Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

6

Click here to load reader

description

Informativo do SIMMMEI - Sindicato das Indústrias de Itajubá

Transcript of Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

Page 1: Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

O SEBRAE Minas oficializou, em 9 de abril, apoio ao recém-criado Grupo Metal Mecânico do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), durante o Workshop Empreendedorismo, realizado em um restaurante do município. Com a parceria, o grupo poderá desfrutar de benefícios como seminários, cursos, treinamento, visitas técnicas e agendas de relacionamento.

“É um momento muito importante para nossas empresas e quero agradecer esse apoio fundamental do SEBRAE Minas que, sem dúvida, será um grande diferencial para o grupo”, disse o presidente do SIMMMEI, André Luiz Martins Gesualdi.

Durante o evento, o consultor do SEBRAE Minas, José da Paz Cury, ministrou palestra com o tema “Cooperação – uma nova cultura revolucionária nos negócios”. “Vocês precisam caminhar juntos, com comprometimento e cooperação mútuos”, falou.

Logo em seguida, a coordenadora do Projeto Metal Mecânico do SEBRAE Minas, Simone Mendes, fez uma breve apresentação do acordo firmado com o grupo de Itajubá. “Em um primeiro momento, pretendemos atingir 20 micros e pequenas empresas do município. Esse número poderá ser ampliado, de acordo com a necessidade do grupo”, ressaltou. A parceria começou com o workshop e se estenderá com atividades ao longo do ano. Uma delas, o seminário Incremento da Produtividade, foi ressaltada por Marcelo Fonseca Bortolotti, da Gima Máquinas. “Essa é uma necessidade de todos nós”, falou.

Também participaram do workshop a secretária municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Leandra Machado Santos; o gerente da Toltec Iscar, Marcos Aleixo; e a técnica do Escritório Itajubá do SEBRAE, Elaine Rezende – ela ficará responsável pela mediação do projeto entre a instituição e os empresários.

O Conselho Gestor do grupo, formalizado em janeiro, é formado por Elaine Rezende, Sandra Marcia Cortez Ribeiro (SIMMMEI) e, representando as indústrias, os empresários Marcelo Fonseca Bortolotti e Carlos Rogério Vasconcelos, da (RCS Usinagem). O grupo vem se somar a outros três existentes no Sindicato: GRHI (Grupo de Recursos Humanos de Itajubá), GEMA (Grupo Estratégico de Meio Ambiente) e o TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

NÚMERO 24 | ABRIL DE 2013

Um dia para a diversão da família e para exercitar o corpo e a mente pelas ruas de Itajubá. Assim será mais uma edição do Projeto Sacode a Praça e do Circuito Mineiro de Corrida de Rua SESI, que será realizada em 4 de maio. As duas atividades são uma iniciativa da Regional Sul da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e realizadas pelo SESI Minas, em parceria com a EPTV Sul de Minas – afiliada da Rede Globo. As ações contam com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Prefeitura.

Vale lembrar que a largada para a Corrida de Rua, que acontece pela segunda vez no munícipio, está marcada para as 8h30, de frente ao SESI – que fica na Avenida dos Ferroviários, no bairro Boa Vista. “Logo depois, começam as brincadeiras e atividades de mais um Sacode a Praça, evento que já se tornou tradição em Itajubá. Será um dia inteiro de muita alegria”, diz a gerente do SESI, Maria Gorete Corrêa Bissacot. O evento termina às 16 horas.

Ainda sobre a Corrida de Rua, a

gerente faz um alerta: são apenas 300 vagas, destinados a atletas com mais de 18 anos. Podem se inscrever trabalhadores da indústria e da comunidade. Os primeiros colocados nas duas categorias, nos naipes masculino e feminino, garantem vaga para disputar a Corrida EPTV Integração, em Campinas, com todas as despesas pagas.

No ano pa s sado , I t a j ubá f o i representada pelos atletas Francisnei Ferreira (da Moabe) e Jenifer Cheron (Mah le ) , campeões na ca tegor ia Industriário, e Fábio Ribeiro Cristina e Tatiana Cattai, vencedores da categoria Comunidade.

