rio de janeiro l ano 60set/out 2009 correio do #695 senac · Durante a 14ª Bienal Internacional do...

24
senac rio de janeiro l ano 60 set/out 2009 correio do #695 As melhores ofertas da educação profissional

Transcript of rio de janeiro l ano 60set/out 2009 correio do #695 senac · Durante a 14ª Bienal Internacional do...

senacrio de janeiro l ano 60

set/out 2009

correio do #695

As melhores ofertas da

educação profissional

anunc_Livros_bienal.indd 1 28/9/2009 12:01:13

Durante a 14ª Bienal Internacional do Livro,

realizada em setembro no Rio de Janeiro, o

estande do Senac chamava a atenção do

público pelo projeto criativo, cuja proposta

foi transformar o espaço em um verdadeiro

“Empório do Conhecimento”, onde a Ins-

tituição marcou presença com um amplo

catálogo de bem cuidadas publicações.

Nada mais representativo da forte atuação

do Senac como agente disseminador do

conhecimento para o Setor do Comércio de

Bens, Serviços e Turismo do que um “empó-

rio”, em que a grande troca se dá por meio

da educação profissional.

Foi assim, tendo como princípio essa troca

de conhecimento e a busca por inovação,

que o Senac – após ter inaugurado as pro-

vas voltadas para ocupações comerciais

na Olimpíada do Conhecimento, em 2008,

organizada pelo Senai – atravessou fron-

teiras, para participar, pela primeira vez

em sua história, também em setembro, da

WorldSkills, maior competição de educação

profissional do mundo, que este ano ocorreu

em Calgary, no Canadá.

Acompanhando de perto esses grandes

eventos, que são destaque nesta edição do

Correio do Senac, podemos refletir sobre os

constantes desafios desse novo mundo do

trabalho, aos quais respondemos de forma

permanente com tecnologia educacional

de ponta, material didático de qualidade e

programações de conteúdo.

Sidney CunhaDIRETOR-gERAL DO SENAC NACIONAL

Editorial 04

07

EXPEDIENTE Órgão oficial de divulgação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – Departamento Nacional: Av. Ayrton Senna 5.555 – Barra da Tijuca (RJ) – 22775-004 – Tel.: (21) 2136 5703 • Filiado à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) • Tiragem: 16.000 exemplares • Presidente do Conselho Nacional: Antonio Oliveira

Santos • Diretor-Geral do Departamento Nacional: Sidney Cunha • Editado pelo Centro de

Comunicação Corporativa/Diretoria de Planejamento e Comunicação/Divisão Técnica • EDITOR:

Jacinto Corrêa • JORNALISTA RESPONSÁVEL: Flávia Leiroz • JORNALISTAS: Cristina Gonzalez

e Valéria Sol • ESTA GIÁRIOS: Juliana Silva e Souza, Tiê Mendonça e Luiz Felipe Belarmino

• COLABORAÇÃO: Departamentos Regionais • EDITORAÇÃO ELETRÔNICA:

Casa do Cliente Comunicação 360º • REVISÃO: Fabiano Gonçalves

• LOGÍSTICA: Katia Gilla • PRODUÇÃO GRÁFICA: Sandra Amaral •

IMPRESSÃO: WWW Gol Gráfica e Editora Ltda.

www.senac.br

18

16

22

nº 695 | correio do Senac | sEt/out 2009 | 3

Cerca de 640 mil visitantes e 2,45 milhões de livros vendidos. Esses são os números da 14ª Bienal Inter-nacional do Livro do Rio de Janeiro, tão expressivos quanto a feira, que aconteceu de 10 a 20 de setembro no Riocentro. E o Senac não poderia ficar de fora dessa festa, criada há 28 anos para reunir os principais nomes de editoras, livrarias e profissionais relacionados ao meio cultural e estimular a formação de leitores.

O estande de 150 metros quadrados da Instituição foi ocupado pelo selo Senac Editoras, formado pela união das editoras Senac São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Departamento Nacional. Para Marília

senac leva conhecimento à 14ª Bienal do Livro

Pessoa, chefe do Centro de Produção e Distribuição Editorial do Departamento Nacional do Senac, a participação conjunta na Bienal traz inúmeros benefí-cios: “A reunião das casas editoriais do Senac em um espaço é uma oportunidade especial para mostrar a produção técnica e cultural da Instituição. Outro be-nefício é a possibilidade de receber livreiros de todo o Brasil e interagir com os editores e alguns autores das quatro editoras”.

Nesse contexto, o estande do Senac este ano teve como tema Empório do Conhecimento, escolhido por representar o trabalho da Instituição como agente dis-

4 | sEt/out 2009 | correio do Senac | nº 695

seminador do conhecimento para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O espaço foi decorado com lonas que simulavam azulejos antigos e portas de rolamento em aço, próprias de estabelecimentos do gênero, e fazia referência às diversas áreas em que a Instituição atua, mostrando um catálogo amplo que conta com mais de 900 títulos.

O objetivo era mostrar ao público da Bienal que, no empório, a troca se dá por meio da educação profis-sional. No catálogo que reúne a produção das quatro editoras, mais de 900 títulos comprovavam a força da Instituição também na produção de conhecimen-to. Livros de administração e negócios, audiovisual, arte e cultura, publicidade e propaganda, jornalismo, desenvolvimento social, design, empreendedorismo, gastronomia, idiomas, tecnologia, meio ambiente, moda, saúde, turismo, segurança no trabalho, desen-volvimento social, hotelaria, lazer e eventos fizeram parte do portfólio oferecido durante o evento, assim como publicações que tratam de temas de importância nacional, como política, diplomacia, manifestações culturais, esporte e comportamento.

No Empório do ConhecimentoNa bienal, as editoras lançaram 55 obras. Dentre

elas, o destaque foi o livro Chef profissional , do Instituto Americano de Culinária, publicado pelo selo Senac Editoras que vendeu mais de 130 exem-plares durante os dias da feira. Considerado um dos melhores títulos de culinária da atualidade, traz 640 receitas e suas variações, além de 135 técnicas e seu passo a passo. Especialmente para a edição brasileira, foram criadas receitas dos chefes Alex Atala (D.O.M), Marcos Bassi (Templo da Carne), e Dadá (Varal da Dadá).

O fato confirma a história do segmento nas editoras Senac, que têm em seu currículo a marca de dez milhões de exemplares vendidos. A gastronomia representa 13% das vendas de seu catálogo. Na 14ª Bienal do Li-vro, além do Chef profissional, mais oito títulos foram lançados, entre eles, Cozinha a nu, do espanhol Santi Santamaría, e Luzes e sombras do reinado de Ferran Adrià, de Miguel Sen.

Outros segmentos também se destacaram no es-tande, como comunicação e artes. Merece atenção o livro Da cor à cor inexistente, de autoria do pintor Isra-el Pedrosa, que recuperou as características originais

dos quadros produzidos pelo autor especialmente para demonstrar sua teoria da cor inexistente. Ziraldo em cartaz, escrito pelo designer Ricardo Leite, reúne cerca de 300 cartazes feitos por Ziraldo nos últimos 50 anos, que ilustram boa parte da história política e cultural do Brasil foi outro lançamento de destaque, ao lado de Cultura Marajoara, de autoria da arque-óloga Denise Schaan, edição trilíngue editada em parceria com a Fecomércio do Pará, que resgata a origem e o legado artístico dos primeiros habitantes da ilha de Marajó.

Livro que também merece destaque, Marketing, a teoria em prática, organizado por Jacinto Corrêa, aborda, em 12 artigos escritos por diferentes autores, temas fundamentais para quem quer identificar opor-tunidades de mercado e conhecer estratégicas merca-dológicas e a aplicabilidade delas nas empresas.

A diversidade de publicações do estande é estra-tégica. Marília Pessoa ressalta a importância da feira como vitrine de lançamentos nacionais: “A presença maciça do público no estande, durante toda feira, é muito importante para avaliar nossa produção, testar a aceitação com relação ao conteúdo e, consequente-mente, traçar perspectivas de negócios”.

nº 695 | correio do Senac | sEt/out 2009 | 5

Nesse universo, alguns espaços chamaram atenção. Entre as novidades, a Floresta de Livros, com 800 metros quadrados, voltada para o público infanto-juvenil, teve instalação multissensorial para crianças, com árvores “falantes” que narravam tre-chos de livros e copas formadas por letras, criando palavras de acordo com o ângulo de visão, e livros físicos e virtuais, cuja intenção era atrair a geração que já nasce com e-mail.

Outros espaços também mereceram atenção do público. “Mulher e Ponto”, novidade especial para o público feminino, recebeu nomes como Martha Medei-ros, Rosiska Darcy e Márcia Tiburi para debates. Já o também estreante “Livro em Cena”, dedicado a leitura de trechos de obras clássicas da literatura brasileira, teve momentos marcantes, como o do ator Matheus Nachtergaele, que se emocionou ao ler trechos de Memórias do Cárcere, de graciliano Ramos.

Por tudo isso, de acordo com Marília Pessoa, a participação consorciada do Senac nas Bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo apresenta resultados, tanto em termos de venda como de divulgação e presença na mídia, melhores a cada ano: “Este ano, com o tema

Empório do Conhecimento, foram vendidos cerca de 3.500 produtos, entre livros e DVDs”.

