Revista Epaço Brinquedo #56

116
ESPAçO BRINQUEDO REVISTA | ANO 9 | Nº 56 | 2012 WWW.ESPACOBRINQUEDO.COM.BR www.espacobrinquedo.com.br ano 9 nº 56 ago/set Pr epare seu mix, com cerca de 40 lançamentos

description

O Dia das Crianças é Agora! Prepare seu mix, com cerca de40 lançamentos

Transcript of Revista Epaço Brinquedo #56

Page 1: Revista Epaço Brinquedo #56

es

paç

o b

rin

qu

ed

o r

ev

ista

| an

o 9 | n

º 56 | 2012 ww

w.e

spa

co

br

inq

ue

do

.co

m.b

r

www.espacobrinquedo.com.br ano 9 nº 56 ago/set

prepare seu mix, com cerca de

40 lançamentos

CAPA_EB-56.indd 1 8/2/12 11:01 AM

Page 2: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 2 8/3/12 2:52 PM

Page 3: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 3 8/3/12 2:52 PM

Page 4: Revista Epaço Brinquedo #56

[índice]

8 Panorama

18 Em foco – Caio Camargo

22 Especial – Revista Espaço Brinquedo completa 9 anos

26 Capa – Dia das Crianças

38 Mercado – Novo cenário no varejo especializado

42 Lojista em foco

44 Em destaque – Licensing Brasil Meeting 2012

46 Licenciamento – Escolar 2012

58 Perfil de loja – Vic Brinquedos

62 Novos negócios – Expo Disney 2012

66 Os 10 +

70 Análise de especialista – Internacional

72 Análise de especialista – Marketing

76 Empresa – Yellow

80 Análise de especialista – Vendas

84 Ponto de vista

90 Avant-première

92 Análise de especialista – Ponto de venda

98 Novidade

102 Representante

106 Se eu fosse criança

110 Opinando

114 Está marcado

26

22

46

Indice.indd 4 8/2/12 11:03 AM

Page 5: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:17 AM

Page 6: Revista Epaço Brinquedo #56

Ano 9 – Ed. 56 – ago./set. – 2012

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

[ Revisão ]

Renata Del Nero

[ Redação ]

Camila Guimarães

Kika Martins

[ Arte ]

Wilson Alves

Victor Ichiba

[ Marketing ]

Livia Gimenes

Luiz Paulo Ferreira

[ Departamento comercial ]

Alessandra Aragon Frate

Daiane Miranda

[ Administração, publicidade e redação ]

Rua Arapapi, 45

Moema - São Paulo/SP

CEP: 04516-020

Tel. (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403

E-mail: [email protected]

[ Assinaturas ]

(11) 5092-5588 ou pelo site

www.epeditora.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da Revista Espaço Brinquedo e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte.A Revista Espaço Brinquedo possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

[editorial]

Há nove anos, a Espaço Brinquedo vestiu a camisa do setor e passou a dedicar suas páginas aos profissionais do segmento. No início, num escritório apertadinho, com todas as dificuldades de um novo projeto, mas com uma vontade imensa de crescer. Hoje, após celebrar mais um aniversário, o balanço é positivo. Além das inúmeras ramificações ge-

radas pela revista, como os concursos, premiações e uma nova publicação voltada para o mercado de licenciamento de marcas, nossa maior realização ganha outra dimensão: o respeito conquistado. Não viemos para ser um catálogo de produtos, mas para apresentar tendências e análises de mercado, além de lançamentos e estratégias de gestão.

Não por acaso, apuramos melhor a notícia da compra da PBKids e o impacto de mais uma fusão para o mercado nacional. Se a venda da Ri Happy, no início do ano, assustou o setor, nada mais pertinente do que retomar essa questão.

Com exclusividade, a matéria de capa antecipa 39 lançamentos de Dia das Crianças, das principais fabricantes. Antes de preparar o mix para este 12 de outu-bro, confira os destaques.

Por falar em novidade, preparamos um especial com os artigos escolares licen-ciados que estarão na Escolar Paper Brasil 2012, logo mais. Os personagens da Volta às Aulas também costumam aquecer o mercado de brinquedo. Fique de olho!

Como de costume, fizemos a cobertura da Expo Disney 2012 e pincelamos al-gumas novidades da companhia que movimentarão o varejo brasileiro. Aliás, o Li-censing Brasil Meeting está chegando. Nos dias 11 e 12 de setembro, licenciadores, indústria e varejo se encontrarão, novamente, na feira de licenciamento. O evento reunirá os principais agentes de licenciamento do País e ainda oferecerá palestras especiais sobre o tema. Saiba mais, a seguir!

Cuidar de uma empresa é um trabalho que tem começo, meio e não tem fim. Demanda tempo, networking e investimento. Por isso, decidimos pesquisar e refor-mular alguns aspectos editoriais da revista. Nesta edição, já podem ser notadas pe-quenas mudanças, a fim de gerar ainda mais valor ao veículo e representar melhor o mercado brasileiro de brinquedo. Assim, agradecemos a confiança e parceria ao longo destes anos. Aproveite e boas vendas!

Marici Ferreira [email protected]

Produção de valor

Marici Ferreira Camila Guimarães Kika Martins

Wilson AlvesLivia Gimenes Victor Ichiba

Daiane Miranda

Luiz P. Ferreira

Alessandra Frate

Utilize um leitorde QR Code.

Editoral.indd 4 8/2/12 11:19 AM

Page 7: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:32 AM

Page 8: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 20128

[panorama]

Criada em 1968, pela premiada artista Suzy Spafford, a marca Suzy’s Zoo evoca o espírito de um mundo mais simples, mais seguro. Os três grupos de personagens, Duckport, Little Suzy’s do jardim zoológico, Wags e Whiskers, são desenhos cujas características são marcadas pelas cores limpas, naturais e formas re-alistas, criando um universo familiar de aparência amigável, atraente para as crianças. Suzy’s Zoo é um uni-

verso feliz de mais de 265 personagens que vivem em sua cidade maravilhosamente imaginativa de Duckport. Withzy, Suzy Duken, Jack Quacker e os amigos são destaques desse universo de cores.

Já está em fase de produção uma série animada de Suzy’s Zoo com 52 episódios. No Japão, atualmente existem mais de cem li-cenciados e dois mil itens sendo vendidos. Estados Unidos e Reino Unido também aderiram ao licenciamento da marca.

Para obter mais informações, acesse: http://www.suzyszoo.com/.

Suzy’s Zoo

Tudo o que está relacionado à saúde e à higiene das crianças sempre gera preocupações para as mães e, por isso, cada detalhe no dia a dia é fundamental. As unhas, por exemplo,

frágeis e delicadas, exigem e merecem uma forma de lidar toda especial e, para ajudar as mamães, a marca Ricca lança o Cortador de Unha Infantil que, além de ser prático, apre-

senta um design diferenciado para transformar esse momento em algo superdivertido.Em formato de dois bichinhos carismáticos, o pato e o pinguim, os bicos são removíveis e sua é função de proteger as lâminas, oferecendo maior segurança

durante o manuseio. Além disso, possui lima para eliminar pontas e imper-feições da unha que possam fazer com que a criança cause ferimentos a ela mesma ou a outras pessoas com quem interage.

Ricca lança cortador de unha infantil com temas de bichinhos

A 9ª Brinquedoteca Francal Cidadania foi entregue no início de julho ao Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo. Agora, 163 crianças de 0 a 4 anos de idade serão beneficiadas em período integral.

A iniciativa da Francal Feiras de criar as Brinquedotecas surgiu em 2005. A área de Responsabilidade Socioambiental se mobilizou para receber doações de qualquer tipo de brinquedo ou produto das em-presas expositoras da Abrin. E de lá pra cá, essa iniciativa só cresceu.

www.francal.com.br

Brinquedoteca Francal Cidadania

Panorama_eb56.indd 8 8/2/12 11:47 AM

Page 9: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:48 AM

Page 10: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 201210

[panorama]

 A Papaiz, pioneira no desenvolvimento de cadeados diferenciados, lançou uma novidade que tem tudo para agradar a garotada. A consagrada linha de cadeados Comics estará à venda até setembro em packs especiais para a volta às aulas, que contam com um cadeado estampado e um squeeze de brinde.

Com estampas dos personagens Pucca e Ben10, a coleção deste ano ganhou novas padronagens. Ao todo, são quatro modelos de cada personagem. Além dos novos desenhos, a coleção deste ano conta com

uma novidade que tem tudo para fazer a cabeça das crianças: os cadeados da nova linha Comics brilham no escuro.

As novidades não param aí. A ação tem um site superdivertido na internet, em que é possível ver tudo sobre a campanha, as novas estampas de cadeados, dicas de como e onde usar o produto, além de brincadeiras de colorir interativas.

Os produtos estarão disponíveis nas maiores redes varejistas de todo o estado de São Paulo.

Papaiz lança caixa exclusiva para a volta às aulas

Desde junho, o site da Brinquedos Bandeirante está no ar com uma nova roupagem. Nessa refor-mulação, a empresa, que completa 60 anos, inova e oferece ferramentas que possibilitam ao inter-nauta o acesso direto aos lançamentos e a brin-quedos que já fazem parte de seu portfólio.

Dentre as novidades está o sistema de busca avançada, no qual os consumidores podem inse-rir a idade da criança, clicar nos ícones “meni-no”, “menina” ou “unissex” para obter uma lista de produtos determinados conforme sexo e faixa etária. Além disso, o site possibilita a busca por categorias como: Triciclos, Patinetes, Bicicletas, Carro a Pedal, Veículos Elétricos, Puericultura, Bonecos Colecionáveis e Playground.

Conheça as demais novidades, acesse: www.brinquedosbandeirante.com.br.

Site da Brinquedos Bandeirante com novo layout

Desenvolvida exclusivamente para meninos e meninas de 0 a 3 anos de idade, a linha Smoby Baby, da Gulliver – fabricante e importadora de brinquedos com 50 anos de mercado –, possui cerca de 30 artigos fabricados em polipropileno. As cores vibrantes e o design dos brinquedos são os pontos fortes da coleção, que oferece produtos seguros e resistentes.

As novidades da linha Smoby Baby ficam por conta do kit Garden, para os bebês brinca-rem ao ar livre, e os itens femininos Meu Primeiro Cadeirão, Meu Primeiro Bercinho, Meu Salão de Beleza e Carrinho de Empurrar, para as mocinhas com 3 anos de idade ou mais.

Gulliver apresenta linha para crianças entre 0 e 3 anos de idade

Panorama_eb56.indd 10 8/2/12 11:50 AM

Page 11: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:51 AM

Page 12: Revista Epaço Brinquedo #56

Agosto / Setembro 201212

Uma simpática galinha azul que tem amigos divertidíssimos e muito conhecidos é o tema do espetáculo “A Galinha Pintadinha” em um cenário tirado dos desenhos animados dos DVDs. Os perso-nagens apresentam uma encenação lúdica em linguagem de histórias em quadrinhos com 12 clipes de cantigas populares infantis.

A Dican Brinquedos é apoiadora desse projeto que conta com a di-reção de Ernesto Piccolo, roteiro de Juliano Prado e Marcos Luporini e produção da Ciranda de 3; realizando toda mágica, as mãos da Geo Eventos, Som Livre e Bromélia Filmes.

O musical fica em car-taz no Teatro das Artes - no Shopping Eldorado até o dia 16 de dezembro.

www.geoeventos.com

Dican apoia grande estreia do musical “A Galinha Pintadinha”

em São Paulo

Caloi apresentou novidades aos varejistas na Eletrolar Show 2012

A Caloi, empresa líder na fabricação de bicicletas no Brasil, parti-cipou da 7ª Eletrolar Show em São Paulo. Dentre as grandes novida-des da linha infantil estava a primeira linha de bicicletas desenvolvi-da com a tecnologia Plug and Play, seguindo o conceito do “Monte você mesmo”. São as bikes de aro 12, indicadas para crianças entre 2 e 4 anos de idade, que podem ser montadas em casa pelos próprios pais. Além disso, toda a linha aro 12 virá em caixas ilustrativas que têm um papel importante na hora de presentear a criança, pois criam uma expectativa desde o momento da abertura da embalagem e ser-ve como um atrativo diferencial para os pontos de vendas.

www.caloi.com.br

Panorama_eb56.indd 12 8/2/12 11:52 AM

Page 13: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:52 AM

Page 14: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 2012

[panorama]

Os fãs do homem-morcego estão convidados para formar dupla com o herói em uma parceria que promete momentos cheios de aventura e diversão. Na luta contra os criminosos de Gotham City, o Batman acaba de ganhar novo reforço da Candide com o lançamento da réplica do Batmóvel dos desenhos do homem-morcego.

No ano de estreia do último filme da Trilogia Batman, a marca desenvolveu um possante com design exclusivo e tecno-logia avançada. O Veículo Batmóvel é inspirado no automóvel usado pelo personagem nos desenhos animados e quadrinhos. Ele possui radiocontrole de sete funções e bateria recarregável com carregador bivolt e utiliza bateria 9V no controle.

Candide lança réplica do BatmóvelEstá chegando a 13ª edição da maior

premiação infantil do país, Meus Prêmios Nick. A viagem pela galáxia é o tema cen-tral deste ano, que segue a mesma linha conceitual e visual do Kids’ Choice Awar-ds, a versão americana do prêmio, reali-zada em abril, em Los Angeles.

O evento acontece no dia 4 de ou-tubro, no Credicard Hall, em São Paulo. Toda a comunicação visual seguirá uma linha de ficção científica e usa os grandes filmes do gênero como inspiração. Al-guns dos conceitos que estarão presentes tanto no evento quanto nas campanhas promocionais incluem computadores hiperpotentes que se comunicam com seres humanos, naves espaciais capazes de percorrer a galáxia em segundos, telas de comunicação em altíssima definição, seres alienígenas e o mundo galáctico.

“Meus Prêmios Nick já está na sua 13ª edição e cresce a cada ano. Em 2011, o evento contou com mais de 20 milhões de votos, 60 artistas e celebridades, mais de 600 pessoas trabalhando direta e indi-retamente, 1.500 litros de slime (a mele-ca verde da Nickelodeon) e 120 crianças presentes no tapete laranja”, diz  Tatia-na Rodriguez, vice-presidente sênior de programação e criação estratégica da Ni-ckelodeon América Latina.

Meus Prêmios Nick

Crianças podem ser as criaturas mais fofas e ao mesmo tempo mais cruéis do mundo, mas diferentemente dos adul-tos, falam o que pensam e na hora que bem entendem. “Con-versa de Gente Grande”, produzido pela Eyeworks do Brasil, é o novo programa da Band que vai usar e abusar da sincerida-de infantil para tentar entender a complexa realidade e a vida “maluca” do século XXI. Com exibição aos domingos, às 20h, a atração é feita por pessoas de tamanho pequeno e espírito grande. Um programa para toda a família, que apesar de ter crianças, vai dialogar com o mundo dos adultos.

Marcelo Tas, que continua à frente do semanal CQC, vai comandar mais essa atração. “Conversa de Gen-te Grande é um programa leve, divertido e feito com crianças que falam de assuntos da vida adulta, como violência, drogas e relacionamentos. Cada gravação é surpreendente, pois os pequenos são imprevisíveis e sempre têm algo inesperado a dizer. Pra mim, este é um desafio totalmente novo, que junta minha experiên-cia anterior em programas infantis com meu lado entrevistador.”

Contando com uma grande variedade de quadros rápidos e pequenas “pílulas” (como câmeras escondidas, paródias de programas, comentários sobre acontecimentos atuais e interpretações de vídeos famosos), o “Con-versa de Gente Grande” é feito para toda a família. Das crianças de 8 anos de idade às de 80.

Marcelo Tas estreia debate com crianças na Band

Panorama_eb56.indd 14 8/2/12 11:53 AM

Page 15: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:53 AM

Page 16: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 201216

[panorama]

A Tricae, maior loja virtual especializada em artigos infantis para crianças de 0 a 10 anos de idade, lançada pelo grupo alemão Rocket Internet, acaba de fechar uma parceria com a Nike. A Tricae é a única loja virtual que conquistou o direito de trabalhar todos os produtos da linha infantil, que normalmente são segmentados para lojas espe-cializadas, e vai receber a coleção inteira da Nike para esse setor. “Nossa previsão é que as compras nesta categoria cresçam 20% a partir dessa parce-ria”, prevê Gustavo Furtado, CEO da companhia.

Com um portfólio de mais de 40 mil artigos, o site da empresa contará com roupas e calça-dos da marca para crianças a partir de 1 ano de idade, que custarão de R$ 32 a R$ 399. Cerca de 70 produtos da Nike já estão disponíveis no site da Tricae, e a previsão é aumentar esse número para 300 até outubro.

www.tricae.com.br

Tricae fecha parceria exclusiva com a Nike

O Carrefour vai oferecer a seus consumidores uma opção de lazer e entretenimento para toda a família – a Pista de Patinação Carrefour, uma diver-são garantida aos clientes de todas as idades. Ins-talada na unidade do Shopping Interlagos, a pista é uma das maiores da cidade de São Paulo, com 300 m² e capacidade para 70 pessoas brincarem ao mesmo tempo. A expectativa da rede é receber, apenas no mês de julho, 15 mil pessoas no espaço.

O Carrefour Interlagos foi a loja escolhida para receber a atração por conta de sua localização e grande movimento nesta época do ano, em média 260 mil pessoas por mês.

A pista deve atrair principalmente as famílias que buscam opções de entretenimento para seus filhos, neste período de férias escolares. A Pista de Patinação Carrefour ficará disponível até meados de outubro.

