Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de...

24
Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1677 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Proposta para reformar Lisboa na Assembleia ACTUALIDADE PÁGINA 04 Número de crianças apoiadas pela AMI regista aumento de 69% em seis meses DESPORTO PÁGINA 06 Bósnia volta a estar no caminho lusitano dois anos depois do último play-off ARTE & LAZER PÁGINA 07 Daryl Stuermer, guitarrista dos Genesis, actua hoje na Reitoria da Aula Magna GRANDE LISBOA PÁGINA 03 Governo corta subsídios de Natal e de férias e aumenta carga laboral Passos Coelho foi claro na declaração ao País: é preciso mais austeridade. Funcionários públicos e pensionistas com rendimento acima de mil euros por mês ficam sem os subsídios de Natal e de férias. Sector privado terá de trabalhar mais meia hora por dia. ACTUALIDADE PÁGINA 05 PUB D.R. PUB Eduardo tem oportunidade de ouro hoje em Portimão DESPORTO PÁGINA 06 Patrick Wolf regressa a Lisboa no domingo ARTE & LAZER PÁGINA 07 PUB ‘MasterChef’ FAMA & TV PÁGINA 23 Portugal conhece amanhã o vencedor do concurso gastronómico da RTP1, que ganhará 25 mil euros e editará um livro de culinária.

Transcript of Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de...

Page 1: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1677 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Proposta para reformar Lisboa na Assembleia

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Número de crianças apoiadas pela AMI regista aumento de 69% em seis meses DESPORTO PÁGINA 06

Bósnia volta a estar no caminho lusitano dois anos depois do último play-off ARTE & LAZER PÁGINA 07

Daryl Stuermer, guitarrista dos Genesis, actua hoje na Reitoria da Aula Magna

GRANDE LISBOA PÁGINA 03

Governo corta subsídios de Natal e de férias e aumenta carga laboralPassos Coelho foi claro na declaração ao País: é preciso mais austeridade. Funcionários públicos e pensionistas com rendimento acima de mil euros por mês ficam sem os subsídios de Natal e de férias. Sector privado terá de trabalhar mais meia hora por dia.

ACTUALIDADE PÁGINA 05

PUB

D.R.

PUB

Eduardo tem oportunidade de ouro hoje em Portimão

DESPORTO PÁGINA 06

Patrick Wolf regressa a Lisboa no domingo

ARTE & LAZER PÁGINA 07

PUB

‘MasterChef’FAMA & TV PÁGINA 23

Portugal conhece amanhã o vencedor do concurso gastronómico da RTP1, que ganhará 25 mil euros e editará um livro de culinária.

Page 2: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Actividades ao ar livre, desporto e exposições sem pagar nada

EVENTO

Primeiro piquenique vitoriano em Lisboa

Damas e cavalheiros são convidados para

um evento pouco comum, que se realiza amanhã, en-tre as 16h e as 23h, no Mu-seu da Cidade, em Lisboa. O Hendrick’s Unusual Pic-nic é, como parte do nome indica, um piquenique vito-riano, romântico e invulgar, com personagens extraor-dinárias. Uma contorcio-nista, um homem-fera, um halterofilista e ainda o DJ Maestro são apenas algu-mas personagens. Atreva--se a quebrar a rotina e a divertir-se num ambiente de animação humorística e burlesca, com actuações ou workshops de malaba-rismo.

FESTIVAL

Coolinas mudam o ambiente da capital com muita música

Quer ser um evento diferente, e oferecer aos

habitantes da cidade música dos artistas da cidade. Chama--se Festival Coolinas e faz uma homenagem a Lisboa e aos músicos, com uma oferta cul-tural transversal. Fado, rock e música alternativa juntam--se a uma programação que inclui workshops artísticos, visitas aos túneis da EPAL e a monumentos históricos, sem-pre num ambiente típico.

A 1ª colina escolhida é São Roque e o Festival realiza-se

O Festival Coolinas vai dar uma nova vida às colinas da capital. A primeira vai levar música e actividades várias ao Miradouro São Pedro de Alcântara. Além deste evento, o Destak sugere um piquenique no museu, duas exposições, uma caminhada e umas festas. Bom fim de semana! POR FILIPA ESTRELA

ARTE

Exposição na Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou esta semana, no Espaço Fundação PLMJ, em Lis-boa. Este projecto aborda a tensão entre identidade pessoal, comunidade e história característica da sociedade contem-porânea. Patente até 10 de Dezembro, de 4.ª feira a sáb., das 15h às 19h. fundacao-plmj.com.

DESPORTO

Caminhe pela sua saúde em Mafra Para celebrar o Dia Mun-dial da Alimentação, rea-liza-se dia 16, em Mafra, uma caminhada de dez mil passos para promover um estilo de vida saudável. A partida está marcada às 10h, no Jardim do Cerco. Pode ainda fazer uma avaliação física básica. A participação é gratuita. Inscrições: 261 812 198.

ANIMAÇÃO

Festas de Carnaxide duram até domingo Até dia 16, muitas são as iniciativas que constituem o programa das festas de Carnaxide. Além da feira no Jardim do Centro Cívico, com gastronomia, stands de venda de pro-dutos e carrosséis, ainda vai haver caminhadas, noites de fado, o concerto Corvos Visitam U2, entre outras actividades.

DE

BORLA

UHF, Roda de Choro de Lisboa, Soulbizness, DJ e um Ciclo de Cinema são algumas propostas

no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

A partir das 18h de hoje e até às 00h de domingo, os convidados são brindados com perfomances culturais, que vão desde prestações mu-sicais e animações, passando pela presença de profissões históricas, como o amolador de facas e os típicos engraxa-dores de sapatos. Vão ainda nascer barraquinhas de comi-da e bebidas tipicamente por-tuguesas, um palco principal e uma zona para DJ.