Dia 4 de maio tem Sacode a Praça e Circuito Mineiro de Corrida de Rua SESI

O consultor do SEBRAE Minas, José da Paz Cury, durante palestra aos empresários

SEBRAE Minas apoia Grupo Metal Mecânico

Sacode a Praça e Corrida de Rua SESIData: 04 de maioLocal: Avenida dos Ferroviários, 725 (Sambódromo)Inscrições: até 03/05, às 18h, no SESI(Somente para a Corrida)Informações: (35) 3623-5766

Page 2: Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

EditorialDia Mundialdo Trabalho1º de Maio. Dia Mundial do Trabalho. Momento para celebrar a data, as conquistas que vieram com os anos, os benefícios incorporados em nossa vida pessoal e profissional, a nova relação de trabalho que hoje impera em nossa indústria, mas, acima de tudo, uma boa hora para a reflexão. O que fazer, o que pensar e como agir diante das profundas mudanças pelas quais passamos?

Estamos vivenciando profundas mudanças na sociedade com o advento da tecnologia, que hoje está presente nas casas, nas fábricas, onde quer que estejamos. Estamos no meio de uma revolução tecnológica sem precedentes na história que, com certeza, afeta a todos, de forma positiva ou negativa – depende do uso que fazemos dessa parafernália toda. Precisamos buscar seguir o caminho das mudanças que tragam benefícios, o bem de todos.

Um deles, sem dúvida, é não perder de vista a consciência solidária. Em outras palavras, saber compreender o outro, ser cooperativo, assumir o compromisso do andar juntos. É uma máxima que deve prevalecer nas nossas relações diárias no trabalho, seja com o companheiro de bancada, seja com nossos superiores. Ganhamos todos quando há o respeito mútuo. As empresas já entenderam isso e sabem da importância de ter o trabalhador ao lado, como parceiro fundamental para o sucesso do negócio.

Também devemos estar de olhos abertos para saber aproveitar as oportunidades que esse novo tempo nos oferece. Pesquisas têm mostrado a importância de se manter atualizado, pessoal e tecnicamente. Um levantamento feito pelo SENAI, por exemplo, mostrou que o trabalhador que faz um curso técnico aumenta em 24% sua renda. Noutras palavras, mais qualificação profissional, melhores oportunidades de trabalho e de crescimento.

A pesquisa, feita entre 2010 e 2012, mostra ainda um dado animador para nossos jovens, que ainda buscam uma chance no mercado de trabalho: 72% dos entrevistados que fizeram curso técnico conseguiram emprego no primeiro ano depois da formatura. Oportunidadades para isso não faltam! Só neste ano, o SENAI vai abrir 150 mil vagas para esses cursos. Basta querer, ter vontade de se aprimorar e saber aproveitar as chances que se abrem.

Que essa breve reflexão nos leve a atitudes positivas concretas em nosso ambiente de trabalho, que saibamos compreender e celebrar cada conquista, que tenhamos sabedoria para estabelecer ou mesmo potencializar nossas parcerias, seja com o colega de trabalho ou com a empresa que trabalhamos.

Perfil

NÚMERO 24ABRIL DE 2013SIMMMEINotícias2

EXPEDIENTE: Presidência SIMMMEI: André Luiz Martins Gesualdi. Conselho Editorial: Roseleila Vieira (Cabelauto), Rozale Gomes (Balteau), Juliana Gorgulho (PKC Group) e Sandra Ribeiro (SIMMMEI); Jornalista Responsável: Bill Souza (MTB 25.949 – SP). Projeto Gráfico e Editoração: Contexto. Tiragem: 6.000. SIMMMEI – Avenida dos Ferroviários, 725, Morro Chic, Itajubá – MG. Telefone: (35) 3623-5766.

