suplemento_cassiana_zamith

16
SUPLEMENTO DIDÁTICO Cassiana Zamith Vilela As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 3

description

Atividades Musicais Infanto Juvenil.Cassiana Zamith.

Transcript of suplemento_cassiana_zamith

SUPLEMENTO DIDÁTICO

Cassiana Zamith Vilela

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso3

1 SÍNTESE E CONTEXTUALIZAÇÃO DE LIVROS E CDs 2

2 APLICAÇÕES EM ATIVIDADES MUSICAIS 3

2.1 Proposta musical 1: Apreciando Caetano Veloso e Gilberto Gil 3

2.2 Proposta musical 2: Identificando os compassos e os ritmos na música de Caetano Veloso e Gilberto Gil 5

2.3 Proposta musical 3: Tocando e refazendo a Refazenda! 14

2.4 Aferição dos resultados 17

2.5 Organização dos alunos para as aulas 17

2.6 Infra-estrutura e material complementar 17

2.7 Referências complementares 18

AtiVidAdes pArA leVAr pArA CAsA 7

são paulo i OUtUBrO i 2008

Cassiana Zamith VilelaMestranda do Programa de Pós-Graduação de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentra-ção na área de Educação Musical. Dissertação em andamento com orientação da Profa. Dra. Liane Hentschke, intitulada O valor de realização em atividades musicais compulsórias e não-compulsórias. Na área de pesquisa em Educação Musi-cal, atua com ensino e aprendizagem extra-escolar e motivação para aprendizagem musical. Está vinculada ao grupo de pesquisa FAPROM (Formação e Atuação do Profissional em Música), que realiza a pesquisa internacional Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares, coordenada pelo prof. Gary McPherson e no Brasil pela Profa. Dra. Liane Hentschke. Bacharel em Música Popular na Unicamp em 2005, tendo o piano como instrumento específico. Na área de Educação Musical, atuou como professora de piano e prática em conjunto em escolas específicas de música e professora auxiliar em escola regular de ensino. Na área de Música Popular, atuou como pianista e arranjadora de grupos vocais e instrumentais.

E-mail: [email protected]

RefazendaGilberto Gil (Warner Music Brasil)Este disco, gravado em 1975, combina muito bem influências do rock e da música pop com raízes dos ritmos nordestinos. Muitas músicas se destacam nesse repertório, como Refazenda, Ê, povo ê, Tenho sede, Rouxinol, Meditação ou Lamento sertanejo. Os arranjos priorizam a formação instrumental da música pop, guitarra, violão, contrabaixo e bateria. Mas os teclados são substituídos pela sanfona e em algumas músicas há acompa-nhamentos de sopros e cordas. Este disco foi gravado depois da chegada ao Brasil de Gil ao fim de seu exílio em Londres e faz parte da série “Re” do músico. Dentro desta série, ainda se encontram Refavela (1977), Realce (1979) e Refestança (1977).

Destinado para todas as idades.

1 sÍNtese e CONteXtUAliZAÇÃO de liVrOs e Cds

Caetano Veloso; Gilberto GilVellOsO, Mabel. Coleção Mestres da Música no Brasil. são paulo: editora Moderna, 2002.Os dois livros narram a infância e o percurso musical de Caetano Veloso e Gilberto Gil de forma agradável e fluente, trazendo episódios da vida dos músicos com muitas fotos e detalhes. A autora busca traçar paralelos entre a história de Gil e Caetano e suas compo-sições, o que permite aos professores complementarem a leitura do livro com músicas. É possível se imaginar nas pequenas cidades baianas onde os músicos cresceram e tiveram suas pri-meiras experiências musicais, pois em sua narrativa Mabel recria o ambiente musical da infância e juventude dos músicos, mostrando que manifestações como o Carnaval, festas religiosas, diferentes ritmos e intérpretes influen-ciaram a obra de Caetano e Gil. Através disso, é possível compreender um pouco mais da multiplicidade que eles apresentam em suas músicas.

Destinado para crianças e adolescentes.

