Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

8
Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis paradas para viajar no tempo e respirar o passado 25 Siga a trilha sinalizada com o Boi de Mamão e encante-se com a história da nossa cidade Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE WWW.SOL.SC.GOV.BR Patrocínio Produção Apoio Realização

description

Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis 25 paradas para viajar no tempo e respirar o passado Siga a trilha do Boi de Mamão e encante-se com a história da nossa cidade

Transcript of Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

Page 1: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

RoteiroAutoguiado do

Centro Históricode Florianópolis

paradaspara viajarno tempo erespirar opassado

25

Siga a trilhasinalizada com

o Boi de Mamãoe encante-se

com a história danossa cidade

Câmara deDirigentes

Lojistas deFlorianópolis

SECRETARIA DEESTADO DE TURISMO,CULTURA E ESPORTEWWW.SOL.SC.GOV.BR

Patrocínio ProduçãoApoio Realização

Page 2: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

ste percurso, em 25 etapas, é um convite para você conhecer a história de Florianópolis. A partir da Catedral Metropolitana, o circuito está Eassinalado no piso com mosaicos identificados pela figura folclórica do

Boi de Mamão. Ele propõe uma caminhada de cerca de três horas para conhecer igrejas, casarios, ruas, museus, praças, monumentos - e a vida de uma cidade que se orgulha de seu patrimônio cultural.

Siga as setas indicativas de direção, veja no mapa os pontos de visitação e se deixe impregnar pelo charme e os mistérios de Florianópolis.

Por razões de preservação das características originais do piso, alguns mosaicos não foram aplicados. O asterisco indica os locais sem a sinalização.*

Museu da Escola Catarinense(antiga Escola Normal)

Prédio de linhas palacianas, ainda é um importante referencial urbano e arquitetônico, cuja construção é dotada de arte e técnica típicas das academias brasileiras da mesma época. Inaugurado em 1924, abrigou a Escola Normal, o Instituto Estadual de Educação e cursos da Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (Udesc).

Introdução

Pontos de visitação do Centro Histórico (ver mapa)Catedral Metropolitana (1753/1773)

Neste local, Dias Velho ergueu uma capela em 1651. Entre 1753 e 1773 foi construída a primeira igreja, projeto do brigadeiro Silva Paes. No interior da Catedral encontram-se peças de alto valor artístico como A Fuga para o Egito (1902) e da Via Sacra (1903), um órgão de tubos (1924) e a cadeira de Dom Jacinto Veras, bispo de Montevidéu que, ao morrer em 1881 com fama de santo, pediu que a sua cadeira fosse doada à igreja do local onde nascera. Em 1922 a Catedral foi ampliada e acrescentadas as duas torres com o carrilhão com cinco sinos - o maior conjunto da América do Sul.

1

3

2 Sobrados Oitocentistas

Edificações de 1834, que mantêm a estética típica da arquitetura luso-brasileira, combinando os alinhamentos das portas e janelas, as bandeiras envidraçadas, os guarda-corpos das sacadas decoradas nas frontarias e alto-relevo de inspiração eclética. À direita há um edifício com frontal em alto-relevo, no qual, a partir de 1838, funcionou a Tesouraria Provincial. Ao seu lado, encontra-se uma das mais antigas casas da época colonial, decorada com azulejos portugueses.

Page 3: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

Monumento aos mortos na Guerra do Paraguai

Monumento em homenagem aos catarinenses mortos no maior conf l i to armado internacional da América do Sul, sua cobertura é formada por balas de canhão. Ao redor estão os bustos de catarinenses famosos: poeta Cruz e Sousa, pintor Victor Meirelles, historiador José Boiteux e Jerônimo Coelho, o fundador da imprensa no Estado.

Praça XV(jardim Oliveira Bello)

O jardim da praça XV de Novembro, implantado entre 1885 e 1887, chamou-se Oliveira Bello em homenagem ao ex-presidente da província, Luiz Alves Leite de Oliveira Bello. Inaugurado em 1891 por Gustavo Richard, presidente da província. No jardim, arborizado durante o século XIX, e cercado até 1912, existem espécies de grande porte - palmeiras imperiais, ficus indianos e cravos da Índia. Seu piso recebeu mosaicos formando figuras folclóricas da Ilha de Santa Catarina, produzidas pelo artista plástico Hassis (1926/2001).

