Rolamentos Rígidos de...

4

Transcript of Rolamentos Rígidos de...

Page 1: Rolamentos Rígidos de Esferasrolamentos.com.br/prx/arquivos/catalogos/ntn_industrial/IndiceB1.pdf · A tabela 1 mostra a construção e as características ... 1/2 tolerância dimensional
Page 2: Rolamentos Rígidos de Esferasrolamentos.com.br/prx/arquivos/catalogos/ntn_industrial/IndiceB1.pdf · A tabela 1 mostra a construção e as características ... 1/2 tolerância dimensional

●Rolamentos Rígidos de Esferas

1. Qualidades e características especiais

Os rolamentos rígidos de esferas são utilizadosamplamente. Uma pista profunda é formada em cada anelinterno e externo, possibilitando suportar cargas radiais eaxiais nas duas direções, como também as cargas complexasque são resultantes da combinação destas duas cargas. Osrolamentos rígidos de esferas são apropriados paraaplicações com altas rotações.

B-5

Em adição ao tipo aberto, os rolamentos rígidos de esferassão fornecidos com grande número de variedades, incluindorolamentos pré-Iubrificados, rolamentos com vedação oublindagem em um ou nos dois lados, rolamentos com anéiselásticos e especificações de alta capacidade, etc.

A tabela 1 mostra a construção e as característicasespeciais de vários rolamentos rígidos de esferas vedados.

Tipo blindado Tipo vedadoTipo, código

Tipo ZZ sem contato Tipo LLB sem contato Tipo LLH de baixo torqueTipo LLU com contato

Construção

¡A chapa de aço é afixada ao anel externo; o anel interno incorpora uma ranhura em V

¡O anel externo incorpora uma borracha sintética moldada sobre uma chapa de aço; o lábio da vedação está alinhado com a ranhura em V ao longo da superfície do anel interno

¡A construção básica é a mesma do tipo LU, mas um lábio especialmente desenvolvido previne a entrada de corpos estranhos; construção de baixo torque.

¡O anel externo incorpora uma borracha sintética moldada sobre uma chapa de aço; o lábio da vedação está alinhado com a ranhura em V ao longo da superfície do anel interno.

-25 ˚C ~ 120˚C -25 ˚C ~ 120˚C-25 ˚C ~ 110˚CDepende do lubrificante

O mesmo que o tipo aberto Muito melhor que o tipo LLULimitado por vedação com contatoO mesmo que o tipo aberto

Fraco Muito bomMuito bomFraco

Melhor que o tipo ZZ Muito melhor que o tipo LLBExcelenteMuito bom

Baixo Baixo MédioTorque Alto

Teste de poeira

Teste de água

Capacidade para alta rotação

Campo de temperaturapermissível

Comparação de perform

ance 1

1 Favor consultar a engenharia da NTN a respeito de aplicações que excedam o campo de temperatura permissível dos produtos listados nesta tabela. Nota: Este diagrama lista rolamentos com dupla blindagem e dupla vedação, mas blindagens de um lado (Z) e vedações de um lado (LB, LU, LH)

também estão disponíveis. Lubrificação com graxa deve ser utilizada em rolamentos com blindagens e vedações de um único lado.

Tabela 1 Rolamentos de esferas blindados e vedados: Construção e características

Tipo aberto Tipo blindado Tipo vedado (sem contato) Tipo Compensador de Expansão

Page 3: Rolamentos Rígidos de Esferasrolamentos.com.br/prx/arquivos/catalogos/ntn_industrial/IndiceB1.pdf · A tabela 1 mostra a construção e as características ... 1/2 tolerância dimensional

●Rolamentos Rígidos de Esferas

B-6

2. Tipos com gaiola padrão

Como demonstrado na tabela 2, as gaiolas prensadas sãogeralmente utilizadas em rolamentos rígidos de esferas. Entretanto,gaiolas torneadas também são utilizadas em rolamentos detamanho maior desenvolvidos para aplicações em altas rotações.

3. Outros tipos de rolamentos

3. 1 Rolamentos com anel elástico

Alguns rolamentos acomodam um anel elástico o qual éafixado ao longo do diâmetro externo do anel externo.

Utilizando-se anéis elásticos é possível se fazer oposicionamento axial e a montagem no alojamento ésimplificada.São fabricados nos tipos aberto com vedação eblindagem. Consulte a engenharia da NTN.

3. 2 Rolamentos compensadores de expansão (prevenção contra deslocamento)

Rolamentos compensadores de expansão tem as mesmasdimensões principais que os rolamentos padronizados, exceto queum polímero com um alto coeficiente de expansão térmica émontado ao longo da circunferência do anel externo.

Em função da extrema pequena diferença de expansão térmicaentre a superfície de ajuste do anel externo equipado com opolímero e o alojamento de liga leve, uma boa interferência podeser obtida com uma performance estável ao longo do grandecampo de temperatura. Outra vantagem é a grande redução deocorrências de deslizamento do anel externo.

(1) Carga permissívelA máxima carga permissível Cp (veja a tabela de dimensões

principais) foi determinada de acordo com a resistência do anelexterno; por esta razão, é necessário selecionar um rolamentocom a máxima capacidade de carga superior à maior cargaque se espera ser aplicada ao rolamento.

(2) Ajuste do alojamento e do rolamentoA tabela 3 mostra os ajustes recomendados para osrolamentos montados em alojamentos de liga leve.Nos casos em que o rolamento terá um ajuste por interferência

no alojamento, é muito importante não danificar o polímero. Por istoé essencial que o canto do furo do alojamento tenha uma bordacom um rebaixo entre 10˚ e 15˚ conforme ilustrado no diagrama 2.

