s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro...

21
1.000 QUESTÕES COMENTADAS FISIOTERAPIA DE PROVAS E CONCURSOS EM

Transcript of s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro...

Page 1: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

REVISOR TÉCNICO:LUCAS ARAÚJO DE ALMEIDA

AUTORES:JEAN DOUGLAS MOURA DOS SANTOSKELSON NONATO GOMES DA SILVA

LUANA GABRIELLE DE FRANÇA FERREIRAOLAVO REBÊLO DE CARVALHO NETOTATIANA MAÍTA ALVES CONCEIÇÃO

VANIA PRIAMO

1.000QUESTÕES COMENTADAS

FISIOTERAPIADE PROVAS E CONCURSOS EM

FolhaRosto_1000qst Fisioterapia.indd 3 4/16/19 11:55 AM

Page 2: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

REVISOR TÉCNICO:LUCAS ARAÚJO DE ALMEIDA

AUTORES:JEAN DOUGLAS MOURA DOS SANTOSKELSON NONATO GOMES DA SILVA

LUANA GABRIELLE DE FRANÇA FERREIRAOLAVO REBÊLO DE CARVALHO NETOTATIANA MAÍTA ALVES CONCEIÇÃO

VANIA PRIAMO

1.000QUESTÕES COMENTADAS

FISIOTERAPIADE PROVAS E CONCURSOS EM

FolhaRosto_1000qst Fisioterapia.indd 3 4/16/19 11:55 AM

Page 3: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

REVISOR TÉCNICO:LUCAS ARAÚJO DE ALMEIDA

AUTORES:JEAN DOUGLAS MOURA DOS SANTOSKELSON NONATO GOMES DA SILVA

LUANA GABRIELLE DE FRANÇA FERREIRAOLAVO REBÊLO DE CARVALHO NETOTATIANA MAÍTA ALVES CONCEIÇÃO

VANIA PRIAMO

1.000QUESTÕES COMENTADAS

FISIOTERAPIADE PROVAS E CONCURSOS EM

FolhaRosto_1000qst Fisioterapia.indd 3 4/16/19 11:55 AM

Page 4: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

1000 questões comentadas para provas e concursos em FisioterapiaCamila PinheiroEditorando BirôFabrício SawczenEditorando BirôCaio Vinicius Menezes NunesPaulo Costa LimaSandra de Quadros UzêdaSheila de Quadros UzêdaSilvio José Albergaria da Silva

Editora Sanar Ltda.Rua Alceu Amoroso Lima, n 172, Caminho das ÁrvoresCEP: 41820-77- Salvador - BATelefone: 71. [email protected]

© Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos à Editora Sanar Ltda. pela Lei nº 9.610, de 19 de Feve-reiro de 1998. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume ou qualquer parte deste livro, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, gravação, fotocópia ou outros), essas proibições aplicam-se também à editoração da obra, bem como às suas características gráficas, sem permissão expressa da Editora.

2019

Ficha Catalográfica: Fábio Andrade Gomes - CRB-5/1513

Título |Editor |

Diagramação |Capa |

Revisão |Conselho Editorial |

M637 1000 questões comentadas de provas e concursos em Fisioterapia / Lucas Araújo de Almeida, revisão técni-ca. – 2. ed. – Salvador : SANAR, 2019. 810 p. : il. ; 17x24 cm. ISBN 978-85-5462-112-4 1. Fisioterapia - Problemas, questões, exercícios. 2. Fisioterapia - Concursos. I. Almeida, Lucas Araújo de, rev.

CDU: 615.8

Dados Internacionais de Catalogação-na- Publicação (CIP)

Page 5: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

Doutorando em Engenharia Biomédica (UNI¬-VAP); Mestre em Bioengenharia (UNIVAP); Gra-dua¬ção em Fisioterapia (UESPI); Especialista em Fisio¬terapia Hospitalar (UESPI) e Fisioterapia Es-portiva (SONAFE).

Graduado em Fisioterapia pela Centro de En-sino Unificado de Teresina (CEUT), especialista em Fisioterapia Intensiva pela SOBRATI, especialista em Fisioterapia Hospitalar pela UESPI. Atualmente Fisioterapeuta da unidade de internação do Hospi-tal São Domingos em São Luis -MA. Experiência em Pilates, terapia manual, neurologia.

Autores

Olavo Rebêlo de Carvalho Neto

Jean Douglas Moura dos Santos

Luana Gabrielle de França Ferreira

Mestre em Neurociências (UFRN). Graduação em Fisioterapia (UNINOVAFAPI). Especialização em Fisioterapia Hospitalar (UESPI) e Fisioterapia Respi-ratória (COFFITO).

