SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL...

20
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2016 UM ENSAIO PARA A VIDA 2º DIA PROVA DE REDAÇÃO E DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS RESOLUÇÃO AEP S SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL POLIEDRO PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Transcript of SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL...

Page 1: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

2016UM ENSAIO PARA A VIDA

INSTRUÇÕES PARA A PROVA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:

1 Este CADERNO DE QUESTÕES contém a Proposta de Redação e 95 questões numeradas de 1 a 95, dispostas da seguinte maneira:

a. as questões de número 1 a 50 são relativas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

b. as questões de número 51 a 95 são relativas à área de Matemática e suas Tecnologias.

ATENÇÃO: as questões de 1 a 10 são relativas à língua estrangeira. Você deverá responder apenas às questões relativas à língua estrangeira escolhida (Inglês ou Espanhol).

2 Confira se o seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões e se essas questões estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao fiscal de sala para que ele tome as providências cabíveis.

3 Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções. Apenas uma corresponde à questão.

4 Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a alternativa que corresponda à resposta correta. Essa alternativa (a, b, c, d ou e) deve ser preenchida completamente no item correspondente na folha de respos-tas que você recebeu, segundo o modelo abaixo. Observe:

5 O tempo disponível para estas provas é de cinco horas e trinta minutos.

6 Reserve os 30 minutos finais para preencher sua folha de respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.

7 Você poderá deixar o local de prova somente após decorridas duas horas do início da aplicação.

8 Fica estritamente proibido:a. perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de

aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização da prova;

b. se comunicar, durante a prova, com outro participante verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

c. utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento, em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa da prova;

d. utilizar livros, notas ou impressos durante a realização da prova;

e. utilizar máquina calculadora ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, tais quais celulares, pagers e similares.

Boa prova!

ERRADO ERRADO ERRADO CORRETOA A A

2º DIA

PROVA DE REDAÇÃO E DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIASPROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

RESOLUÇÃO

AEPSSISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL POLIEDRO

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 2: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 2

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

REDAÇÃO

Os textos apontam principalmente para a constatação do problema: vivemos uma epidemia de dengue, que deve ser estudada e compreendida para que se possam traçar metas de como acabar com ela. A constatação do problema leva, então, a discutir as causas e por que ela se repete todo ano, mesmo com todas as iniciativas sociais e governamentais. Como solução, devem ser considerados diversos fatores, como a prevenção, que ainda é o método mais eficiente, o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus e até mesmo as tentativas de se introduzir mosquitos geneticamente modificados, cujos filhotes morreriam antes de chegar à vida adulta.

QUESTÕES DE 1 a 50

QUESTÃO 1

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 6

Na tirinha, Jon divaga sobre a possibilidade de se tornar um super-herói, o que, segundo ele, não poderia aconte-cer, por achar que não ficaria bem em calças apertadas – fazendo menção aos trajes usuais dos super-heróis: roupas colantes. Liz o rebate perguntando se essa seria mesmo a razão pela qual ele não poderia ser um herói, já que, para ela, há outras razões. Entretanto, Jon pensa que ela diz isso por achar que ele fica bem em calças apertadas. A reação das personagens no terceiro qua-dro revela que Liz não pensa assim, e Garfield pede que ela não encoraje Jon, ou seja, o gato também acha que o dono não fica bem de calças apertadas.

QUESTÃO 2

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 2 e 7Habilidades: 5 e 23

A recorrência do uso do verbo say no transcorrer da canção é fundamental para a compreensão de que

os músicos são contrários ao discurso ideológico dos manifestantes dos protestos de 1968. As demais asserti-vas são extrapolações das informações presentes na mú-sica ou contêm informações que não dialogam ou não se confirmam com o que está escrito na canção.

QUESTÃO 3

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2 Habilidade: 7

A receita é simples e básica, indica os ingredientes ne-cessários para se preparar um hambúrguer e apresenta algumas informações adicionais, como o tempo de pre-paro e o número de calorias. Após a apresentação dos ingredientes, a receita segue orientando como preparar os hambúrgueres até que estejam grelhados.

QUESTÃO 4

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidades: 6 e 7

A canção retrata alguém que agradece e exalta o amor que encontrou em outra pessoa. Esse sentimento tem definido o mundo como mais belo para o eu lírico, de modo que ele se sente no “topo do mundo”, tal como no título da canção.

QUESTÃO 5

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidades: 6 e 7

A tirinha apresenta duas formas de se ver a mesma situa-ção: na primeira, a personagem apenas grita por ajuda, sem pedir de forma educada e gentil, tal como um britâ-nico o faria, por isso o senhor não a ajuda. No segundo quadro, a frase ficou longa e demorada, mas o senhor ajudou a personagem que estava se afogando porque ela pediu conforme “manda” o protocolo britânico. Essas

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 3: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 3

duas situações constroem para o leitor a ideia de que os britânicos, mesmo em situações de risco, conseguem manter a calma e ser gentis, pois não gostam de atrapa-lhar os outros (trata-se de um exagero, obviamente, mas é o que os quadrinhos procuram ilustrar).

QUESTÃO 6

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 6

A resposta pode ser depreendida do terceiro parágra-fo: uma maneira de manter o escritor colombiano vivo é promover a leitura, a releitura e o compartilhamento de tudo o que foi produzido ele.

QUESTÃO 7

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 5

Tratando do tema da corrida presidencial americana, a notícia se concentra em oferecer como informação prin-cipal a polêmica entre os pré-candidatos dentro de seus próprios partidos. Cita, especificamente, o caso de Hillary Clinton e Bernie Sanders, do partido democrata, em que cada lado acusa o outro. O fragmento também aborda as polêmicas envolvendo Donald Trump, do partido re-publicano.

QUESTÃO 8

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 7

O ex-treinador argentino argumenta que Messi é um óti-mo jogador, um dos melhores do momento, mas que, na história, ainda se destacam Di Stéfano, Pelé e Marado-na. Bilardo argumenta ainda que são épocas distintas e, por isso, não considera Messi como um dos melhores jogadores da história, mas sim do momento.

QUESTÃO 9

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidades: 6 e 7

O humor da piada está relacionado ao uso da palavra banquero que, no contexto, foi entendida pela primeira personagem como sinônimo de “homem que trabalha em uma instituição financeira”, porém, o verdadeiro sen-tido da palavra, atribuído pelo segundo falante, é “pes-soa que constrói bancos para os outros sentarem”. Esse duplo sentido da palavra gera o humor da piada.

QUESTÃO 10

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidades: 6 e 7

A canção tem um tom político, embora não deixe explíci-to exatamente o que ou quem ela critica (a sociedade, a política, os poderosos etc.). Na expressão destacada, o eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele diz que são “uns poucos”, mas também não deixa explícito). Aí se percebe um tom de protesto, acusando alguém de algo.

