s camilo

20
Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 60 questões objetivas e uma proposta de redação, e terá duração total de 4h30. Para cada questão, o candidato deverá assinalar apenas uma alternativa. Com caneta de tinta azul ou preta, assine a folha de respostas e marque a alternativa que julgar correta. Encontra-se neste caderno a Classificação Periódica, a qual, a critério do candidato, poderá ser útil para a resolução de questões. O candidato somente poderá entregar a folha de respostas e sair do prédio depois de transcorridas 3 horas, contadas a partir do início da prova. 09.12.2012 Processo Seletivo 2013 Medicina 001. Prova de Conhecimentos Gerais 331242

Transcript of s camilo

Page 1: s camilo

Confira seus dados impressos neste caderno.

Esta prova contém 60 questões objetivas e uma proposta de redação, e terá duração total de 4h30.

Para cada questão, o candidato deverá assinalar apenas uma alternativa.

Com caneta de tinta azul ou preta, assine a folha de respostas e marque a alternativa que julgar correta.

Encontra-se neste caderno a Classificação Periódica, a qual, a critério do candidato, poderá ser útil para a resolução de questões.

O candidato somente poderá entregar a folha de respostas e sair do prédio depois de transcorridas 3 horas, contadas a partir do início da prova.

09.12.2012

Processo Seletivo 2013

Medicina

001. Prova de Conhecimentos Gerais

331242

Page 2: s camilo

2CUSC1201/001-ConhecGerais

Page 3: s camilo

3 CUSC1201/001-ConhecGerais

Instrução: Leia o texto de Hélio Schwartsman para responder às questões de números 01 a 04.

A singularidade humana

A notícia ficou velha, mas não resisto a comentá-la: neuro-cientistas assinaram, no fim de julho, um manifesto em que afir-mam que vários animais não humanos, incluindo aves e polvos, possuem algum tipo de consciência.

A questão é interessante porque evoca a singularidade hu-mana. Mais ou menos a metade dos cientistas acredita que o bi-cho-homem faz parte de um contínuo no qual se inscrevem todos os animais. Já a outra metade vê uma ruptura profunda entre a nossa espécie e as de nossos parentes, mesmo os próximos.

Não há muita dúvida de que existem diferenças e elas são gritantes. Para começar, nenhum outro animal conta com lin-guagem recursiva, que permite comunicar mais ou menos qual-quer ideia. Também não se veem nos demais representantes do reino coisas como religião, crises existenciais ou gosto por mú-sica e poesia.

Ainda assim, é perfeitamente possível que essas diferenças se devam apenas a uma questão de grau, sem que necessitemos invocar uma especificidade irredutivelmente humana.

De minha parte, acompanho o raciocínio de Michael Gazzaniga, exposto em “Human”. Para o neurocientista, exis-tem diferenças tanto em nível molecular como anatômico, mas elas são ínfimas. O que torna o estudo do cérebro interessante é tentar compreender como variações tão diminutas nos neurô-nios e sua organização podem produzir um resultado final tão dramático em nossas mentes.

(Folha de S.Paulo, 12.08.2012. Adaptado.)

01. A frase que expressa o ponto de vista do autor é:

(A) O homem é um ser singular, todavia, se comparados os níveis de consciência humana com os de outros ani-mais, será possível notar que as diferenças inexistem.

(B) Existe uma separação gritante entre o homem e os de-mais animais, a qual se explica pelo fato de o homem ser dotado de consciência.

(C) O homem é um animal como qualquer outro mas, de-vido a alterações muito pequenas, acabou ficando com um cérebro muito peculiar.

(D) As diferenças entre o homem e os demais animais são tão ínfimas que não existe justificativa para se conside-rar a mente humana mais evoluída.

(E) Não há diferenças significativas entre os animais, o que torna o homem tão especial é a maneira como responde a estímulos externos como a religião ou a arte.

02. A expressão que inicia o quarto parágrafo – Ainda assim – tem sentido equivalente a:

(A) portanto.

(B) em função disso.

(C) de fato.

(D) porque.

(E) no entanto.

03. Assinale a alternativa cujo termo destacado tem função pro-nominal, assim como na frase: Para começar, nenhum outro animal conta com linguagem recursiva, que permite comu-nicar mais ou menos qualquer ideia.

(A) O jornalista fez uma pergunta que irritou o deputado.

(B) É necessário que se inicie uma investigação o quanto antes.

(C) Afirmaram que o rapaz deixou o prédio às duas horas.

(D) Vou dormir, que amanhã devo acordar muito cedo!

(E) Ele gritou tanto, que acabou ficando sem voz.

04. É correto classificar o texto de Hélio Schwartsman como pertencendo ao gênero:

(A) resumo.

(B) artigo de opinião.

(C) reportagem.

(D) notícia.

(E) sinopse.

Instrução: Leia o trecho de Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, para responder às questões de nú-meros 05 e 06.

Macunaíma aproveitava a espera se aperfeiçoando nas duas línguas da terra, o brasileiro falado e o português escrito. Já sabia nome de tudo. Uma feita era dia da Flor, festa inventada pros bra-sileiros serem caridosos e tinha tantos mosquitos carapanãs que Macunaíma largou do estudo e foi na cidade refrescar as ideias. Foi e viu um despropósito de coisas. Parava em cada vitrina e exami-nava dentro dela aquela porção de monstros, tantos que até parecia a serra do Ererê onde tudo se refugiou quando a enchente grande inundou o mundo. Macunaíma passeava passeava e encontrou uma cunhatã com uma urupema carregadinha de rosas. A mocica fez ele parar e botou uma flor na lapela dele, falando:

– Custa mil réis.

05. Em Macunaíma, Mário de Andrade faz um emprego diferen-ciado da fala brasileira em nível culto, o que contribui para a consolidação das conquistas do Modernismo. Essas conquistas do Modernismo, exploradas em Macunaíma, incluem a

(A) valorização das diferentes manifestações da cultura popular brasileira e a busca por diferentes formas de expressão estética.

(B) ruptura com os padrões estéticos herdados das vanguar-das europeias do início do século XX e o uso descuida-do do idioma.

(C) exaltação da pátria brasileira, por meio de personagens que representam heróis nacionais, e a recriação de fatos históricos ordenados em uma narrativa linear.

(D) criação de uma linguagem singular e artificial, a par-tir do uso exagerado de estrangeirismos, e a criação de personagens estereotipadas, para criticar a corte portu-guesa.

(E) preferência por temas que retratam a vida da elite bur-guesa e a eliminação da influência de línguas estrangei-ras sobre o português brasileiro.

Page 4: s camilo

4CUSC1201/001-ConhecGerais

08. Na frase – Apesar de eu não ter nada a ver com a moça, terei que me escrever todo através dela por entre espantos meus. – a ordem dos termos destacados dá ênfase à ideia de que

(A) a narrativa será repleta de situações espantosas, das quais o narrador faz questão de distanciar-se.

