Setembro-Dezembro de 2013 CO OPERATIvO · OCB/SESCOOP-GO no evento, que também contou com a...

12
Jornal do Sistema OCB/SESCOOP-GO www.goiascooperativo.coop.br gOIás COOPERATIvO Ano VIII | 47 | Setembro-Dezembro de 2013 6 e 7 e cooperativista 6º Encontro Goiano de Mulheres Cooperativistas discutiu a importância da mulher no desenvolvimento das cooperativas INTERCOOPERAÇÃO Nasce a Cooperativa Agropecuária Central Rede de Abastecimento. 10 Universo feminino

Transcript of Setembro-Dezembro de 2013 CO OPERATIvO · OCB/SESCOOP-GO no evento, que também contou com a...

Jornal do Sistema OCB/SESCOOP-GOwww. g o i a s c o o p e r a t i v o . c o o p . b r

gOIásCOOPERATIvO

Ano VI I I | 47 | Setembro-Dezembro de 2013

6 e 7e cooperativista 6º Encontro Goiano de MulheresCooperativistas discutiu aimportância da mulher nodesenvolvimento dascooperativas

INTERCOOPERAÇÃO Nasce a Cooperativa Agropecuária Central Rede de Abastecimento. 10

Universo feminino

2. gOIás COOPERATIvO | Setembro / Dezembro de 2013

“Nós sabemos há muito dar

às mulheres o valorque elas merecem

porque ocooperativismo é ummodelo de trabalho

que respeita aigualdade de

gêneros.”

A elas o valor que elas merecem“Dizem que a mulher é sexo frágil/ mas que mentira absurda”,

canta há tempos o “tremendão” Erasmo Carlos numa bela ode àfigura feminina. Nós, cooperativistas, já sabemos há muito dar aelas o valor que elas merecem porque o cooperativismo é umasociedade que prima pela igualdade de direitos e deveres. É,portanto, uma sociedade que respeita a igualdade de gêneros.

Essas e outras questões do universo feminino e sua importânciapara o cooperativismo pautaram mais uma vez o 6º Encontro deMulheres Cooperativistas, que realizamos com sucesso este ano emCaldas Novas. Temos certeza de que as participantes saíram de lámelhores pessoas, melhores mães, esposas, amigas, irmãs e,principalmente, melhores cooperativistas.

É esse espírito de luta e busca constante por formação quetrabalhamos sempre para implementar ao longo deste ano.Foram várias atividades, encontros, seminários, palestras e cursos

em que fomentamos valores humanos das nossas cooperativas. Formar gente que é,enfim, motivo maior da existência do próprio cooperativismo.

É com esse espírito que iniciamos também uma campanha natalina queesperamos tornar frequente em nosso calendário e também no das nossascooperativas. Doar brinquedos a crianças carentes é uma tarefa simples e barata, masde grande significado para todos, para quem dá e quem recebe. Agradecemos a todosque abraçaram essa primeira edição da campanha “Cooperativa Amiga da Criança” eesperamos contar com mais braços a partir do ano que vem.

Aproveitamos o ensejo para desejar a todos um feliz Natal e um Ano Novo cheiode saúde, paz, alegria e muitas realizações cooperativistas. De nossa parte, renovamoso compromisso de ser a força aglutinadora, representativa e propulsora dodesenvolvimento do cooperativismo em nosso estado.

Boa leitura e saudações cooperativistas

HAROLDO MAX DE SOUSA

Presidente do Sistema

OCB/SESCOOP-GO

Presidente da Comissão de DireitoCooperativo da OAB-GO visita OCB-GOO presidente da Comissão de Direito Cooperativo daOAB-GO, Léo Dias da Silva, esteve reunido com opresidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, HaroldoMax de Sousa. Silva apresentou a Max de Sousa umplano de trabalho da comissão da OAB-GO, criadarecentemente, para aprimorar o entendimento jurídicodo cooperativismo junto às próprias cooperativas eórgãos públicos, como a Junta Comercial do Estado deGoiás (Juceg). A reunião foi acompanhada por AlvidoBecker e Jefferson Becker, que são assessores jurídicosda OCB-GO e também integram a nova Comissão deDireito Cooperativo da OAB-GO.

Confira mais imagens e curta nossapágina www.facebook.com/OCBGOVisitas ao Sistema OCB/SESCOOP-GOCAsA ABERTA

MENsAgEM DO CONsELHO

.3Setembro / Dezembro de 2013 | gOIás COOPERATIvO

A partir de um trabalho social àfrente do Instituto Ana Carol, elavem se destacando também no meiocooperativista da capital. Liderandoa Cooperativa de Bordadeiras e deProdução Artesanal do CerradoGoiano (Bordana), Celma Grace temajudado não só a resgatar edignificar o trabalho das artesãs dobordado, como também a melhorara vida das cooperadas. Naentrevista a seguir, Celma fala dotrabalho da Bordana e diz que ameta é seguir adiante.