Kelson Nonato Gomes da SilvaAutor

Doutor e Mestre em Medicina Interna e Tera-pêutica (UNIFESP); Especialista em Fisioterapia do Sistema Musculoesqueletico (Instituto Cohen); Especialista em Traumato-ortopédica (Instituto Cohen); Especialista em Fisioterapia Esportiva (SO-NAFE) / Graduação em Fisioterapia (UESPI). Atual-mente é Professor Adjunto da Universidade Estadu-al do Piauí, Fisioterapeuta do Hospital Universitário da UFPI e Coordenador da área de Fisioterapia da Residência Multiprofissional do HU-UFPI.

Autor

Autora

Autor

Lucas Araújo de AlmeidaRevisor técnico

Mestrando em Fisioterapia, pela Universidade Federal de São Carlos. Graduado em Fisioterapia, pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduando em Dor pela Universidade Federal de São Carlos. Atual-mente é membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Neuromusculoesquelética do Instituto de Ciências da Saúde (ICS-UFBA) e membro do Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro (UFSCar).

Fisioterapeuta pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Ciência da Motricidade Hu¬mana pela Universidade Castelo Branco (RJ). Espe¬cialista em Neurologia pela Fundação Baiana para o Desenvolvimento das Ciências e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculda-de Olga Mettig. Professora do Centro Universitário Jorge Amado.

Tatiana Maíta Alves ConceiçãoAutora

Vania Priamo

Mestre em Saúde Coletiva (UEFS/BA); Gradua-ção em Fisioterapia (UDESC/SC); Especialista com Residência em Saúde da Família (UVA/CE).

Autora

Page 6: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.
Page 7: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

Apresentação

Olá, tudo bem?

Este livro foi pensado, planejado e concebido para você, fisioterapeuta concurseiro. Espero que esta obra faça a diferença nos seus estudos e que o tão sonhado objetivo de passar num concurso seja alcançado. Por este motivo, fizemos uma vasta análise do cenário de provas de concursos em Fisioterapia nos últimos anos. Cap-tamos mais de 5000 questões dos mais diversos tipos de provas: prefeituras, EBSERH, residências, tribunais e senado federal, forças armadas, títulos de especialista, dentre outros. Desta forma, conseguimos ter uma visão mais clara sobre os conteúdos mais relevantes. De acordo com este levantamento, agrupamos o conteúdo por disciplina e o número de questões será proporcional à sua relevância em concursos públicos. Este trabalho prévio nos permitiu criar um produto mais completo e mais eficiente que atende às necessidades de um fisio-terapeuta que prestará concurso público seja numa prefeitura ou EBSERH, por exemplo.

Olá, tudo bem? Eu me chamo Prof. Marco e serei o seu as-sistente de estudos. Espero que este livro seja um marco na sua vida. No início de cada capítulo estarei lá para te dar orientações relevantes sobre o conteúdo. Posso aparecer no meio, sugerindo atividades de fixação, leituras complemen-tares ou explicando um assunto com grandes chances de cair numa prova. Costumo aparecer no final também para conferir se você aprendeu mesmo. Toda vez que eu aparecer, pode ter certeza de que estarei trazendo uma informação importante para você.

Com o Prof. Marco devidamente apresentado,vamos às ferramentas didáticas:

1. ROTEIRO DE ESTUDO. Planejamento da rotina de estudos baseado na proposta pedagógica do livro. Mais detalhes sobre esta ferramenta podem ser lidos no tópico: "Como estudar este livro”.

2. COMENTÁRIOS EM CADA ALTERNATIVA. Todas as alternativas possuem breves comentários, independentemente de estarem certas ou erradas.

3. DICA DO AUTOR. Explicação adicional aos comentários das alternativas. Aparecerá nas questões que o autor julgar importante incluir este recurso.

4. ATIVIDADE DE FIXAÇÃO. Ferramenta opcional por meio do qual o autor pode solicitar tarefas ao leitor como completar lacunas, preencher tabelas ou descobrir uma palavra-chave.

5. QUADRO RESUMO. Ferramenta opcional que o autor pode incluir ao final de cada capítulo para sintetizar os pontos mais relevantes.

6. RESUMO PRÁTICO. Síntese do assunto abordado nas questões estruturado de forma esquematizada.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. As fontes utilizadas privilegiam os livros mais recomendados em editais e estão devidamente identificadas nas referências.

Page 8: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

Como estudar este livroSabemos que a preparação para um concurso público exige disciplina, dedicação e muito estudo. Para a maioria dos candidatos, o esforço para alcançar este objetivo parece ser maior do que realmente é. A explicação que melhor se aplica a essa situação é a falta de organização. Acreditamos que a ausência de um método de estudo é o principal fator de reprovação. Como o nosso papel é ajudá-lo a alcançar o seu sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

O roteiro de estudo é um planejamento trimestral ou semestral de estudos. Para prazos mais extensos, recomendamos o planejamento semestral. Quanto maior a sua aderência a este método, mais conteúdo você conseguirá assimilar e maiores serão as suas chances de aprovação. Antes de começar a ler os capí-tulos dedique algumas horas para o seu planejamento, o que garanto que fará uma grande diferença no seu rendimento.