(B) o narrador tem consciência de que será difícil esconder suas emoções ao falar da personagem.

(C) o objetivo do narrador é descrever a personagem de modo a provocar espanto no leitor.

(D) a personagem é tão espantosa que o narrador reitera a informação de não ter nada a ver com ela.

(E) a descrição da personagem será parcial, pois o narrador interessa-se pelo que causa espanto.

09. O narrador de A hora da estrela mostra-se interessado em

(A) expor a natureza animalesca do homem, orientado ex-clusivamente pelo instinto.

(B) denunciar as injustiças sociais por meio da análise do comportamento dos governantes.

(C) registrar de modo objetivo e impessoal fatos que marca-ram a história do Brasil.

(D) sondar elementos relacionados ao universo interior da personagem.

(E) retratar episódios grandiosos, que fogem aos assuntos cotidianos.

10. O trecho destacado em – Apesar de eu não ter nada a ver com a moça, terei que me escrever todo através dela por en-tre espantos meus. – está corretamente reescrito, de acordo com a norma culta da língua, e sem alteração de sentido, em:

(A) Mesmo quando eu não tiver nada a ver com a moça.

(B) Se bem que eu não tivera nada a ver com a moça.

(C) Mesmo que eu não tivesse nada a ver com a moça.

(D) Embora eu não tenho nada a ver com a moça.

(E) Ainda que eu não tenha nada a ver com a moça.

06. Assinale a alternativa em que a expressão destacada do texto está reescrita sem alteração de sentido e em conformidade com a norma culta da língua, no seu registro formal.

(A) […] parecia a serra do Ererê onde tudo se refugiou […]. / parecia a serra do Ererê onde tudo refugiou-se.

(B) […] a enchente grande inundou o mundo. / a enchente grande imundou o mundo.

(C) A mocica fez ele parar […]. / A mocica fez-lhe parar.

(D) […] tinha tantos mosquitos carapanãs que Macunaíma largou do estudo […]. / havia tantos mosquitos carapa-nãs que Macunaíma largou do estudo.

(E) Parava em cada vitrina […]. / Parava à cada vitrina.

Instrução: Leia o trecho de A hora da estrela, de Clarice Lispector, para responder às questões de números 07 a 10.

Tudo isso eu disse tão longamente por medo de ter prome-tido demais e dar apenas o simples e o pouco. Pois esta histó-ria é quase nada. O jeito é começar de repente assim como eu me lanço de repente na água gélida do mar, modo de enfrentar com uma coragem suicida o intenso frio. Vou agora começar pelo meio dizendo que –

– que ela era incompetente. Incompetente para a vida. Faltava-lhe o jeito de se ajeitar. Só vagamente tomava conhe-cimento da espécie de ausência que tinha de si em si mesma. Se fosse criatura que se exprimisse diria: o mundo é fora de mim, eu sou fora de mim. (Vai ser difícil escrever esta história. Apesar de eu não ter nada a ver com a moça, terei que me es-crever todo através dela por entre espantos meus. Os fatos são sonoros mas entre os fatos há um sussurro. É o sussurro o que me impressiona.)

07. A função da linguagem predominante nos trechos em que o narrador se refere à maneira como a narrativa é estrutu-rada – exemplos: “Vou agora começar pelo meio dizendo que –” e “Vai ser difícil escrever esta história.” – é a

(A) referencial.

(B) conotativa.

(C) metalinguística.

(D) fática.

(E) apelativa.

Page 5: s camilo

5 CUSC1201/001-ConhecGerais

13. The excerpt – a team led by a Harvard researcher analyzed data – is equivalent to:

(A) a Harvard researcher analyzes data with a team.

(B) a Harvard researcher led a team to analyze data.

(C) a Harvard researcher was led a team to analyze data.

(D) a Harvard researcher is led a team to analyze data.

(E) a Harvard researcher is analyzed by a team.

Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 14 a 16.

Mother’s Milk

C. Claiborne RayAugust 20, 2012

Does a woman who is pumping breast milk and bottle-feeding it to a baby make as much milk as someone who is breast-feeding?

“A woman can make as much milk pumping as she does breast-feeding directly,” said Dr. Susan Bostwick, chief of general academic pediatrics at the Komansky Center for Children’s Health at NewYork-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center.

“The body makes as much milk as it is told to based on the stimulation to the nipple, either from a baby or from the pump,” Dr. Bostwick said. “How often and how long the nipple is stimulated determines the amount of milk made by sending a signal to the brain that the milk is being taken from the breast.”

The brain, in turn, sends a signal in the form of increased hormones back to the breast, telling it to make more milk. This is why a woman can breast-feed twins or triplets.

On occasion, Dr. Bostwick said, the suction 14 the pump can cause more stimulation than a nursing baby, leading to the production of even more milk than with actual nursing.

(www.nytimes.com. Adaptado.)

14. Choose the correct alternative to complete the blank in the text.

(A) around

(B) from

(C) at

(D) on

(E) in

15. In the excerpt – A woman can make as much milk pumping as she does breast-feeding directly –, can indicates

(A) deduction.

(B) obligation.

(C) advice.

(D) ability.

(E) request.

Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 11 a 13.

Really? Blood type influences heart disease risk

Anahad O’ConnorAugust 20, 2012

Knowing your blood type is important if you need a blood transfusion. But can it also tell you something about your risk of heart disease?

Some researchers suspect that blood type can affect such risk factors as inflammation and levels of LDL, or bad cholesterol. But the notion has been a matter of some debate, prompting many studies.

In 2006, a study of 2,000 coronary artery patients in The International Journal of Cardiology found no difference in the frequency of blood types in heart patients, compared with the general population. But since then, much larger studies have shown the opposite. One study in Italy of 5,000 heart patients found that blood types A, B and AB were associated with greater rates of cardiac mortality, compared with people who were type O.

More recently, a team led by a Harvard researcher analyzed data from two long-running studies with nearly 90,000 people. Compared with people with type O blood, those with type AB were 23 percent more likely to develop heart disease. People who were type A had a 5 percent higher risk, and those with type B had a roughly 10 percent greater risk than those with type O.

Researchers caution that if blood type has any influence on heart disease risk, it is probably modest, and that unlike other risk factors, including diet and exercise, it is not something that can be controlled.

(www.nytimes.com. Adaptado.)

11. According to the text, some researchers believe that blood type

(A) influences on inflammation and levels of bad cholesterol.

(B) helps improving the levels of bad cholesterol in the organism.

(C) A people have low levels of bad cholesterol.

(D) has a substantial influence on heart disease risk.

(E) is related to any kind of heart disease.

12. In a study carried out in Italy, heart patients with blood types A, B and AB showed

(A) the same rate of risks of heart attack compared to patients with blood types O.

(B) a big risk of heart attack, but it can be controlled by the doctors.

(C) no risks of heart attack if compared to patients with blood type O.

(D) minor risks of cardiac mortality if compared to people with blood type O.

