Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

52
1 38a edição | Abr | 2012

description

A Revista Blitz Universitária é uma publicação mensal e gratuita para o público jovem, com tiragem de 2.000 exemplares. Possui uma leitura rápida e agradável com matérias curiosas, novidades, cultura, esporte, saúde, estética, moda e humor. É distribuída oficialmente no McDonald’s, também circula nas melhores faculdades, academias, lojas, hoteis, bares e restaurantes de Teresina-PI

Transcript of Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

Page 1: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

1

38a e

diçã

o |

Abr

| 2

012

Page 2: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

2

Page 3: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

3

Page 4: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

4

Blitz Universitária é uma publicacão da Blitz Editora LTDA.Endereço: Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão. Teresina - PIContato Comercial: [email protected] | 86 3233 8583Conselho Editorial: Paulo Solano e Caio PinheiroDiagramação: Anderson Alves | Comercial: Laís ReisConteúdo: Biani LunaImpressão: Halley S.A. Gráfica e Editora

@blitzteresina

/revistablitz

blitzuniversitaria.com.br

Fale conoscoSugestões, perguntas e críticas envie para: [email protected] ou Rua Vereador G. Oliveira, 2930. São Cristovão.

Tempo, tempo, tempo. Não adianta correr contra ele, o grande lance é acompanhar o tic-tac dos relógios que não perdoam quem desacelera nessa grande maratona que é a vida. Olha só o tamanho do mundo, nos esperando para ser descoberto sob o olhar de cada um. Gisela Mendes tem um ar curioso escondido por trás dos lindos olhos miúdos, a fim de apaixonar por tudo que o tempo, o mundo e a vida tem para lhe mostrar. E depois de um delicioso descanso e de momentos de reflexão, agora é a hora de festejar: dia 28 de Abril, a banda Charlie Brown Jr vem à Teresina com sua formação original, fazendo um mega show com os sucessos que embalaram gerações. Uma noite inesquecível! Divirta-se e Boa Leitura!

Page 5: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

5

Page 6: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

6

CamiseroCom muita criatividade, ideias inusitadas, estilo e excelente qualidade, chega ao Brasil uma marca inovadora de camisetas. A Camisero parte de uma ideia simples: você é o que você veste. Por isso cria camisetas exclusivas, com tiragem limitada e que se ajuste não só ao seu corpo, mas também à sua personalidade.Para conhecer e adquirir uma camiseta, o lançamento oficial da marca acontece no show do Charlie Brown Jr. e a partir do dia 1º de Maio você pode comprar a sua online. Basta acessar www.facebook.com/usecamisero e escolher o modelo preferido.Em breve também nas melhores lojas de Teresina.

Heineken Green ZoneÉ esse o nome do espaço vip do show do Charlie Brown Jr. Feito para quem gosta de exclusividade, esse espaço dispõe de garçons, caixas, bares e banheiros exclusivos. Acesso diferenciado, área de lounges, área de mesas, além de ser todo decorado e ambientado pela Heineken. Detalhe: A venda de Heineken é exclusiva para quem está dentro da Green Zone.Mais informações: www.facebook.com/charliebrownjrteresina

Pós-graduação CEUT | 12 AnosNo ano em quem as atividades de Pós-graduação da Faculdade CEUT

completam 12 anos de contribuição para a qualificação de carreiras profissionais, novos cursos de nível lato sensu foram lançados, em áreas

de interesse crescente. São eles: Atenção Psicossocial - Saúde Mental, Gestão de Finanças, Fisioterapia Oncofuncional, Nutrição Clínica, Saúde

da Família e Comunidade, Saúde do Trabalhador e Ergonomia. Inscrições abertas e informações em www.ceut.com.br.

Page 7: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

7

Page 8: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

8

As famílias se encontram em constante dinamismo. O antigo Código Civil de 1916 dava extrema importância ao patrimônio e a família era exclusivamente matrimonializada, hierarquizada e patriarcal. Com o advento da Constituição da República de 1988, deu-se maior enfoque à dignidade da pessoa humana, embora o Novo Código Civil (2002) ainda trate com relevância as relações patrimoniais.

Frente a possibilidade do divórcio, do reconhecimento de união estável após a dissolução do casamento ou, ainda, do matrimônio com pessoa solteira que já possua filho de relacionamento anterior, nota-se o surgimento de famílias reconstruídas, também chamadas de famílias mosaico, com a presença de novos atores: o padrasto ou a madrasta e o(a) enteado(a).

A família pós-moderna está pautada no afeto, assim, é cada vez mais comum a valorização jurídica do vínculo criado entre o padrasto e o enteado, sendo denominada de paternidade socioafetiva a relação de conhecimento público em que o padrasto trata o enteado como se fosse seu próprio filho, cumprindo naturalmente deveres de pai e desenvolvendo laços mais importantes que os sanguíneos, tais como a convivência, amor, dedicação, cuidado. Nessa linha, a relação só se concretiza caso haja a vontade do enteado em ser tratado como filho.

