Revista Vida Universitária Ed 205

36
maio 2011 nº 205 Do Brasil para o mundo: conheça o projeto de internacionalização da Universidade PUC Internacional O intercâmbio na Itália proporcionou a estudante Tathyane Vosgerau experiências na área de Direito.

description

Edição de maio/2011 da revista Vida Universitária - PUC Internacional - Do Brasil para o mundo: conheça o projeto de internacionalização da Universidade

Transcript of Revista Vida Universitária Ed 205

maio 2011nº 205

Do Brasil para o mundo: conheça oprojeto de internacionalização da Universidade

PUC Internacional

O intercâmbio na Itália proporcionou a estudante Tathyane Vosgerau experiências na área de Direito.

08Filhos da PUCA professora da PUCPR e procuradora-chefe do Banco Central Liliane Maria Busato Batista conta como concilia vida profissional e pessoal.

12CapaSaiba tudo sobre o projeto de internacionalização da PUCPR.

índice

Sempre aqui

6. Se eu soubesse

22. Reportagem

24. Drops

33. Programação

34. O que faz a sua cabeça?

Professora Rosa Maria Mariotto com as alunas Mayara Figueiredo Nunes, Mariana Accorsi Pereira e Eliane Gouveia Consulin, do 5º ano do curso de Psicologia, no Centro Municipal de Educação Infantil do Botiatuvinha, onde desenvolvem o trabalho de diagnóstico precoce do autismo, que faz parte do Programa de Prevenção e Atendimento Inicial (PROPAI)

18DNAConfira a importância da prática no aprendizado.

26 Mundo MelhorAlunos do Câmpus Londrina arrecadam chocolates e fazem a festa com alunos da APAE.

28Festival de Teatro na PUCPrConfira flashes das atividades do Festival de Curitiba realizadas no PUC IDEIAS.

Joã

o B

orge

s

4

ed

itori

al

Vida Universitária é uma publicação Mensal da Editora Ruah*, sob licença da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Registrada sob o nº 01, do livro B, de Pes-soas Jurídicas, do 4º Ofício de Registro de Títulos, em 30/12/85 - Curitiba, Paraná

Editor Luís Fernando CarneiroRedação Vanessa CunhaEditor de Arte Goretti Carlos Atendimento Kelly Gequelim Skrzypietz

expediente

PUCPRRua Imaculada Conceição, 1155 - 2º andarPrado Velho - Curitiba - ParanáCaixa Postal 17.315 - CEP: 83.215-901 Fone: (41) 3271-1515www.pucpr.brTiragem 10.000 exemplares

Grão-Chanceler Dom Moacyr José VittiReitor Clemente Ivo JuliattoVice-reitor Paulo Otávio Mussi AugustoPró-reitor Acadêmico Eduardo Damião da SilvaPró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Waldemiro GremskiPró-reitor Comunitário Ricardo TescaroloPró-reitor Administrativo Nelio Mauro Aguirre de Castro

Editora Ruah*Rua Casemiro JoséMarques de Abreu, 706. Ahú. Cep 82.200-130Curitiba. Paraná. (41) 3018-8805www.editoraruah.com.br

Para anunciar, ligue: (41) 3018-8805

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização prévia e escrita. Todas as opiniões são de respon-sabilidade dos respectivos autores.

Na sua origem, ainda no século XII, a Universidade foi concebida como instituição capaz de conservar e transmitir o saber “universal”, isto é, o saber de todas as áreas do conhecimento e de todos os tempos. Além disso, ela reunia mestres e discípulos oriundos dos diversos cantos do mundo conhecido até então. Era, de fato, uma instituição “universal”, daí o termo universidade.

Hoje a realidade é bem diferente, sobretudo no que diz respeito ao elevado nível de produção de conhecimento, de ciência e de tecnologia a que a humanidade conseguiu chegar. Se na Idade Média era possível redigir uma “suma”, isto é, um livro que contivesse algo como uma síntese de todo o saber, hoje isso parece ser um empreendimento impossível. Isso se deve, em grande medida, à revolução científica desencadeada no século XVI e XVII por figuras de destaque como Copérnico, Galileu, Kepler, Descartes, Pascal e Newton. Deve-se, ainda, ao grande avanço que as ciências conquistaram a partir de Mendel, Darwin, Jung, Pasteur, Einstein, Heisenberg, Maxwell, Boltzmann, Weber entre outros grandes nomes da ciência contemporânea.

Não é sem razão que nossa sociedade é denominada “sociedade do conhecimento”, pois o saber tornou-se mola propulsora de nossa vida em

quase todos os aspectos. Isso elevou nossos padrões de vida, mas também modificou o cenário das instituições que trabalham com o conhecimento, sobretudo as universidades. Já não se pode saber tudo, nem ter reunidos, numa mesma instituição, especialistas em todos os campos do conhecimento. Daí a necessidade de parcerias com diferentes centros de produção do conhecimento, em nível nacional e internacional. Daí o imperativo de abrir os muros da universidade para pesquisadores e estudantes do mundo inteiro. Daí também a exigência de fazer com que os professores e os estudantes da PUCPR tenham acesso a outras instituições onde possam complementar a formação aqui recebida.

Por essa razão, a PUCPR iniciou um processo intenso de “internacionalização”, com o propósito de tornar-se referência no Brasil e no mundo em educação superior. Nossa meta é transformar a PUCPR numa world class university, como forma de coroamento de todo o processo de busca da qualidade e da excelência acadêmica que tem marcado a história da instituição em seus 52 anos de existência. Nesta edição de Vida Universitária você vai conhecer um pouco melhor este propósito da PUCPR.

Clemente Ivo JuliattoReitor

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

st_004_11_anuncio_21x28.pdf 1 18/02/2011 09:15

6

Qual a história do livro?Este livro conta a história de dois loucos e gênios super divertidos. Um deles, conhecido como Boquinha, acha-se um grande pensador. Tem compulsão para falar e filosofar. O outro cujo apelido é Prefeito, pensa ser um grande político. Ambos são especialistas em arrumar confusões. Boquinha e Prefeito foram mutilados na infância, perderam tudo: pai, mãe, lar, amigos, proteção. Viveram de sobras... de alimentos, de afeto e de apoio social. Tinham tudo para dar errado. E deram. Mas, apesar de todas as perdas, desenvolveram uma alegria e loucura contagiantes. E pelo caminho que a vida os levou conseguiram ajudar muitas pessoas a libertarem-se de seus medos, traumas e misérias emocionais.

O que você aprendeu?Por meio dessa leitura gostosa e encantadora vamos percebendo como vivemos esmagados por coisas que nos são impostas e que acabamos carregando sem perceber. Os personagens nos fazem sentir de uma maneira divertida que o que dá status não são as marcas dos produtos que usamos, mas o sujeito que os usa, e critica a sociedade consumista que luta para ser aceita, notada e que quer sair no jornal, mas que vive em liberdade con-dicional.

Uma curiosidade. . .As obras do autor Augusto Cury já foram publicadas em mais de 50 países e atingiram a marca de 12 milhões de exemplares vendidos no Brasil. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o autor brasileiro é o mais lido da década.

rir é o melhor remédio

um to

que

Se eu soubesse que os tempos de PUC deixariam tantas saudades, teria gravado em VHS os melhores dias daquela época.

Se eu soubesse que a publicida-de perderia totalmente o glamour que tinha há 20 anos, teria me apaixonado pela mesma profissão.

