Segredos 9 e 10 queixem e falar mal uns dos outros

21
NÃO SE QUEIXEM UNS DOS OUTROS NÃO MURMUREIS Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. (Tiago 5:9 )

Transcript of Segredos 9 e 10 queixem e falar mal uns dos outros

NÃO SE QUEIXEM UNS DOS OUTROS

NÃO MURMUREIS

Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. (Tiago 5:9)

SIGNIFICADO DE QUEIXA

Queixar-se é o mesmo que expressar em conversa reservada (escondida) da pessoa criticada através do descontentamento, impaciência ou desagrado por ela.

A palavra grega que traduz queixar-se significa gemer, ou seja, murmurar .. sussurrar, manifestando dor e lamento por algo que lhe ofende

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

(Ler Gênesis 3:9-13)

NÃO SE QUEIXEM UNS DOS OUTROS

PRINCIPAIS QUEIXAS ENTRE CASAIS

Os principais assuntos de queixas e que frequentemente são geradores de tensão são sexo, dinheiro, filhos e, claro, a família alargada (sogras, filhos de outros casamentos e etc).

Algumas dessas queixas:

• Ele(a) não me compreende – Problemas de comunicação , na verdade de ligação, ou seja, de compromisso e confiança acabam gerando queixasbaseadas na desconfiança, no ciúme e intolerância.

• Ele não é um pai presente - Algumas mulheres sentem-se sós, desamparadas e porque não dizer desligadas aos maridos. Mas nem tudo é o que parece , algumas vezes o marido ou pai ausente pode ser o resultadode um homem que simplesmente desistiu de tentar ser pai, de desistiu de ser criticado e ouvido.

• As vezes sinto que estou tão cansado(a) com minha sogra (outros parentes) Para muitos, as relações com os pais são sagradas e mais importante que o próprio casamento . O medo de magoar a opinião dos pais impedem de fortalecer a relação amorosa. Muitos temem de fazer escolhas a dois e tudoperguntam aos pais agradando assim a gregos e troianos.

PRINCIPAIS QUEIXAS ENTRE CASAIS

NÃO SE QUEIXEM UNS DOS OUTROS

Quando a Escritura diz para nao nos queixarmos uns dos outros elaquer dizer as seguintes coisas:

1. Os cristãos devem reconhecer que Deus usa essas situaçõesdifíceis e penosas para desenvolver neles fé, paciência e umaesperança mais firme (Tg 1:2-3)

2. Os cristãos nas conversas com terceiros, não devem acusar osirmãos de ter causado ou intensificado as situações difíceis quese encontram, julgando as motivações e ações dos seus irmãos, mas lidar com as dificuldades , glorificando a Deus e entregando a “culpa” ao justo Juíz (Tg 1:19; 4:12;5:10-11)

3. Quando o cristão sofrer por qualquer motivo, mesmo que o outro tenha causado, não deve queixar-se e resmungar, mas orare confiar para o Senhor agir em seu auxílio(Tg 5:13;Fp 4:6-7)

4. Ainda que pense ter bastante motivo de queixa, o cristão naodeve gemer as suas mágoas aos outros (Pv 17:9). Ele tem apenasduas opções bíblicas: suportar e perdoar ao irmão (Cl 3:13), ouadvertir aconselhá-lo (1 Ts 5:14; Rm 15:14)

NÃO SE QUEIXEM UNS DOS OUTROS

NÃO SE QUEIXEM UNS DOS OUTROS

PARA REFLEXÃO 1. Será que muitas vezes essa canção de “sofrência” dos queixumes dos casais não sãona verdade vitimismos e autocomiseraçao(costumes comportamentais) já arraigados.

2. Não seria a queixa ou a murmuração aosoutros uma traição moral, um desvio de carátere um ato de covardia ? (desconhecimento da culpa e s/ direito ao contraditório)(Ler Numeros 21: 4-5)

3. Será que a queixa e a murmuração é o melhorcaminho para se resolver conflitos as claras ? (Mateus 18:15-16)

NÃO FALEM MAL UNS DOS OUTROS

MALEDICÊNCIA (1 PE 2:1) CALÚNIA (2 COR 12:20)

Irmãos, não faleis mal uns dos

outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. (Tiago 4:11)

• Esse falar mal não está relacionadoa crítica construtiva, mas a que fere a autoestima de qualquer um, como evidencia uma das maiores fragilidades que uma relação pode ter que é o desprezo pelo cônjuge.

