Revista do PAM Brasil - edição 6

12

description

Revista dos Parceiros na Ação Missionária

Transcript of Revista do PAM Brasil - edição 6

Page 1: Revista do PAM Brasil - edição 6
Page 2: Revista do PAM Brasil - edição 6

2

Revista Pam Brasil é uma publicação da Junta de Missões Nacionais da CBB Direção Executiva: Pr. Fernando Brandão – Gerência Executiva de Planejamento e Estratégia: Pr. Jeremias Nunes dos Santos – Jornalista Responsável: Marize Gomes Garcia – DRT 41.487/RJ – Redação: Juliana Nunes Pinhal – Revisão: Adalberto Alves de Sousa – Arte: Oliverartelucas

Julho/Agosto 2010

Editorial

Gratidão aos nossos parceiros

No último dia 26 de junho inaugu-ramos a primeira fase das obras de construção do novo Lar Batista F. F. Soren e não nos esquecemos de to-dos aqueles que direta ou indireta-mente viabilizaram a concretização

de mais este sonho de transformação de vidas. Foram dias de trabalho árduo e incansável e in-

contáveis as vidas que se dedicaram a erguer a grandiosa obra que nossas crianças e adolescentes desfrutam. Deus levantou e usou muitas vidas pre-ciosas para que este sonho se realizasse, e você é uma delas.

Registramos, com júbilo, nossa gratidão ao Se-nhor Jesus Cristo, às amadas igrejas batistas, ir-mãos, parceiros e voluntários que se envolveram e se empenharam nesta fase. Continuemos avançan-do, pois ainda há a segunda etapa.

Contamos com os irmãos também para continuar intercedendo pelas 13 Trans que acontecem neste mês de julho e pelos frutos a serem colhidos. Tam-bém clamamos aos irmãos que intercedam e nos ajudem a mobilizar parceiros para o projeto Missão Batista Cristolândia, em São Paulo, pois a demanda, graças a Deus, tem crescido e precisamos ampliar o projeto. Confira nesta edição o que Deus tem feito naquele local e como foi a inauguração do novo Lar.

Que Deus continue nos abençoando e usando nossas vidas para ministrar compaixão e graça aos caídos à beira do caminho e para honra e glória de seu nome!

Pr. Fernando BrandãoDiretor Executivo

Tiragem: 30 mil exemplares

Mais informações sobre o PAM Brasil:Tel. (21) 2107-1812 ou 2107-1843 E-mail: [email protected]

Junta de Missões Nacionais da CBB – Rua Gonzaga Bastos, 300 Vila Isabel 20541-000 Rio de Janeiro, RJ – Tel. (21) 2107-1818

Mande seu e-mail, carta ou entre em contato conosco pelo telefone (21) 2107-1818. Sua

participação neste ministério é muito importante!

Geração Vinho NovoFiquei muito feliz em receber notícias da missioná-

ria e o que Deus tem feito por seu intermédio. Que-ria saber mais acerca desse projeto “Geração Vinho Novo” e continuar mantendo contato com ela.

Deus abençoe a todos!Denise Sarmento,

Salvador, BA

Grande privilégioOlá, missionários pastor Jorge e Laurete Garcia. É

uma honra e um grande privilégio poder participar des-ta maravilhosa parceria. Eu sempre estou interceden-do, nem só por vocês, mas por todos que estão neste chamado, aqui em São Paulo, no Brasil e no mundo.

José da Costa,Itaquera - São Paulo, SP

Abençoada tarefaSensibilizada com a atenção dos irmãos, parabe-

nizo-os pela disposição de dedicarem as suas vidas nessa abençoada tarefa de conquistar almas para Cristo, cumprindo assim o “Ide”, imperativo do Senhor Jesus. Que o Senhor abençoe os esforços da belíssi-ma turma e que a colheita de almas se multiplique.

Em Cristo Jesus, Hulda Pinto Rabello,

Niterói, RJ

Motivo de alegriaÉ sempre motivo de alegria receber informações

do trabalho realizado pela querida irmã Aidete Brum. Que Deus continue derramando grandes bênçãos so-bre a vida e ministério dessa querida irmã.

Forte abraço, no amor de Cristo,Walter Guedes Filho

Teresópolis, RJ

Palavra do Parceiro

Page 3: Revista do PAM Brasil - edição 6

3

Anunciando o Deus que lhe preservou a vida

Mais que um exemplo de vida, Pâmela Decothé Cardozo é um exemplo de perseverança na Palavra do Senhor. A menina, que aos 5 anos de idade foi acometida por uma encefalite viral, ficou durante 9 dias em coma em um CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e após sua recuperação voltou para casa com graves sequelas. Os médicos em momento al-gum davam esperanças de recuperação à família e sempre alertavam a todos que, devido às sequelas, Pâmela seria levada a óbito. Porém, em meio aos diagnósticos acerca do quadro clínico da menina, sua mãe, Rosa Maria Ayres, não perdia as esperan-ças de ter a vida de sua filha. Toda sua confiança e perseverança eram depositadas em Deus e seu úni-co pedido era que sua filha fosse curada, se assim fosse a vontade do Senhor.