Carrefour inaugura uma das maiores pistas de patinação

no gelo de São Paulo

As smart TVs (ou aparelhos conectados à internet) da Samsung trarão o game Angry Birds embutido como um dos aplicativos, con-forme a empresa havia anunciado durante a CES 2012, em janeiro deste ano. O televisor da fabricante sul-coreana será o primeiro do tipo no mundo a ter o app. Para usar o Angry Birds, não será preciso ter uma set-top box. A linha smart TV SDK, da Samsung suporta controle e interatividade por meio de gestos e voz.

A parceria entre a Rovio, que desenvolve a franquia Angry Birds, e a Samsung deve ser estendida para outros conteúdos, como animações baseadas nos passarinhos raivosos. O lançamento do app Angry Birds para a Samsung deve acontecer nos próximos meses mundial-mente e ficará à disposição do usuário no portal da empresa na smart TV.

Em maio deste ano, os jogos Angry Birds - que incluem o original Angry Birds, Angry Birds Seasons, Angry Birds Rio e Angry Birds Space - chegaram a 1 bilhão de downloads. O game foi lançado para iOS (iPhone e iPad) em dezembro de 2009 e Angry Birds Space foi a última série lançada, em março deste ano. Em apenas 35 dias, essa versão chegou a 50 milhões de downloads.

Fonte: Meio&Mensagem

Angry Birds chega à smart TV da Samsung

Panorama_eb56.indd 16 8/2/12 11:54 AM

Page 17: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:54 AM

Page 18: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 201218

[em foco][em foco]

Responsável pelo blog Falando de Varejo, desde 2008, Caio Camar-go abriu espaço para informações e discussão a todos os profissionais que atuam na área, ou tenham pai-

xão pelo assunto. Para entender em que contexto surgiu esse canal, além de importantes conceitos relacionados ao mercado, entrevistamos o espe-cialista. Confira, a seguir!

Espaço Brinquedo – Qual tipo de conteúdo alimenta o blog?

Caio Camargo - O blog tem foco exclusivo no varejo brasileiro, buscando notícias e tendências do mercado que possam ser relevantes para o dia a dia do varejista e profissional do varejo. Além de notícias, o blog traz dicas, downloads, sugestões de leitura e muito mais.

EB – Qual a audiência da plataforma?CC - Hoje, o blog está presente nos principais

canais digitais de informação. A audiência gira em torno de 45 mil leitores por mês, mas o blog também possui forte presença em algumas mídias sociais, como o LinkedIn, onde possui uma co-

CaioCamargo

munidade de discussão com mais de 4.600 mem-bros, uma página no Facebook (facebook.com/blogfalandodevarejo) com quase 9 mil seguidores e um perfil no Twitter (@falandodevarejo), com mais de 8.500 seguidores.

EB – Quais os princípios básicos do sucesso na gestão comercial do varejo que são atemporais?

CC - Acredito que o segredo do sucesso está em oferecer uma boa qualidade de produtos e serviços, sempre aliada a uma boa qualidade de atendimento. Se hoje em dia tem-se falado muito em criar não mais pontos de venda, mas grandes experiências de compra, atingindo as expectati-vas de seus clientes, não se pode negar que aten-dimento e qualidade são pontos essenciais desse tipo de experiência.

EB – Qual sua visão sobre o atual contexto do varejo nacional?

CC - Sempre que falamos de Brasil, e seu po-tencial de mercado, falamos de um país que vai ter Copa, Olimpíadas, que vem crescendo como potência econômica, mas creio que o principal protagonista do bom momento seja o consumidor

“É fácil encontrar produtos em pontos de venda que já perderam appeal

junto a seu público, principalmente produtos licenciados de filmes e

programas de TV que já saíram de cartaz há um bom tempo.”

Em Foco_ 2.indd 18 8/2/12 11:55 AM

Page 19: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo RevistaAgosto / Setembro 2012 19

[em foco]

brasileiro, cujo poder de compra vem aumentan-do a cada ano e que busca novos produtos e ser-viços, abrindo excelentes oportunidades. Mesmo no mercado de luxo, assistimos à entrada de mais e novos players do mercado, todos enxergando o País como um excelente celeiro para novas opor-tunidades e expansão de seus negócios. Atual-mente, passamos por uma fase estável, porém um pouco mais calma do que gostaríamos. O varejo está relativamente fraco, abaixo da expectativa da indústria e dos varejistas de maneira em geral, mas ainda assim vem apresentando crescimento. Pode ser que este não seja um bom momento para gran-des investimentos ou expansões, mas excelente para repensar estratégias e se fortalecer para novas oportunidades que estão surgindo.

EB – Qual o maior desafio para o varejo na atualidade?

CC - Eu acredito que existem dois grandes problemas que estamos enfrentando no varejo hoje e que vêm impedindo seu crescimento e fortalecimento. Um deles é a completa escas-sez de mão de obra, principalmente qualificada. Enfrentamos uma inédita questão de emprego pleno, o que tem dificultado a vida de quem precisa contratar. Com excesso de vagas dispo-níveis, os profissionais do mercado estão caros e oferecem pouca qualificação para o exercício de suas funções. Ao mesmo tempo, o turnover de funcionários tem aumentando consideravelmen-te nas empresas, com o assédio cada vez maior de empresas e mercados concorrentes. Poucos querem trabalhar no varejo, dedicarem sábados, domingos e feriados, quando há excesso de ofer-tas em mercados mais calmos e tradicionais que ofereçam mais estabilidade ou ainda uma grade de horário apenas em dias úteis.

Um segundo problema está relacionado à escassez de novos pontos comerciais. Com os valores inflacionados do mercado imobiliário

por todo o Brasil, aliado a uma dificuldade cada vez maior de novos espaços, alguns varejistas estão encontrando problemas para expandir suas redes, mesmo possuindo capital disponí-vel. Somado à isso, ainda estamos assistindo a um crescimento desenfreado e desorganizado de shoppings centers, que embora inaugurem constantemente novos empreendimentos, con-tinuam caros aos lojistas e já começam a apre-sentar, principalmente nas grandes capitais, sinais de saturação. Hoje, é possível encontrar uma série de shoppings com movimento de fluxo e, consequentemente, de compras muito abaixo do esperado.

EB – Como é possível vencer a concorrência e se destacar no mercado?

CC - Se os produtos hoje são basicamente commodities, se destaca no mercado aquele que conseguir dentro de seu mix oferecer uma me-lhor experiência a seu consumidor. Esta é a única maneira de se criar valia aos produtos e serviços comercializados. Do contrário, você somente terá preço ou valor.

EB – Quais mudanças são necessárias diante do crescimento do e-commerce no Brasil?

CC - Não haverá problemas com o cresci-mento do e-commerce. É preciso enxergá-lo não como um canal à parte de vendas, mas sim como um meio integrado. Na verdade, hoje todos os ca-nais devem ser vistos dessa maneira: integrados, sinérgicos, convergentes. Posso comprar no site e pegar na loja? Posso comprar na loja e pedir para entregar em qualquer lugar? Posso comprar via Facebook ou outra mídia social como se compra na loja? Acredito que o ideal é buscarmos o sim para todas essas respostas.

EB – As fusões de grandes redes varejistas que vêm ocorrendo no cenário nacional é motivo

Em Foco_ 2.indd 19 8/2/12 11:55 AM

Page 20: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 201220

[em foco]

para preocupação dos demais varejistas? Ou é uma tendência de mercado devido ao atual con-texto mundial, no qual o Brasil aparece como uma economia estável? O mercado como um todo está preparado para tais junções?

CC - O mercado está mudando, apenas isso. As fusões são uma realidade em diversos mercados e diversos países. O problema com a mudança está na inércia. Quem acredita que poderá trabalhar da mesma maneira do que há 20 anos, vai precisar de uma estratégia de mercado realmente bem plane-jada e eficiente, para sobreviver em seu mercado. Existe um medo da indústria em relação à polariza-ção do mercado, com receio de se tornar um refém de algumas marcas ou empresas, mas aí existe a oportunidade de se profissionalizar e atender com melhor qualidade de distribuição e exibição ao mercado pulverizado (pequeno varejo).

EB – Qual a relevância do pequeno varejo na atual conjuntura de mercado?

CC - O pequeno varejo é que toca realmen-te o mercado. É errado olharmos para os grandes centros e entendermos que essa é a realidade que deve ser aplicada como verdade para todo o País. Em alguns casos, mesmo as associações e entida-des de mercado têm dificuldades para mensurar qual o real tamanho de seu varejo. Para a grande maioria dos negócios, é realmente muito difícil penetrar em algumas cidades ou localidades de-vido ao alto custo operacional de algumas redes. Nisso, o pequeno varejo, ou varejo pulverizado, ganha de dez a zero em criatividade e eficiência. Embora ainda atue na informalidade em muitos casos, esse cenário também está mudando e bus-cando se adaptar a seu consumidor, que, com maior poder aquisitivo, tem buscado mais quali-dade de produtos e serviços.

EB – Você enxerga diferenças mercadológicas quando se trata do ponto de venda de brinquedos?

CC - A única questão específica sobre o mer-

cado de brinquedos é que se trata de um mercado focado em um shopper específico, que é a crian-ça. Porém, além dos brinquedos industrializados, há uma demanda crescente sobre brinquedos e atividades educativas. Mesmo os grandes players ainda estão num passo inicial de estruturação, al-guns com pouca eficiência no que diz respeito a controles, logística e, até mesmo, gerenciamento de estoques. Embora praticamente não trabalhem com questões como validade de uso, é fácil en-contrar produtos em pontos de venda que já per-deram appeal junto a seu público, principalmente produtos licenciados de filmes e programas de TV que já saíram de cartaz há um bom tempo.

EB – Quais dicas são fundamentais para os lo-jistas dos mais diversos portes e segmentos?

CC - Acho que a principal dica é buscar, pelo menos, o mínimo em seus pontos de venda: um atendimento cordial, um bom sortimento, qua-lificado a seu público e sua região de interesse, e principalmente um preço justo. Esse é o arroz com feijão e, mesmo assim, encontramos a maio-ria deles, independentemente do porte ou seg-mento, com dificuldade em algum desses pontos. Se além dessas características, o ponto de venda conseguir trazer algum novo agregado a seu con-sumidor, como uma experiência de compra úni-ca, ou um ambiente de loja especial, com certeza já será diferenciado em seu mercado.

Percebo que existe a tendência de se esperar que a indústria invista mais pesado no ponto de venda, principalmente as grandes marcas nos grandes centros. O problema com isso é que o comércio acaba tendo atmosferas similares, uma vez que a mesma indústria usa as mesmas exibi-técnicas e equipamentos de merchandising para todas as lojas. Isso compromete as probabilidades de destaque ante a concorrência.

Serviço:Falando de Varejo – www.falandodevarejo.com.br

Em Foco_ 2.indd 20 8/2/12 11:55 AM

Page 21: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:57 AM

Page 22: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 22 Agosto / Setembro 2012

Revista Espaço Brinquedo completa nove anos!

A equipe da Espaço Palavra, editora responsável pela Revista Espaço Brinquedo, recebeu convi-dados no dia 3 de julho para um café da manhã de comemoração dos nove anos da publica-ção, sob o patrocínio do Cartoon Network. Estiveram presentes no Empório Santa Maria, na capital paulista, fabricantes, lojistas e profissionais do mercado de licenciamento de marcas.

Na ocasião, Marici Ferreira, publisher da editora, apresentou as novidades que conferiu na Expo Licensing Las Vegas. Os presentes tiveram, portanto, a oportunidade de ver em primeira mão alguns destaques apresentados na feira. Maurício Rollo, diretor comercial do Cartoon Network, contou sobre as ações desenvolvidas pelo canal para se aproximar dos telespectadores.

É sempre muito bom reunir amigos e parceiros que nos ajudam a construir a trajetória de sucesso da Revista Espaço Brinquedo!

Sob o patrocínio do Cartoon Network, o café da manhã contou com a presença de inúmeros parceiros

[especial]

Especial cafe2.indd 22 8/2/12 11:59 AM

Page 23: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 11:59 AM

Page 24: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 24 Agosto / Setembro 2012

Circulando

6

9

1110

7 8

1

3 4

5

212

15

17

1 – Carmen Soares (Best Business), Ana Amélia de Cesáro (Play), Sedamar Esak (Faresak), Marcela Faraco (Faresak), Malu Moreira (Best Business), Carolina

Sobral (Nickelodeon) e Rodrigo Pereira (Creative).

2 – Renata Pereto (Long Jump), Julia Medeiros (BDXT), Ana Beraldi (Fantasias SulAmericanas) e Rodrigo Pereira (Creative).

3 – Carolina Serrano (Redibra), Fabiana Fazoli (Cardoso), José Roberto Nicolau (Multibrink) e Bárbara Fernandes (Redibra).

4 – Equipe Espaço Brinquedo: Alessandra, Marici, Camila, Lívia e Daiane.

5 – Mariza A. Mason (Brasilflex) e Graziela Mason (Brasilflex).

6 – Sueli Rodrigues (BBRA), Cica (Cica Representações), Julio (Estrela), Mara Andrade (BBRA), Clovis Buso (Estrela) e Rogério El Ness (Centro Atacadista Barão).

7 – Mimo Style: Camila Rabelo, Raphael Casanova e Marcela Tomanari.

8 – Andréa Durán (Lid Group), Ricardo Fiuza (BLG) e Nelson Gimenez (Cim Toys).

9 – Kiko Smitas (Fantasias SulAmericanas), Raquel Felício (Cartoon Network), Cidinha Figueira (Cartoon Network) e Maurício Rollo (Cartoon Network).

10 – Sedamar Esak (Faresak), Eliane Munhoz (Cartoon Network) e Marcela Faraco (Faresak).

11 – Ana Luiza Gioia (Cartoon Network), Priscila Lima (Cartoon Network), Simone Nóbrega (Turma da Mônica), Monica Sousa (Turma da Mônica) e Raquel

Felício (Cartoon Network).

12 – Gustavo Dedivitis (Yellow), Johnny Nahmias (Toyng), Clayton Souza (BR Licensing) e Marcelo Griebler (Yellow).

13 – Anabelle Westenberg (BR Licensing), Marta Rose (Cartoon Network) e Glenn Migliaccio (BR Licensing).

14 – Aires Fernandes (Estrela), Marici Ferreira (Espaço Brinquedo) e Maurício Rollo (Cartoon Network).

15 – Cartoon Network: Ellen Biagio, Celso Consolo, Eliane Munhoz e Edgar Rosa.

16 – Walter Flosi Junior (Monte Líbano), Rogério El Ness (Centro Atacadista Barão), Thiago Almeida (Oregon) e Luciana Pohling (Oregon).

17 – Felipe Uzum (TMSW), Daiane Cássia (Espaço Brinquedo), Rafael Eckmann (TMSW) e Luiz Paulo Ferreira (Espaço Brinquedo)

18 – Carolina Serrano (Redibra), Geraldo Zinato (Lider), Ana Maria (Lider) e Bárbara Fernandes (Redibra).

[especial]

Especial cafe2.indd 24 8/2/12 12:00 PM

Page 25: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista25Agosto / Setembro 2012

12

15

14

16

13

17 18

1 – Carmen Soares (Best Business), Ana Amélia de Cesáro (Play), Sedamar Esak (Faresak), Marcela Faraco (Faresak), Malu Moreira (Best Business), Carolina

Sobral (Nickelodeon) e Rodrigo Pereira (Creative).

2 – Renata Pereto (Long Jump), Julia Medeiros (BDXT), Ana Beraldi (Fantasias SulAmericanas) e Rodrigo Pereira (Creative).

3 – Carolina Serrano (Redibra), Fabiana Fazoli (Cardoso), José Roberto Nicolau (Multibrink) e Bárbara Fernandes (Redibra).

4 – Equipe Espaço Brinquedo: Alessandra, Marici, Camila, Lívia e Daiane.

5 – Mariza A. Mason (Brasilflex) e Graziela Mason (Brasilflex).

6 – Sueli Rodrigues (BBRA), Cica (Cica Representações), Julio (Estrela), Mara Andrade (BBRA), Clovis Buso (Estrela) e Rogério El Ness (Centro Atacadista Barão).

7 – Mimo Style: Camila Rabelo, Raphael Casanova e Marcela Tomanari.

8 – Andréa Durán (Lid Group), Ricardo Fiuza (BLG) e Nelson Gimenez (Cim Toys).

9 – Kiko Smitas (Fantasias SulAmericanas), Raquel Felício (Cartoon Network), Cidinha Figueira (Cartoon Network) e Maurício Rollo (Cartoon Network).

10 – Sedamar Esak (Faresak), Eliane Munhoz (Cartoon Network) e Marcela Faraco (Faresak).

11 – Ana Luiza Gioia (Cartoon Network), Priscila Lima (Cartoon Network), Simone Nóbrega (Turma da Mônica), Monica Sousa (Turma da Mônica) e Raquel

Felício (Cartoon Network).

12 – Gustavo Dedivitis (Yellow), Johnny Nahmias (Toyng), Clayton Souza (BR Licensing) e Marcelo Griebler (Yellow).

13 – Anabelle Westenberg (BR Licensing), Marta Rose (Cartoon Network) e Glenn Migliaccio (BR Licensing).

14 – Aires Fernandes (Estrela), Marici Ferreira (Espaço Brinquedo) e Maurício Rollo (Cartoon Network).

15 – Cartoon Network: Ellen Biagio, Celso Consolo, Eliane Munhoz e Edgar Rosa.