Imagina-se a participar no chá das cinco, com rosas e pepinos?

CULTURA

Três exposições para ver na Fundação EDP

A Fundação EDP mostra três expo-

sições a não perder. The Ti-me Machine, de Edgar Ma-tins, está patente até 11 de Dezembro e explora o inte-rior e o exterior de 19 bar-ragens e centrais, através da fotografia. Até à mesma data, pode ver Bosão de L, uma pintura de José Lou-reiro. Numa parede com 1626 x 540 cm, o artista ex-põe 162 barras de muitas cores pintadas e justapos-tas de modo a cobrirem a superfície. Por fim, encon-tra What Makes a Writer Great, uma colecção de do-cumentos que Julião Sar-mento organiza como livro.

Até Dezembro, não perca as três mostras da Fundação EDP

A 2.ª edição do Festival realiza-se no Castelo de São

Jorge em Abril, seguindo para res-

tantes colinas

D.R.

D.R.

D.R.

Page 3: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 2011 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Foi ontem entregue à presidente da Assem-

bleia da República, Assunção Esteves, a proposta de Refor-ma Administrativa da Cidade de Lisboa, aprovada por larga maioria a 27 de Setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e a presidente da As-sembleia Municipal de Lisboa, Simonetta Luz Afonso, entre-garam em mãos a proposta de reforma cujas grandes linhas orientadoras assentam em «mais competências para as 24 novas freguesias, que ago-ra se apresentam com uma maior escala e mais fortes, do-tadas com mais meios e um novo mapa com novas desig-nações», explica a autarquia em comunicado ao Destak.

Modelo obsoleto O actual executivo abraçou a polémica tarefa de definir um novo paradigma de organi-zação administrativa da ca-pital, reformulando a estru-

ADMINISTRAÇÃO Executivo camarário entrega documento para aprovação

Proposta de reforma chega à AssembleiaModelo aprovado pela Assembleia Municipal assenta em mais competências para menos freguesias.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

JOÃO CORTESÃO

tura vigente desde 1959 e agora considerada «desa-justada, obsoleta e data-da». A proposta reduz de 53 para 24 as freguesias lisboetas, propõe novos nomes e atribui novas competências às juntas. Agora cabe à Assembleia da República deliberar sobre esta estratégia.

A presidente da Assembleia da República tem de dar o seu aval

24 O novo mapa define 24 freguesias em vez das actuais 53

Fim de entradas grátis sem impacto no Palácio

O fim das entradas gratuitas aos domingos

e feriados nos museus não deverá afectar o número de vi-sitantes do Palácio Nacional de Mafra, disse à Lusa o seu director. Lembrando que os museus e palácios tinham até aqui entradas gratuitas ape-nas nas manhãs de domingo e dos feriados, Mário Pereira afirmou que o fim das ‘borlas’ não deverá reduzir o número de visitantes do Palácio Nacio-nal de Mafra. «As pessoas vi-

MAFRA

sitam os palácios não por serem gratuitos, mas por outras atracções, como foi a inauguração dos órgãos da basílica ou a passagem centenária no concelho de Nossa Senhora da Nazaré em 2010», explicou o direc-tor, justificando assim o aumento de visitantes em 2010. Contudo, admitiu que pode reduzir o fluxo de vi-sitantes aos domingos, uma vez que vêm sobretudo integrados em excursões. No fim de semana passado, o secretário de Estado da Cultura disse em entrevis-ta à SIC que vai acabar com a entrada grátis dos museus ao domingo.

Director diz que não deverá haver redução nos visitantes

MARTA VITORINO/CM

BAIXA

Restaurantes combatem a azia Para alertar para a Doença de Refluxo Gastroesofágico, vários restaurantes da baixa lisboeta juntaram-se ao projecto 100azia.com. Até ao Dia Mundial da Ali-mentação, a 16 de Outu-bro, os restaurantes dis-ponibilizarão individuais de mesa com informação sobre a doença e um questionário destacável.

SETE RIOS

Utentes protestam contra novo horário Ontem, pelas 18h00, os utentes do Centro de Saúde de Sete Rios pro-moveram uma concen-tração de protesto contra a recente redução no horário – de quase dez horas semanais – do atendimento ao público.

FOGUETEIRO

Portagem mataria a margem Sul A presidente da Câmara de Almada (CDU) comen-tou, sobre a hipótese do troço entre a Ponte 25 de Abril e o Fogueteiro (na A2) ser portajado, que a medida «mataria» quais-quer investimentos na margem sul.

10 SEGUNDOS

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

O principal índice da bolsa nacional fechou em queda,

seguindo o desempenho das restantes praças europeias. O O PSI-20 encerrou a sessão de ontem a cair 1,67% para 6.021,44 pontos.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 6.021,44 -1,67

SUBIDAS CONST. DESCI 5 1 14

MAIORES SUB. VAR% FECHO EDP RENOVÁVEIS 1,45% 4,20 SONAECOM 1,08% 1,31 EDP 0,37% 2,47

MAIORES DESC. VAR% FECHO BRISA -5,76% 2,50 ZON -4,00% 2,40 BPI -2,93% 0,66

BOLSA

Page 4: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

do 9283 pessoas, mais 32% do que em igual período do ano passado.

E são as crianças as mais afectadas. Ainda segundo a mesma fonte, mais de 2270 menores receberam apoio en-tre Janeiro e Junho deste ano, «o que representa um cresci-mento de 69%».