Elementos básicos da música roy Bennett (complementar)Este é um livro de teoria musical, que aborda de maneira clara e objetiva temas elementares da música. Na primeira parte, o autor apresenta noções sobre som, altura, ritmo, abordando ainda escalas, intervalos, acordes, entre outros. Na segunda parte, ele enfoca os instrumen-tos de orquestra, o registro para esta formação e aspectos históricos de como esta evoluiu. Ainda traz a formação de banda, o órgão e o piano. Na última parte, o autor traz informações sobre as formas e estilos musicais. O livro traz muitos exemplos musicais do repertório clássico, apresentando ainda exercícios para fixação dos conteúdos.

Destinado para adolescentes, jovens e adultos.

Fina estampa ao vivoCaetano Veloso (Universal Music)Na primeira faixa do CD, O samba e o tango, Caetano canta sobre como brasileiros e argentinos se relacionam de forma diferente com o amor e com a música. Essa música já apre-senta a proposta deste CD, formado por canções brasileiras e latinas. Caetano explora, nos arranjos e em sua interpre-tação, as proximidades e distanciamentos desses universos musicais. As três primeiras faixas, Lamento borricano, Fina estampa e Cucurrucucu Paloma, mostram o caráter passional, a melancolia poética ou a alegria pueril existente na música dos países de colonização espanhola. Já as faixas Canção de amor, Suas mãos e Lábios que beijei retratam essa solidão saudosa, às vezes amarga, tão presente nas canções brasileiras. Essa solidão adquire tons mais brejeiros na música Você esteve com meu bem. Um destaque do disco são os arranjos primorosos como em Lamento borricano, Soy loco por ti América, Itapuã ou Você esteve com meu bem.

Destinado para todas as idades.

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 0 Cassiana Zamith Vilela 1

VOLUME 3 [23]2

2 ApliCAÇÕes eM AtiVidAdes MUsiCAis

Objetivos gerais Objetivos específicos

Proporcionar aos alunos contato com a obra de Caetano Veloso e Gilberto Gil através de atividades de apreciação, composição e execução;

Apresentar e contextualizar a trajetória musical e a história de dois importantes artistas da música popular brasileira.

Desenvolver a percepção de diferentes compassos com a realização de atividades de apreciação do repertório contido nos CDs de Caetano e Gil;

Apresentar aos alunos diferentes ritmos presentes na obra dos músicos através da apreciação do repertório dos CDs;

Tocar peças do repertório disponível nos dois Cds, a fim de trabalhar com os alunos a execução de ritmos da música brasileira, como o samba ou o baião;

Elaborar arranjos com o repertório executado pela escolha de diferentes ritmos brasileiros.

As propostas musicais apresentadas a seguir são dependentes, devendo ser trabalhadas em seqüência e planejadas para alunos entre 10 e 12 anos. As propostas de trabalho são colocadas numa ordem que proporcione aos alunos experiências e aprendizados acumulativos.

2.1 Atividade 1: Apreciando Caetano Veloso e Gilberto Gil

Duração: duas aulas

Momento 1: Inicie questionando seus alunos: “Vocês já ouviram falar de um músico chamado Gilberto Gil?”, “Vocês sabem que músicas ele canta ou compôs?”. Você pode dar exemplos de músicas de Gil que se tornaram muito famosas, como Eu só quero um xodó, Esperando na janela, Palco, A novidade, Cérebro eletrônico, entre outras. Converse com eles a fim de saber se já viram Gil na televisão ou se sabiam que ele foi Ministro da Cultura. Depois dessa conversa inicial, questione seus alunos para saber se eles conhecem um pouco da história do músico.

Momento 2: Mostre aos seus alunos o livro de Mabel Velloso (irmã do compositor). Apresente algumas fotos a eles. Selecione previamente trechos do livro e algumas das músicas que a autora sugere para audição. Quando contar a história do músico, procure ressaltar as diferentes experiências musicais que ele teve, como a música mais tradicional e folclórica, os “cantores do rádio” como Francisco Alves, a Bossa Nova e João Gilberto ou o pop e o rock. Se possível, complete a apreciação musical com outras músicas de diferentes épocas do músico. Ao final, pergunte aos seus alunos o que acham e o que percebem da música de Gilberto Gil.

