SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo:...

13

Transcript of SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo:...

Page 1: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,
Page 2: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

2

SIMULADO - VETERINÁRIA

Fala, vet! Tudo em cima? :D

A esta altura você já sabe a importância de resolver questões para potencializar sua eficiência na hora da prova, lidar com a aplicação dos conteúdos estudados e estudar o que realmente cai. Por isso, eu preparei para você um simulado muito rico, baseado nas últimas provas das principais residências do país, com os conteúdos mais cobrados para você treinar!

Esse é um presente para você, que assim como a Sanar, está comprometido com a sua aprovação. Espero que você evolua com o auxílio deste material!

Dica: Pegue uma garrafinha com água (importante se hidratar, né?!) e vá para um local silencioso. Estipule um tempo para começar e terminar de responder o simulado. Vamos fazer um teste de como será o dia da sua prova, então, nada de se distrair com o celular e nem ficar pesquisando a resposta na internet, ein?!

Abraços virtuais e bons estudos!

... Ah, eu já ia esquecendo! O gabarito estará disponível no meu perfil @veterinarioconcurseiro. Confere lá no nosso Instagram e vem interagir com a gente!

Veterinário Concurseiro

Page 3: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

3

01.(COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo:

Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino, tendo sofrido lacerações na pele. No local da ferida, nota-se vermelhidão, aumento de temperatura local, inchaço, dor e o animal retrai o membro ferido, não colocando a pata no chão, sinais que caracterizam uma inflamação no local.

A coluna da esquerda apresenta os aspectos fisiopatológicos que explicam os sinais de inflamação observados durante o atendimento relacionados, por sua vez, na coluna da direita. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

a) 3, 1, 3, 2, 4

b) 2, 4, 3, 3, 1

c) 1, 2, 4, 1, 3

d) 3, 4, 2, 3, 1

02. (COREMU – UFMT – 2019) Sobre as complicações e riscos da anestesia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Hipotermia durante a anestesia reduz a concentração alveolar mínima dos anestésicos inalatórios e tremores intensos no período pós-operatório podem resultar em hipoxemia.

( ) Hipoventilação durante a anestesia é comumente atribuída à hipotermia e a fármacos como opioides e etomidato.

1- Ação de mediadores químicos e compressão das terminações nervosas pelo edema

2- Aumento da permeabilidade vascular

3- Vasodilatação

4- Perda de função pela dor

( ) Vermelhidão

( ) Dor

( ) Aumento de temperatura local

( ) Inchaço

( ) Retração da pata ferida

Page 4: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

4

( ) Bradiarritmias observadas durante a anestesia incluem bradicardia sinusal e bloqueios atrioventriculares de primeiro e segundo graus que devem ser imediatamente tratados com fármacos simpatomiméticos.

( ) Ressuscitação cardiopulmonar inclui suporte básico à vida em que se deve incluir massagem cardíaca, ventilação artificial e terapia com adrenalina em baixa dose, seguida por dose mais elevada, se necessário.

Assinale a sequência correta.

a) F, V, F, F

b) V, F, V, V

c) F, V, V, V

d) V, F, F, F

03. (COMPROV – UFCG – 2019) As estruturas orgânicas quando radiografadas em razão de suas densidades teciduais podem adquirir diversas tonalidades radiográficas. Dentre elas, qual a que caracteriza melhor a imagem radiolucente?

a) O pulmão.

b) O fígado.

c) O coração.

d) O rim.

e) A vesícula urinária.

04. (COREMU – UFRGS – 2019) A retenção do mecônio acomete uma importante parcela dos potrinhos. Assinale a alternativa correta sobre os diversos aspectos dessa enfermidade, que cursará com sintomas típicos das cólicas em equinos, descritos abaixo.

