Slide do artigo do agnldo

10
CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL SEMENTE DE VIDA BACHAREL EM TEOLOGIA HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO CRISTÃO: Reflexão sobre a pessoa do Espírito Santo no Novo e no Velho Testamento. Agnaldo da Silva Sousa

Transcript of Slide do artigo do agnldo

Page 1: Slide do artigo do agnldo

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL SEMENTE DE VIDA

BACHAREL EM TEOLOGIA

HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO CRISTÃO: Reflexão sobre a pessoa do Espírito

Santo no Novo e no Velho Testamento.

Agnaldo da Silva Sousa

Page 2: Slide do artigo do agnldo

INTRODUÇÃOO estudo é uma reflexão: Estava presente o Espírito Santo na formulação do plano redentor de Deus? No princípio, encontramos o Espírito Santo em ação, quando põe em ordem o caos existente (Gn 1.2). Em Gn 1.26,.O Novo Testamento define a existência e participação ativa do Espírito Santo com atribuições diferenciadas. Jo 1.1, o Verbo estava com Deus, o Espírito também estava com Deus. Gn 3.15 registra o início da revelação do plano redentor, quando Deus declara que o descendente da mulher feriria a cabeça da serpente.Pela eternidade do Espírito Santo, pela sua participação na criação da terra e do homem, pela sua participação na obra da redenção como definida por Jesus em Jo. 14.16-17, afirmar-se-á que o Espírito Santo continua participando do plano de redenção e da sua execução, com um papel específico de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7- 11).

Page 3: Slide do artigo do agnldo

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é um ser com os mesmo atributos de Deus. É a terceira pessoa da trindade com a mesma autonomia Onipotência, Onisciência, Onipresença.É uma pessoa, pois ele fala (Ap. 2:22); ajuda (Rm. 8:26); ensina (Jo. 14:26); da ordem (At. 16:6, 7). Espírito Santo age conforme a sua vontade, ninguém pode interferir em seu agir. Os arianos e socinianos - apenas uma força que vinha do Deus eterno.

Refutação: (Atos 5: 31) - Ananias e Safira venderam suas propriedades e chegaram diante do apóstolo Pedro, e mentiram para ele. A Palavra de Deus fala que Pedro cheio do Espírito Santo repreendeu a Ananias: “Por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade, não mentiste aos homens, mas a Deus”.

Esse texto esta mostrando a evidência que o Espírito é Deus julgando o homem pelos seus atos.

Page 4: Slide do artigo do agnldo

VELHO TESTAMENTO

• Subsistia muito antes das coisas que foram criadas, esteve ativo desde a fundação do mundo e de tudo que há nele..

• Presente na vida de homens escolhidos por Deus.• Não habitava dentro dos homens, mas descia, a fim de

inspirá-los para algum serviço especial. • Ex: Moisés falava face a face com Deus e foi usado para

liderança de um povo. • Em alguns profetas, para pregar a palavra que Deus

mandava dizer (Ez. 3: 4, 5), outros para profetizar a cerca de aconselhamento (Os. 10:12),

• Elias - o poder para fazer milagres e curas (I Reis 18:36 -38),

• Daniel e Habacuque – inspirados a serem escritores(Dn. 12:4) e (Hc. 2:2).

• Elizeu – (II Reis 91) – mestres.• O Espírito dava o poder, para cada um, mas o agir é

diferente..

Page 5: Slide do artigo do agnldo

NOVO TESTAMENTO

João Batista Marco da história bíblica, pois nele findavam-se os anos de silêncio uma dispensação, que através Jesus iniciava-se outro. Anunciação do Evangelho do reino de Deus. (Lc. 16:16).

No poder do Espírito Santo batizava para o arrependimento( (Lc. 3:2 -6);

Presenciou a descida do Espírito em Jesus na forma de uma pomba;

Era o maior entre os homens, era cheio de poder e autoridade do Espírito Santo, mas o Espírito não habitava nele. .