Empresas do Grupo TIC se associam ao Sindicato das Indústrias

As 17 empresas que fazem parte do grupo TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) se associaram ao Sindicato das Indústrias (SIMMMEI) com uma proposta ousada: atrair as 120 empresas do Município que atuam nos mais diversos segmentos do setor para fortalecer e potencializar as ações do grupo.

“São empresas que trabalham no desenvolvimento de softwares, games, computação em nuvem e estruturação de redes, todas com grande potencial de crescimento”, diz o coordenador do grupo, Pedro Henrique Athanasio Delalibera, sócio proprietário da Mútuos - Inteligência em Compras.

Pedro Delalibera explica as razões pelas quais o Grupo TIC decidiu pela associação ao SIMMMEI: “o grupo sentiu a necessidade de estar amparado através de um grande sindicato patronal e alcançar representatividade em todo o sistema FIEMG, com objetivo de conseguir importantes contatos em grandes empresas e favorecer a possibilidade de novos negócios”. Ele ressalta ainda que as empresas associadas poderão contar com os benefícios oferecidos pelo Sindicato das Indústrias, como a assessoria

em Recursos Humanos, cursos e treinamentos sobre os mais variados temas.

Para Sandra Márcia Cortez Ribeiro, gerente do SIMMMEI, a união entre empresas e entidades que têm objetivos comuns é a melhor forma de crescimento. “O sindicato fortalecido é o caminho mais eficiente para o desenvolvimento das indústrias, pois facilita alcançar resultados e superar barreiras em parceria”, afirma.

O Grupo Tecnologia da Informação e Comunicação, criado em junho do ano passado, nasceu com a proposta de buscar o desenvolvimento socioeconômico de Itajubá por meio do desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Com a atuação do Grupo, as empresas podem trocar experiências, levantar demandas em comum – como o curso Aspectos Tributários para Empresas de TI, realizado em dezembro passado, com apoio do SEBRAE-MG –, qualificar mão de obra e buscar atuação em novos mercados”, completa.

“Ao trabalhar em grupo, as empresas percebem que precisam buscar novos parceiros, como o SIMMMEI, fundamental para ampliar os negócios”, diz a gerente da INCIT, Geanete Dias Moraes Batista.

Empresários e gestores das novas associadas: parceria necessária para o crescimento

Convênio Wizard - O Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) fechou parceria com a escola de idiomas Wizard, de Itajubá. O acordo prevê descontos aos funcionários das empresas associadas. Mais informações (35) 3621-2633

Page 3: Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

Novo Serviço

NÚMERO 24ABRIL DE 2013 SIMMMEINotícias 3

SIMMMEI contrata assessoria jurídica para empresas associadas

O Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) coloca à disposição das empresas associadas mais um serviço – o de Assessoria Jurídica, que será prestado pelo escritório Papini & Lacerda, com sede em Belo Horizonte e filiais em quatro cidades, incluindo Itajubá. A apresentação às indústrias foi feita, em 26 de março, na sala do SIMMMEI instalado no SESI.

“Ter uma assessoria jurídica era uma necessidade e um pedido de nossas associadas. É uma experiência nova. Espero que traga bons frutos às empresas”, disse o

presidente do Sindicato das Indústrias, André Luiz Martins Gesualdi. Ele acredita que o novo serviço poderá atrair mais empresas para o Sindicato, o que vai aumentar a arrecadação e, com isso, será possível oferecer novos benefícios à indústria itajubense. O SIMMMEI já oferece outros serviços, como Assessoria em Recursos Humanos e Relações Trabalhistas (exemplo de atuação reportado, na matéria: Acordo Coletivo inédito em Lambari, nesta página).

O escritório Papini & Lacerda Advogados

é hoje o 205° maior escritório do país e o 11° de Minas Gerais, conforme o “Anuário 2012 Análise Advocacia 500” e atua na advocacia empresarial, prestando serviços a empresas e empresários nacionais e estrangeiros, dos mais variados portes e ramos de atividade, em todo o território nacional. “Nossa prioridade é atuar na advocacia preventiva, ou seja, buscando e sugerindo aos nossos clientes medidas legais para evitar ou minimizar os riscos de problemas jurídicos futuros – tudo com um atendimento ágil e competente, sempre dentro da ética profissional”, explicou André Lemos Papini.