A utilização do roteiro de estudo é muito simples e o Prof. Marco irá ajudá-lo nesta tarefa. Costumo com-parar esse roteiro à construção de uma casa, um andar por vez e um bloco após o outro. Nas duas situações o planejamento é imprescindível. Por este motivo, recomendo obedecer à sequência preestabelecida dos capítulos que foi didaticamente elaborada. Para cada capítulo estimamos o tempo diário, semanal e men-sal de dedicação aos estudos. Ao completar o capítulo, o leitor pode registrar como concluído ou como pendente se for necessário revisá-lo.

Cada etapa concluída deve ser encarada como uma vitória que está colocando-o mais próximo do seu ob-jetivo. A minha dica como professor que produz conteúdo para concurseiros é: PERSISTA! Não esmoreça na primeira dificuldade que aparecer, leve a sério o seu roteiro de estudo. Este compromisso com o seu futuro já te colocará à frente dos seus concorrente. E se você adquiriu este livro é porque quer mudar de vida.

VAMOS JUNTOS NESSA JORNADA?

Page 9: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

Método de estudosFisioterapeuta concurseiro

REGRAS BÁSICAS:

Defina o turno e o horário exclusivo de estudo (sugerimos de 2-4 horas diárias, preferencialmente no turno matutino, com a mente relaxada e apta ao aprendizado. Se não for possível, encontre o melhor horário para você e se comprometa a não fazer outras atividades nesse período).

Planeje-se antes de estudar (o nosso roteiro de estudo tem esta intenção e vai ajudá-lo nesse plane-jamento. Adéque-o à sua realidade e siga sem pestanejar).

Tenha momentos de lazer além dos estudos (equilibre estudos e lazer, para ter mais adesão aos estudos esse não ser um momento penoso para você).

No roteiro, marque o grau de entendimento de cada assunto; caso o considere insatisfatório, reveja- ; caso o considere insatisfatório,

COMENTÁRIO DO PROFESSOR MARCO

PLANEJAMENTO SEMANAL

COMO EU ME SINTO EM RELAÇÃO AO ASSUNTO

Capítulo 1

Anatomia (47 questões)

Você deverá responder em média 4,7 questões por dia, além de ler os resumos dos blocos.

10 diasBloco I - Osteologia

Bloco II - Artrologia

Bloco III – Miologia

Bloco IV – Inervação

Capítulo 2

Fisiologia - 32 questões

Mantenha uma média 4,7 questões por dia, siga no ritmo de estudos do capítulo anterior. DICA: Não tente responder todas as questões num único dia, aproveite o tempo restante para estudar sobre os assuntos que caíram nas questões.

7 dias

Bloco I- Fisiologia

1

2

3

4

Page 10: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

10 ▕ Como estudar este livro

COMENTÁRIO DO PROFESSOR MARCO

PLANEJAMENTO SEMANAL

COMO EU ME SINTO EM RELAÇÃO AO ASSUNTO

Capítulo 3

Cinesiologia e Biomecânica - 114 questões

Este capítulo é denso e merece mais tempo de dedicação. Você deverá manter uma média de 7,6 questões por dia. Este capítulo aparece em qualquer prova de concurso, portanto, elimine suas dúvidas antes de seguir para os próximos capítulos.

15 dias

Bloco I – Bases da cinesiologia

Bloco II – Função muscular

Bloco III – Função ligamentar

Bloco IV – Mecâ-nica dos membros superiores

Bloco V – Mecânica da coluna e dos membros inferiores

Bloco VI – Análise cinesiológica

Capítulo 4

Avaliação fisio-terapêutica - 92 questões

Vamos manter o ritmo do capítulo anterior? Mantenha uma média de 9,2 questões por dia. Seja persistente nao esmoreça e continue com uma rotina diária de estudo.

10 dias

Bloco I – Avaliação dos membros superiores

Bloco II – Avalia-ção dos membros inferiores

Bloco III – Avaliação instrumentada

Capítulo 5

Eletrotermofotote-rapia - 66 questões Você terá que fazer 6,6 questões por dia.

Para fisioterapeutas que possuem afini-dade com o tema sugiro que otimizem o tempo e adiantem as questões. Mas, se você tem dificuldade com o tema aproveite para estudar mais!!

10 dias Bloco I – Eletroterapia

Bloco II – Termote-rapia

Bloco III – Fototerapia

Page 11: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

11▏

COMENTÁRIO DO PROFESSOR MARCO

PLANEJAMENTO SEMANAL

COMO EU ME SINTO EM RELAÇÃO AO ASSUNTO

Capítulo 6

Hidrocinesioterapia - 20 questões

Média de 5 questões por dia. Você consegue estudar tranquilamente este assunto, não esqueça de revisar as técnicas de tratamento, elas costumam cair com mais frequência .