Contudo, nem todas as relações entre padrasto/madrasta e enteado serão socioafetivas; haverão aquelas em que existirá somente a relação de parentesco moldada pelo artigo 1.593 do CC/02, que estabelece que o parentesco pode ser civil ou natural, conforme resulte da consaguinidade ou outra origem. É por isso que cada caso deve ser analisado de maneira isolada, observando se naquela ou noutra relação configura-se ou não a substituição do pai pelo(a) padrasto/madrasta.

Dessa forma, podemos visualizar diversos arranjos de filiação advindas de um recasamento. Existem os casos em que o pai biológico apenas paga a pensão alimentícia, incumbindo-se o padrasto à assistência moral. Em outros tanto o pai quanto o padrasto dão suporte moral e material. Outro exemplo é aquela situação em que o pai é totalmente ausente e o padrasto é quem assume os papéis de pai biológico, suprindo tanto as necessidades emocionais quanto as econômicas. Há, ainda, a situação em que o padrasto é apenas o “marido da minha mãe” ou a “mulher do meu pai”, não existindo aí a formação de paternidade socioafetiva.

O fato é que uma vez configurada a paternidade socioafetiva ela não pode ser rompida, pois deve-se observar sempre o melhor interesse do filho; dessa relação fica resguardado ao enteado alguns direitos, dentre eles, a inclusão do sobrenome do pai em seu nome (inovação trazida pela lei 11.924/2009), direito a alimentos, direitos sucessórios, previdenciários, etc.

Por isso, a paternidade socioafetiva é considerada uma das grandes inovações do Direito de Família e como é um assunto recente, está susceptível a novas indagações e respostas, pois ainda não há opiniões conclusivas e mais aceitas acerca do tema. O certo é que as decisões dominantes do STJ e a doutrina moderna almejam que a legislação brasileira passe a dispor e tutelar expressamente a paternidade socioafetiva, de forma a valorizar a figura daquele que não procriou mas criou e de fortalecer o pleno desenvolvimento da personalidade do indivíduo em família.

Isabella ParanaguáAdvogada em Cláudia Paranaguá Advocacia; Mestranda em Ciência Política pela UFPI. Pós-Graduada em Direto Processual Civil pela Universidade Anhanguera/Uniderp; Membro da Diretoria IBDFAM/PI.

Direito

Padrasto ou

Page 9: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

9

Page 10: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

10

Top twits@SabeBella Se a morte é um descanso, prefiro viver cansado.

@RejaneMaria_ A verdadeira humildade é você dar o melhor de si, sem se sentir melhor que os outros.

@raphaelItataia ‘Fortes são aqueles que transformam em luz, o que é escuridão.’

@flaviacst Ensaiando desculpas esfarrapadas temporárias pra não me contradizer no futuro.

@jpbrito Uma certeza: Tudo que é bom não se promove.

@masjunaira Por um mundo com pessoas inteligentes, tolerantes, educadas e com senso de humor.

@pedrojansen instagram = fotolog mobile

@eduardomachado Lugar melhor que Teresina, só Teresina de novo. Se você se ausenta daqui, pra cá quer voltar. É aqui que é aqui.

Page 11: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

11

@herciliar Porque se interessar por algo nem sempre quer dizer que o conhece e pratica-o.

@Neulza a tradição precisa ser valorizada, afinal o que somos sem a continuidade ....

@rafaelsolano Gerações foram marcadas por eventos criados por Marcus Peixoto. Um abraço a todos da família, fiquem em paz. Deus está com vocês.

@fabio_novo Parabéns a todos os jornalistas que fazem dessa profissão uma das pilastras da democracia.

@mirandanilo você pode se livrar do incômodo causado pela falta de coerência das pessoas simplesmente não as acompanhando nas redes sociais e na vida.

@SaraDpaula Não adianta satisfazer o corpo e não satisfazer a mente.

@Bellmtofeliz “Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.” Millôr Fernandes

@drpeixotobrasil Ainda que a dor meu coração estanque, restará o sangue para que meu coração navegue, frágil mas em rumo norte. Assim penso e sim, adormeço.

Page 12: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

12

Dona

Thayla Cardoso Carvalho

21 anos

Pet

Lilica | Malu | Nina

Numa viagem que fiz a Recife/Porto de Galinhas para passar meu aniversário, estava passeando pela rua quando vi um Pet Shop, fiquei apaixonada por uma recém-nascida Yorkshire que estava a venda. Tinha acabado de perder o Tob, um amigo fila brasileiro, devido a sua idade avançada. Não estava nem pensando em ter outro animal de estimação porque sofri muito com a perca dele, mas olhando a carinha dela na gaiola, muito fofa, parecia dizer: “me leva, mamãe, preciso de carinho”. Aaiiiii... não resisti e fiz minha mãe comprar. Hoje Lilica tem 6 anos e já é mãe de Maju (4 anos) e avó de Nina (1 ano). Essas três juntas não há quem segure, adoram chegar do Pet Shop e ficar pulando uma na cabeça da outra pra arrancar os lindos lacinhos que eles colocam lá, não podem ver a gente na piscina que pulam com tudo, nem olham onde vão parar. Quando vou correr tenho que levar uma por vez, pois quando inventei de levar as 3 juntas foi a maior confusão, elas quase me deram um nó com tanta coleira enrrolada nas minhas pernas. A melhor diversão delas é andar de carro, quando alarmo são as primeiras a entrarem e eu tenho que dar pelo menos uma volta no quarteirão (risos). É muito divertida a nossa convivência.