E isto porque, justifica Ana Martins, directora da Acção Social da AMI, «existem cada vez mais famílias em geral, e numerosas em particular, a procurar auxílio perante as dificuldades de alimentar e vestir os filhos». Ao todo, os mais pequenos apoiados pela instituição correspondem já a 24% do total de pessoas que recebem ajuda.

Se o Governo não pagar o que deve às Misericórdias, há ins-

tituições que correm mesmo o risco de fechar e ‘devolver’ os doentes assistidos aos hospi-tais públicos. O alerta é do pre-sidente da União das Misericór-dias, que quer ter uma previsão de quando haverá pagamentos.

É, diz em comunicado a Assistência Médica

Internacional (AMI), uma «subida sem precedentes». E o culpado é o de sempre, a crise que, no primeiro semes-tre do ano, ditou o crescimen-to do número de pessoas em situação de pobreza e exclusão social que acorre à instituição. Ao todo, a AMI diz ter apoia-

Apagar a luz nas estradas pode aumentar acidentes, diz ACP

POBREZA Em seis meses, AMI prestou apoio a mais de nove mil pessoas

Aumento do apoio dado a crianças chega aos 69%

Misericórdias em risco de encerrar

Alimentar e vestir os filhos leva as famílias a procurar ajuda. A subida verificada não tem precedentes.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

Para além dos nove centros Porta Amiga espalhados pelo País, a AMI faz ainda apoio de rua, tem abrigos nocturnos e presta apoio domiciliário, que procura dar resposta a si-tuações de dependência.

JORGE GODINHO

Instituição revela que há «cada vez mais famílias» com dificuldade em alimentar e vestir os filhos

Redução na iluminação pode ter reflexos na sinistralidade

A redução da ilumi-nação pública, decidi-

da por algumas autarquias para poupar dinheiro, não é consensual entre a Pre-venção Rodoviária Portu-guesa (PRP) e o Automó-vel Club de Portugal. Para o presidente do ACP, «é evidente que a redução de iluminação nas vias públi-cas torna as estradas mais perigosas». Mas à Lusa, o líder da PRP defendeu não haver «uma relação direc-ta» entre a iluminação das estradas e a sinistralidade.

E a subida pode ainda vir a ser maior, o que está a criar um dilema no Go-

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA

verno. É que, segundo a Lusa, há apenas duas alternativas: ou se aumenta o encaixe na privatização da EDP, ou faz- -se subir, de forma exponen-cial, a tarifa de electricidade para 2012.

Igreja está disponível para discutir mudança de feriados

A Igreja Católica por-tuguesa está disponí-

vel para discutir com o Go-verno a extinção ou a des-locação de feriados religio-sos, caso as datas civis tam-bém sofram alterações, dis-se o porta-voz da Conferên-cia Episcopal Portuguesa.

Os principais candida-tos às mudanças são os fe-riados de Todos-os-Santos e do Corpo de Deus que se celebram à quinta-feira e que podem ser aproxima-dos do fim de semana. Re-

RELIGIÃO

corde-se que Portugal é dos países europeus com mais dias livres e que cada feriado cus-ta entre 37 e 74 milhões.

Menos cinco mortes nas praias nacionais este ano

Entre Junho e Setem-bro foram 13 os que

perderam a vida nas praias de jurisdição marítima, menos do que as 18 mortes registadas no ano passado. De acordo com a infor-mação disponibilizada pela Marinha Portuguesa, seis ocorrências tiveram lugar em praias vigiadas e sete em não vigiadas.

Mesmo sem vigilância, as praias vão continuar cheias, pelo menos durante o fim de semana, já que a descida de

ÉPOCA BALNEAR

temperatura, que se vai fazer acompanhar por chuva, prome-te dar o ar da sua graça só a par-tir de segunda-feira.

Escolas privadas vão ter subsídios mais elevados

O Governo aumentou em mais de cinco mil eu-

ros por turma o financiamen-to público das escolas priva-das com contrato de associa-ção e facilitou as condições de acesso a esse financiamento. De acordo com o diploma pu-blicado ontem, «o apoio finan-ceiro a conceder no âmbito dos contratos de associação por turma, traduzido num subsídio, é fixado para o ano de 2011-2012 no valor de 85 288 euros por turma».

EDUCAÇÃO

Para além disso, o diploma vem estabelecer que a con-dição para que as escolas con-tinuem a beneficiar desse fi-nanciamento de 85 288 euros é a de que não tenham uma re-dução de alunos tão conside-rável ao ponto de a soma dos estudantes de duas turmas ser inferior a 24 alunos (média de 12 alunos por turma). Recor-de-se que o anterior diploma previa uma redução do finan-ciamento anual sempre que o número de alunos de uma tur-ma fosse inferior a 20.

O documento introduz ain-da um prazo para a reava-liação da rede escolar, que é até final do próximo ano lecti-vo (2012-2013).

Escolas têm de ter pelo menos 24 alunos por cada duas turmas

LUIS ANICETO

Não ouvimos mais nada senão profecias de um futuro negro. A

certa altura, desalentados e paralisados, acabamos por autocumprir as profecias, deixando passar por nós as oportunidades e escorre-gando para um discurso de vitimização, encontrando bodes expiatórios para todos os nossos males. Sócrates, Cavaco, a Troika, os EUA, a senhora Merkel, a banca, os ricos, não faltam persona-gens para preencher o lugar do carrasco... Mas, se apurar responsabilidades e entender os erros cometidos é funda-mental, até para que não se voltem a cometer, a verdade é que esse imputar de culpas, só por si, não nos leva a lado nenhum.

