[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2016

6
ano 16 FEV 2016 Informativo Teatro Carlos Gomes - Blumenau www.teatrocarlosgomes.com.br Marcado por incentivar todos os meios para a prática e o desenvolvi- mento da cultura e dos artistas blume- nauenses e da região, o Teatro Carlos Gomes respira arte 24 horas por dia. Durante a trajetória de 155 anos, diver- sos eventos culturais, sociais e corpo- rativos passaram pelos palcos do local, sempre marcando alguém especial. E, em 2015 não foi diferente. As cortinas se abriram e uniram, mais uma vez, todos. Sendo uma verdadeira e acon- chegante casa para os produtores de eventos da região do Vale do Itajaí. No último ano, foram mais de 240 eventos corporativos, entre palestras, workshops, formaturas e casamen- tos, onde cerca de 46 mil pessoas passaram pelos corredores do Carlos Gomes. Agosto foi o mês de desta- que com 25 eventos e mais de 5,7 mil participantes ou convidados. Já na área cultural, que traz eventos ligados à música, dança e teatro, foram mais de 61,7 mil espectadores, com ênfa- se para o mês de dezembro com 17 eventos e para o mês de novembro, onde os eventos trouxeram um públi- co de cerca de 16,8 mil pessoas. Em 2015, os destaques de público foram: Almir Sater; Chicago Connection: Lin- sey Alexander; TEDx; Ricardo Amorim; Luiz Carlos Prates; Marcelo Ortega; 8º Fenabrave, Colmeia 2015; Guri de Uruguaiana; Fenatib e Fitub; Pink Floyd Brazil; Mulheres Insanas; Lobão e Marina Lima. Para este ano estão previstas muitas novidades, com uma programação de tirar o chapéu. Acompanhe o facebook do Teatro Carlos Gomes e o site www.teatrocar- losgomes.com.br/programação. Você também pode se cadastrar e receber toda semana as novidades. Não fique de fora! Uma casa aconchegante

description

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Fevereiro de 2016.

Transcript of [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2016

ano 16

FEV2016Informativo

Teatro Carlos Gomes - Blumenauw w w . t e a t r o c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Marcado por incentivar todos os meios para a prática e o desenvolvi-mento da cultura e dos artistas blume-nauenses e da região, o Teatro Carlos Gomes respira arte 24 horas por dia. Durante a trajetória de 155 anos, diver-sos eventos culturais, sociais e corpo-rativos passaram pelos palcos do local, sempre marcando alguém especial. E, em 2015 não foi diferente. As cortinas se abriram e uniram, mais uma vez, todos. Sendo uma verdadeira e acon-chegante casa para os produtores de eventos da região do Vale do Itajaí.

No último ano, foram mais de 240

eventos corporativos, entre palestras, workshops, formaturas e casamen-tos, onde cerca de 46 mil pessoas passaram pelos corredores do Carlos Gomes. Agosto foi o mês de desta-que com 25 eventos e mais de 5,7 mil participantes ou convidados. Já na área cultural, que traz eventos ligados à música, dança e teatro, foram mais de 61,7 mil espectadores, com ênfa-se para o mês de dezembro com 17 eventos e para o mês de novembro, onde os eventos trouxeram um públi-co de cerca de 16,8 mil pessoas. Em 2015, os destaques de público foram:

Almir Sater; Chicago Connection: Lin-sey Alexander; TEDx; Ricardo Amorim; Luiz Carlos Prates; Marcelo Ortega; 8º Fenabrave, Colmeia 2015; Guri de Uruguaiana; Fenatib e Fitub; Pink Floyd Brazil; Mulheres Insanas; Lobão e Marina Lima. Para este ano estão previstas muitas novidades, com uma programação de tirar o chapéu.

Acompanhe o facebook do Teatro Carlos Gomes e o site www.teatrocar-losgomes.com.br/programação. Você também pode se cadastrar e receber toda semana as novidades. Não fique de fora!

