sALVADoR Linda, apesar dos pesares - bancariosbahia.org.br · da PM, coronel Paulo de Tarso Alonso...

4
www.bancariosbahia.org.br bancariosbahia bancariosbahia Filiado à O BANCÁRIO O único jornal diário dos movimentos sociais no país GREVE GERAL, DIA 28 DE ABRIL Edição Diária 7180 | Salvador, quarta-feira, 29.03.2017 Presidente Augusto Vasconcelos SALVADOR Apesar de ACM Neto, da buraqueira, do transporte deficiente, da escuridão, da precariedade na educação e na saúde, além de muitos outros pesares, Salvador continua linda, sedutora. A cidade mais negra fora da África completa hoje 468 anos. Uma história de resistência e diversidade. Página 4 Linda, apesar dos pesares Salvador, sempre bela e sedutora, encanta milhões de turistas, mas também sofre a dor dos filhos excluídos

Transcript of sALVADoR Linda, apesar dos pesares - bancariosbahia.org.br · da PM, coronel Paulo de Tarso Alonso...

www.bancariosbahia.org.br bancariosbahia bancariosbahia

Filiado à

O BANCÁRIOO único jornal diário dos movimentos sociais no país

GREVE GERAL, DIA 28 DE ABRIL

Edição Diária 7180 | Salvador, quarta-feira, 29.03.2017 Presidente Augusto Vasconcelos

sALVADoR

Apesar de ACM Neto, da

buraqueira, do transporte deficiente, da escuridão, da precariedade na educação

e na saúde, além de muitos outros pesares,

Salvador continua linda, sedutora. A cidade mais negra fora da

África completa hoje 468 anos.

Uma história de resistência e

diversidade. Página 4

Linda, apesar dos pesares

Salvador, sempre bela e sedutora, encanta milhões de turistas, mas também sofre a dor dos filhos excluídos

o bancário• www.bancariosbahia.org.br Salvador, quarta-feira, 29.03.20172 sINDICATo

Na Bahia, desde o início do ano, foram 23 ataques. DemaisreDAção [email protected]

joão ubaldo

manoel porto

Fundado em 30 de outubro de 1939. Edição diária desde 1º de dezembro de 1989 Fundado em 4 de fevereiro de 1933

O BANCÁRIO

Segurança é tema dediscussão com a pm

Informativo do Sindicato dos Bancários da Bahia. editado e publicado sob a responsabilidade da diretoria da entidade - Presidente: Augusto Vasconcelos. Diretor de Imprensa e Comunicação: Adelmo Andrade.endereço: Avenida Sete de Setembro, 1.001, Mercês, Centro, Salvador-Bahia. CeP: 40.060-000 - Fone: (71) 3329-2333 - Fax: 3329-2309 - www.bancariosbahia.org.br - [email protected] responsável: rogaciano Medeiros - reg. MTe 879 DrT-BA. Chefe de reportagem: rose Lima - reg. MTe 4645 DrT-BA. repórteres: Ana Beatriz Leal - reg. MTe 4590 DrT-BA e rafael Barreto. Estagiária em jornalismo: Bárbara Aguiar e Carolina Sales. Projeto gráfico: Márcio Lima. Diagramação: André Pitombo. Impressão: Muttigraf. Tiragem: 10 mil exemplares. Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.

A CAIxA negligencia com a segurança dos empregados. O exemplo mais recente é o dos tesoureiros, remanejados para a abertura de caixa. A prática expõe ainda mais o bancário, que já trabalha em um ambien-te inseguro.

Preocupados com a segu-rança, sobretudo no interior, os presidentes do Sindicato dos Bancários da Bahia e da Federa-ção da Bahia e Sergipe, respec-tivamente Augusto Vasconcelos e Emanoel Souza, se reuniram ontem com o comandante-geral da PM, coronel Paulo de Tarso Alonso Uzeda.

Embora o número de ata-ques no Estado tenha reduzido em 2016, bancários e população têm de lidar com agências inse-

guras, muitas vezes sem equipa-mento adequado. No interior, a situação é pior e os dados mos-tram. Das 23 ocorrências regis-tradas desde o início do ano, 18 foram fora de Salvador.

Como os bancos não agem para coibir os ataques, Sindi-cato e Federação trabalham em diversas frentes. Em reu-

niões, cobram diretamente do governador Rui Costa e do se-cretário de Segurança do Esta-do, Maurício Barbosa. E não es-tão sozinhos na luta. Em abril, o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA) deve apresentar projeto de lei para regulamentar o transporte e a guarda de explosivos.

Lucro da Caixa é deR$ 4,1 bios EmpREGADos da Caixa têm mais um motivo para co-brar do banco respeito e va-lorização. Ontem, a empresa divulgou o balanço financei-ro de 2016. O lucro líquido chegou a R$ 4,1 bilhões, mes-mo com o cenário econômico ruim no país.