Page 5: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

5

a) A cirurgia por laparotomia exploratória é o único tratamento efetivo.

b) O colostro mamado tem importante efeito como laxante, assim como o reflexo gastrocólico que promove o peristaltismo intestinal.

c) A posição típica do potro com tenesmo: cauda em pé e fazendo força para eliminar o mecônio é um dos sinais clínicos evidentes e possui casuística maior em fêmeas do que em machos.

d) O exercício leve é recomendado como estímulo ao peristaltismo: o potro, horas após o nascimento, deve caminhar com a sua mãe, o que tem grande importância como profilaxia e evita a retenção de mecônio.

e) Os enemas preventivos e curativos têm sido utilizados com sucesso na remoção de todo o mecônio, seja impactação alta (cranial) ou baixa (caudal).

05. (COREMU – UFF – 2019) Na interpretação do leucograma, concentrações anormais de neutrófilos podem ocorrer com desvio à esquerda, desvio à direita e alterações morfológicas. Para que esses resultados sejam fidedignos ao paciente, é imprescindível que a confecção do esfregaço sanguíneo seja feito o mais rápido possível, após a coleta de sangue com EDTA (ácido etileno diaminotetracético), uma vez que:

a) o envelhecimento in vitro e vacuolização em neutrófilos podem ocorrer pela exposição ao EDTA por algumas horas.

b) o aumento do número de neutrófilos imaturos e sinais de aceleração eritropoética podem ser induzidos pelo EDTA.

c) a coloração do esfregaço pode induzir ao envelhecimento dos neutrófilos.

d) o esfregaço não absorverá adequadamente os corantes que permitem a visualização das características celulares.

06. (COREMU – UFG – 2019) Rickettsia ricketsii é o agente etiológico da febre maculosa brasileira (FMB). Essa enfermidade pode apresentar taxa de letalidade

Page 6: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

6

superior a 50% no país. O diagnóstico considerado como oficial pelo Ministério da Saúde para a confirmação dos casos dessa doença e a droga de primeira escolha no tratamento da FMB são, respectivamente:

a) reação de imunofluorescência indireta, com amostras pareadas, e doxiciclina.

b) ELISA, com amostra única, e doxiciclina.

c) PCR, com amostras pareadas, e cloranfenicol.

d) reação de hemaglutinação, com amostra única, e cloranfenicol.

07. (CEFET – EESP – 2019) Sobre a Fisiologia Cardiovascular, é correto afirmar que:

a) o sistema circulatório fechado duplo ocorre em vertebrados com respiração pulmonar, onde dois tipos de sangue passam pelo coração: o venoso e o arterial; e ocorrem dois ciclos de circulação pelo organismo: a sistêmica ou pequena e a grande circulação ou pulmonar.

b) a diferença de pressão entre dois pontos num vaso sanguíneo é denominada pressão transmural e permite ao sangue fluir através do vaso sanguíneo, ao passo que a diferença entre a pressão sanguínea dentro do vaso e a pressão do fluído fora do vaso é a pressão de perfusão.

c) o sistema circulatório fechado simples ocorre em vertebrados com respiração branquial, onde só o sangue venoso passa pelo coração, e, posteriormente, sai do coração sendo levado às brânquias onde é oxigenado e daí distribuído pelas artérias para todo o corpo, retornando, a seguir, pelo sistema venoso ao coração, reiniciando o ciclo.

d) a circulação fechada dupla pode ser incompleta ou completa, sendo que na circulação incompleta ocorre a mistura entre o sangue venoso e o arterial, ao passo que na circulação completa não ocorre mistura entre os tipos de sangue, pois o coração é dividido em duas metades: a direita, onde passa o sangue arterial; e a esquerda, onde passa o sangue venoso.

e) no sistema circulatório aberto, o sangue é conduzido pelas dilatações contrácteis até a parte posterior do animal, onde é derramado, entrando em contato direto

Page 7: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

7

com as células, pois nesses animais não existem vasos sanguíneos e, logo após as trocas metabólicas com as células, o sangue é coletado na parte anterior do organismo pelo mesmo grande vaso dorsal, reiniciando o ciclo.