Uma casa aconchegante

ESCOLA DE TEATRO

Ano do sucesso... E que 2016 seja ainda melhor!

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | [email protected] | (47) 3340-2317

O ano que passou foi muito especial para a Carona Esco-la de Teatro e para a Cia Carona, com momentos marcantes para todos os envolvidos nos projetos. Rolou muita emoção e felicidade, que valem ser lembrados com muito carinho e brilho nos olhos. Teve correria e nervosismo, mas tam-bém muito amor e dedicação, tudo para que esse ano fosse um verdadeiro sucesso. Entre tantos grandes dias e noites, não podemos deixar de falar dos 20 anos de existência da Cia Carona, que comanda a Carona Escola de Teatro há mais de uma década, com o “Festival Carona 20 Anos de Teatro”. Foram quatro dias de comemoração e amor pela arte através de espetáculos da Cia Carona e de convidados, exposições, sarau da Temporada Blumenauense de Teatro, mesas-redondas e vivências teatrais em diversos pontos culturais da cidade, incluindo o maior expoente de todos: o Teatro Carlos Gomes.

As intervenções culturais na Praça do Teatro Carlos Gomes em homenagem ao Dia Mundial do Teatro também merecem ser lembradas. Cerca de 70 atores, integrantes da Cia Carona e de outros grupos da cidade, homenage-aram a arte teatral. Para Pépe Sedrez, diretor da Carona

James Beck

Ator e professor. Começou atuar

em 1996. Bacharel e Licenciado

em Interpretação Teatral – Furb.

Pós-graduado em Educação. Inte-

gra a Cia Carona desde 2001.

Fábio Hostert

Ator, diretor e professor. Começou

a atuar em 1995. Bacharel e

Licenciado em Interpretação Teatral

– Furb. Pós-graduado em Ensino

da Arte. Integra a Cia Carona desde

2000.

Sabrina Marthendal

Atriz e professora. Começou a atuar

em 1993. Bacharel em Interpre-

tação Teatral – Furb. Integra Cia

Carona desde 2006.

Sabrina Moura

Atriz e Professora. Começou a

atuar em 1996. Bacharel em Inter-

pretação Teatral – Furb. Pós-gradu-

anda em Filosofia Contemporânea e

integra a Cia Carona desde 2006.

Pépe Sedrez

Diretor, ator e professor. Atua como

ator e diretor desde 1986, fundou

a Cia Carona de Teatro em 1995.

Escola de Teatro, o ano também foi especial. Ele foi curador, debatedor e palestrante no 19º Fenatib - Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau, e jurado e um dos integrantes da Comissão de Curadoria do 28º Fitub - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, um dos mais importantes do país e que ovacionou a peça “Das Águas” da Cia Carona. A trama foi destaque em vários festivais de Santa Catarina e di-versas partes do país, como Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio de Janeiro. O mal humorado Claus, personagem de James Beck na peça “É tentando que se desiste”, esteve em Jaraguá do Sul e em Brasília, na 13ª edição do Festclown – Festival Internacional de Palhaços, encantando o público. Já a peça “A Parte Doente” retornou aos palcos do Teatro Carlos Gomes e, mais uma vez, mostrou porque é uma das mais reconhecidas da companhia.

Não podemos deixar de falar também sobre a ‘alegria que nasceu’ nos palcos. Afinal, em 2015 a Cia Carona voltou a dialogar com o público infantil. Com uma linguagem um pouco distinta da representação teatral, trouxe o texto “Como nasceu a Alegria”, de Rubem Alves, que trata das superações de pre-conceitos. A novidade foi sucesso e destaque em vários mo-mentos. A Cia Carona também criou e dirigiu o Espetáculo do Advento de Natal, que teve quatro apresentações lotadas na Vila Germânica, e emocionou o público. Para finalizar, tivemos a Mostra Carona de Teatro, cuja emoção tomou conta do Te-atro Carlos Gomes. Quanta coisa, não é mesmo? E olha que nem coube tudo nessa lista. Um ano maravilhoso para todos os envolvidos nesse mundo lindo chamado ‘arte teatral’ e um desejo para que 2016 venha com a mesma luz e alegria do ano passado. Feliz ano novo, amigos!

