Revista A Colheita | Edição 28

12
Pág. 10 Pág. 12 Pág. 3 ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT Qual é o foco da sua igreja? Projeto para alcançar Montevidéu Bicicletas para a Índia

description

 

Transcript of Revista A Colheita | Edição 28

Pág. 10 Pág. 12Pág. 3

ENVELOPAMENTO AUTORIZADO - Pode ser aberto pela ECT

Qual éo foco da sua igreja?

Projeto para alcançar Montevidéu

Bicicletaspara a Índia

PROJETOS DE MISSÕES MUNDIAISEDITORIAL

A COLHEITA

SemeandoJuntos

Missões Mundiais da CBB

Diretor Executivo (interino): Pr. Sócrates Oliveira de SouzaGerente de Comunicação e Marketing: Luiz Cláudio MartelettoJornalista Responsável:

(20975/DRT-RJ)Textos: Aílton de Faria, Márcia Pinheiro e Projeto Gráfico:Joatan de Souza

Luciana Simas e Joatan Silva

Redação: Rua Senador Furtado, 71 Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. CEP 20270-021. - Tel.: (21) 2122-1900 [email protected]: Tel. (21) 2122-1922 / Fax: (21) 2122-1944 - [email protected]

Aílton de Faria

Sérgio Dias

Designer: Rosimar Costa,

Boa leitura!

A COLHEITA

2A COLHEITA

Acada edição, “A Colheita” traz notícias dos campos missionários,

experiências de adotantes e muitas outras informações sobre como participar da obra de evangelização do mundo através do PAM (Programa de Adoção Missionária). Esses resultados são, na verdade, frutos de um esforço conjunto entre a JMM e você, querido adotante. Sem a sua participação, através das suas orações e ofertas mensais, muitas dessas notícias não seriam possíveis, ou aconteceriam de forma bem mais demorada. Missões Mundiais não é composta apenas pelos missionários e colaboradores que trabalham na Sede, no Rio de Janeiro. Você faz parte dessa obra. Semeamos, juntos, a boa semente: a Palavra de Deus!

Nesta edição, leia na seção Notícias dos Campos as novidades do trabalho no Uruguai, Egito, Botsuana e muito mais. No Espaço do Adotante, os depoimentos de quem vive a obra missionária através das ofertas e orações. O Projeto Radical – Voluntários Sem Fronteiras é a oportunidade para os jovens batistas engajarem-se na obra missionária.

Revolucionando o mundo pela Palavra

O Projeto Radical - Voluntários Sem Fronteiras tem como objetivo o preparo e envio de jovens batistas do Brasil para sinalizar o reino de Deus, com seus

testemunhos de vida cristã, entre etnias não-alcançadas na América Latina e na África, pelo período de 11 meses até 4 anos, incluindo o treinamento no Brasil. A preparação consiste no estudo de disciplinas teológicas, bíblicas, missiológicas e ferramentas missionárias (como evangelismos estratégicos). Além disso, o candidato aprende a trabalhar em equipe, vivendo de um fundo comum, sendo desafiado a testemunhar do amor de Deus com seu comportamento em sociedade, sendo uma poderosa ferramenta de evangelismo estratégico.

Preparados dentro dessa visão, os Radicais seguem para os campos missionários e impactam a vida das pessoas com as quais têm contato. Em sete anos de Projeto, já foram enviados 195 jovens. Faça parte, você também, desse grande exército missionário!

Para inscrever-se...É preciso preencher alguns pré-requisitos: ter no mínimo o

Ensino Médio completo, ser membro atuante de uma mesma igreja batista por no mínimo 3 anos, ser flexível e capaz de suportar pressões e aceitar circunstâncias adversas, ter humildade e submissão à liderança, entre outras características.

Com sua ajuda faremos ainda mais!

Porém, caso você não tenha o chamado para ir aos campos, é possível apoiar o Projeto Radical – Voluntários Sem Fronteiras através do sustento financeiro ou em oração. Os jovens missionários, que vivem de um fundo comum e, por isso, compartilham tudo, ficarão agradecidos pelo apoio recebido.

Entre em contato com a Central do Adotante, 2122-1910 (de cidades com DDD 21) ou 0800 709 1900 (demais localidades), e saiba mais sobre como ajudar o Projeto Radical.

O Pr. Ezequi-el Batista da Luz, mais conhecido como Pr. Zick, desenvolve seu m i n i s t é r i o através do PEM ( P r o g r a m a Esportivo Mis-s ionár io ) em P o r t u g a l . O m i s s i o n á r i o comemora os resultados colhidos recentemente, através do ministério com as reuniões em pequenos grupos, que já soma 42 pessoas convertidas a Jesus – duas a mais que a previsão do missionário.

O Pr. Zick pauta seu trabalho nos ensinos do apóstolo Paulo. Ele lembra que, certa vez, o apóstolo disse que “o morrer é lucro”, ao contrário do que a maioria das pessoas, preocupadas com bens materiais, pensa. Associado ao pensamento de Paulo está uma orientação de Jesus sobre o perigo de ajuntar tesouros na Terra. “Esses tesouros citados são as almas ganhas através do Evangelho, como tem acontecido aqui na Europa”, finaliza.

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

BOTSUANA

A COLHEITA3

Colhendo frutos em terra árida

Pr. Zick (à dir.) encontra com atletas

Um dos casais missionários da JMM no país, Pr. Alceir e Cenilza Ferreira, com-pletou dois anos no campo co-lhendo frutos em “terra árida”. A aridez pode ser expl icada por dois aspectos: a geografia e a rea-

lidade espiritual do país. A maior parte do território “pertence” ao deserto do Kalahari, e o clima é muito quente e seco no verão e extremamente frio no inverno. No aspecto espiritual, o “clima” é semelhante. A Convenção Batista de Botsuana possui apenas 25 igrejas. Somente a metade delas tem pastor, e apenas uma parte desses pastores tem curso teológico.