Pâmela voltou para casa sem andar, falar e sem a visão, desenganada pelos médicos, mas sua reabili-tação se deu à base de muitas orações e atualmente quem mais intercede pelos outros em sua casa é a própria menina. Hoje, com 16 anos, é uma adoles-cente enérgica, com muitos amigos e que ama mis-sões. Seu maior prazer é falar a todos do Deus que

Histórias de Parceriaslhe trouxe a vida, que a curou quan-do os médicos não viam mais solução para seu problema.

Evangelista, ela en-trega folhetos e possui um caderno de ora-ção, onde coloca seus propósitos e pedidos para que outras pesso-as sejam abençoadas como ela foi. Seu sonho é ser uma missionária e parceira do Lar Batista F. F. Soren, e ora todos os dias pelas crianças do Lar. Pâmela nos enviou uma cartinha demonstrando todo o seu amor por missões: “Missionário, eu te amo, eu quero ser sua amiga e companheira. Eu quero ser uma missionária. Tenho 16 anos, sou especial e gosto de falar de Jesus para todo mundo e orar pelas pes-soas. Tenho um caderno de oração, oro sem cessar. Estou orando por vocês e pela vida de Taiane e Felipe. Desejo que Deus cure a alma e as feridas que estão no coração dessas crianças.”

Missões também é coisa de criança Com apenas 4 anos de idade, Pedro Henrique Biten-

court de Melo dá uma lição aos seus amigos e familia-res de como ser um “missionariozinho”. Segundo sua mãe, Silvia Bitencourt, aos 3 anos de idade Pe-dro disse que quando crescesse seria pas-tor, pois desde seu nascimento era leva-do à igreja e sempre

acompanhou as classes da EBD, onde aprendia sobre a Bíblia. Juntamente com Pedro, o amor por missões cresce a cada dia em seu coração.

O menino acompanha a avó materna em um traba-lho de evangelismo no Hospital Municipal da região, ajuda nos cultos e fala da Palavra de Deus aos que necessitam. Sua alegria em participar desta obra é tão grande que contagia seu irmão João Henrique de apenas 3 anos.

Sua mãe conta com alegria que, ao ver o vídeo da campanha, Pedro se emocionou e, tanto ele quan-to seu irmão sabem o hino da campanha e cantam sempre que escutam em algum lugar.

Incentivados pela professora da EBD e pela famí-lia, que já é parceira na ação missionária, os me-ninos hoje fazem parte do Clubinho Missionário sustentando um projeto de plantação de igrejas em Acará, PA, dos missionários Rosinaldo e Sandra Ri-beiro.

Pedro e João participam do clubinho missionário

Page 4: Revista do PAM Brasil - edição 6

4

Ação contra o crackO trabalho dos batistas bra-

sileiros em meio à cracolândia paulista foi iniciado há um ano com o envio da primeira turma do projeto Radical Brasil. Assim iniciava-se o contato com aque-les que estão caídos à beira do caminho, sendo consumidos pe-las drogas. Nesta primeira fase, o trabalho tinha seu quartel--general nas dependências da Primeira Igreja Batista em São Paulo, parceira de Missões Na-cionais no projeto.

Desde março deste ano, no entanto, temos um novo local, alugado nas ruas da cracolândia. Trata-se da Missão Batista Cristolândia que, graças a Deus, já está pe-queno para a grande demanda que existe. Diariamen-te são atendidas, em média, 60 pessoas no café da manhã, que também tomam banho, recebem roupas limpas e participam de estudos bíblicos. Sem contar com os três cultos diários: pela manhã, à tarde e à noite.

Novos projetos como alfabetização para adultos, oficinas de música, atendimento psicológico, culiná-ria, aula de balé para crianças, de informática e ou-tras oficinas estão sendo implantados para auxiliar no resgate dos dependentes químicos. Para implan-tá-los é necessário o apoio de voluntários para mi-nistrar as oficinas, um espaço maior para atender as pessoas e recursos para fazer face às despesas de manutenção do projeto. “O investimento é alto, a luta é grande, mas cremos no poder de quem nos chamou para a obra e contamos com a ajuda de todos os ir-mãos, pastores e igrejas, pois uma alma vale mais que o mundo todo”, afirmou pastor Humberto Macha-do, coordenador do projeto.

Outro desdobramento do trabalho na cracolân-dia tem sido: para onde enviar aqueles que recebem Jesus como Salvador e não têm para onde ir? Para atender a este grupo, uma parceria com um alber-gue da cidade foi fechada. Todos os dias, à noite, vão buscar aquelas pessoas que não têm onde ficar e pela manhã vão deixá-las na Missão, onde passarão o dia, aumentando assim o custo com alimentos para este grupo que, hoje, é de cerca de 50 pessoas.