4 dias

Bloco I - Propriedades da água

Bloco II – Métodos e exercícios aquáticos

Bloco III – Indicações e contra-indicações

Capítulo 7

Terapia Manual - 25 questões

Continue no mesmo ritmo do capítulo anterior. Ao estudar este assunto gosto de aplicar as técnicas em amigos ou colegas. Desta forma fixo o conteúdo com mais facilidade. Com você pode ser exatamente igual, pense nesta possibilidade!

5 dias Bloco I – Métodos de mobilização e manipulação

Bloco II – Indicações e contraindicações

Capítulo 8

Órteses e próteses - 26 questões

Não perca o ritmo, siga com 5 questões por dia e rapidamente acabará com este capítulo. Utilize os resumos para complementar os estudos e busque materiais extras, eles são sempre bem vindos!

5 dias

Bloco I – Órteses e próteses de segmento axial e MMSS

Bloco II – Órteses e próteses de membros inferiores

Bloco III – Procedi-mentos cirúrgicos

Capítulo 9

Fisioterapia em uroginecologia e obstetrícia - 21 questões

O tamanho deste capítulo é proporcional a sua frequência em concursos públicos, ou seja, raro! Independente disto, estude com todo o empenho para não errá-las. Você terá que fazer 7 questões por dia.

3 dias Bloco I – Período ges-tacional e puerpério

Bloco II – Incontinên-cia urinária

Capítulo 10

Fisioterapia em geriatria e geronto-logia - 35 questões Aumente para 7 questões por dia para

completar este capitulo em 5 dias. Os capítulos de agora em diante serão mais frequentes em concursos.

5 dias Bloco I – Processo do envelhecimento

Bloco II – Quedas, fraturas e imobilização

Page 12: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

12 ▕ Como estudar este livro

COMENTÁRIO DO PROFESSOR MARCO

PLANEJAMENTO SEMANAL

COMO EU ME SINTO EM RELAÇÃO AO ASSUNTO

Capítulo 11

Fisioterapia neurofuncional - 84 questões

Que tal aumentar a sua média para 8,4 questões por dia? Você já pegou o ritmo e não encontrará dificuldades para manter esta rotina.

10 dias Bloco I – Sistema Nervoso Central

Bloco II – Sistema Nervoso Periférico

Bloco III – Avaliação neurológica

Capítulo 12

Fisioterapia em reumatologia - 24 questões

Resolvi separar reumatologia de orto-pedia para discutir com mais detalhes os assuntos desta disciplina. Mantenha uma média de 6 questões por dia.

4 dias Bloco I – Doenças reumatológicas

Capítulo 13

Fisioterapia em ortopedia e traumatologia - 102 questões

Os capítulos 13 e 14 serão densos e tomarão muito tempo da sua jornada. Portanto, siga o passo a passo que pre-paramos para você. Sugiro que você faça uma média de 10 questões por dia.

10 dias

Bloco I – Avaliação e tratamento dos membros inferiores

Bloco II – Avaliação e tratamento dos membros superiores

Bloco III – Avaliação e tratamento da coluna vertebral

Capítulo 14

Fisioterapia pneu-mofuncional e UTI - 117 questões

Mantenha 10 questões por dia, leia os resumos.

12 dias

Bloco I – Avaliação em Terapia Intensiva

Bloco II – Ventilação Mecânica

Bloco III – Doenças cardiorrespiratórias e pulmonares

Bloco IV – Fisiologia e fisiopatologia do sistema respiratório

Page 13: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

13▏

COMENTÁRIO DO PROFESSOR MARCO

PLANEJAMENTO SEMANAL

COMO EU ME SINTO EM RELAÇÃO AO ASSUNTO

Capítulo 15

Fisioterapia em pe-diatria e neonatolo-gia - 87 questões

Não perca o ritmo e continue com uma média de 12 questões por dia.

7 dias Bloco I – Avaliação e tratamento

Bloco II – Doenças neurológicas da infância

Bloco III – Neonatologia

Capítulo 16

SUS e saúde coleti-va - 48 questões

Agora desacelere. Estude poucas questões de SUS por dia. Geralmente as questões sobre o SUS recebem pontuação diferenciada e possuem peso maior nas provas. Que tal uma média de 6 questões por dia?

