Roda de passarinho na Caatinga

42
R O D A D E P A S S A R I N H O

description

Apresentação do Projeto Roda de Passarinho na Caatinga / crowdfunding

Transcript of Roda de passarinho na Caatinga

Page 1: Roda de passarinho na Caatinga

R

OD

A D E P AS

SA

RI

NH

O

Page 2: Roda de passarinho na Caatinga
Page 3: Roda de passarinho na Caatinga
Page 4: Roda de passarinho na Caatinga
Page 5: Roda de passarinho na Caatinga

PROJETO

RODA DE PASSARINHO

NA CAATINGA

2015

Page 6: Roda de passarinho na Caatinga

Com a próxima Expedição à Caatinga fechamos o circuito dos Biomas Brasileiros e executamos o sex-to e último Poster de Aves. Será a maior de todas as expedições. A ideia é percorrer cerca de 15.000km entre setembro e dezembro de 2015, e realizar quan-tas Rodas de Passarinho conseguirmos, conforme o valor arrecadado através de crowdfounding no site: www.catarse.me/pt/rodadepassarinho

O custo da Expedição é de R$ 20.000,00, in-vestidos em fotos e posters que serão doados aos participantes das Rodas de Passarinho, manuten-ção e gastos de combustível, pagamento aos guias locais, alimentação, hospedagem, etc.

Cinco mil reais é a recompensa para VIAJAR COM A GENTE. Em contrapartida, colocamos a sua logomarca na Toyota, link no nosso site, blog, face-book, 5 fotos de aves no formato 50 x 60cm, 5 co-leções completas, 5 fotografias de aves no formato 50 x 60cm e uma coleção com 120 fotos de aves no formato 13x18cm (20 de cada bioma), as mesmas utilizadas em nossas Rodas de Passarinho.

Gostaríamos de tê-lo como nosso parceiro, o que será uma alegria e terá boa divulgação, como sempre tivemos até hoje.

EXPEDIÇÃOCAATINGA

2 0 1 5

Page 7: Roda de passarinho na Caatinga
Page 8: Roda de passarinho na Caatinga

O N D E TUDO COMEÇOU

A Reserva Rio das Furnas fica em São Leonardo, uma pequena vila de Alfredo Wag-ner, município catarinense também conhecido como Capital das Nascentes, a 80km da Ilha de Santa Catarina. No entorno desta cidade encontram-se quatro bacias hidrográficas: dos rios Itajaí, Tijucas, Tubarão e Canoas. Aliada a essa confluência, a Reserva representa uma peculiar situação de transição entre a Floresta com Araucária e Atlântica.

Espécies ameaçadas de extinção, como o Xaxim-bugio (Dicksonia sollowiana), Araucá-ria (Araucaria angustifolia), Onça-parda (Puma concolor), Gato-mourisco (Puma yaguaroundi), Grimpeiro (Leptastenura setaria), Gavião-pega--macaco (Spizaetus tyrannus), Pica-pau-doura-do (Piculus aurulentus) vivem e se reproduzem na Reserva.

Répteis e fungos já foram motivos de es-tudos, e a riqueza da biodiversidade local con-tinua a ser pesquisada.

Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka ad-quiriram esta área de 53,5 ha em 2001. Logo transformaram em Reserva Particular do Patri-mônio Natural - RPPN (Federal), e desde então têm se dedicado à preservação e educação ambiental.

Page 9: Roda de passarinho na Caatinga
Page 10: Roda de passarinho na Caatinga

G A B R I E L A G I O V A N K A

Natural de Rio do Sul, Santa Catarina, nasceu em 1971.Graduada em Administração de Empresas, especializou-se em Naturologia Aplicada.

Atuou como Supervisora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul. Ocupou o cargo de Coordenadora Administrativa na Unidade do Centro Educacional Victor Konder - Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul.

Trabalha com Educação Ambiental desde 2001; é revisora e trata as imagens do acervo fotográfico do casal. Ambos são proprietários da Reserva Rio das Furnas.

