Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas...

10
Parabéns Santo Antônio do Jardim 135 ANOS CianoMagentaAmareloPreto Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº 369 - R$ 2,00 www.jornalaconteceonline.com.br ACONTECE 15 anos Parabéns Santo Antônio do Jardim 135 ANOS Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Tríplice Aniversário de Santo Antônio do Jardim Página 2 Página 3 Campeonatos no América tem mais duas emocionantes rodadas com show de gols

Transcript of Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas...

Page 1: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Parabéns

Santo Antônio do Jardim

135 ANOS

CianoMagentaAmareloPreto

Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº 369 - R$ 2,00

www.jornalaconteceonline.com.br

ACONTECE15anos

Parabéns

Santo Antônio do Jardim

135 ANOS

Câmara realiza Sessão Solene emcomemoração ao Tríplice Aniversário

de Santo Antônio do Jardim Página 2 Página 3

Campeonatos no América temmais duas emocionantes rodadas

com show de gols

Page 2: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Diretores: Maycon Martelli e Mônica Martelli

Editor Chefe: Maycon Martelli(19) 99727-7000 | [email protected]

Jornalista Responsável: Vinícius Vitor Alvarenga - MTB - 33.923

Produção gráfica/Impressão: MGBA Artes Grá[email protected]

Reportagens e Fotos: Ana Daniela Cussolim Martelli,Helen Martelli, Luiz Fernando Oliveira da Silva,

Maycon Martelli, Mônica Monferdini de Oliveira CussolimMartelli e Vinícius Vitor Alvarenga

Departamento Comercial: Fátima Martelli (19) 99717-5778

Desde 12 de fevereiro de 2001Fundadores: Narciso Batista Neto e Teresa Honorio Batista

ACONTECE é uma publicação de Jornal O Jardinense LtdaRedação: Rua Vereador Antônio Augusto Pezotti, 72A

Santo Antônio do Jardim • São PauloCEP: 13995-000 • Telefone: (19) 3654-1576 • (19) 99631-1877CNPJ: 04.302.426/0001-50 • Inscr. Estadual: 628.008.251.116

e-mail: [email protected]/JornalAconteceJardim

twitter.com/jornal_acontecewww.jornalaconteceonline.com.br

Produzido e editado por

[email protected]© Copyright 2007 - MK2P. Todos os direitos reservados

Este jornal não se responsabiliza pelos artigos assinados por nossos colaboradores, poisestes podem expressar apenas suas opiniões pessoais. Os produtos e serviços veiculados em

anúncios publicitários são de inteira responsabilidade dos respectivos anunciantes.

Página 2 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 COMUNIDADE / POLÍTICA

Circulação: Santo Antônio do Jardim, Espírito Santo do Pinhal,Andradas/MG, São João da Boa Vista e Águas da Prata

No último dia 21, segunda-feira, aconteceu a 4ª SessãoOrdinária da 15ª Legislatura.

Entre os documentos doExecutivo, constou Decreto doPrefeito Municipal, instituindoo Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia24, quinta-feira, em razão daSemana Santa. Também foiapresentado o Projeto de Leisobre a concessão de novocartão benefício aos servido-res públicos do município deSanto Antônio do Jardim.

Foi lida e aprovada a atada 3ª Sessão Ordinária, reali-zada em 7 de março.

O Presidente da CâmaraJosé Aristides Dos Santos en-caminhou ofício à PrefeituraMunicipal, com Indicaçõesaprovadas na 3ª Sessão Ordi-nária, bem como Autógrafo nº04/2016, o qual “Altera a LeiMunicipal nº 2.082, de 31 demarço de 2015, e dá outrasprovidências”.

O Vereador ReginaldoAparecido Compri encami-nhou ofício ao Governador doEstado de São Paulo, GeraldoAlckmin e ao Secretário deAgricultura e AbastecimentoArnaldo Jardim, solicitandoque inclua o município de San-to Antônio do Jardim no “Pro-grama Melhor Caminho” paraa execução de obras de recu-peração de estradas rurais.