08. (PROPPG – UFERSA – 2019) Com relação às luxações patelares em cães, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Cães de qualquer idade, raça ou sexo podem apresentar luxações patelares mediais, mas as raças pequenas e miniaturas são acometidas com maior frequência.

( ) Luxações patelares mediais são mais comuns que as luxações patelares laterais nos cães de raças grandes; entretanto, estas raças apresentam uma porcentagem maior de luxações laterais que os cães pequenos.

( ) A cirurgia é indicada para pacientes sintomáticos imaturos ou jovens adultos, pois a luxação patelar intermitente pode desgastar, prematuramente, a cartilagem articular da patela.

( ) O sistema para classificação do acometimento de luxação patelar canina descrito na literatura estima os graus em I, II, III, IV e V.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta.

a) V – V – V – F

b) F – F – F – V

c) V – F – F – F

d) F – F – V – V

e) V – F – F – F

Page 8: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

8

09. (PROPPG – UFERSA – 2019) Procedimentos ortopédicos objetivando corrigir o nivelamento do platô tibial pela técnica de osteotomia cuneiforme da porção cranial tibial, por rotação do platô tibial ou por avanço da crista tibial são técnicas utilizadas para:

a) Ruptura do ligamento cruzado cranial

b) Luxação patelar

c) Subluxação do joelho

d) Estabilizar tensão no ligamento cruzado cranial

e) Displasia coxofemoral

10. (FUVEST – USP – 2019) Um equino apresenta, na pele do membro posterior esquerdo, uma lesão de 5 x 5 cm, de aspecto granulomatoso, com secreção piossanguinolenta. O resultado da biopsia foi: dermatite nodular, piogranulomatosa, com numerosos eosinófilos. Ao centro, pode ser observado material granular eosinofílico e pseudohifas. Com base na descrição, o diagnóstico é:

a) Leishmaniose

b) Criptococose

c) Esporotricose

d) Pitiose

e) Aspergilose

11. (FUVEST – USP – 2019) Considerando a avaliação laboratorial do fígado, é correto afirmar:

Page 9: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

9

a) A enzima alanina aminotransferase é um marcador de necrose de hepatócitos em ruminantes.

b) A concentração de ureia plasmática aumenta em casos de desvio portossistêmico em cães.

c) A enzima gamaglutamiltransferase é um marcador de colestase em equinos.

d) A concentração de amônia plasmática diminui na insuficiência hepática em cães.

e) A fração bilirrubina direta predomina na circulação em casos de hemólise aguda em gatos.

12. (FUVEST – USP – 2019) Um animal da espécie felina, persa e com um ano de idade foi levado para atendimento, apresentando como sintomas aumento de volume abdominal, hiporexia e mucosas discretamente amareladas. Nos exames laboratoriais, apresentava anemia normocítica normocrômica não regenerativa, elevação discreta de enzimas hepáticas e o líquido ascítico foi caracterizado como um exsudato asséptico. O veterinário solicitou testes para leucemia felina e imunodeficiência felina, que foram não reagentes.

Considerando esses dados, qual o possível agente envolvido no processo?

a) Herpesvírus

b) Calicivírus

c) Parvovírus

d) Rotavírus

e) Coronavírus

13. (COMPROV – UFCG – 2019) O edema pulmonar é uma complicação respiratória relativamente comum, que compromete gravemente a capacidade de oxigenação

Page 10: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

10

tecidual. Dentre os fatores apresentados a seguir, assinale o único que não é considerado como um possível causador de edema pulmonar:

a) Sobrecarga de fluidos intravenosos

b) Aumento da pressão venosa pulmonar

c) Hiperproteinemia

d) Aumento da permeabilidade capilar

e) Doença cardíaca

14. (COMPROV – UFCG – 2019) “Na terapia oncológica a toxicidade geralmente é dose-dependente e, como a maioria dos agentes é efetiva nas fases ativas do ciclo celular, tecidos de renovação constante são normalmente os mais afetados” (JERICÓ et al., 2015, p.535). Assim, identifique abaixo o quimioterápico usado na terapia oncológica que apresenta propriedades cardiotóxicas em cães:

a) Vincristina

b) Metotrexato

c) Vimblastina

d) Mitotano

e) Doxorrubicina

15. (COREMU – UFF – 2019) A etiologia do diabetes mellitus (DM) felino é multifatorial e está associada à diminuição da secreção de insulina ou ao aumento dos fatores de resistência insulínica. Identifique a opção correta.

a) A insulina glargina tem pH de aproximadamente 7, sendo pouco solúvel no pH fisiológico, e forma microprecipitados quando injetada no tecido subcutâneo.

