Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

20

description

Revista ColigAção - Coligação Maçônica do ABCDMRR - Ano 1 Ediçã0 001

Transcript of Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

Page 1: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001
Page 2: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR REVISTA COLiGaÇãO 32

Page 3: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR REVISTA COLiGaÇãO 32

A Coligação Maçônica tem por objetivo fortalecer a união de todas as Lojas do ABCDMRR, das 3 Potências (GOSP, GLESP e GOP), promover eventos, realizar campanhas e projetos.

Tudo que traga benefícios às Lojas da região, ou pelo menos às do Oriente, onde se desenvolvem tais atividades. A Coligação só terá êxito com a participação maciça dos membros de todas as Lojas Coligadas.

Meu Irmão, você sabe se o Venerável Mestre de sua Loja ou algum Irmão designado para representá-lo, participa das re-uniões mensais da Coligação?

A participação nas reuniões é um dos fatores de maior relevân-cia da Coligação, porque, através das sugestões e criticas, é que conquistaremos uma evolução maior. Assim atenderemos os an-seios da maioria dos irmãos de nossa região.

Novos desafios surgem, principalmente nesta época que esta-mos vivendo, onde a cada dia, assistimos o surgimento de novas tecnologias em todas as áreas, mas também de situações desa-gradáveis e perversas que influenciam a sociedade como um todo.

Hoje, seja a que sociedade ou ordem pertencemos, temos que nos envolvermos de forma presencial e efetiva para expor ideias, sentimentos e tentar, com isto, conquistar espaços. Onde a justiça possa imperar, onde as diferenças sociais possam diminuir, através dos ensinamentos maçônicos que adquirimos nos templos.

Fazer Feliz a humanidade A vareta de um feixe se quebra facilmente, mas uma vez uni-

dos, varias varetas em um único feixe será difícil quebrá-la. Por isso, meus irmãos, nossa força será significativa, para conquistarmos me-tas e sonhos. Participe da sua Coligação, porque você e sua Loja são os elos de nossa corrente e temos que fazê-la cada dia mais forte.

Ir... Alexandre Vancin TakayamaPresidente

Juntos, sempreseremos mais fortes

ÍNDiCE• Apresentação ............................................................ 4 e 5

• Relação das Lojas na região ............................................ 6

• Início do ERAC no ABC ................................................... 8

• EREM .............................................................................. 9

• Simpósio Maçônico ...................................................... 10

• Campanha ..................................................................... 10

• Colégio Veneráveis ....................................................... 11

• Sessões Solenes .......................................................... 11

• Conselho Parlamentar ................................................... 12

• Projeto Entidades .......................................................... 12

• Secretaria Executiva ..................................................... 13

• Monumentos Maçônicos .............................................. 13

• Propostas e projetos ..................................................... 14

EXPEDiENTEDiretores Responsáveis: Ir... Alexandre Vancin Takayama,

Ir... Carlos Eduardo Vital e Ir... José Adolfo Gazabin Simões

Diretor Executivo: Ir... Alessandro Vezzá

Diretor de Redação: Wallace Nunes

Diretor Comercial: Ir... Giancarlo Frias

A Revista Coligação é uma publicação trimestral

produzida pela Editora Sustentabilidade Editorial

e Cheeses Publicidade e Editora.

Av. Dr. Antonio Alvaro, 143 - Sala 2 - Cep 09030-520

Vl. Assunção - Santo André - SP - Tel: 11 4901-4904

EDiTORiaL

Page 4: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR4

APRESENTAÇÃO

A Maçonaria é uma ordem universal formada por homens de todas as raças, credos e nacionali-dades. São acolhidos por suas qualidades morais

e intelectuais que se reúnem com a finalidade de construir uma sociedade humana fundamentada no amor, na esper-ança, no temor a Deus, à Pátria, e à família, com tolerância, virtude, sabedoria e investigação da verdade.

Estamos inseridos na tríade, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, cujos princípios da ordem, da razão e da justiça alcançam a felicidade e paz Universal. Também so-mos uma organização de homens voluntários unidos para o propósito de aperfeiçoamento da sociedade.

Há anos, vários irmãos das três obediências regulares, discutem a possível união de maçons no ABC. Tal como ocorreu nas cidades da Baixada Santista, da região de So-rocaba, em outros municípios de São Paulo e também em outros Estados. Entre os membros da Ordem, existe o con-ceito da fraternidade.