A Vereadora Maria deLourdes Orsoli indicou aoPrefeito Municipal, que sejafeito o rebaixamento da cal-çada em frente à Escola Mu-nicipal de Ensino Infantil“Professora Magdalena Du-arte Teixeira Ormastroni”, noBairro Primavera. Explicou

Câmara aprova novo Cartão Alimentação dos Servidores4ª Sessão Ordinária e Sessão Extraordinária abordam diversos assuntos de interesse da população

que a escola recebe alunosbem pequenos, e que algunssão levados em carrinhos e orebaixamento facilitaria a des-cida e subida na calçada daescola. Também indicou aoPrefeito Municipal, que sejaprovidenciada a sinalizaçãocom placas e faixas no localde parada dos ônibus escola-res em frente a EMEB “Go-vernador Mário Covas”, nomesmo bairro, pois as pessoasestacionam seus automóveisdificultando o trabalho dosmotoristas de ônibus escolares.

Foi anunciado o recebimen-to, pela Câmara Municipal, deuma denúncia, via arquivo devídeo em pendrive, referente aoPrefeito Municipal de SantoAntônio do Jardim, pedindoprovidências. Todos os verea-dores receberam cópias e fo-ram convidados, pelo Presiden-te da Câmara José Aristidesdos Santos, para uma reuniãoprivativa, ao final da Sessão,para abordar o assunto.

Em atendimento a pedidodo vereador Luiz Alberto Tan-gerino, a Polícia Militar de San-to Antônio do Jardim, encami-nhou as estatísticas de ocorrên-cias, referente ao 4º trimestredos anos de 2014 e 2015.

Não havendo nenhum do-cumento a ser apreciado naOrdem do Dia, passou-se àsExplicações Pessoais.

O vereador ReginaldoAparecido Compri se pronun-ciou explicando sobre a Ses-são Extraordinária - posterior-mente realizada na quarta-fei-ra, dia 24 - para resolver aquestão do cartão dos servi-dores; falou também sobre o“Projeto Melhor Caminho”,

que será uma conquista para omunicípio, pois melhorará mui-to nossas estradas rurais; men-cionou as obras do Clube Mu-nicipal, dizendo “que as obrasjá estão bem avançadas, e logoos munícipes poderão usufruirdeste patrimônio, bem como anova unidade de saúde”.

A vereadora Gabriela Ba-tista Sueitt falou sobre o Par-que Industrial, dizendo que“em reunião, soube que asobras estão prestes a iniciar,para que as empresas quequeiram fazer o uso desta áreapossam se instalar”; tambémem reunião “soube que o atra-so de se resolver de uma veza questão do cartão benefíciodos servidores públicos não foiculpa da prefeitura, mas logologo isso vai se resolver”; tam-bém elogiou “o pedido de in-clusão do nosso município” no“Projeto Melhor Caminho” efinalizou “dando os Parabénsao Município de Santo Antô-nio do Jardim pelos 135 anos”.

Por fim, o vereador Joa-quim Teixeira se pronuncioupara “desde então dar seuvoto favorável à questão docartão benefício, dizendo sera favor de todas as melhori-as aos funcionários públi-cos”; também “gostaria desaber sobre as verbas quedisseram que o município con-quistou para recapeamentosasfálticos e para aquisição dotrator, pois dizem que veio,mas ainda não vemos nada”.

No encerramento, o Pre-sidente da Câmara JoséAristides dos Santos agra-deceu a presença de todos,convocando os vereadores econvidando público e popu-lação em geral para a pró-xima Sessão Ordinária, nodia 4 de abril, às 20 horas.Aristides enfatizou o convi-te para a Sessão Solene, queserá realiza na próxima se-gunda-feira, dia 28, às 20horas, quando será comemo-rado tríplice aniversário dacidade de Santo Antônio doJardim: 200 anos da entradado primeiro povoador; 135anos da Fundação; e 100anos da Criação do DistritoAdministrativo, aproveitoupara convidar toda populaçãojardinense.

CONVITE

A Câmara Municipal, através do Presidente José Aristides dos Santos edemais vereadores, convida toda a população para a Sessão Solene co-memorativa ao tríplice aniversário da cidade de Santo Antônio do Jardim:200 anos da entrada do primeiro povoador (1816); 135 anos da Funda-ção (1881); e 100 anos da Criação do Distrito Administrativo (1916).