(E) significant rates of cardiac mortality when compared to patients with blood type O.

Page 6: s camilo

6CUSC1201/001-ConhecGerais

Em relação ao contexto político atual da Rússia, essa notícia remete a várias questões, tais como:

(A) a oposição formal da Igreja Ortodoxa ao presidente Pu-tin e as críticas ao modelo socialista.

(B) a ação do movimento punk russo e a adesão dos jovens ao governo progressista de Putin.

(C) o apoio da Igreja Russa ao movimento punk e a contes-tação dos jovens aos valores ocidentais.

(D) a queda da religiosidade no país e as formas radicais de manifestação cultural da juventude.

(E) a falta de liberdade de expressão no país e as críticas à eleição e ao governo do presidente Putin.

19. O crescimento urbano criava demandas e tensões que o pacto oligárquico não conseguia absorver. Por exemplo, as camadas médias e as classes populares exigiam maior par-ticipação política e melhores condições de vida e trabalho. Nas cidades, o clima era de modernização. Alargavam-se as ruas, melhorava-se o transporte urbano com a instalação dos bondes. Mas tudo isso beneficiava sobretudo as elites. Os moradores pobres eram expulsos das áreas centrais pela urbanização. Sentindo-se prejudicados, eles reagiam por vezes com violência, como na Revolta da Vacina no Rio de Janeiro, em 1904.

Nada ilustra melhor a incapacidade da República oligárqui-ca em lidar com os problemas sociais do que uma frase famo-sa de Washington Luís, secretário da Segurança Pública de São Paulo em 1910 e futuro presidente do Brasil. A “agitação operária”, dizia ele, é um problema de “ordem pública”.

Nos campos, a situação era ainda pior. De um lado, o em-pobrecimento da população rural e a luta pelo uso da terra. De outro, a ganância e brutalidade dos coronéis e o desca-so do poder público. Esses eram os ingredientes da mistura explosiva que de tempos em tempos convulsionava os ser-tões. Eles estavam na origem da tragédia de Canudos e do fenômeno do cangaço, ambos no sertão do Nordeste, assim como na Revolta do Contestado.

(Francisco M. P. Teixeira. Brasil: História e Sociedade, 2000. Adaptado.)

A partir do texto, é correto afirmar que esses movimentos, no início da República brasileira, revelam

(A) os benefícios do planejamento urbano e a alteração da estrutura fundiária.

(B) o choque entre os valores tradicionais urbanos e a mo-dernização no campo.

(C) a marginalização econômica, social e política das mas-sas urbanas e rurais.

(D) o embate entre o interior, arcaico e selvagem, e o litoral, moderno e civilizado.

(E) a manutenção do liberalismo e da hierarquia escravista herdada do Império.

16. In the excerpt – The body makes as much milk as it is told –, it refers to

(A) body.

(B) makes.

(C) milk.

(D) much.

(E) as.

17. O desenvolvimento de novas áreas de conhecimento como a informática e a mecatrônica [...] dinamizou profundamente a produção industrial. As chamadas telecomunicações [...] derrubaram as distâncias e aceleraram o tempo.O fluxo de mercadorias, de pessoas e de capital intensifi-cou-se. Além disso, em busca de condições mais favoráveis para a relação custo-benefício, as indústrias dirigiram-se para os países emergentes em busca de incentivos fiscais e mão de obra barata, intensificando a internacionalização da produção e do capital.

(Fausto Nogueira e Marcos Capellari. História: Ser Protagonista, 2008.)

O texto refere-se

(A) à crise do modelo neoliberal, devido ao aumento das disparidades entre os países ricos e os países pobres.

(B) ao bloco capitalista durante a Guerra Fria, no auge da bipolarização, difundindo o american way of life.

(C) ao processo de globalização, com a liberalização dos mercados e a formação de blocos econômicos.

(D) à economia no Entreguerras, durante o qual se desen-volveram a tecnologia nuclear e os sistemas de infor-mação.

(E) aos efeitos da Grande Depressão, que levaram ao welfare state e à adoção de medidas protecionistas.

18. O advogado das integrantes presas da banda punk russa Pussy Riot apelou nesta segunda-feira [27.08.2012] à con-denação das três mulheres por um protesto contra o presi-dente Vladimir Putin no altar de uma igreja, mas disse que tinha pouca esperança de que o veredicto fosse cancelado.[...] foram condenadas por vandalismo motivado por ódio religioso depois de um protesto em fevereiro na Catedral de Cristo Salvador de Moscou.As sentenças de dois anos de prisão dadas às ativistas por fazerem uma “oração punk” pedindo à Virgem Maria que livrasse a Rússia de Putin atraíram críticas fortes de go-vernos ocidentais e de músicos, que disseram que elas não deveriam ir para a cadeia.Críticos do Kremlin descreveram a prisão das jovens como parte de uma repressão que mostra que Putin terá pouca to-lerância com a dissidência no mandato presidencial de seis anos que começou em maio, depois dos maiores protestos contra seus 12 anos de governo.

(http://exame.abril.com.br)

Page 7: s camilo

7 CUSC1201/001-ConhecGerais

22. As primeiras ferrovias brasileiras foram instaladas no século XIX. O trem foi o principal meio de transporte de carga até meados do século XX. Entretanto, as reformas realizadas nos meios de transporte por Juscelino Kubitschek (1956-1961) privilegiaram o sistema rodoviário. Atualmente, a maior parte do transporte de carga é realizada através de rodovias.Sobre a malha ferroviária no Brasil, é correto afirmar que

(A) as ferrovias ainda constituem o principal meio de trans-porte do território brasileiro.

(B) foi instalada com o objetivo de ligar áreas produtoras aos portos, como é o caso da ferrovia Vitória-Minas, que trans-porta minério de ferro para o porto de Vitória-Tubarão.

(C) era o principal meio de transporte até o início do sé-culo XX, mas foi superado pelas hidrovias após o go-verno Juscelino Kubitschek.

(D) está concentrada na região Centro-Oeste, sendo que o início de sua implantação ocorreu ainda no período im-perial.

(E) possibilitou a interiorização do povoamento no territó-rio brasileiro, até o momento em que a política de trans-porte optou pelo rodoviarismo.

23. As anamorfoses constituem-se em instrumentos cartográfi-cos importantes para a compreensão da dimensão espacial dos fenômenos sociais.

RN

PB

PE

AL

SECEPIMA

BA

ESTO

PA

AMRO

ACAP

SC

RR

MG

MG

GOMT

MS

RJ

SP

PR

RS

(www.ibge.gov.br. Adaptado.)

A anamorfose representada expressa

(A) a concentração desigual de riqueza no país.

(B) a homogeneidade da densidade demográfica no Brasil.

(C) os diferentes tipos climáticos ao longo do território na-cional.

(D) as diferenças geomorfológicas do território nacional.

(E) os diferentes domínios morfoclimáticos brasileiros.