Nos início dos anos 90, eram realizados simpósios no ABC, com a ideia de apresentação de teses com conteúdos maçônicos ou sociais.

Na época fora realizado o IV Simpósio Maçônico do ABC e nele os irmãos se inspiraram e apresentaram a tese da criação de uma coligação maçônica. Os escolhidos para defender a união na região foram Eolo Gamaliel Falco Costa, Walter Hugo Pinaya Calatayud e Carlos Ro-berto Venâncio.

O tão esperado conclave maçônico foi realizado no dia 12 de junho de 1993, em São Bernardo do Campo. Estavam presentes aproximadamente 300 maçons, na qual foram apresentadas quatro teses e uma delas -a da coliga-ção regional- fora aprovada por 95% dos presentes.

Neste encontro, nasceu a sugestão de que fosse no-meado um irmão para organizar a criação do estatuto e, consequentemente, a preparação da eleição cujo objetivo era criar uma diretoria administrativa.

O irmão Vagner Pereira da Silva foi o primeiro presi-dente escolhido por ser o atual dirigente do Conselho de Veneráveis e Past Masters do Grande ABC das Lojas

pertencentes a G.L.E.S.P. e ainda coordenador da Comissão de Teses do Simpósio.

Em 25 de junho de 1994 reuniram-se, no saguão do prédio da ARLS João Ramalho, os irmãos Vagner Pereira da Silva, Josué Inácio da Silveira Neto, Humberto Cacioli, Germano Corazza e Manoel Cano membros da Loja João Ramalho. Juntamente com Jair de Frias, da Loja Cavaleiros de Santo André, Walter Hugo Pinaya Calatayud, Camillo Lellis Salles Netto, Antonio Carlos Souza Carvalho, todos da Loja Fraternidade de Santo André.

Também estavam presentes os representantes da Loja Fraternidade de Utinga, Toshio Nakao e Manoel Mendes Osse, da Loja Cinquentenário, juntamente com Jurandir Teix-eira Ruiz, Antonio Carlos Simões de Oliveira, Joel Ribeiro de Oliveira, irmãos da Loja Colunas do ABC. Paulo Silas Castro de Oliveira, da Loja Trolha Andreense, Claudinê Jacintho dos Santos, da Loja Renascença, Fuad Sayar, da Loja G.Mazzini, Carlos Roberto Venâncio e Rildo de Oliveira Veras, da Loja Consciência Andreense, Carlos José Feital, Hélio Berto-lazi, Eolo Gamaliel Falco Costa, irmãos da Loja Liberdade e Justiça. Da Loja Nacional Republicana Única esteve presente o irmão Décio Trizi. Mario Holderegger, Loja Delta II e Joa-quim Rufino irmão da Loja Fraternidade de Ribeirão Pires.

Por unanimidade foi fundada a COLIGAÇÃO MA-ÇÔNICA DO GRANDE ABC. No estatuto social ficou esta-belecido que no dia 07 de setembro de 1994, feriado da Independência do Brasil, através da Assembléia Geral de irmãos representantes de todas as Lojas da Região, para eleição do órgão diretivo conduziram os destinos da Co-ligação, no primeiro período de sua existência.

Nesta mesma data, por aclamação dos irmãos pre-sentes, foi eleita a primeira, diretoria da Coligação for-mada por obreiros das Obediências Maçônicas Regulares. Grande Loja Maçônica de São Paulo, Grande Oriente do Brasil e Grande Oriente Paulista, assim constituída pelos irmãos Vagner Pereira da Silva, Presidente, Jair de Frias, 1º Vice Presidente, Walter Hugo Pinaya Calatayud, 2º Vice Presidente, Antonio Carlos Simões de Oliveira 1º Secre-tário, Carlos Roberto Venâncio, 2º Secretário, Fuad Sayar,

Page 5: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

REVISTA COLiGaÇãO 5

1º Tesoureiro, Francisco de Paula Bueno Brandão, diretor de Beneficência e Assistência.