Comunidades terapêuticasAs pessoas retiradas das ruas da cracolândia e que

desejam livrar-se das drogas têm sido conduzidas para as comunidades terapêuticas de Missões Nacionais, que já estão sem vagas. Para o pastor Humberto, a abertura de uma comunidade em São Paulo seria de grande ajuda ao projeto, uma vez que já existe uma lista de espera aguardando uma vaga nas comunida-des terapêuticas.

A carência deste tipo de serviço é geral e não apenas entre os batistas. No estado de São Paulo só há uma clínica pública de reabilitação e está em São Bernar-do do Campo, segundo divulgado na revista Época. Por outro lado, o custo de uma internação particular é muito alto, não deixando outra alternativa a não ser aguardar uma vaga e tentar atendê-los na Cristolân-dia, por meio das oficinas e atendimento psicológico, por exemplo.

Pastor Humberto conclama o povo batista para in-terceder e investir neste projeto. Orar para que Deus levante pessoas para se voluntariarem (temos os ra-dicais que vieram de todo o Brasil doando um ano de suas vidas pra trabalhar no projeto, mas o número é muito pequeno para a quantidade de pessoas que precisamos tratar); orar para que Deus mova o co-ração do dono do prédio ao lado da Missão para alu-gar ou nos ceder o espaço para que nós possamos melhor administrar essas oficinas e investir nesse projeto; orar por novos parceiros que possam ajudar

Desafio de primeira

Fachada do novo quartel general

Page 5: Revista do PAM Brasil - edição 6

5

na manutenção desta obra de resgate de vidas das trevas para a maravilhosa luz de Jesus.

Alto investimento de retorno incalculável

G. foi um dos primeiros frutos colhidos na cracolândia paulista. Passou por tratamento, apoiou o trabalho dos radicais na Missão Ba-tista Cristolândia, e agora está na Comunidade Terapêutica Águas de Meribá, no estado de Goiás, ajudando como monitora. Já se conside-ra quase uma radical e sonha seguir com seus estudos para servir melhor a Deus. Nesta CT, as internas estão desenvolvendo um projeto, denominado por elas de “Mãos que fazem a diferença”, por meio do qual elas preparam kit’s de roupas para as internas que chegam, uma vez que na maioria das vezes chegam sem nenhum pertence. Assim elas recebem as roupas doadas, lavam, passam, consertam, customizam e preparam os kits, que são entregues às que chegam. A iniciativa demonstra que os ensinos sobre o amor de Deus e pelo próximo estão surtindo efeito.

Outra mulher vinda da cracolândia paulista foi en-viada para a CT Élcia Barreto Soares, em Campos, RJ. Ela também deseja ser uma radical e testemunha: “Co-nheci na boca do inferno ou boca do crack (como é conhecida a cracolândia), a Cristolândia, onde tive for-ças para pedir ajuda e fui encaminhada para cá. Lugar onde tenho encontrado amor, apoio, motivação para ser uma pessoa melhor. Encontrei aqui o que não en-contrei em outros lugares: o amor verdadeiro, acolhi-mento e também forças em meus dias de crise. Quero

ser totalmente restaurada, fazer um curso de enferma-gem... meu grande desejo é ser instrumento de Jesus e viver somente para sua honra e sua gloria”.

DesafioÉ tempo de avançar demonstrando compaixão e

graça aos caídos à beira do caminho. Se depender de você, quantas outras vidas terão a oportunidade de transformação e de restauração de seus sonhos?

Você que já investe em Missões Nacionais pode nos ajudar a levantar recursos para manter esta obra de resgate e transformação de vidas. Leve este desafio à sua igreja, amigos e familiares e conquiste mais parcei-ros para a Missão Batista Cristolândia.

Você e Missões Nacionais demonstrando compaixão e graça aos caídos à beira do caminho nas ruas da cra-colândia paulista!

Estudo bíblico na Cristolândia

Page 6: Revista do PAM Brasil - edição 6

6

Conversões em Rio Branco, ACOs missionários Márcio Alessandro e Sheyla Kelly

Brito, recém-chegados ao campo missionário, lou-vam a Deus por seus primeiros frutos colhidos. No último mês de maio, em seu segundo encontro com as crianças na Escola Bíblica Dominical, o missio-nário teve a alegria de ter sete crianças entregando suas vidas para o Senhor Jesus. Alegria que se mul-tiplica pelo fato de uma das decisões ser de sua filha Ana Keren, de apenas 3 anos de idade.

Os missionários têm atuado em Rio Branco, no Acre, desde abril de 2010, realizando atualmente

seus produtos, conseguiu vender o que havia muito tempo não vendia e, segundo ele, naquele momento se lembrou de nós e da oração que fizemos. Lembrou que declaramos que o nosso Deus é poderoso para suprir todas as necessidades.

Esta, entre outras experiências, nos mostra a responsabilidade de apoiar em oração estes ir-mãos que se propuseram mostrar quem é o nosso Deus para os que perecem.