ProgramaçãoData: 28 de Março de 2016Horário: 20 horasLocal: Plenário “Prefeito Walter Peres Ferreira” e Auditório “Vereador JoséFuliaro”, nesta cidade, à Rua Namén Elias nº 74, Centro.

Santo Antônio do Jardim, Março de 2016.

José Aristides dos SantosPresidente da Câmara

Page 3: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Página 3 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 ESPORTES

Por [email protected]

No último dia 12, sábado,em sequência do Campeona-to Livre de Associados - TaçaAmérica 2016, aconteceramdois jogos: no primeiro, comgol de Tukson Biajoli, aos 38’do segundo tempo, o placarfechou em Perú 1 x 0 Uru-guai. No segundo, a Argenti-na goleou a Colômbia. Tiboiabriu o placar, para a Colôm-bia, aos 3’ do primeiro tempo.Nivaldo Cassiano empatou,aos 20’. Pedro Simionato vi-rou o jogo, aos 30’, ampliou aos34’ e 38’. No segundo tempo,Tiaguinho descontou, aos 9’.Marcelo Fuminho, da Argen-tina, ampliou aos 31’. Cecconfechou o placar, aos 37’: Ar-

Campeonatos no América seguem com goleadas

gentina 6 x 2 Colômbia.No dia 19, o Paraguai go-

leou o Equador. No primeirotempo, Tadeu Biasoto abriu oplacar, para o Paraguai, aos 3’e ampliou aos 7’. Jair Júniordescontou, aos 12’. Zé Ricar-do ampliou, aos 16’, Léo Mi-sael, aos 18’, e André Siton,aos 20’. No segundo tempo,Leka, aos 18’, fez o segundogol do Equador. Luis Couto, doParaguai, marcou, aos 20’, la-crando. Placar final: Paraguai6 x 2 Equador.

Na segunda partida, oChile copiou o Paraguai egoleou a Bolívia. Beto Me-deiros fez 3 gols, Júlio Limafez 2 e Neves Junior marcou1. Toninho Luiz e PC mar-caram para a Bolívia. Pla-car: Chile 6 x 2 Bolívia.

CampeonatoCinquentão 2016 - Troféu“Paulo Roberto Ferrari”

No último dia 13, domingo,jogaram Zuza Material deConstrução e Ric Confec-ções. Amarildo de Andradasabriu o placar, para o Zuza,aos 11’ do segundo tempo.Lazinho Arruda empatou, aos20’, definindo o placar: ZuzaMaterial de Construção 1 x 1Ric Confecções.

No dia 20, jogaram Casados Parafusos e Pinhal Veí-culos. Escurinho abriu o pla-car, para a Casa dos Parafu-sos, aos 6’ do primeiro tem-po. Beto Fermino empatou,aos 11’. No segundo tempo,Toninho Luiz marcou, para aCasa dos Parafusos, aos 17’e aos 22’. Kita diminuiu, aos

34’, mas não evitou a vitóriada Casa dos Parafusos. Pla-car: Casa dos Parafusos 3 x2 Pinhal Veículos.

Neste domingo de Páscoanão haverá jogo, o campeonatotem sequência no próximodomingo, dia 03 de abril, às 10horas, quando jogam ZuzaMaterial de Construção xEvandro Centro Automotivo.No dia 10 de abril, às 10 ho-ras, jogam Muito Mais x Pi-nhal Veículos.

Campeonato Sessentão2016 - “Troféu JoãoBertholdo Sobrinho”Em sua estreia, no último

dia 13, Skinão Motos goleou oBarroca Lanches. Peva fez 3gols e Buia fez 2. Gato fez ogol de honra para o Barroca.Placar: Skinão Motos 5 x 1Barroca Lanches.

No dia 20 foi a vez do Jar-d i n e n s e / S u p e r m e r c a d oUnião aplicar uma goleadano Selegato Auto Peças.Pedro José abriu o placar,para o Supermercado, aos21’ do primeiro tempo, comuma bela cobrança de falta.No segundo tempo, Alcidesampliou no primeiro minuto,Acácio, aos 10’, Mané Mara-dona, aos 23’, e Alcides, aos26’, fechando o placar: Jardi-nense/Supermercado União 5

x 0 Selegato Auto Peças.Neste domingo de Páscoa

não haverá rodada. Os próxi-mos jogos acontecem na se-guinte programação: dia 03 de

abril - 08h15 - Mercado Ro-que Gomes x Skinão Motos -e dia 10 de abril - 08h15 - F3Chico Multimarcas x Selega-to Auto Peças.

