Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

40
Destaques 2014 • 1

description

 

Transcript of Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Page 1: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 1

Page 2: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

2 • ACSP Oeste

Page 3: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 3

Associação Comercial de São Paulo (Distrital Oeste) - Gestão 2013-2015

Rua Pio XI, 418 - LapaCEP 05060-000 – São Paulo – SP

Tels. (11) 3837-0544 e 3837-0174

PresidenteRogério P. C. Amato

Diretoria Executiva

Diretor SuperintendenteDimitrie Josif Gheorghiu - Licenciado

Therezinha Penteado C. de A. OliveiraEm exercício

1º Vice-SuperintendenteCarlos Carrizo Prisco

Diretor 1º SecretárioJácomo Spampinato Neto

Diretor 2º SecretárioEdison de Oliveira

Conselho DiretorÁlvio Malandrino

Armando Ferreira Inglês JúniorCarlos Alberto Buzinari

Claudia HausnerEdilson Fernando de Moraes

Edson Barison GebaileEdson Oliveira França Júnior

Fausto PardiniGentil Tonello JúniorGino Andersen Sarti

Heitor D’Aragona Buzzoni - LicenciadoIlson José de Oliveira

João Caldas Fernandes - LicenciadoJorge Banyai

José Nassif Neto Luciana Borges

Luiz Pasetti Luzia Schiapim dos Santos

Maria Eunice GarciaMário Hermelino Ferreira

Mário Pietro MartinelliMário Sérgio Mendes Cardoso

Nelson CorticeiroNicolau Helito Filho

Osvaldo SoaresOsvaldo Tadeu dos Santos

Paulo Ferreira SeixasRenato OrlandoRoberto Marin

Roque Ribeiro de Oliveira - LicenciadoRosana Aparecida Lúcio Braccialli

Suely de Souza Facioli

Conselheiros NatosDouglas Formaglio

Gaetano Brancati LuigiHermínio Rossi

José Carlos de Barros LimaLys dos Santos

Moacir Roberto Boscolo Sidney Gasparetto

D E S T A Q U E S

E D I T O R I A L

Projeto, Edição e Comercialização: Página EditoraRedação e Publicidade: Rua Marco Aurélio, 780. Vila Romana. Telfax: 11 3874-5533. E-mail: [email protected]. Diretor: Ubirajara de Oli-veira. Redação: Lúcia Helena Oliveira Fiora. Fotografia: Cristina Novinsky e Nikolas Antonzeczem. Anúncios: Antonio Neosmar e Ericson Blasquez. Editoração Eletrônica: Kátia Fortes e Thiago Álan. Publicidade: Rosana Braccialli, Samuel Barcellos, Sandra Holdschip e Vinicius Gonçalves de Oliveira. Impressão: Arvato do Brasil Gráfica. Tiragem: 2,5 mil exemplares.

Quando confrontada com a necessidade de assumir “em exercício” o cargo de Diretor

Superintendente da nossa Distrital Oes-te, tracei como meta a revitalização do quadro de associados. Entendi que se impunha a necessidade de criar uma base sólida, constituída por nossos Di-retores Conselheiros, a qual pudesse através de sua participação ativa, tra-zer o fortalecimento de nossa entidade. Chegamos aos 63 anos de existência, revigorados e mais experientes.

Essa base, atuante e opinativa, nos auxiliou a traçar os rumos que seguimos neste ano. Deixamos de lado, quaisquer objetivos pessoais e posso dizer que ti-vemos em nossas deliberações 43 opi-niões diferentes, porém após a tomada de decisão conjunta, transformadas em uma única vontade. Servir.

Somos hoje mais de 830 associados em nossa Distrital, geramos mais de 5 mil empregos diretos e outros tantos milhares de ocupações indiretas. Esse contingente de empreendedores é uma força consi-derável, a qual deve se impor, na defesa intransigente de nossos associados, nota-damente junto ao Poder Público.

Esse poder, nem sempre vê o em-presário como o gerador de progresso, desenvolvimento, riqueza e por que não dizer o núcleo da nação que verdadeira-mente possibilita a melhor distribuição de renda. Cabe lembrar Hobsbawn, ao

descrever a ascensão do Império Britânico, onde um governo pre-ocupado em disseminar o ensino público, visando possibilitar a formação dos quadros dirigentes e operativos desse poder mundial que aflorava. Talvez o resultado mais significativo dessa ação, te-nha sido estabelecimento de um sistema de governo democrático, que atravessa os séculos, graças ao fortalecimento do indivíduo.

Só posso agradecer aos meus Diretores Conselheiros, que facili-taram o transcurso dessa jornada, desejando aos meus sucessores que, contando com esse impor-tante recurso, possam fazer avan-çar ainda mais nossa Distrital, com a expansão de seus quadros e principalmente fazendo com que sejam ouvidos aqueles que são os verdadeiros eixos-motrizes do de-senvolvimento, o empresariado.

Base sólida

Diretora Superintendente da Associação Comercial de São Paulo Distrital Oeste

Therezinha Penteado Oliveira

Foto

: Cris

tina

Nov

insk

y

REVISTA ACSP-OESTE

Novembro 2014

Page 4: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

4 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

A B E R T U R A

Muito mais do que uma entidade que reúne os comerciantes da região, a ACSP – Distrital Oeste ganha maior abrangência e consolida-se como a “casa do empreendedor”, dando total apoio também para o setor de serviços e aos profissionais liberais.

A região Oeste da capital paulis-ta, em especial os bairros da Lapa, Vila Romana, Vila Leo-

poldina, Barra Funda e Jaguaré, é uma área em franca transformação e expan-são. De um reduto tradicionalmente industrial, pincelado por inúmeros e enormes galpões, esse pedaço cobi-çado da cidade vem se tornando cada vez mais nobre, recheado de condo-mínios de luxo que abrem espaço para o comércio em geral e, de forma mais contundente, para o setor de serviços e as atividades ditas liberais.

Tem hoje um ar moderno, arro-jado, que atrai e impulsiona o em-preendedorismo. A despeito do alto custo dos aluguéis e do metro qua-drado dos pontos comerciais, a ten-dência é que, quem tiver tino para empreender encontre na região um campo fértil para se estabelecer.

A mudança radical no perfil de toda essa área da cidade teve como consequência uma rápida resposta da Distrital Oeste para corresponder e se adaptar a essa transformação. “O nome da Distrital mudou de Lapa para Oeste, que é mais abran-gente e espelha com maior exatidão a nossa área de atuação, que vai além do bairro da Lapa, incluindo o Alto da Lapa, a Vila Leopoldina, Vila Hamburguesa e Vila Romana, além da Bela Aliança, Perdizes, Pompeia, Jaguaré, Freguesia do Ó e Parque da Lapa”, explica There-zinha Penteado Oliveira, Diretora Superintendente da Distrital.

Aos 63 anos, a “nova” Distri-

Foto

: Cris

tina

Nov

insk

y

Leque aberto

Therezinha Penteado Oliveira

tal Oeste ganha também uma outra dimensão. Reconhecida, desde sua fundação, como a “casa mãe do empreendedor”, a entidade conso-lida esse papel passando a acolher não apenas os estabelecimentos co-merciais tradicionais mas também outras formas de negócio. Uma mudança no estatuto permite agora que qualquer categoria de prestado-res de serviços e profissionais libe-rais se junte ao quadro associativo da entidade, que atualmente conta com mais de 830 filiados.

Essa determinação, fundamen-tal para que a Distrital continue for-te e representativa no atual contexto da região, abre um leque gigantesco de possíveis associados. O número, segundo dados do SEBRAE – Regio-nal Capital Oeste, bate a casa dos 11 mil estabelecimentos, entre pon-

tos comerciais, de serviços e outros sediados na Zona Oeste.

“A Distrital existe desde 1951 e foi criada com a proposta de tra-balhar por uma cidade mais justa. A entidade já nasceu com o intuito de, assim como as demais sedes da ACSP, defender a livre-iniciativa, a descentralização de interesses e o for-talecimento da economia da região, por meio de empreendedores dispos-tos a movimentar a cidade como um todo”, destaca Therezinha Penteado.

Segundo ela, a defesa dos inte-resses e o propósito de ser a voz do empreendedor estabelecido na re-gião sempre foram prerrogativas da entidade. “Ao longo de todos esses anos temos trabalhado pela expan-são organizada do comércio e da indústria da Zona Oeste, buscando parcerias que resultem no cresci-mento metropolitano”.