Se eu soubesse que viajar seria um aprendizado tão grande, teria tenta-do conhecer até a Albânia.

Se eu soubesse que administrar pessoas seria mais difícil que admi-nistrar empresas, teria estudado mais psicologia.

Se eu soubesse qual a próxi-ma febre na internet, não daria muita atenção porque dali a uma semana já surgiria outra.

Se eu soubesse exatamente com quantos paus se faz uma canoa, iria nadando para não perder a intuição e o improviso.

Se eu soubesse que ter aulas de xadrez, música e idiomas na infância faria tanta diferença, teria agradecido mais aos meus pais.

Se eles souberem que escrevi este texto, fica aqui o agradecimento.

Alexandre Silveira, Diretor de Criação da Bronx Comunicação e ex-aluno da PUCPR.

Arq

uivo

pes

soal

Div

ulga

ção

Livro: De Gênio e Louco todo mundo tem um pouco, de Augusto CuryEditora: Academia de Inteligência Quem indica: Elisete Telman Neves, formada em Teologia pela PUCPR.

Arq

uivo

pes

soal

A VIVER é revista que mais cresce na cidade porque aposta em um conteúdo de

qualidade exclusivo para mulheres, apresentando o que há de melhor em moda, beleza,

gente e estilo de vida. Confira a nossa versão digital: www.revistaviver.com.br.

Agora à venda nos seguintes pontos:

Fnac – ParkShopping Barigui

Livrarias Curitiba – ParkShopping Barigui e Palladium

Revistaria do Shopping Mueller

Banca Bom Jesus – Rua Jaime Balão, 201

Confeitaria Requinte – Rua Recife, 34, Cabral

Saint Germain Batel – Av. Visconde de Guarapuava, 4882

Saint Germain Bigorrilho – Al. Princesa Izabel, 1347

Saint Germain Champagnat – Rua Padre Anchieta, 2075

inspiração, diálogo e

de verdade

atitudeparamulheres

8

filho

s da

puc

Liliane Maria Busato Batista é um exemplo de que dedicação aos estudos é sinônimo de êxito profissional. Aluna da PUCPr na graduação, especialização, mestrado e doutorado na área de Direito, é professora da

Universidade desde 1985. Ela conta os desafios da sua carreira jurídica como procuradora-chefe do Banco Central no Paraná.

A fórmula do sucesso

Arq

uivo

pes

soal

Em sua carreira de docente, Liliane é muita admirada. Na foto, uma das colações em que foi homenageada.

vid

a u

niv

ers

itá

ria

9

Tento demonstrar aos alunos que todos podem alimentar seus sonhos no sentido de ter uma carreira promissora, desde que se dediquem aos estudos com afinco e determinação”.

Como é a rotina de uma Procuradora-chefe do Banco Central?

Exercer a chefia da Procuradoria do Banco Central é, sem dúvida, uma atribuição de grande responsabilidade, em razão do volume expressivo de demandas judiciais e dos valores que elas envolvem, sem nunca esquecer que defendemos interesse público.

Como é possível conciliar a família ao trabalho?

Quando exercemos uma profissão que nos é prazerosa fica mais fácil conciliar a vida pessoal e profissional, pois não é fácil desempenhar o papel de mãe, esposa e filha, aliada à nossa atividade profissional. Assim, tento otimizar meu tempo que é muito escasso, pois há 26 anos cumpro uma jornada de trabalho das 7h30 às 22h30.

A senhora está entre os nomes para ocupar a vaga de Desembargador Federal no Tribunal regional Federal da 4ª região. Como foi ser indicada pela OAB/Pr?

Figurar em primeiro lugar tanto na lista formada pela OAB/PR, quanto na lista tríplice votada pelos Desembargadores Federais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, muito me envaideceu e foi motivo de muita alegria. Este fato só comprovou que o esforço pessoal e a dedicação aos estudos são seguramente o único caminho a ser percorrido por quem escolhe uma carreira jurídica. O documento com a indicação já foi entregue à presidenta

Como iniciou sua carreira?

Logo após a colação de grau, prestei teste seletivo para ingressar na então Universidade Católica do Paraná, como professora do Escritório Modelo de Aplicação. Assim, desde maio de 1985, de forma ininterrupta, sou professora da instituição, na cadeira de Direito Processual Civil. Paralelamente à carreira acadêmica, fui advogada na Procuradoria Geral do Estado até que, em 1992, pedi exoneração por ter sido aprovada no concurso para cargo de procuradora do Banco Central do Brasil.

Como a senhora define essa trajetória profissional?

Vitoriosa, mas sem esquecer que os frutos colhidos foram resultado de esforço pessoal e também de uma dose de sacrifício, pela renúncia a alguns momentos de convivência familiar e social. Para alcançar meus objetivos na área sempre tive ciência de que só havia um caminho, que era a dedicação irrestrita aos estudos.

Sua formação foi 100% PUCPr, o que isso significa?

A PUCPR respaldou toda minha formação jurídica, desde a graduação, passando pelos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Os professores exerceram papel primordial por terem servido de fonte de inspiração e exemplo. Assim, a transmissão segura do conhecimento acabou por formar o arcabouço jurídico que embasou minha caminhada profissional.

Dilma Rouseff, havendo uma nomeação por parte dela, passaria a fazer parte da história do Estado do Paraná, como a primeira mulher a ser nomeada Desembargadora Federal do TRF da 4ª Região, pelo quinto constitucional, o que, além de um orgulho pessoal, constituiria um prestígio a todas as mulheres.

Pode citar um fato que marcou a sua vida?

O nascimento da minha filha, Ana Carolina. A maternidade é a maior prova de que existe um amor incondicional. E o fato de ela estar trilhando o mesmo caminho por mim escolhido, já que está no segundo período do curso de Direito aqui na PUCPR, me causa grande felicidade.

Como a senhora busca inspirar seus alunos?

Sempre procurei pautar minhas ações de forma que, sem me considerar um exemplo a ser seguido, gostaria de servir de fonte de inspiração e motivação. Esses valores ficaram muito evidenciados na moção de apoio à minha nomeação como Desembargadora Federal feita pelo CASP, na qual foram colhidas assinaturas de todos os alunos do curso de Direito da PUCPR, que demonstraram orgulho por visualizar a possibilidade de uma professora da casa ocupar tão importante função. Tento demonstrar aos alunos que todos podem alimentar seus sonhos no sentido de ter uma carreira promissora, desde que se dediquem aos estudos com afinco e determinação.

10

Tec

nolo

gia

Segundo dados da TNS, os brasileiros são os que mais têm amigos nas redes sociais. Em média, são 231 amigos por pessoa. Com tanta exposição, como não sofrer com a invasão de privacidade? A nutricionista formada pela PUCPr, Jenniffer Cristina Chang, conta como se protege disso.

“A maioria das pessoas quando cria seus perfis nas redes sociais coloca muitas informações pessoais que parecem ser “inofensivas”. Mas as fotos, por exemplo, revelam sua personalidade, os locais que costuma frequentar e as roupas e marcas que você usa. Quando colocamos local de trabalho e estu-do e as comunidades que nos identificamos, tudo isso deixa nossa privacidade desprotegida. Alguns “amigos” ou “seguidores” você nunca viu... será que esta pessoa já pode ser considerada confiável? É possível se relacionar protegendo sua privacidade de uma maneira que não o afaste do convívio e confian-ça das pessoas. Começo sempre deixando minhas informações restritas para aqueles adicionados, também restringindo meus dados para um grupo de amigos selecionados considerados mais íntimos. Sempre cuido com as pessoas adicionadas e a cada três meses seleciono e deleto alguns. Busco cuidar de fotos e diálogos publicados, fico atenta às informações passadas por sites que necessitam de registro e sites de compra e nunca coloco telefones de contato.