PORTUGAL

PEM comemora vitórias

Mesmo diante de obstáculos, muitos frutos são colhidos no país.

A Igreja Batista na vila de Palapye, onde está o casal missionário, fica a 280 quilômetros da capital Gaborone e nasceu como resultado de uma cruzada evangelística realizada pela Tenda da Esperança em 2005. Mais de 100 pessoas se converteram e foram discipuladas, iniciando a igreja. Poucos meses depois, os primeiros membros foram batizados e os ministérios foram estabelecidos. Um total de 53 irmãos já foram discipulados e batizados e o culto dominical conta com uma frequência de mais 140 pessoas.

“O grande desafio é comprar um terreno e construir o templo e as salas de educação cristã. Mas a principal necessidade é ter um pastor nacional à frente do trabalho. Até agora ainda não temos esse obreiro. Ore ao Senhor por mais trabalhadores para a sua seara!”, finaliza o Pr. Alceir.

Este projeto é desenvolvido pelos missionários Pr. Daniel e Clélia de Oliveira e uma equipe, que inclui seus três filhos: André, Débora e Felipe. Alguns grupos se reuniam nas casas dos bairros de Sayago, Lezica e Atahualpa, mas faltava um local para os cultos dominicais. Para a alegria dos missionários, Deus abriu as portas e foi possível alugar um salão no edifício do Centro Batista. O imóvel já está preparado para as reuniões, com seu salão, duas salas para educação cristã, cozinha e banheiros.

No dia 5 de abril, com a presença dos irmãos da Igreja Batista Pueblo Nuevo (igreja-mãe), da cidade de Las Piedras, foi inaugurada a Congregação Batista Pueblo Nuevo, em Montevidéu. Segundo o Pr. Daniel, o culto foi uma verdadeira festa e contou com a participação de mais de 100 pessoas. “A congregação é formada por um grupo pe-queno, mas que tem o desafio de avançar com o r e i n o d e Deus. Quere-mos caminhar nesse propósito de manifestar a presença de D e u s n e s s a cidade, trazen-do esperança e salvação, cumprindo com a missão, juntamente com você”, encerra o missionário.

URUGUAI

Projeto Montevidéu

Pr. Alceir e os frutos em Botsuana

Inauguração da congregação

LESTE EUROPEUNORTE DA ÁFRICA

EQUADOR

Investindo na evangelização

Missionária ajuda líderes batistas do país

NOTÍCIAS DOS CAMPOS

Joseane Lima (à esq.) com as crianças da igreja

Joseane Lima, missionária na cidade de Esmeraldas, está atuando no suporte aos PEPEs (Programa de Educação Pré-Escolar) e às igrejas batistas do país. Ao desenvolver seu trabalho, a missionária se depara com situações adversas, como a falta de organização jurídica de muitas igrejas. Das sete congregações da região, quatro precisam de regularização, pois não possuem nenhum documento ou registro de fundação. “São igrejas com mais de cinco anos de existência e, infelizmente, há anos que não batizam e nem realizam assembleias. Além disso, não possuem Escola Bíblica Dominical e não têm uma liturgia formada”, lamenta Joseane.

Segundo ela, é preciso arrumar a casa urgentemente, pois o governo equatoriano está fiscalizando, rigorosamente, todas as igrejas; elas precisam ter seus registros financeiros e de membros atualizados. A missionária Joseane está apoiando essas igrejas, especialmente na capacitação de líderes, para que sejam bem organizadas e estruturadas no Equador. “Ore por esse trabalho que estamos desenvolvendo”, pede a missionária.

Avanço sob perseguição

Os obreiros da terra de Missões Mundiais que atuam em um país daquela região do continente têm enfrentado constantes perseguições e vivem sob a pressão da polícia secreta. A perseguição aos crentes é uma realidade, especialmente para aqueles que deixaram o islamismo. Um deles informa que, devido à perseguição, imposta a ele e aos membros dos grupos que dirige, as reuniões não acontecem mais semanalmente. Outro missionário, vítima do mesmo problema, diz: “Em nosso país, infelizmente, não há tranquilidade para desenvolvermos nosso ministério. Mas é exatamente isso que nos faz avançar e seguir adiante, sem medo, pois a obra é de Deus!”.

A nova estratégia, agora, tem sido reunir-se individualmente com cada membro para fortalecê-los a continuarem firmes na fé em Cristo. Um desses é um jovem, recém-convertido, muito fervoroso, que quer saber tudo sobre o Evangelho. Sua sede não o deixa nem dormir direito. A reação e comportamento desse jovem, como de outros que aceitam a Cristo naquele país, também tem dado esperança e incentivo para que os obreiros da terra continuem lutando e trabalhando para alcançar os perdidos. Para a glória de Deus, hoje há 11 grupos de estudos bíblicos; a meta de nossos obreiros é aumentar ainda mais esse número.

Um dos maiores desafios dos obre-iros da terra na Rússia, na Bielo-Rússia e na Polônia é a dificuldade de evangelizar numa r e g i ã o o n d e é grande a influência da Igreja Ortodoxa. N o e n t a n t o , a população começa a ouvir mais o Evangelho, apre-sentado pelos missionários através, principalmente, da obra social.

Na Bielo-Rússia, algumas igrejas começaram a sustentar os seus obreiros financeiramente. Segundo o missionário, isso é uma vitória, pois, até então, a obra missionária naquele país era somente receber e jamais dar: “A maioria dos poloneses precisa compreender que a relação íntima com Deus é mais do que ir de vez em quando à igreja; é uma relação que necessita de ações práticas como o investimento na obra de evangelização.”

