SOROCABA, DEZEMBRO DE …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Edicao_138.pdf · Já...

16
Pagina 12 SOROCABA, DEZEMBRO DE 2017· ANO 10 · EDIÇÃO 138 DISTRIBUIÇÃO MENSAL GRATUITA Não jogue em vias públicas Página 8 Página 5 Sabrina e Giulia, as belas deste mês foram fotografada pelas lentes de Ruth Carvalho. Resposta a população Garota Zona Norte Página 7 Residencial entregue no início do ano pela prefeitura e pivô de diversas polêmicas teve mais um capítulo obscuro. Apartamentos desocupados foram invadidos e prefeitura teve que agir para contornar a situação. Ações de conscientização foram realizadas. Carandá Página 11 Página 6 Aumento da Confiança do consumidor no último trimestre e chegada do 13º dão uma ani- mada na econômia. Associação estima que haverá uma injeção de pelo menos R$ 670 mi. Deputado Sorocabano têm projeto junto a outros colegas da Câmara Federal para parcela- mento de dívidas de pequenas e grandes empresas. Preocupa- ção é com a geração de empre- gos por parte dessas empresas. Econômia Pagina 14 “Câmara de Bairro em Bairro” chegou este ano e promete aproxi- mar a população dos vereadores. Ao todo foram quatro edições este ano. Política Arquivo Apesar da crise o período de festas é de muita expectativa para o comércio sorocabano. Dados fizeram até com que quem nunca havia feito contratações temporárias se lançasse no mercado esperando uma alta demanda neste final de ano. Página 10 COMÉRCIO Enem- Enem acontece em novembro com mudanças significativas com relação a outros anos. Sorocabanos deram suas opiniões sobre o assunto. Página 10 www.zonanortenoticias.com.br POLÍTICA Em busca de respostas para as demandas da Zona Norte, nossa redação foi atrás de nossos governantes para saber os projetos que existem após matéria publicada sobre o que falta na região aos olhos da população. Murilo Munhoz Assessoria de Imprensa Ilustração IPTU: Projeto de Lei promete desconto em parcela do IPTU para quem emplacar carro na cidade de Sorocaba. Ruth Carvalho

Transcript of SOROCABA, DEZEMBRO DE …zonanortenoticias.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Edicao_138.pdf · Já...

Pagina 12

SOROCABA, DEZEMBRO DE 2017· ANO 10 · EDIÇÃO 138DISTRIBUIÇÃO MENSAL GRATUITA

Não jogue em vias públicas

Página 8

Página 5

Sabrina e Giulia, as belas deste mês foram fotografada pelas lentes de Ruth Carvalho.

Resposta a populaçãoGarota Zona Norte

Página 7

R e s i d e n c i a l ent regue no início do ano pela prefeitura e pivô de diversas polêmicas teve mais um capítulo obscuro. A p a r t a m e n t o s d e s o c u p a d o s foram invadidos e prefeitura teve que agir para contornar a situação. Ações de conscientização foram realizadas.

Carandá

Página 11

Página 6

Aumento da Confiança do consumidor no último trimestre e chegada do 13º dão uma ani-mada na econômia. Associação estima que haverá uma injeção de pelo menos R$ 670 mi.

Deputado Sorocabano têm projeto junto a outros colegas da Câmara Federal para parcela-mento de dívidas de pequenas e grandes empresas. Preocupa-ção é com a geração de empre-gos por parte dessas empresas.

Econômia

Pagina 14

“Câmara de Bairro em Bairro” chegou este ano e promete aproxi-mar a população dos vereadores. Ao todo foram quatro edições este ano.

PolíticaArquivo

apesar da crise o período de festas é de muita expectativa para o comércio sorocabano. dados fizeram até com que quem nunca havia feito contratações temporárias se lançasse no mercado esperando uma alta demanda neste final de ano.

Página 10

COMÉRCIO

Enem- Enem acontece em novembro com mudanças signifi cativas com relação a outros anos. Sorocabanos deram suas opiniões sobre o assunto.

Página 10

www.zonanortenoticias.com.br

POLÍTICA

em busca de respostas para as demandas da Zona Norte, nossa redação foi atrás de nossos governantes para saber os projetos que existem após matéria publicada sobre o que falta na região aos olhos da população.