R E N A T O R I Z Z A R O

Nacido na capital de São Paulo em 1958, é Designer Gráfico e Fotógrafo desde 1975. De 1981 a 1999 foi diretor-presidente da agência Area de Comunicação, onde atendeu vários clientes: SuperImperatriz, Escola Sindical Sul, FIESC, IBAMA, Botega Materiais Elétricos, DVA Veículos, Família Schürmann...

D e s i g n e r g r á f i c o Os índios Xokleng, Santa Catarina no Séc. XX, Memória do Setor Elétrico da Região Sul, São Francisco do Sul - Muito Além da Viagem de Gonneville, Guia de Mergulho de Florianópolis, Biodiversidade Catarinense, São José da Terra Firme, Desterro - Ilha de Santa Catarina, Primórdios da Justiça no Brasil...

f o t ó g r a f o participou de diversas exposições e desenvolveu vários ensaios para clientes da Area de Comunicação e municípios catarinenses. Mantém arquivo com milhares de fotos, especialmente de Natureza e avifauna.

Page 11: Roda de passarinho na Caatinga
Page 12: Roda de passarinho na Caatinga

Renato e Gabriela realizaram mutirão de lim-peza dos rios das Furnas, Adaga e Araçá; Oficina de Jardinagem Ecológica; e levaram agricultores a Santa Rosa de Lima para conhecerem o plantio or-gânico, com apoio da Prefeitura de Alfredo Wagner.

Através de parceria com o Projeto Piava, apoia-do pela Petrobras, participaram de cursos de capa-citação e receberam 2.000 mudas nativas para in-crementação na recuperação de áreas degradadas tanto na Reserva como nos vizinhos.

Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2013 a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem - SPVS, ONG de Curitiba, foi parceira da Reserva Rio das Furnas e até hoje apoia institucionalmente as Expe-dições e Posters das Aves dos Biomas Brasileiros.

Preocupados com o desmatamento, caça, es-cassez de água potável e com o estado de degrada-ção do município, também realizam atividades de Educação Ambiental nas escolas das comunidades de São Leonardo, Picadas e no Programa de Erradi-cação do Trabalho Infantil - PETI.

Realizaram oficina de tambores, exposições fotográficas, seminários, trouxeram música andi-na para a escola de São Leonardo e, assim, foram criando a Roda de Passarinho.

C O M O A RODA

N A S C E U

Page 13: Roda de passarinho na Caatinga
Page 14: Roda de passarinho na Caatinga
Page 15: Roda de passarinho na Caatinga
Page 16: Roda de passarinho na Caatinga

O primeiro poster de aves surgiu após 9 anos de pesquisas, em 2010, e foi elaborado a partir de fotos tiradas na Reserva Rio das Furnas, com exces-são de uma espécie, a Rendeira (Manacus mana-cus), feita na RPPN Rio Cachoeira, da nossa parceira SPVS, em Guaraqueçaba, no Paraná.

Junto com o poster criamos a Caixa de Aves da Floresta Atlântica, com uma tiragem limitada a 222 peças. Confeccionadas em madeira de reapro-veitamento, para cada caixa que vendíamos, plantá-vamos uma árvore na Reserva. Porém, as aves que-riam voar mais longe, e foram...

DE ON DE AS AVES

V O A R A M

Page 17: Roda de passarinho na Caatinga
Page 18: Roda de passarinho na Caatinga

Em janeiro de 2010 aconteceu uma catástrofe em São Leonardo. Tempestade violenta destruiu o acesso desde a vila até a Reserva. Ficamos isolados por 45 dias e o canyon deixou de ser o mesmo, pois a estrada, consolidada há anos, tornou-se frágil, até perigosa.

Assim, após 9 anos vivendo no canyon do Rio das Furnas, depois de muito esforço para recuperar o acesso, resolvemos “esfriar a cabeça” num giro pelo Uruguay. Com esta viagem, iniciamos a primei-ra Expedição que resultaria, mais tarde, no poster e na Caixa de Aves dos Pampas. Antes disso, porém, o segundo poster foi o das Aves do Pantanal.

