SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

18
SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR uma Estrela no Orie

Transcript of SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

Page 1: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

Vimos uma Estrela no Oriente...

Page 2: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

PARA MELHOR REFLETIR E PARA MELHOR REFLETIR E ENTENDER A LITUGIA DA EPIFANIA É ENTENDER A LITUGIA DA EPIFANIA É IMPOTORTANTE VOCÊ LER NA BIBLIA IMPOTORTANTE VOCÊ LER NA BIBLIA OS TEXTOS CITADOS OS TEXTOS CITADOS MARINEVESMARINEVES

Page 3: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

A liturgia deste domingo celebra Epifania de Jesus( a manifestação de sua Divindade a todos os homens) Ele é uma “luz” “luz” que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa “luz” “luz” encarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

Page 4: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

A primeira leitura (Is 60,1-6) anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

Page 5: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

• É preciso, sem dúvida, ligar a chegada da “luz” salvadora de Deus a Jerusalém (anunciada pelo profeta) anunciada pelo profeta) com o nascimento de Jesus. O projeto de libertação que Jesus veio apresentar aos homens será a luz que vence as trevas do pecado e da opressão e que dá ao mundo um rosto mais brilhante de vida e de esperança.

Page 6: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

Reconhecemos em Jesus a “luz” libertadora de Deus? Estamos dispostos a aceitar que essa “luz” nos liberte das trevas do egoísmo, do orgulho e do pecado? Será que, através de nós, essa “luz” atinge o mundo e o coração dos nossos irmãos e transforma tudo numa nova realidade?

Page 7: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

A segunda leitura (Mt 2,1-12)apresenta o projeto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.

Page 8: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

• Será que na nossa Igreja há espaço para todos os que buscam a luz libertadora de Deus? Os irmãos que têm a vida destroçada ou que não se comportam de acordo com as regras da Igreja, são acolhidos, respeitados e amados? As diferenças próprias da diversidade de culturas são vistas como uma riqueza que importa preservar, ou são rejeitadas porque ameaçam a uniformidade?

Page 9: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

No Evangelho, (Mt 2,1-12(Mt 2,1-12) vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “magos” do oriente, representantes de todos os povos da terra… Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-no com esperança até O encontrar, reconhecem nele a “salvação de Deus” e aceitam-no como “o Senhor”

Page 10: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

.A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem exceção. Em primeiro lugar, meditemos nas atitudes das várias personagens que Mateus nos apresenta em confronto com Jesus: os “magos”, Herodes, os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo…

Page 11: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

Diante de Jesus, o libertador enviado por Deus, estes distintos personagens assumem atitudes diversas, que vão desde a adoração (os “magos”), até à rejeição total (Herodes), passando pela indiferença (os sacerdotes e os escribas: nenhum deles se preocupou em ir ao encontro desse Messias que eles conheciam bem dos textos sagrados).

Page 12: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

Identificamo-nos com algum destes grupos? Não é fácil “conhecer as Escrituras”, como profissionais da religião e, depois, deixar que as propostas e os valores de Jesus nos passem ao lado?

Page 13: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

• Os “magos” representam os homens de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo, que acolhem a proposta libertadora que Ele traz e que se prostram diante dele. É a imagem da Igreja – essa família de irmãos, constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e que O reconhecem como o seu SenhorSenhor..

Page 14: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

PARA A SEMANA QUE SE SEGUEPARA A SEMANA QUE SE SEGUE…Aceitar pôr-se a caminho… Erguer os olhos: tal é o convite que nos é feito hoje. Uma estrela brilha sempre na noite, se nós a observarmos com atenção. Erguer os olhos: descentrar-se de si mesmo, procurar ajuda da parte de qualquer outro, de Deus. Depois de ver a estrela, aceitar pôr-se a caminho. Nos próximos dias, esta estrela será talvez uma caminhada a empreender para sair, encontrar ajuda ou levar ajuda a alguém, tomar uma decisão até aqui adiada…aqui adiada…

Page 15: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

TEXTOS EXTRAIDOS DO SITE...TEXTOS EXTRAIDOS DO SITE...www.dehonianos.org/portal/liturgia_dominical_ver.asp?liturgiaid...UNIDOS PELA PALAVRA DE DEUSPROPOSTA PARA ESCUTAR, PARTILHAR, VIVER E ANUNCIAR A PALAVRA NAS COMUNIDADES DEHONIANAS

Page 16: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

A visita dos Três Reis Magos do Oriente ao menino Jesus é exclusiva do evangelista Mateus, não a encontramos nos evangelhos de Marcos, João e Lucas. Tornou-se muito conhecida e popular...O objetivo de Mateus é de apresentar Jesus,como o único Salvador de todos os povos e raçasÉ portanto uma CATEQUESE sobre a vida de Jesus.

A narração visita dos Três Reis Magos do Oriente ao menino Jesus é exclusiva do evangelista Mateus, não a encontramos nos evangelhos de Marcos, João e Lucas. Tornou-se muito conhecida e popular, principalmente no Brasil.O objetivo de Mateus é de apresentar Jesus,como o único Salvador de todos os povos e raças, como já citado anteriormente..É portanto uma CATEQUESE sobre a vida de Jesus.Jesus.Que o Senhor abençoe você e toda sua familia Marineves. J. Lima

Page 17: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...
Page 18: SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR Vimos uma Estrela no Oriente...

momento ao seu lado.

A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus

A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus Marineves