A revista Psychology Today (www. psychology.com) dedica a edição deste mês às formas como nos boicota-mos a nós mesmos o que, convenhamos, associado ao boicote da crise, resulta num beco sem saída. No artigo principal faz-se o diagnóstico das quatro formas mais frequentes de auto-sabota-gem. A primeira é quando para resolver um problema assumimos comportamentos que nos trazem novos pro-blemas (comendo demais, gastando o que não temos, bebendo para esquecer as mágoas etc., etc.). A segun-da consiste em adiar, adiar, adiar, deixando sempre para amanhã o que devíamos resolver hoje. Mas a procras-tinação não só não leva a lado nenhum, como deixa uma sensação de falhanço. A terceira é não fazer valer as nossas competências, muitas vezes por insegurança exces-siva, que impedem de mos-trar o que valemos. Por fim a dependência, de que o dependente não se liberta, porque inventa as desculpas mais esfarrapadas para evitar tomar a única decisão que importa: cortar definiti-vamente e mudar de vida.

Quando nos boicotamos a nós mesmos

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Igreja vai debater a alteração de feriados, diz padre Morujão

RUI MIGUEL PEDROSA/CM

Até Setembro, 13 pessoas perderam a vida nas praias

DIOGO PINTO/CM

Page 5: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

Actualidade · www.Destak.pt · 056ª Feira · 14 de Outubro de 2011

ESTRANHO QUOTIDIANO

*PSIQUIATRA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

J. L. PIO ABREU*

PUB

NO

GLOBOBRASIL

Uma fuga de gás pode ter estado na origem da explosão num prédio do centro do Rio de Janeiro, que matou ontem três

pessoas e feriu outras 17. Segundo os bombeiros, a acumulação de gás aconteceu num restaurante, que esteve fechado no dia anterior.

EUA

Um homem entrou ontem a matar num cabeleireiro de uma praia da Califórnia, nos EUA, matando oito pessoas.

De acordo com as autoridades, o autor dos disparos acabou por ser detido pela polícia numa operação stop, a cerca de um quilómetro do salão.

De vez em quando, o júri do Pré-mio Nobel pode enga-

nar-se. Desta vez acertou em cheio. Ellen Johnson-Sirleaf, Leymah Gnowe, Tawakkul Karman, Prémio Nobel da Paz. O poder esclarecido das mulheres, quando o poder dos homens que governam se torna demente. Quis a natureza que os homens, tornados caçadores, se especializassem na liderança competitiva, enquanto as mulheres, preocupadas com a estabilidade necessária à sobrevivência da prole, se contentavam com o pací-fico poder doméstico.

Hoje, porém, a nossa casa é o mundo. Governado por homens, a compe-tição, a guerra, o roubo sem alma que beneficiava a tribo arrisca-se agora a destruir o planeta. É então altura de as mulheres entrarem em cena, sobre-tudo nos países que as discriminam. E sobretudo quando elas aceitam a sua condição feminina, pois é essa feminilidade que se torna uma mais-valia no poder. No seu livro A Prin-cesa - Maquiavel para mulheres, Harriet Rubin mostrou as vantagens do poder feminino. É certo que foi criticada por alguns movimentos feministas, de mulheres ressentidas que se torna-ram masculinas. Também existem mulheres destas no poder, mas não contam para a História. Para além de tudo, caberá sempre às mulheres o poder de controlar o nasci-mento dos filhos. Nas cultu-ras onde elas se emancipa-ram e acederam à cultura, a natalidade estabilizou. Está assim, na mão das mulheres, a capacidade de contrariar as profecias mal-thuseanas do crescimento populacional acelerado.

O poder das mulheres

O primeiro-ministro re-velou ontem mais algu-

mas medidas de austeridade contidas no Orçamento de Es-tado para 2012, que ainda não foi divulgado na sua totalida-de. Explicando que o País vi-ve «momentos de emergência nacional», fruto de opções erradas do passado, em que a derrapagem do défice foi sem-pre tolerada, o governante atacou o PS, recordando que 70% do endividamento para 2011 estava esgotado nos pri-meiros meses do ano.

Passos Coelho avisou que o ajustamento terá agora de ser «muito mais profundo», num «esforço redobrado de consolidação» em que será preciso fazer «mais, muito mais do que o previsto». Co-

Passos garantiu ter um programa para «responder a todos os riscos»

OE 2012 Novas medidas anunciadas para compensar 3 mil milhões de euros

Governo tira rendimento e aumenta carga horária

LUSA

mo o buraco nas contas públi-cas para este ano ultrapassou o esperado em mais de 3 mil milhões de euros, a integração dos fundos de pensões da ban-ca teve de ser antecipada já para o exercício orçamental de 2011. Como tal, esse mon-tante terá de ser ‘cortado’ de outra forma em 2012. E aqui entram as soluções já aplica-das no passado: corte nos ven-cimentos da Função Pública e dos pensionistas e mais impos-tos (ver tabela ao lado).

O primeiro-ministro con-firmou ainda algumas medi-das já previstas, como o fim das deduções fiscais para os dois maiores escalões do IRS e limites para os restantes, embora vá ser introduzida uma majoração por cada filho. Passos garantiu, porém, que ao contrário do previsto no acordo com a troika, pres-tações sociais como o subsídio de desemprego não serão ti-das em conta no rendimento das famílias.

Mas estas explicações não convenceram a oposição. O PCP disse mesmo que Passos Coelho continua a «mentir» aos portugueses.

Sector privado vai trabalhar mais meia hora por dia. Função Pública e pensionistas perdem os subsídios de Natal e de férias.