Local perfeito para entendermos que educação e produção de conhecimento são indissociáveis.

No universo da BienalSegundo os organizadores da Bienal do Rio de Janeiro,

Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e Fagga Eventos, foram 950 expositores, 67 sessões de debate, 84 apresentações voltadas para o público infanto-juvenil em 11 dias de feira, além da presença de 100 autores brasilei-ros e 18 internacionais em sessões de autógrafo.

6 | sEt/out 2009 | correio do Senac | nº 695

Maceió sedia o 1º Festival de Moda e Beleza – Senac 2009

O Salão-Escola do Senac Poço, em Maceió, foi palco, nos dias 14 e 15 de setembro, do 1º Festival de Moda e Beleza – Senac 2009.

Voltado para cabeleireiros, manicures, este-ticistas, depiladoras, maquiadores, modelistas, costureiros, desenhistas de moda, vitrinistas, distribuidores, lojistas, empresários da área de moda e beleza, e estudantes, o evento pro-porcionou aos participantes a oportunidade de conhecer as novas tendências do mercado.

A programação contou com a realização de três workshops, ministrados por Kiko Marasco, representando a Boutique Cabeleireiro e Maquia-gem Duda Molinos, que falou sobre tendências em maquiagem e penteados; Ton Costa, da Wella Professionals, que discorreu sobre coloração; e Mônica Casado, que, representando Joico e Mediterrani, falou sobre tratamento à base de

ostra mediterrani e reconstrução K-Pak da Joico.

Alagoas

O Senac Mato Grosso reinaugurou o Centro de Educação Profissional (CEP) em Colíder, ci-dade localizada a 650 quilômetros ao norte de Cuiabá. Com as instalações ampliadas, o local passou a contar com três salas convencionais, um laboratório de informática, um salão de cabeleireiro, um laboratório de saúde e ainda espaço exclusivo para pesquisa chamado multi-meios, lanchonete, estacionamento, secretaria escolar e ampla área administrativa. Além disso, o espaço é, agora, totalmente adaptado para portadores de necessidades especiais.

Para a diretora regional do Senac/MT, Gilsane de Arruda e Silva Tomaz, as expec-tativas são extremamente positivas tanto para os alunos de Colíder quanto para os dos municípios da área de abrangência: “Os laboratórios, voltados principalmente para as áreas de beleza, varejo e saúde, são os dife-renciais da Instituição. Além dos alunos do

Novas instalações levam mais cursos para Colíder

município, os estudantes da região também poderão utilizar os novos ambientes peda-gógicos durante os estágios, por exemplo, ou até mesmo em programações de cursos que possam ser realizadas durante os fins de semana”.

Nas novas instalações do Senac em Colí-der serão oferecidos cursos de capacitação, a exemplo de Cabeleireiro, Manicure e Pedi-cure; cursos técnicos, como de Enfermagem, Segurança no Trabalho, Análises Clínicas e Higiene Dental, assim como programações de aperfeiçoamento para o comércio, den-tre eles, Técnicas de Vendas, Qualidade no Atendimento, Programa de Qualificação do Aprendiz – PQA. O CEP também terá ofertas em especialização, com cursos de Enferma-gem do Trabalho e Especialização em Instru-mentação Cirúrgica.

www.mt.senac.br

MatoGrosso

Além disso, houve o Megashow, que ante-cipou as tendências de moda e beleza em cabelos, maquiagens, colorações, pen-teados, roupas e acessórios para primavera e verão 2009/2010. Na ocasião também foram apresentados os trabalhos realizados nos workshops. Houve sorteios de brindes e entrega dos certificados de participação.

www.al.senac.br

O Circuito Senac de Tecnologia da In-formação chega à sua quinta edição. Em 2009, um dos maiores eventos do seg-mento, realizado pelo Senac São Paulo, começou no dia 10 de agosto e vai até 27 de novembro, em 40 unidades da capital, do interior e do litoral do estado.

O objetivo do evento é, com base em perspectivas inovadoras, alinhadas às principais tendências tecnológicas do mercado, capacitar os estudantes de TI de níveis médio, técnico e superior, além de profissionais do setor, e suprir a necessidade de debates desse mer-cado por meio de palestras, oficinas e workshops.

Os temas das atividades estão re-lac ionados às áreas de apl icat ivos, computação gráfica, internet, redes e infraestrutura, gestão em TI e desenvol-vimento de sistemas.

Daniel Marson Guedes, coordenador da área de TI do Senac São Paulo, des-taca a importância do evento para um país como o Brasil, grande investidor em tecnologia: “O Circuito de TI 2009 pretende difundir conhecimento para os estudantes e discutir novas tecnologias, a f im de atualizar os profissionais e estimular jovens que se preparam para escolher uma carreira, por considerar o setor promissor”.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site, que também disponibiliza a programação de cada unidade que participa do circuito.

www.sp.senac.br

Tecnologia da Informação em debate

São Paulo

Parceria promove qualificação em turismo

grandes nomes da gastronomia nacional se reuniram, no dia 13 de agosto, para discutir o tema Doçaria tradicional brasileira no 3º Seminário de gastronomia, promovido pelo Museu da Gastronomia Baiana do Senac no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, em Salvador.

O seminário, coordenado pelo antropó-logo, museólogo e curador do museu, Raul Lody, destacou a história do açúcar e da doçaria, e discutiu os processos culinários e as receitas tradicionais brasileiras.

Diferentes palestrantes participaram do seminário. Entre eles, Carlos Roberto Antunes dos Santos, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná e coordenador do grupo de estudos e pes-quisas em História e Cultura da Alimentação do Paraná, que destacou a importância do evento para a integração dos diversos saberes da gastronomia, e gilberto Freyre Neto, coordenador de projetos da Fundação Gilberto Freyre, em Pernambuco, que ressal-tou a oportunidade dada pelo seminário de fortalecer a identidade cultural e destacar as características turísticas e as potencialidades da boa gastronomia nacional.

O encontrou contou também com as seguin-

Bahia

Seminário promove debate sobre doces brasileiros

Foto

: Val

ter P

onte

stes presenças: Marcos Bouzas, da sorveteria A Cubana; Carlos Ribeiro, chef da doçaria Pecado dos Anjos; Renato Freire, chef-executivo da Con-feitaria Colombo; Arthur Bosísio, organizador da coleção A Formação da Culinária Brasileira, do Senac Nacional; Ricardo Jouglard, presidente da Fenadoce e do CDl de Pelotas (RS); Juliana Dias, jornalista e sócia-diretora da Malagueta Comunicação (RJ), e Mário Rui Fernandes, docente do curso de Formação Tecnológica em gastronomia do Senac/BA.

Outro destaque foi o lançamento do livro Dendê e a cultura da Bahia, editado pela Editora Senac São Paulo, fruto do seminário Dendê, gastronomia e Cultura da Bahia, realizado, em 2008, pelo Museu da Gastro-nomia Baiana.

www.ba.senac.br

O Senac/AM firmou importante contrato com a Empresa Estadual de Turismo – Ama-zonastur, em julho, para realizar projeto de capacitação turística em três municípios do estado: Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte.

O projeto teve por finalidade qualificar profissionalmente mais de 700 pessoas

que atuam direta ou indiretamente na cadeia turística nesses

municípios. Em setembro, quando o projeto

Projeto na área de turismo e hospitalidade qualifica mais de 700 pessoas Amazonas

chegou ao fim, 18 turmas (seis em cada muni-cípio) concluíram a qualificação nos cursos de gastronomia Típica e Higiene dos Alimentos; Excelência no Atendimento em Alimentos e Bebidas; Serviços de Camareira; gestão Hote-leira; Organização de Eventos e Cerimonial; e Excelência no Atendimento ao Turista.

Os cursos foram oferecidos gratuitamente à população, financiados pelo Ministério do Turismo e pela Amazonastur, e com apoio das prefeituras locais.

www.am.senac.br

A Secretaria de Turismo de Fortaleza e o Ministério do Turismo lançaram, no dia 7 de agosto, na Unidade Centro do Senac/CE, o Projeto de Qualificação Profissional e Empresarial na Área de Turismo, que oferece diversos cursos para um total de 1.200 pro-fissionais. A finalidade é atingir pessoas que já trabalham em eventos, meios de hospeda-gem, restaurantes e similares, agências de viagem, órgãos públicos, entidades e ONgs ligadas ao turismo, vendedores ambulantes, guias turísticos e demais interessados que atuam na área.

A oferta dos cursos, que serão realizados pelo Senac, é fruto de pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo para levantar a demanda por qualificação junto aos empre-endimentos e às instituições turísticas de Fortaleza. Assim, dentre os cursos oferecidos, estão os de Capacitação Técnica em Idiomas; Qualidade no Atendimento ao Turista; Culi-nária Regional; Turismo Cultural; Captação e Organização de Eventos Turísticos e Culturais; Recepcionista em Meios de Hospedagem; In-formática Aplicada a Turismo e Hospitalidade; Vendedor de Produtos Turísticos; Aperfei-çoamento para guia de Atrativos Culturais e Gestão de Agências de Viagens.