20. Em seu discurso, a presidente Dilma afirmou que a Comis-são da Verdade consolida o processo democrático e salien-tou que “o silêncio e o esquecimento são sempre uma gran-de ameaça. Não podemos deixar que no Brasil a verdade se corrompa com o silêncio”.

Entre os objetivos da comissão estão “esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos” entre 1946 e 1988 e “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desapareci-mentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ain-da que ocorridos no exterior”.

(www.estadao.com.br. Adaptado.)

Sobre essa comissão, é correto afirmar que

(A) permitirá punir os abusos cometidos pelos comunistas durante o Estado Novo getulista.

(B) avaliará as circunstâncias da primeira eleição direta após a ditadura militar.

(C) excluirá os casos relacionados à Operação Condor e à crise do populismo de 1954.

(D) conseguirá, com seu trabalho, argumentos para revogar a Lei de Anistia de 1979.

(E) poderá esclarecer os fatos ligados à repressão à guerri-lha do Araguaia.

21. Mais assustador foram os relatos no mês passado sobre a destruição do patrimônio cultural em Timbuktu, no Mali, cerca de 320 km ao norte de Djenne. Grupos islâmicos ele-geram como alvo o sufismo, uma forma mística e moderada do islamismo, muito difundida no Mali. Em Timbuktu, ci-dade com escolas corânicas e bibliotecas com textos raros, eles começaram por destruir tumbas de santos sufis, objetos de devoção popular.

As guerras pela arte como propriedade cultural assumem diversas formas: materiais, políticas e ideológicas.

Tecnicamente, a Unesco tornou ilegal o comércio de arte his-tórica em 1970. Mas tirar peças do país era (e ainda é) fácil. Insubstituíveis, no entanto, são os milhares de originais nas bibliotecas de Timbuktu, incluindo manuscritos do século 10 em várias línguas africanas e em árabe. Eles constituem um dos maiores tesouros históricos do continente africano. O temor é que os militantes islâmicos queimem tudo, exceto textos corânicos.

(Holland Cotter. Folha de S.Paulo, 20.08.2012. Adaptado.)

De acordo com o texto, conclui-se que, na África, a diversidade

(A) dos patrimônios artísticos é protegida pelos governos lo-cais, como forma de afirmação de sua identidade cultural.

(B) artístico-cultural vem recebendo apoio de organismos internacionais para o combate à miséria e ao racismo.

(C) etnocultural e artística foi eliminada a partir do neoco-lonialismo e, principalmente, da expansão muçulmana.

(D) dos patrimônios etnoculturais está ameaçada pelo fun-damentalismo religioso e pelos interesses econômicos.

(E) étnica gerou conflitos e guerras civis, alimentados pela tentativa de impor modelos culturais alheios à realidade.

Page 8: s camilo

8CUSC1201/001-ConhecGerais

25. A modernização da tecnologia, entre outros fatores, tem ge-rado profundas transformações nos processos produtivos e nas estratégias de reprodução do capitalismo, mas deve-se salientar que a estrutura básica do sistema opera através dos mesmos mecanismos. O processo de globalização, em-bora se consolide nas últimas décadas, já estava contido no capitalismo desde a sua origem. Este modo de produção já nasceu com vocação internacional, pois a dinâmica da acu-mulação, concentração, centralização e internacionaliza-ção do capital faz parte da sua própria constituição e forma de expansão.

(Tania Steren dos Santos. Globalização e exclusão. Sociologias, julho/dezembro de 2001.)

De acordo com o texto e seus conhecimentos geográficos, é correto afirmar que a globalização atual

(A) mantém essencialmente as mesmas características das primeiras fases do capitalismo, o que demonstra que nada mudou desde a fase do capitalismo comercial do século XV.

(B) foi a principal responsável pelo grande desenvolvimen-to das tecnologias atuais, entretanto, essas tecnologias não são utilizadas pelos grandes centros mundiais.

(C) vem alterando aspectos importantes das relações geopo-líticas mundiais desde a segunda metade do século XX; entretanto, as áreas mais deficitárias do planeta ainda mantêm relações de dependência com os grandes centros mundiais.

(D) tem a tendência de distribuir a riqueza acumulada his-toricamente pelos grandes centros mundiais; portanto, é possível pressupor que as áreas mais deficitárias do planeta alcançarão em breve o mesmo nível de desen-volvimento desses centros.

(E) é responsável pelo desenvolvimento das novas tecno-logias de comunicação e tem levado aos locais mais remotos do planeta a possibilidade do uso das técnicas mais modernas desenvolvidas pelo homem.

24.

Quantidade de trabalhadores

resgatados de 1995 a 2006

110-1 343

20-110

5-20

0-5

0

Brasil Isometria dos trabalhadores escravos resgatados–

(Hervé Théry et al. Atlas do trabalho escravo no Brasil, 2009.)

De acordo com o mapa e seus conhecimentos geográficos, é correto afirmar que o atual trabalho escravo no Brasil

(A) está associado às péssimas condições de vida, às pro-fundas desigualdades regionais e ocorre com maior fre-quência nas áreas mais deficitárias do país.

(B) ocorre nas mesmas áreas que concentravam trabalhado-res em condição de escravidão durante os séculos XVIII e XIX.

(C) ocorre com frequência nas regiões mais urbanizadas do país; por isso, o maior número de trabalhadores resga-tados de 1995 a 2006 ocorreu nas regiões Norte e Nor-deste do país.

(D) está associado ao alto custo da mão de obra, razão pela qual a distribuição do número de trabalhadores resgata-dos se dá de forma relativamente homogênea em todo o território nacional.

(E) não se relaciona com a escravidão do período colonial, pois o maior número de trabalhadores resgatados con-centra-se nas regiões Sul e Sudeste do país.

Page 9: s camilo

9 CUSC1201/001-ConhecGerais

28. Na tabela a seguir são relacionados os componentes de três misturas.

Mistura ComponentesI água e etanolII água e areiaIII sal e areia

Para separar os componentes das misturas I, II e III, devem ser utilizadas, respectivamente, as seguintes técnicas de se-paração:

(A) destilação fracionada, decantação e centrifugação.

(B) destilação fracionada, decantação e dissolução fracio-nada.

(C) filtração, filtração e centrifugação.

(D) filtração, decantação e dissolução fracionada.

(E) destilação fracionada, filtração e decantação.

29. O Brasil liberou mais de 1 100 megatoneladas de um gás, representado pela fórmula XO2, na atmosfera, nos dois úl-timos anos, sendo o sexto maior emissor de gases poluentes do planeta.

(Débora Spitzcovsky. http://superabril.com.br. Adaptado.)

O átomo do elemento X, no estado fundamental, apresenta configuração eletrônica da camada de valência 2s2 2p2. So-bre o elemento X, é correto afirmar que

(A) pertence à família dos alcalinos terrosos.

(B) é um elemento de transição na Classificação Periódica.

(C) é um metal com baixo ponto de fusão.

