Slides kpresenter

10

Click here to load reader

Transcript of Slides kpresenter

Page 1: Slides kpresenter

A Educação Conservadora ou tradicional

Tânia M. Machado de CarvalhoSecretaria de Educação

Page 2: Slides kpresenter

Atribuição do Sistema Educacional:

ensinar valores, condutas e saberes que a sociedade adulta julga necessários para as crianças e os jovens.

Objetivo: Estabelecer uma relação entre a educação tradicional e a chamada nova educação .

Page 3: Slides kpresenter

Grosso modo, o sistema tradicional de educação vê o professor como o responsável pela aprendizagem do aluno; somente o docente tem o saber e é capaz de ensinar crianças e jovens. Ensinar, para o modelo tradicional, é transmitir conhecimentos, fazer com que a nova geração seja capaz de reproduzir o que lhe foi ensinado.

Na nova educação entende-se que existe uma mediação do conhecimento entre professor aluno e aluno professor. Isto na medida em que o aluno aprende com o professor ao mesmo tempo que o professor aprende com o aluno, numa troca de experiências.

Page 4: Slides kpresenter

No modelo tradicional os alunos não participavam das aulas, apenas ouviam e tinham que memorizar o conteúdo transmitido pelo professor; conteúdo esse que não era voltado para as necessidades dos alunos, mas para a sistematização necessária para a formação de pessoas disciplinadas, obedientes, capazes de se adaptarem à sociedade na qual estavam inseridos.

No modelo da nova educação prioriza-se a participação do aluno, busca-se a aproximação dos conteúdos com sua realidade. Admite-seb que todo aluno tem uma história de vida, uma bagagem cognitiva, afetiva e de experiências singulares, e que isso pode e precisa ser usado em prol do processo de ensino-aprendizagem.

Page 5: Slides kpresenter

No modelo tradicional o conhecimento fragmentado, estático, fixo, definido e previsível.

No modelo novo o conhecimento é dinâmico e interligado, está em constante construção.

Page 6: Slides kpresenter

Não podemos dirigir ao modelo tradicional somente críticas negativas, como se este período nada tivesse acrescentado de positivo à construção da História humana. Se analisamos o período da educação tradicional, visando, também garimpar o que ela pôde contribuir para o crescimento cultural e mental da Civilização, sem o estigma de qualquer ideologia, apenas com o objetivo de estudar os pensadores em educação desta época, nos surpreenderemos com a fortaleza que foi a escola dentro de um contexto dominado pelo fanatismo religioso, político e econômico, onde pessoas foram educadas de forma a se transformarem em seres humanos responsáveis, fortes moralmente, e bem preparados para viver o seu tempo da maneira rígida como naquela época era a exigência.

Page 7: Slides kpresenter

O modelo de ensino tradicional continua o mesmo em escolas do Ensino Médio, apesar das transformações pelas quais a sociedade passa e das novas exigências pessoais e profissionais.

uportes tecnológicos como computador, celular, internet, DVD, projetores, entre outros, fazem parte do cotidiano da sociedade atual. Com o intuito de acompanhar a evolução tecnológica, escolas adquirem computadores, projetores, televisões de última geração, despejando-os nas salas de aula para que os professores usem-nos de alguma maneira.

Page 8: Slides kpresenter

Fica aqui uma questão:

Estamos aplicando novas metodologias ou apenas reproduzindo velhas metodologias com a utilização da informática?

Planejamos nossas aulas e escolhemos qual seria o melhor recurso se adequa aos objetivos da aula? E se em determinado momento o melhor recurso é o bom velho GIZ?

Page 9: Slides kpresenter

CONCLUSÂO

A educação tradicional não é algo abominável como alguns querem fazer parecer. Tem pontos positivos e negativos, assim como os novos modelos propostos apresentam pontos positivos e negativos. Não basta introduzir uma "educação tradicional Computadorizada" e achar que está revolucionando o ensino.

O que faz a diferença é o bom senso do professor, a visão de educador, o comprometimento, a vontade do "bem ensinar" e acapacidade de reconhecer suas falhas tentar sempre superá-las.Professor e aluno relacionam­se entre si e com o saber, a transmitir pelo professor (Escola Tradicional), ou a (re)descobrir pelo aluno (Escola Nova), neste caso em condições propiciadas pelo professor, ou ainda, numa perspectiva actual, reconstruindo­o conjuntamente. Nesta(s) relação(ões) de três polos, o professor "identifica­se" com a instituição educativa, assumindo as suas finalidades e veiculando o objecto, e o sujeito (aluno) procura actuar por referência aos fins por si próprio visados, que podem ou não coincidir com os do professor/instituição.

Page 10: Slides kpresenter

Bibliografia

texto Educação tradicional X nova escola, disponível em http://www.worldrpgfest.com.br/blog/2010/06/educacao-tradicional-x-nova-educacao/, acesso em 04/11/2011 às 19:09h. Texto A ANTINOMIA EDUCAÇÃO TRADICIONAL ­ EDUCAÇÃO NOVA UMA PROPOSTA DE SUPERAÇÃO, JORGE A. MATOS CORREIA, disponível em  http://www.ipv.pt/millenium/pce6_jmc.htm, acesso em 04/11/2011 às 19; 15h.