16 – Walter Flosi Junior (Monte Líbano), Rogério El Ness (Centro Atacadista Barão), Thiago Almeida (Oregon) e Luciana Pohling (Oregon).

17 – Felipe Uzum (TMSW), Daiane Cássia (Espaço Brinquedo), Rafael Eckmann (TMSW) e Luiz Paulo Ferreira (Espaço Brinquedo)

18 – Carolina Serrano (Redibra), Geraldo Zinato (Lider), Ana Maria (Lider) e Bárbara Fernandes (Redibra).

Especial cafe2.indd 25 8/2/12 12:01 PM

Page 26: Revista Epaço Brinquedo #56

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 26 Agosto / Setembro 2012

Barraca 5 X 1 LiLica ripiLica (Bang Toys)A barraca vem com lâmpada LED, túnel, cabana

e bolinhas.

KiT Eco BijouX (3D comEX)  É possível fazer contas de papel com uma fer-

ramenta especialmente projetada para isso. Basta reciclar folhas de papel de jornais ou revistas na fer-ramenta e girar a manivela. Recicle uma garrafa plás-tica para montar um depósito para suas contas.

Lojistas de todo o País começam a fazer seus pedidos para as vendas destinadas ao Dia das Crianças. É necessário estar com as prateleiras repletas de novidades para atrair o consumidor. A indústria e os importadores fizeram sua parte e apresentam muitos lançamentos com foco na data.

Analise as opções e prepare um mix para todas as idades e bolsos!

o Dia das crianças é agora!Já definiu o mix de sua loja?

BaBy mônica Barriguinha (grow)Boneca interativa, que possui cabeça de vinil e

corpo de tecido. A boneca começa a chorar e só para quando a mamadeira é colocada em sua boca. Nesse instante, é liberado um som dela mamando, e, apertando a mamadeira, a barriga da Baby Môni-ca Barriguinha começa a encher. Quando ela estiver satisfeita, é hora de colocar a chupeta, e enquanto a barriguinha vai esvaziando, ela faz um barulhinho de risada. Para crianças a partir de 3 anos de idade.

Mat capa1.indd 26 8/2/12 12:12 PM

Page 27: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista27Agosto / Stembro 2012

carrinho jimmy ThunDErs (chicco)Ideal para crianças a partir dos 2 anos de idade,

promove o desenvolvimento cognitivo e a criativi-dade dos pequenos. Com estilo de carrinho de cor-rida, seu controle remoto é intuitivo e em formato de volante, ou seja, basta a criança virar o “volante” para que o carrinho se locomova para a direção de-sejada, assim aumenta a sensação e a fantasia de ser um motorista. Para completar, os faróis são colori-dos e o carrinho emite som de motor.

supEr comforT compLETo (caLEsiTa)Carrinhos supercoloridos, confortáveis e seguros

para passear ao encaixar o cabo. Enquanto passeia, o bebê pode se divertir com as atividades didáticas no aro protetor. E é um brinquedo 2 em 1! Retirando a proteção e o apoio para os pés, o volante gira e o bebê pode brincar desenvolvendo a coordenação dos movimentos e impulso. O assento ainda levanta para guardar acessórios e brinquedos. O brinquedo é super-resistente, suporta até 30 quilos e é indicado para crianças a partir de um 1 ano de idade.

rEsTa 1 giganTE (BrinquELonas)Tradicional jogo resta 1 em formato gigante. O

tabuleiro mede 90 cm x 90 cm. A embalagem é tu-bolar, resistente, com dois jogos.

BarBiE pop sTar LuXo (suLamEricana fanTasias)

A fantasia acompanha vestido longo com muitos detalhes e coroa. Disponível nos tamanhos: P (2 a 4 anos), M (6 a 8 anos) e G (10 a 12 anos).

Mat capa1.indd 27 8/2/12 12:13 PM

Page 28: Revista Epaço Brinquedo #56

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 28 Agosto / Setembro 2012

minniE conTa hisTória (ELKa)A boneca tem o corpo articulado e uma bol-

sinha. Para completar o charme, a estrelinha no vestido, quando pressionada, acende uma luz e a Minnie começa a contar suas historinhas. Estimula a criatividade e a capacidade de solucionar proble-mas, a medida em que a criança aprende a ativar a luz e o som. Indicada para crianças a partir de 12 meses de idade.

BaTEria rocK BanD (Dican)Bateria infantil que possui quatro modos de to-

car diferentes, pedal, caixa, tom-tom e prato que ao serem tocados imitam perfeitamente o som real de bateria. O brinquedo conta ainda com duas baque-tas e um banco para a criança sentar. A partir de 24 meses.

mini LanTErna spiDEr-man (cim Toys)Contém uma minilanterna com chaveiro, 10

gramas de pastilhas de morango, uma ferramenta e três pilhas. “Nenhuma brincadeira fica no escuro.”

suricaTa (Bichos DE pano)Confeccionada em plush antialérgico, o modelo

suricata aguça a curiosidade das crianças.

Mat capa1.indd 28 8/2/12 12:13 PM

Page 29: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 5:44 PM

Page 30: Revista Epaço Brinquedo #56

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 30 Agosto / Setembro 2012

TableT baby Galinha PinTadinha (lider brinquedos)

Reúne diversão e aprendizado. Com ele, as crian-ças aprendem formas geométricas, vogais, números e cores, além de músicas da Galinha Pintadinha. Indi-cado para crianças a partir de 3 anos de idade.

drika (ki-Tok)A criança pode retirar as roupas, desenvolvendo

a coordenação motora. Por ser muito macia, esti-mula o sentido tátil da criança. O estímulo auditivo desperta interesse na criança pelo brinquedo levan-do-a a explorar o ambiente. Estimula a fala da crian-ça, que adora conversar, expor suas ideias por meio do contato com as bonecas. Isso favorece a socia-lização. A boneca possui olhos móveis que abrem e fecham quando a criança movimenta a boneca, tornando a brincadeira de mamãe e filha mais real.

Cuidando do bebê (ki-leGal)O bebê vem com estetoscópio, seringa, exami-

nador de ouvido e uma carteira de vacinação para a criança preencher e outra na embalagem para a mamãe recortar e acompanhar as vacinas que a criança deve tomar.

boneCa CinThia (iFa)Boneca com mecanismo

de som, vem com cabelos ruivos e um penteado es-pecial, em destaque seus lindos olhos verdes, com um gracioso vestidinho

branco e um charmoso laço vermelho. Confecciona-

da em vinil macio com corpinho em tecido. Mede 50 cm de altura. Faixa etária indicada: maiores de 3

anos de idade.

Mat capa1.indd 30 8/2/12 12:19 PM

Page 31: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista31Agosto / Stembro 2012

bananas de Pijamas b1 e b2 (sid-nyl)Bonecos dos irmãos gêmeos mais divertidos,

bondosos, felizes e que procuram o melhor nas pessoas: o amor. Produto totalmente em vinil de li-cença exclusiva.

Casa do miCkey (Fisher-PriCe)Mickey e sua turma estão presentes em nova

linha da Fisher-Price. Neste sortimento, a casa de Mickey que possui dois andares, um design super--divertido, elevador, cozinha, escorregador e aces-sórios. Acompanha a Minnie e o Mickey. Indicado para crianças a partir de 3 anos de idade.

boneCa merida (lonG jumP)É a principal personagem do filme Valente da

Disney. Seguindo o papel no filme, a boneca Meri-da estará disponível nas versões “Princesa” e “Guer-reira”. Os dois modelos acompanham acessórios.

PisCina de bolinhas PenéloPe Charminho (aPolo brinquedos)

Com 80 cm de diâmetro e 40 cm de altura, a piscina de bolinhas é ideal para crianças de três anos de idade. Incentiva a atividade física, é fácil de montar e desmontar, além de muito resistente.

Mat capa1.indd 31 8/2/12 12:19 PM

Page 32: Revista Epaço Brinquedo #56

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 32

PesCoçudos – mordedores (ToysTer)Três animaizinhos macios para morder e brincar.

Tem formato fácil de segurar e perfume suave.

amazinG sPider-man laPToP (oreGon)Apresenta 30 atividades que englobam voca-

bulário, música, matemática, lógica, memória e jogos com a voz oficial do Spider-Man no Brasil. Traz ajuste de volume e contraste, tela de cristal lí-quido de alta resolução e som digital. É indicado para crianças em alfabetização, a partir de 5 anos de idade.

FoGão CheF (niG brinquedos)São dois modernos queimadores, forno com

tampa que abre e grelha interna para as deliciosas receitas. O modelo traz barulhinho de “crec crec” nos botões e acompanha duas panelinhas. Indicado para crianças a partir de 3 anos de idade.

barbie PrinCesa & PoP sTar – PoP sTar keira e PrinCesa Tori (maTTel)

As meninas poderão recriar momen-tos clássicos de “Barbie a Princesa e a Pop Star” com as bonecas inspiradas na nova animação.  Cada boneca se trans-forma de pop star a princesa num instante, basta mudar seus cabelos e trocar o vestido. Ao apertar o colar, a boneca canta até duas músicas do filme. Indicada para crianças a par-tir de 3 anos de idade.

bubble sTiCk da Galinha PinTadinha – bolhão (brasilFlex)

Faz bolhas de sabão gigantes e vem no tema da galinha pintadi-nha, sucesso com a criançada. Está

também disponivel com outros per-sonagens: Ben10, Moranguinho, Bat-man, Avengers e Hello Kitty.

Mat capa1.indd 32 8/2/12 12:19 PM

Page 33: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 12:20 PM

Page 34: Revista Epaço Brinquedo #56

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 34 Agosto / Setembro 2012

Boneca Dengosa (Divertoys)Boneca interativa que fala quando seus cinco

sensores (testa, boca, coração, mão direita e pé di-reito) são pressionados.

Bratz crystalicious (yellow)A brincadeira é customizar a pele, os vestidos

e os cabelos longos da boneca ou da menina. São três opções de bonecas vestidas com modelitos tro-picais cheios de brilho e estilo em tons pastéis; e ca-belos longos para ousar nos penteados. O kit inclui uma boneca, aplique-presilha com cristais para os cabelos, pente em formato de estrela, adesivos de flores brilhantes e adesivos de cristais.

confeitaria Da Minnie (zippy toys)Supercompleta com 40 itens. Entre eles, uma

grande variedade de comidinhas, como cupcakes, sorvetes e tortinhas. Além de pratinhos, xícaras, guardanapos, entre outros. A coleção traz ainda o Cupcake e o Sorvete da Minnie, deixando a brinca-deira de casinha ainda mais completa.refrigeraDor luxo casinha flor

(xalingo)Possui acessório eletrônico, dispenser de água,

acessórios que imitam gelo, adesivos e muito mais. Permite à criança imitar, imaginar, simboli-zar e reproduzir situações do cotidiano familiar e do mundo real.

Mat capa1.indd 34 8/2/12 12:22 PM

Page 35: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista35Agosto / Stembro 2012

nanoDots (BM3)Um conjunto de 216 esferas magnéticas fei-

tas de um composto de neodímio, considerado o metal magnético mais potente do mundo, permite criar formas geométricas variadas e fazer diferentes combinações de estruturas. Os ímãs possibilitam diferentes agrupamentos, e assim vão formando- -se curiosas figuras. De fato, é preciso senti-lo para entender as infinitas possibilidades que este gadget proporciona como um fabuloso passatempo.

DvD pocoyo - segunDa teMporaDa (st2)Com o título Amizade, o DVD é recheado de

emocionantes episódios com o curioso e espontâneo personagem e seus amigos. Dirigido às crianças de 1 a 6 anos de idade, Pocoyo representa um mundo de fantasia que estimula a imaginação, aborda as relações e emoções humanas e apresenta conceitos didáticos como números, espaço, forma e cor de ma-neira simples e lúdica. Inclui um tubo de bolinha de sabão.

pesque e praia (riBer Brink)Fabricado em polipropileno, acompanha con-

junto de balde de praia completo (com pás, rastelo, peneira, três formas), conjunto de pescaria com pei-xinhos, varinha com anzol em plástico polipropile-no, um tanque para água e uma bola de vinil. Além disso, traz um carrinho com mochila para levar to-dos os brinquedos.

Minnie Bag shopping (MultiBrink)Acompanha uma boneca Minnie de 26 centíme-

tros com rosto de vinil, corpo em tecido e enchi-mento de fibra atóxica e uma bag.

Mat capa1.indd 35 8/2/12 12:22 PM

Page 36: Revista Epaço Brinquedo #56

[capa]

Espaço Brinquedo Revista 36 Agosto / Setembro 2012

Mini queBra-caBeça 60 peças BatMan (algazarra BrinqueDos)

Miniquebra-cabeça colecionável. São quatro dife-rentes quebra-cabeças com as imagens do filme The Dark Knight Rises  para a criançada se divertir com o encaixe das peças. Em cada display contém 24 caixi-nhas com um quebra-cabeça de 60 peças cada. Indi-cado para crianças a partir de 4 anos de idade.

thunDertank (sunny BrinqueDos)Thundertank com Thunder Lynx (ativação mag-

nética). Ao encostar a figura de ação no acento do Thundertank, por exemplo,  ele automaticamente reconhece e acende luz e emite sons. Apesar disso, o brinquedo não exclui o uso de pilhas e baterias.

Bonecos thunDercats (BrinqueDos BanDeirante)

Fabricados em vinil, com aproximadamen-te 43 cm de altura e articulados. Indicados para crianças a partir de 3 anos de idade.

Jetix (BrinqueDos estrela)Helicóptero de 24 centímetros que pode ser

controlado pelo iPhone. É só baixar um aplicativo na Apple Store, conectar o plug e o celular se trans-forma em um controle remoto. Com luzes e duas hélices, o Jetix tem três canais e é recomendado para crianças a partir de 10 anos de idade.

Mat capa1.indd 36 8/2/12 12:22 PM

Page 37: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista37Agosto / Stembro 2012

BeBepoD flex 2 eM 1 (aDkits Brasil)O encosto alto e o assento anatômico permitem

que o bebê sente a partir dos 3 meses de idade. Pode ser usado apenas como cadeirinha ou , depois de ser colocada a bandeja, pode ser usado como uma cadeira de refeição.

toalhas De Bichinhos (cas BrinqueDos)São sete modelos de toalhas de bichinhos que

também podem ser utilizadas como saída de praia. Os modelos joaninha, tubarão, leão, pinguim, bor-boleta, cachorro e passarinho são confeccionados em tamanho único que vestem crianças de 1 a 3 anos de idade.

pin pin BaBies (BrinqueDos anJo)Boneca Bebê com chuquinha e com um meca-

nismo interno que ao ser pressionado fala 30 frases diferentes. Tem um delicioso cheirinho. Acompanha um lindo piniquinho, que estimula a criança na fase da retirada das fraldas.

queBra-caBeça MultitaBuaDa funDação xuxa Meneghel (carlu BrinqueDos)

Excelente ferramenta que auxilia o ensino e a aprendizagem dos resultados da multiplicação de forma divertida. As crianças podem exercitar o cál-culo matemático e trabalhar a coordenação viso-motora. Cada resultado possui um formato especial, tendo assim uma única possibilidade de encaixe, o que possibilita tirar a prova real de cada operação matemática. Outra opção do brinquedo é trabalhar o verso do tabuleiro, com o Quebra-cabeça Encon-tre as Formas, cujo objetivo é montá-lo encaixando as 81 figuras corretamente. Possui uma base em bai-xo relevo, uma base vazada e 81 peças (resultados).

Mat capa1.indd 37 8/2/12 12:22 PM

Page 38: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 38 Agosto / Setembro 2012

A compra de 85% da varejista brasi-leira Ri Happy, no mês de março, apenas iniciou uma significativa mudança no mercado nacional. Agora, a rede do solzinho anuncia

a aquisição de outra grande varejista do segmen-to: a PBKids.

A intenção, segundo comunicado à impren-sa, é somar forças e experiências das duas redes e buscar aprimorar o acesso à inovação e tornar mais ágeis os canais de distribuição das empresas. Os colaboradores serão mantidos, preservando a tradição e o conceito de que desfrutam as duas redes no mercado consumidor.

Ambas ficarão sob a gestão de Hector Nuñez, atual diretor executivo da Ri Happy desde março e ex-presidente do Walmart Brasil. Ele também passou por cargos de liderança na Coca-Cola, Del Valle e Hertz. ‘’Vamos somar esforços, valendo-se da ex-pertise das duas redes, visando oferecer uma am-pla gama de produtos de qualidade e excelência no atendimento aos clientes, proporcionando, assim, uma experiência em compra de brinquedos e artigos infantis inigualável’’ afirma Nuñez.

Dentre as participações que detém no Brasil, o Car-lyle controla a operadora de turismo CVC, a corretora e administradora de planos de saúde Qualicorp e a fa-bricante e varejista de moda íntima Scalina.

