Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

8
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Planejamento em Comunicação: SUSHI NAHOUSE Ana Paula Almeida Brenda Ribeiro Larissa Lunge Victoria Duarte Victoria Sfair Porto Alegre, 2014

description

Resumo do briefing: Elaborar um planejamento em comunicação para uma empresa de escolha do grupo. Conhecer a empresa a partir de visitas ao seu espaço físico e entrevista ao dono, gerente ou algum funcionário, e optar por um problema de comunicação da marca, elaborando estratégias para solucioná-lo.

Transcript of Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

Page 1: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Comunicação Social

Planejamento em

Comunicação:

SUSHI NAHOUSE

Ana Paula Almeida

Brenda Ribeiro

Larissa Lunge

Victoria Duarte

Victoria Sfair

Porto Alegre, 2014

Page 2: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

PROBLEMA

O mercado de sushi é muito competitivo e os restaurantes do ramo precisam se destacar para ganhar seus clientes. Os consumidores de sushis geralmente consomem em restaurantes que já conhecem, devido à confiabilidade que eles têm em relação à maneira pela qual o produto é feito. O grande problema da Sushi NaHouse – uma empresa pertencente a esse mercado e o cliente escolhido pelo grupo como objeto de análise mercadológica para o presente trabalho - seria a divulgação. O mercado de sushis apresenta empresas que, por mais que sejam de produção em grande escala, dependem da confiança do consumidor para conquista-lo, pois envolve a alimentação deste e, como consequência, a sua saúde.

Ter qualidade não é sinônimo de destaque, o que prejudica a Sushi NaHouse, que abriu há pouco tempo e está tentando buscar destaque neste mercado crescente. Criada em 07/12/2013, a empresa ainda não tem a confiança da grande maioria dos consumidores desse mercado e seu maior desafio/problema de comunicação é divulgar a empresa e passar credibilidade e qualidade de seus produtos para um número considerável de potenciais clientes.

Page 3: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO

A empresa Sushi Nahouse tem foco no atendimento por tele entrega pelo número de telefone fixo, aceita pedidos por celular no whatsapp e o pedido também pode ser efetuado online no site da empesa (http://sushiNahouse.com.br/). Embora o restaurante - localizado na Rua Guilherme Alves, 1335, Bairro Petrópolis - ofereça a possibilidade de consumo no próprio local, esse não é o seu foco, fato que é evidenciado pelo pequeno espaço que a Sushi NaHouse destina a essa finalidade.

Em entrevista a um dos proprietários da Sushi NaHouse, descobrimos que, de acordo com os seus consumidores, o principal concorrente da empresa é o restaurante Takêdo (http://www.Takêdo.com.br/), localizado em Porto Alegre, na Rua Carvalho Monteiro, 397, Bairro Bela Vista. A Sushi NaHouse o considera como um grande concorrente pela aceitação e confiabilidade que tem no mercado. Todavia, o restaurante Takêdo deve ser considerado como um concorrente indireto da Sushi NaHouse pois, apesar de venderem o mesmo produto, os restaurantes possuem propostas bastante diferentes. Com seu ambiente amplo, temático e confortável, o principal objetivo do Takêdo é levar os clientes até o restaurante. A Sushi NaHouse busca o oposto: apesar de receber clientes no seu pequeno espaço, seu foco está na tele entrega. O grupo identificou o Takêdo como um concorrente indireto da empresa analisada. Devido a isso, ele não deve ser considerado como o maior concorrente da Sushi NaHouse. Sendo assim, o cliente deve se preocupar mais com seus concorrentes diretos, que ofertam a mesma proposta que ele.

Como exemplos de concorrentes diretos, que, como a Sushi NaHouse, contam com site da marca e focam suas vendas na tele entrega, podemos citar o Sushi Japonês (http://www.japonessushi.com.br/) e o Sushi Namoto (http://sushinamoto.com.br/), o qual conta com pedidos pela internet, bem como a Sushi NaHouse. Entre tantos outros exemplos de tele entrega de sushis existentes em Porto Alegre, consideramos, em nosso planejamento, como principal concorrente para a empresa analisada a temakeria Japesca. O Japesca já é um restaurante de sushis mais conhecido entre os porto-alegrenses e deveria ser a maior preocupação da Sushi NaHouse: ambos, além de estarem localizados no mesmo bairro e disputarem a clientela local, disputam também os clientes da tele entrega, pois disponibilizam esse serviço. O grande diferencial da Sushi NaHouse é que ela, além de entregar em toda a Porto Alegre, tem mecanismos modernos de tele entrega de sushis, sendo possível o pedido por Whatsapp e Facebook, sendo esses os aspectos que devem ser ressaltados na Comunicação da marca, que ainda precisa de muita divulgação.

Atualmente, a divulgação é feita por distribuição de folders e publicações na página do Facebook. Todavia, mudaremos a estratégia de Comunicação da Sushi NaHouse, retirando os folders, otimizando a página no Facebook e implementando novas ferramentas de Comunicação para que a sushi NaHouse possa divulgar seus diferenciais e atingir um maior público.