Ele sugeriu aos empresários, durante o encontro, que os primeiros contatos sejam feitos diretamente com ele ou seu sócio, Rafael de Lacerda Campos. “Isso para organizar o trabalho, que está no início, dada a demanda a ser apresentada pelo sindicato e pelas associadas. Depois desse período, os empresários podem acessar diretamente nossa equipe de profissionais, que é altamente especializada”, destacou.

Empresários, Federação e Sindicato dos Trabalhadores assinaram, em janeiro, o primeiro Acordo Coletivo da categoria. O documento beneficia em torno de 250 funcionários das empresas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico daquele município, sobretudo as que integram o polo industrial de aço-inox.

“Foram cinco rodadas de negociação, que transcorreram em um clima de respeito e confiança mútuos, culminando em um acordo contendo 63 (sessenta e três) cláusulas”, explica Ayrton de Campos, assessor em Gestão de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas do SIMMMEI, destacado para coordenar as negociações. Entre elas, ressalta o Reajuste Salarial de 7,2% para todos os salários, Vale-Compra Mensal, Garantia de Emprego à Gestante, Horas Extras com acréscimos diferenciados, Piso Salarial, entre outras conquistas.

As negociações aconteceram na sede da ACIL, entre as comissões do lado patronal

e dos empregados (Sindicato e Federação dos Trabalhadores) com base em uma pauta inicial de reivindicações contendo 99 cláusulas. Os encontros aconteceram entre os dias 10 e 20 de dezembro do ano passado. A ratificação do acordo aconteceu em janeiro.

O presidente do SIMMMEI, André Gesualdi, fez a apresentação do novo serviço, ao lado de André Lemos Papini

Acordo Coletivo inédito em Lambari

Jantar Italiano BeneficenteA empresa PKC Group, dentro de seu projeto de Responsabilidade Social, e o Lions Clube-Centro, que comemora 50 anos de atividade em Itajubá, são parceiros em mais uma ação solidária que será desenvolvida no município. Trata-se do Jantar Italiano Beneficente, a ser realizado em 3 de maio de 2013, no MPM Buffet. Toda a verba arrecadada nessa ação social será revertida em prol da Lira São José, corporação musical com mais de 50 anos e de grande tradição e representatividade no município, e da Casa de Recuperação Nova Jerusalém, instalada no bairro Canta Galo, que atende 25 pessoas com dependência química.Durante o jantar, haverá apresentação de um dos maiores intérpretes da música italiana no Brasil – Tony Angeli, e do grupo de Dança do Curso G9. Os convites estão à venda com membros do Lions Clube. Empresas interessadas em participar do evento podem entrar em contato pelo telefone (35) 3629-2024 ou pelo e-mail [email protected].

SERVIÇOO escritório Papini & Lacerda atua em todas as áreas, como Direito Civil, Direito Comercial, Direito Contratual, Direito do Trabalho e Previdenciário, Direito Administrativo e Direito Ambiental, entre outras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3622-3547.

Ayrton de Campos, assessor do SIMMMEI, coordenou as negociações com os trabalhadores

Page 4: Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

NÚMERO 24ABRIL DE 2013SIMMMEINotícias4

A importância de se investir no potencial dos funcionários

Gestores e funcionários das empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) participaram, em fevereiro, da palestra “Alcance de Resultados Através das Pessoas”. A apresentação foi feita pela consultora Vanessa Martins Bard, da Atto Talentos Humanos.

“Nos dias de hoje podemos mudar a tecnologia facilmente e os processos rapidamente, mas não podemos mudar e desenvolver as pessoas num piscar de olhos. Então, o nosso desafio é, principalmente, mudar mentes, pensamentos e comportamentos”, explica Vanessa Bard. “São as pessoas que

desenvolvem ideias, vendem produtos, criam relacionamentos e geram lucratividade”, completa.