Bordado comdignidade einclusão social A Bordana completou cinco anos em2013. Quais os fatos mais marcantespara as cooperadas e quais são asnovas metas da cooperativa?Desde sua constituição, a Bordanaconseguiu ocupar um espaço importanteno mercado, mantendo sua credibilidadee aumentando sua visibilidade. Além deconquistar esse espaço, aumentamossubstancialmente a demanda por nossosprodutos. Hoje, com 28 cooperadas,estamos capacitando diversos grupos debordadeiras para atendermos a essaprocura. Estamos criando em Goiâniavários núcleos de capacitação, com aulasministradas pelas cooperadas. No setorBarra Vento formamos um grupo de 11pessoas. No setor São Judas Tadeu jáconcluímos o treinamento e agora temoscinco profissionais aptas a trabalharnessa área, sendo que três delas estãoprestando serviços para a Bordana eassim vai, temos vários outros núcleosparticipando desse trabalho. Isso refleteo nosso DNA social, pois nosso primeiroobjetivo é proporcionar inclusão social.O resultado econômico surge comoconsequência. Por isso, nossa principalmeta no momento é manter essetrabalho de capacitação e expandi-lo parabeneficiarmos o maior número possívelde pessoas, independente de idade, etambém disseminarmos essa técnica debordado artesanal, que já estava ficandoesquecida.

Como a cooperativa tem mudado arealidade econômica dascooperadas? Como isso pode ser

Entrevista | CELMA gRACE | Presidente da Bordana

do lançamento da coleção devestuário com o desfile realizado noshopping Bougainville?Tivemos um aumento deaproximadamente 20% a 30% nofaturamento depois do desfile. Issotambém porque iniciamos a venda denossos produtos na Feira do Cerrado eestamos fazendo uma exposição dealgumas peças em uma loja na VilaCultural (área anexa ao Teatro Goiânia),onde devemos começar a comercializar osprodutos em dezembro. Mas nossaprincipal conquista com o evento foram asparcerias que nos ajudaram a realizá-lo e osnovos parceiros que conquistamos depoisdo desfile. Foi algo que também aumentoumuito a visibilidade de nossa marca e queainda deverá abrir novas portas no futuro.

exemplificado?Recentemente quatro cooperadas fizeramum passeio turístico em uma excursão econseguiram isso com o dinheiro quepouparam a partir do trabalho feito naBordana. Uma delas conheceu o mar nessaviagem. Também ouvimos diariamentevários depoimentos de cooperadas. Desdeaquela que consegue pagar a mensalidadena academia, até a que está feliz e com aautoestima mais elevada porque nãodepende mais do filho ou do marido parapagar suas contas. Presenciamos todos osdias transformações nas vidas dessasmulheres, que estão mais empoderadas ese sentem mais felizes por terem umafonte de renda.

A Bordana já está colhendo os frutos

Celma Grace (de vermelho) entre as cooperadas da Bordana: transformando vidas.

4. gOIás COOPERATIvO | Setembro / Dezembro de 2013

“ Este símbolo chega no momento em que o cooperativismomundial clama por uma identidade única. Acreditamosque qualquer pessoa ao redor do mundo reconhecerá ocooperativismo quando vir essa logomarca

DAME PAuLINE gREEN, durante lançamento da nova logomarca da ACI na ConferênciaMundial do Cooperativismo, realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, em novembro

EXPREssÃO DE FORÇA

gIRO COOPERATIvO

Um em cada quatro deputados federais éassociado a pelo menos uma cooperativa. Essa éuma das constatações da pesquisa realizada peloSistema OCB, em agosto, no Congresso Nacional,para medir o nível de conhecimento docooperativismo por parte dos parlamentaresbrasileiros (deputados federais e senadores). Apesquisa foi apresentada no “Fórum deRepresentação Política do Sistema OCB”, queintegra o “Programa Nacional deDesenvolvimento de Líderes e Executivos”. Osnúmeros foram apresentados aos presidentes deunidades estaduais, superintendentes, gestores edemais analistas do Sistema OCB pela gerente deRelações Institucionais, Fabíola Nader; e porMarcelo Pimentel e Leonardo Barreto, doInstituto FSB, que reali zou a pesquisa. O estudoouviu 223 deputados federais e 25 senadores, dototal de 594 parlamentares no CongressoNacional (513 deputados + 81 senadores). Arepresentatividade do cooperativismo nas duascasas legislativas é de 23% do total de deputados esenadores. Esse percentual é maior do que aporcentagem de cadeiras do maior partido daCâmara (17,1%) e superior também àporcentagem de cooperados na populaçãobrasileira (5,5%). Do total de parlamentares, 90%possuem imagem positiva do cooperativismo. Demaneira geral, os deputados entrevistadosassociam a palavra “cooperativismo” a união,associativismo, solidariedade e cooperação.