Arq

uivo

Pes

soal

Seja feliz!

Você demonstra felicidade nas redes sociais? Uma pesquisa realizada pelo estudante de PhD na Universidade de Cambridge, Alex Davis, analisou o nível de felicidade dos usuários do Twitter por meio das palavras postadas no microblog. O Brasil aparece em 14º lugar. Em primeiro lugar está a Alemanha, seguida da Holanda, México, Estados Unidos e Dinamarca. A pesquisa também mostra os estados brasileiros mais felizes; os três primeiros são: Brasília, Minas Gerais e Amazonas. O Paraná ficou em 12º lugar. O estudo completo está disponível em

Made in Brasil

Ainda na “febre” dos tablets, a Motorola anunciou recentemente a chegada ao Brasil do Xoom, primeiro tablet da marca. O aparelho que é concorrente do iPad, possui sistema operacional Android 3.0, tela sensível ao toque, câmera de 5 megapixels para capturar vídeos em alta definição e webcam de 2 megapixels para videoconferências. O produto será vendido a R$ 1,9 mil, com versão wi-fi e 32 GB. A novidade é que o aparelho será fabricado no Brasil, na unidade da empresa que fica na cidade de Jaguariúna, em São Paulo.

Privacidade nas redes sociais?

r$

1,9

mil

Rep

rodu

ção

Div

ulga

ção

www.alexdavies.net/map

ALONGAREBem-estar físico, Bem-estar físico, mental e emocional.A ALONGARE é um espaço pensado para as pessoas que buscam boa forma e qualidade de vida. Dispomos de uma estrutura moderna e profissionais de diversas áreas.Venha conhecer nossos serviços.

Alongare Centro de Saúde Corporal | Rua Teixeira Soares, 320 | Seminário | Curitiba | 41 3077-3277 | www.alongare.com.br

ALONGAMENTO

PERSONAL TRAINER

PILATES STUDIO

STUDIO YOGA

CARBOXITERAPIA

LUZ INTENSA PULSADA

RADIOFREQUENCIA

PEELING

PLATAFORMA VIBRATÓRIA

12

Educação sem fronteiras

12

cap

a

PUCPr mostra quais são os planos para ser reconhecida internacionalmente

Tathyane e Augusto: a internacionalização trouxe a eles a oportunidade de fazer intercâmbio.

Gui

lher

me

Alv

es

vid

a u

niv

ers

itá

ria

13

O mundo não para. O processo de globalização é intenso: avanços tecnológicos, novas descobertas, e pesquisas inéditas fazem parte da rotina das melhores instituições de ensino do mundo. Mas o que é preciso para estar entre elas? De um lado, está a Universidade com o seu papel de promover um ensino de qualidade. Do outro, o desejo da maioria dos jovens universitários de ter em seu currículo experiências internacionais, fluência em mais de uma língua e conhecimento de sobra para encarar o mercado de traba-lho sem medo do que trazem na bagagem acadêmica. Mas para isso, é necessário mais do que um ensino de qualidade, é preciso reconheci-mento internacional.

A palavra de ordem é internaciona-lização. Mas afinal, o que é isso? Acompanhando esse importante processo a PUCPR tem investido nas mais diversas áreas para transformar--se em uma Universidade Interna-cional. São mais de 200 Instituições

de ensino parceiras distribuídas em 25 países, entre elas, importantes nomes como University of Göttin-gen, na Alemanha, que está entre as melhores universidades do mundo e, a primeira Universidade do mundo ocidental, a Bologna na Itália.

Para alcançar o título de Instituição Internacional, a PUCPR tem investido em ações como a capacitação de professores para a fluência da língua inglesa, a percepção do que é a co-operação internacional, entendendo o que ela pode trazer para a Uni-versidade, a captação de parcerias entre as instituições de renome e, principalmente, focando no objetivo de ser referência em pesquisas de-senvolvidas em conjunto com outras Universidades. “A PUCPR já é muito respeitada no âmbito nacional, por isso, esperamos ser uma Instituição de classe mundial, pois temos uma contribuição aos alunos e ao país”, destaca o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto.

A PUCPr já é muito respeitada no âmbito nacional, por isso, esperamos ser uma Instituição de classe mundial, pois temos uma contribuição aos alunos e ao país.” Clemente Ivo Juliatto, reitor da PUCPr

Joã

o B

org

es

Clemente Ivo Juliatto

14

cap

a

O que vem por aíO processo de internacionalização da PUCPR está sendo planejado a longo prazo, e a expectativa é que até 2022 a Instituição amplie seus laços internacionais e seja reco-nhecida mundialmente. “Formamos pessoas para trabalharem no mun-do, conhecendo novas culturas, e entendendo o mercado de traba-lho, é aí que está a importância da internacionalização. Nosso desejo é estar entre as 100 melhores Universidades do mundo”, destaca Álvaro Amarante, diretor de Rela-ções Externas da PUCPR.

Segundo o vice-reitor da PUCPR, Paulo Mussi, para que a Universida-de alcance essa posição é preciso fortalecer os laços com outros países. “É necessário que os professores e alunos vivenciem ex-periências externas, transformando a Instituição em uma Universidade de classe mundial, com excelência no ensino”, diz.

OportunidadeO intercâmbio é uma boa ponte para aproximar alunos e profes-sores das experiências externas. Na PUCPR, o incentivo é para que os acadêmicos usufruam dessa oportunidade. De acordo com Amarante, o número de alunos in-tercambistas vem crescendo mais a cada ano. Para se ter uma ideia, em 2006 o número de estudantes que realizava intercâmbio era de aproximadamente 12 alunos. Hoje já chega a 100 acadêmicos. “Até 2022 esperamos que uma grande parcela de alunos faça o intercâm-bio, assim como esperamos rece-ber o mesmo número de alunos, conseguindo a dupla diplomação e conversão de créditos acadêmi-cos”, diz.

A aluna do 5º período do curso de Direito da PUCPR, Câmpus

suas escolhas refletem diretamente no futuro da sua carreira profissio-nal. Para o ex- aluno Augusto Xavier Morando, formado em Engenharia Mecatrônica pela PUCPR, o con-selho dos amigos para que fizesse intercâmbio rendeu a ele três viagens à Alemanha, equivalência de disciplinas, importantes está-gios em empresas internacionais, além uma excelente colocação no mercado de trabalho depois da conclusão do curso. “Fui três vezes à Alemanha, cursava um semestre, voltava ao Brasil fazia as provas e retornava ao país. Foi uma excelen-te experiência pessoal, profissional e cultural, o esforço valeu a pena”, destaca o ex-aluno.

IntercâmbioAlém da preparação do aluno para o intercâmbio, a acolhida da Universidade é essencial para que ele se familiarize com a instituição, método de ensino, cultura e profes-sores. “Quando um intercambista chega a PUCPR, ele encontra todo o suporte necessário para a sua adaptação, como o alojamento, cursos de português e orientações sobre sua estadia, isso é muito importante para essa nova vivência do aluno”, explica Amarante.

