Sonaref IN 02 Setembro 2015

36
1 SONAREF FIQUE POR DENTRO Informativo Projeto SONAREF Setembro 2015 2ª edição SONAREF FIQUE POR DENTRO

description

Revista Sonaref IN | Fique por dentro Informativo Projeto Sonaref. Setembro 2015 2ª Edição. Tema: Ser Humano, nosso maior Patrimônio

Transcript of Sonaref IN 02 Setembro 2015

Page 1: Sonaref IN 02 Setembro 2015

1SONAREFFIQUE POR DENTRO

Informativo Projeto SONAREF Setembro 2015 2ª edição

SONAREFFIQUE POR DENTRO

Page 2: Sonaref IN 02 Setembro 2015

2

Organização Odebrecht é compos-ta por Pessoas de Conhecimento que traçam rotas para evoluir e enfrentar

desafios constantemente. Foco e atenção no desenvolvimento do Ser Humano é o ponto de partida e o ponto de chegada das ações conduzidas pela Odebrecht sempre, e no Pro-jecto Sonaref também não poderia ser dife- rente.

Conforme expresso por Dr. Norberto Ode-brecht, no livro Sobreviver, Crescer e Perpe tuar: “O Ser Humano é a medida de todos os valores na Organização” e, complemen-tado nas páginas seguintes “O Ser Humano é a origem e o fim de todas as ações na so-ciedade, e seu trabalho, o meio primordial de sobrevivência, crescimento e perpetuidade da Espécie” compreende-se a fiel valorização e importância das pessoas na Organização.

No contexto Preservação da Vida, Ser Hu-mano, Nosso Maior Patrimônio esta edição SONAREF IN apresenta um olhar especial para as ações de segurança do trabalho do Projecto Sonaref. Destaca-se a forte e sóli-da cultura sobre Segurança do Trabalho e as ações diferenciadas que foram implemen-tadas ao longo dos últimos meses dentro do projecto. Temos, nesta edição, um artigo dedi cado sobre as conquistas e lições aprendidas sobre saúde, segurança e meio ambiente du-rante a construção do Terminal Marítimo. E, na sessão bate-papo entre Gerentes e Jovens Talentos, “Eu sou você amanhã” temos um trio especial com: Ahmed Harfoush, Nelson Dala e Kakoma Chinyemba sobre desenvolvi-mento de vida e carreira e os desafios da área de saúde e segurança.

Na sessão “Obra na ponta do Dedo” arre- matamos com a conclusão de dois dos nos-sos três contratos, Terminal Marítimo e Es-trada para Tráfego de Cargas Pesadas, e apresentamos nossos avanços sólidos na Terraplanagem do Platô da Refinaria.

Aqui enfatizamos alguns itens desta segun-da edição, mas garantimos outros destaques marcantes sobre sustentabilidade, comuni-cação e pessoas de conhecimento ao lon-go das páginas que seguem. É claro que não poderia faltar nossa sessão #nasonaref com as últimas notícias.

Uma excelente leitura!

A

Preservação da VidaSer Humano, Nosso Maior Patrimônio

EDITORIAL

Flávia Gabriela Gerente de Sustentabilidade

Page 3: Sonaref IN 02 Setembro 2015

3SONAREFFIQUE POR DENTRO

NA PONTA DO DEDO06 CONCLUSÃO LHHR07 CONCLUSÃO MARINE07 AVANÇO TERRACING

EU SOU VOCÊ AMANHÃ08 AHMED HARFOUSH, NELSON DALA E KAKOMA CHINYEMBA

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL12 SAÚDE13 MEIO AMBIENTE13 PROGRAMAS SOCIAIS17 ACREDITAR18 PESSOAS DE CONHECIMENTO22 IMAGEM & COMUNICAÇÃO

JORNADA PELA SONAREF24 PRESERVAÇÃO DA VIDA26 CULTURA DE SEGURANÇA27 SSTMA TERMINAL MARÍTIMO

#NASONAREF31 NOTÍCIAS

DC Pablo MattosRedação e Revisão Flávia GabrielaDesign e Paginação Gab. Comunicação e ImagemTiragem 1.000 exemplares

Expediente

SONAREFFIQUE POR DENTRO

Page 4: Sonaref IN 02 Setembro 2015

4

A OBRA NAPONTA DO DEDO

NA PONTA DO DEDO

Page 5: Sonaref IN 02 Setembro 2015

5SONAREFFIQUE POR DENTRO

Page 6: Sonaref IN 02 Setembro 2015

6

s obras do contrato Estrada para Tráfego de Cargas Pesa-das (Lower Heavy Haul Road)

foram concluídas conforme o projeto de engenharia. Entre Julho e Agosto concluiu-se a rampa de acesso do terminal marítimo à CAR-B, o canal de drenagem do terminal marítimo, completou-se as últimas camadas do aterro do terminal marítimo, re-alizou a relocação do dique da LHHR e a instalação dos guarda-corpos da Rampa da CAR B e Bueiro do Bypass Road.

A

Estrada para Tráfego de Cargas Pesadas

Conclusão de ProjetosNA PONTA DO DEDO

Terminal Marítimo

Estrada para Tráfego de Cargas Pesadas e Terminal Marítimo

Page 7: Sonaref IN 02 Setembro 2015

7SONAREFFIQUE POR DENTRO

os últimos dois meses a equipa de produção tra-balhou com muito afinco

para a conclusão dentro do prazo das obras do terminal marítimo da Sonaref. As atividades nesse perío-do consistiram na conclusão de 11.000 m2 de pavimento com blocos intertravados nos 2 berços e na área de descarga de materiais do termi-nal. Adicionalmente, concluiu-se a instalação e comissionamento dos equipamentos eletromecânicos especiais dos dois embarcadouros como: Gangway (passarelas de acesso aos navios) e Quick Relase hooks (Ganchos de amarração de desengate rápido).

Contendo três terminais: uma instalação para descargas e de-sembarque de materiais e equipa-mentos da Refinaria (MOF – Marine Offloading Facility), um berço para embarque de granéis sólidos e um

outro berço para embarque e de-sembarque de cargas líquidas, essa foi a primeira obra da Odebrecht que foi utilizado o método de construção de cais em blocos. Essa nova tec-nologia aplicada representou uma imensa aprendizagem para nossos engenheiros e uma nova com-petência para o portfólio de obras da empresa que está entre a sétima construtora de portos e terminais marítimos segundo a revista Engi-neering News-Record (ENR).

A obra do complexo do terminal marítimo foi uma excelente opor-tunidade de aprendizagem no que toca aos novos métodos constru-tivos empreendidos. Além dessa competência assimilada, a execução do terminal foi também um momen-to importante para o estreitamento e aproximação com empresas de grande porte Chinesas e, quem sabe, possíveis parceiros/consórcios para futuros grandes projetos.