Page 13: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

13

Page 14: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

14

Sempre discreta e reservada, quando ela decidiu seguir a carreira de comunicadora, despertou a surpresa das pessoas mais próximas. Mas, contradizendo a máxima de que Comunicação Social é uma área para pessoas de personalidade extrovertida, a tímida Carol Silveira surpreende com o excelente trabalho que desenvolve a frente da equipe de marketing da TV Cidade Verde. “Nunca fui comunicativa, era exatamente o oposto disso, mas quando você faz algo que realmente gosta, pode surpreender-se. E foi o que aconteceu comigo.”

Logo quando entrou na faculdade percebeu que seu interesse se diferenciava dos interesses dos demais, que tinham encanto pela área da criação, enquanto ela estava cada vez mais apaixonada por planejamento, marketing e mídia. Com a proximidade da formatura, Carol viu a necessidade de arranjar seu primeiro emprego, e neste ficou responsável pela área de tráfego, função que demanda contato com toda a agência. Aproveitando este fato, e também a sua natureza observadora, quando a agência ficou sem profissional de Mídia, Carol assumiu a nova função e a partir daí teve a certeza que estava no cargo que lhe competia, e gradativamente seu interesse pelo marketing aumentava.

Em 2008, já em outra empresa, abraçou também a área de orçamento e planejamento. Não tardou muito e Carol se viu trabalhando com marketing eleitoral, e mesmo com a mudança de agências, continuava prestando serviços com o mesmo direcionamento político. Mas ela reconhece que a experiência foi fundamental: “Passei muito tempo fazendo o mesmo serviço, mudando apenas de empresa e já estava quase me sentido uma servidora pública (risos). Em campanhas políticas as decisões e execuções tem de ser rápidas, portanto é fundamental que a equipe esteja alinhada para atender a demanda dobrada da ocasião. Devo reconhecer que sempre estive cercada de bons profissionais trabalhando comigo. Em publicidade o trabalho em equipe é o

que transforma uma ideia em uma grande campanha. Só um bom planejamento não resolve se a criação não der conta do recado, o atendimento não fizer uma boa apresentação, e até a moça do cafezinho é super importante nesse processo todo. Tento levar isso comigo: prezar pelo bom relacionamento de toda equipe”, observa.

Depois da proveitosa experiência, Carol recebeu o convite para trabalhar no departamento de comunicação da TV Cidade Verde, e logo de cara percebeu que aquele seria um ótimo desafio, pois ficaria responsável pela comunicação das concessionárias do grupo e ajudaria também com os programas especiais da TV. Ela garante que não há rotina, pois suas funções são muito dinâmicas, ora está voltada para a criação de roteiros, ora para a produção de eventos, e muitas vezes focada na elaboração das mais variadas ações.

Esse espírito polivalente dar-se graças à consciência que ela tem de que não se pode parar no tempo, especialmente no que tange a comunicação, segmento que exige atualização diária. Para isso, Carol buscou especializar-se em Publicidade e Marketing Empresarial, e se depender das suas pretensões, em breve surgirão outras especializações, cursos de extensão ou quem sabe até um mestrado. “Antes havia poucas opções de aperfeiçoamento na área de marketing, hoje o mercado já notou essa necessidade, afinal lidamos com vontades e desejos dos consumidores, e isso muda com uma velocidade muito grande, assim como a forma de comunicar”, acredita ela.

Carol garante que sua maior motivação é o desafio de acompanhar as mudanças nas diversas maneiras de se fazer uma comunicação eficiente. Ela acredita que fez escolhas certas, que lhe dão possibilidade de aprender e apaixonar-se ainda mais por esse mundo de opções que a publicidade proporciona.

Carol Silveira

Jaílson Cavalcante

Biani Luna

Page 15: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

15

“Em publicidade o trabalho em equipe é o que transforma uma ideia em uma grande campanha.”

Page 16: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

16

Os maiores do mundo

O maior cajueiro do mundo também conhecido como cajueiro de Pirangi, fica na praia de Pirangi do Norte, próximo de Natal, no Rio Grande do Sul. A árvore abrange uma área de aproximadamente 8.500 m², produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas, e seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros.

O maior shopping do mundo está localizado em Dubai. O shopping custou U$ 20 bilhões e possui 1.200 lojas, hotel, 22 salas de cinemas multiplex, uma praça de alimentação com 160 operações fast-food e 120 restaurantes, uma pista de patinação, um estacionamento com 14.000 vagas e o maior aquário do mundo com mais de 33.000 animais marinhos em exposição.

A maior piscina do mundo fica no Resort San Alfonso Del Mar, no Chile. Com 1km de extensão e superfície de 80 mil m², é possível também andar de caiaque, vela, mergulhar e utilizar um serviço de barca que transporta os usuários de um extremo a outro do resort.

O maior corso do mundo é de Teresina! O desfile com mais de 300 caminhões ornamentados e cerca de 150 mil foliões garantiu ao Corso de Teresina a inclusão ao Guinness Book. Uma festa democrática que é marcada, sobretudo, pela alegria e criatividade do nosso povo.