Palácio Rosado eMuseu Cruz e Sousa(Ex-palácio do Governo)

O Palácio Rosado tem características de um sobradão colonial, foi inaugurado em 1975, residência dos governadores até 1954 e local de despachos oficiais até 1986. A arquitetura foi concebida no governo Hercílio Luz (1895-1898). No Salão Vermelho estão várias pinturas a óleo dos Governadores, o quadro de S. Bruggemann, de 1826, que retrata a cidade de Nossa Senhora do Desterro e uma cópia a óleo do quadro da “Primeira Missa no Brasil”, de autoria de Sebastião Vieira Fernandes, discípulo de Victor Meirelles. A beleza da escadaria de mármore de Carrara, os pisos em parquet, as esculturas e pinturas do teto, as colunas em estilos neoclássico e art-nouveau e a cúpula de vidro completam o espaço. Desde 1986 abriga o acervo do Museu Cruz e Sousa.

Casa Victor Meirelles

Sobrado de características coloniais luso-brasileiras, onde nasceu o pintor, desenhista e professor Victor Meirelles de Lima (1832-1903), autor das históricas pinturas A Primeira Missa no Brasil e Combate Naval do Riachuelo, entre muitas outras. Com características básicas da arquitetura comercial oitocentista, implantado sobre a rua, quase sem calçada, foi construído em alvenaria de pedra, tijolos e estuques. No andar superior residia a família e no térreo funcionava o armazém do pai do artista, o português Antônio Meirelles de Lima. Adquirido pela União em 1947, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1950, o sobrado abriga desde 1952 o Museu Victor Meirelles. Expõe um acervo de telas e esboços de Meirelles e no térreo obras de a r t i s t a s p l á s t i c o s contemporâneos.

5

7

6

4

Page 4: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis
Page 5: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

Figueira da Praça XV de Novembro

A rainha do jardim foi plantada em 1871 no terreno da Catedral e levada para o centro da praça em 1881, no local de um primitivo cemitério de mais de dois séculos. O motivo seria porque um galho da árvore atrapalhava o flerte do então Governador Lacerda Coutinho com uma moça que morava na casa onde hoje é o prédio do Banco do Brasil. A tradição recomenda três voltas ao seu redor, de mãos dadas, em sentido anti-horário para ter sorte e voltar a Florianópolis.

Estátua de Fernando Machado

Coronel Fernando Machado de Sousa, c omandan t e da tropa Barriga-Verde, herói da Guerra do Paraguai, morto em 1868 na Batalha do Itororó.

12

Largo da Alfândega

Neste local, hoje conhecido como Largo da Alfândega, encontravam-se os prédios da Antiga Alfândega e da Provedoria da Fazenda Real, além do antigo mercado. O da Alfâdega incendiou numa explosão em abril de 1866, danificando também os prédios vizinhos. No seu local, ergueu-se um sobrado comercial e um hotel, ambos demolidos posteriormente.

13

Jardins do Palácioe Mausoléu Cruz e Sousa

O poeta João da Cruz e Sousa foi um dos precursores do simbolismo no Brasil. Nasceu em Desterro (24/11/1861), filho de negros alforriados, e morreu na Estação do Sítio, Rio de Janeiro, (19/03/1898). Visite os jardins que possuem uma exposição de peças de porcelana utilizadas pelas famílias quando o palácio era residência dos governadores.

8 9

Casa de Câmara e Cadeia(ex-Prefeitura e Câmara Municipal)

Foi construída entre 1771 e 1780, com paredes de pedras argamassadas com óleo de baleia, areia e cal. Foi de grande valor no contexto político e social da cidade, considerada uma das mais importantes edificações da arquitetura civil do século XVIII. Aqui eram empossados os Presidentes da Província e realizados grandes bailes e festas oficiais. Serviu como cadeia para infratores da lei, escravos, rebeldes e loucos. Em 25 de março de 1888, no seu plenário, foram entregues as últimas cartas de liberdade de escravos da capital.

10

Museu do Saneamento

A Estação de Elevação Mecânica de Esgotos é o principal marco histórico-arquitetônico da primeira rede implantada (1909/1916). As máquinas inglesas eram impulsionadas à energia elétrica, que vinha do continente por meio de cabos submarinos.

11

Page 6: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

Mercado Público

Prédio composto por alas norte e sul, separadas por um vão, é local de variado comércio e importante ponto de encontro e lazer da cidade. A primeira ala foi construída em 1899 e a segunda em 1931, assim como as pontes de ligação e a área central.

Antiga Casa Hoepcke

Prédio da firma Hoepcke, belo exemplar de arquitetura francesa, com seus telhados altos e pequenas mansardas. Nele funcionava a loja de tecidos que, na década de 20, era a única que vendia os renomados lotes de linho de origem belga.

Relógio da Western Telegraph

Pertencia à empresa britânica WESTERN TELEGRAPH, responsável pela transmissão de telegramas através de cabos submarinos. Estava

instalado originalmente na rua João Pinto, desde 1911. Foi transferido para o Mercado Público em 1975, quando a emp r e s a b r i t ân i c a deixou a cidade.