Pesquisa da OCB mede conhecimento do cooperativismo por parlamentares

A partir de janeiro de 2014, os beneficiários de planos de saúdeindividuais e coletivos terão direito a mais 87 procedimentos, incluindo37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentestipos de câncer e 50 novos exames, consultas e cirurgias. A medida éresultado de consulta pública realizada pela Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS) e beneficia cerca de 42,5 milhões de consumidorescom planos de saúde de assistência médica e outros 18,7 milhõesconsumidores com planos exclusivamente odontológicos. Do total deconsumidores de planos de saúde no Brasil, cerca de 25% estávinculado a cooperativas médicas. A principal novidade no rol deprocedimentos da agência é a inclusão de tratamento para o câncer emcasa, com medicamentos via oral. Serão ofertados medicamentos parao tratamento de tumores de gr ande prevalência entre a população,como estômago, fígado, intestino, rim, testículo, mama, útero e ovário.O novo rol também contempla o cuidado integral à saúde e otratamento multidisciplinar ao prever na cobertura obrigatóriaconsulta com fisioterapeuta, além de ampliar o número de consultas esessões de seis para 12 com profissionais de especialidades comofonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

ANS amplia rol de procedimentos para planos de saúde

A Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões-Dentistas de Goiânia(Uniodonto Goiânia) lançou uma campanha comemorativa ao seuaniversário de 30 anos, celebrado em 29 de novembro. Com oconceito “Sorrir é Fácil”, a campanha foi iniciada na página dacooperativa no Facebook, mas contemplou várias mídias, com umbreve filme para TV e cinema, e publicação em outdoor, busdoor,internet e jornais impressos. Além disso, a cooperativa lançou a açãointerativa “O Sorriso Lá de Casa”, convidando os internautas aenviarem fotografias de crianças sorrindo para serem divulgadas emjornal local. Foram selecionadas as mais votadas pelo público naprópria página da cooperativa no Facebook.

Uniodonto Goiânia lança campanhainterativa para comemorar 30 anos

Novo logotipo da ACI

.5Setembro / Dezembro de 2013 | gOIás COOPERATIvO

PARTICIPE!Dirigente cooperativista, este espaço é seu! Envie notícias desua cooperativa para o email [email protected]

LEgIsLAÇÃO & REguLAÇÃO

As entidades do setor produtivo deGoiás deram um passo importante naconstrução de um modelo sólido degarantia de crédito ao médio, pequeno emicro empresário de diversos setores doestado, incluindo cooperativas. Comparticipação da OCB-GO, foi constituída nodia 18 de novembro em Goiânia aSociedade de Garantia de Crédito de Goiás(GARANTIGOIÁS). A sociedade reúne dezentidades classistas do empresariadogoiano e iniciará suas atividades com umfundo inicial de R$ 6 milhões, sendo R$ 3milhões aportados pelo Sebrae-GO eoutros R$ 3 milhões pelo governo doEstado. O objetivo é ajudar o segmentoempresarial que mais tem dificuldade deconseguir crédito em função das altas taxasde juros e garantias exigidas pe lasinstituições financeiras. Entre outrosserviços de assessoria na busca ao crédito, aGARANTIGOIÁS poderá ser uma espéciede fiadora do empresário tomador de

Entidades Empresariais criam a GARANTIGOIÁS,Sociedade de Garantia de Crédito de Goiás

A Secretaria do Meio Ambiente edos Recursos Hídricos (Semarh) e oMinistério do Meio Ambientelançaram no dia 23 de outubro, emGoiânia, a “Plataforma Offline” doSistema de Cadastro Ambiental Rural(SiCAR), que permite cadastrar econtrolar as informações dos imóveisrurais fora do ambiente da internet.Com ela, o produtor rural poderáinserir os dados necessários noformato exigido, sem a necessidade deconexão com a internet. O analista deCooperativismo, Advaldo Alves,representou o SistemaOCB/SESCOOP-GO no evento, que

também contou com a presença dogovernador Marconi Perillo, dosecretário de Estado do MeioAmbiente, Leonardo Vilela, além derepresentantes do Ministério do MeioAmbiente, autoridades do Incra ,sindicatos rurais, Emater, Faeg e outrasentidades do setor agropecuário deGoiás. Criado pelo novo CódigoFlorestal Brasileiro (Lei nº12.651/2012), o Cadastro AmbientalRural (CAR) é um registro eletrônico,obrigatório para todos os imóveisrurais. Ele tem por finalidade integraras informações ambientais referentes àsituação das Áreas de Preservação

