Revista Factos e Feitos 2014

18
1

description

Publica as principais actividades desenvolvidas pelo Ministério da Educação e Desporto, durante o ano 2014

Transcript of Revista Factos e Feitos 2014

Page 1: Revista Factos e Feitos 2014

1

Page 2: Revista Factos e Feitos 2014

2

ENQUADRAMENTO

Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

O aproximar do fim do ano é normalmente um bom momento para se fazer uma retrospectiva do que aconteceu e que marcou de uma forma ou de outra a instituição e seus funcionários. A retrospectiva

tem o mérito de avivar a memória, de induzir a balanços e análise do dinamismo implementado, bem como fornecer pistas de melhoria ou incremento de algum sector de actividade.

É com este intuito que o Ministério da Educação e Desporto publica a revista Factos & Feitos dirigido a toda a comunidade educativa e à sociedade em geral. A revista pretende proporcionar uma visão global e sintética das actividades mais relevantes, levadas a cabo pelos diversos departamentos do MED, com destaque para feitos, cujos impactos contribuem para o cumprimento da política educativa e a melhoria da essência do sector da educação.

O ano de 2014 foi frutífero em termos de avanço nas reformas a nível de planeamento e gestão e introdução de inovações no sistema educativo. Dos feitos haverá sempre uma parte considerável que é intangível e cujo registo não cabe no boletim. Porém, é de justiça destacar que o tangível ou observável que se regista com fotografias e texto assenta no primeiro, sem o qual nunca existiria.

Assim, registamos com satisfação a adesão de Cabo Verde à Parceria Global para a Educação, cujo acordo vai permitir ao MED desenvolver a sua Planificação Estratégica para os próximos anos, de forma sustentável e enquadrado nos novos tempos. Na mesma linha, a apresentação e discussão da proposta do novo Estatuto de Carreira Docente, com os professores e seus representantes sindicais, constitui um facto impar no diálo-go com a classe e testemunho de grande maturidade administrativa e de gestão na condução dos interesses colectivos e individuais da classe docente.

A par de inovações pedagógicas, como a experiência do ensino bilingue, destacam-se actividades direccio-nadas a apoios sociais e escolares, em sinergia com actividades viradas para a saúde e nutrição das crianças. A primeira Feira da Educação realizada em Abril constituiu-se num palco onde o MED pôde desfilar as suas múltiplas facetas e demonstrar o seu inequívoco e imprescindível contributo no desenvolvimento de Cabo Verde.

O Desporto fechou em grande com actividades no presente e que projectam o futuro, como a realização dos «Jo-gos Desportivos Escolares», o lançamento dos projectos «Atleta 2022», «Desporto na Escola» e a Realização da II Conferência Nacional do Desporto. Para culminar destaca-se a glória dos «Tubarões Azuis», a selecção nacional de futebol, que pela segunda vez consecutiva se qualifica para o Campeonato Africano das Nações (CAN).

Os sistemas educativo e desportivo e a sociedade em geral ganharam 3 grandes presentes em 2014: o Está-dio Nacional e as Escolas Secundárias do Maio e dos Mosteiros, infra-estruturas de grande qualidade e que chegaram em boa hora para consolidar as condições necessárias para a edificação da qualidade na educação e promoção da excelência no desporto.

Boa leitura!

Page 3: Revista Factos e Feitos 2014

3

Jogos Escolares Nacionais

O Ministério da Educação e Desporto (MED), através do

Núcleo de Desporto Escolar e Ac-tividades Recreativas, promoveu, de 29 de Março a 6 de Abril do corrente ano, os Jogos Escolares Nacionais, sob o lema “ Unidos na Promoção do Deporto”. O acto de abertura dos jogos acon-teceu, no dia 29 de Março, no Pa-vilhão Desportivo, “Vavá Duarte”, numa cerimónia que foi presidi-da pela Ministra de Educação e

