: Juan Antonio BayonaElenco: Ewan McGregor, Naomi Watts, Geraldine Chaplin, Tom Holland, Ploy Jindachote e Oaklee Pendergast

25 de JaneiroO Mestre(The Master)Direção: Paul Thomas AndersonElenco: Philip Seymour Hoffman, Joaquin Phoenix, Amy Adams, Laura Dern, Jesse Plemons, Ambyr Childers e Rami Malek

18 de JaneiroO Último Desafio(The Last Stand)Direção: Jee-woon KimElenco: Arnold Schwarzenegger, Rodrigo Santoro, Forest Whitaker, Jaimie Alexander e Johnny Knoxville

25 de DezembroA Viagem

(Cloud Atlas)Direção: Andy e Lana

Wachowski e Tom TykwerElenco: Tom Hanks, Jim Broadbent, Halle Berry,

Hugo Weaving, Jim Stur-gess, Ben Whishaw, Susan

Sarandon e Hugh Grant

(imagens: divulgação)

Page 61: Revista & 002

61

14 de DezembroO Hobbit:

Uma Jornada Inesperada

(The Hobbit: An Unexpected

Journey)Direção: Peter

JacksonElenco: Martin Freeman, Ian

McKellen, Bill Nighy, Elijah Wood, Christo-pher Lee, Ian Holm,

Orlando Bloom e Cate Blanchett

25 de JaneiroLincoln

(Lincoln)Direção: Steven Spielberg Elenco: Daniel Day-Lewis,

David Strathairn, Sally Field, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Tommy Lee Jones e

Hal Holbrook

18 de JaneiroA Hora Mais Escura(Zero Dark Thirty)Direção: Kathryn BigelowElenco: Jessica Chastian, Mark Strong, Harold Perrineau, James Gandolfini, Scott Adkins, Joel Edgerton e Taylor Kinney

21 de DezembroAs Aventuras de PI(Life of PI)Direção: Ang LeeElenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Gautam Belur, Ayush Tandon, Adil Hussain, Tabu, Gérard Depardieu e James Saito

7 de DezembroLiv e Ingmar(Liv & Ingmar)Direção: Dheeraj AkolkarElenco: Ingmar Bergman e Liv Ullmann

Page 62: Revista & 002

60

FELIZ NATAL!Nessa data especial,

Que chamamos de Natal,Todos tem seu desejo,

Mesmo num longe vilarejo.

De caixas coloridas,Com laços e fitas,

Saem muitas emoções,Mexem com nossos corações.

Época de ajudar e doar,Escutar e perdoar,

Não faz distinção de Idade,Contagia a humanidade.

Com a Família reunida,o ano velho em despedida,

ficam as lembranças,renovam-se as esperanças.

Felipe Ferreira

DiretorFelipe Ferreira

Editor ChefeMatheus Feitoza

DiagramaçãoGabriela Pfisterer

Projeto GráficoMatheus FeitozaGabriela Pfisterer

TextosMatheus Feitoza

ColunistasSenny FerreiraJair Eduardo MaglufGabriel Cohen

PoesiaFelipe Ferreira

Revisão Claudia Figueiredo (21) 2575-6428www.cantinhodarevisão.com.br

FotografiasMatheus FeitozaFelipe FerreiraLeonardo Costa

IlustraçõesThiago Valente

ColaboradoresGabriel WirzmaRoni RamosGraciane VenancioEdson Oliveira dos Santos

ImpressãoGráfica Primil

PapelCouché 230g e Couché 115g

Tiragem3.000 exemplares

Distribuição Dirigida e Gratuita

CirculaçãoSão Gonçalo

PeriodicidadeBimestral

Anuncie:[email protected]

Sugestões:[email protected]&

é u

m p

rod

uto

da

& P

ublic

açõe

sC

NPJ

16.

651.

438/

0001

-70

Page 63: Revista & 002

SOCIAL&EDUCAÇÃO

63

Page 64: Revista & 002