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 0 Cassiana Zamith Vilela 3

Objetivos específicos

Momento 3: Após falar sobre Gil, diga a seus alunos que este músico teve um grande ”amigo musical”, que também compôs muitas músicas. Pergunte a seus alunos se conhecem músicas que foram interpretadas ou compostas por Caetano Veloso como Sozinho, Beleza pura, Alegria, alegria, Cajuína, Debaixo dos caracóis de seu cabelo, London, London ou Leãozinho. Questione-os para saber se conhecem a história do músico.

Momento 4: Apresente o livro sobre Caetano Veloso para seus alunos. Conte trechos e selecione músicas para eles ouvirem, da mesma maneira feita anterior-mente com Gilberto Gil. Ressalte também as diferentes experiências musicais que o músico teve.

Momento 5: Algumas músicas do repertório dos discos Refazenda de Gil e Fina estampa, de Caetano Veloso, simbolizam essa grande “geléia geral” que é a obra desses músicos. Seguem algumas sugestões para apreciação:

Momento 6: Como sugestão para encerrar esta atividade, você pode apresentar aos alunos o Tropicalismo, a partir de fotos, vídeos e gravações, pois este movi-mento cultural dos anos 1960 sintetiza muito das idéias dos dois músicos1.

1. Ver Referências complementares (pg. 10).

Lamento sertanejo, Gilberto Gil e Dominguinhos – nesta música, o artista mistura influências do baião e do rock para falar dessa figura do jeca, que deixou sua terra e não se adapta à cidade grande.O samba e o tango – num samba, Caetano canta sobre as diferenças do amor e da música brasileira e argentina.Refazenda – essa música, que parece um “baião modernizado”, com letra que nos incita a “refazer tudo refazenda”, nos comunica muito da proposta deste dois compositores de renovação da música brasileira.Soy loco por ti América – esta é uma das músicas mais representativas do Tropicalismo e é nome de um disco de Gilberto Gil. A letra fala dessa multiplicidade apaixonante e por vezes trágica que é a América.

VOLUME 3 [25]4

2.2 proposta musical 2: Identificando os compassos e os ritmos na música de Caetano Veloso e Gilberto Gil

Duração: de três a quatro aulas

Parte 1: Identificando os compassos

Momento 1: Coloque uma música que tenha o pulso claro, regular, em andamento moderado, e peça aos alunos que caminhem no tempo da música. Repita essa experiência com outras músicas, mais rápidas ou mais lentas, pedindo aos alunos que marquem o pulso com instrumentos de percussão ou através de sons corporais. Nesta primeira parte da ativida-de, é interessante que o professor trabalhe com músicas do repertório clássico e barroco, como Bach, Mozart ou Haendel, onde a marcação do tempo é clara e a sensação do pulso é mais marcada.

Momento 2: Explique para os alunos sobre o pulso e sobre como ele se organiza em compassos binários, ternários e quaternários2. Toque ou cante músicas folclóricas para que os alunos percebam a organização dos tempos fortes e fracos. Seguem algumas sugestões para vivenciar os diferentes compassos3:

Durante a vivência dos diferentes compassos, questione os alunos sobre outras músicas que eles se recordem também serem binárias, ternárias ou quaternárias. Peça a eles que busquem descobrir, nas músicas que ouvem, o compasso das mesmas.

Compasso binário: peça para que os alunos marchem pela sala, colocando mais peso em um passo do que em outro. O professor pode cantar junto a canção Marcha soldado. Compasso ternário: peça a eles que, em pares, simu-lem os passos da valsa pela sala. O professor pode executar nesse momento, enquanto os alunos dançam, canções como O cravo brigou com a rosa ou Teresinha de Jesus. Compasso quaternário: peça que os alunos caminhem marcando o primeiro passo forte e mais três passos fracos. Enquanto os alunos caminham dessa forma, execute marchas-rancho como Bandeira branca ou Ó abre alas.

Momento 3: Volte a executar as músicas anteriormente selecionadas do repertório clássico e peça que os alunos tentem identificar o compasso das mesmas. Explique a eles que alguns elementos podem auxiliá-los nesta percepção. Por exemplo, muitas vezes os instrumentos mais graves acentuam o tempo forte ou a própria melodia marca o primeiro tempo. Uma outra sugestão interessante é primeiramente identificar os tempos fortes, tentando perceber quantos tempos fracos existem entre os fortes percebidos.