Permanente (APP), das áreas deReserva Legal, das florestas e dosremanescentes de vegetação nativa,das Áreas de Uso Restrito e das áreasconsolidadas das propriedades eposses rurais do país. Goiás foi oprimeiro estado do país a ter o CódigoFlorestal Estadual adaptado ao CódigoBrasileiro; e também é pioneiro narealização do SiCAR. A Semarh jácapacitou mais de 1400 técnicos paratrabalhar com a ferramenta, inclusiverepresentantes de cooperativasgoianas. O “CAR Offline” é o primeirodos três módulos do novo processoeletrônico de registro de imóveis rurais.

Cadastro Ambiental Rural já está disponível aos produtores goianos

crédito a ela associado. Além da OCB-GO,integram a sociedade o Sebrae-GO, Acieg,Faeg, Fieg, Facieg, Fecomércio, FCDL,CDL, AJE e o governo do Estado, pormeio da Segplan, SIC e agênciaGoiásFomento. Na presidência doConselho de Administração daGARANTIGOIÁS foi eleito Rafael Lousa,representante da Acieg, entidade quesediará a sociedade. O conselhoadministrativo (sete integrantes titulares)e fiscal (três integrantes titulares) têmmandatos de três anos. O presidente doSistema OCB/SESCOOP-GO, HaroldoMax de Sousa, falou da importância dacriação da sociedade para odesenvolvimento econômico e social doestado. “Essa sociedade é uma grande everdadeira parceria. As diferentesentidades entendem que os desafios docrescimento e da dificuldade de fomento aesse crescimento são de todos , e nãoapenas de um segmento empresarial.

Somando esforços é que conseguiremosimprimir um ritmo constante e eficaz parao desenvolvimento de nossos negócios, denossas comunidades e do nosso estado”,comentou Max de Sousa. O grupoexecutivo eleito trabalhará agora paraelaborar o regimento interno da sociedadee buscar sua transformação em Oscip(Organização da Sociedade Civil deInteresse Público).

+ GARANTIAS Assembleia de constituição daGARANTIGOIÁS no Sebrae-GO

Na inscrição, participantes foram convidadasa doar materiais esportivos ao Cooperjovem,o programa educacional do SESCOOP/GO

Encontro reuniu150 participantesde várias regiõesdo estado

Foram momentos deformação, reflexão, troca deexperiências e muitaconfraternização. Cerca de 150mulheres de diversascooperativas e regiões de Goiásparticiparam do 6º Encontro deMulheres Cooperativistas evoltaram para casa com acerteza de que elas sãofundamentais nodesenvolvimento de suascooperativas. O encontro foirealizado nos dias 3 e 4 deoutubro, no hotel TaiyoThermas, em Caldas Novas.

Na abertura do evento, opresidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, HaroldoMax de Sousa, ressaltou a importância da mulher para ocooperativismo e o valor delas no aprofundamento davisão sistêmica do setor. “Cooperativa é uma família eninguém melhor do que vocês para entender bem esseconceito. Assim como na família de vocês, que namaioria dos casos são geridas por vocês mesmas, ascooperativas formam um sistema embasado em fortesvalores humanos”, discursou Haroldo Max na abertura

6. gOIás COOPERATIvO | Setembro / Dezembro de 2013

do evento, abordando também o aniversário de 57 anosda OCB-GO comemorado na semana do evento (dia 2 deoutubro).

O encontro para as mulheres é um dos principaiseventos de promoção social do Sistema OCB/SESCOOP-GO e é voltado exclusivamente para cooperadas, esposas efilhas de cooperados e colaboradoras das cooperativasgoianas. O objetivo é discutir e despertar continuamentenas próprias mulheres a reflexão e tomada de consciência

ESPECIALMENTEMULHER palestra de Patrícia dos Santos

MAGIA DACRIATIVIDADE tema Marcelo Sattin

FORÇA DA MULHERHaroldo Max de Sousa, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO,ressaltou a importância da mulher para o cooperativismo

MULHERES 8 OU 80 tema de Branca Barão

.7Setembro / Dezembro de 2013 | gOIás COOPERATIvO

Eu FuI!

gALERIA DE IMAgENs

Confira a opinião de algumas participantes

sobre a importância delas no desenvolvimento dosnegócios das cooperativas.