Os números mostram que há solidez na instituição fi-nanceira, ainda que o resul-tado tenha caído 43% ante 2015. O que comprova a total incoerência das últimas me-didas tomadas pela direção da empresa, como a reestru-turação que reduz o quadro, descomissiona, extingue fun-ções e diminui os salários. Se a Caixa continua lucrando, não há motivos para o suca-teamento.

Também está na hora de a empresa falar sobre o paga-mento da segunda parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O prazo ter-mina sexta-feira e até agora, nada. Muito descaso.

Debate com o BradescoEsTABELECER canal direto com os bancos para solucio-nar questões e atender melhor as demandas dos funcionários. Essa é uma das prioridades do Sindicato dos Bancários da Bahia. Em reunião com o ge-rente regional do Bradesco, Silvio Vieira de Melo, ontem, foram debatidos diversos as-suntos de interesse dos empre-gados e clientes.

Questões como assédio mo-ral, problemas na estrutura físi-ca das agências, no atendimento e as metas estiveram em pauta. O presidente do SBBA, Augus-

to Vasconcelos, apontou proble-mas nas unidades.

Silvio Vieira é responsável por 30 agências em Salvador, in-cluindo diversas de grande porte, como as unidades da Barra, On-dina, Comércio, Graça e Centro.

ImAGEm Do DIA

Sindicato e Federação debatem segurança com o comando geral da PM

em Pilão Arcado, imagens da pior seca dos últimos 100 anos na Bahia

reunião com dirigentes do Bradesco

o bancáriowww.bancariosbahia.org.br • Salvador, quarta-feira, 29.03.2017 3BRAsIL

Sexta-feira tem passeata, a partir das 9h, partindo do Campo da PólvoraroSe LIMA [email protected]

manoel porto

Uma sexta-feira de protestos

o GoVERNo Temer está acabando com todos os direitos do cidadão. Muita gente pode ainda não estar por dentro, mas vai sentir em breve, caso não reaja imediata-mente. As ruas do país devem ser tomadas. Sexta-feira é dia.

Em Salvador, tem passeata com saída às 9h do Campo da Pólvora até o Forte do Bar-balho. A manifestação, que faz parte do Dia Nacional de Mobilização, é uma prévia para a greve geral, em 28 de abril.

Todos devem participar, afinal são os di-reitos do trabalhador que estão em jogo. O governo precisa pagar a conta do golpe. As empresas estão cobrando. Mas quem paga é o cidadão que acorda cedo todos os dias para pegar no batente.

A terceirização irrestrita já foi aprova-da pela Câmara Federal. Para quem não sabe, a prática reduz os salários, aumen-ta a jornada de trabalho, acaba com di-reitos, férias, 13º salário e enfraquece as

categorias. Vem aí ainda as reformas da Previdência

e trabalhista. As propostas devem ser apre-ciadas em breve. Temer quer a aprovação ainda no primeiro semestre.

Terceirização facilita cabide de empregoA LIBERAção da terceirização na ativida-de-fim das empresas traz grandes prejuízos para o país. Um, é o possível retorno do chamado nepotismo, especialmente no ser-viço público. Isso porque a prática facilita a retomada do “apadrinhamento político” e a corrupção por trás dos contratos de tercei-rização.

A manobra é ilegal, segundo o artigo 37 da Constituição Federal. O MPT (Ministé-rio Público do Trabalho) explica que o item

garante que “a investidura em cargo ou em-prego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de pro-vas e títulos”.

Ou seja, pela Carta Magna brasileira, os concursos públicos devem ser manti-dos. Mas, no Brasil atual, não há respeito à Constituição Federal. Os exemplos são muitos, a começar pelo impeachment ile-gal da presidenta eleita democraticamente Dilma Rousseff.

Juízes são contraA mEDIDA inconstitucional aprovada na Câmara Federal, que libera a terceirização geral no Brasil, é condenada pelos mais diversos especialistas. A Anamatra (Asso-ciação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), que representa cerca de 4 mil juízes trabalhistas, afirma que a terceiriza-ção colide diretamente com o artigo 1° da Constituição Federal, que diz respeito à ci-dadania, à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho.