JOÃO MONIZ [email protected]

CORTE NOS SUBSÍDIOS Até Portugal deixar de bene-ficiar da ajuda externa, ou seja, até ao fim de 2013, os funcionários públicos e os trabalhadores das empresas públicas que ganhem mais de mil euros por mês ficam sem os subsídios de férias e de Natal. Os vencimentos acima do salário mínimo e até mil euros terão um corte progressivo nestes apoios, que corresponde, em média, à perda de um dos referidos subsídios. As mesmas regras vão aplicar-se aos pensionis-tas. Contas feitas, nos últi-mos dois anos os funcioná-rios públicos perderam entre 20% e 25% do seu rendimento. TRABALHAR MAIS HORAS Como a descida da Taxa Social Única não vai avançar, o Governo quer estimular a economia com um aumento da competitividade. Para tal, vai ser autorizada a expansão do horário laboral no sector privado em meia hora por dia. Ou seja, os funcionários trabalharão mais pelo mesmo salário. Do mesmo modo será ajustado o calendário dos feriados. MEXIDAS NO IVA Ao contrário do que se chegou a temer, o Governo não acabou com a taxa intermédia do IVA, mas reduziu «consideravelmente o âmbito» dos bens integra-dos nesta taxa, limitada a «sectores de produção nacional, como a vinicultura, a agricultura e as pescas». Como tal, é expectável que o IVA na restauração suba mesmo para a taxa máxima, que vai permanecer inalte-rada nos 23%. Também a taxa mínima se mantém: 6%. SAÚDE E EDUCAÇÃO Serão aplicados «cortes muito substanciais nos sectores da Saúde e da Educação».

ONDE MEXE O ORÇAMENTO

Page 6: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 201106 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

PUB

A festa da Taça de Por-tugal está de volta, en-

volvendo pela primeira vez esta época os três ‘grandes’. Uma boa altura para as equi-pas mais modestas sonharem com um brilharete e para os habituais suplentes das prin-cipais equipas mostrarem o seu valor e tentarem a titula-ridade.

O Benfica abre a 3ª elimi-natória da Taça, esta noite (20h15 – SportTV) em Por- Eduardo jogou os únicos minutos no jogo particular com o Toulouse

TAÇA DE PORTUGAL Jorge Jesus vai gerir o plantel e dar oportunidade a Eduardo, hoje, em Portimão

«Chegou a hora de Eduardo»Vítor Pereira quer 4.º troféu seguido. Domingos não irá gerir plantel e recusa regresso de Djaló.

LUSA

JOÃO TOMÉ [email protected]

timão, frente ao último clas-sificado da Liga de Honra.

Jorge Jesus admitiu on-tem que vai haver mudanças na equipa. Eduardo vai ter a sua grande oportunidade des-de que chegou. Jesus não quis comentar uma eventual saí-da em Janeiro do guardião, mas indicou que Eduardo tem valor: «É um dos melho-res, senão o melhor guarda- -redes português», mas Ar-tur tem estado «bem». Com Aimar e Ruben Amorim le- sionados, Jesus admitiu que Rodrigo tem hipóteses de ser titular e os jovens David Si-mão e Nélson Oliveira tam-bém podem jogar.

Já o FC Porto enfrenta sá-bado, em Sintra, o modesto Pêro Pinheiro (3ª divisão). Ví-tor Pereira garantiu que os portistas querem o 4º troféu

HOJE PORTIMONENSE 20H15 BENFICA * SÁBADO PÊRO PINHEIRO 15H00 FC PORTO * 1.º DEZEMBRO 16H00 SP. BRAGA FAMALICÃO 20H00 SPORTING * DOMINGO VIT. GUIMARÃES 16H00 MOURA JOANE 15H00 GONDOMAR PENAFIEL 15H00 MERELINENSE PORTOSANTENSE 15H00 RIBEIRA BRAVA ACADÉMICA 15H00 ORIENTAL M. CAVALEIROS 15H00 NAVAL TROFENSE 15H00 BELENENSES DESP. AVES 15H00 INFESTA TIRSENSE 15H00 SAMPEDRENSE MIRANDELA 15H00 V. SETÚBAL

ALCOCHETENSE 15H00 U. LEIRIA LAMEGO 15H00 SP. COVILHÃ MOREIRENSE 15H00 PONTASSOLENSE SANTA MARIA 15H00 MONSANTO FEIRENSE 15H00 NACIONAL LOUSADA 15H00 COIMBRÕES LEIXÕES 15H00 ALJUSTRELENSE SP. ESPINHO 15H00 S. JOÃO DE VER ANADIA 15H00 TONDELA VIZELA 15H00 FAFE JUV. ÉVORA 15H00 ESP. LAGOS POMBAL 15H00 OLIVEIRENSE P. FERREIRA 16H00 D. CHAVES BEIRA MAR 16H00 MARÍTIMO ESTORIL 16H00 VILA MEÃ RIO AVE 16H00 SOUSENSE TORREENSE 18H00 GIL VICENTE PA./FÁTI./AMARES ADIADO OLHANENSE * SPORTTV

JOGOS

Divisão). Domingos garantiu que não fará gestão da equi-pa, mas há jogadores em dú-vida, como Rodríguez e Ínsua (ainda não chegaram). Quem não volta ao Sporting é Yan-nick, garantiu o clube, apesar de o Nice indicar que ele vol-tou a ser ‘leão’.

Bósnia volta a estar no ‘sapato’ lusitano

Pela 2ª vez em 12 anos e depois de cinco qualifi-

cações, Portugal volta a ser obrigado a ir um play-off e o adversário é o mesmo: a Bós-nia. O sorteio realizado na sede da UEFA colocou no ca-minho da selecção para o Eu-ro 2012 uma das equipas mais temidas, a par da Turquia de Guus Hiddink (que defronta a Croácia).