Time de pesoNeste informativo vamos mostrar o rosto dos talentosos professores da Escola de Teatro, que transmitem aos futuros atores

o amor pelo teatro e pela arte.

Pró-DançaESCOLA DE MÚSICA

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA [email protected] | (47) 3037-3400

Venha para o Grupo AllegraNo início de 2016 vamos enaltecer um grupo de talento e que

se destaca na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Estamos falando do Grupo Allegra. Formado por cerca de 30 pessoas, com idade acima de 50 anos, a turma iniciou as atividades em 2010, após uma reformulação de planejamento. Nas aulas são realizadas atividades de sensibilização à música e aos sons, onde os alunos aprendem conteúdos musicais através da prática. Dançam, can-tam, tocam instrumentos, têm apreciação musical, desenvolvem a consciência corporal e a expressividade. “Somos uma família em constante transformação. Cada novo integrante é recebido com muito carinho e logo passa a integrar este coletivo. Além de nos apresentarmos nos concertos e eventos da Escola de Música, tam-bém temos o objetivo de levar a música a hospitais, asilos e outros espaços”, comenta a professora Suelen Mondini.

Ao longo destes anos foram muitas boas lembranças. Desde o início estiveram no grupo pessoas especiais, onde a vivência sem-pre foi baseada na troca. Entre tantos momentos, a professora Sue-len comenta um especial e aproveita para homenagear os alunos.

“Os olhos marejados e brilhantes durante uma apresentação em um hospital da cidade; a concentração e o nervosismo antes do palco; as risadas descontroladas durante as aulas; os papos que nunca acabam e as chamadas pontuais da professora; a incan-sável busca pela melhora; a dedicação; as interpretações comoventes de dona Ieda, de 86 anos, cada vez que sobe ao palco; a voz doce, afinada e cheia de sentimento de Jorge, um dos senhores que mais admiro; o empenho e foco de Estela, com seu olhar crítico e perseverante, contribuindo para os resultados de todo o grupo; a emoção de Flávio ao nos receber com lágrimas em seu quarto de hospital enquanto restabelecia a saúde; os depoimentos de Ivone, Ismália e Marilúcia sobre o quanto apreciam fazer parte do grupo; as belas e firmes vozes de Pedro e Juca, evidentes em todas as apresentações; o timbre grave e especial de Laerte; as feições positivas e seguras de Lucila e Enedith, transmitindo segurança à professora; as sugestões criativas de repertório, de figurino e locais de apresentação de Léa e Reni, ampliando as possibilidades do grupo”.

Se você quer fazer parte ou conhecer a ‘família’ Grupo Allegra venha até a Escola de Música. As aulas este ano serão nas segundas-feiras, das 15h30min às 16h45min. Esperamos você!

O Coro do Teatro Carlos Gomes está de volta!Após um hiato de 12 anos, o Teatro Carlos Gomes volta a chamar cantores para a for-mação de um Coro Musical. A instituição já foi referência no Canto Coral, atividade que teve início com o maestro Heinz Geyer e ganhou continuidade sob a regência de di-versos maestros até o ano de 2004. Agora, a casa resgata a tradição sob a regência do músico Dayro Graciola Benvenuti Kowalski Bornhausen e já aguarda inscrições para iniciar a atividade de ensaios em 2016. O objetivo do grupo será desenvolver um re-pertório diverso e criteriosamente seleciona-do, trabalhando a preparação músico/vocal dos cantores. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas divididas entre sopranos, contraltos, tenores e baixos, que podem ser preenchidas por homens e mulheres com idade a partir de 16 anos. A matrícula deve ser realizada na secretaria da Escola de Música, no Teatro Carlos Gomes. Para fazer parte, é preciso comparecer dia 24 de fevereiro, às 19h, na Escola de Música para as entrevistas. Os selecionados farão a matrícula e participarão dos ensaios a partir do dia 2 de março. O valor do investimento mensal é de R$ 76.