A superintendente do Sistema, Valéria Mendes da Silva,chamou atenção no evento para a discussão sobre aigualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres queavança na sociedade, e que deve fazer parte também dosassuntos tratados pelas cooperativas. “O cooperativismoprima pela valorização da ação coletiva, um conjuntoformado por homens e mulheres com pesos iguais nasdecisões da sociedade cooperativa. É uma conquista históricaque só tende a se aprimorar e corrigir vícios que vêm deoutras naturezas”, destacou. O encontro contou ainda com aparticipação do vice-presidente do Sistema, Vanderval JoséRibeiro, e dos conselheiros Joaquim Guilherme, Pedro Jaimede Araújo Caldas e Astrogildo Gonçalves Peix oto.

A primeira palestra, com a instrutora PatríciaNascimento dos Santos, abordou o tema motivacional“Especialmente Mulher”. Na sequência Marcelo Teles Sattinfalou sobre "A Magia da Criatividade". Encerrando aprogramação, a palestrante Branca Barão abordou de formabem humorada o tema "Mulheres 8 ou 80". Durante oencontro foram arrecadados cerca de 450 materiaisesportivos (bola, peteca, jogos etc) que foram doados àsescolas participantes do Cooperjovem, o programaeducacional realizado pelo SESCOOP/GO com apoio dascooperativas.

“As palestras foram muitodivertidas. Os palestrantesusaram vários recursospara chamar a atenção,inclusive mágica, acheitudo maravilhoso”

ROSENÉLIA THEISS DA SILVA, da Bordana

“Achei o evento muitoanimado. Fiquei muito felizem participar. Esse foi oprimeiro encontro demulheres cooperativistasque eu participo”

GERCILENE ELIAS FERREIRA,da Complem.

INTEGRAÇÃO O SESCOOP/GOproporcionou umambiente agradável parao pleno desenvolvimentodas atividades e maiorintegração dasparticipantes

8. gOIás COOPERATIvO | Setembro / Dezembro de 2013

Um encontro de dirigentes dascooperativas que compõem aCooperativa Agropecuária Central Redede Abastecimento iniciou o planejamentoestratégico da central. A reunião foirealizada na sede do SistemaOCB/SESCOOP-GO, em Goiânia, nosdias 25 e 26 de novembro, e contou com aparticipação de dois consultores, queapresentaram uma pesquisa apontandoos pontos fortes e os primeiros desafiosque a cooperativa central terá queenfrentar.

A Cooperativa Agropecuária CentralRede de Abastecimento foi constituídaem assembleia realizada em 12 denovembro, na sede da OCB Nacional, emBrasília. As nove cooperativas de Goiás eMinas Gerais que integram a constituiçãoda nova central cooperativista são aCoapil, de Piracanjuba (GO), Coapro, deOrizona (GO), Comiva, de Mineiros(GO), Coopersil, de Silvânia (GO),Coopertril, de São Francisco (MG),

O Sistema OCB/SESCOOP-GO realizou pelaprimeira vez neste ano umaação beneficente quepretende incluir nocalendário do cooperati -vismo de Goiás. Com otema “Cooperativa Amigada Criança - Coopere com aAlegria de uma Criançaneste Natal”, o objetivo dacampanha é praticar mais o sétimoprincípio cooperativista, o dapreocupação com a comunidade. Acampanha visa ainda mostrar à

Começa planejamento estratégico da CooperativaAgropecuária Central Rede de Abastecimento

Campanha “Cooperativa Amiga da Criança”

INTEgRAÇÃO COOPERATIvIsTA

No encontro, dirigentesconheceram pesquisa queaponta pontos fortes edesafios da central

Agroverde, de Campina Verde (MG),Caarg, de Lavras (MG), Coopas, de SantaRita de Caldas (MG) e Corples, deSerrania (MG). De acordo com oexecutivo da central, Danilo MacariniUmbelino dos Santos, a meta é conseguira adesão de pelo menos mais 20cooperativas até meados de 2014. Aassembleia de constituição contou com aparticipação dos presidentes MárcioLopes de Freitas (Sistema OCB Nacional),Haroldo Max (Sistema OCB-GO),Ronaldo Scucato (Sistema Ocemg) eRoberto Marazzi (Sistema OCDF).