Os objetivos da Coligação foram estabelecidos para:- Defender, por todos os meios, a grandeza da Ordem

Maçônica- Divulgar, pelos meios permitidos nos regulamentos, a fi-

losofia e os princípios que regem a Maçonaria Universal- Promover a aproximação e a união de todos os maçons

e evitar a formação de grupos que possam causar di-vergências

- Realizar eventos para confraternização da família ma-çônica, especialmente por ocasião das comemorações do Dia do Maçom

- Incentivar o progresso da Ordem Maçônica- Oferecer pelos meios de mútua assistência aos maçons- Coordenar, sempre que solicitada, os trabalhos beneme-

rente e filantrópico dos maçons, particularmente nas in-stituições assistidas pela Maçonaria

- Colaborar com as instituições constituídas por maçons,

propugnando junto às Lojas coligadas para que prestem apoio material e humano para a consecução de seus ob-jetivos e finalidades

- Cooperar com as autoridades e entidades da sociedade em geral, em ações que visem o bem estar social de to-dos os cidadãos

- Acionar, dentro dos princípios regulamentares e legais, qualquer maçom que possa auxiliar outros irmãos, na solução de problemas urgentes

- Manter sistema de informações, para apreciação previa dos nomes de candidatos a ingresso nas Lojas Maçôni-cas coligadas e, oferecer às mesmas, subsídios para in-strução dos processos de iniciação, filiação e regular-ização, sem conflitar com os regulamentos vigentes nas respectivas Potências Maçônicas

- Promover e patrocinar congressos, simpósios, seminári-os, cursos ou conferências de cunho maçônico, cívico ou cultural.

ir... Vagner Pereira da Silva

Page 6: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR6

lOJa POtenCia lOgradOurO Cidade

ARLS 7 de Setembro V GOP Rua Marechal Deodoro, 101 DiademaARLS Fraternidade de São Bernardo GOP Rua Egeu, 57 São BernardoARLS Fraternidade de Santo André GOP Rua Jorge Beretta, 781 Santo AndréARLS João Ramalho GLESP Rua 11 de junho, 717 Santo AndréARLS União Fraternal GOP Rua José do Patrocínio, 288 São CaetanoARLS 20 de Agosto GOP Rua Egeu, 57 São BernardoARLS Fraternidade de Ribeirão Pires GLESP Rua Casper Líbero, 114 V Aurora Ribeirão PiresARLS 28 de Julho GLESP Av. Pres. Kennedy, 2715 São CaetanoARLS Chequer Nassif GLESP Av. Prof. Geig, 69 São BernardoARLS Anibal dos Santos da Silva GLESP Av. Assis Brasil, 708 MauáARLS Fraternidade de Utinga GLESP Rua Tordesilhas, 235 Santo AndréARLS Cavaleiros de São Caetano GOP Rua Major Carlo del Prete, 546 - S/L São CaetanoARLS Cinqüentenário GLESP Rua Itaquera, 181 - Vila Apiaí Santo AndréARLS União, Lealdade e Trabalho GOP Rua Maria de Fátima 157 São BernardoARLS Fraternidade Justiça, Trabalho GOP Rua 11 de Junho, 717 Santo AndréARLS Renascença GLESP Rua Itaquera, 181 - Vila Apiaí Santo AndréARLS União de São Bernardo GLESP São Bernardo do Campo São BernardoARLS Itiro Hirano GOP Av. Marechal Deodoro, 101 Diadema, SPARLS Diolindo Marezi GOP Rua 11 de junho, nr. 717, Bairro Casa Branca Santo AndréARLS Paulo de Tarso Gomes da Silva GOP Rua Onze de Junho, nº 717 Santo AndréARLS Solidariedade GLESP Rua Maria de Fátima, 157 - Baeta Neves São BernardoARLS Academica Adib Moises Dib GOP RUA EGEU Nº 57 São BernardoARLS Barao de Maua GOP Av. Assis Brasil, 708 Vila Assis Brasil MauaARLS Colunas do ABC GLESP Rua Itaquera nº181 vila apiaí Santo AndréARLS União Liberdade e Justiça de São Caetano GLESP Rua Major Carlos Del Prete, 546 S/L São CaetanoARLS Amaranto GLESP Major Carlos del Prete, 546 - S/L São CaetanoARLS Liberdade e Justiça GLESP Rua Turiaçu, 205 Santo AndréARLS Frater Domus de Riacho Grande GLESP Rua Comendador Rodolfo Crespi, nº 127 São BernardoARLS Primeiro de Setembro GLESP Av. João Ramalho, 402- Vila Assunção Santo AndréARLS Pérola da Serra GLESP Rua Casper Líbero, 114 Vila Aurora Ribeirão PiresARLS Victor Caetano Dias GLESP Av. Tietê, 299 São CaetanoARLS Phenix di Thiene GLESP Av. Presidente Kennedy, 2715 São CaetanoARLS Nove de Maio de São Bernardo GLESP Rua Maria de Fátima, 157 São BernardoARLS Tijucussu GLESP Av. Presidente Kennedy, 2715 São CaetanoARLS Mestre Construtor GLESP Rua Turiaçu, 205 Santo AndréARLS Paragem de Ouro Fino GLESP Rua Casper Líbero, 114 V Aurora Ribeirão PiresARLS Luzes da Reflexão GLESP Rua Comendador Rodolfo Crespi, 127 São BernardoARLS Stella Matutina GLESP Rua Maria de Fátima 157 - Baeta Neves São BernardoARLS Fraterna União GLESP Rua Major Carlos Del Prete, 546 São CaetanoARLS Colunas de Santo André GLESP Rua Jorge Bereta, 781 - Vila Curuça Santo AndréARLS G. Mazzini GOSP Rua José do Patrocínio, 288 São CaetanoARLS Cavaleiros de Santo André GOSP Rua Xavier de Toledo, 250 Santo AndréARLS Fraternidade de São Caetano GOSP Rua José do Patrocínio, 288 São CaetanoARLS Matheus Constantino GOSP Rua José do Patrocinio, 288 São CaetanoARLS Luz do Oriente GOSP Av. Tietê, 299 São CaetanoARLS Thomaz Idineu Galera GOSP Rua José do Patrocínio, 288 São CaetanoARLS Trolha Andreense GOSP Av. João Ramalho, 402 Santo AndréARLS 8 de Dezembro GOSP Rua MARECHAL DEODORO, nº 101 DiademaARLS Delta II GOSP Rua Turiaçu, 205 Santo AndréARLS Nacional Republicana Única GOSP Rua Xavier de Toledo, 250 - Centro Santo AndréARLS Consciencia Andreense GOSP Rua Xavier de Toledo, 250 Centro Santo AndréARLS Luz do Ocidente GOSP Avenida Tietê, 299 São CaetanoARLS Bento Gonçalves GOSP Avenida Tiete, 299 São CaetanoARLS Fraternidade Universitária de Santo André GOSP Rua Xavier de Toledo, 250 Santo AndréARLS Grande Frat. Acadêmica Luzes do Universo GOSP Rua Egeo, 57 São BernardoARLS Frater. Universitária Luz do Oriente GOSP Avenida Tietê, 299 São CaetanoARLS Cavaleiros da Ordem do Templo GOSP Av. Assis Brasil, 708 - Vila Assis Brasil MauáARLS Caminho e Verdade GOSP Rua Aquilino de Almeida, 146 - Jd. Itacolomy Ribeirão PiresARLS 81 GOSP Rua Xavier de Toledo, 250 Santo AndréARLS Horus GOSP Rua Xavier de Toledo, 250 - Centro Santo AndréARLS Renascença de Mauá GOSP Av. Assis Brasil, 708, Vila Assis Brasil MauáARLS Amizade Fraterna GOSP Rua Marechal Deodoro, 101 Diadema, SP