A consultora acredita que o encontro foi bastante proveitoso. “A participação do grupo foi importante para gerar o clima acolhedor e acredito que os assuntos abordados foram de simples absorção. Fizemos uma revisão das ferramentas de gestão de pessoas e acredito que os participantes saíram da palestra com espirito de reflexão e motivados a fazer uma gestão de pessoas mais eficaz e com foco em resultados”, diz.

Vanessa Bard tem mais de dez anos de experiência na área de Recursos Humanos, com foco em desenvolvimento. “Toda minha trajetória profissional foi realizada na área de RH de grandes multinacionais. Durante esse período tive oportunidades de me desenvolver como instrutora de treinamentos de desenvolvimento de liderança e multiplicadores internos, em ambos os casos, com formação internacional”, conta. Mais informações, basta acessar o blog www.attotalentoshumanos.wordpress.com

Vanessa Bard, da Atto Talentos Humanos: palestra lotou auditório do SIMMMEI

PKC Itajubá é 1º lugar no Prêmio Verde GhaiaA PKC Group, empresa que oferece

serviços de projeto, desenvolvimento e fabricação sob medida de cabos elétricos e eletrônicos, foi vencedora em duas categorias do Prêmio Verde Ghaia: Meio Ambiente e Saúde e Segurança. O prêmio foi criado para incentivar e valorizar as empresas cujos sistemas de gestão são essenciais para o sucesso de projetos, produtos e campanhas que tenham seu viés voltado para a sustentabilidade.

“Sempre fomos comprometidos com os mais altos padrões de Saúde Segurança e Meio Ambiente, tanto internamente como na comunidade onde estamos inseridos”,

explica Rita Santos, da área de Segurança e Meio Ambiente.

Ela lembra que a empresa desenvolve

ações que visam disseminar uma cultura prevencionista e de preservação ambiental. “Também realizamos trabalhos como palestras em escolas, seminários para a comunidade, doação e plantio de mudas de árvores produzidas no nosso viveiro”, completa. A PKC já alcançou 49.720 árvores plantadas até o momento.

A unidade de Itajubá é certificada nas normas ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), o que comprova a sua busca pela melhoria contínua. A PKC disputou o prêmio com empresas instaladas em todo o território nacional.

Giro

Page 5: Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

Giro

NÚMERO 24ABRIL DE 2013 SIMMMEINotícias 5

SIMMMEI e SENAI patrocinam equipe Uai!rrior, da Unifei

Evento em Belo Horizonte marca os 80 anos da FIEMG

A equipe de robótica Uai!rrior, da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), ganhou mais um patrocínio de peso para o desenvolvimento de seus projetos ao fechar parceria com o SENAI e três sindicatos patronais – Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), Sindicato das Indústrias de Aparelhos Eletro Eletrônicos do Estado de Minas Gerais (SINAEES) e Sindicato da Indústria Mecânica do Estado de Minas Gerais (SINDMEC) – e a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). O acordo foi selado em março, por meio da FAPEPE (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá).

Criada em 2001, o time participa de competições nacionais e internacionais de guerra de robôs. A ideia básica desse tipo de competição é que as equipes desenvolvam projetos para o combate dentro de uma arena. Atualmente, a equipe tem 30 membros, todos alunos da Unifei, e 12 robôs ativos.

“Com a nova parceria será possível desenvolver projetos para competir em categor ias nas quais a equipe nunca participou. Os patrocinadores são importantes porque trazem mais credibilidade aos nossos projetos”, explica Gustavo Duarte, membro da Membro da Divisão de Gestão da Uai!rrior. “A manutenção dos robôs requer muito trabalho do grupo, que precisa desenvolver e executar os projetos desde a concepção das ideias até a confecção final das peças”, completa.

Gustavo Duarte diz ainda que todo o trabalho demanda recursos financeiros e pessoais. “Parte do orçamento anual é custeada pela universidade, e o restante provém de patrocínio, seja em dinheiro

ou prestação de ser viços”, ressalta. A Uai!rrior depende de recursos para usinagem de peças e compra de material – “toda matéria-prima dos nossos projetos necessita de recursos e os patrocínios têm sido uma forma de viabilizar isso”, fala.