INÍCIO DAS EXPEDIÇÕES

AOS BIOMAS

Page 19: Roda de passarinho na Caatinga
Page 20: Roda de passarinho na Caatinga
Page 21: Roda de passarinho na Caatinga
Page 22: Roda de passarinho na Caatinga

No dia 25 de agosto de 2012 iniciamos a Expe-dição Amazonia a partir da Reserva Rio das Furnas com destino ao Parque Viruá, em Roraima.

Foram 13.000km com direito a desvios por conta de estradas bloqueadas, caminhos a serem descobertos, atalhos interessantes, dicas dos ami-gos, curiosidade e muita disposição para conhecer a Amazonia que tanto nos fez sentir pequenos ao lado de samaumas e castanheiras, quanto impotentes ao presenciar queimadas e derrubadas quilometricas.

Porém, não é só. Publicamos a Expedição ten-do como fio da meada a Roda de Passarinho, in-troduzindo experiências, amigos, visitas e desvios pouco a pouco, homeopaticamente. Afinal, a ideia é tentar transmitir quase tudo o que sentimos e vive-mos nos 80 dias de estrada.

E X PE DIÇ ÃO AMAZONIA

ANO 2012

Page 23: Roda de passarinho na Caatinga
Page 24: Roda de passarinho na Caatinga
Page 25: Roda de passarinho na Caatinga
Page 26: Roda de passarinho na Caatinga

Diferente das Expedições ao Pantanal e à Ama-zônia, realizadas em um só lance, com muitos quilô-metros percorridos, o Pampa aconteceu em etapas, desde 2010, quando contornamos o Uruguay.

Descemos por Passo Fundo, Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul até Livramento; atravessamos a fronteira em direção a Tacuarembó, Paysandu e costeamos o Rio Uruguay até Carmelo. Seguimos pelo Rio de La Plata, Colonia Sacramento, Colonia Wilson, Montevideo. Dali, seguimos à Laguna de Rocha, onde conhecemos os guardas-parques Car-los Calimares e Néstor Hugo Leal que nos apresen-tou o Parque desta Laguna encantada. Deste ponto fomos à Reserva do Taim e dali retornamos à Reser-va Rio das Furnas. Em outra etapa fomos direto para a Lagoa dos Patos e ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Tavares, orientados por Edson Endri-go, renomado guia e fotógrafo de aves.

Estivemos em Uruguaiana e no Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí, RS, sob a coorde-nação de Tatiane Uchôa.

Foram seis meses até a primeira prova e con-clusão do Poster das Aves do Pampa.

EXPEDIÇÃOPA M PA S

DESDE 2010

Page 27: Roda de passarinho na Caatinga
Page 28: Roda de passarinho na Caatinga
Page 29: Roda de passarinho na Caatinga
Page 30: Roda de passarinho na Caatinga

A Expedição ao Cerrado foi planejada desde 2013. Diferente das expedições Pantanal, Amazônia e Pampa, saímos com uma lista das “aves dos de-sejos” pinçadas em livros, internet, com sugestões de amigos e a benção de nosso orientador Vítor Piacentini. Entre as milhares de fotografias, mais de cem aves e várias surpresas. 7.700 kilometros em 50 dias, de 12 de outubro a 30 de novembro de 2014.

A primeira parada foi em São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais, atraídos pelos registros do wikiaves. Depois da Serra da Canastra, tivemos vários dias de mordomia entre Estrela de Indaiá e Conselheiro Lafaiete, com o atencioso guia e amigo Ricardo Mendes. Dali seguimos para Ouro Preto, no Parque Estadual Itacolomi.

Cogitamos incluir no roteiro a Serra do Caraça, ver o lobo-guará no Monastério e subir até o Parque das Sempre-vivas e Grande Sertão Veredas. Porém, quem apareceu foi o próprio Guimarães Rosa, em Cordisburgo, num desvio que nos levou a Brasília e dali subimos até a Chapada dos Veadeiros.

Quando menos se espera o horizonte enruga e brotam picos misteriosos, formações antigas, en-fim, a cordilheira brasileira repartindo Goiás e Bahia.

Em Terra Ronca conhecemos o Homem das Cavernas e já sentimos o perfume da Caatinga e dos xique-xiques, mas aí já é outra história, para a próxima expedição, à Caatinga.