15

19

16

Casario da RuaConselheiro Mafra

Ponto central de comércio, alguns sobrados desta rua datam de 1800 e ostentam gradis de ferro forjado e sacadas trabalhadas, além de alguns adornos de louça e revestimentos em azulejo.

18

Prédio da Casa da Alfândega(1875/1877)

Inaugurada pelo Presidente da Província Alfredo Taunay, permanece como a melhor referência de arquitetura neoclássica no sul do Brasil. O fechamento do porto de Florianópolis, em 1964, desativou a repartição pública.

14

Cais Frederico Rolla

Construído em 1868, o cais recebia os barcos que traziam mercadorias para vender no local. O mar chegava até onde está o prédio do camelódromo. Desapareceu em 1975 com o aterro da Baía Sul. Leia a história do cais nas placas existentes nos postes.

17

Antigo Hotel Metropol no Cais Frederico Rolla

Page 7: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

Rua Felipe Schmidt

Recebeu várias denominações (rua da República, rua do Senado, rua Bela, rua dos Moinhos de Vento e rua da Fonte de Ramos). No início do séc. XX transfor-mou-se na principal via de comércio da cidade. Encontram-se também, ao lado do neobarroco e do neoclássico, alguns prédios das décadas de 1930 e 1940. O nome atual é uma homenagem ao Governador que resolveu a questão de limites com o Estado do Paraná, na década de 1910.

Igreja de Nossa Senhorado Rosário e São Benedito

É a segunda mais antiga da Ilha de Santa Catarina, erguida a partir de 1787 e só concluída em 1830. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos era uma confraria muito pobre, composta principalmente por escravos e libertos. Mesmo singela, se destaca no cen t ro h i s tó r i co, sobretudo pela escadaria que desemboca na rua Trajano. Apresenta linhas arquitetônicas barrocas e seu interior abriga alfaias e imagens, como a de Nossa Senhora do Rosário. Do alto da sua escadaria, o artista Victor Meirelles pintou, no século XIX, amplo panorama da cidade, tendo ao fundo a Baía Sul.

Praça Pereira Oliveira

Homenagem ao Cel. Antônio Pereira Oliveira, que entre 1891 e 1926 foi prefeito, deputado estadual por quatro legislaturas, governador e senador. Foi em seu período de governo que a ponte Hercílio Luz foi construída.

Teatro Álvaro de Carvalho(TAC)

Inaugurado em 7 de setembro de 1875 com o nome de Santa Isabel. Em 1892 passou a se chamar Álvaro de Carvalho em homenagem ao primeiro dramaturgo e também militar, morto na Guerra do Paraguai. Palco de grandes espetáculos internacionais, nas ocasiões em que as companhias teatrais passavam de navio por Desterro. Em 1894 serviu de prisão durante a repressão aos rebeldes federalistas.

23

24

25

21

Café Ponto Chic (O Senadinho)

Inaugurado em 1948, o Café Ponto Chic era conhecido como ponto de encontro de políticos, intelectuais e de fofoqueiros. Em 1979 foi instituída a Confraria do Senadinho, com personagens folclóricos ou ilustres locais. Foi palco da Novembrada, episódio político que envolveu o ex-presidente Figueiredo em escaramuças com estudantes e populares. É parte da memória política local.

22

Agora você já sabe que Florianópolis tem muito mais aoferecer do que suas belezas naturais que encantam todoo mundo. Contribua para a conservação e memória de

nosso Centro Histórico. Agradecemos a visita.

Igreja da Ordem Terceirade São Francisco (1802/1815)

Templo que teve a pedra fundamental lançada em 1802 e inaugurado em 1815, pertence à Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a mais antiga confraria religiosa na Ilha de Santa Catarina (1745). O prédio conserva a arquitetura original, em uma composição dos estilos barroco e neoclássico.

20

Page 8: Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis

RoteiroAutoguiado do

Centro Históricode Florianópolis

Coordenação

Antônio Pereira Oliveira, coordenador da pesquisa histórica e arquitetônica deste projeto, é professor universitário e consultor em turismo. Foi o agente de viagens pioneiro em Florianópolis (1967). Publicou os livros Turismo e Desenvolvimento - Organização e Planejamento (ATLAS) e a História do Turismo em Florianópolis (PalavraCom).

Realização

Este projeto foi realizado pela CDL de Florianópolis.

Produção

PalavraCom Editora(48) 3025 6595

[email protected]: @palavracom

Impressão

Gráfica Coan(48) 3631 9000 www.coan.com.br

Tiragem: 100.000 exemplares

Fotos

Antônio Pereira Oliveira

Câmara deDirigentes

Lojistas deFlorianópolis

SECRETARIA DEESTADO DE TURISMO,CULTURA E ESPORTEWWW.SOL.SC.GOV.BR

Patrocínio ProduçãoApoio Realização