O homem mais alto do mundo enxerga tudo do alto dos seus 2,51m. O cresci-mento anormal do corpo do turco Sultan Kösen, de 30 anos, é resultado de um tumor que afeta os hormônios do cresci-mento, obrigando-o a usar muletas para poder andar.

O maior cabelo do mundo não vê uma tesoura há 39 anos. Para manter a cabeleira de 5,63m, a chinesa Xie Qiuping, tem de lavá-los 3 vezes por semana e utilizar 7 toalhas de banho para poder secá-los.

O maior livro do mundo é uma edição especial do livro O Pequeno Príncipe: São 2m de altura por 1,54m de largura, com 128 páginas gigantes, que totalizam 250Kg. Ele pode ser comprado pelos fãs pelo valor de 40 mil reais.

As maiores unhas do mundo pertencem à norte-americana Chris Walton, que para alcançar o Record de 3,10 m na mão esquerda e 2,92m na mão direita, teve que passar 18 anos sem cortar as unhas.

A maior ponte do mundo tem nada mais nada menos que 42,5 km de extensão e demorou pouco mais de quatro anos para ser construída. Para a conclusão desta obra chinesa foram utilizadas 450 mil toneladas de aço na estrutura, que suporta tufões e até terremotos.

O maior carro do mundo é a limousine “American Dream”, que tem 30,5m de comprimento e 24 rodas. Há dois motoristas para guiar o carro, que nas suas dependências tem salas de TV, piscina com trampolim e até um heliporto.

Page 17: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

17

Page 18: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

18

Page 19: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

19

A Constituição Brasileira, lei maior de nosso país, contém diretrizes pertinentes a organização do Estado, dos Poderes e da Administração Pública, sendo responsável pela definição das prioridades das políticas sociais e econômicas colocadas em andamento em nosso país.

O maior agente ativo e regulador para a aplicação da Constituição de maneira efetiva seria, numa dedução lógica, a administração pública, que representa um conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, assim como a própria população, no desempenho da afirmação e satisfação das necessidades coletivas e básicas, como moradia, segurança, cultura e saúde. Mas o que fazer quando ela não se cumpre? O que fora criado com o telos de garantir direitos e deveres a todos, assim como determinar regras a serem cumpridas pelos detentores do poder público, não os oferece de fato, uma vez que o sistema em que estamos apresenta tendências a crises políticas, a concentração de poder e a ineficácia da asseguração desses direitos.

A atual “Constituição Cidadã” acaba por transformar-se em nada mais que um lindo texto constitucional democrático, que na prática não consegue atingir os objetivos a que se propõe, tornando obscuro, inclusive, o destino que leva o dinheiro arrecadado pelos cofres públicos.

Em consequência da má administração pública, há uma incessante reprodução de políticas públicas com conteúdo improdutivo, tanto por gerarem efeitos medíocres quanto por serem nocivas ao interesse geral, ou até mesmo por não serem suficientemente sustentadas, mesmo com a gigantesca carga de reguladores de riscos nas decisões legislativas.

Como salientou George Malmestein em sua obra, os direitos econômicos, sociais, culturais são utilizados não para permitir que o cidadão desenvolva, por si próprio, toda a sua potencialidade e capacidade de autodeterminação, mas

como mera moeda política para obtenção de votos, tornando o povo cada vez mais dependente do Estado e incapaz de caminhar com suas próprias pernas. Investe-se mais em assistencialismo eleitoreiro do que em educação pública. Com isso, o ciclo se quebra já no estagio da autonomia da vontade, saltando de direitos sociais para direitos políticos.

O art. 37 da Consituição Brasileira rege que “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência […]”.

Legalidade significa agir conforme a lei e a ordem, é fazer-se válido mediante as normas regentes. Impessoalidade diz respeito à ausência de propensões particulares, o que se opõe à mobilização de grupos que criam tendências para atender suas necessidades preferenciais junto aos processos políticos. Moralidade deve ser uma reflexão e uma observância da moral, para proceder com justiça, honestidade e conformidade com a ética. A publicidade é a divulgação de produtos e/ou serviços através de meios de comunicação em massa, não objetivando apenas o ganho de votos na eleição. A eficiência – artifício raro! – é a capacidade de reproduzir algo com efeito, qualidade de quem produz com mínimo de erros e o máximo de efetividade, realizando o esperado na competência de reunir as condições e características apropriadas; é obter resultados a partir de um funcionamento esperado com uma maior economia de recursos e tempo.

Sendo esta a descrição da administração pública como deveria ser, assim como direito de todo cidadão de tê-la, chega-se então a questão se de fato esta existe nesse país. E já que somos nós, cidadãos, os maiores interessados, deveríamos refletir a cerca desse ponto, para que um dia estejamos satisfeitos por ter superado os erros do passado.

Juliana FiúzaEstudante de Direito Apaixonada por Filosofia

Direito

Constituição

Page 20: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

20

New IpadApple

Óleo de Argan Moroccanoil

Especial mamaes modernas~

Camisa de seda com manga 3/4 - R$110,00Chianca - 3231.1525lojachianca.blogspot.com

Óculos Absurda

Batom cor Pure Pink Tom Ford

Tênis Sneaker Isabel Marant

Drink Cosmopolitan

Page 21: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

21

Page 22: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

Inaugurada em julho de 2009, a Clínica Escola da Faculdade CEUT proporciona aos alunos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição, o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional, a partir de experiências de atividades de observação, atendimento e prática assistida; bem como contribui para a promoção da cidadania e interação com a sociedade.