(D) está localizado no grupo 14 da Classificação Periódica.

(E) está localizado no quarto período da Classificação Pe-riódica.

30. Em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e esti-mula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e desencadeia crises estomacais. Um medicamento que pode ser empregado para combater a acidez estomacal é o “Leite de Magnésia”, uma suspensão de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2. Quando se utiliza uma co-lher de chá desse medicamento, que equivale a aproximada-mente 5 g de hidróxido de magnésio, neutraliza-se uma certa quantidade do ácido clorídrico, HCℓ, e há formação de cloreto de magnésio, MgCℓ2, e água.

A massa, em gramas, de ácido neutralizado por uma colher de chá de hidróxido de magnésio é, aproximadamente, de

(A) 3,1.

(B) 8,5.

(C) 2,2.

(D) 6,3.

(E) 10,0.

26. A principal lição é entender que o sistema financeiro precisa de supervisão, como defende o governo americano – mas isso não é o bastante. Nós não queremos apenas saber que os bancos estão com problemas, precisamos interromper o processo antes que seja tarde demais. E isso significa mais regulação. Os bancos têm assumido riscos inadmissíveis de forma repetida. Essa não é a primeira crise: precisamos lembrar que os bancos já foram resgatados na Coreia do Sul, Argentina, Tailândia, Indonésia e Rússia. E o fato de que continuamos a resgatá-los. Se isso fosse a primeira vez, você poderia dizer: “Bem, isso foi acidente”. Mas acontece que esse é um padrão de mau comportamento. As regras do jogo têm de mudar.

(Joseph Eugene Stiglitz. Exame, maio de 2009.)

De acordo com o autor do texto,

(A) as instituições financeiras têm sido exploradas por parte dos governos dos países desenvolvidos, devido à manu-tenção das elevadas taxas de juros.

(B) os países subdesenvolvidos, como a Argentina e a Coreia do Sul, têm sido explorados por instituições financeiras, devido à diminuição progressiva das taxas de juros.

(C) os sucessivos resgates às instituições financeiras pelos governos evidenciam a necessidade de um maior con-trole das relações econômicas mundiais.

(D) as relações econômicas controladas pela “mão invisí-vel” do mercado – ou seja, sem o controle de institui-ções estatais ou supranacionais – revelam-se mais van-tajosas.

(E) as últimas crises econômicas foram engendradas pelas chamadas bolhas especulativas e podem ser considera-das normais em vista do desenvolvimento das econo-mias capitalistas.

27. Os fabricantes de produtos high-tech, computadores, tele-fones celulares e tablets, são “comilões vorazes” de metais preciosos. Em 2011, consumiram 320 toneladas de ouro e 7 500 toneladas de prata. Quando esses equipamentos che-gam ao final de sua vida útil, seus componentes são pouco reutilizados: apenas 15%. O resto é literalmente jogado no lixo, e termina em um aterro sanitário de um país em desenvolvimento, com um risco maior para a saúde e para o ambiente.

(www.lqes.iqm.unicamp.br. Adaptado.)

Quanto aos metais mencionados no texto, é correto afirmar que, ao todo, foi consumida uma quantidade de matéria aproximadamente igual a

(A) 7,1 × 107.

(B) 8,6 × 107.

(C) 3,0 × 108.

(D) 1,6 × 106.

(E) 6,8 × 106.

Page 10: s camilo

10CUSC1201/001-ConhecGerais

33. No ar poluído, uma das reações que podem ocorrer é a rea-ção entre os gases NO2 e O3, produzindo dois outros gases, NO3 e O2.

Experiência [NO2] inicial [O3] inicial Velocidade(mol/L·min)

1 1,0 1,0 0,202 1,0 2,0 0,403 1,0 3,0 0,604 2,0 1,0 0,40

Considerando essa reação e os dados do quadro cinético, que foram coletados nessa reação, a 25 oC, é correto concluir que a velocidade da reação considerada depende apenas da concentração de

(A) NO2.

(B) NO2 e O3.

(C) O3.

(D) NO3 e O3.

(E) O2.

34. O composto CH3COOH – líquido incolor de cheiro pene-trante que pode ser preparado industrialmente a partir do composto CH3OH, na presença de CO, com auxílio de ca-talisadores – é o principal componente do vinagre, sendo o responsável por seu sabor azedo.

As funções orgânicas dos compostos mencionados são, res-pectivamente,

(A) ácido carboxílico e cetona.

(B) álcool e cetona.

(C) álcool e aldeído.

(D) ácido carboxílico e álcool.

(E) aldeído e álcool.

35. A reação descrita é de grande importância na indústria petro-química para a obtenção de um alceno, matéria-prima para plásticos, a partir de alcanos encontrados, abundantemente, no petróleo. Do ponto de vista industrial e econômico, esse alceno é o 4.o produto químico mais fabricado no mundo, perdendo apenas para o ácido sulfúrico, o gás oxigênio e o óxido de cálcio.

H C – C3 3

Hcalor

catalisadoralceno + substância X

O alceno e a substância X são, respectivamente,

(A) eteno e metano.

(B) etano e metano.

(C) eteno e etano.

(D) eteno e gás hidrogênio.

(E) metano e gás hidrogênio.

31. Cientistas de Stanford criaram uma bateria ultrarrápida de níquel-ferro, conforme esquema representado na figura, que pode ser completamente carregada em cerca de 2 minutos e descarregada em menos de 30 segundos. Atualmente, ba-teria de níquel-ferro pode levar horas até ser carregada e a velocidade de descarga também é muito lenta.

POLO NEGATIVO

FeO grafenox/

POLO POSITIVO

Ni(OH) nanotubo de carbono2/

grafeno

nanotubo

de carbono

– +

Essa bateria de alto desempenho pode vir a ser, algum dia, usada em veículos elétricos.

(www.lqes.iqm.unicamp.br. Adaptado.)

Considerando essas informações, é correto afirmar que

(A) os elétrons fluem do eletrodo de Ni(OH)2 para o eletro-do de FeOx.

(B) o FeOx é o agente oxidante no processo descrito.

(C) o Ni(OH)2/nanotubo de carbono constitui o anodo.

(D) o processo descrito é não espontâneo.

(E) no catodo ocorre a redução de Ni2+.

32. No inverno, São Paulo tem os dias mais secos e poluídos. Sempre que uma mancha escura aparece no horizonte, é si-nal de que aumentou muito a concentração de partículas e gases tóxicos como monóxido de carbono e o dióxido de enxofre. São esses e outros componentes no ar atmosféri-co que provocam sintomas que o paulistano conhece bem, como olhos lacrimejantes, garganta e nariz seco e dificul-dade para respirar.

(http://g1.globo.com. Adaptado.)

A partir da análise das estruturas das moléculas dos gases citados no texto, é correto afirmar que a polaridade do mo-nóxido de carbono e a geometria da molécula de dióxido de enxofre são, respectivamente,

(A) apolar e angular.

(B) polar e linear.