N

s atividades de terrapla- nagem do platô da refinaria continuam a todo vapor. A

obra está com 72% de avanço físico e vem utilizando a tecnologia a fa-vor da produtividade. Isso se deve a instalação de sistemas de controlo 3D por GPS para automatização dos equipamentos de terraplenagem, nomeadamente a Motoniveladora. Essa tecnologia tem resultado no aumento da produtividade em 50% na execução da tarefa, uma vez que, as coordenadas topográficas es-tão contidas no sistema de controle das lâminas de corte e direcionam e orientam-nas para a execução do nivelamento final do acabamen-to do terreno com um elevado grau de precisão. Adicionalmente, no que toca a segurança do trabalho, tem-se uma redução em 70% de esforços de alavanca, dado que o automa- tismo da lâmina reduz significativa-mente esforços repetitivos do ope- rador e consequentemente da LER (Lesão por Esforços Repetitivos).

A

Terraplanagem do Platô daRefinaria

Page 8: Sonaref IN 02 Setembro 2015

8

EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Page 9: Sonaref IN 02 Setembro 2015

9SONAREFFIQUE POR DENTRO

Eu sou você amanhã!Ahmed Harfoush (Gerente Segurança) entrevistado por Nelson Dala e Kakoma Chinyemba (JP’s Segurança)

Page 10: Sonaref IN 02 Setembro 2015

10

EU SOU VOCÊ AMANHÃ

Nelson Dala (ND): Harfoush, o que te motiva diariamente a trabalhar na área de Segurança do Trabalho?Harfoush (H): O desafio de trans-formar o pensamento, a visão e ação das pessoas em relação à se-gurança. Sabendo que, o que nós fazemos todos os dias afecta direta-mente a vida das pessoas e de suas famílias. Saber que nós podemos prevenir acidente e salvar vidas é a maior motivação de todas.

ND: Há quanto tempo trabalha na área de Saúde e Segurança? H: Há mais de 20 anos. Comecei na cidade de Alexandria no Egito, tra-balhando no meu primeiro projecto com o Grupo de Engenharia do Exér-cito Americano.

ND: Qual foi o projecto mais difícil onde já trabalhou e por quê?H: Eu não usaria a palavra mais difícil, eu prefiro dizer desafiador. Cada projecto é único na sua experiência, localização geográfica, infraestrutu-ra, escopo de trabalho, logística e as diversas nacionalidades que ali se encontram. Trabalhar com culturas e crenças multinacionais, desenvolver, construir uma cultura de segurança e transformar a atitude das pessoas, ao mesmo tempo, ter respeito com-pleto por cada pessoa, é também recompensador, uma vez que nós aprendemos sobre a cultura e va-lores das pessoas e desenvolvemos uma relação pessoal com elas.

ND: Fico impressionado pela forma que consegue lidar com a pressão quando as coisas não ocorrem de acordo com planejado. Qual é segredo?H: O segredo é ter uma grande equipa trabalhando em conjunto e que acredita fielmente que podemos sempre superar os obstáculos.

ND: Como consegue liderar profi- ssionais de diferentes culturas e na-cionalidades?H: Devemos ter humildade, respeito e entender a cultura das pessoas.

ND: O projecto Sonaref foi conside- rado um dos melhores em termos de segurança ocupacional, qual a sua visão para o futuro?H: Nelson, um dos melhores não é suficiente. Sim, nós temos tido uma longa caminhada em modifi- car o comportamento das pessoas e contruir uma cultura de segurança. Entretanto, nós temos um longo caminho para fazer que este Pro-jecto seja exemplo e uma referência na Odebrecht em nível internacional. Ressalto que isto requer um com-prometimento de todos nós. Nelson deixe-me dar um pequeno conse- lho, nunca esteja satisfeito com os resultados que alcances, sempre acredite que pode melhorar.

Kakoma Chinyemba (KC): Qual foi a realização mais importante que você esperava realizar em sua função atual?H: Concluir nosso projecto sem aci-dentes.

KC: O que você acredita que seja uma das coisas mais importantes que eu deveria saber sobre a gestão de segurança?H: Veja, não existe um manual que nos dirá o que devemos fazer. Tudo depende de você Kakoma. Você fi-caria surpreso com o que você pode alcançar se você se planejar para tal objetivo. Você deve apenas acredi-tar em você e nas pessoas. Ter dis-ciplina e aprender a fazer perguntas. Respeitar a opinião e a experiência dos outros. Aprender a dizer não e ser firme na resposta, sempre con-fiando em seu conhecimento.

KC: Qual conquista dos seus tra-balhos anteriores que você tem or-gulho? H: Saber que a maior parte dos meus antigos membros de equipa são hoje responsáveis por programas de Se-gurança do Trabalho e diversos pro-jectos no mundo. Isso sim é uma grande conquista, ter contribuído na formação de pessoas.

KC: Quais são as perspectivas de progressão na organização Ode-brecht atualmente e quais são os passos que você me aconselharia seguir para desenvolver a minha carreira?H: Trabalhar em uma organização como a Odebrecht onde as pes-soas são o bem mais importante o “céu é o limite”. Você precisa sonhar alto, acreditando em ti e nas pessoas que te apoiaram a fazer o sonho realidade. Como mencionei anteriormente, não há um manu-al para seguir, cada um de nós tem suas características e habilidades únicas que amadurecerão enquanto crescemos e avançamos na nossa carreira.

Page 11: Sonaref IN 02 Setembro 2015

11SONAREFFIQUE POR DENTRO

Perfil Harfoush

Perfil Nelson

Perfil Kakoma

Ahmed F. HarfoushAdministração de Negócios/

Associate of Science em Engenharia de Segurança - Alexandria, Egito

Nacionalidade: Egípcia

Harbert Jones ConstructionSegurança do Trabalho

Dillingham ConstructionGerente Segurança do Trabalho

Pavilion Park Construction, INCGerente Segurança do Trabalho

US Army Corps of Engineers Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho

Ingressou na Odebrecht

Miami International Airport Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho

Tripoli International AirportGerente de Saúde e Segurança do Trabalho

General Road Work Area 3 Simandou Iron Ore Project

Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho

Projeto SonarefGerente de Saúde e Segurança do Trabalho

Nelson Fernando DalaFormação em Lingua Inglesa

Nacionalidade: Angolana

Projeto Sonaref Tec. de Gestão de Segurança do Trabalho

Kakoma ChinyembaFormação Segurança no Trabalho

Nacionalidade: Angolana

Projeto Sonaref JP de Segurança do Trabalho

1987/1990

1991/1995

1998/2004

2004/2005

2006

2006/2007

2007/2010

2011/2012

2013/Pres.

2013/Pres.

2014/Pres.