Foi em 2009 que a Bósnia, já com muitas das estrelas actuais (Dzeko, Misimovic e Pjanic), mas com menos expe-riência, criou problemas à Se-lecção, na altura treinada por Carlos Queiroz. Portugal ven-ceu os dois jogos (por 1-0) mas no primeiro jogo, na Luz, sofreu a bom sofrer, valendo o golo de Bruno Alves. No jo-go na Bósnia, no estádio Bili-no Polje, em Zenica, Portugal venceu por 0-1 com golo de Raul Meireles. A 11 de Novem-bro volta ao estádio que é con-siderado talismã pelos bósnios (que têm uma selecção há me-nos de 20 anos) para discutir, na 1ª mão do play-off, a entra-da no Euro 2012. A 2ª mão es-tá marcada para 15 de Novem-bro, em Alvalade. Para Hugo

QUALIFICAÇÃO EURO 2012 | PLAY-OFF

«Estamos a focar-nos em alvos individuais, quando os nossos erros foram colectivos, tanto na defesa como no ata-que», explicou sobre o desai-re com a Dinamarca.

O seleccionador da Bósnia, Safet Susic, reconheceu que Portugal era adversário inde-sejado mas quer surpreender. Os técnicos dos três ‘grandes’ reconheceram ontem que Portugal tem tudo para ir ao Europeu. O mais categórico foi Jorge Jesus: Portugal tem obrigação de vencer a Bósnia».

11/11 TURQUIA – CROÁCIA 15/11 11/11 ESTÓNIA – REP. IRLANDA 15/11 11/11 REP. CHECA – MONTENEGRO 15/11 11/11 BÓSNIA – PORTUGAL 15/11

PLAY-OFF

Almeida, é uma «vantagem jogar em casa na 2ª mão».

Paulo Bento mostrou-se confiante com a presença no Europeu: «Temos uma equipa forte e devemos concentrar-nos em bater a Bósnia.» O técnico lembrou que a Bósnia «esteve a pou-cos minutos de alcançar o primeiro lugar do seu gru-po e causou muitas dificul-dades à França» – um golo de Nasri nos últimos minu-tos tirou a liderança do gru-po aos bósnios.

Dzeko (joga no Man. City) é o avançado mais perigoso da Bósnia

consecutivo na prova e dei- xou mesmo a porta aberta pa-ra que Iturbe se estreie (Ja-mes e Guarín devem ser pou-pados) para a Liga dos Cam-peões.

O Sporting vai a Famalicão também no sábado (20h) de-frontar a equipa local (da II

EPA

Page 7: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 2011 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Lisboa prepara-se pa-ra receber uma mítica

figura da música dos anos 80. Daryl Stuermer, guitar-rista dos Genesis, sobe hoje, às 22h, à Aula Magna, para um concerto que promete trazer ao presente memórias do passado.

Os fãs de Genesis e Phil Co-llins vão ouvir um alinhamen-to especialmente preparado para esta noite.

Vai ficar certamente uma Genesis Atmosphere, ‘In the Air Tonight’

AO VIVO

Daryl Stuermer dos Genesis na Aula Magna

Daryl Stuermer e a sua banda trazem à capital portu-guesa alguns dos êxitos dos Genesis e do seu vocalista Phil Collins como I Can’t Dance, Throwing it All Away, No Son of Mine, Something Happened in the Way to Heaven, entre outros. O músico de 58 anos promete ainda apresentar duas ou três músicas da sua autoria. Preço a partir de 20 euros.

D.R.

Patrick Wolf Após um concerto fantástico no Alive’11, Patrick Wolf volta a Portugal para um concerto intimista no TMN ao Vivo Lisboa, este domingo (22€). Entrevista completa em destak.pt.

Sobre Lupercalia, parece ser um disco mais alegre;

a vida corre-lhe bem e nota-se ou foi uma direcção consciente? Muitas pessoas perguntam-se isso, se a minha vida de repen-te ficou fantástica; eu acho que é mais: como escritor, tenho uma escolha, de expressar optimismo acerca da vida; não quer dizer que a vida me tenha dado cartas boas, mas cheguei a um ponto em que não que-ria ser e parecer infeliz, não queria arrastar as pessoas para a minha tristeza. A música para si é uma ex-pressão directa da alma? Uma espécie de terapia? Sim, definitivamente. Mas acho que cheguei a um ponto, como escritor e ser humano, em que entendo que ambos se alimentam um do outro; mas que o ser humano tem uma vida privada, e o escritor tem de ter uma perspectiva mais vasta e não ficar tão preso ao negativo. Ou seja, posso con-

PATRÍCIA NAVES [email protected]

«Nunca me senti livre»De que se recorda dos ante-riores concertos em Portu-gal? Lembra-se de na estreia ficar sem mala e ter de pedir instrumentos emprestados? Lembro, como me poderia esquecer. Eu tenho uma história muito gira com Portugal, toquei sempre em ambientes tão diferen-tes, e tenho tido com a au-diência uma progressão continua mas firme, lógica. Tem um single chamado The time of your life; creio ser um tema antigo, mas pode agora dizer que está a ter o tempo da sua vida? Sim, cheguei a um ponto que ainda bem que tenho 28 anos, ainda bem! Fica tudo melhor? Tudo fica melhor. A pers-pectiva muda, tudo muda. Mas artisticamente, sente-se mais livre? Não, isso não. Eu imponho pressão a mim próprio mais do que a de fora e nunca mu-dará. Nunca me senti livre.

Wolf editou este ano ‘Lupercalia’, com o contagiante single ‘The City’

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

tinuar a mesma pessoa mas escolher como escritor o que partilhar com o mundo, os mo-mentos mais felizes. Parece que a sua música oscila entre o virtuosismo clássico e um pouco escuro e o pop, com uns discos a pender mais para um lado e outros para o outro e que agora encontrou o equilí-brio; concordaria?