O lançamento contou com a presença da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que ressaltou a excelência da educação profis-sional ofertada pela Instituição: “O Senac é uma referência fundamental em qualificação em nossa cidade. E Fortaleza tem um povo acolhedor, mas é preciso profissionalizar a atividade turística”. Para o presidente do Sistema Fecomércio/PE, Luiz Gastão Bitten-court, a parceria entre as instituições e os governos é muito importante: “Só a soma de esforços e parcerias será capaz de construir uma sociedade mais justa”.

www.ce.senac.br

Ceará

8 | JuL/AGo 2009 | correio do Senac | nº 694

Parceria promove inserção no mercado de trabalho Minas Gerais

Mato Grosso do Sul

No dia 1º de se-tembro, o Senac/MS promoveu, no shopping Campo grande, a palestra A trajetória de Lino Villaventura – 30 anos de criação e moda brasileira, proferida pelo próprio estilista, um dos representantes mais significativos no país, também reconhecido internacional-mente por profissionais de design e artes plásticas, e com participações no teatro e no cinema. A iniciativa, que atraiu mais de 300 pessoas, entre apreciadores de alta costura, estudantes de moda, lojistas e autoridades, fez parte da exposição itinerante 30 anos Lino Villaventura.

A exposição, que aconteceu de 21 de agosto a 7 de setembro na praça central do shopping, apresentou os traços, os detalhes e as texturas do trabalho e da carreira de Villaventura em 30 fotografias de Cláudio Pedroso, dispostas em painéis gigantes e em aplicações que davam a impressão que as imagens flutuavam.

O evento integra o programa de aper-feiçoamento profissional em beleza e moda desenvolvido pela Instituição em Mato Grosso do Sul. Para Regina Ferro, diretora regional do Senac/MS, o objetivo principal é incentivar as criações regionais: “Por meio de eventos de nível internacional, o Senac/MS quer possibilitar qualificação para os que desejam se inserir nesse exigente mercado fashion”.

www.ms.senac.br

Moda e beleza em exposição

Inserir pais de família e jovens carentes, com idade entre 14 e 18 anos, no mercado de trabalho. Essa é a missão do Projeto Es-perança, resultado de uma parceria firmada entre o Senac Minas, o América Futebol Clube, terceiro maior clube de Minas Gerais, e o Mi-nistério Público. O lançamento foi realizado no Estádio Independência no dia 9 de junho, em solenidade que reuniu autoridades das entidades envolvidas e a comunidade local.

O convênio prevê a realização de cursos de capacitação na sede do Estádio Indepen-dência, em Belo Horizonte, e nas cidades de Manhuaçu, na Zona da Mata, e Montes Claros, no norte do estado. Para o mês de setembro, está prevista uma nova turma do curso de Competências Básicas para o Trabalho, que oferece conhecimentos e habilidades funda-mentais a fim de preparar os jovens candidatos ao primeiro emprego. Durante as aulas, serão estudados temas como saúde e segurança no

trabalho, direitos humanos, sociais e trabalhis-tas, gestão do trabalho, empreendedorismo, comunicação verbal e escrita, relações inter-pessoais, entre outros assuntos.

A previsão é de que, por ano, cerca de 600 pessoas sejam atendidas. No lançamento do projeto, o diretor regional do Senac Minas, Sebastião Antônio dos Reis e Silva, ressaltou a importância da parceria: “O casamento do Se-nac com o América é muito bom, principalmente por ajudar a iniciar a vida profissional dos jovens de maneira organizada, digna, capaz”.

O presidente do Conselho de Administra-ção do América Futebol Clube, Afonso Celso Raso, concorda: “O América se sente honrado em mostrar que clubes de futebol podem se inserir em projetos sociais. Hoje, estamos dando as mãos ao Senac, que oferece opor-tunidades a jovens de um Brasil necessitado de paz social”.

www.mg.senac.br

O Senac/AC formou, no dia 15 de agos-to, na Unidade Rio Branco, na capital, 34 alunos nos cursos de Costureira e Manicure e Pedicure.

A ênfase na aplicação prática dos conceitos aprendidos, que certifica a inserção no mercado de trabalho, foi destacado pelas formandas: “O acesso à prática é fundamental e indispen-sável”, afirma Thaysa Cadaxo, que concluiu o curso de Corte, Costura e Confecção em Malha. Thaysa é graduada em moda pela Faculdade Roberts Vidigal, com sede em Blumenau (SC), e diz que escolheu participar do curso no Senac/AC por reconhecer a qualidade e a com-petência técnica oferecidas pela Instituição.

Formandas destacam o acesso à prática Acre

Já Maria José Silva, 50 anos, costureira com 35 anos de experiência, conta que foi incentivada pela filha, que também é aluna do Senac: “Aprendi a tirar o molde. Via aquelas roupas nas revistas, mas não sabia como moldá-las, cortá-las. Agora sei”.

Quanto às alunas do curso de Manicure e Pedicure, a instrutora Ione Rocha da Silva des-taca o ótimo desempenho: “Elas foram incansá-veis na busca pela independência profissional”. Essas alunas fazem parte das primeiras turmas formadas pelo Programa Senac de Gratuidade, que oferece à população de baixa renda vagas gratuitas em cursos de educação profissional.

www.ac.senac.br

Rio de Janeiro

Tendências da moda em debate

O Senac Rio promoveu, nos dias 25 e 26 de agosto, no Rio de Janeiro, a 17ª edição do Seminário Internacional Moda+ Visão Inverno 2010, que aconteceu no auditório do Sistema Fecomércio/RJ, apoiador do evento. Nesta edição, o seminário, além de apresentar tendências de moda, passou a ser também um painel de comportamento, branding e evolução do consumo. O objetivo do Moda+ é ser um instrumento de reflexão e embasamento para estilistas, jornalistas e estudantes, que verão depois, nas passare-las e feiras de moda, o conteúdo de estilo e mercado explicitados em palestras.

Cerca de 200 participantes acompanharam o debate de temas como comportamento do mercado de consumo a curto e médio prazos, ferramentas de marketing a serem exploradas e como enfrentar o mercado globalizado, no qual a concorrência não dispensa o binômio otimiza-do entre produção e preço competitivo.

No seminário também foi lançado o Ca-derno Tendências Inverno 2010 – Romance, Rebelde, Roleta, Raízes, organizado pela jornalista de moda Iesa Rodrigues. A publica-ção, desenvolvida em parceria com o Centro de Moda do Senac Rio, é uma ferramenta de pesquisa sobre tendências capaz de facilitar o trabalho de criação dos estilistas.

O seminário contou, ainda, com a exposição Chanel Vera Valdez – O Sol da Maison Chanel, que permaneceu de 25 de agosto a 13 de se-tembro na Mansão Figner, situada no mesmo endereço do evento, no bairro do Flamengo.

www.rj.senac.br

O Senac/PB aproveitou o desfile do dia 7 de setembro, que comemora a Independência do Brasil, para festejar o aniversário de 60 anos do Regional.

Diversos “pelotões” mostraram o trabalho da Instituição no estado. Um deles, intitulado O melhor caminho para o mundo do trabalho, representou a força do Senac na capacitação e inserção de pessoas no mercado de trabalho; outra ala mostrou o Programa Alimentos Seguros e o pelotão Portal do Conhecimento desfilou al-gumas das contribuições do Senac para a apren-dizagem, como a biblioteca, a teleconferência, o Sintonia Sesc-Senac e o programa de inclusão social. Os Itinerários Formativos também tive-ram um pelotão, assim como a Segurança no Trabalho, representada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Além disso, o Senac/PB levou para as ruas do centro de João Pessoa o trabalho do Banco de Oportunidades, com representantes das profissões que o setor cadastra e encami-nha para as empresas, das unidades móveis

Desfile mostra realizações do Senac

Evento proporciona atualização e entretenimento para profissionais de beleza

Paraíba

do Senac, e um pelotão especial em comemo-ração aos 60 anos do Senac na Paraíba.

O desfile contou com a participação voluntária de alunos e funcionários no plane-jamento, na organização e no próprio desfile. Para a diretora de Educação Profissional do Senac Paraíba, Vera Lúcia da Silva, a cidada-nia é incentivada nos alunos da Instituição: “Didaticamente, é trabalhado o patriotismo em sala de aula. Os alunos, então, desfilam a fim de mostrar essa mensagem de cidadania para a sociedade e as atividades que o Senac vem fazendo nesses 60 anos”.

www.pb.senac.br

Nos dias 17 e 18 de agosto, o Teatro das Ba-cabeiras, em Macapá, foi palco do 1º Megashow Profissional da Beleza. O evento, apoiado pelo Senac/AP e organizado pela empresa Essência da Natureza, teve dois objetivos principais: oferecer atualizações técnicas e entretenimento para pro-fissionais de serviços de beleza e realizar a semifi-nal do Concurso de Penteado da Sensciense.

Durante o evento, os participantes assisti-ram, no auditório do Senac em

Macapá, a palestras sobre técnicas de

cor, visagismo,

Amapá

corte e penteados, proferidas por Rodrigo D’La Lastra, referência no mundo da moda; sobre gerenciamento de salão, ministrada por Fer-nando Tuon; e fizeram seminário para manicu-res sobre conceitos de podologia, atendimento a clientes, posturas profissionais e cuidados de saúde e higiene, além de novos conceitos para uso de descartáveis em salão.