Supermercado União F3 Multimarcas

Page 4: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Página 4 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 SAÚDE / PUBLICAÇÕES

*Distribuição: Acontece Comunicação e Notícias http://bit.ly/xaIZYq

R. José Justino de Oliveira, 140

Santo Antônio do Jardim - SP

Fone/Fax: (19) 3654-1610 / 3654-1535

www.wilsonfr.com.br

Wilson FrancischiniCRC-SP - 1SP 103.719/0-0

SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXO(NOTAS) DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIM - SP

Comarca de Espírito Santo do Pinhal - SP

Edital de Proclamas Nº 1.532Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram documentos exigi-dos pelo artigo 1.525, incisos I, III e IV, do Código Civil Brasileiro, os preten-dentes: GUSTAVO JOSÉ MASSONI e ELOISA NUNES CARVALHO.Ele é brasileiro, solteiro, de profissão: gerente, natural de Espírito San-to do Pinhal/SP, nascido aos 20 de setembro de 1987, residente edomiciliado nesta cidade, na Rua Rita Maria de Jesus Nº 17, Centro;filho de João Tonietti Massoni e de Clarice Carretero Massoni.Ela é brasileira, solteira, de profissão: balconista, natural de EspíritoSanto do Pinhal/SP, nascida aos 02 de maio de 1988, residente e domici-liada nesta cidade, na Rua Professor Adão Luiz Delsin Nº 160, ParqueNovo Jardim; filha de Sebastião Carvalho e de Antonia Nunes Carvalho.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.Lavro o presente para ser afixado neste Serviço e publicado pelaImprensa local.

Santo Antônio do Jardim, 17 de março de 2016.

Beatriz Magalhães FigueiróEscrevente Substituta

SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXO(NOTAS) DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIM - SP

Comarca de Espírito Santo do Pinhal - SP

Edital de Proclamas nº 1.533Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram documentos exi-gidos pelo artigo 1.525, do Código Civil Brasileiro, os pretendentes:RICARDO ALEXANDRE MUNHOZ e ANA PAULA GESSONE.Ele é brasileiro, solteiro, de profissão: vendedor, natural de EspíritoSanto do Pinhal/SP, nascido aos 21 de março de 1977, residente edomiciliado nesta cidade, na Rua dos Jasmins, Jardim Primavera; filhode Osvaldo Turgante Munhoz e Maria Aparecida Teixeira Munhoz.Ela é brasileira, solteira, de profissão: compradora, natural de Andra-das/MG, nascida aos 12 de maio de 1986, residente e domiciliada emAndradas/MG, na Rua Maria de Almeida Ribeiro, Jardim Mantiqueira;filha de Mario Gessone Filho e de Neiva Maria Rotello Gessone.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei.Lavro o presente para ser afixado neste Serviço e publicado pelaImprensa local. Edital de Proclamas recebido do Serviço de RegistroCivil de Andradas/MG.

Santo Antônio do Jardim, 22 de março de 2016.

Beatriz Magalhães FigueiróEscrevente Substituta

SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DA SEDE - COMARCA DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL ESTADO DE SÃO PAULO

Bel. ANA MARGARIDA COELHO NOVAES TEIXEIRA

Oficial

Bel. DORIVAL RANUCCI JUNIOR

Escrevente

EDITAL DE PROCLAMAS: PRETENDEM CASAR-SE AS SEGUINTES PESSOAS. SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,MANIFESTE-O NO CARTÓRIO LOCAL, ONDE ESTÃO AFIXADOS OS SEGUINTES EDITAIS:

NOME MAGDIEL WILLIAN CIPRIANO NOME JESSICA CAROLINA DE PAULANATURAL DESTE DISTRITO NATURAL DESTE DISTRITONASCIMENTO 14/11/1987 NASCIMENTO 17/02/1995