Page 11: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

11

b) Os análogos da insulina de longa ação (glargina e detemir) são utilizados para se assemelharem à secreção relativamente constante de insulina pelo pâncreas entre as refeições.

c) O tratamento com sulfonilureias é recomendado para gatos recém-diagnosticados diabéticos ou para aqueles com neuropatia diabética.

d) As insulinas comumente utilizadas em cães (NPH, lenta) são eficazes em gatos e acredita-se que, nestes, essas insulinas tenham duração prolongada.

16. (COREMU – UFF – 2019) Aponte a opção que apresenta a enfermidade originária de uma sobrecarga de carboidratos, na qual o pH ruminal declina graças ao aumento da produção graxos voláteis, e que, além disso, pode gerar ruminite química secundária devido a elevação da concentração de ácido lático que tem ação corrosiva para a mucosa.

a) Ruminite necrobacilar

b) Acidose ruminal

c) Timpanismo espumoso

d) Timpanismo secundário

17. (UFG – UFG – 2019) São exemplos de neoplasmas hepáticos pertences ao grupo de células redondas, epiteliais e mesenquimais, respectivamente:

a) Sarcoma histiocítico, carcinoma hepatocelular e colangioma.

b) Osteossarcoma, colangioma, mieloma múltiplo.

c) Linfoma, hepatoma e osteossarcoma.

d) Cistoadenoma, mieloma múltiplo, sarcoma histiocítico.

Page 12: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

12

18. (FUVEST – USP – 2019) Qual conjunto de achados clínicos é compatível com a indigestão vagal em bovinos?

a) Distensão abdominal mais pronunciada no flanco direito, febre, fezes ressecadas e queda abrupta na produção de leite.

b) Redução de motilidade intestinal, inapetência, fezes enegrecidas e depressão severa.

c) Fácies de ansiedade, distensão abdominal simétrica, ausência de movimentos ruminais e intestinais e anorexia.

d) Diminuição ou ausência de movimentos ruminais, distensão abdominal esquerda, perda de peso progressiva e fezes escurecidas.

e) Ausência de distensão abdominal, atonia intestinal, anorexia e febre.

19. (COREMU – UFF – 2019) Em relação à suscetibilidade ao vírus da raiva, o cão doméstico apresenta:

a) Alta suscetibilidade.

b) Baixa suscetibilidade.

c) Moderada suscetibilidade.

d) Nenhuma suscetibilidade.

20. (COREMU/UFPR – UFPR – 2019) Sobre ortopedia em aves, considere as seguintes afirmativas:

1. Bandagem em oito pode ser do tipo simples quando imobiliza a asa, ou do tipo completa quando imobiliza a asa e a articulação coracoide-umeroescapular.

2. Os pinos intramedulares são implantes que contrapõem as forças de compressão e rotação, tendo pouco efeito sobre força de arqueamento.

Page 13: SIMULADO - VETERINÁRIA · 2020. 6. 18. · 3 01. (COREMU – UFMT – 2019) Leia o caso abaixo: Chega ao consultório um canino com histórico de ter sido atacado por outro canino,

13

3. A abordagem cirúrgica para fraturas em fêmur é realizada na face cranial do membro pélvico.

4. Nas fraturas de tibiotarso, em aves de médio a grande porte, o uso de fixadores externos deve abranger todo o comprimento do osso, e no mínimo dois pinos devem ser passados em cada fragmento.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.