Arq

uivo

pes

soal

Tathyane durante seu intercâmbio na Itália.

Intercâmbio: a Alemanha trouxe boas oportunidades para Augusto.

Curitiba, Tathyane Vosgerau já sabia a importância de estudar em uma instituição que oferecesse o intercâmbio. Na hora de prestar vestibular, ela optou pela Universi-dade que oferecia mais opções de locais para o Intercâmbio, por isso, escolheu a PUCPR. “Em Curitiba, a PUCPR é a universidade que ofe-rece mais opções de estudos no exterior, penso que faz isso para o crescimento profissional e pessoal de seus alunos”, comenta.

ExperiênciasA estudante ficou um ano na Universidade de Padova, na Itália, onde conviveu com professores da área do Direito que são reconhe-cidos internacionalmente. Tathya-ne conta que estar em uma das melhores Universidades de Direito da Itália, requer muito esforço e dedicação. “Estudava em média 6 horas por dia, pois para cada matéria havia 1200 páginas do livro, mas foi importante, pois além do ritmo de estudo, ter passado por Padova facilitará o meu ingresso em um mestrado ou doutorado fora do Brasil”, completa.

O reconhecimento global de uma Universidade faz toda a diferen-ça na hora em que o acadêmico escolhe uma instituição no exterior,

Arq

uivo

pes

soal

vid

a u

niv

ers

itá

ria

15

De Curitiba para o mundoInteressado em intercâmbio? Confira algumas dicas de quem chegou lá

• É necessário dedicar-se aos estudos;

• Conhecer o método de ensino da Universidade escolhida;

• O inglês é fundamental, mas também é importante saber a língua de origem do país escolhido;

• Preparar-se com antecedência para os desafios do país;

• Conhecer a cultura local;

• Assumir as responsabilidades da nova vida pessoal e profissional.

o que

Para mais informações sobre o intercâmbio, acesse www.pucpr.br/intercambio

Conhecimento: Dubai e França, alguns dos locais visitados pelo professor Fábio Duarte.

Augusto, que foi para a Universidade de Ciências Aplicadas, Hochschule Konstanz, na cidade de Konstanz, na Alemanha, é prova disso. Diaria-mente o estudante cruzava a fronteira entre Suíça e Alemanha para ir ao seu estágio. Para ele, a acolhida da Universidade é que lhe deu forças para encarar os desafios. “A coor-denadora do Intercâmbio foi uma espécie de mãe, sempre disposta a ajudar em nossas dificuldades”, destaca Augusto Morando.

Cooperação InternacionalO intercâmbio não é importante apenas para os alunos, essas expe-riências internacionais também são

fundamentais entre pesquisadores. Um exemplo desta troca é o Progra-ma de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR.

Curitiba é conhecida mundialmente por seu modelo de transporte pú-blico, planejamento urbano e ações ambientais. Essa fama da cidade transforma a Universidade em uma vi-trine no processo de internalização da Instituição, atraindo alunos, professo-res e pesquisadores de outros países. Para o coordernador do mestrado e doutorado em Gestão Urbana da PUCPR, Fábio Duarte, essa troca de conhecimento é fundamental no pro-cesso de internacionalização. “Se de um lado há pessoas interessadas em conhecer Curitiba e o que fazemos na PUCPR, por outro lado nós ficamos conhecendo muito do que se faz nas melhores universidades do mundo que vem nos visitar”, destaca.

Esse conhecimento é capaz de auxiliar a Universidade na solução de problemas de gestão urbana que não acontecem somente nos grandes centros urbanos. O relacionamento com as redes internacionais eleva o nível das pesquisas, o que ajuda em muito na busca por soluções eficien-tes para as cidades.

As grandes ideias não surgem ape-nas das parcerias com Universida-des dos grandes centros, a PUCPR também é modelo para países menos desenvolvidos como a Bolívia e o Paraguai, com quem a Instituição mantém parcerias. Álvaro Amarante lembra que o relacionamento com os países vizinhos mostra que a PUCPR não é apenas um receptor de ideias, mas uma Instituição que é referência para outros países.

De acordo com o pesquisador Fábio Duarte, o fato de poder levar para a sala de aula exemplos reais torna o aprendizado mais completo. “Em viagens e pesquisas fazemos desde um simples levantamento de ma-terial para usar em sala de aula até pesquisas com colegas de outros países, o que aumenta ainda mais a internacionalização da universidade”.

Arq

uivo

pes

soal

Arq

uivo

pes

soal

16

mer

cado

de

trab

alho

Deitado no berço da aprendizagem e engatinhando em sua carreira profis-sional, o estagiário compõe um dos papéis mais interessantes do mundo corporativo. Normalmente alvo de chacotas no trabalho e vítima dos contra-tempos diários da organização, ele sofre com os paradigmas já formatados sobre a função, bem como com a falta de esclarecimento dos líderes para o desenvolvimento de talentos de uma organização.

Desta forma, o estagiário vive e sobrevive no mercado de trabalho, buscan-do conhecimento e desenvolvimento e lutando para escapar do trabalho operacional que permeia sua função. Porém, a ansiedade de buscar uma oportunidade, aliada aos contratempos financeiros diários, faz com que alguns alunos busquem oportunidades diferentes de seu foco de estudo. Mas, isso é bom ou ruim?

Vale ressaltar que não perdemos nada em conhecer e navegar em opor-tunidades que nos aparecem, todavia temos que tomar um certo cuidado com o foco de nossa carreira e nossa evolução acadêmica. De acordo com a Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. Em outras palavras, é a oportunidade de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula à pratica profissional. Considerando esta definição, percebemos que buscar estágios fora de nossa especialidade de estudo perde o sentido do estágio e pode ser um grande risco, podendo prejudicar o aprendizado em sala de aula, frustrar o estudante, e a experiência adquirida neste processo não agregará valor para futuras oportunidades de mercado.

Entendendo o objetivo da lei de estágio, acredito que seremos mais asser-tivos se buscarmos oportunidades dentro de nossas especialidades, sem nos deixar levar por melhores benefícios e salários, pensando no futuro, a longo prazo. Uma vez dentro de uma organização, devemos nos concentrar em aprender, verificar se nos identificamos com as atividades da empresa, fazer uma boa rede de relacionamentos, estudar e agregar valor, buscando um desprendimento dos trabalhos operacionais que definitivamente não agregam valor ao plano pedagógico do curso que está realizando, sem-pre levando em consideração suas características naturais, ou seja, seus talentos.

Desta forma, um bom estágio para todos!

Estágio: a ponte para o sucesso

Raul Zanon é graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e pós-graduado em Gestão Estratégia de Pessoas pela PUCPR. Atua em Consultoria nas áreas de gestão de recursos humanos há 8 anos. Também é professor da Escola de Negócios da PUCPR nos cursos de Graduação e Pós-graduação.

Raul Zanon

Arq

uivo

pes

soal

18

dn

a

Os Núcleos de Práticas da PUCPr auxiliam alunos e comunidade

Prática do bem

Solenidade de inauguração da nova sede do NPJ,

Câmpus Maringá, com o arcebispo Dom Anuar Bat-

tisti, o prefeito de Maringá, Sílvio Barros, e o reitor da

PUCPR, Clemente Ivo Juliatto.