Murilo Munhoz

Assessoria de Imprensa

Ilustração

IPTU: Projeto de Lei promete desconto em parcela do IPTU para quem emplacar carro na cidade de Sorocaba. R

uth

Car

valh

o

ediTOriaL4 Sorocaba, dezembro de 2017

EDITORIAL

Equipe Zona Norte NotíciasÓtima leitura!

Fim de mais um ano!

Colaboradores:Le Batista e Clarice Nunes

Zona Norte Notícias é um produto da Doga & Dega Comunicação LTDA. – CNPJ 10.253.692/0001-33

Redação e Administração:Rua Manoel de Oliveira Lima, 142 A6/54 - Horto Florestal

Sorocaba-SP CEP 18074-757Fone: (15) 3316-3845 - E-mail: [email protected]

Depto ComercialMarcia Gentil

[email protected] Artes gráfi cas:Eslei R. Paladin

EXPEDIENTE

Tiragem:15 mil exemplares

Jornalismo:Murilo Munhoz

[email protected] notícias e uma publicação independente, compromissado unicamente com o leitor, com a defesa intransigente dos interesses da zona norte de Sorocaba e com a luta pelo desenvolvimento do município. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. A opinião do jornal e expressa no Editorial

O ano não foi nem um pouco calmo como parecia e prometia na virada de 2016 para 2017. No primeiro mês já muita polêmi-ca em terras Sorocabanas e um projeto que criava cargos comis-sionados do novo governo que tinha a maioria na Câmara desde então. Também no primeiro mês, já no fi nalzinho, o rompimento da principal adutora responsável por levar água as milhares de casas do município e o compromisso de resolver o problema o mais rápido possível. Concluído com louvor. No âmbito federal, escândalos e mais escândalos, greve geral para tentar barrar um projeto de Lei que

mexe diretamente com os direitos do trabalhador e vá-rios desdobramentos da operação lava-jato envolven-do até quem parecia não ter culpa de nada.

Voltando para Sorocaba o ano esportivo foi um dos melhores dos últimos anos coroando um trabalho co-meçado há cinco anos pelo Esporte Clube São Bento que colecionou acessos e neste ano conseguiu chegar às semi-fi nais do campeonato brasileiro da série C e ascendeu para a série B do certame, onde irá competir com grandes equipes nacionais. O Magnus Futsal, a equipe que representa Sorocaba nas competições ofi -ciais, também não fi cou de fora e levou o título paulista no mês de outubro. Para 2018 que apenas as coisas boas se repitam e que episódios lamentaveis fi quem para trás.

Dúvidas e Sugestões

Envie uma mensagem pelo WhatsApp para

15 996308621

Cidades 5Sorocaba, dezembro de 2017

Murilo [email protected]

Prefeitura está atenta às demandas da Zona Norte

Como já debatido em nos-so jornal por inúmeras ve-zes em diversas matérias publicadas, a Zona Norte de Sorocaba é a região que ano após ano mais cresce na cidade. Atentos a isso e com o objetivo de trazer cada vez mais informação a população e aos nossos fieis

leitores, nossa reportagem elaborou, há meses atrás, uma matéria para apurar os clamores dos moradores da região. Com o material em mãos e incumbidos de trazer uma resposta para aqueles que sofrem com a demora do poder público em resolver determinados problemas, nosso jornal foi atrás de nos-sos governantes a fim de sa-ber os projetos para solucio-nar as demandas levantadas

por nossos entrevistados. Em nossa edição de nu-

mero 135, de Setembro deste ano de 2017, alguns de nossos entrevistados le-vantaram várias questões de problemas enfrentados na Zona Norte, nos respon-dendo o que falta na região na opinião da maioria. Mui-tas das respostas ficaram no âmbito da segurança, melhorias no trânsito e edu-cação, resolução para as fi-las de espera e atendimento nas UBSs, construção de um novo hospital municipal e construção de nova unida-de do corpo de bombeiros.

Em resposta a nossa re-portagem, a Prefeitura de Sorocaba, por meio de sua Assessoria de Imprensa, nos informou que no que se refere ao trânsito, de acor-do com a Urbes- Trânsito e Transportes, a Zona Norte de Sorocaba concentra gran-de parte da população da ci-dade e, consequentemente, uma alta demanda veicular. Servida principalmente pe-las avenidas Ipanema, Ita-vuvu e Ulysses Guimarães e possui trânsito intenso,

porém registra condições de fluidez adequada, registran-do pequenos trechos de len-tidão próximo aos semáforos e notadamente nos chama-dos horários de pico. A Ur-bes ainda destacou que a malha viária local que com-põe a Zona Norte é ampla e devidamente interligada com as vias arteriais. Além disso, constantemente ações são desenvolvidas buscando melhorar as condições de fluidez e segurança. Com relação à sinalização viá-ria, a região recebe toda atenção do órgão de trânsi-to que efetua manutenção cotidiana. De acordo com a Urbes, o serviço de ma-nutenção será realizado na região até o final deste ano.