Sim. Eu oiço tanta música pop, Jennifer Lopez, e depois mú-sica clássica minimalista, se eu lhe fizesse um CD de com-pilação teria uma canção da Madonna, outra da Meredith Monk, uma peça clássica, eu não vejo a diferença sincera-mente e ao compor isso talvez se note; mas neste disco ten-tei ir para um mundo musical mais consistente, sim.

Per7ume ao vivo com ‘3D’

CONCERTO

Música erudita

A intérprete de fagote Iracema

Simon e o violinista Zol-tan Paulinyi compõem o Duo Spes, que sobe ao palco do Museu do Oriente esta noite, às 21h30. No espectáculo vão interpretar peças de Bach, Villa-Lobos, Paulinyi, Bochmann, Mozart, L. Fernandez e Pixinguinha, numa bus-ca contínua de aproxi-mação musical entre o Brasil e a Europa.

MUSEU DO ORIENTE

Iracema Simon e Zoltan Paulinyi são o Duo Spes

PASSATEMPO O Destak oferece 25 con-

vites para o concerto dos Per7ume, hoje, no M

– Sound of Music, na Costa de Caparica.

Saiba tudo no nosso Facebook.

Realiza-se hoje, às 23h, mais uma sessão da

Força Total à Música Nacio-nal – Ao Vivo, no M - Sound of Music, na Costa de Capa-rica. Desta vez, vão estar em palco os Per7ume, no mo-mento em que lançam o no-vo álbum 3D. Do evento, faz também parte uma entrevis-ta em directo com a banda e a apresentação de vídeos. Es-ta iniciativa da Rádio Super FM pretende destacar as bandas portuguesas.

HEIKO PRIGGE

Page 8: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 201108 ·

Destak.pt

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Denúncia arquivada. O jornal ‘Le Monde’ avançou que a Pro-curadoria de Paris decidiu arquivar as acusações de Tristane Banon contra o ex-director-geral do FMI, Dominique Strauss- -Kahn. Saiba tudo em www.destak.pt e no facebook destak.

Reforma administrativa Conforme exigência da tróica e tendo em conta o entendimento do governo actual, acerca da re-forma administrativa, o JN, em 10/10, publicou o novo mapa autárquico, com a lista das freguesias a agregar, a fim de ser implementado o mais rapidamente possível [...].

De facto, nos tempos que correm (e de que maneira!) em que dispomos de muitos meios de informação e de transportes mais fáceis para a locomoção de pessoas e bens, não é de bom senso termos tantas freguesias, onde já não há ‘freguesia’ sufici-ente para atender e aviar. E to-

dos nós, portugueses honestos, responsáveis e não perdulários, devemos acatar tal solução, pois por algum lado se tem de come-çar a poupar e a desburocratizar passados ancestrais [...].

Só para exemplo, tomemos por sábio conselho de alguns autarcas, que sabem da poda, e que são unânimes em afirmar que também ‘não há motivo para haver juntas nas sedes de concelho’. E com razão! José Amaral VILA NOVA DE GAIA

Povo sem casa?

Deu uma reportagem sobre os milhares de processos que cor-rem por as pessoas não conse-

guirem cumprir com os emprés-timos. É de cortar o coração ver uma jovem universitária que es-tá agora a trabalhar numa caixa de supermercado, porque o pai ficou doente, a empresa onde trabalhava faliu e ainda tem uma irmã mais nova para sus-tentar. Os bancos são implacá-veis: não perdoam atrasos e as pessoas são despejadas. Os números assustam. Cada vez há mais miséria, desalento, pessoas com depressões. Devia nestes tempos de crise haver mais soli-dariedade, linhas de apoio para famílias carenciadas. Oxalá os governantes arranjem urgente-mente algumas soluções!

Maria CASCAIS

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

BRAGAAMANHÃ 12º MÍNIMA 32º MÁXIMA

HOJE 11º MÍNIMA 34º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 16º MÍNIMA 32º MÁXIMA

HOJE 17º MÍNIMA 33º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 14º MÍNIMA 31º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA 33º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 18º MÍNIMA 27º MÁXIMA

HOJE 17º MÍNIMA 28º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 17º MÍNIMA 28º MÁXIMA

HOJE 19º MÍNIMA 33º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 15º MÍNIMA 26º MÁXIMA

HOJE 15º MÍNIMA 30º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiá-

rio), Maria João Serra (estagiária), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Sílvia Lobo; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sérgio Cos-ta; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMER-CIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Ruben Casimiro, Sónia Andana; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Nuno Ferraz, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Sónia Andana; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

EPA

Page 9: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB

Page 10: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB

Page 11: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB

Page 12: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia
Page 13: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB

Page 14: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB

Page 15: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB

Page 16: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB

Page 17: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 2011 17

Page 18: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 201118

Page 19: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 2011 19

Page 20: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 201120

Page 21: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 2011 21

Page 22: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 201122

Page 23: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

6ª Feira · 14 de Outubro de 2011 · 23

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

OSTEOPOROSE

Sónia Araújo e Júlio Magalhães dão a cara A apresentadora Sónia Araújo e o jornalista Júlio Magalhães são os embaixadores da 2.ª Corrida e Caminhada dos Ossos Saudáveis, uma iniciativa que decorre às 10h30, do dia 16 de Outubro, na Rotunda da Boavista, no Porto. Trata-se de uma inicia-tiva da Associação Portu-guesa de Osteoporose, tendo como mote ‘Eu posso evitar ou contrariar a Osteoporose’ e que visa sensibilizar a popu-lação para a necessidade de exercício físico e de uma dieta rica em cálcio e Vitamina D. São esperados cinco mil parti-cipantes no evento.