Vender vs. EmpreenderCom o antigo jargão “comer-

ciante” cada vez mais em desuso, a figura do “empreendedor” se firma hoje como a daquela pessoa que tem uma ideia inovadora na cabe-ça e está disposta a assumir riscos para colocá-la em prática iniciando um negócio próprio. E isso vai mui-to além de, por exemplo, abrir uma loja de roupas ou uma lanchonete.

“O conceito de empreender, movimento importante de mudança na atividade econômica, significa as-sumir riscos de maneira eficiente”, de-fine Rogério Amato, Presidente da Fe-

Page 5: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 5

Sede da ACSP - Distrital Oeste no Alto da Lapa

deração das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Para atender aos interesses do empreendedor moderno Amato tem defendido o alinhamento estratégico entre as diversas Distritais da ACSP, desde o ponto de vista de gestão até o de prestação de serviço aos associa-dos, e um posicionamento mais con-tundente na sociedade em geral.

“As associações comerciais es-tão se transformando em uma das poucas entidades representativas num contexto generalizado, traba-lhando em contínuo processo de modernização”, afirma.

Segundo Rogério Amato, a en-tidade está se transformando, cada vez mais, em uma instituição presta-dora de serviços. “Uma associação comercial deve atender ao desejo do associado, mas, ao mesmo tem-po, deve olhar para a comunidade e promover a integração entre o que o comerciante precisa e o que a so-ciedade espera dele”

Para a Diretora Superintendente da Distrital Oeste, é exatamente no estreito relacionamento com o poder público e com as demais entidades

atuantes na região - como o Rota-ry, Ciesp OAB, ACM e outras- e na plena inserção na comunidade local que se resume a força que a ACSP tem na Zona Oeste. As principais discussões levantadas pela comuni-dade – afirma Therezinha Penteado – passam pela Distrital. “Procuramos participar ativamente da vida comu-nitária da área em que atuamos para, assim, dar nossa contribuição na me-lhoria do dia-a-dia das pessoas que moram e trabalham aqui”.

Um exemplo disso é o Natal Iluminado, iniciativa da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) que tem como ob-jetivo deixar a capital paulista mais iluminada e decorada, atraindo con-sumidores e turistas no fim do ano. A rua, o comércio e a residência com a decoração natalina mais criativa de cada região recebe um prêmio. Além da iluminação, a iniciativa promove apresentações de músicas natalinas em diversos pontos da cidade. A enti-dade também ajuda a organizar o Na-tal Comunitário na região da Lapa.

Ao longo das mais de seis déca-das de presença na região, a Distrital Oeste também construiu uma par-

ceria sólida com os órgãos públicos locais, buscando com isso agilizar a solução de problemas levantados pelos associados. “Acreditamos que um dos nossos mais importantes papéis é justamente o de centrali-zar as reivindicações das empresas filiadas e levá-las ao conhecimento das entidades públicas, cobrando sempre destes um posicionamento e trabalhando para que essas reivin-dicações sejam atendidas no menor tempo possível”, explica a Diretora Superintendente. O diálogo aberto se mantém em diversas frentes, como com a Subprefeitura, Câmara dos Vereadores, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e outras.

Menos informalA busca pela formalidade é ainda

um dos principais desafios de quem quer empreender no Brasil e a ACSP trabalha em sintonia com o poder pú-blico para tornar esse processo menos custoso e burocrático para os associa-dos. O Ex-Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, atual ministro da Se-cretaria da Micro e Pequena Empresa, destaca as mudanças positivas que vão acontecer após a sanção da Lei Com-plementar 147/14, ocorrida no último dia 7/8, e que, segundo ele, promo-vem uma verdadeira revolução na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Entre elas, Afif enfatiza a conquista, pe-los micro e pequenos empresários, da garantia do tratamento diferenciado, que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor reduzindo ônus tri-butários e burocráticos.

“Hoje, mais de 9 milhões de em-presas estão protegidas da burocracia pelo Simples. Além disso, cerca de 450 mil empresas serão beneficiadas e mais de 140 atividades poderão op-tar pelo Simples Nacional já a partir de 2015”, destaca o ministro.

Foto

: Nik

olas

Ant

onze

czem

D E S T A Q U E S

A B E R T U R A

Page 6: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

6 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

S E R V I Ç O S

Com uma estrutura completa que engloba ambiente físico e uma ampla gama de serviços e benefícios, a Distrital Oeste ajuda a desenvolver o seu negócio fornecendo informação, consultoria e agilizando questões burocráticas.

Sem dúvida você, empreen-dedor, sabe que abrir um ne-gócio próprio significa correr

riscos. Mas não custa nada contar com a mão amiga de um parceiro que ofereça as ferramentas adequa-das para o seu negócio crescer com maior segurança. Esse é exatamente o papel que a ACSP Distrital Oeste se dispõe a desempenhar.

“A entidade, há mais de um sé-culo, faz parte da vida dos empre-endedores de diversos tamanhos, representando-os, dando voz a eles e oferecendo serviços e benefícos que resultem no desenvolvimento da classe”, salienta Therezinha Pen-teado Oliveira, Diretora Superinten-dente da Distrital. Para enfatizar a representatividade conquistada pela ACSP em todos os níveis, a Superin-tendente destaca a importância que a entidade tem dado às mulheres, com a criação do Conselho da Mu-lher Empreendedora. “O conselho vem reconhecendo e dando voz à força do empreendedorismo femi-nino, que, cada vez mais, desponta como uma força motriz para o de-senvolvimento do País”.

Reconhecida como a “casa do empreendedor” da região, a sede da Distrital, localizada no Alto da Lapa, oferece uma completa estrutura de suporte aos associados. A equipe de profissionais que recebe os empre-sários e presta atendimento é alta-mente capacitada para fornecer as informações necessárias e tirar as dúvidas sobre os assuntos relevan-

Na medida para você crescer

tes ligados ao seu negócio, seja ele de qualquer porte ou atividade.

A sede da Distrital Oeste conta com auditório totalmente equipa-do para a realização de palestras, sala de reunião e um espaço com churrasqueira para a organização de eventos de confraternização. Du-rante o ano, a entidade realiza ali di-versos eventos de formação, fóruns de discussão e festas. Mas o local também está disponível para o uso dos associados, que podem utilizá-lo para criar seus próprios eventos.

A ACSP possui um portfólio de serviços criados exclusivamente para contribuir com o desenvolvimento do seu negócio desde a abertura da em-presa. Os serviços oferecidos facilitam o acesso das empresas ao cumprimen-to de exigências legais, compartilham recursos que proporcionam a inclusão tecnológica do seu negócio e promo-vem alianças que geram o melhor re-sultado para o empreendedor.

Guia de BenefíciosO Guia de Benefícios é uma vitri-

ne on line com ofertas pré-negociadas pela Associação Comercial de São Pau-lo para seus associados. A ACSP fecha constantemente novos convênios para aumentar o leque de oportunidades e vantagens oferecidos. Esses convênios são realizados com empresas da ci-dade de São Paulo nos segmentos de ensino, seguro saúde, concessionária de veículos, consultoria empresarial, consórcio, lazer e outros.

Escritório Regional JUCESPA Distrital atua como um descen-

tralizador da Junta Comercial do Esta-do de São Paulo, oferecendo diversos serviços com mais conforto, rapidez, agilidade e atendimento direcionado a cada necessidade dos associados. São 16 pontos de atendimento em toda a cidade de São Paulo onde o empre-endedor conta com atendimento em horário agendado, tem prazo reduzi-do para análise dos processos e paga pelos serviços de forma diferenciada.

BibliotecaA ACSP oferece uma ampla bi-

blioteca com um vasto e diversificado acervo para consulta, que inclui textos de ordem técnica, jurídica, econômica e social especializados em Economia, Direito e Administração. O espaço, localizado na Rua Boa Vista, 51, Cen-tro, São Paulo, SP, é aberto ao público de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. Mais informações: Tel: (11) 3180-3433/E-mail: [email protected]

Sala de reuniões da Distrital

Page 7: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 7D E S T A Q U E S

S E R V I Ç O S

Espaço para realização de eventos conta com churrasqueira

Instituto Gastão Vidigal (Econimia)Fornece indicadores e mantém

atualizado o banco de dados sobre a economia brasileira. O objetivo do instituto é realizar estudos e forne-cer indicadores importantes para a tomada de decisões do empresário. Além de assessorar a Diretoria e os Conselhos de Entidade em matéria econômica, o IEGV também produz estatísticas sobre o movimento do comércio em geral, apoiando a to-mada de decisões dos empresários.