A escolha do cabeleireiro que representou o Amapá na etapa final Norte e Nordeste do Concurso de Penteado da Sensciense, que aconteceu no dia 12 de outubro em Porto de Galinhas (PE), foi outro ponto alto do Megashow. O vencedor, Reinaldo Almeida, ganhou passagem, hospedagem, ali-mentação e bolsa para um curso internacional de penteado, também realizado em Pernambuco.

www.ap.senac.br

Rondônia

Formatura festeja conquistas de alunos do PSG

Alunos e professores promovem atividades gratuitas em feira de moda Rio Grande

do Sul

Acessibilidade e tecnologia são destaques em reinauguração

Rio Grande do Norte

O Senac/RN inaugurou, no dia 30 de julho, a Unidade Alecrim, em Natal, completamente adequada à Lei Federal 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O diretor regional do Senac/RN, Laumir Barreto, ressaltou que a reforma também trouxe mais conforto e modernidade para os cerca de 2 mil alunos da Unidade: “Agora, há a lousa digi-tal, novo recurso que substitui o quadro negro. Sensível ao toque, permite que se escreva na tela. Também disponibilizamos a rede wi-fi nas áreas livres, como a área de convivência e a biblioteca da unidade, para que alunos possam acessar a internet fora do horário de aulas”.

Aproximadamente 200 pessoas com-pareceram à inauguração, entre elas, o diretor-geral do Departameto Nacional do Senac, Sidney Cunha; o presidente do Con-selho Regional e da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz; o diretor regional do Sesc/RN, Marconi Marinho; o ex-presidente da Fecomércio/RN, empresário João Patriota; e o secretário municipal de turismo, Francisco Soares Júnior.

Laumir Barreto aproveitou a ocasião e homenageou as pessoas cujas atuações tiveram grande relevância para consecução da modernização do Senac Alecrim: Marcelo Queiroz entregou a primeira placa a Sidney Cunha, depois foram também homenageadas as colaboradoras Helena Botelho, Ivanoska Toscano e Nina Agripino, além dos professo-res Valéria Moreira e João Ricardo.

www.rn.senac.br

No dia 28 de julho, o Senac/RO formou a primeira turma do curso Auxiliar de Montagem e Manutenção de Micro pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). O curso, que começou em 18 de maio, no Senac Jatuarana, em Porto Velho, teve 180 horas.

Apreensivos inicialmente quanto à qua-lidade do curso em função da gratuidade, os alunos agradeceram a oportunidade de fazer o curso e a qualificação para o mercado de trabalho. No encerramento, o professor João Pereira, que ministrou as aulas, destacou a presença feminina, que

cresce a cada dia na área de manutenção de micros, e o empenho de todos: “Estou emocionado. Para mim, esta turma ficará marcada como uma das melhores que tive no ano de 2009, senão a melhor”.

Para ele, o curso provou que a quali-dade do ensino no Senac é resultado do compromisso de toda a equipe de profis-sionais e do acompanhamento pedagógico que tem se intensificado a cada dia em sala de aula: “Tenho a certeza de que, a partir do curso, inicia-se uma nova etapa na vida desses alunos”.

www.ro.senac.br

O Senac/RS participou, com atividades gratuitas e inéditas, do Mix Bazaar – maior feira de moda e variedades do sul do país, que aconteceu na Associação Israelita de Porto Alegre. Nos dias 15 e 16 de agosto, professores do curso de Hairstylist do Senac Canoas criaram looks comparando o antes e o depois. As transformações aconteceram no estande do Senac, e cerca de 30 pessoas mudaram o visual.

Além da produção dos cabelos, as vi-sitantes também puderam ser maquiadas especialmente pelos professores do curso de Maquiador e ver a exposição de quatro looks elaborados pelos alunos formandos

do curso Técnico em Moda da Instituição. O Senac/RS também participou do des-

file de acessórios realizado no Mix Bazaar pelo estilista Fábio Verçosa, Rei Momo do carnaval de Porto Alegre. Os alunos dos cursos de Cabeleireiro e Maquia-dor foram responsáveis pela produção das mo-delos, que desfilaram como uma corte de rainha e princesas do carnaval, apresentando as criações do estilista.

www.senacrs.com.br

Curso de artes gratuito para pessoas com deficiência

Promover a aproximação dos comerciá-rios com o Senac. Essa é a intenção da terceira etapa do Arrastão Senac, promovida pelo Senac/RR, durante o mês de setembro, no centro de Boa Vista. As duas primeiras fases foram realizadas em agosto.

A iniciativa consiste em oferecer serviços de corte de cabelo, massagem, aferição de pressão arterial, degustação de alimentos produzidos na Cozinha Pedagógica do Regio-nal, panfletagem, esclarecimentos de dúvidas sobre capacitação, dentre outros serviços.

Fábio Cardoso, um dos idealizadores do evento, explica que essa é uma ótima forma de mostrar o trabalho realizado pelo Regional para os comerciários: “O resultado é muito positivo, o feedback da Central de Atendimento nos mostrou que tivemos um retorno de público. Foi positivo também para a imagem da Instituição, porque mostramos ao comerciário as vantagens em vir ao Senac/RR realizar um curso”.

Durante o evento, a Central de Atendi-mentos do Regional fez plantão para efetuar matrículas e disponibilizar mais informações sobre cursos, oficinas e serviços. Além disso, foi feita uma pesquisa de demanda para saber a capacitação que a pessoa gostaria de fazer.

De acordo com Lisiane Carnetti, gerente de Formação Profissional, a ação permite que a comunidade tenha um contato maior com a Instituição e conheça os serviços disponibiliza-dos por ela: “A vida é muito corrida e, muitas vezes, as pessoas não têm tempo de ler jornais

ou ver televisão. O Arrastão Senac é uma maneira de nos aproxi-

marmos do público”.

www.rr.senac.br

Evento oferece serviços e divulga ações para comerciários

RoraimaA Unidade Móvel do Senac/SE ofereceu,

no mês de julho, aulas gratuitas de Pintura em Tecido para pessoas com deficiência, ministra-das pela professora Maria Renildes Santos.

O curso, uma ação do Programa Deficiência & Competência, foi realizado para pessoas portadoras de transtorno mental atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Arthur Bispo de Rosário, situado no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. De acordo com Maria Alzira Aragão, coordenadora do programa, o curso oferece diferentes possibilidades para os alunos: “É um caminho para a aquisição de co-nhecimentos profissionais e desenvolvimento de competências que propiciam a geração de renda e melhoria de qualidade de vida, bem como a socialização e a inclusão social”.

Para a coordenadora do CAPs Arthur Bispo do Rosário, Célia Maria de Lima, o curso possibilita o resgate da cidadania e in-centiva os pacientes a utilizarem a arte como

terapia e geração de emprego: “O curso de Artes desenvolvido pelo Senac/SE trabalha a coordenação motora desses indivíduos, que conseguem aprender a atividade. Agradece-mos ao Senac pela iniciativa.”

O aluno givaldo dos Santos, 38 anos, confirma as afirmações de Maria Alzira e Célia Maria: “Espero que seja bom para eu conseguir um dinheirinho, porque além de me ensinar a arte da pintura em tecido, me faz sentir útil. Também estou me divertindo bastante com meus colegas.”

www.se.senac.br

O Senac/SC, por meio da Faculdade Senac Tubarão, acaba de firmar parceria com Anett Reif, florista e dona de uma fazenda-escola loca-lizada em Orleans, no sul do estado. Anett atua na área desde 1995, quando sua paixão por flores a fez estudar na Holanda, centro mundial de produção e comercialização floral.

No dia 17 de outubro, Anett ministrou, em sua fazenda, a oficina Florista por um dia – workshop das flores, dirigido a floricultores, paisagistas, profissionais de empresas de decoração e eventos, e demais interessados no trabalho com flores e na

Santa Catarina

Workshop para aprender a lidar com flores

confecção de arranjos florais com espécies vegetais e artificiais de todo o Brasil.

A parceria de Anett com o Senac vem ao encontro da necessidade de especialização

advinda do aumento do destaque do Estado de Santa Catarina no cenário do cultivo

de flores e plantas ornamentais. Segundo o Instituto Brasileiro de

Floricultura (Ibraflor), esse seg-mento cresceu mais de 10% nos últimos 20 anos.

De acordo com o Cadastro geral de Empregados e De-sempregados, há, no Brasil,

cerca de 19 mil pessoas traba-lhando no setor – 600 delas em

Santa Catarina.www.sc.senac.br

Sergipe

Encontro debate potencialidades da Amazônia

Semana de Beleza apresenta novidades técnicas e de produtos

Exposição organizada por formandos homenageia os pais Pernambuco

Tocantins

O Senac/TO sediou, no dia 2 de setembro, o encontro regional preparatório para o 3º Simpósio Amazônia, apoiado pelo Sistema CNC/Sesc/Senac e pelo Centro de Desen-volvimento Sustentável da Universidade de Brasília, que debaterá o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas, em Brasília (DF), no dia 7 de outubro.

O evento, que aconteceu no auditório do Senac em Palmas, teve o objetivo de reunir lideranças e pesquisadores para debater com as comissões permanentes da Amazônia – Integração Nacional e Desenvolvimento Re-gional, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável –, ambas da Câmara dos Depu-tados, em Brasília, temas que abordam as potencialidades da Região Amazônica.