O que vai pelos campos

11 estudos bíblicos com famílias da região e sen-tem-se confiantes na realização da obra missio-nária. “Durante esse tempo, podemos sentir a confiança que depositam em nós, pois algumas famílias, desde o primeiro encontro, nos contam sobre as suas dificuldades, enfermidades e pro-blemas que têm enfrentado,” diz o missionário Márcio. Precisamos orar e evangelizar nossas crianças, pois elas serão os homens e mulheres que Deus vai usar para fazer do Brasil uma nação do Senhor.

Segunda turma de Radicais começa a viver grandes experiências na Missão Batista Cristolândia

Mesmo com pouco tempo de existência, a Mis-são Batista Cristolândia já vive grandes e mar-cantes experiências. Em maio, o projeto recebeu a segunda turma de Radicais, que conta com 13 voluntários, que se colocaram à disposição para fazer a vontade de Deus em São Paulo.

Em meio a muitos que são atendidos, a história de um rapaz chamado Douglas, separado, viciado em álcool, chamou a atenção de uma das recém--chegadas missionárias, que conta a seguinte ex-periência: Douglas chegou à missão, devido ao café da manhã que é dado diariamente, e após participar do culto, tomou seu café, um banho e aceitou participar dos estudos bíblicos. Em meio à con-versa, relatou que só estava daquela maneira porque tinha sofrido uma grande decepção amorosa e não se via mais fora daquela situação. Para seu sustento ele vende acessórios para carro, e contou que ultimamente suas vendas estavam muito fracas. Então oramos por ele, abençoamos sua vida, e dissemos que naquele dia ele iria sa-ber quem é o Deus que servimos. No dia seguinte ele estava diferente e disse que no dia anterior, ao sair da missão, foi para o posto de saúde e ao mexer em sua bolsa, o segurança o chamou e perguntou o que ele vendia. Ao mostrar

Os radicais que anunciam quem é Deus

Page 7: Revista do PAM Brasil - edição 6

7

Missionário divulga a Palavra de Deus por meio do esporte

Fruto de um estudo bíblico marcado com o trei-nador do time de base da cidade de Inhuma, PI, o missionário pastor Givaldo Santos foi convidado por ele para dar uma palavra ao time, que estava às vés-peras de uma final do campeonato regional.

A ideia partiu de um dos jogadores que, a princí-pio, sugeriu que o grupo de meninos de 10 a 17 anos participasse de uma missa na igreja local, fato que pudesse ajudá-los no resultado final. Porém, o trei-nador, que já havia ouvido da Palavra de Deus, deu--lhes uma alternativa, sugerindo que o missionário desse uma palavra aos meninos.

Além da Palavra o missionário exibiu um documen-tário chamado “O Prêmio”, que serviu para motivá-los antes da partida. Esta foi uma oportunidade dada por Deus para que a mensagem de Vida fosse transmiti-da para cerca de 25 jovens que estavam presentes, de uma faixa etária bastante atingida pelas ilusões que o mundo lhes oferece. O time obteve a segunda

colocação no campe-onato e, mesmo com a vice-liderança e in-dependentemente do resultado, a semente da Palavra foi plan-tada no coração dos jovens jogadores.

Impacto evangelístico em Lucas do Rio Verde, MT

No último mês de maio aconteceu o 2º Culto do Trabalhador, promovido pela Congregação Batis-ta no Luiz Carlos Tessele Jr. O evento, realizado ao ar livre, reuniu cerca de 250 pessoas entre jovens, adultos e crianças que assistiram o culto com apre-sentações coreográficas, teatro e muito louvor, mi-nistrado pelo grupo musical da Primeira Igreja Ba-tista no Tessele Junior.

Na ocasião 10 pessoas se reconciliaram com o evan-gelho e a palavra de Deus foi ministrada aos corações dos que puderam ouvir do amor de Cristo. O missio-nário Roosevelt Tarsis Lima lidera o projeto de plan-tação de igrejas no Conjunto Habitacional Luiz Carlos Tessele Junior, no bairro Jardim Industrial que a cada dia tem se consolidado na região através dos estudos bíblicos e grupos familiares que são realizados com os irmãos que já foram alcançados pelo evangelho.

O trabalho iniciado em 04 de julho de 2009, em Porto Alegre, RS pelos missionários Ubirajara e Bárbara Alves completa seu primeiro ano de exis-tência e hoje conta com 17 membros que são fruto do evangelismo e dos estudos bíblicos realizados no bairro de Bom Jesus.

A Missão Batista Bom Jesus, que recentemente recebeu 6 novos membros, batizados em maio deste ano, prepara uma nova turma com mais cinco irmãos desejosos de serem batizados. A previsão do mis-sionário é que os batismos sejam realizados ainda em outubro deste ano e ele louva a Deus pelas ma-ravilhas que tem visto e vivido neste tempo. “Nosso maior presente foi ouvir e ver os testemunhos daque-les que tiveram suas vidas transformadas pelo amor de Deus. Casamentos que estavam acabando, famí-lias que estavam destruídas foram restauradas pelo

Jovens ouvem sobre o amor de Deus

poder misericordioso e reconciliador de Cristo Je-sus”, diz o missionário Ubirajara Alves. Continuemos a interceder por este projeto, que em julho completa seu primeiro ano de existência, e por nossos irmãos que trabalham para conquistar o Sul para Cristo.