ESCOLA DE DANÇA

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇAwww.prodanca.com | [email protected] | (47) 3326-9669

Destaque internacional A Cia Contemporânea do Pró-Dança participou do Abydos Festival de Dança,

em Itajaí, no fim de 2015 e conquistou o primeiro lugar na categoria contempo-râneo adulto, com a coreografia “Direito de Escolha”, de Agnes Rodrigues. Além do grande orgulho e destaque para Blumenau com essa premiação, o grupo garantiu uma vaga no Festival Internacional Alliance Dance, em Los Angeles (EUA), em 2016. Parabéns para as talentosas bailarinas!

Um ano de despedida

Depois de 30 anos à frente da direção do Pró-Dança, sem contar os anos de professora e aluna da Escola de Ballet, chegou o momento da diretora artística, Maria Beatriz Niemeyer, dizer adeus aos palcos do Teatro Carlos Gomes. Ela foi a primeira professora de Ballet Clássico em Santa Catarina a ser credenciada pela Royal Academy of Dance, e em 1994 obteve o registro do Pró-Dança de Blumenau junto àquela entidade. Em junho deste ano Beatriz deixa a direção artística da escola, momento em que Charles Bretzke também entrega a direção administrativa, ambos serão substituídos por Michelle Silveira e Bruna Georgi. Em 2015, ao final do segundo espetáculo da Pequena Sereia, os professores fizeram uma homenagem emocionante para Beatriz. Como muitas pessoas do público não sabiam que era o último espetáculo da diretora, o momento teve reações emocionadas. Confira um trecho do texto de despedida da diretora: “A Pequena Sereia é meu último espetáculo. Iniciei meus passos sobre este palco, em 1961, com Valentina Rogoschin. Abri as portas da escola à Dança Contemporânea e orgulho-me de ter conduzido, pioneiramente, a partir de 1990, os primeiros grupos de Sapateado. Não seria possível citar aqui todos os nomes aos quais a dança em Blumenau, o Pró--Dança, o Teatro Carlos Gomes e eu, particularmente, devemos nossa gratidão. Deixo, então, meu universal ‘muito obrigada’ a todos os bailarinos, professores, colaboradores, alunos, famílias, patrocinadores e ao público de tantos anos”. Depois do discurso, ao som de My Way, interpretado pelo filho da diretora e com uma coreografia feita pelos professores da escola, todos se despediram do grande talento e nome do Pró-Dança, Maria Beatriz Niemeyer.

Os poderes do ballet clássico

Você sabia que o ballet clássico traz mais benefícios para o corpo até mes-mo que a natação? Uma pesquisa britânica analisou vários fatores como força, flexibilidade e equilíbrio corporal e constatou que a dança é superior. Entre as tantas vantagens do ballet, dizem os pesquisadores, que trabalhar os músculos sem encurtá-los, como faz a musculação, é uma das principais. Além disso, a dança também desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio, tudo ao mesmo tempo. Se você ficou interessado em conhecer mais sobre esse mundo, venha até o Pró-Dança. Estamos esperando você!

INSTITUCIONAL Aniversários

Desejamos felicidades aos aniversariantes de fevereiro e março de 2016.