relação das lojas da região

Page 7: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001
Page 8: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR8 COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR8

INÍCIO DO ERAC NO ABC

E m 28 de abril de 1993, o Emin.·. Gr.·. M.·. Ir.·. Rubens Barbosa de Matos, fez um desafio aos IIr.·. da Comissão Orga-nizadora do ERAC da Capital: “estender o evento para o ABCD”, o que deveria ser realizado no segundo semestre daquele ano.

Imediatamente o valoroso Ir.·. Olivio Pinheiro de Almeida Neto, residente em São Caetano do Sul e membro da Comissão, solicitou auxilio e através da união que nos suporta, chegou ao Ir.·. Nicola Mazzitelli, um apaixonado por es-tudos da filosofia maçônica, imediatamente contactou o Ir.·. Jair de Frias e juntos conquistaram novos VV.·.MM.·. e MM.·. II.·. da época, e em 16 de Outubro de 1993, no restaurante São Francisco em São Bernardo do Campo, seria colocado em conjunto com o VII ERAC da Capital, o marco inicial destes Encontros Regionais no ABCDRR, com a participação de 7 LL.·. da região – Fraternidade de São Caetano, Cavaleiros de Santo Andre, Consciencia Andreense, Delta II, G. Mazzini, Thomaz Idineu Galera e Trolha Andreense.