Page 12: Sonaref IN 02 Setembro 2015

12

projecto Soanref ade-riu à campanha de doação de sangue em alusão ao

Dia Mundial de Doação de Sangue comemorado no dia 14 de junho. Em todo o mundo são organiza-das ações e eventos que objetivam conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue, e em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. E, no projeto Sonaref não poderia ser diferente! A Equipe de Saúde do Projeto em parceria com a Di-reção Municipal de Saúde do Lobito montaram um posto avançado de coleta de sangue onde diversos in-tegrantes deixaram a sua parcela de contribuição ao Hemocentro do Lo-bito.

O

SaúdeDoação de Sangue

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 13: Sonaref IN 02 Setembro 2015

13SONAREFFIQUE POR DENTRO

m julho a equipa de meio am-biente do Projecto Sonaref cresceu e tomou sua própria

identidade com seus capacetes verdes. Essa nova identificação da equipe busca uma rápida identifi-cação no campo dos membros que estão às ordens para apoiar em qualquer situação eventual de cui-dado ambiental e mesmo orientação nas atividades quotidianas.

Meio AmbienteNova Equipa

E

ntre 29 de Junho e 2 de julho o Projecto Sonaref no âmbito do Programa de Sustenta-

bilidade e Responsabilidade Empre-sarial e ONG Italiana CIES, realizaram uma formação para multiplicadores pedagógicos sob a ótica de dois temas transversais e interdiscipli- nares da atualidade: Meio Ambiente e Educação Ambiental, e, Sexualidade e Gravidez Precoce com o objetivo de fomentar os educadores forma-dores para a vida.

O projeto de Formação de Multipli-cadores Pedagógicos com o lema: Educação Transformadora: O Papel do Educador para o Desenvolvi-mento Social contou com o apoio da Repartição Municipal da Educação, Espaços Verdes, e Direção Munici-

E

Educação Transformadora

pal de Saúde do Lobito e reuniu 110 Coordenadores Pedagógicos de 80 Escolas do Município Lobito.

Os coordenadores pedagógicos saíram da formação imbuídos de uma agenda de formação e plano de ação para execução nas escolas do Lobito que será acompanhado pelo Projeto Sonaref e a Ong CIES. O objetivo é que um número significa-tivo de escolas do Lobito venham a construir seus viveiros educadores com o apoio do conhecimento téc-nico de viveiros e meio ambiente da Odebrecht.

O Papel do Educador para o Desenvolvimento Social

Page 14: Sonaref IN 02 Setembro 2015

14

sabão em barra produzido pela Associação Tuyula Lo-munga é conhecido para além

das divisas do município do Lobito e província de Benguela. Além de ser uma fonte de renda para a comuni-dade da Hanha do Norte é também uma ação socio-ambiental para o desenvolvimento saudável do meio ambiente através da coleta seleti-va do óleo de cozinha usado para a fabricação artesanal do sabão ecológico. Assim, ao mesmo tempo que o sabão contribui pra a geração de trabalho e renda da Associação Tuyula Lomunga, contribui positiva-mente para o equilíbrio e proteção do meio ambiente.

Mensalmente são produzidas em média 10 mil barras de sabão repre- sentados por 3.300 kg que são comercializados em mais de 10 co-munas chegando até o Sumbe, Kwanza Sul. Atualmente a Asso-ciação possui 18 parceiros colabo-radores para a iniciativa que arma-zenam e doam o óleo de fritura de suas instalações. Em 15 meses de operação a iniciativa sabão Tuyula já reciclou 24.300 litros de óleo e fabricou 92.000 barras de sabão (31.000kg) e faturou $42 mil usd (4.200.000,00Kz).

Hanha do NorteParceiros Clientes do Sabão

Administração do LobitoBar VargasCervejaria FininhoColinaEstaleiro SonarefHotel Restinga/LobitoHotel Terminus/LobitoHotel Turimar/LobitoHungry Lion/BenguelaHungry Lion/Lobito

Parceiros da Fábrica de SabãoVocê sabia?

O

Kassanga BarKFC/BenguelaLoja Kero/BenguelaLoja Kero/LobitoPopulação, Campanha do Meio AmbienteRestaurante Ferro VelhoRestaurante Zona MaisShoprite/Lobito

Faça parte você também desta iniciativa!

CRESCIMENTO SUSTENTÁVELCRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 15: Sonaref IN 02 Setembro 2015

15SONAREFFIQUE POR DENTRO

pós 15 meses de gestão da unidade de Moagem da co-munidade da Hanha do Norte

a Associação Tuyula Lomunga fez a aquisição de uma nova unidade de processo para o milho com os recursos advindos da operação da Moagem. Com um investimento de $ 6.8mil dólares americanos a des-fareladora busca cumprir um papel importante para a melhor qualidade da fuba de milho, uma vez que, esta tem a função de “quebrar” o milho para que seja solta a pelicula bus-cando assim uma fúba mais branca e fina. Para além da melhoria da qua- lidade do produto a ser consumido, as mulheres da comunidade podem agora dedicar seu tempo para outras tarefas como educação, por exem-plo, uma vez que parte do processo manual do trato do milho foi otimiza-do.

Em dois meses de operação já pro-cessou 7,5 toneladas de milho e at-endeu 300 pessoas. Em média cada pessoa atendida processa 27 quilos de milho. A Moagem em 15 meses de operação já processou mais de 255 toneladas e realizou mais de 12.000 atendimentos com uma média de 23kg de milho por pessoa atendida.

A

Da moagem para a desfareladoraUm investimento que deu certo

Page 16: Sonaref IN 02 Setembro 2015

16

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

m julho a turma de 25 jo- vens protagonistas do Grupo Crescer Turismo juntamente

com seus familiares e represen- tantes da sociedade Lobitanga se reuniram no Hotel Terminus Lobi-to para a cerimónia de certificação da 1ª Turma do Programa Crescer Turismo, Turismo e Inclusão Social, promovido pela Fundação Kuculá e Odebrecht Projeto Sonaref. O even-to ficou marcado pelas sábias pa-lavras do formador Poti Malaquias quem esteve dedicado em tempo integral para a formação prática e teórica dos jovens. Nesta opor-tunidade os jovens apresentaram o trabalho de conclusão de curso que consiste em um Livro do Jovem Protagonista que compreende em Plano de Vida e Carreira dos Jovens para curto, médio e longo prazo.

E

Crescer TurismoEm parceria com a Fundação Kuculá

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 17: Sonaref IN 02 Setembro 2015

17SONAREFFIQUE POR DENTRO

A partir da ideia de apoiar os inte-grantes com necessidade de de-senvolvimento na leitura, escrita e matemática, o Acreditar Sonaref lançou em junho de 2015, o Apren-der a SER: Programa de Alfabe- tização, que consiste em uma ação dinâmica para a conscientização e sensibilização dos trabalhadores acerca do seu lugar na sociedade

e as possibilidades de desenvolvi-mento na Vida Pessoal e Profission-al, através do aprendizado da leitura, escrita e matemática. Esta ação sa- lutar vem fortalecer o compromisso da Odebrecht com a realização de projetos socioeducativos com foco especial no ser humano, princípio fundamental da Organização. Em 24 de Agosto realizou-se a certificação desta primeira turma.