João

Bor

ges

vid

a u

niv

ers

itá

ria

19

É na sala de aula que o aluno aprende na teoria tudo o que o fará na sua futura carreira. É a época de perguntar, errar, e tirar todas as dúvi-das sobre o conteúdo aplicado em sala. Mesmo com um aprendizado completo, sempre fica uma pontinha de dúvida de como seria a teoria na prática. É nessa hora que entram os Núcleos de Práticas. Com o objetivo de formar profissionais completos, os núcleos atendem ainda as necessi-dades da comunidade, colaborado-res e alunos.

Na PUCPR, Câmpus Toledo, a primeira turma que está se forman-do no curso de Psicologia já pode utilizar a estrutura do novo Núcleo de Prática em Psicologia. O espaço, que já foi avaliado pelo MEC, teve uma excelente pontuação em relação ao espaço físico, que conta com circuito de vídeo interno, mini-anfiteatros, consultórios monitorados, além de um espaço voltado para as crianças com brinquedos lúdicos que auxiliam na educação dos pequenos.

Os atendimentos vão desde acom-panhamento psicológico para crianças, adultos e idosos até grupos do Núcleo que prestam atendimento em hospitais, empresas e centro de reabilitação de adolescentes infrato-res. Para a coordenadora do Núcleo de Prática em Psicologia do Câmpus Toledo, Michaella Carla Laurindo, a estrutura está pronta para atender a comunidade. “O Núcleo foi mui-to bem avaliado pelo MEC, o que mostra que estamos preparados para auxiliar na prevenção e manutenção da saúde humana”, destaca.

Bom exemplo

No dia 29 de abril foi inaugurada em Maringá, a nova sede do Núcleo de Prática Jurídica da PUCPR, Câmpus Maringá. A nova estrutura fica ao lado do Fórum da cidade, o que facilita o acesso à comunidade. O núcleo oferece ao acadêmico o pleno conhecimento prático, com a oportunidade de prestar auxílio jurídico à população. Por mês, o Núcleo realiza aproximadamente 30 atendimentos, mas pretende ampliar esse número com a nova sede.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Fernanda Corrêa Pavesi Lara, esse trabalho de assistência ao público é fundamental para os alunos e principalmente para a comunidade. “O Núcleo propor-ciona ao aluno a oportunidade de convívio com a rotina jurídica, além de oferecer um atendimento digno e respeitoso”, finaliza.

vid

a u

niv

ers

itá

ria

19

Edifício onde está localizada a nova sede do

Núcleo de Prática Jurídica Maringá.

Arq

uivo

pes

soal

Conheça os Núcleos de Prática nos outros Câmpus da PUCPR

Núcleo de Prática JurídicaCâmpus Curitiba - atendimento nas áreas de Previdenciário, Criminal, Cível e Família.

Câmpus Londrina - atendimento nas áreas de Previdenciário, Criminal, Cível e Família.

Câmpus Maringá - atendimento das áreas Cível, Família, Infância e Juventude, Juizado Especial Cível e Meio Ambiente.

Câmpus São José - atendimento nas áreas Cível, Família, Penal, e Juizado Especial Criminal.

Mais informações, agendamento de avaliação e triagem no

Núcleo de Prática em PsicologiaCâmpus Curitiba - Orientação vocacional e profissional, psicoterapia,psicopedagogia, terapia familiar, plantão psicólogico, entre outros.

Câmpus Toledo - Atendimentos psicológico à crianças, adultos e idosos, orientação pedágógica, empresarial, familiar,hospitalar, psicologia jurídica, entre outros.

Mais informações nowww.pucpr .br/cl in icas/psicologia

www.pucpr .br/graduacao/direi to/npj

20

A teoria é fundamental. Com ela é possível saber como encarar os desafios do mercado de trabalho. Mas e a realidade? Pensando nisso, a PUCPR realizou nos dias 25 a 29 de abril, a Semana PUC Talentos, com atividades relacionadas à empregabilidade promovidas pelo PUC Talentos - Serviços de Carreiras da PUCPR. A iniciativa também foi em comemoração a inauguração da nova sede do projeto, localizada ao lado do SIGA, no Câmpus Curitiba.

O PUC Talentos é uma área que oferece uma série de serviços relacionados à capacitação e desenvolvimento dos alunos de graduação e pós-graduação, garantindo uma carreira mais bem sucedida.

Para a coordenadora do PUC Talentos, Daniella Forster, o programa tem como objetivo aprimorar o relacionamento entre alunos e mercado de trabalho e essa meta está sendo alcançada. “Quando o aluno envolve-se com conhecimentos que extrapolam a sua graduação, ele amplia a sua rede de relacionamentos, a sua percepção do mercado e a identificação de conteúdos que favorecem a conquista de vagas e, mais resultados em sua carreira”, destaca.

Tendência em sistemas de Tecnologia de Informação, a computação em nuvem permite a transferência do banco de dados e softwares para um ambiente on-line. Seguindo essa novidade, a PUCPR utiliza o sistema de comunicação Live@Edu, servidor de e-mails da Instituição que possui capacidade de 10GB de armazenamento e funciona como HD online com 25GB de espaço, o que também permite o compartilhamento de programas do pacote Office on-line. “Com o Live@edu, estudantes e professores podem usar uma plataforma tecnológica atual, que incentiva a comunicação e colaboração entre as pessoas”, finaliza Eduardo.

Você sabe o que é Cloud computing?

em

pre

gab

ilid

ade

PUC Talentos promove atividades para aproximar estudantes do mercado de trabalho

Teoria e prática

A nova sede do PUC Talentos está localizada no Bloco do CCSA, à direita do SIGA, no Câmpus Curitiba. Mais informações [email protected]

João

Bor

ges

João

Bor

ges

Eduardo Campos, gerente geral da divisão de Produtividade da Microsoft Brasil.

Palestra com o diretor de Relações Institucionais da Renault, Antonio Calcagnotto.

O evento contou com uma Gincana de Empregabilidade com provas propostas pelas empresas parceiras e focadas no tema mercado de trabalho e empregabilidade, além de palestras de executivos da Microsoft e Renault. Para o gerente geral da divisão de Produtividade da Microsoft Brasil, Eduardo Campos, a iniciativa traz dados reais do

mercado de trabalho aos alunos. “Compartilhamos com os estudantes algumas dicas de como entrar no mercado de trabalho, tendências, o que esperar ao começar no emprego e a disponibilidade das ferramentas tecnológicas para eles começarem a se preparar desde já”, diz.

22

rep

ort

age

m

Futuros jornalistas

cobrem atividades do

PUC IDEIAS

Os alunos do 3° ano do turno da manhã do curso de Jornalismo da PUCPR foram responsáveis pela cobertura dos eventos do PUC IDEIAS. Essa foi uma edição especial do projeto com apresentações do Festival de Teatro de Curitiba incluindo uma programação completa de espetáculos, debates e palestras com artistas famosos. Coordenados pelo professor Cícero Lira os alunos entrevistaram os atores Dan Stulbach, Guilherme Weber, o diretor Gabriel Vilela, a coreógrafa Débora Colker, entre outros.