Ri Happy

• 114 lojas• Presente em 18 estados• Fatura cerca de 800 milhões de reais ao ano• Cerca de 2,3 mil funcionários

PBKids

• 61 lojas• Presente em 18 estados• Faturou em 2011 R$ 290 milhões • Mais de 1,2 mil funcionários

Pantone 021 C

Pantone 299 C

Novo cenário no varejo especializadoA rede do solzinho anuncia a aquisição de outra grande varejista brasileira do segmento: a PBKids

[mercado]

Mercado.indd 38 8/2/12 12:28 PM

Page 39: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista39Agosto / Setembro 2012

“Cremos que a presença da Carlyle no mercado em geral é excelente, pois traz maior profissionalismo ao mercado, com uma nova cultura de investimentos, e retorno em longo prazo, com práticas de qualida-de, controle e segurança do brinquedo. Aguça a concorrência que vai precisar unir forças e buscar novas estratégias. Para a indústria institucionaliza a concentração de compras.’’ – Paulo de Tarso Hornos, diretor comercial da Bang Toy

“O mercado varejista de brinquedos no Brasil pode ser considerado imaturo, muito pulverizado. Isso acontece quando os principais players ainda têm uma participação de mercado pequena. Mer-cados assim amadurecem por meio da consolida-ção, com o processo de compra ou fusão entre os principais. É o que está ocorrendo. Embora possa ser ruim para os pequenos varejistas, é um processo natural de mercado, já observado em outros seto-res.’’– Arnaldo Rabelo é consultor em marketing infantil

“Em nosso caso, entendemos que as aquisições feitas pela Carlyle não trarão grandes novidades nem afetarão nosso negócio. Isso porque, desde o início de nossas atividades (onde já existia tanto a Ri Happy quanto a PBKids como grandes fornecedo-res varejistas de brinquedos), diversificamos nossos produtos, para não estarmos atrelados unicamente à venda de brinquedos. Isso nos permite apresentar preços competitivos com as grandes redes e, com isso, nossos clientes não precisam se deslocar para grandes lojas de brinquedos, já que encontram os produtos que procuram em nossa loja, com preços equivalentes aos que encontrariam nos grandes va-rejistas. Não temos dúvidas que a concentração das maiores redes varejistas do País pelo fundo ameri-cano Carlyle Group será benéfica para os clientes. Mas, por outro lado, poderá ser ruim para os forne-cedores nacionais, seja pela ameaça de aumento na importação de brinquedos, seja na concentração na aquisição de produtos em um mercado extremamen-te pulverizado. Além disso, essa concentração pode ser ruim para as demais empresas varejistas de brin-quedos, seja pela dificuldade na importação direta, seja pela não possibilidade de adquirir brinquedos de fornecedores nacionais nas mesmas condições da Carlyle.’’- Helena Toledo, empresária e proprietária da loja de brinquedos e artigos infantis Baby Stuff

‘’No varejo, até o momento, não sentimos mudanças. Só espero que esse grupo conti-nue com a mesma seriedade e respeito que o Ricardo Sayon sempre teve no mercado de brinquedo.’’ – Rogério Camilote, proprietá-rio da Brinquedolândia

O que PeNSA O meRCAdO SOBRe eSSe NOvO CONTexTO?

Mercado.indd 39 8/2/12 12:28 PM

Page 40: Revista Epaço Brinquedo #56

“A Ri Happy e a PBKids lideram em quantida-de e qualidade a expansão da distribuição espe-cializada de brinquedos no Brasil. Agora juntas e conduzidas por gente experiente no varejo na-cional e internacional, a expectativa é das melho-res. Todos podem ganhar.’’- J. eduardo P. Pañella, diretor da Toyster

“É muito cedo para se ter uma opinião for-mada sobre o impacto dessa ação no merca-do. De qualquer forma, a junção da Ri Happy e da PBKids já colocou o setor em destaque. Nossa expectativa é aumentar as parcerias comerciais com o novo grupo.’’- vagner Le-fort, diretor de Long Jump

‘’Acreditamos que será ótimo para o mercado de brinquedo, pois a Carlyle é uma empresa com grande potencial de investimento, com experiência no mercado brasileiro, e que conta com excelen-tes profissionais. Além disso, as marcas Ri Happy e PBKids são referência no mercado, e essa tradição só traz vantagens para o negócio. As oportunidades de crescimento são inúmeras e acreditamos que os parceiros sérios, que vendem produtos de qualida-de e inovação, serão beneficiados cada vez mais.” – Tatiane Ramos, diretora-geral da Oregon Scientific Brasil

“Na visão da Estrela, este investimento feito pelo grupo Carlyle no varejo de brinquedos é muito bem--vindo. Acreditamos que a medida vai ajudar a desenvolver o setor do País.’’- Carlos Tilkian, presidente da Brinquedos estrela

[mercado]

“Entendo como uma concentração de poder que, e ao mesmo tempo, gera maior oportunidade para quem é parceiro de ambas as empresas. É evidente que em um processo de fusão há uma migração natural de ambos os lados, de know-how quanto a expertise de mercado e gestão e, principalmente, de pessoas. O detalhe é que normalmente é um processo árduo que exige muito foco para que não se perca o DNA, mas o DNA de quem: Da Ri Happy? Da PBKids? Ou da Carlyle? Isso só o tempo vai dizer.’’ – Jorge Ap. Silva, gerente de vendas da Big Star

‘’A concentração no varejo prejudica todo o tipo de fornecedor e consumidor, vai aumentar as dificuldades do mercado nacional do brinque-do.’’ – Fernando Bonkevitch, diretor comercial da dismat Brinquedos

Mercado.indd 40 8/2/12 12:28 PM

Page 41: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 12:29 PM

Page 42: Revista Epaço Brinquedo #56

É hora de os pequenos varejistas turbinarem seus negócios

Não é novidade que os brasileiros, especialmente com a ascensão do poder aquisitivo da classe C, vêm tomando gosto por adquirir produ-tos e serviços que até então eram

tidos como “luxos”. O varejo tradicional pôde sentir o impacto positivo dessa mudança nas vendas de TVs LCD, notebooks, tablets e smartphones e, o varejo eletrônico, uma modalidade já consolidada por aqui, teve a oportunidade de ver a quantidade de novos consumidores on-line aumentando progressivamen-te, através do acesso mais fácil à internet.

No primeiro semestre do ano passado quatro mi-lhões de brasileiros faziam pela primeira vez uma compra pela internet. No primeiro trimestre de 2012, foi constatado que os brasileiros que tiveram acesso à internet (por escolas, lan houses ou outros locais) chegou ao número de 82,4 milhões. Com tantos no-vos consumidores em potencial na internet, fica cada vez mais claro que os pequenos, médios e grandes varejistas precisam estar no ambiente on-line.

Vou focar, em especial, nos pequenos varejistas que ainda não levaram seu negócio para a inter-net. Além de não terem um capital alto para in-vestimento, sobrevivem apenas da venda off-line por conta das dúvidas que permeiam sua entrada na internet. “O que eu preciso para abrir uma loja virtual? Como faço o estoque da mercadoria e a entrega? Como fica minha loja física? Como vou atrair clientes?” Estas são perguntas que o pequeno varejo faz a si mesmo todos os dias.

Mas, e se existisse um lugar onde ele encontras-se todas as respostas que procura, e que, além disso, coubesse no orçamento mensal e oferecesse  uma porção de vantagens? Empresas assim, destinadas a apoiar a operação dos pequenos varejistas, já são uma realidade. A Rakuten é uma delas, e sabe exata-

mente o que oferecer ao pequeno varejista para que ele tenha uma operação de sucesso. Só no Japão, país de origem da empresa, 74 milhões de clientes cadastrados compram nas 37 mil lojas que o market place oferece.

O pequeno varejista precisa de tráfego para sua loja, fator crucial para que ele consiga vender. Sendo peque-no e pouco conhecido, ele precisa que o market place forneça respaldo de marketing e publicidade. Ele preci-sa também que essa empresa acompanhe seus resulta-dos e esteja apta a lhe mostrar as melhores práticas, as tendências e também as soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio.

Quando em um ambiente de market place, a página de compras precisa ter a identidade visual do varejista. O consumidor precisa saber de quem está comprando, e preservar as características é muito importante em termos de reconhecimento de marca.

Agora, uma das questões mais importantes diz respeito à segurança nas transações. É muito confor-tante para o pequeno poder contar com uma empre-sa que cuida de tudo isso para ele, desde a transação com as operadoras de cartão à análise de preven-ção a fraude. Quanto menos questões operacionais o pequeno varejista possuir, melhor poderá pensar nas estratégias e vendas de sua loja.

Com um panorama de mercado tão promissor e tantas facilidades para a entrada no mundo virtual, está mais na que hora de os pequenos varejistas in-gressarem no setor, enriquecendo a competição com produtos convencionais ou focados em nichos. Os pequenos, na web, deixam de estar apenas em um ponto físico, com uma quantidade limitada de clien-tes, para ganhar todo o território nacional.

AlessAndro Gil é CMo da rakuten Brasil.

por Alessandro Gil

[lojista em foco]

Espaço Brinquedo Revista 42 Agosto/ Setembro 2012

Lojista em Foco_eb56.indd 42 8/2/12 12:31 PM

Page 43: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 12:32 PM

Page 44: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 2012

Nos dias 11 e 12 de setembro, será realizada a quinta edição da maior feira de licenciamento de marcas da América Latina: o Licensing Brasil Meeting 2012. O even-

to, que será realizado no Grand Haytt, São Paulo, apresenta um formato diferenciado; pela manhã pa-lestras com conteúdos que envolvem temas como: branding, design, varejo, pesquisa e tendências de consumo, e à tarde a feira de negócios com mais de 30 expositores, entre eles os mais expressivos donos e agentes de marcas.

O encontro é ideal para executivos das mais diversas plataformas interessados em licenciar sua linha de produtos e ter acesso às tendências de mercado.

Em 2011, o evento reuniu mais de 1.200 pro-fissionais e a edição gerou negócios da ordem de 600 milhões de reais. Para 2012 as expectativas são ainda melhores, devido ao crescimento ex-pressivo dessa ferramenta do marketing.

Para o mercado de brinquedo, o licenciamento já se consolidou como uma maneira de agregar valor e diferenciar a linha das demais oferecidas pelo mercado. O resultado está aí: 80% dos lan-çamentos anuais do setor brasileiro de brinquedo contam com licenciamento de marcas.

[em destaque]

Feira de Licenciamento de Marcas

44

Em destaque_eb56.indd 44 8/2/12 12:49 PM

Page 45: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo RevistaAgosto / Setembro 2012 45

Serviço: LBMeeting 2012 - Dias 11 e 12 de setembro - Grand Haytt, São PauloConteúdo: Das 8h às 13h Investimento: um dia, R$ 690*/dois dias, R$ 1.200* (*almoço incluso)Feira: Das 13h às 18h - Entrada gratuitaCadastre-se: www.lbmeeting.com.br

Informações de mercado aliadas à oportunidade de ter as mais importantes marcas reunidas, num único lugar,

só no Licensing Brasil Meeting.

Em destaque_eb56.indd 45 8/2/12 12:49 PM

Page 46: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 46 Agosto / Setembro 2012

Linha de escrita da Lilica Ripilica – Bensia

Agente: Angelotti

Cadernos Dragon Ball Z – Tilibra

Agente: Angelotti

Cadernos e agendas Jordana – São Domingos

Agente: Angelotti

Mochila Barbie Princesa e Popstar – SestiniAgente: Mattel

Caderno Universitário Barbie – Foroni

Agente: Mattel

[licenciamento]

Escolar 2012

Office PaperBrasil Escolar é a maior feira do continente americano em produtos, suprimentos e acessórios para escritórios, papelarias e escolas. Focada em negócios e dirigida a profissionais do setor, a feira é a grande vitrine de lançamentos de produtos e de tendências. A 26ª edição do evento acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, no Anhembi, em São Paulo.

Além da óbvia relevância para o setor papeleiro, a Escolar atrai olhares de outros segmentos, pois a feira é uma excelente oportunidade para analisar quais marcas estão em evidência e que podem ser ótimas apostas em outros setores produtivos.

Confira, a seguir, quais licenças marcam presença nos estandes!

Excelente vitrine de marcas

Licenciamento.indd 46 8/3/12 1:40 PM

Page 47: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:25 PM

Page 48: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 48 Agosto / Setembro 2012

Mochila Polly – SestiniAgente: Mattel

Mochila Monster High – SestiniAgente: Mattel

Itens escolares Hot Wheels – Summit

Agente: Mattel

Mochila Team Hot Wheels – SestiniAgente: Mattel

Agendas Bad Cat –São Domingos

Agente: BR Licensing

Linha de escrita Bang on the Door –

MaxlogAgente: BR Licensing

Agendas Charuca – São Domingos

Agente: BR Licensing

[licenciamento]

Licenciamento.indd 48 8/3/12 1:40 PM

Page 49: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:29 PM

Page 50: Revista Epaço Brinquedo #56

Mochilas, lancheiras e estojos Miffy – Vast Sky (Holly)

Agente: BR Licensing

Cadernos Os Smurfs – Foroni

Agente: BR Licensing

Mochilas, lancheiras e estojos PlayStation Brand – Meltex

Agente: BR Licensing

Agendas Precious Moments – São Domingos

Agente: BR Licensing

Mochila feminina Freesurf – Clio Style

Agente: Faresak

Mochilete masculina infantil Monsuno – Dermiwil

Agente: Faresak

Caderno universitário Gorjuss – Jandaia

Agente: Faresak

Mochila masculina Route 66 – Luxcel

Agente: Faresak

Caderno universitário Pínk Cookie – Tilibra

Agente: Faresak

[licenciamento]

Licenciamento.indd 50 8/3/12 1:40 PM

Page 51: Revista Epaço Brinquedo #56

Agosto / Stembro 2012

Mochilas Sítio do Picapau Amarelo – Sestini

Agente: Globo Marcas

Mochila e lancheira Transformers Prime – Pacific

Agente: Hasbro

Mochilas Stock Car – DermiwilAgente: Globo Marcas

Coleção de mochilas My Little Pony – Pacific

Agente: Hasbro

Mochilas, lancheiras e estojos Turma da Mônica – Pacific

Agente: Mauricio de Sousa Produções

Cadernos e agendas Turma da Mônica Jovem –

São DomingosAgente: Mauricio de Sousa

Produções

Bolsa Brilhante Victória – Kikers

Agente: NickelodeonMochila e lancheira iCarly

– ChoiceAgente: Nickelodeon

Licenciamento.indd 51 8/3/12 1:41 PM

Page 52: Revista Epaço Brinquedo #56

Mochila Winx Club – Xeryus

Agente: Nickelodeon

Mochila Dora, A Aventureira – Xeryus

Agente: Nickelodeon

Mala 3D Bob Esponja – Diplomata

Agente: Nickelodeon

Mala 3D Backyardigans – Diplomata

Agente: Nickelodeon

Mochila Umizoomi – HollyAgente: Nickelodeon

Mochila Ben 10 Omniverse – Dermiwil

Agente: Redibra

Mochila Boa Forma – Dermiwil

Agente: Redibra

Mochilete Capricho – Dermiwil

Agente: Redibra

Mochila MariMoon – Derrmiwil

Agente: Redibra

[licenciamento]

Licenciamento.indd 52 8/3/12 1:41 PM

Page 53: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:32 PM

Page 54: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 54 Agosto / Setembro 2012

Mochila Mundo Estranho – Dermiwil

Agente: Redibra

Mochila Toonix – DermiwilAgente: Redibra

Mochilete Redakai – Sestini

Agente: Redibra

Mochilete EVA Galinha Pintadinha – Xeryus

Agente: Redibra

Mochilas Super Friends Girls – AiG

Agente: Warner

Mochilas Super Friends Superman – AiG

Agente: Warner

[licenciamento]

Licenciamento.indd 54 8/3/12 1:43 PM

Page 55: Revista Epaço Brinquedo #56

55

Mochilas Tom and Jerry – AiG

Agente: Warner

Caneta Thundercats –

BensiaAgente: Warner

Mochilas 3D Batman – Diplomata

Agente: Warner

Mochila Penélope Charminho – Diplomata

Agente: Warner

Caderno universitário Liga da Justiça – Foroni

Agente: Warner

Caderno universitário Penélope Charmosa –

ForoniAgente: Warner

Caderno universitário Pucca – ForoniAgente: Warner

Caderno UFC – Foroni Agente: Exim

Mochila Doki – DermiwilAgente: Exim

Licenciamento.indd 55 8/3/12 1:43 PM

Page 56: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 56 Agosto / Setembro 2012

Mochila Power Rangers – Xeryus

Agente: Exim

Mochila Moranguinho – Xeryus

Agente: Exim

Mochila Dino Trem – Clio Style

Agente: Exim

Caderno Velozes e Furiosos – Foroni

Agente: Exim

Mochila Angelina Ballerina – DermiwilAgente: Exim

Mochila Beyblade – Dermiwil

Agente: Exim

[licenciamento]

Licenciamento.indd 56 8/3/12 1:43 PM

Page 57: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:36 PM

Page 58: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 58 Agosto / Setembro 2012

[perfil de loja]

Em meados dos anos 1980, José Car-los Victorello, executivo de uma multinacional, detectou uma nova oportunidade de negócio, ao en-frentar dificuldades para organizar

os presentes dos filhos de seus funcionários. As-sim, nascia a Victorello Representações, focada no corporativo.

Durante cinco anos, a atual diretora da Vic Brinquedos, Mara Heger, participou deste negó-cio. Atualmente, a profissional atua ao lado do diretor Abílio Lopes, na empresa que deu con-tinuidade ao projeto inicial e que homenageia Victorello. Voltados a empresas que oferecem o benefício de presentear filhos de colaboradores, implementam novos sistemas de apresentação e vendas, atentos ao crescimento do setor. A se-guir, confira mais detalhes dessa história.

Qual o diferencial da Vic Brinquedos?A Vic Brinquedos apresenta às empresas

uma diversidade de brinquedos e kits escolares para todas as faixas etárias. Os clientes contam com a eficiência do sistema de apresentação dos produtos pela equipe de atendimento, sem-pre disponível no showroom e no escritório, localizados na zona sul da capital paulista. A empresa conta também com um sistema de lo-gística diferenciado no seu Centro de Distribui-ção, totalizando quase 2 mil m2 de área para atendimento ao cliente.