8 dias Bloco I – SUS

Bloco II – Saúde coletiva

Page 14: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.
Page 15: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

Sumário

1. Anatomia ................................................................................................................................................................... 191. Osteologia .........................................................................................................................................................................................202. Artrologia ..........................................................................................................................................................................................223. Miologia ............................................................................................................................................................................................284. Inervação ...........................................................................................................................................................................................35

▍RESUMO PRÁTICO ........................................................................................................................................................... 38Referências .................................................................................................................................................................................................53

2. Fisiologia Humana ...................................................................................................................................................... 551. Fisiologia básica .................................................................................................................................................................................562. Fisiologia muscular ............................................................................................................................................................................573. Fisiologia respiratória.........................................................................................................................................................................604. Fisiologia cardiovascular ....................................................................................................................................................................655. Neurofisiologia ..................................................................................................................................................................................67

▍RESUMO PRÁTICO ........................................................................................................................................................... 701. Fisiologia respiratória.........................................................................................................................................................................702. Fisiologia cardiovascular ....................................................................................................................................................................713. Sistema nervoso ................................................................................................................................................................................71

Referências .................................................................................................................................................................................................72

3. Biomecânica e Cinesiologia ......................................................................................................................................... 751. Bases de cinesiologia .........................................................................................................................................................................762. Função muscular ................................................................................................................................................................................833. Função ligamentar .............................................................................................................................................................................954. Mecânica dos membros superiores.....................................................................................................................................................985. Mecânica da coluna e dos membros inferiores .................................................................................................................................1046. Análise Cinesiológica .......................................................................................................................................................................108

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 1281. O Movimento humano .....................................................................................................................................................................1282. Cinemática .......................................................................................................................................................................................1283. Cinética ............................................................................................................................................................................................1294. Força X Torque ..................................................................................................................................................................................1295. Centro de gravidade .........................................................................................................................................................................1306. Sistemas de alavancas .....................................................................................................................................................................1307. Músculos: propriedades e funções ....................................................................................................................................................1318. Ritmo escapuloumeral (REU) ...........................................................................................................................................................1329. Princípios mecânicos da coluna ........................................................................................................................................................132

10. Disco intervertebral .........................................................................................................................................................................13311. Mecânica dos membros inferiores ....................................................................................................................................................13412. Marcha humana ...............................................................................................................................................................................13613. Momentos de potência durante o ciclo da marcha ...........................................................................................................................13814. Características da marcha relacionadas à idade ................................................................................................................................138Referências ...............................................................................................................................................................................................139

4. Avaliação Fisioterapêutica ........................................................................................................................................ 1411. Avaliação dos membros superiores ..................................................................................................................................................1422. Avaliação dos membros inferiores ....................................................................................................................................................1543. Avaliação instrumentada .................................................................................................................................................................166

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 1781. Avaliação de membros superiores ....................................................................................................................................................1782. Cotovelo ...........................................................................................................................................................................................1723. Punho, mão e dedos.........................................................................................................................................................................1734. Avaliação de membros inferiores .....................................................................................................................................................1815. Quadril .............................................................................................................................................................................................1836. Joelho ..............................................................................................................................................................................................184

Page 16: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

7. Tornozelo .........................................................................................................................................................................................1858. Avaliação instrumentada .................................................................................................................................................................1879. Eletromiografia de superfície (EMG) ................................................................................................................................................187

10. Dinamometria iisocinética ...............................................................................................................................................................18711. Teste de tinetti ................................................................................................................................................................................18812. Escala de equilíbrio de berg .............................................................................................................................................................18813. Teste de timed up and go .................................................................................................................................................................18814. Teste de caminhada de 12 min ........................................................................................................................................................18915. Teste de caminhada de 6 min ..........................................................................................................................................................18916. Teste de Schober ..............................................................................................................................................................................189Referências ...............................................................................................................................................................................................189

5. Eletrotermofototerapia ............................................................................................................................................ 1911. Eletroterapia ....................................................................................................................................................................................1922. Termoterapia ...................................................................................................................................................................................2073. Fototerapia ......................................................................................................................................................................................217

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 2231. Eletroterapia ....................................................................................................................................................................................2232. Termoterapia ..................................................................................................................................................................................2253. Fototerapia ......................................................................................................................................................................................226

Referências ...............................................................................................................................................................................................229

6. Hidrocinesioterapia .................................................................................................................................................. 2311. Propriedades da água ......................................................................................................................................................................2322. Métodos de exercícios aquáticos ......................................................................................................................................................2383. Indicações e contraindicações ..........................................................................................................................................................241

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 2441. Hidroterapia ....................................................................................................................................................................................244

Referências ...............................................................................................................................................................................................247

7. Terapia Manual ........................................................................................................................................................ 2401. Métodos de mobilização e manipulação ..........................................................................................................................................2502. Indicações e contraindicações ..........................................................................................................................................................260

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 2641. Técnica de mobilização articular ......................................................................................................................................................2652. Facilitação neuromuscular proprioceptiva ........................................................................................................................................2673. Estalidos articulares ........................................................................................................................................................................267

Referências ...............................................................................................................................................................................................267

8. Órteses e Próteses .................................................................................................................................................... 2691. Órteses e próteses de segmento axial e membros superiores ...........................................................................................................2692. Órteses e próteses de membros inferiores ........................................................................................................................................2713. Geral de Órteses e Próteses ..............................................................................................................................................................275

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 2811. Órtese e prótese ...............................................................................................................................................................................281