QUESTÃO 11

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 8Habilidade: 27

Ao separar a palavra somente em só e mente, o anuncian-te criou uma imagem negativa para si mesmo. Somente é um advérbio que teria o objetivo, nesse contexto, de determinar o dia da semana em que o cabeleireiro atende (apenas aos domingos), e, nesse caso, não haveria uma oração. No entanto, ao se separar a palavra, criou-se uma oração na qual o sujeito é Merisvaldo Cabeleireiro e só passou a ser adjunto adverbial do agora verbo mente, implicando na imagem negativa de que, aos domingos, ele é um mentiroso (e nos outros dias não é).

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 4: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 4

QUESTÃO 12

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 6 e 8Habilidades: 18 e 27

Há diversos marcadores temporais e espaciais no texto que o autor coloca para situar seu leitor, conferindo ve-racidade ao seu relato. A única alternativa que expressa corretamente o uso de um desses marcadores é a c, na qual se tem uma sinalização exata do dia em que o autor realizou tal ação.

QUESTÃO 13

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 3Habilidade: 11

O anabolizante citado pela personagem é um produto feito para cavalos e, portanto, não pode ser consumido por seres humanos em hipótese alguma. Contudo, em busca de resultados rápidos para obter o corpo perfei-to (ditado pela sociedade), muitas pessoas recorrem a esses métodos, ignorando os procedimentos saudáveis aconselhados por profissionais, como o treinamento físi-co adequado e regular.

QUESTÃO 14

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidades: 21 e 22

O autor do texto se revela crítico às atitudes de governos que, na opinião dele, não foram eficazes no combate à doença e que continuam fazendo vista grossa ao proble-ma. Embora essa opinião não esteja totalmente velada, também não está explícita, por isso é preciso percebê-la por meio dos questionamentos realizados pelo autor ao longo do texto.

QUESTÃO 15

Alternativa: A

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6 Habilidade: 18

O texto relata um estudo europeu que chegou à con-clusão de que uma pessoa consegue ter quatro amigos íntimos por vez. Em geral, as pessoas podem ter muitos amigos, mas apenas quatro amigos íntimos, preferidos, embora esse número tenha variado ao longo da história.

QUESTÃO 16

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidades: 18 e 19

O percurso do eu lírico, que veio de “lá” (possivelmente a Bahia) para um “aqui”, é marcado pela experimentação de coisas memoráveis (“quando voltar/Terei muito que contar”). Alternativa a: incorreta. Não há ausência de subjetivis-mo, dada a presença de verbos e pronomes de primeira pessoa, além do tom confessional que evoca o passado do eu lírico.Alternativa c: incorreta. Como já se afirmou, pelas ca-racterísticas encontradas, o texto é necessariamente subjetivo. Alternativa d: incorreta. Não há menção a um comporta-mento violento por parte do padrinho, o que se depreen-de é um possível sentimento de desprazer ou chateação devido à desobediência.Alternativa e: incorreta. O vocábulo mas aparece duas vezes na letra da canção. Em sua primeira ocorrência, não se trata de uma conjunção adversativa, mas sim de um conector, usado para confirmar o que foi dito, ou seja, é um “marcador discursivo”, comumente emprega-do na oralidade.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 5: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 5

QUESTÃO 17

Alternativa: A

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 5 e 6Habilidades: 16 e 18

O eu lírico dos dois poemas se comporta da mesma ma-neira: exalta a sua terra natal, enquanto compara-a com o lugar em que está para dizer que “o outro lado” é muito melhor. É essa visão que Gonçalves Dias propõe e que José Paulo Paes mantém. A diferença se dá na forma da linguagem utilizada: enquanto o poeta romântico cons-trói versos longos e usa figuras, a linguagem de José Paulo Paes é objetiva, indo direto aos pontos que são principais e “resumindo” o poema. Dessa forma, o mo-dernista atualiza a “Canção do exílio” e cria humor, mas mantém o sentido indicado por Gonçalves Dias.

QUESTÃO 18

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 4Habilidades: 12 e 13

O texto aborda a história e o momento de definição do conceito de arte barroca e a dificuldade de determinar o que foi a música barroca dentro desse período. Ele men-ciona que, em alguns países, como França e Inglaterra, não se admitiu a existência de um período barroco na música, e países como a Itália não consideram esse um bom conceito, conferindo sentido pejorativo ao termo. Dessa forma, verifica-se, no texto, que houve dificuldade de se aplicar o conceito barroco à música.

QUESTÃO 19

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 18

Quando o enunciador se refere a ele mesmo como Ed-son ou Pelé, e não por meio do pronome eu, trata-se do que convencionalmente se chama embreagem (troca)

da categoria de pessoa. Esse fenômeno é frequente-mente observado na fala de pessoas famosas, ou que se consideram assim.Alternativa a: incorreta. A antonomásia referida não pode ser lida como uma ironia, uma vez que, nesse caso, ela demonstra o respeito que os admiradores têm pelo atle-ta.Alternativa b: incorreta. A confusão não se deveu ao fato de ter sido um elefante de circo, afinal poderia ter sido qualquer outro animal ou ser vivo chamado Pelé. Aliás, a confusão pode ser justificada pela ampla (dupla) refe-rência do mesmo nome ou, se preferir, pela polissemia dele.Alternativa d: incorreta. Evidentemente, a contradição só é lida quando se interpreta denotativamente os enuncia-dos. Assim, frustrada a primeira possibilidade, o leitor vai à segunda e, de maneira conotativa, percebe que a mor-te de Pelé poderia ser lida como uma metáfora para a aposentaria do atleta, o que desfaz a contradição inicial.Alternativa e: incorreta. A grande repercussão em torno dos boatos de sua morte são indícios de que Pelé ainda tem certa popularidade (sendo popularidade sinônimo de fama, conhecimento público etc.). De qualquer ma-neira, mesmo que se argumentasse em favor de uma possível impopularidade do ex-jogador, esse não é o motivo dos equívocos em torno de “suas possíveis mor-tes”, como se explicou no texto.

QUESTÃO 20

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidades: 22 e 23

A charge traz um político (falando pela TV) e um teles-pectador retirando vários “blá blá blá” de seu ouvido (in-dicando um discurso vazio que adentrou sua cabeça). A crítica se constrói na ideia de que os discursos dos políticos são sempre iguais, apresentando, muitas ve-zes, a mesma intenção persuasiva, não trazendo uma mensagem que conquiste o eleitor, o qual espera que promessas sejam cumpridas.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 6: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 6

QUESTÃO 21

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 8Habilidades: 25, 26 e 27

Alternativa a: incorreta. Apesar de algumas variedades serem socialmente mais ou menos prestigiadas e até estigmatizadas, não há diferença qualitativa entre as va-riedades de uma língua ou entre línguas diferentes.Alternativa b: incorreta. A afirmação parte de um pressu-posto simplista e equivocado de que um vernáculo dis-tante do padrão seria motivo – ou único motivo – para o mau desempenho acadêmico de um aluno.Alternativa c: incorreta. A aférese, supressão de fone-mas do princípio do vocábulo, acontece no português tanto em variedades urbanas quanto rurais, em contex-tos menos monitorados.Alternativa d: correta. A redução (passagem das vogais /e/ a /i/ e /o/ a /u/) é notadamente um fenômeno presen-te em todas as variedades do português, em quaisquer situações comunicativas.Alternativa e: incorreta. O que se afirma na alternativa parte de uma confusão entre fala e escrita. A gramática normati-va é uma referência para alguns gêneros textuais escritos e não abrange a fonologia do sistema linguístico.