Page 4: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO

O maior objetivo de comunicação para a Sushi NaHouse, no presente planejamento, é tornar a marca mais conhecida e divulgada, ganhando destaque e reconhecimento no mercado de sushis, e aumentar a confiança e credibilidade que seus potenciais consumidores depositam nela, os quais, consequentemente, virarão clientes e trarão lucros para a empresa. Para atingir esse objetivo, serão estabelecidas metas de menores proporções e do cumprimento dessas metas por meio de estratégias de Comunicação bem elaboradas. Entre elas, citamos algumas principais.

*Atualmente, é difícil encontrar uma empresa que não possua uma página no Facebook ou um site próprio. Na maioria das vezes, o público-alvo de uma determinada empresa consulta seu site/página do Facebook e repara se ele é organizado e tem índices altos de aprovação para merecer sua confiança. Para que a Sushi NaHouse capte os clientes online e ganhe sua confiança, temos o objetivo de aumentar as curtidas da sua página do Facebook, que hoje estão em torno de 2000, e as visualizações do site.

*Grande parte das visitas a uma loja ou restaurante ocorre devido à uma indicação. Buscaremos, então, gerar buzzmarketing da empresa, fazendo com que ela esteja sendo falada em variados grupos, não importando qual sua região de residência na cidade (uma vez que a Sushi NaHouse entrega em toda a Porto Alegre), com o objetivo de atrair novos clientes.

* Evidenciar os diferenciais da Sushi NaHouse em relação a seus concorrentes, mostrando por que ela é uma opção melhor para os potenciais consumidores que ainda não a conhecem.

*Familiarizar a marca, fazendo com que os clientes a associem a boas lembranças e características positivas, aumentando a sua satisfação com a Sushi NaHouse, o que o fará se tornar cliente assíduo e divulgar a marca a seu círculo social.

Page 5: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

POSICIONAMENTO

A Sushi NaHouse não possui um público muito segmentado. Por ser um restaurante focado em tele entrega, abrange um grande público-alvo, não restringindo seus potenciais consumidores. Não restringe por classe social, pois não tendo uma loja física espaçosa e elegante ou produtos mais caros e elaborados, não chama apenas um público mais selecionado, de classes A e B. A Sushi NaHouse se permite ter clientes vindos das classes A à D, pois o ambiente do restaurante não é nem tão refinado, que afaste as classes mais baixas, e nem tão popular, que afaste as altas. Ao mesmo tempo, todas essas classes sociais têm indivíduos que pedem tele entrega ocasionalmente ou frequentemente, atraindo clientes de todas as classes. A Sushi NaHouse também não restringe por critério geográfico, pois entrega em toda a Porto Alegre, e nem por idade, pois qualquer pessoa que goste de sushi pode ser um consumidor em potencial. O seu principal concorrente direto, Japesca, possui uma segmentação parecida, porém apenas um pouco mais voltado para jovens. O seu principal concorrente indireto, Takêdo, possui uma segmentação bastante diferente: com produtos mais caros, o restaurante atrai público de classes mais altas (A e B); com seu espaço amplo, temático e refinado, o restaurante torna-se convidativo para clientes entre 18 e 40 anos; e o critério geográfico é bastante presente, pois, com localização no Bairro Bela Vista e a inexistência de serviços de tele entrega, o público restringe-se aos moradores dos arredores ou dos consumidores que têm condições de se locomover até lá.

A Sushi NaHouse posiciona-se de maneira a ressaltar os atributos, características e benefícios de uma tele entrega ágil. Em relação ao posicionamento da Sushi NaHouse na matriz preço e qualidade do mercado de sushis, comparado ao posicionamento de suas duas maiores concorrentes, podemos citar que enquanto o Takêdo está em um patamar elevado da matriz (preço e qualidade bastante elevados), a Sushi NaHouse localiza-se em um patamar menor (preço e qualidade mais baixos). Embora os sushis da empresa analisada sejam de qualidade, seus produtos são bem menos elaborados que os de seu concorrente, tendo como consequência, produtos com a qualidade e percepção de qualidade bem inferiores aos do Takêdo. O Japesca localiza-se em uma posição mediana, pois tem qualidade similar e preços levemente maiores que os da Sushi NaHouse, graças ao nome que já tem no mercado e que a Sushi NaHouse tenta conquistar.

Page 6: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

O grupo conclui que não é necessário mudar o posicionamento da marca, pois o posicionamento é adequado para uma empresa nova e focada na tele entrega. O objetivo do presente planejamento é aumentar a divulgação da marca. Com seu crescimento, ganhará credibilidade com os clientes e poderá ter uma loja física maior, que acarretará em uma maior segmentação do público.