Missionário com os

novos membros da Missão

Missão Batista Bom Jesus completa 1 ano de existência

Decisões durante o Culto do Trabalhador

Page 8: Revista do PAM Brasil - edição 6

8

Lar Batista F. F. Soren1ª Fase das obras é inaugurada

A primeira fase das obras de construção do novo Lar Batista F. F. Soren foi inaugurada no último dia 26 de junho, com a presença de cerca de 700 pessoas de várias partes do Brasil.

A ocasião está sendo vista como um marco na his-tória dos batistas brasileiros tanto pela relevância do projeto, quanto pela forma que foi realizada: com a participação de milhares de irmãos e igrejas de todo o país, que doaram recursos financeiros, dons e ta-lentos, unidos por amor às crianças e adolescentes.

Na inauguração, as 15 crianças e adolescentes que vieram transferidos de Itacajá participaram, com coral e coreografia, do culto em gratidão a Deus. Eles haviam chegado ao novo Lar no sábado anterior e se acostumam com a nova moradia, descobrindo a alegria de ter uma casa, espaçosa e bem equipada. Cada casa tem quatro quartos (sendo 1 deles para a missionária cuidadora e 3 para 4 pessoas cada um); dois banheiros com dois sani-tários, dois boxes e dois lavabos cada um; sala de estu-dos; sala de estar; ampla cozinha e área de serviço.

As quatro casas lares, que têm capacidade de receber até 48 crianças e adolescentes, receberam nomes es-colhidos por seus próprios moradores e são elas: Casa Soldados de Cristo destinada a meninos menores; Casa Emanuel, destinada aos meninos maiores; Casa das Princesas, destinada a meninas menores e Casa Sorriso, destinada às adolescentes. Em cada uma destas casas, uma placa registrava a gratidão à igreja que se respon-sabilizou pelos custos financeiros de sua construção.

O adolescente Romário, ao ser perguntado pelo di-retor executivo da JMN, pr. Fernando Brandão, se ha-via gostado da mudança, respondeu afirmativamen-te, justificando que agora terá melhores condições para estudar e pôde ouvir do executivo um pouco da sua história de infância, quando deixou o campo para a cidade com a mesma finalida-de: estudar.

O dia foi de celebração a Deus e grati-dão a todos aqueles que estão envolvidos com esta obra. Gratidão que também veio dos lábios de Débora Cristina, ado-lescente que foi residente por seis anos e meio, tendo deixado o Lar em função da idade. “Foi inesquecível, uma experi-ência que só eu vivi e quero agradecer aos irmãos que têm contribuído com

Marco Históricoesta obra. Vistam esta camisa (apontando para a ca-misa do Lar que vestia), o Lar precisa de vocês”.

Nesta primeira etapa, segundo dados apurados em 31 de maio, foram investidos R$ 982.040,70, sendo: R$ 100.000,00 na aquisição do terreno; R$ 94.709,20 na construção de 1.000 metros lineares de muro com 2,30 de altura; R$ 737.200,86 na construção das edifi-cações (2.000 m² de área construída); e R$ 50.130,64 na aquisição de móveis e utensílios para as casas.

Para os próximos dias está prevista a chegada de 28 novas crianças no Lar, que é considerado pela Secre-tária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Tocantins, Dolores Nunes, como o projeto núme-ro um do estado. Autoridades estaduais e municipais estiveram presentes na inauguração e demonstra-ram todo o apoio ao projeto.

Pastor Fernando, em sua fala, lembrou que quan-do foi aprovada a mudança do Lar de Itacajá para as proximidades da capital do estado, Missões Nacionais não tinha um centavo para viabilizar a mudança, mas com o total apoio dos batistas brasileiros nunca fal-tou dinheiro para que tudo fosse feito. Nossa gratidão a todos aqueles que acreditaram neste projeto e não pouparam esforços para que hoje tenhamos um amplo local com estrutura para auxiliar na construção de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.

Lembramos que ainda falta a segunda fase, para a qual está prevista a construção da quadra poliespor-tiva, parque infantil, praça temática, centro comunitá-rio, vestiários, piscinas, pista de caminhada, auditório, duas casas lares e dois chalés. Continuamos contando com os batistas brasileiros para abençoar mais e mais vidas por intermédio do Lar Batista F. F. Soren.