Quais categorias de brinquedos são oferecidas e como se comportam as vendas?

A Vic Brinquedos comercializa e distribui as melhores marcas de brinquedos do Brasil, além de algumas importadas de centros modernos da pro-dução mundial do setor. Além de brinquedos, a Vic também atua no mercado de papelaria, focada no sistema de kits escolares completos, montados individualmente, com produtos para alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio e universitá-rio. Essa linha também inclui mochilas persona-lizadas, que seguem todos os padrões de beleza, conforto e segurança exigidos pelo mercado.

No total, a Vic Brinquedos oferece cerca de quantos itens ao consumidor? Qual a porcentagem de produtos nacionais e importados no mix?

Com mais de 4 mil itens no catálogo de produ-tos, a Vic Brinquedos comercializou em 2011 uma quantia próxima a 800 mil produtos, sendo 80% de fabricação nacional e 20% de importados.

A loja vende produtos pela internet ou pretende oferecer esse serviço?

Não, por enquanto, estamos focados no cor-porativo. Temos um projeto futuro para imple-mentar e conquistar esse segmento.

De que maneira os clientes são fidelizados?Apesar da sazonalidade de nosso mercado,

mantemos nossa estrutura sempre à disposição dos

Perfil de loja_eb55.indd 58 8/2/12 1:42 PM

Page 59: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:42 PM

Page 60: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 60 Agosto / Setembro 2012

[perfil de loja]

profissionais de recursos humanos, de marketing e de compras das empresas, bem como dos repre-sentantes de cooperativas, sindicatos e associa-ções. Nosso conhecimento de mercado é o maior aliado. Sempre incentivamos o planejamento e as ações de nossos clientes durante o ano todo, vi-sando à qualidade total de adequação de produ-tos, serviços, melhores mercadorias e processos de entrega, atendendo em todo o território nacional.

Estudamos os detalhes de cada cliente, apre-sentando soluções específicas. Por isso, contamos e agradecemos a todos os nossos parceiros de ne-gócios. Eles são muito mais do que fornecedores

de produtos: são fornecedores de soluções. Aliada e alinhada a essa forma de atuação, atua nossa equipe de vendas. Uma verdadeira força de aten-dimento. Sem ela, não seria possível atingir o nível de sucesso que experimentamos neste momento.

Quais estratégias adotadas são consideradas mais eficazes para os negócios?

Nossa venda se inicia com as visitas das em-presas ao nosso showroom. Entre as estratégias adotadas, a principal é demonstrar produtos de qualidade, respeitando as faixas etárias e certifi-cadas pelo Inmetro.

Como a Vic Brinquedos analisa o mercado nacio-nal de brinquedo?

Nossa visão do mercado de brinquedos nos surpreende a cada ano com novidades, qualida-de e ótimos licenciamentos.

Qual a expectativa de crescimento/vendas para o segundo semestre de 2012?

Neste ano, a Vic Brinquedos pretende ultra-passar a meta de 1 milhão de unidades. Avalian-do os números, tudo indica que esse índice será alcançado.

Serviço:Vic Brinquedos – www.vicbrinquedos.com.br

Perfil de loja_eb55.indd 60 8/2/12 1:43 PM

Page 61: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:44 PM

Page 62: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 62Agosto/ Setembro 2012

Nos dias 25 e 26 de julho, mais uma iniciativa encan-tadora da The Walt Dis-ney Company Brasil reuniu profissionais de diferentes

mercados. A Expo Disney 2012 teve mais de 150 licenciados e 7 mil produtos expostos no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Nos estandes, representantes de todas as áreas de negócio da Disney e parceiros de outros seg-mentos, tais como agências de turismo espe-cializadas neste destino.

Sob o tema “Conectando Pessoas”, o even-to promoveu o conceito da companhia, refor-çando toda a magia dos personagens, a fim de gerar novos negócios. “A Expo Disney é uma feira de negócios na qual compartilhamos com nossos parceiros, licenciados, distribui-dores e varejistas o poder das franquias Dis-ney. Aqui reunimos todo o encantamento da companhia e, assim, conectamos pessoas e negócios”, declarou o presidente da The Walt Disney Company Brasil, Miguel Vives. Vare-

jistas, agências de publicidade, parceiros promocionais e indústria representam bem o perfil dos visitantes.

Como de costume, a companhia também apresentou seus próximos lançamentos de ci-nema. Entre eles: “Tinker Bell – O Segredo das Fadas”, em setembro; “Procurando Nemo”, em outubro; “Detona Ralph”, em janeiro de 2013 e “Oz: Mágico e Poderoso”, em março de 2013. Pela primeira vez neste formato, a Disney realizou uma série de palestras no au-ditório, durante a exposição.

Este ano, a Expo Disney contou com cinco áreas temáticas e quatro ambientes de exposi-

2ª MegaFeiraRS - Edição Santa Catarina

“Conectando Pessoas”

Os personagens mais conhecidos, ao lado do presidente,

Miguel Vives.

COR MAIS UTILIZADA - AZUL ESCURO

COR MAIS UTILIZADA - AZUL ESCURO

[novos negócios]

Novos negócios - Disney2.indd 62 8/2/12 1:46 PM

Page 63: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:48 PM

Page 64: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 64Agosto/ Setembro 2012

AlphafestasAmacomAnagranBallontechBandeiranteBBRABestwayBig StarCartonaCIMClube do PapelCopagCredealCromus EmbalagensElkaEmdisa

ção dos principais personagens, uma com répli-cas de Os Vingadores – The Avengers  da Mar-vel (Hulk / Capitão América / Thor / Homem de Ferro), espaço especial com temas da Copa do Mundo e Olimpíadas e ainda um setor com a campanha de Volta às Aulas 2013.

Para o visitante aproximar-se ainda mais, a empresa reservou uma área interativa de Club Penguin e Marvel e o “Mundo Mágico Disney”, com produtos e técnicas de merchandising para transformar o ponto de venda, espaços dedica-dos às linhas de negócios Disney: ESPN,  Walt

Para obter mais informações, acesse: http://expodisneybrasil.com.br/.

Confira os licenciados Disney nas linhas de artigos para festas, papelaria, brinquedos e eletrônicos:

Disney Studios (cinema e home entertain-ment), Rádio Disney, Media Networks, Live Entertainment, Games,  Walt Disney Records e Disneymedia. Logo mais, as novidades come-çarão a ganhar destaque entre a criançada.

EstrelaFestcolorForoniGrowHasbroJandaiaKreatevaLatoyLiderLong JumpMattelMimoMolinMultibrinkNilloNorma

OregonPifferRegina FestasRubiesSummitTec ToyTilibraToyesterToyngVendmaniaVMPVulcanXalingoYangziYellow

[novos negócios]

A Expo Disney é uma feira de negócios na qual

compartilhamos com nossos parceiros, licenciados,

distribuidores e varejistas o poder das franquias Disney.

Aqui reunimos todo o encantamento da companhia

e, assim, conectamos pessoas e negócio.

Novos negócios - Disney2.indd 64 8/2/12 1:48 PM

Page 65: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:49 PM

Page 66: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 66 Agosto / Setembro 2012

[os 10 +]

Acompanhe as vendas do último bimestre

Lojistas listam os brinquedos mais procurados!

Balão Mágico Brinquedos[São José do Rio Preto – SP] 1º Hot Wheels Carro Básico – Mattel2º Yoyo Profissional 3D – York3º Max Steel Figura Sortida Básica – Mattel4º Mini Figuras – Lego5º Mesa de Atividades – Dismat6º Boneca Cupcake Surpresa – Estrela7º Boneca Belinha – Estrela8º Bleyblade de Batalha – Hasbro9º Boneca Fofolete Sorvetinho – Estrela10º Massinha Playdoh Pote Individual – Hasbro

Fabdré Brinquedos[São Paulo e Guarulhos]1º Bonecas Monster High – Mattel2º Bonecos Vingadores – Hasbro3º Pelúcia Galinha Pintadinha – Multibrink4º Escudo Capitão América que Lança Disco – Hasbro5º Bonecos Gigantes da Marvel – Mimo6º Trailler da Barbie – Mattel7º Cantando com Nemo – Grow8º Torrecopos – Grow9º MegaSenha – Estrela10º Bonecos Patati e Patatá – Multibrink

Rede Zatrás[Presente em mais de 15 estados brasileiros]1° Hot Wheels Carrinho Básico Sortidos – Mattel2° Expande Color Mix – DTC Trading3° Geleca Mania – DTC Trading4° Pote Massinha Individual Play Doh – Hasbro5° Mo Barato DS C300 – DTC Trading6° Boneca Cupcake Surpresa – Estrela7° Boneca Fofolete Sorvetinho – Estrela8° Massa Pula Pula Várias Cores – DTC9° Beyblade Fusion Battle Sortidos – Hasbro10º Hot Wheels Carro Básico Novo Sortimento – Mattel

Os 10+_eb56.indd 66 8/2/12 1:50 PM

Page 67: Revista Epaço Brinquedo #56

Agosto / Stembro 2012

Semaan[São Paulo]1º Figuras de Ação Avengers – Hasbro2º Pelúcia Galinha Pintadinha – Multibrink3º Miniaturas Trash Pack – DTC4º Nerf Maverick – Hasbro5º Bonecas Cupcake – Estrela6º Play Doh Sweet Shop – Hasbro7º Cabeça de Batata – Hasbro8º Figuras Transformers – Hasbro9º Boneca Moranguinho – Hasbro10º Moon Dough Zoológico – Long Jump

Mimo & Cia[São Paulo]1º Boneca Cupcake Surpresa – Estrela2º Boneca Monster High – Mattel3º Trash Pack – DTC4º Bonecos Avengers – Hasbro5º Fofolete Sorvetinho – Estrela6º Aqua Pets – DTC7º Shnooks – DTC8º Toop com Bastão – DTC9º Tech Deck – Long Jump10º Galinha Pintadinha Musical – Multibrink

Dinolândia[Teresina e São Luís]1º Carro Básico Hot Wheels – Mattel2º Mo Barato – DTC3º Might Beanz Sachê – DTC4º Fofolete Sorvetinho – Estrela5º Trash Pack Latão – DTC6º Barbie Bailarina – Mattel7º Galinha Pintadinha – Multibrink8º Bayblade – Hasbro9º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel10º Max Steel Figura Básica – Mattel

Os 10+_eb56.indd 67 8/2/12 1:50 PM

Page 68: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 68 Agosto / Setembro 2012

[os 10 +]

Fnac Brasil[São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte]1º Cavalete de Pintura Completo – Conceito Básico2º Massa de Modelar Bob Esponja – Pote Unitário Sunny Brinquedos3º Massa de Modelar Play Doh Pote Unitário – Hasbro4º DVD Portátil Backyardigans – Tectoy5º ABC dos Bichos em Madeira – Brincadeira de Criança6º Lousa da Galinha Pintadinha – Brincadeira de Criança7º Teimosinho Galinha Pintadinha – Toyster8º Fone Lata – Conceito Básico9º Kit de Pintura Galinha Pintadinha – Brincadeira de Criança10º Barraca Portátil Princesas Disney – Zippy Toys

Azul e Rosa Brinquedos Educativos[São Paulo]1º Bola ao Cesto – Soft Mel2º Montanha Russa – Conceito Básico3º Alfabeto dos Bichos – Gui Gui4º Casa de Bonecas – Bohney5º Bao e Onweso – Mitra6º Kit Minha Escola – Artyara7º Futebol de Xadrez /Copa do Mundo – Ludens Planet8º Quebra-cabeça – Pipoquinha9º Xilofone – Art Zanuto10º Art Rex – Faber Castell

Hobby Brinquedos[Amazonas]1º Hot Wheels Novo Sort Carrinhos Básicos – Mattel 2º Surpresa Cupcake – Estrela3º Mó Barato – DTC4º Brinquedos Beyblade de Batalha Confronto – Hasbro5º Fofolete Sorvetinho – Estrela 6º Max Steel Sort Figura Básica – Mattel7º Uno Original – Mattel8º Hot Wheels Pacote com 5 Carros – Mattel9º Piscina de Bolinhas Hot Wheels – Astro Toys10º ICKEE Stikezz-Zing – Estrela

Os 10+_eb56.indd 68 8/2/12 1:50 PM

Page 69: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:51 PM

Page 70: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 70 Agosto / Setembro 2012

O longo relacionamento entre as indústrias de brinquedos e en-tretenimento levou vários perso-nagens queridos para as salas de recreação e enriqueceu a brin-

cadeira de gerações de crianças. Os produtos licen-ciados são responsáveis por 26% do faturamento total da indústria e, em 2011, tiveram um cresci-mento de 2%. Além disso, os produtos licenciados também são um componente vital da indústria de brinquedos nos Estados Unidos.

Com base nas discussões realizadas na American International Toy Fair em fevereiro, o programa para a PlayCon contou com uma apresentação sobre licenciamento feita por Tom McGrath (TMG Consulting) e um painel de discussão liderado por Shirley Price (Funrise Toy Corporation) e com a presença de Joel Ber-ger (Cardinal Industries), Julia Fitzgerald (Sears Holding Corporation), McGrath, Michael Stone (Beanstalk) e Manuel Torres (Nickelodeon Con-sumer Products). Em seus comentários, os espe-cialistas compartilharam fatos e tendências para empresas interessadas em lançar linhas de pro-dutos licenciados.

As principais dicas foram:

Equilibrar risco e remuneração O licenciamento relacionado com fil-

mes tem um potencial de risco muito maior do que as propriedades literárias ou de clássicos, mas essas licenças também possuem um poten-cial maior de remuneração, incluindo a aplicabi-lidade e o apoio mundial.

Tudo que é antigo pode ser renovado As propriedades “retro” – personagens

famosos de 10 a 20 anos atrás – estão tornando-se cada vez mais populares entre as crianças de hoje e colecionadores nostálgicos. Os colecionadores são os principais interessados em propriedades “reconhecidas” que podem sobreviver ao tempo e desenvolveram uma conexão emocional.

Ação para meninos Para os meninos, heróis e vilões são

personagens populares. A faceta mais importan-te desses personagens é que eles proporcionam ação e entretenimento contínuos. O enredo deve continuar e a fantasia deve evoluir.

Exclusivos e peculiares Os brinquedos licenciados devem

proporcionar um padrão único de diversão e re-presentar uma diferença verdadeira no mercado. Os enredos devem apoiar uma linha de produtos com grande capacidade de ampliação e flexibi-lidade.

Ter paciência Quando o assunto é aplicativos e opor-

tunidades baseadas na internet, os licenciados de-vem demonstrar seu interesse logo no início, mas devem esperar até que o sucesso da proprieda-de seja aparente e fique óbvio que a propriedade pode ser transformada em brinquedos tridimen-sionais. Ter um grande público infantil e adulto (que tem a decisão sobre a compra do produto) é fundamental (ver quadro a seguir para mais con-siderações).

Brinquedos e jogos licenciados dão vida aos personagens

[análise de especialista] internacional

por Kristin Morency

Cinco dicas dos especialistas em licenciamento

Analise internacional.indd 70 8/2/12 1:54 PM

Page 71: Revista Epaço Brinquedo #56

• Qual é a posição do aplicativo no ranking do iTunes? As posições são consistentes? (Eles devem estar nas 20 primeiras posições com regularidade)

• Quais são as variações em popularidade nos mercados internacionais?

• Quais são os hábitos de jogos das crianças que jogam esses aplicativos em especial?

• Quem são os desenvolvedores por trás dos aplicativos?• Os desenvolvedores possuem registros e marcas regis-

tradas? • Existem orientações de estilo ou outros documentos

que ajudem a transformar o mundo virtual em proprie-dade física?

* Tom McGrath, proprietário da TMG

As discussões sobre licencia-mento de brinquedos deverão continuar em eventos especiais realizados com os eventos futuros da Toy Industry Association, Fall Toy Preview (outubro de 2012) e Toy Fair (fevereiro de 2013). Para mais informações, visite os web-sites: events.toy-association.org e ToyFairNY.com.

KrisTin MorEncy é jornalista e responsável pelo departamen-to de comunicação da Toy in-dustry Association (TiA).

Teste de aptidão para licenciamento de aplicativos*

Analise internacional.indd 71 8/2/12 1:54 PM

Page 72: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 72 Agosto / Setembro 2012

Globalmente, profissionais da área de Marketing são desafiados a obter as melhores respostas do consumidor em relação às suas marcas. Os canais de comunica-

ção com o público se expandiram, deixaram de ser unidirecionais e exigem um novo posicionamento das empresas, que não querem atuar apenas como espectadoras ou coadjuvantes em seus mer-cados. Mas entre o leque de canais de comunicação disponíveis, qual o mais eficiente? É melhor esco-lher apenas um ou marcar presença em todos? Mas é possível estar em vários sem perder o foco?

Bem, a resposta para essas questões obriga que os decisores voltem seu olhar para dentro da empre-sa, analisem em que momento ela está, tracem uma estratégia e saibam claramente quais objetivos se quer atingir, levando em conta que cada canal tem seu tom, seu fim e suas características.

Hoje os principais canais de comunicação e marketing digital contemplam o e-mail marke-ting, as mídias sociais e a mobilidade. Neste arti-go, pretendo aconselhar sobre pontos que devem ser considerados para usar cada um desses meios de modo eficiente e também o que considerar em uma estratégia mais abrangente que busque explo-rar esses canais de forma complementar.