Mudanças climáticas e o mercado de carbono em Tocantins, pagamento sobre ser-viços ambientais e a utilização da agroenergia no contexto de desenvolvimento sustentável da Amazônia foram alguns dos temas dos painéis trabalhados no evento, apresentados, respectivamente, pelos professores Erich Collicchio, da Universidade do Tocantins; Waldecy Rodrigues, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e Márcio da Silveira, pró-reitor da UFT.

Os próximos encontros regionais serão realizados em Cuiabá (MT), Manaus (AM), São Luís (MA), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Belém (PA), Boa Vista (RR) e Rio Bran-co (AC). Esses encontros irão subsidiar o 3º Simpósio Amazônia, que reunirá ministros, governadores, parlamentares, autoridades diversas, estudantes, comunidade acadêmica e especialistas para um amplo debate sobre as práticas de desenvolvimento sustentável em várias partes do mundo, no país e na Região Amazônica.

www.to.senac.br

Homenagear os pais, que normalmente não recebem a mesma atenção direcionada às mulheres. Esse foi o objetivo da exposição organizada pelos formandos da turma de Orga-nização e Produção de Eventos da Unidade de Educação a Distância do Senac/PE. De 23 a 30 de agosto, o projeto Pequeno Homem Grande, realizado em parceria com alunos do curso Fo-tógrafo do Centro de Formação Profissional do Recife, esteve em cartaz na praça de eventos do shopping Paço Alfândega, na capital.

A exposição, que recebeu cerca de 150 visitantes por dia, quis perpetuar, através da imagem, os valores do homem contemporâ-neo, que concilia a vida em casa com a do mercado de trabalho, sem deixar o lado me-nino desaparecer. Assim, 24 personalidades masculinas pernambucanas bem-sucedidas em diversos segmentos profissionais – entre

elas o secretário das Cidades do Estado de Pernambuco, Humberto Costa; o músico Sil-vério Pessoa; o educador Josias Albuquerque; o chef Duca Lapenda e o jogador Carlinhos Bala – foram clicados com brinquedos que marcaram suas infâncias.

Para Silvana Marpoara, professora de Or-ganização e Planejamento de Projeto e coorde-nadora da exposição, evento foi um sucesso: “A recepção do público foi maravilhosa. Muitos dos fotografados foram conferir e aprovaram o resultado. E a resposta foi tão positiva que o projeto terá continuidade. Fomos convidados para fazer um catálogo da mostra, com fotos de bastidores e textos de referência de cada convidado, e já programamos uma segunda edição, dessa vez utilizando slides, em outu-bro, por ocasião do Dia das Crianças”.

www.pe.senac.br

MaranhãoNos dias 24 e 25 de agosto, o Senac/MA

promoveu, na unidade do município de Caxias, a 2ª Semana de Beleza e Estética Caxiense, para valorizar e qualificar alunos, ex-alunos e profissionais envolvidos com o segmento.

O evento, que contou com a participação de empresas como Plumari, Nutra Hair, Kesh-o, Keef Cosméticos, Márcia Cosméticos, Le Kliquè, Michele Cosméticos e Estrela Cosméticos, foi uma oportunidade para a cidade e as regiões vizinhas abrirem as portas para novos empreen-dimentos e atualizar seus profissionais.

Com a proposta de apresentar o que há de mais moderno em técnicas e produtos, várias oficinas foram realizadas. Dentre elas, destacam-se as de Texturização em Cabelos

Vermelhos; Nanoqueratinização e Restauração; Corte a Navalha; Es-tética Facial com Algas Marinhas Chilenas; Algoterapia Capi-lar; Colorimetria; Escova Inteligente; Maquiagem Avançada; Escova Light e Escova Progressiva.

www.ma.senac.br

Oficinas, palestras e workshops na Feira do Empreendedor

Goiás

Dia especial para idosos

Oferecer a jovens e adultos informações e conhecimentos importantes para garantir espaço no mundo do trabalho. Esse foi o foco da participação do Senac/gO na Feira do Em-preendedor, evento promovido pelo Sebrae no Centro de Convenções de goiânia de 10 a 13 de setembro, com o objetivo orientar e acompanhar a geração de novos negócios por meio da disseminação de informação e conhecimento.

Durante os quatro dias de feira, o Regional goiano ministrou 81 horas de oficinas, workshops e palestras que mos-traram à sociedade as ações e atividades que o Senac desenvolve em educação profissional.

Para a diretora regional do Senac/GO, Felicidade Maria de Faria Melo, a Feira do Empreendedor é um evento importante para fomentar as atividades econômicas: “O Senac montou uma programação que contribui para atuação do profissional no mercado de trabalho e possibilita a gera-ção de renda”.

Entre os temas trabalhados nas oficinas estão sobremesas finas, preparação de em-padão goiano e tábuas de frios, relativos à gastronomia; personal stylist, decoração de interiores e bordado em pedrarias, na área de artes; edição de vídeo com Final Cut e maque-tes eletrônicas com 3DSMAX e workshops de fotografia digital para atender às demandas do segmento de comunicação.

Já as palestras debateram O perfil em-preendedor no mercado atual, Organização de eventos, Tratamento de imagens com Photoshop e Marketing e comunicação.

www.go.senac.br

O Senac/DF promoveu, no dia 4 de se-tembro, o 2º Encontro de Inclusão de Idosos na Sociedade (Isis), para conscientizar a população sobre a importância do bom trato aos idosos. O evento, organizado pela Coordenadoria de Inclusão e Cidadania e pelo Senac Ações Móveis, reuniu mais de 300 pessoas no Senac 903 Sul, na capital federal.

O Coral de Idosos da Universidade Católica de Brasília fez a abertura do evento, que contou com a participação do presidente do Senac/DF, senador Adelmir Santana: “Espero que todos tenham uma tarde agradável e aproveitem as atividades que o Senac/DF preparou para vocês”.

Durante toda a tarde, o público par-ticipou de oficinas de Automaquiagem, Biscuit, Bordado em Pedrarias, Design de

Sobrancelhas, Reciclagem com garrafas Pet, Pintura Artística de Unhas e Produção de Velas Artesanais.

Elza Santana, 67 anos, ao saber que podia participar gratuitamente da oficina de Automaquiagem, revelou: “Quero ver como se faz uma maquiagem para me arrumar quando for a bailes da terceira idade com minhas amigas. É importante ir bem bonita.”

Além das oficinas, atendimentos como aferição da pressão arterial, orientação nutricional, reflexologia podal (técnica de massagem chinesa nos pés que pode curar e prevenir doenças), massagem quick, tes-te de glicemia capilar e tipagem sanguínea foram oferecidos aos visitantes. Houve também cortes de cabelo.

www.senacdf.com.br

Distrito Federal

Oficina ensina a utilizar caju na preparação de pratos

Feira promove encontro de empresários no Paraguai

Paraná

Piauí

Curso ensina a combater incêndio e prestar primeiros socorros

Pará

O primeiro curso de Brigadista de Incên-dio para alunos do curso de Técnico em Segu-rança no Trabalho do Senac/PA foi realizado, em Belém, nos dias 11 e 12 de julho.

O curso, ministrado pelo bombeiro e professor do Senac/PA César Augusto Lo-pes Ribeiro, seguiu a Norma Brasileira de Regulamentação – NBR 14.276. O quartel do Comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará serviu como cenário para o desenvolvimento das atividades de primeiros socorros e combate a incêndios.

No primeiro dia, os alunos desenvol-veram atividades de primeiros socorros e praticaram avaliação de cenário, risco e Promover a troca de informações e ex-

periências entre empresários brasileiros e paraguaios foi o principal objetivo da Fecomi 2009 (Feria Comercial, Industrial y de Turis-mo), que aconteceu de 7 a 9 de setembro em Assunção, Paraguai. E foi para aproveitar essa oportunidade que o Senac e o Sebrae paranaenses participaram do evento.

Durante os três dias de feira, instrutores do Regional ministraram cursos de hotelaria e gastronomia. Carlos Campos falou sobre moti-vação em hospitalidade, o cubano Eduardo Diaz Toledo ensinou a arte da escultura em legumes e vegetais; Alexandre Roberto Dhein e Lúcio Marcelo Chrestenzen orientaram sobre harmo-nização de preparações culinárias e vinhos.

Ao Sebrae coube abordar temas relativos a marketing, qualificação da mão de obra e administração de empresas turísticas e gestão hoteleira. No total, mais de 1,2 mil pessoas inscreveram-se para as aulas e pa-lestras oferecidas pelas instituições.

A Fecomi 2009 é uma feira multissetorial, rea-lizada anualmente, que contribui para o incremen-to do fluxo comercial entre os dois países. Trinta empresas do setor privado, indústrias, operadoras turísticas, empresas de serviço e comerciais, im-portadoras, exportadoras, ONGs; organizações do setor público e os governos do Paraguai e do Brasil expuseram produtos e serviços.

www.pr.senac.br

O Senac/PI, aproveitando o início da safra de caju e com a intenção de evitar o desperdí-cio de boa parte das frutas colhidas, realizou duas oficinas sobre a utilização da fruta, típica do Nordeste e rica em fibras, vitamina C e ferro, como base para pratos.