O Programa Acreditar, realizou em 17 de julho e 18 de agosto a certifi-cação das Turmas 38 e 39 do Mó- dulo Básico, alcançando 90% da audaciosa meta de formar todos os integrantes do Projeto Sonaref. O momento foi marcado por alegria, descontração e reconhecimento das Lideranças e demais integrantes so-bre o trabalho exitoso do Programa. Dentre os presentes o gerente da Produção Marine, Eustáquio Sou-to, partilhou algumas palavras: “A vida é sempre aprendendo e acho que vocês tiveram uma bela opor-tunidade de aprender e espero que vocês levem esse conhecimento para os filhos, colegas, os irmãos, os pais, e vida que segue! Parabéns a toda equipe do Acreditar pelo belo trabalho”.

É o Acreditar fazendo a diferença!

Acreditar

Certificação Acreditar

Aprender a SerPor Livia Lima

Page 18: Sonaref IN 02 Setembro 2015

18

ntre os dias 13 e 18 de Ju-lho seis jovens do Projeto Sonaref iniciaram o progra-

ma Jovem Construtor em Luanda. O Programa Jovem Construtor é uma ferramenta da educação para o tra-balho, na qual visa apoiar e acelerar o processo de formação dos Jovens Parceiros da Organização integran-do e ampliando a visão do negócio em que a actuam, com o foco na condução da tarefa empresarial, re-forçando a relação líder e liderado e espírito de servir. Ao todo serão dois encontros presenciais acompa nhados de tarefas, individuais e em grupo, durante oitos meses culmi-nando com o encontro de encerra-mento na Obra de AH Laúca entre 19 e 24 Outubro de 2015. Ao todo são 45 jovens integrantes dos diversos projetos de angola participam do programa.

Além da participação de Julia Teixei-ra, Feliza Fortunato, Yara Dias, Mar-ciano Quinzeca, José Cerejo e Bre-no Hupsel o programa contou ainda com a participação de mais um el-emento do projeto Sonaref, o nos-so GAF Rogério Silva, que ministrou uma palestra sobre Administração e Finanças.

E

Pessoas de ConhecimentoNossos Jovens Iniciam o PJC

CRESCIMENTO SUSTENTÁVELCRESCIMENTO SUSTENTÁVELCRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Page 19: Sonaref IN 02 Setembro 2015

19SONAREFFIQUE POR DENTRO

pós 11 anos sem visitar Ter-ras Angolanas o Eng. Marco Vega retorna ao primeiro País

que trabalhou como expatriado pela Organização e tem a oportunidade de visitar as obras da Odebrecht em Angola.

Com mais de 35 anos de carreira na Odebrecht Engenharia & Construção o Eng. Marco Antônio Vega de Mat-tos visitou a Sonaref e aproveitou a oportunidade para conversar des-contraídamente sobre a sua Vida & Carreira com os jovens do projeto.

Marco explicou aos jovens a sua longa carreira e sobre a oportuni-

A

Vida & CarreiraEng. Marco Vega

dade de viver e trabalhar em Angola em momentos e projectos distintos entre os anos de 1991 e 2004. Em 1991/1992 esteve no complexo Hi-drelétrico de Capanda, devido aos conflitos na época teve que sair de Angola durante 3 anos onde apoiou a empresa em estudos de obra no Rio de Janeiro e Joanesburgo. Já em 1995-1997 regressou para Ango-la e fez parte do Projecto de Apoio Logístico a Missão de Paz - Unavem III e em 1997/98 retornou ao Com-plexo Hidrelétrico de Capanda. Em 1998 abraçou um novo desafio na Hidrelétrica de Letsibogo na Bot-swana, onde permaneceu por dois anos.

Em 2000 retornou ao Complexo Hidrelétrico de Capanda onde per-maneceu até 2004. Após sua saída de Angola esteve na Venezuela, pro-jecto Metro Los Teques, no Panamá, Projecto de Irrigação Remigio Rojas, no Perú, IIRSA Sul, na Líbia, 3º anel viário e por fim em 2010 no México.

Marco durante sua trajetória na Or-ganização Odebrecht teve a opor-tunidade de trabalhar em ambientes de distintas culturas sempre re-forçando a Tecnologia Empresarial Odebrecht.

Page 20: Sonaref IN 02 Setembro 2015

20

obra, a área de administração con-tratual exemplificando e esclarecen-do as particularidades da área e as-sim consecutivamente para todas as áreas do projecto Sonaref. Durante os últimos meses algumas áreas específicas apresentaram suas ati-vidades, técnicas e licções aprendi-das a nossas pessoas de conheci-mento, no mês de Julho e Agosto os docentes práticos foram das áreas da Produção, Qualidade e Engenha-ria.

Em 30/07 a Equipe de Produção do Terminal Marítimo, Eustáquio Sou-to e Martin Guzzetti, explicaram os desafios e aprendizados da cons-trução de um Cais em Blocos. Já no

endo como foco a formação e o desenvolvimento de pessoas, o Programa de

Educação Continuada Sonaref foi idealizado e desenvolvido por profis-sionais de conhecimento teórico e prático, e que fazem parte da equipe atual do projeto. O objetivo do pro-grama é promover à formação e de-senvolvimento de pessoas através de uma didática simples e objetiva, levando o conhecimento de distintas áreas de engenharia e construção às pessoas de diferentes áreas do pro-jeto Sonaref. Ou seja, na prática é: a equipa de produção explanando os métodos construtivos, a engenha-ria de planeamento explicando como funciona na prática o cronograma de

TEducação Continuada

CRESCIMENTO SUSTENTÁVELCRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

mês de Agosto, dia 12, o palanque de explicação foi concedido à área de Qualidade quando Sérgio Reis, Responsável pelo Laboratório de Qualidade, dedicou a explicação aos Conceitos básicos do Controlo de Qualidade. Em 19 de Agosto a área de Engenharia e Planeamento expôs sobre os Processos e técnicas de Planeamento do Projecto Sonaref.

Nos próximos meses outras áreas do projeto Sonaref terão a oportuni-dade de expor seus conceitos e par-ticularidades.