PublicaçõesEstar bem informado é essen-

cial para o empreendedor moderno, que busca otimizar seus processos, conhecer novas tendências, estar atualizado e, acima de tudo, lutar por sua empresa. Por isso, a Asso-ciação Comercial de São Paulo reú-ne e disponibiliza diversas fontes de informação, notícias, colunas, arti-gos e muito mais. Os dois veículos ligados à instituição são o Diário do Comércio e o Digesto Econômico.

ACCelularServiço de telefonia móvel

com atendimento personalizado da ACSP, que inclui gestão do consu-mo, transferência de minutagem e contrato flexível. Serviço indicado

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em

para pequena e micro empresa e empreendedores individuais.

ACCertificaCertificado Digital das Asso-

ciações Comerciais que dá maior segurança e confiabilidade às tran-sações eletrônicas. São mais de 100 postos de atendimento e emissão de certificados no Estado de São Paulo e mais 16 na capital.

Planos de saúde empresariaisSoluções em planos médicos

e odontológicos desenvolvidas sob medida em parceria com a Admix, empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado. Os asso-

ciados da ACSP contam com preços competitivos e atendimento perso-nalizado. Os planos disponíveis são das melhores operadoras do mer-cado e você e incluem as melhores redes de hospitais e laboratórios das principais operadoras e seguradoras.

Soluções de E-commerceA ACSP e a Rakuten, 3ª maior

empresa de serviços de internet do mundo, estão juntas com o objetivo de fornecer conhecimento e desen-volvimento no e-commerce através de consultores especializados, trei-namentos específicos, empower-mente infraestrutura da operação.

Declaração de ExclusividadeExpedida para empresas que re-

presentam produtos ou serviços em caráter exclusivo e desejam livrar-se da burocracia das licitações públicas. Também pode ser expedida com base em direitos sobre produtos e serviços registrados junto ao INPI ou outros órgãos oficiais de registro. Para mais informações sobre como solicitar a Declaração de Exclusividade, entre em contato com a Central de Relacio-namento no telefone (11) 3180-3737 ou envie um email paradeclaraçã[email protected]

Sede conta com posto do JUCESP e certificação digital

Page 8: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

8 • ACSP Oeste

Page 9: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 9

Page 10: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

10 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

C O M U N I D A D E

Fortemente inserida no dia-a-dia da comunidade da região Oeste, a Distrital trabalha em parceria com entidades como o Rotary Lapa, ACM e CIESP Oeste, além de estar em contato direto com vereadores, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e outros órgãos públicos.

Com diversas ações realizadas em conjunto com a comu-nidade da região Oeste, a

Distrital fortalece, a cada ano, sua inserção nos bairros que abrange, mantendo diálogo produtivo com lideranças comunitárias e entidades parceiras. Sempre antenada com as demandas de seus associados e também atuando em parceria com a comunidade, a Distrital Oeste da Associação Comercial de São Pau-lo organizou e participou de vários eventos regionais este ano:

Juntos pela pazCom a união de diversas enti-

dades, como a ACSP Oeste, Colégio Santo Ivo, ACM Lapa, Colégio Ma-dre Paula e Lions Club Nova Lapa, foi realizada em 19/10 a Marcha da

Empreendedorismo comunitário

Paz, que reuniu a comunidade para uma caminhada e passeio ciclístico pelas ruas da região.

Voto e cidadaniaEm setembro, a superintendente

da Distrital Oeste, Therezinha Pente-ado Oliveira, recebeu a juíza eleito-ral Dirce Alves Benedito, represen-tante da OAB-Lapa, representantes da diretoria de Ensino Centro-Oeste e alunos de escolas públicas da re-gião para uma Simulação de Eleição com urnas eletrônicas do TRE.

Apoio ao empreendedorismoA Distrital Oeste teve presença

marcante no 1º Congresso Estadu-al da Mulher Empresária e Empre-endedorismo e Atitude, realizado em 29 de agosto. O evento contou

Foto

: Mar

ia Is

abel

Coe

lho

Therezinha Penteado Oliveira com a equipe da Rakuten

também com a presença de Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo, e de Gui-lherme Afif Domingos.

Parabéns comercianteNa comemoração do Dia do

Comerciante, em 16 de julho, a Dis-trital Oeste recebeu o escritor Ricar-do Ventura, especialista em Progra-mação Neurolinguística. Na palestra “Para Cada Cliente uma Venda Di-ferente!”, Ventura abordou diversos assuntos interagindo com a plateia.

Campanha do AgasalhoCom um belo desfile de mo-

das realizado na sede da Distrital Oeste, a entidade deu sua sempre valiosa contribuição para a campa-nha do agasalho.

Arraial da DistritalPara não quebrar uma antiga

tradição do mês de junho, conse-

O escritor Ricardo VenturaFo

to: C

ristin

a N

ovin

sky

Page 11: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 11D E S T A Q U E S

C O M U N I D A D E

lheiros e associados participaram, mais uma vez, da tradicional e sem-pre concorrida festa junina, evento organizado pela Distrital Oeste em sua sede na Rua Pio XI.

PalestrasTambém em junho, a Distrital

recebeu o vice-presidente da ACSP, João Bico, e o deputado federal Wal-ter Ihoshi. Bico falou sobre o tema “Negócios da China”, onde contou suas experiências empreendedoras com o gigante asiático. Ihoshi falou sobre “A luta pelo empreendedoris-mo no Legislativo” .

Novos associadosEmpenhada em ampliar o qua-

dro associativo da entidade, a supe-rintendente da Distrital Oeste, There-zinha Penteado Oliveira, deu posse aos novos conselheiros, na sede da entidade, durante reunião ordinária realizada no final de maio.

Na era da internetTambém no mês de maio, o su-

perintendente da Distrital Noroeste, Valnoy Pereira Paixão, e represen-

tantes das distritais Sudeste, Nor-te e Pinheiros visitaram a Distrital Oeste. O diretor comercial Marcelo Terrazzan e os consultores da em-presa Rakuten palestraram sobre o tema “Oportunidades e desafios do comércio eletrônico para pequeno e médio varejo”.

Negócios digitaisA palestra “Oportunidades e

desafios do comércio eletrônico para Micros e Pequenas Empresas”,

da parceria entre da ACSP e a em-presa Rakuten, percorreu as distritais da entidade, começando pela Oes-te. Especialistas em planejamento e treinamento de negócios online da Rakuten falaram sobre as dinâmicas do e-commerce

Eles merecemNo mês de março, dezoito

entidades da região realizaram, no dia de 13, evento em come-moração ao Dia Internacional de Mulher (8 de março). Na ocasião, foram homenageadas, na sede da ASCP-Oeste, 18 valorosas mulhe-res que se destacaram em seus respectivos campos de atuação. Sempre atuante na comunidade, a ACSP Distrital Oeste também não deixou de homenager, este ano, os professores e as mães.

PosseEm janeiro, por conta de pro-

blemas de saúde, o superintendente da ACSP-Oeste Dimitrie Josif Ghe-orghiu, licenciou-se da entidade, sendo substituído pela 1ª vice, The-rezinha Penteado Oliveira , que to-mou posse no dia 22 na presença de diretores e conselheiros

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Foto

: Nik

olas

Ant

onze

czem

Desfile de moda marca campanha do agasalho

Foto

: Cris

tina

Nov

insk

y

Page 12: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

12 • ACSP Oeste

João de Sá

Rua Clélia, 1965 - Cj 11/12� 3729-3390 / 3865-7713

Sucessões – Inventário – Família – Divórcio

Page 13: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 13

Page 14: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

14 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

Homenagem a quem empreendeEm festa no Espaço Armazém, na Vila Leopoldina, a Distrital Oeste homenageia 16 empresas e entidades da região, dos mais variados segmentos, com a entrega de prêmios e menções honrosas àqueles que mais se destacaram pelo trabalho realizado em seu setor.

A Distrital Oeste da Associação Comercial de São Pau-lo, em sua festa anual, concede o prêmio Destaque a empresas e entidades da região, valorizando, mais

um vez, o empreendedorismo e as ações comunitárias.Ao comemorar, no grande salão do Espaço Arma-

zém, na Vila Leopoldina, seus 63 anos de fundação, a Associação Comercial de São Paulo Distrital Oeste rece-beu, em 29 de setembro, cerca de 500 convidados para uma noite especial com a entrega do prêmio Destaque seguido de jantar de confraternização. Tradição manti-da tanto na parte festiva quanto na justa homenagem aos empresários e lideranças locais.

Therezinha Penteado Oliveira, superintendente da Distrital, como anfitriã da festa ressaltou a impor-

tância do empreendedorismo e do trabalho voluntário para o desenvolvimento regional e agradeceu a parti-cipação dos patrocinadores – Luciana Imóveis e Bu-ffet Morenos –, que mais uma vez apoiaram essa ini-ciativa, um dos mais importantes e significativos eventos corporativos da Região Oeste.