Referências ...............................................................................................................................................................................................283

9. Fisioterapia em Uricoginecologia e Obstetrícia ........................................................................................................... 2851. Período gestacional e puerpério .......................................................................................................................................................2862. Incontinência urinária ......................................................................................................................................................................291

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 2971. Uroginecologia ................................................................................................................................................................................2972. Biofeedback .....................................................................................................................................................................................2983. Cinesioterapia .................................................................................................................................................................................2984. Obstetrícia .......................................................................................................................................................................................299

Referências ...............................................................................................................................................................................................300

10. Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia .................................................................................................................... 3011. Processo do envelhecimento ............................................................................................................................................................3022. Quedas, fraturas e imobilização .......................................................................................................................................................312

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 3181. Geriatria...........................................................................................................................................................................................318

Referências ...............................................................................................................................................................................................321

Page 17: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

11. Fisioterapia Neurofuncional ...................................................................................................................................... 3231. Sistema nervoso central ...................................................................................................................................................................3242. Sistema nervoso periférico ...............................................................................................................................................................3463. Avaliação neurológica ......................................................................................................................................................................351

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 3591. Sistema nervoso ..............................................................................................................................................................................359

Referências ...............................................................................................................................................................................................361

12. Fisioterapia Reumatológica....................................................................................................................................... 3631. Doenças reumatológicas ..................................................................................................................................................................364

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 3751. Reumatologia ..................................................................................................................................................................................375

Referências ...............................................................................................................................................................................................383

13. Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia ................................................................................................................ 3851. Avaliação e tratamento dos membros inferiores...............................................................................................................................3862. Avaliação e tratamento dos membros superiores .............................................................................................................................4003. Avaliação e tratamento da coluna vertebral .....................................................................................................................................410

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 4291. Lesões musculoesqueléticas dos membros inferiores .......................................................................................................................4292. Lesões musculoesqueléticas dos membros superiores ......................................................................................................................4353. Fisioterapia ortopédica da coluna vertebral .....................................................................................................................................442

Referências ...............................................................................................................................................................................................445

14. Fisioterapia Pneumofuncional e UTI ........................................................................................................................... 4471. Avaliação em terapia intensiva.........................................................................................................................................................4482. Doenças cardiorrespiratórias e pulmonares ......................................................................................................................................4723. Fisiologia e fisiopatologia do sistema respiratório ............................................................................................................................488

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 5001. Avaliação fisioterapêutica ...............................................................................................................................................................5002. Oxigenoterapia ................................................................................................................................................................................5023. Ventilação mecânica (VM) ...............................................................................................................................................................5034. Desmame ........................................................................................................................................................................................5045. Gasometria arterial ..........................................................................................................................................................................5056. Terapia de expansão pulmonar ........................................................................................................................................................5107. Treinamento muscular respiratório ..................................................................................................................................................511

Referências ...............................................................................................................................................................................................512

15. Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia ................................................................................................................... 415▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 563

1. Conceito e objetivos ........................................................................................................................................................................5632. Fatores que influenciam o desenvolvimento ................................................................................................................................... 5633. Marcos do desenvolvimento neuropsicomotor .................................................................................................................................566

Referências ...............................................................................................................................................................................................568

16. SUS e a Saúde Coletiva .............................................................................................................................................. 5731. Constituição federal de 1988 ............................................................................................................................................................582

▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 5961. Conceito de saúde e seus aspectos históricos e sociais .....................................................................................................................5962. O SUS: legislação estruturante .........................................................................................................................................................5693. Principais políticas, programas e estratégias: ...................................................................................................................................6034. Atenção à saúde ...............................................................................................................................................................................6075. Epidemiologia..................................................................................................................................................................................6086. Vigilância em saúde .........................................................................................................................................................................613

Referências ...............................................................................................................................................................................................612

17. Língua Portuguesa ................................................................................................................................................... 617▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 679

Referências ...............................................................................................................................................................................................700

Page 18: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

18. Matemática ............................................................................................................................................................. 701▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 742

19. Informática .............................................................................................................................................................. 753▍RESUMO PRÁTICO ......................................................................................................................................................... 793

Referências ...............................................................................................................................................................................................809

Page 19: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

Fisiologia Humana 2

Bem-vindo ao 2° capítulo.

Espero que tenha aproveitado bem o nosso o capítulo de anatomia e revisado os principais tópicos. Vamos fa-lar agora sobre fisiologia humana. Essa área costuma ser pouco recorrente em concursos com poucas questões numa prova. Mas, acredito que seja o diferencial para que as acerte, pois, muitos candidatos deixam esse assunto de lado por não colocá-lo como prioridade em seus es-tudos. Tentei, nesse capítulo, envolver questões de áreas afins como histologia, embriologia, citologia, etc. Não se esqueça de ler o resumo prático e continue registrando no roteiro de estudo a sua evolução.