Desporto, Fernanda Marques, se-guida de uma série de actividades culturais e desportivas que mar-caram o arranque do evento. Promover a integração e o in-tercâmbio dos participantes das Escolas Básicas, ampliar as opor-tunidades de socialização e aqui-sição de hábitos saudáveis, além de contribuir para a formação in-tegral do educando, favorecendo o surgimento de novos talentos no desporto foram os principais ob-

jectivos do evento. As competições contaram com a participação de cerca de 500 alunos do Ensino Básico, de to-dos os concelhos do país e decor-reram nas escolas secundárias Abílio Duarte, Cesaltina Ramos, Liceu Domingos Ramos e na pis-ta de atletismo da Adega. As mo-dalidades desportivas em disputa foram futebol, atletismo e jogos de mata.

Page 4: Revista Factos e Feitos 2014

4 Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Iª Feira da Educação e Desporto

Enquadrado nas comemo-rações do dia do professor ca-

bo-verdiano, o Ministério da Edu-cação e Desporto, realizou de 21 a 23 de Abril de 2014, a 1ª Feira da Educação e Desporto, sob o lema “O professor e o percurso da Ed-ucação em Cabo-verde”. O evento que decorreu na pracinha da esco-la Grande, no Plateau, tinha como principais objectivos, homenagear a classe docente, reconhecer o pa-

pel e a importância do professor no percurso da Educação em Cabo Verde e divulgar os ganhos conse-guidos neste domínio.

A abertura da 1ª Feira da Educação e Desporto foi presidida pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves, na presença da ministra da Educação e Desporto, de dirigentes da Educação, da comunidade educativa e dos parceiros.

Durante os dois dias da feira foram

realizados um conjunto de activi-dades culturais e desportivas, para além da exposição de materiais que demonstraram os avanços conse-guidos ao nível do sector.

Foi grande a afluência do público e da comunidade educativa, que satisfeitos, pediram mais actividades do género.

Page 5: Revista Factos e Feitos 2014

5Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Conferência sobre Ética e Deontologia na Docência para assinalar o Dia do Professor

O dia do Professor cabo-verdiano, que é come -morado a 23 de Abril, foi assinalado este ano,

com uma conferência sobre Ética e Deontologia na docência. A deputada nacional e antiga Minis-tra da Educação e Valorização dos Recursos Hu-manos, Filomena Vieira, foi a apresentadora do tema.

O evento contou com a presença dos dirigen-

tes da Educação, professores dos diferentes sub-sistemas de ensino, gestores, directores das es-colas secundárias, entre outros convidados.

Para além da mensagem de saudação ao Dia do professor, proferida pela Ministra Fernanda Marques, o momento foi também de música e men-sagem endereçada à classe docente, por alunos.

Socialização da proposta do Estatuto do Pessoal Docente

O Ministério da Educação e Despor-to socializou no passado dia 9 de

Maio, a proposta do Estatuto da Car-reira Docente com os professores e os representantes da classe docente. A so-cialização deste instrumento aconteceu a nível nacional e o MED abriu canais on-line e não só, para a recolha de con-tribuições para a melhoria da proposta apresentada.

Após o período de recolha de con-tribuições e de apresentação de con-trapropostas, o MED recebeu, no dia 15 de Outubro, o SINDEP, e no dia 29, o SIPROFIS e a Federação Ca-bo-verdiana dos professores, para o início da negociação da propos-ta do Estatuto da Carreira Docente.

Sem anunciar uma data, o MED espera ter pronto o mais breve possível o Estatu-to da Carreira Docente, que segundo a ministra Fernanda Marques vai dignifi-car ainda mais a carreira do professor.

Page 6: Revista Factos e Feitos 2014

6 Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Cabo Verde conquista quatro medalhas na Olimpíada de Matemática da CPLP

A 1ª fase do projecto designado “Ver com bons olhos”, fruto de uma parceria entre a FICASE, os hospitais Agostinho Neto e Hospital

Regional Santiago Norte e a Cavibel, através da Fundação Ruta de la Luz de Espanha arrancou no dia 5 de Setembro. Uma equipa forma-da por três especialistas espanhóis em óptica e optometria avança-da estiveram em Cabo Verde, acompanhados dos técnicos do HAN e HRSN, a realizar consultas de oftalmologia e a oferecer óculos aos alunos do ensino básico e alguns do secundário com menos recursos financeiros, que apresentassem problemas passíveis de resolução.