PAI CARLOS ALBERTO DE PAULAMÃE ELIANA CRISTINA CIPRIANO MÃE MARIA HELENA DOS SANTOS DE PAULAESTADO CIVIL SOLTEIRO ESTADO CIVIL SOLTEIRAPROFISSÃO METALÚRGICO PROFISSÃO BALCONISTARESIDÊNCIA RUA RENATO COSTA BONFIM, 45, JARDIM SANTA CECÍLIA RESIDÊNCIA RUA LÁZARO FAGUNDES MICHEL, 130, JD. MONTE ALEGRE

NOME PLINIO MARCELO FLORENCE FERNANDES NOME THAÍS HELENA VERGUEIRO COSTANATURAL DESTE DISTRITO NATURAL DESTE DISTRITONASCIMENTO 20/07/1952 NASCIMENTO 03/01/1970PAI CÉLIO PORTO FERNANDES PAI ADALBERTO COSTAMÃE WILMA IMACULADA FLORENCE FERNANDES MÃE MARIA HELENA VERGUEIRO COSTAESTADO CIVIL DIVORCIADO ESTADO CIVIL DIVORCIADAPROFISSÃO EMPRESÁRIO PROFISSÃO ARQUITETA E URBANISTARESIDÊNCIA FAZENDA SANTA ÁGUEDA, RODOVIA SP 342, KM 194,5, BAIRRO MOTA PAES RESIDÊNCIA FAZENDA SANTA ÁGUEDA, RODOVIA SP 342, KM 194,5, BAIRRO MOTA PAES

COMUNICADO A POPULAÇÃO

A Câmara Municipal tem como propósito levar ao conhecimento dapopulação Jardinense, todos os trabalhos desenvolvidos duranteas reuniões e Sessões Ordinárias, procurando assim, levar a to-dos a mais ampla transparência na elaboração e votação das LeisMunicipais, além de mostrar a todos a função deste Legislativo, oqual é poder-dever na fiscalização do Executivo; visando sempremanter o acesso e integração da população com os trabalhosrealizados pelos Vereadores, para a postagem das atividadessemanais do Legislativo Jardinense, desenvolvemos o site:www.cmstojardim.sp.gov.br entre em contato com os Verea-dores através do endereço eletrônico: [email protected] [email protected] a todos que a Câmara Municipal faz divulgação dasSessões Ordinárias pela Rádio Ativa FM 106,3 de Santo Antôniodo Jardim. Convida a todos para a 04ª Sessão Ordinária de2016 no dia 21 de Março de 2016 às 20 horas, no Prédio daCâmara Municipal.

Santo Antônio do Jardim, Março de 2016.

COMUNICADO A POPULAÇÃOA Câmara Municipal de Santo Antônio do Jardim recebeu no dia 19 deFevereiro de 2016, as contas do Poder Executivo Municipal refe-rente ao ano de 2013, as quais receberam PARECER FAVORÁVEL doEgrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.Portanto, as referidas contas se encontram a disposição dos interes-sados na Secretaria da Câmara.Informa ainda que, assim que marcada a Audiência Pública para apre-ciação e julgamento das referidas contas, será divulgado para quetodos possam comparecer.

Santo Antônio do Jardim, 19 de Fevereiro de 2016.

Extrato de ContratoObjeto: Prestação de Serviços de inspeção, regulagem, e manutençãode um elevador de passageiro.Contratado: Maria de Paula Ortolan Ales - MEContratante: Câmara Municipal de Santo Antônio do Jardim.Valor do Contrato: R$ 3.090,00 (três mil e noventa reais).Período do Contrato: 15/03/2016 à 15/09/2016.

Santo Antônio do Jardim, 15 de Março de 2016.