Missionárias e crianças do Lar na inauguração

Page 9: Revista do PAM Brasil - edição 6

9

Sempre Orando

Julho1. Paraná – Ore pela missionária Alécia Nomura, que faz aniversário neste dia. O Casal Alexandre Katayama e Alécia está à frente do projeto Igreja Japonesa em As-saí, PR, desde abril de 2010. Pv 10 a 12

2. Paraíba – Interceda pelos missionários Pr. Emídio e Angelina Coura, que prosseguem evangelizando os ín-dios potiguaras. Oremos pela firmeza espiritual dos ín-dios convertidos e por sabedoria no preparo de líderes nativos. Pv 13 a 15

3. Pernambuco – Interceda pelos missionários Raimun-do César e Eliene Maria de Luna, que prosseguem tra-balhando na conquista da cidade de Exu, PE, para Cristo. Pv 16 a 18

4. São Paulo – Interceda pela conversão dos esposos das mulheres que foram alcançadas pela missionária Risuete da Silva, que atua em Santa Cruz das Palmeiras. Pv 19 a 21

5. Tocantins – Interceda pelos irmãos de Gurupi, pois a violência e as drogas têm crescido nesta cidade. Ore-mos então pelos missionários Nilton e Vilma Duarte, para que a igreja de nosso Senhor impeça que os que ainda não foram alcançados pela Palavra sejam condu-zidos em maus caminhos. Pv 22 a 24

6. Rio de Janeiro – Interceda pelo missionário João Carlos Franco de Souza e sua família, que prosseguem seu traba-lho de plantação de igrejas em Resende, RJ. Pv 25 a 27

7. E.B.F. – Interceda pelas Escolas Bíblicas de Férias, que em sua maioria são realizadas no mês de julho. Ro-gue a Deus para que nossas crianças sejam alcançadas pelo amor de Cristo por intermédio de irmãos e irmãs que se colocam à disposição para a evangelização dos pequeninos. Pv 28 a 31

8. Piauí – Ore pelo despertamento de novos líderes para a Primeira Igreja de Piripiri, que hoje é liderada pelos missionários Jair e Elizabete Cruz, que estão trabalhan-do para revitalizar esta igreja. O trabalho iniciado com 12 pessoas, hoje conta com 28 membros e 20 congre-gados. Ec 1 a 3

9. São Paulo – Interceda pelas famílias de Vista Alegre do Alto, SP, onde os missionários Gerson e Ivaneide dos Santos realizam estudos bíblicos com as famílias da re-gião e em meio aos estudos percebe-se uma carência da população pela Palavra de Deus. Ec 4 a 6

10. Rio Grande do Norte – Ore pelos missionários Eliel dos Reis e Lídia Sânzia, que estão atuando na cidade de Mossoró, RN, e agora têm o desafio de conquistar o bairro de Santo Antônio, o maior bairro da cidade, para Cristo. Ec 7 a 9

11. Santa Catarina – Interceda pelos missionários Jefferson e Simone Mendes, de Dionísio Cerqueira, que estão alcan-çando as crianças de seu campo com palestras preventivas contra as drogas para cerca de 250 crianças. Ec 10 a 12

12. Paraná – Ore pelo missionário Luís Carlos Maga-lhães, que atualmente trabalha com três presídios no Paraná e coordena uma equipe com cinco voluntários na creche de uma das unidades prisionais. Ct 1 a 3

13. Roraima – Interceda pela missionária Nara Rúbia Ta-ets, que faz aniversário neste dia. A missionária e seu esposo, missionário Elias Taets, atuam entre os índios Ianomâmis em Boa Vista, RR. Ct 4 a 6

14. Goiás – Interceda pelos missionários Samuel e Ga-briela Neves, que em junho completaram seu primeiro ano no Campo Missionário. Os missionários desenvolvem um projeto de plantação de igrejas na cidade de Acreú-na, GO e o templo da Congregação Batista em Acreúna encontra-se em fase final de sua construção. Ct 7 e 8

15. Ceará – Oremos pelas famílias de Barro, CE, que grande parte delas é convertida ao espiritismo. A região está sendo alcançada pelo missionário Francismá Jú-nior e sua esposa, Michelli. Is 1 a 3

16. Etnias – Interceda pelos missionários Khaled e Ha-nan, que desenvolvem o trabalho de evangelizar os Ára-bes que moram do Brasil. Is 4 a 6

17. Sul – Ore pelos missionários que estão na região Sul de nosso país. Com o rigor do inverno nesta região, evan-gelizar nas ruas se torna uma difícil tarefa, tendo em vista o recolhimento das pessoas em seus lares. Is 7 a 9

São 62 motivos para oração diária por alguns missionários e seus projetos dedicados à glorificação do nome do Senhor Jesus em nossa Pátria.

“Orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague” 2 Ts. 3.1

Page 10: Revista do PAM Brasil - edição 6

10

18. São Paulo – Ore pelos novos convertidos da Congre-gação Batista Cidade Jardim, dos missionários Ander-son e Cláudia Silva, em Itajobi, SP e pelos irmãos que se preparam para o batismo. Is 10 a 12

19. Paraíba – Oremos pelos missionários João e Liso-nete dos Santos, que trabalham entre os índios potigua-ras, na aldeia Marcação, PB. Is 13 a 15

20. Minas Gerais – Ore pelos missionários Antônio Pau-lo e Maria Gouveia de Oliveira, de Piranga, MG, que em setembro deste ano receberão o mais novo integrante da família missionária. A missionária Maria Gouveia e o bebê gozam de plena saúde. Is 16 a 18