Segundo o presidente do SistemaOCB/SESCOOP-GO, Haroldo Max deSousa, que liderou o processo, aconstituição da central tem por finalidadeser braço econômico que possa alavancaros negócios das cooperativas associadas.“Nossas cooperativas terão nessa centralum forte agente de mercado, uma vez queela vai comprar com mais qualidade, commelhores condições para as cooperativas.Será inicialmente uma grande central decompras, mas vai muito além disso,abarcando também, em breve, nossa redede lojas agropecuárias e prestação deserviços em diversas áreas”, afirmou Maxde Sousa.

Detalhando um pouco mais o perfilda nova central, Max de Sousa citoualguns dos serviços que serão prestadosàs cooperativas filiadas, como assessoriana área de marketing, gerenciamento derisco em commodities, orientação para ascapacitações necessárias ao quadro depessoal e promoção da intercooperação.

Ao final do encontro, ficou acertadanova reunião do Conselho deAdministração da Rede para os dias 9 e10 de dezembro. Esse próximo encontrocontará com participações derepresentantes do Sebrae-GO e doSenar-GO.

INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA Reunião na OCB-GO contou com aspresenças de dirigentes das cooperativasque compõem a Cooperativa AgropecuáriaCentral Rede de Abastecimento

sociedade a organização,unidade, capilaridade eimportância socioeconô-mica das cooperativas para odesenvolvimento de Goiás.

Segundo o presidente doSistema, Haroldo Max deSousa, a intenção é que aatividade entre nocalendário de atividades daentidade a partir do ano que

vem e que mais cooperativas possamaderir e realizar a campanha de formaintegrada com o SistemaOCB/SESCOOP-GO. “Esta primeira

edição foi um ótimo ensaio, tivemospouco tempo para organizá-la, mas oresultado foi muito bom e vamosinstitucionalizá-la a partir de 2014.Tenho certeza de que em breve teremosuma grande campanha beneficente, comrepercussão em todo nosso estado”,comentou Max de Sousa.

Para dar unidade à campanha, oSistema OCB/SESCOOP-GO preparou omaterial gráfico de divulgação e aspróprias cooperativas participantesdecidiram a forma de arrecadação edistribuição do material em suasrespectivas cidades/regiões.

.9

A Cooperativa de Trabalho Médico deRio Verde (Unimed Rio Verde) já iniciou aprimeira fase da construção de seuhospital próprio, que deve iniciar suasatividades em março de 2015 com 20módulos de internação (sendoapartamentos ou enfermaria de doisleitos). Com um investimento inicial deR$ 20 milhões, com recursosprovenientes do Banco Nacional doDesenvolvimento Econômico e Social(BNDES), o hospital está sendoconstruído em uma área de 6.750 metrosquadrados em Rio Verde. A primeira faseterá uma edificação de 4.600 metrosquadrados em dois pavimentos. O projetoainda prevê a construção de outros doisandares, devendo entregar, ao final de suaterceira fase, 96 leitos.

O empreendimento focaráinicialmente no atendimento àsnecessidades cirúrgicas dos usuários, comtrês salas especializadas. Mas no localtambém terá espaço privilegiado paraserviços de diagnóstico. Para Martúlio

A Cooperativa de Trabalho Médicode Goiânia (Unimed Goiânia) já iniciou aconstrução de seu “Centro deDiagnóstico Unimed”. A nova estruturavai ampliar a rede de recursos e serviçospróprios da cooperativa, garantindo aosbeneficiários do plano “UniFácil” 12tipos diferentes de exames, alémdaqueles já realizados pelo laboratórioUnimed. Como projeto arrojado eambientalmente sustentável, a obra estáorçada em R$ 30,6 milhões.

Serão disponibilizados ressonânciamagnética, tomografia computa-

Setembro / Dezembro de 2013 | gOIás COOPERATIvO

Unimed Goiânia inicia construçãode seu centro de diagnóstico

Unimed Rio Verde constrói hospital próprio RAMO sAúDE

Investimento inicial é de R$ 20 milhões e hospitalcomeça a funcionar em 2015

+ ATENDIMENTO Projeto prevê entregar 96leitos ao final de sua terceirae última fase de construção

+ DIAGNÓSTICO Nova unidade da Unimed Goiânia vai acrescentar 12 tipos de exames ao rol já realizado pela cooperativa

Acreditação Hospitalar”, que procuraoferecer serviço de excelência a seususuários e toda a equipe profissionalenvolvida. Ele enfatiza também que aUnimed Rio Verde vai trabalhar compolíticas de redução da permanênciahospitalar, visando a melhor utilizaçãodo serviço domiciliar da cooperativa, o“Unimedlar”. Atualmente a Unimed RioVerde possui quase 50 mil beneficiários.“Zelamos também de quase 20 milbeneficiários em intercambio,principalmente da Central NacionalUnimed e da Unimed Goiânia", destacouo presidente da cooperativa médica deRio Verde.