Adicionalmente, conforme demonstrado no diagrama 2, tambémé aconselhável aplicar o ajuste por interferência utilizando-se deuma prensa para não forçar o rolamento para dentro do alojamentoem uma posição desalinhada. (diagrama 2)

(3) Folga interna radialRegulagens para a folga interna radial são as mesmas que para

os rolamentos rígidos de esferas normalizados. Para ajustes econdições de aplicação padronizados é utilizada uma folga C3neste rolamento.

Para informações mais detalhadas e sobre a disponibilidadedestes rolamentos, entre em contato com a engenharia da NTN.

Série do rolamento Gaiola prensada

676869

16060626364

6700~ 67066800~ 68346900~ 6934

16001~160526000~ 60526200~ 62446300~ 63446403~ 6416

― 6836~ 68/6006936~ 69/500

16056~ 160726056~ 6084

― ― ―

Gaiola torneada

Tabela 2 Gaiolas padronizadas para rolamentos rígidos de esferas

Tabela 3 Ajustes recomendados para anel externo e furo do alojamento

Diagrama 1. Rolamentos com compensação de expansão Diagrama 2. Método de ajuste e chanfro do diâmetro interno do alojamento

Material de alto polímero0.5mmacina

10°~15°

Condições Classe de tolerância

para o furo do

alojamento

RolamentoapropriadoMaterial do

alojamentoTipo de carga, etc

Carga rotativa no anel externoCarga rotativa no anel interno;Carga leveCarga de direção indeterminadaCarga norrnal

Carga rotativa no anel externo;Carga pesada;Carga de direção indeterminadaCarga de choque

Liga de alumínioLiga de manganêsOutras ligas leves

Liga de alumínioLiga de manganêsOutras ligas leves

Rolamento rígido de esferas

Rolamento de rolos cilíndricos

Rolamento rígido de esferas de parede grossa

H6

N6

Page 4: Rolamentos Rígidos de Esferasrolamentos.com.br/prx/arquivos/catalogos/ntn_industrial/IndiceB1.pdf · A tabela 1 mostra a construção e as características ... 1/2 tolerância dimensional

●Rolamentos Rígidos de Esferas

B-7

(4) Temperatura permissível-20~120˚C

3.3 Rolamentos de esferas TMB / TAB (longa vida)

Os rolamentos de esferas tipo TMB / TAB tem as mesmasdimensões principais que os rolamentos rígidos de esferasnormalizados, mas foram submetidos a um tratamentotérmico especial que aumenta consideravelmente a vida.

Estes rolamentos são especialmente eficientes contra aredução da vida em razão dos efeitos de infiltração de poeirae outros contaminantes.¡Sob carga, as características especiais dos rolamentos

TMB / TAB são idênticas às dos rolamentospadronizados, mas com um fator de caracterização derolamento de a2 = 2.2 para TMB e a2 = 3.6 para TAB

¡As séries de rolamentos TMB 62 podem ser usados nolugar do rolamentos da série 63 permitindo uma reduçãode peso e montagens mais compactas

¡Maior resistência contra a redução da vida em razão dainfiltração de poeira e outros contaminantes

Para especificações dimensionais e outras informaçõesdetalhadas a respeito dos rolamentos TMB, favor entrar em

contato com a engenharia da NTN.

3.4 Rolamentos AC (prevenção contra deslocamento)

Os rolamentos AC tem as mesmas dimensões principaisdos rolamentos padronizados com a adição de dois anéisO'ring montados na circunferência externa do anel externo.(Diagrama 3)

Este rolamento tem um alojamento de aço, pode suportarcargas rotativas no anel externo e é apropriado paraaplicações aonde não é possível um ajuste por interferência,

Diagrama 3. Rolamento AC

porém existe a possibilidade de deslocamento. Com a suacapacidade de deslocamento axial, um rolamento tipo ACtambém pode ser instalado como um rolamento flutuantepara acomodar flutuações do eixo. Antes de instalar orolamento no seu alojamento, deve-se aplicar uma camadade óleo com alta viscosidade (viscosidade básica do óleo,100 mm2/s ou superior) ou graxa no espaço entre os anéisO'ring. Este lubrificante forma uma fina camada sob orolamento a qual previne o contato do anel externo com oalojamento, diminui o coeficiente de atrito, e é própria paraprevenir o deslocamento quando se utilizar a força de atritodos anéis O'ring.

Para especificações dimensionais, procedimento demanuseio e outros detalhes com relação aos rolamentos AC,favor contactar a engenharia da NTN.

(1) Carga permissívelConforme estabelecida (veja tabela de dimensões) a

carga permissível Cp considerando os esforços no anelexterno, a carga máxima aplicada no rolamento não deveexceder Cp.

(2) Ajuste no alojamentoA tabela 4 fornece o ajuste recomendado em alojamentos

de aço.

O'rings

Tabela 4 Dimensões e formas

Diagrama 4. Alojamento

Óleo 30˚

Min

. 0.0

06D

φD

G

7

Tolerância do furo do alojamento

Inclinação do chanfro do furo do alojamento

Rebaixo do chanfro do alojamento

Rugosidade final do furo do alojamento

Circularidade do furo do alojamento

G7

Max. 30˚C

Min. 0.006D

2.5μm Ra

1/2 tolerância dimensional do alojamento do rolamento

(3) Faixa permissível de temperatura-25 ~120˚C