Como não poderia faltar em toda festa de aniver-sário, a confraternização teve como um dos momentos altos a reunião de todos os presentes para um Parabéns a Você, embelezado por um maravilhoso bolo.

Após a entrega dos prêmios e da tradicional foto dos homenageados com a equipe de conselheiros e diretores da ACSP - Distrital Oeste, os presentes puderam desfrutar de boa música e circular pelas mesas para encontrar amigos.

Foto

: Nik

olas

Ant

onze

czze

m

No aniversário de 63 anos da ACSP - Distrital Oeste, homenageados recebem prêmios

Page 15: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 15D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

ESCOLA LIVRE DE MÚSICAA história da Escola de Música Renata Sbrighi se con-

funde com a própria história de vida da sua fundadora, cuja família é tradicional do bairro da Lapa. Renata iniciou os estudos de acordeom com sua mãe, a professora Elvira Sbri-ghi. Já aos 15 anos se apresentou em teatros, inclusive no Municipal de São Paulo em 1959. Em 1988, criou a Escola Livre de Música. Foi a partir da escola que nasceu a Orques-tra Sanfônica de São Paulo, reconhecida internacionalmente e que recebeu o Prêmio Destaque em Educação Musical.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRASCom sede na Rua Turiaçu, no bairro da Pom-

peia, a Sociedade Esportiva Palmeiras chega a 2014 completando cem anos de fundação. Nascido Pales-tra Italia, o clube teve que mudar de nome em 1942 por conta do cenário da Segunda Guerra Mundial. O futebol foi sempre o principal esporte do clube, que se orgulha de sua grande galeria de títulos nacionais e internacionais. No ano de seu centenário, foi o Des-taque Esportivo, prêmio concedido pela Associação Comercial de São Paulo - Distrital Oeste.

THEO DE SOUZA STUDIOHá mais de 15 anos no mercado de beleza e estética,

Theo de Sousa, com sua visão empreendedora, consoli-dou-se na região Oeste com três unidades: Jaraguá, Parque São Domingos e Alto de Pinheiros, e em breve inauguran-do mais uma na Vila Romana. Com quatro viagens interna-cionais ao ano, aos principais centros da moda como Paris, Milão, Londres e Nova York, Theo se antecipa às tendên-cias com produtos e equipamentos de ponta, tornando-se a maior referência no ramo na região. Por tudo isso, recebeu da ACSP Oeste o prêmio Destaque em Estética e Beleza.

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em

COLÉGIO MADRE PAULA MONTALT Referência em educação de qualidade na Zona Oeste,

o Colégio Madre Paula Montalt, localizado na Vila Hambur-guesa, completa em 2014, 55 anos de atuação ajudando a formar cidadãos com valores éticos e humanos. A Congre-gação das Escolas Pias, mantenedora da escola, surgiu na Espanha, em Arenys de Mar, a partir da obra Paula Montalt, canonizada em 2001. Pela excelência na área de ensino, o Colégio Madre Paula Montalt foi homenageado pela ACSP Oeste com o Prêmio Destaque em Educação.

Page 16: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

16 • ACSP Oeste

PRISCELLFundada em 1984, a Priscell é uma indústria focada

em equipamentos e sistemas para aplicação de adesivo e fechamento de caixas, atendendo clientes nacionais e inter-nacionais. Ao iniciar suas atividades, a Priscell logo inovou, sendo a primeira fabricante brasileira de aplicadores de ade-sivos hot-melt (cola quente), equipamento de alta sofistica-ção tecnológica se igual no Brasil na época. Esse espírito de inovação continua até hoje e o trabalho da Priscell é agora reconhecido com o prêmio Destaque em Indústria.

ORTOCITYAo longo de mais de 28 anos, a Ortocity consolidou-se

como referência em serviços de saúde na área de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação. A empresa atua em parceria com os principais convênios de saúde do País em quatro unidades de atendimento diário, oferecendo aos pacientes exames de Raio-X Digital e Ultrassonografia, além de com-pleto Setor de Reabilitação, com os serviços de fisioterapia, hidroterapia, terapia da mão, RPG, acupuntura, entre ou-tros. Pelo trabalho de excelência em seu setor, a empresa foi agraciada com o prêmio Destaque em Saúde.

BB ATACADISTAO grupo BB está no Brasil desde 1960, quando a

família Braun deixou a Hungria e veio para São Paulo, trazendo na bagagem o talento no manuseio de carnes, tradição familiar desde 1780, com muita garra e a deter-minação de vencer. Fazem parte do grupo a marca Bassar e o BB Atacadista, com sede na Vila Leopoldina, fundado em 2001 e idealizado pela nova geração da família que administra o tradicional Frigorífico BB. Essa tradição foi reconhecida pela ACSP Distrital Oeste com a entrega do prêmio Destaque em Atacado de Alimentos.

MERCI PADARIALocalizada na esquina da rua Tito com a Espártaco.

a Merci Padaria traz o conceito artesanal em gastronomia. Com uma culinária ampla e chefes renomados, oferece também uma vasta opção de cardápios para reunir a família e desfrutar de um momento especial e inesquecível, bem como organizar happy hours e reuniões ou simplesmente tomar um café gourmet enquanto lê seu jornal ou livro à espera de um amigo. Da Distrital Oeste da ACSP, a Merci Padaria recebeu o prêmio Destaque em Gastronomia.

D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

Page 17: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 17D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

COMERCIAL JAHUEm 1963, na Rua Lopes de Oliveira, os irmãos

Edeward Pedro, Fernando Luiz e Geraldo Silvio Acerb abriram seu próprio negócio: a Comercial Jahu Borrachas e Auto Peças, loja que, além de atender no balcão, fazia a distribuição de autopeças originais. Instalada hoje na Bar-ra Funda, onde opera na distribuição de mais de 30 mil itens, a Jahu chega aos seus 51 anos, sendo eleita por 18 anos consecutivos na pesquisa “Maiores e Melhores” na distribuição de autopeças. Agora ela recebe da ACSP Oes-te o prêmio Destaque em Atacado de Peças Automotivas.

EVENCom atuação destacada ao longo de 10 anos, a

Even Construtora e Incorporadora, atua no segmento de empreendimentos residenciais e comerciais e se destaca como uma das maiores do ramo no Brasil. É a única empresa do setor que integra a carteira do Ín-dice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. Esse trabalho, colocado em prática com ações responsáveis dentro das esferas econômica, social, ambiental e de Governança. Por tudo isso recebeu da ACSP Oeste o prêmio Destaque Construtora/Incorporadora.

GUIA DAQUI LAPA/LEOPOLDINAPublicado desde 1997 pela Página Editora, o Guia Da-

qui Lapa/Leopoldina foi o primeiro guia de serviços voltado para o bairro. A publicação inovou ao criar o formato de anúncios modulados, hoje utilizado por todos os veículos de comunicação do gênero. O guia oferece um conteúdo diferenciado e totalmente voltado aos interesses da popula-ção da Lapa e Leopoldina. Esse diferencial, que estimula o crescimento da atividade comercial da região, foi reconhe-cido pela ACSP com o prêmio Destaque em Comunicação.

ASFARLABraço feminino do Rotary Club Lapa, a Associação

das Famílias de Rotarianos da Lapa (Asfarla) foi fundada em 2001. Hoje, seu quadro associativo reúne 35 espo-sas de rotarianos do Club Lapa. A entidade, com sede na Rua Ponta Porã, desenvolve um trabalho beneficente com base no voluntariado, voltado para entidades de caráter assistencial e filantrópico da Lapa e bairros vizi-nhos. O grande alcance da obra social da Asfarla foi re-conhecido com o Destaque em Serviços Comunitários.

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em

Page 18: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

18 • ACSP Oeste

MERCADO DA LAPAIdealizado no início dos anos 1950 pelo vereador la-

peano Ermano Marchetti, o Mercado Municipal Rinaldo Ri-vetti ((Mercado da Lapa) é hoje referencia no comércio de gênero alimentícios da região. O prédio de forma triangular, projetado pelo engenheiro e arquiteto italiano José Vicente Vicari, foi considerado um dos mais modernos na época. Em 2009, o edifício foi tombado pelos órgãos do Patrimônio Histórico. Toda a história do Mercado da Lapa é reconheci-da com Menção Honrosa por parte da ACSP Oeste.

