Tablao do Fado 2012

7
Apresentam: Fevereiro Dias 23, 24, 25 e 29 às 21:30h Dia 26 às 17:00h Março Dias 1 e 3 às 21:30h Dia 4 às 17:00h AMALGAMA Companhia de Dança e TEATRO IBÉRICO em co produção TEATRO IBÉRICO

description

Tablao do Fado é um espetáculo estratégico quanto à sua conceção excecionalmente acessível. Marca a fusão essencial do fado e do flamenco, revelada de uma forma muito familiar e apaixonante, na linguagem da Amalgama. Esta criação estreou, numa primeira versão, em 2003 na Taverna do Embuçado, considerada a Casa de Fados mais tradicional e de maior referência em Lisboa. Seguiram-se anos de sucesso em reposições que sofreram várias mutações. Esta criação intemporal volta agora à cena no Teatro Ibérico!

Transcript of Tablao do Fado 2012

Page 1: Tablao do Fado 2012

Apresentam:

Fevereiro Dias 23, 24, 25 e 29 às 21:30h

Dia 26 às 17:00h

Março Dias 1 e 3 às 21:30h

Dia 4 às 17:00h

AMALGAMA Companhia de Dança e

TEATRO IBÉRICO em co produção

TEATRO IBÉRICO

Page 2: Tablao do Fado 2012

2

Breve Historial

Uma Companhia de Dança

Na tradição hermética, Amalgama é a mistura alquímica de metais pobres com Mercúrio (mensageiro divino), para que se processe a purificação desses mesmos em vista à extracção do Ouro e da Prata; no seu significado corrente é sinónimo de confusão, mas também, peculiarmente, uma fusão de gentes de diferentes qualidades e oriundas de diversos lugares. Com a divisa de difundir a Arte numa visão holística e universalizante, no intuito de sensibilizar o público para uma realidade mais onírica e humana, a Amalgama tem vindo a propor uma forma alternativa de viver a Dança.

Tenta fazê-lo através dos seus espectáculos, fundamentados em princípios estético-artísticos muito próprios, tal como pelo seu trabalho perante a comunidade em geral, nas suas mais variadas especificidades.

Os espectáculos são concebidos tanto para palco, como para espaços exteriores, ou itinerantes, são sobretudo sensíveis a locais onde se encontrem respectivas familiaridades estéticas/artísticas. Apresentam ainda um variado leque quanto ao público destinatário e são, na maioria, acolhidos tão bem por jovens e crianças, como por adultos, pois além de serem caracterizados pela sua mensagem onírica e simbólica, são também sempre de cariz universal e familiar. Uma das nossas maiores apostas tem vindo a ser as criações multidisciplinares, em locais e lugares imbuídos de marcos arquitectónicos histórico-culturais, e de arquétipos das forças da natureza viva.

Os Ateliers de Dança da Amalgama são, no seu fundamento, directamente inspirados no Movimento Amalgama (conceito de dança dirigido a toda a comunidade em geral, com ou sem necessidades especiais) subdividindo-se em

grupos de trabalho mais específicos, incluindo profissionais da educação e das artes, grupos portadores de incapacidades motoras ou mentais, idosos, jovens e crianças entre outros. Acreditando que através da dança seja proporcionada uma melhor promoção de capacidades próprias e melhor expressividade de si com a consequente melhoria da comunicação com os outros e o meio, a Amalgama desenvolveu uma metodologia específica, conseguida após diversos processos de análise do trabalho em campo, adaptada aos diferentes grupos que sejam propostos. Esta é uma base de trabalho em contínua procura e evolução de processos, permeável a outras correntes pedagógicas, princípios e linguagens que lhe sejam complementares.

Mas a companhia nasce em 2000 com o objectivo fundamental de desenvolver, promover e descentralizar a dança aliada a outras artes cénicas, enquanto estrutura de criação artística e de expansão pedagógica e sociocultural. De carácter profissional e de iniciativa não governamental, foi subsidiada pelo Ministério da Cultura / Instituto Português das Artes do Espectáculo e pela Câmara Municipal de Mafra.