Já no que se refere a saú-de, a secretaria dirigida pelo Dr. Ademir Watana-be informou que a equi-pe gestora da pasta está analisando e estudando medidas de otimização ao atendimento nas UBSs. A construção do hospital mu-nicipal encontra-se em dis-cussão sobre a viabilidade.

A assessoria de imprensa

também disse que sobre a Segurança, as demandas devem também ser sub-metida à Polícia Militar, a quem compete constitucio-nalmente o policiamento de preservação da ordem públi-ca. Contudo, a Guarda Civil Municipal, no cumprimento de sua finalidade constitu-cional, vem colaborando de modo eficiente com a segu-rança do cidadão, através de ações de proteção aos próprios públicos, bem como no combate aos infratores.

Assim, a Secretaria da Se-gurança e Defesa Civil vem realizando reuniões junto ao comando da GCM e às equipes de patrulhamento, com o propósito de fortale-cer o comprometimento do Guarda Civil Municipal du-rante as suas atividades de proteção comunitária junto à sociedade. “Continuamos participando e apoiando in-cisivamente o trabalho con-junto com as Polícias Civil, Militar e Federal, buscando sempre a máxima proteção da população que atende-mos”, finalizou a nota en-viada a nossa redação.

Murilo Munhoz

Trânsito, Segurança e Educação na Zona Norte são temas que preocupam os moradores

POLÍTiCa6 Sorocaba, dezembro de 2017

“Geração de emprego é o grande desafio do Brasil”

D e f e n d e r a g e r a -ç ã o d e e m p r e g o e o e m p r e e n d e d o r i s -m o s e t o r n o u u m a m a r c a d o t r a b a l h o d o d e p u t a d o V i t o r

L i p p i e m B r a s í l i a . De acordo com dados

da Rece i ta Federa l , en-t re os pequenos e méd ios negóc ios que sobrev ive-ram à c r ise econômica

do Bras i l , ma is da me-tade tem a lgum t ipo de end iv idamento . São mais de 1 ,8 mi lhão de em-presas em todo o pa ís .

Diante desta situação, de-

putados, entre eles o soroca-bano Vitor Lippi (PSDB/SP), estão empenhados na aprova-ção de um projeto de lei que cria um programa de parce-

lamento de dívidas, o “Refis”, para micro e pequenas em-presas do Simples Nacional.

Pelo projeto, esta modalida-de de negócios poderá con-tar com 180 meses para pa-gar as dívidas e descontos de 90% em multas e juros. Isso vai permitir que as empresas possam emitir certidões, e crescendo, voltem a contratar.

“A indústria nacional demitiu mais de 1 milhão de pessoas nos últimos dois anos, enquanto as micro e pequenas empresas continuam contratando! Rene-gociar as dívidas traz economia para o empregador e retoma a confiança na nossa econo-mia”, afirmou o deputado Lippi.

Volta do emprego na Indústria de Sorocaba –Lippi está tra-balhando também para a volta dos investimentos na cadeia de óleo e gás, exigindo que os equipamentos utilizados sejam desenvolvidos pela indústria nacional. “Precisamos retomar os ‘leilões de energia’, criando regras de proteção para a nos-sa indústria e com isso a volta da capacidade de operação de empresas como a Jaraguá e a TECSIS. Foram mais de 5 mil postos de trabalho encerrados em 3 anos”, finalizou Lippi.