Durante as consultas realizadas em todos os municípios da ilha de Santiago, avaliou-se, aproximadamente 800 alunos, uma média de cerca de 150 alunos por concelho.

No âmbito deste projecto, foram entregues cerca de 133 óculos aos alunos com problemas de visão, que serão depois acompanhados du-rante três anos, ou seja, de 2014 a 2017.

Para o ano 2015 e 2016, o projecto será alargado para outras ilhas, nomeadamente São Vicente e Fogo.

Os quatro melhores alunos clas-sificados nas Olimpíadas de

Matemática, a nível nacional, repre-sentaram Cabo Verde, na 4ª edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP, que decorreu de 12 a 18 de Julho do corrente ano, em Angola, sob o lema, “Com o Conhecimento da Matemática Compreenderemos Melhor o Mundo Globalizado”.

Cabo Verde esteve representado nesta competição pelos alunos Xie Yutian, da escola secundária Ce-saltina Ramos, José Heraldo, da es-cola secundária Constantino Seme-do, ambas da cidade da Praia, Ana Olívia Santos, da escola secundária Jorge Barbosa, da ilha de S.Vicente e Josinne Monteiro, da escola se-cundária Suzete Delgado, da ilha de

S.Antão. Todos esses alunos con-quistaram medalhas, sendo duas de pratas e duas de bronze.

Na ocasião, a ministra Fernanda Marques felicitou os alunos, os pais e os professores tendo afirmado que “ é uma grande honra” para Cabo Verde a premiação, uma vez que contribui para aumentar a visi-bilidade do país.

Projecto “ver com bons olhos” em acção: 800 alunos avaliados

Page 7: Revista Factos e Feitos 2014

7

Cabo Verde adere à Parceria Global para Educação

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação e Desporto aderiu, neste ano de 2014, à

Parceria Global para Educação, um mecanismo inter-nacional de facilitação de acesso dos países em desen-volvimento à assistência técnica e financeira para a im-plementação de estratégias e medidas de políticas do sector da Educação.

No caso de Cabo Verde, este organismo internacional vai apoiar a elaboração e implementação do Plano Estratégi-co de Educação, no valor de 1,2 milhões de dólares, para além da assistência técnica.

O Director Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão, Pedro Brito, considera que, com esta adesão, o país “vai ter recursos para implementar as suas estraté-gias e medidas de políticas e fazer parte de um grupo a nível mundial que pensa a educação e as suas estraté-gias para o desenvolvimento”.

A anteceder essa adesão, foram realizados alguns encon-tros de trabalho com os parceiros do sector da educação, a nível nacional e internacional, para aprofundamento de in-formações sobre o mecanismo global a favor da educação; analisar as oportunidades que Cabo Verde poderá benefi-ciar com a sua adesão a esse mecanismo global; definir os caminhos a percorrer bem como as responsabilidades par-tilhadas dos actores, para a adesão do país a essa parceria global.

Fundada em 2002, a Parceria Global para a Educação é uma parceria multilateral, da qual fazem parte cerca de 60 países em desenvolvimento, governos doadores, organizações internacionais, sector privado, profes-sores e grupos da sociedade civil, e visa essencialmente alcançar uma educação de qualidade para todas as cri-anças.

Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Page 8: Revista Factos e Feitos 2014

8 Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Inauguração do novo Estádio Nacional

A maior infra-estrutura desportiva do país foi inau-

gurada a 23 de Agosto de 2014, numa cerimónia presidida pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves. O evento contou com a presença da ministra do Despor-to, Fernanda Marques, do Em-baixador da China, Su Jian, dos membros de Governo, represen-tantes de corpo diplomático no país, personalidades ligadas ao desporto, e com uma grande pre-sença do público.