Em setembro, a oficina realizada foi a de Cajuína, com carga de oito horas e, em outu-bro, foi a vez da Culinária à Base de Caju, com 20 horas de duração. Verônica Lima, minis-trante dos cursos, afirma que o caju pode ser usado na preparação de sucos, mel, doces, sorvetes e outras iguarias: “Nada se perde no caju, até mesmo o bagaço que resta da fabricação da cajuína pode ser uti-lizado em várias receitas, tais como lasa-nha, moque-

ca, minipizza, pudim, rocambole e cremes. Além disso, em algumas receitas, o caju substitui o frango ou o peixe. Você come e não nota a diferença.”

Para participar, os alunos deveriam ter escolaridade correspondente à quarta série do ensino fundamental, conhecimentos bási-cos em culinária e idade mínima de 14 anos completos. As oficinas foram ministradas na Unidade Miguel Sady, em Teresina.

www.pi.senac.br

paciente, conhecimento dos sinais vitais, parada respiratória, parada cardiorrespirató-ria, desobstrução das vias aéreas, desmaio, convulsões, acidentes por eletricidade e fraturas com transporte de acidentados. No fim, realizaram um simulado com vítimas politraumatizadas, no qual os participantes identificaram o local, os riscos e as vítimas, atendendo-as de acordo com os procedimen-tos adotados nas aulas.

No dia 12, os participantes desenvolve-ram atividades exclusivas para combate a sinistros, divididos em equipes de combate a incêndio e de busca e resgate.

www.pa.senac.br

Educação

profissional que vale ouro

O Senac participou, de 1º a 7 de setembro, em Calgary, no Canadá, da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. Nela, são avaliadas as habilidades e competências de jovens talentos dos setores industriais, comerciais e de serviços que impactam a economia global. Uma iniciativa que tem como objetivo ampliar o intercâmbio do conhecimento técnico e experiências em escala mundial e gerar resultados na produtividade empresarial.

O evento teve início em 1950, motivado pela necessidade de suprir a falta de trabalhadores qualificados na Espanha. Hoje, é realizado a cada dois anos e agrega mais de 50 países participantes.

Este ano, o Senac participou pela primeira vez da competição, que busca promover o intercâmbio de saberes e práticas e contribuir para a excelência da educação para o trabalho (veja mais detalhes na pág 19).

Antes de ir para o Canadá, o Senac participou, também pela primeira vez, da Olimpíada do Conhecimento, competição promovida pelo Senai a cada dois anos. Para falar sobre a importância da participação da Instituição nos torneios, o Correio do Senac entrevistou Sidney Cunha, diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, que vê as competições como importantes contribuições para a constante preocupação do Senac em unir a prática e a teoria em prol da qualidade da educação profissional.

Qual a importância da participação do Senac na WorldSkills?

Em seus mais de 50 anos de existência, a WorldSkills transformou-se no símbolo de excelência em qualificação profissional e tecnológica, em que estudantes de todo o mun-do demonstram talento e habilidades aplicados ao trabalho em provas nos setores industrial, comercial e de serviços. É, atualmente, a maior competição de educação profissional do mundo. Neste ano, reuniu mais de 900 alunos de 50 países, que competiram em 45 categorias.

Durante 26 anos, o Brasil participou apenas nas ocupações industriais com os alunos do Senai, mas em 2009, o Senac participou pela primeira vez em duas provas relativas a ativi-dades do setor de comércio – cabeleireiro e cozinha. Durante a competição, a equipe brasileira, formada por alunos e instruto-res, teve acesso ao que há de mais moderno e atual no mundo no que diz respeito ao conhecimento e aos padrões exigidos

pelo Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. É a oportunidade de nos alinharmos com o padrão mundial

de qualidade da educação profissional.

A participação possibilita o intercâmbio com instituições de educação profissional de outros países?

A competição, por si só, fomenta o intercâmbio e a troca de competências entre estudantes ou jovens profissionais e docentes e especialistas de educação profissional de todas as regiões do mundo. É a oportu-nidade de observarmos a diversidade de estilos e prá-ticas em uma competição que simboliza a valorização da educação profissional em todo o mundo.

Mas o intercâmbio começa antes. Para chegar à competição, os alunos passam por um treina-mento intenso com instrutores que, durante a competição, também atuam como avaliadores. Os instrutores são escolhidos pela experiência em treinar equipes para a competição e, por isso mesmo, trazem informações sobre o perf il prof issional e educacional de instituições inter-nacionais de reconhecida excelência.

De que modo o intercâmbio favorece o Senac? A competição é uma vitrine, que expõe o talento

de jovens estudantes, incentiva o desenvolvimento de competências e ensina os alunos a enfrentar desafios, aproximando-os da realidade atual do mercado de tra-balho, além de promover a ampliação dos horizontes profissionais. Por isso mesmo, a troca realizada durante o evento pode tornar-se um instrumento fundamental para melhorar, cada vez mais, o processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, interagir com outros alunos e outras instituições em uma competição como a WorldSkills faz com que nos esforcemos para aumentar nosso padrão de qualidade. Dessa forma, o parâmetro passa a ser melhorar sempre.

Podemos dizer que a competição reflete as tendências atuais do mercado de trabalho?

Sim, porque a competição representa também um modelo de avaliação inovador, que leva em conta desde a capacidade técnica e tecnológica a qualidades pessoais, como liderança e resolução de problemas que podem ser enfrentados no ambiente de trabalho.

Antes de chegar à competição internacional, os participantes passam por provas seletivas e enfren-tam uma maratona de treinamentos com o objetivo de

reforçar habilidades, conhecimentos e criatividade na execução de exercícios teóricos e adquirir domínio das tarefas práticas, principalmente as que fazem parte do dia a dia do trabalho.

Além da aptidão dos competidores, são também avaliadas a utilização das novas tecnologias e a con-tribuição econômica e social dos projetos. Ou seja, faz parte da educação profissional a preocupação em ou-vir e atender as demandas do mercado. A WorldSkills se vale saudavelmente do espírito competitivo entre as nações para mensurar e promover o desenvolvi-mento profissional. E, assim como no mercado de trabalho, os parâmetros de avaliação são aprimorados a cada edição.

Como avalia a parceria iniciada com o Senai em 2008 na Olimpíada do Conhecimento e como será a participação na Olimpíada em 2010?

O Senac e o Senai são instituições com mais de 60 anos de história na educação profissional. Dessa forma, essa aliança não só reforça a parceria entre comércio e indústria, como fortalece a educação voltada para o mercado de trabalho no Brasil e ajuda a realizar os sonhos de milhares de jovens em todo o país.

Apesar de não ser novidade para o Senac partici-par e promover competições no âmbito da educação profissional, foi um desafio participar dos testes de habilidades, conhecimentos e atitudes baseados em critérios objetivos e subjetivos. O Senai, com base na experiência adquirida em suas participações no WorldSkills, agregou à Olimpíada do Conhecimento as mesmas modalidades e os critérios rigorosos do torneio. Os participantes da etapa regional e nacional sabem que encontrarão desafios com padrão interna-cional de exigência. E isso se reflete diretamente na qualidade do ensino profissional no Brasil.

Em 2010, a Olimpíada do Conhecimento acontecerá no Rio de Janeiro, simultaneamente ao torneio que envolverá competidores das Américas. Esse fato é de extrema importância para buscarmos construir uma identidade para a educação profissional no continente americano.

O Senac ampliará a participação e competirá em mais duas ocupações comerciais, além das de Cabe-leireiro, Cozinha e Serviço de Restaurante: Técnico de Enfermagem e Maquiagem.

nº 695 | correio do Senac | sEt/out 2009 | 17

Senac na WorldSkills 2009

O Senac marcou presença na WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. De 1º a 7 de setembro, no Stampede Park, na cidade de Calgary, Canadá, Gabriel dos Santos Moraes, do Departamento Regional (DR) de São Paulo, e Lia Rebecca Alam Mendonça, do DR Ceará, competiram nas categorias Cozinha e Cabeleireiro, respectivamente. Vencedores na Olimpíada do Conhecimento em 2008, maior evento de educação do país, tradicionalmente promovido pelo Senai a cada dois anos, obtiveram índice classificatório e foram selecionados para representar o Senac.

Nely Mendes e Andrew Scott Bushee foram os responsáveis por todo o treinamento dos alunos, bastante rigoroso. Escolhidos pela experiência em treinamento de equipes para a competição, eles também compuseram a equipe de avaliadores dos países participantes, atuando como experts brasileiros. Nely foi responsável por avaliar o grupo de competidores repre-sentantes da categoria Cabeleireiro e Andrew, de Cozinha.

Mais de 900 alunos de 50 países com até 22 anos competiram simulta-neamente em 45 categorias, durante quatro dias de intensa disputa. Além de desafiados a interpretar e resolver situações semelhantes às que podem enfrentar no ambiente de trabalho, os concorrentes foram avaliados com base em seus conhecimentos, suas habilidades e atitudes, de acordo com padrões internacionais e critérios objetivos e subjetivos.

A equipe brasileira, composta por 24 jovens que competiram em 20 das 45 modalidades, f icou em quarto lugar no pódio. Dez alunos do Senai ga-nharam medalhas: quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze, e cinco trouxeram diplomas de excelência.