Lippi ao lado de Guilherme Afif, presidente nacional do SEBRAE

Assessoria de Impresna

deputado federal Vitor Lippi afirma que é preciso incentivar investimento na indústria nacional e recuperar os cargos de trabalho encerrados na crise

sOrOCaba 7Sorocaba, dezembro de 2017

Há certo tempo, alguns apartamentos ainda não ocupados no Residen-cial Carandá - que foi entregue pelo prefeito José Crespo (DEM) no início deste ano, tendo sido uma das promessas de sua campanha eleito-

ral – foram ocupados por moradores que tomaram posse dos imóveis de forma irregular. As inva-sões foram denunciadas em outubro deste ano, por síndicos e morado-res do Residencial, que relataram que portas dos imóveis foram arromba-das durante a noite. Os apartamentos em ques-tão ainda não tinham sido

Prefeitura esclarece invasão de apartamentos do Carandá

ocupados pelos proprie-tários ou porque eles não assinaram o contrato com o Banco do Brasil, que é o órgão financeiro do Re-sidencial, ou em alguns casos os donos pegaram as chaves, mas ainda não haviam se mudado. Segundo informações da

Secretaria de Habitação da Prefeitura de Sorocaba, 74 apartamentos foram inva-didos e diante da situação uma decisão judicial foi emitida para que a Polícia Militar realizasse uma rein-tegração de posse e, que mesmo não tendo respon-sabilidade sobre os imóveis sendo apenas responsável pelo cadastro e sorteio das famílias, a prefeitura reali-zou a 1° ação social, no dia 6 de novembro para cons-cientizar as famílias inva-soras para deixarem o local de forma pacifica e ordeira. Após isso, o último levanta-mento mostrou que ainda

existiam 70 apartamentos ocupados irregularmente. Uma segunda ação so-

cial foi desenvolvida na Secretaria de Assistência Social para identificar qual o nível de vulnerabilidade destas famílias no intuito de ajudar as pessoas com um cadastro social no sis-tema único. “A partir deste cadastro, poderá ser feito um trabalho com eles vol-tados à questão de gera-ção de renda, proporcio-nando cursos de formação profissional, na qual elas poderão ter chances de voltar ao mercado de tra-balho”, informou em nota, a prefeitura de Sorocaba. A Secretaria de Habita-

ção lembrou ainda, que este cadastro não faz parte do Programa Habitacional (que concede a moradia) e estas pessoas não pode-rão permanecer nos apar-tamentos, pois há filas das pessoas que foram contem-

pladas no último sorteio, re-alizado em junho de 2016. Muitas dormiram, tomaram chuva e passaram frio em frente ao local do sorteio. No total foram 7.500 ca-dastros e 6.776 pessoas sorteadas que já foram ou aguardam o seu imóvel.Ao mesmo tempo em que

os apartamentos foram invadidos, a prefeitura re-cebeu algumas denuncias de outras supostas irregu-laridades envolvendo os apartamentos, que teriam sido repassados por al-guns sorteados. Também através de uma nota, a prefeitura informou que “sobre as supostas irregu-laridades no repasse dos apartamentos, o caso já foi entregue à polícia que irá investigar o caso. Vale ressaltar que a reintegra-ção de posse deverá acon-tecer nos próximos dias, porém esta é uma ação ex-clusiva da Polícia Militar”.

Foram invadidos ao todo 74 apartamentos

Murilo [email protected]

Luiz Polacco

apartamentos invadidos são de familias que ainda não receberam as chaves ou de outras que ainda não tomaram posse de seus imóveis

MOda8 Sorocaba, dezembro de 2017

sOrOCaba 362 aNOsCLICK SOCIAL Cliques realizados na Cervejaria rei do Malte

COMérCiO10 Sorocaba, dezembro de 2017

C o n t r a t a ç õ e s t e m p o r á r i a s d e v e m s u b i r e m 3 % e s t e a n o e m S o r o c a b aIlustração

Vagas temporárias geralmente são abertas nas épocas de mais movimento no comércio

O final do ano geral-mente é a época em que mais há crescimento no comércio em geral por conta das festas de na-

tal e réveillon. Ano a ano, apesar da forte crise que assola o país, o comércio é aquecido pelo consumi-dor que sem saída acaba gastando um pouco mais na hora dos preparati-vos para as festas e na compra dos presentes de

natal. Esse crescimento acaba gerando as chama-das vagas temporárias, que os estabelecimen-tos abrem por conta da alta demanda do período. Segundo a Associação

Comercial de Sorocaba, em 2017 a previsão é que haja um aumento de 3% no número das contrata-ções temporárias neste fim de ano, em relação ao mesmo período do ano passado e a quantidade de vagas deve subir de 2.200 (2016) para aproxi-madamente 2.300 (2017).“Além do aumento no nú-

mero de vagas de empre-go, podemos citar ainda a queda da inflação, da taxa de juros e os índices de confiança do consumidor que são positivos. Todos os indicadores apontam para condições cada vez mais favoráveis ao con-sumo neste fim de ano.