4A COLHEITA

O Leste Europeu precisa ouvir o Evangelho

01/07: Senegal – Louve a Deus pelo trabalho dos Radicais numa aldeia do país: uma casa de saúde, uma pequena farmácia, a segunda turma do PEPE – que estuda com uma jovem instrutora da aldeia – e a escola de basquete, que conta com um treinador experiente e material necessário. Provérbios 10 a 12

02/07: República da Guiné – Ore pelos Radicais neste país e pelos projetos desenvolvidos com o povo, como aulas de flauta, futebol, francês e português. Peça a Deus por sabedoria no desenvolvimento de cada projeto e para que possam transmitir a mensagem de salvação através dos mesmos. Provérbios 13 a 15

03/07: Leste da África – Ore pela viagem e pelos jogos que um grupo de atletas cristãos fará, de 16 de julho a 5 de agosto, a três países do leste da África (Burundi, Quênia e Uganda). Os jogos serão transmitidos em rede nacional, uma excelente oportunidade para compartilhar o Evangelho. Provérbios 16 a 18

04/07: Saúde – Louve a Deus pela boa recuperação da missionária Marjorie Navarro. Ela contraiu tuberculose quando estava em Cabo Verde, retornou ao Brasil para tratamento e depois de seis meses ficou curada. (Débora de Oliveira – Tunísia) Provérbios 19 a 21

05/07: Moldávia – O missionário Nicolae Sin atua em duas aldeias: Antonesti e Tigheci. Em Antonesti, duas pessoas se converteram recentemente. Agora, nove irmãos frequentam a igreja. Na missão de Tigheci há quatro membros e cinco congregados. Coloque a vida de cada um diante de Deus para que sigam firmes na fé. Provérbios 22 a 24

06/07: Índia – Ore pela vida das 35 pessoas batizadas em duas aldeias do país, para que sigam firmes em sua fé e testemunhem através de suas vida aos que ainda não foram salvos. (Samara de Souza – Equador; Ester Pires – Espanha; Elenice Fernandes – Portugal) Provérbios 25 a 27

07/07: Paraguai – O missionário Paulo Pagaciov tem realizado um excelente ministério entre os jovens paraguaios. Peça a Deus por sabedoria e discernimento no tratamento com estes jovens. (Gisele Moura – Radical África) Provérbios 28 a 31

08/07: Sudão – As embaixadas tiveram suas verbas embargadas e, com isso, há o risco de deixarem o país. Até agora 11 ONG's foram expulsas do país. Ore pelos sudaneses, que carregam em seus corações o medo de uma guerra iminente. Eclesiastes 1 a 3

09/07: Índia – Em várias lugares do país existem pessoas possuídas por espíritos malignos e só o poder do Senhor liberta e cura essas pessoas. Várias têm chegado aos obreiros da terra com o desejo de receberem Jesus como Salvador. Ore pelos obreiros da terra, que têm atuado com essas pessoas. (Rebeca da Silva – Guiné-Bissau; Talita de Freitas – Malásia; Rosana Bandeira – Radical Luso-Africano) Eclesiastes 4 a 6

10/07: Missionários nos campos – Ore constantemente pela vida de cada um, para que tenham sempre forças, motivação, saúde e discernimento da vontade de Deus para seus ministérios. (Sarah Fernandes – Portugal) Eclesiastes 7 a 9

11/07: Mantenedores – Louve a Deus pela vida de cada crente e igreja que mantém a obra missionária através de suas orações e contribuições. Coloque suas vidas diante de Deus para que supra suas necessidades espirituais, físicas e materiais. Eclesiastes 10 a 12

12/07: Moldávia – Ore pelo projeto de distribuição de calendários com mensagens bíblicas e literatura evangelística em Antonesti e Tigheci. Os irmãos da igreja estão sendo mobilizados e incentivados a adotar 10 pessoas não convertidas para orar em seu favor e compartilhar com elas as suas experiências com Cristo. (Giovana Fernandes – Sudeste da Ásia) Cantares 1 a 3

Entre parênteses estão os nomes dos

aniversariantes do dia. No final de cada pedido de oração

aparece a referência para a sua leitura diária da Bíblia.

Diário deoração

13/07: Colômbia – A missionária Débora Munhoz está treinando duas pessoas para o ministério de educação cristã na comunidade de Bogotá. Um dos líderes já assume a pregação, uma vez ao mês, na congregação. Louve a Deus pelo progresso deste trabalho e ore pelos novos líderes. Cantares 4 a 6

14/07: PEPE Colômbia – Ore pelo desenvolvimento do PEPE (Programa de Educação Pré-Escolar) em Cazuca, comunidade mais pobre de Bogotá. Lá permanece o trabalho com as crianças e o grupo de adultos cresce na Escola Bíblica Dominical. (Adilene Marquez – Paraguai) Cantares 7 e 8

15/07: Escola Batista no Sudão – Há um projeto de expansão da escola, que contempla novas salas de aula, enfermaria, sala de computação e artes, quadra de futebol, sala de oração, banheiros, cozinha e escritório. Interceda por doações para a construção, além da aquisição de mais um terreno vizinho para a área de recreação e treino. (Ludmila Schimidt – Norte da África) Isaías 1 a 3

16/07: Paraguai – Ore por todas as famílias das crianças já atendidas pelo POPE (Programa de Odontologia Preventiva e Educativa), para que Jesus seja real em suas vidas. (Lícia Machado – Aposentada) Isaías 4 a 6