QUESTÃO 22

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidades: 21 e 22

Os argumentos utilizados pelo autor, principalmente no segundo parágrafo, dizem respeito a dados numéricos de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam a real situação de desigualdade entre negros e brancos no Brasil. Os números apresentados são dados educacionais da população e provam que os negros têm menos acesso à educação do que os brancos.

QUESTÃO 23

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidade: 15

Tomás Antônio Gonzaga foi um poeta árcade. Nesse fragmento de Marília de Dirceu, ao fazer o convite à amada, o sujeito lírico menciona a natureza como ele-mento importante para a relação dos dois, como em “nos sentemos / À sombra deste cedro”. Ao contrário do que consta nas demais alternativas, o Arcadismo pre-conizava o respeito às normas, e não a maior liberdade formal; além disso, não se trata de mistério, pois tam-pouco há mistérios nesse fragmento, assim como não existem tensões.

QUESTÃO 24

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 4Habilidade: 12

É necessário estar atento ao trecho: Os concertos “As quatro estações são, acima de tudo, a celebração da rica impressão individual das mudanças de estações, inspirando a evocação do universo inteiro de emoções associadas a elas”. Nele, o autor declara que as compo-sições não são inspiradas apenas nas estações do ano, mas nas emoções que elas provocam.

QUESTÃO 25

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 1 e 6Habilidades: 1 e 18

A história se torna compreensível ao leitor pela sequência de fatos apresentados: Cebolinha está caminhando quando escorrega em uma casca de banana, provavelmente, deixada por Cascão e Xaveco. Ao perceber que os outros dois estavam rindo dele, Cebolinha reclama dizendo que isso poderia ter causado um acidente mais grave (toda essa ação é registrada com

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 7: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 7

balões de fala, mas que apresentam apenas imagens), deixando Cascão e Xaveco com remorso (única palavra utilizada na tirinha). Ao perceber que Mônica está vindo e que o mesmo acidente poderia acontecer com ela, Cebolinha resolve não retirar a casca para que Mônica também escorregue.

QUESTÃO 26

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidades: 16 e 17

No fragmento apresentado, o eu lírico descreve a natureza e suas transformações em meio à descoberta do ouro na cidade de Vila Rica e o início da atividade econômica nas margens dos rios por conta dessa descoberta.

QUESTÃO 27

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 18

Ao observar a silhueta da serpente que aparece no se-gundo quadrinho, o leitor perceberá que a cobra literal-mente engoliu as figuras natalina e pascal; a expressão “não engulo essa histórias” tem sentido conotativo, sig-nificando que a cobra não aceita a existência dessas fi-guras ou duvida delas.Alternativa a: incorreta. Na tirinha não é questionada a existência desses seres, mas confirmada, uma vez que isso é pressuposto para que o segundo quadrinho exis-ta. Além disso, não se faz qualquer alusão ou questiona-mento aos valores cristãos.Alternativa b: incorreta. O gênero a que pertence o texto em análise não requer, em absoluto, o registro padrão. Aliás, vale dizer que tirinhas são peças humorísticas e é traço característico do humor romper com padrões e valores elitistas.Alternativa c: incorreta. Apesar da insistência por parte de alguns autores na oposição entre história e estória, a primeira pode abarcar, tranquilamente, o significado de ambas, como registram reconhecidos dicionários de português. Assim, o afirmado na alternativa não encon-tra sustentação.

Alternativa d: incorreta. No segundo quadrinho, o verbo perder deve ser lido como “deixar de usufruir”, “deixar de aproveitar”, uma vez que a serpente que já engoliu as duas personagens se dirige à que não “engole” es-sas figuras, isto é, não aceita a existência delas (note o sentido figurado e o literal em uma faixa de ambiguidade que permite o jogo de palavras).

QUESTÃO 28

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 1 e 6Habilidades: 1 e 18

A intenção do autor do texto é economizar nas palavras e demonstrar objetivamente como o empresário retratado se comporta durante o seu dia. O texto é ausente de conjunções e utiliza uma sequência de verbos no passado para indicar as ações dessa pessoa, promovendo a impressão de um ritmo dinâmico e cíclico. Embora seja um texto objetivo, há certa postura crítica no relato de algumas situações, como em “Lesou. Explorou.”. Todas as ações descritas ajudam o leitor a compreender essa história e a postura adotada pelo narrador.

QUESTÃO 29

Alternativa: A

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 18

A personagem Magali, no universo dos quadrinhos da Turma da Mônica, é conhecida por ter muito apetite e estar sempre pensando em comida. Na tirinha, a personagem Quinzinho, par romântico da menina, tenta conversar com ela sobre o que a Lua representa, esperando uma resposta romântica. Entretanto, como Magali pensa muito em comida, é natural que ela compare a Lua a um queijo.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 8: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 8

QUESTÃO 30

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 4 e 6Habilidades: 14 e 18

Em “Pátria minha”, o poeta modernista Vinicius de Moraes retoma “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias – poeta romântico que trouxe, por meio desse poema, umas das características do Romantismo: o patriotismo, o gosto pela nacionalidade. Isso se confirma no poema de Vinicius no último verso: “Pátria minha, saudades de quem te ama”.

QUESTÃO 31

Alternativa: A

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 3Habilidade: 10

O texto apresenta opções de exercícios físicos simples para as pessoas que, por algum motivo, não podem fre-quentar uma academia ou que desejam mesclar acade-mia e exercícios em casa. As atividades físicas suge-ridas utilizam objetos simples, normalmente presentes em casa, além do próprio peso corporal (para os aga-chamentos, as flexões e as abdominais, que não neces-sitam de aparelhos e podem ser feitos em qualquer lu-gar). Vale ressaltar que o acompanhamento profissional também é fundamental.

QUESTÃO 32

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidade: 16

Na sequência “Agora não preciso pedir licença a nin-guém./Mesmo porque não existe paisagem lá fora:/so-mente cimento.”, o primeiro verso cria uma expectativa que será frustrada a seguir. A liberdade atingida na vida adulta é barrada pelo “cimento”, que ocupa toda a pai-sagem externa.