Cabe aos empresários fa-zer o melhor e apoiar a re-construção da economia, oferecendo as melhores condições aos consumido-res para incentivar as com-pras, indo em busca do melhor Natal dos últimos anos”, complementa José Alberto Cépil, presidente da Associação Comercial.Segundo a Associa-

ção Brasileira do Traba-lho Temporário, o ano de 2017 irá registrar a criação de aproximada-mente 375 mil vagas de emprego entre os meses de setembro a dezembro.

Lojistas otimistasA expectativa de que esse

final de ano seja o melhor, se comparado aos últimos anos, fez com que uma loja de cosméticos situada em um shopping da cida-de há muitos anos, con-tratasse pela primeira vez

funcionários temporários.A loja, que vinha com um

quadro reduzido, abriu cin-co vagas com o objetivo que se tornem efetivas. “Acreditamos que o mês de dezembro será muito bom para as vendas”, ressalta a gerente, Lika Hishimura. Para suprir a grande de-

manda de clientes que geralmente surgem no fim do ano, um outra loja de departamentos, situada no Centro da cidade de Sorocaba pretende contra-tar aproximadamente 10 funcionários temporários.Segundo o gerente Jú-

lio Novaque, o movimento entre o fim de novembro e todo o mês de dezembro é intenso e requer um núme-ro maior de funcionários. “Todos os anos nós con-tratamos temporários e os que mais se destacam pos-suem grande chances de serem efetivados”, finaliza.

Murilo [email protected].

Ilustração

eCONÔMia 11Sorocaba, dezembro de 2017

C on f i a nç a d o c on s u mid o r c r e s c e no 3 º t r im e s t r e e ch e g a d a d o 13 º d e v e a qu ec e r v e nd a s d e n a t a leconomia sorocabana recebe injeção de aproximadamente r$ 670 mi com 13º salário

expectativa é que o 13º salário aqueça as vendas

Em tempos de c r ise no ta-se que o bras i -le i ro es tá bem receo-so quanto aos rumos que o pa ís anda to -mando, p r inc ipa lmen-te ao que se re fe re ao se tor econômico que se encont ra em gran-de recessão já a lgum

tempo. Mas em Soro-caba, segundo dados apresentados pe la Assoc iação Comer-c ia l , o Índ ice de Con-f iança do Consumi -dor ( ICC) , sub iu se is pontos (de 122 para 128) en t re os meses de ju lho e Setembro . De acordo com o econo-

mista Rafael Muscari, a alta demonstra que a econo-mia e seus agentes estão

trabalhando e se desen-volvendo independente de fatores políticos. “No âmbi-to de perspectivas para a região, o terceiro trimestre de 2017 trouxe um cenário mais positivo para o final do ano”, afirma o economista da Associação Comercial. A pesquisa apontou que

44% dos consumidores en-trevistados disseram que a economia da região de Soro-caba nos próximos 6 meses estará mais forte, enquanto 43% esperam que estará estabilizada. Já 6% acredi-tam que não irá melhorar.O presidente da Associa-

ção, José Alberto Cépil, associa o crescimento à melhoria do cenário eco-nômico. “O resultado pode estar relacionado com a redução da inflação, dos cortes que ocorreram na Selic e o gradativo aumen-to das vagas de emprego nos últimos meses, além

da percepção gradual do afastamento do risco da crise política”, comenta. Ainda de acordo com a

pesquisa, que ouviu 120 sorocabanos, no quesito fi-nanças pessoais o número de consumidores que con-sideram sua vida financeira acima da média é de 37%, enquanto 26% afirmam que vivem numa situação media-na e 36% se consideram em situações não satisfatórias.Com este aumento de

confiança do consumidor, o cenário passou a ser mais animador com a chegada do momento mais espera-do pelo trabalhador brasi-leiro. O pagamento do 13º salário no último dia 30 de novembro, prevê, segundo os economistas, que no to-tal, o abono irá injetar em torno de R$ 670 milhões na economia de Sorocaba. O valor estimado pela

Associação Comercial de

Sorocaba leva em conta o fato de o município empre-gar 225.962 trabalhadores formais com renda média de 3,3 salários mínimos. “Estamos otimistas em re-lação ao Natal deste ano, já que a economia está se recuperando, a inflação caindo e os níveis de em-prego começam a melhorar. Isso interfere positivamen-te no índice de confiança do consumidor, além da data despertar e trazer a sensibilidade em cada ser humano que lutou o ano in-teiro para se manter em dia com seus compromissos”, analisa o presidente da As-sociação Comercial de So-rocaba, José Alberto Cépil. O 13º salário será pago

a trabalhadores formais, empregados, beneficiá-rios da Previdência Social, aposentados e beneficiá-rios de pensão da União, dos Estados e municípios.