2. Ver mais referências no livro Elementos básicos da música, de Roy Bennett, p. 11.3. Ver Referências complementares (pg. 10).

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 0 Cassiana Zamith Vilela 5

4. Ver Referências complementares (pg. 10). 5. Para fins didáticos, estamos pensando a marcação do segundo tempo igual para a bossa nova e para o samba. Mas na bossa o segundo tempo é bem menos marcado do que no samba.

Parte 2: Conhecendo o samba

Momento 1: Peça aos alunos que andem pela sala, contando em voz alta os tempos do compasso binário e acentuando o segundo tempo quando caminham. Questione-os se isso lembra algum ritmo brasileiro que eles conheçam ou já tenham dançado. Cante com eles, enquanto caminham, algum samba ou bossa nova conhecida, como Garota de Ipanema, O que é, o que é? Solidão, entre outras, para que associem a marcação rítmica que estavam fazendo antes.

Momento 2: Selecione algumas gravações de sambas ou bossas mais conhecidas e ouça com os alunos. Peça que tentem perceber o compasso de dois tempos e a marcação mais forte no segundo tempo. Ressalte com eles que essa marcação é uma das características do samba4. Nas gravações selecionadas, mostre que a acentuação mais forte no segundo tempo é feita pelo surdo, pelo bumbo da bateria ou algum instrumento de percussão mais grave. Essa marcação também pode ser feita pelo contrabaixo elétrico, pelo piano, no grave, ou nas cordas mais graves do violão.

Momento 3: Explique aos seus alunos que alguns instrumentos de percussão da escola de samba foram “imitados” para que o samba fosse tocado nos instrumentos harmônicos e melódicos, principalmente a marcação do surdo e do tamborim. Apresento abaixo um acompanhamento de bossa nova para demonstrar isso:

Como a rítmica da bossa nova está intimamente ligada à do samba5, pode-se propor que os alunos comecem a experimentar a célula rítmica da bossa nova, para depois vivenciar as de samba. O exemplo acima poderia ser tocado no piano ou teclado, sendo que a mão direita do pianista (clave de sol) estaria imitando a rítmica do tamborim e a mão esquerda (clave de fá), a rítmica do surdo. O primeiro exemplo, na mão esquerda, traz a marcação mais simplificada do surdo e o segundo exemplo, a marcação mais completa.

Exemplo de acompanhamento em bossa nova

Exemplo 1 Exemplo 1 com variação no baixo

Piano

C7M C7M

VOLUME 3 [27]6

Momento 4: Trabalhe com seus alunos o ritmo do tamborim (clave de sol). Trabalhe essa célula com palmas, sendo que com os pés os alunos marcam os dois tempos. Depois, trabalhe com eles em grupos separados, sendo que um grupo fica responsável pela marcação do surdo e outro, com a do tamborim. Utilize também com instrumentos de percussão, sendo que a rítmica do tamborim deve ser tocada com um instrumento agudo e a do surdo, com um instrumento mais grave. Uma outra sugestão é trabalhar nos próprios instrumentos, cada grupo tocando somente uma nota escolhida por eles ou pelo professor, explo-rando as regiões graves e agudas dos mesmos.

Momento 5: Depois desta vivência rítmica com os alunos, mostre a eles a escrita musical. Questione-os para perceber como compreendem a escrita musical. Explore com eles a necessidade da escrita musical e as formas de fazê-la. Mostre a eles como se nota a fórmula do compasso, as claves, as figuras e outros sinais utilizados6.

6. Utilize neste momento para completar suas explicações o livro Elementos básicos da música, de Roy Bennett (ver p. 11, 13 e 22).7. Ver Referências complementares (pg. 10).

Parte 3: Conhecendo o rock

Momento 1: Peça aos alunos que andem pela sala, contando em voz alta os tempos do compasso quaternário e acentuando o segundo e o quarto tempo com palmas enquanto caminham. Questione-os se isso lembra algum ritmo que conheçam. Cante com eles, enquanto caminham, rocks nacionais de bandas conhecidas, como Titãs, Capital Inicial ou Engenheiros do Hawaii para associarem a marcação rítmica que antes faziam7.