Para além dos discursos proferi-

dos pelo Chefe do Governo, Em-baixador da China e da ministra da Educação e Desporto, o mo-mento foi também de actividades culturais e desportivas, como des-file de grupos de Tabanca, provas de atletismo, demonstrações de Karaté, Aikido, Taekwondo, Boxe, danças, entre outros.

O relvado do novo Estádio Nacio-nal foi estreado com o jogo entre as selecções regionais feminino de futebol de Barlavento e de So-tavento.

Foi evidente a emoção e a alegria do público que apareceu em mas-sa, cerca de 11 mil pessoas, para assistir a abertura das portas do novo Estádio Nacional, superan-do desta forma a expectativa da organização.

O Estádio Nacional foi construí-do no âmbito da cooperação chinesa. A infra-estrutura alberga uma área de onze mil, setecentos e sessenta e dois metros quadra-dos e tem capacidade para acol-her 15.026 pessoas.

Page 9: Revista Factos e Feitos 2014

9Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Entrega de computadores às delegações

A UNICEF ofereceu ao Ministério da Educação e Desporto um total de 25 computadores PC, UPS e discos externos que foram entregues às 22 Delegações do Ministério da Educação e Desporto, com o objectivo

de reforçar a qualidade de recolha de dados estatísticos, a nível dos concelhos.

A entrega desses materiais foi feita no dia 15 de Setembro de 2014, pela Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante da UNICEF, Ulrika Richardson, à ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, na presença dos delegados do MED da ilha de Santiago.

O Ministério da Educação e Desporto (MED) pro-

cedeu neste ano lectivo, ao alargamento da escolaridade obrigatória no 3º, 5º e 7º anos de escolaridade no ensino básico, com a introdução de novos planos de estudos, programas e manuais.

No próximo ano lectivo será generalizado o 4º, 6º e 8º anos de escolaridade, tendo o MED a previsão de, até 2016, generalizar a escolaridade obrigatória de 8 anos.

Alargamento da escolaridade obrigatória de 8 anos com introdução de novos manuais no 3º, 5º e 7º anos de escolaridade

Page 10: Revista Factos e Feitos 2014

10 Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

“KIT Escolar, 10 anos a realizar sonhos!”

Sob o lema “KIT ESCOLAR, 10 ANOS A REALIZAR SONHOS!”, a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) lançou, no dia 13 de Setembro, a 10ª edição da Campanha Nacional de Distribuição de

Kits Escolares 2014/2015, na Escola de João Teves, em São Lourenço dos Órgãos, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves.

Na ocasião, a FICASE homenageou os seus parceiros, com a entrega de certificado de reconhecimento e uma estatueta em acrílico que simboliza esses dez anos, pelas valiosas contribuições dadas à Campanha Nacional de Distribuição de Kits Escolares, incluindo, o Chefe do Governo, Gilyto Semedo e a apresentadora do evento Mar-garida Moreira. Este ano, marcado pela entrada de mais dois parceiros (Unitel T+ e Bolsa de Valores de Cabo Verde), perspectiva-se apoiar cerca de 30 mil alunos do Ensino Básico de todas as escolas do país, o que repre-senta 50% de alunos desse subsistema de ensino. Ao longo desses 10 anos da campanha, a FICASE já distribuiu mais de 240 mil kits Escolares.

Experiência Bilingue chega às escolas do Tarrafal de Santiago

O ensino bilingue introduzido no sistema educativo, no ano lectivo 2013/2014 como experiência pilo-

to nas duas escolas básicas do país, pólos educativos nº3 de Ponta de Água, na Praia, e do Flamengos, concelho de São Miguel, foi alargado a mais duas escolas da ilha de Santiago, nomeadamente escola Cabeça Carreia, em Chão Bom e EX- EBC, ambas no concelho de Tarrafal.

Esta experiência foi introduzida no sistema do ensino, como forma de valorizar a língua cabo-verdiana e melhorar a aprendizagem da língua portuguesa.