Para ele, “ao desenvolver esses projetos estamos constantemente criando novas tecnologias, novas aplicações de materiais e novos métodos surgem neste processo”, finaliza. Mais informações sobre a equipe no site www.uairrior.unifei.edu.br.

Aulas e consultoria aos alunos do SENAIAulas de Mecânica e Eletrônica. Essa

é a contrapartida que será oferecida pelos membros da Equipe Uai!rrior aos alunos dos cursos do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) pelo patrocínio acertado com os sindicatos patronais, o SENAI e a FIEMG.

“Já estamos elaborado um roteiro de aulas, que irão abordar temas como usinagem, resistência dos materiais,

programação, eletrônica de potência”, diz explica Gustavo Duarte, membro da Membro da Divisão de Gestão da Uai!rrior.

Ele diz ainda que o grupo vai oferecer apoio durante as competições de robótica entre as escolas do SENAI, fornecendo uma consultoria sobre o assunto e auxiliando a montagem e execução dos projetos.

Lançamento de selos e carimbo comemorativos e a história contada por meio da música e da dança. Assim a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) comemorou seus 80 anos, em evento realizado em 13 de março, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

A solenidade reuniu autoridades como o governador Antonio Anastasia; o ministro do Trabalho, Carlos Brizola; o vice-governador, Alberto Pinto Coelho; o prefeito Márcio Lacerda; e o presidente da FIEMG, Olavo Machado Júnior. A FIEMG Regional Sul esteve representada pelo seu presidente, Ary Novaes, e sete representantes de sindicatos patronais, dentre eles, o Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) por seu presidente, André Luiz Martins Gesualdi.

“Nosso foco se mantém centrado no fortalecimento da indústria mineira e

no desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil”, disse Olavo Machado Júnior, durante seu discurso. Ele ressaltou ainda a importância da união de todos para que se alcance o desenvolvimento e a diversificação da indústria de Minas. O presidente lembrou ainda trajetória da Fiemg e de seus pioneiros, em especial, dos empresários Alvimar Carneiro de Resende, Américo René Giannetti e Euvaldo Lodi, que a criaram em 12 de fevereiro de 1933.

Para o governador Anastasia, o c r e sc imen to e xpe r imen tado pe la indústria mineira ao longo das décadas, capitaneada pela Fiemg, fez também o estado se desenvolver. Ele lembrou o trabalho que a entidade tem feito ao longo dos anos para agregar valor ao que as empresas daqui produzem. “Quero transmitir o meu parabéns ao presidente Olavo Machado Júnior, aos empresários

e aos presidentes de sindicato. Não só por seu trabalho pelo desenvolvimento da indústria, mas também pelo trabalho de inclusão, sustentabilidade e inovação”.

Alunos da Unifei que fazem parte da equipe de robótica Uai!rrior, que ganhou apoio da indústria mineira

Page 6: Simmmei Notícias n. 24 - Abril 2013

SeSi

NÚMERO 24ABRIL DE 2013

Abertas as inscrições parao Festival SESI de Música 2013

Colônia de Férias agita SESI Itajubá

Já estão abertas as inscrições para edição 2013 do Festival SESI Música Edição Minas Gerais, que dá voz e premia o talento do trabalhador no ritmo das indústrias mineiras. Elas podem ser feitas até o dia 10 de maio pelo site www.sesimg.com.br. O Festival irá distribuir R$ 12 mil em prêmios para os três primeiros colocados de cada categoria.

“Queremos incentivar uma participação maior de empresas e funcionários. Nos dois últimos tivemos resultados muito bons, com representantes de Itajubá na grande final. Precisamos despertar os talentos que estão escondidos de nossa indústria”, diz a gerente do SESI Itajubá, Maria Gorete Corrêa Bissacot.