Com duas unidades de atendimento, uma na sede da faculdade e outra no bairro Vila da Paz, a Clínica Escola CEUT atende crianças e adultos de faixa etária variada, com patologias distintas dentre elas: paresias, AVC, hidrocefalias, paralisia cerebral ou facial, sequelas de poliomielite, tetraplegia, bronquites e demais dificuldades respiratórias; além de acompanhar o pré e pós-operatório de cirurgias cardíacas e realizar atendimento clínico nutricional a pacientes diabéticos, hipertensos, obesos e gestantes.

Na unidade da Vila da Paz há uma grande demanda nos serviços de fisioterapia em saúde da mulher, nas disfunções relacionadas à sexualidade e a incontinência urinária, nas dores e desconfortos comuns durante a gravidez, na preparação do parto e recuperação pós-parto. Nesta unidade, também são realizados atendimentos na área musculoesquelética a pacientes que apresentam dor aguda ou crônica, LER-DORT, fibromialgia, tendinites, bursites, entorse, distensões musculares, inflamações articulares e no pré e pós-operatórios de cirurgias.

A Clínica Escola CEUT é uma unidade de apoio ao ensino, às atividades de extensão e pesquisa dos acadêmicos. Tem como compromisso oferecer e promover saúde às comunidades dos bairros circunvizinhos à instituição e ampliar o estágio supervisionado desenvolvido durante o curso, aproximando os alunos da população, seja por meio dos atendimentos realizados na Clínica, das visitas domiciliares aos pacientes acamados, ou na execução de palestras educativas comunitárias.

Unir teoria e prática é uma realidade na Faculdade CEUT. E a Clínica Escola beneficia não só os alunos, através da oportunidade de contato com a realidade da profissão, mas também a dezenas de comunidades que necessitam tanto de assistência em saúde. É um fortalecimento do compromisso social da faculdade, como instituição de ensino, e dos futuros profissionais da saúde na prestação de serviços comunitários e promoção à saúde, em prol da melhoria da qualidade de vida de cada paciente.

Page 23: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

Jailson [email protected]

9917.9305

Page 24: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

24

Page 25: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

A sempre bela Renata Albino, cheia de charme e encantos mil nas festas bacanas da boate Box 23. Ela é simpática demais!

Linda e radiante Natália Cordeiro faz parte da nova geração das mulheres que brilham nas baladas.

Ela é linda, Thamyres Moura deslumbrante e cheia de charme, em registro especial a Pixel.

Piera Coelho por onde passa chama atenção, também pudera, é bela, culta e charmosa. Ela está solteira!

Uma das mais belas jovens do circuito de festas é Cristina Napoleão, linda e estilosa. Ela é um encanto de pessoa.

O atleta piauiense Inácio Neto esteve na Califórnia, nos

Estados Unidos, em nome de disputa internacional no

Pan. De lá, ele embarcou para Omaha Nesbraska

onde foi contratado para ministrar aulas de jiu jitsu

e claro, treinar o MMA. Ele representa o nosso Piauí.

O jovem executivo José Cláudio Claudino Evangelista

deu uma pausa na agitada rotina de trabalhos e curtiu dias de lazer e turismo por

Las Vegas.

Jovem e atuante, assim se resume Wrias Moura que tem se saido muito bem

como diretor de programação da TV Meio Norte. Novas contratações e programas

fazem parte do novo projeto de expansão da Rede Meio

Norte, que a cada dia cresce na audiência.

A chique empresária Elisa Ferraz carimbou o seu

passaporte em mais uma viajem internacional. Ela esteve movimentando o

Sul da França e o Norte da Espanha.

O casal de arquitetos José Ribeiro e Yamara Santos curtiram dias de turismo

na Tailândia. Voltaram encantados com as paisagens

e a cultura do povo local.

Page 26: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

Ítalo John

Page 27: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

David Carvalho

Isabela Venâncio

Marcela Bruno e Kaio Castro

Marcos Castro e Isabella DiasByanca Mapurunga

Taty Costa e Fernando Henrique

Fabíola de Deus

Isabella Raulino

Page 28: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

David Carvalho

Viviane Pereira e Eduardo Santos Irapuá Ricarte e Bárbara Castro

Eduarda AlencarDenise Formiga e Petronílio Neto Natália Brandão

Alisson Dias e Cristina Castro

Elaine Lima Ananda Costa Maria Clara Neiva

Page 29: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012
Page 30: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

30

Saia Leeloo Regata Carlos Miele

Madame Petite

ScarpinJorge Bischoff

Semi JoiasMademoiselle

Biani Luna

Jailson Cavalcante

Page 31: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

31

Renault Sandero StepwayVia Paris

A voz doce contrasta com o rosto de feições fortes, e ela impõe sua presença apenas com o olhar. Nossa garota

de olhos miúdos carrega na mochila a determinação de quem sabe o que quer e o sorriso tímido de quem quer

descobrir o mundo.