(C) polar e angular.

(D) polar e trigonal plana.

(E) apolar e linear.

Page 11: s camilo

11 CUSC1201/001-ConhecGerais

38. Em um recipiente de vidro com água, foram colocados ra-mos de uma planta chamada elódea. Esses ramos foram co-bertos por um funil que, por sua vez, foi fechado por um tubo de ensaio cheio de água, como mostra a figura. O con-junto foi exposto ao Sol e observou-se a formação de bolhas.

elódea

Sol

Durante o experimento, verificou-se as taxas de respiração e fotossíntese de acordo com a variação da intensidade lumi-nosa, conforme mostra o gráfico.

taxa

fotossíntese

respiração

intensidade luminosa

A organela citoplasmática envolvida no processo, o gás pro-duzido em maior quantidade no tubo de ensaio e a intensi-dade luminosa indicada pela seta vermelha são, respectiva-mente,

(A) lisossomo, gás oxigênio e ponto de compensação fótico.

(B) cloroplasto, gás oxigênio e ponto de compensação fó-tico.

(C) mitocôndria, gás carbônico e ponto de saturação fótico.

(D) vacúolo, gás carbônico e ponto de saturação fótico.

(E) ribossomo, gás oxigênio e ponto de saturação fótico.

36. Considere as fórmulas estruturais dos compostos orgânicos I e II.

O

H

I

O

II

Entre os dois compostos ocorre isomeria de

(A) função.

(B) cadeia.

(C) tautomeria.

(D) compensação.

(E) posição.

37. Nos seres vivos, os minerais são encontrados sob duas for-mas: imobilizados e dissociados em íons. Considerando que cada um tem sua importância para a célula ou para o or-ganismo, assinale a alternativa que associa corretamente o mineral à sua importância.

(A) O cloro está associado à formação do esqueleto de vá-rios animais.

(B) O magnésio está associado à molécula de hemoglobina.

(C) O potássio está associado ao processo de coagulação do sangue.

(D) O cálcio está associado ao equilíbrio da taxa de água no organismo.

(E) O iodo está associado aos hormônios produzidos pela glândula tireóidea.

Page 12: s camilo

12CUSC1201/001-ConhecGerais

42. O esquema simplifica ciclos de vida de parasitas humanos.

parasitas presentes

em fezes de insetos

hematófagos

ovos do parasita

presentes em fezes

humanas

homem

alimento

I

II

As parasitoses I e II podem ser, respectivamente,

(A) giardíase e amebíase.

(B) malária e cisticercose.

(C) doença de Chagas e ascaridíase.

(D) elefantíase e ancilostomose.

(E) teníase e esquistossomose.

43. Os musgos e as samambaias apresentam alternância de ge-rações: em uma delas o gametófito é permanente; na outra, o esporófito é permanente. Assinale a alternativa que apre-senta características comuns aos musgos e às samambaias.

(A) O gametófito é assexuado e origina-se dos esporos.

(B) O gametófito produz gametas diploides por meio da mitose.

(C) O gametófito é heterótrofo e nutre-se do esporófito.

(D) O esporófito é haploide e origina-se dos esporos.

(E) O esporófito produz esporos haploides por meio da meiose.

44. Os celenterados ou cnidários são animais dotados de células exclusivas que produzem e injetam, em outros animais, uma substância paralisante ou irritante. Isso justifica as quei-maduras provocadas na pele humana pelo contato com as águas-vivas. Essas células são denominadas

(A) amebócitos.

(B) cnidócitos ou cnidoblastos.

(C) cnidocílios.

(D) coanócitos.

(E) solenócitos ou células-flama.

39. Observando, ao microscópio, três células, pertencentes a um organismo cujo número diploide de cromossomos é igual a 6 (2n = 6), durante a divisão, percebemos as seguintes ocor-rências:

1 2 3

(José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Fundamentos da Biologia Moderna, 1995. Adaptado.)

Pode-se concluir corretamente que a célula 3 encontra-se na fase chamada

(A) telófase da mitose.

(B) metáfase da mitose.

(C) anáfase da mitose.

(D) anáfase I da meiose.

(E) anáfase II da meiose.

40. No interior de certos vasos de plantas traqueófitas, ocorre a formação de uma coluna líquida, que se move no sentido de baixo para cima. Tal fenômeno está associado ao fato de as moléculas de água manterem-se unidas através das forças de coesão-tensão.

É correto afirmar que esse processo refere-se ao transporte de

(A) seiva bruta pelos vasos liberianos.

(B) seiva elaborada pelos vasos liberianos.

(C) seiva bruta por osmose.

(D) seiva elaborada pelos vasos lenhosos.

(E) seiva bruta pelos vasos lenhosos.

41. Um casal, em que o homem é do tipo sanguíneo B, Rh+ e a mulher A, Rh+, tem um filho O, Rh+ e uma filha A, Rh−. Nessas condições, a probabilidade desse casal gerar uma criança do tipo sanguíneo AB, Rh+ é de

(A) 1/16.

(B) 1/2.

(C) 1/8.

(D) 3/16.

(E) 1.

Page 13: s camilo

13 CUSC1201/001-ConhecGerais

47. Foi construída uma rampa na porta de entrada de uma clínica ortopédica, pois existe um desnível de 70 cm (considerando a calçada e o pavimento em que se encontra essa porta).Projetou-se uma rampa com inclinação de 30o, mas a rampa foi executada com um ângulo de 45o, conforme mostram as figuras.

45o

30o 7

0 c

m

70 c

m

Projeto Execução

Nessas condições e considerando 1,42 � , é correto afir-mar que a rampa executada ficou, em relação ao projeto, com um comprimento total, menor em aproximadamente

(A) 30 cm.

(B) 40 cm.

(C) 20 cm.

(D) 35 cm.

(E) 25 cm.

48. No mês de setembro, o quadro de funcionários de uma em-presa tinha 180 pessoas, sendo que a idade média desses funcionários era de 44 anos. Entre as mulheres, a idade mé-dia era de 45 anos; entre os homens, 42 anos.

Em novembro, devido à crise de mercado, foram demiti-das 20 mulheres e 10 homens. Dessa maneira, em relação à quantidade total de funcionários, a fração correspondente aos homens ficou igual a

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

.

3

2

.

4

3

.

2

1

.

3

1

.

4

1

45. O gráfico mostra a relação entre a temperatura corporal e a temperatura ambiente de dois animais, A e B.

40

30

20

10

0 10 20 30 40

animal B

animal A

tem

pera

tura

do c

orp

o (

C)

o

temperatura ambiente ( C)o

Com base na análise do gráfico, é correto afirmar que

(A) o animal B pode ser um jacaré, porque é um animal exotérmico.

(B) o animal B pode ser um rato, porque é um animal endotérmico.

(C) o animal B pode ser um lagarto, porque é um animal endotérmico.

(D) o animal A pode ser um gato, porque é um animal exotérmico.