Alternativa a: incorreta. Não se pode dizer que o desejo infantil do eu lírico tenha sido irrealizado, tomando como base o dístico “mas apenas ficava um momento/beben-do o vento azul...”.Alternativa b: incorreta. O substantivo abstrato azul adje-tivado por irreversível remete à experiência sinestésica do vento da infância que imprimiu marcas permanentes na memória do eu poemático.Alternativa c: incorreta. O penúltimo verso, ao contrário do que se afirmou na alternativa, não é temático, e sim figurativo, assim como, majoritariamente, o poema de Quintana. Aliás, vale frisar a beleza da imagem de um vento carinhoso e companheiro, “como um cão amigo”.Alternativa d: incorreta. De forma oposta ao que se afirma, a professora não age contrariamente ao desejo expresso pelo eu poemático, mas atua como adjuvante de sua vontade, permitindo-lhe experimentar o “vento azul”.

QUESTÃO 33

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 18

Alternativa a: incorreta. Apesar de o primeiro texto ter como objetivo o humor, não se pode dizer o mesmo do segundo. Tampouco se comprova a ausência de sentido nos textos, como se afirma em a.Alternativa b: correta. Os elementos visuais e verbais, que, juntos, se articulam para a constituição do sentido, permitem confirmar a oposição entre as categorias tími-cas. A expressão facial da personagem da esquerda se confronta com a da direita. A feição de cada enunciador influencia na maneira como se leem suas falas, positiva ou negativamente. Alternativa c: incorreta. Essa relação se mostra verda-deira quando a aplicamos a “pedra” e “diamante”, uma vez que diamantes, rubis e cascalhos, por exemplo, enquadram-se na categoria “pedra”, ou seja, são hipô-nimos que se organizam sob um hiperônimo. O mesmo não se verifica com o binômio pau/madeira nobre.Alternativa d: incorreta. Não há nenhum elemento na le-tra da canção que sustente a leitura de que o consumis-mo tenha sido abordado pelo compositor.Alternativa e: incorreta. A intertextualidade não significa ou pressupõe a partilha de opiniões, valores ou crenças.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 9: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 9

Essa afirmação, assim como a anterior, é desprovida de elementos textuais que a sustentem.

QUESTÃO 34

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidades: 22 e 23

A canção se propõe a contar a história de um garoto que era talentoso (ou ao menos gostava muito de música) e que, por conta da guerra, foi impedido de viver o seu so-nho de cantar, já que fora convocado para o campo de batalha. Embora não se tenha certeza sobre a veracidade da história, o compositor procurou demonstrar sua posi-ção contrária aos conflitos armados, que tiram pessoas de seus verdadeiros sonhos na vida, muitas vezes, em nome de interesses políticos e econômicos.

QUESTÃO 35

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6 Habilidade: 19

Alternativa a: incorreta. O autor, em sua homenagem a Laerte, não depõe contra o mimetismo. Ao contrário, va-loriza o exemplo de seus ídolos, o que se sustenta, além da cena do último quadrinho, pela palavra copiar.Alternativa b: correta. A sequência é metalinguística, uma vez que a personagem cartunista, na incapacidade de criar algo novo, refaz o seu percurso de influências. É um tópico comum aos artistas que refletem sobre o seu próprio trabalho e releem as suas práticas.Alternativa c: incorreta. O uso de roupas e acessórios fe-mininos na tirinha não pode ser lido apenas como uma válvula de escape para as pressões, senão corre-se o risco de uma redução drástica dos sentidos do texto. A tirinha é uma homenagem ao cartunista Laerte, que aderiu ao hábito de trajar-se de maneira feminina em público.Alternativa d: incorreta. A hipótese de que a opção pelas roupas femininas visa à dissimulação da falta de criati-vidade não se sustenta por não haver elementos que possibilitem essa leitura. A tira já atua como uma con-traprova dessa dissimulação, uma vez que temos a de-

monstração material do produto da criatividade. Alternativa e: incorreta. A função emotiva, não obstante sua presença na tirinha, não é predominante no texto. Antes, a demonstração dos sentimentos, nesse caso, é feita de maneira calculada e proposital pela articulação de outras funções da linguagem, como a metalinguística e a poética.

QUESTÃO 36

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 6 e 7Habilidades: 18, 21 e 22

A relação de significado é entre o olho (órgão) preguiçoso do menino, que relata usar um tampão (provavelmente tampando o outro olho, que é melhor) para ensinar o cérebro a enxergar, e o olho (olhar, capacidade de ver) preguiçoso dos governos, que demonstram não se importar com a situação dos refugiados que fogem de zonas de conflito em busca de uma vida melhor.

QUESTÃO 37

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidade: 16

Apesar de ser escrito em primeira pessoa, no trecho apre-sentado, o autor não descreve sentimentos relacionados à sua vida, e sim como será a sua narrativa dentro de um trecho narrativo, ou seja, fala de sua obra por meio de sua obra. Trata-se, portanto, de metalinguagem.

QUESTÃO 38

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidades: 15 e 17

Na obra Amor de perdição, a personagem Teresa é man-dada pelo pai para um convento, em um espaço sagrado e distante de seu amado. Essa circunstância faz dela uma mulher do inatingível, aproximando-a do divino.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 10: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 10

QUESTÃO 39

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 4 Habilidades: 13 e 14

A perspectiva na obra é gerada por essa impressão de dimensão, mostrando que algumas figuras estão à fren-te, em primeiro plano, e outras atrás, em um segundo plano. Observe que, ao posicionar as personagens ao redor de Cristo, em primeiro plano, cria-se uma proxi-midade com o espectador, que atua como observador da cena dramática. Embora ainda muito incipiente, essa é a noção de perspectiva que vai se desenvolver até o Classicismo, no qual as obras já contêm uma dimensio-nalidade muito maior e mais realista.

QUESTÃO 40

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetências: 5 e 6Habilidades: 16 e 18

O autor compôs um poema em linguagem jornalística, concentrada nos fatos. O uso dessa linguagem na poe-sia procura estabelecer uma relação do jornalismo com a história contada, estando o autor isento de emoções e despreocupado com o caso retratado. O texto relata o que aconteceu com uma personagem que, a princípio, vivia tranquilamente e de repente morreu, fazendo uso da oposição vida versus morte.

QUESTÃO 41

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 18

Quando o autor enuncia que “O futuro já chegou”, ocorre a subversão da categoria tempo, uma vez que a poste-rioridade (“o futuro”) é negada com a anterioridade (“já chegou”). Assim, os dois momentos enunciativos se in-tercruzam no tempo presente, com o efeito de sentido de achatar o tempo em um só momento.

QUESTÃO 42

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidade: 16

Para os ultrarromânticos, o sentimento de morte e a evasão são temas para a poesia. Nesse fragmento, es-pecificamente, o autor coloca que a paz de espírito pode se dar pela morte. Os dois últimos versos da primeira estrofe revelam esse pensamento: “Que paz tranquila; dos vaivéns da sorte/Só tem descanso quem ali baixou”.

QUESTÃO 43

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidades: 15, 16 e 17

Prevalece no poema de Bilac a função de linguagem co-nativa (apelativa). As formas do imperativo nos verbos amar e ver transformam o sujeito lírico em alguém que admira a pátria e, por isso, faz uma recomendação de que a ame, diferentemente do sujeito lírico de Gonçalves Dias, o qual recorre a uma linguagem expressiva poéti-ca, evocando a saudade da pátria.