O primeiro encontro puramente regional, com a participação somente das LL.·. da região aconteceu em 21 de maio de 1994, nas dependências do Pampas Palace Hotel em São Bernardo do Campo, tendo como Loja patrocinadora a A.·.R.·.G.·.B.·.L.·.S.·. Cavaleiros de Santo Andre, a qual seu V.·.M.·. era o Ir.·. Jair de Frias, e contou com a participação de 79 IIr.

Desde então, mais 23 encontros aconteceram. Os ERAC’s sempre tiveram uma Loja como patrocinadora e isso acontece até hoje, porem a partir de 2004, a coordenação passou a cargo da Coligação Maçonica. Esta pequena mudança ajudou substancialmente sua divulgação e as ações passaram a ser uniformes.

A essência principal do encontro é a discussão do simbolismo e da filosofia maçônica por parte de todos os AA.·., CC.·. e MM.·., através do estudo e da pesquisa. Não podemos esquecer também, a grande experiência da confraternização en-tre os presentes, com a troca informal de experiências e as novas descobertas que surgem, independente de Pot.·. e Rit.·., demonstrando que em nossa Subl.·. Ord.·. não existem “primos”, “somos verdadeiros IIr.·.”.

I ERAC - 21.05.1994 - Loja Coord.·. Cavaleiros de Santo André

II ERAC - 26.11.1994 - Loja Coordenadora: Delta II

III ERAC - 10.06.1995 - Loja Coord. Thomaz Idineu Galera

IV ERAC - 18.11.1995 - Loja Coord. Matheus Constantino

V ERAC - 29.06.1996 - Loja Coordenadora: G. Mazzini

VI ERAC - 23.11.1996 - Loja Coord.·. Matheus Constantino

VII ERAC - 29.06.1997 - Loja Coord.·. Consciencia Andreense

VIII ERAC - 29.11.1997 - Loja Coord.·. Trolha Andreense

IX ERAC - 30.05.1998 - Loja Coordenadora: Luz do Oriente

X ERAC - 18.11.1998 - Loja Coord.·. Oito de Dezembro

XI ERAC - 22.05.1999 - Loja Coord.·. Luz do Ocidente

XII ERAC - 27.11.1999 - Loja Coord.·. Trolha Andreense

XIII ERAC - 27.05.2000 - Loja Coord.·. Fratern. de São Caetano

XIV ERAC - 25.11.2000 - Loja Coord.·. Cavaleiros de Santo André

XV ERAC - 27.11.2004 - Loja Coord.·. Colig. Maçonica do ABC

XVI ERAC - 21.05.2005 - Loja Coordenadora: Nove de Maio

XVII ERAC - 28.05.2006 - Loja Coordenadora: Amaranto

XVIII ERAC - 19.05.2007 - Loja Coord.·. Fraternidade de Utinga

XIX ERAC - 24.11.2007 - Loja Coordenadora: Renascença

XX ERAC - 01.06.2008 - Loja Coord.·. Fratern. de Ribeirão Pires

XXI ERAC - 22.11.2008 - Loja Coord.·. Cavaleiros de Santo André

Page 9: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

REVISTA COLiGaÇãO 9REVISTA COLiGaÇãO 9

Objetivos:1 - Preparação de um cadastro de empresas, de proprie-

dade ou administradas por maçons.2 - Preparação de um cadastro de profissionais liberais.3 - Criar bolsa de empregos para profissionais maçons.4 - Criação de uma futura Associação Comercial e Indus-

trial Maçônica do ABCDMRR

meta:União dos empresários maçons, para incrementar o in-

tercambio comercial e de serviços; publicidade; central de informações e de ofertas; etc...

missão:Criar uma cultura de interdependência maçônica, nos

procurando sempre em nossas necessidades comerciais; in-dustriais e sociais.

histórico:Realizamos o IV EREM, com a participação de vários IIr..

empresários, com estandes, onde puderam expor seus pro-dutos e serviços.

Tivemos muitos IIr.·. que visitaram os estandes e puderam conhecer de perto as empresas e serviços oferecidos pelos

expositores. Também contamos, e todas as edições, com varias palestras de interesse empresarial e geral, o que veio abrilhantar ainda mais as edições.

mensagem: Aqui também o trabalho é árduo e exige a dedicação de

vários IIr.·., que se dispuseram a colaborar para que o objetivo seja alcançado.

