São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os...

29

Transcript of São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os...

Page 1: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.
Page 2: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade. Podem ser: Intraespecíficas: ocorrem entre

indivíduos da mesma espécie. Interespecíficas: ocorrem entre

indivíduos de espécies diferentes.

Page 3: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Harmônica ou positiva: quando a relação traz benefícios para todos os indivíduos envolvidos, ou somente para um deles, sem causar prejuízo para aos outros.

Desarmônica ou negativa: quando a relação traz benefício para somente um dos indivíduos causando prejuízo para o outro.

Page 4: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Sociedade (+/+): reunião de grandes grupos de indivíduos, na qual existe um elevado grau de hierarquia e divisão de trabalho. Apesar dessa cooperação, os indivíduos não apresentam ligação física entre si.

Ex: abelhas, cupins e formigas.

Page 5: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Colônias (+/+): associações entre indivíduos que mantém ligação anatômica entre si. Podem ser: homotípicas ou isomorfas– sem diferenciação

anatômica entre os indivíduos, e sem divisão de funções.

Ex: colônia de bactérias, recifes de corais.

Page 6: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

heterotípicas ou heteromorfas– com diferenciação anatômica entre os indivíduos e com divisão de trabalho, existindo a contínua necessidade de interação entre os membros para a sobrevivência do agrupamento.

Page 7: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Competição intraespecífica (-/-): ocorre quando indivíduos da mesma espécie disputam algum recurso ambiental, território ou direito de se reproduzir. Ex: cães, elefantes-marinhos, leões, etc...

Page 8: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Canibalismo (+/-): ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie. Ex: viúva negra, louva-Deus

Page 9: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Mutualismo (+/+): associação em que ambas espécies envolvidas são beneficiadas, e há relação de dependência entre elas. Ex: liquens – associação entre fungos e algas, em que o fungo fornece nutrientes inorgânicos à alga, e a alga fornece nutrientes orgânicos ao fungo.

Page 10: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Ex: Cupins e protozoários: associação em que os cupins fornecem alimento aos protozoários que vivem em seu intestino, e os protozoários liberam enzimas para digestão de celulose.

Page 11: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Protocooperação (+/+): associação em que ambas espécies se beneficiam sem haver relação de dependência entre elas. Ex: ermitão e anêmona, jacaré e pássaro-paliteiro, plantas e agentes polinizadores

Page 12: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Comensalismo (+/0): ocorre quando um organismo se alimenta dos restos de alimentos deixados por outro. Ex: rêmoras e tubarões, hienas e leões

Page 13: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Inquilinismo (+/0) : ocorre quando um organismo procura abrigo no corpo de outro. Ex: peixe-agulha e pepino-do-mar

Page 14: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Epifitismo (+/0): é um caso de inquilinismo entre organismos vegetais, em que uma planta cresce sobre outra, sem causar prejuízo. Ex: orquídeas, bromélias

Page 15: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Competição interespecífica (-/-): ocorre quando dois organismos de espécies diferentes ocupam o mesmo nicho, disputando os mesmos recursos ambientais.

Page 16: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Predatismo (+/-): ocorre quando um organismo captura e mata outro para se alimentar. Ex: leão e zebra, plantas carnívoras e insetos

Page 17: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Parasitismo (+/-) : ocorre quando um organismo se alimenta de outro, sem ter o intuito de matá-lo. Ex: carrapato e vaca, pulga e cachorro, tênia e homem, bactérias, vírus.

Page 18: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Amensalismo também conhecido como antibiose ou alelopatia (0/-): ocorre quando um organismo libera substâncias tóxicas que inibem o crescimento, ou a reprodução de outros. Ex: Penicillium, maré vermelha

Page 19: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.
Page 20: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

É a relação em que animais herbívoros se alimentam de partes vivas de plantas.

Page 21: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Transporte de um indivíduo pertencente a uma espécie por outro de espécie diferente.

Page 22: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

1) Populações de Aedes aegypti têm desenvolvido resistência aos inseticidas organofosforados. Desta forma, uma alternativa para o controle destes insetos vem sendo a utilização de inseticida microbiológico. Nova arma contra a dengue Bactéria é a matéria-prima de bioinseticidas que matam larvas do mosquito Aedes. O inseticida aplicado em regiões epidêmicas por meio de vaporizadores, conhecido como fumacê, elimina apenas a forma adulta, mas não tem nenhuma eficácia para acabar com as larvas. Para controlar esses criadouros do mosquito pode-se utilizar um bioinseticida líquido que tem como principal componente o Bacillus thuringiensis israelensis . Essa bactéria, inimiga natural do Aedes, produz uma toxina que, ao ser ingerida pela larva, causa danos ao intestino do inseto, provocando sua morte. (Revista Pesquisa Fapesp, Edição 85, 03/03)

Page 23: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Assinale a alternativa que classifica corretamente a relação ecológica entre a larva do mosquito e a bactéria Bacillus thuringiensis israelensis.

A) predatismo B) parasitismo C) inquilinismo D) antibiose E) mutualismo

Page 24: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

2) Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colméia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Esta divisão de trabalho caracteriza a) sociedade isomorfa com relações intra-específicas harmônicas. b) sociedade heteromorfa com relações intra-específicas harmônicas. c) colônia heteromorfa com relações inter-específicas harmônicas. d) colônia isomorfa com relações inter-específicas harmônicas. e) colônia heteromorfa com relações intra-específicas harmônicas

Page 25: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

3) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente: a) inquilinismo, competição e predatismo. b) predatismo, competição e parasitismo. c) parasitismo, competição e predatismo. d) parasitismo, inquilinismo e predatismo. e) parasitismo, predatismo e competição.

Page 26: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

(ENEM 2013) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).

Page 27: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.

b) diminuição da competição intraespecífica.

c) aumento da competição interespecífica.

d) isolamento geográfico dos peixes. e) extinção de nichos ecológicos.

Page 28: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

(ENEM 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela. BERTOLDI, O.G.; VASCONCELOS, J.R. Ciências & Sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado). A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

Page 29: São relações que ocorrem entre indivíduos de uma comunidade · 2019-03-28 · (ENEM 2011) Os vaga- lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento.

a) comensalismo b) inquilinismo c) cooperação d) predatismo e) mutualismo