No âmbito da introdução do ensino bilingue no sistema de ensino, o MED já realizou várias acções de formação aos professores, gestores e coorde-nadores pedagógicos implicados neste processo, para além de efectuar visitas de seguimento e de acompanhamento.

Page 11: Revista Factos e Feitos 2014

11Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Abertura do ano lectivo 2014/2015: MED exalta os 40 anos da independência nacional

A Assembleia Nacional foi pal-co da abertura do ano lectivo

2014/2015, um momento que reu-niu toda a comunidade educativa da cidade da Praia, representantes de pais e encarregados de educação e parceiros da Educação.

O Ministério da Educação e Despor-to (MED) aproveitou a ocasião para fazer uma exaltação aos 40 anos da independência nacional e saudação à comemoração dos 20 anos da Rota dos Escravos. Essa exaltação foi feita através

de uma exposição que demonstrou o percurso e os ganhos da Edu-cação ao longo desse tempo.

O Primeiro Ministro, José Maria Neves, presidiu a cerimónia so-lene de abertura de mais um ano lectivo e na ocasião afirmou que o ano começou “em condições de normalidade”, e que isso deve ser “motivo de orgulho de todos os ca-bo-verdianos”.

A ministra da Educação e Desporto,

Fernanda Marques, na sua intervenção disse que o Ministério está a trabalhar para mudar o paradigma de gestão das escolas, através de projectos educativos para que a escola possa ser centro de desenvolvimento comunitário.

As actividades culturais, como música, dança, dramatização e demonstração de actividades desportivas conferiram um melhor brilho à cerimónia.

Page 12: Revista Factos e Feitos 2014

12

DGD realiza II Conferência Nacional do Desporto

Volvidos quase três décadas da realização da I Con-

ferência Nacional do Desporto, a Direcção Geral dos Desportos (DGD) realizou durante três dias, 24, 25 e 26 de Outubro, na cidade da Praia, a II Conferência Na-cional do Desporto, sob o lema, “Nosso desporto: reflectir o pre-sente e projectar o futuro”. Com a iniciativa pretendeu-se reunir

os agentes desportivos nacionais para a definição das grandes pri-oridades e opções para os próxi-mos anos do desporto.

Participapram no evento treinadores, dirigentes, especialistas em medicina desportiva, técnicos das autarquias, empresas especializadas e represen-tantes do Estado, que durante três dias debateram temas como, a ética e segu-rança no desporto, a organização do

nosso sistema desportivo, a evolução do desporto cabo-verdiano, o serviço nacio-nal de medicina desportiva, o desporto de alto rendimento e o profissionalismo, desportos náuticos/aquáticos e o turis-mo, modelo de formação de quadros competitivos e a importância da comu-nicação social no desporto.

Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Page 13: Revista Factos e Feitos 2014

13Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Cabo verde participa no VXI fórum mundial sobre nutrição infantil, na Àfrica do Sul

Uma delegação de Cabo Verde, liderada pela Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, participou de

29 de Setembro a 3 de Outubro de 2014 num dos maiores fóruns mundiais sobre a nutrição infantil (Global Child Nu-trition - GCNF/CELCFB (Fórum Global da Nutrição Infan-til), que teve lugar em Johannesburg, África do Sul.

O fórum que já vai na sua XVI edição contou com a participação de mais de 300 convidados de mais de 40 países dos quatro can-tos do mundo, onde debateram questões que versam a nutrição infantil e a forma como a alimentação escolar pode contribuir para suprir as deficiências nutricionais nas crianças em idade es-colar e o desenvolvimento comunitário.

Na sua intervenção, a Ministra da Educação e Despor-to apresentou a experiência de Cabo Verde como caso de sucesso na transição e assunção das cantinas esco-lares pelo governo, baseando-se essencialmente na ex-

posição do processo histórico de evolução das canti-nas escolares, os ganhos obtidos, desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar, assim como as no-vas abordagens e lógicas que se estão a implementar.