Page 6: Slide do artigo do agnldo

ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTOO Espírito Santo é o novo CONSOLADOR que convence o mundo do pecado. No dia de Pentecoste, se manifestou por simbologia, como línguas repartidas (Atos 2: 1- 4) como de fogo para limpar o homem,como pomba que significa: mansidão, (Gl. 5:22 -23). O óleo que significa: trazer refrigério e conforto; como selo que significa; penhor, garantia (II Cor. 1:22), e o vento representa ação sobrenatural do Espírito Santo e como água que é indispensável à vida do ser vivo. Refresca, refrigera, dá uma sensação de tranquilidade.A partir daquela ocasião os apóstolos saíram adiante para pregar o evangelho com toda ousadia que o Espírito Santo dava a eles.

Page 7: Slide do artigo do agnldo

O ESPÍRITO SANTO NA IGREJA•Agente executor da redenção do pecador.•Implanta nas pessoas os seus nomes escritos no livro da vida,•Traz conhecimento vindo de nosso Salvador, e tornando-nos participantes de sua vida•É o líder, que guia suas ovelhas nas decisões, no falar, nos pensamentos, atitudes e até na escolha dos que são enviados para a seara;•Designa a igreja segui-lo, para que o Senhor não venha castigá-la por atrair a ira de Deus. (Ap. 3:3; 6).•É o selo firmado como garantia da redenção; •Traz o crescimento para igreja;•Manifesta os dons sobre a igreja. (I Cor. 12;6).•Dá diversidade de ministérios(I Cor. 12:5)”.

Page 8: Slide do artigo do agnldo

DONS(ICor. 12;4).

São ferramentas essenciais dentro da igreja para abrasar o seu crescimento de uma

maneira esplêndida diante dos nossos olhos. Pois quando há um grande trabalho a ser realizado para Deus, os dons do Espírito

Santo são distribuídos a diferentes crentes dentro da igreja, capacitando os crentes a

completar o trabalho de Deus com responsabilidade e eficiência.

Page 9: Slide do artigo do agnldo

NA VIDA DOS CRISTÃOS

Promove mudança na vida de uma pessoa. “por que morto em seus delitos o pecado” (Ef. 2:1 -3). O homem não tem condições próprias de voltar-se para Deus.É um sinal evidente de que ele pertence a Jesus, é um salvo, que é um filho de Deus. (Rm. 8:16).O crente é o templo do Espírito Santo. (I Cor. 3:16 e I Cor. 6: 19), e, como tal, passa a ter o seu corpo como finalidade e propósito único e exclusivamente, a glorificação do nome do Senhor e a realização de obras que sejam agradáveis a Deus.

Page 10: Slide do artigo do agnldo

CONCLUSÃO

Conclui-se com as pesquisas feitas sobre a ação do Espírito Santo no Velho se diferencia no Novo Testamento, que para cada momento houve Sua presença com expressões especificas. No Velho Testamento, vinha sobre poucos indivíduos para servirem a Deus. Equipava as pessoas para serviços especiais, como no caso de José (Gn 41.38-40). Outra expressão que se respalda sua ação, aconteceu na vida de Bezalel e Ooliabe, aos quais Deus concedeu a plenitude do seu Espírito para que fizessem o trabalho artístico necessário à construção do Tabernáculo, e também para ensinarem aos outros (ver Êx 31.1-11; 35.30-35).No Novo testamento, Ele expressou sua plenitude com uma missão específica, de consolar, advogar, interceder, ensinar, batizar e dar variedade de dons. Podemos entender mais facilmente o Espírito Santo e sua obra distinguindo as várias coisas que ele fez e os diferentes modos pelos quais os fez. Os apóstolos e Cornélio foram batizados no Espírito para revelar a mensagem do Evangelho e para demonstrar a aprovação de Deus para a conversão dos gentios. Os apóstolos impuseram suas mãos em alguns indivíduos dando-lhes dons espirituais para edificar a igreja e confirmar a palavra. Hoje, o Espírito Santo do mesmo modo; age e habita nos corações dos cristãos, cumprindo sua missão até a volta de Cristo.