• A maledicência envolve o diminuir, rebaixar, difamar e se deter nosdefeitos dos outros.

• SIGNIFICADO É dizer palavras que tornem o outro desacreditado, desonrado, menosprezado ou desprezadoquanto ao caráter e ações.

O QUE É FALAR MAL UNS DOS OUTROS ?

NÃO FALEM MAL UNS DOS OUTROS

Falar mal dos outros é pecado . Vocë sabe que a pessoa que casounao é perfeita. Você sabia disso quando casou

Por isso falar mal, ou seja, maldizera outros especial a seu conjuge, além de transgredir a palavra de Deus mostra evidentemente que o amor, o respeito e a cumplicidade se tornaram fora dos limites para um dos conjuge ou de ambos.

É fundamental que qualquer pessoa que valorize a sua relação amorosa (casamento/ união de fato/ namoro) reconheça que há limites para as manifestações públicas de desagrado.

Uma coisa é assumir que qualquer pessoa pode ter momentos em que “salta a tampa”; outra, bem diferente, é ignorar os riscos que decorrem da crítica e do desprezo regulares. Estes são verdadeiros venenos para uma relação afetiva.

NÃO FALEM MAL UNS DOS OUTROS

É verdade que há momentos em que os erros da pessoa amada são mais sérios, mais aflitivos ou mais estressantes. E também é verdade que há momentos em que nos sentimos menos capazes de condescender, de valorizar aquilo que ele/a tem de bom.

Mas isso não pode equivaler a permitir que a frustração ou o desagrado se transformem em rotinas de hipercrítica e desprezo.

NÃO FALEM MAL UNS DOS OUTROS

O MANDAMENTO DE NÃO FALARMOS MAL UNS DOS OUTROS TEM PELO MENOS AS SEGUINTES IMPLICAÇÕES:

• Se eu falar mal de alguém, estou afirmando que sou melhor do que ele. É prova de que desobedeci a outro mandamento recíproco: o de não julgaro irmãos.

• Quem fala mal de outro cristão está desprezando o Pai que criou esseirmãos a sua própria semelhança e o redimiu de acordo com um gloriosopropósito (Tiago 3:9;Romanos 8:28-29)

• Ainda que um cristão venha a cometer algum erro ou pecado, o seu irmãonão deve falar em detrimento dele. A sua responsabilidade é de ensinar, encorajar ou aconselhar o irmão.

• A nossa cultura de programas de rádio e tv são dedicados a maledicência, e muitos cristãos aceitam esse tipo de procedimento. Nós como cristãosprecisamos ter cuidado com a maneira que vimos, que agimos ou falamos. Especialmente com relação aos filhos do Pai celestial.

NÃO FALEM MAL UNS DOS OUTROS

Grande parte daquilo que falamos de outro indivíduo , refere-se a algo e desorganizado e estranho em nós mesmos .

Veja se você não está sendo “responsável” de alguma maneira em fazer algo peloincômodo que lhe esta sendo causado pelooutro.

Veja se a inveja não se encontra presenteem sua conversa . Cuidado para não estarsomente maldizendo porque as vezes no fundo o outro conquistou algo que vocêsempre se achou merecedor.

CUIDADO !!!

Pessoas críticas e que sobrevivemde falar mal dos outros possuem

pouca força de ação .

Em vez de gestar tempo falandomal dos outros , procure melhorara sua vida como pessoa e comecea transformar a partir disso.

NÃO FALEM MAL UNS DOS OUTROS

Considerado muitas vezes , pecadinho sem muitaimportância, a maledicência é algo tão nocivo e prejudiciais tanto para a comunhão de irmãos comode casais.

Não importa se o mal que falamos do irmào ouconjuge procede corresponde a verdade ou não, importa que a palavra de Deus proíbe de faze-lo

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFLEXÃO PESSOAL !!!

Quando alguém faz fofoca a respeito de alguém , qual suareação ?

Você quer que isso pare e se apagueimediatamente ou que se espalherapidamente ?

Você não acha egoísmo ter umamedida para mim e outra para o meu irmão ?

Que maneira esquisita de amar, assim como Cristo me amou !

Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,1 Pedro 2:1

Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; (2 Coríntios 12:20)

RECOMENDAÇÕES