Para ajudar nos seus estudos, organizei o capítulo da seguinte forma:

Bloco I- Fisiologia

• Fisiologia Básica

• Fisiologia Muscular

• Fisiologia respiratória

• Fisiologia cardiovascular

• Neurofisiologia

“Não é importante a rapidez com que se aprende, mas que se aprenda”.

Mestre dos Magos

Olavo Rebêlo de Carvalho Neto e Lucas Araújo de Almeida

Page 20: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

56 ▕ Fisiologia Humana

FISIOLOGIA BÁSICA

1 (PREFEITURA DE TELÊMACO BORBA/PR – MSCONCUR-SOS – 2016) As células de Kupffer são macrófa-

gos que recebem este nome unicamente em um órgão específico do corpo humano. Em qual órgão?

Ⓐ Fígado Ⓑ Coração Ⓒ Pulmão Ⓓ Pele Ⓔ Cérebro

GRAU DE DIFICULDADE

Alternativa A: CORRETA. Células de Kupffer são células com função fagocitária e estão presentes nos capi-lares hepáticos. Essas células compõem um sistema de defesa eficiente, qual impede que as bactérias do trato gastrointestinal migrem para a grande cir-culação.Alternativa B: INCORRETA. A circulação sistêmica cons-titui uma via para invasão de agentes invasores. As células responsáveis pela defesa do organismo e destruição desses agentes na corrente sanguínea são os monócitosAlternativa C: INCORRETA. A via respiratória pode ser uma porta de entrada para microrganismos invaso-res. Por conta disso, nas paredes dos alvéolos estão presentes os macrófagos alveolares, que promo-vem a digestão ou eliminação do invasor.Alternativa D: INCORRETA. Apesar de a pele ser o maior órgão do corpo humano e apresentar-se como bar-reira à invasão bacteriana, quando é lesionada, a pele torna-se vulnerável a esses microrganismos. Quando isso acontece, o corpo imediatamente ini-cia a cascata de inflamação e promove a migração de macrófagos para o local da lesão.Alternativa E: INCORRETA. A defesa do tecido nervoso contra agentes invasores ocorre através de células da micróglia – células especializadas do sistema nervoso central que atua como macrófago.

2 (LAGOA DA PRATA/MG – FGR – 2012) Um dos efei-tos fisiológicos decorrentes da submersão em

água aquecida entre 27ºC e 34ºC, após alguns ins-tantes da submersão, é:

Ⓐ A diminuição da capacidade vital. Ⓑ O aumento do fluxo sanguíneo periférico. Ⓒ O aumento da frequência cardíaca. Ⓓ A diminuição do volume sistólico.

GRAU DE DIFICULDADE

Alternativa A: INCORRETA. A capacidade vital é o termo usado para indicar o volume máximo de ar que um indivíduo pode expirar depois de uma expiração máxima. Essa variável respiratória não sofre in-fluência dos efeitos decorrentes da submersão em água aquecida.Alternativa B: CORRETA. A submersão em água aque-cida promove aumento na temperatura corporal; esta, por sua vez, gera a vasodilatação e diminui a resistência dos vasos sanguíneos, ocasionando o aumento do fluxo sanguíneo periférico.Alternativa C: INCORRETA. A frequência cardíaca é esta-belecida pelo nó sinoatrial. Entretanto, o nó sinoa-trial sofre influência do sistema nervoso autônomo e de hormônios, sendo estes os fatores modificado-res da frequência cardíaca.Alternativa D: INCORRETA. Volume sistólico é a fração de sangue ejetada durante cada contração do mús-culo cardíaco. Uma série de fatores pode aumentar ou diminuir o débito cardíaco, mas os principais são o volume diastólico final e alterações do impul-so nervoso simpático. A temperatura não exerce influência sobre o volume sistólico.

3 (FAFIPA – PREF. CAMPO MAGRO/PR – 2016)O nervo que, quando comprometido, perde a habilida-

de de fazer oposição do polegar é o:

Ⓐ Nervo músculocutâneo Ⓑ Nervo axilar Ⓒ Nervo ulnar Ⓓ Nervo radial Ⓔ Nervo mediano

GRAU DE DIFICULDADE

Alternativa A: INCORRETA. O nervo musculocutâneo inerva os músculos coracobraquial, bíceps e bra-quial. Não tem relação com a mão, não se relacio-nando com o caso clínico.7

Alternativa B: INCORRETA. O nervo axilar supre os mús-culos deltoide e redondo menor, não tem relação com o polegar, portanto não se correlaciona com o caso clínico.7

Alternativa C: INCORRETA. Lesões do nervo ulnar po-dem causar incapacidade de abduzir ou aduzir os dedos da mão, atrofia dos músculosinterósseos da mão, hiperextensão das articulações metacarpo-falângicas e flexão das articulações interfalângicas. Essa condição é chamada de mão em garra. Tam-bém há perda de sensibilidade no dedo mínimo.3

Page 21: s3.sanar.online · sonho de ser aprovado em um concurso público, incluímos nesta obra um roteiro de estudo para guiá-lo e alimentá-lo com as ferramentas necessárias ao aprendizado.