Desenvolveu protocolos de âmbito artístico e pedagógico com diversas instituições tais como a Câmara Municipal de Mafra (dando continuidade ao projecto de desenvolvimento da Escola de Dança de Mafra, 16 anos de existência), Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa onde desenvolveu parcerias artísticas e pedagógicas – Núcleo de Artes -, Fundação Henrique Leote (Convento de São Paulo, Serra d’Ossa, Redondo) com uma programação anual – o Espaço Arcana –, OCRE – Associação para o Desenvolvimento Cultural do Alentejo –, Vo’arte – Dança em espaços urbanos, Orquestra do Norte (criações para Orquestra e Operas), Museu do Mundo, Casa Aiga, entre outras. Tem desenvolvido um forte trabalho itinerante a nível nacional e estabelecido projectos de continuidade com diversas câmaras e locais de notáveis características histórico/culturais. Quanto a estes locais históricos, com os quais estão em estudo diversos projectos de criação (de residência e instalação), destacamos a Quinta da Regaleira, Monasterio de La Cartuja de Cazalla (Sevilha), Convento de Mafra, Convento de São Paulo, Palácio Nacional da Pena, Convento de Cristo, Convento de São Francisco, Convento de Stº António, Monserrate, entre outros.

Ao longo de quase 11 anos de existência a Amalgama estreou cerca de 24 criações artísticas, mais de 35 reposições e cerca de 60 ateliers, passando pelas seguintes Câmaras / locais: Mafra, Lisboa, Tomar, Guimarães, Portalegre, Stª Maria da Feira, Oeiras, Algés, Sesimbra, Entroncamento, Leiria, Coimbra, Cascais, Sintra, Vila Real de Santo António,

© Todos os direitos reservados a Amalgama Associação Cultural,

nenhuma parte desta programação pode ser reproduzida por qualquer processo sem autorização prévia do autor.

Page 3: Tablao do Fado 2012

3

Portimão, Évora, Caldas da Rainha, Ericeira, Redondo, Arraiolos, Vila Viçosa, Monsaraz, Estremoz, Figueira da Foz, Alcobaça, Aveiro, Cazalla de la Sierra (Sevilha), Loulé.

Destacamos as seguintes produções artísticas:

As criações em residência no Convento de São Paulo, redondo, um espaço de programação anual e co-produção – Espaço Arcana – com “Arcana” (Out. 02), “Mutações” (Out. 03), “Venite in Silencio” (Out. 04), os primeiros espectáculos de dança realizados numa igreja em Portugal. Outras realizações deste espaço foram; o filme Arcana, uma longa-metragem baseada na criação do espectáculo com o mesmo nome, o livro Venite in Silencio, editado a quando da estreia e de criação permeável e simultânea à do espectáculo.

O “Tablao do Fado” (Jan. 03), o primeiro espectáculo de dança numa casa de fados, uma co-produção com a Taverna do Embuçado, das mais antigas casas de fados do país.

O “Singular” (Dez. 03), na Culturgest, uma parceria artística com Plural-LPDM, um criação que integra bailarinos com múltiplas deficiências motoras.

O “Aestaesis” (Maio 04), no Convento de Mafra, um culto ao belo que compila material criativo de outros trabalhos e de elementos essenciais nas criações da amalgama.

O “Reino dos Seres Imaginários” (Julho 04), no Jardim do Cerco em Mafra, uma criação itinerante, que enfatiza a realidade do imaginário colectivo dos contos e lendas, tal como do espaço onírico e imaginário da Natureza.

O “Mater” (Julho 06) no Convento de Cristo em Tomar, um espectáculo inspirado na alquimia da transformação e no eterno feminino símbolo de matriz de onde tudo nasce.

A “A Alegria das Rosas” (Junho 08) no Convento de Mafra, um espectáculo inspirado em pontes entre Portugal e o Japão, na Morte, no Mar, nas Rosas, na Vida…

A Opera “LHANTO” de Maurice O’Hana (Julho 08) com a Orquestra do Norte, estreia em Amarante no Museu Amadeo de Souza Cardoso

“A Mar“ (Março 2009), como ligação e ponte fonte, Amar como um Mar, em eterno e fluído movimento. Congresso para a Paz, Evento Macau/China, entre outras actuações.

“O Acaso” (Julho de 2009), abriu o FESTIVAL CIÊNCIA NA RUA – Ano de Darwin, um convite e uma iniciativa do Centro de Ciência Viva, em colaboração com a Universidade de Évora e com direcção artística de PIA - Projectos de Intervenção Artística, CRL. Criação original foi especificamente concebida para ser dançada e interpretada dentro de Água, em Lagos.