Sabemos que a participação dos nossos IIr.·. empresários é muito tímida, o que ainda não nos deu a oportunidade de mostrar a verdadeira força da família empresarial Maçônica. Realizamos apenas 04 edições, mas com certeza, a cada uma, teremos a participação cada vez maior.

EREMENCONTRO REGIONAL DE EMPRESáRIOS MAÇONS

Page 10: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR10 COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR10

O evento é voltado para o irmão, ou grupo de ir-mãos, a fim de que os mesmos apresentem teses, projetos ou planos de trabalho, para a filosofia

maçônica, benemerência ou filantropia que possam trazer benefícios para os membros do ABCDMRR.

As metas deste evento servem para motivar a criação dos projetos que necessitam de avaliação e aprovação dos demais irmãos e que também possam trazer benefícios.

Os simpósios existem desde 1990 e neles foram discu-tidos e aprovados muitos projetos, teses e também temas de grande relevância. Tais medidas contribuíram para o crescimento da entidade.

O grande encontroReunir irmãos, cunhadas e sobrinhos de todo à região

é sempre um dos melhores momentos da Maçonaria. O evento tem por finalidade a confraternização da família

maçônica e o debate de temas de relevância para a nossa instituição.

No simpósio da família há palestras motivacionais, in-formações para conhecimento da Ordem, gincanas e ativi-dades esportistas.

histórico O primeiro Simpósio da Família Maçônica foi realizado

em março de 2004. Nestes eventos conseguimos reunir familiares maçônicos e desenvolver atividades distintas para os irmãos, como projeto de grau, ética na estrutura familiar, o corpo humano, a saúde publica e sua interação com a sociedade civil organizada.

Já para as cunhadas palestras, cujos temas são: des-cobrir suas aptidões, auto-desenvolvimento, inteligência emocional e as relações sociais.

Para os sobrinhos, gincanas e trabalhos em grupos

SIMPóSIO MAÇôNICO

P or vários anos, a Coligação promoveu campanhas de doação de sangue, principalmente no mês de agosto de cada ano, nas sete cidades da região. Atualmente e, por motivos burocráticos

dos órgãos oficiais, ficou mais difícil promover grandes campanhas. Assim, a Coligação opta por promover campanhas pontuais em

cada município, em datas diversas durante o ano, sendo que a última realizou em Ribeirão Pires. Conscientizar os doadores é a prioridade. Para isto, a Coligação planeja publicar uma cartilha com todas as ori-entações que deverá ser distribuída nas escolas e entidades públicas e privadas.

Este tipo de trabalho tem que ser continua, porque a necessidade de sangue é diária.

Nas campanhas de doação de órgãos e de medula, a Coligação participa como auxiliar na divulgação deste trabalho, que é desen-volvido por vários irmãos e cunhadas da região.

CAMPANHADOE: SANGuE, óRGÃOS E MEDuLA

Page 11: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

REVISTA COLiGaÇãO 11REVISTA COLiGaÇãO 11

Em meados de 1991 alguns irmãos de São Caetano do Sul se reuniram e discutiram a necessidade de criar uma união das lojas para fortalecimento da

maçonaria na região. Após vários encontros, formaram seu estatuto e no dia 24 de junho de 1992 criaram a coli-gação das lojas maçônicas Fraternidade de São Caetano, G. Mazzini, Luz do Oriente, Matheus Constantino e Tomaz Idineu Galera, com o objetivo de coligar e confraternizar todos os maçons regulares.

O artigo 3º do estatuto era: a coligação, para a conse-cusão de seus objetivos, promoverá através das lojas:

- Realização de reuniões conjuntas, periódicas, de to-das as lojas coligadas

- Banquete ritualístico de São João- Seminários nos graus de aprendiz, companheiro,

mestre e mestre instalado-Cursos, conferências, palestras e congressos.

Os primeiros irmãos veneráveis desta coligação eram Arlindo Bueno da loja Matheus Constantino, Marcos Antonio Cardoso da loja Luz do Oriente, Miguel Garcia Lhorente da loja Tomaz Idineu Galera, Nicola Mazzitelli da Loja Fraternidade de São Caetano, Wilson Roveri da loja G. Mazzini.

Após um ano e meio convidaram IIr.: das Grandes Lojas e GOP que ainda não faziam parte da coligação, depois de três anos com o falecimento de 2 IIr.: fundadores a coliga-ção ficou sem atividade.

Em 2001 um grupo de IIr.: resolveu reativar o colégio de veneráveis e em uma reunião em 23 de novembro de 2001 resolveram reativar e atualizaram o estatuto após 10 anos, vigente até os dias atuais.