QUESTÃO 44

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 8 Habilidades: 25 e 27

O texto aponta que alguns tempos verbais, ainda que tenham sua forma modificada (como no caso de amara/tinha amado), permanecem na língua. Essa permanên-cia, somada à preferência dos falantes por formas ana-líticas (com verbo auxiliar), indica que, no futuro, pode haver outras substituições, embora a ideia expressa pe-los tempos verbais não desapareça.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 11: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 11

QUESTÃO 45

Alternativa: C

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidades: 16 e 17

O sofrimento de Cristo, representado na obra de Aleijadinho, traduz a possibilidade de redenção e puri-ficação. Dos fragmentos poéticos apresentados nessas alternativas, apenas c corresponde à redenção, ou seja, à purificação pelo sofrimento. Nesse fragmento, os bra-ços cravados de Cristo representam o perdão, a não condenação para o sujeito lírico. Nas demais alternati-vas, podemos reconhecer que, em a, prevalece a efe-meridade; em b, a descrição; em d, uma crítica à falsa prática religiosa; e, em e, um apelo a Deus pelo senti-mento de abandono.

QUESTÃO 46

Alternativa: A

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidades: 15 e 16

Alternativa a: correta. A poesia concreta é uma pictogra-fia baseada em sonoridades e relações polissêmicas. Alternativa b: incorreta. A palavra é fundamental à cons-trução do sentido concreto. Alternativa c: incorreta. O concretismo é uma expressão baseada na palavra. Alternativa d: incorreta. O texto não evidencia um discur-so tecnológico. Alternativa e: incorreta. Não faz sentido falar em recitação em um texto como esse.

QUESTÃO 47

Alternativa: E

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidades: 15 e16

Nesse fragmento de Ubirajara, como em outras obras, o autor explora a linguagem poética, as imagens e as comparações para descrever e caracterizar o índio,

valorizando sua cultura. A residência é o ninho, e a despedida é comparada com a jaçanã: “despediu-se dela como a jaçanã que deixa a moita para habitar o ninho do amor”.

QUESTÃO 48

Alternativa: D

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidades: 16 e17

O fragmento lido não traz as marcas poéticas de Alen-car nem as características do amor romântico. A obra é romântica valendo-se do final, quando o amor vence a situação social que os separava. Apesar disso, o amor burguês é orientado pelo dinheiro, indicando a presença de marcas realistas.

QUESTÃO 49

Alternativa: A

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidade: 23

O autor da tirinha apresenta uma crítica à postura de al-gumas pessoas que se dizem artistas, mas não compre-endem o material artístico. A personagem trata a palavra (material da poesia) como um objeto, algo pouco impor-tante na dinâmica da composição artística, retratando o fato de compor poemas como uma banalidade. Essa ati-tude demonstra a falta de subjetividade e sensibilidade por parte da personagem no fazer poético.

QUESTÃO 50

Alternativa: B

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 18

A expressão “é você quem dirige sua vida” apresenta duplo sentido baseado na polissemia do verbo dirigir, que pode se referir tanto a carro, pois o motorista é o responsável por ele no momento em que está dirigindo, como às decisões que a pessoa toma, ou seja, de como

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 12: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 12

“dirige”/governa sua própria vida (optando por dirigir em-briagada, por exemplo, qualquer pessoa está arriscando sua vida).

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIASQUESTÕES DE 51 a 95

QUESTÃO 51

Alternativa: A

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 25

Pela análise do gráfico, tem-se que, de 2009 a 2010, hou-ve uma variação na taxa de crescimento do PIB de 7,5% – (–0,3%) = 7,8%.

QUESTÃO 52

Alternativa: B

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 24

Em 2016, quatro anos depois de 2012, o número de inscritos será de 5,8 + 1,45 + 1,45 + 1,45 + 1,45 = 11,6 (em milhões).

QUESTÃO 53

Alternativa: A

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 3Habilidade: 12

Considerando que o mês tenha, em média, 30 dias, o posto atenderá cerca de 30 ⋅ 30 = 900 carros. Logo, se-rão gastos 50 ⋅ 900 = 45.000 L de água no total, que custarão 45.000 ⋅ 0,005 = R$ 225,00.

QUESTÃO 54

Alternativa: E

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1 e 7Habilidades: 3, 27 e 28

Como todos os atacantes marcaram 5 gols, suas médias de gols por partida foram iguais:

A B C D E5x x x x x 1 gol/partida5

= = = = = =

Portanto, o atacante mais regular é o que apresenta me-nor desvio padrão na distribuição de gols por partida:

DP gol

DP

A

B

=−( ) + −( ) + −( ) + −( ) + −( )

= =

=−(

2 1 0 1 2 1 1 1 0 15

45

0 8

3 1

2 2 2 2 2

,

)) + −( ) + −( ) + −( ) + −( )= =

=−( ) + −(

2 2 2 2 2

2

2 1 0 1 0 1 0 15

85

1 6

1 1 1 1

, gol

DPC)) + −( ) + −( ) + −( )

= =

=−( ) + −( ) + −(

2 2 2 2

2 2

3 1 0 1 0 15

65

1 2

0 1 0 1 2 1

, gol

DPD)) + −( ) + −( )

= =

=−( ) + −( ) + −( ) + −(

2 2 2

2 2 2

0 1 3 15

85

1 6

1 1 1 1 0 1 2 1

, gol

DP )) + −( )

= =2 21 1

525

0 4, gol

Assim, o atacante mais regular é o atacante E.

QUESTÃO 55

Alternativa: E

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1 e 5Habilidades: 3 e 21

O montante M em função do tempo de aplicação t é o termo geral de uma PG de razão 1

100+ r , isto é:

M P M P r M P r M P r0 1

1

2

2

31100

1100

1100

= = ⋅ +

= ⋅ +

= ⋅ +, , ,

3

, ...

M P M P r M P r M P r0 1

1

2

2

31100

1100

1100

= = ⋅ +

= ⋅ +

= ⋅ +, , ,

3

, ...

Após t meses inteiros, tem-se: M P rt

t

= ⋅ +

1100

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 13: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 13

Para t = 12 meses:

M P r P P r

r

12

12 12

12

1100

2 1100

1100

2 1

= ⋅ +

⇔ = ⋅ +

+

= ⇒ ++ = ⇒ = = −r r r100

2100

2 112 12%

QUESTÃO 56

Alternativa: A

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 3Habilidade: 12

Segundo a reportagem, o sistema estava com uma capacidade de 53 bilhões de litros (53 ⋅ 109 L) em ou-tubro de 2014. A partir de então, se cada uma das 6,5 milhões de pessoas consumisse, por mês, 4 mil litros de água, o total mensal consumido seria de 4.000 ⋅ 6,5 ⋅ 106 = 26 ⋅ 109 L/mês.Assim, o Cantareira secaria em:(53 ⋅ 109) : (26 ⋅ 109) = 2 meses (aproximadamente).