Confira a cobertura completa dos futuros jornalistas:

Fotos: João Borges

DEBORAH COLkER

GABRIEL VILLELA

Jornalista por um dia

22

Deborah Colker, primeira profissional da América Latina a dirigir o Cirque Du Soleil, esteve na PUCPR e chamou a atenção, principalmente das turmas de Educação Física. A bailarina e coreógrafa falou sobre sua vida profissional, principalmente sobre seu novo espetáculo Tathyana. Segundo a artista, “as escolhas profissionais devem se basear no conhecimento pessoal”. E, quando se trata de trabalho, ela busca unir o lado físico com a música. Além, é claro, de buscar sempre uma nova identidade.Camila Olenik e Laura Schafer

Gabriel Villela, conhecido diretor, cenógra-fo e figurinista brasileiro, participou de um bate-papo no dia 31 de março na Concha Acústica da PUCPR. O tímido, mas simpá-tico diretor, contou sobre a peça “Sua Ince-lença, Ricardo III”, que faz parte do Festival de Curitiba e será exibida internacionalmen-te. Com 31 anos de experiência na área, o diretor procura sempre inovar.“Shakespeare foi comido pela cultura brasileira, regurgi-tado pela nordestina. Uma obra totalmente antropofágica”, contou ao atento público. O espetáculo tem muito da infância de Villela, nascido no interior de Minas. Há elementos como músicas de procissões, carroças e mistura do circense, cigano e nordestino. Exposta na rua, a peça foi mui-to bem recebida pelo público, que chegou a ficar na chuva para assisti-la. Laura Sliva e Camila Machado

vid

a u

niv

ers

itá

ria

23

vid

a u

niv

ers

itá

ria

23

GUILHERME WEBER

DAN STULBACH

PATO FU

Em mesa redonda com a participação especial do ator Guilherme Weber, atores e diretores de teatro repassaram seus pontos de vista sobre a situação do teatro atual-mente. Dentre os participantes da mesa estavam Alexandre Reinecke, diretor de teatro com a peça “Os 39 Degraus”, João Fonseca, diretor da companhia Fudidos e Privilegiados, do Rio de Janeiro, e João Luiz Fiani, diretor e ator de Curitiba que está com a peça Casa do Terror há mais de 15 anos em cartaz. Também participou do bate-papo o diretor do curso de Teatro da PUCPR, Laercio Ruffa.Rubiane Kaminski e Isadora Lago

Foi em um bate-papo super descontraído e cheio de emoções que o ator Dan Stulbach deixou a sua marca no PUC IDEIAS. Do começo ao fim, sempre tinha uma história para contar. Desde a relação com sua famí-lia, até divertidas histórias por trás dos basti-dores dos teatros e as inusitadas profissões que já teve. Dan chocou a todos quando revelou que não queria ser ator e chegou até a recusar alguns convites de trabalho. Mas, quando é para ser, não tem jeito! A vida deu voltas e agora ele não consegue mais ficar fora dos palcos. “Fazer teatro é fascinante. Não faço teatro para aparecer, faço para desaparecer. É a vida perfeita”, comenta.Giovanna Miqueletto e Marisol Munari

No clima de intensa atividade cultural – pro-movido pelo Festival de Teatro de Curitiba – eis que surge Música de Brinquedo, novo show da banda Pato Fu. É o 10º disco da banda, com a ideia de recorrer à memória afetiva do adulto e criar identificação com o público infantil.Para a gravação do álbum, a banda utilizou instrumentos comprados em lojas de brin-quedos. “É engraçado, em viagem, quando a mala passa pelo raio-x: parece a comitiva do Papai Noel”, diz animada Fernanda Takai, vocalista da banda.Durante a turnê, as crianças são substituídas por bonecos, porque seria trabalho infantil, segundo Ricardo Koctus, baixista da banda. Bem-humorados, os integrantes da banda comentam que os bonecos geram ainda mais confusão na cabeça das crianças: “Já chega-ram a perguntar se os bonecos comeram as crianças”, conta Fernanda. Camila Toppel e Camila Petry

24

drop

s

Os alunos do curso de Música da PUCPR, Yuri Lemos Silva, Miguel Thomé, Eduardo Nogueira e Bruno Antunes, integrantes da banda Crocodilla, finalizaram recentemente seu primeiro CD. O compo-sitor, arranjador e ator André Abujamra foi o responsável pela produção musical do álbum. A data para o lançamento do CD ainda não foi definida, mas deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. O grupo foi um dos vencedores do concurso cultural de bandas Kaiser Sound Festival de 2010, que envolveu cerca de 300 bandas de Curitiba e região.

João

Bor

ges

Div

ulga

ção

Mexa-sePensando em iniciar uma atividade física? Que tal a corrida? Na PUCPR, além de natação, musculação e outras atividades físicas oferecidas pelo setor de esportes, há também as aulas de corrida, três vezes por semana. O esporte é importante para o sistema cardiorrespiratório, fortalece a musculatura e auxilia no condicionamento físico. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 19h às 20h, na pista de atletismo da PUCPR, Câmpus Curitiba, sob a supervisão do professor de Educação Física, Jonatas Diego Tulio. Para mais informações sobre valores e inscrições, os alunos devem ir à secretaria do curso de Educação Física ou ligar para (41) 3271-1394.

Som na caixa

vid

a u

niv

ers

itá

ria

25

Nos bastidoresEra para ser um web designer, sempre gostou de mexer com essas coisas de internet, arte, desenho, começou a sua vida profissional assim, no mundo do click, mas como ele mesmo diz: “ficar sentado o tempo todo na frente de um computador não é para mim.” Assim, aos poucos José Mário, aluno do curso de Jornalismo da PUCPR, Câmpus Curitiba, foi se encontrando na fotografia. O que era um sonho tornou-se realidade e José já fotografou a Stock Car, Fórmula Truck, Brasileiro de Rally e da Copa Peugeot Rally, virou fotógrafo oficial da Chevrolet Rally Team, cobriu a Fórmula Truck, F3-Sul Americana, Pick-up Racing e, o JetWaves, etapa do mundial de Jet Sky. Mas o aluno não para, sua próxima meta é fotografar o Rally Dakar, maior evento off-road do mundo, o WRC (Mundial de Rally) e etapas da F1.

José Mário, estudante de Jornalismo e amante da fotografia.

Arq

uivo

pes

soal

Div

ulga

ção

Competição Mundial Universitária de Batucada Os alunos da PUCPR participaram no último dia 14 de abril, no térreo do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Câmpus Curitiba, da primeira competição mundial universitária de batucada Red Bull Tum Tum Pá. Os estudantes testaram sua criatividade musical tocando apenas com materiais escolares. O desafio foi mostrar seus talentos em dois desafios de 60 segundos: realizar um cover e uma composição original.

26

mun

do m

elho

r

Com o Projeto Comunitário, compreendi o que é ser um acadêmico da PUCPR. Percebi a diferença na educação transmitida pela instituição, não se tratando apenas de uma instrução profissional, mas uma comunhão diária com os valores humanos éticos e cristãos. Nascemos para fazer o bem. Assim, construir nossa identidade pessoal é idealizar nossos sonhos para a realidade. Por mais que seja um simples sonho, não podemos deixá-lo morrer se for para fazer o bem”.

Fazer o bem

Fernando Berestino está no 9º período do curso de Direito da PUCPR, Câmpus Londrina.