“Filhos da Lua e Sol” (Julho 10) Fala-nos do cruzamento do espaço e do tempo, interior e exterior, do casal alquímico dentro de nós - seres alados ou meninos, elementais ou deuses, corpos da mesma semente, seres de Lua e Sol, Filhos das Estrelas, entre as duas colunas reajustando-se…Cavaleiros do Universo. Uma criação viajante de intensa sensibilidade estética, que parte da arquitectura geométrica dos lugares.

“Terras da Lua” (Agosto 10) A Amalgama é pioneira na abertura de mais um espaço de programação em Dança em Monumentos e templos da Natureza, numa parceria com Monte da Lua, Parques de Sintra. Criação multidisciplinar especificamente pensada para Monserrate, no seu contexto romântico e ibérico árabe, onde seres do imaginário colectivo e mitológico se manifestam em celebração e comunhão nas obras da natureza viva e arquitectónica.

“Chamo-me Satie como toda a Gente ou Ternamente as Teclas Brancas” (Abril 2011) Esta criação pluridisciplinar desafia a música, a poesia, o video, as artes plásticas e a representação a um único corpo pulsante. Sob Inspiração de Eric Satie os artistas co-criadores permitir-se-ão deixar assombrar pela música, pelo texto, pela imagem, pelo movimento, pela plasticidade cénica e pelos sentimentos a re-descobrir. “Blimunda Sete Luas” (Julho 2011) Inspirada na personagem feminina de “Memorial do Convento” de José Saramago, esta criação é uma reflexão expressão do sentido do feminino, da mulher que se nos revela em Sete Luas, sete passos, sete blocos, sete expressões, nas sete mulheres que compõem esta criação. É um hino à essência do feminino desejado eterno e livre.

Assim, através de uma acção artística, pedagógica e comunitária, criou-se uma rede de programas dirigidos a toda a população, independentemente da idade, capacidades físicas e mentais ou qualquer condição social e cultural.

Acreditamos que a dança a todos deva chegar com o que de mais essencial possui, fazendo-se “experimentar” com

uma nova consciência sobre o papel das artes nas nossas vidas.

Sandra Battaglia,

Directora da Amalgama

© Todos os direitos reservados a Amalgama Associação Cultural,

nenhuma parte desta programação pode ser reproduzida por qualquer processo sem autorização prévia do autor.

Page 4: Tablao do Fado 2012

4

A Amalgama Companhia de Dança é considerada por muitos, pioneira na inserção e criação de

espectáculos de Dança nos Monumentos e lugares históricos Nacionais.

Ao longo de quase 11 anos de existência conta já com um currículo próspero de Oficinas e Espectáculos e é

caracterizada por um trabalho de co produções, parcerias e espectáculos multidisciplinares de temáticas

simbólicas, pluriculturais e ligadas á sua metodologia de trabalho e identidade artística.

É com o Tablao do Fado, numa temática profundamente ligada a Lisboa que com honra e alegria inaugura

o renascimento do belíssimo Teatro Ibérico. Congratulando a nova Direcção pela sua aposta e convite que

nos foi estendido para uma programação de Dança de continuidade no mesmo.

© Todos os direitos reservados a Amalgama Associação Cultural,

nenhuma parte desta programação pode ser reproduzida por qualquer processo sem autorização prévia do autor.

Page 5: Tablao do Fado 2012

5

TABLAO DO FADO é um espectáculo estratégico quanto à sua concepção excepcionalmente acessível. Marca a fusão essencial do fado e do flamenco, revelada de uma forma muito familiar e apaixonante, na linguagem da Amalgama. Esta criação estreou, numa primeira versão, em 2003 na Taverna do Embuçado, considerada a Casa de Fados mais tradicional e de maior referência em Lisboa. Seguiram-se anos de sucesso em reposições que sofreram várias mutações. Esta criação intemporal volta a cena !

Eles ora são o lamento, ora a exaltação. Ora o negro, ora o fogo. A dor e felicidade mais

profunda. São lágrimas e são sangue, são água e são fogo. São espera, são esperança e

inocência.