Momento 2: Selecione algumas gravações de rock para seus alunos, buscando mesclar clássicos como Beatles ou Elvis Presley com rocks mais atuais como Avril Lavigne, Evannescence e bandas brasileiras. Peça que tentem perceber o compasso de quatro tempos e a marcação mais forte no segundo e quarto tempo realizada pela caixa da bateria. Uma gravação onde é possível ouvir uma bateria de rock bem característica é na música We will rock you, da banda Queen. Normalmente, os alunos já sabem percutir esse ritmo, mesmo que não saibam sua origem. Apre-sento abaixo esta escrita da bateria, sendo que neste exemplo as figuras escritas no primeiro espaço representam o bumbo. As figuras da terceira linha são a caixa, acentuando no segundo e quarto tempo, e as figuras acima, o ximbau, acentuando todas as colcheias.

Exemplo de rock para bateria

Momento 3: Experimente com seus alunos esse ritmo com percussão corporal, com instrumentos de percussão ou tocando em seus instrumentos. Uma outra sugestão é pedir para que os alunos toquem esse ritmo com instrumentos de percussão junto com outras gravações de rock, para ver com que músicas essa marcação fica interessante. Peça também que toquem esse ritmo junto às músicas com diferentes percussões, a fim de descobrir quais instrumentos poderiam “fazer as vezes” da bateria.

Momento 4: Depois dessa vivência rítmica com os alunos, questione-os: É possível escrever para bateria ou para outros instrumentos de percussão? Se sim, como eles imaginam que seria essa escrita? Depois dessa pequena dis-cussão, mostre a escrita da parte de bateria. E pergunte: Por que não tem uma clave de sol ou de fá? Explique a eles que nessa escrita as figuras não representam as notas dó, ré, mi e sim as partes da bateria. Elas são escritas no pentagrama, porém respeitando a idéia das alturas das notas: as peças mais graves nas primeiras linhas e as peças mais agudas nas últimas linhas. Você pode pedir a eles para escreverem ou falarem como escreveriam se fossem notar os instrumentos que antes estavam experimentando como bateria.

Bateria

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 0 Cassiana Zamith Vilela 7

Parte 4: Conhecendo o baião

Momento 1: Pergunte aos seus alunos se conhecem a música Asa branca. Cante ou toque com eles essa música, para relembrá-los. Peça que cantem a música, outra vez, marcando com palmas a seguinte célula rítmica:

Rítmica de baião

Momento 2: Pergunte a seus alunos se conhecem o ritmo que acabaram de realizar. Pergunte se lembram se já dançaram o baião em casas noturnas onde normalmente tocam forró ou se lembram de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Questione-os para ver se conhecem ou se lembram de músicas como Eu só quero um xodó, de Gilberto Gil, ou o Baião, Qui nem jiló de Luís Gonzaga. Pesquise nas músicas de Alceu Valença, Elba Ramalho ou Dominguinhos gravações que possa trazer para que seus alunos ouçam. Peça que prestem atenção na marcação do contrabaixo ou da zabumba, que faz a rítmica anteriormente apresentada.

Momento 3: Experimente com seus alunos através de percussão corporal, em seus instrumentos ou com outros instrumentos de percussão outras variações do baião. A rítmica utilizada na mão direita (clave de sol) pode ser feita por um grupo de alunos enquanto outro mantém a célula rítmica já anteriormente trabalhada. Segue abaixo outro exemplo:

Exemplo de acompanhamento em baião

Momento 4: Depois dessa vivência rítmica com os alunos, mostre a eles a escrita musical. Questione-os para perceber como a compreendem. Explore com eles a necessidade da escrita musical e as formas de fazê-la. Mostre como se nota a fórmula do compasso, as claves, as figuras e outros sinais utilizados.

Bass Drum

Piano

Exemplo 1 Exemplo 1 com variaçãoC7M

VOLUME 3 [29]8

2.3 proposta musical 3: Tocando e refazendo a Refazenda!

Duração: de três a quatro aulas

Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos executem e refaçam a música Refazenda de Gilberto Gil através dos ritmos trabalhados anteriormente. Esta música é um baião mais estiliza-do, mas por sua melodia mais flexível pode ser transformada em um rock ou numa bossa nova pela troca do acompanhamento.