Page 32: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

32

Vestido Lança PerfumeMadame Petite

Ankle bootJorge Bischoff

Sem JoiasMademoiselle

Page 33: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

33

Camiseta detalhe cavas | Espaço FashionSaia estampa ladrilhos | Espaço FashionDonna Tica

Scarpin baunilha em couroClutch baunilha em couroJorge Bischoff

Semi JoiasMademoiselle

Page 34: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

34

Saia Lança Perfume Blusa Leeloo

Madame Petite

ScarpinClutch bicolorJorge Bischoff

Semi JoiasMademoiselle

Page 35: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

35

O desempenho de um vestibulando que quer ingressar no

curso de Medicina requer um esforço a mais. Como você

lida com essas responsabilidades?

O ano de vestibular por si só já é esgotante, e como quero

um curso bastante concorrido, a minha rotina é pesada.

Passo a manhã e a tarde estudando e às vezes durante a

noite, se ainda estiver disposta.

Quando começou o seu sonho pela Medicina?

Desde a infância ficava deslumbrada no prazer com que

minha tia exercia seu trabalho na medicina. O fato de poder

ajudar e cuidar das pessoas, para mim é apaixonante, e é

isso que eu me imagino fazendo futuramente.

Você abdicou do uso das redes sociais para de dedicar

exclusivamente ao vestibular. Como foi fazer essa escolha?

Como a maioria das pessoas fala, o último ano da escola

é o melhor, e também o mais decisivo. Acredito que para

conseguirmos alcançar nossos objetivos é preciso abdicar de

algumas coisas que gostamos, como o que eu fiz em relação

às redes sociais. Elas às vezes nos tomam um tempo valioso

sem que a gente perceba e então as prioridades se perdem.

Nesse cotidiano acelerado, você tem tempo para se dedicar

a alguma atividade física?

Se a coragem bater, eu corro pra academia durante a noite.

Ter um tempinho para se exercitar é essencial, tanto pela

boa forma física, como pela saúde e para relaxar do stress

do dia a dia. Mas confesso que nem sempre estou animada

exatamente por causa da rotina corrida.

E nas horas de lazer, qual a pedida?

Sou muito caseira, prefiro programas mais tranquilos, como

se reunir na casa de amigos, ir ao cinema com o namorado,

sair para jantar. Mas às vezes me rendo a uma baladinha

com os amigos no fim de semana.

Você passou pela experiência do intercâmbio, e embora

este tenha sido curto, você o considera proveitoso?

Passei um mês em Toronto, no Canadá, com minha irmã e

alguns amigos. E apesar do pouco tempo, foi uma experiência

incrível. Conheci vários lugares, fiz amizades com pessoas

de culturas diferentes, aprendi outras línguas, e também

a ter mais responsabilidade. Tenho ótimas lembranças

dessa experiência que me marcou bastante, situações que

eu lembro e me divirto até hoje. Me sinto preparada para

encarar outro intercâmbio em outras oportunidades.

E sua relação com a família, como é?

Apesar dos meus pais viajarem bastante devido ao trabalho,

sempre que podemos saímos para jantar e nos divertimos

juntos. Tenho uma relação muito forte com a minha irmã,

mesmo ela morando fora, nos falamos quase todos os dias,

e a considero minha cúmplice e companheira. Tenho o apoio

da minha avó, que é uma querida. Além do meu irmão e

minha cunhada, que sempre estão ao meu lado para tudo.

Não posso esquecer do meu xodó, Gegi, que é meu sobrinho

que eu tanto amo.

O namorado te ajuda a manter o equilíbrio neste ano que

é tão decisivo?

Bastante. Me identifico muito com meu namorado, não

apenas por termos características em comum, mas

principalmente pela atenção e preocupação que ele tem

comigo, em especial nesse ano de vestibular. Duas grandes

qualidades que admiro nele são o respeito e o carinho

imenso que ele demonstra por mim. Não posso ainda deixar

de dizer que além de namorados, somos melhores amigos,

estamos sempre apoiando um ao outro.

Como você se definiria?

Sou bastante determinada, quando quero algo vou até

o fim para conquistá-lo. Como geminiana, apresento

características como curiosidade, facilidade em me adaptar

e ser afetiva. Tenho uma grande facilidade em fazer amigos,

e tenho amizades que quero levar comigo sempre. Além

disso, tenho dois pólos, tem dia que acordo agitada e outros

mais calma. Agradeço sempre aos meus amigos, família e

namorado por aceitarem esse meu estilo.

E essa geminiana sonha alto?

Ahh...sonha muito alto!(risos) Mas, futuramente quero ser

uma médica realizada profissionalmente e também desejo

construir uma família sólida.