Para Lia Rebecca, que ficou em 14º lugar entre 20 competidores, a expe-riência foi maravilhosa: “Tudo foi muito gratificante, principalmente pelo contato que tive com os diferentes estilos de vários países. Contará muito para minha vida profissional ter meu nome associado a uma competição internacional”. Já Gabriel Moraes, que entre 33 competidores ocupou a 24ª posição, destaca a superação como característica de sua participação: “Tive medo no início, mas depois me entusiasmei ao pensar que estaria em público, mostrando o que sei fazer. Foi mágico participar dessa competição e ter contato com os melhores de cada país”.

Em 2010, o Senac, que estreou na Olimpíada do Conhecimento em sua quin-ta edição, no ano passado, inaugurando as provas voltadas para ocupações comerciais – Cabeleireiro, Cozinha e Serviço de Restaurante –, participará da próxima edição da Olimpíada com mais duas ocupações: Técnico de Enferma-gem e Maquiagem. O evento ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, em março, paralelamente à etapa que envolverá competidores das Américas.

A participação do Senac em 2008 foi registrada na publicação Educação que vale ouro – Senac na Olimpíada do Conhecimento 2008 (com DVD en-cartado).

Lia Rebecca, Nely Mendes e Andrea Ribeiro

Créd

ito

foto

s: M

áslo

va V

alen

ça

Equipe do Senac – Ana Claudia Alencar; Danielle Lordello; Nely Mendes; Lia Rebecca;

Andrea Ribeiro; Shirley Moraes; Gisela Brandão; Máslova Valença; Sidney Latorre

Gabriel dos Santos Moraes

Lia Rebecca Mendonça

18 | sEt/out 2009 | correio do Senac | nº 695

Assessores de comunicação do Sistema Comércio se reúnem no Rio de Janeiro

De 12 a 14 de agosto, aconteceu, na sede do De-partamento Nacional do Senac e do Sesc, no Rio de Janeiro, a segunda fase do 1º Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema Comércio.

O evento, que foi aberto pela chefe de gabinete da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Lenoura Schmidt, contou com a participação de técnicos da Confederação, das sete federações nacionais e das 27 estaduais filiadas à CNC, do Sesc e do Senac, em uma série de palestras e oficinas de trabalho visando a cons-trução de um plano de ação em comunicação para o Sistema Comércio.

As palestras Relacionamento com a mídia, com o jornalista George Vidor, de O Globo e da Globonews, no primeiro dia do encontro; Mídias sociais, com Daniel Tártaro, da agência Ogilvy, e A imprensa e a imagem das organizações, com Carina Almeida, da agência Textual, no segundo dia; e Comunicação integrada, com Paulo Clemen, da agência Casa do

Foto

: Chr

isti

na B

ocay

uva

O Centro de Comunicação Corporativa do Departa-mento Nacional do Senac realizou, nos meses de agosto e setembro, mais cinco Oficinas de Marketing e Comu-nicação. Nos dias 20 e 21 de agosto, aconteceu, no DR/RN, em Natal, a Oficina Gestão de Processos, com con-sultoria externa de Ricardo Mathias e acompanhamento da técnica do DN Cristina Gonzalez. Em 26 e 27, foi a vez de Paulo Clemen falar sobre Comunicação Interna para o DR/PI, em Teresina, com acompanhamento da técnica do DN Flávia Leiroz.

Já em setembro, os DRs Pernambuco, Sergipe e Rio grande do Norte deram continuidade ao projeto, que tem o objetivo de instrumentalizar os Departamentos Regionais com informações sobre temas mercadoló-gicos e oferecer apoio estratégico na busca por uma gestão orientada para resultados.

Nos dias 9 e 10 de setembro, O Papel do Líder Rumo a Resultados foi a oficina ministrada por Paulo Clemen

Cliente, no terceiro, além da apresentação de cases das assessorias de comunicação das Federações do Comércio dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, serviram de subsídio para a realização da oficina. No dia 14, os participantes, divididos em grupos de trabalho, sob a orientação do consultor Paulo Clemen, elaboraram o desenho de um plano integrado de ações de comunicação para o Sistema Comércio. Todo esse material se transformará em uma publicação a ser editada pela CNC.

A primeira fase do Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema Comércio de Bens, Serviços e Turismo aconteceu no dia 19 de junho na sede da CNC, no Rio de Janeiro. Teve como objetivo aproxi-mar os representantes das federações, do Senac e do Sesc na busca por trabalhos mais integrados. Na ocasião, o Centro de Comunicação Corporativa do Departamento Nacional do Senac foi convidado para apresentar seu trabalho de integração em marketing e comunicação com os Departamentos Regionais.

Oficinas de Marketing e Comunicação qualificam técnicos do Senac

em Recife, que também comandou, nos dias 16 e 17, a de Comunicação Interna desenvolvida em Aracaju. Em 17 e 18, foi a vez de Natal receber o consultor externo Saulo Chagas com o tema Relacionamento com o Mercado. As oficinas foram acompanhadas por Laura Figueira, Cris-tina gonzalez e Wendell Amorim, respectivamente.

Oficina de Comunicação Interna no DR/PI

nº 695 | correio do Senac | sEt/out 2009 | 19

Senadores conhecem projeto pedagógico do Senac

A sede do Senac Nacional, no Rio de Janeiro, rece-beu, no dia 20 de agosto, a visita dos senadores José Nery (PSOL/RR), Sergio Zambiasi (PTB/RS) e Adelmir Santana (DEM/DF), além de Julio Linhares, Renata Mattos e Adriana Gomes, integrantes da Comissão de Educação, e do presidente da Fecomércio do Paraná, Darci Piana, com o principal objetivo de conhecer mais sobre o projeto pedagógico da Instituição.

Os visitantes, recepcionados por Lenoura Schmidt e gil Siuffo, respectivamente, chefe de gabinete e vice-

presidente financeiro da CNC; Maron Emile Abi-Abib, diretor-geral do Sesc Nacional; e Sidney Cunha, diretor-geral do Senac Nacional, entre outros, visitaram as ins-talações do Senac e conheceram a Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), onde almoçaram com os alunos.

Na ocasião, assistiram, no auditório, a apresentação do Projeto Pedagógico da Esem feita pelo professor Antonio Viveiros, e a uma palestra da professora Maria Helena Barreto gonçalves, chefe do Centro Técnico-Pedagógico do Departamento Nacional do Senac.

Teleconferência Qualidade na Educação

Carlos Roberto Jamil Cury, Luiz Fernandes Dourado e Francisco Aparecido Cordão, pensadores da educação, além de Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, e do Paulo Rubem San-tiago, ambos deputados federais, inauguraram, no dia 3 de setembro, o debate técnico nacional sobre a revisão do Plano Nacional de Educação (PNE) durante a teleconfe-rência Qualidade na Educação, promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com CNC, Sesc e Senac, com apoio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Transmitido ao vivo das 15h30 às 17h30 pela Rede Sesc-Senac de Teleconferência, com mediação da jorna-lista Bárbara Pereira e participação de Gildete Amorim, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o even-to teve o objetivo de reunir, em diferentes pontos do país, um grande número de legisladores, gestores públicos e privados de instituições educacionais, docentes e pro-fissionais de educação para uma ampla reflexão sobre os desafios e as propostas, a fim de nortear um salto qualitativo da educação no Brasil nos próximos anos.

A teleconferência começou com uma mesa de aber-tura, que contou com as participações de Francisco das Chagas Fernandes, secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, que representou o ministro Fernando Haddad; da deputada Maria do Rosário; do senador Flávio Arns, presidente da Comissão de Edu-cação, Cultura e Esporte; e de Antonio Oliveira Santos, presidente do Sistema CNC/Sesc/Senac, que ressaltou a importância da teleconferência para o processo de

integração do legislativo na discussão do novo Plano Nacional de Educação.

Em seguida, os três professores, Cury, Dourado e Cordão, – que também são membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica do Capes, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação e do Conselho Nacional de Educação, respectivamente – abordaram temas como formação básica para a cidadania, qualidade da educação e aprendizagem permanente, e novos desafios da educa-ção profissional e tecnológica, debatendo as questões surgidas também com os deputados Maria do Rosário e Paulo Rubem Santiago.

A teleconferência teve como base as discussões sobre a revisão do Plano Nacional de Educação e serviu evento preparatório para a Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista para abril de 2010, e que levantará propostas para a construção de um sistema nacional articulado de educação.

O evento contou, também, com a participação de es-pectadores de todo o território nacional, que enviaram suas perguntas por e-mail, telefone ou fax.

20 | sEt/out 2009 | correio do Senac | nº 695

O Senac inaugurou, no mês de agosto, dois res-taurantes-escola e mais uma lanchonete-escola em Brasília, dando continuidade às parcerias formadas com a Câmara e o Ministério da Justiça, que transfor-mam espaços gastronômicos dos locais em empresas pedagógicas.

No dia 18, o restaurante-escola inaugurado foi o loca-lizado no décimo andar do Anexo IV da Câmara dos Depu-tados. A solenidade de abertura contou com as presenças dos presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Sistema CNC/Sesc/Senac, Antonio Oliveira Santos; do diretor-geral da Câmara, Sérgio Contreiras; e do diretor-geral do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha.

