Síntese aula 15 sono vigília

16
AULA 15 NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS

description

 

Transcript of Síntese aula 15 sono vigília

Page 1: Síntese aula 15   sono vigília

AULA 15NEUROCIÊNCIAS E DOENÇAS NEUROLÓGICAS

Page 2: Síntese aula 15   sono vigília

Designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar.

Page 3: Síntese aula 15   sono vigília

CONFORME O HORÁRIO E A NECESSIDADE, O ORGANISMO LIBERA, ATRAVÉS DA GLÂNDULA PITUITÁRIA, HORMÔNIOS RESPONSÁVEIS POR UMA SÉRIE DE FUNÇÕES DO ORGANISMO.

Page 4: Síntese aula 15   sono vigília

No processo de regulação dos períodos de sono e vigília, o corpo utiliza-se de um hormônio denominado melatonina.

Em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos

Page 5: Síntese aula 15   sono vigília

O sono é dividido em duas categorias: sono REM ("Rapid Eye Movements") e sono não REM ("Non-Rapid Eye Movements") e este é classificado em 4 fases.

Page 6: Síntese aula 15   sono vigília

O registro eletrencefalográfico se caracteriza por ondas rápidas, de baixa amplitude que indicam alto grau de atividade dos neurônios corticais. Também fazem parte desse estágio, movimentos oculares aleatórios e um acentuado tônus muscular. Após 5 a 15 minutos no leito, o indivíduo alcança o primeiro estágio do sono. O período de tempo entre o ato de deitar-se e o de adormecer denomina-se latência de sono.

Page 7: Síntese aula 15   sono vigília

É a transição entre o estado de vigília e o sono, quando a melatonina é liberada, induzindo-o. Corresponde a 2-5% do tempo total deste. O traçado do eletromiograma apresenta redução do tônus muscular.

Page 8: Síntese aula 15   sono vigília

Corresponde a 45-55% do sono total de sono. Ocorre a sincronização da atividade elétrica cerebral, que refletre a redução do grau de atividade dos neurônios corticais. Com isto, diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal.

Page 9: Síntese aula 15   sono vigília

Comumente observa-se combinado ao estágio 4. Os movimentos oculares são raros e o tônus muscular diminui progressivamente. Corresponde a 3-8% do sono total.

Page 10: Síntese aula 15   sono vigília

Corresponde a 10-15% do sono total. As ondas delta correspondem a mais de 50% da época, podendo até dominá-la completamente. Ocorre pico de liberação do GH (hormônio do crescimento) e da leptina; o cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã

Page 11: Síntese aula 15   sono vigília

O EEG apresenta ondas de baixa amplitude e freqüência mista que se assemelham às encontradas no estágio 1, além de ondas em dente de serra. O indivíduo apresenta máxima hipotonia da musculatura esquelética, exceto pelas oscilações da posição dos olhos, dos membros, dos lábios, da língua, da cabeça e dos músculos timpânicos. É neste período que ocorre a maioria dos sonhos e corresponde a 20-25% do sono total.

Page 12: Síntese aula 15   sono vigília
Page 13: Síntese aula 15   sono vigília

PARASSONIAS: OCORREM DURANTE O SONO NÃO REM

Despertares Confusionais Terror noturno: error noturno: em 3% das

crianças, principalmente meninos. A criança parece muito assustada, com muito medo, porem não se lembra no dia seguinte do ocorrido.Tem incidência familiar e desaparece com o crescimento.

Sonambulismo: a criança deambula dormindo. Os pais devem tomar cuidado para que não se machuque nem machuque aos outros.

PESADELOS

Page 14: Síntese aula 15   sono vigília

1. Procure manter horários regulares para deitar e acordar. Essa prática ajuda a manter uma regularidade do ritmo biológico.

2. Mantenha a tranqüilidade do local onde você dorme, evitando utilizá-lo para outras atividades como estudar, assistir a TV, jogar videogame, etc.

3. Se for ler algum livro ou assistir a um filme antes de dormir, evite os que possuem conteúdo estimulante (suspense ou terror).

4. Os sons, a luminosidade e a temperatura podem interferir na qualidade do sono. O corpo humano precisa de uma temperatura agradável e de um ambiente silencioso com o mínimo de iluminação para um bom sono.

5. Não vá dormir com fome ou alimentado em excesso, pois refeições pesadas podem causar grande desconforto, assim como a sensação de estomago "vazio".

Page 15: Síntese aula 15   sono vigília

6. À noite, evite tomar café, chá preto e bebidas do tipo cola ou guaraná.

7. Evite o consumo de bebidas alcoólicas à noite. Embora elas pareçam induzir o sono, a qualidade do mesmo não é satisfatória. Alguns pacientes podem sentir uma piora dos sintomas de depressão no dia seguinte.

8. Evite fumar à noite, já que a nicotina pode ter efeito excitante.

9. Durma apenas o tempo suficiente para sentir-se bem. Ficar na cama mais do que o necessário pode prejudicar o sono da noite seguinte.

10. Evite "brigar" com a cama. Se tentar e não conseguir dormir, levante e tente fazer algo enfadonho ou repetitivo, como ler um livro cansativo. Ouvir uma música suave pode ajudar.

Page 16: Síntese aula 15   sono vigília

http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/fisiologia.html

http://www.neuropediatria.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66:disturbios-do-sono&catid=48:disturbios-do-sono&Itemid=106

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1267