José Aristides dos SantosPresidente da Câmara

Page 5: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Página 5 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 VARIEDADES

www.aceti.com.br

Page 6: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Página 6 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 VARIEDADES

PALAVRAS CRUZADAS

CULINÁRIA

HORIZONTAL1. (?) Daniels, ator de Pleasantville -

A Vida em Preto e Branco;3. Contém na água da piscina;

6. Artrópodes que pertencem à classe dos aracnídeos;9. Órgão antidrogas dos EUA;

11. Mudança voluntária de País;13. Apêndices de xícaras;14. Melindrado, ofendido;

17. Ralar;19. Órgão da ONU para a saúde (sigla);

20. Prender com nó;21. Fazer feliz, tornar próspero;

23. E-(?), correio eletrônico;

RESPOSTAS DA EDIÇÃO ANTERIOR

INGREDIENTES350 gramas de bacalhau desfiado e dessalgado

350 gramas de batata cozida220 ml de creme de leite

1 dente de alho1/2 cebola

1 colher (chá) de caldo de galinha1 cálice de vinho branco

2 colheres (sopa) de molho de tomateSalsinha a gosto

MODO DE PREPAROPrimeiro, cozinhe as batatas e faça um purê deixando algunspedaços e reserve. Coloque em uma panela o alho e a cebolapicadinhos e o caldo de galinha. Refogue o bacalhau já desfia-do e dessalgado. Acrescente o vinho branco, o molho de toma-te e a salsinha e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minu-tos. Depois, coloque o purê de batatas e o creme de leite emexa até que fique homogêneo. Para finalizar, acomode emuma travessa e leve ao forno pré-aquecido para dourar.Dica: Sirva com arroz branco e salada de folhas verdes.

* Gentileza do restaurante Claudius Grill, para você surpreender amigos e

familiares, com esta receita que é um dos destaques no cardápio do renomado

restaurante localizado em Perdizes, capital paulista - http://bit.ly/1VNNp0q

Bacalhau com NatasFoto:Divulgação/Claudius Grill

HUMOR

Questão de higieneO garçom fala ao freguês:- O prato da casa hoje é

língua ao molho madeira.- Não, língua não! - ex-

clama o sujeito - Tenho nojo

de qualquer coisa que saida boca de um animal.

E o garçom, calmamentesugere:

- Então, que tal uma omelete?

VERTICAL1. Judoca;

2. Quem tem bastante idade;4. Cão de pelagem branca com manchas negras;

5. Relativo à Galáxia;7. Feminino de maestro;

8. Cada uma das partes da escada;10. Feitios;

12. Forma do anel;15. Continente de origem do surfe;

16. Eliminada nas cirurgias pela anestesia;17. Museu paulista;

18. Ave da família Falconidae, conhecidapor se alimentar de serpentes;

21. Amigo em Francês;22. Também não;

Page 7: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Especial 135 anos deSanto Antônio do Jardim

Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016

Page 8: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Associação Casa da Memória de Santo Antônio do Jardim. http://bit.ly/MemoriaJardim

Página 2 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 ESPECIAL 135 ANOS

Dois Séculos de Povoação

"Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer,

no presente e no futuro, os mesmos erros do passado. Emília Viotti da Costa

Era o ano de 1816.Quando Pedro Manoel do-

brou a serra e vislumbrou oenorme vale com vegetaçãomesclada de campos e flores-tas, certamente sentiu que fi-zera a escolha correta do lu-gar que se estabeleceria.

À frente de uma numero-sa comitiva, composta pelafamília, agregados e escravosele trazia em definitivo para osertão do jaguari todos seusbens e a esperança de tornar-se um fazendeiro de sucesso.

Ele já conhecia o vale deoutras viagens. A primeiradelas há alguns anos com o paique viera fazer um tratamen-to de saúde em uma fonte deáguas quentes que ficava ani-nhada entre as serras nãomuito longe daqui.

Algumas semanas antestambém aqui estivera trazen-do escravos e ferramentaspara escolher o local que iriase arranchar inicialmente.

Missa na primeira capela de Santo Antônio do Jardim, antes de 1927

Agora seria preciso es-tabelecer a área sob seudomínio.

Começou demarcandosuas fronteiras a leste, poronde entrara no vale, na atu-al Gramínea.

O rio Jaguari Mirim aocentro do vale lhe deu um li-mite, sua propriedade iria atéali pelo norte.

Pelo lado sul um ramal demontanhas que posterior-mente teria nome Serra doBebedouro determinava,pelo serrote, seus domínios.

Ao poente ele estendeusuas posses até encontraro Morro Azul, pois a partirdali certamente já haviaoutros posseiros.