Parte 5: Apreciando e identificando ritmos na música de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Esta atividade tem como objetivo que os alunos apreciem o repertório dos CDs Refazenda, de Gilberto Gil, e Fina estampa ao vivo, de Caetano Veloso. Por meio de questionamentos, o professor deve levar o aluno a perceber qual é o ritmo das músicas. Essa atividade pode ampliar e concretizar a experiência prática que os alunos realizaram anteriormente com o baião, o samba, a bossa nova e o rock. Para tanto, é interessante que o professor opte por músicas desses discos que se refiram a esses ritmos. É importante ressaltar que o repertório do disco de Gil é complexo, sendo que muitas músicas são misturas de vários ritmos. Você pode, com essas músicas, trabalhar com seus alunos de forma mais concreta, como tocando em algum instrumento de percussão a clave do ritmo que mais caracteriza a música. Uma sugestão é começar a apreciação com o disco do Caetano, onde a percep-ção dos ritmos é mais simples. Segue abaixo uma sugestão de músicas que podem ser trabalhadas:

Fina estampa ao vivo, Caetano Veloso:Sambas: O samba e o tango.Rock: Haiti.Bossa nova: Canção de amor; Suas mãos; Você esteve com meu bem 8. Refazenda, Gilberto Gil:Rock: Ê, povo ê; Ela.Baião misturado com rock, ou músicas que têm a célula do baião: Lamento sertanejo; Refazenda; Retiros espirituais eTenho sede.

Momento 1: Coloque a gravação da música para os alunos ouvirem. Questione-os para saber se conhecem a música, o que eles ouvem sobre os instrumentos, da letra ou para saber o que acham dessa música. Distribua a letra e leia junto. Cante a música com a gravação ou acompanhando em algum instrumento. Trabalhe cuidadosamente com eles para que interiorizem bem a melodia da música9.

Momento 2: Questione os alunos sobre a forma que dividiriam a música. Essa música tem forma AABA. Pos-sivelmente, os alunos percebam que ela está dividida em duas partes, pois no B há uma mudança de modo maior para menor e o arranjo muda de forma mais perceptível. Nesse primeiro momento, não tente explicar aos alunos como a música se estrutura, permita que eles trabalhem da maneira que compreendem a canção. Caso não consigam perceber as partes da música, ressalte para eles essa mudança de modo e de arranjo para que tenham alguma referência para compreender forma em música.

8. Estas músicas caracterizam-se mais como uma samba canção, porém o acompanhamento das músicas repete muitas vezes a célula rítmica trabalhada como bossa nova. 9. A letra e a cifra dessa música podem ser encontradas no site: http://cifraclub.terra.com.br/cifras/gilberto-gil/refazenda-jtpp.html. A partitura pode ser encontrada no songbook Gilberto Gil volume 1, Almir Chediack, Lumiar Editora.

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 0 Cassiana Zamith VilelaVOLUME 3 [29] 9

Momento 3: Diga aos alunos que vocês irão seguir a proposta da música que diz que devemos seguir “refazendo tudo”. Questione-os: em que parte da música vocês gostaria de colocar o baião? E a bossa, onde vocês colocariam? Experimentem a idéia, sendo que uma parte da turma pode cantar a música; outra, executar a linha de baixo do ritmo (partes escritas na clave de fá) e a outra parte da turma, tocar em instrumentos de percussão a parte que foi escrita na clave de sol. Segue abaixo uma sugestão de como isso poderia acontecer:

Refazenda

Momento 5: Proponha que os alunos se dividam em pequenos grupos e juntos, decidam-se por uma ‘versão’ da música. Ou seja, que decidam juntos como a música deve ser: em quantas partes ela será dividida, que ritmo usarão em cada uma das partes e como cada uma delas será toca-da (só com voz, percussão, voz e instrumentos harmônicos e melódicos, voz e instrumentos, entre outras possibilidades). Peça que eles anotem na folha com a letra da música o que decidiram fazer. Cada grupo deve ensaiar sua ‘versão’ da música com todos os alunos, mostrando assim para os outros colegas o que fizeram. Ao final, peça que comentem e dêem sugestões sobre os trabalhos feitos.