Nesta deslocação à Africa do Sul, a Ministra da Edu-cação e Desporto, fez-se acompanhar pelo Presidente do Conselho de Administração da FICASE, Felisberto Moreira, Director do Serviço de Alimentação Escolar, João Semedo, Coordenadora do Programa de Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional nas Escolas, Engª. Ana Paula Spencer e pela Coordenadora do Programa Nacional de Nutrição do Ministério da Saúde, Irina Maia.

Fonte de imagem: Pagina facebook (WFP Centre of Excellenceagainst Hunger

Page 14: Revista Factos e Feitos 2014

14

Campanha “juntos contra a fome! Alimentando a esperança na CPLP”

A Campanha “Juntos Contra a Fome! Alimentando a Esperança

na CPLP” é uma iniciativa da CPLP e da FAO, com o objectivo de angariar fundos que irão permitir o financia-mento de projectos que visam melhorar a segurança alimentar e nutricional e as condições de vida das famílias e co-munidades rurais mais vulneráveis dos países que compõem a CPLP.

Em Cabo Verde, é levada a cabo pela Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar – FICASE e pelo Ministério do Desenvolvimen-to Rural – MDR, do mês de Junho a Dezembro de 2014. Desde seu lançamento oficial, o grupo de Co-ordenação Nacional da campanha tem realizado uma série de activi-dades para angariação de fundos, quais sejam a Feira de frutas – “Do

Campo para a nossa Mesa”, shows beneficentes, torneios desportivos, exposição de quadros plásticos, caixas acrílicas em instituições e lugares estratégicos, bem como a criação de uma conta bancária para doações, entre outros eventos.

Arranca o Projecto-piloto “escola promotora de saúde”

Como parte da recente refor-mulação do Projecto CVE 075

“ Saúde e Cantinas Escolares “da Cooperação Luxemburguesa, a FI-CASE, o Ministério da Educação e Desporto, o Ministério da Saúde, a OMS, com o apoio do referido Projecto lançaram, este ano, o pro-jecto-piloto “Escola Promotora de Saúde” (EPS) em Cabo Verde, que inclui os projectos Caravana de Te-atro, Ver Com Bons Olhos, Brincar

ao Atletismo e Requalificação de 50 escolas do Ensino Básico. Com esses projectos pretende-se influen-ciar, de forma positiva a saúde, os comportamentos e as atitudes da comunidade escolar, bem como a das suas comunidades envolventes. O Projecto “Escola Promotora de Saúde” abrange as vertentes Saúde Oral, Ambiente, Actividade Física e Desporto, Alimentação e Nutrição, Competências para Vida, Visitas de

Saúde Escolar e as áreas transver-sais, Infra-estruturas, Formação, Informação, Educação e Comuni-cação.Por conseguinte, pretende-se com esta iniciativa, melhorar os resulta-dos escolares e facilitar a acção para a saúde através do desenvolvimen-to dos conhecimentos e das com-petências em saúde nas áreas cog-nitivas, sociais e comportamentais.

Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Page 15: Revista Factos e Feitos 2014

15Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

DGD apresenta Projecto Atleta 2022

A Direcção Geral dos Desportos (DGD) apresentou no dia 25

de Setembro, na cidade da Praia, o projecto Atleta 2022, um programa a ser implementado no âmbito do desporto nacional, a médio e longo prazo.

Com o projecto pretende-se envolver todas as estruturas desportivas, para que em 2022 Cabo Verde esteja preparado a competir nas diferentes competições in-ternacionais.

Este programa está directamente ligado a um outro programa de-nominado “Desporto nas Escolas” e tem como objectivo criar um pla-no de formação para jovens atle-tas, técnicos e dirigentes, para que em 2022 o país possa ter selecções competitivas em relação às outras selecções mundiais e olímpicas.

A implementação do programa vai iniciar com o recrutamento de jo-vens entre os 13 e os 14 anos, de ambos os sexos, que vão participar

de um programa de treinamento, que tem sessões de manhã e a tarde e aos fins-de-semana, com a finalidade de preparar a futura geração de atletas de alta competição.