Murilo [email protected].

sOrOCaba Sorocaba, dezembro de 201712

Projeto de lei incentiva emplacamento de veículos em troca de desconto no iptu do ano seguinte

Em Projeto de Lei apresentado pelo ve-reador Fausto Peres (Podemos) na Câmara Municipal , munícipes e a os cofres públ i -cos ganham f inancei-ramente. A matér ia legis lat iva consiste em incent ivar a t rans-ferência de veículo

com boni f icação no pagamento do IPTU."Funciona da seguin-

te maneira, o morador que fizer a transferência de veículo, que hoje tem um custo de aproximada-mente R$ 190,00 mais a taxa de emplacamento, em torno de R$ 160,00, ganha, em desconto no

IPTU do ano seguinte, o mesmo valor", explicou o Fausto Peres, que espera a aprovação dos colegas ao projeto apresentado.A frota de veículos de So-

rocaba cresce a cada dia, e muitos desses automóveis não são oriundos de Soro-caba. Ao pagar o IPVA de um carro, 50% do valor vai para o Estado e 50% para o município onde o carro está e m p l a c a d o . Com a estima-tiva de mais de 40 mil veículos com placas de fora, o valor que Sorocaba deixa de arrecadar é muito grande. Em uma conta básica, toman-do como base de cálculo um carro popu-lar, o valor que deixa de entrar

nos cofres públicos mu-nicipais, por veículo, gira em torno de R$ 400,00."É uma verba muito alta

que pode ser direciona-da para recapeamento de ruas, manutenção na si-nalização e tapa-buracos. Em contrapartida, para es-timular essa transferência, o município vai oferecer o desconto do valor do li-

cenciamento no carnê do IPTU. O cidadão ganha duas vezes, em desconto e em benefícios que re-tornarão para a Soroca-ba", afirmou Fausto Peres.A transferência é facul-

tativa ao munícipe, porém com a bonificação finan-ceira, a adesão deve ser maior, aumentando a ar-recadação do município.

Projeto de lei vai gerar arrecadação ao município e bonificar população

siNdiCaLisMO 13Sorocaba, dezembro de 2017

Justiça suspende propaganda enganosa de Temer sobre a Previdência

Arquivo Pessoal

O governo de Michel Temer (PMdb) já gastou mais de r$ 170 milhões com anúncios publicitários enganosos

A juíza Rosimayre Gon-çalves de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Bra-sília, percebeu a manipu-lação nas propagandas do governo de Michel Temer (PMDB) sobre a reforma da Previdência e decidiu

suspender a veiculação de todos os anúncios da campanha, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.O pedido de suspensão

da propaganda enganosa foi feito pela Anfip (As-sociação Nacional dos

Auditores Fiscais da Re-ceita Federal do Brasil). A Associação dos Audito-res Fiscais vem apresen-tando estudos que com-provam que não existe o tal "rombo" nas contas da Previdência Social.

Em seu despacho, a juíza afirma que a propagan-do do governo passa informações não verdadeiras à população, conduzindo-a ao engano. As peças publicitárias apresentam "um ponto de vista e con-ceito que, a despeito de nada informar, propaga ideia que compromete parcela significativa da po-pulação". Em outro trecho a juíza afirma que "não bastasse, ainda veicula desinformação no senti-do de que haverá mais recursos para a área so-cial, visto que se confundem as fontes de custeio."Até o momento, o governo de Te-

mer já gastou R$ 171 milhões de dinhei-ro público com essas propagandas enganosas."A Previdência Social não tem rombo algum. O que

existe é uma pressão dos banqueiros e do merca-do financeiro para se instituir apenas a previdência privada no Brasil. É mais um ataque ao povo bra-sileiro que paga impostos a vida toda e nunca vê o retorno. Se essa reforma for aprovada, irá acabar com a aposentadoria. Apenas as pessoas mais ricas irão se aposentar e o trabalhador comum irá pagar e nunca conseguirá se aposentar. Por isso, a popu-lação precisa reagir, sair do comodismo, ocupar as ruas em protesto e pressionar os deputados da re-gião a votar contra a reforma da Previdência", afir-ma o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região Paulo João Estausia, Paulinho.