Momento 4: Experimente várias possibilidades com seus alunos, como utilizar baião na parte A e bossa na parte B, e vice-versa. Proponha a eles que dividam, a partir da escuta da música, a letra em várias partes e experimentem alternar estes ritmos nas partes criadas. Outras idéias podem ser trabalhadas. Por exemplo, na parte A, o ritmo escolhido foi o baião, mas todos vão cantar e bater palmas na célula rítmica do baixo. Em outra parte, todos vão somente cantar, sem ritmo nenhum; num trecho, o canto vai ser trabalho somente com os instrumentos fazendo a célula mais aguda do samba (o tamborim) em notas diferentes; num outro, parte dos instru-mentos vão fazer o baixo de samba enquanto outros vão cantar a melodia. Depois de experimentar várias idéias, pergunte aos alunos qual foram as que eles acharam mais interessantes.

2.4 Modo de aferição dos resultados

A aferição destas atividades deve ocorrer durante o desenvolvimento das mesmas. Assim, avalie o que ocorreu levando em conta o pro-cesso dos alunos e não somente o resultado que eles apresentaram. É importante ressaltar que o conteúdo destas atividades é complexo e a assimilação do mesmo decorre depois de muitas vivências. Assim, é muito provável que os alunos terminem esta atividade ainda com dúvidas sobre como perceber diferentes compassos ou sobre como perceber e trabalhar com estes ritmos. É importante que você externe para seus alunos sua avaliação da atividade. Procure ser equilibrado em sua avaliação, elogiando pontos que julgar necessário e levantando aos alunos outros pontos onde necessitam se esforçar mais e obter melhores resultados. Tenha uma atitude positiva perante as dificuldades, mostrando que é possível superá-las futuramente.Considere também quando avaliar o que os próprios alunos acharam sobre o que fizeram. Questione-os em diferentes sentidos: Gostaram do que fizeram? O que foi mais difícil fazer? Por quê? E o que foi mais fácil? Por quê? O aluno julga importante fazer atividades como esta? No que estas podem ajudar seu desenvolvimento musical? O que eles acham que aprenderam com estas atividades? A auto-avaliação faz com que os alunos tenham mais consciência e mais domínio sobre seus próprios processos de aprendizagem. Exter-nando suas próprias opiniões sobre o que fizeram, eles desenvolvem ferramentas para que possam gerenciar seu próprio aprendizado. Para que possam, enfim, aprender a aprender.

Soprano

Percussão

Contrabaixo

D A7 D A7 D A7 D

VOLUME 3 [31]10

Uma sugestão de materiais e informações sobre o Tropicalismo é o site http://tropicalia.uol.com.br/site/internas/index.php e o vídeo Tropicália – The DVD, disponível no Youtube. Uma música interessante de trazer para os alunos ouvirem e analisarem a letra é Tropicália, de Caetano Veloso.Mais sugestões ou formas de se trabalhar a vivência de ritmos, compassos diversos e pulsação, consultar o livro O passo, de Lucas Ciavatta.Informações complementares sobre samba e os instrumentos utilizados neste ritmo podem ser obtidas em vários sites da Internet, como http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba, http://artes.com/carnaval/bateria.html, http://academiadosamba.com.br/memoriasamba/artigos/artigo-042.htm, http://emnomedosamba.blogspot.com/2008/04/cozinhaalguns-instrumentos.html. Alguns são especialmente voltados para o público infantil, como www.canalkids.com.br/arte/musica/instrumentos.htm. Sobre a história do rock, ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock. O site www.tvrock.com.br/new tem vários clipes de diferentes estilos do rock. No www.portaldorock.com.br existem matérias sobre diferentes cantores ou bandas.Informações complementares sobre o baião podem ser obtidas nos sites http://cliquemusic.uol.com.br/br/Generos/Generos.asp?Nu_Materia=2 ou em http://pt.wikipedia.org/wiki/Bai%C3%A3o_(m%C3%BAsica

2.5 Organização dos alunos para as aulas

As salas devem ter espaço livre para movimentação e cadeiras, almofadas ou colchonetes disponíveis para que em alguns mo-mentos os alunos possam se sentar para ouvir música. Os alunos devem ter também à mão seus instrumentos e papel e lápis para algumas anotações.

2.6 infra-estrutura e material complementar

Aparelho de som.Instrumentos de percussão.CDs diversos.