Serão treinos de especialização e de rendimento; O trabalho vai ser ár-duo, com avaliações trimestrais a serem executadas pela coordenação da Direcção-geral do Desporto e das Federações das respectivas mo-dalidades.

Qualificação da selecção nacional para o CAN 2015

A selecção nacional de futebol vai participar no Campeonato Africano das Nações (CAN) 2015, que decor-rerá de 17 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2015, na Guiné Equatorial. Os Tubarões azuis apesar de perderem

o último jogo de qualificação para o CAN, frente à Zâmbia, ficaram classificados em primeiro lugar no grupo F, com 12 pontos.

Já são conhecidos os potes com as equipas para o sorteio da fase final do CAN2015 e Cabo Verde faz parte do pote 3, juntamente com a África do Sul, Gabão, e República Democrática do Congo.

Refira-se que esta é a segunda participação da selecção nacional nesta competição Africana, depois da estreia em 2013.

Imagem: Sapo cv

Page 16: Revista Factos e Feitos 2014

16 Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

As escolas secundárias do Maio e dos Mosteiros, construí-das de raiz, com o financiamento do Governo de Cabo

Verde e dos fundos Árabe, entraram em funcionamento neste ano lectivo. A escola secundária do Maio foi inaugurada no dia 5 de Novembro pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves, na presença da titular da pasta da Educação e do Desporto e da comunidade educativa local.

A moderna infra-estrutura educativa da ilha do Maio tem capacidade para acolher cerca de 800 alunos, dispõe de biblioteca, salas de desenho e de informática, laboratórios e duas placas desportivas,

para além de ter valência técnica e de via geral.

A nova escola secundária dos Mosteiros ainda não foi inaugurada, mas já está em funcionamento e tem capacidade para albergar mil e duzentos estudantes.

A infra-estrutura foi construída na zona urbana de Queimada Trás e ocupa uma área de cerca de 14 mil metros quadrados de terreno.

Entrada em funcionamento de novas infra-estruturas educativas

Page 17: Revista Factos e Feitos 2014

17

Principais actividades realizadas pela Inspecção Geral da Ed-ucação, Formação e Ensino Superior (IGEFES)

Elaboração de uma proposta de lei sobre a Avaliação Institucional para se poder implementar a Avaliação Externa e Auto Avaliação pelas Escolas;

Formação dos agentes educativos (Directores das escolas secundárias, Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Professores) sobre Auto Avaliação com o objectivo de se criar uma equipa de auto avaliação em cada escola. Nesta 1ª fase serão contemplados um total de 333 formandos. Prevê-se a realização desta acção de formação nas ilhas de Santiago e S.Vicente.

Formação destinados aos Inspectores sobre Auditoria Financeira;

Coordenação e elaboração do Estatuto do Pessoal da Inspecção da Educação, Formação e de En-sino Superior;

Criação de Portal Web para a divulgação dos relatórios da Avaliação Institucional e da Implemen-tação de Provedoria. Com esta página pretende-se recolher queixas, reclamações, denúncias dos pais e en-carregados da Educação, alunos e outros agentes da comunidade educativa, através de um formulário que será respondido pela IGEFES em 48h00.

Factos & Feitos do Ministério da Educação e Desporto durante ano de 2014

Page 18: Revista Factos e Feitos 2014

18

FICHA TÉCNICA:PROPRIEDADE: mInIstéRIO DA EDucAçãO E DEsPORtOs EDIçãO: núclEO DE ImAgEm E cOmunIcAçãO EstRAtégIcA (nIcE)

tEXtOs: DulcElInA tAvAREs FOtOs: máRcIA DA cRuz, DulcElInA tAvAREs, nEusA bARbOsA

tEXtO EnQuADRAmEntEO : DRA. cláuDIA sIlvA cOncEPçãO gRáFIcA: nEusA bARbOsA

ImPREssãO: tIPOgRAFIA sAntOs tIRAgEm: 1000 EXEmPlAREs