COLéGIO DE VENERáVEIS

As Câmaras Municipais das cidades de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Diadema e Mauá, aprovaram gloriosamente leis que instituiu a comemoração do Dia do Maçon. É no dia 20 de agosto, sendo que há sessões solenes devidamente agendadas próximas a esta data.

SESSõES SOLENESDIA DO MAÇON é INSTITuÍDO

Page 12: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR12

A Coligação iniciou trabalhos com ir-mãos interessados

com o objetivo de montar em nossa região o Consel-ho Parlamentar Maçônico. A ideia é dar subsídios aos irmãos e seus familiares, através de palestras, cursos, exposições, leituras de livros, orientações com especial-istas da área, ou qualquer outro canal que possa ofe-recer treinamento e conhe-cimento na área política em todos os níveis.

A finalidade é conhecer o meio político, seus basti-dores nas duas esferas de Poder e, paralelamente, acom-panhar através de irmãos e familiares que se dispuserem a participar de tal empreitada.

Acompanhar trabalhos, influenciar nas atividades par-lamentares, aconselhar, apoiar, incrementar e dar sus-tentação aos trabalhos Legislativos. Tudo pautado no princípio maçônico.

Os membros devem trazer todas informações dos as-suntos discutidos na Casa Legislativa e no Executivo de

cada município. Para, através deste conselho, os irmãos e familiares, possam suprir de informações e até de partici-pação direta sobre determinados assuntos.

O Conselho é aberto para todos os irmãos e familiares.Presidente atual deste Conselho é o nosso irmão Fran-

cisco Marques da A.R.L.S. Paulo de Tarso -GOP.A escolha dos próximos presidentes e outros cargos

dentro do Conselho será assunto das próximas reuniões, onde será discutida todas as diretrizes e as estratégias de ação para os próximos anos.

CONSELHO PARLAMENTAR

A Coligação Maçônica, através do irmão Alexandre Vancin Takayama, o atual presidente desenvolveu um projeto de profissionalização de entidades filantrópicas. O funcionamento ocorre quando o irmão, ou familiar, participam de um fórum que divulgada o “modus operandi” da entidade, dentro das leis do País.

A entidade, conquistando este status, poderá desenvolver projetos, que é possível captar recursos de até R$ 1.000.000,00, (Um milhão de reais) a fundo perdido.

O irmão Vancin ministra consultoria para as entidades filantrópicas interessadas.

PROjETO ENTIDADESENTIDADES fILANTRóPICAS

Page 13: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

REVISTA COLiGaÇãO 13

Para que a Coligação Maçônica do ABCDMRR, tenha uma desenvoltura mais adequada perante as Lojas coligadas, foi aprovada a criação do cargo de “SECRE-

TÁRIO EXECUTIVO”, que tem a função de:• Contatar, diretamente, via e-mail, telefone e outros mei-

os disponíveis, todos os veneráveis/secretário e tesoureiros, para comunicação dos assuntos de interesse da Coligação em relação às Lojas e vice e versa.

• Auxiliar os secretários das Lojas coligadas, a utilizarem as ferramentas existentes no Portal da Coligação.

• Contatar os Grãos Mestres; Presidentes de outras Co-ligações; Associações Maçônicas; Colégios de Veneráveis; etc, para comunicações relevantes de interesse comum.

• Contatar profanos em geral e do meio político, para co-municações de interesse da Coligação.

• Atualizar anualmente todos os dados de cada Loja co-ligada, ou quando se fizer necessário.

• Registrar as novas Lojas que surgirem na região e divul-

gando para toda a região os dados da nova loja.• Auxiliar, quando solicitado, as Lojas coligadas, na divul-

gação de eventos; ajuda para irmãos e familiares, principal-mente na área da saúde.

• Contatar empresários maçons e ou familiares, para di-vulgarem suas empresas, através de nosso portal.

• Organizar toda a documentação da coligação.Este cargo, receberá uma ajuda de custo, que deverá estar

vinculada á captação de recursos e outras. Terá uma dedica-ção de seis horas diárias de segunda a sexta feira e, uma vez por mês na reunião mensal da Coligação.