25º TABELIONATOCriado em 13 de junho de 1964 pelo Tribunal de Justi-

ça do Estado de São, o 25º Tabelionato de Notas teve como primeiro titular nomeado Marcos Milani, que exerceu o car-go de tabelião até novembro de 1968. Naquele ano, por méritos, a titularidade foi transferida para Maria Antonieta de Almeida Milani, que desde a inauguração fazia e ainda faz parte do corpo de funcionários. Foi o primeiro tabelião da capital a instalar o seu cartório fora do centro da cidade. O Tabelionato foi homenageado com Menção Honrosa.

PAICONFundada em abril de 2003, a Paicon Technologies se

destaca no mercado da Tecnologia da Informação (TI) com um amplo portifólio: Desenvolvimento de Software, Treina-mentos, Governança e Hospedagem. Embasada na versatili-dade e comprometimento de suas equipes de analistas, po-siciona-se no mercado como grande prestadora de serviços e provedora de soluções, tendo atuado com êxito em vários segmentos de nossa economia. Esse trabalho foi reconheci-do com o prêmio Destaque em Tecnologia da Informação.

BUZINARIA Buzinari Casa & Decoração tem em seu DNA o gene

empreendedor de Guilherme Buzinari, que em 1977, na ci-dade de Osasco, abria seu próprio negócio, a Buzinari & Cia, que viria a ocupar importante espaço no ramo do co-mércio de tapeçarias. Logo no início, Guilherme Buzinari pode contar com a ajuda dos filhos Luis e Carlos e da esposa Laura. Juntos, fizeram a empresa crescer no bairro da Lapa. Após sua morte, os filhos continuaram à frente de um negó-cio que recebeu da ACSP Oeste o prêmio Destaque Varejo.

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em

D E S T A Q U E S

HOMENAGEADOS

MENÇÕES HONROSAS

Page 19: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 19

Page 20: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

20 • ACSP Oeste

Page 21: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 21

Page 22: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

22 • ACSP Oeste

TI: não jogue dinheiro fora

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Tomar decisões corporativas com assertividade e prudência está entre as competências que mais tiram o sono dos executivos, ainda mais se essas decisões envolvem a implantação de novas tecnologias.

co, minimizando-os e convertendo as deficiências em valor agregado.

É justamente neste ponto, que a Paicon Technologies se posiciona no mercado. Estabelecendo-se não apenas como um fornecedor de tec-nologia, mas como um parceiro es-tratégico pronto a auxiliar seus clien-tes a serem mais competitivos.

Contando com um time multidis-ciplinar, com profissionais certificados por entidades de renome internacional (Microsoft, Oracle, Intel, CISCO), utili-za metodologias de eficácia compro-vada no mercado (PMI, CMMI, RUP) para gerenciar projetos de software. Da análise de requisitos à entrega da solução, todos os passos são exausti-vamente documentados e testados.

Alinhada com a produção aca-dêmica de vanguarda no que tange a arquitetura de software, utiliza mé-

“Atualmente, os investi-mentos em tecnologia da informação têm

sido o item que mais tem impactado a produtividade dos negócios.

A tecnologia é a catalisadora da produtividade, da eficiência e da inovação nas empresas modernas. O setor de TI, de responsável apenas por suporte técnico, passou a estar atrelado ao desenvolvimento criati-vo, às oportunidades de negócio e à rentabilidade, além de ser funda-mental para uma melhor aplicação dos recursos, por meio da melhoria dos processos internos. Essa van-tagem competitiva é a razão pela qual as corporações precisam man-ter como prioridade o investimento em tecnologia se quiserem se tornar ou continuar relevantes – e isso em qualquer segmento de mercado.

Infelizmente, não é rara a situa-ção onde, uma empresa que investiu além do previsto e não teve o retorno esperado ou nem ao menos teve um retorno. Esta situação é agravada se considerarmos apenas investimentos em softwares de automação.

Na maioria das vezes, as causas do fracasso dos projetos de software são: Falta de planejamento; Pessoal não qualificado; Inabilidade de detec-tar problemas antecipadamente; Inabi-lidade para acompanhar o progresso e Falta de gerenciamento de mudanças.

Por estes motivos, os gestores devem sempre estar atentos à capa-cidade dos fornecedores de tecnolo-gia em lidar com estes pontos de ris-

Foto

: Cris

tina

Nov

insk

y

Aurélio Paixão, diretor da Paicon

todos ágeis (MSF, SCRUM, KANBAN ou Extreme Programming) em prol da adaptabilidade a novos processos e interferência contínua nas regras de negócio. É a inteligência a favor da manutenção e diminuição de custos dos projetos por ela desenvolvidos. Dentre os serviços oferecidos pela Paicon Technologies, podemos des-tacar: Desenvolvimento de Software; Suporte e Governança de TI; e Hos-pedagem de Servidores e Soluções em Nuvem. Atendendo clientes de diversos segmentos, inclusive em ní-vel internacional, em áreas como Te-lecomunicações, Transporte Aéreo, Comunicação e Redes de Varejo.”

Aurélio Antonio Teixeira Paixão é Sócio-Diretor da Paicon Techno-logies, Mestre em Engenharia de Software, Graduado em Ciências da Computação, possuindo diver-sos cursos de especialização.

PAICON TECHNOLOGIES

Rua Domingos Rodrigues, 341,

conjunto 105 - Lapa

Telefone: (11) 3832-3802

Site: www.paicon.com.br

Page 23: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 23

História de uma vidaReferência em educação de qualidade na Zona Oeste, o Colégio Madre Paula Montalt completa 55 anos de atuação, em 2014, ajudando a formar cidadãos com valores éticos e humanos.

Cinco anos depois, a escola já contava com 250 alunos. O Institu-to adquire terreno na Rua Carlos Weber, 1.315, onde se encontra até hoje e, em 1.968, a Escola recebe oficialmente o nome de Colégio Madre Paula Montalt.

Os anos foram passando e a escola foi crescendo e fa-zendo história na comunidade. O ano de 1.995, marca mais uma etapa para a escola: a compra de um terreno vizinho para a construção do segundo prédio da escola. Foram anos tentando comprar este terreno. Final-mente, em 1.997, o prédio foi inaugu-rado e mais um sonho realizado.

No ano seguinte, 1.998, mais um desafio para o Colégio Madre Paula Montalt bate às portas: aprova-ção para o funcionamento do Ensino Médio. Sendo assim, o Colégio pas-sa a contar com a Educação Básica completa: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

A Congregação das Escolas Pias surgiu na Espanha, em Arenys de Mar, a partir de

Paula Montalt, que realizou o sonho de fundar escolas para meninas.

A Congregação está presente em 110 unidades distribuídas em 20 países como, por exemplo, Japão, Es-tados Unidos, Itália, Espanha, Guiné-Bissau, Chile, seguindo a orientação dos preceitos filosóficos de São José de Calasanz e Santa Paula Montalt, tendo como lema: “Piedade e Letras”.

A história do Colégio Madre Paula Montalt começou em 1.959, com 9 alunos apenas. Criou-se, as-sim, o Instituto Mater Dei na Rua Marquês do Paraná.

Em 1.960, a Secretaria Estadual de Educação autorizou o funcionamento da escola, porém o nome foi alterado para Mater Salvatoris. O local da es-cola também mudou. A Igreja Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina cedeu algumas salas de aula.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Como o Colégio Madre Paula Montalt tem no seu sangue a

educação, sentiu necessi-dade de fazer muito mais pelas crianças. Em 2.010, cria o Período Estendido,

que no contraturno, alunos do Minimaternal ao 5º Ano

do Ensino Fundamental I, brincam, praticam esportes,

natação, almoçam, estudam, fazem suas tarefas, enfim, tem todo

um suporte para que possam crescer com segurança e sabedoria.

O Colégio Madre Paula Mon-talt, que completa este ano (2.014) 55 anos de atividade educacional na região, possui uma proposta pe-dagógica fundamentada na fé, auto-nomia, valores éticos e humanos.

Há 80 anos, quando as três Es-colápias chegaram ao Brasil, vieram munidas de sonhos e esperança de criar uma educação de qualidade e ajudar a desenvolver este país. Hoje, o Colégio Madre Paula Montalt, concretiza, com muito orgulho, os sonhos das Madres Dolores, Maria Cruz e Antônia: ensinando os nossos alunos a serem homens bons, justos e com qualidade para enfrentar o dia a dia que a vida nos impõe.

COLÉGIO MADRE PAULA MONTALT

Rua Carlos Weber, 1.315

Vila Hamburguesa

Telelefone: (11) 3836-7369

www.madrepaulamontalt.com.brFachada do Colégio Madre Paula Montalt

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Page 24: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

24 • ACSP Oeste

Pioneirismo sob medida

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Fundada em 1984 no Bairro da Lapa, a Priscell desenvolve Equipamentos e Sistemas Completos para Aplicação de Adesivos “Hot-Melt” e Adesivos Frios e Sistemas de Automação.