17/07: Mali – No projeto de esportes, que tem sido desenvolvido pelos Radicais em Kayes, muitos jovens tem sido atraídos para as aulas. O projeto está crescendo, mas há uma preocupação: ainda não surgiu um obreiro nacional capacitado para ajudar nos treinos e continuar o trabalho após o retorno da equipe ao Brasil em novembro deste ano. Ore para que Deus levante esta pessoa. (Ana Rebeca Franco – Espanha) Isaías 7 a 9

18/07: Índia – Coloque diante de Deus o desafio traçado por um dos missionários da terra: batizar 20 pessoas este ano e aumentar para 100 o número de membros de sua comunidade. (Johnson Silva – Paraguai; Horácio da Silva – Espanha) Isaías 10 a 12

19/07: PEPE Peru – O projeto foi iniciado no ano passado, em três cidades peruanas, onde não havia obra batista. Foram treinados 12 jovens peruanos e enviados às cidades de Chincha, Pisco e Cañete. Em quatro meses de trabalho, 352 pessoas aceitaram a Cristo, 129 foram discipu-ladas e 24 balizadas. Louve a Deus pelos resultados. Isaías 13 a 15

20/07: São Tomé e Príncipe – Ore pela vida de Kamel, responsável pela Congregação Batista Nova Jerusalém, e pela missionária Rosângela Batista, que realiza visitas aos membros afastados, aconselhamentos e estudos bíblicos. O povo está sedento da Palavra, mas sentindo-se fraco e desmotivado. (Priscila Chagas – Senegal) Isaías 16 a 18

21/07: Obreiros da terra – Ore incessantemente pelos nossos obreiros da terra que, em sua maioria, realizam a obra em países onde a pregação do Evangelho é proibida e a perseguição aos cristãos é intensa. (Cláudio Mendes – Etiópia) Isaías 19 a 21

22/07: Mianmar – O missionário Roberto Romão esteve com uma equipe de voluntários neste país para realizar alguns trabalhos evangelísticos através do esporte. Apesar de ser um país muçulmano, a equipe encontrou caminho livre para compartilhar do amor de Deus. Louve a Deus por isso! (Astride Bottega – Itália) Isaías 22 a 24

23/07: Senegal – O grupo de discipulado em Mbour, coordenado pelo missionário Ronaldo Lourenço, está crescendo. Atualmente são oito senegaleses estudando a Bíblia: três mulheres e cinco homens, com perspectiva de aumentar. Louve a Deus por estas vidas e ore para que tenham boa compreensão da Palavra. Isaías 25 a 27

24/07: Frutos do trabalho – Ore pela vida de Jean, que recebeu a Jesus, deixou a cidade de Joal, no Senegal, em busca de trabalho, e também por Cristian, que foi pressionado pela tradição familiar a abandonar os estudos bíblicos. Peça ao Snhor que abra as portas para entrada do Evangelho naquela cidade. (Ruth Barbosa – Aposentada; Cristiane Dias – Japão) Isaías 28 a 30

25/07: São Tomé e Príncipe – A missionária Rosângela Batista recebeu a doação do equipamento para projeção do filme “Jesus”, além de orientações para continuar desenvolvendo este projeto. O filme foi exibido em Santa Catarina para um grupo de 300 pessoas. Ore para que Deus complete a mensagem em seus corações. (Mirelli Montes – Radical África) Isaías 31 a 33

26/07: PEPE Peru – Ore pelo desejo do missionário Ricardo Ramos de enviar mais 12 jovens peruanos, através do PEPE, às cidades de Cusco (Sul do Peru), Chachapoyas e Madre de Dios (selva peruana), onde não há presença batista. Isaías 34 a 36

27/07: São Tomé e Príncipe – Cerca de 30 crianças deste bairro participaram de uma programação e puderam ouvir algumas histórias bíblicas. No final, 20 crianças foram à frente fazendo sua decisão ao lado de Cristo. Glorifique a Deus por estas vidas e ore para que sigam firmes em sua decisão. Isaías 37 a 39

28/07: Equipe JMM – Coloque diante de Deus a vida de cada membro da equipe de funcionários da Sede de Missões Mundiais, para que Deus continue direcionado-os nas tarefas a serem realizadas. (Consuelo de Mattos – Sede da JMM) Isaías 40 a 42

29/07: PEM – Peça a Deus pela vida dos 3 casais de vocacionados que participarão do treinamento da JMM a partir de agosto, aumentando o número de missionários que atuam através do PEM. Isaías 43 a 45

30/07: Etiópia – Ore pelo fim do conflito entre muçulmanos e cristãos na Etiópia e para que Deus use poderosamente a vida do missionário da terra, Samuel Bayssa, na propagação do Evangelho. Isaías 46 a 48

31/07: Guiné-Bissau – O Pr. Edivaldo Félix, que atua na aldeia de Dara, tem recebido pedidos de várias aldeias vizinhas que desejam a presença de um missionário. Clame a Deus para que envie obreiros para atender ao clamor destas aldeias. (Evangilene Moraes – Colômbia) Isaías 49 a 51

01/08: PEPE – A missionária Terezinha Candieiro, coordenadora do Projeto, recebeu pedidos de missionários das Filipinas, da Índia e também de líderes da Malásia, para o desenvolvimento do PEPE no país. Ore por sabedoria para a administração e fortalecimento do trabalho e das pessoas envolvidas: crianças, educadores, famílias e comunidades. Isaías 52 a 54

02/08: Albânia – Louve a Deus pela organização da Igreja Batista de Bathore, coordenada pelo missionário Henrique Davanso. Ore pelo crescimento deste trabalho e por sabedoria ao casal missionário no desempenho de seu ministério. Isaías 55 a 57