De Pirenópolis fomos direto a Aruanã, na Resex Lago do Cedro a convite do ICMBio onde conhece-mos a Aldeia Buridina, do povo Karajá.

Com um grande abraço ao Cerrado finalizamos a Expedição no Parque Nacional das Emas. Sucu-ris, bioluminescência, entrevistas, novas amizades e um grande acervo de fotos para o poster e para as próximas Rodas de Passarinho.

EXPEDIÇÃOCERRADO

ANO 2014

Page 31: Roda de passarinho na Caatinga
Page 32: Roda de passarinho na Caatinga
Page 33: Roda de passarinho na Caatinga
Page 34: Roda de passarinho na Caatinga

A convite da Universidade Federal do Rio Gran-de do Norte, em agosto de 2014, apresentamos a Roda de Passarinho para mais de 40 futuros pro-fessores de Física, Química e Biologia bolsistas do PIBID, no Parque das Dunas, em Natal.

Os professores Midori, Josianne, Lucrécio e Marlécio cuidaram desde o local para apresentar-mos nossas Rodas, à liberação da van e das reser-vas na Pousada Gargalheiras, de onde partirmos para a saída de campo, no sertão do Seridó, em ple-na Caatinga nordestina.

Depoimentos de alguns participantes: “Mesmo sem ter uma receita de como compar-

tilhar, foram criando, redescobrindo, reinventando uma nova maneira de repassar o conhecimento. Na saída de campo libertei meu lado aventureira, dei-xei aflorar minha criança interior, esquecendo dos problemas e só admirando minha região, por vezes esquecida”. Maria Danielle P. Freitas

“Fiquei maravilhado com o projeto, iniciativas de educação ambiental como esta deveriam se po-pularizar mais”. Michel carlos Bezerra

“Algo que me marcou: as atividades desenvol-vidas com os alunos, os desenhos que cada um fez, a criatividade dos caderninhos idealizados por vo-cês”. Francisco isMael

“Foi uma experiência única, e podem ter certe-za, que a mesma será repassada aos meus alunos, colegas e amigos”, tuany Mariah

“Excelente oportunidade para aprender novas didáticas para buscar a atenção e interesse dos alu-nos”. anDrielly caMPos

“A dinâmica foi fantástica e interessante para ser trabalhada nas escolas”. Joanna Freitas

“Pude perceber métodos lúdicos que passo, sem dúvidas, a aplicar em aula”. Antonio Alexandre

“Estava muito empolgada com a Roda de Passarinho, mas superou a minha expectativa em 200%!”. Walleska Juliane c. leite

A RODA NAACADEMIA

NATAL, RN

Page 35: Roda de passarinho na Caatinga
Page 36: Roda de passarinho na Caatinga
Page 37: Roda de passarinho na Caatinga
Page 38: Roda de passarinho na Caatinga

Inspirada nas rodas de viola, de contação de his-tórias, de chimarrão... a Roda acontece numa sala, quintal ou à sombra de uma árvore, com até 20 crian-ças de 7 a 12 anos, professores e, quando possível, um convidado especial, que pode ser da comunida-de. O tempo médio da atividade é de 2 horas.

Todos sentam em círculo e se apresentam. A primeira rodada é com fotografias de Flora e Fauna. Satisfeita a curiosidade, as fotos são recolhidas.

Levantam-se e é hora do movimento com alon-gamento ou dança. Outra vez sentados, o caos da curiosidade é novamente formado através das foto-grafias das aves. Depois de algum tempo são reco-lhidas.

Mais movimento, agora com a Tarrafa de Bola. Adaptação de uma atividade dos Jogos Cooperativos para desenvolver a sincronicidade e a cooperação.

Em seguida, todos deitados, incita-se ao silên-cio para ouvir os sons da Natureza através de gra-vações (playback), em especial o canto das aves. A adivinhação das espécies é estimulada.

Sentados em círculo, distribui-se sementes, flores e frutas secas na Roda e o tema, agora, é co-nectividade. Brinquedos feitos com estes materiais, como pião de tucumã e flautas de bambu, são sem-pre festejados.

Essências naturais passam de mão em mão e a Roda fica perfumada de copaíba, cedro, andiroba, sassafrás...