Gomes, presidente da Unimed Rio Verde,o investimento trará resultados positivospara a saúde de Goiás e do país. “Haveráganho no fortalecimento da marcaUnimed, no controle de custosassistenciais, na fidelização dobeneficiário e, claro, na melhoria da redehospitalar do país”, avalia Gomes.

Segundo ele, desde a inauguração, ohospital estará inserido no “Programa de

dorizada, cintilografia, Pet CT,densitometria óssea, mapa,ultrassonografia, mamografia,ecocardiograma, holter, raio-x e testeergométrico. A obra fica ao lado doprédio da sede administrativa, no setorBueno, onde funcionava o galpão deestacionamento para beneficiários. Aconstrução deverá ser concluída em doisanos e é custeada com recursospróprios, enquanto aguarda a liberaçãode financiamento solicitado ao FundoConstitucional de Financiamento doCentro-Oeste (FCO).

10. gOIás COOPERATIvO | Setembro / Dezembro de 2013

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS NO ESTADO DE GOIÁS

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Presidente: Haroldo Max de Sousa (Coapro) / Vice-presidente: Vanderval José

Ribeiro (Sicoob do Vale) / Secretário:Aguilar Ferreira Mota (Comigo) Conselheiros: Pedro Jaime de Araújo Caldas (Sicredi Planalto Central GO), Joaquim

Guilherme Barbosa de Souza (Complem), Jocimar Fachini (Coperpamplona), Neirimar Norberto de Sousa (Uniodonto Goiânia)

Conselho Fiscal (efetivos):Welber D’Assis Macedo e Silva (Copal), João GonçalvesVilela (Cagel), Lister Borges Cruvinel (Sicoob Centro-Sul) / Suplentes: José Lourenço de

Castro Filho (Coapil), Nilton Carlos da Silva (Coopersil), Elton José de Oliveira(Coopercampi) / Superintendente:Valéria Mendes da Silva

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOPresidente: Haroldo Max de Sousa // Conselheiros efetivos: Conselheiros: Antonio Chavaglia (Comigo), Sizenando da Silva Campos Jr.(Unimed Goiânia), Astrogildo Gonçalves Peixoto (Sicoob Goiás Coapil),Gesmar João Amorim (Coapil) // Suplentes: Julio Sânzio Vilela (Comiva),João Batista da Paixão Jr. (Cooperbelgo), Renato Nobile (SescoopNacional) , Antonio Moraes Resende (Centroleite) //Conselho Fiscal(Efetivos): Enio Freitas de Sene (Sicredi Vale GO), José Mário Pereira Lima(Comai), Carlos Henrique Arruda Duarte (Coacal) // Suplentes:LeopoldoJosé de Araújo (Sicoob Credicapa), Cinézio Rezende (Codrhil), EsmeraldoAlves Barbosa (Cotrac) // Superintendente: Valéria Mendes da Silva

Av. H com Rua 14 nº 550 - Jardim Goiás – Goiânia/GO - CEP74.810-070 Fone: (62) 3240-2600

Fax: (62) 3240-2602 -CNPJ: 01.269.612/0001-47www.goiascooperativo.coop.bre-mail: [email protected]

e-mail: [email protected]

DISTRIBUIÇÃO: Publicação dirigida às cooperativas e entidades ligadasdireta ou indiretamente ao cooperativismo no estado de Goiás. Os artigos

assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, nãocorrespondendo necessariamente à opinião do Sistema OCB/SESCOOP-GO.Permitida a reprodução total ou parcial dos textos, desde que citada a fonte.

Este jornal está disponível em versão eletrônica no site do SistemaOCB/SESCOOP-GO: www.goiascooperativo.coop.br

REDAÇÃO E EDIÇÃO: Edson Wander (Mtb 31.158/SP) e Aline Santos (Mtb 2.573/G0) // COLABORAÇÃO: Eliane Almeida DiasDESIGN GRÁFICO: Fábio Salazar (Mtb 722/GO) // FOTOGRAFIAS: Arquivo Sistema OCB/SESCOOP-GO e divulgação / IMPRESSÃO: Gráfica Cerrado / Tiragem: 4 mil exemplares

Participe de nossas redes sociais

Com o objetivo de proporcionar aintegração, troca de experiências e oestreitamento da relação entre dirigentes ecolaboradores das cooperativas detransporte goianas, o SistemaOCB/SESCOOP-GO promoveu no dia 23de outubro o 2º Encontro Setorial doRamo Transporte. O evento contou com apresença de 27 participantes, dentrediretores, cooperados e funcionários decooperativas do ramo.