São tudo e são simplicidade, o calor duradouro e a certeza do retorno, são a abundância do

viajante e a sua verdade interior, a saudade exausta e resignada de quem anseia e a alegria de

quem se cansa de estar triste.

Foi ao desejar exprimir esta “alma”, esperando ser fiel ao modo como deambula de boca em

boca, de peito em peito, de guitarra em guitarra e de corpo em corpo, que nos propusemos

celebrar este “nó” que vimos no Fado, tão docemente entrelaçado no Flamenco. Ambos são

plenos de suas flamejantes verdades, tão coesos e íntegros nas suas expressões.

Esse “nó” absolutamente não verbalizável, não sendo fado nem flamenco, é o que de mais

essencial os une, uma descoberta autêntica e espontâneo fruto da entrega por inteiro que cada

intérprete deu a este projecto.

TABLAO DO FADO – uma celebração ora pelo todo e tanto que o Fado e o Flamenco são, ora

exacerbada vontade dos nossos corpos e almas o serem.

DANÇA Cláudia Santos, Filipe Nunes, Flávio Silva, Jonas Lopes, Margarida Silva e Sandra Battaglia

ARRANJO E EDIÇÃO MUSICAL António M. Cabrita, Paulo Paz e Pedro Paz FILME António M. Cabrita

FIGURINOS Gianni Montagna DIRECÇÃO TÉCNICA Carlos Arroja DESIGN GRÁFICO Francisco Homem

Cristo e Jorge Pereira PRODUÇÃO Amalgama DIRECÇÃO FINANCEIRA Cláudia Borges DIRECÇÃO

GERAL Sandra Battaglia

© Todos os direitos reservados a Amalgama Associação Cultural,

nenhuma parte desta programação pode ser reproduzida por qualquer processo sem autorização prévia do autor.

Page 6: Tablao do Fado 2012

6

TTAABBLLAAOO DDOO FFAADDOO – uma procura de raízes, essências. Uma

celebração levada ao rubro, ao negro, para vir a ser transparente e por inteiro, tanto pelo que o fado e o flamenco são, como pela vontade dos nossos corpos e almas o serem.

Este espectáculo, especificamente, teve como objectivo focar-se na fusão do Fado com o Flamenco, passando de raspão pelo tango. No intuito de extrair de ambos, os pontos fundamentais que os trespassam, as suas essências, que na expressão já muito própria da Amalgama se traduz no resgate da Alma Lusitana, no casamento alquímico entre a água e o fogo, na forma artística dos seus corpos e almas dançantes, suas cores, suas imagens, suas musicas e cantos

Dançar o fado docemente entrelaçado no flamenco... Encontrar a alma que vive de boca em boca, de peito em peito, deambulando de guitarra em guitarra e de corpo em corpo.

Essa alma como um destino flamejante, um nó fraterno e original que se une num abraço quase esquecido por ser tão antigo e tão primeiro.

A Amalgama propôs chegar a esse nó, uma raiz suculenta de onde se prova o essencial, da flor da pele ao fundo da alma.

DIRECÇÃO ARTÍSTICA e GERAL

Sandra Battaglia

DIRECÇÃO de PRODUÇÃO

Cláudia Santos

DIRECÇÃO FINANCEIRA

Cláudia Borges

© Todos os direitos reservados a Amalgama Associação Cultural,

nenhuma parte desta programação pode ser reproduzida por qualquer processo sem autorização prévia do autor.

Page 7: Tablao do Fado 2012

7

Bilhetes à venda na www.ticketline.sapo.pt, Fnac, Worten, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Casino Lisboa, Galeria Comercial Campo Pequeno, Lojas Viagens Abreu e na bilheteira do Teatro Ibérico, nos dias de espectáculo a partir das 17h. Informações/Reservas: ligue 1820 (24horas); Amalgama: 912 248 775 Preços: 0-6 anos idade (crianças de colo) gratuito 7-12 anos idade 5,00€ A partir dos 13 anos idade 10,00€ Classificação: Todos Públicos

Informações: Teatro Ibérico

[email protected] 218682531

Amalgama Companhia de Dança

http://amalgamando.blogspot.com/ http://facebook.com/amalgama.danca

[email protected] 91 224 87 75 / 91 944 34 62

© Todos os direitos reservados a Amalgama Associação Cultural,

nenhuma parte desta programação pode ser reproduzida por qualquer processo sem autorização prévia do autor.