Page 36: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

36

Vestido estampa de cobra | Shop 126Blackout

Sandália com detalhe de cobra ecristais swarovskiJorge Bischoff

Semi JoiasMademoiselle

Page 37: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

37

Saia recorte pesponto | Espaço FashionBlusa com pala | Espaço FashionDonna Tica

Maxiclutch cor cardamomoPeep Toe cor erva doceJorge Bischoff

Semi JoiasMademoiselle

Page 38: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

38

Macaquinho curto flor | FarmDonna Tica

MocassimJorge Bischoff

Semi JoiasMademoiselle

Page 39: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

39

Vestido longo estampado | Shop 126

Blackout

Semi JoiasMademoiselle

Page 40: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

40

Blusa m. longa | Shop 126Short resinado | CantãoBlackout

BolsaAnkle BootJorge Bischoff

Semi JoiasMademoiselle

Page 41: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

41

Donna Tica: R. Frei Heliodoro, 275 - São Cristóvão. 86 3233.8465

Madame Petite: Galeria Horto Center, loja 04

Av. Homero Castelo Branco. 86 3233.3859

Blackout: Av. Frei Serafim e Riverside - 86 3221.9380 | 3230.1047

Trato Cabelos: R. Sen. Cândido Ferraz, 901 - Jóquei. 86 3232.9944

Mademoiselle: Riverside - Praça do Caribe - 86 3230.1162

Via Paris: Av João XXIII, 1950 - 86 2107.6000

Casa Favorito: BR 343 km 9 (saída para Altos) - 86 3234.3435

Fotos: Jailson Cavalcante - 86 9917.9305Assistente de Fotografia: Bianca Lima

Page 42: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

42

“Subi numa pedra e gritei: - Aí Gregor, vou descobrir o tesouro que você escondeu aqui embaixo, seu milionário disfarçado.Pulei com a pose do Tio Patinhas, bati a cabeça no chão e foi aí que ouvi a melodia: biiiiiiin.” E assim começa o enredo de Feliz Ano Velho. O romance lançado em 1982 trata da experiência de vida do autor, uma autobiografia, na qual relata o acidente que o deixou paralítico aos vinte anos. A obra teve várias adaptações para o teatro e gerou um filme em 1987 estrelado por Mallu Mader, Marcos Breda, entre outros.Apesar do tema trágico, ‘Feliz Ano Velho’ tem momentos de humor, ternura e erotismo. Marcelo se encarrega de colocar em palavras a relação de amor e respeito à mãe, o carinho das irmãs, a camaradagem e o encorajamento da turma, as festas e fantasias sexuais.

O francês Gilles Lipovetsky é um sujeito provocador, de leitura fácil e preocupado com o comportamento. Recomendo seus textos por ser um franco atirador, pensador dos paradoxos e da hipermodernidade. A Sociedade da Decepção é um pequeno livro de divulgação que aborda a evolução do desencanto moderno em relação ao mundo. Nunca estivemos tão livres e emancipados, antes de tudo, da moral, e ao mesmo tempo, nunca estivemos tão presos ao consumo, a saúde, sexo, etc. Nele, Lipovetsky, é um pessimista que explica nossa sociedade por três elementos: desejo, frustração e depressão. Somos uma maquina de produzir desejos que não se realizam para a maioria. A mídia nos estimula a desejar tudo. Como não conseguimos alcançar, nos frustramos e deprimimos. A decorrência disso são altos índices de: violência urbana, consumo de drogas, suicídio, etc.

Ao ler “Sexo, drogas e Rolling Stones – história da banda que se recusa a morrer”, não poderá negar que a trajetória do rock não seria a mesma sem a banda liderada por Mick Jagger e Keith Richards. O livro, escrito por José Emilio Rondeu e Nelio Rodrigues, faz uma síntese, em ordem cronológica, da carreira dos Stones, que completa 50 anos. Através dele vivenciamos não somente “um passado de absurdos deliciosos ou um balanço de cifras grandiosas”, mas “os sentimentos e estados d`alma”, percorridos por aqueles que, contrariando todas as expectativas, sobreviveram a seus contemporâneos e chegaram ao século XXI como principal praticante do rock and roll. Resenhas dos shows, entrevistas, citações, imagens e a relação dos Stones com o Brasil tornam a leitura dessa obra obrigatória àqueles que vivem o rock. Aumenta o som e deixe as pedras rolarem!

LivroSexo, drogas e Rolling StonesAutorJosé Emílio RondeauNélio RodriguesEditoraAgir

Luciana LeiteCientista Social e educadora

LivroA Sociedade da DecepçãoAutorGilles LipovetskyEditoraManole

LivroFeliz ano velhoAutor Marcelo Rubens PaivaEditoraObjetiva

Raimundo JuniorProfessor de História

Danuza PortelaAdvogada e estudante de Jornalismo

Page 43: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

43

Page 44: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

44

Page 45: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

45

Page 46: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

46

lydiafalcao

carolustosa

renanmc

laerciofeitosa

thiagotrindade

andreiameloo

Page 47: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012
Page 48: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

48

EU SOU ASSIM Minha característica mais marcante é meu bom humor, minha facilidade de relacionar-me, meu astral, minha sinceridade ao falar. Me sinto uma especialista na arte de me relacionar.

ÍDOLO Tenho muita vontade de ir numa palestra do Eike Batista, sou admiradora do seu trabalho, pelo marketing que ele faz do seu negócio, pela sua esperteza e pela sua visão 360°.

POLIVALENTE Minha rotina é não ter rotina. Sou Corretora de Imóveis, e no meu trabalho o importante é a satisfação dos meus clientes com o meu atendimento, isso me dá energia e alegria. Participo do projeto “Mulheres Empreendedoras”, onde nos juntamos de 2 em 2 meses para falar de negócios e estamos montando a AME-PI, Associação das Mulheres Empreendedoras do Piauí.