2.7 referências complementares

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 0 Cassiana Zamith VilelaVOLUME 3 [31] 11

3 AtiVidAdes pArA leVAr pArA CAsA

Estas duas atividades têm por objetivo conhecer um pouco mais do ambiente e das preferências musicais de seus alunos. A primeira atividade busca conhecer o que familiares e amigos de seus alunos conhecem dos músicos Gilberto Gil e Caetano Veloso. Peça que os alunos levem esta atividade e a tragam de volta para que apresentem os resultados de sua pesquisa para outros colegas da turma.

A segunda atividade é uma pesquisa pessoal, onde os alunos têm que relatar sobre dois estilos de música e bandas ou cantores associados a estes estilos que gosta de ouvir. Eles também necessitam justificar seus gostos. Peça que os alunos respondam essa pesquisa em casa e tragam-na de volta para socializarem com os colegas. A partir do que eles apresentarem, proponha discussões. Como é o gosto da turma? Todos deveriam gostar da mesma coisa? Como devo reagir quando o colega gosta de estilos musicais dos que eu gosto muito pouco? Será que as pessoas podem vir a trocar de preferên-cias? Por quê?

Explique aos seus alunos que eles podem trazer outros materiais para a aula para complementar essas atividades, como CD´s, DVD´s, recorte de jornais, fotos, entre outros a fim de ilustrar o trabalho. Também podem tocar e rein-terpretar músicas do repertório de Caetano Veloso e Gilberto Gil ou de outros músicos, a fim de apresentar a turma tanto os estilos musicais que apreciam como as músicas levantadas na pesquisa da primeira atividade.

VOLUME 3 [33]12

PESQUISA COM OS FAMILIARES E AMIGOS: VOCÊ CONHECE O CAETANO E O GIL?Faça algumas perguntas aos seus pais, tios, primos, avós e amigos (que não sejam do Projeto Guri!) sobre os músicos que você conheceu nesta atividade, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Faça esse pequeno questionário com três pessoas. Anote em folhas separadas as respostas com o nome de quem você entrevistou. Não esqueça de trazer suas anotações para a próxima aula para discutir com sua turma e seu professor!

PERGUNTE:Você conhece os músicos que se chamam Caetano Veloso e Gilberto Gil? Onde ouviu falar deles?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que músicas você lembra que eles cantavam? Onde tocavam essas músicas?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Você se lembra de alguma história desses músicos?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Escreva aqui para contar para seus colegas.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

padrão

projeto Guriprojeto Acervo Culturalsuplemento: As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano VelosoAutora: Cassiana Zamith Vilela

AtiVidAde pArA leVAr pArA CAsA

Pólo: ____________________________________________________________________Turma: ___________________________________________________________________Nome do Aluno (a): ___________________________________________________________

VOLUME 3 [33]

PESQUISA PESSOAL: QUE ESTILOS DE MÚSICA EU OUÇO?

Nessa atividade você vai apresentar aos seus colegas do Projeto Guri os estilos de música que você gosta de ouvir. Selecione dois estilos e algumas bandas ou cantores destes estilos para mostrar na sua aula. Anote abaixo o que escolheu para depois poder se lembrar. Anote também o porquê você gosta destes estilos, cantores e bandas.

Estilo: _________________________________________________________________________Banda / Cantor: __________________________________________________________________Banda / Cantor: ___________________________________________________________________Banda / Cantor: __________________________________________________________________Eu gosto por quê ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Estilo: _________________________________________________________________________Banda / Cantor: __________________________________________________________________Banda / Cantor: ___________________________________________________________________Banda / Cantor: __________________________________________________________________Eu gosto por quê ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Não se esqueça de levar suas anotações para sua aula, para conversarem sobre suas preferências musicais. Se puder, leve um CD para mostrar trechos das músicas.

As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano Veloso 0 Cassiana Zamith Vilela 13

projeto Guriprojeto Acervo Culturalsuplemento: As muitas músicas na música de Gilberto Gil e Caetano VelosoAutora: Cassiana Zamith Vilela

AtiVidAde pArA leVAr pArA CAsA

Pólo: ____________________________________________________________________Turma: ___________________________________________________________________Nome do Aluno (a): ___________________________________________________________