QUESTÃO 57

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 8

O disquete de 8 polegadas tem 144 mm de lado, portanto, 1442 mm2 de área. Por sua vez, o microchip tem 2 mm de lado, portanto, 22 mm2 de área. Dessa forma, para calcular o número de chips, basta efetuar a divisão: 1442 : 22 = 722 = 5.184 unidades.

QUESTÃO 58

Alternativa: E

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1 e 2Habilidades: 3, 7 e 8

LH

Supondo-se que H seja a medida da altura e L seja a medida do lado de cada triângulo equilátero das pontase assumindo que a medida dos lados da lajota seja x, na horizontal, e y, na vertical, obtém-se por simetria que as dimensões do objeto são: x L cm

y H cm

= =

= = ⋅ =

3 30

4 4 10 32

20 3

Logo, a área total da lajota é:

A x y cm= ⋅ = ⋅ =30 20 3 600 3 2

QUESTÃO 59

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 3Habilidade: 12

De acordo com a tabela, em 1 minuto de chuveiro, gas-tam-se 15 L de água. Então, na família em questão: 15 ⋅ 12 ⋅ 4 ⋅ 30 = 21.600 L (total de um gasto diário). Além disso, se uma pessoa ingere 2 L de água, tem-se:2 ⋅ 4 ⋅ 30 = 240 L (total de um gasto diário). Como na lavagem do automóvel gastam-se 100 L, tem-se: 2 ⋅ 100 ⋅ 2 = 400 L (total de um gasto quinzenal). Ademais, se em uma lavagem na máquina gastam-se 150 L, tem-se: 150 ⋅ 2 = 300 L (total de um gasto quinzenal). Logo, por mês, ao todo, haverá um gasto de 22.540 L.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 14: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 14

QUESTÃO 60

Alternativa: C

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 7

Como os quadrados representados por C e D têm, respectivamente, 900 m2 e 1.600 m2 de área, então eles têm, nesta ordem, 30 m e 40 m de lado. Logo, o triângulo retângulo representado por B é pitagóri-co, apresentando 50 m de hipotenusa, que coincide com a medida do lado do quadrado representado por A. Assim, a área do lote A é, em metros quadrados, 50 ⋅ 50 = 2.500. Como a medida da área de um triângulo é igual à metade do produto da medida da base pela medida da altura, a área do lote B será, em metros

quadrados, 30 402

600⋅= .

QUESTÃO 61

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 3Habilidade: 14Como a mesa é representada por um triângulo retângulo, tem-se: 2² = (1,2)² + x², sendo x a medida, em metros, desconhecida do lado. O resultado é x = 1,6. Assumindo-se esse valor como a medida da base do tri-ângulo, a altura dele será 1,2 m. Assim, a sua área mede, em metros quadrados, 16 12

20 96, , , .⋅

=

Por fim, se o compensado custa R$ 20,00 o metro quadrado, tem-se que o gasto y com a sua compra será:R

ymm

y R

$ , ², ²

$ ,

20 00 10 96

19 20

=

=

QUESTÃO 62

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 3Habilidade: 14

Ao construir uma ponte retilínea ligando Zaci a Mérida, tem-se, geometricamente, um triângulo retângulo, cujos catetos são 80 km e 60 km, e a hipotenusa é igual a 100 km, pois o triângulo é pitagórico na proporção: 60 : 80 : 100, ou seja, (3 ⋅ 20) : (4 ⋅ 20) : (5 ⋅ 20). Dessa forma, ao viajar pela ponte, Alejandro gastaria apenas 100 km, e não mais 140 km, economizando 40 km em cada viagem.

QUESTÃO 63

Alternativa: A

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1 e 2Habilidades: 3, 7 e 8

A

BO

No triângulo OAB, AO = R é o raio do círculo, OB = 1 cm e

AB cm= + = +2 2 32

2 3 .

Logo:R R cm2 2 2 21 2 3 1 4 4 3 3 8 4 3 4 2 3= + +( ) = + + + ⇒ = + = +( )

R R cm2 2 2 21 2 3 1 4 4 3 3 8 4 3 4 2 3= + +( ) = + + + ⇒ = + = +( )

Portanto, a área do círculo é:

A R cmcírculo = = ⋅ +( ) = +( )π π π2 24 2 3 4 2 3

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 15: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 15

QUESTÃO 64

Alternativa: C

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1 e 2Habilidades: 3, 7 e 8

A área de um setor circular é proporcional à medida de sua abertura (ângulo central). Como o círculo correspon-de a um setor de 360°, a área do círculo é:36090

2 8 2ºº

⋅ = cm

QUESTÃO 65

Alternativa: D

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1 e 5Habilidades: 3 e 21

Pela relação fundamental da trigonometria, tem-se: sen2θ + cos2θ = 1 ⇒ y2 + x2 = 1 ⇒ (0,8)2 + x2 = 1 ⇒ ⇒ x2 = 0,36Como o corpo está no segundo quadrante: x m= − = −0 36 0 6, ,

QUESTÃO 66

Alternativa: B

Matemática e suas Tecnologias Competência: 1Habilidade: 5

Uma função do segundo grau, dadas suas raízes x1 e x2, pode ser escrita como: f(x) = a(x – x1) (x – x2), a ∈ IR*. Da figura, inferem-se as raízes: +1,5 e −1,5. Logo: f(x) = a(x – 1,5) (x + 1,5)Também se infere que f(0) = 1,5. Assim, tem-se que:f a a a

Por to

f

( ) , , , ,,

tan :

(

0 0 15 0 15 15 0 15 1 115

23

= −( ) +( ) = ⇒ −( ) = ⇒ = − = −

xx a x x x x x x x x) , , , ,= −( ) −( ) = − −( ) +( ) = − −( ) = − −1 22 2 22

315 15 2

315 2

32 255( )

f a a a

Por to

f

( ) , , , ,,

tan :

(

0 0 15 0 15 15 0 15 1 115

23

= −( ) +( ) = ⇒ −( ) = ⇒ = − = −

xx a x x x x x x x x) , , , ,= −( ) −( ) = − −( ) +( ) = − −( ) = − −1 22 2 22

315 15 2

315 2

32 255( )

f a a a

Por to

f

( ) , , , ,,

tan :

(

0 0 15 0 15 15 0 15 1 115

23

= −( ) +( ) = ⇒ −( ) = ⇒ = − = −

xx a x x x x x x x x) , , , ,= −( ) −( ) = − −( ) +( ) = − −( ) = − −1 22 2 22

315 15 2

315 2

32 255( )

f a a a

Por to

f

( ) , , , ,,

tan :

(

0 0 15 0 15 15 0 15 1 115

23

= −( ) +( ) = ⇒ −( ) = ⇒ = − = −

xx a x x x x x x x x) , , , ,= −( ) −( ) = − −( ) +( ) = − −( ) = − −1 22 2 22

315 15 2

315 2

32 255( )

QUESTÃO 67

Resposta: C

Matemática e suas Tecnologias Competência: 1Habilidade: 5

Por inspeção da figura, a função só apresenta uma raiz em zero; logo: f(x) = a ∙ x2. Ainda por inspeção, tem-se que:

f f a a( ) ( )15 15 30 15 30 30225

215

2= − = ⇒ ⋅ ±( ) = ⇒ = =

Portanto, f x x( ) = 215

2.