‘ESQUIRE’

Ruah entre as pessoas que a revista ‘adora’

Na sua edição de Novembro da revista Esquire Rihanna bem pode ser ‘a Pessoa mais Sexy Viva’. Mas na categoria ‘Pessoas que Adoramos’ a publicação não se esquece de mencionar a portuguesa Daniela Ruah, ao lado de talentos-revelação como Evan Rachel Wood. Em entrevista,

Ruah é modesta e diz que «ocasionalmente» é reco-nhecida na rua entre nós e que, apesar de ter feito novelas desde os 16 anos, não é o rosto de Portugal. ESTREIA

Jennifer e Ben vão ser pais de um menino

«O Ben mal pode esperar para levar o filho aos jogos de basebol», comentou à revista HELLO! fonte pró-xima do casal Jennifer Gar-ner/Ben Affleck. A publi-cação avança assim que o terceiro filho do casal será do sexo masculino naquela que é uma verdadeira estreia para os actores já pais das meninas Violet, de 5 anos, e Seraphina Rose, de 2 anos. A actriz de 39 anos está grávida de seis meses.

1.ª OBRA

Actor André Gago vence prémio literário

O livro Rio Homem, da autoria do actor André Gago, foi distinguido com o prémio P.E.N. Clube para Primeira Obra. Publicado em Outubro de 2010 pela ASA, o livro narra a história de um foragido da Guerra Civil de Espanha.

NAS

ESTRELAS‘Clínica Privada’ na RTP2

A série Clínica Privada’ regressa hoje aos serões de sexta-feira da RTP2, com a estreia da 4.ª temporada.

«Hoje sou um galã da

terceira idade» ALEXANDRE BORGES

ACTOR BRASILEIRO

«Está tudo bem aqui em Bali... A terra tremeu

mas não caiu absolutamente nada à nossa volta! Estava um fantástico dia de praia sem alertas estranhos!!! (mãe, só ia contar quando chegasse mas já é notícia aí tão longe!)», escreveu no Facebook a apre-sentadora da SIC Sofia Fer-nandes, em lua-de-mel em Bali, na Indonésia, região ontem atingida por um sismo de magnitude 6 na escala de Richter. O tremor de terra aconteceu às 10h16, hora de Bali, ou 3h16 hora portuguesa, e não provocou nenhuma víti-ma mortal, mas pelo menos 50 pessoas ficaram feridas. Sofia

LUA-DE-MEL

Sofia Fernandes vive sismo na ilha de Bali

Fernandes casou com o advo-gado José Barbosa no santuá-rio do Cristo-Rei, em Almada, a 30 de Setembro. Duzentos convidados testemunharam o enlace do casal que já namo-rava há dez anos.

Amanhã, às 21h10, na derradeira emissão da

versão nacional do concurso gastronómico MasterChef, o duelo será entre Lígia e Luís, ambos engenheiros civis de profissão e chefs amadores. Um deles levará para casa o prémio de 25 mil euros e a oportunidade de publicar um livro de culinária. Para tal bas-ta seduzir o paladar do júri composto pelo chef Cordeiro, a chef Justa Nobre e o chef Ljubomir Stanisic, neste con-curso apresentado por Sílvia Alberto.

Competição renhida A concorrente natural de Vila Nova de Famalicão co-meçou discretamente, mas

RTP1 Lígia e Luís são os finalistas da competição gastronómica. O vencedor será revelado amanhã.

O grande vencedor arrecadará 25 mil euros e a hipótese de editar um livro de culinária.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

evoluiu sempre, vencendo vá-rios desafios. Tem uma forma de cozinhar instintiva, um tempero certeiro e tem-se mostrado imbatível nos pra-tos tradicionais. Já o lisboeta Luís, um cozinheiro racional, é considerado o concorrente a nível técnico, vantagem que consegue conciliar com um quanto baste de criatividade. O desafio final consiste na criação de uma ementa cons-tituída por entrada, prato principal e sobremesa. Os três pratos têm de ser confeccio-nados em duas horas, numa arena culinária em que os dois cozinham lado a lado. Familia-res e ex-concorrentes serão a sua claque em estúdio.

Detido homem suspeito de divulgar fotos nuas

O FBI deteve na Flo-rida o homem que te-

rá sido responsável pela di-vulgação de fotografias da actriz Scarlett Johansson nua. O pirata informático já era investigado há vários meses por suspeita de ter entrado nos e-mails de outras celebridades como Christina Aguilera, Vanes-sa Hudgens, Miley Cyrus, Jessica Alba e Selena Go-mez. Christopher Chaney, 35 anos, responde por 26 acusações de roubo de identidade, acesso não au-torizado a computadores e escutas, enfrentando ago-ra uma pena de prisão de

SCARLETT JOHANSSON

121 anos. A Operação Hacke-razzi arrancou em 2010, quan-do surgiram as primeiras sus-peitas de que os telemóveis e computadores das estrelas de Hollywood estavam a ser pirateados.

‘MasterChef’ nacional chega ao prato final

O último desafio consiste na criação

de três pratos em apenas duas

horas.

No Facebook o rosto da SIC frisou que «está tudo bem»

O indivíduo de 35 anos incorre numa pena de prisão de 121 anos

D.R.JOÃO MIGUEL RODRIGUES/CM

Foi a apresentadora que propôs o formato à direcção de programas

D.R.

MIGUEL PEREIRA DA SILVA/CM

Page 24: Sexta-feira 14 Outubro de 2011 · Jornal de ... · Fundação PLMJ English as She is Spoke, de João Pedro Vale, é a exposição, que inaugurou ... Costa, e a presidente da As-sembleia

PUB