• E-mail marketing: As em-presas que ainda acreditam que o e-mail marke-ting é um canal para comunicação generalizada e em massa estão definitivamente no caminho não adequado. O principal critério para usar o e-mail marketing com eficiência é a relevância. O con-sumidor só vai dar atenção a mais aquele e-mail

em sua caixa de entrada se o assunto e o conteúdo forem relevantes, ade-

quados a seu perfil. E para seg-mentar o envio de e-mail, a

empresa precisa conhecer o cliente de forma per-sonalizada, levantar in-formações e dados de comportamento que a levem a direcionar so-mente mensagens que

tenham a ver com aque-le perfil específico, sejam

ofertas de compra, atendi-mento ou prestação de serviço.

A frequência com que o cliente quer receber esse tipo de comunicação também

precisa ser levada em conta. Por fim, não custa lembrar que o e-mail marketing precisa sem-pre ter a permissão do usuário. É preciso en-gajar os colaboradores da empresa para que contribuam buscando opt in do público, a fim

de continuamente expandir e qualificar a lista de e-mails dos clientes.

E-mail,mídiassociaisemobilidade:como ser eficaz e atingir o consumidor?

[análise de especialista] marketing

por Edson Barbieri

Papo mkt.indd 72 8/2/12 1:56 PM

Page 73: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:57 PM

Page 74: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 74 Agosto / Setembro 2012

• Mídias sociais: O grande desafio para iniciativas de branding bem-suce-didas nesse canal está na capacidade de envol-ver e motivar as pessoas em torno de uma ação. O usuário das mídias sociais pode não estar ne-cessariamente interessado em comprar e, por-tanto, não quer receber mensagens focadas na venda de produtos e serviços. Ou seja, um ar-gumento agressivo de vendas nas mídias sociais não é bem recebido. Oferecer entretenimento e informação é muito mais pertinente nesse ca-nal. Promover engajamento, envolvimento e re-lacionamento deve ser o objetivo central, tendo sempre em mente que esse canal é de múltiplas vias, que deve gerar interatividade e fazer com que as pessoas se sintam à vontade para comen-tar, indicar aos amigos, “curtir”, compartilhar entre si. Gostar de uma marca pode não sig-nificar um interesse imediato de compra, mas motivar as pessoas a falar de determinada em-presa e pulverizar aquela mensagem entre seu grupo de amigos gera direta e indiretamente visibilidade e divulgação para a marca. Outro ponto importante é que, ao estar presente nas mídias sociais, a empresa precisa ter uma po-lítica de como dar retorno aos comentários e posts, estando preparada até mesmo para rece-ber críticas, pois, uma vez aberto o canal, ele ganha dinâmica própria.

• Mobilidade: Um ponto impor-tante para a boa comunicação neste canal é a for-ma de abordar o consumidor, para que ele não se sinta invadido. O envio de mensagens de texto via torpedos só pode acontecer se houver um opt in formal e, além disso, essa forma de comunicação se presta muito mais a promover relacionamento, atendimento e prestação de serviços do que publi-cidade. Possibilitar entretenimento também é uma boa opção, por meio da oferta de aplicativos com

os quais os usuários se identifiquem ou como forma de prestar algum serviço de utilidade pública, por exemplo.

Se estabelecer uma comunicação eficaz com o consumidor em cada um desses canais já demanda uma estratégia bem definida, o mesmo vale para as empresas que queiram desenvolver ações integra-das. Neste caso, tratar esses meios de forma isolada faz com que a empresa não aproveite os canais em toda sua potencialidade.

Ou seja, mais do que desenvolver iniciativas para e-mail marketing, mídias sociais ou mobilida-de, se a marca quer fazer uso desses três canais de modo verdadeiramente eficaz, deve pensar em uma estratégia de cross-channel, para acompanhar os resultados de forma integrada e poder mensurar o todo. O e-mail marketing pode levar o usuário a se interessar pelas mídias sociais da marca, o websi-te da empresa pode permitir compartilhamento em Facebook ou Twitter dos trechos que interessem ao cliente, aplicativos usados em smartphones podem ser replicados nas mídias sociais, uma ação inicia-da em um canal pode render desdobramentos em outros etc.

São inúmeras as formas de capitalizar a inte-ração do usuário nos diversos canais digitais. Isso demanda, no entanto, criatividade e estratégia. O mercado brasileiro tem amadurecido gradativa-mente e tem absorvido essa visão mais ampla e integrada, portanto não há dúvidas de que esse é um caminho que tende a estimular e fortalecer o relacionamento entre consumidores e empresas. Ignorar essa tendência é ignorar as inovações, as novas gerações e as formas como elas interagem com o mundo.

Edson BarBiEri é diretor-geral da ExactTargetBrasil, líder global e referência em soluções demarketinginterativocross-channel.www.exacttarget.com.br

[análise de especialista] marketing

Papo mkt.indd 74 8/2/12 1:58 PM

Page 75: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 1:59 PM

Page 76: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 201276

“Mais de 220 brinquedos diferentes oferecidos aos consumidores”

[empresa]

Durante mais de 15 anos como representante de importantes empresas do mercado na-cional de brinquedos no Rio Grande do Sul, em 2006, Mar-

celo Griebler teve a oportunidade de montar sua primeira linha de produtos, já com a garan-tia de sucesso de uma licença Disney. Assim, abriu sua própria empresa, a Yellow — impor-tadora de brinquedos, com sede montada em Porto Alegre. “No início, éramos eu, minha es-posa Viviane e o Fabiano, meu primeiro sócio. Bons tempos”, relembra Marcelo. Atualmente, as três unidades da empresa somam 150 cola-boradores e, além da fábrica própria instalada na sede, a Yellow mantém mais uma em Caxias do Sul e conta ainda com um parceiro para pro-dução de bicicletas, em Blumenau. Já a logísti-ca está em São Francisco do Sul, San-ta Catarina. “Com investimentos em moldes e desenvolvimentos corretos, ainda podemos am-pliar muito nossa fabricação no Brasil”, analisa.

Há três anos, a Yellow deu início a um projeto de nacio-nalização da produção e, ainda neste ano, a linha nacional represen-

tará mais de 1/4 do faturamento. “Estamos foca-dos em desenvolvimento de produto, produzindo 80% de nossas linhas. Atuamos em várias catego-rias, desde instrumentos musicais, carros de con-

trole remoto, linha “faz de conta”, bonecas, praia, roda livre, fricção,

primeira infância, jogos, com-putadores infantis, bicicletas,

entre outras.” Já os itens importados pela empresa são trazidos da China.

Com um time en-carregado pelo desen-volvimento de produ-tos, a empresa depende pouco de artigos de-

Estamos focados em desenvolvimento de

produto, produzindo 80% de nossas linhas. Atuamos

em várias categorias, desde instrumentos musicais,

carros de controle remoto, linha faz-de-conta, bonecas,

praia, roda livre, fricção, primeira infância, jogos, computadores infantis, bicicletas, entre outras

Empresa_Yellow.indd 76 8/2/12 2:00 PM

Page 77: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:01 PM

Page 78: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 201278

[empresa]

senvolvidos por terceiros. “Acompanhamos as tendências do mercado mundial e o movimento de nossos concorrentes locais, além do merca-do de licenciamento. Portanto, escolhemos com quais produtos trabalhar e ainda pagamos pelo desenvolvimento destes. Isso aumenta muito nossa responsabilidade nas decisões de linhas.”

Em termos de distribuição, hoje a marca está presente em aproximadamente 3 mil lojas. En-tretanto, a empresa tem-se dedicado para que os produtos cheguem mais rápido a um núme-ro maior de estabelecimentos comerciais. Em-penhada em apoiar seus parceiros lojistas, a Yellow investe constantemente em promotores, materiais e, recentemente, realizou um concur-so para as consumidoras envolvendo o ponto de venda. Nessa ação, as meninas deveriam com-parecer a uma loja para gravar um vídeo e con-correr. Dessa forma, a Yellow levou inúmeros consumidores às lojas.

Nestes seis anos, foi preciso trabalhar duro para conquistar o respeito de consumidores, clientes e concorrentes. “Hoje, temos uma mar-ca reconhecida pelo mercado e isso nos permite investir em produtos e projetos cada vez maio-res. Espero seguir esse caminho de empresa do bem, que respeita seu consumidor e procura ter uma ótima relação com todo o mercado.”

Para este segundo semestre, a Yellow prepara uma nova linha de praia, alguns lançamentos de bicicletas, uma coleção de Bratzillas e ainda uma licença surpresa. Em 2013, a empresa pre-tende investir na ampliação de sua área fabril. “No momento, temos mais de 220 brinquedos diferentes oferecidos aos consumidores.”

Diante de um mercado de brinquedo cada vez mais profissional e competitivo, a equipe da Yellow procura reinventar-se constantemen-te. “O alto nível da concorrência resulta em investimento pesado em excelentes produtos e planos de mídia muito fortes, obrigando to-das as empresas envolvidas neste negócio a se profissionalizarem. Além disso, temos de lu-tar pela desoneração de nossa carga tributária que, a médio prazo, inviabilizará muitas ope-rações neste setor”, avalia Marcelo. Por fim, o empresário ressalta a importância da união do setor e do entendimento entre varejo, importa-dores e indústria. “Assim, teremos muito mais força para proteger nosso mercado e garantir o sonho e desejo de nossos consumidores mi-rins”, finaliza.

Serviço:Yellow Brinquedos – www.yellowbr.com.brTel. (51) 3275-4000.

Pista Spider-Man versus Lizard

Empresa_Yellow.indd 78 8/2/12 2:04 PM

Page 79: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:11 PM

Page 80: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 80 Agosto / Setembro 2012

Ana passa em frente a sua loja de roupas preferida quando recebe uma mensagem no smartphone: “Ei, você não quer aproveitar as ofertas de

hoje?”. Ela reluta, mas recebe uma nova men-sagem com diversos modelos de acordo com suas preferências de estilo e cor, e sapatos combinando. Apesar de estar atrasada, resolve dar “uma olhadinha”. Ao entrar na loja, uma vendedora a conduz para o provador, onde as peças que ela escolheu estão à sua espera. Ana então prova as combinações sugeridas e man-da um vídeo para as amigas. Depois de uma rápida enquete, ela decide levar alguns produ-tos, mas ao escanear um código de barras com seu smartphone um alerta mostra que outra loja oferece o mesmo par de sapatos por um preço 20% menor. A vendedora rapidamente cobre a oferta. Ao deixar a loja, Ana é re-conhecida por um scanner em tamanho real que imediata-mente a envia uma nova mensagem: “Você aca-ba de ganhar 60% de desconto no setor de perfuma-ria e cosméticos”. Ana reluta outra vez, mas decide levar uma nova fragrância de sua marca predileta que acaba de chegar à loja. Com um sim-ples toque, ela confirma

a compra e agenda a entrega do produto para o mesmo dia em sua casa.

Tudo isso ainda parece história de filme de ficção, mas está mais perto do que boa parte dos varejistas imagina. Em menos de cinco anos, a interação entre comércio e consumidor será feita por uma ampla gama de canais: de malas diretas a redes sociais; de call centers a televisores. Os mais diver-sos tipos de produtos e serviços ao alcance de um clique no celular conectado à inter-net, em casa ou no trabalho, na praia ou na consulta ao dentista.

É o chamado varejo omnichannel, uma experiência de vendas integrada que une as vantagens das lojas físicas à abundância de informações da internet, e que pode ser encarada como estratégia de sobrevivência para o comércio tradicional. Quem não ficar atento a essa nova perspectiva pode estar fa-dado a comer poeira.

Não há dúvidas de que o público con-sumidor está pronto para a revolução omnichannel

O comércio do futuro não é mais ficção

[análise de especialista] vendas

por Alfredo Pinto

Papo vendas.indd 80 8/2/12 2:13 PM

Page 81: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:14 PM

Page 82: Revista Epaço Brinquedo #56

— a maior parte da tecnologia já está dispo-nível. Até 2016, haverá um total de 7,1 mi-lhões de tablets como o iPad ativos no Brasil, e a penetração de smartphones continua cres-cendo aceleradamente. Segundo o instituto de pesquisa Forrester, o comércio eletrônico já responde por 9% do total das vendas no vare-jo, movimentando cerca de US$ 200 bilhões anualmente só nos Estados Unidos. Cinco anos atrás esse índice era de 5%. No Reino Unido, o e-comerce já responde por 10% do mercado.

É preciso fazer com que o ato de comprar nas lojas físicas também seja uma experiência estimulante e envolvente. Há obstáculos que a ficção se torne realidade. O domínio da tec-nologia é um deles. Poucos estão preparados ou dispostos a aplicar novas ferramentas. Para mudar esse cenário, é necessário sair em busca de novos profissionais, mais jovens e familiari-zados com o mundo digital.

O desafiador futuro do comércio digital exige que as empresas deixem de encarar as vendas apenas pelo critério de “mesmas lojas” e passem a se concentrar em parâmetros como o retorno sobre o capital investido. É preciso reconhecer que essa mudança de filosofia de negócios não é uma tarefa simples, já que a fe-bre do e-commerce durante a bolha pontocom traumatizou boa parte das empresas.

Prova desse equívoco foi dada por um es-tudo da Bain, que mostra como a cotação de varejistas em bolsa é fortemente relacionada ao retorno sobre o capital investido e ao cresci-mento. Hoje, o varejo digital — em nível mun-

dial — já é altamente rentável. A média do retorno sobre o investimento em cinco anos da Amazon, por exemplo, é de 17%; já em lojas tradicionais de desconto e de departa-mentos, é de 6,5%.

Os varejistas tradicionais tendem a acre-ditar que sua clientela fiel estará sempre aí. Mas, à medida que vão conhecendo o co-mércio omnichannel, os consumidores acei-tam cada vez menos os defeitos das lojas tradicionais. Conseguir um vendedor é ta-refa difícil. Quando um enfim aparece, não sabe informar detalhes do produto. Item em falta é algo corriqueiro. As filas para pagar são grandes. Devolver um produto é sempre uma via crúcis.

A chegada do mundo omnichannel in-tensificará a batalha entre varejo tradicional e vendas on-line. Uma batalha que já está sendo vencida pelo e-commerce, que pouco a pouco “rouba” os consumidores do velho varejo. Criar uma estratégia omnichannel é um passo inevitável que não deve ser poster-gado. É preciso seguir em frente já.

Alfredo Pinto é sócio da Bain & Company, uma das maiores consultorias de negócios do mundo, orienta clientes em relação a estra-tégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transpa-rência nos processos de mudança e tomada de decisões.www.bain.com.br

 

[análise de especialista] vendas

Papo vendas.indd 82 8/2/12 2:14 PM

Page 83: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:19 PM

Page 84: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 84 Agosto / Setembro 2012

O C.H.A.T.O. está em todas as partes e faz parte da nossa vida, em casa, no trabalho, no lazer, em todo lugar sempre encontraremos um C.H.A.T.O.

O C.H.A.T.O., para ganhar esse adjetivo, preci-sa desenvolver cinco competências. Competên-cias do C.H.A.T.O.? Isso mesmo! Não é fácil ser C.H.A.T.O. É preciso estar preparado para isso. Você não entendeu nada até agora, mas então vou explicar do início.

Essa história do C.H.A.T.O. só aconteceu porque tenho por hábito observar e analisar as pessoas com as quais mantenho algum tipo de contato profis-sional. Sempre busquei um método para distin-guir os tipos profissionais com os quais fazemos negócios. Quem é da área comercial sabe que é preciso conhecer muito bem com quem negocia-mos, essa é uma das principais regras para atingir-mos uma negociação ganha-ganha.

Levou algum tempo para chegar ao C.H.A.T.O. Em 2010 surgiu o insight para criar as competên-cias do C.H.A.T.O. Foi depois de assistir a uma pa-lestra que tratava das competências do CHA. Desde a época da faculdade eu já tinha ouvido falar das competências do CHA, mas aquela palestra abriu minha mente para entender de fato essas compe-tências. Saí da palestra pensado no CHA, esse con-ceito ficou muito claro e com certeza ele poderia me ajudar a entender e conhecer melhor as pesso-as, mas, sempre tem um “mas”, faltava algo.

Fui para casa, tomei um chá de rosas e dor-mi pensando no CHA, quando acordei, o que era CHA virou C.H.A.T.O.

Mas afinal quais competências são as do C.H.A.T.O.?

Vamos com calma. Antes do C.H.A.T.O., va-mos ao C.H.A.

São três as competências do C.H.A.:

Conhecimento Para o filósofo grego Platão, conhecimento é

aquilo que é necessariamente verdadeiro.Ou em um conceito mais difundido...“Conhecimento é o conjunto de informações

armazenadas por intermédio da experiência, da aprendizagem ou através da introspecção.” No sentido mais lato do termo, trata-se da “posse de múltiplos dados inter-relacionados que, por si só, têm um menor valor qualitativo”.

Perguntaram a Peter Drucker, o pai da ad-ministração moderna, como ele sabia tanto de tantos assuntos diferentes. Ele respondeu que quando tinha 20 anos resolveu selecionar um tema fora de sua área de atuação e estudá-lo de maneira aprofundada durante cinco anos. Mas por conta da internet e da vasta publicação de livros, sugiro que você estude dois temas em três anos. Drucker faleceu especialista em 20 temas, mas acreditava que poderia ter tido mais conhe-

As competências do C.H.A.T.O.Só leia este artigo se você é ou pretende ser C.H.A.T.O., caso contrário não perca seu tempo.

Você vai mesmo ler?Parabéns! Se você ainda não é C.H.A.T.O. com certeza está a caminho de ser um.

Você sabe o que é C.H.A.T.O.?