I PARAÍSO Fiz várias viagens inesquecíveis, e numa delas conheci um lugar paradisíaco, na Vila de Barra Grande, ao sul da Bahia, entre o Oceano Atlântico e a Baia de Camamu, Peninsula de Maraú , que reúne vários tipos de paisagens. São imensos coqueirais, praias desertas, rios, lagoas, piscinas naturais de águas claras, mangue, mata atlântica e muita vida selvagem. A Vila de Barra Grande é o ponto de partida para tudo isso.

SOLZÃO Tenho todos os cuidados com a estética, até porque trabalho também como designer de sobrancelhas e isso é mais um motivo para que eu me cuide. Gosto de peelings, lasers, massagens, fazer caminhadas. E hoje, tenho uma certa aversão ao sol.

Fernanda Gondim

Page 49: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

49

Desde cedo sempre gostei de lutas. Não perdia nenhum filme do gênero. Aos 8 anos, meus pais me colocaram no judô, com o intuito de me disciplinarem melhor, pois eu era muito briguento. Por um tempo funcionou, mais acabei desistindo daquela arte marcial, pois eu era fascinado com chutes e socos. Aos 13 anos entrei na capoeira, onde fiquei até os 15, quando percebi que não era aquilo que eu queria. Faltava alguma coisa mais parecida com o estilo que eu gostava. Foi aí que comecei no taekwondo, onde permaneci até os 21 anos, chegando até a faixa vermelha-preta.

Em 1997, assistindo o 1º UFC, vi um garoto aparentemente franzino e fraco, vestido de kimono e derrotando com certa facilidade, todos os seus adversarios, o que me deixou impressionado. Queria aprender aquela arte de qualquer jeito. Na época, o Expedito Falcão, meu 1º professor, tinha acabado de abrir uma turma de Judô, onde comecei a praticar. Logo me destaquei, e em apenas 1 mês de treino participei de um campeonato, onde tornei-me campeão, imobilizando todos os meus adversarios. Fui me aperfeiçoando no Ne-Waza (a luta de solo no judô), com uma certa facilidade.

Em setembro do mesmo ano, comecei a praticar Jiu-Jitsu. Quando recebi a faixa-roxa, assumi a turma e formei a minha propria Equipe, a Jiu-Jitsu Falcão. Em 2007, o Marcelo “Royller”, meu atual Professor e Treinador, conseguiu implantar no estado do Piauí, uma franquia da Gracie Barra, uma das maiores e melhores academias de Jiu-Jitsu do mundo. Fui convidado a fazer parte da equipe e aceitei. No ano seguinte fui participar do meu primeiro campeonato Internacional da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu - CBJJ, onde me tornei campeão nos dois eventos, finalizando todas as minhas lutas. E após esse triunfo, recebi a faixa-preta das mãos do Marcelo “Royller” (fui o primeiro faixa-preta formado pela Gracie Barra Piaui). E desde 2008 venho colecionando títulos nacionais e internacionais, todos eventos de alto nível onde participam os grandes nomes do

jiu-jitsu da atualidade. Todos os meus títulos e vitórias são graças ao empenho de meu professor, meus treinadores - Eduardo Nobumoto e Felipe Diniz - e da minha Equipe Gracie Barra, pois um campeão de verdade não se faz sozinho.

O que é mais difícil hoje em dia é conciliar o treino diário, trabalho, faculdade de Educação Física e família. Mas todo esforço tem sua recompensa no final.

A maior dificuldade de todo atleta é, sem dúvida, o patrocínio. Conto com o apoio de algumas empresas e amigos que me ajudam sempre que podem, além da prefeitura de Teresina e a FUNDESPI.

O Jiu-Jitsu é um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo. Para você que quer conhecer e praticar essa arte marcial: antes de se matricular em qualquer academia, procure saber se o professor e a equipe são filiados a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e a Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Piaui (FEJJEPI), só assim não serão lesados por maus profissionais. Para saber um pouco mais dessa arte marcial, visite nosso site: www.graciebarrapiaui.com, lá encontrarão tudo sobre o jiu-jitsu e um pouco mais sobre o esporte.

Marcus AdrianoFormado e diplomado faixa-preta de jiu-jitsu, pela Gracie Barra Piaui.

esporte

Jiu-Jitsu,

Page 50: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

As mães também se enganam

Mãe do Pelé“Deixa de jogar bola todo dia e vai estudar, pra ter um futuro.”

Mãe do Luciano Pavarotti“Para de gritar menino, vai ficar com dor de garganta.”

Mãe do Karl Marx“Nada de igualdades. Eu sou sua mãe e você é meu filho.”

Mãe do Steve Jobs“Larga essas maquinetas estranhas e vai procurar o que fazer”

Mãe do Charles Chaplin“Estou falando com você, garoto, não me respondas com gestos. O gato comeu sua língua?”

Mãe do Anderson Silva“Meu filho, porrada num leva a nada”

Page 51: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

51

Page 52: Revista Blitz Universitária ed.38/abril/2012

52