Com mais de 30 colaboradores, a Priscell possui capacidade produ-tiva sem similar na América Latina. A empresa investe em tecnologia 100% própria e realiza projetos em 3D com utilização de Software So-lidworks de última geração.

Além dos aplicadores de adesi-vos, a Priscell fábrica Equipamentos de Fechamento de Cartuchos com aplicação de adesivo “Hot-Melt”; Equipamentos de Fechamento de Cantoneiras de papelão com aplica-ção de adesivos “Hot-Melt”; Equipa-mentos de Fechamento de Lateral e Fundo de Sacolas com aplicação de adesivos “Hot-Melt”; Equipamentos de Fechamento de Embalagens por Termo-Soldagem; Equipamentos de Armar e Fechar Caixas de Papelão com aplicação de adesivos “Hot-Melt”; Equipamentos para Lamina-ções (Slots) com aplicação de ade-sivos “Hot-Melt” e Adesivos Frios;

Em constante inovação os equipamentos da Priscell se adaptam às linhas de produ-

ção de seus clientes de acordo com suas necessidades e nos padrões da ISO9001:2008. Ao iniciar as suas ati-vidades, a Priscell logo lançou um di-ferencial, sendo a pioneira na América Latina na fabricação de Equipamentos Aplicadores de Adesivos “Hot-Melt” e Adesivos Frios, Equipamentos de Alta Tecnologia, sem igual no Brasil.

Atualmente, a Priscell atende clientes nacionais e internacionais em toda América Latina, tendo em seu portfólio nomes de peso como a Bombril, Brasilgráfica, 3M, Johnson Controls, Cargill, Gelius, Coca Cola, Kraft, Nestlé, Unilever e centenas de grandes clientes. Mas atendemos também micro e pequenas empre-sas, oferecendo soluções na área de fechamento de embalagens, com o melhor custo-benefício.

Foto

: Sam

uel B

arce

llos

Carlos Prisco, Diretor da Priscell

Equipamentos Aplicadores de Fita Dupla Face, etc. Todas as máquinas e equipamentos produzidos e comer-cializados pela Priscell são testados na empresa, com acompanhamento do cliente, para a aprovação final.

A Priscell possui ainda, uma infraestrutura completa para aten-dimento ao cliente, seja para insta-lação, manutenção corretiva e preventiva de nossos equipamentos. Buscamos sempre a excelência na-quilo que fazemos, por isso conquis-tamos sempre a confiança de nossos clientes e parceiros da Priscell.

PRISCELL IND. E COM. LTDA.

Rua Marco Aurélio, 298

Vila Romana – São Paulo

Telefone: 3873-2666

Site: www.priscell.com.br

Foto

: Div

ulga

ção

A Priscell utiliza máquinas e softwares de última geração

Page 25: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 25

Mercado da Lapa, tradição de 60 anosSeja para comprar os pertences para aquela feijoada ou um bom peixe, carnes e frutas de qualidade, o “velho” Mercadão da Lapa é sempre a primeira opção de quem mora ou passa pela região.

vereador lapeano Ermano Marchetti e projetado e construído pela Prefei-tura do Município de São Paulo nos anos de 1950. Considerado na época um dos mais modernos de São Pau-lo, recebeu elogios de engenheiros de outros países da América Latina.

Com uma área construída de 4.840m, foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1954, ano em que se co-memorava o 4º centenário da cidade. Em 1982, um decreto assinado pelo prefeito Reynaldo de Barros alterou o nome oficial do Mercado para Mer-cado Municipal “Rinaldo Rivetti”. A decisão justificou-se como reconhe-

O cheirinho de especiarias, fru-tas, doces e carnes paira no ar quando passamos perto

do prédio antigo do Mercado da Lapa, na Rua Herbart, ao lado dos trilhos do trem. O “velho” Mercadão é, mais do que qualquer outro ponto do bairro, a cara da Lapa e, com certeza, mora no coração de todos os lapeanos.

Além da vasta oferta de produ-tos, o prédio do Mercado da Lapa guarda um pouco da história do bair-ro e, por que não dizer, da cidade de São Paulo. De arquitetura arrojada para a época, por sua forma trian-gular, o prédio foi idealizado pelo

cimento público ao “Cidadão Exem-plar” que foi Rivetti. Rinaldo sempre foi reconhecido por participar de campanhas sociais, como uma que impedia o fechamento do Hospital Fogo Selvagem, e possuia um box no Mercado desde sua inauguração.

Hoje o local conta com 93 boxes, nos quais o cliente encontra produtos nacionais e importados. O grande di-ferencial, além da qualidade dos pro-dutos, é o contato direto dos funcioná-rios com os clientes. Muitos se tornam amigos, algo raro no mundo informa-tizados e frio no qual vivemos hoje. O mercado fica na Rua Herbart, 47.

Fazemos parte dessa história

Box: 30 Tel: 3831-7058

Comércio de Pescados Paulista

Box: 28/43 Tel: 3836-988928/43 Tel: 3836

Box: 48 Tel: 3836-3848

Box: 06 Tel: 3836-0509

Box: 106 Tel: 3833-9346 Box: 02 Tel: 3796-1886

OSHYTemakeria

Box: 80 Tel: 3832-1697

EMPÓRIOEMPÓRIOFLOR DA LAPAFLOR DA LAPA

Box: 119 Tel: 3832-5289

Box: 77 Tel: 3836-4557Box: 32/36/38 Tel: 3641-4251

Rei dosTemperos

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Box: 121. Tel: 3832-7737

AVÍCOLAIRMÃOS SUNI

Page 26: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

26 • ACSP Oeste

Mulheres de fibra

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Um dos homenageados do ano pela ACSP - Distrital Oeste, a Asfarla – Associação das Famílias de Rotarianos da Lapa – desenvolve há 13 anos um exemplar trabalho social em benefício da comunidade da região.

peças em tricô distribuídos para crian-ças e adultos das entidades atendidas pela Asfarla. Na sede da entidade tam-bém é mantido um brechó, aberto às segundas, quartas e quintas, das 14h às 18h, com um grande número de peças de roupas e acessórios. A renda obtida com as vendas é usada para a compra de material doado às entida-des ou nos trabalhos manuais.

Os diversos bazares, chás e bingos beneficentes realizados pe-las senhoras também são fontes de

O grupo de senhoras da Asfar-la – associação que reúne as famílias rotarianas da região

da Lapa – exemplifica com perfeição o espírito de união com o objetivo de ajudar ao próximo. Num clima sempre descontraído e alegre, as 35 esposas de rotarianos associados ao Club Lapa fazem um “trabalho de formiguinha” que, com muita perse-verança e sentido de equipe, desde 2001 tem sido de fundamental im-portância para manter vivas diversas entidades beneficentes do bairro.

“Cada entidade que apoiamos tem necessidades específicas e nós procuramos atendê-las conforme as demandas vão surgindo”, explica a atual Presidente da Asfarla, Marisa Mendes Guarnieri Oliveira.

A base para o trabalho realizado pelo grupo é feita nas reuniões sema-nais, que acontecem às terças-feiras, às 14h, na sede da entidade. Nessas oca-siões, as senhoras fazem belos traba-lhos manuais, como panos de pratos, vendidos em bazares, além de kits de

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em

Reunião da sede da entidade, localizada na Vila Ipojuca

O grupo de senhoras da Asfarla na festa da ACSP

recursos para auxiliar no trabalho realizado pela entidade.

Entre as instituições atendidas pela Asfarla estão o Instituto Rogacio-nista, cuja cozinha foi reformada com recursos obtidos pelo grupo, além da Casa de Guadalupe, Cantinho que En-contrei e Hospital do Câncer. Para aju-dar no atendimento das crianças com câncer em tratamento no hospital, por exemplo, a Asfarla direciona parte dos recursos arrecadados para a compra de um tipo de leite especial que preci-sa ser ingerido pelos pacientes.

“Nosso trabalho é muito diverso e procuramos ajudar a todas as entida-des da melhor forma possível”, desta-ca a Presidente. “Acho que toda essa dedicação a um trabalho que fazemos com amor resultou na homenagem que recebemos, com muita alegria e orgulho, da Associação Comercial”.