“Hoje, o Senac possui 74 empresas pedagógicas em todo o país, orgulhando-se não apenas de formar bons profissionais para o mundo do trabalho, mas também de preparar cidadãos de excelência para o Brasil”, afirmou Antonio Oliveira Santos. Ainda segundo ele, o

Em São Paulo, pesquisa reafirma a força da marca Senac em turismo e saúdeEntre os dias 9 e 19 de agosto, foi realizada uma

pesquisa com cerca de 1.100 frequentadores das uni-dades do Sesc e do Senac nos municípios de São Paulo, Bertioga, Água de São Pedro e Campos do Jordão para avaliar os serviços de hotéis e hospedagem, e os cursos de saúde e turismo do Sistema Sesc e Senac.

O grande Hotel Campos do Jordão e o grande Hotel Águas de São Pedro, do Senac, tiveram ótima avaliação. Dos entrevistados, a nota nove foi dada por 49,4% para o conjunto de instalações e serviços; por 58,4% para os serviços de pensão (dormitório e alimentação) presta-dos, e por 70% para o nível de atendimento recebido. Além disso, vale destacar que 98,8% dos entrevistados afirmaram que os hotéis trazem melhorias para a região onde estão instalados e 91,1% passariam férias em hotéis com o mesmo padrão em outros estados.

Com relação aos cursos de saúde e turismo ofereci-dos pelo Senac nas unidades Centro Universitário Santo Amaro, Francisco Matarazzo, Tiradentes e Jabaquara, 77,6% dos que responderam às perguntas disseram ter escolhido fazer o curso na Instituição devido ao conceito e à qualidade educacional do Senac; 68,8% deram notas nove e oito (41% e 27,8%, respectivamente) ao curso que frequentam, e 62,7% afirmaram que pretendem fazer algum outro curso no Senac. Outras questões também merecem ser destacadas, pois reafirmam a condição do Senac de “melhor caminho para o mundo do trabalho”: 76,3% disseram que o curso influenciou positivamente em sua situação profissional e 71,3% que o curso am-pliou, e muito, o nível técnico de capacitação deles.

A pesquisa foi realizada pela empresa Projectiva Pesquisa e Assessoria Empresarial.

As novas unidades gastronômicas do Senac em Brasília

programa gastronômico do Senac vem reafirmar o viés social das empresas pedagógicas ao priorizar a parti-cipação de alunos economicamente desfavorecidos ou que estejam fora do mercado de trabalho.

No dia 25, foi a vez da inauguração do restaurante-escola a quilo e, no fim da semana, da lanchonete-escola, ambos no Ministério da Justiça. A solenidade de inauguração contou com a presença de Antonio Oliveira Santos; do ministro da Justiça, Tarso genro; do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto; e de Sidney Cunha.

Outros três espaços já funcionam na Casa: as lan-chonete do Plenário e do Centro de Formação, inauguradas, respecti-vamente, em maio e setembro de 2008; e a lanchonete do edifício principal, inaugurada em julho deste ano. Vale ressaltar que nas unidades gastronômicas do Senac os alunos não recebem gorjeta ou taxa de serviços (10%). Antes de começarem a prática, passam por 400 horas de aulas teóricas e ganham bolsa, que inclui auxílio para transporte e alimentação, o uniforme e o material didático.

Antonio Oliveira Santos, presidente da CNC, e demais autoridades, na inauguração do restaurante-escola

Foto

s: T

hiag

o Cr

istin

o / R

T

nº 695 | correio do Senac | sEt/out 2009 | 21

Certificar as ações dos alunos que agregam valor à for-mação profissional e contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Esses são os princípios do Programa Talen-to Profissional Senac, mais uma iniciativa da Instituição em Santa Catarina para evidenciar o talento e a criativida-de dos alunos, e estimular projetos empreendedores. O objetivo principal é valorizar as melhores ideias em nosso processo de ensino e aprendizagem nas modalidades de Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior.

Coordenado pela Divisão de Educação Profissional, o Talento Profissional vem ampliar a autonomia, estimulan-do o empreendedorismo e aplicando o conhecimento na prática. Estamos, portanto, confirmando a diretriz estra-tégica do Senac/SC, que é a de disseminar conhecimento com base no “fazer profissional” dos alunos, aliando teoria e prática na produção de ações educacionais.

Lançado este ano, o programa nasceu na Comissão Clientes do Modelo de Excelência da Gestão Senac (prá-tica implementada pelo Senac/SC desde 2005) com o propósito de premiar anualmente os alunos que desen-volveram ações que contribuíam para as organizações e para a sociedade a partir de quatro critérios: inovação; produtividade; responsabilidade social; e estrutura e conteúdo do trabalho escrito. Nessa perspectiva, o aluno estreita a relação entre educação e trabalho, assumindo a prática da experiência profissional. Aqueles que desejam participar devem se reunir em grupos de dois a quatro integrantes, que podem optar por convidar um orientador para auxiliar e supervisionar a estruturação do projeto. O regulamento, assim como a ficha de inscrição, encontra-se

teoria e prática unidas pelo talento

disponível no site do Senac/SC (www.sc.senac.br).Para sua finalização técnica e teórica, o programa

foi amplamente debatido no Departamento Regional e aprovado pelo Conselho Regional de Santa Catarina, com o propósito de estimular ações junto ao empresariado. Depois de concebido, iniciou-se a sensibilização dos alunos por meio da metodologia de videoconferência, com o intuito de multiplicar e mobilizar as unidades operativas e os alunos quanto à importância pedagógica do programa e à estrutura para a participação. Houve, em algumas unidades, a formação de grupos de trabalho para o entendimento do projeto, bem como o desenvolvi-mento de instrumentos voltados para o aprimoramento e a definição de procedimentos para a aplicação teórica e prática dos conhecimentos estudados. Algumas uni-dades compreenderam a iniciativa como um desafio profissional que dará significado ao conhecimento que nossos alunos estão construindo em sala de aula.

Estamos desafiando valores que se concretizam me-diante pedagogia centrada na atividade do aluno, em sua aprendizagem, o que supõe o desenvolvimento de criatividade, iniciativa e liberdade de expressão, além da elaboração de textos e adoção de práticas didáticas que possam assegurar a constituição de competências laborais relevantes para o exercício profissional.

Esse programa, portanto, confirma, além do con-junto de conhecimentos e habilidades ensinados em sala de aula, o exercício real dos saberes. O Talento Profissional Senac supõe a capacidade do aluno de agir, intervir, decidir em situações nem sempre previstas. Está lançado o desafio!

| Rudney Raulino |DIrETOr rEGIONAl DO SENAC/SC

22 | sEt/out 2009 | correio do Senac | nº 695

Outro

s la

nçam

ento

s

das

Edito

ras

sena

c

Sandra da Silva Soares, do Senac/RO,

e Elza Daniela, do Senac/MG.

Os vencedores da

promoção O trabalho no

supermercado – Setores,

funções e carreira

profissional foram:

Em 12 artigos escritos por diferentes autores, Marketing – A teoria

em prática, lançado pelo Senac Nacional, aborda temas indispensá-

veis para quem quer conhecer as teorias básicas e as ferramentas

do marketing que interagem no atual ambiente de negócios, assim

como o papel da comunicação no contexto do mercado.

gestão estratégica de negócios, comunicação interna, pes-

quisa de comportamento do consumidor, formação de preços,

segmentação de mercado, monitoramento da concorrência e

estratégias de vendas são alguns dos assuntos tratados na pu-

blicação pelos autores, especialistas em fomentar estratégias

mercadológicas em empresas de diferentes segmentos.

Ao relatar metodologias básicas, teorias clássicas e casos bem-sucedidos de grandes

empresas, a obra serve de referência para iniciantes e estudantes da área, e todos os que se

interessam pelo tema, ao identificar oportunidades de mercado, e a aplicabilidade das estra-

tégias apresentadas.

O livro é fruto do Programa Oficinas de Marketing e Comunicação, do Departamento Nacional

do Senac, desenvolvido desde 2005. Uma ação interna da Instituição, voltada aos Departamentos

Regionais, cujo intuito é mostrar que, no desenho da moderna gestão estratégica, o marketing

e a comunicação não são mais atribuições exclusivas de um departamento ou setor.

Ir e vir – Movidos pela inquietudeAutor: Nei Carlos Moreira Bastos150 páginasEditora Senac/DF

Visagismo integrado – Identidade, estilo e belezaAutor: Philip Hallawell288 páginasEditora Senac/SP

Ziraldo em cartazAutores: Ziraldo e Ricardo Leite292 páginasEditora Senac/RJ

pro

moc

ãop

rom

ocão

Marketing – A teoria em prática

Para participar do sorteio do livro Marketing – A teoria em prática, envie um e-mail

para [email protected], até o dia 20 de novembro, citando o tema do estande do Senac na

14ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

onde você estiverCURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

acesse www.pos-ead.senac.br

Educação AmbientalEducação a DistânciaGestão EducacionalArtes Visuais: Cultura e CriaçãoGestão da Segurança de AlimentosGestão CulturalGovernança de TIGestão de Varejo

• credenciamento pelo MEC com o conceito máximo• uma das maiores redes de educação profissional a distância do país: cerca de

25 pontos espalhados por todo o Brasil para os momentos presenciais• tecnologia educacional de ponta e material didático especialmente

desenvolvido em diversas mídias• tutores especializados à disposição dos alunos, via internet, telefone e fax

0

5

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100

0

5

25

75

95

100