[ponto de vista]

por Paolo Romano

Ponto de vista.indd 84 8/2/12 2:23 PM

Page 85: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:24 PM

Page 86: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 86 Agosto / Setembro 2012

cimento se, em sua juventude, a informação ti-vesse a mesma velocidade dos dias de hoje.

Drucker sinalizava que só compete quem sabe. E ia mais além. Segundo ele, as pessoas não envelhecem com a idade, elas ficam obsoletas. Isso acontece quando param de aprender. ”Se morrermos apren-dendo, não perceberemos nossa própria morte”, dizia Drucker.

O conhecimento, como já vi-mos, pode ser um valor qualitati-vo menor, porque conhecimento só é bom quando usado, e para usarmos o conhecimento é pre-ciso a segunda competência do CHA, ou seja...

HabilidadeDo latim habilitas, capacidade

para fazer algo. Habilidade é isso: transformar

o conhecimento em algo real, dar forma ao que aprendemos. Ha-bilidade vem da prática. Praticar desenvolve mais habilidades, a prática leva à perfeição, ou pelo menos reduz a possibilidade de erro, em qualquer atividade. Habilidade não tem uma relação direta com o conhecimento acadêmico ou formal. Um profissional da construção civil, por exemplo, é capaz de erguer uma parede perfeita apenas com o conhecimento que adquiriu na prática, sem ter estudado em nenhuma instituição, aliás conhe-ci alguns que eram analfabetos. Conhecimento pode ser adquirido na prática, mas só a prática transforma conhecimento em habilidade.

O CHA está quase pronto. Conhecimento e habilidade nos transformam em profissionais, mas por que alguns profissionais se destacam mais do que outros, com os mesmos conheci-mentos e as mesmas habilidades? O que falta para esses profissionais?

ATITUDE, a terceira competência do CHA.“São as atitudes e não as circunstâncias que

determinam o valor de cada um. O que você diz, com todo respeito, é apenas o que você diz.” Essa frase do Bob Marley representa perfeitamente o

que é ter atitude.Existem muitas pessoas assim, vi-

vem tendo ideias geniais que sempre serão apenas uma ideia, e nada mais. Por que isso acontece? Simplesmente porque não conseguem sair da inér-cia e partir para a ação. Falta ATITU-DE. Alguns têm medo de partir para ação porque sabem que, toda ação provoca uma reação, existem tam-bém os que têm medo do sucesso, porque para ter sucesso é preciso se expor e erros acontecerão. Não acer-tamos o tempo todo, mas não po-demos ter medo de errar. O erro faz parte do processo de aprendizagem.

Em inglês medo é FEAR ou: falsas evidências aparentemente reais

Temos medo do que não conhe-cemos, mas se não conhecemos por que ter medo?

A ATITUDE é o que irá diferenciar os pro-fissionais e dividi-los em dois grupos: os que se desenvolvem e os que não evoluem. O que não significa que esse profissional seja ruim, ele pode ser muito bom no que faz, mas simplesmente não é percebido e sempre é preterido em alguma pro-moção. Para esse profissional só falta ter mais ati-tude, ser proativo.

O profissional proativo está um passo à frente dos demais. Ele se destaca em qualquer situação, ele não é mais um, ele é único.

E aí temos o CHA, pronto para servir. Como eu disse no início, para mim faltava alguma coisa nesse CHA.

Minha vida profissional sempre esteve li-gada às áreas comercial e de marketing, o que

São as atitudes e não as

circunstâncias que determinam o valor de cada

um. O que você diz, com todo respeito,

é apenas o que você diz.” Essa frase do Bob Marley representa

perfeitamente o que é ter

atitude

[ponto de vista]

Ponto de vista.indd 86 8/2/12 2:25 PM

Page 87: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:25 PM

Page 88: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 88 Agosto / Setembro 2012

requer visitas constantes a clientes. O que me incomoda nessa profissão é tomar chá de ca-deira, agendar uma reunião e ter que ficar espe-rando para ser atendido, às vezes horas depois do horário agendado. Sinto nesses momentos que estão roubando um bem precioso demais, o TEMPO. Em seu discur-so a Rio+20, a presidente Dilma Rousseff disse: “Tempo é o re-curso de maior escassez”.

Pois é, o TEMPO é o bem mais precioso de que dis-pomos e é também o único que todos possuem na mes-ma quantidade, ricos e pobres, analfabetos e Ph.D.s, brasileiros e chineses, árabes e judeus. Não im-porta quem ou onde, se você está no pla-neta Terra, você tem o mesmo TEMPO que todos os outros sete bilhões de pessoas que habitam o planeta, um dia tem 24 horas, cada hora com 60 minutos, cada minuto com 60 segundos, nem mais nem menos.

Mas, se todos têm o mesmo tempo, porque alguns reclamam que o tempo de que dispõe é curto, enquanto outros fazem muito mais com o mesmo tempo?

Qual o segredo?Administração do TEMPO!Administrar o tempo é não permitir que nada

interfira no que estamos fazendo naquele mo-mento, que ninguém roube nosso tempo e que nós também respeitemos os tempos alheios.

Só assim, administrando o tempo, é que pode-remos fazer mais e melhor. Porém sem nunca es-quecer que precisamos nos divertir e que às vezes podemos ocupar o nosso tempo com atividades que fazem bem para a alma, desde que não rou-bemos esse tempo de outros.

O nosso CHA agora tem um tempero: o Tem-po. Para ser perfeito só falta uma coisa:

OrganizaçãoSempre fico muito frustrado quando par-

ticipo de reuniões nas quais não existe orga-nização. Os participantes vão à reunião des-preparados e esse despreparo acaba sendo

responsável por reuniões interminá-veis totalmente improdutivas que

não levam a nenhum resultado positivo.

Organização é realizar ta-refas, seja em grupo ou in-dividualmente, de forma co-ordenada e controlada para atingir um objetivo predeter-

minado, utilizando os recursos disponíveis, liderados ou não

por alguém. Profissionais organi-zados gerenciam melhor suas ativi-

dades e conseguem TEMPO para expor as suas competências.

Organização demanda planejamento. Pla-nejar evita ter que improvisar, o improviso pode levar ao fracasso. Lembra do programa Discote-ca do Chacrinha? Nem o CHACRINHA impro-visava, o seu programa que aparentemente era uma bagunça total era todo planejado e ensaia-do, porque até para improvisar é preciso pla-nejar e ser muito bom nas cinco competências – CONHECIMENTO, HABILIDADE, ATITUDE, TEMPO E ORGANIZAÇÃO –, sem isso é melhor nem tentar o improviso, pois as chances de um desastre são enormes.

Mas a melhor forma de executar qualquer ta-refa é praticando KISS (KEEP IT SIMPLE, STUPID).

Viva o C.H.A.T.O.!

PaOlO ROManO é gerente comercial da Jovem Pan londrina, gestor, consultor, professor e palestrante de Marketing, Vendas, negociação e Coaching.

www.radiomarketing.com.brContato: [email protected]

[ponto de vista]

Ponto de vista.indd 88 8/2/12 2:25 PM

Page 89: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:26 PM

Page 90: Revista Epaço Brinquedo #56

Programação de lançamentos!

the guardiansestreia: 30 de novembro

agente: exim licensing

(11) 3885-9275

asterix e obelix a serviço de sua majestadeestreia: novembroagente: Br licensing

(11) 5031-3411

tinker Bell o segredo das Fadas

estreia: 7 de setembroagente: disney

(11) 5504-9501

Cocoricó Conta Clássicos

estreia: 12 de outubroagente: Cultura marcas

(11) 2182-3807

Hotel transilvâniaestreia: 5 de outubroagente: Br licensing

(11) 5031-3411

o Hobbit – 1a parte estreia prevista: 14 de dezembro

agente: Warner Bros.

Consumer Products

(11) 2133-2900

Antes que novos filmes cheguem aos cinemas, adiantamos os títulos para facilitar seus planos de licenciamento. Fique por dentro!

[avant-première]

Espaço Brinquedo Revista 90 Agosto / Setembro 2012

Avant.indd 90 8/2/12 2:29 PM

Page 91: Revista Epaço Brinquedo #56

Em 2013...detona ralPHestreia: 4 de janeiro

ozPrevisão de estreia: março

Homem de Ferro 3estreia: maio

Universidade monstrosestreia: Junho

tHor 2estreia: novembroagente: disney (11) 5504-9501

leaF menestreia: maioagente: redibra (11) 3383-1616

sUPerman, o Homen de açoestreia: 14 de junho

o HoBBit - 2ª Parteestreia: 13 de dezembroagente: Warner Bros. Consumer Products (11) 2133-2900

me and my sHadoW dreamWorksestreia: novembroagente: exim licensing (11) 3885-9275

tUrBo estreia: Junho

tHe Croods estreia: março

meU malvado Favorito 2 estreia: Julho

velozes e FUriosos 6Previsão de estreia: maioas aventUras de sammy 2

estreia: Fevereiro

aFter eartH (sony PiCtUres)estreia: maio

tá CHovendo HamBUrgUer 2 – a vingança das soBras (sony PiCtUres)estreia: Junho

smUrFs 2estreia: 31 de julhoagente: Br licensing

(11) 5031-3411

Espaço Brinquedo Revista91Agosto / Setembro 2012

Avant.indd 91 8/2/12 2:29 PM

Page 92: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 92 Agosto / Setembro 2012

Muita gente tem pergunta-do como ficará o varejo de brinquedos com grupos multinacionais adquirindo redes de varejo no Brasil.

Em menos de um ano, o grupo Vinci Partners comprou 40% do grupo Le Biscuit, enquanto o Carlyle comprou Ri Happy, PBKids, e o mercado comenta à boca pequena que existe mais uma rede na mira do grupo – que se torna o princi-pal canal de distribuição de brinquedos do País. Com toda essa atratividade para investimentos internacionais em empresas de distribuição do mercado brasileiro, não seria grande surpresa outros grupos igualmente representativos ama-nhecerem com novo controle acionário algum dia dos próximos meses.

O que muda na forma de encarar o varejo essa movimentação para a maioria dos fabri-cantes e importadores que dependem desses canais de distribuição para alcançarem seus resultados de vendas?

Fundamentalmente, essas redes se tornarão ainda mais profissionalizadas.

Quem tem visitado as lojas da Ri Happy nas últimas semanas certamente tem notado uma preocupação maior de gerentes com questões ligadas ao layout de lojas, share of shelf proporcionais à participação das em-presas nas vendas, controle de espaços es-peciais para produtos de giro mais elevado. Ganhar espaço com “jeitinho” ou simples-mente pelo relacionamento com gerentes e encarregados já se tornou muito mais difícil.

As ações promocionais que elevem o trá-fego nas lojas e amplie o giro dos produtos

têm sido requisitadas com maior frequência. Entretanto, o despreparo da maioria das em-presas que atuam na rede resume a maioria das ações em atividades de demonstração, com baixa criatividade e praticamente nenhu-ma estratégia de trade marketing.

Numa gestão altamente profissionalizada, fatores como marca, proximidade da marca com o consumidor, diferenciação perceptível e preço falam mais alto do que qualquer bom relacionamento do representante com o com-prador. Na verdade, o papel do representante, como já acontece nos maiores fornecedores dessas redes, muda significativamente onde o vendedor dá lugar para o gerente de conta, que deve conhecer o giro de seus produtos em cada loja, o impacto das movimentações da concorrência e qual a melhor estratégia para garantir o giro em cada perfil de loja. Afinal, o que motiva o consumidor da loja do Shopping Aricanduva é bastante diferente do que motiva o consumidor da loja do Shopping Iguatemi.

Então, qual é a fórmula para trabalhar esse novo perfil de canal de distribuição que está tornando-se o principal varejo para o brinque-do no Brasil?

por Marcelo Rossi

[análise de especialista] ponto de venda

Quem tem visitado as lojas da Ri Happy nas últimas semanas,

certamente tem notado uma preocupação maior de

gerentes com questões ligadas ao layout de lojas.

Acompanhando a evolução do varejo de brinquedos

Papo PDV.indd 92 8/2/12 2:32 PM

Page 93: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:33 PM

Page 94: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 94 Agosto / Setembro 2012

[análise de especialista] ponto de venda

Gerencie estrategicamente as vendasControle o que seu cliente com-

pra e, a partir dessa informação, ma-peie o que gira sozinho, o que precisa de incenti-vo, o que está encalhado precisando abrir espaço. Lojas com estoques não são autorizadas pelo setor de compras a ter seus pedidos atendidos – mesmo que sejam pedidos de novos produtos.

Reveja seu sistema comercialO custo da comissão de um re-

presentante que atenda uma conta de grande porte pode ser muito maior do que o custo de um gerente de contas, que tenha uma dedicação analítica mais profunda, que possa fa-zer visitas constantes às lojas em regiões-chave de consumo e que tenha metas estrategicamente elaboradas que exijam um trabalho diferenciado.

Revise a composição de custos e verbasAtuar estrategicamente é essencial

para ter resultado nessas redes. Como o nível de investimentos será considerado na hora de escolher os principais fornecedores, deixar entre 2% e 4% das vendas como verba para construção de resultados e atividades de marketing promocional é essencial. Talvez essa verba esteja na comissão que pode ser transformada em salário fixo + bônus numa eventual mudança no sistema de estrutura comercial.

Analise margensA margem que seus produtos geram

para os canais de distribuição passam a ser essenciais na análise de resultado que seus pro-dutos proporcionam. Como fabricante ou impor-tador, você deve ser o primeiro a saber o que traz lucros e o que gera dificuldades para seu canal de distribuição.

Invista no ponto de vendaÉ indiscutível o quanto os staff das lojas

valoriza as marcas presentes e atuantes no dia a dia dos trabalhos de campo. Muitas vitrines, pontas de gôndola, espaços nobres são conquistados com esse tipo de iniciativa. No primeiro semestre de 2012, mesmo com toda a movimentação de aqui-sições, boa parte dos fornecedores não disponibili-zaram nem visitas semanais para algumas lojas da rede. Por outro lado, algumas marcas estiveram pre-sentes desde o início do ano, com promoções para desovar os estoques remanescentes do final de ano, depois com movimentação na conquista de espaços nas lojas, forte trabalho de vitrinismo e um verdadei-ro desfile de trabalhos de exposição para ampliar o impacto nas prateleiras.

Controle o que seu cliente compra e, a partir dessa

informação, mapeie o que gira sozinho, o que precisa de

incentivo, o que está encalhado precisando abrir espaço.

Terminais com testeira iluminada – Brinquedos Estrela na Ri Happy do Shopping Iguatemi

Papo PDV.indd 94 8/2/12 2:33 PM

Page 95: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:34 PM

Page 96: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 96 Agosto / Setembro 2012

[análise de especialista] ponto de venda

Faça promoções estratégicasContrate uma agência de marketing

promocional e busque alternativas para tornar seu produto mais atrativo ao consumidor.

Um dos clientes da PDV Active enviou amos-tras de produtos para uma atividade de demons-tração nas lojas. O staff de uma das lojas percebeu a oportunidade e utilizou as amostras para uma promoção Bonus Pack. Quando o cliente é quem tem que criar promoção para o fabricante, certa-mente existem oportunidades a serem utilizadas para melhorar os resultados.

Seja profissional em todos os detalhesQuanto tempo ainda vai demorar para

as redes de varejo exigirem dos fabrican-tes e importadores que os promotores enviados aos pontos de venda sejam contratados regularmente? Profissinais contratados informalmente, sem registro ou vínculo são problema certo em caso de acidente, gravidez ou conflitos com o pessoal das lojas.

É uma questão de tempo para que não sejam mais aceitos repositores contratados de forma ile-gal ante a CLT, já que a loja é responsável solidária em caso de eventuais problemas.

A partir de agora começa o melhor momento do ano para a venda de brinquedos – o período

sazonal do Dia das Crianças. Se sua empresa tem como objetivo manter a participação de mercado conquistada nos últimos anos, é necessário come-çar a correr e garantir que seus produtos tenham visibilidade e aproveitem cada pequeno detalhe para conquistar esse crescimento. Afinal, quan-do o jogo é muito disputado e a competitividade acirrada, o que pode decidir uma partida é um pequeno detalhe.

Marcelo roSSi é diretor da PDV active – Gestão de Ponto de [email protected]/ (11) 2359-2026.

Gôndola da Brinquedos Estrela na Ri Happy do Shopping Iguatemi

Resposta da concorrência: gôndola de produtos Max Steel, da Mattel, na Ri Happy do Shopping União de Osasco

Gôndolas de produtos Star Wars da Hasbro na Ri Happy do Shopping União de Osasco

Papo PDV.indd 96 8/2/12 2:35 PM

Page 97: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:35 PM

Page 98: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 98 Agosto / Setembro 2012

Projeto Creche para Todas as Crianças terá apoio da P&G Brasil e milhares de crianças poderão ter

um futuro melhor

AP&G Brasil e a Fundação Abrinq – Save the Children anunciaram o início da parceria que bene-ficiará crianças atendidas por creches em todo o Brasil. A ini-

ciativa é parte do Projeto Creche para Todas as Crianças, idealizado pela Fundação Abrinq, que, nos últimos quatro anos, já apoiou mais de 7 mil crianças em todo o Brasil. Agora, com o apoio da P&G, o projeto prevê a capacitação de educadores e coordenadores pedagógicos, bem como a adequação dos espaços físicos de oito creches localizadas no entorno das unida-des de negócios da P&G nas cidades de São Paulo, Louveira e Anchieta (SP); Jacarepaguá, Queimados, Itatiaia e Seropédica (RJ) e Manaus (AM). O objetivo é contribuir para a melho-ria da qualidade do atendimento das creches, adaptando-as de forma a que compreendam a educação de forma integral, considerando-se os aspectos de educação, saúde e proteção.