Arq

uivo

pes

soal

O chocolate é sem dúvida um dos sinônimos da Páscoa. Pensando nisso, o Núcleo de Projetos Comunitários e a Pastoral do Câmpus Londrina resolve-ram adoçar a Páscoa de 350 alunos da APAE de Londrina com a “Campanha do Bis”. A ação foi um sucesso, com a participação de aproximadamente 300 acadêmicos, além de professores e co-laboradores que fizeram desta data um momento inesquecível para os alunos da APAE. A entrega dos chocolates foi realizada pelos estudantes acompa-nhados pelo Projeto Comunitário e pelo Núcleo de Pastoral no dia 20 de abril. Os alunos também participaram de atividades culturais e de entretenimento promovidas pela APAE em comemora-ção à Páscoa.

Páscoa com sabor de solidariedade

Universitários durante a entrega dos chocolates.

Arq

uivo

pes

soal

vid

a u

niv

ers

itá

ria

27

Pas

tora

l O ano de 2011 é especial para a família Marista no Brasil. Após as conclusões do XXI Capítulo Geral dos Irmãos Maristas celebrado em Roma, a União Marista do Brasil (UMBRASIL) deu início ao Ano Mariano. A iniciativa tem como objetivo reavivar a presença de Maria na vida da Igreja. A celebração do ano vai de 25 de março a 8 de dezembro em todo o país.

Maria é um exemplo a ser seguido, por isso, o Ano Marial destaca a missão marista, investindo em ações pessoais, comunitárias e institucionais. Segundo a assessora da Pastoral da PUCPR, Ana Lúcia Langner, este é um momento importante para a Universidade. “Esse ano se reveste de importância devido ao grande número de cola-boradores e alunos que fazem parte da PUCPR e que, por sua vez, poderão contribuir nessa unidade de sentimentos de gratidão por aquilo que a figura de Maria representa para a Igreja e para a humanidade. Será um tempo propício para reflexão”, destaca.

Em comemoração ao Ano Mariano, o Núcleo de Pastoral preparou algumas atividades sobre o tema como conferência e peregrinações.

À Mãe, com carinho PUCPr promove ações em comemoração ao Ano Mariano no Brasil

Confira a programação: 10 de maio – Conferência Mariana “A figura de Maria em uma sociedade Plural”, às 19h, no auditório Tristão de Ataíde (CTCH). Conferencista: Ir. Afonso Murad.

14 de maio – III Peregrinação Universitária ao Santuário Nacional de Aparecida do Norte.

07 a 13 de maio – Peregrinação de Nossa Senhora da Nova Terra, no Câmpus Curitiba. No dia 11, está programada a celebração de um Momento Mariano, às 12h45, na Paróquia Universitária Jesus Mestre.

Os interessados podem obter mais informações pelo email [email protected] ou no (41) 3271-1397.

27

Div

ulga

ção

vid

a u

niv

ers

itá

ria

27

28

você

na

puc

Festival de Teatro na PUCPrConfira os flashes do PUC IDEIAS

28

João

Bor

ges

João

Bor

ges

João

Bor

ges

Vice-reitor da PUCPR, Paulo Mussi, com o ator Dan Stulbach

Vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai

Foto

s: J

oão

Bor

ges

vid

a u

niv

ers

itá

ria

29

Foto da peça Mulheres do SolJo

ão B

orge

s

João

Bor

ges

Reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, bailarina e coreógrafa Déborah Colker e Maysa Simões, diretora de Comunicação e Marketing da APC.

Peça Mulheres do Sol

Laercio Ruffa, diretor do curso de teatro da PUCPR, Gabriel Villela diretor de teatro e Joselmo Rezende, gerente de Comunicação da APC.

Ator Guilherme Weber, diretor da peça “Os 39 Degraus”, Alexandre Reinecke, diretor da companhia Fudidos e Privilegiados, João Fonseca, mediadora da mesa redonda, Lúcia Camargo, diretor do Grupo de Teatro Tananhora/PUCPR, Laercio Ruffa, professora do curso de teatro PUCPR Silvia Monteiro e diretor e ator de Curitiba João Luiz Fiani.

João

Bor

ges

30

A PUCPR e a fundação suíça AOSpine promoveram nos dias 15 e 16 de abril, no Câmpus Curitiba, o AOSpine Course: Live Tis-sue Surgery. Com a participação de médicos da América do Sul e de palestrantes interna-cionais, o curso ofereceu treinamento em pro-cedimentos complexos de cirurgia de coluna, que podem ser aplicados no tratamento de diversas doenças da coluna vertebral. Entre os palestrantes, estavam os médicos Marcelo Vallaco, da Argentina, e Andres Rodrigues, da Colômbia.

reconhecimento internacional

PUCPr e AOSpine realiza curso de cirurgia de coluna

João

Bor

ges

Curso contou com cirurgias ao vivo.

Os médicos Paulo Guimarães, Marlos Coelho e Rui Caetano kuenzer da Silva.

Div

ulga

ção

O Serviço de Cirurgia Torácica da PUCPR foi destaque no 47th Annual Meeting of the Society of Thoracic Surgeon, realizado entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, em San Diego, Califórnia. Os médicos Paulo Fonseca Guimarães, Rui Caetano Kuenzer da Silva, Rafael Garbelotto Mendes, William Cecilio, Lucas de Mattos Fernandes e Marlos de Souza Coelho produziram o trabalho “Is there advantage in the Association of Ramicotomy to the Endoscopic Sympathetic Blockade in The Treatment of Axillary Hyperhidrosis?”. Este foi o único trabalho brasileiro entre os 207 trabalhos de universidades de todo o mundo.

Câmpus São José dos Pinhais

reg

istr

o

vid

a u

niv

ers

itá

ria

31Campanha Institucional da PUCPr

Palestra sobre paisagismo

Professor recebe prêmio internacional de Nefrologia

Div

ulga

ção

João

Bor

ges

Div

ulga

ção

Rosa com Carlos Hardt, diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Robert Pecoits Filho recebe o prêmio de Meguid El Nahas presidente da Global kidney Academy e diretor internacio-nal da Nephrology Education Foundation.

A Campanha Institucional da PUCPR já está sendo veicu-lada. Com o conceito criativo “Mãos”, o filme ressalta o compromisso da Universidade na construção do conheci-mento. Criada pela Bronx, a campanha será divulgada em TV aberta e a cabo, terá ações de web, além de um mani-festo assinado pela Instituição com o tema Conhecimento. “O filme conta a participação especial do pesquisador Paulo Brofman, uma das maiores autoridades brasileiras em células-tronco”, explica a diretora de Comunicação e Marketing da PUCPR, Maysa Simões. Segundo ela, a escolha do tema da campanha está relacionada com a posição alcançada pela Universidade na área de Pesqui-sa. Acesse o site para conferir.

Uma das mais importantes figuras do paisagismo moderno e contemporâneo, a arquiteta paisagista Rosa Grená Kliass, ministrou no dia 25 de março a palestra “Em busca do caráter e do significado no projeto pai-sagístico”. O evento faz parte do Ciclo Permanente de Palestras e Debates – Diálogos Sobre Paisagem Solidá-ria. A iniciativa é do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR e especialização em Paisagismo: Planejamento e Projeto,do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, do Instituto Internacional de Gestão Técnica do Meio Urbano (GTU International).