Page 21: Sonaref IN 02 Setembro 2015

21SONAREFFIQUE POR DENTRO

orberto Odebrecht versa em seu exemplar Sobreviver, Crescer e Perpetuar que “Ao

mesmo tempo em que conquistam e satisfazem seus Clientes, os Inte-grantes da Organização devem sa- tisfazer aos padrões éticos e morais da Comunidade junto á qual de-vem comportar-se como Cidadãos exemplares, responsáveis pela prática e pela valorização da MARCA Odebrecht”

Sendo assim, por meio da ferra-menta Educação Para o Trabalho, entre os dias 20 e 24 de julho o Projecto Sonaref executou um trei- namento voltado a Cultura Empre-sarial para 44 integrantes com a Ori-entação do Professor consultor José Marinho.

O treinamento teve como objetivo:

1. Oferecer aos Integrantes a opor-tunidade de aprofundar o conhe- cimento da Tecnologia Empresarial da Odebrecht seus fundamentos e os desafios e oportunidades da sua prática em ambiente de diversidade cultural;

2. Oferecer a oportunidade do Inte-grante assumir seu duplo papel de Responsável por Resultados e Líder Educador, descobrindo e redefinindo seu autoconhecimento, sua autoes-tima e sua relação interpessoal;

3. Criar o ambiente e as condições favoráveis para que os Participantes desenvolvam sua competência no exercício da Delegação Planeja-da que tem por base o Programa de Ação e se realiza no exercício da Pedagogia da Presença;

N 4. Fortalecer e acelerar o relacio- namento interpessoal dos Partici-pantes e desses com seus Líderes;

5. Dar a conhecer e discutir os princípios técnicos e atitudinais, necessários ao processo de trans-ferência de tecnologia e a formação e desenvolvimento de quadros na-cionais.

Fortalecendo a Cultura Empresarial

Page 22: Sonaref IN 02 Setembro 2015

22

projecto Sonaref dentro do seu Programa de Comuni-cação, em consonância com

o plano de comunicação de Ango-la, executa o Programa de Engaja-mento com Formadores de Opinião. Este objetiva a construção e a con-solidação do relacionamento trans-parente entre empresa com os for-madores de opinião locais, Lobito e Benguela. Consiste, em suma, em encontros presenciais seguidos de apresentação institucional alinhado com a atuação estratégica da or-

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Imagem & ComunicaçãoPrograma de Engajamento com Formadores de Opinião

O ganização Odebrecht, visitas guia-das as obras e programas sociais da Odebrecht.

Assim, no dia 13/08, a Odebrecht recebeu 12 Jornalistas dos mais dis-tintos órgãos de imprensa na obra da Sonaref e na comunidade da Hanha do Norte. Em dezembro ocorrerá o segundo encontro com os forma-dores de opinião visando estreitar a relação com a imprensa criando um ambiente de confiança e comuni-cação entres as partes interessadas.

Page 23: Sonaref IN 02 Setembro 2015

23SONAREFFIQUE POR DENTRO

Programa Intercâmbio de Conhecimento entre univer-sidades e Odebrecht busca

uma aproximação dos alunos da academia, teórico, com as atividades práticas do dia-a-dia. Neste âmbito o Instituto Superior Politécnico Jean Piaget e o Instituto Superior Politéc-nico Católico de Benguela visitou nos dias 15, 22 e 29 de Agosto as obras de Infraestruturas da Futura Refinar-ia do Lobito. As Comitivas, que esta-vam compostas dos alunos do 5º ano do curso de Engenharia Civil, Enge-nharia Eletromecânica, Gestão In-dustrial e dos diretores dos Depar-tamentos de Ciência e Tecnologia, tiveram a oportunidade de percorrer e verificar o andamento das obras correntes de infraestrutura. Tiveram

Intercâmbio de ConhecimentosJean Piaget, ISPOCAB e Odebrecht

O uma palestra institucional sobre a atuação estratégica da organização Odebrecht, visitaram o Terminal Marítimo, Mirante do Terracing e ti-veram uma explanação detalhada dos processos e atividades do Lab-oratório de Qualidade e do funcion-amento da planta de dessalinização do projecto. Para além da visita téc-nica centrada na engenharia, os vis-itantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades de cunho de responsabilidade social desenvolvi-das pela Odebrecht e Associação Tuyula Lomunga. Foram dias especi-ais onde os alunos puderam aliar os conhecimentos teóricos dos livros e classes com a realidade prática de um dia-a-dia de obra.

Page 24: Sonaref IN 02 Setembro 2015

24

JORNADA PELA SONAREF

organização Odebrecht é formadas por pessoas de conhecimento e possui uma

cultura forte e sólida em Segurança do Trabalho. O Projecto Sonaref tem implementado o Programa Inte-grado de Sustentabilidade. Este por sua vez é instituído como parte das ações de implementação dos Princí-pios da Tecnologia Empresarial Ode-brecht (TEO) da Política sobre Sus-tentabilidade e nos compromissos expressos nos Princípios da Gestão Integrada de Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho e Meio Am-biente.

No projecto todas as atividades são precedidas por um procedimen-to específico. Estes são verificados e aprovados por todos os gerentes e diretor da obra. Logo após, são divulgados nas diversas frentes de serviço.

Com base na ferramenta do PDCA (essa denominação PDCA vem do idioma inglês e define as seguintes Fases: P - Plan / Planejar; D - Do / Implantar; C - Check / Verificar e A - Act / Analisar Criticamente e Mel-horar), permite-se identificar barrei-ras e obstáculos para um bom de-sempenho de um processo, planejar e implantar as soluções para suas eliminações e reduções, verificar a eficácia e eficiência dessas soluções e melhorar continuamente seus re-sultados.

Em nosso Programa Integrado te-mos 74 Procedimentos Homologa-dos.

Preservação da VidaSer Humano, o nosso maior património

A

Page 25: Sonaref IN 02 Setembro 2015

25SONAREFFIQUE POR DENTRO

Sobre os destaques de segurança devemos destacar algumas de nos-sas ações adotadas no projecto Sonaref:

Ações na Área de Terraplangem do Platô da Refinaria:

Aproximadamente 180 máquinas e equipamentos pesados circulam diariamente no local do platô de terraplanagem da área da refina- ria e isso tem levado o projeto a ter uma atenção especial com as pes-soas que ali trabalham. Estatísticas mostram que uma das atividades que mais causam acidentes, é a movimentação de máquinas e equi-pamentos pesados junto a pessoas. Sendo uma atividade frequente em nosso projeto, algumas medidas de prevenção foram adotadas visando eliminar a ocorrências de incidentes.

O Procedimento Específico (PI-PRE-104 Acesso de Veículos e Pes-soas ao Terracing) abrange os prin-cipais itens de prevenção do local:

Responsabilidades Gerenciais;

Controle e permissões de acesso à Pessoas ;

Mapa aéreo do local;

Pontos de acesso;

Locais específicos para circulação de pessoas;

Vias destinadas e separadas para tipos de veículos e equipamentos;

Pontos de estacionamento;

Eliminação da função de sinaleiro;

Utilização de bandeirolas de acor-do com a cor;

Você sabia?

Você sabia?