FEVEREIRO 01. OSVALDO ODEBRECHT FILHO FABIANO SOARES02. ALDO KOCH03. PAULO ROBERTO BORNHOFEN04. GERHARD HORST FRITZSCHE INGRID EGERLAND MAURO LUIZ KREIBICH06. SILVIA SIEBERT MANFREDO BUBECK07. BEATRIZ MOREIRA LEITE OSMARINA L. B. RONCAGLIO09. HEDIS WIEDERKEHR WERNER ARCHIBALD SIEBERT OTTO BAIER MIRNA CASAS16. JURGEN ANDREAUS ROLF A WERNER17. CARL H. ROTHBARTH19. SALÉSIO JOSÉ MARTINS RENÉ HUMBERTO GARCIA TERCILIO BERNARDI21. VILBERTO DE O. SCHURMANN22. AYRTON A REBELO23. GILKA H. PEREIRA ERNESTO RODOLFO HOFFMANN26. CLOTHAR EGON SCHROETER27. IVENS FREITAG28. HEINZ BREITKOPF VERA ODEBRECHT CELSO GARCIA

MARÇO 01. DIANA GELHARDT ELISABETH M. I. DA SILVA03. ARNO GARBE RONALD SCHMIDT ÚRSULA FOUQUET BRANDT04. WALLY OTTE GUIDO OTTE05. CURT JENSEN06. ANSELMO JOSÉ DE SOUZA08. OSNY DE NORONHA09. ETELVINA BUZZI RAYMUNDI KÁTIA DEEKE10. CARL HEINZ LUEDERS15. RAUL DE AGUIAR HERING17. JOSÉ JACIEL KAROLESKI IVO JOSÉ BRACHT19. JOSÉ MARINHO BARBIERI JOSÉ VILMAR PETERS LUISA WIELE REINKE MARILENE DE TONI20. AZIZ SCHEAD21. MARGARETE SILVIA KARSTEN 23. AVELINO LOMBARDI25. JOSÉ MANUEL CARDOSO DE LEMOS JOÃO ALBERTO PRIM26. CHIROCHI SHIMIZU MAX HERMANN MOHR27. AMIR CARLOS MUSSI28. JOÃO DE AZEVEDO COUTINHO SUELI MARIA VANZUITA PETRY29. ALEXANDRE MARCELO REICHOW31. NAIR NUNES RODACKI

Que tal começar o ano respirando arte e cultura? Então, não perca tempo e venha conhecer as escolas do Teatro Carlos Gomes. A casa, referência no assunto, respira dança, teatro e música há décadas. Se você ama esse mundo das artes ou quer aprender mais com ele, venha conferir de perto tudo o que tem de bom por aqui. As matrículas já estão abertas e você pode fazer parte deste time.

• Escola de Música: www.teatrocarlosgomes.com.br/escola-de-musica; [email protected] ou (47) 3037-3400

• Escola de Teatro:www.ciacarona.com.br; [email protected] ou (47) 3340-2317

• Escola de Dança: www.prodanca.com; [email protected] ou (47) 3326-9669 www.facebook.com/TeatroCarlosGomes

O Teatro Carlos Gomes não é só referência quando se fala em música, dança e teatro. Também é destaque em eventos sociais e corporativos, como casamentos, formaturas, palestras e seminários. Além da beleza, elegância e ótima localização, a casa oferece am-bientes climatizados, mesas, cadeiras, limpeza durante todo o evento e montagem de pal-co, por exemplo. O Salão de Festas possui capacidade para até 350 pessoas, dependendo da montagem. Já o Salão Centenário tem capacidade para até 180 pessoas, também conforme montagem. Outra comodidade é o serviço de alimentação e bebidas, oferecido pelo Buffet Blumenau há mais de 15 anos. Se quiser conhecer a estrutura para organizar festas ou eventos corporativos, nossas portas estão abertas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Venha conhecer, se encantar e marcar uma data especial.

Boa notícia Foi divulgada no Diário Oficial da União, no dia 17 de dezembro de 2015, e aprovada

no dia 5 de janeiro de 2016, a prorrogação da captação de recursos para o “Projeto de Plano Anual de Manutenção”, do Teatro Carlos Gomes. Até dezembro de 2016, a casa está apta a buscar parceiros que ajudam a manter a casa e, com isso, aliviam a carga tributária, cada vez mais alta. Isto foi possível através da Lei Rouanet, no artigo 18, que permite o abatimento de 100% junto às empresas tributadas a base do lucro real, até 4% do imposto devido. Se você tem interesse em ajudar, entre em contato através do e--mail [email protected] ou 3144-7166, com Elisete. Neste ano, o valor captado pode ser de R$ 443,6 mil.