03/08: Ásia – Após 10 anos de trabalho no Cazaquistão, a missionária Ester Beauty passou a liderança da igreja para os líderes locais. A missionária se encontra atualmente entre o povo uigur, no Sul da Ásia. Louve a Deus pela obtenção do visto de permanência e ore por seu novo ministério. (Ivanice das Chagas – Sudeste da Ásia) Isaías 58 a 60

04/08: Cazaquistão – Ore pela igreja no Cazaquistão, que atualmente está sob a responsabilidade de líderes nacionais. Peça a Deus por sabedoria para estes irmãos e para que os mesmos sejam fortalecidos a cada dia. (Samuel Miúra – Japão; Hugo Cunha – Sede da JMM; Ione da Luz – Portugal) Isaías 61 a 63

05/08: Romênia – Continue orando pelo ministério do missionário da terra, Ion Mihai, que tem semeado a Palavra de Deus entre os ciganos de Sintesti. Ore pela vida de cada pessoa que tem sido alcançada com a mensagem de salvação. Isaías 64 a 66

06/08: Índia – Ore pela vida de uma obreira da terra naquele país, uma boa cristã que conduziu muitas pessoas ao Senhor através da pregação do Evangelho. Um líder religioso a tem ameaçado, querendo impedi-la de falar sobre Jesus e ordenando que não mais convide as pessoas para as reuniões de oração. Ore por sua segurança. Jeremias 1 a 3

07/08: Sistema de castas – São muitos os problemas causados por esse sistema. Ore por aqueles que têm se convertido, para que sigam firmes em sua fé. (Ana Júlia das Chagas – Sudeste da Ásia; Gladimir Fernandes – Sudeste da Ásia; Joseane Lima – Equador; Cláudio Elivan – Radical África; Levi Godinho – São Tomé e Príncipe) Jeremias 4 a 6

08/08: PEPE – Louve a Deus pelas 301 igrejas que desenvolvem este trabalho em 15 países, e pelas mais de 8 mil crianças que são atendidas diariamente através da dedicação de 600 educadores. Jeremias 7 a 9

09/08: Guiné-Bissau – Ore pela estabilidade política, crescimento espiritual dos convertidos e discernimento espiritual para o casal missio-nário Edivaldo e Edileusa Félix em seu ministério. (Milena Dias – Japão; Marlene Mitt – Aposentada; Maria Ilza Pereira – Chile) Jeremias 10 a 12

10/08: Índia – Estão sendo dados os primeiros passos para a organização e funcionamento de três novos centros de alfabetização no interior da Cachemira. Ore para que os planos sejam coroados com êxito e que vidas sejam beneficiadas por essa ação social e educacional. (Noêmia Cessito – Moçambique; Edivaldo Félix – Guiné-Bissau; Cristiano Souza – Radical África) Jeremias 13 a 15

11/06: Ásia – Louve a Deus pelas 64 pessoas que foram batizadas no Sul da Ásia. Interceda para que continuem firmes na Palavra, perseverando na fé e influenciando outros através de seus testemunhos como cristãos. Jeremias 16 a 18

12/08: Recursos financeiros – Ore por recursos financeiros para a constru-ção e implementação de um projeto de desenvolvimento comunitário da Associação Batista Vida e Luz em Uttar Pradesh, na Índia. (Elbio Lucas – Paraguai; Edilon Santos – Radical Luso-Africano) Jeremias 19 a 21

13/08: Proteção – Ore por proteção aos cristãos de uma vila na Índia, pois os crentes daquela localidade enfrentam fortes oposições dos membros da aldeia. Jeremias 22 a 24

14/06: Índia – Muitos grupos hinduístas-ortodoxos têm-se oposto ao trabalho dos missionários da terra. Ajude estes irmãos em oração, para que tenham sabedoria diante desta situação. (Jonathas Florêncio – Itália; Carolina Carrilho – Chile; Luciana Almeida – Radical África; Wagner Fernandes – Radical África) Jeremias 25 a 27

15/08: Mali – Na aldeia de Kayes foi implantada uma unidade do PEPE. Funciona no terreno de uma igreja evangélica onde participam 34 crianças, em sua maioria, de lares muçulmanos. Louve a Deus por esta vitória e coloque cada uma destas vidas diante de Deus. Jeremias 28 a 30

16/08: Fortalecimento espiritual – Ore pela vida e pelo ministério de um missionário da terra na Índia, que atua numa região de grande peregrinação hinduísta; a maioria da população pertence à casta alta e poucos respondem ao Evangelho. Jeremias 31 a 33

17/08: Senegal – O trabalho na igreja de Guediwaye continua avançando e o missionário Humberto Chagas tem investido tempo em discipulado e formação de liderança. Ore para que Deus supra os recursos para a construção do templo e também por maturidade espiritual da liderança em formação. Jeremias 34 a 36

18/08: Fábrica da Esperança – O processo de autorização para o funcionamento da Fábrica continua avançando. O missionário Humberto Chagas participou de uma entrevista no Ministério da Saúde onde expôs o projeto, que foi muito elogiado. A equipe aguarda apenas a visita do médico-chefe para avaliar as instalações. Ore para que o Senhor elimine todas as barreiras. Jeremias 37 a 39

19/08: Chile – Louve a Deus pela organização da Primeira Igreja Batista de Copiapó e agradeça também pela organização da Missão Batista Renascer no bairro de Rinconada, com mais de 50 pessoas, as quais estão crescendo, para a glória de Deus. (Cristiane Oliveira – Burkina Fasso; Síndel Torres – Radical África) Jeremias 40 a 42

20/08: Equador – A missionária Joseane Lima assumiu a revitalização da Igreja Batista Jesus é a Porta, na cidade de Esmeraldas, que, de 35 membros que tinha no passado, hoje conta com apenas 3. Deus tem abençoado este desafio e 10 pessoas já se comprometeram a participar dos estudos bíblicos. Ore por estas vidas e peça por sabedoria para a missionária. (Mardilene Braga – Açores/Portugal) Jeremias 43 a 45