Todo integrante Odebrecht ou subcontratado que necessitar de acesso à área do Terracing para de-senvolvimento de alguma atividade, deve participar de um treinamento específico junto a área de Segurança do Trabalho. Este treinamento tem duração de 2 horas, sendo realiza-do às segundas ou quintas-feiras às 16:00 horas. Durante o treinamento, é apresentado a realidade do local: os riscos e medidas de controle, caminhos destinados a pedestres, vias para veículos pesados e leves, dentre outros.

A utilização de bandeirolas fica lim-itada á pessoas com treinamento específico:

Bandeirola VERDE: Proibida a circu-lação de máquinas e equipamentos, pessoas autorizadas a realizar en-saios / marcações topográficas;

Bandeirola VERMELHA: Identifi-cação de pessoas circulando, no lo-cal de trabalho;

Bandeirola AMARELA: Equipamen-tos circulando no local, circulação re-strito de pessoas.

Bandeirola PRETA: área de carre-gamento de explosivos, acesso res-trito apenas pessoas autorizadas.

Page 26: Sonaref IN 02 Setembro 2015

26

eguindo os princípios da mais recente campanha de segu-rança Odebrecht de nome

“Tolerância ZERO para acidentes”, o projeto Sonaref foi ainda mais arro-jado e superou as espectativas com a campanha intitulada “Tolerância ZERO para actos e condições inse-guras” agindo de forma activa em todas as frentes de serviço evitando desta forma riscos desnecessários que poderiam eventualmente re-sultar em acidente/Incidente.

Baseamo-nos na mitologia dos Três macacos sábios, desconstruin-do o princípio proverbial “não veja nenhum mal, não ouça nenhum mal, não fale nenhum mal” transforman-do o mesmo em “VEJA tudo em seu redor, OIÇA todas as normas e TDT’s de Segurança, FALE e reporte todos os actos e condições inseguras” de forma a incutir em todos os inte-grantes os princípios de Segurança.

Cultura de SegurançaOiça | Reporte | Veja

S

JORNADA PELA SONAREF

Por José Praça

Page 27: Sonaref IN 02 Setembro 2015

27SONAREFFIQUE POR DENTRO

ma parcela das obras do Ter-minal Marítimo do contrato de Infraestruturas de Apoio

para a Refiaria do Lobito, Sonaref, foi atribuída, em junho de 2013, para a subcontratada CHEC (China Har-bour Engineering Company Limited). CHEC é umas das maiores empre-sas, senão a maior, de construção de Portos e Terminais Marítimos no mundo, estava previamente loca- lizada no Lobito concluindo a obra do Porto de Minério, e, por isso, a facili-dade de contratação. CHEC apresen-tou à Odebrecht uma nova metodo-logia de construção de portos que foi uma mais-valia para o portfólio de construções portuárias da Odebre-cht. Durante os últimos 28 meses foram vários os desafios encontra-dos em todas as esferas e etapas de construção desta grandiosa obra, contudo o facto de ter-se concluído o projeto dentro dos padrões de se-gurança, qualidade e produção essa é a nossa maior satisfação.

Este artigo aborda questões de saúde, segurança no trabalho e meio ambiente entre Odebrecht e a CHEC durante a fase construtiva do proje-to do terminal marítimo.

Ter um ambiente culturalmente diverso tem seus desafios e lições aprendidas. No início do projeto en-frentou-se o primeiro desafio ao in-duzir uma cultura sobre segurança de padrão internacional entre os trabalhadores. Para superar esta di-ficuldade, apostou-se e investiu-se na formação dos trabalhadores em todos os aspectos de suas tare-fas de trabalho. Materiais de trei- namento tais como: apresentações, folhetos, vídeos, entre outros, foram desenvolvidos para todas as áreas de atividade mostrando e desta-cando sempre os potenciais perigos e riscos do local de trabalho. Com o objetivo de garantir o controlo ad-ministrativo foram desenvolvidos adesivos para os capacetes assegu-

rando, assim, que os trabalhadores haviam recebido treinamentos es-pecíficos para suas respectivas funções. Até a presente data, um to-tal de 26.000 horas de formação fo-ram alcançadas resultando em uma significativa mudança na cultura da segurança no nosso dia-a-dia.

A abordagem comportamental no que concerne à segurança foi outro desafio que necessitou ser supera-do no decorrer das atividades, uma vez que, os trabalhadores mostra-vam alguma resistência sobre uso constante de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Uma das maneiras encontradas para supe- rar esta questão foi a criação de um programa motivacional iniciado em novembro de 2013. Mensalmente seis trabalhadores, da equipe sub-contratada, eram selecionados e premiados com base em suas práti-cas de trabalho seguras. Até o fi-nal do projeto, houve um total de 19

Saúde, Segurança e Meio Ambiente no Terminal Marítimo

UPor Gurnam Singh Bal

Page 28: Sonaref IN 02 Setembro 2015

28

cerimônias de premiação de segu-rança nas quais honraram um total de 114 trabalhadores. Esta iniciati-va provou ser eficaz uma vez que os trabalhadores entenderam que a conformidade com a segurança seria, de facto, reconhecida como parte de suas funções de trabalho e criou-se, assim, uma concorrência saudável entre eles para ganhar o prêmio no final do mês.

Desde a primeira fase do projeto entendeu-se que os equipamentos desempenhariam um papel impor-tante na execução das obras, não só devido à complexidade do trabalho a ser executado, mas também, dada a alta densidade de equipamentos pesados e pessoas na mesma área de trabalho. Por esta razão Ode-brecht estabeleceu uma equipe de manutenção com o objetivo de apoiar os equipamentos da CHEC garantindo assim uma manutenção preventiva e corretiva adequada em todos os equipamentos. Para auxiliar nesse controle, inspeções mensais e trimestrais foram implementa-das e rigorosamente seguidas. Adi-cionalmente, adesivos foram emiti-dos e colocados nos equipamentos seguindo o código de cores adotado pela Sonaref. Como resultado, até o encerramento do projeto, não houve registo de incidente envolvendo equipamentos.

Içamento e movimentação de car-gas suspensas foi provavelmente a atividade de maior risco no projeto.

Algumas destas atividades en-volvia cargas extremamente pe-sadas a atingindo até 340 tone-ladas. Adicionalmente, havia um elevado número de movimentação de equipamentos e pessoas que se fazia necessário em torno das áreas de elevação de cargas. Por estas razões, os procedimentos de segurança sobre içamento e movi- mentação eram seguidos à risca.