Programe festas e casamentos aqui

Matrículas abertas para 2016

Apoi

o Cu

ltura

l

3321.1300 - www.benner.com.br3041.2155 - www.brava.ag

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das palavras Assessoria de Imprensa | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Agência Brava | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | [email protected] | www.teatrocarlosgomes.com.br

Um ano mais feliz: um ano com cultura e arte

Vamos começar 2016 com o pé direito? Colocando em prática al-guns detalhes que podem mudar nossa rotina e deixar o ano ainda mais feliz? Para ajudar, o Teatro Carlos Gomes dá algumas dicas para você se organizar e se preparar para não perder nenhum espetáculo ou apresentação. Afinal, nada melhor do que a arte para deixar a vida mais leve e a rotina menos estressante. Confira e aproveite 2016:

• Anote na agenda: todo início de mês fique atento aos eventos que rolarão na cidade nas próximas semanas, escolha os preferidos e anote na agenda. Deixar tudo pré-programado facilita a rotina cultural e fica mais difícil esquecer as datas.

• Cofre cultural: decida quanto está disposto a gastar em eventos culturais e reserve uma parte do seu salário para isto. • Novidades no e-mail: faça o cadastro em sites culturais e de eventos e receba novidades e programações. O Carlos Gomes disponibiliza uma newsletter sema-nal com as novidades da casa. Para estar por dentro do calendário do Teatro, basta cadastrar o e-mail em www.teatrocarlosgomes.com.br.

ESPETÁCULO QUEEN E BEE GEES (ARGENTINA)

Música – Indicação livre – Duração 2h

10 de março, às 20h30minAuditório Heinz Geyer

Ingressos: 1° lote - R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada. À venda na bilheteria do teatro e no site da Blueticket.

Informações: (47) 9655-3890 e [email protected]

WHINDERSSON NUNES “UM FENÔMENO DA INTERNET”

Comédia – Indicação 14 anos – Duração 1h15min

25 de março, às 20h30minAuditório Heinz Geyer

Ingressos: R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada. R$ 30 Convênios, Lojas Koerich, Clube do assinante e Clube RBS. À venda na bilheteria do teatro e no site da Blueticket.

Informações: www.c5producoes.com

MORRENDO E APRENDENDO

Comédia – Indicação livre – Duração 1h

5 de março, às 19h30minAuditório Willy Sievert

Ingressos: R$60 inteira e R$30 meia-entrada. À venda com a produção e na bilheteria do teatro.

Informações: (47) 8846-2084 - Gabriel

MOSTRA UMA NOIVA

Mostra – Indicação livre – Duração 10h

14 de fevereiro, das 10h às 20h30minSalão de festas

Ingressos: R$10,00 (valor único). À venda na bilheteria do teatro. Antecipe sua inscrição no site www.mostraumanoiva.com.br

Informações: (47) 3355-1789 / 8430-4961 Augusto

Agenda CulturalQuer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

• Ingresso antecipado: compre o ingresso antecipadamente, na maioria das vezes ele custa mais barato. Você garante sua entrada e não corre o risco de ficar de fora.

• Meia-entrada/convênios: sempre se informe sobre os convênios e promoções reali-zadas antes dos eventos. Fique de olho também nas opções de meia-entrada. Hoje, por exemplo, alunos, pessoas com mais de 60 anos, menores de 18 anos, sócios do Teatro Carlos Gomes e professores podem desfrutar do benefício, sempre mediante apresen-tação de documento exigido por lei. Esta é uma maneira de economizar e , assim, poder apreciar mais eventos.