ASFARLA

Rua Ponta Porã, 595, Vila Ipojuca

Page 27: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 27

Empreendedorismo nas veiasA Família Braun, em sua 11ª geração, comanda o Grupo BB, referência na produção, distribuição e comércio de carnes, valendo-se de uma tradição quem vem da Europa desde o século XVIII.

recentemente, em 2001, a nova geração da família Braun, formada pelos seus filhos, expandiram o ne-gócio, inaugurando o BB Atacadista e criando o Grupo BB, que engloba as duas empresas. “Vendemos 40 a 50 toneladas de carne por dia, aten-dendo de 800 a 1.000 clientes em nossa loja”, conta Bertalan Braun. A atividade principal do grupo BB é a venda de carnes, sobretudo para restaurantes, clubes e cozinhas in-dustriais. “Atendemos 5 mil restau-

O imponente prédio localizado no número 1.504 da Avenida Mofarrej, na Vila Leopoldina,

pertencente ao Grupo BB, é apenas uma parte da fantástica história de empreendedorismo que dura mais de 224 anos, tendo como personagens homens e mulheres de 11 gerações da família húngara Braun.

Em 1780 os Braun já atuavam no comércio de carnes em Buda-peste, capital da Hungria. Naquela época, forneciam, além da carne de abate comum, a carne kosher - que segue o ritual judaico de abate. O negócio prosperou até o início da Se-gunda Guerra, quando boa parte da família foi dizimada em campos de concentração. Um dos sobreviven-tes - Laszlo Braun e esposa - retomam os negócios após o final da 2ª Guerra Mundial, devido as perseguições do comunismo e após a Revolução de 1956, decidem imigrar para o Brasil.

Aqui, Laszlo funda o Frigorífico BB, hoje um dos maiores distribui-dores de carne de São Paulo. Mais

Foto

s: C

ristin

a N

ovin

sky

Fachada do BB Atacadista

Bertalan Braun, diretor do Grupo BB

rantes de renome”, explica Bertalan. “Em 2012 iniciamos uma atividade complementar na área da alta gas-tronomia, colocando no mercado a marca Bassar. É a linha de carnes nobres do nosso frigorífico”.

No BB Atacadista, a carne é o principal produto comercializado num amplo espaço com supermer-cado diversificado, onde também são vendidos outros perecíveis, esto-cáveis, bazar, além de materiais de higiene e limpeza em geral. “Hoje, o BB Atacadista representa cerca de 15% do faturamento total do grupo”, revela Bertalan Braun.

BB ATACADISTA

Avenida Mofarrej, 1504

Telefone: 3647-4000

www.bbatacadista.com.br

www.frigorificobb.com.br

www.bassar.com.br

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Page 28: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

28 • ACSP Oeste

Um cartório fora do centroFundado em 1964 na Lapa, o 25º Tabelionato de Notas da Capital foi o primeiro cartório a ser aberto fora da região central de São Paulo e faz parte da história e da vida dos lapeanos.

e tabelionato de notas do distrito de Aldeia da Serra, época que haviam 24 tabelionatos de notas na Capital de São Paulo”, lembra a esposa e atual titular do 25º Tabelionato, Ma-ria Antonieta de Almeida Milani.

Marcos Milani instalou seu car-tório em uma sede modesta na Rua Joaquim Machado, número 83. De-

Até meados dos anos de 1960, o paulistano que pre-cisasse lavrar uma escritura,

reconhecer firma, registrar uma pro-curação ou autenticar um documen-to não tinha outra alternativa senão procurar os serviços de um tabelio-nato no centro da cidade. Isso por-que, até aquela época, os cartórios existentes em São Paulo estavam to-dos localizados na região central.

Foi apenas em 1964, com a abertura do 25º Tabelionato de No-tas da Capital, que esse serviço pas-sou a ser descentralizado. Na época, o Dr. Marcos Milani, experiente car-torário que iniciou sua carreira em 1930 junto ao Oficial de Registro Ci-vil da Lapa, foi nomeado pelo então Governador do Estado de São Paulo tabelião titular do novo cartório.

“O título foi dado a ele em reco-nhecimento ao trabalho que realizou como interventor nos cartórios de registro civil da cidade de Cajamar

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em

Titular do 25º Tabelião de Notas recebe homenagem

Maria Antonieta Milani e familiares na festa da ACSP

pois de alguns anos, necessitando de mais espaço, transferiu-o para a Rua Afonso Sardinha, de onde nun-ca mais saiu, primeiro no número 228 e agora no número 290.

Desde a inauguração, Maria Antonieta Milani faz parte do qua-dro de funcionários do 25º Tabelião da Capital, tendo iniciado como es-crevente em 21de junho de 1.965 e promovida ao cargo de Oficial Maior em 11 de novembro de l.965. Pouco tempo depois, em 27 de novembro de l.968, por mérito, foi nomeada titular do tabelionato, cargo que ocupa até hoje.

25º TABELIÃO DE NOTAS MILANI

Rua Afonso Sardinha, 290

Lapa - São Paulo - SP - CEP 05076-000

Telefone: 3834-1569 / PABX: 3836-1522

De segunda a sexta-feira das 9h às 17h

D E S T A Q U E S

I N F O R M E

Page 29: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 29

Aulas de Piano, Violão e Acordeon.

Professora e Maestrina Renata Sbrighi.

Fundadora da Orquestra Sanfônica de São Paulo.

Professora de Música há mais de 60 anos

no bairro da Lapa.

Apresentações musicais em todo o Brasil e exterior.

Rua Pio XI, 570 � 11 3834-1512 • Alto da Lapa

Consulte nossos horários / www.sanfonica.com.br

Contato para shows 11 3617-3364 [email protected]

Page 30: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

30 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

MARCO DA PAZ

Monumento de iniciativa da ACSP é apresentado a representantes da cidade japonesa de Hiroshima, que entrou para a história após ser destruída pela explosão da primeira bomba atômica.

Em tempos de grandes tensões e conflitos no leste Europeu e Oriente Médio, o simbolismo

concreto do Marco da Paz, iniciati-va da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) idealizada por Gaeta-no Brancati Luigi, continua pedindo passagem para levar aos povos do mundo inteiro uma mensagem ine-quívoca: é possível vivermos num planeta pacífico desde que saiba-mos colocar o diálogo como agenda permanente das relações humanas.

Pelos quatro cantosAssessor Especial da ACSP,

Luigi continua levando aos quatro cantos do planeta essa grande men-sagem contida no Marco Paz. Desta vez, o empenho da ACSP cruza oce-anos e chega até Hiroshima, a cida-de japonesa devastada pela bomba atômica despejada pelo bombardei-ro americano B-29 – Enola Gay em 6 de outubro de 1945.

A bomba, chamada pelos norte-americanos de Little Boy, continha 50 quilos de urânio 235, com poten-cial destrutivo equivalente a 15 mil toneladas de TNT. A bomba matou

A paz sem fronteiras

Foto

: Nik

olas

Ant

onze

czemde forma imediata cerca de 80 mil

pessoas. No final de 1945 o número de mortos chegava a 140 mil.

De Hiroshima a AcariNo mês de junho, representan-

tes do Governo de Hiroshima foram recepcionados por Gaetano Bran-cati e João Bico, vice-presidente da ACSP, para tratar da construção do Marco da Paz no Japão. Juntos, bra-sileiros e japoneses visitaram o 1º Marco da Paz construído no Páteo do Colégio no ano 2000.

Hoje já são 17 as cidades no Brasil e no mundo que acolheram em seus solos o Marco da Paz. A mais recente inauguração ocorreu em agosto, em Acari, no Rio Gran-de do Norte. A escolha da cidade para receber o marco foi articulada pelo casal Valdemir dos Santos e Edna Galvão. Durante uma viagem ao Vaticano os dois conheceram o criador do monumento. Ao saber da história, decidiram construir o símbolo da paz. “Estamos felizes e emocionados que aquele en-contro, que aconteceu por acaso, tenha resultado em algo tão boni-to, em um lugar que é importante para nós e que pode levar espe-rança para o mundo que vive dias de discórdia e guerras”, diz Edna Galvão. A Governadora Rosalba Ciarlini elogiou o gesto. “Fico feliz que o povo de Acari, abençoado por Nossa Senhora da Guia, agora tenha também um símbolo da paz, paz que começa dentro de nós, paz

que independe de riqueza e poder, paz que vem de Deus, é isso que queremos para nós”.

A próxima cidade brasileira a receber o marco será Ubatuba, no Litoral Norte paulista.

“O Marco da Paz é um monu-mento único no gênero, lembrando aos homens dos cinco continentes a necessidade da manutenção da Paz à atual geração e às novas gerações a promessa de um mundo melhor”, ex-plica o idealizador Gaetano Brancati Luigi. “ Como a Paz é uma palavra curta, mas forte, poderosa e necessá-ria, cada ser humano pode carregá-la consigo na mente e no coração.”