21. Rio Grande do Sul – Interceda pelos missionários Rogério e Ingrid da Fonseca, que estão à frente do tra-balho na Congregação Batista São Marcos, em São Mar-cos, RS. Is 19 a 21

22. Santa Catarina – Ore pelos missionários Júlio Cesar e Carla Cássia de Souza, que lideram a Igreja Batista em Palhoça. Ore para que a igreja cresça e se mantenha fir-me no Senhor. Is 22 a 24

23. São Paulo – Interceda pelo discipulado dos novos convertidos em Taboão, SP. A cidade tem sido alcançada pelos missionários Josias e Givonete Francisco, desde junho de 2009. Is 25 a 27

24. Roraima – Interceda pelo casal Marcelo e Elaine Oka-sawara, aprovados na 15º turma de missionários da JMN, para atuarem entre os índios macuxís, RR. Is 28 a 30

25. Dentista Cidadão – Ore pelo envio de mais dentistas voluntários, para que haja a transformação integral de mais regiões que precisam ser alcançadas pelo proje-to desenvolvido pelo missionário Dani Alves Paes. Is 31 a 33

26. Piauí – Ore pelo projeto de plantação de igrejas em Piripiri, PA, liderado pelo missionário Matusalém Bra-ga, para que os estudos bíblicos que são marcados pos-sam ser realizados com sucesso. Is 34 a 36

27. Maranhão – Interceda pelo missionário José do Nas-cimento Alves dos Santos, que planta igrejas em Hum-berto de Campos, MA, e pela restauração completa desta cidade, que necessita do cuidado do Senhor. Is 37 a 39

28. Alagoas – Ore pelos missionários Flávio e Patrícia dos Santos, que atuam no projeto Missão Batista com Surdos na cidade de Arapiraca, AL. Is 40 a 42

29. Amapá – Interceda pelos missionários Alexandre e Carla Fernandes, que plantam igrejas desde janeiro de 2008 em Laranjal do Jari, AP. Is 43 a 45

30. Bahia – Ore pelos missionários Eliel e Haydée Gon-çalves, que assumiram em maio de 2010 a direção do Lar Batista David Gomes. Is 46 a 48

31. Tocantins – Interceda pelos missionários Robson e Judite Pereira, diretores do recém-inaugurado Lar Ba-tista F. F. Soren, para que nesta nova fase tenham sa-bedoria dada por Deus para conduzir o Lar em todas as situações. Is 49 a 51

Agosto1. Brasil – Oremos pela juventude do nosso país. O mês de agosto é o mês da juventude e por isso precisamos interceder por esse grupo, que é tão almejado pelo ini-migo. Que nossos jovens sejam bênção na evangeliza-ção de nosso Brasil. Is 52 a 54

2. Novos Missionários – Oremos pela 15º turma de mis-sionários que foram aprovados em maio de 2010. Mis-sões Nacionais está levantando recursos para sua con-tratação e ida ao campo missionário. Is 55 a 57

3. Bahia – Interceda pelos ministérios da Congregação Batista de Ibicoara, dirigida pelos missionários Renato e Juliana Fagundes. Para que os membros estejam a cada dia mais firmados na vontade do Senhor. Is 58 a 60

4. Ceará - Oremos pelos missionários José Carlos e Francisca Maria de Freitas, que atuam na cidade de Cra-to, CE desde janeiro de 2010. Is 61 a 63

5. Minas Gerais – Oremos pelo casal Misrael e Cristi-na da Silva, que irá atuar na cidade de Araxá, MG. Os missionários foram aprovados em maio deste ano e es-tamos levantando sustento para que sigam ao campo missionário. Is 64 a 66

6. Rio de Janeiro – Oremos pelo missionário Wagner José dos Santos Oliveira e por sua família. Interceda para que toda a comunidade da Mangueira seja alcança-da pela palavra de vida, que é levada por intermédio do missionário. Jr 1 a 3

7. Rio Grande do Norte – Interceda pelos missionários Adão e Jaciléia Ribeiro, que plantam igrejas na cidade de Parelhas, RN. Jr 4 a 6

8. Dia dos Pais – Em um dia tão especial agradeça ao nosso Pai pelo cuidado conosco e pela oportunidade de poder servi-lo. Oremos por todos os pais de nosso Brasil, para que o amor, respeito e companheirismo dos pais aos filhos e dos filhos aos pais seja multiplicado. Jr 7 a 9

9. Rio Grande do Sul – Oremos pelo projeto Tribo Kain-gang-Nonoai, dos missionários Ray Miller e Luciana

Page 11: Revista do PAM Brasil - edição 6

11

Conceição, que têm investido na evangelização dos in-dígenas do Sul do Brasil. Recentemente receberam um grupo de 47 voluntários que levaram a Palavra de Sal-vação para cerca de 500 indígenas. Jr 10 a 12

10. Espírito Santo – Interceda pelas missionárias Rosi-lene Rodrigues e Laudecéia Mirandola e pelos 10 volun-tários que as auxiliam na evangelização e discipulado dos adolescentes dos bairros de Lourdes e Fradinhos – Vitória, ES. Jr 13 a 15