O irmão que vier ocupar este cargo, deverá ter no mínimo grau de mestre e, será escolhido e selecionado pela direção da coligação que avaliara alguns critérios a ser exigido para ocupação desta função dentro da Coligação. Inicialmente, será disponibilizada para o secretario executivo, uma sala, com todos os recursos necessários, no piso inferior do Shop-ping Total Móveis em São Bernardo do Campo.

SECRETARIA EXECuTIVAuM SECRETáRIO EXECuTIVO PARA ORGANIzAR A ENTIDADE

Na região do ABCDMRR, existem vários monumentos maçônicos. Existindo em algumas cidades até dois monumentos, como em São Bernardo do Campo e

São Caetano do Sul. As cidades que ainda não possuem seus monumentos são Mauá e Rio Grande da Serra.

Os irmãos da cidade de Mauá, já tem planos e pro-jeto para o monumento local. No município de Rio Grande da Serra, teremos que aguardar a abertura de Lojas para pleitearmos um monumento local.

adélio Sarro Sobrino, conhecido por Sarro, nasceu em andradina no de 1950. Em 1972 iniciou na pintura e a partir desta data passou a expor com grande frequência. O mundo de Sarro é fascinante, colorido, leve nas transpar-ências e com contraste que dão à sua obra um caráter es-

trutural e harmônico. É composto de personagens, de trabalhadores que em

seus quadros ocupam a maior parte da tela. O trabalho duro caracteriza-se por braços, pernas, mãos e pés com dimensões exageradas, assim como por feições muitas vezes carregada, mas o conjunto todo, na maioria das vez-es com animais e instrumentos musicais, produz um efeito suave, multicolorido e harmônico. Suas cores e matizes são típicas da América do Sul - sua obra pode ser com-parada sobretudo à de um Portinari, sendo influenciada pelo mexicano Rivera e por Picasso.

Sarro expressa o universo de seus personagens tam-bém em formas monumentais, como em esculturas e em grandes afrescos de concreto.

MONuMENTOS MAÇôNICOS

Page 14: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

COLIGAÇÃO MAÇÔNICA DO ABCDMRR14

A Coligação Maçônica do ABCDMRR tem na sua missão trazer conhecimentos de evolução e de conquistas e ainda propostas para os próximos anos. Entre elas estão a que reativa o sistema de analise dos profanos propostos para as Lojas da região, auxilia nas indicações e publica a revista da Coligação com periodicidade trimestral.

Também está entre nossas propostas os convênios com o comércio, consultórios e clínicas médicas, farmácias, em-presas de prestação de serviços, instituições educacionais dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Além disso, também estão inseridos entre as propostas está ai-nda o estabelecimento de convênios escolas de línguas e agências de viagens.

Feiras de Livros Maçônicos/Exotéricos e correlatos, com a oportunidade de fazer palestras também se inserem nas propostas da entidade.

A coligação maçônica tem um portal de informações que permite total interação via internet. A partir daí criaremos dentro do portal um banco de palestrantes maçônicos e profanos, para utilização nas Lojas da região, Coral Maçônico.

A abertura da Associação Comercial e Industrial Ma-çônica do ABCDMRR é uma das propostas que devem ser debatidas nos encontros.

Também é preciso incentivar todas as Lojas da Região a promoverem sessões cívicas, nas datas de 21 de abril, 9 de julho, 7 de setembro e 15 de novembro, com objetivo de convidar alunos de escolas publicas e particulares, com o intuito de instruí-los e incentivá-los para o civismo e a pratica da cidadania.

- Apoio e incentivo para abertura de mais atividades paramaçônicas como:

• Capitulo da Ordem DeMolay• Tavolas• Assembléias das Garotas do Arco Iris• Filhas de Jô• Capitulo de Estrelas do Oriente• Lawtons• Clubes de Acácias• Maior apoio aos Grupos de Escoteiros• Etc.

- Criação de um Centro de Estudos Maçônicos Regional

- Incentivar e participar da montagem de Templos ex-clusivos para Lojas Filosóficas nos diversos ritos.

“Faça que sua Loja, através de seu venerável mestre ou do Ir... representante indicado, participe da reuniões mensais e dos eventos desenvolvidos

dentro da Coligação, para que possam trazer novas idéias e projetos que venham beneficiar os IIr... da

região do ABCDMRR e seus familiares”.

PROPOSTAS E PROjETOS

Page 15: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001
Page 16: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001
Page 17: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

NEGÓ

CIOS

Page 18: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001

NEGÓ

CIOS

Page 19: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001
Page 20: Revista ColigAção Ano 1 Nr 001