21/08: Projeto com Surdos – Louve a Deus pelo progresso que a missionária Alzira Freire tem tido na linguagem de libras. Além de conseguir se comunicar com os surdos senegaleses, ela foi convidada para ensinar sobre higiene pessoal e ambiental. Louve a Deus por esta oportunidade de testemunhar do Seu amor. (Ronald Rutter – Aposentado) Jeremias 46 a 48

22/08: Chile – Foi iniciado, na cidade de Huara, o Projeto “Arte e Vida”, que oferece aulas de artesanato e ginástica para as mulheres do povoado.Dez mulheres e seis meninas já foram alcançadas com a mensa-gem da Palavra de Deus. Ore para que a Palavra frutifique nesses corações. (Débora Muñoz – Colômbia; Joel Martiniano – Peru; Evaldo Teixeira – Timor-Leste) Jeremias 49 e 50

23/08: Radical Latino-Americano – Ore pela vida dos 18 jovens que integram a turma do Projeto. Eles estão divididos em quatro países

(Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia), desenvolvendo projetos sociais e trabalhos de evangelização. (Débora de Oliveira – Uruguai; Vânia dos Santos – Sede da JMM) Jeremias 51 e 52

24/08: Peru – para a missionária Odete Dossi, que tem exercido seu ministério na cidade de Huanta, e também na coordenação do PEPE em Ayacucho, Peru.(Jairo Muñoz – Colômbia; Cláu-dia Marano – Canadá; Talvânia Santos – Efetivo Radical) Lamentações 1 a 3

25/08: Romênia – Louve a Deus pelo nascimento de Hannah, filha do obreiro da terra Marius Moisin, e pelo bom andamento de seu ministério entre os ciganos. (Melquisedeque Moraes – Colômbia; Gerson Silva – Radical África) Lamentações 4 e 5

26/08: Campanha 2010 – Continue intercedendo pela equipe responsável pela elaboração das peças da Campanha da JMM. Ore para que Deus dê unidade à equipe e criatividade na elaboração do material. (Isaque Lourenço – Senegal) Ezequiel 1 a 3

27/08: Ásia – Clame a Deus pela abertura de novos campos missionários na Ásia, sobretudo em países fechados. Ore também pelo despertamento de novos obreiros brasileiros dispostos a atender esta convocação do Senhor. (Thamiris Sarria – Chile) Ezequiel 4 a 6

28/08: Chile – O missionário Antônio Alvares tem pregado o Evangelho a 50 presidiários na cadeia pública de San Antonio, em parceria com o Centro Evangelístico Carcerário de Valparaíso no Chile. Este ministério trabalha exclusivamente com presidiários em quase todo Chile. Ore pela salvação destas vidas. (Fabiano Nicodemo – Itália) Ezequiel 7 a 9

29/08: Ministério com presidiários – Depois de 10 anos de espera e oração, o ministério de evangelismo pôde inaugurar uma igreja, no Chile, numa antiga cela usada para os presos em isolamento. A reforma foi possível, em boa parte, pelas ofertas dos irmãos através do PAM. Louve a Deus por esta vitória e pela vida de cada mantenedor deste trabalho. (Veralúcia da Rocha – Mali) Ezequiel 10 a 12

30/08: Norte da África – Ore pelos muçulmanos que têm sido alcançados com o Evangelho, para que o Senhor toque em seus corações. Interceda pelos líderes da igreja em todo o país, para que o Senhor os fortaleça, os capacite e os proteja. (Edna Dias – Guiné-Bissau) Ezequiel 13 a 15

31/08: Burkina Fasso – Dagouna é um vilarejo onde não existe nenhuma igreja evangélica, pois os anciãos proibiram a abertura de qualquer igreja cristã por lá. Porém, cerca de 10 jovens entregaram suas vidas a Jesus, inclusive o filho do chefe da aldeia. Com isso, algo começa a mudar. Ore por liberdade à pregação do Evangelho nesta aldeia. Ezequiel 16 a 18

Peça a Deus por sabedoria e forças

ESPAÇO DO ADOTANTE

A COLHEITA

9

0800 709 1900

www.jmm.org.brE-mail: [email protected]

Tel.: 21 2122-1901Fax: 21 2122-1944

Central do Adotante

Seminarista também adota missionário

Antes de chegar ao STBNe, em Feira de Santana/BA, Deus já havia me incomodado a adotar um missionário através do PAM. Sempre ficava receoso e não obedecia a Deus. Em 2008 tomei coragem e adotei um casal de missionários que está no Senegal. Confesso que tenho muitos compromissos financeiros, mas o Senhor da obra não tem me deixado fal tar nada. Quando Deus ordena, só nos resta obedecer.

Anacleto Torres, Congregação Batista em Bordão/BA

Ajudando a Grande Comissão

Desde que comecei a par t ic ipar do PAM, auxiliando a distribuição de bíblias aos chineses, também tive a minha própria experiência com Deus. Apesar de algumas dificuldades financeiras, penso na vida daqueles que ainda não seguem a Jesus, porque eu já sei quem é o meu Deus.

Cristiane Ferreira da Silva, IB Cidade Ocian – Registro/SP

Fidelidade

Fui demitida após 11 anos trabalhando em uma mesma empresa. Minha maior preocupação era não interromper as ofertas para missões. Mas o Senhor abriu outra porta de emprego na mesma semana e não ficarei sem ofertar pelo PAM.