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, o médico nefrologista Robert Pecoits Filho, recebeu, durante o Congresso Mundial de Nefrologia, realizado de 7 a 13 de abril, em Vancouver, no Canadá, o “Young Nephrology Leader Award”, prêmio concedido pela Global Kidney Academy e International Nephrology Education Foundation (GKA-iNEF). O médico foi escolhido por seu forte comprometimento com o treinamento e a educação de nefrologistas, não só do Brasil e América Latina, mas de todo o mundo.

www.youtube.com/watch?v=2-6W3HP_Tys

32

revele Seu Talento

A Diretoria de Cultura e Relações Internas da Pró-Reitoria da PUCPR promove o IX Festival Universitário Interno de Música “Revele Seu Talento”. O objetivo é estimular e valorizar a produção musical dos universitários. Nessa edição serão quatro categorias: voz, instrumento, voz e instrumento e erudito. O concerto final será no dia 19 de maio, às 20h, no teatro TUCA. Os vencedores de cada categoria ganharão bolsa de estudo no valor de R$ 1.200,00.

Curso de extensão em Gestão de Documentos

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Gestão de Documentos promovido pelo curso de Secretariado Executivo da PUCPR. O objetivo é capacitar os participantes para identificar o ciclo de vida dos documentos e realizar procedimentos de classificação e destinação. Sob coordenação da professora kátia Maria Biesek, as aulas acontecem nos dias 4 e 11 de junho.Mais informações pelo telefone 3271-1559 ou pelo email [email protected]

Vagas para o Núcleo de Teatro em Londrina

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2011 da PUCPr

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2011 da PUCPR. O prazo termina no dia 14 de junho. A taxa de inscrição, com desconto, é R$ 50 até 31 de maio – após este prazo, o valor será R$ 90. O candidato deve acessar o site da Universidade e efetuar a inscrição. As provas dos cursos de graduação serão realizadas dia 19 de junho (domingo), das 9h30 às 13h30, nos Câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo. Os interessados também podem tirar dúvidas no Blog do Vestiba .

www.pucpr .br

O Câmpus Londrina da PUCPR abre vagas para do Núcleo de Te-atro, criado este ano pela Universidade. As aulas oferecem diferen-tes conteúdos das Artes Cênicas como expressão corporal, vocal, postura, jogos teatrais e improvisação, melhorando as habilidades de comunicação dentro e fora dos palcos. As inscrições vão até o dia 13 de maio. Os interessados devem mandar e-mail com nome, curso, período e telefone para [email protected]. Podem par-ticipar alunos, professores e colaboradores da PUCPR. Mais infor-mações pelo telefone (43) 3372-6024.

vem

b logdovest iba .pucpr .br

vid

a u

niv

ers

itá

ria

33

pro

gra

maç

ão

O Lumenoso faz parte do Grupo Lumen de Comunicação, que mantém a Lumen FM, a Lumen TV, a ClubeFM e a Lumen Clássica.

Explorar a pluralidade da capital paranaense de várias formas. Esse é o objetivo da mostra “Curitiba(nós)”, na Casa Romário Martins. Diferentes aspectos de Curitiba são abordados na exposição a partir de músicas, cores, culinária, arquitetura e outros. Além disso, o público também pode parti-cipar de algumas seções com fotos, recados de texto e mensagem em vídeo. A Casa fica no Largo Coronel Eneas, 30, e funciona de terça à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e nos finais de sema-na e feriados, das 9h às 14h, com entrada gratuita.

Cur

itib

a(nó

s)

Vanessa da Mata, Marcelo D2, Ivete Sangalo, Emicida, Otto, The Cult, Gui Boratto e Sabonetes são algumas das mais de quarenta atrações da terceira edição do Lupalu-na, marcado para os dias 13 e 14 de maio. Mais uma vez o evento será no BioParque e vai dividir os shows em três palcos: Lunastage, com os grandes nomes da música nacional e internacional, EcoMusic, com gente nova da MPB e representantes do rock alternativo e, Tenda Eletro-Luna, pra quem gosta de música eletrônica. Os ingres-sos custam entre R$40 e R$320 e estão à venda no site e nos quiosques do Alô Ingressos.

Este mês estreia nos cinemas de Curitiba o filme “Os Agentes do Destino”. Produzido por George Nolfi, Chris Moore e Michael Hackett, o longa conta a história de David Norris um congressista com uma carreira brilhante pela frente e a bailarina Elise Sellas. Na trama, os dois se apaixonam, mas fatos estranhos atrapalham o romance dos dois. No elenco estão nomes como Matt Damon, Lisa Thoreson, Florence Kastriner e Phyllis McBryde.

No dia 19 de maio, o “Autores e Ideias” traz o escritor, jornalista e dramaturgo Mário Prata e o cartunista Paulo Caruso para debaterem o tema “Papo Sério: Humor e Literatura”. O objetivo do encontro é questionar como o humor se insere na literatura brasileira atualmente, qual o papel dos humoristas na sociedade e que habilidades o escritor precisa desenvolver para provocar o riso em seus leitores. O debate faz parte do Ciclo de Autores e Ideias do SESC-PR, que acontece às 20h no Paço da Liberda-de, a entrada é gratuita.

Lup

alun

a

Os

Ag

ente

s d

o D

estin

o

Cic

lo d

e A

utor

es e

Id

eias

do

SE

SC

-Pr

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

34

o q

ue f

az a

sua

cab

a?

Mirella Withers Prosdócimo, 36 anos, empresária, formada em Letras Português /Inglês pela e pós-graduada em Educação Especial e Inclusão. Tetraplégica desde os 17 anos, Mirella está sendo protagonista numa das mais bem sucedidas campanhas de marketing digital dos últimos tempos: Esta vaga não é sua nem por um minuto. Acesse:

TelevisãoA televisão é minha companheira nos momentos livres, adoro me distrair assistindo filmes, de preferência àque-les que nos passam uma mensagem positiva a respeito da vida.

Para sair O lugar não importa muito, desde que esteja bem acompanhada por amigos e que o ambiente seja acessível. Adoro sair para bater papo com os amigos enquan-to tomamos uma boa cerveja gelada! Internet

Recentemente fiz um desabafo no Facebook a respeito de um desagradável incidente quando chamei a atenção de uma motorista que estava estacionado seu carro irregularmente em uma vaga reservada para pessoas com deficiência e percebi a força das redes sociais. Não imaginei a repercussão que aquele desabafo poderia gerar e contando com a ajuda da agência The Getz criamos a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”. Desde então vivo conectada ten-tando atualizar as novidades da nossa campanha e responder comentários e perguntas sobre como apoiar e replicá-la.

Música Adoro Joss Stone, Alicia Keys, Coldplay, U2, John Legend, entre tantos outros. Também depende muito da companhia e do momento.

Livros Em minha mesa de cabeceira estou intercalando três livros, to-dos eles voltados para a área da inclusão ou histórias de supera-ção. Para quem tem interesse na área, o livro da jornalista Cláudia Matarazzo “Vai Encarar?” é uma excelente opção.

Para relaxar Tento fazer meditação diariamente, mas ainda não criei a disciplina necessária e muitas vezes a correria do dia a dia acaba fazendo com que isso não seja prioridade.

quem

Man

oel G

uim

arãe

s

www.facebook.com/estavaganaoesua

LIVROS COMBINAM COM TUDO QUE

SUA MÃE GOSTA.Milhares de opções de presentes para o Dia das Mães.

www.livrariascuritiba.com.br

(41) 3330 5000 - Curitiba(41) 3330 5000 - São José dos Pinhais(43) 3294 8300 - Londrina(44) 3266 2100 - Maringá

LIV 0011 11G af an PUC 21x28.indd 1 4/20/11 11:32 AM