(E) o animal A pode ser uma cobra, porque é um animal endotérmico.

46. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito, atravessando a válvula , e sai pela artéria ; passa pelos e retorna como sangue pelas veias , chegando ao átrio esquerdo.

Assinale a alternativa cujas palavras preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

(A) arterial – tricúspide – aorta – pulmões – venoso – cavas

(B) arterial – semilunar – aorta – órgãos – venoso – cavas

(C) venoso – tricúspide – pulmonar – pulmões – arterial –pulmonares

(D) venoso – bicúspide – aorta – órgãos – arterial – pulmonares

(E) arterial – bicúspide – pulmonar – órgãos – venoso – pulmonares

Page 14: s camilo

14CUSC1201/001-ConhecGerais

51. Os estudantes de uma universidade irão eleger seus repre-sentantes para assuntos de interesses comuns. Estão em pau-ta os cargos de presidente, conselheiro e tesoureiro, para os quais há 4, 3 e 2 candidatos, respectivamente.

Como a votação será eletrônica, o responsável pelo processo de eleição resolveu fazer cédulas virtuais, de modo que a ordem dos candidatos aparecesse de maneira aleatória, con-servando apenas a ordem dos cargos.

As cédulas virtuais poderiam ser, por exemplo:

Presidente

Candidato ACandidato BCandidato CCandidato D

ConselheiroCandidato ECandidato FCandidato G

TesoureiroCandidato HCandidato I

Presidente

Candidato BCandidato ACandidato CCandidato D

ConselheiroCandidato ECandidato FCandidato G

TesoureiroCandidato HCandidato I

Presidente

Candidato DCandidato CCandidato BCandidato A

ConselheiroCandidato GCandidato ECandidato F

TesoureiroCandidato ICandidato H

Na última semana, surgiu mais um candidato a conselheiro. Dessa maneira, a quantidade total de cédulas virtuais au-mentou em x vezes e passou a ser igual a y.Dessa forma, os valores de x e y são, respectivamente,

(A) 3 e 1 152.

(B) 4 e 1 600.

(C) 4 e 1 152.

(D) 2 e 1 254.

(E) 5 e 1 155.

49. Observe os três recipientes cilíndricos retos.

20 cm 12 cm20 cm

r = 5 cm

1.º 2.º 3.º

r = 5 cm

fora de escala

O 1.o cilindro foi completamente cheio de líquido e, em se-guida, todo esse líquido foi distribuído de forma que o 2.o cilindro ficasse completamente cheio e o 3.o cilindro tivesse um quarto de sua capacidade preenchida.

Dessa maneira, é possível afirmar que a medida, em cm, do raio do 3.o cilindro é

(A) maior que 8 e menor que 9.

(B) menor que 6.

(C) maior que 6 e menor que 7.

(D) maior que 7 e menor que 8.

(E) maior que 9.

50. Em um site de desenhos, a cada clique dado na tela, apare-cem novos galhos em uma árvore, conforme mostra a figura.

Inicial

(apenas o tronco) 1.º clique 2.º clique 3.º clique

No 7.o clique, o total de galhos da árvore formada será

(A) 3 279.

(B) 3 159.

(C) 3 267.

(D) 2 187.

(E) 3 240.

Page 15: s camilo

15 CUSC1201/001-ConhecGerais

Observando esses gráficos, é correto afirmar que, no período analisado,

(A) o pico da importação ultrapassou o pico da exportação.

(B) a safra de 2008 foi tão baixa que ficou próxima a 150% da exportação de 2004.

(C) a importação de cacau seguiu o caminho inverso à ex-portação ano a ano: esta decaindo e aquela aumentando.

(D) assim como as exportações, a safra apresentou apenas quedas no decorrer dos anos.

(E) a importação de 2008 foi tão alta que ultrapassou em mais de 50% a exportação de 2004.

54. Um móvel descreve um movimento retilíneo, cujo gráfico da velocidade em função do tempo está representado na fi-gura.

v (m/s)

10

0

–10

2 4 6t (s)

8

Com base no gráfico, é correto afirmar que a distância, em metros, entre o ponto inicial e o ponto final do movimento é

(A) 60.

(B) 50.

(C) 40.

(D) 30.

(E) 20.

55. Dois corpos A e B, de massas m e 2m, respectivamente, en-contram-se afastados um do outro em uma região livre da ação de forças externas, de modo que apenas a atração gravi-tacional mútua atua no sistema. Para um observador fixo, a razão

B

A

a

a , entre as acelerações que A e B recebem, é igual a

(A) 1.

(B) 8.

(C) 0.

(D) 2.

(E) 4.

52. Foram construídos dois dados de 6 faces, numerados de for-ma não convencional. Um deles tinha as faces com números pares: 2, 4 e 6, todas repetidas duas vezes. O outro, feito de maneira similar, tinha as faces com números ímpares: 1, 3 e 5.

Ao lançar esses dois dados e somar seus valores, iremos ob-ter, necessariamente, um número ímpar. Nessas condições, a probabilidade dessa soma ser maior do que 5 é de aproxi-madamente

(A) 22%.

(B) 66%.

(C) 88%.

(D) 11%.

(E) 44%.

53. A produção de cacau de certo país teve altos e baixos ao lon-go dos últimos anos, conforme mostram os gráficos.

140

120

100

80

60

40

20

0

2004 2006 2008 2010

120

20

2 1

80

70

60

50

40

30

20

10

0

70

55

0

5

2004 2006 2008 2010

400

350

300

250

200

150

100

50

02004 2006 2008 2010

380

185 175

130

Importação de cacau

(em mil toneladas)

in natura

Exportação de cacau

(em mil toneladas)

in natura

Evolução das safras

(em mil toneladas)

Page 16: s camilo

16CUSC1201/001-ConhecGerais

56. Um corpo de peso P está inteiramente mergulhado no inte-rior de um líquido e preso a uma mola que, por sua vez, tem a outra extremidade fixada no fundo do recipiente, conforme mostra a figura.

O corpo está em equilíbrio estático, a força de empuxo é E e a força elástica aplicada pela mola no corpo é F.Sendo a densidade do corpo maior do que a densidade do lí-quido, a equação que relaciona as três forças mencionadas é

(A) E = F.

(B) E = F – P.

(C) E = P + F.

(D) E = P.

(E) E = P – F.

57. Uma esfera de massa m está inicialmente presa por um agen-te externo a uma altura h de uma rampa, cujo atrito é des-prezível. Na outra extremidade da rampa, encontra-se uma mola de constante elástica k, como ilustrado na figura.

h

m

k

Uma vez retirado o agente externo, a esfera escorrega até atingir a mola. Sabendo que a aceleração da gravidade é g, a expressão que fornece a máxima elongação sofrida pela mola é

(A)

(B)

(C) mgk.

(D)

(E) mgh.