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

As estratégias de comunicação utilizadas pela empresa são duas: distribuição de folders e divulgação pelo Facebook (https://www.facebook.com/sushiNahousepoa?ref=ts&fref=ts) e site da Sushi NaHouse (http://sushiNahouse.com.br/). O site é bem organizado e a página do Facebook se utiliza muito da criatividade em suas publicações. Acreditamos que o meio virtual é eficiente na divulgação da empresa e deve ser mantido como está. Percebendo a organização da empresa, pelo site, e a preocupação com o público e a confiabilidade que a Sushi Nahouse tem, pela página do Facebook com seu elevado número de curtidas e suas publicações criativas, os potenciais consumidores passam a confiar na marca, dando credibilidade à ela e passando a consumir seus produtos. A página do Facebook é criativa, mas deve ser melhor aproveitada pela empresa. Os potenciais consumidores passam muito tempo na internet e nas redes sociais, devendo haver uma maior preocupação e dedicação por parte da empresa na divulgação online, para, assim, aumentar o número de curtidas da página - e, consequentemente, a credibilidade associada à marca-, provocar familiaridade e identificação com a marca em um grande número de pessoas a partir das publicações e captar clientes online.

Page 7: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

A divulgação online é eficiente, mas em nada combina com a distribuição dos folders e panfletos. São meios muito antiquados de divulgação, que em muito pouco alteram as vendas da empresa. Folders são geralmente distribuídos de maneira indiscriminada e, na grande maioria das vezes, seu destino, logo depois que são entregues aos potenciais consumidores, é o lixo. Folders são um meio pouco representativo, mas muito prejudiciais ao meio ambiente e às árvores, para a divulgação de uma marca. Para a resolução do problema de comunicação da empresa, retiraremos a distribuição de folders, economizando para investir em meios mais eficientes de comunicação e que não diminuam a empresa a uma mera e poluente “distribuidora de folders”.

As estratégias de comunicação para solucionar o problema de se destacar em um mercado competitivo e passar credibilidade aos consumidores serão, além da ênfase que será dada ao meio virtual, primeiramente o patrocínio de eventos e depois a implementação de outdoors principalmente perto do local do restaurante. Patrocinaremos três eventos em um período de 7 meses. O primeiro será a Conferência Internacional de Arroz para America Latina e Caribe, na PUCRS, em Fevereiro de 2015. O evento foi escolhido pela credibilidade que dará à empresa, pois patrocinará um importante evento relacionado a uma das matérias primas do sushi, o arroz, mostrando que seus produtos são de qualidade. O segundo evento será o anime extreme, na FIERGS, no mês de maio, o qual atrai um público que se identifica com a nacionalidade japonesa, gerando familiaridade por parte dos participantes com a marca. O terceiro evento será o SET universitário, que ocorre em setembro na PUCRS e divulgará a marca aos alunos, potenciais consumidores, bem como a tele entrega para os que moram longe do restaurante. Além da visibilidade que os patrocínios gerarão à empresa, os eventos contarão com bancas que servirão os produtos dela. Assim, os patrocínios irão gerar renda diretamente, pela venda dos produtos, bem como indiretamente, pois os frequentadores destes eventos tomarão

Page 8: Sushi NaHouse - Planejamento em Comunicação

conhecimento/confiarão na marca, falando da empresa para seu círculo social, gerando buzzmarketing e fazendo a marca ganhar destaque e credibilidade perante os concorrentes.

Após o patrocínio dos eventos, a empresa estará mais conhecida e, assim, implementaremos outdoors pela cidade de Porto Alegre, contando com os números de telefone para a divulgação da tele entrega, para que as pessoas identifiquem e lembrem da marca que patrocinou tais eventos, preferindo a sushi Nahouse às outras empresas de posicionamento parecido. Todavia, focaremos a distribuição dos outdoors perto do local do restaurante, pois atualmente não existem muitas indicações da localização do restaurante, aumentando a quantidade de consumidores da loja física.

Com o aumento da divulgação online, os patrocínios a eventos importantes e a implementação de outdoors pela cidade tratarão de divulgar a marca e seus diferenciais para o público, que compreenderá o porquê de consumir os produtos da Sushi Nahouse. Os eventos e o aumento da ênfase nas publicações diferenciadas da página do Facebook farão o público se identificar com marca, ter familiaridade com ela e falar dela (gerando buzzmarketing) ao seu círculo social, alcançando os diversos públicos que utilizam redes sociais ou frequentaram tais eventos. O cumprimento das metas estabelecidas por meio dos eventos, da divulgação online e da percepção de que a loja física é confiável (que será mais visitada após a implementação dos outdoors), mostra-nos que se a estratégia de comunicação se utilizar dessas ferramentas, a empresa terá maior credibilidade perante o público, aumentando o número de clientes da empresa, os seus lucros e o seu reconhecimento no mercado, resolvendo o problema de fazer parte de um mercado de difícil destaque e de ter a confiança do público em um mercado que é difícil de consegui-la.