Hoje são cerca de 12 milhões de traba-lhadores terceirizados e 35 milhões contra-tados diretamente. A cada 10 acidentes, 8 acontecem nos empregos terceiros. Os ter-ceirizados ainda trabalham 3 horas a mais do que os efetivos e ganham 25% a menos. Daqui para frente, salve-se quem puder.

em todo o país, crescem os protestos populares contra o governo Temer e as reformas neoliberais

Governo Temer prima pela inconstitucionalidade

Com a terceirização, trabalhadores perdem nos salários e em muitos outros direitos. Só prejuízos

o bancário• www.bancariosbahia.org.br Salvador, quarta-feira, 29.03.20174

sAQUE

sALVADoR

Cidade completa 468 anos com problemasreDAção [email protected]

Maquiagem esconde realidade

FALso Durante os últimos anos, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), surfou na onda ultraconservadora e atacou com virulência as forças progressistas, usando sempre os vazamen-tos seletivos da Lava Jato. Pousava de paladino da moralidade. Pois bem, agora a casa caiu. Está incluído entre os que receberam dinheiro da Odebrecht e se calou diante das acusações. A direita é viciada em se esconder atrás do falso moralismo. Mas, sempre acaba desmascarada.

INDECÊNCIA A denúncia de que o delegado da Polícia Federal, Igor Romário de Paula, apesar da proibição, permitiu a filmagem da condução coercitiva de Lula, em março do ano passado, confirma o uso das instituições no Brasil para atender interesses eleitorais de grupos políticos. As imagens foram exibidas para atores globais apoiadores do golpe, na sede da pró-pria PF, e uma cópia entregue à revista Veja. Indecência.

ToLICE Somente ignorância ou má fé para defender a independência da Polícia Federal. O órgão, constitucionalmente, faz parte dos aparelhos de repressão do Estado e não há, do ponto de vista legal, como ser independente. Nem na pior das ditaduras. Pura tolice.

sAFADAGEm O fato serve para dar uma dimensão exata dos princípios éticos do partido. Inconformado com a derrota nas urnas em 2014, a quarta consecutiva, o PSDB entrou com ação para caçar a chapa Dilma-Temer. Pois bem, agora que o golpe foi concretizado e os tucanos contemplados com cargos no governo, a legenda propõe punir a presidenta deposta e inocentar o presidente em exercício, sem apresentar nenhum argumento lógico. Coube ao senador Aécio Neves (MG) cumprir o ridículo papel junto ao TSE.

HIsTÓRIA As palestras da presidenta deposta Dilma Rousseff sobre democracia na Europa foram o maior sucesso. Em Genebra e Lisboa os ingressos acabaram em 20 minutos. Agora ela segue para três das maiores universidades dos Estados Unidos e do Mundo: Harvard, Colum-bia e Princeton. Já Michel Temer foi vaiado e chamado de golpista em Portugal e nos EUA. A história não perdoa.

ABUso Como comprova a física, a toda ação corresponde uma reação de igual ou maior in-tensidade. Duas inaceitáveis agressões ao Estado de direito, ocorridas em apenas uma semana – a operação Carne Fraca e o sequestro do blogueiro Eduardo Guimarães – colocaram na ordem do dia a votação do projeto sobre abuso de autoridade. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado garante votar a matéria até antes da Semana Santa. A sociedade está assustada com tanta arbitrariedade.

sALVADoR, a capital mais ne-gra do mundo fora do continen-te africano, parece mais aquela personagem do teatro de ilusão, cuja maquiagem, em excesso, começa a escorrer e revelar a verdadeira face.Ao completar 468 anos, Salva-dor expõe o agravamento das tensões sociais que a torna ex-

cludente, racista, desigual. Nas propagandas do prefeito ACM Neto (DEM), tudo está às mil maravilhas. Muita espeta-cularização com obras de facha-da. A cidade dos mega eventos, grandes shows e da maquiagem perfeita, sem buracos e sem de-feitos só existe para a grande mídia local.A realidade é bem diferente. A grande maioria da população carece de atendimento básico nas mais diversas áreas. Triste.

Os inúmeros problemas da cidade são colocados para baixo do tapete e muita gente não vê. É o caso do transporte público, coleta de lixo, saúde e educação. Sem falar no asfalto “sonrisal”.

Nesse caso, é só chover que toda a maquiagem vai embora e os buracos e incongruências sal-

Mais Médicoscorre riscosCom o governo Temer, os programas sociais, essenciais para reduzir as desigualdades e melhorar a vida de milhões de brasileiros, estão sendo li-quidados, literalmente. No Mais Médicos, por exemplo, mais da metade dos 1.302 pro-fissionais estão sem salário desde fevereiro.

O programa atende morado-res de mais de 600 localidades. Os pequenos municípios, antes sem assistência, passaram a re-ceber atenção básica voltada à saúde. Perder o apoio significa abandonar milhares de famílias à própria sorte.

Temer ainda quer substituir mais 4 mil médicos cubanos que hoje trabalham no progra-ma, mesmo contra a vontade popular, que é só elogios aos profissionais.

tam aos olhos.Salvador carece de um trata-

mento melhor. Merece amor.

As encostas ameaçam a vida de milhares de pessoas, em toda a cidade

MANIFESTAÇÃO HOJE, 9h, NA PIEDADE

joão ubaldo