.

k

mgh

.

k

2mgh

.

k

2mgh

58. Dois fragmentos de mesmo material, A e B, são colocados em um recipiente isolado termicamente, de modo que ape-nas entre eles ocorre troca de calor. A massa de B é três ve-zes maior que a de A e as temperaturas iniciais são –10 oC para A e 20 oC para B. Sabendo que não haverá mudança de estado físico nesses dois fragmentos, a temperatura de equi-líbrio térmico, em oC, que ambos atingirão será

(A) 10,5.

(B) –12,5.

(C) –10,5.

(D) 0.

(E) 12,5.

59. A ultrassonografia é um método diagnóstico que utiliza onda sonora de alta frequência aplicada sobre estruturas de um organismo, de modo que a reflexão possa ser registrada e interpretada por computação gráfica. Esse método inofensi-vo, rápido e relativamente barato permite determinar a ve-locidade e o sentido do fluxo sanguíneo, analisar embriões em gestantes, cérebros, além de ser amplamente utilizado na prevenção e no tratamento de doenças. Um aparelho de ultrassom recorre a frequências de 2 a 14 MHz e, para uma velocidade de 340 m/s (velocidade padrão do som no ar), seu maior comprimento de onda em milímetros é igual a

(A) 0,17.

(B) 0,68.

(C) 0,34.

(D) 1,00.

(E) 1,24.

Page 17: s camilo

17 CUSC1201/001-ConhecGerais

60. Uma espira condutora de forma retangular encontra-se numa região atravessada por um campo magnético constante pro-duzido por um ímã, cujos polos estão identificados por N (Norte) e S (Sul). O sentido da corrente elétrica i que per-corre a espira é indicado na ilustração que representa o con-junto.

N S

A D

B C

força saindo do

plano da ilustração ausência de forçaforça entrando no

plano da ilustração

i

Considerando a simbologia apresentada na ilustração, a se-quência que representa o sentido da força magnética aplica-da nos ramos AB, BC e CD da espira no instante ilustrado é, respectivamente,

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Page 18: s camilo

18CUSC1201/001-ConhecGerais

Redação

TeXTo 1

A necessidade de apresentar uma estética corporal “aceita” pela sociedade — seja para um encontro amoroso, uma oportuni-dade de trabalho ou para conseguir visibilidade entre um grupo de amigos — fez surgir, em especial entre os adolescentes e jovens adultos, comportamentos que chamam nossa atenção. Os modelos de corpo reverenciados pela sociedade são praticamente inatin-gíveis pela imensa maioria dos jovens, em função das características sociais, econômicas e culturais do meio onde se encontram inseridos. Assim, as drogas e técnicas são vistas como um auxílio rápido na busca de um corpo perfeito, para sua apresentação imediata no palco social.

(Daniel Carreira Filho. http://revistavivasaude.uol.com.br. Adaptado.)

TeXTo 2

Uma das características peculiares observadas na cultura contemporânea é a insatisfação dos jovens com seu corpo. O enfoque dado pela sociedade ao padrão feminino corporal embasa-se na magreza, transformando o corpo em um objeto de manipulação e projeção de desejos. Para os meninos, em contraponto, os apelos induzem ao tamanho e à força corporal. Goldenberg, em estudo com jovens cariocas, constatou que a preocupação com a aparência tornou-se uma inquietação constante nesse público, provocando permanente insatisfação com o próprio corpo.

(Maria Aparecida Conti et al. www.scielo.br. Adaptado.)

TeXTo 3

Matéria recente publicada em Veja mostrou uma pesquisa feita pela MTV em sete capitais com 2 359 jovens. A pesquisa cons-tatou o seguinte: 37% dos jovens definem sua geração como a geração vaidade, sendo que 75% deles praticam esportes.

Fico feliz em ver a preocupação dos nossos jovens, principalmente na faixa dos quinze aos trinta anos, em investir no seu corpo. Não há nada de errado no fato de o jovem ser vaidoso e buscar um corpo bonito, por meio da atividade física e da alimentação saudável. O corpo é o nosso maior patrimônio. É tudo o que temos nesta breve passagem pela vida.

(Nuno Cobra. http://revistavivasaude.uol.com.br. Adaptado.)

A partir do exposto nos textos e recorrendo a seus próprios conhecimentos, elabore um texto do gênero dissertativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

A relAção entre belezA e sAúde no cotIdIAno dos jovens

Page 19: s camilo

19 CUSC1201/001-ConhecGerais

NÃO ASSINE ESTA FOLHA

Os rascunhos não serão considerados na correção.

Page 20: s camilo

CLaSSIFICação PeRIÓdICa

90

232Th

96

(247)Cm

91

231Pa

97

(247)Bk

92

238U

98

(251)Cf

101

(258)Md

93

(237)Np

99

(252)Es

102

(259)No

94

(244)Pu

100

(257)Fm

103

(262)Lr

89

(227)Ac

95

(243)Am

1

2

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

13 14 1615 17

18

Número Atômico

Massa Atômica

( ) = n. de massa do

isótopo mais estável

Símbolo

o

1

1,01H

3

6,94Li

53

127I

50

119Sn

51

122Sb

52

128Te

87

(223)Fr

88

(226)Ra

77

192Ir

54

131Xe

81

204Tl

55

133Cs

82

207Pb

56

137Ba

57-71Série dos

Lantanídios

89-103Série dosActinídios

72

178Hf

84

(209)Po

73

181Ta

85

(210)At

74

184W

86

(222)Rn

75

186Re

76

190Os

83

209Bi

80

201Hg

79

197Au

78

195Pt

Série dos Lantanídios

58

140Ce

64

157Gd

59

141Pr

65

159Tb

60

144Nd

66

163Dy

69

169Tm

61

(145)Pm

67

165Ho

70

173Yb

62

150Sm

68

167Er

71

175Lu

57

139La

63

152Eu

Série dos Actinídios

105

(262)Db

107

(264)Bh

108

(277)Hs

109

(268)Mt

110

(271)Ds

111

(272)Rg

106

(266)Sg

104

(261)Rf

2

4,00He

5

10,8B

6

12,0C

8

16,0O

9

19,0F

15

31,0P

18

39,9Ar

31

69,7Ga

34

79,0Se

37

85,5Rb

40

91,2Zr

43

(98)Tc

46

106Pd

49

115In

10

20,2Ne

14

28,1Si

17

35,5Cl

30

65,4Zn

33

74,9As

36

83,8Kr

39

88,9Y

42

95,9Mo

45

103Rh

48

112Cd

13

27,0Al

16

32,1S

29

63,5Cu

32

72,6Ge

35

79,9Br

38

87,6Sr

41

92,9Nb

44

101Ru

47

108Ag

7

14,0N

23

50,9V

24

52,0Cr

25

54,9Mn

26

55,8Fe

12

24,3Mg

20

40,1Ca

19

39,1K

27

58,9Co

28

58,7Ni

21

45,0Sc

22

47,9Ti

4

9,01Be

11

23,0Na

(IUPAC, 22.06.2007.)