Todos os guindastes e outros dis-positivos de içamento foram certifi-cados por uma terceira parte (SGS) quanto à sua capacidade de carga. A competência dos operadores, pla-nos de içamento, inspeções de se-gurança mensais, códigos de cores e a inspeção de qualidade dos pontos de içamento foram alguns dos mui-tos procedimentos que garantiam a segurança nas operações de iça-mento de carga. À semelhança do que ocorreu nos departamentos de equipamentos, uma equipa riggers dedicadas da Odebrecht foi contra- tada para apoiar as operações de içamento da CHEC no local. Apesar de se ter registrado um incidente com afastamento a operação global foi considerada um sucesso.

O mergulho foi uma outra entre as principais atividades de alto risco. No ápice da obra atingiu-se o número total de 40 mergulhadores. O caís temporário construído serviu de grande experiência probatória, uma vez que foi realizada atividade de mergulho superficial na construção

desse caís. Esta fase de “estágio” ajudou a superar as dificuldades de aprendizado durante a fase inicial do projeto e definir um procedimen-to claro sobre mergulho. As lições aprendidas durante a operação fo-ram constantes e resultou revisões do procedimento de mergulho bus-cando garantir a melhoria contínua da execução da atividade com segu-rança.

A exigência da presença de um supervisor de mergulho tanto da Odebrecht quanto CHEC durante qualquer operação de mergulho provou ser uma decisão acertada e pró-ativa. Os mais atuais equi-pamentos de mergulho foram ad-quiridos pela Odebrecht para apoiar as operações CHEC. Infelizmente houve o registo de um acidente fa-tal de mergulho no projeto, embora a causa direta deste incidente per-maneça ainda incerta. Desde então, as atividades de mergulho foram concluídas de forma segura no pro-jeto.

O transporte rodoviário foi outra atividade de risco no proje-to, dado que que o material graníti-co era transportado diariamente por caminhões que percorriam até 40 quilômetros por viagem. Todos os caminhões foram cuidadosa-mente inspecionados pela equipa

JORNADA PELA SONAREF

Page 29: Sonaref IN 02 Setembro 2015

29SONAREFFIQUE POR DENTRO

da oficina mecânica da CHEC e da Odebrecht de forma a garantir ple-na conformidade com os requisitos de segurança. Além disso, todos os motoristas foram treinados so-bre as regras de condução segura do projeto. Ressalta-se que todos os motoristas participavam diaria-mente de reuniões de segurança, e, antes de fazer o uso do equipamen-to preenchia-se e analisava-se uma lista de verificação completa sobre equipamento. Adicionalmente, eram realizadas semanalmente reuniões de reciclagem sobre regras de con-dução seguida por uma auditoria nos caminhões com a ajuda do su-pervisor para identificar qualquer deficiência no equipamento. A ativ-idade de transporte de material foi concluída com êxito sem registo de acidente.

Algumas das mais importantes atividades desempenhadas no ter-minal marítimo foram:

1) Atividades com concreto, pré-moldados.2) Compactação dinâmica.3) Construção do enrocamento do cais4) Detonação subaquática5) Dragagem e nivelamento sub-aquático6) Escavação7) Içamento de carga onshore e off-shore.8) Instalação do equipamento para embarque.9) Levantamento e deslocamento por “air bag”10) Mergulho11) Reparação e manutenção da cen-tral de concreto12) Trabalho de corte e solda.13) Trabalho em altura14) Trabalho em espaço confinado15) Trabalhos elétricos16) Transporte de material

Cada atividade acima mencionada foi cuidadosamente avaliada através da elaboração de métodos exe- cutivos e análises preliminares de níveis de riscos que eram revisados mensalmente. Semanalmente eram realizadas reuniões de saúde, segu-rança e meio ambiente com a equi-pe de produção da CHEC e Odebre-cht para discutir e avaliar todas as observações identificadas e lições aprendidas da semana.

Page 30: Sonaref IN 02 Setembro 2015

30

Para lidar com qualquer situação de emergência no mar, um barco de emergência estava dedicado a tem-po integral com uma equipe de ope- radores e especialistas em resgate de água. Este barco estava equipado com uma maca flutuante, garrafas de oxigénio e com sacos de suporte básico de vida. Para além de todo o apoio da clínica de emergência no estaleiro da Odebrecht, um para-médico a tempo inteiro estava dedi- cado exclusivamente ao terminal marítimo. Além do barco de resgate, uma câmara de descompressão de mergulho estava em operação para lidar com qualquer potencial aciden-te de descompressão.

Um total de 25 simulados de emergência foram executados, tan-to on-shore, quanto offshore. Para a condução dos simulados foram con-siderados diversos possíveis tipos de cenários de acidente no local. Por exemplo: salvamento em água, mer-gulhador com dificuldade, acidente

descompressão, lesão no cais, entre outros. Constantemente os proto-colos de emergência eram revistos e remarcados buscando sempre a melhoria contínua.

Conquistas e Lições Aprendidas:

- Desenvolvimento através da aprendizagem e formação: Tanto as equipes de produção e de segurança da Odebrecht e CHEC aprenderam bastante no decorrer deste projec-to e com a experiência de cada uma das empresas, tornando esta uma sinergia única garantindo prontidão para usar esse conhecimento em futuros projetos semelhantes.

- As ferramentas desenvolvidas no projeto: Tais como, procedimen-tos, métodos construtivos, análise de risco, induções SSTMA, materi-ais de treinamento, procedimentos offshore e procedimentos de se-gurança de mergulho estão pron-

tos para ser adotado como possível referência em novos projetos.

- Indicadores pró-ativos e reativos: podem ser utilizados como exemplo em futuros projetos.

- Consciência cultural: permitiu compreender as dinâmicas em am-bientes de diferentes culturas e en-tender como distintos olhares ana-lisam cada desafio de segurança de modo a prever a melhor solução a ser adotada.

Como Integrante da Odebrecht ten-ho o prazer de fazer parte da equipe do projeto e por ter contribuído com que a Odebrecht e a CHEC alcanças-sem a conclusão do projeto dentro do prazo de execução e contribuindo para um ambiente livre de acidente e incidente. Uma boa equipa de tra-balho resultou em sucesso.

Parabéns.

JORNADA PELA SONAREF

Page 31: Sonaref IN 02 Setembro 2015

31SONAREFFIQUE POR DENTRO

o sábado, 20 de junho, Sér-gio Leão, Diretor de Sus-tentabilidade da Holding

Odebrecht, Gabriel Azevedo, Diretor RAE Sustentabilidade Odebrecht Infraestrutura Brasil, Felipe Cruz, Di-retor Sustentabilidade África, Emi-rados e Portugal e Paulo Campos, Diretor Sustentabilidade Ambiente Angola visitaram as estruturas e in-fraestruturas da futura refinaria do Lobito e o Programa Tuyua Lomunga na Hanha do Norte.

Nesta oportunidade puderam conhecer e entender em detalhes a prática de sustentabilidade, em destaque para a segurança e pro-gramas sociais, do projecto Sonaref.