11. Tocantins – Ore pelas adolescentes do Lar Batista F. F. Soren, projeto que a missionária Gecilda de Olivei-ra Santos auxilia no cuidado com as meninas e em sua educação. Oremos para que as meninas que ainda não aceitaram a Cristo tenham seus corações quebrantados e pelas que já aceitaram, para que a cada dia se dedi-quem mais ao Senhor. Jr 16 a 18

12. São Paulo – Oremos pela missionária Josilda Santi-no, que atua na cidade de Macaubal, em São Paulo, des-de julho de 2008. Jr 19 a 21

13. Minas Gerais – Oremos pelos missionários Thiago e Lígia Rebello, que desenvolvem o projeto de plantação de igrejas na cidade de Porto Firme, MG. Jr 22 a 24

14. Maranhão – Interceda pelos missionários Celso e Per-la Pinheiro, que estão desenvolvendo o projeto de planta-ção de igrejas em Cahafuma – São Luís, MA. Jr 25 a 27

15. Goiás – Oremos pelos missionários Fernando Le-mos e Adriane Cardoso, que trabalham para a conquista do Residencial Eldorado, em Goiania, GO. Jr 28 a 30

16. Ceará – Interceda pelos missionários Francisco Wa-shington e Maria de Fátima Oliveira, coordenadores re-gionais da JMN em Barbalha, CE. Jr 31 a 33

17. Trans – Intercedamos pelas vidas que puderam ouvir a Palavra do Senhor por intermédio dos voluntários das mobilizações missionárias Jesus Transforma. Que seus corações sejam quebrantados e assim possam aceitar o Senhor Jesus como salvador de suas vidas. Jr 34 a 36

18. Espírito Santo – Oremos pela missionária Fabio-la Tavares, gerente regional de Missões em Vitória, no Espírito Santo. Intercedamos pela manutenção de sua saúde física e espiritual. Jr 37 a 39

19. São Paulo – Intercedamos pelos missionários José Lopes e Maria Elisete, que plantam igrejas multiplicado-ras em Icém e investem na evangelização das crianças da cidade. Jr 40 a 42

20. Minas Gerais – Oremos pelos missionários Paulo César e Rosemere Bueno, que atuam na cidade de Poço Fundo em Minas Gerais. Jr 43 a 45

21. Missionários – Intercedamos pelas famílias missio-nárias que têm lutado juntas no campo e permanecem firmes, desde os adultos às crianças, no propósito de conquistar o Brasil para Cristo. Jr 46 a 48

22. Sergipe – Intercedamos pela missionária Gizalva Alves, que tem visitado as redondezas de Macambira a fim de encontrar um local para a abertura de uma nova frente missionária. Jr 49 e 50

23. Santa Catarina – Oremos pelo terceiro aniversário da Congregação Batista em Gaspar, onde atua o missionário Silas Honorato. Interceda também pelo crescimento em número de membros da congregação. Jr 51 e 52

24. Paraná – Intercedamos pelos estudos bíblicos que estão sendo feitos pelos missionários Robson e Valdira Olah com as famílias de Planalto, PR. Oremos para que tenham um verdadeiro encontro com Deus e possam assumir um real compromisso com o Se-nhor. Lm 1 a 3

25. Minas Gerais – Oremos pela missionária Eliane Ra-mos, que atua em Campina Verde, MG. Intercedamos para que Deus vá a sua frente nas lutas diárias no cam-po missionário. Lm 4 e 5

26. São Paulo – Intercedamos pela cidade de Poloni, SP, que está sendo alcançada pela missionária Welbie Bar-ros. O crescente volume do tráfico de drogas e a indife-rença dos moradores ao evangelho tem sido um grande desafio para a missionária. Ez 1 a 3

27. Ceará – Intercedamos pelos adolescentes de Brejo Santo, CE que fazem estudos bíblicos com a missionária Marinélia Lopes e que já entregaram suas vidas a Jesus. Oremos para que se mantenham firmes neste propósi-to. Ez 4 a 6

28. Pernambuco – Oremos pelos missionários Jailson e Josethe Serpa, que trabalham para a conquista de Recife, PE para Cristo. Que Deus dê sabedoria aos seus servos nos estudos bíblicos que realizam na cidade. Ez 7 a 9

29. Rio Grande do Sul – Interceda pelos novos conver-tidos alcançados pelos missionários Élcio e Deise dos Santos em Tramandaí, RS. Ez 10 a 12

30. Paraíba – Oremos pela Frente Missionária do Alto do Mateus, em que trabalham os missionários Emanuel e Bárbara Ferreira. Ez 13 a 15

31. Campanha 2010 – Intercedamos pela campanha mis-sionária anual da Junta de Missões Nacionais, que neste ano de 2010 almeja trabalhar “Por um Brasil Verdadei-ramente Feliz”. Oremos para que no mês de setembro o Brasil seja avivado pelo amor a missões. Ez 16 a 18

Page 12: Revista do PAM Brasil - edição 6