Jacira Minervino de Araujo, IB de Vila Norma – São João de Meriti/RJ

Despertada pelas notícias

Eu tinha o meu coração fechado para missões . Mas após acompanhar pelos veículos da JMM o s r e l a t o s d e a l g u n s m i s s i o n á r i o s , f a l a n d ode suas lutas e vitórias, senti o desejo de ser útil através do PAM.

Claudia Gontijo Silveira, IB em Tangará da Serra/MT

Atitude de fé

Quem oferta para missões crê em Jesus, pois Ele foi o primeiro missionário. Se eu tivesse 100 milhões de reais, investiria em missões. Recebi várias respostas de Deus. Uma delas foi sobre meu filho. Ele tem 18 anos, está no terceiro ano de engenharia, mas corria o risco de amputar uma das pernas. E Deus curou o meu filho!

Nilsa Rodrigues Chaves, IB do Lins/SP

Meu amor por Missões

É um pr iv i lég io poder comunicar com os missionários de Missões Mundiais. Temos objetivoscomuns, como o de evangelizar, testemunhar e orar para que Deus continue abençoando cada vez mais as nações. Amo missões e, por isso, vocês têm sido alvos de minhas orações e contribuições.

Letícia Ágatha Lourenço, SIB em Petrópolis/RJ

ESPAÇO DO PAM

01A COLHEITA

ANDRÉ AMARALCoordenador de Projetos e

Desenvolvimento de Recursos

ndependentemente do foco de sua igreja no momento em que você lê este artigo, entendemos que Ibiblicamente não existe outro responsável pela

evangelização do mundo senão a Igreja de Cristo.Missões deve ser a personalidade da igreja, não apenas

um programa ou um dos vários que ela desenvolve. Alguém em sua igreja, com paixão pelo evangelismo local, também deve ser desafiado a participar de alguma oportunidade nos confins da Terra. É como ter o ministério de evangelização (seja local, nacional ou mundial) sob o mesmo “guarda-chuva missionário”. O trabalho missionário é a missão principal da igreja e deve permear cada aspecto e segmento de sua vida.

Acreditamos que, em integração com os demais líderes e ministérios, o pastor pode conduzir um processo de definição sobre a melhor maneira de mobilizar sua comunidade para o “Ide” de Jesus. Independentemente do método ou estrutura que a igreja escolheu ter, a maximização dos esforços para ganhar o mundo carece de uma forte chama missionária que contagie seus membros, a partir do púlpito. No seu exercício de responsabilidade cristã, o líder de cada área/departamento deve desafiar sua equipe para sua responsabilidade global e proporcionar-lhe oportunidades contemporâneas e inovadoras para que se envolvam com a obra missionária.

A fim de tentarmos estabelecer uma comunicação eficaz e eficiente, é muito comum nos preocuparmos com as diferentes gerações existentes em nossas igrejas. Enquanto estudamos o comportamento de cada grupo, devemos também nos deter na implementação prática do trabalho

Qual é o foco de sua igreja?

missionário, considerando todas as gerações. A mobilização missionária deve ser gerida de uma perspec-tiva de gerações.

Diariamente nascem e morrem pessoas na face da Terra. Embora esta seja uma afirmação óbvia, precisamos nos conscientizar de que a evangelização das gerações das crianças e adolescentes que estão em formação, em todo o mundo, ultrapassa a minha e a sua geração, pois estará nas mãos das novas gerações da igreja local de hoje e do amanhã. Nosso objetivo é que o ciclo de mobilização missionária seja um compromisso da igreja de geração a geração.

Precisamos oferecer meios para que cada crente se envolva com a obra missionária utilizando seus dons, talentos e recursos com os quais Deus já os presenteou. Porém, muitos abandonam seu talento natural para tentar se encaixar num perfil apresentado como “modelo necessário” para o desenvolvimento da obra. Normalmente o desfecho da segunda situação é frustrante.

As verdades bíblicas sobre missões precisam se tornar parte da filosofia de vida e ministério de cada crente. Se elas se transformarem naquilo que somos, conseguiremos ver nossas próprias vidas sob a ótica de Deus. A mobilização na igreja não é um “conserto rápido”, é um processo que só termina quando a igreja se encontrar com seu Noivo.

Bibliografia:A Fresh Perspective on Mobilizing the ChurchLarry Reesor

Este? Ou este?

Discipulados

Comunhão

Evangelismo e

Adoração em louvor e música

Evangelismo

Missões

Louvor

Discipulados

Comunhão

Cultos

Grande Comissão

Evangelismo Missões

ESPAÇO DO PAM

11A COLHEITAA COLHEITA

11

Apresente o PAM a um irmão

Aobra missionária é realizada em parceria entre os que são enviados (os missionários), quem viabiliza a

realização do trabalho (em nosso caso, Missões Mundiais da CBB) e os que ficam segurando as cordas (os adotantes) através do Programa de Adoção Missionária – PAM.

A JMM tem trabalhado para atender ao clamor que vem dos campos. Os missionários estão se apresentando e é necessário que mais pessoas se juntem àqueles que amam e sustentam essa obra.

Entretanto, ainda há muitos que não experimentaram a bênção de participar da evangelização dos povos. Na sua igreja, na sua família ou mesmo no seu trabalho há pessoas que podem se juntar a você, que já é missionário sustentador.

Apresente o PAM a um irmão em Cristo. Explique como ele pode fazer missões como você. Mostre-lhe a oportunidade de fazer parte do PAM.

Sua Igreja já adota um missionário de Missões Mundiais?

Quando a igreja adota um missionário, além de

participar do sustento financeiro, está

intercedendo e batalhando espiritualmente pelo

avanço do Evangelho. E é possível participar

financeiramente do sustento missionário com uma

oferta mensal a partir de R$ 20,00 (vinte reais), ou com

um valor que corresponda a realidade de sua igreja.

