Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

9
Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Sociais e Educação Curso de Licenciatura Plena de Pedagogia – Campus X Disciplina: Docente: Izabel Tavares Discentes: Jacileide Monteiro José Leonardo Lobo Greiciane Feitosa Mª Nilvani Sousa Mª Sirlene Nascimento Nelma Andrade Regina Lima ________________________________________________________ __ Trabalho elaborado para a Disciplina: Teatro – Artes Cênicas

Transcript of Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Page 1: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Universidade do Estado do ParáCentro de Ciências Sociais e Educação

Curso de Licenciatura Plena de Pedagogia – Campus X

Disciplina: Docente: Izabel TavaresDiscentes: Jacileide Monteiro

José Leonardo Lobo Greiciane Feitosa Mª Nilvani Sousa Mª Sirlene Nascimento Nelma Andrade Regina Lima __________________________________________________________

Trabalho elaborado para a Disciplina: Teatro – Artes Cênicas

Page 2: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Teatro nos anos 80

Page 3: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Introdução

A respeito à década de 80, há um olhar da maioria dos estudiosos que a considera como uma “história nebulosa”, um período nefasto para o teatro no qual houve um abalo no fazer teatral.

Page 4: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Algumas características da década de 80 podem ser mencionadas para entendimento deste esvaziamento que se deu neste período, como a ausência de um referencial ideológico para os grupos teatrais. Evasão dos atores de teatro que passaram a ser absorvidos pela TV onde teriam mais prestígio social e oportunidade de maiores remunerações.

Page 5: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Ainda que, num pequeno espaço de tempo, houve censura nos anos 80, e isso deve ser observado como um importante fator. No entanto, com os processos de democratização os artistas dos anos 80 puderam desfrutar de algo que as gerações anteriores não possuíram: a liberdade de expressão.

Page 6: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

A geração dos anos 80, período em que se consolida a formação de grupos estáveis em todo o Brasil, e no qual nascerá a denominação Teatro de Grupo, recebeu a contribuição de novos e importantes grupos fundados nesta década, como por exemplo Asdrúbal que trouxe o Trombone do Rio de Janeiro, o diretor Antunes Filho com a montagem de “Macunaíma”, de Mário de Andrade, o mesmo dirigi peças como “Romeu e Julieta”.

Page 7: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Na formação de profissionais para o teatro podemos citar Maria Clara Machado, que se fez respeitada também como autora de peças infantis como “Pluft, o Fantasminha” e “Aprendiz de Feiticeiro”.

Page 8: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

Considerações finais

Deste modo, a partir da década de 80 com o fim da ditadura militar pode-se perceber as mudanças teatrais tanto no elenco, quanto na forma de se fazer teatro, pois a partir de então o teatro passou a ter a livre expressão.

Page 9: Teatro nos anos 80; equipe, 5 caprichosas

ReferenciaisRoteiro da peça de teatro do Pluft o fantasminha de: Maria Clara Machado. Disponívem em: http://caradearte.blogspot.com.br/2011/05/peca-pluft-o-fantasminha.html. Acesso em: 13/11/13.ORLANDI, Menotti. Estudo sobre o fazer Teatro- anos 80. Belo Horizonte, 2011. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe9RIAK/estudo-sobre-fazer-teatro-anos-80>. Acesso em: 13/11/13.RODRIGUES, Eder Sumariva. Teatro anos 80: uma década vazia? Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. Disponível em: <<http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/historia/Eder%20Sumariva%20Rodrigues%20-%20Teatro%20anos%2080%20uma%20decada%20vazia.pdf>> Acesso em: 14 de novembro de 2013. TAVARES, Izabel. A origem do teatro. Universidade do Estado do Pará – UEPA, Igarapé-Açu, 2013. (Apostila)