Muitos anos depois, aose proceder a divisão judi-cial destas terras pôde sever o tamanho: 2.878 alquei-res, ou seja, aproximada-mente sete mil hectares.

O local escolhido para o

primeiro arranchamento foi àsmargens de um ribeirão tribu-tário do Jaguari Mirim que foibatizado por Santa Bárbara. Aenorme posse passou a cha-mar-se “Fazenda Santa Bar-bara do Jaguari Mirim”.

Homem cru de fronteira,filho do comandante da guar-da de Ouro Fino, Pedro Ma-

noel não era, entretanto, des-provido de conhecimento.

Sabia ler e escrever e che-gou a se tornar autoridade local.

Sargento de ordenanças,juiz de paz por Mogi Guaçu eleregeu sua propriedade porquarenta anos.

Quando vendeu as últi-mas partes de seu domínio e

retirou-se para a então Fre-guesia de Espírito Santo doPinhal, já estava viúvo hámuitos anos e com idade per-to dos oitenta.

Pedro Manoel não tinha,com certeza, a menor ideiaque após este tempo a regiãoestaria densamente habitada,muitos seus descendentes.

Você que está lendo esteartigo seria descendentedeste homem?

Para saber procure a As-sociação Casa da Memóriade Santo Antônio do Jardim.Lá procuraremos traçar suadescendência e identificarse você é oriundo dos pri-meiros povoadores de San-to Antônio do Jardim.

Nestes duzentos anosmuitas gerações se passa-ram, o vale do jaguari não émais sertão, algumas cida-des nele se formaram, aagricultura mudou, o pro-gresso chegou trazendo comele muitos problemas.

Para um futuro promissoré preciso refletir sobre os er-ros do passado e trilhar umcaminho sustentável neste fe-cundo vale de esperanças.

AssociaçãoCasa da Memória

Márcio Lattarini

Na fazenda Santa Bárbara do Jaguari Mirim,Foi no ano de 1881 que tudo começou.

Pra criar o município de Santo Antônio do Jardim,Rita Maria de Jesus dez alqueires comprou e doou.

Nada nessa vida vem fácil assim de uma vez,Foi na fé e na bondade que tudo aconteceu,

Com trabalho e amizade a cidade se fez.Os imigrantes plantaram seus sonhos e aqui floresceu.

Admirada por sua terra fértil e pela calmaria,Onde quem procura a paz certamente ira encontrar.

Somos gratos pelo gesto nobre de Rita Maria,Que não apenas doou terras, mas sim nosso lar.

Aconchegante e próspera deu chance para os migrantes,Que vieram de todo o Brasil

(Minas, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraná).E ao chegar nessa terra tiveram sensações semelhantes,

De que lugar melhor nesse país prase viver com certeza não há.

Maicon Heric

POEMA

Conheça outros textos do autor acessando seu Perfil noPortal Recanto das Letras - http://bit.ly/JesKKv

135 anos de SantoAntônio do Jardim

A cidade de Santo An-tônio do Jardim não surgiudo nada.

Ao contrário do que somostentados a imaginar antes denos debruçarmos sobre suahistória, ela não saltou subita-mente para a existência.

Pessoas excepcionalmen-te dedicadas a este chão vi-veram antes de nós. Eles der-ramaram incessantementeseu suor para que desfrutás-semos, hoje, os benefícios doseu trabalho.

Pouco depois da doaçãode Rita Maria de Jesus, qua-

Cem anos do Distrito de Paz de Santo Antônio do Jardimse nada existia aqui, com aexceção de uma densa mataque vegetava os dez alqueires.

Entretanto, logo após a cri-ação da capela a Santo Antô-nio, no ano de 1895, as pesso-as começaram a chegar. Estamovimentação trouxe consigoa exigência de uma melhorestruturação do novo arraial.

Para atender a esta neces-sidade, no dia 15 de setembrode 1908, foi criado, pelas auto-ridades de Espírito Santo Pinhal,o Distrito Policial. Neste mo-mento, foi estabelecido o perí-metro que ficaria sob a jurisdi-

ção do subdelegado do Jardim.O Coronel Estevão Elpídio

Romão foi o primeiro a ocu-par este cargo.