A final será realizada no Teatro Sesiminas,

em Belo Horizonte, de 22 a 24 de agosto. De acordo com a organização do evento, nos dias 22 e 23 serão realizadas as oficinas de interpretação vocal e corporal. No dia 24, a grande final com apresentação dos candidatos e a premiação. O evento é aberto ao público. Vale lembrar que a semifinal do evento acontecerá, de 10 a 13 de julho, no Teatro SESI Contagem.

O Festival é voltado somente para trabalhadores da indústria (industriários e empresários) e seus dependentes diretos: cônjuges e filhos a partir de 16 anos de idade. Os interessados podem participar nas categorias “intérprete” ou “composição inédita”, com qualquer gênero ou estilo da música brasileira cantada.

Diversão e lazer para a garotada. Essa foi a tônica da 4ª edição da Colônia de Férias do SESI Itajubá, que aconteceu em janeiro. As atividades reuniram filhos dos funcionários da indústria, alunos do colégio Aquarela – parceiro da unidade – e crianças da comunidade.

“Nosso objetivo central foi proporcionar a interação entre as crianças, com foco nas relações sociais e pedagógicas que as atividades proporcionam”, explica a gerente do SESI, Maria Gorete Corrêa

Bissacot. “Os pais têm a tranquilidade de deixar seus filhos em um ambiente seguro e acolhedor”, completa.

As atividades educativas, esportivas e culturais foram realizadas das 13h30 às 17h30, no parque e no ginásio da unidade. Durante o período, as crianças – de 4 a 10 anos – tiveram um lanche especial. As oficinas foram comandadas pelo professor Neander Eduardo Loureiro, o Tio Peninha, com o apoio de cinco estagiários. A próxima colônia acontecerá em julho.

Cuidado Com oS ProdutoS químiCoS

iNformaçõeSProfissionais das áreas de Segurança e Meio Ambiente das empresas associadas participaram, em março, do curso “Produtos Químicos”, ministrado pela técnica da Mahle, Adr iana Ribeiro Rincon. Em dezembro passado, ela foi a responsável por treinamento sobre o assunto, que atraiu várias associadas.Os tópicos abordados durante o curso foram os seguintes: o que são produtos perigosos; formas de utilização dos produtos químicos perigosos; riscos com produtos químicos; classificação de produto; reações químicas perigosas e incompatibilidade EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para agentes químicos, entre outros. Adriana Rincon lembra que o objetivo do curso foi capacitar os profissionais da área de Segurança e Meio Ambiente para que “possam ampliar seus conhecimentos técnicos e atuar de forma preventiva e também corretiva, além de proporcionar a melhoria contínua dos processos”. “É um tema extremamente importante, pois envolve riscos ao negócio (saúde, segurança e meio ambiente). Portanto, o conhecimento mais técnico vai auxiliar o profissional a adotar uma melhor forma de atuação, visando à prevenção”, conclui.Confira abaixo quatro dicas básicas que o trabalhador precisa ter com esse tipo de produto: + Ler atentamente as instruções do rótulo, no recipiente ou na embalagem, observando a classificação quanto ao risco à saúde que ele oferece e às medidas de segurança para o trabalho. Portanto, conhecer a classificação permite obter informações quanto à forma correta de manipular, estocar, transportar e/ou descartar os resíduos do produto.+ Usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) específicos e evitar o máximo o contato com esse tipo de produto. Nas áreas de manuseio, é proibido o acesso de alimentos, bebidas, cosméticos, gomas de mascar e cigarros.+ Lavar as mãos, antebraços, rosto e pescoço cada vez que deixar a área (medidas de higiene adequadas).+ Armazenar os produtos químicos de acordo com a sua compatibilidade química, visando minimizar riscos de acidentes – necessário que seja em áreas cobertas, ventiladas e longe de fontes de ignição. A área deve ser restrita a pessoas autorizadas.

SaiBa +SIMMMEINotícias6

SESI Itajubá(35) 3623-1766

SESI MinasGerência de Cultura(31) 3263-4313 ou

(31) 3263-4303

Crianças se divertem durante as atividades comandadas pelo Tio Peninha