QUESTÃO 68

Alternativa: B

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidade: 20

O maior valor da Petrobras no período indicado, em dólares, foi de US$ 242,7 bilhões, no ano de 2007, visto que, de acordo com o gráfico, esse valor está relacionado a R$ 429,9 bilhões, no contexto da descoberta do pré-sal.

QUESTÃO 69

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 6Habilidade: 24

As taxas de aumento proporcionais a 2013 em relação a 2009 foram:

EFI

EFII

=−

=−

=

=−

5 2 4 64 6

13

4 2 4 04 0

5

3 7 3 63 7

2 7

, ,,

%

, ,,

%

EM , ,,

, %

Nessas condições, o nível de ensino que menos teve a nota aumentada foi o Ensino Médio, em uma taxa apro-ximada de 2,7%.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 16: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 16

QUESTÃO 70

Alternativa: B

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidade: 28Ordenando a amostra, crescentemente, tem-se: 1,5; 2,5; 7,0; 8,5; 9,5. A mediana é o valor numérico cen-tral do rol, ou seja, nesse caso, é 7,0.

QUESTÃO 71

Alternativa: E

Matemática e suas Tecnologias Competência: 1Habilidade: 4

A população de bactérias duplica a cada 24 horas. Sen-do t o tempo em horas, a quantidade de indivíduos da população é dada por:

P tt

( ) .= ⋅1 024 2 24

Assim, 240 horas depois, tem-se uma população de:

P( ) . .240 1 024 2 1 024 2240

24 10= ⋅ = ⋅

Como 1.024 = 210, a população terá P(240) = 1.024 · 210 = = 210 · 210 = 220 indivíduos.

QUESTÃO 72

Alternativa: E

Matemática e suas Tecnologias Competência: 1Habilidade: 1

De acordo com o texto, aos oitos anos de idade, Gauss descobriu a fórmula da soma de progressões aritméti-cas, que é dada pela alternativa e.

QUESTÃO 73

Alternativa: E

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 1Habilidade: 2

Como deve haver um professor de cada área do conhe-cimento para formar a comissão, o total de comissões distintas é dado por:4 8 7 7 2 2 7 7 2 72 3 5 2⋅ ⋅ ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ = ⋅

QUESTÃO 74

Alternativa: B

Matemática e suas Tecnologias Competência: 2Habilidade: 9

A palmeira, o chão e os raios solares indicados na figura formam um triângulo retângulo, tendo por um dos catetos a altura (H) da árvore e por hipotenusa sua sombra (S). Logo:

cos º cos º , ,30 30 12 32

6 3 6 17 10 2= ⇒ = ⋅ ⇒ = ⋅ = = ⋅ ⇒ =HS

H S H H m

cos º cos º , ,30 30 12 32

6 3 6 17 10 2= ⇒ = ⋅ ⇒ = ⋅ = = ⋅ ⇒ =HS

H S H H m

QUESTÃO 75

Alternativa: A

Matemática e suas Tecnologias Competência: 2Habilidade: 8

Se o terreno B tem b = 14 m de aresta, sua área é 196 m2. Em seguida, aplicando o teorema dos senos ao triângulo C e considerando a, b e c suas arestas, tem-se que:

bsen

asen

a b sensen

a a a45 60

6045

143

22

2

14 171 4

1º º

ºº

,,

= ⇒ = ⋅ ⇒ = ⋅ ⇒ = ⋅ ⇒ = 77 m

bsen

asen

a b sensen

a a a45 60

6045

143

22

2

14 171 4

1º º

ºº

,,

= ⇒ = ⋅ ⇒ = ⋅ ⇒ = ⋅ ⇒ = 77 m

Portanto, a área do terreno A é 289 m2.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 17: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 17

Por fim, a altura do triângulo C em relação à maior aresta é tal como a mostrada na figura:

ah

19 m

b = 14 m

45º 60º

sen h h h m6014

32

14 17 7 119º , ,= ⇒ = ⋅ = ⋅ ⇒ =

Logo, a área do terreno C é: 19 1192

226 12

113 05 2⋅ = =, , , m

QUESTÃO 76

Alternativa: B

Matemática e suas Tecnologias Competência: 2Habilidade: 8

Como as esferas eram indeformáveis e de raio r, a colisão acontecia quando elas se tangenciavam, isto é, sempre que a distância entre os centros geométricos era igual a 2r.

QUESTÃO 77

Alternativa: C

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidade: 21

Como a taxa do cheque especial é mensal, constante e de 10%, após três meses, a dívida será multiplicada por (1,1)3 = 1,331, independentemente do seu valor ini-cial, ou seja, o aumento será de:1331 1 0 331, ,− = , isto é, 0 331 100 33 1, % , %.⋅ =

QUESTÃO 78

Alternativa: A

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 2 Habilidade: 6

Segundo os dados fornecidos no enunciado, a linha imaginária formada pelos pontos D e E é a base média do triângulo imaginário ABC relativa à base BC.

Desse modo, DE BC x= =2 2

.

QUESTÃO 79

Alternativa: A

Matemática e suas Tecnologias Competência: 2Habilidade: 6

João correu 7 voltas em uma pista de 50 m de raio, logo, a distância percorrida foi 7 · 2π · 50 = 700π m. Por sua vez, Carlos correu 8 voltas em uma pista de 45 m de raio, então seu percurso foi de 8 · 2π · 45 = 720π m. Portanto, Carlos correu a mais que João: 720π – 700π = = 20π = 20 · 3,1 = 62 m.

QUESTÃO 80

Alternativa: A

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 5Habilidade: 21

O desconto seria de: R$ 2.300,00 – R$ 1.500,00 = R$ 800,00, o que equivale a:8002 300

823

0 35 100 35.

, % %= ⋅ =

QUESTÃO 81

Alternativa: C

Matemática e suas Tecnologias Competência: 7Habilidade: 28

Ora, são três números de 1 a 10 no bilhete que precisam estar na mesma ordem do sorteio; logo, para o primeiro número, há 10 opções; para o segundo, 10 opções; e, para o terceiro, também 10 opções, resultando em um espaço amostral de cardinalidade 1.000, ou seja, para cada embalagem há uma chance em mil de acertar o prêmio.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 18: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 18

Portanto, com três embalagens, João terá 3 chances em 1.000 de acertar o prêmio, isto é: 3

1 0000 3100

0 3.