A subdelegacia precisavade um escrivão para que asordens, avisos e registros deocorrência feitos por Estevãose tornassem públicos. A fun-ção foi preenchida por Satur-nino Galvão de França.

Esta melhora organizacio-nal foi indispensável para ocrescimento da população doJardim, pois doravante, as pes-soas se sentiam mais seguraspara habitarem o arraial.

Sete anos depois, o povo-ado já estava mais robusto.Muitos imigrantes agora fazi-am parte de sua composição.Principalmente os italianos.

Foi criado pelo então pre-sidente do Estado de São Pau-lo, Francisco de Paula Rodri-gues, no dia 8 de novembro de1915, o Distrito de Paz de San-to Antônio do Jardim, sob a leiestadual de número 1.473.

O início das atividadesdistritais se deu em 04 demarço de 1916. O primeirojuiz de paz foi Virgilio Dio-nísio Ferreira. Foram desig-nados seus substitutos Ho-rácio de Souza Leite e JoãoCasimiro Teixeira.

Iniciou-se também as ati-vidades cartoriais. João Bap-tista de Oliveira foi nomeadoprimeiro cartorário do Distri-to do Jardim. A casa onde hojeestá o cartório foi construídapor ele em 1927.

Em seguida, no mesmomês de março de 1916, acon-teceu a criação e a instalaçãoda subprefeitura do Jardim. Oprimeiro subprefeito foi tam-bém Virgílio Dionísio Ferreira.

No presente ano de2016, comemoramos o ani-versário de cem anos dacriação do distrito.

A trajetória percorrida atéos dias de hoje foi árdua.

Muita perseverança ededicação foram emprega-das em nossa cidade pelas

pessoas que viveram aquiantes de nós.

Por isso, devíamos olharpara o passado em uma atitu-de de veneração e reconhe-

Rita Maria de Jesus her-dara do pai uma enorme fa-zenda chamada “Fazenda Ve-lha do Óleo” que começavano atual Bairro do Óleo e vi-nha até a cachoeira do Para-douro.

Casada com Manoel DiogoGonçalves, que ampliou suaspropriedades, tinha um único fi-lho Antônio Manoel Diogo.

Com a morte do marido,Rita Maria resolveu se desfa-zer de parte de suas terras evendeu para a família Junquei-ra Vilela a Fazenda Paraíso.

Ao fazer a venda, Rita ten-tou preservar um local para doarà igreja em nome do seu santode devoção, Santo Antônio.

Porem, os compradoresnão concordaram em ceder

Uma Jovem de 135 Anosesta área em anexo para talfim e sugeriram que ela, comdinheiro recebido por essepedaço, encontrasse outro lu-gar para realizar sua vontade.

Se tivessem concordado coma pretensão de Rita, nossa cida-de estaria localizada na estradaque ligava São Sebastião do Ja-guari e São João da Boa Vista.E, talvez tivesse como nome San-to Antônio do Paraíso.

Com a recusa, Rita tratoude encontrar outro local pararealizar sua vontade.

Achou, na chamada Fa-zenda do Jardim um pedaçode dez alqueires em uma coli-na cortada pela estrada queligava São Sebastião do Jagua-ri e Espírito Santo do Pinhal.

No dia 26 de março de

1881 comprou e doou a áreaa Santo Antônio, em escriturapública no cartório de EspíritoSanto do Pinhal.

Duas testemunhas presen-ciaram o ato: Fulgencio Joséda Silveira e José Jacinto Xa-vier.

Hoje, 135 anos após, San-to Antônio do Jardim esta pe-quena, linda e agradável cida-de homenageia sua progenito-ra que venceu enormes bar-reiras para concretizar seusonho maior: formar uma po-voação.

Parabéns Santo Antônio doJardim!

AssociaçãoCasa da Memória

Márcio Lattarini

cer o trabalho de nossos an-tepassados.

Associação Casa da MemóriaDiego Carleti

Page 9: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Página 3 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 ESPECIAL 135 ANOS

Page 10: Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016, Ano 16, nº ... · o Ponto Facultativo nas repar-tições públicas no próximo dia 24, quinta-feira, em razão da Semana Santa. Também

Página 4 | Santo Antônio do Jardim, 26 de março de 2016 ESPECIAL 135 ANOS