Ela receberá, periodicamente, a carta do missionário

ou projeto adotado e terá a possibilidade de

corresponder-se com ele.

Em 2008, através do PAM Igreja, 15% das igrejas

batistas do Brasil participaram do sustento de um

missionário ou projeto.

Em vários países do mundo, oportunidades de emprego para profissionaisbrasileiros, nas mais diferentes áreas de atuação, têm surgido e colocado-se

como um novo paradigma a ser ultrapassado na obra de evangelização do mundo. As portas estão abertas para dentistas, esportistas, empresários, comunicadores, educadores, nutricionistas e profissionais de saúde, entre outras áreas. Oportunidades que têm sido utilizadas por Deus para alcançar pessoas e anunciar-lhes a salvação em Cristo. Muitos são os relatos de missionários e voluntários que aceitaram o chamado de Deus e entregaram seus talentos para a obra missionária.

Sua igreja pode

ajudar a aumentar

esse percentual.

Entre em contato

com a JMM, através

dos telefones:

2122-1901 (de cidades com DDD 21),0800 709 1900(demais localidades)ou adote pelo Portal: www.jmm.org.br

2122-1934 (de cidades com DDD 21),0800 709 1900 (demais localidades) ou através do E-mail: [email protected]

Qual o seu chamado?Entre em contato com Missões Mundiais, através dos telefones

Use sua profissão para evangelizar o mundo

12 A COLHEITA

IGREJAS MISSIONÁRIAS

O Pr. William Drummond Vieira, Ministro de Evangelismo e Missões, da IB em Mata da Praia, Vitória/ES, informa que sua igreja conseguiu ultrapassar o alvo proposto para a campanha de Missões Mundiais neste ano.

“Alcançamos um valor expressivo que foi recorde de nossas ofertas missionárias. Isto só foi possível através de muita oração, divulgação e amor às almas perdidas. Louvamos a Deus pelo comprometimento de toda a igreja, principalmente a disposição de nossos juniores, adolescentes e jovens que se empenharam na venda de picolés. Na cantina os irmãos podiam se deliciar com comidas típicas dos países em destaque da Campanha”, diz o Ministro de Evangelismo e Missões.

O pastor da IB Bom Retiro, Elzio Bento de Oliveira, esteve na Sede da JMM para entregar a oferta do Dia Es-pecial da Cam-panha 2009 de sua igreja. Ele estava acompanhado do casal Arlene e Gildo Fernandes (Diretor de Missões da IBBR) e o filho Vitor. O objetivo do grupo, ao levar a oferta da igreja, foi mostrar o amor de seus membros por missões.

A IBBR, que fica no bairro do Engenho Novo, Rio deJaneiro, tem uma admiração especial pela equipe que trabalha na Sede da JMM apoiando os missionários espalhados pelos campos. Segundo o Pr. Elzio, ele sempre sonhou em pastorear uma igreja missionária e sente-se agora realizado. Uma de suas ovelhas, Natália Mota (18 anos) será enviada para o Timor-Leste, como voluntária, sustentada pela igreja. Para a glória de Deus, a oferta para a obra missionária vem crescendo ano após ano na IBBR.

Oferta recorde

Amor por missões

Logo na abertura da Campanha 2009 de Missões Mundiais, o Pr. Daelson Figueiredo da Igreja Batista Jerusalém, em Altamira/PA, fez o seguinte desafio: "As nações clamam! Então, digamos, usa-nos Senhor. Vamos multiplicar os nossos anos dando nossas vidas como ofertas para Missões. Usa, Senhor, os nossos anos de vida”, e aconselhou a igreja a não se intimidar com os desafios e procurar ultrapassá-los sempre.

A irmã Inês Cecília Batista, Promotora de Missões da igreja, informa que a mensagem falou a muitos corações naquele culto. Mesmo enfrentando o momento de crisefinanceira e a enchente que abateu aquela cidade, em abril, os irmãos ultrapassaram seus alvos. A igreja solicitou à JMM, também, o envio de mais boletos para as ofertas e participação no Projeto Bíblias para a China. Além disso, alguns irmãos aderiram ao Programa de Adoção Missionária (PAM), pois para o pastor da IBJ, com Cristo não existe crise.

Com Cristo, não há crise!

Alvo triplicado

O Pr. Gerson Silva de S. Miguel, da PIB de Águas Claras, Salvador/BA, escreveu: “Verdadeiramente Deus é aquele que nos garante vitórias. Nesta Campanha alcançamos 330% do alvo estipulado. Na qualidade de pastor, quero expressar a minha gratidão a Deus, ao Pr. David Pina (Representante da JMM para o Nordeste) pelo apoio aos nossos promotores de missões. Estou muito feliz e satisfeito com a Mobilização Missionária realizada em nossa igreja”.

Pr. Elzio (à dir.) em visita à JMM

Bicicletas para a Índia O Pr. Hermenegildo da

Paixão, (de azul, na foto) da PIB de Valéria, em Salvador, ficou sensibilizado ao a s s i s t i r a o v í d e o d a Campanha 2009 da JMM sobre as necessidades da Índia.

Num culto realizado em maio, ele desafiou a igreja a

levantar ofertas para apoiar a obra missionária naquele país. Além do pastor, vários irmãos fizeram suas doações.

Uma criança, Pedro Pina, doou sua própria bicicleta. O valor arrecadado ajudou na compra de quatro bicicletas para os obreiros da terra.

Ações como esta contribuem para o avanço da obra mis-sionária na Índia. Vários missionários da terra já receberam as suas bicicletas, como se vê na foto ao lado. Este meio de transporte faci-lita o ministé-rio desses ir-mãos. Porém, ainda há muito a ser feito e os ob re i ro s na Índia precisam do seu apoio.