N

Equipa Sustentabilidade Holding Brasil e LE AEPVisita à Sonaref e aos Programas Sociais da Hanha do Norte

A equipe deixou registrados suas impressões sobre a visita:

“A visita ao programa Tuyula Lo-munga na comunidade do Hanha Norte foi uma surpresa muito posi-tiva pela demonstração da evolução ocorrida em um prazo de 1,5 ano entre os primeiros planos e os re-sultados atuais. O programa sob a liderança da associação da comu-nidade já segue com independên-cia em várias frentes e serve como demonstração para outras iniciati-vas nossas na região.”

(Gabriel Azevedo e Sérgio Leão)

Já sobre o tema de segurança dest-acaram:

“As soluções em Segurança do Trabalho são reflexos de interação e sinergia forte entre as equipes de produção, engenharia, equipamen-tos e de sustentabilidade. Destacam-se também a disciplina e o rigor em cumprir procedimentos e em identificar e investigar todos os eventos/desvios com potencial de dano definido. A prática de registro de desvios liderada pelos Gerentes da obra é um exemplo a ser seguido na Odebrecht Engenharia e Cons-trução.” (Gabriel Azevedo e Sérgio Leão)

O projecto Sonaref ficou bastante agradecido pela visita e reconhe- cimento das ações em sustentabili-dade executadas pelo projecto.

#NASONAREF

Page 32: Sonaref IN 02 Setembro 2015

32

nualmente os empresários e seus parceiros ratificam seus Programa de Ação (PA)

juntamente com o Líder da grande empresa, neste caso o Diretor Su-perintendente de Angola. Na Sonaref a apresentação do PA ocorreu dia 21 de junho com a presença do Diretor Superintendente, Antônio Carlos Daiha Blando e seus apoios dire-tos das áreas de sustentabilidade, pessoas, equipamentos, financeiro e jurídico. A construção do Progra-ma de Ação é o processo pelo qual o Liderado, no caso da Sonaref, Eng. Pablo Mattos, e o Líder, Daiha Blan-do, buscam o acordo e chegam ao alinhamento com vistas a obter a satisfação do Cliente.

Cabe enfatizar que o Plano de Ação é um instrumento que se concentra na Conquista, o Programa se con-centra na satisfação do cliente, este é foco de nossa organização execu-tar nossas atividades com qualidade e dentro do prazo garantindo assim a satisfação do cliente.

“Construir o Programa de Ação do Líder da Pequena Empresa é for-mular a proposta de servir o Cliente” Sobreviver, Crescer e Perpetuar: Tecnologia Empresarial Odebrecht 2º Volume pp89.

APA Sonaref 2015

#NASONAREF

Page 33: Sonaref IN 02 Setembro 2015

33SONAREFFIQUE POR DENTRO

As festas tradicionais do mês de Junho são comuns nos países lusófonos. No

último final de semana do mês de junho, 27, o Projecto Sonaref home-nageou as culturas Brasileira e Por-tuguesa com uma típica festa popu- lar Junina. A festa que teve origem em Portugal foi levada ao Brasil e foi tão bem recebida que hoje o São João é uma mas maiores festas tradicionais do País.

Para que todos se sentissem em “casa” o ambiente foi tipicamente decorado com muitos balões, pa-

N

Festa JuninaSempre acompanhando o nosso caldo cultural

lha e bandeirolas tudo com uma aquarela de cores alegres e festivas. A fogueira posta no centro arrema-tou a decoração além de aquecer a todos no Cacimbo que marca o mês de Junho em Angola.

Para os Comes & Bebes teve bolo de milho, de tapioca, canjica, arroz doce, empadões, quentão, sardinhas assadas, salsichão, entre outras iguarias. Cada um dos integrantes do projecto teve uma participação no quesito quitutes festivos. Música típica também não faltou! Ouviu-se um pouco de tudo: forró, música de

quadrilha, música de bailes e também o sertanejo universitário. Teve até “correio elegante”1 para quem qui-sesse conquistar ou declarar seu amor aos presentes e/ou familiares e amigos que estão ausentes.

O evento conquistou a todos in-clusive aqueles que não conheciam a tradição junina. Foi uma forma de expressar e multiplicar a cultura bra-sileira e portuguesa.

1 Correio elegante é um sistema de entrega

anônima de recados ou cartas.

Por Flávia Britto

Page 34: Sonaref IN 02 Setembro 2015

34

Projecto Sonaref em seu Programa de Sustenta-bilidade e Comunicação

executa o Circuito Cinema Verde que consiste na apresentação de vídeos com conteúdo socio-ambi-ental em espaços públicos do Lo-bito. Sábado, 22/08, realizou-se o lançamento oficial do Cinema Verde com o grupo dos escoteiros do Lobito. Um total de 200 escotei-ros entre lobitos, juniors, seniors e caminheiros estavam em atividades próximas à comunidade da Hanha e, foi assim, com uma tela e um pro-jetor que o sábado de acampamento

se transformou em um cinema sob as estrelas do ambiente com pipoca e muita diversão. O Circuito Cine-ma Verde, inspirado no Circuito Tela verde do Ministério do Ambiente Brasil, tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, bem como, atender a de-manda de espaços educadores lúdi-cos. O Min. do Ambiente apoiou com a doação dos curtas-metragem dos últimos 4 anos de circuito no Bra-sil. Os próximos pontos do circuito serão o Instituto Politécnico do Lobi-to e as comunidades adjacentes do Projecto Sonaref.

O

Circuito Cinema VerdeEscoteiros do Lobito

#NASONAREF

Page 35: Sonaref IN 02 Setembro 2015

35SONAREFFIQUE POR DENTRO

os dia 21 e 28 de Agosto a equipa de serviços gerais, jardinagem e serviços de ali-

mentação realizaram mais uma visi-ta completa à obra da futura refinaria do Lobito.

Esta iniciativa visa dar a oportuni-dade de conhecer a obra a todas as áreas de apoio que normalmente ficam dedicadas exclusivamente à zona dos escritórios. Com uma adesão significativa todo o efe-tivo de serviços gerais do proje-to, serviços de alimentação, assim

N

A conhecer é que a “gente” se entendeVisitar e conhecer outras áreas da Sonaref

como equipa de jardinagem partic-iparam desta “tour” interna. A visita foi orientada pelos técnicos de se-gurança Daniel Charrua e Fábio Silva que explicaram cada contrato deta- lhadamente assim como as normas de segurança específicas para cada área de atuação. Apesar desta visi- ta ter sido realizada algumas horas antes de concluírem a sua jornada laboral diária, não se notava cansaço nos participantes, pelo contrário, o sentimento era de deslumbramen-to e orgulho por fazer parte de uma obra tão grandiosa.

Por José Praça

Page 36: Sonaref IN 02 Setembro 2015

36

Informativo Projeto SONAREF Setembro 2015 2ª edição

SONAREFFIQUE POR DENTRO