“É com orgulho que a P&G anuncia essa importante parceria com a Fundação Abrinq - Save the Children. Este é um projeto de grande escala para a P&G e vai impactar no entorno de cada uma de suas instalações no Brasil. Nosso desejo é continuar ajudando a tocar e transformar a vida de mais pessoas ao redor do mundo e em nosso país”, enfatiza Gabriela Onofre, diretora de Assuntos Corporativos da P&G Brasil.

No total, serão mais de 5 mil crianças bene-ficiadas por meio do Projeto Creche para Todas as Crianças nesta nova etapa. Cada creche terá adequação do espaço físico, qualificação da gestão, profissionais e projetos pedagógicos de

P&G Brasil e Fundação

Abrinq juntas em

prol da educação de crianças em todo o Brasil

[novidade]

Novidade eb56.indd 98 8/2/12 2:36 PM

Page 99: Revista Epaço Brinquedo #56

Boneca Queridinha

Boneca Thaty Fashion Boneca Bia

Boneca Papa Papinha Boneca Camilinha

Laptop

Laptop - Carrossel

Procurando solução Para distribuir seus Produtos?

JC BROTHERS IMP. EXP. E COM DE BRINQUEDOS LTDA. Av. PEDRO SEvERINO, 57 – JABAQUARA Tel: (11) 3567-5700 – www.brokerdistribui.com.br [email protected]

A Broker com seus 11 anos de mercado foi fundada por profissionais renomados com larga experiência. Temos como meta principal, sermos uma extensão da indústria.

Contamos com instalações adequadas, como sala de reunião para treinamentos e amplo Show Room para demonstração de produtos.

Possuímos um depósito de 1.500 m² e atendemos um cadastro de mais de 1.500 clientes, distribuídos em 329 cidades do Estado de São Paulo.

Atuamos no mercado corporativo tendo como foco atender:

• Indústrias (presentes de Natal para filhos de funcionários);• Escolas e Condomínios (brinquedos recreativos);• Órgãos públicos (licitações);• Hospitais, entre outros segmentos.

Somos o único distribuidor autorizado por Brinquedos Estrela para o Estado de São Paulo. Conheça nossa linha de produtos exclusivos Estrela.

Broker EB56.indd 1 8/1/12 5:24 PM

Page 100: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 100 Agosto / Setembro 2012

educação infantil e será equipada com mate-riais pedagógicos apropriados. Além disso, a equipe responsável pelas creches fará encon-tros com as famílias, incentivando-as a partici-par do processo de aprendizagem das crianças de 0 a 3 anos de idade, e os funcionários da P&G atuarão como voluntários em cada uma das unidades de atendimento. Para que todas as ações alcancem os objetivos propostos, equi-pes da P&G e da Fundação Abrinq – Save the Children farão monitoramento mensal e avalia-ção semestral de todo o projeto.

Essa ação é mais um passo para melhorar a vida de crianças de todo o País. Segundo dados do IBGE e do Censo Escolar de 2009, apenas 18,4% das crianças de 0 a 3 anos de idade fre-quentam creches em todo o Brasil. Essa situação se agrava ainda mais na região Norte, onde a taxa de matrícula é de apenas 5,80%.

“O brincar é o principal meio de aprendi-zado na primeira infância, por isso a Fundação Abrinq e a P&G querem incentivar que ele seja devidamente desfrutado. Acreditamos no impac-to social desse projeto em longo prazo: crianças que brincam e se desenvolvem se transformam

em adultos mais seguros, afetuosos e com mais chances de sucesso na vida”, afirma Heloisa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq – Save the Children.

A P&G está comprometida, por meio de seu programa global Viver, Aprender e Prosperar, a melhorar a vida de crianças com idade en-tre 0 e 13 anos que estejam em situação con-siderada inadequada. No Brasil, uma série de ações ligadas a essa causa já beneficiou mais de um milhão de crianças desde 2010. Dentre as ações, estão o Programa Agentes do Brincar, o Programa de Voluntariado, a Campanha Iluminando o Futuro, Rir e Educar, Natal 8 ve-zes mais feliz.

O Projeto Creche para Todas as Crianças faz parte do Programa A Primeira Infância Vem Primeiro, da Fundação Abrinq – Save the Children, que defende que a primeira infância é uma fase única e fundamental para a vida das crianças, na qual as conexões cerebrais se for-mam, assegurando o pleno desenvolvimento intelectual, psicológico e social do ser humano, por meio de estímulos e interação com ambien-tes adequados.

Fundação Abrinq – Save the Children, www.fundabrinq.org.br .

O brincar é o principal meio de aprendizado na

primeira infância, por isso a Fundação Abrinq e a P&G querem incentivar que ele

seja devidamente desfrutado. Acreditamos no impacto social deste projeto em longo prazo:

crianças que brincam e se desenvolvem se transformam

em adultos mais seguros, afetuosos e com mais

chances de sucesso na vida

[novidade]

Novidade eb56.indd 100 8/2/12 2:38 PM

Page 101: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:39 PM

Page 102: Revista Epaço Brinquedo #56

Ampliando a base de clientes e recuperando os inativos

É muito provável que após uma análise de inatividade efetuada a partir de um ma-peamento geográfico, a empresa identi-fique inúmeras cidades que apresentam um número elevado de clientes inativos e

entrando na faixa de inatividade, ou mesmo cidades inteiras que deixaram de comprar seus produtos.

Esse tipo de visão se obtém a partir do momento em que a empresa resolve não mais terceirizar sua área comercial, delegando a responsabilidade dos re-sultados de vendas a seus representantes comerciais e toma para si a responsabilidade de planejar e ge-renciar resultados a partir de uma estrutura comercial inteligente, que conte com técnicas e recursos huma-nos de primeira linha.

O fato é que, em determinado momento, a empre-sa toma consciência de suas perdas junto ao mercado e resolve agir.

Esse é um momento mágico. Uma oportunidade cinco estrelas, que surge a partir da conscientização de seus dirigentes de que algo pode e precisa ser feito para ampliar sua participação junto ao mercado.

Bem trabalhado, o otimismo que esse momento traz contagia toda a organização, abrindo novos hori-zontes a todos aqueles que dela faz parte.

Esse momento normalmente ocorre em função da contratação de uma consultoria ou de um especialista que traga para dentro da empresa uma nova visão, não viciada no dia a dia operacional da área comercial.

É um processo de oxigenação, necessário que ocorra de tempos em tempos na empresa e que, bem aproveitado, é capaz de criar e difundir um tal grau de otimismo que envolve até os mais céticos.

As ações a serem tomadas para criar esse momen-to devem ser orientadas por um líder de projeto (con-sultoria ou especialista) que não esteja comprometido com o dia a dia operacional da área comercial.

Esse profissional, com o aval, o apoio e a participa-ção da direção da empresa, conduzirá o processo com a missão de abrir novos horizontes, trazer uma nova visão e sobretudo transmitir aos futuros componentes do gru-po, que se integrarão ao processo (gerentes e represen-tantes), a credibilidade necessária.

As Ações:

1 – Trabalhe as informações existentes nos siste-mas informatizados de sua empresa. Em gran-de parte das empresas essas informações ainda

estão em sua fase embrionária, na forma de dados. Esses dados devem ser trabalhados e transformados em infor-mações que possam ser utilizadas para o planejamen-to e o gerenciamento das vendas. Exemplos práticos de como trabalhar os dados dos sistemas informatizados da empresa transformando-os em informações podem ser encontrados em www.gerenciadordevendas.com.br.

2 - Com base nessas informações, distribua seus clientes em ativos, inativos e entrando na fai-xa de inatividade por cidades.

3 - Até esse ponto sua empresa tem um mapea-mento geográfico do comportamento das ven-das. Sabe onde ganhou e onde perdeu mercado.

O próximo passo será identificar os fatores críticos que a levaram a perder clientes em cada uma das cidades e desenhar uma nova estratégia comercial para cada região.

4 - Desenvolva um questionário a ser preenchi-do por seus representantes com o objetivo de identificar as razões que levaram cada um dos

clientes à inatividade. Bem elaborado, esse questioná-rio dará uma visão clara dos fatores críticos regionais (em cada uma das cidades) bem como a participação de seus concorrentes em cada uma das regiões.

por Yvan Nepomuceno

[representante]

Espaço Brinquedo Revista 102 Agosto/ Setembro 2012

Representante.indd 102 8/2/12 2:40 PM

Page 103: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/3/12 10:00 AM

Page 104: Revista Epaço Brinquedo #56

5 – Habitualmente os fatores críticos que levam à inatividade podem ser classifica-dos em: preço, qualidade, atendimento de

venda e pós-venda e logística de distribuição.

6 – É nesse momento que dois grupos de ações devem ser tomados simultaneamen-te para a recuperação dos inativos e con-

quistas de novos clientes. Ações de curto prazo que darão sustentabilidade financeira à empresa e ações de médio e longo prazos que corrigirão os fatores críticos identificados, tornando-a mais competitiva.

Ações de curto prAzoSua empresa trabalhou durante anos junto ao

mercado e provavelmente foi identificado um nú-mero elevado de clientes inativos ou que estão en-trando na faixa de inatividade.

Abra canais diretos de comunicação e de co-mercialização de sua empresa com o mercado amenizando a dependência existente do corpo de representantes para a realização de vendas. Isso lhe trará resultados imediatos financeiros para sustentar as ações de médio e longo prazos.

É fundamental que isso seja feito, pois nenhum planejamento a médio e longo prazos é capaz de resistir à falta de recursos financeiros imediatos, o que acaba frustrando todas as demais ações por mais consistentes que sejam.

Ações de médio e longo prAzosCom base nos fatores críticos identificados segue-

-se o planejamento estratégico. Sua empresa deverá definir políticas regionais, adequar custos, prazos de entrega, qualidade e atendimento de venda e pós- -venda.

São ações a médio e longo prazos, que envolverão as áreas industrial, financeira, comercial e logística.

Dicas para se obterem bons resultados com o processo:

1 - Promova a integração de todos os seus colaboradores no processo. Isso os fará se sentirem parte integrante do processo e au-

mentará a motivação destes.

2 - Crie forças-tarefas e grupos de trabalho, delegue responsabilidades.

3 - Fique atento para que o planejamento das ações de médio e longo prazos não sufoque as ações práticas de resultados

imediatos.

YvAn nepomuceno é consultor de empresas com foco na recuperação de clientes inativos e am-pliação da base de clientes e é o responsável pelo projeto gerenciador de vendas Análises B.i.

SERVIÇO expansão representaçõesA expansão é uma representação nova no mercado que busca agre-gar a vasta experiência dos sócios à missão de atender com excelên-cia. “Nosso foco é a total satisfação de nossos clientes.”responsáveis: Ricardo Benigno e Anselmo Dean.empresas representadas: Max Brasil, Mimo, Brinquedos Paulista e Beeme Toys.experiência no mercado: Mais de 15 anos.região de atuação: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.diferencial: “Trabalhamos com total atenção na prestação de servi-ços. Temos como força motriz o comprometimento, desde a realiza-

ção do pedido até a entrega no período esperado. Sempre que possível superamos as expectativas, mostrando para nossos clientes as melhores possibilidades, além de trabalharmos com marcas que são sinônimo de qualidade e satisfação para o consumidor final”.contato: (81) 3033-6590 / 9516-5067 / 8109-1414 – [email protected].

[representante]

Representante.indd 104 8/2/12 2:41 PM

Page 105: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:42 PM

Page 106: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista Agosto / Setembro 2012106

[se eu fosse criança]

Janaina Mara[aliar Distribuidora] ‘’Se eu fosse criança... Ah, se eu voltasse a ser criança gostaria de ter um skate voador para me levar a todos os cantos da cidade sem pegar trânsito. Também adoraria ter a espada do Lion, o Thundercats, com o Olho de Thundera que me desse a visão além do alcance. E para completar, seria incrível ter o guarda-roupa dos Jetsons. Aquele mesmo no qual você escolhe o look digitalmente e pluft. Basta apertar um botão para a roupa sair prontinha lá de

dentro direto para seu corpo! Engraçado. Pensando bem, os brinquedos são de criança, mas os motivos são de adulto. Afinal, ser criança ou adulto é mais do que uma relação de idade. O importante é tratar as coisas sérias da vida com o entusiasmo das crianças. Por isso temos tantas novidades no fantástico mundo dos brinquedos.’’

Débora Graziottin [3D Comex]

‘’Gostaria de ter disponível na minha infância um kit de scrapbook. As meninas tinham o hábito de manter uma agenda que funcionava como

um caderno de recomendações. Usávamos papéis de carta e outros recortes para

decorar a agenda. Se tivéssemos um kit de scrapbook na época, além de mais

divertido, nossas recordações teria hoje um aspecto mais bonito.’’

Se eu fosse crianca#56.indd 106 8/2/12 2:45 PM

Page 107: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:46 PM

Page 108: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:46 PM

Page 109: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/3/12 4:11 PM

Page 110: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 110 Agosto / Setembro 2012

As lojas hoje não estão mais preocupadas com o calote porque o cheque e o carnê representam parcela menor das vendas. A inadimplência do cartão está com os bancos e as administradoras” Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).Fonte: O Estado de S. Paulo – Economia – 16/7/2012.

O conselho que dou ao iniciante na arte da animação

é este: Se você quiser fazer uma boa história, fuja dos

modelos. Mas trate de conhecer muito bem as regras

tradicionais do enredo” John Lasseter, chefe de criação dos estúdios

Disney-Pixar.Fonte: Revista Época – 13/7/2012.

Sabemos que essa será a Copa da segunda tela, a maior parte das pessoas vai assistir aos jogos conectada a smartphones e a tablets. Por isso, a integração em todas as mídias é o grande diferencial”Sandra Sampaio, diretora de integração comercial da Abril.Fonte: Meio & Mensagem – 16/7/2012.

A propaganda infantil tem que ser direcionada ao adulto, que tem poder de compra, e não à criança. Hoje a propaganda tem que ser ética e pensar no desenvolvimento da sociedade como um todo”

Ana Maria Dias da Silva, psicóloga.Fonte: Folha de S. Paulo – Mercado – 14/7/2012.

[opinando]

Opinando.indd 110 8/2/12 2:47 PM

Page 111: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 10:07 AM

Page 112: Revista Epaço Brinquedo #56

Espaço Brinquedo Revista 112 Agosto / Setembro 2012

No espaço de oito anos, o Corinthians foi o clube

brasileiro que mais cresceu. O time teve evolução de valor de

marca de R$ 720 milhões. A força da marca do clube é dividida em 3 fatias: 51% da torcida, 27% de receitas

e 22% de mercado” Cris Simon, repórter de EXAME.com,

sobre o levantamento da BDO RCS Auditores.Fonte: Exame.com – Marketing – 16/7/2012.

As marcas precisam divulgar mais

conhecimentos e informações e precisam

personalizar seus conteúdos, de acordo

com a identificação de cada segmento e de

como as pessoas querem compartilhar”

Iván Casas, pesquisador que coordenou o estudo “Produção e difusão da mídia social entre

Brasileiros” da eC Metrics.Fonte: Mundo do Marketing – 12/7/2012.

A infância está mais tecnológica, mas crianças continuam sendo crianças: elas querem explorar, brincar, saciar curiosidades, experimentar. Ávidas, abertas e destemidas diante de novas possibilidades, absorvem informações mais rápido” Alexandre Momma, responsável pela pesquisa “Infância Influente” da TNS Global, com foco em crianças de 6 a 11 anos.Fonte: Mundo do Marketing – 11/7/2012.

O mercado de brindes está ficando cada vez mais profissional”

Jacob Flit, sócio da paulistana Difusão Brindes.Fonte: Diário do Comércio de São Paulo – 9/7/2012.

[opinando]

Opinando.indd 112 8/2/12 2:48 PM

Page 113: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/3/12 12:58 PM

Page 114: Revista Epaço Brinquedo #56

[zoom][está marcado!]

Interplast [20 a 24 de agosto]Setor: Tecnologia do plástico.Local: Joinville (SC).Para mais informações, acesse: www.feiras.messebrasil.com.br/interplast/.

House & Gift Fair [25 de agosto]Setor: Artigos para casa.Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP).Para mais informações, acesse: www.grafitefeiras.com.br/sitenovo/house/house.html.

LBMeeting 2012 Feira de Licenciamento de marcas [11 e 12 de setembro]Local: Grand Hyatt – São Paulo (SP).Para mais informações, acesse: www.lbmeeting.com.br.

Curso: Gestão de Capital [22 de agosto]Objetivo: Fundamentos básicos por meio de estudo da estrutura de gestão em riscos, implementação de estrutura de gestão de capital, resolução 3988/11, plano de capital e governança e o processo interno de avaliação de adequação de capital - Circular 3547/11. Público-alvo: Gerentes, superintendentes e executivos das áreas de finanças, riscos, controladoria, compliance e controles internos. Conteúdo programático: Perspectivas de mercado e motivadores; estrutura de gestão em riscos; implementação de estrutura de gestão de capital - a resolução 3988/11.Horário: Das 19h às 22h.Carga horária: 3 horas.Informações e inscrições: (11) 2366-6654 ou www.grupofbm.com.br/.

Confira os próximos eventos de negócios e compareça!

Zoom_eb56.indd 114 8/2/12 2:49 PM

Page 115: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:50 PM

Page 116: Revista Epaço Brinquedo #56

ANUNCIO_4x4.indt 1 8/2/12 2:51 PM