Propaganda do governo sobre a reforma da previdência foi retirada por Juíza 14ª Vara Federal de Brasília

POLÍTiCa 14Sorocaba, dezembro de 2017

“Câmara de bairro em bairro” leva o legislativo para perto da população

Vice-prefeita Jaqueline Coutinho compareceu a duas edições do programa

Murilo [email protected].

A Câmara Munici-pal de Sorocaba teve muitas renovações e muito trabalho no iní-cio desta atual legis-latura. Mais atuante e independente dos outros poderes, prin-cipalmente do execu-tivo, a casa legislati-va aprovou projetos polêmicos, conduziu um processo de cas-sação e conquistou respeito tanto da po-pulação, quanto dos governantes que ca-minham lado a lado para o bem da cidade. Neste primeiro ano

uma novidade pôde ser executada através de um projeto de lei da mesa diretora, que decidiu instaurar o programa “Câmara de Bairro em Bairro”, que a cada edição visita uma região, fazendo uma reunião com mo-radores em algum ór-gão público do bairro, para ouvir os anseios da população local. O Programa “Câmara

de Bairro em Bairro” foi instituído pela Re-solução nº 443, de 12 de janeiro de 2017, de autoria da atual mesa diretora, e tem como objetivo promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade de cada bairro, identificando as demandas dos di-

versos bairros da ci-dade e encaminhando as reivindicações dos munícipes de cada re-gião ao Poder Execu-tivo. As reuniões do programa são realiza-das periodicamente, devidamente agenda-das em próprios mu-nicipais e com ampla divulgação, inclusive para os moradores da respectiva região. Além do presiden-

te da Casa, Rodrigo Manga (DEM), a mesa diretora da Câmara Municipal é formada pelos seguintes vere-adores: Irineu Toledo (PRB), 1º vice-pre-sidente; Luis Santos (Pros), 2º vice-presi-dente; Hudson Pessini (PMDB), 3º vice-pre-sidente; Fausto Peres (PTN), 1º secretário; José Francisco Marti-nez (PSDB), 2º secre-tário; e Péricles Régis (PMDB), 3º secretário.O primeiro evento foi

realizado no início do ano no Parque São Bento com a participa-ção de cerca de 200 pessoas, no Centro de Educação Infan-til “Larissa de Freitas Borges” (CEI 99). Na ocasião foram identifi-cadas 134 demandas, em dados apresen-tados pelo presiden-te da Câmara Rodri-

go Manga (DEM), na sessão seguinte ao evento, no dia 28 de março deste ano. O balanço ainda

apontou que destas, 27 (20,14% do total) solicitações referiam--se à área da saúde; 19 (14,17%) de se-gurança pública, 12 (8,9%) de urbanismo, 11 quanto aos Cor-reios, 10 de transporte e trânsito, 9 de edu-cação, 9 de pavimen-tação, 9 de pavimen-tação, 8 de esporte e lazer, 8 de limpeza pú-blica, 4 de habitação, 3 de assistência so-cial, 2 de iluminação, 1 de gestão, 1 de sanea-mento e 1 de trabalho.Após triagem e com-

pilação das propostas, foram definidas pela população a 20 prin-cipais melhorias para o bairro, cujas sugestões darão origem a requeri-mentos, projetos e outras ações legis-lativas em benefí-cio da comunidade. À época os docu-mentos foram assi-nados por todos os vereadores e foram elaborados para irem à votação na sessão do dia 30 de Março. Logo após um reunião com o prefeito foi agen-

dada e um relatório apresentado ao chefe do executivo com as demandas apresenta-das pelos moradores. Já as outras edições –

ao todo foram quatro – aconteceram nos bair-ros Júlio de Mesquita Filho, Éden e Brigadei-ro Tobias. À época de lançamento do progra-ma, o presidente da Câmara afirmou que a intenção era que cada edição acontecesse uma vez ao mês e res-saltou a importância do entendimento da população com os ve-readores. “Queremos com isso aproximar a Câmara Municipal da população. Nada como o morador para apontar quais as prin-cipais demandas do bairro”, complementa.

Arquivo