57▏Olavo Rebêlo de Carvalho Neto e Lucas Araújo de Almeida

Alternativa D: INCORRETA. As lesões do nervo radial cau-sam incapacidade de estender o punho e os dedos, muito conhecidos como “punho caído”. A perda de sensibilidade é mínima devido à sobreposição da inervação sensitiva dos nervos adjacentes.3

Alternativa E: CORRETA. Lesões do nervo mediano po-dem causar dormência, formigamento e dor na palma e nos dedos da mão. Também ocorre a inca-pacidade de pronação do antebraço, bem como de flexão das articulações interfalângicas proximais de todos os dedos da mão e as articulações interfalân-gicas distais do segundo e do terceiro dedos. Além disso, a flexão do punho é fraca e é acompanhada por adução. A movimentação do polegar é fraca, principalmente a oponência.3

4 (PREFEITURA DE TELÊMACO BORBA/PR – MSCONCUR-SOS – 2016) O tecido conjuntivo se apresenta de

muitas formas, as quais são caracterizadas pelos ti-pos de células que as compõem. Dentre elas, pode-mos citar os macrófagos, mastócitos, fibroblastos e adipócitos. Marque a alternativa que traz a correta definição de macrófagos:

Ⓐ contém enzimas para síntese de triglicerídeos, que são a principal reserva energética do organismo.

Ⓑ é a célula mais abundante do tecido conjunti-vo, sendo a principal célula formadora das fibras e da substância amorfa.

Ⓒ são células originadas dos monócitos, que são células do sangue. Sua principal função está rela-cionada à fagocitose e à pinocitose de elementos estranhos ao organismo e de células mortas.

Ⓓ são células globulosas, com citoplasma repleto de grânulos basófilos, contendo diversas substâncias que atuam no desencadeamento do processo inflamatório.

Ⓔ São responsáveis pela contratilidade do tecido muscular estriado.

GRAU DE DIFICULDADE

Alternativa A: INCORRETA. Os macrófagos não atuam na síntese ou degradação de triglicerídeos. Além disso, o substrato considerado a principal fonte de reserva energética do organismo animal é o glicogênio. Alternativa B: INCORRETA. Fibroblastos são as células mais abundantes do tecido conjuntivo e exercem função de sintetizar a matriz extracelular, também conhecida como substância amorfa.Alternativa C: CORRETA. Os monócitos são produzidos na medula óssea e migram para o sistema circula-tório. No tecido conjuntivo há a maturação dessas células, passando a se chamar macrófagos. A princi-

pal função celular dos macrófagos é fagocitar subs-tâncias estranhas, células lesadas ou senescentes. Alternativa D: INCORRETA. Os mastócitos são células deri-vadas de células-tronco da medula óssea e apresen-tam morfologia ovoide com citoplasma rico em grâ-nulos e apresentam em sua composição a histamina, que estimula a produção de ácido clorídrico, ambos precursores do processo inflamatório. Alternativa E: INCORRETA. A contratilidade do tecido muscular estriado ocorre devido à distribuição das miofibrilas na fibra muscular e sua inervação por um neurônio motor. Dessa forma, a capacidade de contração é uma resposta do tecido muscular ao estímulo eletroquímico.

FISIOLOGIA MUSCULAR

5 (UFMG – AOCP – 2014) Sobre a fisiologia do mús-culo, assinale a alternativa INCORRETA.

Ⓐ A força criada pela contração muscular é deno-

minada tensão muscular. Ⓑ O músculo esquelético é mais lento que o mús-

culo liso, mas pode sustentar contrações por mais tempo sem fadigar.

Ⓒ Uma contração isotônica cria uma força e move uma carga.

Ⓓ Os músculos esqueléticos são controlados por neurônios motores somáticos.

Ⓔ As fibras do músculo cardíaco são estriadas.

GRAU DE DIFICULDADE

Alternativa A: CORRETA. A contração muscular é um processo notável que permite gerar força para mo-ver ou resistir a uma carga.Alternativa B: INCORRETA. Comparado à contração em uma fibra muscular esquelética, a contração em uma fibra muscular lisa, começa mais lentamente e dura muito mais tempo. O tecido muscular liso pode, assim, sustentar o tônus de longo prazo, que é importante nas paredes dos vasos sanguíneos e dos órgãos que mantêm pressão sob os seus con-teúdos.Alternativa C: CORRETA. À medida que o músculo gera força, vai encurtando e movimentando uma carga.Alternativa D: CORRETA. Se um neurônio motor deixar de estimular um músculo, o resultado é um múscu-lo paralisado.Alternativa E: CORRETA. Possuem um único núcleo e são acoplados eletricamente por junções comuni-cantes.