Um legado pela paz

Foto

: Div

ulga

ção

João Bico, Roberto Ordine e Luigi

Page 31: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 31

Page 32: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

32 • ACSP Oeste

3

1. Abertura da festa.2. Conselheiros brindando o aniversário da Distrital.3. Vice-presidentes da ACSP e superintendentes das distritais.4. Carlos Prisco e equipe organizadora do evento.5. Superintendente Therezinha Penteado com vice–presidente Roberto Ordine.

1 2

A festa de 63 anos da Associação Comercial - Dis-trital Oeste, que também homenageou os empreende-dores de destaque em 2014, como nos anos anteriores, lotou o Espaço Armazém, na Vila Leopoldina.

Na noite de 29 de setembro, mais de 500 pessoas

prestigiaram a entidade e a entrega do Prêmio Destaque do ano a 14 empresas e instituições da região. Além da premiação, já tradicional nas festas anuais da Distrital Oeste, foram entregues duas menções honrosas (veja matéria na edição). Confira nas próximas páginas.

Encontro de amigos

4 5

Foto

s: C

ristin

a N

ovin

sky

e N

ikol

as A

nton

zecz

emD E S T A Q U E S

G E N T E

Page 33: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 33

6. Carlos e Luiz Buzinari com esposas e Mario Martineli.7. Marco Antonio Pontes Coelho proprietário da Padaria Merci com familiares.8. Luciano Garcia, Armando Inglês, Edson Gebaile e Thereza com equipe Guia Daqui Lapa.9. Heitor Buzzoni com amigos da Distrital Oeste da ACSP, Renato Orlando, Mario Cardoso, Mario Martinelli e Ilson de Oliveira.10. Vice-Presidente Roberto Ordine, Moacir Boscolo, Douglas Formaglio com Gaetano Luigi.11. Esposas dos Vice-Presidentes receberam flores da Distrital Oeste.12. Therezinha Penteado com familiares e amigos da Distrital Oeste.13. Sandra Holdchip com Regina Bazani e Alípio Artuzi, proprietários da Milplantas.

8

1312

1110

9

6 7

D E S T A Q U E S

G E N T EFo

tos:

Nik

olas

Ant

onze

czem

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em e

Cris

tina

Nov

insk

y

Page 34: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

34 • ACSP Oeste

14. Presidente da Asfarla Marisa Oliveira com convidados e amigos.15. Luciana Borges Patrocinadora Ouro.16. Buffet Morenos Patrocinador Bronze.17. Sócios da Ortocity, amigos, médicos e equipe.18. Sr. Bertalan Braun e Família da B.B. Distribuidora de Carnes Ltda (categoria Atacado de Alimentos).19. Ubirajara de Oliveira homenageado e equipe.20. Prof. José Carlos de Barros Lima e esposa – Colégio Santo Ivo.21. Maria Aparecida Pereira e Conselheiros da Distrital Oeste.22. Rosely da Lily Flores.

18

2221

2019

17

14 15 16

Foto

s: C

ristin

a N

ovin

sky

e N

ikol

as A

nton

zecz

emD E S T A Q U E S

G E N T E

Page 35: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 35

23. Comerciantes do Mercado da Lapa na homenagem.24. Homenageada Jahu borrachas, diretoria e convidados.25. S.E.Palmeiras premiada no seu Centenário.26. Sócias e participantes da Asfarla.27. Diretoria e funcionários da Priscell.28. Construtora Even e sua equipe comercial.29. Eudoxios Anastassiadis com família e Adaucto Durigan.30. Celso Gioia, Miyoshi Naruse da OAB Lapa.

2827

D E S T A Q U E S

G E N T E

25

3029

26

23 24

Foto

s: N

ikol

as A

nton

zecz

em

Page 36: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

36 • ACSP Oeste D E S T A Q U E S

G E N T E

31. Familia Moraes e convidados no evento.32. Mario Hermelino padrinho do 25º Cartório.33. Rotary Alto da Lapa participou da festa. 34. Ubirajara de Oliveira com Laura Gonçalves, Cristina Neglia e Luciana Borges.35. Equipe do Colégio Madre Paula Montalt.36. Dom Julio Endi Akamine, bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e Irmãs Escolápias do Colégio Madre Paula Montalt.37. Aurélio Paixão e Equipe da Paicon Tecnologia.38. Renata Sbrighi e amigos.

3635

33

3837

34

31 32

Foto

s: C

ristin

a N

ovin

sky

e N

ikol

as A

nton

zecz

em

Page 37: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 37D E S T A Q U E S

G E N T E

39. Família Spampinato com amigos e convidados.40. Zenon Alves com amigos do Botafogo Futebol Clube Vila Leopoldina.41. Silvio Silva, do CIESP, e André Silva, do SESI, com Ubirajara de Oliveira.42. Ex-Subprefeito da Lapa Ricardo Pradas com conselheiros da Distrital.43. Maria Eunice Garcia com amigos Luciana Borges, Ubirajara de Oliveira e Luiz Silva.44. Luciana Borges e Carlos Prisco com amigos e convidados.45. Ortocity sorteou brindes.46. Buzinari sorteou tapetes.47. Padaria Mercy sorteia uma cesta.48. Madre Paula sorteou brindes aos convidados.

4443

41

46 47 4845

42

39 40

Foto

s: C

ristin

a N

ovin

sky

Page 38: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

38 • ACSP Oeste

Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Rogério Amato

Foto

: Div

ulga

ção

D E S T A Q U E S

O P I N I Ã O

No Brasil e no mundo, o empreendedor é quem promove o desenvolvimento e figura como o principal agente de mudanças que asseguram o crescimento da enconomia e o aumento do bem estar da população.

É uma tradição da Distrital Oeste homenage-ar os empreendedores da região, incluindo nessa conceituação não apenas os dedica-

dos às atividades econômicas, como, também, aos campos social e cultural, com o objetivo de valori-zar e estimular o empreendedorismo.

Essa tradição parte do reconhecimento, cons-tatado tanto nas nações mais desenvolvidas, como no Brasil, de que é o empreendedor que não ape-nas promove o desenvolvimento, como represen-ta o principal agente de mudanças que assegura o crescimento da economia e o aumento do bem estar da população.

A coragem, determinação e otimismo para enfrentar as dificuldades de criar ou administrar um empreendimento, micro, pequeno, médio ou grande, ou mesmo um negócio individual, apesar dos obstáculos existentes, como a burocracia ex-cessiva, a tributação muito elevada, taxas de juros muito altas, fazem do empreendedor a mola mes-tra da economia. Somam-se à essas dificuldades, a instabilidade que caracteriza a economia brasi-leira, e as incertezas dela decorrentes, o que exi-ge não apenas talento e dedicação, mas, também vocação e persistência.

O empreendedor não é apenas o fundador ou proprietário de uma empresa, mas todo aquele que usa a iniciativa e a criatividade, para desenvolver uma atividade, seja econômica, cultural ou mesmo social, o que justifica a luta da ACSP em defesa da liberdade de inciativa como condição fundamental para o empreendedorismo e a democracia como corolário dessa liberdade. De outro lado, a ética e os valores são tão importantes quanto o talento ge-rencial, pois, sem esses requisitos, não se justifica e não se legitima a atividade empresarial.

Valorizar a figura do empreendedor e sua

contribuição para a sociedade, não é apenas uma questão de justiça, mas uma iniciativa im-portante para que o empreendedorismo latente em grande parcela da população brasileira, evi-denciado em diversos estudos, desabroche, e se transforme em um empreendimento.

Por isso consideramos oportuna a iniciativa da Distrital Oeste homenagear os destaques do ano, aos quais transmitimos nossas congratulações e de-sejamos que seus exemplos frutifiquem para des-pertar os jovens para os desafios e as oportunidades da aventura empresarial, que representa não ape-nas uma realização pessoal, como uma contribui-ção relevante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Parabéns à Distrital Oeste por mais esta rea-lização, e a todos os Destaques, homenagem que se estende a todos os empresários que com sua luta diária escrevem a história da cidade, do es-tado e do Brasil.

Tradição e reconhecimento

Page 39: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

Destaques 2014 • 39

Page 40: Revista ACSP Oeste - Novembro de 2014

40 • ACSP Oeste

Rua Bairi, 29 - Alto da Lapa

www.lucianaimoveis.com.br3641-3966 | 3641-3533 CR

ECI 1

2974

Muito obrigada pelovoto de confiança.

Meus amigos

Meus colaboradores Meus incentivadores Meus parceiros Minha inspiração

Luciana BorgesA FORÇA DE UM NOME

E até uma próxima oportunidade...