O evento contou com a participação doespecialista em Regulação e TransporteRodoviário de Cargas da Agência Nacionalde Transportes Terrestres (ANTT), AndréDulce Maia, que apresentou aosparticipantes os requisitos para inscrição emanutenção do registro, tanto paratransportadores autônomos quanto paraempresas e cooperativas. Ele também

DEBATEParticipantes tiraram dúvidassobre regulação, mas tambémdiscutiram cooperativismo

Dirigentes discutiram regulação com ANTT em encontro da OCB-GO

RAMO TRANsPORTE

Evento serviu paratroca de experiências e debateu importância da conscientização sobre o trabalho cooperativo no transporte de cargas

esclareceu dúvidas dos participantesrelacionadas à legislação e à fiscalização detransportadores, no que se refere à atuaçãoda ANTT. O presidente da Cooperativa deTransportes e Cargas de Alto Horizonte(Cooperalto), Plínio César ArtiagaSantiago, que também é representante deGoiás no Conselho Consultivo deTransporte da OCB Nacional, participoudo evento e destacou a necessidade de oscooperados se conscientizarem de seu

papel frente à cooperativa. “Alguns cooperados insistem em fazer

o chamado frete de retorno, em queaceitam transportar uma carga sem ointermédio da cooperativa. Isso éprejudicial para a cooperativa, que poderáser multada por essa carga irregular; éprejudicial para o contratante, que não vaiter seguro desta carga; e também é ruimpara o próprio associado, que no finalpoderá ter que arcar com prejuízos destaação, que é ilícita. Todos precisam seconscientizar de uma coisa: ou trabalhamcom a cooperativa ou não. Esse meiotermo não favorece a ninguém”, enfatizouSantiago.

.11Setembro / Dezembro de 2013 | gOIás COOPERATIvO

Vinte e oito cooperativas brasileiras sedestacaram por boas práticas de gestão egovernança neste ano. E elas foramreconhecidas no dia 18 de novembro, emBrasília, na entrega do I Prêmio SescoopExcelência de Gestão, promovido peloSistema OCB. “Nosso objetivo é auxiliar ascooperativas a vencer desafios; e prepará-laspara o mercado competitivo está entrenossas metas. É preciso investirconstantemente no profissionalismo dosnegócios e, por isso, a adoção de boaspráticas de governança e de gestão éessencial, enfatizou o presidente MárcioLopes de Freitas na solenidade, que contoucom presença de líderes e dirigentescooperativistas de todo o país e diversasautoridades.

Foram premiadas cooperativas de seisdiferentes ramos, classificadas em trêscategorias: Faixa Bronze, Faixa Prata e Faixa

Sistema OCB premia melhorespráticas de gestão cooperativista

I PRêMIO sEsCOOP EXCELêNCIA DE gEsTÃO

Foram premiadas 28 cooperativas de seis diferentes ramos,classificadas nas categoriasFaixa Ouro, Prata e Bronze

GESTÃO & GOVERNANÇA Dirigentes cooperativistas de todo opaís prestigiaram a solenidade depremiação, em Brasília.

Ouro. A C.Vale recebeu uma condecoraçãocomo “Destaque Governança” e coube àcooperativa Unimed Vitória o título de“Grande Vencedora”. O vice-presidente daC.Vale, Ademar Luiz Pedron, declarou que oprêmio vem coroar o trabalho dedicado dacooperativa na sua gestão e na suagovernança. E resumiu: “O relacionamentocom o associado é o mais importante detudo. É ele quem precisa entender e apoiaras decisões tomadas em benefício dacooperativa. Graças a esse apoio é queconseguimos crescer e satisfazer àsnecessidades de todos os cooperados”.Pedron destacou ainda a importância daparticipação dos jovens na cooperativa,item de destaque no processo de avaliaçãoda C.Vale.

Remegildo Milanez, diretor deProvimento de Saúde da Unimed Vitória,agradeceu o reconhecimento como “Grande

Vencedora” do prêmio destacando aeducação como necessidade premente parao sucesso da boa gestão. “A gestão dascooperativas pode ser usada como modelopara a gestão pública. Passamos por váriastransformações no Brasil ao longo dasúltimas décadas e ainda ansiamos muitopor educação. Espero que tenhamos umaguinada neste quesito para, assim,garantirmos gestão de qualidade às futurasgerações”, declarou. Antes da premiação, oeconomista Ricardo Amorim palestrousobre o tema “Economia mundial emtransformação: oportunidades e impactosnos seus negócios – boas práticas de gestãoe governança minimizam impactos”.