, , %= =

QUESTÃO 82

Alternativa: D

Matemática e suas Tecnologias Competência: 7Habilidade: 28

Cada dado tem 6 números, logo, a probabilidade de o número 1 sair em um dado é de 1

6.

Sair outro número 1, no segundo dado, corresponde a uma probabilidade de 1

616

162

⋅ = . Portanto, a chance de

outro “duplo um” sair é de 16

162

2

4

= .

QUESTÃO 83

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidade: 28

O total de cupons é 10 + 9 + 8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 55, e o quinto colocado recebeu 6 dos 55. Logo, a probabili-dade de que ele seja sorteado é: 6

55.

QUESTÃO 84

Alternativa: B

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 6

Segundo o Teorema de Tales, tem-se:AEEC

ADDB

ECEC

ADDE

ABBC

BCBC

=

=

=

=

=

=

750 600500625

600450

1 100

825

.

AEEC

ADDB

ECEC

ADDE

ABBC

BCBC

=

=

=

=

=

=

750 600500625

600450

1 100

825

.

QUESTÃO 85

Alternativa: A

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 7

Na coincidência dos lados OB e OA, percebe-se que o segmento OQ, que se formou, divide o ângulo AÔB em dois ângulos congruentes, e cada um deles tem metade da medida do original. Desse modo, a semirreta OQ é definida como a bissetriz do ângulo AÔB.

QUESTÃO 86

Alternativa: B

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1, 2 e 3Habilidades: 3, 7, 8 e 12

Resolução sugerida:Sendo D = 4 cm e H = 25 cm, a área necessária para recobrir a área lateral do cilindro é dada por:

Alateral = 2π · r · H = 2 · 3,14 · 2 · 25 = 314 cm2

QUESTÃO 87

Alternativa: D

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1, 2 e 3Habilidades: 3, 7, 8 e 12

Sendo DE = 10 cm o diâmetro externo, DI o diâmetro interno, HE = 20 cm a altura externa, HI a altura interna e E = 2 mm = 0,2 cm a espessura do plástico, então: DI = DE – 2 ∙ E = 10 – 0,4 = 9,6 cm HI = HE – E = 20 – 0,2 = 19,8 cmAssim, o volume interno do pote, preenchido com água, é dado por:

VD H

cm LII I=

⋅ ⋅=

⋅ ⋅≅ ⋅ =

π 2 23 3

43 14 9 6 19 8

41 43 10 1 43, , , , ,

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 19: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 19

QUESTÃO 88

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 7Habilidade: 28

O primeiro jogador poderá dar três palpites seguidos se acertar dois palpites da primeira rodada, na sequência. Desse modo, a probabilidade solicitada é:15

10 1015 1

10 10 115100

1499

550

733

110

733

7330⋅

⋅−

⋅ −= ⋅ = ⋅ = ⋅ =

QUESTÃO 89

Alternativa: D

Matemática e suas Tecnologias Competências: 1, 2 e 3Habilidades: 3, 7, 8 e 12

O cone gerado tem geratriz g = 4 cm e raio da base r = 1 cm, logo, a área total é dada por: AT = π ⋅ r ⋅ (r + g) = π ⋅ 1 ⋅ (1 + 4) = 5π cm2

De outra maneira, como o ângulo central do setor circular é 90°, a área lateral é dada por:

A g cmL =⋅

=⋅

=π π

π2 2

2

44

44

Por outro lado, a área da base é AB = π ⋅ r2 = π cm2. Portan-to, a área total é dada por AT = AL + AB = 4π + π = 5π cm2.

QUESTÃO 90

Alternativa: B

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 1Habilidade: 5

O diagrama a seguir ilustra as opções, sendo E o conjunto que representa a quantidade de votos para Eureka e A o conjunto para o animal águia. Os conjuntos Eureka e Eclipse são complementares, como também o são águia e leão. Como Eclipse recebeu 18 votos, Eureka recebeu 200 – 18 = 182 votos. Sabendo que águia chamada Eureka recebeu 102 votos, tem--se que 182 – 102 = 80 votos de Eureka foram para o

animal leão. Como leão recebeu 90 votos, 10 votos foram para o nome Eclipse. Para completar o diagrama, 200 – 90 = 110 votos foram para águia e, assim, 110 – 102 = 8 votos para águia chamada Eclipse.

A80 8

102 10

E

QUESTÃO 91

Alternativa: A

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 2Habilidade: 8

Como o quiosque é circular, sua coluna central deve equidistar das colunas periféricas, portanto ela deve ser posicionada no centro da circunferência que circunscre-ve o triângulo ABC; e o circuncentro é determinado pelo encontro das mediatrizes dos lados do triângulo.

QUESTÃO 92

Alternativa: D

Matemática e suas TecnologiasCompetência: 4Habilidade: 18

Do enunciado, tem-se as seguintes medidas em centí-metros: AC = 114, BD = 96, DE = 20. Assim, sendo x a medida em centímetros do segmento CF, pelo teorema de Tales, tem-se que:CFAC

DEBD

xx= ⇒ = ⇔ =

1142096

23 75, cm

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27) PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)

Page 20: SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL …imirante.com/oestadoma/downloads/ENEM-PV-ProvaII-Resolucao.pdf · eu lírico atribui a alguém a culpa por fazer outras pessoas sofrerem (ele

2016 2016

2o dia - Resolução - Página 20

QUESTÃO 93

Alternativa: A

Matemática e suas tecnologiasCompetência: 2Habilidade: 8

A figura apresenta um sólido geométrico no qual as barras são as arestas e os pontos do tipo A, B ou C são os vértices. Partindo de pontos do tipo a, existem 20 ∙ 4 = 80 arestas; partindo de pontos do tipo B, existem 69 ∙ 6 = 414 arestas e, partindo de pontos do tipo C, existem 6 ∙ 5 = 30 arestas. Cada aresta é ligada a dois vértices. Logo, o número total de arestas (barras) da

figura é dado por: a 80 414 302

262=+ +

= .

QUESTÃO 94

Alternativa: A

Matemática e suas tecnologiasCompetência: 2Habilidade: 8

Considere um recipiente cilíndrico de volume V = 50 mL, com raio R, em cm, altura h, em cm, e área lateral AL, em cm2. Para esse recipiente, tem-se:

V R h hR

A Rh RR RL

= = ⇒ =

= = =

ππ

π ππ

²²

²

50 50

2 2 50 100

Portanto, quanto menor o raio, maior a área lateral. Logo, o recipiente de menor raio é o recipiente A.

QUESTÃO 95

Alternativa: B

Matemática e suas tecnologiasCompetência: 4Habilidade: 16

8,8 × 50.000.000 = 440.000.000 cm440.000.000 cm = 4.400.000 m = 4.400 kmLogo, a distância real entre Oiapoque e Chuí é, aproximadamente, 4.400 km.

PDF FINAL / CONFIGURAÇÕES DO DOCUMENTO ATUAL / DEBORA.GUEDES2 / 20-09-2016 (15:27)