Todos em pé e uma rodada de aves novamente é distribuída. Chegou a hora de observar detalhes e buscar semelhanças entre os participantes. Fotos são trocadas, cada um fica com uma única ave na mão e é desfeita a Roda, com sugestões de ativida-des em sala de aula, ou para casa, como por exem-plo desenho, pesquisa e redação.

COMO ARODAG I R A

Page 39: Roda de passarinho na Caatinga
Page 40: Roda de passarinho na Caatinga

Aldeia Surui - Cacoal, RO

Alter do Chão, PA

Aruanã, GO

Avistar São Paulo, SP

Avistar Vale Europeu - Timbó, SC

Barra do Quaraí, RS

Bonito, MS

CEAFIS - Fpolis, SC

Caracaraí, RR

Chapada dos Veadeiros, GO

Chapadão do Céu, GO

Colonia Wilson - Uruguay

Escola Jatobazinho - Corumbá, MS

Estrela do Indaiá, MG

Fundação Cristalino - Alta Floresta, MT

Igapó-açu, AM

Intituto Aroeira - Bodoquena, MS

Moinho Cultural - Corumbá, MS

Natal, RN

Oficinas do Saber - Fpolis, SC

Ouro Preto, MG

PETI - Alfredo Wagner, SC

Picadas - Alfredo Wagner, SC

Serra da Canastra, MG

São Leonardo - A. Wagner, SC

Tavares, RS

Urupema, SC

Vale dos Sonhos - Barra do Garças, MT

Vila Rayol - Itaituba, PA

O N D E ARODAR O D O U

Aldeia Surui - Cacoal, RO

Alter do Chão, PA

Aruanã, GO

Avistar São Paulo, SP

Avistar Vale Europeu - Timbó, SC

Barra do Quaraí, RS

Bonito, MS

CEAFIS - Fpolis, SC

Caracaraí, RR

Chapada dos Veadeiros, GO

Chapadão do Céu, GO

Colonia Wilson - Uruguay

Escola Jatobazinho - Corumbá, MS

Estrela do Indaiá, MG

Fundação Cristalino - Alta Floresta, MT

Igapó-açu, AM

Intituto Aroeira - Bodoquena, MS

Moinho Cultural - Corumbá, MS

Natal, RN

Oficinas do Saber - Fpolis, SC

Ouro Preto, MG

PETI - Alfredo Wagner, SC

Picadas - Alfredo Wagner, SC

Serra da Canastra, MG

São Leonardo - A. Wagner, SC

Tavares, RS

Urupema, SC

Vale dos Sonhos - Barra do Garças, MT

Vila Rayol - Itaituba, PA

Aldeia Surui - Cacoal, RO

Alter do Chão, PA

Aruanã, GO

Avistar São Paulo, SP

Avistar Vale Europeu - Timbó, SC

Barra do Quaraí, RS

Bonito, MS

CEAFIS - Fpolis, SC

Caracaraí, RR

Chapada dos Veadeiros, GO

Chapadão do Céu, GO

Colonia Wilson - Uruguay

Escola Jatobazinho - Corumbá, MS

Estrela do Indaiá, MG

Fundação Cristalino - Alta Floresta, MT

Igapó-açu, AM

Intituto Aroeira - Bodoquena, MS

Moinho Cultural - Corumbá, MS

Natal, RN

Oficinas do Saber - Fpolis, SC

Ouro Preto, MG

PETI - Alfredo Wagner, SC

Picadas - Alfredo Wagner, SC

Serra da Canastra, MG

São Leonardo - A. Wagner, SC

Tavares, RS

Urupema, SC

Vale dos Sonhos - Barra do Garças, MT

Vila Rayol - Itaituba, PA

Page 41: Roda de passarinho na Caatinga
Page 42: Roda de passarinho na Caatinga

ESPERAMOSGOSTEDE NOSSO PROJETOE NOS AJUDE A REALIZÁ-LO

Renato Rizzaro & Gabriela Giovanka

www.catarse.me/pt/rodadepassarinho

[email protected]

Fone (48) 9968 0190

Reserva Rio das Furnas / Ilha de Santa Catarina